2019

Ribas do Rio Pardo EM NÚMEROS

SEBRAE/MS

Diretor-Superintendente Claudio George Mendonça

UNIDADE DE ARTICULAÇÃO E GESTÃO ESTRATÉGICA – UAGE Coordenação Técnica

Julio Cesar da Silva Kassiele Cristina Nardi Sandra Amarilha

PESQUISA E RELATÓRIO

Dra. Gabriela Isla Villar Martins, Aroeira Assessoria e Consultoria Ltda.

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBAS DO RIO PARDO

Prefeito Municipal Secretário de Planejamento e Finanças Paulo Cesar Lima Silveira Edilson Oliveira Julião

Vice-prefeito Secretário de Juventude, Esporte e Lazer Luiz Carlos Dutra Júnior Jonas dos Santos Moreira

Secretário de Administração e Governo Secretário de Obras Edson Seki Júnior Nilson Pereira de Góis

Secretária de Assistência Social Secretária de Saúde Denise Costa Medeiros dos Santos Pereira Helenice Regina de Arruda Falcão SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE Secretário de Desenvolvimento Econômico Coordenador de Comunicação Diógenes, José Martins Marques Paulo Vinícius de Almeida Molina Todos os direitos reservados É permitida a utilização desta obra, desde que Secretária de Educação citada a fonte e sem finalidade comercial. Juliana Meza Moreira O programa Cidade Empreendedora pretende transfor- “O Cidade Empreendedora trouxe a organização dos pequenos negó- mar a economia dos municípios, com o envolvimento das cios no município, principalmente na agricultura familiar, criando um en- gestões municipais, do SEBRAE/MS, de empreendedo- treposto onde o produtor tem a oportunidade de estar negociando dire- res, lideranças locais e instituições parceiras. tamente com o atacadista, com o dono do supermercado, entre outros.

Em 20 meses, visamos a identificar oportunidades de ne- Foi criado também o Mapa de Oportunidades, que apresenta as poten- gócios e construir estratégias para torná-las realidade, cialidades locais para que aqueles que queiram investir no município consolidando um ambiente de negócios favorável. possam conhecer, saber as oportunidades e as demandas do município, podendo aplicar seus recursos com uma maior garantia. Os resultados positivos desta trajetória dependem do comprometimento de todos os setores - público e priva- No poder público, reforço a importância da qualificação do setor de com- do - e do envolvimento da sociedade local. Este é um pras, onde foi feita a qualificação das pessoas que trabalham nesse setor. grande exemplo do trabalho do Sebrae focado no suces- Melhoramos o fluxo, na legalidade também, para concluirmos com mais so dos pequenos negócios! rapidez os processos a serem encaminhados ao setor de licitação.

Claudio George Mendonça E no dia 13 de novembro, teremos o Dia da Oportunidade, onde o co- Diretor-Superintendente do SEBRAE/MS mércio local venderá seus produtos e a população terá a oportunidade de comprá-los com um preço mais acessível, podendo assim fomentar o comércio local. Vamos também levar o gabinete do prefeito e todos os secretários, para que possamos falar com a população e ouvir as deman- das, para atender cada vez melhor a nossa cidade”.

Paulo Cesar Lima Silveira Prefeito Municipal de Ribas do Rio Pardo

EM NÚMEROS

6 7 Sumário

APRESENTAÇÃO 10 5. FINANÇAS PÚBLICAS MUNICIPAIS 42 5.1. Receitas Municipais 42 1. ASPECTOS GERAIS 11 5.2. Despesas Municipais 43 1.1. Aspectos históricos 11 5.3. Compras Públicas 44 1.2. Aspectos geográficos 12 1.3. Indicadores gerais 16 6. ASPECTOS ECONÔMICOS 46 6.1. Produto Interno Bruto 46 2. ASPECTOS DEMOGRÁFICOS 18 6.2. Produção primária 48 2.1. Evolução da população 18 6.3. Meio empresarial do município 49 2.2. Características da população 20 6.4. Emprego formal 53 2.3. Eleitores 24 6.5. Comércio exterior do município 56 2.4. Características dos domicílios 25 2.4.1. Serviços disponíveis nos domicílios 26 7. AMBIENTE DE NEGÓCIOS DO MUNICÍPIO 58 7.1. Aspectos potenciais do município 60 3. ASPECTOS SOCIAIS 28 3.1. Índice de Desenvolvimento Humano Municipal 28 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 62 3.2. Saúde 30 3.3. Educação 31 3.4. Renda 33

4. INFRAESTRUTURA 37 4.1. Serviços básicos 37 4.2. Comunicações 40 4.3. Frota de veículos 41

EM NÚMEROS

8 9 Apresentação 1. Aspectos Gerais

O Sebrae/MS apresenta neste documento, consolidado, organizado e analítico, informa- 1.1. ASPECTOS HISTÓRICOS ções sociais e econômicas do município de . Esse resultado faz parte de um conjunto de produtos que o Sebrae/MS poderá oferecer ao município dentro do As terras que atualmente compreendem o Município de Ribas do Rio Pardo foram devas- programa Cidade Empreendedora, que inclui ações de planejamento que visam a pro- sadas, nos meados do primeiro terço do século XVII, pelos bandeirantes paulistas, que, mover resultados transformadores no município, que melhorem o grau de bem-estar e os partindo de São Paulo, seguiam os Rios Tietê e Paraná, subiam o Rio Pardo, venciam o varadouro para Camapuã, daí partindo em busca das terras do norte e das minas de Pas- indicadores de desenvolvimento socioeconômico. cola Moreira e Sutil.

Encontram-se aqui apresentadas informações atualizadas sobre as características demo- As terras de Ribas do Rio Pardo não seduziam os sertanistas, cujo objetivo era o ouro ou a gráficas, sociais, de infraestrutura, de finanças públicas e características econômicas do preá de índios para os trabalhos que se desenvolviam nas lavouras de Piratininga ou no litoral. município, comparadas com os indicadores da Região de Três Lagoas, à qual o município pertence e do Estado do Mato Grosso do Sul. O panorama assim traçado subsidiará os Entre 1822 e 1840, com a abertura da estrada de Piquiri e consequente abandono da rota gestores públicos no planejamento de ações que ofereçam maior eficiência no uso dos do Rio Pardo, os Garcia deram início ao povoamento de Santana de Paranaíba. Em sua esteira segue o mineiro Joaquim Francisco Lopes, que inicialmente se instalou nas mar- recursos públicos, para promover melhorias que se reflitam nos indicadores de desenvol- gens do Rio Paraná, com fazenda de criação de gado. Abandonou a propriedade e deu vimento socioeconômico. largos a seu espírito de aventuras, percorrendo todo o extremo sul do Estado, inclusive parte do Paraná e São Paulo; para logo a seguir, se achar em Cuiabá, acertando com o O objetivo do esforço de reunir tais informações é contribuir com a comunidade de Santa Governador a abertura da estrada de Piracicaba. Rita do Pardo, tanto no âmbito público como privado, para que seja promovido o pro- gresso no município, beneficiando toda a população através de melhorias de acesso ao Em 1835, arranchado nas barrancas do Rio emprego e geração de renda, à arrecadação e oferta de serviços públicos, favorecendo a Paraná, encontrou o cuiabano Eleutero Nu- melhoria da qualidade de vida dos habitantes do município. nes que lhe relatou a existência dos campos e aguadas do Rio Pardo, com excelentes perspectivas para a criação de bovinos. No Para obter esse resultado, o Sebrae/MS confia que a identificação e implementação de ano seguinte, partiu o sertanista em direção ações que promovam melhorias no ambiente de negócios local permitirá direcionar de ao Rio Pardo, demarcando novas posses e forma mais eficiente o uso dos recursos. O caráter indutor de desenvolvimento dos peque- distribuindo-as a companheiros seus vindos nos negócios, que são maioria na economia local, deve ser aproveitado da melhor maneira de Santana do Paranaíba; dando assim início possível, permitindo que o devido planejamento das políticas públicas promova o máximo à povoação da região de Ribas do Rio Pardo. de resultados favoráveis possível. Um dos fatores mais importantes para o progresso de nova povoação foi a chegada dos trilhos da atual Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e a inauguração da Estação local, no dia 23 de julho de 1914, ligando Ribas do Rio Pardo aos grandes centros urbanos.

