ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SAÚDE DO NORTE

AGRUPAMENTO DE CENTROS DE SAÚDE do Nordeste

Manual de Acolhimento

UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DOMUS

1

ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SAÚDE DO NORTE

Agrupamento de Centros de Saúde do Nordeste

2

UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE

DOMUS

Manual de Acolhimento

Avª Cidade de Leon, 5300-274 Bragança

Telefone nº273 302 620

Fax n.º 273 302 629

Endereço electrónico: [email protected]

______

Índice

Introdução ...... 4 2. Objectivo e Metodologia ...... 6 3. UCC DOMUS ...... 7 4- Os princípios por que nos guiamos ...... 9 4.1- Missão ...... 9 4.2- Visão ...... 9 4.3 – Valores ...... 10 4.4- Compromisso assistencial ...... 11 4.4 -Quem somos ...... 12 4.5- Área geográfica de Influência ...... 12 4-6 Caracterização da População inscrita ...... 13 5- Política de Qualidade ...... 14 6- Normas e Procedimentos ...... 15 6.1- Identificação Profissional ...... 15 6.2- Legislação de Interesse Geral ...... 15 6.3- Integração ...... 15 7- Contactos ...... 16 Anexo 1 – Fluxograma para recepção do novo elemento ...... 17 Anexo 2– Plano de Ação ...... 19 Anexo 3 – Compromisso de confidencialidade do profissional ...... 20 Anexo 3 - Compromisso de confidencialidade do aluno ...... 22

Manual de Acolhimento 2019- Unidade de Cuidados na Comunidade DOMUS 3

______

Índice de Figuras

Figura 1: Organograma ULSNE ...... 7

Figura 2: organograma CS Bragança Santa Maria ...... 8

Figura 3: Lógotipo da UCC ...... 9

Figura 4: Freguesias do Concelho de Bragança ...... 13

Figura 5: Pirâmide etária ...... 14

Índice de Tabelas

Tabela 1: Valores ...... 10

Tabela 2: Equipa multidisciplinar por área profissional ...... 12

Manual de Acolhimento 2019- Unidade de Cuidados na Comunidade DOMUS 4

______

Introdução

A Unidade de Cuidados na Comunidade de DOMUS ( à frente designada de UCC DOMUS), foi aprovada por deliberação do Conselho Directivo da ARS Norte , em 26 de Abril 2011, (UCC053 Domus), e desde então tem procurado, responder de forma mais satisfatória às necessidades e expectativas dos seus utentes, da comunidade, e paralelamente contribuir para uma maior motivação aos seus colaboradores, e de forma indirecta para uma melhor qualidade do seu trabalho. Para além da importância da apresentação e da dignidade da nossa “casa”, a excelência do serviço que se persegue, o sucesso ou o fracasso do esforço de todos nós, depende bem mais da qualidade intrínseca dos seus colaboradores, da sua atitude para com a instituição e para com aqueles que com ele a partilham, e ainda mais para com aqueles a quem servimos. A solidariedade e a tolerância, são qualidades necessárias, na aceitação das diferenças incontornáveis entre as múltiplas personalidades que se completam, no respeito e na valorização pelo trabalho - que se exige empenhado - de cada profissional, e que contribui decisivamente para o indispensável espírito de grupo. A permanente procura de valorização dos seus colaboradores e a disponibilização dessa valorização, a disponibilidade, a responsabilidade, serão contributos decisivos para o nosso objectivo. Metodologias mais exigentes e rigorosas de gestão têm vindo a ser implementadas na área da saúde, obrigando a uma adequação nem sempre pacífica nem fácil aos profissionais, obrigando a um esforço suplementar aos que se procuram integrar nesta nova realidade, que todos esperamos que venha a ser bem sucedida. Contamos todos com o vosso saber, com o vosso entusiasmo, com a vossa generosidade, a bem daqueles a quem servimos e do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Os utentes legitimamente esperam isso de todos nós.

Manual de Acolhimento 2019- Unidade de Cuidados na Comunidade DOMUS 5

______

1- Ao novo colaborador

Seja bem-vindo!

É com enorme satisfação que o recebemos na Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC DOMUS). Conscientes que o momento de entrada de um novo elemento numa instituição determina o sucesso e a rapidez da sua integração, concebemos este o Manual de Acolhimento. Pretende ser um instrumento facilitador no processo de acolhimento e integração, e foi elaborado com o intuito de tornar a sua integração e adaptação mais simples e agradável (anexo 1). Qualquer dúvida que surja após a leitura deste manual deverá ser colocada a Coordenadora da UCC DOMUS, Anabela Martins.

