CLIPPING DEPUTADOS 26/02/2016

1

2

3

4

5

6

7

ROBERTO AZEVEDO

Luiz Henrique e a batalha pela ética

Político catarinense, que completaria 76 anos ontem, enfrentou uma eleição contra o grupo apontado pela suposto envolvimento em muitos casos de corrupção e faz falta no Congresso

Há pouco mais de um ano, o senador Luiz Henrique (PMDB) esteve em sua última disputa política, concorreu à presidência do Senado e do Congresso Nacional contra todas as forças que alimentam a crise política, que persiste. O catarinense, que seguia os passos de , era a alternativa ética. Essa era a real batalha que se travava em plenário, mas repleta de contornos muitos mais fortes fora dele, em uma já ensaiada linha de confronto entre o Legislativo e o Palácio do Planalto, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) contra uma presidente Dilma Rousseff sob ataque.

Com todas as imperfeições humanas que possuía, Luiz Henrique era reconhecido por sua capacidade de articulação política, um construtor de alianças e composições, dotes mais do que necessários para enfrentar o quadro que só piorou de lá até hoje. Nesta quinta-feira, o ex-prefeito de Joinville, o senador e o primeiro governador reeleito do

8 Estado faria 76 anos, e mereceu os aplausos de companheiros de partido e de gente que conviveu com ele, na trincheira ou nas coligações ocasionais.

Faz falta o perfil do homem do MDB, como o ex-presidente nacional do PMDB e fiel escudeiro de Ulysses Guimarães ainda preferia chamar seu partido. E não foi possível esquecer a reação dele, em entrevista no SC no Ar, da RIC TV Record, ao vivo de Brasília, no dia 2 de fevereiro, às 7h42min, quando perguntado, após a derrota no Senado, se as denúncias de corrupção e os desmandos na República persistiriam, e ele foi taxativo: “Sim, com este tipo de gente que está no comando”. Luiz Henrique não foi canonizado, há pouca chance a de se ver políticos nesta condição, porém sua capacidade de antecipar, o dom de visionário e de conciliador, ajudaria a resolver melhor este emaranhado cenário de indefinições do país.

DIVULGAÇÃO/ND

A comissão organizadora das comemorações dos 50 anos do PMDB: reunião no dia do aniversário de Luiz Henrique

COINCIDÊNCIA DE PROPÓSITOS

Um dos homenageados nas comemorações dos 50 anos de fundação do PMDB, Luiz Henrique foi lembrado ontem na reunião da comissão que organiza as festividades, liderada pelo presidente de honra da sigla, o ex-governador e ex-senador Casildo Maldaner. A proposta será homenagear os históricos peemedebistas em uma sessão solene, embora não se possa negar que a ausência de Luiz Henrique uniu o partido como nunca. Da esquerda para a direita, o ex-secretário Milton Martini, o secretário executivo do PMDB Beto Ferreira, Luciano Veloso Lima, Ari Vequi, Casildo Maldaner e Valdir Cobalchini.

9 RICARDO PEREIRA/DIVULGAÇÃO/ND

Os advogados Cesar Souza Júnior, prefeito de Florianópolis, Gabriel Ribeiro, deputado estadual, na posse de Paulo Brincas, na presidência da OAB catarinense, que conversa com o governador

NOVO POSICIONAMENTO

O discurso forte com que iniciou sua gestão à frente da OAB catarinense, indica que Paulo Brincas está alinhado com o presidente da nacional da entidade, Cláudio Lamachia, que prega a convocação da “advocacia brasileira e da OAB nacional para retomarmos a tradução brasileira de conciliação nacional em benefício do nosso futuro", uma manifesta mudança no comportamento da Ordem, criticada pelo afastamento dos problemas políticos do país. Para Brincas, “é hora de passar o Brasil a limpo”, ao demonstrar indignação com a corrupção institucionalizada e o colapso da economia, enquanto defende o apoio integral da Ordem à Operação Lava Jato. Na foto, Brincas entre pessedistas: da esquerda para a direita, o prefeito da Capital Cesar Souza Júnior e o deputado estadual Gabriel Ribeiro, ambos advogados, Brincas e o governador Raimundo Colombo.

“O objetivo é incentivar a agricultura familiar, o turismo rural e tirar da informalidade muitos daqueles que vivem e trabalham no campo.”

Antonio Gavazzoni, secretário da Fazenda, sobre o projeto do governo enviado à Assembleia que isenta os pequenos agricultores e produtores de pagamento de ICMS, cera de 180 m il, desde que atendam a uma lista de exigências, que passam pelo faturamento e o tamanho da propriedade.

10

ELIANE RAMOS/DIVULGAÇÃO/ND

Na visita à cúpula do PSB nacional, da esquerda para a direita: o governador de Pernambuco Paulo Câmara, o presidente Carlos Siqueira, o vereador Abraão Mussi e o deputado Patrício Destro

DIRETO DE BRASÍLIA

O gesto do deputado Patrício Destro em ir a Brasília se encontrar com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, não é só para oficializar a transferência do vereador Abrãao Mussi do PT para a sigla, também é uma maneira de deixar claro que não deixará o partido apesar de inúmeros convites. Destro fez uma atualização sobre o crescimento do partido no Estado, comandando por Paulo Bornhausen.

A dúvida

Um dos primeiros a levantar a questão de alargamento da Via Expressa, o acesso a São José e Florianópolis pela BR-282, nem o deputado estadual Gean Loureiro (PMDB) acredita nas promessas de abertura de licitação da obra em 10 dias. Também está cético sobre o valor da obra, os ditos R$ 50 milhões, o que o fez traçar uma outra estratégia: um convite para o diretor-geral do DNIT Valter Casemiro Silveira explicar, à Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana da Assembleia, detalhes do cronograma da obra.

11

Vergonha

O episódio patrocinado em Palhoça pelos vereadores locais, que aumentaram o próprio salário e compraram uma briga com o prefeito Camilo Martins (PSD), que congelou o próprio salário, do vice e dos secretários, caracteriza-se com mais uma falta de discernimento do momento que o país vive. Quando se retira o véu do bate-boca local e das hipocrisias relatadas sobre o assunto, elemento explosivo em ano de eleição, vê-se que a classe política de um dos maiores colégios eleitorais do Estado, volta e meia envolvida em um escândalo, não está nem aí para a população, que juram honrar, querem é se dar bem. Lamentável.

------

* Ministros André Figueiredo (Comunicações) e Edinho Silva (Comunicação Social da Presidência) confirmaram presença no primeiro Seminário nacional Comunicação e Mídia Regional, promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Mídia Regional, presidida pelo deputado federal Pedro Uczai (PT), na próxima quarta-feira, em Brasília.

* Sintomático o não comparecimento do delegado federal Allan Dias, pela terceira vez, na CPI dos Radares da Câmara da Capital, prova de que a Operação Ave de Rapina ficou mais enfraquecida quando o responsável pela investigação, feita pela PF, foi transferido para o Rio Grande do Norte.

PAULO ALCEU

Incapacidade generalizada

É uma vergonha. Mais uma do governo PT/PMDB, revelando no mínimo desorganização administrativa. Dificilmente o país irá superar com certa celeridade a crise que essa turma que está no poder produziu. A Caixa Econômica Federal não tem dinheiro para honrar os financiamentos que aprovou da casa própria. Isso que estamos no início do ano. Criou uma expectativa falsa revelando uma gestão incapaz. Ficou sem recursos para a liberação dos financiamentos criando um grande prejuízo emocional e financeiro para milhares de brasileiros, que sonham com a casa própria. É inaceitável o que aconteceu. Os contratos foram analisados e aprovados permitindo desta forma que o cidadão de bem desse entrada na construtora no imóvel dos sonhos e fosse buscar o financiamento, que não saia porque não havia dinheiro na Caixa Econômica Federal, apesar da aprovação. E agora? A irresponsabilidade conduz para um sentimento de completa suspeição quando se trata desse governo de omissões e de promessas sem rumo. Cada dia um acontecimento novo colocando o país a deriva. Estão dilapidando o Brasil...

12 Importante A OAB mais sintonizada com as ruas. Dia 2 de março a entidade lança o movimento “Agora Chega! Não à CPMF”. Esta aumentando a corrente em defesa do cidadão contra a má gestão de governantes.

Cobrança No ano passado o senador Paulo Bauer apresentou um projeto colocando a Polícia Federal em investigações de crimes cometidos contra jornalistas. Até hoje a Comissão de Constituição e Justiça não indicou um relator para a matéria. Bauer cobrou da tribuna uma solução para esse impasse destacando o relatório da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão listando os números da violência contra jornalistas, cinegrafistas, blogueiros, editores, câmeras ocorridos ano passado no Brasil. Foram 140 ataques. Segundo o tucano, ataques também contra a liberdade de expressão.

Corrente do bem Intensas conversas ontem. Primeiro o presidente da Assembleia Gelson Merísio almoçou com o ex-deputado Paulo Bornhausen. No cardápio as eleições em Itajaí. Merísio aposta e vem trabalhando a favor de Bornhausen fortalecendo a aliança PSB/PSD. Depois desse encontro Merisio reuniu-se com dando sequencia as costuras e estratégias para as eleições municipais, tendo Itajaí como ponto de partida. Inclusive esta semana Amilcar Gazaniga do PP, esteve em Florianópolis também com o deputado Merisio e dentro do projeto de candidatura do ex-deputado Paulo Bornhausen. O interessante será trazer o PSDB para esse bloco que vem se fortalecendo e criando raízes que poderão, certamente, refletir em 2018.

