RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

1 APRESENTAÇÃO

A Federação Paulista de Futebol tem o prazer de apresentar seu Relatório de Gestão Anual referente ao ano de 2020, com as ações desenvolvidas entre janeiro e dezembro em todas as áreas da entidade.

Em uma temporada atípica, afetada pela pandemia do novo Coronavírus, a FPF encerra o ano com suas principais competições concluídas com segurança e êxito, além de crescimento na audiência dos jogos transmitidos ao vivo on-line e importantes mudanças de foco em suas redes sociais.

Apesar do adiamento das principais atividades presenciais, a FPF buscou reinventar-se ao criar a FPF Academia Digital, braço on-line para cursos, palestras e reuniões, além de estreitar seus contatos com clubes e entidades.

A FPF segue sua missão de informar suas ações e iniciativas de modo transparente e direto, valorizando as boas práticas em todos os seus departamentos. 2020, O ANO DA REINVENÇÃO

Toda temporada encerrada pela Federação Paulista de Futebol deixa um legado de lições e aprendizados. O ano de 2020 foi muito além disso.

A pandemia de Coronavirus foi deflagrada em março e afetou todo o país e o mundo. Não seria diferente com o nosso futebol.

Sob a vontade dos clubes, que jamais abandonaram o bom senso e a responsabilidade, paralisamos todas as atividades por mais de três meses, uma pausa sem precedentes, porém necessária.

Aprendemos juntos a nos reiventar em momentos tão difíceis como este. Caminhamos ao lado das entidades de saúde do Governo do Estado, dos municípios, e do nosso próprio -e competentíssimo- Comitê Médico.

A união dos clubes foi fundamental para garantir o espetáculo sem deixar de lado os cuidados médicos. Realizamos audiências com os sindicatos do futebol, Ministério Público, Ministério Público do Trabalho e Governo do Estado e alcançamos em conjunto, e com bom senso, a regulamentação do retorno seguro das atividades, o “Pacto pelo Futebol”, homolgado no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 15ª Região.

Com um Protocolo de Saúde detalhista e extremamente cuidadoso, a FPF concluiu todas as competições em andamento, e ainda organizou outros campeonatos previstos, como o Paulistão Feminino, Copa Paulista e Paulista Sub-23 Segunda Divisão. Ainda sem a presença de torcedores, sempre tomando todos os cuidados de saúde e segurança, o balanço foi extremamente positivo.

Apesar do ano difícil, temos o que celebrar. O futebol paulista avançou no calendário nacional, garantindo para 2021 a participação de 17 clubes paulistas nas séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro.

Avançamos com as transmissões on-line de jogos, que apesar da queda na quantidade, apresentaram recordes de audiência. E tivemos um crescimento impressionante de engajamento em nossas redes sociais, que ganharam nova roupagem.

Dois mil e vinte nos deixou lições que mudarão para sempre nossas vidas. Em 2021, seguiremos trabalhando todos os dias para aprimorar o espetáculo e gerar mais oportunidades a todas as pessoas, clubes e entidades que vivem o nosso futebol.

3 INSTITUCIONAL

Missão: Fomentar o Futebol Paulista com uma gestão MAPA profissional e de excelência. ESTRATÉGICO Visão: Ser referência na realização de competições.

Valores: Respeito, Ética, Transparência e Inovação. ORGANOGRAMA

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL FPF SEDE ADMINISTRATIVA

A Federação Paulista de Futebol fica sediada na cidade de São Paulo, na Rua Federação Paulista de Futebol, número 55, bairro Barra Funda – CEP 01141-040. Além da matriz, conta com três escritórios regionais que auxiliam no atendimento aos clubes do interior, sendo:

Bauru: localizado na Avenida Nações Unidas 16-47 salas 107/108 Vila Santo Antonio – CEP 17013-035 Mirassol: Rua Capitão Neves, 2329 Centro – CEP 15130-009 Ribeirão Preto: Avenida Independência, nº 3840 – Sala 217 Residencial Flórida – CEP 14026-160

6 A gestão em 2020 - JANEIRO COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR

A Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020 foi a 51ª edição da “Copinha”, maior competição de base do Brasil, disputada por clubes de todo o país. Realizada no período de 2 a 25 de janeiro de 2020, a final ocorreu na data do aniversário da cidade de São Paulo, como manda a tradição. A competição foi disputada por 127 times divididos em 32 grupos.

Como diferencial, a competição no ano de 2020 teve 100% dos jogos transmitidos, atingindo 35 milhões de expectadores. Foi o primeiro torneio de futebol no Brasil a ter direitos de transmissão comprados pelo Facebook.

A gestão em 2020 - JANEIRO

COLETIVA DA COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR

Finalistas da 51ª Copa São Paulo de Futebol Jr. 2020, Internacional e Grêmio participaram no dia 24 de janeiro de entrevista coletiva no auditório do Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu.

O evento reuniu os dois treinadores finalistas, Guilherme Bossle, do Grêmio, e Fábio Matias, do Internacional, além dos capitães Matheus Nunes, do Grêmio, e Cesinha, do Inter. O tetracampeão Mauro , Vice-Presidente de Atletas e Competições da FPF, mediou o encontro.

7 A gestão em 2020 - JANEIRO FINAL DA COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR

Pela primeira vez na história da competição, dois clubes gaúchos chegaram juntos à final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Depois de dois tempos com resultado de 1x1, Grêmio e Internacional levaram a disputa do troféu para os pênaltis. O time Colorado saiu vencedor da competição, levantando a taça do campeonato pela quinta vez na história.