Queremos ainda desejar-lhe o maior sucesso na sua atividade na UCC.

2. Objectivo e Metodologia

O presente Manual de Acolhimento tem como principal objectivo fornecer aos novos elementos informações sobre a UCC DOMUS, de modo a facilitar a sua integração na Instituição, bem como no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) e respectivo Centro de Saúde da Bragança, onde vai exercer a sua actividade. Permitir-lhe-á tomar conhecimento rápido da estrutura organizacional e do funcionamento da UCC aos mais variados níveis, devidamente enquadrados nos objectivos gerais da Instituição e nas suas áreas estratégicas de actuação. A 1ª versão, foi elaborada sob a coordenação de Anabela Martins, tendo em conta as opiniões de todos os profissionais da UCC. As versões seguintes, são atualizadas anualmente, tendo em conta as modificações anuais da UCC.

Manual de Acolhimento 2019- Unidade de Cuidados na Comunidade DOMUS 6

______

3. UCC DOMUS

A UCC iniciou actividades em 26 de abril de 2011. Encontra-se integrada no Centro Saúde de Bragança II- Santa Maria, ACES do Alto Trás-os-Montes I – Nordeste, da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE).

No âmbito da reforma dos Cuidados de Saúde Primários, o Decreto- Lei nº 28/ 2008 de 22 de Fevereiro, criou os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) do Serviço Nacional de Saúde e estabeleceu o seu regime de organização e funcionamento. O despacho nº 10143/2009 de 16 de Abril, aprovou o Regulamento da Organização e Funcionamento da Unidade de Cuidados na Comunidade. A ULSNE integra as três Unidades Hospitalares e 14 Centros de Saúde que servem a população do distrito de Bragança. Foi criada em 2011, pelo Decreto-Lei n.º 67/2011, de 2 de Junho, para englobar as unidades de saúde do extinto Centro Hospitalar do Nordeste e do extinto Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Trás-os-Montes I – Nordeste. A ULSNE é uma entidade pública empresarial de capitais exclusivamente detidos pelo Estado, dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

Figura 1: Organograma ULSNE

Manual de Acolhimento 2019- Unidade de Cuidados na Comunidade DOMUS 7

______

A nova estrutura organizacional dos Centros de Saúde assenta em pequenas unidades funcionais. A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), é uma unidade funcional e a sua actividade desenvolve-se com autonomia organizativa e técnica em intercooperação com as demais unidades funcionais. Como já foi referido o Despacho nº 10143/2009 de 16 de Abril, aprova o Regulamento da Organização e Funcionamento da Unidade de Cuidados na Comunidade.

Figura 2: organograma CS Bragança Santa Maria

O Logótipo, representado na figura 2, foi escolhido pelo grupo de profissionais que se candidataram a constituir a UCC, e tem como inspiração o monumento arquitetónico “ DOMUS MUNICIPALIS”, símbolo da cidade de Bragança e monumento singular da arquitectura românica. Representa assim a estrutura, onde se alicerça toda a atividade da UCC, na relação próxima com o cidadão, as famílias e com a comunidade em geral mas aberta á inovação e ao estado da arte. Pretendemos capacitar-nos a assumir uma verdadeira autonomia responsável e participada no esforço de todos para uma melhor Saúde dos Brigantinos.

Manual de Acolhimento 2019- Unidade de Cuidados na Comunidade DOMUS 8

______

Figura 3: Lógotipo da UCC

4- Os princípios por que nos guiamos

A definição d da missão, visão e os valores da UCC DOMUS é a estratégia que guiarão as acções da organização como um todo, bem como de cada membro em particular, fazendo com que haja a convergência de metas e o direcionamento mais eficaz da força de trabalho e tem como finalidade fazer com que o Desempenho da unidade e dos seus colaboradores não se desviem de normas, leis e regulamentos internos ou externos, bem como das normas de conduta ética e moral.

4.1- Missão

A UCC DOMUS tem por missão a promoção da literacia em saúde e a capacitação do individuo e comunidade para escolhas promotoras de saúde. Assim como a prestação de cuidados de saúde, apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente a pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e/ou funcional em rede com outras parceiros, contribuindo para comunidades mais saudáveis.