Detalhes O homem forte da Gerdau, André Gerdau, que depôs ontem na Operação Zelotes, mas não falou nada, deixou para o advogado. É filho de Jorge Gerdau, considerado em 2014 o líder de melhor reputação no país, e que participou do governo Dilma como membro do Conselho Econômico. Esteve inclusive no Conselho da Petrobrás, presidido na época por Dilma Rousseff. Pois é, e empresa comandada por André Gerdau, que foi medalhista olímpico no hipismo, é suspeita de envolvimento em fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. Coisa de R$ 1,5 bilhão. A sensação que passa diante dessas operações é de que a esperança venceu a impunidade.

Dá para acreditar Um prefeito lá na Bahia, do município de Aporá, decidiu alterar a Constituição Federal. Exatamente isso. Ele modificou artigos da Constituição Federal para atender uma recomposição na Câmara Municipal. Sem sombra de dúvida o Brasil está de cabeça para baixo.

Sem efeito O governo está tão desacreditado que a redução em 10% do salário da presidente, do vice e dos ministros representou muito mais demagogia do que um ato contra a crise econômica. O governo tem que mostrar eficiência em suas ações e não movimentos de

13 palanque. E essa decisão não tem efeito prático, apenas simbólico. E seria bem recebido num governo de credibilidade. Não é o caso...

Passando a limpo Pelo andar da carruagem da Zelotes e da Lava Jato o último que sair por favor apague a luz....

Piada Definitivamente Conselho de Ética não é o forte no Parlamento. Eles se atrapalham, ficam sem entender exatamente o significa essa tal de "ética." É só observar o que acontece na Câmara, que até agora não conseguiu julgar a falta ou não de decoro do deputado Eduardo Cunha. E no Senado a vergonha estará estabelecida em breve com o julgamento do senador Delcidio do Amaral.

Defesa Segundo o deputado Rodrigo Minotto a cobrança de tarifa mínima, de água e energia elétrica, é classificada por ele de abusiva e ilícita se transformando num descaso à população. Por essa razão o parlamentar do PDT está apresentando um projeto de lei proibindo as concessionárias prestadoras de serviços essenciais de água e energia elétrica de cobrarem uma tarifa mínima de consumo.

Apoio Candidata ao governo em 2014 a Janaina Deitos do Partido Pátria Livre não poupou criticas ao governador Raimundo Colombo que tentava a reeleição. Hoje o partido dela apoia a decisão do governo do Estado de ter ingressado no STF contra o governo federal pedindo a extinção da dívida com a União. Durante a campanha Deitos inclusive defendeu ir à Justiça para uma revisão da dívida do Estado, por considerar um assalto aos cofres públicos. O Partido Pátria Livre expressou que não medirá esforços para que esta batalha judicial seja vitoriosa.

Prevenção Pois é, o governador Raimundo Colombo, que durante a campanha da reeleição, levou um grande susto por conta das peripécias do coração, decidiu dedicar-se com mais frequência aos cuidados com a saúde. Antes tarde do que nunca. Um pouco acima do peso está empenhado em exercícios diários. Muitos deles acompanhados de um personal cardiologista.

A vida segue

Qual a diferença entre contingenciamento e corte se o resultado final significa redução de custos? A Secretaria de Segurança não sofreu cortes no orçamento, apenas contingenciamentos...então tá...

14

Jefferson Saavedra

MP abre apurações sobre leitos de UTIs em Joinville

O Ministério Público de abriu inquérito nesta semana para apurar se cinco das salas de cirurgia do Hospital Municipal São José foram utilizadas em fevereiro como leitos de UTI. Além do cancelamento de 33 cirurgias, o eventual uso das salas como UTI é uma improvisação que não conta com médicos intensivistas, nem aparelhos adequados. O MP também quer saber se a central de regulação foi acionada para tentar vaga de UTI em outro hospital ou mesmo se foram procurados leitos na rede privada. A 15ª Promotoria também abriu inquérito para apurar as condições da UTI neonatal da Maternidade Darcy Vargas, esta sob administração do governo do Estado. A apuração é para saber se o número de enfermeiros não está abaixo do necessário e se o atendimento dos pacientes não está acima da capacidade. Neste momento, estão sendo solicitadas informações à Prefeitura de Joinville e ao Estado.

DEFESA DAS ÁRVORES

Moradores de Ubatuba, em São Francisco do Sul, protestaram ontem contra o corte de árvores pela Prefeitura. O município atende a decisão judicial, em ação do Ibama, que determinou a retirada da vegetação exótica da orla.

Indenização Um aluno de universidade privada de Joinville vai ganhar indenização por causa de batida em seu carro deixado em estacionamento pago. Não foi descoberto quem bateu e a instituição terá de pagar. A decisão foi confirmada em segunda instância.

No PPS Levi Rioschi aponta as conversas com o PSDB como passado e garante estar “muito bem” no PPS, partido pelo qual tentará novo mandato na Câmara de Joinville. E, continua Levi, não há aliança fechada com o PPS.

De sempre “É histórica, contraproducente, exaustiva e perigosa a controvérsia existente acerca das áreas non aedificandi a serem observadas no Município de Joinville. Tal questão, apesar de judicializada há anos, sempre é tratada de modo tópico, gerando recortes no leito dos rios devido à prolação de decisões diversas por órgãos judiciários diferentes”.

15 Análise A alegação acima é do juiz Roberto Lepper ao analisar ação envolvendo suposta área de preservação permanente em Joinville. O titular da 2ª Vara da Fazenda Pública solicitou à Promotoria do Meio Ambiente sugestão para que analise se há possibilidade – “visando a resolver a controvérsia de uma vez por todas” – de apresentação de uma ação coletiva.

Para vice A assessoria de Jaime Evaristo divulgou ontem convite para o vereador do PSC ser candidato a vice-prefeito. Mas não foi informado o autor do convite. Jaime ficou de responder nos próximos dias; Quem andou conversando com Jaime nos últimos dias foi o Dr. Xuxo (PP), mas não teriam tratado da vice. Portanto, o convite deve ter vindo de outro candidato.

Fila da oftalmologia Se forem incluídas as consultas de retorno, a fila da espera na oftalmologia em Joinville tem 17,8 mil à espera de atendimento. Só para a primeira consulta, são 14,7 mil pessoas, incluindo o atendimento pediátrico.

Teve mais Há 61 pacientes aguardando atendimento desde 2012, todos os demais se cadastraram em 2013 ou nos anos seguintes. Apesar do número elevado de pacientes, a fila na oftalmologia já foi maior. Em setembro de 2013, estava em 22,4 mil pacientes – houve atualização do cadastro em 2014 e 2015.

Precatório O Tribunal de Justiça determinou à Prefeitura de Joinville o pagamento de mais uma lista de precatórios, débitos resultantes de ações já julgadas na Justiça. São mais R$ 2,3 milhões a serem pagos referentes a vários processos. Já há outros R$ 2,9 milhões na fila em diferentes precatórios.

Homenagem ao Descobrimento

A jornalista Jaqueline Ronsani mostra uma das atrações de Araquari, a Nau do Descobrimento, às margens da BR-101.

Pedidos do táxi Em audiência om Udo Döhler, os taxistas conseguiram a garantia de redução do prazo do alvará para as permissões: hoje, para a transferência de uma placa, o novo titular precisa ter alvará há dois anos. Agora, será preciso apenas seis meses. Os taxistas também cobram mais fiscalização contra os táxis clandestinos.

16 Última que morre O possível ingresso de vereadores do PSDB no PSD deu um ânimo a certo pessoal do PMDB: é que como esses parlamentares são da base governista, como Fabio Dalonso, pode ser que ajudem numa hoje improvável composição com os peemedebistas. Pois é. Pode ser também que os vereadores mudem sua relação com o governo.

Impactos Além dos alagamentos em vários pontos da cidade, como no Vila Nova e na área central, a tempestade do início da noite de ontem chegou a deixar 23 mil economias sem energia. A zona Sul foi a mais atingida, com apagão também no Anita Garibaldi.

Pode ficar Maurício Peixer estuda convites de outros partidos, mas admite a possibilidade de permanecer no PSDB em Joinville. O vereador diz que não foi consultado sobre a entrada de Maycon Cesar no partido e não tinha como aceitá-lo como líder.

Não tem jeito As declarações de Gelson Merisio contra o governo Udo incomodam demais a atual administração. O pessoal da Prefeitura gostaria que Colombo desse um jeito nessa história. Mas o governador não tem se envolvido. E Merisio ainda diz que Colombo participará “mais” da eleição.

PORTAL JARAGUÁ Cinthia Raasch

Mais ricos

Agora foi a empresa de consultoria chinesa Hurun que trouxe Jaraguá do Sul como a terceira cidade brasileira com mais bilionários, só depois de São Paulo e Rio de Janeiro. Aqui estão três bilionários, todos acionistas da WEG No ano passado, a revista Forbes já tinha indicado o trio Werner Ricardo Voigt, Diether Werninghaus e Eggon João da Silva como os mais ricos da cidade. Com o falecimento de Eggon, em setembro, a conta bilionária ficou com os herdeiros. A empresa não confirma o nome do filho que figura entre os bilionários.

Campanha salarial

Ontem à noite, os servidores públicos municipais de Jaraguá se reuniram com o sindicato da categoria, o Sinsep, pra votar a pauta de reivindicações da campanha salarial 2016. Na assembleia ficou decidido que vão pedir o reajuste do INPC mais 3% de ganho real e aumento de R$ 2 por dia no vale alimentação. Hoje os servidores recebem R$ 21 de vale por dia trabalhado.

