IV ENCONTRO DA PLATAFORMA DAS ENTIDADES REGULADORAS DA COMUNICAÇÃO SOCIAL DOS PAÍSES E TERRITÓRIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA (PER)

“O digital e a língua portuguesa na globalização”

2 a 6 de novembro de 2015  , Ilha de Santiago, Cabo Verde

Notas biográficas dos Membros das Delegações da PER que participam no IV Encontro e em Assembleia Plenária (por ordem alfabética)

Alfredo Dias Pereira (Conselheiro da Autoridade Reguladora da Comunicação Social) – Cabo Verde É Conselheiro da Autoridade para a Comunicação Social – Cabo Verde, desde Julho de 2015. Docente de Jornalismo na Universidade de Cabo Verde (UNICV) e faz parte da Bolsa de Avaliadores do Ensino Superior do Ministério de Ensino Superior e Investigação (DGES). Desenvolveu actividade jornalística na imprensa, na televisão, onde exerceu funções de director na TIVER (Televisão independente de Cabo Verde). Tem desenvolvido, em Cabo Verde, várias atividades de Consultoria Comunicacional para diversas organizações. Entre os anos 2009 e 2011 realizou Consultoria de apoio à implementação do Sistema de Gestão da Qualidade ao abrigo da norma EQUASS nas CERCI (Cooperativas de Solidariedade Social com fins não lucrativos) em . Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal). Mestre em Sociologia das Organizações – Desenvolvimento e Organização dos Recursos Humanos (pela Universidade do Minho). Doutorando em Sociologia das Organizações e Trabalho (na Universidade do Minho). Publicou artigos científicos nas áreas da comunicação, sociologia e turismo e ainda dois livros: O primeiro intitulado As Ciências da Comunicação em Cabo Verde: Arrepiando os Caminhos da Comunicação, em parceria com Silvino Évora e um livro de poesias intitulado Verbos no Ar.

Arminda Pereira de Barros (Presidente da Autoridade Reguladora da Comunicação Social) – Cabo Verde É Presidente da Autoridade para a Comunicação Social – Cabo Verde, desde Julho de 2015. Licenciada em Jornalismo pela Universidade Estatal de Tashkent (Usbekistão), é pós-graduada em Comunicação para o Desenvolvimento na Universidade de La Laguna, Canárias, onde é mestranda em Comunicação para o Desenvolvimento, Cultura da Paz, Igualdade e Direitos Humanos. Foi jornalista da Agência Cabo Verdiana de Notícias e administradora da . Foi editora da Alfa Comunicações e jornalista do Jornal A Nação (2001-2005 e 2011). Foi directora da Rádio Nacional de Cabo Verde (1996-97) e directora dos Departamentos de Informação e Programas da Televisão Nacional de Cabo Verde (1989-91). Trabalhou como jornalista nos Jornais Novo Jornal de Cabo Verde e Horizonte (2004-2007); tendo sido secretária de redacção do Jornal VOZ DI POVO (1987-89). Foi membro e vice-presidente do Conselho da Comunicação Social e da Carteira Profissional dos Jornalistas. Exerceu as funções de assessora do Ministro da Administração Pública (1992-1993); do Ministro-Adjunto e da Presidência do Conselho de Ministros (2001-2002). Foi directora do Gabinete de Comunicação e Imagem da Universidade de Cabo Verde (2008-2010) e do Gabinete de Apoio da Plataforma das ONG de Cabo Verde.

Augusto Mendes Pereira (Vice-Presidente do Conselho Nacional de Comunicação Social) – Guiné-Bissau É Assessor Técnico do Presidente do Conselho Nacional para a Comunicação Social, do qual foi Vice-Presidente, de Setembro de 2013 a Março de 2015; Foi Conselheiro do Presidente da Republica para os Assuntos da Diáspora (Maio de 2012 a Maio de 2014); Foi Técnico Superior da EP Telefones de Lisboa e Porto, em Portugal, de 1982 a 1995; Exerceu as funções de Assessor da Direcção Geral de Recursos da Portugal Telecom, em Portugal (1995 a 2010); Foi Representante das Associações da Comunidade guineense em Portugal no Conselho Consultivo para o Dialogo Intercultural, órgão de consulta do Governo português durante dois mandatos (2005 a 2011); Membro fundador do Centro de Estudos Guineenses (CESGUI) em 1995; Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia de Lisboa em 1982: Pós-graduado em Direito Constitucional e Mestrando em Ciência Politica pela Universidade Católica de Lisboa (1995 a 1997)