4.2- Visão

Ser uma UCC de referência em Cuidados de Saúde Primários em termos de satisfação dos cidadãos e dos profissionais, sempre disponíveis para inovar e responder às necessidades da população.

Manual de Acolhimento 2019- Unidade de Cuidados na Comunidade DOMUS 9

______

4.3 – Valores

Ser uma Equipa competente, dinâmica, rigorosa e inovadora, interagindo com a comunidade, com a convicção de cada um e de todos, que ao investimento pessoal e profissional corresponderá a excelência de serviços.

Na tabela seguinte enumeram-se os sete principais valores, os nossos valores de referência, definidos por unanimidade entre todos os elementos da UCC, explicitando-se assim o código de conduta da UCC.

Tabela 1: Valores

Qualidades pessoais ou significado Valores prático do valor

Centralidade nas pessoas, Intervir com o cidadão, partir dos determinantes da saúde famílias, grupos e comunidade valorização do bem-estar da pessoa e sua funcionalidade , numa perspectiva de qualidade de vida, individual e coletiva Governação clinica Melhoria contínua na prestação Contratualização centrada em resultados em saúde Autoavaliação organizacional de cuidados Auditorias Planeamento Saúde como um direito de cidadania Priorizar as necessidades como categoria essencial para a promoção de justiça social Equidade Atender às diferenças e diversidades relacionadas com as condutas de risco e as heterogeneidades de base étnico- culturais

Mobilizar o conhecimento científico como suporte a uma Intervenção comunitária prática baseada na evidência, caracterizada pela transferibilidade do mesmo, com utilidade para a sociedade. Integração de competências Autonomia e responsabilidade Promover os valores e as práticas do desenvolvimento sustentável e uma sociedade mais justa social partilhada Parcerias e integração de esforços sustentados de todos os setores da sociedade Gerar soluções criativas, úteis e adequadas a necessidades Criatividade / inovação dos utentes através da identificação de oportunidades e problemas e troca de ideias

Manual de Acolhimento 2019- Unidade de Cuidados na Comunidade DOMUS 10

______

4.4- Compromisso assistencial

O compromisso assistencial da Unidade de Cuidados na Comunidade DOMUS, é constituído pela prestação de cuidados que consta da carteira de serviços, ora apresentada, e que incluem os seguintes programas:

PROGRAMAS DA CARTEIRA BÁSICA

I. Ação de saúde para crianças e Jovens em Risco II. Comissão de proteção de crianças e jovens em risco III. Equipa de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) IV. Programa nacional de saúde escolar (ambiente escolar, estilos de vida saudáveis, saúde individual e colectiva, inclusão escolar) V. Rede social VI. Rendimento social de inserção VII. Sistema nacional de intervenção precoce na infância VIII. Preparação para o parto e a parentalidade IX. Ação de saúde sobre género, violência e ciclo de vida X. Programa Nacional de Promoção alimentação saudável XI. Programa Nacional pessoas idosas XII. Programa nacional doenças respiratórias.

O plano de ação actualizado anualmente encontra-se em anexo ( anexo 2).

Manual de Acolhimento 2019- Unidade de Cuidados na Comunidade DOMUS 11

______

4.4 -Quem somos

A UCC é constituída por uma equipa multidisciplinar, descriminados na tabela 2.

Tabela 2: Equipa multidisciplinar por área profissional

Nome Grupo profissional Anabela Paula Seixas G. Martins Enfermeira EER Ana Patrícia Fernandes Vieira Enfermeira ESC Ana Sofia Carvalho Enfermeira ESC Carla Sofia Pires Maia Enfermeira ESMO Cristina Maria Pires Fernandes Enfermeira EER Madalena Conceição Barreira Enfermeira ESC Maria Conceição Tomé Silva Enfermeira ESMO Olívia Conceição Costa Maria Enfermeira ESC Sara Maria Moura Regente Enfermeira ESC Sónia Alexandra Nunes Sendim Enfermeira EER Alexandra Daniela Afonso Prada Médica dentista António Valente Médico Filipa Isabel Moas Prior Psicóloga Iolanda Lígia Rodrigues Afonso Nutricionista Isabel Conde Parente Técnico Serviço social Lia Ferreira Assistente técnico Maria Manuela Serrano Técnico Serviço social Vânia Raquel Diz Médica