17 Sine

Em Guaramirim, houve rumores de que algumas pessoas não teriam sido atendidas no Sine por morarem em outras cidades. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Moacir José Mafra, nega que tenha havido recusa de atendimento. Mafra afirma que a agência atende conforme a capacidade, distribuindo senhas, mas sem distinção de cidade de origem dos solicitantes. Desde o ano passado, com mais pedidos de seguro- desemprego, o número de atendimentos da agência triplicou. O secretário diz que os três funcionários do Sine são pagos pela prefeitura e que não não tem recursos para aumentar o número de servidores no local. Mafra também cobra outras cidades para abrirem agências, como Schroeder, ou a aumentarem o número de atendentes, o que na visão dele deveria ser feito por Jaraguá do Sul.

É pouco

A Defesa Civil de Jaraguá do Sul recebeu só a metade do que pediu para uma nova tubulação na região da Justiça Federal, no Centro. O Estado confirmou apenas R$ 150 mil, mas o custo é de R$ 300 mil. Na região já existe uma tubulação pluvial pra levar a água até o rio Jaraguá, mas ela não consegue fazer toda a drenagem. Por isso, a Prefeitura tem a intenção de fazer um sistema paralelo, mais que dobrando a capacidade. O secretário da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Leocádio Neves e Silva, afirma que a Prefeitura não tem o restante do valor para tocar os trabalhos.

18

19

20

21

22

23

24

25

26

Resposta de Joares

Em resposta às declarações do prefeito Moacir Rabelo de que a decisão do diretório estadual de o destituir do cargo de presidente do PP capivariense se deu por “traição” de Joares Ponticelli, o ex-deputado não poupou críticas ao alcaide. “Traição é abandonar planos e programas de governo e não cumprir com promessas ao eleitor. Não posso e não irei me calar diante de tudo que vem acontecendo. A população de Capivari de Baixo sabe quem traiu o partido e a confiança do eleitor. Tentei várias vezes conversar com o prefeito, sem sucesso. O presidente Amin e toda a nossa executiva, por unanimidade, tomaram esta atitude difícil, porém o momento e amadurecimento político no país é outro e não podemos ser omissos ou cúmplices desse desgoverno”, disparou.

Geovânia A deputada federal Geovânia Sá vai mesmo trocar o PSDB pelo PSD. O deputado estadual Kennedy foi quem convidou a criciumense e, segundo ele, o PSD garantiu que ela será a única candidata da sigla à Câmara Federal de Paulo Lopes a Passo de Torres. “Na Amrec e Amurel, os deputados Kleinübing e João Rodrigues fizeram mais de 50 mil votos, um é de Blumenau e outro é de Chapecó”, declarou ele em entrevista a uma rádio de Criciúma.

Presidente da Amurel A Amurel elegeu ontem o prefeito de Imaruí, Manoel Viana de Souza (PT), presidente da entidade, tendo como primeiro e segundo-vice o prefeito Olavio Falchetti (Tubarão) e o prefeito Antônio Felippe (Pedras Grandes), respectivamente. O prefeito de Imbituba, Jaison Cardoso, que entregou o cargo, elogiou a equipe técnica e o diretor Celso Heidemann pelo bom trabalho realizado na associação.

Gago O terceiro-suplente do PMDB de Tubarão, o Gago, vai mesmo deixar seu atual partido. Sua ida para o PSD já está sacramentada, e a filiação deverá ocorrer nos próximos dias. Conforme a coluna anunciou ontem, o PP também estava interessado em seu passe, mas o partido de Colombo levou a melhor.

27 Coligações Com a manutenção das coligações proporcionais para o próximo pleito, muitos políticos da região tendem a aguardar até o prazo final da “janela partidária” para tomar sua decisão. Isso porque coligações proporcionais que estão sendo cogitadas podem mudar todo o cenário da corrida eleitoral.

Coligações 2 Aliança proporcional entre partidos grandes, por exemplo, tende a exigir uma votação muito maior para que o candidato a vereador seja eleito, e assim pode fazer com que pré-candidatos desistam de migrar para estas siglas. Já coligações entre pequenas siglas, com o objetivo de garantir “legenda”, podem fazer com que pré-candidatos criem coragem para se filiar em partidos nanicos.

Vagas em creches Destacando informações divulgadas pela coluna dando conta de que o Ministério Público Estadual ingressou com dezenas de ações na Justiça para garantir vagas para crianças em creches do município, o vereador Neno voltou a cobrar do prefeito Olavio a resolução do problema.

Vagas em creches 2 Neno solicitou cópia da lista de espera atualizada de cada um dos CEIs. No mesmo requerimento, considerando que muitos alunos recebem nas creches e escolas a principal refeição do dia, solicitou informações sobre a alimentação que vem sendo disponibilizada às crianças e adolescentes na rede municipal de ensino.

DIZEM MAS EU NÃO AFIRMO Que colheu o que plantou...

Excelente ação amanhã

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Tubarão, CDL, presidida pelo empresário Menezes, estará promovendo amanhã, em parceria com a Celesc, a coleta do lixo eletrônico, tendo por local a Casa da Cidadania, no Centro, das 9 às 12 horas. O trabalho que será realizado mostra a preocupação da entidade, que não tem se furtado do problema ambiental do município e vem trabalhando já há algum tempo na conscientização da população quanto à destinação correta do lixo eletrônico. Todos nós sabemos que não há mais como ignorar os impactos ambientais na vida das pessoas e suas consequências para a saúde diante do enorme volume de lixo que é produzido todos os dias, não apenas o doméstico, mas também o industrial e eletrônico. Merece, por isso mesmo, todo o

28 nosso aplauso e incentivo esta ação que será capitaneada pelo diretor executivo Felipe Nascimento e funcionários da CDL tubaronense.

Entrelinhas

Prefeito de Capivari de Baixo, Moacir Rabelo, e o gerente regional da Epagri, Gustavo Gimi dos Santos, assinaram novo convênio de cooperação mútua. A Epagri deixará a Secretaria de Agricultura e passará a atender no prédio da rodoviária, onde já estão o Procon, Sine, Cidasc e outras entidades.

Deputado federal Ronaldo Benedet, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão das Obras das BRs 101 e 285, convidou o diretor geral do Dnit, Valter Cassimiro, para estar dia 7 de março em Tubarão vistoriando as obras da ponte sobre o Rio Tubarão e o túnel do Morro do Formigão.

Pré-candidato a prefeito de Tubarão pelo PSC, o empresário Edi Carlos de Almeida esteve em Curitiba na companhia do presidente do partido, Paulo César Lopes. Visitaram o diretório do partido local, que tem em Ratinho Júnior o maior líder da capital do Paraná, e trouxeram algumas ideias para a campanha.

Professor Mário Sergio Cortella, um dos mais requisitados conferencistas do país na atualidade, estará em Tubarão no mês de abril numa promoção da CDL e Unisul. O lançamento do evento ocorrerá dia 1º de março às 19h na sede da CDL durante um happy hour.

Prefeito de Armazém, Jaime Wensing (PSDB), durante a reunião de ontem na Amurel, anunciou que dia 31 de março renunciará ao cargo e entregará no dia seguinte ao seu vice, Victor Antonio Boing (PMDB), o comando da prefeitura, cumprindo assim acordo feito na última eleição.

Vereador Ismael Martins, o popular Mael, foi nomeado presidente da comissão provisória do Partido Progressista (PP) de Capivari de Baixo. Hoje, Mael realizará às 19h a primeira reunião da comissão e fará algumas filiações de pré-candidatos a vereador, inclusive a da ex-secretária de Saúde, Inês Reis.

Prefeito de Tubarão, Olavio Falchetti assina hoje às 13h30, no auditório da Fundação de Desenvolvimento Social, antigo Fórum, Centro da cidade, convênios com 27 entidades que realizam atividades sociais, educacionais, culturais e de saúde do município, totalizando R$ 6.381.904,73.

29

Comissão estadual no PMDB

A executiva estadual do PMDB, através de reunião ordinária e preocupada em evitar embates internos, decidiu constituir uma comissão externa com cinco membros, todos do diretório estadual, para estabelecer o entendimento municipal nos dois segmentos do partido em Imbituba liderados pelo ex-presidente Jailson Teixeira e o ex-prefeito Osny Souza Filho. Caso não haja entendimento em 30 dias será definida a eleição municipal para o novo diretório municipal do PMDB. Em outubro de 2015 os municípios catarinenses realizaram suas eleições para o diretório e as exceções foram os municípios de Imbituba e Itajaí, que sofreram a intervenção do diretório estadual, que assim evitou possíveis conflitos partidários. A nova comissão ficou formada pelos membros da executiva estadual, Adélcio Machado, Valdir Cobalchine, Edilberto Ferreira, Ari Vequi e Milton Martini.

Transparência Numa demonstração de transparência, a diretoria da CDL de Imbituba devolveu, dos R$ 125 mil repassados à entidade, R$ 6.616,05 aos cofres públicos municipais. A presidente da entidade, Marilúcia Soares da Luz Bergler, a Luma, realizou no fim de semana a devolução oficial dos recursos restantes do Projeto de Decoração de Natal de 2015 ao prefeito Jaison Cardoso de Souza.

Páscoa A Câmara de Dirigentes Lojistas de Imbituba, através da presidente Marilúcia Soares da Luz Bergler, confirmou igualmente que a entidade já está trabalhando numa decoração voltada para as comemorações da Páscoa, mas desta vez com recursos próprios da CDL. “Vamos fazer uma decoração bonita e que será do agrado de todos”, concluiu Luma.

Fica no PT Médico Rosenvaldo da Silva Júnior decidiu permanecer no PT de Imbituba, mas até as eleições deste ano. Ao colunista, confirmou que não tem intenções de disputar a prefeitura, e sim uma cadeira no Legislativo. E mais: confirmou que foi sondado pelo PR e outras siglas, mas por enquanto ficará no Partido dos Trabalhadores.