Carlos Magno Castanheira (Presidente do Conselho Regulador da entidade Reguladora para a Comunicação Social) – Portugal Atual Presidente do Secretariado Permanente da PER. É Presidente do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, desde Novembro de 2011. Foi Presidente em exercício da PER no ano de 2013. Licenciado em jornalismo pela Escola Superior de Jornalismo do Porto. Frequentou os cursos de Filologia Germânica e Línguas e Literaturas Modernas da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Especializou-se em Filosofia da Comunicação e é professor desta área no ISCEM, , além de docente convidado na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica, em Braga. Foi docente das cadeiras de Jornalismo e Literatura, Jornalismo Contemporâneo e Jornalismo Radiofónico, na Escola Superior de Jornalismo do Porto. Leccionou as disciplinas de Teorias da Comunicação, no ISAG do Porto, e de Cultura Portuguesa, no Instituto Superior Miguel Torga. Foi responsável pelas cadeiras de Comunicação e Imagem no MBA do IESF, onde dirigiu um Programa Avançado de Management para executivos de topo. O seu percurso no jornalismo iniciou-se na Rádio Universidade. Já na RDP, veio a especializar-se em política, enquanto repórter. Nos anos que se seguiram, assumiu o cargo de Director-Adjunto de Informação da Antena 1, foi Editor do Expresso e veio a fundar a TSF. Nessa estação, desempenhou as funções de Administrador e de Director e dedicou-se à análise política no programa Freud & Maquiavel e pertenceu à equipa de entrevistadores do Grande Júri. Esteve também na Direcção do Diário de Notícias e fundou o canal de televisão por cabo que deu origem à RTPi. Fez comentário político na RTP e teve dois programas semanais de rádio na Antena 1. Autor do livro «O Poder visto do Porto».

Dionísia Maria Savio (Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Comunicação Social) – Timor-Leste É Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Comunicação Social desde 2012. Finalista do Curso de Direito na Universidade da Paz, Díli. Técnica da Unidade de Finanças e Administração do Ministério de Defesa e Segurança, em 2012. Assistente da Direção de Monitorização da Provedoria dos Direitos Humanos e Justiça entre 2009 e 2011.

Eliane Lopes (Técnica superior da Direção-geral da Comunicação Social) – Cabo Verde

Licenciada em Jornalismo pela ESCS – IPL. Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação e pelo ISCTE-IUL em 2012. Foi estagiária na Rádio Nova de Cabo Verde. Foi docente da cadeira de Fotojornalismo, na UniCV-. Lecionou as cadeiras de Metodologia de Análise da Imagem e Atelier de Produção e Realização Audiovisual I e III, na Universidade Lusofona de Cabo Verde – Baltazar Lopes da Silva, Mindelo.

Evangelisto Gantry Meilana (Assessor de Programação, Design Gráfico e Publicações do Secretário de Estado da Comunicação Social) – Timor-Leste É Assessor de Programação, Design Gráfico e Publicações do Gabinete do Secretário de Estado da Comunicação Social, desde 2013. Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade da Paz, de Díli. Jornalista em diversos órgãos de comunicação social indonésios e timorenses, desde 2001. Correspondente da BBC World Radio and TV, em 2012, e da Associated Press Television News (Austrália), desde 2005. Coordenador do Departamento de Relações Externas da Associação de Jornalistas Timor-Leste Press Club, entre 2011 e 2013. Coordenador da secção de média da Human Rights Watch de Timor-Leste, entre 2004 e 2005. Fundador do portal de notícias www.thetimornews.com.

