Ed. nº 00/2020 | Março Na última semana do mês de julho deu-se continuidade ao No mapa 1 observa-se as regiões de acompanhamento acompanhamento do desenvolvimento fenológico e da estimativa da 2ª safra de milho 2019/2020. da produtividade do milho 2ª safra 2019/2020. Neste período, Circular Mapa 1 – Regiões acompanhadas. foram contatadas empresas de assistência técnica, produtores 369/2020 rurais, sindicatos rurais e empresas privadas dos principais municípios produtores de soja e milho do . As MT Mato Grosso do Sul - 2020

principais informações levantadas referem-se estádio fenológico, GO América do Sul

BL Limite de Estados situação da lavoura, clima, colheita dentre outras informações. Limite de Municípios Durante os meses de maio e julho técnicos percorreram as Região Norte MG Região Nordeste 2ª Safra diversas regiões de cultivo procurando validar as áreas de plantio. Região Oeste Região Centro As informações levantadas foram cruzadas com o mapeamento do Região Sul Milho Região Sudoeste Região Sul-Fronteira uso e ocupação do solo através de sensoriamento remoto. À partir SP 2019/2020 Região Sudeste desses dados, foi confirmado que a área da 2ª safra de milho 2019/2020 será menor do que a da segunda previsão, saindo de PA 1,900 milhão para 1,895 milhão de hectares. Comparando com a PR área da safra 2018/2019, que foi 2,173 milhões de hectares, houve uma redução de 12,79%. A produtividade média esperada Fonte: SIGA/MS Elaboração: Sistema Famasul/APROSOJA-MS para o estado é de 76 sc/ha, o que confere produção estimada de 8,650 milhões de toneladas.

Ed. nº 369/2020 | Julho Região Norte 2ª Safra de Municípios: Sonora, , , , São Gabriel do Oeste, Camapuã, Bandeirantes, Rio Negro, , e . Milho Precipitação: não ocorreram precipitações entre os dias 27 e 31 de julho, nas propriedades acompanhadas. Estádio de desenvolvimento fenológico: entre R4 e R6. Situação da Lavoura: na região acompanhada as pragas, plantas daninhas e doenças estão sob controle no momento. A colheita do milho está avançada nos municípios de Sonora e Coxim, no entanto, nos municípios de Bandeirantes, Jaraguari, Camapuã, Rio Verde de Mato Grosso, Rio Negro, Pedro Gomes, Rochedo e São Gabriel do Oeste os produtores aguardam a redução da umidade do grão para iniciar a colheita. Até o momento, as produtividades inicias demonstram um bom rendimento de grãos por hectare. Nas próximas semanas a colheita será intensificada no município de São Gabriel do Oeste. Clima: na segunda semana do mês de agosto não há previsão chuva na região, possibilitando o avanço da colheita. Expectativa dos Produtores: os produtores estão animados com o preço pago pela saca e acreditam que a produtividade fique acima da média da produção passada.

Ed. nº 369/2020 | Julho Região Nordeste 2ª Safra de Municípios: Alcinópolis, Costa Rica, Chapadão do Sul, Cassilândia, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Selvíria, Três Lagoas, Inocência, Milho Água Clara, Paraíso das Águas e Figueirão. Precipitação: não ocorreram precipitações entre os dias 27 e 31 de julho, nas propriedades acompanhadas. Estádio de desenvolvimento fenológico: entre R4 e R6. Situação da Lavoura: as pragas, plantas daninhas e doenças estão sob controle no momento. A colheita do milho está avançada nos municípios de Alcinópolis, Chapadão do Sul e Costa Rica, já nos municípios de Selvíria e Paraíso das Águas os produtores aguardam a redução da umidade do grão para seu início. Por enquanto, as produtividades inicias demonstram um bom rendimento de grãos por hectare. Clima: na segunda semana do mês de agosto não há previsão de chuva na região, possibilitando o avanço da colheita. Expectativa dos Produtores: os produtores estão animados com o preço pago pela saca e acreditam que a produtividade fique próximo da produtividade estimada para essa safra.

