Ano VIII #Edição 22

Saúde da mulher As descobertas do corpo em cada fase da vida Hamburguerias Thiago temáticas Fragoso Lanchonetes da capital paulista apostam em outras Dono de um talento versátil, paixões além da culinária o ator, cantor e dublador encara nos palcos um novo desafio COBRANÇA ELETRÔNICA Com a cobrança eletrônica vamos passar a utilizar os benefícios da tecnologia: comodidade, agilidade, segurança e sustentabilidade.

Atualize seus dados e participe de mais uma inovação da sua administradora.

Atualização online www.graiche.com.br Clique em Cadastre-se (localizado na área azul do canto superior direito)

Atualização por telefone Grupo Graiche sempre 11 3145.1352 inovando a favor do cliente. Uma publicação da Condomínios - Locações - Vendas Graiche Construtora e Imobiliária Ltda.

Presidente: José Roberto Graiche Conselho Editorial: José Roberto Graiche Júnior Luciana Martins Graiche José Rodrigo Martins Graiche Caros leitores, Editores: Adriano De Luca (Mtb 49.539) Existe uma máxima que diz que nos momentos de crise Juliano Guarany De Luca Diagramação e Arte: é que surgem grandes oportunidades. Na própria língua Pedro Pedrosa C Dias de Gouvea chinesa, o ideograma crise significa a combinação de “perigo” Grazieli Cunha (Estagiária) e “oportunidade”. Fazendo uma retrospectiva dos últimos Reportagem: Suênia Cardoso meses, podemos ser contundentes ao dizer que 2015 não Revisão: foi, para muitos, um ano fácil. O que mais tem se falado nos Jaqueline Couto últimos tempos é sobre a crise em que o Brasil se encontra e Comentários e sugestões: [email protected] que envolve situações complexas e desafiadoras nas esferas Tiragem: 40 mil exemplares política, econômica e social. Marchas anticorrupção, greves Foto de capa: Pedro Curi bancárias e de professores, “panelaços”, desempregos e GRUPO GRAICHE inflação, foram alguns dos fatos que marcaram o ano. Matriz: Rua Treze de Maio, 1.954 1o, 2o, 3o e 4o andares Embora o cenário não seja dos mais favoráveis, o Brasil 01327-002 São Paulo SP Tel.: 55 11 3145-1322 é um país de boas perspectivas e tem muita força para Filial: Rua Barão de Jaceguai, 1.673 crescer. Temos um povo criativo, sagaz e ambicioso, que 08780-100 Mogi das Cruzes SP não permite que nada enfraqueça a esperança. É justamente Tel.: 55 11 4728-4359 [email protected] neste momento que devemos parar e refletir não apenas www.graiche.com.br sobre a situação do país, mas sobre nossas próprias crises internas. Pensar num futuro mais otimista e acreditar que Esta publicação é produzida por: as coisas boas que estão dentro de cada um de nós, nos faz ter a certeza de que tudo vai mudar.

Constantemente, somos cercados por problemas e notícias [email protected] negativas. Isso, muitas vezes, faz com que se torne habitual www.grappa.com.br vermos aspetos ruins em situações que não necessariamente Os artigos e matérias assinadas não refletem são adversas. Já somos vencedores por conseguir superar necessariamente a opinião da revista. mais um ano de desafios e soubemos nos reinventar e recomeçar a cada dia. E é assim que devemos olhar adiante. As melhorias no trabalho, em casa, na família, nas relações pessoais, começam com a melhoria de nossas próprias Nesta Edição imagens mentais. Afinal, muito do que existe no mundo Thiago Fragoso / 04 externo é um reflexo do nosso mundo interno. A mudança Artesanato sustentável / 10 que queremos ver começa dentro de cada um de nós. Saude da mulher / 14 Hamburguerias temáticas / 18 Portanto, não percamos a chance de fazer planos e de Saindo um veggie burger! / 22 abrir as portas para as oportunidades. Este é o momento de Trilhas pelo mundo / 24 | 2 1 Globo/Renato Miranda Rocha Waldemar do Futebol | 3 Museu Niclevicz construirmos o futuro! Dos gramados para os museus / 30 Lixo domiciliar X Sustentabilidade / 34 A todos, um excelente ano!

24

José Roberto Graiche 04 30 Presidente 4 ENTREVISTA

O Profeta Globo/ Renato Rocha Miranda THIAGO FRAGOSO

Um carioca que esbanja versatilidade. Quem vê o ator Thiago Fragoso, lembra, de imediato, os mocinhos que conquistaram os corações de personagens interpreta- das por atrizes como Camila Pitanga, Paolla Oliveira ou . Mas se engana quem pensa que os papéis vividos pelo galã representam o tipo convencio- nal. Muito pelo contrário. Em sua carreira, constam o ambíguo Márcio Hayalla, de O Astro; o Marcos Oliveira, de , no qual teve que lidar com o amor e a ambição; e o soldado Estevão, em A Casa das Sete Mu- lheres, em que onde viveu um romance transcendental com Rosário, personagem de .

Ainda em sua trajetória, o ator coleciona o badala- do beijo gay interpretado pelo personagem Niko, em Amor à Vida, o lado cômico em humorísticos como Sexo Frágil, a participação na segunda edição do rea- lity show “Dança dos Famosos”, do Domingão do Faus- tão, além de inúmeros trabalhos em peças teatrais, música, cinema e dublagens em filmes como Ratatou- ille e A Origem dos Guardiões.

Satisfeito com a trajetória que conquistou, o ator, fa- moso também por seus cachinhos dourados, faz um overview sobre a carreira e o que já tem planejado para o futuro. Em janeiro, Thiago estará de volta aos palcos em um espetáculo – ainda sem título definitivo – baseado no livro As Benevolentes, de Jonathan Littell. Eis que surge mais um personagem inusitado. 6 ENTREVISTA

Com uma carreira em ascensão e na pele de vários persona- gens do bem, qual tipo de papel o surpreenderia?

O personagem que estou ensaiando no teatro agora, por exemplo. Max Aue é um ex-oficial nazista que escapou de prestar contas pelos crimes cometidos por ter se passado por um francês. A peça é um estudo sobre a maldade humana. Como pessoas aparentemente comuns podem cometer cri- mes tão hediondos?

Seu último trabalho na TV brasileira foi como o personagem Vinícius de Babilônia, que chamou a atenção pela ótima forma física. O que mudou na sua rotina para poder tirar a camisa sem preocupação? Babilônia Globo/ Pedro Curi [Risos.] Eu sempre fiz exercícios. O segredo é fechar a boca. Faço atividades variadas, comecei a treinar em períodos mais Você atuou em produções humorísticas como Sexo Frágil, Ca- curtos, mas com mais intensidade e mais vezes ao dia. Foi sos e Acasos, Toma Lá, Dá Cá, entre outros. Como avalia a sua bem legal. Agora, para o Max, vai mudar tudo. performance com a comédia?