A gestão em 2020 - JANEIRO

NOVOS PERFIS DAS COMPETIÇÕES NAS REDES SOCIAIS

Ainda no mês de janeiro, a Federação Paulista de Futebol inovou e estreou novos perfis nas redes sociais: @Copinha, @Paulistao e @PaulistaoFeminino foram lançados como novas ferramentas de divulgação dos campeonatos.

8 A gestão em 2020 - JANEIRO AÇÃO FPF E INSTITUTO SOU DA PAZ

O gramado do Pacaembu, que recebeu a final da Copa São Paulo de Futebol Jr. 2020 entre Internacional x Grêmio, foi palco de uma ação da Federação Paulista de Futebol e do Instituto Sou da Paz –organização não governamental que atua há 20 anos para reduzir a violência contra jovens no Brasil.

Criada pela agência Tech and Soul, a iniciativa deu mais significado ao tradicional 1 minuto de silêncio, usando um elemento característico do futebol moderno: o spray de marcação utilizado pela arbitragem. Antes da bola rolar, o quarto árbitro foi ao centro do gramado e desenhou a silhueta de um corpo, clássica da polícia investigativa em cenas de crime.

A gestão em 2020 - JANEIRO

A preparação dos árbitros que conduziram o Paulistão Sicredi para a temporada de 2020 contou com atividades físicas, palestras, feedback de reuniões e testes físicos.

O período teve a participação do uruguaio Jorge Larrionda, instrutor da FIFA e da Conmebol, Sérgio Corrêa, diretor de árbitros da CBF, Leonardo Gaciba, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Ana Paula Oliveira, presidente da Comissão de Arbitragem da FPF e Paulo Schimitt, Coordenador do Comitê de Integridade da FPF.

O presidente Reinaldo Carneiro Bastos compareceu no encerramento da pré-temporada no hotel Oscar Inn, em Águas de Lindóia.

9 A gestão em 2020 - JANEIRO PRÉ-TEMPORADA DA ARBITRAGEM PAULISTÃO SICREDI A2

Os árbitros que atuaram no Paulistão A2 Sicredi na temporada de 2020 participaram de concentração de cinco dias, onde foram realizados testes físicos e teóricos relacionados ao jogo, além de atenção aos aspectos comportamentais.

Os árbitros concentrados tiveram no 1º dia uma palestra sobre integridade com Paulo Schimitt, Coordenador do Comitê de Integridade da FPF.

Com foco no jogo em si, ainda foram apresentados vídeos-teste sobre as regras 11 e 12, que consistem nas leis do impedimento e de faltas, e de condutas irregulares.

A gestão em 2020 - JANEIRO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA – AGO

A Federação Paulista de Futebol foi palco do encontro dos presidentes dos clubes e ligas filiadas que participaram da Assembleia Geral Ordinária, realizada em 22 de janeiro. Por unanimidade, foram aprovados a prestação de contas de 2019 e o orçamento previsto para 2020.

Compuseram a mesa o presidente Reinaldo Carneiro Bastos, os vice-presidentes Fernando Enes Sollero e Mauro Silva, e o vice-presidente de Finanças Emerson Piovezan, responsável por apresentar aos presentes os balanços da FPF. O secretário da assembleia foi o presidente do Nacional Atlético Clube, Ayrton Franco Santiago.

Na assembleia, os clubes e ligas filiados receberam informações sobre os investimentos da FPF para o crescimento do futebol paulista. Reinaldo também destacou boas gestões dos clubes do interior e o apoio da FPF para que cada vez mais eles se estruturem.

10 A gestão em 2020 - JANEIRO

ELAS NO ESTÁDIO

A campanha #ElasNoEstádio nasceu da união dos 16 clubes participantes do Paulistão Sicredi 2020 e da Federação Paulista de Futebol com o desejo de criar um movimento para ampliar a presença de mulheres nos jogos de futebol em São Paulo. A ideia para 2020 foi concebida a partir de duas pesquisas: quantitativa, do Datafolha, que apontou o baixo número de mulheres nos jogos; e outra, qualitativa, do Ibope/Repucom. Com o diagnóstico, FPF e clubes lançaram o movimento #ElasNoEstádio com iniciativas para aumento da presença do público feminino, como atendimento especial às mulheres nos estádios, abertura de canal exclusivo, e incentivo a grupos femininos para que possam ir juntas ao estádio.

Na entrevista coletiva para lançar o Movimento, apenas jornalistas e cinegrafistas mulheres puderam acompanhar in loco. Os repórteres do sexo masculino assistiram pela TV a coletiva, que contou com a entrevista da então Diretora de Futebol Feminino, Aline Pellegrino, reproduzindo aos jornalistas homens a sensação de restrição social, como causada com as mulheres nos estádios.

11 A gestão em 2020 - JANEIRO

PAULISTÃO SICREDI

O Paulistão Sicredi teve início em 22 de janeiro, com decisão marcada para o dia 26 de abril, porém sofreu alterações em seu calendário por conta da paralisação ocorrida em razão da pandemia da Covid-19. A Série A1 do Paulistão teve 10 rodadas antes da paralisação, com o último jogo em 16 de março. O campeonato só retornou em 22 de julho, na sua 11ª rodada.

A Série A2, por sua vez, também com início em 22 de janeiro, teve 12 rodadas concluídas antes da paralisação, retornando com a 13ª rodada em 19 de agosto. Já a Série A3, iniciada em 25 de janeiro, completou a 11ª rodada antes da paralisação, retornando em 18 de setembro.