Churrasco Os quatro vereadores da oposição em Imbituba, todos do PSD, se reúnem neste fim de semana, provavelmente na residência do edil Renato Ladiada, para com um churrasco dar a arrancada inicial para as eleições municipais. O nome em foco para a prefeitura é Christiano Lopes de Oliveira, e quanto ao vice as atenções se voltam para o PT.

30

Favoritismo de aparência do PMDB no Cerro

Escrevemos sobre o favoritismo do PMDB nas eleições deste ano em Cerro Negro. E a ponderação se baseia no histórico do partido e atuação de suas lideranças. Também ao fato da máquina estar a favor de uma candidatura pelega. Outro fator para o aparente favoritismo peemedebista é a discrição da oposição que não evidencia um nome forte para conduzir um projeto alternativo.

Fora isso, quase mais nada soma a favor do PMDB. Pelo contrário. O partido se fragilizou por situações que são do conhecimento de todos. Das encrencas judiciais do ex-prefeito Teba ao desgosto pela política da atual prefeita Sirlei. Tem ainda o fato de que lideranças que puxam votos não vão concorrer neste ano. Caso dos suplentes Auro e Toninho, denunciados pelo MP, além da impossibilidade de disputa dos eleitos Ivandel e Roberto. E, somando a tudo isso, o próprio Fabiano Mocelin pensa em tirar o time de campo.

Diante de tal cenário, damos mão à palmatória sobre esse favoritismo aparente que apontamos do PMDB não ser algo real. Mas se os opositores não se mexerem daqui a pouco os peemedebistas abocanham a eleição de novo. Até porque, se não houver adversário articulado, o PMDB não vai perder para ele mesmo!

DO CERRO I – Das atitudes tomadas pelo vereador Fabiano Mocelin neste ano não foi surpresa a decisão de renunciar à presidência da Câmara de Vereadores do Cerro Negro. É que havia um acordo de que o mandato seria de um ano e depois o recolhimento para que outro pudesse ocupar o cargo. E como ele é de cumprir acordo, honrou-o.

DO CERRO II – Porém, surpreendeu a hipótese de Mocelin retirar o nome da condição de pré-candidato pelo PMDB à Prefeitura. E mais que isso: Recolher-se da política “devido a fatores que vem acontecendo nos últimos anos na classe”, como ele mesmo argumentou. Pode estar acontecendo alguma coisa nos bastidores que a gente desconhece. Mas Cerro Negro precisa da oxigenação no poder. E Mocelin, assim como outros líderes locais, representa isso.

31

PRESIDENTE NO CERRO – Com a renúncia de Fabiano Mocelin na presidência da Câmara, foi composta a nova mesa. O guapo Adenilson Rodrigues, vereador que representa todo o município, mas especialmente a região do Sagrado e Linda Vista é o novo presidente da Câmara. Ele era vice do Mocelin na legislatura anterior. Vereador Adirone é o novo vice e o Jair primeiro secretário. Mocelin segue na mesa diretora da Câmara como segundo secretário. Harmonia no Cerro!

CONTAS CAMPO BELO I – Porque no TCE/SC já houve ponderações por causa das contas do último ano da administração do prefeito Firmino Aderbal Chaves Branco, as mesmas vieram para análise na Câmara de Campo Belo, como é o praxe. E por 5 votos a 4 houve rejeição das contas.

CONTAS CAMPO BELO II – A lei n.º 64/90 aponta na alínea „G‟ do artigo 1.º que se tornam inelegíveis para os 8 anos seguintes à condenação “os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário”. Assim, carece apenas ver se os motivos da rejeição é irregularidade insanável por ato doloso (vontade consciente) e se não cabe recurso. Se for assim, ex- prefeito Firmino somente poderia voltar a concorrer em 2024.

COM COBALCHINI – Para entender os rumos (e da falta deles) para a eleição deste ano, os peemedebistas de Cerro Negro estiveram com o comandante estadual do PMDB, na reunião articulada por Juarez Mattos. Mocelin, prefeita Sirlei e o vice Joceli prosearam com Cobalchini. E ouviram do líder peemedebista a orientação para que o partido se mexa e garanta candidatura no município.

DO CAMPO BELO – Quem também foi para a prosa com o deputado Cobalchini foi o prefeito Padre Edilson com o grupo de peemedebistas de Campo Belo. Segundo Juarez Mattos, o PMDB fará algumas concessões em termos de composições na Serra ao PSD. “E queremos em troca alguns acenos como em Campo Belo para se manter a coligação entre PMDB e PSD. Se é com Doutor Tadeu ou outro nome de vice, caberá ao PSD decidir”, disse Juarez, que articulou a conversa.

NO CAPÃO – Disse-nos o coordenador regional do PMDB, Juarez Mattos, que o cenário em Capão Alto está praticamente sacramentado com o partido indicando o vice a Tito Freitas. Zezo Pires deve ser o nome a compor com Tito, numa chapa bastante forte para enfrentar o prefeito Prego. Restará saber o rumo do PSD no Capão.

32 DEFINIÇÃO EM ANITA – Executiva do PMDB se reuniu em Anita Garibaldi. Foram apresentados seis nomes que passam a desfilar como pré-candidatos a vereador no município pelo PMDB. Homologação das candidaturas, naturalmente, somente quando a lei determinar. Líderes de PMDB, PSDB e PT se encontram nesta semana. Na pauta a manutenção da aliança que perdeu para Ivonir em 2012. A agenda dos pelegos começou na segunda-feira quando o prefeiturável Rui Duarte esteve com Cobanchini contando como está a amarração peemedebista para o pleito eleitoral deste ano.

QUE É ISSO PSD? – Conferimos o edital assinado pelo prefeiturável Júlio Pinheiro chamando membros do diretório, vereadores e delegados do partido para uma „Convenção Municipal‟ dia 26 de fevereiro. Na pauta a proposta de coligação partidária, escolha de candidato a prefeito, vice e vereadores. Tudo nos conformes, não fosse a época. Esse tipo de pauta somente pode ser deliberado lá no mês de julho. Penso que o Júlio Pinheiro se equivocou e deve ficar bem contente se a Justiça Eleitoral não lhe der um puxão de orelha. Calma, Júlio! Tudo ao seu tempo!

DE ANITA – Parou no noticiário estadual processo que corre sob segredo de justiça envolvendo empresa de Anita Garibaldi. Atuando na área de cartografia e topografia, a empresa é acusada de irregularidades no programa Lar Legal (que regulariza imóveis urbanos). Valor superior a R$ 1 milhão foi bloqueado de representantes da empresa para garantir eventual ressarcimento às pessoas que podem ter sido lesadas. Aguardemos o desdobramento!

UBS EM ABDON – Está ali no noticiário das obras de Abdon, a inauguração da nova UBS no município. O posto de saúde foi viabilizado através de uma articulação do deputado Décio Lima (PT) que não conseguiu estar presente no ato. Providência possível a partir da articulação política do prefeito Lucimar Salmória (PMDB) que fez questão de destacar a parceria durante a inauguração.

TRANSPORTE – Prefeito interino do Cerro, Joceli Varela e o prefeito de Capão Alto, Luiz Freitas, acompanharam a discussão na Amures em torno da falta de repasses do Governo Colombo para pagar o transporte escolar dos estudantes das escolas estaduais. Para resolver a pendenga, as prefeituras transportam e o Estado paga pouco e defasado. O correto seria parar de transportar. Mas nesse caso quem perderia seria a comunidade.

33

Mais transparência, por favor

O plenário da Câmara de Jaraguá do Sul aprovou ontem mais um projeto de lei que autoriza um vereador a fazer um curso à custa de dinheiro público. Votaram contra a iniciativa Ademar Winter (PSDB), Amarildo Sarti (PV) e Eugênio Juraszek (PP). Antes, Natália Petry (PMDB) subiu à tribuna para avisar que será favorável que cada gabinete tenha direito a apenas uma especialização este ano, em função do período eleitoral e da consequente possibilidade de quem está na Casa não ter o mandato renovado pelo eleitor que, afinal, é quem paga a conta.

O que chama atenção é que durante o debate no plenário não é mencionado qual parlamentar (dessa vez será Jocimar Lima) fará o curso, nem qual curso, nem aonde e muito menos de quanto será a conta. E isso é regra, funciona sempre assim. Está na hora dos parlamentares aplicarem mais o conceito de transparência que tanto cobram.

Jocimar fará um treinamento sobre Controle Externo do Legislativo em São Paulo durante os dias 9 e 10 de março, com inscrição de R$ 450, receberá diárias de R$ 300, R$ 70 para cada alimentação e mais as passagens.

Pelo fico

Depois de Hideraldo Colle, o vereador Pedro Garcia é outra liderança do PMDB a sair em defesa da manutenção da aliança com o PP de Dieter Janssen. Ele diz, porém, que respeitará a decisão tomada pelo diretório. “Com todas as dificuldades econômicas, o Dieter tem feito uma boa administração e sem nenhum escândalo”. No quinto mandato, Garcia admite também que a essa altura do campeonato o partido teria dificuldade de bancar um discurso de oposição.

Sede e vagas Em entrevista à TV Câmara de Itajaí, José de Ávila (SDD) e Arlindo Rincos (PSD) revelam ter um plano para construir uma nova sede para a Câmara de Jaraguá do Sul. E

34 mais: o objetivo da visita, paga com dinheiro do contribuinte, foi conhecer a estrutura física de lá para adaptar aos sonhos daqui. Isso acontece menos de um mês de Àvila ter descartado para a imprensa local a possibilidade de adquirir um terreno para construção da sede. E mais: na mesma entrevista, Rincos defende que Jaraguá do Sul deveria aumentar o número de vereadores. Pode?