Ed. nº 369/2020 | Julho Região Oeste 2ª Safra de Municípios: Corumbá, , Miranda, Anastácio, , , Bonito, , Maracaju, Jardim, Guia Lopes da Milho Laguna, Caracol e Bela Vista. Precipitação: não ocorreram precipitações entre os dias 27 e 31 de julho, nas propriedades acompanhadas. Estádio de desenvolvimento fenológico: entre R4 e R6. Situação da Lavoura: as pragas, plantas daninhas e doenças estão sob controle no momento. Com relação a colheita do milho, o município de Maracaju já possui uma área colhida considerável, enquanto os municípios de Bodoquena, Miranda, Porto Murtinho, Bonito, Nioaque, Maracaju, Jardim, , Caracol e Bela Vista estão no início. As produtividades inicias demonstram um bom rendimento de grãos por hectare. Nas próximas semanas a colheita será intensificada principalmente em Maracaju. Clima: na segunda semana do mês de agosto não há previsão chuva na região, possibilitando o avanço da colheita. Expectativa dos Produtores: os produtores estão animados com o preço pago pela saca e acreditam que a produtividade fique próximo da estimada para essa safra.

Ed. nº 369/2020 | Julho Região Centro 2ª Safra de Municípios: Dois irmãos do Buriti, , Sidrolândia, , , Rio Brilhante, , e Brasilândia. Milho Precipitação: não ocorreram precipitações entre os dias 27 e 31 de julho, nas propriedades acompanhadas. Estádio de desenvolvimento fenológico: entre R4 e R6. Situação da Lavoura: as pragas, plantas daninhas e doenças estão sob controle no momento. A colheita do milho está avançada nos municípios de Sidrolândia, Rio Brilhante, Campo Grande e Nova Alvorada do Sul. Produtores rurais de Dois irmãos do Buriti, Terenos e Ribas do Rio Pardo aguardam a redução da umidade do grão para iniciar a colheita. Até o momento, a produtividade inicial demonstra um bom rendimento de grãos por hectare. Clima: na segunda semana do mês de agosto não há previsão chuva na região, possibilitando o avanço da colheita. Expectativa dos Produtores: os produtores estão animados com o preço pago pela saca e acreditam que a produtividade fique próximo da estimada para essa safra.

Ed. nº 369/2020 | Julho Região Sul 2ª Safra de Municípios: Itaporã, Douradina, , Deodápolis, Angélica, , Glória de Dourados, Fátima do Sul, , Caarapó e Milho . Precipitação: não ocorreram precipitações entre os dias 27 e 31 de julho, nas propriedades acompanhadas. Estádio de desenvolvimento fenológico: entre R4 e R6. Situação da Lavoura: as pragas, plantas daninhas e doenças estão sob controle no momento. A colheita do milho está avançada nos municípios de Ivinhema, Dourados, Itaporã, Angélica, Douradina e Vicentina, no entanto, nos municípios de Deodápolis, Glória de Dourados, Juti, Fátima do Sul e Caarapó os produtores aguardam a redução da umidade do grão para iniciar a colheita. As produtividades inicias demonstram um bom rendimento de grãos por hectare. Alguns produtores da região estão preocupados com a chegada do mês de agosto, que possui um histórico de fortes rajadas de ventos na região, podendo ocorrer o tombamento de plantas. Clima: na segunda semana do mês de agosto não há previsão de chuva na região, possibilitando o avanço da colheita. Expectativa dos Produtores: os produtores estão animados com o preço pago pela saca e acreditam que a produtividade fique próximo da estimada para essa safra.