Fonte: IBGE: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/ribas-do-rio-pardo/historico

EM NÚMEROS

10 11 1.2. ASPECTOS GEOGRÁFICOS

Campo Grande

Ribas do Rio Pardo

84 km

Ribas do Rio Pardo ocupa uma área de 17.308,08 km2 e a Região de Três Lagoas tem 50.496,12 km2. Ribas do Rio Pardo representa 17,95% do território da Região de Três La- goas e 4,85% do território do Mato Grosso do Sul.

Ribas do Rio Pardo 17.308 km2

O Município de Ribas do Rio Pardo encontra-se localizado na região de TRÊS LAGOAS, Região de Três Lagoas junto com os municípios de Água Clara, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Três Lagoas. 50.496 km2

Mato Grosso do Sul 357.125 km2

Fonte: IBGE

A altitude da sede é de 369 metros sobre Altitude da o nível do mar, havendo áreas no municí- sede do município pio com máximo de 668 metros e altitude mínima de 283 metros. 369 m

Fonte: IBGE

EM NÚMEROS

12 13 MAPA HIDROGRÁFICO DO MUNICÍPIO DE RIBAS DO RIO PARDO • A hidrografia do município está sob influência da Bacia do Rio da Prata. Rios do municípios:

- Rio Anhanduí: afluente pela margem direita do rio Pardo. Conhecido também por Anhanduí-Guaçu (ou Açu), com 390 km de extensão e 70 km navegáveis. Nasce da confluência dos córregos Prosa e Segredo, no centro da cidade de . Faz divisa entre o município de e o de Ribas do Rio Pardo.

- Rio Anhanduizinho: afluente pela margem esquerda do rio Anhanduí, no município de Campo Grande. Divisa dos municípios de Ribas do Rio Pardo, Campo Grande e Nova Alvorada do Sul.

- Rio Pardo: afluente pela margem direita do Rio Paraná, desaguando nele pouco acima da ponte no porto XV de Novembro. Com pouco menos de 500 km, faz divisa entre o município de Ribas do Rio Pardo e Santa Rita do Pardo.

- Rio Verde: divisa de município Ribas do Rio Pardo e Água Clara.

• Se localiza na região de influência do Cerrado, preservando o aspecto pseudo-xero- mórfico oligotrófico (falsa aparência de ausência de água, porém, pobre em nutrien- tes). No restante da área, a cobertura se distribui em pastagem plantada, refloresta- mento, várzea e lavoura.

• O clima está sob influência do clima tropical (AW), sendo as temperaturas médias do mês mais frio menores que 20°C e maiores que 18°C.A precipitação pluviométrica anual varia entre 1.200 a 1.500mm.

(Fonte: Prefeitura Municipal)

(Fonte: SIGA-Famasul)

EM NÚMEROS

14 15 1.3. INDICADORES GERAIS

• O município de Ribas do Rio Pardo tinha, segundo estimativa do IBGE, 23.881 habitan- tes em julho/2018;

• O grau de desenvolvimento, que avalia o nível de bem-estar da população, medido 1.063 empresas formais pelo IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano do PNUD), mostrava-se médio em em 2017. 2010, cálculo mais recente; IDHM 0,664 O 55º colocado em MS • A economia do município é medida pelo seu PIB-Produto Interno Bruto, que corres- em 2010 ponde ao valor de todos os bens e serviços produzidos no território municipal ao longo do ano. Em 2016, estatística mais recente, Ribas do Rio Pardo produziu 915 milhões reais, sendo a 20ª maior economia do Estado de MS;

• Considerando apenas atividades produtivas, 62% do valor do adicionado do PIB foi gerado no setor primário (agropecuária), 5% no setor secundário (indústria) e 33% no setor terciário (comércio e serviços); R$ 38.908,72 PIB per capita 2015. • Entre 2005 e 2016, o PIB de Ribas do Rio Pardo cresceu a uma taxa média anual de O 21º de Mato 5,95%. Enquanto Mato Grosso do Sul cresceu 6,13% ao ano. Grosso do Sul.

• De acordo com os da- dos da RAIS, em 2017, em Ribas do Rio Pardo 24.258 havia 1.063 empre- habitantes em 2018. sas, que empregavam O 23º mais populoso de 5.250 empregados for- Mato Grosso do Sul mais. Dentre essas em- presas, 99,53% eram MPEs. A elas se soma- vam os 804 MEIs regis- trados até dez/2017. Em janeiro de 2018 já R$ 915 MI 5.250 empregados formais eram 808 MEIs no mu- PIB 2016. A 20ª em 2017. nicípio. economia estadual.

Fontes: PNUD - Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil - 2010; IBGE, Diretoria de Estatística, Geografia e Cartografia - Estimativa populacional; BDE - Banco de dados do Estado (Governo de MS) - PIB 2015 - RAIS 2017.

EM NÚMEROS

16 17 • A evolução da população residente no município de Ribas do Rio Pardo é mostrada 2. Aspectos Demográficos a seguir. 13.423 16.721 20.946 24.258 2.1. EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO

• Segundo estimativas do IBGE, Ribas do Rio Pardo possuía, em julho de 2018, 24.258 NÚMERO DE habitantes, distribuídos em uma área de 17.308,08 km2, condição que lhe confere uma HABITANTES densidade demográfica de 1,40 habitantes por km2, a 8ª menor densidade sul-mato- -grossense, onde a média é 7,69; 1991 2000 2010 2018

Fonte: IBGE - Censos e estimativa 2018 • O crescimento demográfico registrado no município fez a densidade aumentar ao lon- go do tempo, como mostrado a seguir: • O ritmo de crescimento demográfico em Ribas do Rio Pardo mostrou-se acelerado entre 1991 e 2000, e decrescente depois do ano 2000. Esse comportamento é diferenciado com ANO 1991 2000 2010 2018 relação à tendência apresentada na região à qual pertence e à tendência média do Estado.

TAXA MÉDIA DE CRESCIMENTO ANUAL DA POPULAÇÃO

Território 1991 a 2000 2000 a 2010 2010 a 2018 Ribas do Rio Pardo 2,47% 2,28% 1,85% 0,78 0,97 1,21 1,40 Região de Três Lagoas 2,10% 2,22% 1,71% Mato Grosso do Sul 1,73% 1,66% 1,45% HABITANTES POR KM2 Fonte: IBGE - Censos e estimativa 2018 Fonte: IBGE – censos e estimativa mais recente, para 2018

• A taxa média de crescimento demográfico em Ribas do Rio Pardo entre 2010 e 2018 • A densidade demográfica de Ribas do Rio Pardo em 2018 assemelha-se à dos muni- foi 17ª maior do Estado de Mato Grosso do Sul, onde a taxa média nesse período foi cípios de Brasilândia, Selvíria, Corumbá, Paraíso das Águas, Água Clara, Inocência e de 1,45% ao ano. Santa Rita do Pardo. Os municípios de Água Clara e Santa Rita do Pardo pertencem à 11º Três Lagoas 2,02% mesma região que Ribas do Rio Pardo. O município detém a 3ª maior densidade demo- 12º Ladário 1,99% gráfica da Região de Três Lagoas, onde a média é 3,53 habitantes por km2. 13º Ponta Porã 1,98% 14º Aral Moreira 1,95% TAXA MÉDIA 15º Naviraí 1,92% 69º Brasilândia 2,05 ANUAL DE 16º Japorã 1,88% 70º Selvíria 2,00 CRESCIMENTO 1,85% DENSIDADE DEMOGRÁFICO 17º Ribas do Rio Pardo 71º Corumbá 1,71 DEMOGRÁFICA ENTRE 18º Angélica 1,83% (HAB. POR KM2) 72º Paraíso das Águas 1,68 2010 E 2018 19º Caarapó 1,81% 73º Ribas do Rio Pardo 1,40 20º Alcinópolis 1,80% 74º Água Clara 1,38 21º 1,71% 22º Itaporã 75º Inocência 1,32 1,70% 23º Aparecida do Taboado 1,64% 76º Santa Rita do Pardo 1,27

Fonte: IBGE - Censo 2010 e Estimativa 2018 Fonte: IBGE - Estimativa mais recente 2018 EM NÚMEROS

18 19 EVOLUÇÃO DA PIRÂMIDE ETÁRIA NO MUNICÍPIO DE RIBAS DO RIO PARDO 2.2. CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO

• Em geral a população divide-se equitativamente entre homens e mulheres. No MS, os 1991 80 dados do último Censo (2010) indicam haver uma pequena proporção maior de mulheres 74 do que de homens, tendo 49,81% de homens. Comportamento contrário ocorreu na 64

região de Três Lagoas, onde 50,50% da população eram do sexo masculino. Em Ribas do 54

Rio Pardo, também, havia 10,22% mais homens do que mulheres. 44

34

DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO POR GÊNERO EM RIBAS DO RIO PARDO 24

14

4

1000 500 0 0 500 1000 HOMENS MULHERES 52,43% 47,57% 2000 80

Fonte: IBGE – dado mais recente do Censo 2010 74

64 • A distribuição da população segundo idade é mostrada pela comparação entre as pirâmides 54 etárias de 1991, 2000 e 2010, anos de Censo. Os gráficos mostram a existência de um processo de envelhecimento da população, já que a base da pirâmide, que mostra a 44 quantidade de crianças diminui ao longo do tempo, enquanto o pico (os idosos) se amplia. 34

24

• Entre os Censos de 1991 e 2010, apesar da população do município ter crescido (aumento 14

de 56%), a quantidade de crianças aumentou pouco, passando de 3.372 crianças de até 10 4

anos em 1991 para 3.721 crianças em 2010. Por isso, a proporção da população que era 1000 500 0 0 500 1000 criança caiu, entre 1991 e 2010, de 25% para 18%.