Notícia comemorada O prefeito de Guaramirim, Lauro Fröhlich (PSD), acordou ontem com a confirmação da liberação de R$ 1,9 milhão do governo federal para construção de duas pontes, uma no Ribeirão do Salto e outra no Bananal do Sul. Além disso, a Defesa Civil do Estado repassou um kit transposição para o Quati.

Canal do Linguado O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, e o deputado federal Mauro Mariani apresentaram no Ibama, em Brasília, um estudo da Univille que reforça a importância ambiental da reabertura do Canal do Linguado, aterro entre o continente e a ilha de São Francisco do Sul. A duplicação da BR-280 é vista como oportunidade para o debate, pois é prevista a construção de uma ponte para o local.

Deputado Valduga fica no PCdoB e é candidato a prefeito de Chapecó

Valduga fica no PcdoB - O deputado estadual Cesar Valduga (PCdoB) me ligou nesta quinta-feira (25), para falar sobre a nota que dei na edição de quarta-feira, de que ele estaria assinando ficha em outro partido. O deputado foi taxativo em afirmar que ficou lisonjeado com os convites que recebeu, mas garante que não existe motivação alguma para sair do PCdoB, que sempre o apoiou e confiou

35 nele, seja nas candidaturas a vereador, como a deputado. “Tenho um respeito e carinho muito grande pela militância e os 94 anos de história do PCdoB”, disse. Questionado sobre sua pré-candidatura a prefeito de Chapecó, Valduga confirmou que é candidato e tem conversado com vários partidos sobre o novo projeto que quer apresentar para o município. “Chegou o momento de Chapecó buscar o novo, renovar”, afirmou.

Taca-lhe o pau... Buligon

Muitos até não acreditavam que o prefeito, recém-empossado, de Chapecó, Luciano Buligon (PSB) fosse surpreender os chapecoenses, como está. Do seu jeito simples e humilde, Buligon caiu na graça e ganhou respeito, até mesmo dos adversários. O prefeito tem marcado o seu governo com ações, diretamente junto do povo em reuniões, visitando obras, andando de ônibus, de carrinho de rolimã, para conhecer e ouvir de perto o que a população chapecoense quer, verdadeiramente. Sem dúvidas, um ato de muita coragem e desprendimento por parte do prefeito, afinal este governo vem sofrendo várias críticas, até mesmo pelo tempo, 12 anos, que o mesmo grupo está no poder. Buligon virou o jogo e vem forte para as eleições municipais.

Segurança Pública

Conforme o deputado estadual Mauricio Eskudlark (PR), neste primeiro semestre, 1.294 servidores, entre policiais militares, policiais civis e peritos do Instituto Geral de Perícias, aprovados no último concurso público, serão nomeados para começar o curso de formação na academia em junho. Na Polícia Militar serão chamados 658 soldados. Na Polícia Civil mais 420 agentes e 66 delegados. E no Instituto Geral de Perícias mais 150 auxiliares criminalísticos. Também estão em período de formação, na Academia da Polícia Civil, 31 escrivães e 38 psicólogos. “A segurança pública precisa, urgentemente, recompor o efetivo e resgatar a sensação de segurança”, afirmou.

Marcondes vai para o PSDB

Uma fonte fidedigna, de Florianópolis, me garantiu que o deputado estadual Mario Marcondes (PR) deve ir para o ninho tucano. o PSDB. Conforme esta liderança, as especulações de que Marcondes poderia assinar ficha no PPS já foram descartadas.

36 Dilma está braba

A presidente Dilma Rousseff (PT) está uma “arara” com o PT. É que Dilma ficou sabendo que o seu partido vai fazer uma ofensiva contra o reajuste fiscal, diante disso a presidente está se negando a ir na festa de 36 anos do PT no próximo sábado, no Rio de Janeiro. Ministros e amigos tentam convencer a presidente a comparecer no evento. Já, a versão oficial é que Dilma estará no Chile.

Olha o perigo

Se ficar comprovado que o dinheiro depositado na conta suíça de João Santana, por um dos operadores de "acarajés" (dinheiro ilegal) do petróleo, financiou a campanha de Dilma em 2014, o processo que corre no TSE, a pedido do PSDB, ganha força e pode engolfar o vice Michel Temer (PMDB). Há muitos atores nesse jogo e muito fio desencapado por aí, a mudança da prisão de Santana de temporária para preventiva sinalizaria que investigadores da Lava-Jato acharam mais do que anunciaram contra o marqueteiro petista.

Não cola mais...

A presidente Dilma Rousseff tomou a decisão de não gravar participação no programa de propaganda partidária do PT, que foi ao ar em horário nobre na TV. Dilma, assim como todos os brasileiros, viu o PT ser alvo de um dos mais barulhentos e expressivos panelaços já ocorridos nas mais variadas cidades brasileiras. Lula ainda não entendeu que nem mesmo as classes mais pobres caem na conversa de que todos os problemas do País se resumem à vingança de uma elite aborrecida, porque não quer andar de avião sentado ao lado de alguém do povão. Essa conversa mole de "nós" contra "eles" não cola mais.

POLÍTICA

Aninha se reúne com Deputado Merisio e lideranças da região

Florianópolis (SC)

A Presidente do PSD de Cocal do Sul, Cirlene Gonçalves Scarpato (Aninha) participou, na última quarta feira (24/02), do encontro conduzido pelo Presidente Estadual do PSD, Deputado Gelson Merisio com os pré-candidatos a Prefeito da região da AMERC. A vinda de

37 Merisio, acompanhado pelo Deputado Jose Nei Ascari foi para motivar os integrantes do partido que se dispõe a colocar o seu nome para a disputa do pleito deste ano. Aninha avaliou como positiva a reunião para o crescimento e fortalecimento do partido que terá o máximo de candidatos a Prefeito nos municípios do estado.

Proposta de Minotto proíbe cobrança de tarifa mínima de água

Está tramitando na Assembleia Legislativa o projeto de Lei que proíbe as concessionárias prestadoras de serviços essenciais de água e energia elétrica de cobrarem uma tarifa mínima de consumo ou de adotar práticas similares no Estado de Santa Catarina. A proposta é de autoria do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT). “Para garantir sua prestação, é necessário que a fornecedora promova a instalação material, e que possa ser utilizada a qualquer momento, em qualquer quantidade. O fornecedor tem o dever de prestação e o consumidor tem a faculdade de o utilizar”, justifica.

O valor mínimo de pagamento é vedado pelo Código de Defesa do Consumidor, conforme dispõe o art. 39, inciso I, que o classifica como “venda casada", ou seja, para receber o serviço, o consumidor é obrigado a desembolsar, pelo menos, uma quantidade mínima. Entretanto, as empresas concessionárias e permissionárias justificam a cobrança desta tarifa mínima, sob o argumento da necessidade em prover a manutenção, os custos da operação e a expansão do sistema de fornecimento.

Essa alegação é contraditória, porque se houve a concessão à prestação dos serviços, por consequência direta, há o desembolso pelo consumidor daquilo que foi usufruído. “Constata-se que a cobrança da tarifa mínima caracteriza uma prática abusiva e ilícita, pois agrava substancialmente a condição de vulnerabilidade e impotência do consumidor, constituindo-se verdadeiro descaso, desrespeito e desconsideração com a população”, pontua Minotto.

38 Em caso de descumprimento, o projeto de lei prevê a perda da concessão ou permissão de serviços ou ainda o ressarcimento pela concessionária aos consumidores de valor monetário correspondente ao dobro dos valores cobrados a maior nos últimos cinco anos, devidamente corrigidos pelo INPC e acrescidos de juros de 12% (doze por cento) ao ano até a data do efetivo ressarcimento, conforme prevê a Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990 – Código de Defesa do Consumidor.

Prefeito de Jacinto Machado diz que falácia dos políticos ajudam a prejudicar conquistas para nossa região.

De Fáveri passa comando da Amesc a Nei Zanette

Prefeito de Jacinto Machado, Antônio de Fáveri (PT), passou ontem à noite o comando da mesa diretora da Amesc, a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense, para o prefeito de Meleiro, Nei Zanette (PP). Há vários anos a troca de presidência na entidade se dá de forma consensual, respeitando-se um rodízio entre os partidos que elegeram mais prefeitos. No atual mandato, os primeiros três anos à frente da Amesc foram ocupados pelo prefeito de Turvo, Ronaldo Carlessi (PMDB), de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini (PSD) e por Antônio de Fáveri. Representando o PP, Nei Zanette fechará o quadriênio.

De acordo com De Fáveri a Amesc conseguiu cumprir seu papel institucional sem maiores sobressaltos ao longo de 2015, “mas as realizações mais palpáveis ficaram aquém do esperado”. O ex-presidente se refere especificamente as já conhecidas demandas de infraestrutura regional, como são os casos das pavimentações da serra da Rocinha e do Faxinal, ou ainda a construção da barragem do Rio do Salto. “Infelizmente avançamos muito pouco neste sentido. As amarras que trancam a concretização destes sonhos é algo inexplicável”, comenta.

Para De Fáveri, boa parte da culpa por estas obras não terem saído do papel cabe às próprias lideranças política. De acordo com ele, é comum o fato de líderes políticos estaduais saírem bradando aos quatro ventos a conquista de uma obra só porque ela foi anunciada. “O anúncio por si só não é quase nada. Se não houver um esforço para destravar as questões de ordem ambiental, por exemplo, nada vai para a frente”. Na sua

39 visão, ao se comemorar uma conquista de forma antecipada, o prejuízo é muito maior que o benefício. „Tudo vira uma falácia e a população passa ficar desacreditada da classe política. Isto é péssimo, porque o descrédito gera a desmobilização e, com isto, perdemos o poder de pressão junto aos órgãos que têm poder de decisão”, comenta.