Ed. nº 369/2020 | Julho Região Sudoeste 2ª Safra de Municípios: Antônio João, Ponta Porã e Laguna Carapã. Milho Precipitação: não ocorreram precipitações entre os dias 27 e 31 de julho, nas propriedades acompanhadas. Estádio de desenvolvimento fenológico: entre R4 e R6. Situação da Lavoura: as pragas, plantas daninhas e doenças estão sob controle no momento. A colheita do milho está avançada em todos os municípios acompanhados, as produtividades inicias demonstram um bom rendimento de grãos por hectare. Clima: na segunda semana do mês de agosto não há previsão de chuva na região, possibilitando o avanço da colheita. Expectativa dos Produtores: os produtores estão animados com o preço pago pela saca e acreditam que a produtividade fique próximo da estimada para essa safra.

Ed. nº 369/2020 | Julho Região Sul-Fronteira 2ª Safra de Municípios: Aral Moreira, , , , Paranhos e . Precipitação: não ocorreram precipitações entre os dias 27 e 31 de julho, nas propriedades acompanhadas. Milho Estádio de desenvolvimento fenológico: entre R4 e R6. Situação da Lavoura: na região acompanhada as pragas, plantas daninhas e doenças estão sob controle no momento. A colheita do milho está lenta em todos os municípios da região, pois os produtores estão aguardando a redução da umidade do grão. As produtividades inicias demonstram um bom rendimento de grãos por hectare. Clima: na segunda semana do mês de agosto não há previsão de chuva na região, possibilitando o avanço da colheita. Expectativa dos Produtores: os produtores estão animados com o preço pago pela saca acreditam que a produtividade fique próximo da produtividade estimada para essa safra.

Ed. nº 369/2020 | Julho Região Sudeste 2ª Safra de Municípios: Naviraí, , Batayporã, , Jateí, Eldorado, Anaurilândia, , , , Mundo Novo, Taquarussu e Japorã. Milho Precipitação: não ocorreram precipitações entre os dias 27 e 31 de julho, nas propriedades acompanhadas. Estádio de desenvolvimento fenológico: entre R4 e R6. Situação da Lavoura: as pragas, plantas daninhas e doenças estão sob controle no momento. A colheita do milho está lenta em todos os municípios da região pois os produtores aguardam a redução da umidade do grão. As produtividades inicias demonstram um bom rendimento de grãos por hectare. Clima: na segunda semana do mês de agosto não há previsão de chuva na região, possibilitando o avanço da colheita. Expectativa dos Produtores: os produtores estão animados com o preço pago pela saca e acreditam que a produtividade fique próximo ou abaixo da estimada para essa safra.

Ed. nº 369/2020 | Julho Colheita do Milho 2ª Safra 2019/2020

Evolução da colheita do Milho 2ª Safra Gráfico 1 - Colheita do milho na região norte de MS 31/jul Média da Região Norte Média Ponderada MS

Nos gráficos 1, 2 e 3, pode ser verificada a 60% evolução da colheita do milho, nas regiões norte, centro 50% e sul do estado, conforme consultas aos Sindicatos Rurais 40% e/ou empresas de assistências técnicas dos municípios, 30% além das informações obtidas em campo. Com base nas 25,8% informações levantadas, na data de 31/07/2020, a área 20%

13,4% colhida de milho acompanhada pelo Projeto SIGA MS 10% alcançou 13,4%. 0% Alcinópolis Camapuã Chapadão do Costa Rica Coxim Paraíso das Pedro Gomes Rio Verde MT São Gabriel Sonora Sul Águas do Oeste

Fonte: APROSOJA-MS/ Sistema Famasul Elaboração: APROSOJA-MS/Sistema Famasul

Ed. nº 369/2020 | Julho Colheita do Milho 2ª Safra 2019/2020

Gráfico 2 - Colheita do milho na região centro de MS

31/jul Média da Região Centro Média Ponderada MS 20% 18% 15,8% 16% 14% 13,4% 12% 10% 8% 6% 4% 2% 0% Bandeirantes Campo Grande Jaraguari Nova Alvorada do Sul Rio Brilhante Sidrolândia Terenos