Houve um momento na sua carreira em que percebeu que es- Me divirto muito fazendo comédia! Não estou preocupado tava no caminho certo? com avaliação. Eu acho que o ator precisa ser completo, esse negócio de ator de comédia, ator de tragédia, ator de teatro, Eu sou um questionador. Acho que é uma trilha pelo meio da ator de série policial, ator de musical… Nunca quis isso pra floresta, não uma estrada reta, sacou?[Risos.] . Eu preciso fa- mim, sempre busquei a versatilidade. zer sempre perguntas que me deixem interessado e me deem motivação para me articular entre os personagens e dentro Os caracóis loiros são sua marca registrada. Gosta de brincar deles mesmos. Ou seja, não dá para saber se o caminho está com o visual quando inicia algum projeto? certo nessa profissão. Acho que esse seria um olhar externo. Na verdade eles são minha marca genética, não tem como Como foi a experiência em morar no Alabama? O que extraiu resolver [Risos.]. Eu já tive cabelo liso e médio, liso e curtinho, dessa vivência e que influenciou na sua vida profissional? ondulado e curto, preto e cacheado, longo e loiro. Preciso co- meçar a mexer com a cor dos olhos! [Risos.] Me influenciou como pessoa. Questionei até se queria mesmo ser ator durante algum tempo, tantas portas se abriram para Quais os planos para o próximo ano? Cinema, teatro, dublagens, mim… Eu queria voltar para lá e fazer quatro faculdades: filosofia, musicais? história, sociologia e psicologia [Risos.]. Olhando para trás, acho que esse meu entusiasmo adolescente foi uma das coisas mais Por enquanto tenho As Benevolentes - Uma Anatomia do ingênuas, verdadeiras que vivi. Essa experiência do intercâmbio Mal, que estreia na primeira quinzena de janeiro, no Hebraica me ensinou muito sobre a compaixão entre os povos, a empa- (SP), baseado na obra de Jonathan Littell. Tem projeto de fil- tia essencial do ser humano e coisas mais básicas também. Eu me, de série, mas acho chato ficar falando de projeto porque aprendi inglês, né? [Risos.]. Fiz teatro na escola, estudei literatu- muitas vezes não acontece. Mas musical, não. Vou trabalhar ra inglesa, Macbeth em inglês. Até hoje eu me lembro de alguns com música, sim, mas com as minhas mesmo. Devagarzinho monólogos que eu decorei naquela época. Foi muito precioso. estou definindo o formato desse meu trabalho. Atendimento Avançado Atlas Schindler. Proximidade e eficiência para um dia a dia mais tranquilo.

Nossos equipamentos transportam diariamente em todo mundo mais de 1 bilhão de pessoas. Garantir viagens seguras e confortáveis para cada uma dessas vidas requer proximidade, eficiência e profissionais especializados. Leve mais tranquilidade para seu condomínio. Tenha ao seu lado a maior e melhor infraestrutura de manutenção de elevadores do Brasil. • Mais de 3.000 técnicos especializados. • Mais de 150 Postos de Atendimento em todo o país. • Plantão de atendimento 24 horas, 7 dias por semana. • Peças de reposição originais. • Palestras sobre elevadores para profissionais de condomínio.

Oferecemos também o melhor serviço de modernização de elevadores para manter os equipamentos do seu edifício sempre atualizados.

Para obter mais informações, entre em contato com a equipe do Atendimento Avançado. www.atlas.schindler.com • 0800 055 1918 8 ENTREVISTA

O Astro Globo/ João Miguel Junior

O que você mais o atrai na cidade de São Paulo? O que elegeria como a melhor qualidade daqui e por quê? opostos, acho que é mais complexo. O que eu tenho de simi- lar com eles vai aparecer sem que haja qualquer esforço da A melhor coisa de São Paulo, não há dúvida, é o paulistano. É um minha parte, as diferenças é que vão verticalizar esses per- povo agregador, meio tribal, que gosta de trazer as pessoas para sonagens, principalmente os mocinhos que, geralmente, são dentro de casa, de cozinhar para os amigos, recebe bem as pessoas muito planos originalmente. de fora. Eu adoro os paulistanos. Sou muito atraído pela efervescên- cia cultural de Sampa, também, é claro. É uma cidade-mundo. O que podemos esperar da nova peça que está ensaiando?

Os vários protagonistas que interpretou fogem do modelo “água Algo que eu nunca fiz. É um tema necessário, complexo e com açúcar”. Já viveu um mocinho bipolar, um advogado às imperativo. A direção é do Ulysses Cruz e ele está pensando voltas com o preconceito racial e o machismo, entre outros. tudo como uma instalação artística. Não vamos contar uma Identificou-se com a história ou a característica de algum deles? narrativa da Segunda Guerra Mundial, vamos fragmentar o fluxo da história à medida que nosso protagonista procura Sempre me doo bastante e acabo me identificando. Mas entrar em contato com suas memórias para escrevê-las, e, também gosto muito de ir trabalhando nas diferenças, nos nisso, mergulhamos na encenação.

10 DECORAÇÃO ARTESANATO SUSTENTÁVEL

Materiais recicláveis podem ser transformados em peças modernas de decoração

Sabe aquela garrafa de vidro de azeite, de vinho ou de qualquer outra bebida que ficou sem utilidade após ter seu conteúdo consumido? E aquela caixa de ovos e as latas de alumínio que estão vazias? Esses objetos são ideais para serem reutilizados, mas em forma de arte! Colocando em prá- tica algumas ideias inusitadas e abusando da criatividade, eles se transformam em peças de decoração, enchendo os lares de personalidade e deixando o ambiente muito mais alegre, colorido e com um toque de sofisticação e delicadeza.

Para compor a sua obra, uma infinidade de materiais pode ser usada. Renda, fiti- nhas, barbante colorido, tinta spray, passa- manaria, renda, tecidos, sisal e o que mais a sua imaginação permitir. A ideia, além de reaproveitar materiais recicláveis, cola- bora com o meio ambiente, já que muito desses objetos, se não tiverem o seu des- carte correto, demoram anos e anos para se decompor. As embalagens PET, por exemplo, demoram cerca de cem anos; o alumínio, de 200 a 500 anos; e um re- cipiente de vidro, cerca de 4 mil anos para se desintegrar pela erosão e pela ação de agentes químicos.

Aproveite então a sua criatividade para transformar esses objetos em peças deco- rativas, de diferentes modelos, cores e es- tampas. Confira as dicas da Viver & Conviver. Garrafa de vidro

Materiais:

• Garrafa de vidro • Barbante (pode ser colorido) • Cola branca • Tesoura • Flores de plástico

Passo a passo:

Lave bem a garrafa para que não fique nenhuma sujeira. Uma boa dica para que sequem mais rápido é passá-las por água quente depois de lavá-las. Cole a pontinha do barban- te bem perto da base da garrafa. Vá enrolando o barbante na garrafa, colando-o, aos poucos, com a cola branca, para que fique no lugar. Tome cuidado de ir colando o barbante bem coladinho, para que não fiquem espaços livres. Após completar a garrafa com o barbante, deixe que a cola seque bem. Dê o toque final colocando dentro da garrafa as suas flores preferidas.

