FACULDADE PAN AMAZÔNICA – FAPAN

CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL – HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

CAIO ALBERTO TEIXEIRA FURTADO

PAYSANDU: COMO UM CLUBE DE FUTEBOL PODE TER UMA MARCA PRÓPRIA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DO BRANDING

Belém-PA

2017

CAIO ALBERTO TEIXEIRA FURTADO

PAYSANDU: COMO UM CLUBE DE FUTEBOL PODE TER UMA MARCA PRÓPRIA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DO BRANDING

Trabalho apresentado a Disciplina Projeto Experimental referente ao processo de avaliação e conclusão do curso de Bacharelado em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda da Faculdade Pan Amazônica.

Orientador: Marcelo Mendes

Belém-PA

2017

CAIO ALBERTO TEIXEIRA FURTADO

PAYSANDU: COMO UM CLUBE DE FUTEBOL PODE TER UMA MARCA PRÓPRIA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DO BRANDING

Trabalho apresentado a Disciplina Projeto Experimental referente ao processo de avaliação e conclusão do curso de Bacharelado em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda da Faculdade Pan Amazônica.

Orientador: Marcelo Mendes

______

Orientador: Prof. Marcelo Mendes

______

Convidado 1

______

Convidado 2

Apresentado em : ______/______/______

Conceito:______

Belém-PA

2017

“Em futebol o pior cego é o que só vê a bola”.

NELSON RODRIGUES

AGRADECIMENTOS

Meu muito obrigado a Deus, que desde o dia que fui gerado no ventre de minha mãe, me proporcionou o mais belo dom existente no mundo que é a vida. Até hoje sempre me abençoa, derrama bênçãos em mim e atrai as coisas boas que a vida me proporciona.

Agradeço também a uma pessoa muito especial em minha vida e grande inspirador de minhas conquistas que é o Sr. Meu pai, Paulo Furtado (in memoriam) que sempre, sem mediar esforços me proporcionou todas as bases da vida, e principalmente me orientou a buscar sempre o conhecimento para me tornar um ser humano ético e respeitoso com os demais.

Outra pessoa que não poderia passar despercebida e que junto ao meu pai, soube também orientar e me encaminhar na vida, a minha mãe Tânia Teixeira que sempre lutou, batalhou para proporcionar a mim, o melhor, dentro de seus limites, e hoje posso concretizar a missão que ela e meu pai receberam de Deus.

Um grande e fervoroso muito obrigado a Anete Rodrigues, essa pessoa que sei que mesmo com a distância sempre me apoia e me incentiva a querer sempre mais, meu singelo sentimento ao meu AMOR, que está a 122km de mim, mas com seu jeito simples e amoroso soube se abdicar de todos os sentimentos que um casal necessita ter para a elaboração desse projeto.

Muito obrigado ao amigo, orientador e professor Marcelo Mendes que acreditou nesse projeto e embarcou em minhas viagens para que tudo saísse dentro dos conformes. Um outro agradecimento também aos professores Alexandre Vergne e Enio Rebouças que deram todo o apoio a esse projeto dando também orientações e dicas para um melhor entendimento do assunto.

E por fim agradeço ao meu amigo que a academia me proporcionou e que levarei comigo na vida, Ronieli Castro, que sempre realizou comigo excelentes trabalhos e apoiou todo o pensamento deste ser aqui em relação a este projeto. Que Deus abençoe a todos que incentivaram e incentivam minha vida e dão todo o apoio que necessito.

Caio Alberto Teixeira Furtado

RESUMO

O intuito deste Projeto Experimental (PREX) e desenvolver uma campanha para o fortalecimento da marca Lobo, a marca própria do clube de futebol paraense Paysandu Sport Club.

Uma pesquisa foi realizada para que fosse encontrada uma problemática a ser desenvolvida para tornar a Lobo uma marca concretizada e que seja referência no âmbito da gestão de marcas.

Por fim, a aplicação do branding neste projeto é algo inevitável, que ira orientar e subsidiar todo o processo de criação da campanha para que o projeto iniciado pelo Paysandu, possa ser concretizado ao longo de anos.

PALAVRAS- CHAVE: Branding, Paysandu, Lobo, Marca, Futebol.

ABSTRACT

The purpose of this Experimental Project (PREX) is to develop a campaign to strengthen the brand Lobo, the brand of the Paraguayan football club Paysandu Sport Club.

A research was conducted to find a problem to be developed to make Lobo a brand that has been concretized and that is a reference in the scope of brand management.

Finally, the application of branding in this project is something inevitable, which will guide and subsidize the whole process of creating the campaign so that the project initiated by Paysandu, can be implemented over the years.

KEYWORDS: Branding, Paysandu, Lobo, Marca, Football.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: imagem de soldados chineses praticando futebol...... 43

Figura 2: inicio do futebol na Inglaterra...... 44

Figura 3: Pelé com o principal objeto do futebol...... 45

Figura 4: Pai do futebol brasileiro, Charles Miller...... 46

Figura 5: Time São Paulo Atlhetic, com destaque para Miller...... 47

Figura 6: Primeiro time do ...... 48

Figura 7: Imagem da nota veiculada no jornal “Estado do Pará...... 51

Figura 8: Hugo Manuel de Abreu Leão...... 52

Figura 9: Uniforme Oficial nº 1 do Paysandu para temporada 2017, sendo o mesmo conforme a sugestão de Hugo Leão em 1914...... 53

Figura 10: A primeira arquibancada da Curuzu...... 54

Figura 11 Relato da primeira partida do Paysandu...... 55

Figura 12: Suiço...... 56

Figura 13: Ato de marcar o animal, realizado até hoje...... 58

Figura 14: Logo da Google, a marca mais cara do planeta...... 59

Figura 15: Escudo do clube inglês, que possui a marca mais cara do futebol...... 60

Figura 16: Escudo do Flamengo, maior valor de marca entre os clubes brasileiros...... 61

Figura 17: Logo da marca própria criada pelo Paysandu...... 62

Figura 18: Outdoor...... 70

Figura 19: Layout para Facebook...... 70

SUMÁRIO

Capítulo I: Entrando no campo...... 12

Capítulo II: Apita o árbitro...... 14

Capítulo III: Titular...... 19

3.1 Titular...... 20

3.2 Reserva...... 20

Capítulo IV: Decisão...... 21

Capítulo V: Preleção...... 24

Capítulo VI: Tática do Jogo...... 27

Capítulo VII: Placar do Jogo...... 29

Capítulo VIII: Os primeiros chutes...... 42

8.1 Os chutes britânicos...... 44

8.2 O país do futebol...... 45

8.3 Futebol pai d’égua...... 48

Capítulo IX: Surgimento do Paysandu...... 50

9.1 A casa do Paysandu...... 54

9.2 O primeiro pontapé...... 55

9.3 O atleta emblemático...... 56

Capítulo X: A tabela que deu certo...... 57

Capítulo XI: Análise do jogo...... 64

11.1 Tema da campanha/ Slogan...... 66

11.2 Tipo de Campanha...... 67

11.3 Analise Swot...... 67

11.4 Objetivo da Campanha...... 68

11.5 Objetivos Específicos da Campanha...... 68

11.6 Posicionamento...... 69

11.7 Público-Alvo...... 69

11.8 Definição das estratégias e ações de comunicação...... 69

Capítulo XII: Fim de Jogo...... 72

Capítulo XIII: Categoria de Base...... 74

Capítulo XIV: Anexos...... 78

CAPÍTULO I:

ENTRANDO NO CAMPO

12

Este Projeto Experimental (PREX), apresenta uma campanha para a marca própria para o Paysandu Sport Club, um clube da cidade de Belém do Pará, que hoje é pioneiro na região norte sobre um trabalho de gestão de marcas.

No titular e reservas deste projeto é fortalecer e dar sinal de referência a Lobo, nome dado a marca própria do clube, visto que, a o presente estudo possa de alguma forma incentivar e informar como o Branding tem influência no meio do futebol.

Na decisão, iremos apresentar o porque da escolha do tema para apresentar, o que motivou, e também o porque de realizar este estudo.

O capitulo tática de jogo, mostrará qual os meios foram utilizados para a obtenção de dados, para que fosse possível realizar todo o conjunto de informações pesquisados.

Na preleção apresentaremos os autores que embasaram conceitos para que este projeto experimental pudesse ser sólido e ter consistência teórica.

Nos primeiros chutes apresentarei o inicio deste esporte no mundo, como era praticado, até começar a ganhar espaço no cotidiano até chegar ao Brasil e também os primeiros resquícios da prática do jogo na região norte do pais e no estado do Pará.