Por força da pandemia, a maior parte dos jogos foi realizada com portões fechados, ou seja, sem a presença da torcida. Apesar disso, e embora o calendário tenha sido imensamente afetado pela pandemia, a Federação Paulista de Futebol trabalhou intensamente para que o retorno dos jogos ocorresse da forma mais segura e responsável possível, testando periodicamente todos os jogadores e demais profissionais, além de realizar as partidas com o menor número possível de pessoas nos estádios. Os campeonatos de 2020 ficarão marcados na história não apenas pela pandemia que assolou o mundo, mas também pela seriedade e dedicação de todos que possibilitaram o retorno do futebol paulista. 12 A gestão em 2020 - FEVEREIRO

ENCONTRO SOBRE METODOLOGIA DE FORMAÇÃO LALIGA PARA CATEGORIAS DE BASE

A LaLiga, entidade que organiza a primeira e a segunda divisões do Campeonato Espanhol, e a Federação Paulista de Futebol, responsável pelo , a Copa São Paulo Jr. e outras competições, realizaram nos dias 17 e 18 de fevereiro o primeiro evento resultado da inédita parceria firmada no final do ano de 2019.

A sede da FPF recebeu o Encontro sobre a Metodologia de Formação LaLiga para Categorias de Base, ministrado pelos profissionais da LaLiga, voltado aos responsáveis pela formação de atletas dos clubes do Paulistão A1, A2 e A3, além dos clubes do país com certificado de formador. Estiveram presentes 80 representantes de clubes de todo o Brasil, como Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Vasco, Atlético Mineiro, Bahia, Vitória, entre outros.

Neste encontro, por meio de aulas teóricas e práticas, foram abordados temas como a metodologia da LaLiga, seu entendimento do futebol e filosofia, modelo de jogo e demandas específicas por posição, além de conteúdo do treinamento em categorias de base.

13 A gestão em 2020 - FEVEREIRO

PREMIAÇÃO DO PROGRAMA DE EXCELÊNCIA

O Programa de Excelência da Federação Paulista de Futebol premiou 29 clubes paulistas pelo desempenho em vários quesitos avaliados durante a temporada 2019.

O evento de premiação ocorreu no dia 20 de fevereiro de 2020, no Museu do Futebol do Estádio do Pacaembu, com a participação de presidentes e representantes de clubes de todas as divisões estaduais, além da diretoria da FPF e autoridades.

Em 2019, o Programa de Excelência concluiu sua quarta edição. Participaram 15 clubes do Paulistão Sicredi Série A1, 14 clubes do Paulistão Sicredi A2, cinco do Paulistão A3 e um do Paulista Sub-23 Segunda Divisão.

Em prêmios, ao todo foi distribuído R$ 1,400 milhão: R$ 80 mil para os vencedores da categoria Ouro, R$ 40 mil ao Prata e R$ 20 mil ao Bronze. Em 2018, o total distribuído foi de R$ 1,34 milhão.

14 A gestão em 2020 - FEVEREIRO PRESIDENTES DA FPF E DA CÂMARA DOS DEPUTADOS VÃO À LALIGA PARA DEBATER REGULAMENTAÇÃO DO FUTEBOL

Como parte do acordo de cooperação firmado entre a LaLiga e a Federação Paulista de Futebol no final de 2019, uma comissão formada por membros da FPF e da Câmara dos Deputados viajaram à Espanha para conhecer o modelo de futebol do país e entender como o processo legal funciona. Foram realizadas reuniões com membros da LaLiga, dentre eles Javier Tebas, Presidente da Liga de Futebol Profissional da Espanha, José Guerra Álvarez, diretor geral da LaLiga, e membros da equipe jurídica e de desenvolvimento internacional.

A comitiva brasileira foi liderada por Rodrigo Maia, Presidente da Câmara dos Deputados, e por Reinaldo Carneiro Bastos, Presidente da FPF, e contaram com as presenças do deputado Pedro Paulo, Mauro Silva, Vice-Presidente da FPF, Mislaine Scarelli, Vice- Presidente de Gestão Corporativa da FPF e Pedro Daniel (membro da Ernst & Young). Entre os assuntos que entraram em pauta estavam direitos de transmissão, apostas esportivas, fair play financeiro, além, claro, de clube-empresa.

A gestão em 2020 - FEVEREIRO

ASSINATURA COM A SIGA – INTEGRIDADE

A Federação Paulista de Futebol assinou um acordo inédito de cooperação com a SIGA (Sport Integrity Global Alliance), principal entidade do mundo com foco na integridade, boas práticas, fair play financeiro e compliance no esporte. A assinatura ocorreu em Roma, na Itália, e contou com as presenças de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, Franco Frattini, presidente da SIGA, e Emanuel Macedo de Medeiros, CEO da SIGA.

15 A gestão em 2020 - FEVEREIRO

APRESENTAÇÃO DA PRIMEIRA BOLA RECICLADA DO MUNDO, NO VATICANO

O Presidente Reinaldo Carneiro Bastos foi recebido no Vaticano pelo monsenhor Melchor Sanchez de Toca, responsável por esporte no Pontifício Conselho da Cultura, durante a audiência geral do Papa Francisco. Reinaldo Carneiro Bastos aproveitou para apresentar a bola do Campeonato Paulista, primeira do mundo a ser feita com material reciclado e alinhada com a encíclica Laudato Si, que critica o consumismo e o desenvolvimento irresponsável em prol do meio ambiente.

A bola é desenvolvida no Brasil pela Penalty com uma tecnologia inovadora e fabricada com tecido feito a partir de garrafas pet recicladas – para cada bola, são retiradas do meio- ambiente 4,5 garrafas.

A FPF é a primeira entidade esportiva do mundo a utilizar uma bola ecológica.

A gestão em 2020 - MARÇO

PARALISAÇÃO DAS COMPETIÇÕES

Em março, após decretada a pandemia global do novo Coronavírus, os clubes participantes do Paulistão reuniram-se na sede da FPF e votaram pela paralisação imediata das competições.