• No mesmo período, a quantidade de idosos passou de 542 para 1.287 (aumento de 2010 137%), passando a representar de 4% para 6% da população do município. Considerando 80

a população estimada de 2018, se mantida essa proporção, a quantidade de idosos 74

estimada é de, pelo menos, 1.491 pessoas. 64

54 13.724 44

ESTIMATIVA DE 34 PESSOAS POR FAIXA ETÁRIA 24 14 4.309 4.734 4 1.491 1000 500 0 0 500 1000

Crianças Jovens Adultos Idosos Fonte: IBGE – Estimativa 2018 Fonte: IBGE – dado mais recente do Censo 2010 EM NÚMEROS

20 21 • A população de Ribas do Rio Pardo, como a da região de Três Lagoas e a do Estado de • A população de Ribas do Rio Pardo evoluiu em termos de alfabetização a ritmo MS, habita, cada vez mais, no meio urbano. semelhante à média do Estado e dos demais municípios da região à qual pertence.

TAXA DE ALFABETIZAÇÃO 90% DAS PESSOAS COM 5 OU MAIS 80% Ribas do Rio Pardo ANOS DE IDADE 70% 82% 87% 85% 91% 86% 91% 77% 79% 60% 68% 50% Região de Três Lagoas 40% 1991 2000 2010 30% Mato Grosso do Sul Ribas do Rio Pardo Região de Três Mato 20% Lagoas Grosso do Sul 10% Fonte: IBGE - Dado mais recente de 2010 0% 1991 2000 2010 • A escolaridade média da população da região e do Estado é superior à média de Ribas do Rio Pardo. Na Região de Três Lagoas, 8% da população tem ensino superior Fonte: IBGE-Dados mais recentes de 2010 completo, percentual que é de 9% na média dos municípios do Estado. Em Ribas do Rio Pardo é de 5%.

• A comparação entre dados censitários mostra que a taxa de urbanização tem crescido de forma mais acelerada em Ribas do Rio Pardo do que na região e no Estado. Sem instrução e fundamental Fundamental incompleto completo e 65% médio incompleto PESSOAS COM 16% 10 ANOS OU MAIS SEGUNDO TAXA DE ESCOLARIDADE POPULAÇÃO 2010 URBANA RURAL URBANIZAÇÃO Superior completo Ribas do Rio Pardo 12.965 hab. 7.981 hab. 62% 5% Região de Três Lagoas 131.167 hab. 25.079 hab. 84% Médio Mato Grosso do Sul 2.097.238 hab. 351.786 hab. 86% completo e superior incompleto Fonte: IBGE- Dado mais recente de 2010 14%

• Segundo o Censo de 2010 (IBGE), 62% da população de Ribas do Rio Pardo habitava no meio urbano, proporção menor que a média da Região de Três Lagoas (84%) e a

média do MS (86%). Fonte: IBGE- Dado mais recente de 2010

EM NÚMEROS

22 23 2.3 ELEITORES 2.4 CARACTERÍSTICAS DOS DOMICÍLIOS

• Em março de 2019, havia, em Ribas do Rio Pardo, 14.260 eleitores, correspondentes a • A quantidade de domicílios de Ribas do Rio Pardo cresceu 140% entre os Censos 0,76% dos eleitores do Estado, sendo que o município abrigava 0,88% da população do de 1991 e 2010, enquanto a população residente aumentou 56%, indicando que os Estado nesse ano. (Fonte TSE-MS). domicílios têm cada vez menos moradores, sendo unipessoais 13,15% dos domicílios.

• A quantidade de eleitores existentes em Ribas do Rio Pardo aumentou 36% entre os anos 2000 e 2019, período durante o qual a população residente aumentou 45%.

• Em 2000, em Ribas do Rio Pardo, 56% dos eleitores eram homens, proporção que caiu 6.456 para 51% em 2012. EVOLUÇÃO DA QUANTIDADE 4.162 • Na Região de Três Lagoas, em 2000, 52% dos eleitores eram homens, e no MS era 50% DE DOMICÍLIOS 2.693 Em 2012 os homens representavam 49% na região e no MS.

ELEITORES 2000 2019 1991 2000 2010 Homens Mulheres Homens Mulheres Ribas do Rio Pardo 56% 44% 51% 49% Fonte: IBGE – Dado mais recente de 2010 Região de Três Lagoas 52% 48% 49% 51% Mato Grosso do Sul 50% 50% 49% 51% • A variação ocorrida entre os Censos de 1991 e 2010 na quantidade de domicílios em Ribas do Rio Pardo (+140%) foi mais rápida do que na Região de Três Lagoas (+93%) e Fonte: TSE/MS – Dado mais recente de 2019 que na média do Estado de MS (+77%).

• Em 2019 o número total de eleitores era de 7.224, correspondendo a 30% da população • A distribuição dos domicílios entre os meios urbano e rural, registrada no Censo de 2010, total, divididos em 49% feminino e 51% masculino. (fonte: TSE-MS) em Ribas do Rio Pardo, região de Três Lagoas e Estado de MS é comparada a seguir.

• A distribuição dos eleitores por faixa etária mostra envelhecimento dos eleitores entre 2000 e 2019: DOMICÍLIOS POR SITUAÇÃO

REGIÃO DE TRÊS MATO GROSSO EVOLUÇÃO DA RIBAS DO RIO PARDO LAGOAS DO SUL QUANTIDADE 3.207 3.108 DE ELEITORES 2.802 2.728 14% 2.496 17% 2.223 2.238 2.144 38%

1.258 886 62% 83% 86% 695 487 291 155 Fonte: IBGE- Dado mais recente de 2010 16 a 17 18 a 24 25 a 34 35 a 44 45 a 55 56 a 69 70 anos anos anos anos anos anos anos e mais

MEIO MEIO RURAL URBANO Fonte: TSE/MS - Dado mais recente de 2019 2000 2019 EM NÚMEROS

24 25 • Entre 1991 e 2010, a taxa de urbanização cresceu mais rapidamente no município de • O Censo de 2010 registrou a disponibilidade de telefone, fixou e/ou celular nos Ribas do Rio Pardo do que na região e na média dos municípios do Estado de MS. domicílios, como mostrado a seguir. Existe predomínio significativo de domicílios que dispõem apenas de telefone celular, nos três territórios analisados. TAXA DE URBANIZAÇÃO DOS DOMICÍLIOS

83% 86% 1% 76% 80% 80% 85% Somente 58% 62% telefone 3% 46% 3% DOMICÍLIOS fixo 1991 2000 2010 COM Somente 77% TELEFONE telefone 61% Ribas do Rio Pardo Região de Mato celular 63% Três Lagoas Grosso do Sul 11% Fonte: IBGE– dado mais recente de 2010 Ribas do Rio Pardo Telefone fixo e 28% Região de Três Lagoas celular 27% 2.4.1 SERVIÇOS DISPONÍVEIS NOS DOMICÍLIOS Mato Grosso do Sul 11% Não tinham 8% Fonte: IBGE- Dado mais recente de 2010 8% • Em 2010 havia 6.425 domicílios particulares permanentes no município de Ribas do Rio Pardo, de acordo com o Censo do IBGE. • A maior parte dos domicílios, no município de Ribas do Rio Pardo, Região de Três • Os serviços básicos de energia, água encanada e coleta de lixo abastecem a maior parte Lagoas e Estado de MS dispõem de rádio, televisão e geladeira. A disponibilidade de dos domicílios, tanto no município como na região e no estado. Ainda há deficiente outros bens duráveis se mostra maior na Região de Três Lagoas e a média do Estado abastecimento de rede de esgoto. As médias de atendimento de água, lixo e esgoto de MS do que em Ribas do Rio Pardo. em Ribas do Rio Pardo são inferiores à média da região e do MS. 71% Rádio 78% 80%