Fátima Resende (Directora Executiva da Entidade Reguladora para a Comunicação Social) – Portugal É Directora Executiva da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, desde 16 de Janeiro de 2012 e Representante do Secretariado Permanente da PER. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa. Pós-graduada em Direito Comunitário e Defesa do Consumidor, pela Universidade Católica de Lovaina, Bélgica, e em Direito do Consumo, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Possui ainda o curso de “Public Relations and Lobbying“ atribuído pelo TRACE – Training for Consumer Empowerment de Bruxelas. Iniciou o exercício de funções públicas em Janeiro de 1986. Nos anos que se seguiram, foi Assessora e Adjunta em Gabinetes Ministeriais e Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Entre Maio de 2002 e Junho de 2005, desempenhou o cargo de Chefe de Gabinete do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata. Foi Membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social entre Fevereiro de 1995 e Abril de 2002.

Jacinto Estrela (Conselheiro da Autoridade Reguladora da Comunicação Social) – Cabo Verde

É Conselheiro e porta-voz da Autoridade para a Comunicação Social – Cabo Verde, desde Julho de 2015. Licenciou-se em Sociologia pela Universidade de La Havana, Cuba, onde obteve também a pós-graduação em Metodologia de Investigação Social. Concluiu mestrado em Ciências Sociais e Comportamentais pela Boston University School of Public Health, USA, e deu início a um programa doutoral na Universidad de Córdoba, Espanha. Trabalhou no Ministério da Saúde, onde desempenhou, entre outras, as funções de Assessor do Ministro e de Diretor- Geral. Dirigiu vários projetos nacionais na área social e desenvolveu atividades educativo-promocionais e de comunicação para a saúde. Foi membro do Conselho da Administração da RTC e seu Presidente. Foi Pró-Reitor para o Desenvolvimento Académico e Cultural na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, onde integrou vários órgãos e tem sido docente desde a sua inauguração.

João Sebastião Narciso (Secretário-Geral do Conselho Nacional de Comunicação Social) – Angola É Secretário-Geral do Conselho Nacional de Comunicação Social de Angola; Integra os quadros dos Serviços de Apoio do Conselho, onde trabalha em regime de exclusividade; Formado em Organização e Gestão de Empresas, com experiências de estudos de Mercados, Competição Empresarial, Organização e Gestão de Orçamento. É Técnico de Contas registado sob o número 2215 no Ministério das Finanças da República de Angola.

De 1995 a 2009 exerceu funções ou categorias de Técnico Especialista Principal, Chefe de Repartição de Contabilidade e Chefe de Departamento de Administração e Gestão de Orçamento.

Joaquim Paulo da Conceição (Conselheiro e Porta-Voz do Conselho Nacional de Comunicação Social) – Angola É Conselheiro e Porta-voz do Conselho Nacional de Comunicação de Angola. Natural de Luanda, nasceu a 22.09.1960. Mestre em Jornalismo pela Universidade Estatal de Moscovo, V. Lomonosov. Licenciado em Jornalismo pela Universidade Estatal de Moscovo. Licenciado em Engenharia Química pela Universidade Agostinho Neto. Doutorando na Universidade Metodista de São Paulo. Docente universitário na Universidade Agostinho Neto, Faculdade de Ciências Sociais, Departamento de Comunicação Social. Director Geral do Centro de Formação de Jornalistas. Membro fundador da PER.

Justino Gomes Miranda (Diretor-geral da Direção-geral da Comunicação Social) – Cabo Verde

É Diretor Geral da Comunicação Social de Cabo Verde, desde Fevereiro de 2012. Licenciado em Comunicação Social, com habilitações em Relações Públicas pela Universidade de Goiás – Brasil, possui Pós-graduação em Direito da Comunicação Social pelo Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais de Cabo Verde. Fez formação de Formador em Processo Eleitoral e é Facilitador acreditado pela Bridge. É membro da Comissão de Implementação da Televisão Digital Terrestre em Cabo Verde e Assessor Permanente da Comissão Nacional de Eleições. Integra ainda a Instância Nacional de Coordenação do Fundo Global para o combate ao HIV-SIDA e Paludismo. Integrou a equipa de organização dos exercícios da Nato “Steadfast Jaguar 2006”, em Cabo Verde, exercendo as funções de Relações Públicas e Porta-Voz do Governo. Foi Assessor de Comunicação de membros do Governo de Cabo Verde (de 2001 a 2005 e de 2011 a 2012). Entre outras funções públicas, foi Deputado da Nação de 2006 a 2011, tendo integrado a Comissão de Assuntos Jurídicos, Direitos Humanos e Comunicação Social.

