AS TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM NA BACIA DO RIO CARIOCA SCHLEE, Mônica Bahia Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo – FAU/USP e Mestre em Arquitetura da Paisagem, The Pennsylvania State University – PSU. Professora substituta da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense. Urbanista e paisagista do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. E-mail:
[email protected] CAVALCANTI, Nireu Oliveira Doutor em História Social, Instituto de Ciências Sociais e Filosofia – UFRJ, 1997. Professor Adjunto e Diretor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense. E-mail:
[email protected] TAMMINGA, Kenneth Master of Urban and Regional Planning, Queen’s University, Canada. Associate Professor, Department of Landscape Architecture, The Pennsylvania State University – PSU. E-mail:
[email protected] RESUMO O objetivo deste artigo é analisar o processo de transformação da paisagem na bacia do Rio Carioca, localizada na cidade do Rio de Janeiro e refletir sobre os principais acontecimentos e conjunturas que delinearam a história ambiental neste vale e sobre o papel dos diferentes agentes sócio-culturais e suas práticas na evolução desta paisagem. O processo de transformação da paisagem que ocorreu na bacia do Rio Carioca espelha a tensão existente entre a estruturação urbana carioca e a natureza tropical, que não se restringe a esta bacia. O Carioca testemunhou profundas transformações, que reproduzem o que aconteceu na cidade como um todo. O histórico Rio Carioca foi a primeira fonte de abastecimento d’água para seus habitantes e uma referência paisagística significativa na apropriação, controle e ocupação deste trecho do território carioca.