A tabela que deu certo, irá expor o surgimento do branding e como ele se aliou a pratica do esporte, apresentando clubes no mundo que já possuem e trabalham com o termo de gestão de marcas.

O surgimento do Paysandu, vem mostrar o nascimento do clube da região norte, todo o processo inicial que foi realizado, até a estruturação física do mesmo para que fosse concretizado ao longo desses anos.

O Placar do Jogo, apresenta os dados da pesquisa realizada durante o projeto para que se fosse necessário encontrar uma problemática, para trabalharmos em cima dela.

A analise do jogo, apresentará todo o estudo do mercado e a devida campanha realizada para o fortalecimento da marca Lobo, e também para que a mesma torne-se referência de gestão de marcas.

13

O fim de jogo, apresentará as conclusões e considerações que o trabalho deixa para a academia, para o mercado e para os profissionais de comunicação.

Por fim a categoria de base irá mostrar toda as referências utilizadas também como base para a elaboração deste projeto.

14

CAPÍTULO II: APITA O ÁRBITRO

15

Dezembro do ano de 2015, é a data em que o Paysandu Sport Club, um clube de futebol da região norte do Brasil, com 101 anos na época decidiu dar um grande salto no cenário nacional quando se fala de gestão e comunicação esportiva.

Foram mais de 3 anos de estudos que acarretaram nesse sucesso que o clube decidiu lançar, mas calma lá, vamos por partes. Sabemos que a bastante tempo o mundo do futebol mudou, junto com essa mudança podemos destacar também o avanço comunicacional, ambos são constantes e devem serem vistos, observados e estudados com bastante atenção.

O futebol sempre movimentou bastante dinheiro, mas a cima de tudo consolidou marcas solidas como é o caso do Barcelona1, Real Madrid2, Manchester United3, Bayern de Munichen4, no Brasil como Corinthinas5, Palmeiras6, Flamengo7, entre outros. Mas o que é marca?

uma marca é um conjunto de associações vinculadas a um nome, sinal ou símbolo, relacionadas a um produto ou serviço. A diferença entre um nome e uma marca é que um nome não tem associações; é simplesmente um nome. Um nome torna-se uma marca quando as pessoas o vinculam a outras coisas. Uma marca é bem parecida com a reputação. (TYBOUT, P.01, 2006)

1 Clube espanhol da região da Catalunha, que possui sócios e torcedores em mais de 50 países sendo um clube integrador e bastante solidário possuindo parcerias com instituições internacionais.

2 Clube espanhol da capital Madrid que possui a fundação Real Madrid com projetos sociais e culturais, desenvolvendo atividades educativas, sociais, culturais e de bem-estar social.

3Clube inglês da cidade de Manchester que possui a fundação Manchester United que usa do futebol para incentivar e inspirar jovens ao redor do mundo a construir uma vida melhor, unindo as comunidades.

4Clube alemão da cidade de Munique com mais de 270.000 membros, sendo o maior clube do mundo com projetos que desenvolvem jovens enfatizando esportes de bases como: futebol, basquete, handball ente outros.

5Clube paulista que possui atualmente mais de 30 milhões de torcedores, possuindo projetos com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) que incentiva atletas olímpicos e paraolímpicos.

6Clube paulista que coleciona o título de maior campeão do Brasil, por possuir vários títulos entre estaduais, nacionais e internacionais, e também o primeiro campeão do mundo.

7Clube carioca fundado no ano de 1895 inicialmente na regata, atualmente possui mais de 33 milhões de torcedores, mesmo assim, seu esporte de maior tradição do clube é o futebol.

16

Uma marca forte gera com toda certeza lucro, como exemplo, citamos o recente caso do jogador brasileiro Neymar8 que foi vendido pelo clube Barcelona por nada mais, nada menos do que R$ 222 milhões de euros para o Paris Saint German9, tornando-se o jogador com a maior transação do mundo, pelo menos até o momento.

Normalmente os clubes de futebol optam por marcas terceirizadas de material esportivo, que passam uma receita em porcentagem com a venda dos produtos do clube para o mesmo, no entanto, o clube paraense ao criar a Marca Lobo, isso mesmo é o nome com que o time é chamado pela torcida, ocasionou ao Paysandu um lucro de 20 vezes mais do que quando obtinha uma marca terceirizada, que era a internacional Puma10.

E pensando nesses grandes lucros que o Paysandu resolveu dar um grande salto, não com contratações nesses valores, mas com gestão bem trabalhada, comunicação e marketing bem elaborados e claro o lançamento de uma marca própria, que trouxe grandes lucros ao cofre do clube em seu primeiro ano.

O clube foi pioneiro no Brasil em gestão esportiva sobre marca própria, ate porque como falamos a mudança é constante no futebol e na comunicação e marketing, e é preciso acompanhar, para isso foi investido “pesado” se podemos falar assim, a comunicação da marca ao torcedor do clube.

É normal vermos que clube de futebol, não são apenas clubes, são empresas, que possuem uma marca, que algumas vezes não são próprias como a do Paysandu, mas que possuem tudo que aprendemos no âmbito publicitário em relação a branding, é o termo utilizado em inglês para gestão de marcas. Verifiquemos o clube espanhol Barcelona, onde citamos logo no inicio sobre a saída do craque Neymar por valores incomparáveis aos olhos do mundo. O Barça como é chamado pelo sua imensa torcida tem um slogan, e os clubes hoje possuem slogans que pegam como chiclete na cabeça do torcedor. “més

8 Jogador de futebol brasileiro que atualmente joga tanto na seleção brasileira quanto num clube francês com a camisa 10, no mundo do futebol, é conhecida como a camisa dos craques, possuindo um instituto sem fins lucrativos com cerca de 10 mil crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos.

9Clube frânces localizado na capital Paris, possuindo 41 anos de existência tendo as cores vermelho e azul como as principais, tendo 17 títulos nacionais e um europeu conquistado no ano de 1996.

10Empresa alemã fundada no ano de 1948 no segmento de vestuário esportivo, presente em mais de 130 países possuindo cerca de 160 lojas pelo mundo , tendo 9.646 funcionários.

17 que un club”, traduzindo do espanhol para o português, “mais que um clube”, sim, são mais que um clube mesmo, como falamos são grandes marcas.

os consumidores não são assim tão brilhantes. Se você não disser o que está fazendo, por que está fazendo e por que eles deveriam comprar o seu produto, eles vão ignorar você e levar suas carteiras (e corações) par quem lhes diga essas coisas. (ZYMAN, P. 41, 2003)

O clube paraense não pensou diferente, optou por torna-se uma grande marca, com slogans e ações comunicacionais e de marketing que pudessem mexer com o emocional do torcedor apaixonado.

Foi isto que o Paysandu decidiu realizar para chegar a tamanho enfoque de sua marca Lobo, saber de fato como o torcedor ver e define o clube foi um dos fatores essenciais, a experiência com que o mesmo tem ao seu apaixonado clube, com felicidades e tristezas impulsionam na criação de grandes marcas, por isso empresas como a multinacional Coca-Cola11 é sucesso neste meio. Foi isto que embasou nas ações publicitárias para a criação da marca, e tornaram a mesma esse extraordinário processo de marketing esportivo.

No seu primeiro ano de criação da marca Lobo, o clube da região norte, alcançou um resultado bastante expressivo, estando entre as 34 marcas mais valiosas do futebol brasileiro no ano de 2016. O estudo foi realizado pela BDO12, empresa que trabalha com auditoria e consultoria com seu estudo anual sobre marcas de clubes brasileiros. O Paysandu apareceu na 31º posição sendo avaliada sua marca em 18 milhões de reais.

Como podemos observar o futebol deixou de ser apenas cotas de televisão, patrocínios em uniformes e bilheterias dos jogos, o mesmo é pensando de maneira bastante estratégica, atualmente os clubes empresas, possuem mecanismos que tragam o torcedor e o façam ser parte de todo aquele projeto, trabalhando seu emocional para que o mesmo fidelize ainda mais com a marca.

11 Empresa norte-americana criada no ano de 1886, mas que só obteve sua patente no ano de 1893. Chegou ao brasil em 1942, possuindo uma rede de franquias presente em mais de 200 países.

12Empresa de auditoria e consultoria que presta serviços ágeis e corretos e que realiza anualmente no Brasil, um estudo avaliando os valores em reais das marcas dos clubes brasileiros.

18

Segundo Domingos (2003), você só vai convencer alguém a comprar um produto se estiver convencido de que vale a pena. Este é o segredo dos grandes vendedores: falam com tanta convicção e entusiasmo que acabam convencendo todo mundo.