Karine Andrade Ramos (Conselheira da Autoridade Reguladora da Comunicação Social) – Cabo Verde

É Conselheira da Autoridade para a Comunicação Social – Cabo Verde, desde Julho de 2015. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com Curso de Aperfeiçoamento conducente ao Mestrado em Ciências Jurídico-Empresariais, pela mesma Faculdade. Foi Consultora Jurídica do Ministério da Cultura de Cabo Verde e desempenhou o cargo de Assessora Jurídica no Ministério da Descentralização, Habitação e Ordenamento do Território. Coordenou o Departamento Jurídico da Tecnicil SGPS, o Departamento de Recursos Humanos do Instituto Nacional de Previdência Social de Cabo Verde. Vice-presidente e secretaria da Assembleia Geral da Ordem dos Advogados de Cabo Verde, foi coordenadora de Estágio para estudantes de Cabo Verde e Timor Leste, no âmbito do protocolo assinado entre a OACV e o Ministério de Justiça de Timor. Prestou ainda assessoria jurídica à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Foi docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Jurídicas e Regente das Disciplinas de Direitos da Família e Menores e Contextos e práticas de Serviço Social no âmbito da Justiça. Foi docente no Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais, nas disciplinas de Direito Comercial, Direito Fiscal e Noções Fundamentais de Direito e ainda na Universidade Intercontinental de Cabo Verde na disciplina de Ética e Instrumento Legal.

Ladislau Clemente Embassá (Presidente do Conselho Nacional de Comunicação Social) – Guiné-Bissau É Presidente do Conselho Nacional de Comunicação Social, desde Agosto de 2013 e Juiz Conselheiro no Supremo Tribunal de Justiça. Licenciado em Direito e pós-graduado em Direito eleitoral e Direito de comunicação social pela Faculdade de Direito de Lisboa e Mestrando em Direito na mesma faculdade. Frequentou o curso de Magistratura no Centro de Estudos Judiciários de Portugal. Frequentou o estágio de formação para juízes dos tribunais superiores no Supremo Tribunal de Portugal e no Tribunal de Relação de Lisboa. Foi Presidente da Associação Sindical dos Magistrados Guineenses de 2009 à 2013. Foi Presidente da Assembleia Geral da União Internacional dos Juízes de língua portuguesa – UIJLP, entre 2009 à 2012. Em 2004 foi Assessor Jurídico do Ministro das Finanças, desempenhou a função junto do Ministro de Turismo e Ordenamento do Território. Foi docente da Faculdade de Direito de Bissau de 2001 à 2007, tendo leccionado as cadeiras de Introdução ao Estado de Direito e Ciência Politica e Direito Constitucional. É docente de cadeira de ciência politica e Direito Constitucional na Universidade Lusófona da Guiné. É Presidente da sub-comissão Jurídica e Ética da Comissão Nacional para a Transição Digital.

Manuel Correia (Vice-Presidente do Conselho Nacional de Comunicação Social) – Angola É Vice-Presidente do Conselho Nacional de Comunicação Social de Angola; É membro do Conselho Nacional de Comunicação Social desde 2002, nos últimos sete anos como Vice-Presidente do órgão. Iniciou a actividade jornalística em Junho de 1981 no único diário do País, o Jornal de Angola, tendo ao longo desses anos sido editor de todas as áreas desse periódico, exceptuando-se a desportiva. Foi nomeado Sub-Chefe da Redacção Central e posteriormente Consultor de Informação da Direcção do órgão pelo então Ministro da Comunicação Social, Dr. Manuel António Rabelais, com a categoria de Sub-Director de Serviços. Em 1985 concluiu o curso médio de jornalismo em Havana (Cuba), tendo cinco anos depois terminado os estudos pré- universitários em Luanda. Frequentou vários cursos de especialização e actualização, com destaque para o de cobertura de actos eleitorais em 1992, no Centro de Formação de Jornalistas (CENJOR) durante três meses, em Lisboa. Foi durante mais de cinco anos o responsável pelas candidaturas provinciais do Comité Nacional de Adjudicação do Prémio SADC de Jornalismo, do qual participam profissionais dos países da África Austral e que visa promover a integração regional por via das obras premiadas. Foi durante muitos anos coordenador do Núcleo Da União de Jornalistas Angolanos (UJA) no Jornal de Angola.