Luminária com lata de alumínio

Materiais:

• Lata de alumínio • Arame • Martelo • Prego grande de aço • Alicate • Velas

Passo a passo:

Retire o rótulo das latas, lave-as e limpe-as bem. Preencha com água o interior e deixe-a no congelador até que a água vire gelo. Esse processo é para não amassar a lata quan- do fizer os furos. Apoie a lata sobre um pano e comece a perfura-la para formar desenhos. Quanto mais furos, mais bonito fica o resultado. Você pode fazer furos aleatórios ou criar desenhos para dar um toque mais especial. Pode ser o desenho de estrelas, lua, flores etc. Faça dois furos nas laterais superiores da lata para passar a alça de arame. Corte o arame no comprimento desejado e passe-os pelos furos feitos nas laterais da lata. Coloque uma vela com o diâmetro grande, daquelas usadas em castiçais, no inte- rior de cada lata. Pendure as luminárias onde achar mais conveniente. 12 DECORAÇÃO

Arranjos florais com garrafa PET

Materiais:

• Garrafas PET • Cola branca • Cordinha para varal • Pincel • Pistola de cola quente • Passamanaria com a cor e o estilo de sua preferência • Tesoura • Furador de papel • Tecidos variados com tamanho de acordo com o tamanho da garrafa • Flores

Passo a passo: Painel com rolo de papel toalha Corte a garrafa PET ao meio, com a altura que você dese- jar para o vaso. Em seguida, aplique cola branca por toda a Materiais: garrafa, com o auxílio do pincel. Corte um pedaço de tecido que permita envolver toda a garrafa e encape-a, aplicando • Rolos de papel toalha ou de papel higiênico novamente a cola branca por todo o tecido com a ajuda do • Cola quente pincel. Logo após, com o furador, faça um furo em cada • Tesoura lado da base da garrafa já encapada com o tecido. Para fi- • Cola branca nalizar a peça, passe a cordinha por um furo, faça dois nós • Caneta bem firmes, e faça o mesmo do outro lado. Com o auxílio da • Régua cola quente, cole a passamanaria ao redor do vaso, em toda • Tinta spray (opcional) a borda, fazendo um belo acabamento na emenda. • Miçangas (opcional)

Pisca-pisca com caixa de ovo Passo a passo:

Materiais: Achate os rolos, deixando-os com uma forma oval. Corte-os em tiras de aproximadamente 2,5 centímetros de altura • Pisca-pisca cada. Com o auxílio da caneta e da régua, marque o local • Caixa de ovo do corte, assim evitará que fiquem tortos ou em tamanhos • Tesoura diferentes. Coloque as tiras formando flores de cinco e • Tinta spray (opcional) seis pétalas. Una uma tira à outra utilizando cola quente, com cerca de 1 centímetro do vinco. Após todas as flores Passo a passo: prontas, o passo seguinte será uni-las de maneira aleató- ria. Coloque-as sobre uma mesa ou superfície lisa e monte Peque a caixa de ovos, elimine a tampa e fique somente com a base. como o painel ficará. Com cola quente, prenda as flores Recorte-a de modo que sobre apenas a parte do meio da peça umas às outras. Basta colocá-lo na parede utilizando cola (aquela com “morrinhos” que separam os ovos). Depois, corte entre quente, preguinhos ou fira dupla face. Se quiser dar uma os “morrinhos”, separando-os. Finalize o trabalho fazendo um cor diferente ao seu painel, pinte os rolos com tinta spray pequeno buraco em cima da peça para a passagem da lâmpada. Se por dentro ou por fora. E, para dar o acabamento final, cole quiser, decore as laterais com furinhos ou utilize tinta colorida. miçangas para imitar o miolo das flores.

14 CUIDE-SE

SAÚDE DA MULHER: DESCUBRA SEU CORPO O autocuidado permite as descobertas e a adoção de medidas para a prevenção de doenças

O tempo voa, sobretudo para as mulhe- e dormir, além da realização de exames prejuízos futuros e permitam que as mu- res, que vivem atarefadas de compromis- periódicos. lheres tenham uma vida e um envelheci- sos profissionais, familiares e pessoais. Mas será que o corpo dá indícios mento saudável. Isso porque, da mesma Nessa mesma velocidade vêm o estresse, quando algo vai mal? “Dependendo da forma que elas são as únicas a darem as horas escassas e as queixas diárias por, faixa etária e do estilo de vida, de um a luz, possuem também problemas de muitas vezes, não ter a sensação de dever modo geral, podemos dizer que qual- saúde típicos da condição feminina. cumprido. Na correria pelo cumprimento quer sinal ou sintoma diferente do con- Embora iniciem cedo as consultas e de inúmeras obrigações, dificilmente para- siderado habitual merece ser observado os exames, elas têm comportamentos mos para dar atenção aos sinais que o cor- e, em caso de limitação das atividades bem diferentes em relação aos homens, po dá. Aliás, geralmente, só fazemos uma ou dúvidas, a procura por um médico é quando se trata da prevenção de enfer- pausa para cuidar da saúde e da mente fundamental”, ressalta o ginecologista midades, já que eles costumam prote- quando algo vai mal, quando surge alguma Renato de Oliveira. lar ao máximo esse momento. “Sem dor ou doença. dúvida, as mulheres estão muito mais Conhecer a si mesmo, ter certo do- Quem procura cura acostumadas a uma rotina de checkup, mínio da saúde e se manter em um es- A coerência entre corpo e mente man- pois é comum que na passagem da in- tado sadio e cheio de vitalidade fazem tém o equilíbrio saudável de acordo com fância para a vida adulta, prossigam os parte de um processo conhecido como o estilo de vida de cada pessoa. O que cuidados periódicos com um médico autocuidado. Isso, evidentemente, inclui estamos fazendo, então, para manter ginecologista. Os homens, por sua vez, uma alimentação balanceada, a prática essa conexão? Independente da idade, também devem ter maior consciência regular de atividade física, o respeito em cada fase da vida, é importante que de cuidados preventivos, uma vez que o ao organismo em relação aos horários haja o cuidado com a saúde a fim de se- diagnóstico precoce traz chances muito para se alimentar, trabalhar, descansar rem evitados fatores que possam causar maiores de tratar os sintomas de uma Conhecer a si mesmo, “ ter certo domínio da saúde e se manter em um estado sadio e cheio de vitalidade faz parte de “um processo conhecido como autocuidado Foto: pixabay.com