93% Televisão 96% DOMICÍLIOS COM SERVIÇOS BÁSICOS 94% DOMICÍLIOS COM BENS 32% 99% 99% 99% Máq. lavar roupa 41% 83% 82% 86% 86% DURÁVEIS 40% 67% 70% 92% Geladeira 96% 95%

21% 24% 24% 9% Microcomputador 36% 45%

14% Micro com acesso 26% Ribas do Rio Pardo à internet 30%

Região de Três Lagoas 27% Motocicleta 34% Energia elétrica Rede de água Lixo coletado Rede de esgoto Mato Grosso do Sul 74% 37% Automóvel 45% Ribas do Rio Pardo Região de Três Lagoas Mato Grosso do Sul 45%

Fonte: IBGE- Dado mais recente de 2010 Fonte: IBGE- Dado mais recente de 2010

EM NÚMEROS

26 27 DIMENSÕES 3. Aspectos Sociais DO IDHM Ribas do Rio Pardo 0,681 0,830 0,519 0,664 2010 3.1. ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO MUNICIPAL

Região de Três 0,731 0,841 0,604 0,718 • O IDHM-Índice de Desenvolvimento Humano Municipal é uma metodologia do PNUD IDH Renda Lagoas (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), que procura mensurar as IDH Longevidade condições de bem-estar da população, considerando as dimensões renda, educação e saúde. IDH Educação Mato Grosso do Sul 0,740 0,833 0,629 0,729 IDHM • O município de Ribas do Rio Pardo apresentou, em 2010, um IDHM médio, de 0,664, Fonte: PNUD - dado mais recente de 2010 sendo o 55º maior IDHM do Estado.

• Para a Região de Três Lagoas foi calculada a média dos IDHMs dos municípios, 51º Água Clara ÍNDICE DE 0,67 ponderada pela população de 2010. DESENVOLVIMENTO 52º 0,666 HUMANO 53º 0,666 • Em 2010, Ribas do Rio Pardo apresentava índices médios de desenvolvimento humano, 54º 0,664 enquanto a região de Três Lagoas e o Estado de MS mostravam índices elevados, 55º Ribas do Rio Pardo 0,664 conforme a escala do PNUD: 56º Anastácio 0,663 0 0,499 0,599 0,699 0,799 1 57º 0,662 58º Figueirão 0,66 59º 0,658

Fonte: PNUD - dado mais recente de 2010 60º Itaporã 0,654 MUITO BAIXO BAIXO MÉDIO ALTO MUITO ALTO

Fonte: PNUD; Ipea; FJP • A evolução do IDHM de Ribas do Rio Pardo acompanhou a tendência da média da região e do IDH do Estado: • Ao longo do tempo o município de Ribas do Rio Pardo apresentou uma evolução favorável, tendo aumentado seu IDH, 73% entre 1991 e 2010, sendo que o IDH médio da região e do Estado cresceu 58% no mesmo período. EVOLUÇÃO 0,729 0,664 0,718 DO IDHM 0,592 0,613 0,514 0,455 0,488 • Apesar dessa evolução, e devido aos progressos registrados nos demais municípios do 0,383 Estado, o município de Ribas do Rio Pardo recuou de 53º maior IDHM do Estado, em 1991, para 55º maior IDHM do Estado em 2010. 1991 2000 2010

Ribas do Rio Pardo Região de Mato O O Três Lagoas Grosso do Sul 53 1991 55 2010 Fonte: PNUD - dado mais recente de 2010 IDHM IDHM

• Ao comparar cada uma das três dimensões contidas no IDHM, para o ano 2010, ob- serva-se que as dimensões Renda, Longevidade e Educação apresentam-se superiores na região de Três Lagoas e na média do Estado de MS do que em Ribas do Rio Pardo. Fonte: PNUD– dado mais recente de 2010 EM NÚMEROS

28 29 3.2. SAÚDE

• O município de Ribas do Rio Pardo dispunha, em 2019, de 30 estabelecimentos de • As taxas de mortalidade, geral e infantil, do município de Ribas do Rio Pardo eram saúde, 2 leitos e 17 médicos, em quantidades relativamente baixas em relação à relativamente baixas, quando comparadas com a região e o Estado. O município população, quando comparadas com as da região de Três Lagoas e do Estado, como tinha a 16ª menor taxa de mortalidade infantil do MS. mostrado a seguir.

TAXAS DE ESTRUTURA DISPONÍVEL MORTALIDADE NA ÁREA DE SAÚDE 2010 15,27 12,30 3,73 10,80

4,90 5,91 5,90 1,89 1,73 1,26 1,43 0,71 0,44 0,29 Taxa de Taxa de 0,08 mortalidade mortalidade infantil (1.000 habitantes) (por 1.000 nascidos vivos) Estabelecimentos Leitos Médicos de saúde existentes (x 1.000 hab.) (x 1.000 hab.) (x 1.000 hab.) Ribas do Rio Pardo Região de Três Lagoas Mato Grosso do Sul

Ribas do Rio Pardo Região de Três Lagoas Mato Grosso do Sul Fonte: BDE - Dado mais recente de 2010

Fonte: SUS - dado mais recente de fev/2019

3.3. EDUCAÇÃO

• As posições que o município de Ribas do Rio Pardo ocupa, com relação aos demais • O município de Ribas do Rio Pardo dispunha, pela estatística mais recente, de 2016, de municípios do Estado indicam a necessidade de melhorias: 13 escolas, contendo 160 salas de aula, onde se matricularam 4.987 crianças e jovens nos níveis de ensino infantil, fundamental e médio e 308 jovens em cursos EJA de nível - 57º posição em número de estabelecimentos de saúde por 1000 habitantes, dentre fundamental e médio. O município dispunha de 386 professores. os 79 municípios do Estado; • Entre 2006 e 2016 as quantidades de escola, salas, e professores aumentaram - 59º em número de leitos por 1.000 habitantes, dentre os 59 municípios quem proporcionalmente mais que a população. Entretanto as matrículas escolares e de EJA têm leitos; não apresentaram esse progresso.

- 51ª posição entre os 58 municípios do Estado que dispõem de médicos, na quantidade de médicos por 1.000 habitantes.

EM NÚMEROS

30 31 NÚMERO DE ESCOLAS X SALAS X ALUNOS 23º Nova Alvorada do Sul 91,2% 24º Aparecida do Taboado 91,0% Salas Matrículas Matrículas Professores População Ano Escolas 25º 90,9% de aula escolares EJA escolares estimada 26º Naviraí 90,8% 2006 10 110 4.945 707 256 19.159 PESSOAS 2017 13 168 5.116 331 339 23.881 DE 10 ANOS 27º Douradina 90,6% OU MAIS 28º Bataguassu 90,6% ALFABETIZADAS Fonte: BDE-Banco de Dados do Estado - Dado mais recente de 2017 29º 90,5% Legenda: EJA=Educação de Jovens e Adultos. 30º Ribas do Rio Pardo 90,5% • Enquanto a população aumentou 25%, o número de escolas aumentou 30%, a quantidade 31º Figueirão 90,4% de salas de aula aumentou 53% e a quantidade de matrículas aumentou apenas 3%. A 32º Porto Murtinho 90,4% quantidade de professores apresentou aumento de 32%. 33º Brasilândia 90,4% 34º Camapuã 90,3% • Para visualizar essas diferenças, a seguir comparam-se as quantidades de cada indicador 35º Bodoquena 90,3% por mil habitantes. 36º Paranaíba 90,1% 37º Alcinópolis 90,0%

INDICADORES DA EDUCAÇÃO 19,01 Fonte: BDE - Banco de dados do Estado - dado mais recente de 2010

15,5816,14 14,82 13,86 14,20 3.4. RENDA

• A distribuição das pessoas com 10 anos ou mais por faixa de rendimento mensal evo- 7,03 6,83 6,63 luiu favoravelmente entre os Censos de 2000 e 2010:

2,14 2,38 2,28 0,54 0,60 0,65 - A proporção de pessoas sem rendimento diminuiu de 38% para 32%.