Todo este processo foi acompanhado de perto pelo Departamento de Comunicação da FPF, que manteve informada a imprensa paulista e brasileira em relação a esta decisão, ao diálogo permanente com os clubes, entidade e Governo do Estado, além de promover entrevistas exclusivas do presidente Reinaldo Carneiro Bastos e do Vice-Presidente Mauro Silva a respeito das perspectivas e cuidados da FPF para o momento.

16 A gestão em 2020 - MARÇO

PROGRAMA DE LIDERANÇA FEMININA NO FUTEBOL

A FPF Academia, braço acadêmico da Federação Paulista de Futebol, promoveu na sede da entidade, no dia 9 de março, o Programa de Liderança Feminina no Futebol. O evento teve duração de um dia e contou com a participação de diversas mulheres líderes em diferentes segmentos do esporte no Brasil.

Olga Curado, consultora, coach, escritora e jornalista; e Katia de Jesus, psicóloga, coach e especialista em gestão de pessoas, foram as palestrantes do evento.

O evento teve participação de cerca de 40 mulheres convidadas pela FPF, entre jornalistas, dirigentes de clubes e entidades esportivas, atletas, ex-atletas, e outras posições dentro do mundo do futebol.

17 A gestão em 2020 - MARÇO

APRESENTAÇÃO PROGRAMA DE EXCELÊNCIA 2020

No dia 10 de março foi realizado, no auditório do Salão Nobre da Federação Paulista de Futebol, o encontro com os Clubes participantes do Programa de Excelência para apresentação da versão 2020.

O evento contou com aproximadamente 50 pessoas, todos responsáveis pelo PEX no clube. O mesmo evento foi realizado dois dias depois, no dia 12, para clubes mais distantes da capital, dessa vez na cidade de Ribeirão Preto.

A gestão em 2020 - MARÇO ENTREGA DAS SALAS DE VAR CENTRALIZADO

No mês de março foram finalizadas as salas do VAR centralizado, na sede da Federação Paulista de Futebol.

Trata-se da primeira entidade da América Latina a seguir o modelo da Copa do Mundo da Rússia de 2018, em que todos os jogos tiveram VAR em uma central, em Moscou.

O trabalho da FPF para o VAR centralizado teve início em 2019, com a construção das salas na sede da entidade e realização de testes de áudio e vídeo. Em 2020, o VAR centralizado foi utilizado a partir das quartas de finais do Paulistão Sicredi A1 e das semifinais do Paulistão Sicredi A2.

18 A gestão em 2020 - ABRIL

CAMPANHA #VOLTAREMOSMAISFORTES

No mês de abril foi iniciada a campanha “Voltaremos Mais Fortes”. O objetivo da campanha foi gerar conteúdo para as redes sociais da Federação Paulista de Futebol, por meio de lançamentos de vídeos e posts especiais nas redes, focando nas dificuldades do período de pandemia, com mensagens de renovação e esperança. A hashtag #VoltaremosMaisFortes passou a ocupar espaço em todas as publicações da FPF.

A gestão em 2020 - MAIO PAULISTÃO EM CASA

Com a manutenção do isolamento social, a FPF iniciou uma série de lives especiais, semanais e temáticas, com grandes ídolos do futebol paulista, relembrando histórias dos principais clubes do Estado.

Foram ao todo 8 lives produzidas e transmitidas pela FPF TV, encerrando com as finais do Paulistão Sicredi 2020.

19 A gestão em 2020 - MAIO

PAPO COM PELLÊ

Ainda como conteúdo digital, semanalmente foram realizadas lives com Aline Pellegrino, então Diretora do Futebol Feminino da FPF, sempre entrevistando personalidades da modalidade.

A gestão em 2020 - JUNHO

LEILÃO “ASSISTÊNCIA DE CRAQUE”

O leilão “Assistência de Craque” foi uma ação da FPF que mobilizou clubes, atletas e ex- atletas com doações de itens históricos e experiências, que foram virtualmente leiloadas.

O “Assistência de Craque” começou no dia de lançamento do projeto, em 14 de junho, com o tetracampeão Mauro Silva, Vice-Presidente da FPF, iniciando a corrente do bem convocando Raí, que convocou outro atleta e assim por diante, por meio de vídeos publicados nas redes sociais.

O leilão durou um mês, período em que as relíquias ficaram disponíveis no site para lances do leilão.

A ação arrecadou cerca de R$ 180 mil que beneficiaram árbitros e atletas em dificuldade devido à pandemia. Além disso, as ONGs Gerando Falcões, Instituto Baccarelli e Maré do Bem também foram beneficiadas.

20 A gestão em 2020 - JULHO

RETOMADA DAS COMPETIÇÕES OFICIAIS DA FPF

O tão esperado retorno das competições ocorreu no mês de julho. A Federação Paulista de Futebol trabalhou intensamente para que o retorno dos jogos fosse realizado da forma mais segura e responsável possível, testando periodicamente todos os jogadores e demais profissionais que fossem indispensáveis nos estádios. Cada movimento da retomada dos jogos foi acompanhado e autorizado pelo Centro de Contingência do Coronavírus, do Governo do Estado de São Paulo, seguindo rigorosas medidas de prevenção e segurança.

Além disso, um Protocolo de Retomada para a imprensa nos estádios foi elaborado, garantindo a segurança no acesso desses profissionais aos jogos das semifinais e finais dos Campeonatos.