Maria Augusta Teixeira (Vice-presidente da Autoridade Reguladora da Comunicação Social) – Cabo Verde É Vice-presidente da Autoridade para a Comunicação Social – Cabo Verde, desde Julho de 2015. Doutoranda em Ciências Sociais. Licenciada e Mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro; Pós-Graduada em Formação de Formadores pelo I. P. de Coimbra e Pós-Graduada em Estudos Africanos pela Universidade do Porto. Gestora pública, professora universitária desde 1997 e pesquisadora. Publicou trabalhos e elaborou manuais para instituições (ANCV e Ministério da Educação – Ex-IP). Na ANCV e outros sectores da administração pública cabo- verdiana, presidiu e integrou vários júris de concursos públicos bem-sucedidos. Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade Cabo-verdiana de Autores. Diploma de Louvor, pelo seu desempenho no departamento governamental responsável pelas tutelas de Comunicação Social (2008); I Prémio Nacional de Inclusão, na vertente Literatura (2012). Autora de vários artigos académicos nas áreas de línguas, literaturas, identidade cultural e formação do sujeito nacional cabo-verdiano. Publicou em 2014 Outras Pasárgadas de Mim. Bolsista/pesquisadora do CNPQ (2008-2010) Perita UIP (2011-2012) Pesquisadora CODESRIA (Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África) (2013-2015).

Licenciada em Português, Inglês (e suas literaturas) e domina também o Francês.

Maria Luísa Roseira da Nova Ferreira de Oliveira Gonçalves (Vogal do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social) - Portugal É Vogal do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, desde 9 de Novembro de 2011. Nasceu no Porto, em 1973. Licenciou-se em Direito (1996) pela Universidade Católica Portuguesa. Pós–graduada em Estudos Europeus (1997) pela Universidade Católica Portuguesa e em Administração Pública pela Universidade do Minho (2008). Iniciou o exercício de funções públicas, em 2000, como jurista, cargo que desempenhou até 2006, quando foi nomeada dirigente da administração pública. Em 2009, foi eleita deputada na Assembleia da República, tendo sido membro da delegação portuguesa à Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, na qual integrou a Comissão de Cultura, Ciência e Educação e foi a representante portuguesa na Sub-comissão dos Média. É autora de trabalhos académicos e proferiu diversas conferências nas áreas da Regulação da Comunicação Social e do Direito da Comunicação Social, da reforma administrativa, da gestão pública e do Direito das autarquias locais.

Marta Carvalho (Diretora do Departamento Jurídico da Entidade Reguladora para a Comunicação Social) – Portugal É Diretora do Departamento Jurídico da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, desde 1 de Outubro de 2014. Licenciou-se em Direito. É pós–graduada em Direito da Comunicação pelo Instituto Jurídico da Comunicação da Faculdade de Direito de Coimbra e tem diploma de especialização em Política da Concorrência, pelo INA. Foi Coordenadora da Unidade de Fiscalização da ERC, de novembro de 2008 a outubro de 2014. Exerceu funções de representação da ERC em várias reuniões internacionais, designadamente junto do Comité de Contacto da Diretiva Serviços de Comunicação Social Audiovisual, da ERGA (plataforma europeia de reguladores) e do Grupo de Especialistas em Serviço Público de media da Divisão de Media e Sociedade de informação do Conselho da Europa. Exerce funções na área da regulação dos meios de comunicação social desde 2001.