Escolas Salas de aula Matrículas Matrículas Professores (x 1.000 hab.) (x 1.000 hab.) escolares EJA escolares - A classe média baixa aumentou, já que as proporções de pessoas entre ¼ e 2 salá- (x 10.000 hab.) (x 1.000 hab.) (x 1.000 hab.) rios mínimos aumentaram entre 2000 e 2010.

Ribas do Rio Pardo Região de Três Lagoas Mato Grosso do Sul • Quando comparada, a região e o Estado apresentam melhor distribuição de renda que o município de Ribas do Rio Pardo. As faixas de rendas médias e altas correspondem a Fonte: BDE- Banco de Dados do Estado - Dado mais recente de 2017 proporções maiores na Região de Três Lagoas ou no Estado de MS do que Ribas do Rio Pardo (1 a 10 SM). Ainda, observa-se que a proporção de pessoas sem rendimento é maior • Observa-se que o município de Ribas do Rio Pardo encontra-se, em média, melhor em Ribas do Rio Pardo. atendido que a região e o Estado, com relação à quantidade de salas de aula quando comparados à população. Isso evidencia espaço para novos investimentos na área • Nos gráficos a seguir são comparadas as distribuições em Ribas do Rio Pardo entre 2000 e de educação. 2010 e as distribuições de 2010 entre Ribas do Rio Pardo, a Região de Três Lagoas e o Estado de Mato Grosso do Sul. • Como consequência dos indicadores citados, Ribas do Rio Pardo conta com a 30ª maior taxa de alfabetismo, entre os 79 municípios do Estado de MS, onde a média é 91%. EM NÚMEROS

32 33 PESSOAS DE 10 ANOS OU MAIS POR CLASSE PESSOAS DE 32,32% DE RENDIMENTO MENSAL 10 ANOS OU Sem rendimento 28,75% MAIS POR 30,06% CLASSE DE RENDIMENTO 38,00% Sem rendimento MENSAL 3,11% 2,81% 32,32% Até 1/4 de SM 3,30% 1,50% Até 1/4 de SM 3,46% 3,11% Mais de 1/4 a 1/2 SM 2,94% 3,82% 1,95% Mais de 1/4 a 1/2 SM 18,99% 3,46% Mais de 1/2 a 1 SM 16,77% 12,43% 19,18% Mais de 1/2 a 1 SM 18,99% 26,82% Mais de 1 a 2 SM 27,17% 22,94% 23,49% Mais de 1 a 2 SM 26,82% 6,81% 9,71% Mais de 2 a 3 SM 9,00% Mais de 2 a 3 SM 7,56% 6,81% 4,83% 7,08% Mais de 3 a 5 SM 6,71% Mais de 3 a 5 SM 4,83% 5,98%

4,24% 3,00% Mais de 5 a 10 SM Mais de 5 a 10 SM 4,18% 3,00% 4,43%

1,17% 0,14% Ribas do Rio Pardo Mais de 10 a 15 SM 0,14% Mais de 10 a 15 SM 0,69% 0,88% Região de Três Lagoas 0,54% Mato Grosso do Sul Mais de 15 a 20 SM 0,22% 0,22% 2000 2010 Mais de 15 a 20 SM 0,55% SM= SALÁRIO MÍNIMO 0,62% 0,15% Fonte: BDE- Banco de Dados do SM= SALÁRIO MÍNIMO Estado - Dado mais recente de 2010 Mais de 20 a 30 SM 0,22% 0,22% Mais de 20 a 30 SM 0,25% 0,31% 0,35% Mais de 30 SM 0,07% 0,07% Mais de 30 SM 0,19% Fonte: BDE- Banco de Dados do Estado – dado mais recente de 2010 0,34%

EM NÚMEROS

34 35 • A massa salarial recebida pelos trabalhadores formais é registrada pelas estatísticas da RAIS. Em Fevereiro de 2019, os trabalhadores formais do município de Ribas do Rio Pardo receberam rendas que totalizaram R$ 596 mil reais, representando 1% da massa 4. Infraestrutura salarial gerada no Estado e sendo a 18ª maior do Estado. 4.1. SERVIÇOS BÁSICOS

15º Sidrolândia R$ 841.867,00 MASSA ÁGUA DA REDE SALARIAL 16º Água Clara R$ 679.142,00 17º Bonito R$ 666.349,00 • No MS todos os municípios registram produção de água maior do que o consumo, com 18º Ribas do Rio Pardo R$ 596.174,00 excedente médio, em 2017, de 40%. 19º Coxim R$ 565.553,00 20º Bataguassu R$ 553.264,00 • Em Ribas do Rio Pardo, a quantidade de ligações de água aumentou 100%, entre 2000 21º R$ 533.832,00 e 2017, enquanto a população aumentava 6%. Na região de Três Lagoas essa relação foi de 83% e 49% e no Estado de MS foi 67% a 31%. Fonte: RAIS - Dado mais recente de Fev/2019

• A evolução da massa salarial gerada em Ribas do Rio Pardo é comparada à da região de Três Lagoas e do Estado de MS, entre fev/2009 e fev/2019. NÚMERO DE LIGAÇÕES 832.966 DE ÁGUA • O município de Ribas do Rio Pardo registrou aumento real de 182% na massa salarial, em 10 anos. Esse crescimento real foi mais acelerado que a ocorrido na Região de Três 499.374 Lagoas (49%)e no Estado de MS (45%).

58.879 5.639 32.127 50.000.000,00 2.820 45.000.000,00 Ribas do Rio Região de Mato Grosso 40.000.000,00 Pardo Três Lagoas do Sul 35.000.000,00 EVOLUÇÃO 30.000.000,00 DA MASSA 2000 2017 Fonte: BDE-Banco de Dados do Estado - Dado mais recente de 2017 SALARIAL 25.000.000,00 NOMINAL 20.000.000,00 15.000.000,00 10.000.000,00 • A proporção da água produzida que foi consumida em 2017 foi maior em Ribas do Rio 5.000.000,00 Pardo (66%) do que na região de Três Lagoas (1%) e no Estado (60%).

Ribas do Rio Região de Mato Grosso Pardo Três Lagoas do Sul • Entre 2000 e 2017, a participação de Ribas do Rio Pardo no volume produzido de água no Estado evoluiu de 0,44% para 0,56%, enquanto a participação no volume consumi- Fonte: RAIS – Dado mais recente fev/2019 fev/09 fev/19 do de água passou de 0,97% para 0,61%.

• O crescimento da massa salarial em Ribas do Rio Pardo entre 2009 e 2019 apresentou ritmo superior ao do crescimento ocorrido na massa salarial da região de Três Lagoas. EM NÚMEROS

36 37 ESGOTO SANITÁRIO GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

• Entre 2006 e 2017, no MS o número de municípios com rede • Os resíduos sólidos domiciliares gerados pela população são coletados e processados de esgoto cresceu de 37 para 51 municípios. Ribas do Rio diariamente, armazenando em contêiner e transportados de duas a três vezes por Pardo é um dos municípios que dispunha de esgoto em 2006, semana, com destino para a buritis (aterro entre Água Clara e Três Lagoas). e registrou aumento do serviço em 2017.

• A extensão da rede de esgoto passou de 4.800 em 2006 para 13.480 metros em 2017. ENERGIA ELÉTRICA

• O consumo total de energia elétrica em Ribas do Rio Pardo aumentou, entre 2000 e 2016, de 15.317 MWH para 36.091 MWH, significando um crescimento NÚMERO DE 2006 265 LIGAÇÕES DE de 136%, superior à média do Estado do período, de 64%. ESGOTO: 2010 573 • Esse crescimento rápido no consumo de energia foi determinado pela aceleração 2017 2.687 do consumo de energia rural que, em Ribas do Rio Pardo era 2,6% do consumo rural do Estado e passou a ser 6,1% em 2016.

Fonte: BDE – Dado mais recente de 2017

PARTICIPAÇÃO DE RIBAS DO RIO PARDO 6,1% NO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA DE 2,6% MATO GROSSO DO SUL 1,2% 1,0% 1,1%1,1% 0,8% 0,7% 0,5% 0,7%

Consumo Residencial Industrial Comercial Rural total

Fonte: DBE-Dado mais decente de 2016 2010 2016

• O consumo industrial de energia elétrica apresentou redução, nesse período, tanto na Região de Três Lagoas (-24%) como no Estado de MS (-38%), e em Ribas do Rio Pardo (-35%).