Fonte: APROSOJA-MS/ Sistema Famasul Elaboração: APROSOJA-MS/Sistema Famasul

Ed. nº 369/2020 | Julho Colheita do Milho 2ª Safra 2019/2020

Gráfico 3 - Colheita do milho na região sul de MS 31/jul Média da Região Sul Média Ponderada MS 25%

20%

15% 13,4%

10% 10,5%

5%

0%

Fonte: APROSOJA-MS/ Sistema Famasul Elaboração: APROSOJA-MS/Sistema Famasul A região norte está com a colheita mais avançada, com média de 25,8%, enquanto a região centro está com 15,8% e a região sul com 10,5% de média. A área colhida até o momento, conforme estimativa do Projeto SIGA, é de aproximadamente 159.162 hectares.

Ed. nº 369/2020 | Julho Colheita do Milho 2ª Safra 2019/2020

No gráfico 4 visualiza-se a evolução da Gráfico 4 - Evolução da colheita de milho no estado nas últimas 5 safras colheita para o mesmo período, nas safras 100% 90% 2018/19 e 2019/20 no estado do Mato Grosso 80% do Sul, em comparação com a média, máxima 70% 68,7% e mínima dos últimos 5 anos. 60% A porcentagem de área colhida na safra 55,0% 50% Mínimo - Máximo 2019/2020, encontra-se inferior em 40% Média dos últimos 5 aproximadamente 55,27%, em relação à safra 30% anos 2ª Safra 2019/2020 2018/2019, para a data de 31 de julho. 20% 13,4% 2ª Safra 2018/2019 10%

0%

03/jul 10/jul 17/jul 24/jul 31/jul

04/set 11/set

05/jun 12/jun 19/jun 26/jun

07/ago 14/ago 21/ago 28/ago 29/mai

Fonte: APROSOJA-MS/ Sistema Famasul Elaboração: APROSOJA-MS/Sistema Famasul Ed. nº 369/2020 | Julho Estimativa 2ª Safra de Milho 2019/2020

Os trabalhos de uso e ocupação de solo realizados pela Aprosoja/MS Esse comportamento mostrou que os produtores estão possuem duas métricas. Uma com levantamento de imagens de satélite e outra preocupados com o manejo de pragas e doenças. A adoção de outras através das equipes de campo. Partindo-se de uma expectativa inicial de área de culturas faz com que haja quebra de ciclo de várias doenças e insetos milho 2ª safra de 1,977 milhão de hectares, se observou que o montante plantado pragas, podendo assim melhorar o manejo cultural para próxima safra de foi menor do que esse inicialmente previsto. Esse resultado foi apurado a partir do soja. trabalho de 15 técnicos na primeira quinzena de maio de 2020, que rodaram Em função das condições climáticas, apenas 71% das áreas foram 19.863 quilômetros e coletaram 12.633 pontos de GPS em áreas cultivadas com implantadas até 13 de março, que é a melhor janela de plantio. Com isso, milho. 29% dos plantios ficaram fora da janela ideal de semeadura. Analisando Após primeira validação dos dados, reduziu-se a área prevista inicialmente de conservadoramente este contexto, estimou-se inicialmente uma 1,977 milhão de hectares para 1,900 milhão de hectares. Durante os meses de produtividade de 72 sc/ha. No decorrer do desenvolvimento do milho, maio e julho continuou-se a levantar dados das áreas de produção e após nova houve a ocorrência de algumas adversidades climáticas, como a apuração, ajustou-se a área plantada para 1,895 milhão de hectares para 2ª safra irregularidade nas chuvas, temperaturas com variação média entre 16 a de milho 2019/2020, o que representa uma redução de 12,79% quando 26°C e geadas leves em alguns municípios da região sul, porém, após comparada a área da safra 2018/2019 que teve uma área consolidada de 2,173 constantes vistorias de campo pelos técnicos do Projeto Siga-MS, milhões de hectares. verificou-se que todos estes fenômenos não reduziram a produtividade, O fator determinante para essa redução de área foi, sobretudo, a redução da diante disso, corrigiu-se a estimativa de produtividade para 76 sc/ha. janela ideal para semeadura da cultura, em função do atraso do plantio da soja na Diante desta área e produtividade, há expectativa de redução de safra anterior e o risco climático indicado em janeiro de 2020, levando produtores 28,85% no volume de produção de grãos, de 12,157 milhões de toneladas a optar pelo plantio de outras culturas de inverno, especialmente milheto, sorgo, na safra 2018/2019 para 8,650 milhões de toneladas na safra 2019/2020. feijão, pasto, trigo e aveia. Ed. nº 369/2020 | Julho 3,389 55,7 11,325 R$ 112,88/sc 95,00% Milhões de ha Sc/ha Milhões de Ton. Safra 2019/20