De olho em 7

Presidente do PSD Estadual, deputado Gelson Merísio, deverá vir a Araranguá no próximo dia 3 para abonar a ficha de várias lideranças políticas ao partido. De acordo com o presidente municipal da sigla, Jairo Costa Canto, os vereadores Giancarlo Soares de Souza (Pros), Cabo Loro (Pros) e Geraldo Mendes (PT) já estão confirmados na agremiação. De acordo com Jairo, além destes, outros dois vereadores poderão ingressar na sigla. O presidente, no entanto, preferiu não adiantar os nomes, “pois as articulações para a vinda deles ainda estão em andamento”. Em nível de especulação comenta-se a boca miúda que o vereador Arilton Costa estaria trocando o PP pelo PSD. De acordo com Jairo, as conversas com Arilton têm sido muito superficiais, mas também há esta possibilidade. Outro que está no foco do PSD é o suplente Edir Gomes Batista, o Tico (PP). Somados os certos, os quase certos, e os prováveis, o PSD está de olho em sete políticos ligados ao legislativo araranguaense.

Convites de sobra

Possível filiação do empresário Ademir da Silva, o Dema, ao PSD, com o objetivo de concorrer a prefeitura este ano, poderá rachar o partido. A presidenta da sigla, Gislaine Dias da Cunha já sentenciou que caso a articulação visando a filiação se dê goela a baixo, ela buscará abrigo em uma outra agremiação política. Neste sentido, cinco partidos já manifestaram interesse na filiação de Gislaine: PMDB, PSB, PDT, DEM e PSDB. Para a presidenta, a filiação de Dema é bem vinda, desde que sem condicionantes. “O PSD tem que estar livre para poder propor coligação a quem quiser neste ano”, comenta ela, se referindo ao fato de Dema não aceitar uma composição em que o PMDB esteja na cabeça de chapa. “Se tiver condicionante, se a situação for imposta de cima para baixo, eu estou fora”, ressalta. Caso Gislaine de fato deixe o PSD, o mais provável é que ela se filie a uma sigla que esteja aliada ao PMDB. Neste sentido, as opções mais prováveis são PSB, PDT ou DEM. O PSDB pode surgir como uma alternativa para incrementar a coligação encabeçada pelo PMDB, já que os tucanos hoje são oposição.

Menos articulado

Maior partido da região em número de prefeitos, vereadores e filiados, PMDB tem perdido feio para o PP e para o PSD quando o assunto é a organização com vistas ao pleito municipal deste ano. Esta desarticulação, por certo, é fruto da ausência de uma liderança regional que puxe para si a responsabilidade de organizar a sigla, a exemplo do que faz o deputado José Milton Scheffer no PP, e a coordenadora Gisela Scaini no PSD. O deputado Manoel Mota (PMDB), que tinha este papel nas bases, ainda sumido do processo. Pela média o que se acaba observando é que o PMDB regional não tem um Norte claro a seguir. Como consequência o que vê é o partido abrindo mão, de forma

40 bastante antecipada, de disputas na cabeça de chapa em municípios como Balneário Arroio do Silva e Ermo. Em vários outros a sigla não tem sequer um nome consensual para a disputa. Há municípios com cinco pré-candidatos, como é o caso de Praia Grande e Timbé do Sul. Neste passo, a tendência é de definhamento.

Quase lá

Secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada de Luca, e diretor geral do Detran, Vanderlei Rosso, têm afirmado que o Ciretran de Sombrio deverá ser inaugurado até o final de abril. O órgão substituirá o Citran, podendo atender de forma bem mais ampla todas as situações que envolvam documentações de veículos e habilitação de motoristas. Hoje quem mora em Praia Grande, por exemplo, e quer fazer uma carteira de motorista, tem que ir até Araranguá. Com o Ciretran funcionando plenamente em Sombrio, a CNH poderia ser feita neste município. A obra física do Ciretran, construída ao lado da Delegacia de Polícia, já está pronta, faltando apenas o mobiliário, que, de acordo com Ada, deverá estar colocado até o final de março. De acordo com o vereador Nego Gomes (PMDB), que tem trabalhado para que o local passe a funcionar logo, o governo também disponibilizará funcionários para atender a demanda que fatalmente aumentará com a nova estrutura. “Estamos trabalhando a mais de cinco anos nesse projeto. Finalmente estamos chegando na reta final”, comenta o vereador.

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

72

73

Blog Ivan Exxtra

Os “PMDBs” em programa na TV - 1

Não podia ser diferente. O PMDB leva ao ar ontem (25) seu programa partidário em cadeia nacional de rádio e televisão com críticas à condução do país durante a crise e anúncio do chamado Plano Temer

74 2, com propostas do vice-presidente da República e presidente da legenda Michel Temer para manter e ampliar conquistas sociais. Lideranças de todas as tendências do partido, de “oposicionistas” a “governistas” deram o recado. Em uma espécie de jogral, lideranças nacionais e regionais do PMDB afirmaram durante todo o programa que “é possível sim” voltar a crescer, melhorar o debate, estabelecer o diálogo e a união, pacificar a política e reunificar o país, retomar o ritmo do crescimento, ter o respeito do mundo e ter prazer e orgulho de viver no Brasil.

Os “PMDBs” em programa na TV - 2

No programa, Temer diz que “estamos vivendo dias difíceis, principalmente em função dos nossos próprios erros”. Segundo o vice-presidente, o sentimento de desconfiança, abatimento e pessimismo das pessoas é natural, mas não ajuda o Brasil a sair da crise. “Tenho plena convicção de que é possível recobrar o ânimo, resgatar a confiança e reabrir as portas para o crescimento. Cada um no seu lugar, mas todos juntos temos que fazer um gesto, dar o passo que falta na direção do entendimento”, disse Temer. O pedido de unidade feito pelo vice-presidente foi repetido em outras aparições do programa, que teve como lema Avançar é Acreditar. Os peemedebistas defenderam saídas para a crise por meio de diálogo, entendimento, esperança e trabalho para que o país possa retomar o crescimento e as pessoas voltem a ter uma vida tranquila.

Os “PMDBs” em programa na TV - 3

Segundo o PMDB, 2015 terminou sem uma definição de “para onde ir, sem uma direção firme a seguir” e 2016 começou com uma sensação de impotência entre os brasileiros diante da crise, “porque, infelizmente, o desentendimento continua”. O programa prossegue lembrando que, enquanto a economia desanda, a população continua desiludida e duvidando de tudo e de todos, que o desemprego aumenta, os preços sobem, e os brasileiros empobrecem. As lideranças defenderam diálogo, propostas e medidas concretas para o Brasil enfrentar e sair da crise. Os escândalos de corrupção envolvendo a Petrobras e a situação a que o esquema levou a empresa foram alvo de críticas dos peemedebistas.

Câmara aprova redução de salário de presidente da República e ministros

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Decreto Legislativo, que reduz os subsídios da presidente Dilma Rousseff, do vice-presidente Michel Temer e dos ministros de Estado. A redução será de 10% do salário, de R$ 30.934,70 para R$ 27.841,23. A matéria será enviada ao Senado. O projeto teve origem em mensagem encaminhada pela Presidência da República. Segundo o governo, a iniciativa “insere-se no processo de racionalização e redução de despesas no âmbito do governo federal, em decorrência das dificuldades impostas pelo momento turbulento por que passa a economia mundial”.

Acabou em pizza: CPI do BNDES aprova relatório final - 1

Depois de mais de cinco meses de trabalho, a Comissão Parlamentar do Inquérito (CPI) do BNDES chegou ao fim com a aprovação do relatório final do deputado José Rocha (PR-BA). O relatório final foi aprovado depois de muitas críticas da oposição, que cobrava a responsabilização de pessoas suspeitas de terem usado o banco estatal para

75 beneficiar empresas. José Rocha não acatou pedidos de indiciamento, entre os quais o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o do presidente do BNDES, Luciano Coutinho. "Eu cometeria ato de injustiça ou mesmo de parcialidade se indiciasse pessoas que não foram ouvidas nessa comissão, que não tiveram a oportunidade de se defenderem e apenas pedir o indiciamento ouvindo apenas o lado da acusação", explicou o relator.

Acabou em pizza: CPI do BNDES aprova relatório final - 2

Apesar de não responsabilizar ninguém, o relatório de José Rocha foi usado pela oposição para justificar os indiciamentos, já que detalha as operações de empréstimos do BNDES a empresas como a São Fernando, do pecuarista José Carlos Bumlai, e o financiamento para a construção de uma linha de metrô de Caracas, na Venezuela – construída pela empreiteira Odebrecht. Parlamentares oposicionistas apresentaram votos em separado em que pediam o indiciamento de diversas pessoas, entre as quais o ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os votos em separado não são apreciados pela comissão, mas são anexados automaticamente ao relatório final como opiniões individuais de seus autores.

Deter não possuía uma estrutura adequada para suas atribuições, diz TCE

A auditoria do Tribunal de Contas de SC, sobre Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis, entre tantas discrepâncias apuradas, o auditor-substituto de conselheiro Cleber Muniz Gavi , diz que o Deter não possui capacidade para fiscalizar a concessão do serviço de transporte intermunicipal, como previsto na lei n. 8.897/95 e na Política Nacional de Mobilidade Urbana. Apontou que dos 35 servidores nomeados em concurso de 2010, 15 já deixaram o cargo. Além disso, na época da auditoria, a equipe técnica do TCE/SC verificou que a autarquia não possuía uma estrutura adequada para o desempenho de suas atribuições. Faltavam computadores, veículos e capacitação dos fiscais. Conforme consta da decisão, “a suscitada proposta de mudanças depende tanto da contratação de novos servidores, como da formulação da nova Política de Transportes”, diz Gavi.