O Paysandu atualmente com a Lobo apresenta resultados expressivos como mostra o estudo da BDO como citado a cima, o que é normal para grande história do clube, já que o mesmo não é o mais antigo do estado do Pará, porém é o que possui mais títulos e glórias dentro do estado, tendo um reconhecimento de ser o maior do norte pelo fato de ser o único clube da região a participar da da América, torneio intercontinental da região americana, levando consigo o termo de eterno Campeão dos Campeões, já que foi o ultimo conquistador da Copa dos Campeões.

Diante disto, observa-se um grande exemplo a ser seguido, caso se quiserem, por grandes clubes para obterem mais fidelidade com suas marcas e acarretar grandes lucros aos seus cofres tornando-se mais que clubes de futebol e de esporte e sim mostrando que são grandes empresas.

19

CAPÍTULO III: TITULAR

20

O objetivo trará a evidência de qual a intenção deste trabalho acadêmico com objetivos gerais e específicos.

3.1 Titular

Comprovar a importância de clubes de futebol investirem em marcas próprias.

3.2 Reservas

Realizar um estudo sobre gestão de marketing para o Paysandu Sport Club a partir da analise do posicionamento da marca do cliente;

Efetuar um processo de pesquisa para verificar a situação problema do objeto de estudo;

Apresentar soluções comunicacionais e de marketing ao cliente.

21

CAPÍTULO IV: DECISÃO

22

Sempre fui um grande apaixonado pelo esporte, em especial pelo mais popular do mundo, que é o futebol, herdei isto de meu pai que sempre acompanhei ele em jogos, mas também tenho como a grande parte de pessoas ao redor do mundo o seu clube de coração, o Paysandu é de extrema importância para mim, vivo e respiro esse clube que me dá bastante orgulho, mas que também já me proporcionou tristezas, que não fizeram eu me abalar em meio a elas.

Sei que para qualquer profissão ou gestão existente no mundo, existe uma coisa que necessita bastante atenção, que é a reciclagem. O Paysandu adotou um modelo de gestão nunca usado no Brasil, porém já havia sido utilizado por alguns clubes europeus como o espanhol Athletic Bilbao, a partir disso sentir a necessidade e o prazer de analisar e estudar o caso da marca “Lobo”. O presente tema é de importante entendimento para a sociedade, para a academia e para o âmbito comunicacional e de marketing, pois apresenta um modelo de gestão que está totalmente encorpado e com bastante determinação por parte da diretoria do clube.

O âmbito acadêmico trás também está correlação com a opção de escolha do tema, sou torcedor nato do clube e desde a criação da marca, venho me dizendo que iria estudar esse modelo que está proporcionando grandes lucros e conquistas ao clube. Pensando assim, optei por coloca-lo em prática já no meu trabalho de Projeto Experimental (PREX) que concederá a mim o título de bacharel em Comunicação Social habilitado em Publicidade e Propaganda. Mas como ele poderia influenciar para a academia? Marketing, Comunicação e Gestão andam juntos sempre e sabemos que o trabalho de ambos dá um excelente destaque, quando bem realizado, como no caso da marca Lobo. Sendo assim, irei mostrar como este esforço do Paysandu é realizado, conseguindo uma sustentação muito importante para a empresa e também para comunicação, de modo que vai influenciar modelos que outras empresas possam adotar para alavancarem suas marcas.

Mas claro é necessário compreender o cliente, Segundo Sant’Anna (2003), o esporte está sendo usado para lançar novos produtos, para aumentar a empatia do consumidor em relação a uma empresa. Esta afirmação implica muito na publicidade e na propaganda, sei que a mesma é a alma do negócio, esse jargão tem muito tempo, mas as medidas adotadas pelo clube mexem e fazem os meus olhos brilharem, pois estou na

23

área e consigo observar um excelente trabalho sendo realizado que servirá como exemplo futuro para a academia.

O clube também será outro beneficiário de todo esse modelo de pesquisa, claro estamos avaliando o processo deles, mas como todo processo, existe uma problematização, que nem sempre é maléfica, as vezes é benéfica, faltando apenas ajustes para chegar a satisfação máxima dos clientes. Sendo assim iremos também apresentar ao Paysandu formas e maneiras que podem colaborar com esse modelo que o clube adotou e vem testando para ver se dar certo.

24

CAPÍTULO V:

PRELEÇÃO

25

Compreender os assuntos do determinado tema, é muito importante para que possamos ter e passar ao leitor uma clareza do assunto. Sendo assim autores são de extrema importância para o processo.

Os mesmos nos apresentam embasamentos que nos fazem ter uma “facilidade” para o entendimento da abordagem que iremos levar adiante, com seus conceitos e concepções.

5.1 Marketing

Para definir o Marketing, escolhi Gilbert A. ChuChill Jr. E J. Paul Peter, pois os mesmos trabalham com um fácil e claro entendimento sobre o assunto, trazendo um pouco da realidade que vivemos juntamente com a contemporaneidade, apresentando as ferramentas e práticas que podemos utilizar, para o “bem-sucedido”.

Para Peter, J. Paul (2014) Marketing voltado para o valor é uma orientação pra se alcançar objetivos desenvolvendo valor superior para os clientes. Ele é uma extensão da orientação marketing que se apoia em vários princípios e pressupostos sobre os clientes.

5.2 Branding

Branding é o termo utilizado para “gerenciamento de marcas” ou mesmo “marca”. Uma empresa conhecida, necessita de alguma forma de uma marca que a faça ser lembrada sem muito esforço pelo cliente, para isso, a obra escolhida foi de Alice M. Tybout e Tim Calkins.

Fundamentos, e estratégias sobre marcas fazem com que tenhamos um melhor entendimento sobre o tema, e o que a obra apresenta com bastante clareza, oferecendo meios que levam uma marca a ser lembrada sempre no mercado.

26

Segundo Tybout, Calkins (2006) As marcas têm habilidade notável em impactar o modo como as pessoas vêem os produtos. Raramente, os consumidores vêem apenas um produto ou serviço; vêem o produto associado à marca.

5.3 Propaganda

Para definir Propaganda, optei pela escolha do autor Sergio Zyman que quebra bastantes estereótipos sobre o tema, uma vez que a criação de algo não se dá de forma fácil e sim de maneira que necessita tem embasamento para a concepção.

Para Zyman (2003) O objetivo da publicidade é vender mais coisas a mais pessoas, com mais frequência , por mais dinheiro.

5.4 Marketing Esportivo

Para compreensão sobre o Markeitng Esportivo a escolha foi do Ferran Soriano, que apresenta ao longo de sua obra uma visão bastante inovadora e atual sobre como transformar clubes em grandes empresas e marcas, uma aula sobre gestão.

Segundo Soriano (2010) As grandes inovações e os avanços nas indústrias acontecem quando alguém, observando e analisando a realidade de uma nova forma, é capaz de oferecer novos produtos e serviços ou iniciar novos modelos de negócios que respondam a uma nova compreensão da realidade.

27

CAPÍTULO VI:

TÁTICA DO JOGO

28

O processo de pesquisa inicia com a captura de dados secundários obtidos através de reportagens sobre a marca Lobo em sites esportivos.

O objetivo de uma pesquisa de mercado é fazer uma sondagem junto aos usuários de determinado produto para se travar um conhecimento com as necessidades do mercado, com os níveis de preferência entre os produtos de determinada fabricação e os de sua concorrência, a fim de planificar a produção industrial indo ao encontro dos desejos do consumidor, diminuindo as suas resistências no ato de compra (SANT’ANNA, p.51, 2013)

Uma pesquisa de caráter exploratória foi realizada também no site do Paysandu e também es sites de empresas de consultoria que realizam pesquisas sobre o valor das marcas dos clubes de futebol no mundo, explorando mundial, continental e nacional.

O propósito da pesquisa consiste em identificar os consumidores, determinar os meios para atingi-los, conhecer a motivação de seu comportamento e testar a eficiência das mensagens e dos canais de distribuição. (SANT’ANNA, p.52, 2013)

Utilizamos também o instrumento de pesquisa de questionários, foram aplicados brevemente com perguntas fechadas, em dia de jogos do clube, que com toda certeza foi mais uma forma de coleta de dados para melhores informações sobre marca Lobo e sobre nosso objeto de estudo, que neste caso é o Paysandu Sport Club.

29

CAPÍTULO VII:

PLACAR DO JOGO

30

Foi realizada uma pesquisa de opinião, neste caso descritiva, com torcedores do clube, em dias de jogos do Paysandu, para analisarmos o relacionamento do mesmo com a marca Lobo através de questionário.