1,895 76 8,650 R$ 39,69/sc 51,20% Milhão de ha Sc/ha Milhões de Ton. Safra 2020

Ed. nº 00/2020 | Março Clima Condições para Colheita Na Figura 1, de acordo com o modelo Agritempo (Sistema de Monitoramento Agro Meteorológico), a partir da data de 02/08/2020, em Mato Grosso do Sul, há condições favoráveis a razoáveis para realizar a colheita.

Figura 1 – Condições para colheita a partir de 02 de agosto de 2020.

Fonte: www.agritempo.gov.br

Ed. nº 369/2020 | Julho Previsão do tempo para o Mato Grosso do Sul Clima De acordo com o modelo Agritempo (Sistema de Monitoramento Agro Meteorológico), a previsão do tempo indica que a partir do dia 04 de agosto, não há previsão de chuva no estado. Figura 2 - Previsão do tempo para o período de 04 a 07 de agosto de 2020.

Fonte: www.agritempo.gov.br Ed. nº 369/2020 | Julho Previsão do tempo estendida para América do Sul

Clima De acordo com o modelo do NOAA (National Oceanic and Atmosferic Administration), a previsão do tempo estendida indica que nos próximos 15 dias, não há previsão de chuva no estado.

Figura 3 - Previsão do tempo estendida – 03 a 16 de agosto de 2020.

Fonte: www.cpc.ncep.noaa.gov Ed. nº 369/2020 | Julho SOJA - MERCADO INTERNO O preço médio da saca de 60 Kg, em MS, atingiu o maior valor nominal chegando a R$ 113,50/sc nas praças de 29 de julho a 03 de agosto Caarapó e Dourados.

Entre os dias 29 de julho e 03 de agosto a saca de soja no MS valorizou 4,63%, sendo cotada a R$ 112,88 (Tabela 1). O preço médio do mês de julho ficou em R$ 106,38/sc. No comparativo com julho do ano passado, houve avanço nominal de 58,33%, quando a oleaginosa havia sido cotada, em média, a R$ 67,19/sc. O mercado da soja segue operando em campo positivo, as cotações seguem valorizadas sustentadas pelas demandas interna e externa.

Tabela 1 - Preço médio da Soja em MS – 29/07 a 03/08/2020 - Em R$ por saca de 60 kg. Var. % Município 29/jul 31/jul 03/ago semana Caarapó 109,00 111,00 113,50 4,13 Campo Grande 107,50 109,00 113,00 5,12 Chapadão do Sul 106,50 107,00 112,00 5,16 Dourados 109,00 111,00 113,50 4,13 Maracaju 108,00 110,00 113,00 4,63 Ponta Porã 108,00 110,00 113,00 4,63 São Gabriel do Oeste 108,00 109,00 113,00 4,63 Sidrolândia 107,00 108,00 112,00 4,67 Preço Médio 107,88 109,38 112,88 4,63 Fonte: Granos Corretora | Elaboração: DETEC/SISTEMA FAMASUL

Ed. nº 369/2020 | Julho Indicador CEPEA/ESALQ/BM&FBovespa - Soja (Paranaguá)

Gráfico 5 – Indicador Cepea/Esalq Soja Paranaguá/PR - (R$/sc de 60Kg).