A gestão em 2020 - JULHO POSSE DO TJD – TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO FUTEBOL PAULISTA

Os novos membros do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de São Paulo (TJD-SP) foram empossados no dia 13 de julho para um mandato de quatro anos. Por aclamação, Delegado Olim segue na presidência do tribunal ao lado de Dr. Patrick Pavan, vice- presidente.

A cerimônia de posse teve a abertura do presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, além de Delegado Olim, presidente do TJD e Wilson Marquetti Júnior, procurador-geral do tribunal. Os três estiveram na sede do TJD, mas a eleição por aclamação se deu por videoconferência.

21 A gestão em 2020 - JUNHO

CLUBES E ATLETAS DA SÉRIE A1 DISCUTEM O RETORNO DOS JOGOS POR MEDIAÇÃO PERANTE O TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO

A Excelentíssima Desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do TRT da 15ª Região, no dia 30/6, realizou a terceira audiência de mediação pré-processual com a Federação Paulista de Futebol, bem como os representantes dos atletas, árbitros, treinadores e clubes de futebol que integram a Série A1 do Campeonato Paulista de 2020, para discutir o retorno aos treinos e jogos

O encontro, com os mesmos participantes da primeira e da segunda audiências, que ocorreram respectivamente nos dias 11 e 17/6 , reuniu, entre outros, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Guilherme Augusto Caputo Bastos (convidado pela Desembargadora Ana Paula Lockmann como observador), o secretário de Estado de Esportes, Aildo Rodrigues, o Vice-Presidente da Federação Paulista de Futebol, Mauro Silva, os procuradores do Ministério Público do Trabalho, Drs. Fábio Messias Vieira e Ronaldo José de Lira, o subprocurador-geral do Ministério Público Estadual, Dr. Arnaldo Hossepian Salles de Lima Junior, o médico Dr. Moisés Cohen, presidente do Comitê Médico da Federação Paulista de Futebol, além de representantes dos 16 clubes que integram a Série A1 do Paulistão Sicredi de 2020 e dos cinco sindicatos paulistas relacionados ao esporte (Associação de Clubes de Futebol, dos Atletas Profissionais, dos Treinadores Profissionais do Estado e da Região do ABC, e dos Árbitros de Futebol).

De acordo com a Desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, essas audiências foram fundamentais pela possibilidade de manter o diálogo com os envolvidos e garantir um retorno gradual do futebol paulista com toda segurança possível. A Magistrada ressaltou o bom exemplo que o Estado de São Paulo dá ao país, em tempos de pandemia, com a disposição de obedecer rigorosamente aos protocolos criados para o retorno dos atletas aos jogos, iniciado com uma fase de testes físicos, fisiológicos e bioquímicos dos jogadores.

22 A gestão em 2020 - JULHO

RETORNO DO TJD PARA A SEDE DA FPF

Após período em um prédio próprio, o TJD – Tribunal de Justiça Desportiva voltou a ter suas atividades desempenhadas na sede da Federação Paulista de Futebol. A medida foi tomada visando a contenção de despesas mediante o déficit causado na economia por conta da pandemia da COVID-19.

A gestão em 2020 - AGOSTO FINAIS DO PAULISTÃO SICREDI 2020

A final do Paulistão Sicredi 2020 foi entre Corinthians e Palmeiras, um clássico paulista. Após um empate em 0x0 no primeiro jogo e outro empate em 1x1 no segundo jogo, a decisão foi para os pênaltis, onde o Palmeiras sagrou-se campeão após uma vitória por 4x3.

A final registrou recorde de audiência da Globo no ano (até a data da final do Paulistão).

A gestão em 2020 - AGOSTO

LIVE ESPECIAL DE PREMIAÇÃO DOS MELHORES DO PAULISTÃO SICREDI 2020

A cerimônia de premiação aos melhores jogadores do Campeonato Paulista foi bem diferente em 2020. Por conta da pandemia, o evento não aconteceu como de costume e não teve a presença do público ou da imprensa: a FPF optou por realizar uma live em parceria com o canal Desimpedidos.

A apresentação do evento foi realizada por Fred, Bolívia e Chico, que anunciaram a Seleção do Campeonato, Revelação, Craque do Interior, Artilheiro, Gol mais Bonito, Arbitragem, Craque do Campeonato e Craque da Galera. A cerimônia foi transmitida no Facebook e YouTube do Desimpedidos e do Paulistão.

23 A gestão em 2020 - OUTUBRO FINAIS DO PAULISTA SICREDI A2 2020

São Bento e São Caetano disputaram as finais da competição. Com vitória do São Caetano por 3x2 no primeiro jogo, e vitória do São Bento por 1x0 no segundo, o São Caetano se sagrou campeão.

A gestão em 2020 - OUTUBRO CAMPANHA “MARQUE ESSE GOL”

Pelo quinto ano consecutivo, a Campanha “Marque esse Gol”, do Outubro Rosa, apoiada pela FPF, possibilitou a realização de mais de 700 mamografias gratuitas.

A missão do “Marque Esse Gol” é levar aos estádios de futebol a unidade móvel de mamografia, oferecendo exames grátis às torcedoras. Devido ao cenário de pandemia, a campanha em 2020 ocorreu em clínicas espalhadas pela capital e interior.

A gestão em 2020 - OUTUBRO LIVE DE LANÇAMENTO DO PAULISTA FEMININO 2020

No dia 15 de outubro, aconteceu a live especial de lançamento do Paulistão Feminino 2020 com apresentação de Alê Xavier, do canal Desimpedidos, e Roberta Nina, das Dibradoras. O evento contou com a participação de atletas que fizeram parte de mais uma edição histórica.