doença ou retardar sua evolução”, aler- Oftalmológico: Por volta dos 4 anos de vermelhas e brancas e detectam enfer- ta o urologista Alfredo Canalini, mem- idade, recomenda-se fazer a avaliação que midades como anemia, infecção bacte- bro da Comissão de Comunicação da identifica possíveis doenças de visão, dentre riana ou viral, alergia, baixa imunidade, Sociedade Brasileira de Urologia. elas, hipermetropia, astigmatismo, miopia e entre outras. Em função dos hábitos da vida mo- estrabismo. Quando bebê, ainda na primeira derna ou até mesmo da predisposição semana de vida, o pediatra realiza o teste do Teste do Pezinho: Realizado 48 horas genética, as mulheres são as maiores olhinho, também conhecido como Teste do após o nascimento do bebê. O sangue do vítimas de distúrbios femininos em dife- Reflexo Vermelho, com o propósito de pre- recém-nascido é colhido a partir de um rentes faixas etárias. Fique por dentro venir diversas disfunções oculares. furinho no calcanhar. Detecta distúrbios de alguns dos principais exames que po- genéticos que podem se manifestar no dem ser realizados para o diagnóstico Audiometria: Indicado para crianças futuro, além de verificar a presença de precoce de algumas patologias ou para em idade pré-escolar, busca detectar anemia falciforme, hipertireoidismo, o autoconhecimento do corpo em todas variações da capacidade de percepção mazelas infeciosas, entre outras. as fases da vida, desde a infância até a auditiva. Por meio de estímulos sonoros, terceira idade. o pediatra analisa o comportamento da ADOLESCÊNCIA / FASE ADULTA criança e identifica variações da audição. INFÂNCIA No primeiro mês de vida, realiza-se o Cheia de mudanças, nessa etapa da vida, Teste da Orelhinha, para verificar se o re- a menina-mulher precisa dar mais atenção É nesse momento que começa a pre- cém-nascido ouve normalmente. ao corpo. É aqui que começam as primei- venção dos problemas de saúde. O ideal ras consultas ginecológicas, que devem ser é garantir a visita da menina ao pediatra, Hemograma: Indicado para crianças feitas anualmente ou sempre que surgir al- pelo menos uma vez ao ano, para revisão. entre os 2 e 5 anos, avalia as células guma dúvida ou sinal de desconforto. 16 CUIDE-SE

EXAMES LABORATORIAIS SÃO INDICADOS EM CASOS DE HIPER OU HIPOTIREOIDISMO NA FAMÍLIA.

Foto: pixabay.com

Aos 20 anos ou após a primeira relação sexual, alguns exa- Mamografia: Para o diagnóstico precoce do câncer de mes devem entrar na lista da rotina feminina. Além disso, mama, recomenda-se o teste que é o único capaz de identi- qualquer sinal como dores, hemorragias, cólicas fortes, in- ficar microcalcificações. Deve ser realizado anualmente após chaços, vermelhidão ou cheiro ruim merece atenção. os 40 anos.

Papanicolau: Conhecido como preventivo ginecológico ou cito- Colonoscopia: Para aquelas mulheres que não pertencem logia oncótica do colo uterino, é utilizado para verificar infecções a nenhum grupo de risco ou não tiveram parentes com cân- e alterações nas células do colo do útero, além de infecções por cer de cólon, devem fazer a primeira colonoscopia a partir fungos, herpes e verrugas. O objetivo é prevenir o aparecimento dos 50 anos. A principal finalidade é a prevenção e o diag- de câncer no colo do útero. nóstico do câncer do intestino grosso, a identificação e re- moção de pólipos e a diagnose de colites, ou seja, a inflama- Ultrassom transvaginal: É capaz de detectar problemas gi- ção do intestino. necológicos como cistos, miomas e tumores, ovários policís- ticos, além de prevenir o câncer do endométrio e do ovário. TERCEIRA IDADE

Ultrassom mamário: Avalia as glândulas mamárias e detecta le- Para aquelas que já estão na terceira idade, os cuidados de- sões. Também pode indicar se o nódulo no seio é benigno ou maligno. vem ser redobrados. “Embora, nos dias atuais, a idade não seja sinônimo de doença, toda queixa deve ser muito bem avaliada, Colposcopia: Serve para buscar sinais que podem indicar bem como, aspectos relacionados à memória, à depressão, às uma alteração do epitélio ou inflamação, sendo solicitado quedas ou à perda de massa óssea”, ressalta o vice-presiden- após um resultado anormal do papanicolau. Pode diagnosti- te da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São car HPV, alterações pré-cancerosas do colo uterino, da vulva Paulo, Carlos André Uehara. O checkup contra a osteoporose, ou da vagina. Já a Vulvoscopia, que consiste em avaliar as a tireoide e a hipertensão arterial deve ser reforçados. estruturas, a pele e as mucosas do órgão genital feminino, é indicada para complementar a Colposcopia. TSH: Indicado para as mulheres acima dos 60 anos, para aque- las que tenham casos de hiper ou hipotireoidismo na família, ou na A PARTIR DOS 30 ANOS DE IDADE: ocorrência de nódulos no pescoço, cansaço, pelo seca, sensação constante de frio ou de calor, entre outros sintomas. Densitometria óssea: Principal elemento de diagnóstico da osteoporose, verifica a possibilidade de futuras fraturas e o Laboratoriais: Não diagnosticam a hipertensão arterial, mas nível da patologia. são feitos para detectar ou excluir problemas que possam estar causando a patologia. Os exames incluem urinálise, creatinina, Cardiológico: A avaliação precoce é importante para mu- cortisol, lipidograma e muito mais. O teste não laboratorial, usa- lheres com histórico familiar de doenças do coração e para do com o estetoscópio e um esfigmomanômetro, é uma forma aquelas que não desempenham atividade física intensa. precisa e tradicional para verificar a pressão arterial.

18 LAZER

Rock’n’Roll Burger/ Felipe Rau HAMBURGUERIAS TEMÁTICAS Decoração retrô, cardápios inovadores e trilhas sonoras memoráveis fazem toda a diferença na hora do sanduíche

Homenagear um artista ou uma era tem sido a grande aposta dos diversos segmentos da gastronomia em São Paulo com a criação dos restaurantes temáticos. As hamburguerias personalizadas, por exemplo, vão muito além da culinária, proporcio- nando aos clientes uma atmosfera totalmente diferente da realidade ao serem transportados para outra dimensão.