Questionário em Tabulação

01 - Sexo

ALTERNATIVA QUANTIDADE %

Feminino 16 50

Masculino 16 50

Total 32 100

02 – Idade

ALTERNATIVA QUANTIDADE % 18 a 25 18 70 25 a 35 6 10 35 a 50 8 20 Total 32 100

03 – Localização

ALTERNATIVA QUANTIDADE % Marambaia 4 13 Umarizal 1 3 São Brás 2 6 Jurunas 3 10 Icuí 1 3

31

Marco 2 6

Canudos 1 3

Jaderlândia 1 3

Pedreira 1 3

Condor 2 6

Castanheira 3 10

Telegrafo 1 3

Guamá 2 6

Coqueiro 2 6

Cremação 1 3

Souza 1 3

Nazaré 3 10

Bengui 1 3

Total 32 100

04 – Você frequenta jogos do Paysandu?

ALTERNATIVA QUANTIDADE % Sim 32 100 Não 0 0

Total 32 100

04.1 – Com que frequência?

ALTERNATIVA QUANTIDADE % Baixa 7 25 Regular 18 50

32

Alta 7 25 Total 32 100

05 – O que você acha de possuir uma marca própria?

ALTERNATIVA QUANTIDADE % Péssima 0 0 Ruim 0 0 Boa 4 10 Ótima 9 20 Excelente 18 70

06 – Você conhece a Marca Lobo?

ALTERNATIVA QUANTDADE % Sim 32 100 Não 0 0 Talvez 0 0

Total 32 100

07 – Como ficou sabendo da existência da marca?

ALTERNATIVA QUANTIDADE % Rádio 1 5 TV 4 15 Internet 27 80 Jornal 0 0 Total 32 100

33

08 – Qual seu envolvimento com a Marca Lobo?

ALTERNATIVA QUANTIDADE % Pouco 12 35 Raramente 5 25 Muito 13 40 Nenhum 0 0

Total 32 100

09 – Porque você compra a Marca Lobo?

ALTERNATIVA QUANTIDADE % Preço bom 0 0 Material bom 9 20 Os lucros vão direto para o clube 23 80 Total 32 100

10 – Você conhece os pontos de vendas do Paysandu?

ALTERNATIVA QUANTIDADE % Sim 32 100 Não 0 0

Total 32 100

10.1 – Qual frequenta?

ALTERNATIVA QUANTIDADE % Sede Social 19 60

34

Boulevard Shopping 12 40 Shopping Grão Pará 1 5

Total 32 100

Análise Gráfica e apresentação dos dados

1- Sexo

Masculino Feminino

A segunda pergunta do questionário demonstra que uma grande parte da torcida do Paysandu tem entre as faixas etárias de 18 a 25 anos, deixando o equilíbrio entre as outras faixas de idade.

2 – Idade

70%

60% 50%

40% 30% 20% 10%

0% 18 a 25 Anos 25 a 35 Anos 35 a 50 Anos 35

Nesta terceira pergunta aplicada no questionário que buscava saber qual a localização (bairro/cidade) do entrevistado demonstra que o clube tem, seus torcedores em diversas regiões da cidade do bairro mais periférico ao mais elitizado.

3 - Localização

Bengui Nazaré Souza Cremação Coqueiro Guamá Telegrafo Castanheira Condor Pedreira Jaderlândia Canudos Marco Ícui Jurunas São Brás Umarizal Marambaia 0% 2% 4% 6% 8% 10% 12% 14%

Na quarta pergunta, foi perguntado aos entrevistados, se era de costume frequentar os jogos do clube, com um resultado bem favorável todos disseram que acompanham os jogos do clube no estádio.

4 – Você frequenta jogos do Paysandu?

100%

80%

60%

40%

20%

0% Sim Não 36

Dando seguimento a pergunta anterior, foi questionado aos torcedores entrevistados, qual a frequência que os mesmos frequentavam os jogos do Paysandu no estádio, metade do publico disse que regularmente, está apoiando o clube nos dias de jogos no estádio de futebol, a outra metade ficaram divididas entre uma frequência baixa e alta nos dias de jogos.

4.1 – Com que frequência

50% 45% 40% 35% 30% 25% 20% 15% 10%

5% 0% Baixa Regular Alta

Nesta pergunta, a intenção era analisar o que os torcedores acham de possuir uma marca própria, sem ainda citar a marca Lobo. Mais da metade dos entrevistados, analisam uma excelente ideia, porém, os outros restantes entendem que é uma boa ou ótima iniciativa, observamos que é necessário a compreensão do torcedor sobre a marca Lobo.

5 – O que você acha de possuir uma marca própria?

80% 60%

40%

20%

0% Péssima Ruim Boa Ótima Excelente

37

Logo em seguida perguntamos, se os mesmos conhecem a marca Lobo, a marca própria do clube que torcem, todos disseram que sim, mostrando saberem da existência da mesma.

6 – Você conhece a marca Lobo?

100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% Sim Não Talvez

Continuando as perguntas ao torcedor, foi indagado como ficaram cientes da existência da marca, através de qual canal de comunicação os mesmos tomaram conhecimento da Lobo. Boa parte dos entrevistados informaram que foi através da internet que conheceram esse projeto do clube, os restantes pesquisados informaram que a TV, também ficou responsável pela informação e uma outra pequena parte informou que o rádio passou a noticia.

7 – Como ficou sabendo da existência da marca?

80% 70% 60% 50% 40% 30%

20% 10% 0% Rádio TV Internet Jornal

38

Foi questionado qual o envolvimento dos mesmos com a marca Lobo, qual a frequência de compra e uso da marca. Pouco menos da metade dos entrevistados informaram que consomem de maneira alta (muito) os produtos da grife, outro abaixo da metade comentaram que pouco obtêm os produtos, e outra parcela disse que raramente adquiri os mesmos.

8 – Qual seu envolvimento com a Marca Lobo?

40%

35%

30% 25% 20% 15%

10%

5%

0% Pouco Raramente Muito Nenhum

Referente ao uso da marca, foi questionado o porque de o torcedor adquirir os produtos, quase a totalidade dos entrevistados informaram que, neste caso, os lucros obtidos pelas vendas dos produtos da marca Lobo, vão diretamente aos cofres do clube, não sendo como com marcas terceirizadas anteriores que deixavam ao clube uma pequena porcentagem. A parte restante da entrevista informou que compra os produtos porque por mais que a marca seja nova no mercado e ainda esteja em processo de aceitação por parte dos mesmos, apresenta um bom material para uso, se não equivalente, mas que chegue perto das grandes marcas já existentes e consolidadas no mercado.

39

9 – Porque você compra a Marca Lobo?

80% 70% 60% 50% 40%

30% 20% 10% 0% Preço bom Material bom Os lucros vão direto para o clube

Quase chegando ao fim do questionário, foi perguntando se os torcedores conheciam os pontos de vendas que o Paysandu disponibilizava para a compra de seus produtos, de maneira total, os entrevistados responderam que sim, que conheciam onde os mesmos se encontravam e como adquirir os produtos.

10 – Você conhece os pontos de vendas do Paysandu?

100% 90% 80% 70%

60% 50%

40% 30% 20% 10% 0% Sim Não

40

Fechando o questionário e dando seguimento a penúltima pergunta, foi questionado qual ponto de venda, o torcedor mais frequentava para adquirir os produtos da marca. Um pouco mais da metade informou que frequenta a principal loja que se localiza na sede social do clube. Um pouco atrás da metade disse que frequenta uma loja localizada num bairro nobre dentro de um shopping no centro da cidade, e a outra pequena parte que restou, informou que costuma frequentar a loja em um bairro distante da cidade de Belém e que o acesso é através, numa grande maioria, de veiculo próprio.

10.1 – Qual frequenta?

60% 50%

40%

30%

20% 10%

0% Sede Boulevard Shopping Shopping Grão Pará

Análise Geral

Conforme a análise referente ao questionário de pesquisa descritiva aplicado aos torcedores em dias de jogos do Paysandu, foi observado que, existe ainda um pequeno não de opinião de certeza sobre a marca própria, os entrevistados em alguns casos quando perguntados sobre o conhecimento da marca Lobo, balançam um pouco para afirmar o conhecimento da marca, contudo os mesmos conhecem de maneira geral a marca Lobo. Mas é necessário a compreensão por parte dos mesmos sobre o processo da marca, sobre a certeza que deve existir no torcedor sobre a criação de algo que pertence ao clube.