As transmissões são fruto de parceria inédita entre a Federação Paulista de Futebol e o Facebook, que inclui ainda a inédita série documental sobre futebol feminino ‘Absolutas - O Futebol Feminino Contra-Ataca’, além de outros conteúdos especiais e exclusivos. 24 A gestão em 2020 - OUTUBRO

ASSINATURA DO TERMO DE ADOÇÃO DA PRAÇA LUIZ CARLOS MESQUITA

Em reunião realizada na sede da Federação Paulista de Futebol, no dia 21 de outubro, a FPF e a Subprefeitura da Lapa firmaram a assinatura do Termo de Cooperação para manutenção da Praça Luiz Carlos Mesquita, na Barra Funda. A partir da assinatura, a FPF fica responsável pelos serviços de revitalização, conservação e limpeza da área, por 3 anos.

A reunião contou com a presença de Leonardo Casal Santos, Subprefeito da Lapa, Thiago Della Volpi, Subprefeito da Penha e Vitor Adami, Assessor Técnico da Prefeitura Regional da Lapa, além dos representantes da FPF como o presidente Reinaldo Carneiro Bastos, do Vice-Presidente, Mauro Silva, da Vice-Presidente de Gestão Corporativa, Mislaine Scarelli e do Vice-Presidente do Departamento de Relações Institucionais, Américo Calandriello.

A gestão em 2020 - NOVEMBRO

RENOVAÇÃO DO TERMO COM O TRT-15

No dia 25 de novembro, os representantes da Federação Paulista de Futebol, junto da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Desembargadora Gisela Moraes, e a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do TRT-15, Desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, assinaram o convênio que reafirma o compromisso de atuarem juntos na conjugação de esforços com o objetivo de incentivar a prática da mediação e da conciliação, como solução de conflitos e instrumento da pacificação entre as partes, quando envolvidos clubes de futebol filiados à FPF, que se encontrem soba jurisdição do TRT-15.

25 A gestão em 2020 - DEZEMBRO

CONSELHO TÉCNICO E SORTEIO DO PAULISTÃO SICREDI 2021

O Conselho Técnico do Paulistão Sicredi 2021 e o Sorteio dos Grupos ocorreram de modo on-line.

No sorteio, transmitido ao vivo, os 16 times da elite estadual conheceram seus adversários na competição do ano de 2021. Quartas e semifinais serão disputadas em jogo único e a decisão do título em partidas de ida e volta.

O Campeonato Paulista terá início em 28 de fevereiro e tem a decisão marcada para o dia 23 de maio. A utilização do VAR em todos os jogos e a escalação de até sete jogadores da base ao mesmo tempo são as novidades para a temporada.

O sorteio realizado no auditório da FPF contou com a presença de alguns dos maiores influenciadores do país, com transmissão pela GloboEsporte.com, perfis da FPF e clubes em cross posting.

A apresentação ficou por conta de Caio Ribeiro e Alê Xavier.

26 A gestão em 2020 - DEZEMBRO

MESA REDONDA PAULISTÃO FEMININO ELAS EM CAMPO

Com 4 edições, e apresentado por Alê Xavier, a Mesa Redonda do Paulistão Feminino foi palco de discussões sobre os jogos da rodada e próximos confrontos da competição.

A gestão em 2020 - DEZEMBRO

FINAL DO PAULISTÃO FEMININO

A final do Paulistão Feminino foi disputada no dia 20 de dezembro, entre Ferroviária e Corinthians. Após uma vitória por 5 gols de diferença, o Corinthians levantou a taça de campeão de 2020.

A gestão em 2020 - DEZEMBRO

LIVE DE PREMIAÇÃO PAULISTÃO FEMININO

Assim como no masculino, a premiação do Paulistão Feminino foi realizado com uma live, no dia 21 de dezembro de 2020.

27 A gestão em 2020 FPF ACADEMIA

A Federação Paulista de Futebol realizou, no ano de 2020, 26 eventos com a chancela da FPF Academia. Com a situação da pandemia, iniciou a trajetória da Academia Digital, propiciando cursos e treinamentos online para quem busca capacitação em assuntos referentes ao futebol

QUANDO TEMA JANEIRO Reunião – Movimento dos Clube Formadores do Futebol Brasileiro

JANEIRO Encontro com os clubes participantes da Copinha

JANEIRO Seminário de Supervisores A1 e Seminário de Supervisores A2

JANEIRO Encontro de Ideias – Clubes Paulistas do Brasileiro Feminino A1/A2

JANEIRO Seminário de Supervisores

FEVEREIRO Eventos para Dirigentes Técnicos LaLiga

FEVEREIRO Oficinas individuais – Lei de Incentivo ao Esporte

MARÇO Programa de Desenvolvimento de Lideranças Femininas no Futebol

ABRIL Ciclo de Palestras – Futebol Feminino: Direito Desportivo

MAIO Ciclo de Palestras – Futebol Feminino: Gestão Financeira

MAIO Ciclo de Palestras – Futebol Feminino: Gestão Pessoal/Familiar

MAIO Efeito da idade relativa na seleção e promoção de talentos no futebol

MAIO Ciclo de Palestras – Futebol Feminino: Saúde da Mulher

MAIO Contrato de Trabalho Desportivo, Responsabilidade Civil as resoluções e soluções de conflitos JUNHO Summit Futebol Feminino – FERJ/FPF

JUNHO Ideias, desafios e o currículo de formação na categoria sub15

JUNHO Psicologia esportiva e o treinamento mental no futebol feminino

JULHO Encontro de ideias, desafios e o processo de formação na categoria SUB17

JULHO O treinamento individualizado dos atletas de futebol a partir do movimento

AGOSTO Programa de desenvolvimento de marcas pessoas e institucionais – feminino

SETEMBRO TJD/SP e as práticas na justiça desportiva

SET/OUT Oficinas online de incentivo ao esporte

OUT/NOV Oficinas individuais – Lei de Incentivo ao Esporte

NOVEMBRO Clube Empresa

NOVEMBRO Diplomação Arbitragem

28 DEPARTAMENTO FINANCEIRO Planejamento e Controle são fundamentais para uma organização. Na Federação Paulista de Futebol, a Divisão Financeira faz uso de toda sinergia e expertise da sua equipe para produzir o seu mais importante produto, a Informação. A gestão dos recursos, do ponto de vista econômico e financeiro, necessita de informações para avaliar as alternativas possíveis e auxiliar a direção da entidade na tomada de decisões.

