Foco Assessoria e Consultoria Ltda. Reforma Ministerial

Reforma Ministerial 2 de outubro de 2015

INTRODUÇÃO

Visando controlar a crise de governabilidade e evitar novas derrotas no Congresso Nacional, a Presidente anunciou hoje (2/10) uma Reforma Ministerial que resultou na redução do número de ministérios (de 39 para 31) e aumento do poder do PMDB no Governo.

Com a nova distribuição, o PT passou a contar com apenas 9 ministérios, enquanto que o PMDB alcançou 7. Já o PTB, PR, PSD, PDT, PCdoB e o PR seguem com o comando de uma pasta cada. Os outros 8 ministérios são comandados por nomes considerados “técnicos”.

Desde o início deste ano, o PMDB vem intensificando suas críticas ao Governo e sua forma de condução do País, defendendo, entre outros pontos, a redução da máquina pública e dos gastos da administração central do País, incluindo a redução do número de Ministérios.

Além das críticas, o partido articulou importantes derrotas para o Planalto no Congresso Nacional, conquistando o apoio também de outros partidos da base, o que fortaleceu a oposição justamente num momento de drástica redução da popularidade da presidente Dilma em função do desempenho negativo da economia e das medidas impopulares do ajuste fiscal.

A situação é mais grave na Câmara dos Deputados, onde o presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ) vem defendendo o impeachment de Dilma Rousseff em função das denúncias de corrupção envolvendo a Petrobrás e sua relação com as doações da campanha presidencial do PT, e das chamadas pedaladas fiscais.

Com o movimento desta sexta-feira, a Presidente espera reconstruir o diálogo com o Congresso Nacional para a aprovação das propostas do ajuste fiscal e reduzir a pressão sobre os pedidos de seu impeachment.

REDUÇÃO DE MINISTÉRIOS

O corte de 8 dos 39 ministérios foi executado mediante a extinção ou fusão de algumas pastas, além da retirada do status de ministério do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência.

As fusões geraram ainda o Ministério do Trabalho e Previdência Social – um “superministério” com um orçamento de mais de R$ 500 bilhões.

Setor Comercial Norte, Quadra 1, bloco F, Ed. America Office Tower, sala 128, Asa Norte, CEP 70711-905, Brasília-DF Tel./Fax: +55 (61) 3327 1289 - home-page: www.foco-legislativo.com.br - e-mail: [email protected] 1

Foco Assessoria e Consultoria Ltda. Reforma Ministerial

Ministério / Secretaria O que ocorreu? Previdência Social Fundidos no Ministério do Trabalho e Previdência Social Trabalho e Emprego Pesca e Aquicultura Absorvido pelo Ministério da Agricultura

Mulheres Fundidas na Secretaria das Mulheres, Igualdade Racial e Igualdade Racial Direitos Humanos, que será comandada por Nilma Lino, que comandava a Secretaria da Igualdade Racial Direitos Humanos

Secretaria Geral Fundidas na Secretaria de Governo Relações Institucionais

Perdeu o status de Ministério e foi incorporada pela Secretaria Micro e Pequena Empresa de Governo Perdeu o status de Ministério e foi transformado em gabinete Segurança Institucional militar

Extinta. Algumas atribuições foram repassadas para o Assuntos Estratégicos Ministério do Planejamento

NOVOS MINISTROS

Uma das alterações políticas mais importantes realizadas nesta Reforma Ministerial foi a substituição de (PT-SP) por (PT-BA) na Casa Civil após grande pressão do ex-presidente Lula e diversos políticos da base aliada.

Reforma Ministerial Casa Civil entra Jaques Wagner (PT-BA)

Aloizio Mercadante (PT-SP) | Assume o Ministério da Educação sai

Ciência, Tecnologia e Inovação entra Celso Pansera (PMDB-RJ)

Aldo Rebelo (PCdoB) | Assume o Ministério da Defesa sai

Comunicações entra André Figueiredo (PDT-CE)

Ricardo Berzoini (PT-SP) | Assume a Secretaria de Governo sai

Setor Comercial Norte, Quadra 1, bloco F, Ed. America Office Tower, sala 128, Asa Norte, CEP 70711-905, Brasília-DF Tel./Fax: +55 (61) 3327 1289 - home-page: www.foco-legislativo.com.br - e-mail: [email protected] 2

Foco Assessoria e Consultoria Ltda. Reforma Ministerial

Reforma Ministerial Defesa entra (PCdoB)

Jaques Wagner (PT-BA) | Assume a Casa Civil sai

Educação entra Aloizio Mercadante (PT-SP)

Renato Janine Riberio sai

Portos entra (PMDB-PA)

Edinho Araújo (PMDB-SP) sai

Saúde entra (PMDB-PI)

Arthur Chioro (PT-SP) sai

Secretaria de Governo entra (PT-SP)

Miguel Rossetto (PT-RS) | Assume o Ministério do Trabalho e Previdência sai

Trabalho e Previdência entra Miguel Rossetto (PT-RS)

Manoel Dias (PDT-SC) Carlos Eduardo Gabas sai

Setor Comercial Norte, Quadra 1, bloco F, Ed. America Office Tower, sala 128, Asa Norte, CEP 70711-905, Brasília-DF Tel./Fax: +55 (61) 3327 1289 - home-page: www.foco-legislativo.com.br - e-mail: [email protected] 3