Em São Paulo, essas casas reúnem esportes, filmes, personalidades da música e muito mais. Para Bruno Kobayashi, gerente da lanchonete Zé do Hamburger, “a temática nesses locais atrai os clientes, pois oferece uma experiência diferente e divertida, muito mais do que apenas uma boa refeição”. A revista Viver & Conviver indica cinco lanchonetes para você aproveitar com a família e os amigos, um ambiente totalmente agradável, moderno e descontraído para comer e beber. u a R

e p i l

e

F r / e r

g e

r g

r u

u

B

B

a

l l

n

o

u

R

h

a

n

K

k

c

g

i o

B R

Big Kahuna Burger Rock’n’Roll Burger

Todo apaixonado por hambúrgueres e Quentin Tarantino – Na rua Augusta, ponto de encontro consagrado entre os não necessariamente nessa ordem – deve agendar uma visiti- jovens que curtem rock’n’roll, nada faz mais sentido do que nha ao local. Logo de cara, é possível ver que a casa, também ter uma hamburgueria voltada para o gênero musical. Para conhecida como Reino do Bacon, é inspirada no filme Pulp um dos sócios da casa, Gabriel Gaiarsa, que também atua Fiction: tempo de violência, um dos mais célebres do cineasta. com produção de shows de rock e tem o estilo musical na Além de receber o mesmo nome da rede de fast-food fictícia veia, o estilo do local fala com o público com naturalidade. do longa, a lanchonete é decorada com itens e pôsteres do fil- “As pessoas buscam muito mais do que alimentação. Elas me e oferece em seu cardápio uma variedade de lanches que desejam uma experiência nova. E isso é possível quando a fazem referência à obra cinematográfica, como, por exemplo, temática tem a ver com o contexto, para que não fique algo o sanduíche Marsellus Wallace e o milk-shake Honey Bunny. apenas caricato”, destaca. Mas quem brilha mesmo no Big Kahuna é o sanduíche Bacon A Rock’n’Roll Burger reúne lanches exclusivos em home- Porn, com hambúrguer 250 gramas, recheado com queijo es- nagem aos astros do rock e uma trilha sonora totalmente tepe e envolvido em trama de bacon, tomate caqui, picles de voltada para o gênero dos anos 1950. No cardápio, o carro- pepino, fatias finas de cebola roxa e alface-americana no pão -chefe é o famoso Fat Elvis, que acompanha duas carnes de brioche. Tudo isso na boa companhia da maionese da casa. A blend exclusivo da Rock’n’Roll, bacon, cheddar, queijo prato, Big Kahuna Burger já ganhou o prêmio de melhor hambúr- alface, tomate e maionese. Outra novidade que atrai os ba- guer de São Paulo pela revista Veja SP Comer e Beber por ladeiros do local é a máquina de pinball que homenageia a dois anos consecutivos, 2013 e 2014. banda Metallica. Na trilha sonora constam 12 clássicos do grupo, entre elas, “One” e “Master of Puppets”. Alameda Lorena, 53 – Jardim Paulista. Tel.: (11) 3051-6268. Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 12h às 15h e das Rua Augusta, 538 – Consolação. Tel.: (11) 3255-0351. 19h às 23h; sexta, das 12h às 15h e das 19h à meia-noite; sábado, das Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 12h à 1h; 13h às 00h; domingo, das 13h às 23h. Às segundas-feiras é fechado. sexta e sábado, das 12h às 5h; domingo, das 12h à meia-noite. 20 LAZER

Garage Burger

Os apaixonados por carros podem degustar uma variedade de sabores de hambúrgueres no melhor estilo automobilístico. Nas unidades Anália Franco

r

e

g e na Vila Prudente o estilo rústico-chique remete a

r

u

B

s uma garagem com calhas aparentes e detalhes em

i

d

e J alumínio. Sobre um legítimo balcão de oficina me- cânica, está um revisteiro à disposição dos clientes com mais de 400 títulos, dentre os quais os primei- ros números da Quatro Rodas e da Auto Esporte, dos anos 1960, e títulos estrangeiros, como Quatro Ruotte e Autosprint. Há também curiosidades como uma lendária moto BSA original, de 1938, um kart, de 1960, um macacão utilizado por Emerson Fittipaldi, flipera- mas com simuladores de carros e telas de LCD transmitindo as principais corridas e competições ao redor do mundo. O cardápio conta com os mais tradicionais sandubas, sendo o Garage Burger o mais pedido pelos clientes. Jedi’s Burger É composto por hambúrguer de picanha 200 gramas, muçarela de búfala, tomate seco, rúcula, Os fãs da saga Star Wars podem reviver as grandes aventuras maionese da casa e acompanha um crocante pão da série escrita por George Lucas. Na Chácara Santo Antônio, a ciabata redondo. Segundo Beto Giorgi, piloto e um hamburgueria é toda decorada com objetos, cartazes e pôsteres dos sócios das casas, a abertura da primeira uni- da série. O som ambiente é composto pela trilha sonora dos filmes, dade foi em um tradicional reduto de revenda de gravuras simulam janelas para o espaço com naves batalhando, automóveis e concessionárias. “O empreendimen- luzes coloridas lembram os famosos sabres jedi e até os lanches to logo conquistou os amantes da velocidade, os homenageiam os principais personagens. O sanduíche Pic Darth gourmets e os executivos da região.” Vader, inspirado no vilão da saga, é o mais pedido da casa. Servi- do em um pão preto, acompanha hambúrguer de picanha, queijo, Rua Emilia Marengo, 870 – Jardim Anália Franco. alface, cebola e molho especial. A ideia de abrir a lanchonete te- Tel.: (11) 2268-0807. Horário de funcionamento: de domingo a quinta, das 12h à meia-noite; sextas e mática partiu do empresário Robson Perez, que desde o começo sábados, das 12h às 2h. do projeto queria que o ambiente se parecesse com uma nave Rua Américo Vespucci, 1.200 – Vila Prudente. espacial, como a Millenium Falcon, comandada por Han Solo. Nas Tel.: (11) 2274-6968. Horário de funcionamento: de portas dos toaletes constam fotos de Luke Skywalker e da princesa domingo a quinta, das 12h à meia-noite; sextas e Leia Organa, além de um Darth Vader gigante na parede com um sábados, das 12h às 2h. sensor de movimento que faz seus olhos acenderem.

Rua Verbo Divino, 1.194 – Chácara Santo Antônio (próximo à es- tação Granja Julieta). Tels.: (11) 2387-2552 / 2387-2553. Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 11h à meia-noite. r e

u

g

r

u

b

m

a

H

o

d

é Z

Zé do Hamburger

De volta aos anos 1950! A casa tornou-se sucesso na cidade com uma ambientação vintage e rica em detalhes que remetem os clientes aos saudosos anos dourados. Você vai se sentir de volta aos Tempos da brilhantina, como em uma viagem no tempo, que começa ao passar pela porta de entrada. Na TV, filmes de época; na jukebox, muita música e rock’n’roll; e ícones da cultura pop americana, como o astro James Dean. Some a isso o piso quadriculado preto e branco, uma lambreta, quadros e flâmulas, além de outros objetos de época relacionados aos anos dourados. Na filial da rua Itapicuru, há uma mesa dentro da réplica de um famoso Ford 1951. “A mesa é disputadíssima, principalmente pelos mais jovens e pelas crianças. É uma das grandes atrações da casa. Os mais velhos também gostam bastante, pois muitos viram carros como esses nas ruas. Isso, com certeza, torna o ambiente e a refeição mais divertida e agradável”, exalta o gerente do Zé do Hamburger, Bruno Kobayashi. Dos lan- ches, os mais pedidos são o Zé Burger, com hamburgúer picanha 150 gramas, cheddar, cebola crua, alface, tomate e maionese artesanal; e o Diner Burger, que acompanha hambúrguer de picanha 150 gramas, alface, tomate, bacon, molho de queijo, barbecue e onion rings.