EM NÚMEROS

38 39 4.2. COMUNICAÇÕES 4.3. FROTA DE VEÍCULOS

• Com o crescimento intenso do uso de telefones celulares, no MS a quantidade • Em Ribas do Rio Pardo, assim como na média dos municí- de telefones instalados diminuiu, entre 2006 e 2014. pios do Estado, a frota de veículos tem crescido de forma mais acelerada que a população. • Entretanto, na Região de Três Lagoas e no município de Ribas do Rio Pardo a tendência manteve-se crescente. • Mesmo apresentando um crescimento demográfico de 23%, superior ao ritmo médio do estado, entre 2008 e 2018, em Ribas do Rio Pardo, ocorreu crescimento mais acelerado da frota (110%).

• O tipo de veículo que mais rápido aumentou em Ribas do VARIAÇÃO NA QUANTIDADE DE Rio Pardo foi o automóvel. Caminhões e motos aumenta- TELEFONES FIXOS ram em proporções também maiores do que população, INSTALADOS (2006-2014) no mesmo período. 24,1% 21,7% Mato Grosso do Sul

Ribas do Rio Região de 5,9% TAXAS DE CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO Pardo Três Lagoas E CRESCIMENTO DA FROTA 2010-2018

Fonte: BDE– Dado mais recente de 2014 145% 122% 128% 110% 107% 100% 99% 86% 89%

• Em 2014 havia, em Ribas do Rio Pardo, 2.469 telefones instalados, incluindo 50% 39% 44% 26% residenciais e comerciais. 23% 18%

• A quantidade de agências de correios não apresentou grandes alterações no População Frota Total Automóvel Caminhão Motocicleta período de 2000 a 2016. Em Ribas do Rio Pardo continuou tendo uma agência de correios. Ribas do Rio Pardo Região de Três Lagoas Mato Grosso do Sul • Em todos os municípios da região de Três Lagoas há, desde 2000, uma agência de correios. Somente o município de Três Lagoas passou a ter 5 agências. Fonte: DENATRAN – dado mais recente de 2018 • O município de Ribas do Rio Pardo dispõe de 2 agências bancárias, sendo uma do Banco do Brasil, e a outra de outro banco.

EM NÚMEROS

40 41 EVOLUÇÃO NA RECEITA DE 5. Finanças Públicas IMPOSTOS 5.1. RECEITAS MUNICIPAIS

R$ 0.000.000,00 R$ 0.000.000,00 R$ 0.0 R$ 0.0 R$ 0.0 • A Receita total da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo em 2018 foi da ordem de 78,7 mi- R$ 6.479.551,90 lhões de reais. Quando comparada com a receita de 2013, verifica-se que houve um aumento nominal de 26%. Entretanto, se descontada a inflação do período, medida R$ 4.338.993,69 pelo IGP-M, conclui-se que o aumento real da Receita foi de 10%, apesar do compor- R$1.588.960,07 tamento crescente posterior a 2016. R$ 685,92

Impostos sobre Impostos sobre a Receita de impostos

R$ 84.006.016,32 patrimônio e renda produção e circulação RECEITA TOTAL MUNICIPAL R$ 81.811.540,56 R$ 81.302.574,81 R$ 78.717.212,00 2016 2018 R$ 77.546.763,87 2013

Fonte: Portal da Transparência R$ 71.549.970,32

5.2 DESPESAS MUNICIPAIS

2013 2014 2015 2016 2017 2018 • A Despesa total da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo em 2018 foi da ordem de R$ 100.525.238,80 milhões. A evolução das despesas da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, Receita Real (base 2017) entre 2013 e 2018, mostra R$ 62.064.780,43 milhões.

Fonte: Portal da Transparência, deflacionados pelo IGPM, a preços de 2018 - Dado mais recente de 2018 DESPESA TOTAL R$ 100.525.283,80

• A maior parte das receitas municipais são receitas correntes.

• Entre 2013 e 2018, Ribas do Rio Pardo registrou forte diminuição na dependência de R$ 45.035.036,67 R$ 46.860.096,06 R$ 48.557.808,33 receitas de transferências correntes. R$ 38.460.458,37

• Dentre as receitas correntes, a receita tributária é a que apresentou maior aumento en- tre 2013 e 2018, de 178%. As receitas de impostos aumentaram em 179% das receitas tributárias, no mesmo período. 2013 2014 2015 2016 2018

• Dentre as receitas de impostos, entre 2013 e 2018, o município registrou sensível di- Fonte: Portal da Transparência minuição, tanto nos impostos sobre o patrimônio e a renda como nos impostos sobre a produção e circulação.

EM NÚMEROS

42 43 • As despesas com Salários e Encargos sociais são as mais importantes, representando REPASSE DO FNDE E COMPRAS DA 53,28% do total de despesas da Prefeitura. AGRICULTURA FAMILIAR • Na distribuição por Secretarias, as despesas da Secretaria de Educação constituem a maior despesa, representando, em 2018, 38,48% do total de despesa. R$ 418.412,00 R$ 358.490,00 R$ 348.186,00 R$ 336.042,00 R$ 325.840,00 R$ 305.060,00 R$ 220.656,00 R$ 206.580,00 R$ 81.800,71 R$ 80.662,14 R$ 62.016,90 R$ 42.293,85 R$ 47.226,60 R$ 23.579,80 R$ 0,00 R$ 0,00 COMPOSIÇÃO Outras 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 DA DESPESA despesas MUNICIPAL 48% Repasse AF Fonte: FNDE

Investimentos 26,81% 9% PROPORÇÃO DO 24,00% REPASSE DO FNDE 21,40% 19,03% COMPRADO DA 11,41% 12,15% Juros e Amortização AGRICULTURA da dívida 2% Encargos FAMILIAR 0,00% 0,00% 0,30% Fonte: FNDE 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018

Salários e encargos QUANTIDADE DE FORNECEDORES 53,28% DA AGRICULTURA FAMILIAR 15 Fonte: Portal da Transparência produtores 7 produtores 1 1 1 associação associação associação 0 0 0 5.3 COMPRAS PÚBLICAS 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018

• Com relação às Compras Municipais, a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo gastou R$ Os gráficos mostram que as compras da Prefeitura de gêneros alimentícios da agricultura 48.252.136,22 durante o ano de 2018. familiar apresentaram tendência crescente até 2015, quando começaram a a diminuir. Em 2017 e 2018 não houve aquisições da agricultura familiar. • A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo recebeu repasses do FNDE-Fundo Nacional para o desenvolvimento da Educação, para aquisição de alimentos para a alimentação escolar. Com potencial de produção de gêneros alimentícios, no município de Ribas do Rio Pardo existem 6 assentamentos rurais: PA Mutum (492 famílias), Melodia (136 famílias), NSª das • Segundo a lei no 11.947/2009 (artigo 14), pelo menos 30% dos recursos repassados Graças (60 famílias), Novo Modelo I e I (58 famílias), Avaré (57 famílias) e PA Pedreira (aproxi- madamente 41 famílias). Segundo a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desen- pelo FNDE devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da volvimento Agrário (SEAD) existem 472 produtores com DAP-pessoa física ativa no município agricultura familiar. e uma associação com DAP-pessoa jurídica.

(Fonte: http://smap14.mda.gov.br/extratodap/)

EM NÚMEROS

44 45 • O valor da produção gerada no município de Ribas do Rio Pardo em 2015 concentra-

-se no setor agropecuário, que gerou 73% do PIB do município, proporção superior à 6. Aspectos Econômicos 6.1. PRODUTO INTERNO BRUTO média do Estado, de 22%.

• O PIB-Produto Interno Bruto corresponde ao valor de todos os bens e serviços produ- Indústria zidos durante o ano. Em Ribas do Rio Pardo, o PIB de 2016 superou os 915 milhões de COMPOSIÇÃO DO 9% reais, representando 1% do PIB do Estado. Nesse ano, Ribas do Rio Pardo gerou o 20º VALOR AGREGADO DO PIB 2016 POR SETOR maior PIB do Estado. DE ATIVIDADE

• A evolução do valor nominal do PIB foi sempre crescente. Entretanto, depois de retira- Comércio do o efeito da inflação, o comportamento do PIB real mostra períodos de estabilidade & Serviços e mesmo de crise (2007 e 2010), conforme mostrado no gráfico a seguir. Agropecuária 33% 62%

1.000.000,00 Fonte: IBGE, dado mais recente de 2016 800.000,00 EVOLUÇÃO 600.000,00 DO PIB REAL 400.000,00 200.000,00 • O PIB per capita corresponde ao valor médio de produto, gerado no município, por 0,00 habitante. Não representa renda média gerada nem recebida, porque não considera a 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 desigual distribuição de rendas.