TRE-SC disponibiliza legislação eleitoral em seu site

O TRE-SC disponibilizou, em seu site, as normas a serem aplicadas nas eleições municipais de 2016. As leis eleitorais, resoluções e portarias do TSE e do TRE-SC podem ser acessadas em Legislação > Eleições 2016. Na mesma página, é possível acessar, ainda, uma coletânea de jurisprudência do TSE e do TRE-SC sobre prazos de desincompatibilização para os cargos em disputa nas próximas eleições. Vale lembrar que a Lei n. 13.165/2015, conhecida como Reforma Eleitoral 2015, promoveu importantes alterações nas regras das eleições deste ano ao introduzir mudanças nas Leis n. 9.504/1997 (Lei das Eleições),n. 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos) e n. 4.737/1965 (Código Eleitoral).

Escola do Legislativo abre inscrições para o Programa Parlamento Jovem - 1

Escolas públicas e privadas de todo o estado que queiram participar do Programa Parlamento Jovem Catarinense podem se inscrever a partir deste mês, no site da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira (www.escola.alesc.sc.gov.br). O

76 sorteio das escolas para a próxima edição será realizado durante a semana do Parlamento Jovem, em junho deste ano. Entendendo a educação como apropriação do conhecimento produzido historicamente pelo homem e a instituição de ensino como um dos espaços privilegiados de produção e socialização do saber, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina instituiu o Programa Parlamento Jovem Catarinense, pela Resolução nº 003/2005 (Santa Catarina, 2005), regulamentado pelo Ato da Mesa nº 147/2008 (Santa Catarina, 2008).

Escola do Legislativo abre inscrições para o Programa Parlamento Jovem - 2

O objetivo do programa é o de possibilitar aos estudantes de escolas públicas e privadas a vivência do processo democrático mediante participação em jornada parlamentar na Assembleia Legislativa, com diplomação e exercício do mandato. De acordo com Léa Medeiros Cardoso, gestora do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo, a parceria entre instituições de ensino e Assembleia Legislativa é fundamental para aprimorar a Educação para a Cidadania e a Formação Política. "Um dos principais objetivos do programa é aproximar estudantes de ensino médio do Poder Legislativo, proporcionando momentos de reflexão e aprofundamento sobre o papel do Parlamento e da sua importância na sociedade democrática, além de instigá-los à discussão e à participação, desencadeando o interesse na atuação política e, principalmente, no aprimoramento da democracia."

Por Ivan Lopes da Silva

Embaixador da União Europeia visita a Capital

O prefeito Cesar Souza Junior e a secretária de Turismo, Zena Becker, receberam na tarde de quinta-feira (25), o chefe da Delegação da União Europeia (UE) no Brasil, embaixador João Gomes Cravinho para uma visita preparatória. A vinda do embaixador serve como preparação para a visita anual dos embaixadores da União Europeia, prevista para o final de maio de 2016, na Capital. O evento acontecerá nos dias 30 e 31 de maio, ainda sem local definido, e contará com a presença de 24 embaixadores. “A maioria ainda não conhece Florianópolis, mas receberam ótimas indicações sobre a região. Minha visita preparatória comprovou que o Estado, e especificamente Florianópolis, será perfeita para o evento. Fiquei muito impressionado com as oportunidades ligadas a inovação e tecnologia que a cidade proporciona, certamente conseguiremos criar laços futuros”, afirmou o chefe da Delegação da União Europeia (UE) no Brasil, embaixador João Gomes Cravinho.

77 Polícia Civil forma mais 34 psicólogos policiais civis

Nesta sexta-feira, 26, às 10h, será realizada a solenidade de formatura de 34 psicólogos policiais civis, no auditório da Academia da Polícia Civil (Acadepol), em Florianópolis. Eles têm até 15 dias para assumirem as suas lotações nas Delegacias Especializadas. A cerimônia contará com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba; do delegado geral da Polícia Civil, Artur Nitz; do delegado geral adjunto, Marcos Flávio Ghizoni Júnior, e do diretor da Acadepol, Vitor Bianco Júnior. Os alunos passaram por um treinamento intenso, iniciado em 28 de setembro do ano passado, entre aulas teóricas e práticas, somando 1.064 horas/aulas, distribuídas entre 37 disciplinas. Entre elas, estão algumas específicas do cargo, como Avaliação Psicológica no Contexto do Trabalho, Práticas Psicológicas em Delegacias Especializadas e Psicologia e Políticas em Segurança Pública. Além das disciplinas pertinentes à carreira de policial, como tiro, técnicas operacionais, Direito Penal, Processo Penal, entre outras.

Epagri comemora 60 anos de extensão rural e pesqueira em SC

Na segunda-feira, 29 de fevereiro, todos os Escritórios Municipais (EM) da Epagri estarão mobilizados numa grande comemoração pelos 60 anos da extensão rural e pesqueira em Santa Catarina. No dia 29 de fevereiro de 1956, foi instalado no estado o primeiro Escritório Técnico Agrícola (ETA) e a data tornou-se um marco para o início das atividades de extensão no território catarinense. Cada Escritório Municipal da Epagri vai realizar na segunda-feira uma atividade de café da manhã ou lanche da tarde para reunir autoridades locais, representantes de entidades agrícolas, agricultores, funcionários e ex-funcionários da Empresa. O evento contará com depoimentos que resgatam a história local da extensão rural e apresentação de um vídeo, produzido pela TV da Epagri, que faz um relato histórico da atividade no estado.

Empresários apresentam projeto para ampliação de ferrovia turística

O governador Raimundo Colombo recebeu na tarde de quinta-feira, 25, em Florianópolis, empresários da associação Tremtur que buscam parcerias para ampliar ferrovia turística na região do Alto Vale do Itajaí. A proposta é de que o Governo do Estado participe dos trabalhos, contratando serviços do Exército. Representantes do Batalhão Ferroviário do Exército em Santa Catarina e empresários da Tremtur agora vão preparar um orçamento para avaliação da viabilidade da parceria. “Essa é uma boa ideia e temos muito interesse em contribuir. Além de um resgate cultural e histórico da região, a promoção de novas atividades do turismo é de grande contribuição para a economia catarinense”, defendeu o governador. O empresário representante da Tremtur, Germano Emílio Purnhagen, explicou que o novo trecho, como 16 quilômetros, teria finalidade essencialmente turística, com administração por empresários locais.

Reunião no Ministério dos Transportes

A deputada estadual Luciane Carminatti (PT) voltou a comentar os resultados de uma reunião realizada no último dia 15, em Brasília, entre representantes do Ministério dos Transportes, DNIT e frente parlamentar catarinense, para tratar de investimentos na malha viária que corta o estado. Segundo a parlamentar, ainda que não tenha havido acerto sobre o aumento do trecho de concessão da BR-282, estendendo-o até a confluência com a BR-470, foram obtidos anúncios positivos durante o encontro. Ela

78 acrescentou que aproveitou o encontro para denunciar a empresa responsável pela restauração da BR-158 pela utilização de material inadequado para o serviço. “É uma vergonha ver a empresa colocando nos buracos um material que não cola e cai fora na mesma hora. Felizmente, o DNIT autorizou a vinda de uma equipe para averiguar o que está acontecendo.”

Deputada comenta sobre a Comissão de Legislação Participativa

O deputado estadual Cesar Valduga (PcdoB) destacou a instalação da Comissão de Legislação Participativa, para a qual foi novamente eleito presidente. Para este ano, disse, prosseguem as metas de tornar o colegiado um espaço voltado a realização de debates e a resolução de problemas. “Queremos reafirmar nosso compromisso de ouvir a sociedade catarinense, tanto do setor produtivo, quanto da classe trabalhadora e também da agricultura familiar e de buscar os melhores encaminhamentos para as demandas trazidas das mais diversas regiões do estado.”

Duplicação da BR-280 é tratada entre deputado e Secretário

O deputado estadual Doutor Vicente Caropreso (PSBD) destacou seu encontro com o secretário de Estado da Infraestrutura, João Carlos Ecker, para tratar da duplicação da BR-280, no trecho de 9,5 km que liga os municípios de Guaramirim e Jaraguá do Sul. Em 2015, disse, a obra foi licitada em R$ 80 milhões, mas faltaram incluir sete melhorias entre viadutos, obras e pontes. “Toda a certificação ambiental já está feita e nos próximos dias serão abertas as propostas e saberemos quem fará esses projetos. Agora falta apenas a sinalização positiva do governador, para que a região possa comemorar essa reivindicação de 25 anos.”

Deputado discursa lembrando aniversário de Luiz Henrique da Silveira

O deputado estadual Manoel Mota (PMDB) subiu à tribuna para trazer à lembrança as contribuições do ex-governador e ex-senador Luiz Henrique da Silveira, que se estivesse vivo, completaria no dia 25, 76 anos. Falecido em 10 de março de 2015, o político joinvilense, disse Mota, deixou como marca a descentralização administrativa do estado e teria ainda muitas contribuições a dar caso estivesse vivo. “Que saudade que ele deixou em todos nós e como ele nos ajudaria neste momento de turbulência por que passa a sociedade brasileira. Queria deixar esse registro, com o coração batendo forte, disparado. Os catarinenses não o esquecem.”