Rua Itapicuru, 419 – Perdizes. Tel.: (11) 3868-4884. Horário de funcionamento: de domingo a quinta, das 12h à 1h; sextas, sábados e vésperas de feriado, das 12h às 4h. Garage Burger 22 GASTRONOMIA

SAINDO UM Divulgação HAMBÚRGUER DE VERDURA

Ingredientes para 4 hambúrgueres: VEGGIE * 200 gramas de batata * 150 gramas de cenoura * 50 gramas de abobrinha BURGUER! * Azeite de oliva extravirgem Legumes e vegetais entraram de vez * Alecrim picado para o rol dos ingredientes da iguaria que * Farinha de rosca * Sal e pimenta conquistou o mundo * Açafrão

A rodela de carne moída entre duas metades de pão re- Modo de preparo: dondo e demais acompanhamentos teve seu surgimento no As verduras na preparação desse hambúrguer podem século 19, nos Estados Unidos. Sua evolução e popularidade ser cozidas na água, em uma panela tampada com uma conquistaram tantos adeptos que, atualmente, é comum en- colher de sopa de azeite de oliva, por cerca de 20 mi- contrá-los em todos os tipos, para todos os gostos. Por isso, nutos, em fogo bem baixo ou no vapor até que estejam encaixar na dieta aquele irresistível hambúrguer já não é bem macias. Com a ajuda de um espremedor de bata- mais algo impossível. tas ou com um garfo, faça um purê com cada um deles e, em seguida, misture-os em uma tigela, adicione uma Existe uma variedade de alternativas naturebas para man- colher de chá de açafrão e uma colher de sopa de ale- crim picado e, se precisar, farinha de rosca para obter ter essa guloseima por perto e comê-la sem culpa nenhuma. um composto mais consistente. Antes de formar o seu Uma receita fácil e bem levinha é o hambúrguer de verdura. hambúrguer com as mãos, adicione sal e pimenta. Passe Além de ser uma opção mais saudável e menos calórica, é cada um deles em óleo e farinha de rosca e leve ao forno uma boa pedida para não ter que resistir à tentação. a 180 °C por 20 minutos.

Confira como fazer o seu e aproveite essa delícia!

24 TURISMO

Travessia na Cordilheira de Apolobamba

Foto de Waldemar Niclevicz TRILHAS PELO MUNDO

Praticado na natureza, o trekking proporciona uma perfeita e emocionante interação com o meio ambiente

Os primeiros passos da engenheira de computação Isaura Moura, em trekkings, foi há três anos. A primeira experiência foi com o irmão Jorge, no Pico das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro. Em meio a tantas histórias pelos caminhos percorridos, Isaura guarda na memória a adrenalina pura ao viver, em março deste ano, uma aventura na Serra do Japi, em Jundiaí, São Paulo.

Na companhia de uma amiga, a engenheira fez uma trilha de bike. “O dia estava perfeito e tudo estava transcorrendo bem. Tivemos a oportunidade de ver belezas naturais inigualáveis, cachoeiras, morros e uma fauna e flora fas- cinantes. A trilha foi repleta de emoção, cansaço e desafios, como toda deve ser. Foi então que, em um determinado momento, em uma descida, perdi o freio da bicicleta. Foram alguns segundos de desespero, mas a organização do evento notou o que estava acontecendo e abriu espaço para eu finalizar a descida e perder a velocidade. Fui muito bem assistida por eles e pelo meu anjo da guarda que fez com que todas as pedras virassem algodão, evitando uma queda. Finalizei a trilha comovida e faria tudo outra vez!”, relembra.

Aventuras como essa, das mais previstas às mais inesperadas, são vividas por milhares de pessoas em todo o planeta. Além disso, histórias para contar as belezas naturais apreciadas jamais podem ficar de fora do pacote. No Brasil e no mundo, as trilhas surgiram por uma simples necessidade de deslocamento. Mas, ao longo dos anos, passaram a ser um novo meio de contato com a natureza. Com isso, o trekking, ou a caminhada, como também podemos chamar, conquis- tou um grande número de adeptos que percorrem longas distâncias e enfrentam inúmeros desafios e obstáculos durante horas ou dias. 26 TURISMO

Por ser uma das atividades mais seguras ao ar livre, Assim será possível avaliar a forma correta e segura do o trekking pode ser praticado por qualquer pessoa, seu ritmo, de suas necessidades e dificuldades em uma desde que em uma condição física saudável. Dentre os trilha. Vale a pena também ficar atento ao tempo para mais variados tipos estão os trekkings de um dia, com evitar imprevistos como chuvas, tempestades ou quedas um percurso de cerca de 10 quilômetros; os de longa de temperaturas bruscas. Quem passou por uma expe- distância, que podem durar vários dias e o objetivo fi- riência nesse sentido sabe muito bem que o percurso nal é atingir o local proposto; os de regularidade, que pode ser tornar arriscado. Em Paranapiacaba (SP), o tem um caráter mais competitivo e um percurso não contador Flavio Pereira enfrentou uma forte chuva no conhecido pelos participantes; e os trekkings de ve- caminho. “Apesar de emocionante, a trilha ficou muito locidade, que também são competitivos, mas exigem mais difícil e tivemos que nos superar para concluí-la. O que os participantes terminem o percurso no menor principal obstáculo foi a lama, pois o percurso era todo tempo possível, utilizando os caminhos que melhor se de barro. O cansaço foi intenso, mas conseguimos voltar adaptarem. ilesos, sem nenhum problema”, comenta.

O esporte, em geral, do ponto de vista financeiro, é mui- O Brasil é um local privilegiado para a atividade, pois exis- to acessível, pois são poucos equipamentos necessários tem trilhas espalhadas em todas as regiões com inigualável para a sua prática. Para quem vai trilhar pela primeira beleza de chapadas, montanhas, praias ou planaltos. Confi- vez é válido contar com uma agência especializada ou ra algumas dicas da Viver & Conviver para lançar-se ao ar algum grupo organizado, como os clubes excursionistas. livre e viver grandes aventuras mundo afora. No Brasil e no mundo, as trilhas “ surgiram por uma simples necessidade de deslocamento. Mas, ao longo dos anos, passaram a ser um novo meio “de contato com a natureza