Fonte: IBGE, dados deflacionados com IGP-M, base 2014 • O PIB per capita de 2016 foi de R$ 38.908,72 por habitante, valor 13,6% superior à média do Estado (R$ 34.247,79). No ranking do PIB per capita, Ribas do Rio Pardo • Assim como em Ribas do Rio Pardo, entre 2005 e 2015, o PIB cresceu na região de Três ocupou, em 2016, a 21ª posição. Lagoas e no Mato Grosso do Sul. O ritmo de crescimento da produção em Ribas do Rio Pardo foi mais rápido do que na região de Três Lagoas, porém mais lento que no estado de MS, como mostrado a seguir. 18º Caarapó 43.288,69 19º 42.057,73 90% 20º Brasilândia 40.947,84 69% PIB PER 21º Ribas do Rio Pardo 38.908,72 59% CAPITA 22º Jaraguari 38.322,73 (R$) CRESCIMENTO 23º 38.315,48 DO PIB REAL 24º 36.320,62 2006 A 2016 25º Aparecida do Taboado 36.108,34

Ribas do Rio Região de Três Mato Grosso Fonte: IBGE, dado mais recente de 2016 Pardo Lagoas do Sul

Fonte: IBGE, dados deflacionados com IGP-M EM NÚMEROS

46 47 6.2. PRODUÇÃO PRIMÁRIA REBANHOS (cabeças) 2010 2017 VARIAÇÃO

Bovino 1.192.681 1.145.948 -4% • A produção agrícola do município de Ribas do Rio Pardo concentra-se na produção de Bubalino 140 74 -47% culturas temporárias. O principal produto é a soja. Em 2017, o município produziu 34 mil EVOLUÇÃO DOS PRINCIPAIS Equino 10.540 12.000 14% de toneladas, que representam 0,40% da produção estadual. Foram plantadas 11.587 REBANHOS NO hectares. Entre 2006 e 2017, a produção de soja de Ribas do Rio Pardo aumentou 124%. MUNICÍPIO Suíno 4.493 2.500 -44%

Caprino 610 1.000 64%

• O município de Ribas do Rio Pardo produziu também 0,1% do feijão produzido no Ovino 14.890 18.000 21% Estado e 0,1% do milho. Fonte: IBGE e Prefeitura Galináceos - total 37.834 37.000 -2% Municipal (Dado mais Galináceos - galinhas 19.589 10.000 -49% • O rebanho bovino do município é o 2º maior do Estado, depois de Corumbá, segundo recente de 2017) dados do IBGE, apesar da diminuição registrada entre 2010 e 2017. • O Município dispunha, em 2015/2016 de 196.957 hectares plantados com eucalipto, quantidade que passou para 208.485 em 2016/2017 e 212.395,80 em 2018 (Fonte SIGA, Famasul) Em 2018 representa 19,5% da área plantada com eucalipto no Estado. REBANHO BOVINO

6.3 MEIO EMPRESARIAL DO MUNICÍPIO

1.192.681 • No município de Ribas do Rio Pardo existiam, em 2017, 1.063 empresas formais. No ano Cabeças de gado 2000 havia somente 638 empresas formais. Portanto houve um crescimento da quanti-

2010 dade de empresas, a ritmo semelhante ao da média da região e inferior ao do Estado.

84% 1.145.848 AUMENTO NA 67% 62% Cabeças QUANTIDADE de gado DE EMPRESAS

2017 ENTRE 2000 E 2017

Fonte: IBGE - Dado mais recente de 2017 Fonte: RAIS - Dados mais Ribas do Rio Região de Três Mato Grosso recentes de 2017 Pardo Lagoas do Sul

• As empresas existentes no município de Ribas do Rio Pardo se concentram no setor agropecuário. Entretanto, entre 2000 e 2017, o setor terciário ganhou mais importân- • A evolução dos principais rebanhos no município de Ribas do Rio Pardo é mostrada no cia, diminuindo a participação da agropecuária de 82% para 68% dos estabelecimen- quadro a seguir. tos empresariais.

• Observa-se que entre 2010 e 2017 o município registrou diminuição do principal reba- • O peso da atividade agropecuária na quantidade de empresas é maior em Ribas do nho, o bovino, e nos rebanhos bubalino, suíno e de galinhas e aumento de rebanhos Rio Pardo (65%) do que na média dos municípios da região (40%) e do Estado (29%). pequenos como são o equino, ovino e o caprino.

EM NÚMEROS

48 49 EMPRESAS POR SETOR 68% Construção Civil DE ATIVIDADE 2 empresas 0,31% EMPRESAS 2000 Indústria 40% 16 empresas Agropecuária 3% 31% 522 empresas 29% 29% 26% 82% Comércio 24% 64 empresas 15% 10% 13% 7% 6% Serviços 4% 3% 4% 34 empresas 0% 5% Ribas do Rio Pardo Região de Três Lagoas Mato Grosso do Sul

Indústria Construção Civil Comércio Serviços Agropecuária

Fonte: RAIS-Dado mais recente de 2017

Construção Civil EMPRESAS 0% 2017 • Os segmentos de atividade que concentravam maior parte das empresas do municí- pio eram, em 2017: Indústria Agropecuária 4% 68% PRINCIPAIS SEGMENTOS Comércio DAS EMPRESAS 15% Demais Atividadedes 36% Serviços Criação 379 empresas 13% 59% de Bovinos 628 empresas

Fonte: RAIS-Dado mais recente de 2017

Comércio Varejista Exploração de Artigos do Florestal 3% Vestuário e 2% 36 empresas Complementos • Tanto na região de Três Lagoas quanto no Estado, em média, o setor terciário apre- 20 empresas senta maior participação das empresas do que no município de Ribas do Rio Pardo. Fonte: RAIS – Dado mais recente de 2017

EM NÚMEROS

50 51 • Como nos demais municípios do MS, a maior parte das empresas do município de Ri- 6.4. EMPREGO FORMAL bas do Rio Pardo é Micro ou Pequena Empresa (MPE). Foram consideradas: • As estatísticas de emprego formal registram que, em 2017, no município de Ribas do Rio - Microempresas, empresas com até 19 empregados nos setores Indústria, Constru- Pardo, havia 5.250 empregados. ção e Agropecuário e com até 9 empregados nos setores comércio e serviços. • A quantidade de empregados cresceu 67% entre 2000 e 2017 no município. Na média - Empresas de Pequeno Porte: empresas com 20 a 99 empregados nos setores In- dos municípios da região o crescimento foi de 153% e no Estado de 113%. dústria, Construção e Agropecuário e com 10 a 49 empregados nos setores comér- cio e serviços. AUMENTO NA 153% QUANTIDADE 113% • Em 2017, 99,53% das empresas de Ribas do Rio Pardo eram MPEs, enquanto na região DE EMPREGADOS 67% representavam 99,04% e no Estado 98,42%. Essa proporção se manteve estável desde ENTRE 2000 E 2017 o ano 2000. Ribas do Rio Região de Mato Grosso Pardo Três Lagoas do sul • No Município de Ribas do Rio Pardo havia, em 2011, 115 Empreendedores Individuais

(MEIs). A quantidade de MEIs saltou para 481, em 2014, e 808, em 2018. O aumento Fonte: RAIS – Dados mais recentes de 2017 registrado na quantidade de MEIs no município de Ribas do Rio Pardo foi mais rápido do que na média dos municípios do Estado, em especial no período de 2011 a 2014. • Os trabalhadores contratados no município de Ribas do Rio Pardo se concentram em atividades do setor Agropecuário.

