Fique por dentro de tudo o que acontece em Caraguá e que foi publicado hoje na mídia

NOTÍCIAS DOS DIAS Terça-Feira e Quarta-Feira 02 e 03 de Junho de 2020.

Tamoios News Prefeitura retoma atendimento ao público ainda em horário reduzido e distanciamento

Caraguatatuba Guilherme Novaes é o novo técnico da Vedacit na disputa pela Superliga de Vôos

Caraguatatuba SIG de Caraguatatuba apreendeu 60 quilos de maconha em São Sebastião

Caraguatatuba A captura de camarão está liberada no Litoral Norte

Caraguatatuba Homenagem a Santo Antônio terá carreata e missas online

Radar Litoral Geral Caraguatatuba libera estacionamento na Avenida da Praia e retoma linhas de ônibus

Variedades Sem a cerimônia "Barcos ao Mar", pesca do camarão é retomada em Caraguá

Nova Imprensa Cidades Lista expõe mais 170 nomes de supostos abusadores em Caraguatatuba

G1 Vanguarda Vale do Paraíba e Região Casos de coronavírus confirmados no Vale e região bragantina em 2 de junho

Contra e Verso Blogueando Falando sobre Política 54

O Vale Nossa Região No primeiro dia de flexibilização, taxa de isolamento cai no Vale e atinge mínima de 45%

Nossa Região RMVale atinge marca de 100 mortos por coronavírus

Nossa Região RMVale tem maior número de mortos por Covid-19 em 24 horas

Sistema Costa Norte Rodovia dos Tamoios Rodovia dos Tamoios opera em sistema Pare & Siga

Caraguatatuba Caraguatatuba libera estacionamento na Avenida da Praia e retoma linhas de ônibus

Repórter Litoral Cidade Cooperativas de reciclagem alertam para descarte incorreto de máscaras e luvas

Polícia Procurado pela justiça é preso por equipe da Polícia Ambiental em Caraguatatuba

Polícia Mulher é presa transportando mochila com maconha, cocaína e crack em Caraguatatuba

Cidade Pesca do camarão é retomada após fim do defeso

Meon RM Vale [VÍDEO] São Sebastião e Caraguatatuba percebem aumento de clientes nos comércios do Litoral Norte

Gazeta de SP Estado Litoral Norte tem abertura parcial das praias

Massagua News Caraguatatuba Pesca de camarão é retomada após fim do defeso

Ubatuba acontece Região Pesca do camarão é retomada após fim do defeso

Eventos Caraguatatuba: 167ª Festa de Santo Antônio tem missa online, carreata e drive thru de bolinho caipira e bolo do padroeiro

Litoral Vale Caraguatatuba Caraguatatuba inicia retomada segura e gradativa das atividades econômicas

Litoral em Pauta Caraguatatuba Secretário de saúde de Caraguatatuba explica protocolos de combate ao Covid-19

Rádio Oceânica Notícias Corpo de homem é encontrado no Rio Juqueriquerê

Notícias Números da pandemia

TV Vanguarda Bom Dia Vanguarda Vacinação contra gripe está abaixo da meta em Caraguatatuba

Clipping de Notícias: 02/06/2020 Editoria: Caraguatatuba Veículo: Tamoios News Prefeitura retoma atendimento ao público ainda em horário reduzido e distanciamento

O atendimento ao público na sede da Prefeitura de Caraguatatuba, no Centro, foi retomado nesta segunda-feira (1º). Os contribuintes podem utilizar os serviços do Paço Municipal de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h. Desde março, uma atividade estava suspensa em função das medidas de distanciamento e isolamento social para evitar a proliferação do Covid-19, doença provocada pela nova cepa do coronavírus.

A volta do atendimento presencial segue conforme Decreto nº 1.266, de 30 de maio de 2020, que estabelece os requisitos e procedimentos para a recuperação segura e gradativa das atividades econômicas no Município, em consonância com as fases aplicadas no Plano do Governo Estadual.

Serão permitidas 20 pessoas, no máximo, usando máscaras, permanecendo no interior do Paço para utilizar os serviços da Secretaria da Fazenda. Será permitida a entrada de uma pessoa de cada vez, das 10h às 14h, observando a lotação máxima permitida.

No Protocolo Geral, o contribuinte pode receber orientações, dar entrada e consultar processos.

A Diva Ativa emite guias de pagamento diversos, 2ª via carnê de acordo, parcelamentos e informações e orientações sobre processos novos ou em andamento relacionados a dívidas vencidas na Prefeitura de Caraguatatuba.