Monte Roraima

Foto:ShutterStock

Monte Roraima: cie de elo perdido e um dos lugares Andes integra os picos Chaupi mais antigos do planeta, pois já era Orco, Cololo, Palomani Grande, A montanha fica localizada na antigo ainda na época dos dinossau- Nubi, Canisaya, Montserrat Nor- América do Sul, na tríplice frontei- ros. Possui 2.875 metros de altitu- te, Cuchillo, Katantica Central, As- ra entre Brasil, Venezuela e Guiana de e é um dos pontos mais altos do carani e Akamani. Foi explorada Inglesa. Constitui um tepui, ou seja, nosso país. O trajeto mais utilizado é pela primeira vez durante o ano um tipo de monte em formato de pelo lado sul da montanha, por meio de 1911 por uma expedição orga- mesa e que é muito característico de uma passagem natural à beira nizada pela Royal Geographic So- do Planalto das Guianas. Foi esca- de um despenhadeiro. Por outros ciety. Nessa trilha estão algumas lado pela primeira vez em 1884 e, pontos, a escalada exige bastante das paisagens mais fascinantes de com o desenvolvimento da região, técnica, mas permite a abertura de todos os Andes, com montanhas sobretudo após a década de 1980, novos acessos. nevadas gigantescas e uma infi- tornou-se um dos destinos mais po- nidade de subidas e descidas. O pulares para quem pratica trekking. Cordilheira de Apolobamba: trekking possui mais de 100 quilô- Além de desafiador, o local propor- metros, sendo essencial uma acli- ciona uma vista exótica, grandiosa e Na fronteira do Peru com a Bo- matação de três dias. A travessia primitiva. É considerado uma espé- lívia, a cadeia montanhosa dos completa é feita em cinco dias. 28 TURISMO

Foto: FTB Media Center

Serra Fina

Serra Fina:

A serra marca a divisa dos estados de São Paulo, Mi- nas Gerais e Rio de Janeiro e é descrita por aventu- reiros como uma das travessias mais duras do país. Possui um dos maiores desníveis topográficos do ter- ritório brasileiro, faz parte da Serra da Mantiqueira e tem como vizinhos o Maciço de Itatiaia, onde se situam o Parque Nacional de Itatiaia e o Pico das Agulhas Ne- gras. São mais de 2.200 metros da base da serra no lado paulista ao topo da Pedra da Mina. Para quem já é Overland Track mais experiente, pode ser um desafio interessante fa- zer a trilha de forma autônoma. Porém, fazer sozinho, só para quem é muito experiente, tem total noção dos Para fazer a caminhada completa, é preciso um bom pla- riscos envolvidos e é capaz de lidar com eles. Embora nejamento, pois será necessário fazer reserva no Parks seja uma travessia difícil, com fortes exigências física & Wildlife Service da Tasmânia, além de levar barraca de e técnica, o número de pessoas no local pode ser gran- acampamento e saco quente de dormir, pois embora a de, principalmente nos feriados do inverno. rota possua oito cabanas básicas com aquecedor, não há garantia de espaço. O melhor período para fazer a trilha Overland Track: é de novembro a abril, quando o clima é mais ameno e os dias são mais longos com o horário de verão. São seis dias Esta é a trilha mais famosa de toda a Austrália e fica de caminhada em uma distância de aproximadamente 65 situada no Parque Nacional de Cradle Mountain, na Tas- quilômetros. Pelo caminho os aventureiros encontram la- mânia. É também conhecida como a trilha que todo aus- gos, florestas, gargantas, montanhas, pântanos, cachoei- traliano promete percorrer pelo menos uma vez na vida. ras e picos íngremes e rochosos.

30 CULTURA

DOS GRAMADOS PARA OS MUSEUS

Os detalhes do início do futebol no Brasil contados por meio de livros, relíquias e painéis dos museus da capital paulistana

Uma parte da cultura do país está presente nos gra- do futebol – e trouxe consigo uma bola, um uniforme, um mados, em taças e dribles, em títulos de campeonatos ou par de chuteiras e um livro de regras. Ele as levou à co- nos feitos dos grandes craques da bola. O futebol é, sim, munidade de expatriados britânicos, apresentou o futebol uma das maiores manifestações culturais brasileiras. E e ajudou a criar o time do São Paulo Athletic Club (Spac) e o paulista também faz parte disso. Afinal, a presença do a Liga Paulista de Futebol, a primeira do esporte no Brasil. esporte no cotidiano pode ser notada nos estádios, nos bares sempre lotados em dias de jogos, nas discussões Desde aquela época foram registrados inúmeros mo- acirradas entre os torcedores ou nos pés das crianças mentos e que até hoje estão eternizados nas mentes, nos brincando nas ruas. livros, no cinema e nos jornais. Então, que tal desvendar um pouquinho de toda a riqueza da história do futebol A paixão pelo esporte teve início em 1894, quando o bra- paulistano pelos museus da cidade, além das curiosidades sileiro Charles Miller retornou da Inglaterra – terra natal do esporte no Brasil? O tamanho do acervo não é exato, pois, frequentemente, o museu recebe doações. Além disso, todos os anos, na final do Campeonato Paulista, as bolas são recuperadas e colocadas em exposição. Documentos, livros e jornais presentes no lo- cal também retratam a história do futebol. “Nos preocupamos em manter, recolher e preservar materiais sobre a modali- dade, principalmente do estado de São Paulo. Aqui é possível encontrar bastante informação, tanto para os apaixonados pelo esporte quanto para os estudantes, que vêm em busca de material para a realização de trabalhos acadêmicos”, de- clara Rubens Ribeiro, responsável pelo Museu da Federação Paulista de Futebol.

Rua Federação Paulista de Futebol, 55 – Barra Funda. Tel.: (11) 2189-7000. Segunda a sexta, das 10h às 19h (as visitas são gra- tuitas e devem ser agendadas. O museu só funciona até as 18h).

Museu do Futebol

O mais tradicional estádio paulistano, o Pacaembu, sedia, desde 2008, o Museu do Futebol. Localizado logo abaixo das arquibanca- das, o espaço dedica-se a contar a história do futebol como parte da vida dos brasileiros de forma totalmente interativa. Instalado em uma área de 6.900 metros quadrados e ocupando três andares do Pacaembu, o museu reproduz a história do esporte como em uma cápsula do tempo. No primeiro eixo, fala-se do esporte a partir da emoção que ele desperta; no segundo, o eixo história, são mais de mil fotografias e 21 vídeos que retratam a trajetória do futebol bra- sileiro; e no último eixo, o destaque é o futebol como jogo, brinca- deira, rivalidade entre as torcidas e atividade lúdica. Cada sala deixa aparente a estrutura de concreto do teto, que são as arquibancadas, e conta com um acervo que transmite ao visitante uma experiên- cia emocionante, histórica e divertida. A exposição de longa duração ocupa 15 salas, com 1.500 imagens e 5 horas de vídeos. Museu do Futebol - Sala das Copas do Mundo A Sala das Origens conta a história do futebol no Brasil; a Sala das Museu da Federação Paulista de Futebol Copas do Mundo traz vídeos, imagens e recortes de jornais sobre os mais importantes campeonatos de futebol; a camisa 10, usada por No quinto andar do prédio da Federação Paulista, na Bar- Pelé na copa de 1970, possui um lugar de honra no museu; a Sala ra Funda, está o Museu Paulo Machado de Carvalho e a va- dos Números e Curiosidades reúne cerca de cem painéis e vídeos riedade de relíquias da entidade que organiza o Campeonato com estatísticas do esporte, além de apelidos estranhos dos jogado- Paulista – a competição mais antiga do futebol brasileiro, rea- res e hinos dos clubes brasileiros; e a Sala Jogo de Corpo, oferece ao lizada desde 1902. visitante a chance de fazer um gol contra um goleiro virtual e saber a O acervo reúne lembranças e peças como as bolas das fi- velocidade que a bola atinge. O passeio termina na Sala Pacaembu, nais da Copa do Mundo de 1958 (Brasil 5 x 2 Suécia) e 1962 que celebra o estádio, um dos mais antigos do país. (Brasil 3 x 1 Tchecoslováquia); uma réplica da Taça Jules Ri- met, que foi a primeira da Copa do Mundo, cuja original foi Estádio do Pacaembu, praça Charles Miller, s/n. Tel.: (11) 3664- conquistada pelo Brasil no Tricampeonato no México e já não 3848. Terça a domingo, das 9h às 17h, com permanência até as 18h. O ingresso custa R$ 6, com direito a meia-entrada para existe mais; e a camisa azul que foi usada pelo jogador Didi, estudantes, idosos e professores. A entrada é gratuita aos sá- na final do Mundial da Suécia, competição da qual foi eleito o bados e para pessoas com deficiência. melhor jogador. 32 CULTURA