41

Outra observação importante que foi percebida, é que, a grande parte dos torcedores do clube tomaram conhecimento da existência da marca através do meio digital no caso a internet, no entanto, o público do Paysandu, não e apenas pessoas ligadas no meio digital. Segundo Figueiredo (2005) essa característica da velocidade permite ao rádio ser um veículo preferencial para casos de promoções, liquidações e avisos urgentes aos ouvintes. As pessoas também buscam outros meios de comunicação para serem informados, passando também a ideia de que o clube de alguma maneira não possui um bom relacionamento com a imprensa pois, se possuísse essas informações estariam nos veículos de massa.

O surgimento de novos nichos proporciona uma exatidão para que a marca Lobo possa lançar em meio a seus produtos, cores e modelos que saiam dos padrões do Paysandu, surgindo assim novos mercados, como exemplo, os clubes de futebol uma parcela considerável apresenta em seus uniformes de número 3, cores, modelos e padrões que fogem do habitual do clube, mas que, estão dentro dos desejos e necessidades dos consumidores de seus produtos.

42

CAPÍTULO VIII:

OS PRIMEIROS CHUTES

43

Os primeiros chutes que foram relatados sobre o futebol no mundo, são de 3000 a.c, onde chineses praticavam uma mistura de jogo com treinamento militar, onde de acordo com as informações os soldados chineses jogavam com o crânio de seus inimigos, que representava o que hoje chamamos de bola, mortos em combate, em duas estacas fincadas, que representaria as traves, no chão. Uma maneira nada habitual do que vemos atualmente no esporte.

Figura 1: imagem de soldados chineses praticando futebol

Fonte: Google Imagens

44

8.1 Os chutes britânicos

Em 1863 que na Inglaterra foi criada a Football Association, criando regras para a prática do esporte, formando tabelas, datas de confrontos, sendo tudo controlado.

Figura 2: Inicio do futebol na Inglaterra

Fonte: Google Imagens

Estes confrontos eram realizados pelos operários das fábricas existentes no pais, geralmente aconteciam aos sábados pela parte da tarde, o que acontece, até hoje nas rodadas do campeonato inglês. Cada fábrica possuía seu time, dai vem a ideia dos times dentro das empresas que costumam jogar sua famosa partida em um determinado dia da semana.

Os primeiros clubes nascidos no solo inglês foram do Arsenal, 23 anos depois da chegada do esporte na nação inglesa, em 1886, e do Manchester United, fundado no ano de 1878.

45

8.2 O país do futebol

Esta dominação é dada por muitos estudiosos e amantes do futebol, para o Brasil, simplesmente pelo fato da nação ter abraçado de uma maneira tão forte a pratica deste esporte, por isto que recebemos esse codinome.

Mas talvez não seja só por isso, o Brasil, tem o “rei do futebol” que é o Edson Arantes do Nascimento13, também conhecido pelo apelido de Pelé, o mesmo conquistou o primeiro dos cinco títulos mundiais que a seleção brasileira possui, com apenas 17 anos de idade.

Figura 3: Pelé com o principal objeto do futebol

Fonte Google Imagens

13Nascido em 1940, é ex jogador de futebol, brasileiro, foi campeão de uma copa mundo aos 18 anos de idade, é considerado o “Rei do futebol”, é embaixador do futebol mundial.

46

Mas os primeiros relatos do futebol no Brasil, se dá no ano de 1894, onde um filho de britânicos nascido na cidade de São Paulo chamado Charles Willian Miller14, trouxe para cá um par de bolas e um livro que continha as regras do esporte.

Figura 4: Pai do futebol brasileiro, Charles Miller

Fonte: Google Imagens

As primeiras partidas de futebol que aconteceram em solo brasileiro se deram a partir dos anos de 1899. Durante o ano de 1900, Miller criou um clube que se chamava, São Paulo Athletic que realizou a primeira partida de futebol em solo brasileiro contra o Germânia, que veio a se torna o atual Esporte Clube Pinheiros.

14 Filho de um escocês com uma brasileira, é considerado o pai do futebol brasileiro, era jogador, arbitro e apaixonado pela prática do futebol.

47

Figura 5: Time do São Paulo Athletic, com destaque para Miller

Fonte; Google Imagens

48

8.3 Futebol pai d’égua

Acredita-se que os primeiros relatos de futebol em solo paraense se deram em 1890, antes mesmo de Charles Miller introduzir a pratica esportiva no pais. A partida que se tem documentada na região e entre ingleses funcionários da Amazon Steam Navigation Company unificada a Parah Gaz Company contra a Western Telegraph.

As primeiras equipes criadas no estado foram do já extinto Sport Club do Pará fundado no ano de 1902, e da Tuna Luso Brasileira 15e do Clube do Remo16, maior rival do nosso objeto de estudo, Paysandu, que foram criados em 1903 e 1905 respectivamente.

Figura 6: Primeiro time do Clube do Remo

Fonte; Google Imagens

Já no ano de 1906 o primeiro Parazão, como o torcedor chama carinhosamente o campeonato do estado, teve seu primeiro torneio com o nome de Parah Football Association League, sendo levado até 1907, mas depois de algumas brigas entre

15 Clube paraense fundado no ano de 1903, seus esportes de destaque são a regata, natação e futsal, porém o que trás reconhecimento ao clube é o futebol onde a equipe é bi campeã brasileira.

16Clube da cidade Belém fundado no ano de 1905, ganhando destaque inicialmente na regata, o clube possui no futebol um título nacional que é o campeonato brasileiro de 2005.

49 as equipes, veio a ser cancelado, sendo retomado no ano seguinte com o a equipe do União Esportiva sagrando-se campeã do torneio.

Figura 7: Escudo da primeira equipe campeã do futebol paraense

Fonte: Google Imagens

50

CAPÍTULO IX:

O SURGIMENTO DO PAYSANDU

51

O dia 7 de dezembro de 1913, o jornal “Estado do Pará”, um doa mais prestigiados naquele período, noticiou que pessoas do antigo Nort Club, que com toda certeza conhecemos como o famoso Time Negra, viriam a fundar um clube que iniciaria suas atividades em duas modalidades esportivas, o remo e o futebol.

Mas foi quase dois meses depois, no dia 2 de fevereiro de 2014, que o mesmo jornal belemense viria publicar o convite de uma espécie de festa de inauguração do clube esportivo.

Figura 8: Imagem da nota veiculada no jornal “Estado do Pará”

Fonte: Site Oficial do Paysandu

A frente do movimento que fundou o clube era liderada por Hugo Manuel de Abreu Leão, que era ex representante do Nort Club, e ficou responsável pela direção dos trabalhos de fundação.

52

Figura 9: Hugo Manuel de Abreu Leão

Fonte: Site Oficial do Paysandu

O nome escolhido foi Paysandu Foot-Ball Club, que seria inspirado em um episodio histórico chamado de “A tomada de Paysandu”, que foi uma batalha onde tropas brasileiras participaram, sendo lideradas pelo General Mena Barreto e também por Almirante Tamandaré que atualmente tem uma via publica em sua homenagem no bairro da Campina, aqui na cidade de Belém, ressaltando que o mesmo episodio não tem nenhuma ligação com a “Guerra do Paraguai” como muitos pensam.

Outra reunião foi realizada oito dias depois , no dia 10 de dezembro de 1914, da fundação oficial do clube. Na ocasião Hugo Manuel tratou logo de um assunto de cunho importante para ele, que seria a vestimenta do clube, como também conhecemos como o uniforme de jogo.

A proposta do diretor Abreu Leão era de que o uniforme fosse camisa azul e branco em listras verticais, assim como vemos até o dias atuais, sendo assim, na parte

53 do peito esquerdo um escudo com as iniciais “PEC”, mas que viriam a serem discutidas em uma próxima reunião.

Figura 10: Uniforme Oficial nº 1 do Paysandu para temporada 2017,

sendo o mesmo modelo conforme a sugestão de Hugo Leão em 1914

Fonte: Site Oficial do Paysandu

A terceira reunião ocorreu no dia 19 de fevereiro de 1914, na mesma foi discutida a decisão da sigla “PEC” que viria a ser a mudança de nome do clube para Paysandu Sport Club como é chamado e conhecido até hoje, vale ressaltar que a sigla é em nossa língua portuguesa, porém no escudo está a sigla em língua inglesa conforme o nome decidido pelos então integrantes da direção do clube na época.

54

9.1 A casa do Paysandu

O atual estádio do time do Paysandu, localizado na Avenida Almirante Barroso entre as Travessas da Curuzu e do Chaco, no bairro do Marco, em Belém, onde o terreno pertencia a então Firma Ferreira & Comandita que construiu e realizou a inauguração do mesmo em 14 de junho de 1914. O terreno tornou-se do Paysandu após a compra por parte de Leônidas Sodré Castro, que foi presidente do clube durante os anos de 1930 e 1931, tendo seu nome levado no estádio do clube atualmente, que também é conhecido como estádio da Curuzu. Leônidas teve também sua parcela na compra da atual sede do clube que localiza-se na Avenida Nazaré, entre as Travessas Benjamin Constant e Dr. \Moraes, bairro de Nazaré.