Nélio Isaac (Secretário de Estado da Comunicação Social) – Timor-Leste Atual Presidente da PER em exercício, no ano de 2015 É Secretário de Estado da Comunicação Social do Governo Timor-Leste desde 2012. Foi Assessor da Comunicação Social na Secretaria de Estado do Conselho de Ministros. Tem 15 anos de experiência na área da Comunicação Social tendo exercido funções de jornalista na Televisão da República Indonésia (TVRI), Agência Reuters, CCTV China e Televisão de Timor-Leste. Foi chefe de redação na TVTL, Vogal do Conselho de Administração da TVTL e Vice Presidente do Timor Leste Press Club (TLPC). Enquanto jornalista recebeu uma bolsa para estudar nos Estados Unidos, através do Programa David Morrow. É licenciado em Ciências da Comunicação, especialização em Jornalismo e Estratégias da Comunicação Social, no Instituto de Ciências da Comunicação, na Indonésia.

Pedro Dias (Chefe dos Serviços Administrativos do Conselho Nacional de Comunicação Social) – Guiné-Bissau É Chefe dos Serviços Administrativos do Conselho Nacional de Comunicação Social desde Abril de 2007. Foi primeiro funcionário Administrativo do Conselho Nacional de Comunicação desde a sua criação em 1991 tendo sido responsável pela organização de todos os dossiers para implementação e funcionamento do Conselho. Entre Fevereiro de 2000 e Março de 2001 exerceu por nomeação as funções de Chefe de Serviço de Apoio e Secretariado do CNCS. Foi Chefe dos Serviços de Documentação do Conselho Nacional de Comunicação Social entre Março de 2001 e Fevereiro 2006. É Licenciado em Administração pela Escola Nacional de Administração – ENA (2010). Director de Serviço Administrativo do Conselho Nacional de Comunicação Social desde mês de Junho de 2015.

Rui Manuel Viana (Assessor Executivo de Programação do Gabinete do Secretário de Estado da Comunicação Social) – Timor-Leste É Assessor Executivo de Programação do Gabinete do Secretário de Estado da Comunicação Social, onde desempenha funções desde 2013. Desempenhou funções de assessoria na Secretaria de Estado para a Promoção da Igualdade e na Secretaria de Estado da Formação Profissional e Emprego. Entre 1998 e 2011, desempenhou funções de assessoria e direção em organizações não-governamentais. Frequentou o curso de Medicina e o curso de Ciências Agrícolas na Indonésia, nos anos noventa, tendo posteriormente enveredado pela especialização em direitos humanos, área na qual conta com diversos cursos de formação realizados 1998 e 2009 na Indonésia, em Hong Kong, na Tailândia, nas Filipinas, na Malásia e em Timor-Leste. Seriamente envolvido na atualidade política do seu país, desempenhou funções de dirigente em várias organizações estudantis, nomeadamente, na Resistência Nacional Estudantil de Timor-Leste (RENETIL), tendo participado em diversas demonstrações estudantis que viriam a dar visibilidade à causa da independência do seu país. Conferencista e colunista sobre assuntos sociais, políticos, direitos humanos, governação na imprensa timorense desde 1998.

Rui Fernando Rodrigues Vasco (Director Nacional de Informação do Ministério da Comunicação Social) – Angola É Director Nacional de Informação, no Ministério da Comunicação Social de Angola, desde Março de 2013; Formação em Jornalismo e Ciências de Educação; trabalho em tempo integral na delegação da Agência Angola Press (ANGOP) na província de Benguela, de Maio de 1981 a Julho de 2002, que chefiou entre 1986 e 2002; Colaboração permanente, durante alguns anos, no Jornal de Angola, Jornal Desportivo Militar (extinto), Suplemento Desportivo do Jornal de Angola, entre outros; Entre Agosto de 2002 e Março de 2013 Adido de Imprensa nas Embaixadas de Angola na República Unida da Tanzânia, República da Guiné Bissau e Reino da Suécia; Assistiu às cerimónias de apresentação das Cartas Credenciais do Embaixador de Angola nas Ilhas Seychelles, Quénia, Burundi, Guiné (Conacri), Gambia, Senegal, Letónia, Estónia, Lituânia, Finlândia e Dinamarca; Foi Deputado à Assembleia do Povo (primeiro parlamento angolano) de Angola 1986 a Setembro de 1992; Membro da União dos Jornalistas Angolanos (UJA) e membro fundador do Club de Imprensa de Benguela (CIB), primeira associação de jornalistas de âmbito local, surgida em Angola;