4.5- Área geográfica de Influência

A UCC disponibiliza a sua carteira de serviços aos residentes, ainda que temporariamente, na área geográfica do Concelho de Bragança com uma área de 1173,6 Km², e constituído por 39 Freguesias, uma das quais urbanas.que inclui as seguintes freguesias de Alfaião, União de freguesias de Aveleda e Rio de Onor, , Baçal, , União de freguesias , Castro de Avelãs, , , , França, , , , Grijó de Parada, União de freguesias de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova, , Mós, , , União de freguesias de Parada e Faílde, Parâmio, ,

Manual de Acolhimento 2019- Unidade de Cuidados na Comunidade DOMUS 12

______

Quintanilha, Quintela de Lampaças, , União de freguesias de Rebordainhos e Pombares, Rebordãos, União de freguesias de Rio Frio e Milhão, , Samil, , União de freguesias de São Julião de Palácios e Deilão, São Pedro de Sarracenos, União de freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, , , e .

Figura 4: Freguesias do Concelho de Bragança

2 - A UCC inclui os indivíduos residentes na sua área geográfica de influência decorrente do crescimento natural da população, dando resposta à carteira de serviços.

4-6 Caracterização da População inscrita

Como podemos verificar, 20,74% da população da UCC é idosa (65 anos ou mais) e 10,02% têm 75 anos ou mais. No lado oposto da tabela, temos as crianças com menos de 5 anos que correspondem a 4.14% da população residente no concelho. A população activa, dos 15 aos 64 anos, corresponde a 64.41% da população. O índice de envelhecimento da população do ficheiro é de 139,56%. Por sua vez, o índice de dependência total é de 58.68%, com 40,11% de dependência de idosos(>= 65 anos) e 23.07% de dependência de jovens(< 15 anos). No que toca à população feminina, 19,73% total da são mulheres em idade fértil (15 a 44 anos). Na figura 4, está representada a pirâmide etária dos utentes inscritos na USF à data de 24 de

Manual de Acolhimento 2019- Unidade de Cuidados na Comunidade DOMUS 13

______

Janeiro de 2017. Trata-se de uma pirâmide com base retraída e topo alargado, o que reflecte uma população envelhecida.

Figura 5: Pirâmide etária

5- Política de Qualidade

A Unidade de Cuidados na Comunidade de DOMUS assume-se, no presente e no futuro, como uma unidade de saúde moderna e inovadora, centrando os seus esforços no objectivo primordial que é a satisfação da comunidade que serve. A Unidade de Cuidados na Comunidade DOMUS afigura-se como um centro decompetências e de permanente aquisição, produção, divulgação de conhecimentos e valorização dos seus colaboradores, na prestação de cuidados de saúde. Tem como instrumento essencial orientar e gerir os cuidados de saúde numa perspectiva de Gestão pela Qualidade. O planeamento e desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade é realizado tendo por base os princípios da Melhoria Contínua. Assumimos o compromisso de cumprir a legislação em vigor. Toda a política de gestão da qualidade deve compatibilizar a excelência dos cuidados restados com níveis de eficiência e produção, capazes de assegurar a viabilidade económica, visando a obtenção de ganhos em saúde.

Manual de Acolhimento 2019- Unidade de Cuidados na Comunidade DOMUS 14

______

Para que a política da qualidade da Unidade , seja uma realidade, o profissional e o utente devem ser respeitados na sua dignidade, sendo apoiados nas suas dificuldades e incentivada a sua capacidade de colaboração e capacitação.

6- Normas e Procedimentos

A UCC DOMUS, rege-se por um conjunto de normas e procedimentos da ULSNE que se destinam a normalizar a actuação dos vários grupos profissionais, com vista à optimização da resposta às necessidades de preservação da saúde dos utentes e dos profissionais.

6.1- Identificação Profissional

Aquando do início de funções na instituição, é distribuído ao novo colaborador um cartão identificador específico, onde consta o nome e a sua categoria profissional, de uso obrigatório na lapela ou local alternativo que permita a fácil identificação pelo utente. A sua conservação é da estrita responsabilidade do portador.

6.2- Legislação de Interesse Geral

Todos os funcionários no exercício das suas funções têm deveres e direitos e deles poderãousufruir se, plena e conscientemente, conhecerem o seu enquadramento legal e o espírito que preside à sua elaboração, enquanto funcionários públicos e colaboradores da ULSNE.