Sempre é importante lembrar que os recursos gerenciados pela Federação pertencem aos Clubes Filiados, e deste modo, devem ser otimizados para que o investimento no futebol seja contínuo e contribua para seu desenvolvimento.

Ações importantes foram tomadas ao longo de 2020, visando dotar a Divisão Financeira de recursos e condições para Planejar e Controlar os resultados.

Dentre elas, destacamos: Criação do Comitê de Avaliação Financeira, o CAF, que se reúne semanalmente para discutir temas como o fluxo de caixa, destino dos recursos financeiros e acompanhamento dos resultados, sob a coordenação da Presidência; - Reformulação das demonstrações financeiras, apresentadas de uma forma mais detalhada e enfatizando a performance em relação as metas estabelecidas, contribuindo para identificar desvios e alternativas de correção; - Ampliação do relacionamento com instituições financeiras com o objetivo de reduzir o risco sistêmico e maximizar a gestão dos recursos financeiros, além de termos mais opções na busca de recursos, quando necessário, no mercado financeiro; - Implantação de um Ciclo de Planejamento, promovendo a participação e integração de todas as áreas, visando estabelecer metas de forma estruturada e em acordo com o Plano Estratégico da Federação, fundamental neste momento de crise e na gestão dos recursos envolvidos; - Apoio na negociação de contratos, sejam eles de novos patrocínios e/ou prestadores de serviços, simulando alternativas para a escolha daquela que melhor se apresenta no aspecto financeiro e de custo/benefício;

Todo esse trabalho é contínuo e focado no sentido de proteger e garantir os melhores resultados do ponto de vista Econômico e Financeiro para a Federação.

RECEITAS E DESPESAS

29 A gestão em 2020 A IMPORTÂNCIA DO COMITÊ MÉDICO

O Comitê Médico da FPF, presidido pelo Dr. Moisés Cohen, atuou ativamente da retomada do futebol paulista e de suas competições durante a pandemia no ano de 2020. O comitê foi acionado inúmeras vezes para dar esclarecimentos e soluções as diferentes situações a que os clubes estavam sujeitos.

Juntamente com a Diretoria da FPF, atuou na comunicação e orientação junto aos Clubes filiados dos cuidados com relação aos cuidados acerca do Novo Coronavírus. Em Março, emitiu a todos os clubes um Comunicado do Comitê Médico, contendo o “Protocolo de Tratamento do Novo Coronavírus”, emitido pelo Ministério da Saúde.

O Comitê Médico realizou várias reuniões desde o mês de abril com os médicos dos clubes das Séries A1, A2 e A3 para a construção coletiva do “Protocolo de Retomada Gradual aos Treinamentos” e “Protocolo de Operação de Jogo”.

Em 27 de abril, o Comitê Médico organizou uma reunião com os médicos dos clubes das Séries A1, A2 e A3, tendo como convidado especial, o Dr. David Uip, que naquele momento ocupava o cargo de chefe do Centro de Contingência da Covid-19 do Governo de SP, para que pudesse orientar e tirar as dúvidas dos médicos sobre a Covid, testes e tratamentos.

Antes do início de cada competição, o Comitê Médico se encontrou com os médicos de cada uma delas, A1, A2, A3, Sub23-Segunda Divisão, Feminino Adulto, Feminino Sub17, Copa Paulista e Sub20, para apresentar os protocolos e orientar os médicos;

Foi criado um grupo de whatsapp para cada competição, com os médicos responsáveis de cada clube, facilitando a comunicação.

Dr. Moisés Cohen participou também, junto com outros membros da FPF, de diversas reuniões com o Ministério Público do Trabalho, além de manter o contato quase que diário com os responsáveis pelo Centro de Contingência da Covid-19 do Governo de SP.

Dr. Carlos Eid, membro do Comitê Médico, apresentava semanalmente ao Comitê os dados atualizados da Covid no Estado de SP.

Foram organizados pelo Comitê Médico em conjunto com o Laboratório do Hospital Albert Einstein, vários treinamentos para que os médicos de cada clube pudessem aprender a utilizar o Sistema Matrix de liberação de resultados.

A partir do início de cada competição, o Comitê Médico, junto com o Diretor de Integração e Desenvolvimento da FPF, Renato Almeida, monitoraram diariamente a realização dos testes, dando todo o suporte necessário aos médicos dos clubes no que dizia respeito à gestão dos resultados e liberação de atletas pós-covid.

Sob a supervisão do Dr. Moisés Cohen, o Diretor Renato Almeida ficou responsável pela logística dos testes, organizando as viagens ao interior do estado, buscando otimizar os recursos disponíveis por região, além de garantir a realização semanal dos testes por cada clube. 30 A gestão em 2020 Foram realizados por volta de 30.000 testes, custeados pela FPF, somando-se os testes adicionais realizados por cada clube.

Foram em torno de 422 viagens para cidades que não estavam dentro da área de abrangência do Laboratório Albert Einstein, para 44 cidades diferentes, com o transporte também custeado pela FPF, garantindo a realização dos testes. Nessa organização das viagens e agendamento dos carros, contamos com o grande apoio da Sra. Lilian Cardoso.