O indicador Cepea/Esalq valorizou 2,44% entre 2020 2019 2018 27 de julho a 03 de agosto, a saca (60kg) de 125 120,14 soja foi cotada a R$ 120,14 no fechamento do 115 dia 03, preços continuam em patamares recordes nominais da série histórica do Cepea 105 (Gráfico 5). Em relação ao mesmo período no ano passado 95 houve alta nominal de 49,84%. 85

75

65

55

02/jul 09/jul 16/jul 23/jul 30/jul

03/set 10/set 17/set 24/set

02/jan 09/jan 16/jan 23/jan 30/jan

20/fev 06/fev 13/fev 27/fev

04/jun 11/jun 18/jun 25/jun

09/abr 02/abr 16/abr 23/abr 30/abr

29/out 01/out 08/out 15/out 22/out

17/dez 03/dez 10/dez 24/dez

06/ago 13/ago 20/ago 27/ago

05/nov 12/nov 19/nov 26/nov

07/mai 14/mai 21/mai 28/mai

05/mar 12/mar 19/mar 26/mar Fonte: Cepea/Esalq - Elaboração: DETEC/SISTEMA FAMASUL

Ed. nº 369/2020 | Julho COMERCIALIZAÇÃO DA Segundo levantamento realizado pela Granos Corretora, até 03 de agosto, o MS já havia comercializado 95% da safra 2019/20, avanço SOJA NO MS de 16 pontos percentuais comparado a mesmo índice apresentado em igual período de 2019 para a safra 2018/19 (Gráfico 6).

A comercialização da 95,00% safra de soja 78,04% 2019/2020 em MS a 16 PONTOS 95%. Safra 2018/19 Safra 2019/20

Fonte: Granos Corretora | Elaboração: DETEC/SISTEMA FAMASUL Ed. nº 369/2020 | Julho Segundo levantamento realizado pela Granos Corretora, até 03 de COMERCIALIZAÇÃO DA agosto, o MS já havia comercializado 41,65% da safra 2020/21, avanço de 15 pontos percentuais comparado a mesmo índice apresentado em SOJA NO MS igual período de 2019 para a safra 2019/20 (Gráfico 7).

A comercialização da safra de soja 2020/21 41,65% em MS a 41,65%. 25,80% 15 PONTOS Safra 2019/20 Safra 2020/21

Fonte: Granos Corretora | Elaboração: DETEC/SISTEMA FAMASUL Ed. nº 36/2020 | Julho Mercado Futuro da Soja - CBOT/Chicago

As cotações na CBOT em Chicago/EUA encerraram o Gráfico 8 - Mercado Futuro da Soja - Em dólares por Bushel - CBOT – Fechamento. dia 03/08 ligeiramente desvalorizadas nos contratos ago/20 set/20 nov/20 jan/21 (Gráfico 8). 10,00 Os contratos com vencimento em agosto/20, setembro/20 e novembro/20 registraram US$ 8,98, US$ 8,93, US$ 8,96/bushel, retração de, 0,99%, 9,50 0,64% e 0,39% respectivamente. E o contrato de janeiro 2021 registrou desvalorização de 0,39% e 9,02 9,00 8,98 encerrou o período sendo cotado a US$ 8,96 9,02/bushel. 8,93 8,50

8,00

7,50

02/m… 09/m… 16/m… 23/m… 30/m…

06/jul 13/jul 20/jul 27/jul

20/jan 27/jan

03/fev 10/fev 17/fev 24/fev

01/jun 08/jun 15/jun 22/jun 29/jun

06/abr 13/abr 20/abr 27/abr

03/ago

04/mai 11/mai 18/mai 25/mai

Fonte: CME Group/Notícias Agrícolas - Elaboração: DETEC/SISTEMA FAMASUL Ed. nº 369/2020 | Julho Prêmio Soja Paranaguá/PR