Figura 11: A primeira arquibancada da Curuzu

Fonte: Site Oficial do Paysandu

55

9.2 O primeiro pontapé

A primeira apresentação do time, foi realizada no dia 14 de junho de 1914, dia da inauguração do estádio da Curuzu, às 16 horas, um domingo, o horário é costumeiro ate hoje em partidas de futebol no Brasil. O jogo foi realizado no mesmo local contra o Clube do Remo, onde o Paysandu saiu vencedor da partida pelo placar de 2x1. Sendo manchete novamente no “Estado do Para”.

Figura 12: Relato da primeira partida do Paysandu

Fonte: Site Oficial do Paysandu

56

9.3 O Atleta emblemático

Antônio Barros Filho, foi um jogador emblemático nos primórdios do clube, tendo como apelido Suiço por dizerem na época que iniciou sua carreira no pais europeu da Suiça, era um doa principais jogadores paraenses na época e que veio a fechar contrato com o Paysandu no final do ano de fundação do clube. Era um jogador que ganhava destaque por jogar em várias posições, mas se destacava mesmo jogando como lateral-esquerdo ou centro médio ( o que hoje seria o meia-atacante), sua primeira partida se deu em 31 de janeiro de 1915, numa partida contra o maior rival do Paysandu que é o Clube do Remo, onde o Paysandu saiu vitorioso por 2x0.

Figura 13: Suiço

Fonte: Site Oficial do Paysandu

57

CAPÍTULO X:

A TABELA QUE DEU CERTO

58

O termo em inglês da palavra marca, branding varia do termo brandr que era a forma chamada para a ação de gravar gado com ferro quente, ato que se realiza até hoje. Ainda nas antigas civilizações era comum a pratica da gravação de nomes para a identificação de um produto e sua procedência.

Figura 14: Ato de marcar o animal, realizado até hoje

Fonte: Google Imagens

Com o passar do tempo o processo de branding foi evoluindo e mostrando sua verdadeira essência no mercado que cresce constantemente mostrando os grandes avanços que o meio tem a oferecer a sociedade.

“os consumidores experimentam uma marca ou um produto como um conceito, que é um conjunto de propriedades e associações que dão ao produto um significado específico.” (TYBOUT, p.27, 2006)

A marca em si deve simbolizar alguma coisa, deve ter um conceito, este é o grande desafio que as empresas possuem, algumas conseguem definir seus conceitos em sua marca mas outras tem um grande desafio de definirem claramente o que sua identidade visual quer passar para o público.

59

Segundo Zyman (2003) tudo o que você faz comunica algo sobre sua marca para seus clientes e clientes em potencial. Vale ressaltar que clientes sempre estão utilizando conceitos, formando opiniões e categorizando produtos de maneira forte, mostrando um pouco do que esse universo das marcas tem de potencial para oferecer, cabendo a empresa criar uma marca que torne mais simples e fácil a associação com o cliente, em outras palavras o seu relacionamento.

Anualmente a empresa Brand Factory17, realiza um estudo que avalia as marcas espalhadas pelo mundo, neste ano de 2017, segundo o estudo da empresa, a marca que apareceu na primeira colocação foi a da empresa Google18 com um valor estimado em 109, 470 milhões de dólares, tendo logo em seguida a também conhecida Apple com uma marca em 107,141 milhões de dólares, tendo logo atrás as empresas Amazon.com e AT&T, com valores de 106,396 e 87,016 milhões de dólares. Uma coisa necessita ser explicada segundo o estudo da Brand Factory, todas as primeiras quatro empresas lideres do ranking são norte americanas o que mostra que a tecnologia de informação está em constante ascendência no pais da norte americano.

Figura 15: Logo da Google, a marca mais cara do planeta

Fonte: Google Imagens

17 Empresa que trabalha com mais de 200 marcas internacionais oferecendo aos clientes descontos de até 70% de desconto durante os dias do ano. Realiza também estudos sobre branding.

18Empresa multinacional que presta serviços online, é utilizada também como objeto de pesquisa.

60

Existe um segmento de mercado que as pessoas pouco sabem que tem ganhando um grande destaque com suas marcas, o futebol, é o segmento, sabemos que empresas patrocinam competições esportivas ao longo do mundo, mas os clubes hoje em dia também são avaliados com suas marcas, preste a atenção, estou lhe dizendo que os clubes de futebol do mundo, não todos, tem marcas fortes e que tem seus valores avaliados.

os clubes mais bem administrados economicamente, com base em parâmetros de prudência recomendáveis, são também os que melhores resultados esportivos obtém a médio e longo prazos (SORRIANO, P.35,)

O mundo e seus muitos clubes de futebol desejam aumentar seu faturamento, como também criar uma maior expressão de relação com seu maior bem que o torcedor, mas como criar toda essa relação? Veja por exemplo o Barcelona possui uma estrutura e uma relação tão branda com seu torcedor que deixa outros clubes com um pouco de inveja do clube espanhol, veja os grandes triunfos que o clube adquiriu ao longo dos últimos anos, as receitas do mesmo são altíssimas.

Mas não é o Barcelona o clube que possui o maior valor estipulado em sua marca, isso fica sob a responsabilidade do clube inglês Manchester United que possui a marca mais cara do continente Europeu, conforme iremos apresentar mais adiante.

Figura 16: Escudo do clube inglês, que possui a marca mais cara do futebol

Fonte: Google Imagens

O Brasil também aos poucos passar a adotar e trabalhar com esse novo modelo de gestão que não dependem apenas de patrocínios, cotas de televisão, ou mesmo de programa de sócio torcedor, os clubes alguns não possuem uma marca própria mas tem

61 suas marcas avaliadas e que geram valores exorbitantes com todas as ações que são realizadas em cima de seus conceitos.

Segundo Churcill (2012), as organizações podem usar da tecnologia para criar valor para seus clientes. Alguns clubes são instituições em fins lucrativos, mas que geram grande valores sentimentais a seus clientes, fazendo com que os mesmo se fidelizem com a marca, através de todos os avanços tecnológicos constates que acontecem.

O clube carioca rubro-negro, como é conhecido por sua torcida e pelos “amantes” do futebol. Flamengo, é o clube com maior valor avaliado em sua marca no Brasil, como iremos também mostrar mais adiante em uma analise.

Figura 17: Escudo do Flamengo, maior valor de marca entre os clubes brasileiros

Fonte: Google Imagens

62

O norte do Brasil ganhou um destaque no ambiente esportivo, em especial no futebol, o clube do estado do Pará, mas exatamente da capital Belém, Paysandu, criou em meados de 2016, no ano passado uma marca própria para si, que está tentando ser referência e ser consolidada entre seus torcedores.

o planejamento estratégico começa quando a administração de usa informações sobre o ambiente externo e os pontos fortes e fracos da própria empresa para desenvolver uma visão de longo prazo dos rumos que a organização deve tomar. (CHURCHILL, P. 88, 2012)

Pensar que o futebol é o apenas 11 contra 11, está enganado, tudo agora é negócio e modelos de gestão, e ai que os clubes atualmente tem trabalhado e desenvolvido estratégias para uma melhor fidelização com o cliente.

Figura 18: Logo da marca própria criada pelo Paysandu

Fonte: Google Imagens

63

A função da criação de uma marca, é apenas uma, criar sentimentos, historias, percepções, fazer com que exista uma espécie de amor e paixão por parte do consumidor com a mesma, realizando um pensamento totalmente positivo, conectando seus clientes uns aos outros com realizações hábitos e atitudes que o mesmo terá a partir da fidelização com a marca que desejar seguir.

64

CAPÍTULO XI:

ANÁLISE DO JOGO

65

A análise de mercado serve para subsidiar um estudo real, observando um olhar critico próximo da realidade de um determinado objeto de estudo, para fomentar uma análise ampla e clara para o estudo.

o propósito da pesquisa consiste em identificar os consumidores, determinar os meios para atingi-los conhecer a motivação de seu comportamento e testar a eficiência dos canais de distribuição (SANT’ANNA, P.51. 2009)

O grande apaixonado pelo futebol Nelson Rodrigues diz que: “Em futebol, o pior cego é o que só vê a bola”, analisando e vendo que Rodrigues pensou em algo que atualmente tem puxado uma bastante atenção de clubes de futebol para uma coisa chamada “Branding”, ou no nosso português claro “Marcas”.

quem quiser ter sucesso em alguma atividade deverá identificar e compreender a lógica que existe por trás dela, reinterpretá-la e adequá-la às novas realidades de desafios (SORIANO, P.11. 2010)

A maneira com que os clubes no mundo passaram a perceber a relação do torcedor, foi abrindo os olhos de dirigentes e conselheiros para que pudesse haver uma relação do torcedor com o clube, essa paixão que a torcida tem pelo clube, que acaba tolerando tudo o que os clubes tendem a decepcionarem seus apaixonados por si.