Centro Histórico e Cultural da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Na vanguarda das universidades que se destacaram no futebol brasileiro está a Mackenzie. No Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) é possível conhecer as memó- rias que fizeram parte da instituição e sobre a fundação, em 1898, da Associação Atlética Mackenzie College, a primeira equipe criada por brasileiros para praticar futebol. Na aber- tura do Campeonato Paulista de 1902, o time foi o vencedor do primeiro jogo oficial da história do futebol paulista, contra o Clube Germânia, atual Esporte Clube Pinheiros. Em 1920 houve, então, a união do Mackenzie com a Associação Portu- guesa de Desportos, o que deu origem ao Mack-Port. A nova equipe durou três anos. Foi quando a Portuguesa desligou- exposições temáticas. Já tivemos uma exibição sobre fu- -se do parceiro e o Mackenzie deu por encerrada as ativida- tebol e basquete e outra específica sobre futebol durante a des em campo. De acordo com Luciene Aranha, curadora do Copa do Mundo, realizada no país, no ano passado.” CHCM, na exposição Isto é Mackenzie! há uma vitrine sobre o futebol. “Temos uma mostra permanente falando sobre a Rua Maria Antônia, 307 – Prédio 1 – Higienópolis. Tel.: (11) 2114- história do Mackenzie e, em efemérides anuais, realizamos 8661. Segunda a sexta, das 10h às 21h. Sábado, das 10h às 16h.

34 ARTIGO

LIXO DOMICILIAR VERSUS

SUSTENTABILIDADE Adriana Jazzar Geógrafa com MBA em gestão ambiental e mestre em tecnologia ambiental pelo IPT (Ins- Quando pensamos em sustentabilidade em condomínios, os primeiros assuntos que tituto de Pesquisas Tec- nológicas). Especializada surgem à cabeça são: uso racional da água e da energia. Mas a sustentabilidade vai em gerenciamento de resíduos sólidos e gestão muito além desses assuntos. Um condomínio que busca a sustentabilidade, precisa in- para a sustentabilidade, dá aulas e palestras cluir, além desses assuntos já mencionados, outros, tais como: uso de materiais, ilumi- sobre o assunto e atua na nação e gerenciamento de resíduos sólidos. A sustentabilidade surge da necessidade consultoria Ecoação. de utilizarmos os recursos naturais de forma mais responsável, com menos impactos Mais informações: [email protected] ambientais e sociais, garantindo, assim, que as gerações futuras possam ter acesso aos Foto: Adriana Barros recursos da mesma maneira que as gerações presentes. Nesta matéria, focaremos no último assunto mencionado, o gerenciamento de resíduos sólidos em condomínios. Com a aprovação da nova lei de resíduos sólidos, a Política Nacional de Resíduos Só- lidos (PNRS) – Lei 12.305/2010, todos os condomínios e os seus moradores passaram a ter a responsabilidade sobre seu lixo gerado. A nova lei traz algumas mudanças, res- ponsabilizando moradores (definidos na lei como pessoas físicas) a separarem e acondicionarem corretamen- te seus resíduos. E o condomínio (definido na lei como pessoa jurídica) tem a obrigação de implantar o sistema de coleta seletiva para garantir a destinação correta de todos os resíduos gerados, não só nas residências, mas em toda a área do condomínio.

A seguir, um passo a passo para ajudar os condomínios a implantarem o Sistema de Coleta Seletiva:

Passo 1 – Levar o assunto para o conselho, assembleia ou administradora (a depender de cada condomínio), para que seja aprovada a implantação do sistema; Passo 2 – Fazer um diagnóstico do condomínio, avaliando as condições que dispõe para receber o novo sistema (espaços para colocação dos coletores, para armazenamento dos resíduos, fluxo dos resíduos etc.); Passo 3 – Implantar o Sistema de Coleta Seletiva propriamente dito.

Alguns pontos importantes para a implantação correta desse sistema:

1. Separação dos resíduos – A separação (ou segregação) dever ser feita tanto dos resíduos comuns (reciclá- veis, orgânicos e rejeitos) quanto dos diferenciados (óleo de cozinha, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes). 2. Armazenamento dos resíduos – O armazenamento deve ser feito em coletores apropriados, colocados em locais permitidos pelo corpo de bombeiros. O local deverá ser coberto e arejado, para evitar a proliferação de vetores; 3. Destinação dos resíduos – Os resíduos devem ser disponibilizados separadamente (recicláveis devem estar separados dos não recicláveis) para a coleta da prefeitura. Para confirmar se o condomínio já está con- templado na coleta dos recicláveis, verifique no site da concessionária de limpeza (em São Paulo temos dois – Loga e Ecourbis). Caso o condomínio ainda não possua esta coleta de recicláveis, os mesmos devem ser encaminhados aos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), espalhados pela cidade. 4. Comunicação/Educação – Para garantir o efetivo funcionamento do sistema, é extremamente importante duas coisas: comunicar bem e educar. A boa comunicação acontece por meio de placas, adesivos, folders etc. E a educação acontece por meio de treinamentos (para os funcionários da limpeza e funcionárias domésticas) e palestras ou vídeos para os moradores. FELIZ NATAL PRÓSPERO ANO NOVO ‘’O JEANS MAIS DESEJADO DO BRASIL’’ .biotipo.com.br

I www

biotipojeans

Matriz I Rua Mendes Júnior, 629 I Brás São Paulo - SP I Tel. (11) 2698-0111

Filial 01 I Rua Barão de Ladário, 670 Brás I São Paulo - SP I Loja 272 I 2º andar

Filial 02 I Rua Joli, 602 I Brás São Paulo - SP I Tel. (11) 2694-5474