O prêmio de porto em Paranaguá-PR fechou 03/08 Gráfico 9 - Prêmio Soja - Porto de Paranaguá/PR – (US$/Bushel). com valorização. ago/20 set/20 out/20 nov/20 O contrato de agosto/2020 cotado a US$ 1,40 1,60 1,45 valorizando 3,70% entre 27/07 a 03/08. E os 1,40 1,40 contratos de setembro/20 e outubro/2020 1,20 valorizaram 3,57% no período, cotados a US$ 1,45. E no dia 03/08 iniciou o contrato de novembro 2020 1,00 cotada a US$ 1,45 (Gráfico 9). 0,80

0,60

0,40

0,20

0,00

04/jul 02/jul 06/jul 08/jul 10/jul 12/jul 14/jul 16/jul 18/jul 20/jul 22/jul 24/jul 26/jul 28/jul 30/jul

02/jun 04/jun 06/jun 08/jun 10/jun 12/jun 14/jun 16/jun 18/jun 20/jun 22/jun 24/jun 26/jun 28/jun 30/jun

01/ago 03/ago

05/mai 07/mai 09/mai 11/mai 13/mai 15/mai 17/mai 19/mai 21/mai 23/mai 25/mai 27/mai 29/mai 31/mai

Fonte: CME Group/Notícias Agrícolas - Elaboração: DETEC/SISTEMA FAMASUL

Ed. nº 369/2020 | Julho MILHO - MERCADO INTERNO O preço da saca do milho, no MS, valorizou 3,76% entre 27 de julho a 03 de agosto de 2020. O cereal encerrou o período negociado a 29 de julho a 03 de agosto R$ 39,69 (Tabela 2).

As cotações do milho no mercado interno seguem evoluindo no Brasil pressionadas pela bolsa de Chicago e pela ainda escassa entrada de novos volumes no mercado interno. O preço médio do mês de julho ficou em R$ 38,48 no comparativo com julho do ano passado, houve avanço nominal de 42,08%, quando o cereal havia sido cotado, em média, a R$ 27,08/sc.

Tabela 2 - Preço médio Do Milho em Mato Grosso do Sul de 29/07 a 03/08 - Em R$ por saca de 60 kg. Var. % Município 29/jul 31/jul 03/ago semana Caarapó 39,00 39,50 40,50 3,85 Campo Grande 37,50 38,50 39,00 4,00 Chapadão do Sul 38,00 38,50 39,00 2,63 Dourados 39,00 39,50 40,50 3,85 Maracaju 39,00 39,00 40,00 2,56 Ponta Porã 38,50 38,50 40,00 3,90 São Gabriel do Oeste 38,00 39,00 39,50 3,95 Sidrolândia 37,00 39,00 39,00 5,41 Preço Médio 38,25 38,94 39,69 3,76

Fonte: Granos Corretora | Elaboração: DETEC/SISTEMA FAMASUL Ed. nº 369/2020 | Julho Indicador Cepea/Esalq - Milho

Gráfico 10 – Indicador Cepea-Esalq - Milho - (R$/sc de 60 kg).

No mercado físico o indicador 2018 2019 2020 Cepea/Esalq registrou valorização de 3,14%, em relação ao dia 27/07, e fechou 63,00 03/08 cotado a R$ 51,29. 53,00 No comparativo com o mesmo período 51,29 de 2019 houve avanço nominal de 43,00 43,07% (Gráfico 10). 33,00

23,00

13,00

06/jul 15/jul 24/jul

03/set 12/set 23/set

02/jan 13/jan 22/jan 31/jan

11/fev 20/fev

04/jun 16/jun 25/jun

02/abr 14/abr 24/abr

02/out 11/out 22/out 31/out

11/dez 20/dez

04/ago 13/ago 22/ago

11/nov 21/nov 02/nov

06/mai 15/mai 26/mai

24/mar 04/mar 13/mar

Fonte: Cepea/Esalq - Elaboração: DETEC/SISTEMA FAMASUL

Ed. nº 369/2020 | Julho Segundo levantamento realizado pela Granos Corretora, até 03 de COMERCIALIZAÇÃO DO agosto, o MS já havia comercializado 51,20% do milho safrinha 2020, avanço de 9 pontos percentuais do índice apresentando em igual MILHO NO MS período em relação à safrinha 2019 (Gráfico 11).