Parlamentar fala em novo modelo para o país

Para o deputado estadual Kennedy Nunes (PSD) a atual conjuntura nacional é resultado de um modelo político-administrativo resultante das aspirações dos grupos que elaboraram a Constituição Federal de 1988, algo que já não está mais em sintonia com os desejos da atual sociedade brasileira. A população, disse, está emitindo sinais pela criação de um novo momento para o país, que passe pelo fim da corrupção e a exigência de ética na política. “Está nascendo um novo modelo e, nós como políticos, temos que ter a competência de interpretar isso. Esse é o nosso desafio.”

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

79 Deputada do PT critica Ministério dos Transportes por região Oeste estar “invisível”

A deputada estadual Luciane Carminatti (PT) disse na manhã de quinta-feira (25), na tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que depois de duas idas a Brasília durante este mês para tratar da concessão de rodovias, chegou à conclusão de que o Estado só existe enquanto capital e a região Oeste é invisível aos olhos dos governos. “Quando tratamos dos sistemas complexos que representam a possibilidade de fortalecer o desenvolvimento de todo o estado e integrar o Oeste com os portos catarinenses, não fomos ouvidos”, reclamou. Tanto é que o primeiro anúncio do Ministério dos Transportes foi a autorização do projeto técnico da Via Expressa Sul, da ordem de R$ 100 milhões, uma conquista da região da Grande Florianópolis.

Luciane coordenou um grupo de trabalho no último dia 15, em Brasília, formado por várias entidades catarinenses e deputados no Ministério dos Transportes e na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para reivindicar mudanças nos processos que concedem a administração das BRs – principalmente a 282 e a 470 – em Santa Catarina à iniciativa privada. Na última segunda-feira, a partir de um convite dos deputados federais Esperidião Amin (PP/SC) e Carmem Zanotto (PPS/SC), a deputada participou de uma nova reunião em Brasília, com a presença do ministro dos Transportes e toda a direção do DNIT.

Segundo a deputada, a demanda levada a Brasília foi a inclusão no atual edital de concessão da BR-153, da BR-282 a inclusão do trecho da BR-163, que liga Dionísio Cerqueira a São Miguel do Oeste e a Chapecó. “Este ponto não foi sequer considerado”, lamentou.

“Outro aspecto em relação ao traçado, - que tem eco em toda a sociedade catarinense e eu não consigo entender como não gera mais indignação, inclusive da nossa bancada federal -, é que estamos dizendo neste atual edital de concessão que tudo aquilo que produzimos no Oeste vamos mandar para o Paraná”, informou. Luciane considerou que o estado tem que fazer sua defesa, mas não compreende como Santa Catarina está tão parada diante deste anúncio. “Se pensarmos o desenvolvimento de SC, só vamos integrar se houver rodovias que ligam o Estado de ponta a ponta e em boas condições”, disse.

Luciane afirmou que se este edital permanecer como está, a primeira etapa a ser duplicada será a da BR- 153 com destino ao Paraná. Se assim for, tudo o que for produzido será levado para o porto de Paranaguá, ignorando o porto de Itajaí, por exemplo, que tem sido uma referência no armazenamento dos produtos frigorificados, que tem recebido investimentos, que tem logística e infraestrutura. “Este edital diz o seguinte: a produção sai de Chapecó e vai para o Paraná”, ressaltou.

Co isso, quem vai sofrer é Santa Catarina e os municípios com a redução da arrecadação porque uma obra de duplicação mexe com todas as cidades por onde ela passa.

80 “Queremos a ligação da 153 com Campos Novos (282) e a 470. Sabemos que a 470 é prioridade, mas vai demorar para ser concluída. E como este edital tem prioridade para o governo, corremos o risco do trecho até o Paraná ficar pronto antes da 470. Muito grave para a economia catarinense e para o desenvolvimento do Estado”, disse.

Projeto de energia a partir de resíduos decorrentes da agroindústria de SC

Santa Catarina pode contar em breve com um programa oficial de fomento para a geração de energia a partir de resíduos decorrentes da agroindústria. A proposta, que consta do Projeto de Lei 97/2015, de autoria do deputado estadual (foto) Natalino Lázare (PR), foi um dos temas de destaque durante a reunião plenária da Assembleia realizada na manhã de quinta- feira (25).

Segundo o parlamentar, a iniciativa tem o duplo objetivo de diminuir os problemas ambientais e sociais provocados pelo acúmulo de dejetos orgânicos e de prover o estado de uma nova atividade econômica. “Não estamos dando conta dos problemas ambientais que os rejeitos estão criando hoje, sobretudo nos municípios produtores de suínos e esse passivo ambiental aumenta a cada dia. Este programa é extremamente urgente e necessário, pois já há até mesmo empresários interessados em atuar no setor.”

Para que o programa se viabilize, além da aprovação do projeto na Assembleia, é necessário que o Executivo regulamente uma série de medidas de apoio à atividade. “O governo também precisa criar as condições para que este projeto saia do papel o mais rápido possível, criando as regas para a pesquisa, logística, volumes de investimentos e medidas de incentivo referentes à produção e ao consumo do biogás”, disse.

Exploração do Pré-Sal

O deputado Dirceu Dresch (PT) criticou a aprovação, nesta quarta-feira, pelo Senado Federal, de projeto de lei de autoria do senador José Serra (PSDB-SP) que altera as regras de exploração de petróleo do pré-sal, retirando da Petrobrás a exclusividade na exploração da jazida. Para o parlamentar, a proposta faz parte de um movimento voltado a entregar riquezas do país ao capital estrangeiro e a ligar as empresas controladas pelo poder público a uma imagem de ineficiência. "Há uma tentativa, por alguns setores, de instalar um certo tipo de preconceito no país. Felizmente grande parte da sociedade brasileira, entidades sindicais, movimentos e partidos estão fazendo uma discussão séria sobre isso, sobre a necessidade de reservar o petróleo para os brasileiros e de dar nova perspectiva de desenvolvimento para o país.”

81

Comitiva de Barra Velha vai até Florianópolis para cobrar mais segurança

Participaram do encontro o prefeito, Claudemir Matias, a vereadora Lea da Banca, o representante da comissão de segurança Pedro Elias Neto e o deputado Darci de Matos

Nesta terça-feira (23), o Deputado Patrício Destro (PSB) acompanhou uma comitiva de Barra Velha que foi até Florianópolis em busca de soluções para segurança pública daquela região. Participaram da comitiva o prefeito de Barra Velha, Claudemir Matias, a vereadora Lea da Banca, o representante da comissão de segurança Pedro Elias Neto e demais autoridades. Acompanhou também a reunião o deputado Darci de Matos.

“Hoje em dia sofremos com o aumento da criminalidade em Joinville, e não podemos deixar que essa situação se alastre para outros municípios”, disse o Deputado Patrício Destro. Para ele é importante unir forças com as autoridades policiais na prevenção, para coibir que crimes aconteçam. “E isso é o que fazemos, trazemos comunidade para discutir soluções junto com a Polícia Militar”, frisou.

Conforme o representante da comissão de segurança pública de Barra Velha, Pedro Elias Neto, um dos locais mais preocupantes é o bairro de Itajuba. “Itajuba cresceu muito, conta com cerca de 10 mil habitantes, e com isso aumentou também a criminalidade. Hoje os assaltos estão acontecendo a luz do dia”, frisou Neto. A vereadora Lea também destacou o aumento da criminalidade no bairro. “70% das ocorrências são registradas em Itajuba”, disse ela.

Uma das saídas para coibir a prática de crimes seria o aumento do monitoramento eletrônico. “Queremos pelo menos 10 câmeras de segurança para instalar no bairro”, disse Neto. Outra solicitação é para que a Polícia Militar construa um posto avançado e aumente o efetivo em Itajuba. “Os números exigem este tipo de ação, precisamos defender nossos habitantes”, frisou Patrício.

O comandante geral da PM-SC, Paulo Henrique Hemm, frisou a importância dos deputados somarem força com a comunidade “é importante esse envolvimento dos parlamentares trazendo reivindicações da comunidade para o comando”, disse. Ele explicou ainda que a Polícia Militar não atua mais com base fixa devido ao grande custo da estrutura para atender uma pequena área. Hoje a solução apresentada são bases móveis, que conforme a necessidade atendem comunidades diferentes.

O comandante ainda destacou que o município de Barra Velha será contemplado no projeto de expansão do monitoramento eletrônico com mais 10 câmeras. “Além disso

82 vou pedir também uma atenção especial para um trabalho mais focado em furto e roubo naquela região”, finalizou.

Após a reunião, o prefeito Claudemir Matias avaliou como positivo o encontro e se disponibilizou em comprar um veículo para a base de operação da Polícia Militar. “Fiquei muito satisfeito com a reunião e as decisões tomadas, agora vamos verificar o orçamento e trabalhar para a aquisição deste veículo”, avaliou.

Após a audiência com o Comandante da Polícia Militar, a comitiva teve encontro com o Delegado Geral da Polícia Civil, Arthur Nitz, para tratar do mesmo tema.

Por uma Itajuba mais segura

A comunidade de Itajuba está se organizando para fazer uma manifestação popular neste final de semana. O Movimento Itajuba Segura acontece neste sábado (27), com concentração na Igreja Senhor Bom Jesus, a partir das 9 horas da manhã. Toda a comunidade é convidada à participar.

83

======

84 ======

Diretoria de Comunicação Social

Thamy Soligo Diretora de Imprensa

Rossani Thomas Cordenadora de Imprensa

CLIPPING

EDIÇÃO e ELABORAÇÃO Moacir Cardoso Pereira

INFORMAÇÕES Diretoria de Comunicação Social 3221 2757 / 3221 2750

Site: http://www.alesc.sc.gov.br/portal_alesc/clipping

E-mail: [email protected]

======

85