Os dirigentes perceberam que não era somente futebol, mas que havia um potencial a ser desenvolvido, os clubes não são apenas clubes, atualmente eles possuem marcas que agregam valores a sí deixando essa relação bem mais atraente com o torcedor, vejamos casos a baixo.

Na Europa a marca mais valiosa segundo a empresa KPMG que avalia as marcas através da popularidade nas redes sociais e mídia, dos faturamentos entre 2014 e 2016 e desempenho nas competições. O clube inglês Manchester United ultrapassa os R$ 10 milhões de reais em sua marca, batendo os 3 milhões de euros na moeda europeia. O clube espanhol Real Madrid obtém um valor de 2,89 bilhões de euros em sua marca, mostrando um pouco desse esforço que é realizado para que as marcas dos clubes sejam observadas e entendidas pelos seus apaixonados torcedores.

Nas Américas (Central e do Sul), o cenário não é tão diferente assim, os clubes também entenderam essa lógica, observando que poderia dar muito certo, investir em suas marcas para um melhor aproveitamento da relação com o torcedor. A Forbes que apontou o clube paulista Corinthians como a marca mais valiosa das Américas, estando avaliada em 576,9 milhões de dólares, tendo o clube porto alegrense Grêmio, apresentando a segunda marca mais valiosa do continente americano num valor de 295,5 milhões de dólares, mostrando que o torcedor brasileiro é realmente apaixonado pelos seus clubes, isso explica um pouco do por que, sermos chamados de pais do futebol.

66

No Brasil não é nada diferente, os clubes tem suas marcas avaliadas pela BDO tendo como base em seu estudo tamanho e poder de consumo da torcida, representatividade nas redes sociais, receitas totais, direitos de transmissão, patrocínio, publicidade e bilheteria. O clube carioca Flamengo como a marca mais valiosa no âmbito nacional, com um valor de R$ 1.693,8 milhões, sendo o clube paulista Corinthians que tem a segunda maior marca do pais com um valor avaliado em R$ 1593,9 milhões.

O norte do Brasil, não tem tanto investimento por parte dos clubes em suas marcas. Mas o nosso objeto de estudo, Paysandu, decidiu seguir essa linha de raciocínio e levar a diante essa relação com seu maior bem que é o torcedor. No mesmo estudo da BDO que apresenta Flamengo e Corinthians como a primeira e segunda marca mais valiosa do Brasil respectivamente, apontou o clube paraense com um valor avaliado em quase 27 milhões de reais, com sua marca própria a Lobo, que obteve 49% de aumento perdendo apenas para a marca do clube Catarinense Chapecoense 96%.

muitas organizações que procuram criar valor para têm buscado dados primários que por meio da prática de benchmarking. Isso envolve identificar uma ou mais organizações que se destaquem na execução de alguma função e, posteriormente, usar suas práticas como fonte de ideias para melhorar o próprio desempenho. (CHURCILL, P.124. 2012)

O despertar do cliente do Paysandu, no caso o torcedor, pela marca própria é a prova de que queremos mostrar a maneira que o branding tem para o interesse social, agregando valores e sempre buscando o bem estar do seu publico alvo através de estratégias para alcançar o público desejado. Segundo dados do IBGE de 2017 a população estimada do estado do Pará é de 1.452.275 habitantes, sendo que estima-se que 2% dessa população seja torcedora do Paysandu.

Além do mais, o clube paraense possui aproximadamente 4000 sócios torcedores adimplentes em melhores palavras, que estão em dias com os pagamentos do programa perante ao clube, segundo informações do próprio site oficial do clube que disponibiliza em tempo real a quantidade de sócios torcedores.

11.1Tema da Campanha / Slogan

Tema: A Payxão, é nossa maior força.

Slogan: É Paysandu. É Amor, É Payxão!

A escolha do tema e do slogan, dá-se a partir da relação que a campanha quer estabelecer entre a importância do clube e da percepção do posicionamento do mesmo em relação ao que vamos analisar da estratégia que é a paixão. O slogan reflete este

67 conceito da campanha que é falar de amor, de paixão, que é este sentimento forte e sincero que leva as pessoas estarem ao lado do clube tanto em momento ruins, quanto nos momentos bons.

11.2 Tipo de Campanha

A campanha será de cunho institucional, por se tratar de um tema relacionado a gestão de marcas, que visa o desenvolvimento de conceitos e percepções a respeito da marca Lobo.

11.3 Análise Swot

A matriz SWOT, é a ferramenta utilizada para analisar e levantar dados para uma tomada de estratégia, apesentando forças e fraquezas e as oportunidades e ameaças que o mercado lhes apresenta.

informação refere-se a dados apresentados de maneira que sejam úteis para a tomada de decisões. Em geral, isto significa que os dados são apresentados para mostrar a presença ou ausência de alguma tendência, relação ou padrão.(CHURCILL, P. 115. 2012).

FORÇAS

Sentimento de paixão que o torcedor nutre pelo clube;

Modelo de gestão do clube baseado no conceito de gestão de marcas;

Infraestrutura física e administrativa.

FRAQUEZAS

Visibilidade da marca;

Ineficácia de comunicação que não gera um melhor conhecimento da marca;

68

Cultura organizacional que pouco é explorada por alguns clubes da região.

OPORTUNIDADES

Poder que a marca proporciona para seus clientes

Reestruturação física do clube

Surgimento de novos nichos

AMEAÇAS

Expansão de marcas consolidadas, apresentando um mercado bastante competitivo;

Não compreensão do torcedor sobre a existência da marca Lobo;

Fluxo regular de atração da marca com o torcedor.

11.4 Objetivo da Campanha

Tornar a marca Lobo uma referência na região Norte e uma das mais fortes do Brasil.

11.5 Objetivos Específicos da Campanha

Promover uma campanha de comunicação integrada pelo meios online e off-line, utilizando as mídias tradicionais e sociais

Desenvolver um plano de ação de branding

69

11.6 Posicionamento

Tornar à marca Lobo a referência no universo da gestão esportiva brasileira e símbolo de inovação mercadológica.

11.7 Público – Alvo

Homens e mulheres de 25 a 45 anos de classes A, B que tenham como hábitos a frequência nos jogos do clube e que costumam sair ao lazer com a camisa do Paysandu, mostrando sua paixão pelo futebol e que estejam atentos aos novos estilos de cores mais vibrantes, utilizando e preferindo as mesmas em uniformes da marca.

11.8 Definição das Estratégias e Ações de Comunicação

Plano de ação 1

Objetivo: Dar visibilidade a marca Lobo

1.1 Ação de Marketing

Realizar um jogo comemorativo para relembrar o maior feito do Paysandu que foi a participação histórica no principal torneio intercontinental das Américas, que é a Libertadores, conseguindo uma vitória emblemática sobre o campeão continental e mundial daquele ano que foi o Boca Jrs (Argentina) em pleno o estádio dos mesmos, algo que até os dias atuais é de cunho bastante complicado. O tema do evento será “O jogo da memória”, e trará jogadores que foram destaques no jogo realizado na La Bombonera, dentre eles, o autor do gol Iarley, mesclando com os atuais elencos dos clubes. As equipes utilizariam seus uniformes conforme os modelos utilizados no próprio jogo, para uma melhor visibilidade da marca, tanto Paysandu quanto Boca Jrs utilizariam modelos com a marca Lobo estampada como fornecedora de material esportivo.

1.2 Ação de Assessoria de Imprensa

Distribuir releases para os meios de comunicação existentes no mercado regional e nacional para uma melhor divulgação do evento. Realizar a interação e motivação dos torcedores através de programas esportivos na rádio levando os jogadores que estiveram presentes no jogo para convidar a torcida a se fazer presente no jogo.

70

1.3 Ações de Publicidade e Propaganda

Criar uma campanha com peças publicitárias espalhadas pela cidade, levando personagens da vitória histórica para convidar o torcedor a participar do evento. E distribuição de peças nos meios onlines nas páginas e site oficiais do clube.