Em síntese, o Comitê Médico da FPF atuou ativamente para que fosse possível a conclusão das competições das Séries A1, A2 e A3, assim como no desenvolvimento e controle das competições novas, como Sub20, Sub23-Segunda Divisão, Copa Paulista, Feminino Adulto e Feminino Sub17, sendo. a. Construção dos Protocolos de Retomada Gradual aos Treinamentos e dos Protocolos de Operação de Jogo, por competição; b. Orientação e treinamento dos Médicos dos Clubes; c. Suporte diário aos médicos de cada clube para os casos positivos, com orientações e tirando todas as dúvidas; d. Organização dos agendamentos e logística dos testes, sendo a interface entre clubes e Einstein; e. Suporte aos clubes em relação à liberação dos resultados de cada teste; f. Controle dos testes realizados; g. Suporte ao Laboratório Albert Einstein, facilitando a comunicação com os clubes e médicos responsáveis.

31 A gestão em 2020

RESULTADOS TÉCNICOS

Atletas e Competições Comunicação

Em 2020 foram realizados: Site: 7,5 milhões de visualizações de página 1,2 milhão de usuários . 10 campeonatos; . 1.049 jogos; FPF TV: 100% dos jogos organizados pela . 46 Conselhos Técnicos; FPF em 2020 foram transmitidos. . 3 Visitas Técnicas; . 7 Cursos Licença Treinador. Total de Transmissões: 813

Total de visualizações: 27,8 milhões (2020) Partidas exibidas por campeonato contra 7 milhões (2019)

Copa São Paulo de Futebol Jr.: 183 (+14,3%) Competições transmitidas: 9

Paulista Sub-23 Segunda Divisão: 179 Número de transmissões por ano Paulistão A3: 135 (+62,6%) 2016: 46 Copa Paulista: 86 2017: 520 Paulista Sub-20: 83 2018: 1058 Paulistão A2 Sicredi: 83 (+25,7%) 2019: 1200 Paulistão Feminino: 42 2020: 822 Paulista Sub-17 Feminino: 18

Copa Paulista Feminina: 4

32 A gestão em 2020 REDES SOCIAIS

A setorização das redes sociais da FPF por competição revela considerável crescimento de engajamento dos fãs em todas as plataformas, e queda no número de postagens, agora distribuídas em novos perfis, e com menos partidas e torneios em relação a 2019.

2019 2020 % FACEBOOK

POSTAGENS 3.597 2338 -35%

REAÇÕES 423.794 1.801.949 325%

COMPARTILHAMENTOS 34.347 95.851 179%

COMENTÁRIOS 76.508 281.434 267%

TWITTER

POSTAGENS 4.340 3.719 -14%

VISUALIZAÇÕES 16.281.031 18.000.000 10,50%

MENÇÕES 42.370 83.850 97,80%

INSTAGRAM

POSTAGENS 4.250 2.676 -37%

LIKES 1.332.393 2.300.000 72,60%

COMENTÁRIOS 26.189 46.000 75,60%

STORIES

POSTAGENS 1.690 1.951.676 15,40%

INTERAÇÕES 8.740.321 13.980.854 60%

Facebook: 2020 - 693.111 / 2019- 392.692 (crescimento 76,5%) Instagram: 2020 - 331.000 / 2019 - 98.756 (crescimento 235%) Twitter: 2020 - 73.446 / 2019 - 55.071 (crescimento 33,4%)

33 A gestão em 2020

As redes sociais da FPF passaram por movimentaram mais de 26 milhões de importantes mudanças de posicionamento interações. A FPF também firmou parceria em 2020. Os principais canais agora inédita com o Facebook para conteúdos atendem por @paulistao, @copinha e especiais do Paulistão Feminino, que @paulistaofeminino, com linguagem e resultou na série ‘Absolutas - O Futebol conteúdos mais próximos dos fãs de Feminino Contra-Ataca’, primeira produção futebol. O maior impacto positivo foi do gênero nacional a dedicar uma série verificado no Instagram, cujos seguidores exclusiva à modalidade. do perfil do Paulistão mais do que dobraram. Somados, Facebook e Instagram da FPF

FPF TV

Em uma temporada com calendário A Copa São Paulo de Futebol Jr. foi o incomum, com menos campeonatos campeonato mais exibido ao vivo na FPF de base e torneios mais curtos, a FPF TV, com 183 jogos, o que representa 71% transmitiu 822 partidas ao vivo, via da competição. O Paulistão Feminino teve streaming, em diferentes plataformas um avanço importante após a inédita on-line. Apesar de menos partidas parceria com o Facebook Watch, que transmitidas em relação a 2019, a garantiu 38 transmissões 100% femininas audiência total registrou crescimento ao vivo na plataforma e outros conteúdos contundente, passando de 7,9 milhões especiais em vídeo. para 27,8 milhões de visualizações.

34 A gestão em 2020

RESULTADOS OPERACIONAIS

Reduções (comparadas com 2019): Filiação:

Água: Redução 34% Clubes Regulares: 124

Energia: Redução 47% Clubes Irregulares: 25

Impressão: Redução 59% Ligas Regulares: 33

Negociação por compras: R$ 396.949,65 Ligas Irregulares: 31

Regionais: Informações sobre novas filiações e licença especial: 63 Número de atendimentos Documentações analisadas: 142 Bauru: Total 1.545 Ofícios recebidos e atendidos: 138 Mirassol: Total 2.336 Solicitações de Clubes e Ligas: 5 Ribeirão Preto: Total 1.447

35 36