Suzana Espada (Conselheira do Conselho Superior de Comunicação Social) – Moçambique É membro do Conselho Superior da Comunicação Social (CSCS) de Moçambique desde Agosto de 2015. É Licenciada em Sociologia pela Universidade Jean Piaget de Moçambique. É jornalista sénior da Televisão de Moçambique (televisão pública), tendo já desempenhou as funções de Coordenadora-Editorial no Centro Provincial de Televisão de Moçambique-Sofala, de 2007-2013. Possui também experiencia de radiojornalismo, tendo trabalhado na Rádio Pax, Emissora Católica da Cidade da Beira no 1999-2001, período em que foi editora e apresentadora de um programa denominado "Saúde e a Mulher".

Tânia de Morais Soares (Directora do Departamento de Análise de Media da Entidade Reguladora para a Comunicação Social) – Portugal É Socióloga e Directora do Departamento de Análise de Media da Entidade Reguladora para a Comunicação Social e Representante do Secretariado Permanente da PER. Docente do Mestrado em Comunicação, Cultura e Novas Tecnologias da Informação do ISCTE-IUL, desde 2004. Atualmente leciona a cadeira de Políticas Europeias para os Media. Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE-IUL. Licenciada em Sociologia da Comunicação pelo mesmo Instituto. Doutoranda em Sociologia no ISCTE. Membro do International Working Group on Media Statistics do Instituto de Estatística da UNESCO.

Foi membro da equipa de investigadores liderada por José Manuel Paquete de Oliveira, no ISCTE-IUL e membro do Comité de Peritos da Divisão de Media do Conselho da Europa em representação da ERC. Lecionou no ISCTE-IUL, na Escola Superior de Comunicação Social, no INP e no IPIAGET. Estagiou na SIC (Grupo Impresa). Conferencista e autora de publicações sobre novos media e televisão.

Tomás Vieira Mário (Presidente do Conselho Superior de Comunicação Social) – Moçambique É Presidente do Conselho Superior da Comunicação Social (CSCS) de Moçambique, desde Fevereiro de 2015. É licenciado em Ciências Jurídicas pela Universidade Politécnica, e lecciona as Cadeiras de Direito e Deontologia da Comunicação e de Retórica Jurídica. Ele é igualmente vogal da Comissão Nacional do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, um instrumento para a gestão comum da Língua Portuguesa, envolvendo todos os Estados Membros da CPLP. Enquanto jornalista, desempenhou, entre outras, as funções de Director de Informação da Televisão de Moçambique e de Correspondente da Agência de Informação de Moçambique (AIM) em Portugal e na Itália. Desempenhou também as funções de Editor Executivo do Relatório do Desenvolvimento Humano do PNUD e de Coordenador Nacional do Projecto de Desenvolvimento dos Media da UNESCO- ambos em Maputo. É autor de várias publicações, em torno da temática da Liberdade de Imprensa, destacando-se as seguintes: ʺDireito à Informação e Jornalismo em Mocambique - Estudos e Comunicações, 2008ʺ; ʺRadiodifusão Pública em Africa - Moçambique, 2010ʺ; ʺAssessment of Media Development in Mozambique- Based on UNESCO Media Development Indicators (Coordenação e Edição), 2011ʺ; e ʺGuia de Reforma das Políticas e Legislação da Comunicacao Socialʺ. Em 2012 fundou o Centro de Estudos e Pesquisa de Comunicação SEKELEKANI, do qual é Director Executivo.

Anfitrião: Cabo Verde (Direcção-Geral da Comunicação Social de Cabo Verde)

Contactos: SECRETARIADO PERMANENTE DA PER Secretaria-geral do Governo de Cabo Verde http://www.plataforma-per.org [email protected] Av. 24 de Julho, 58, 1200-869 Lisboa Direcção-Geral da Comunicação Social de Cabo Verde +351 210 107 000 (extensões:201 e 101) [email protected] [email protected] [email protected] [email protected]