6.3- Integração

Todos os profissionais da UCC DOMUS, deverão ter em conta os seguintes pontos: I. Ter presente que o fim último da instituição, visa servir os superiores interesses do Utente.

Manual de Acolhimento 2019- Unidade de Cuidados na Comunidade DOMUS 15

______

II. Que lhe é devido o respeito e o cumprimento pelas regras, pela hierarquia, bem como o dever de lealdade e cooperação para com os seus pares.

III. Que todas as categorias profissionais e alunos, estão obrigadas ao rigoroso sigilo profissional, com abstenção completa de relatos ou comentários, quer dentro quer fora da instituição, sob pena de sobre si recaírem processos disciplinares e/ou de responsabilidade civil e assumem, por escrito, o compromisso com o respeito pela confidencialidade de dados de utentes da (anexo 3 e 4).

IV. O dever da procura da sua permanente actualização profissional.

7- Contactos

Morada: Avª Cidade de Leon, 5300-274 Bragança

Telefone nº273 302 620

Fax n.º 273 302 629

Endereço electrónico: [email protected]

Manual de Acolhimento 2019- Unidade de Cuidados na Comunidade DOMUS 16

______

Anexo 1 – Fluxograma para recepção do novo elemento

Manual de Acolhimento 2019- Unidade de Cuidados na Comunidade DOMUS 17

______

Fluxograma para recepção do novo elemento

Chegada do novo colaborador (1)

Secretariado

Preencher ficha de contacto

Coordenador ou quem faça essa função delegada

1 - Dar a conhecer a estrutura da UCCCB 2 – Definir horário de trabalho/ estágio

3 – Facultar o Manual de Acolhimento 4 – Garantir a assinatura do compromisso de confidencialidade

5- Apresentação de todos os colaboradores

Orientador / Tutor

O novo colaborador tem à sua disposição: Espaços comuns:  Bar para colaboradores ( 9-11h e 16-17h) ; Bar público ( 08:30-17h- com oferta de refeições ligeiras)/ Sala para refeições com micro onda e frigorifico)  Sala de reuniões  Telefone: para efectuar chamadas internas terá que marcar os dígitos da extensão para onde deseja falar (tabela dos números internos disponível em cada gabinete)Para ligar para o exterior, falar com orientador/tutor.  Circuito de Lavagem de bata/fardamento: Poderá entregar devidamente identificada com o nome, a uma assistente operacional, ou depositar num cesto para esse efeito no piso -1, na sala de tratamento de roupas.

Manual de Acolhimento 2019- Unidade de Cuidados na Comunidade DOMUS 18

______

Anexo 2– Plano de Ação

Manual de Acolhimento 2019- Unidade de Cuidados na Comunidade DOMUS 19

______

Anexo 3 – Compromisso de confidencialidade do profissional

Manual de Acolhimento 2019- Unidade de Cuidados na Comunidade DOMUS 20

______

COMPROMISSO COM CONFIDENCIALIDADE

Eu, ______, declaro que fui informado(a) e comprometo-me com a adesão e respeito pela Confidencialidade e Protecção de Dados e asseguro no decurso da minha actividade os seguintes procedimentos:

- Não comunicar nem divulgar a minha chave pessoal de acesso ao Sistema Informático de Registo Clínico.

- Não incluir nenhum dado de carácter pessoal ou identificativo dos pacientes em nenhum trabalho ou estudo.

- Toda a informação sobre os pacientes deve ser destruída em triturador de papel.

UCC DOMUS, ____/_____/______

Assinatura ______

Categoria profissional ______

Manual de Acolhimento 2019- Unidade de Cuidados na Comunidade DOMUS 21

______

Anexo 3 - Compromisso de confidencialidade do aluno

Manual de Acolhimento 2019- Unidade de Cuidados na Comunidade DOMUS 22

______

COMPROMISSO DE CONFIDENCIALIDADE

Eu, ______, aluno de ______, declaro que fui informado(a) e comprometo-me com a adesão e respeito pela Confidencialidade e Protecção de Dados e asseguro no decurso da minha actividade os seguintes procedimentos: - Não incluir nenhum dado de carácter pessoal ou identificativo dos utentes em nenhum trabalho ou estudo. - Toda a informação sobre os utentes deve ser destruída.

UCC DOMUS, ____/_____/______Assinatura ______

Manual de Acolhimento 2019- Unidade de Cuidados na Comunidade DOMUS 23