Figura 18: Outdoor

Figura 19: Layout para Facebook

71

1.4 Ação de Promoção de Vendas

Promover aos 10.000 primeiros torcedores que efetuarem a compra de ingresso para o jogo, ganharão uma camisa comemorativa semelhante ao que o clube utilizou no ano da disputa do torneio. Conceder aos 10 sócios torcedores com melhor relacionamento de pagamento ao clube uma visita aos vestiários das equipes, antes do inicio do jogo, para a vivencia com os jogadores que participaram do jogo e com o atual elenco do clube.

Plano de ação 2

Objetivo: Sentimentalização do torcedor

2.1 Ação de Publicidade e Propaganda

Promover a execução do filme do clube em partes, aos domingos, em uma emissora local, para despertar ainda mais o sentimento de paixão do torcedor pelo Paysandu.

2.2 Ação de Marketing

Aproveitar e trazer o torcedor ainda mais para dentro do clube, mostrando todo o processo de organização que o mesmo possui, e convidando a tornar-se um sócio torcedor.

2.3 Ação de Relações Públicas

Promover o lançamento de toda a linha da marca Lobo, no estádio da Curuzu fazendo do gramado de jogo uma grande passarela com nomes conhecidos do cenário nacional, convidando toda a imprensa para a realização e cobertura do evento.

.

72

CAPÍTULO XII:

FIM DE JOGO

73

Com este trabalho, tenho como objetivo realizar um estudo sobre a branding, mostrando junto com os autores que escolhi o grande potencial que a gestão de marcas apresenta no mercado, através da comunicação e do marketing, seja para qualquer área existente no planeta terra.

O estudo fez com que eu apresentasse como o branding pode influenciar na decisão por partes de clubes de futebol em criarem suas marcas próprias para alavancarem ainda mais sua vendas seus lucros e claro suas marcas, ganhando ainda mais uma potencia para si mesmo

Tive a oportunidade e o prazer de aprender mais sobre gestão e sobre marcas, aprofundando mais o meu conhecimento proporcionado pelo impacto que este trabalho está apresentando, servindo muito para futuros colegas que queiram usar o mesmo como algum tipo de referência para a academia.

O torcedor de um clube ganhará também com esse estudo, o mesmo saberá de que maneira anda seu clube, como está se comportando e posicionando no mercado, e o mais importante, saberá de alguma forma como seu dinheiro está sendo investido, grandes clubes, possuem grandes marcas.

74

CAPÍTULO XIII:

CATEGORIA DE BASE

75

Livros

A propaganda que funciona: como obter resultados com estratégias eficazes/ Sergio Zyman; tradução de Fábio Fernandes da Silva – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 – 3ª reimpressão

Branding: fundamentos, estratégias, e alavancagem de marcas: implementação, modelagem e checklists: experiências de líderes de mercado / Alice M. Tybout e Tim Calkins (organizadore) ; prefácio de Phillip Kotler ; tradução Aílton Bomfim Brandão. - - São Paulo: Atlas, 2006

Marketing: criando valor para os clientes / Gilbert A. Churchill, Jr.; J. Paul Peter; tradução Cecilia C. Bartaltti (capítulos 1 a 15), Cid Knipel Moreira (capítulos 16 ao final); revisão técnica e atualização Valesca Persch Reichedt. 3ª ed. – São Paulo; Saraiva, 2012.

A bola não entra por acaso: estratégias inovadoras de gestão inspiradas pelo mundo do futebol – 2010 – Ferran Soriano.

Propaganda: teoria, técnica e prática / Armando Sant’Anna, Ismael Rocha Júnior, Luiz Fernando Dabul Garcia. 8ª ed. ver. e ampl. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

Criação sem pistolão: segredos para se você se tornar um grande criativo de sucesso / Carlos Domingos. Rio de Janeiro: Elseiver, 2003. 5ª reimpressão.

Sites

http://www.ofutebolista.net/2016/03/programa-de-socio-de-remo- epaysandu.html - acessado em 05/05/2017

http://globoesporte.globo.com/pa/futebol/times/paysandu/noticia/2016/09/paysa ndu-esta-entre-maiores-marcas-do-futebol-e-vale-r-18-milhoes.html - acessado em 05/05/2017

http://espn.uol.com.br/post/659315_faturando-alto-com-marca-propria-de- uniformes- paysandu-lanca-loja-virtual-e-cria-tendencia - acessado em 05/05/ 2017

76

http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/olhar-cronico- esportivo/post/os-valores-das-marcas-em-2017.html - acessado em 15/05/2017

https://sportv.globo.com/site/programas/selecao-sportv/noticia/estudo-coloca-o- flamengo-como-a-marca-mais-valiosa-do-futebol-brasileiro-em-2017.ghtml - acessado em 15/05/2017

https://exame.abril.com.br/marketing/marcas-mais-valiosas-2017/# - acessado em 15/05/2017

http://esporte.ig.com.br/futebol/2017-05-31/clube-manchester-united- valioso.html - acessado em 20/07/2017

https://exame.abril.com.br/negocios/corinthians-e-o-campeao-dos-50-clubes- mais-valiosos-da-america/ - acessado em 21/07/2017

http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/olhar-cronico- esportivo/post/os-valores-das-marcas-em-2017.html - acessado em 26/07/2017

http://www.klepsidra.net/klepsidra14/futebol.html - acessado em 26/07/2017

http://historiadomundo.uol.com.br/curiosidades/historia-do-futebol.htm - acessado em 15/08/2017

http://www.diarioonline.com.br/esporte/para/noticia-355824-.html - acessado em 15/08/2017

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-historia-da-marca/23267/ - acessado em 15/08/2017

http://www.consumidormoderno.com.br/2017/02/01/marcas-mais-valiosas- mundo-2017/ - acessado em 15/08/2017

http://brandirectory.com/league_tables/table/global-500-2017 - acessado em 15/08/2017

https://www.fcbarcelona.com.br/clube/identidade/card/valores - acessado 01/10/2017

https://www.realmadrid.com/pt/sobre-o-real-madrid/fundacao/sobre-a- fundacao/naturaleza-e-objetivos - acessado 01/10/2017

http://www.mufoundation.org/en/About-Us - acessado 12/10/2017

https://fcbayern.com/en/club/values/club - acessado em 15/10/2017

https://www.corinthians.com.br/clube/projetosincentivados - acessado em 15/10/2017

77

http://www.palmeiras.com.br/historia/titulos - acessado em 27/10/2017

https://top10mais.org/top-10-maiores-torcidas-mundo/ - acessado em 30/10/2017

http://www.institutoneymarjr.org.br/instituto/- acessado em 02/11/2017

http://www.neymaroficial.com/pt/posts/carreira - acessado em 02/11/2017

https://pt.psg.fr/theclub/ - acessado em 15/11/2017

http://tirandoofoco.blogspot.com.br/2010/10/origem-da-marca-puma.html - acessado 15/11/2017

http://www.brasal.com.br/refrigerantes/institucional/historia-da-coca-cola - acessado em 15/11/2017

https://www.bdo.com.br/pt-br/sobre/missao,-visao-e-valores – acessado em 15/11/2017

https://www.ebiografia.com/pele/ - acessado em 15/11/2017

https://educacao.uol.com.br/biografias/charles-william-miller.htm - acessado em 15/11/2017

http://www.tunalusobrasileira.com.br/ - acessado em 15/11/2017

http://clubedoremo.com.br/historia/ - acessado em 21/11/2017

http://brandfactoryonline.com/brandfactory-aboutus.html - acessado em 21/11/2017

78

CAPÍTULO XIV:

ANEXOS

79

Sexo ( ) Talvez

( ) Masculino Como ficou sabendo da existência da marca? ( ) Feminino ( ) Rádio Idade ( ) TV ( ) 18 a 25 ( ) Internet ( ) 25 a 35 ( ) Jornal ( ) 35 a 50 Qual seu envolvimento com a Marca Localização Lobo? ______( ) Pouco

Você frequenta jogos do Paysandu? ( ) Raramente

( ) Sim ( ) Muito ( ) Não ( ) Nenhum

Com que frequência? Porque você compra a Marca Lobo? ( )Baixa ( ) Preço bom ( )Regular ( ) Material bom ( )Alta ( ) Os Lucros vão direto para o clube

O que você acha de possuir uma Você conhece os pontos de vendas do marca própria? Paysandu? ( ) Péssima ( ) Sim ( ) Ruim ( ) Não

( ) Boa Qual frequenta? ( ) Ótima ( ) Sede Social

( ) Excelente ( ) Boulevard Shopping

Você conhece a marca lobo? ( ) Shopping GrãoPará

( ) Sim

( ) Não