• Entre os anos 2000 e 2017 verifica-se um leve redução na participação do setor agro- 406% pecuário na geração de emprego no município, com simultâneo aumento das contra- 318% tações setor terciário (comércio e serviços). 262%

AUMENTO NA 68% 103% 98% EMPREGOS EMPREGOS QUANTIDADE 2000 2017 DE MEIs Agropecuária Agropecuária Ribas do Rio Região de Mato Grosso Indústria 490 Indústria 5 Pardo Três Lagoas do sul 1.798 empregos 275 empregos empregos empregos 15% 5% 57% 51%

Comércio 210 Comércio Variação 2011-2014 Variação 2014-2018 empregos 1.498 empregos 7% 7%

Fonte: Portal do Empreendedor

Construção Construção Civil 1 Civil 790 Serviços 648 empregos emprego Serviços 2.682 empregos empregos 21% 0,03% 29% 0,1% • Em janeiro de 2018, em Ribas do Rio Pardo, 71% dos MEIs encontrava-se inadimplentes,

havendo somente 233 MEIs adimplentes, de um total de 808. Fonte: RAIS – Dados mais recentes de 2017

EM NÚMEROS

52 53 • Na região de Três Lagoas e na média dos municípios do Estado, o setor de Serviços PRINCIPAIS absorve menor proporção do emprego que em Ribas do Rio Pardo. SEGMENTOS DOS EMPREGADOS Criação de • As atividades agropecuárias geram 51% dos empregos, que, na região correspondem Bovinos 34% a 21% e no estado à média de 11%. 1.789 empregados • As atividades industriais geram menor proporção dos empregos no município do que na média dos demais municípios. Administração Demais Pública em atividades 42% Geral 15% 2.230 empregados 777 EMPREGOS empregados POR SETOR DE ATIVIDADE Exploração 9% Florestal 454 empregados Fonte: RAIS - Dado mais recente de 2017

51% 51%

37% 29% • Em 2017, 4.029 empregados trabalhavam em MPEs no município, correspondentes a 19% 21% 20% 15% 16% 15% 77% do total de empregados, proporção superior à média dos municípios da região 11% 7% (49%) e do Estado (47%). 5% 3% 0%

Ribas do Rio Pardo Região de Três Lagoas Mato Grosso do Sul PROPORÇÃO DOS EMPREGADOS Indústria Construção Civil Comércio Serviços Agropecuária EM MPES 77%

49% 47% Fonte: RAIS – Dado mais recente de 2017

• Os segmentos de atividade que concentravam maior parte dos empregados formais Ribas do Rio Região de Três Mato Grosso do município, em 2016, são mostrados a seguir. Pardo Lagoas do Sul

Fonte: RAIS- Dado mais recente de 2017

EM NÚMEROS

54 55 6.5. COMÉRCIO EXTERIOR DO MUNICÍPIO

• O município de Ribas do Rio Pardo se encontra entre os 50 municípios do MS que par- ticiparam do comércio exterior em 2017 e 2018.

• O município não importou em 2018. As importações do município têm diminuído de- pois de 2013. como mostrado no gráfico a seguir.

BALANÇA COMERCIAL DO MUNICÍPIO (US$ FOB)

20.000,00

15.000,00

10.000,00

5.000,00

-

-5.000.000

-10.000.000

-15.000.000

-20.000.000 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018

Exportação Importações Balança comercial

Fonte: MDIC- Dado mais recente de 2018

• O município exporta, principalmente, produtos semi-manufaturados (madeira e car- vão) que, em 2017, representaram 96% das exportações. Nesse ano, o município foi o 35º maior exportador do Estado e 9º maior importador do Estado de MS.

• Os destinos das exportações incluíram, em 2017, Estados Unidos (50%) e Paraguai (50%).

EM NÚMEROS

56 57 A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas favorece que os municípios passem a oferecer 7. Ambiente de tratamento diferenciado aos pequenos negócios, contribuindo com a melhoria do ambien- te de negócios. A partir da edição da lei federal, os municípios estão se esforçando em negócios do município regulamentar os benefícios em nível municipal através da aprovação da lei geral municipal e sua implantação efetiva. O ambiente de negócios corresponde às condições existentes em uma localidade, que simplifique e desburocratizem os procedimentos de abertura e fechamento de impostos, • Com relação à implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, o muni- assim como pagamento de tributos. Um bom ambiente de negócios favorece a atração de cípio tem ainda espaço para avançar: investimentos e a produtividade do trabalho. - Passando a exigir dos licitantes a subcontratação de MPE, até o limite de 30% do • O município conta com polo empresarial, criado pela lei nº 762/2004, com aproxima- valor licitado; damente 15 empresas ativas e onde abriga segmentos como serrarias, Marcenarias, serralherias e Marmoraria; - Passando a estabelecer cota de até 25% do objeto para a contratação de MPE, na aquisição de bens e serviços de natureza divisível; • Os incentivos fiscais oferecidos pela prefeitura estão regulamentados pelo PID - Lei Municipal n°762/2004 e a Lei Municipal n°923/2010 que institui e altera o Programa - Aumentando a participação das MPEs nas compras totais do município; Municipal de Incentivos ao Desenvolvimento Econômico, ao Trabalho e a Geração de Renda – PID – de Ribas do Rio Pardo - Especificando as atividades e seus respectivos graus de risco;

• O município de Ribas do Rio Pardo teve um Plano Diretor aprovado em 2017 pela Lei - Concedendo Alvara de funcionamento provisório para as atividades consideradas complementar 037/2017 22 de novembro de 2017 de baixo e médio risco;

• O Conselho de Desenvolvimento de Ribas do Rio Pardo é atuante e realiza reuniões bi- - Diminuindo o tempo de abertura de empresas, no que tange às responsabilidades mestrais, visitas do presidente a empresas dentro e fora do estado com sessões diárias, do município; provisórias e definitivas a empresas locais. - Mantendo a cobrança de IPTU residencial para o MEI que desenvolve as atividades na própria residência;

- Passando a aumentar o grau de inserção dos MEIS formalizados, na base de dados do município.

EM NÚMEROS

58 59 7.1. ASPECTOS POTENCIAIS

• O município de Ribas do Rio Pardo é um município em crescimento:

- A população está crescendo a ritmo médio anual (1,85%aa) mais rápido que a média do Estado (1,45%aa)

- A quantidade de empresas está crescendo no MS, a ritmo médio anual (3,89%aa) mais acelerado do que em Ribas do Rio Pardo (3,14%aa).

- A quantidade de empregos formais está crescendo mais rápido que a população (1,91%aa). Na média dos demais municípios do Estado cresceu a ritmo mais acelera- do ( 4,79%aa)

- A massa salarial real cresceu no município, em média (7,70%aa). Na média dos mu- nicípios do MS o crescimento foi mais acelerado (8,96%aa)

- O PIB do município é predominantemente agropecuário e tem crescido, também, a ritmo de 5,66%aa. No Estado o crescimento da produção ocorreu, na média, a ritmo mais acelerado (6,64%).

• O município de Ribas do Rio Pardo poderá melhorar seu ambiente se tiver a Lei Ge- ral implementada e as políticas de Desenvolvimento implantadas, de acordo como os critérios de avaliação do Sebrae (Fonte: Sebrae – Sistema de Monitoramento da Lei Geral).

EM NÚMEROS

60 61 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

• BRASIL - GOVERNO FEDERAL Portal do Empreendedor-MEI. Disponível em: http:// • MINISTÉRIO DA SAÚDE- Sistema Único de Saúde. Estatísticas da Saúde. Disponível www.portaldoempreendedor.gov.br/ em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe? cnes/cnv/estabms.def

• DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO – DENATRAN. Frota de Veículos. Dispo- • PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBAS DO RIO PARDO. Site disponível em: www.ribasdo- nível em:< www.denatran.gov.br/ frota.htm>. riopardo.ms.gov.br/

• GOVERNO DE ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL – Secretaria de Estado do meio • PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBAS DO RIO PARDO. Portal da Transparência. Dispo- ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e tecnologia. Banco de Dados nível em: http://web.neainformatica.com.br/ portalTransparencia/index.xhtml?clien- do Estado – BDE. Disponível em: http://bdeweb.semade.ms.gov.br/bdeweb/ imp. te=pmrrp php?page=consulta&action=var_list&busca=B% • PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO – PNUD BRASIL. • INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA-IBGE. SIDRA – Sistema IBGE Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil. 2013. Disponível em: www.pnud.org.br/ de Recuperação Automática. Disponível em: www.sidra.ibge.gov.br IDH/DesenvolvimentoHumano.aspx?indiceAccordion=0&li=li_DH

• MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO – site: www.mte.gov.br. Informações da • SEBRAE - Sistema de Monitoramento da Implementação da Lei Geral. Disponível em: RAIS. Temas: estatísticas, Acesso online às bases estatísticas: disponível em: • TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL. Indicadores de Re- • MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS – MDIC. Balança síduos Sólidos nos Municípios do MS. 2016. Disponível em: http://www.escoex.ms.gov. Comercial Brasileira: municípios. Disponível em: http://www.mdic.gov.br/comercio-ex- br/escoex/ Arquivos/Publicacoes/residuos_solidos_2016_st5.pdf terior/ estatísticas-de-comercio-exterior/balanca-comercial-brasileira-municipios

EM NÚMEROS

62 63 Sebrae agora /Sebrae.MSul /sebraems ms.agenciasebrae.com.br

Cursos online ead.sebrae.com.br

Fale com um especialista bit.ly/falaespecialista

64