A comercialização do milho 2ª safra atingiu 51,20% 51,20% 42,00% 9 PONTOS Safra 2019 Safra 2020

Fonte: Granos Corretora | Elaboração: DETEC/SISTEMA FAMASUL Ed. nº 369/2020 | Julho Mercado Futuro do Milho – CBOT/Chicago

Gráfico 12 - Mercado Futuro do Milho - Em dólares por Bushel - CBOT – Fechamento.

As cotações do milho no mercado set/20 dez/20 mar/21 mai/21 internacional em Chicago/EUA registraram desvalorização no fechamento de 03/08. 4,50 Os vencimentos de setembro/20, dezembro/20 e março 2021 foram cotados a 4,00 US$ 3,18, US$ 3,29 e US$ 3,40 por bushel, desvalorização de 2,31%, 1,79% e 1,52%, respectivamente. O contrato de maio de 3,50 3,48 3,40 2021 desvalorizou 1,21% e encerrou ao valor 3,29 de US$ 3,48 por bushel no dia 03/08. 3,18 3,00

2,50

06/jul 13/jul 20/jul 27/jul

06/jan 13/jan 20/jan 27/jan

24/fev 03/fev 10/fev 17/fev

01/jun 08/jun 15/jun 22/jun 29/jun

06/abr 13/abr 20/abr 27/abr

16/dez 23/dez 30/dez

03/ago

25/mai 04/mai 11/mai 18/mai

02/mar 09/mar 16/mar 23/mar 30/mar

Fonte: CME Group/Notícias Agrícolas - Elaboração: DETEC/SISTEMA FAMASUL Ed. nº 369/2020 | Julho EXPEDIENTE

Bruna Mendes Dias Equipe de Campo Economista | Analista Técnica Dany Correa do Espírito Santo [email protected] Eng. Agrônomo | Coordenador de Campo [email protected] Eliamar Oliveira Economista | Analista Técnica Equipe [email protected] Anielli Verzotto Bianca Xavier Renata Farias Marcos Vinicius Oliveira Economista | Assistente Economia Marcel de Araújo [email protected] Mário Sérgio dos Santos Rafael de Souza Clóvis Ferreira Tolentino Júnior Tiago Maciel Eng. Agrônomo | Consultor Técnico Veronica Delevatti [email protected]

Gabriel Balta dos Reis Eng. Agrônomo | Assistente Técnico [email protected]

Tamiris Azoia de Souza Eng. Agrônoma | Analista Técnica [email protected] DIRETORIA FAMASUL Mauricio Koji Saito Presidente

Luis Alberto Moraes Novaes Vice-presidente

Marcelo Bertoni 1º Tesoureiro

Frederico Borges Stella 1º Secretário

Lucas Galvan Superintendente do Senar - AR/MS APROSOJA/MS 2020/2021 Diretoria Executiva Conselho Consultivo

André Figueiredo Dobashi Almir Dalpasquale Presidente Maurício Koji Saito Cristiano Bortolotto Jorge Michelc Juliano Schmaedecke Vice-presidente

Sergio Luiz Marcon Conselho Fiscal Diretor Administrativo Diogo Peixoto da Luz Antônio Moraes Ribeiro Neto Lucio Damalia 2º Diretor Administrativo Luis Alberto Moraes Novaes Darwin Girelli Thaís Carbonaro Faleiros Zenatti Diego Bonilha Schlatter Diretora Financeira Marcio Duch

Paulo Renato Stefanello 2º Diretor Financeiro Secretaria Executiva Frederico Azevedo e Silva Diretores Regionais Teresinha Irene Rohr Roger Azevedo Introvini Tallisson Tauan Almeida Gabriel Corral Jacintho Leoncio de Souza Brito Neto César Roberto Dierings