O Cadastro também atende ao público com orientações relacionadas ao cadastramento de imóveis, transferência cadastral, alteração de endereço de notificação do IPTU; isenção / remissão, desmembramento e unificação de lançamento do IPTU; certificações de área e dados, confrontações, valor por m², identificação de número de cadastro, revisões de valores e áreas.

A Fiscalização do Comércio faz atualizações, abertura de empresas, abertura de inscrição para autônomos e ambulantes, aplicação pela comissão, emissão de 2ª via via impostos e taxas vencidas, orientação em relação a atividades comerciais, prestação de serviços e ambulantes.

Na página Tributação, há emissão de guias, informações, consultas e orientações relacionadas à entrada de processos ou em andamento relacionados a diversos tributos.

A Procuradoria Fiscal / Expediente conta com a emissão de guias de processos processuais, informações e orientações sobre a entrada de processos ou os que estão em andamento, relacionados a cobranças judiciais.

UAP e ISS

A Unidade de Atendimento ao Público (UAP) da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo está em funcionamento no Setor de Serviços Sobre Serviços (ISS) da Prefeitura de Caraguatatuba, das 10h às 14h, no Centro. A UAP fornece informações ao contribuidor, contador e advogado sobre os serviços eletrônicos além de receber, conferir e encaminhar ao protocolo de recebimento e entrega de documentos relacionados aos tributos estaduais.

O ISS segue com os trabalhos reais à Nota Fiscal Eletrônica. Na internet, os serviços podem ser acessados no site http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/ , na parte do site destinado à 'Empresa'.

O ISS fica na Rua Major Ayres, 365 - Centro. Mais informações pelo (12) 3897- 8129 ou pelo e- mail [email protected] ou [email protected] .

Portal Munícipe

O contribuinte também pode acessar uma série de serviços da Secretaria da Fazenda no site oficial http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/ , sem link do Portal Munícipe (lateral da página / Principais Serviços: Cidadão). É possível requisitar via internet a 2ª via carnal do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Exercício sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e / ou taxas de imposto, IPTU de Exercício atualizado, ISSQN e Taxas de Licenciamento Personalizadas e Acordos; certidões venais e negativas; guias de Imposto sobre transmissão de bens imóveis (ITBI); consultas e requerimentos de protocolos; e consulta de débitos.

Serviço

Atendimento ao público na Prefeitura de Caraguatatuba

Horário: Das 10h às 14h / Rua Luiz Passos Júnior, 50 - Centro. PABX: (12) 3897-8100 /

Portal Munícipe: http://caraguatatubamun.presconinformatica.com.br/

Telefones

Protocolo Geral - (12) 3897-8223

E-mail: [email protected]

Dívida Ativa - (12) 3897-8182 / 8166/8222 / WhatsApp: (12) 99755-2601

Tributos Imobiliários (Cadastro) - (12) 3897-8170 / WhatsApp: (12) 99792- 3446

Grupo de Campo / Processamento - (12) 3897-8175 / 8238

Fiscalização do Comércio - (12) 3897-8118

E-mail: [email protected]

Tributação - (12) 3897-8197

Procuradoria Fiscal / Expediente - (12) 3897-8180

ISS e UAP

Rua Major Ayres, 365 - Centro. Telefone (12) 3897-8129 / Atendimento ao público: Das 10h às 14h

E-mail - [email protected] ou [email protected]

Clipping de Notícias: 02/06/2020 Editoria: Caraguatatuba Veículo: Tamoios News Guilherme Novaes é o novo técnico da Vedacit Guarulhos na disputa pela Superliga de Vôos

Estreante Superliga Brasileira de Vôos, ou Vedacit Guarulhos tem um novo treinador, trata-se de Guilherme Novaes, ex-Minas Tênis Clube, que assinou com uma equipe que foi líder da última edição da Superliga B. Guilherme é considerado uma das novas revelações de técnicos de vôos do país.

Guilherme é filho do médico ortopedista Geraldo Novaes e Eloíza, casal que reside em Caraguatatuba. Guilherme estudou na primeira série até o colegial em Caraguatatuba. Em 2009 foi jogador de vôlei por São Sebastião. Formou-se em Educação Física em Joinville (SC), onde iniciou uma carreira como técnico de equipes de base.

A primeira equipe que comandou a era dos pequenos atletas, pré-mirim e mirim, da Associação Educacional Bom Jesus / IELUSC em Joinville (SC). Após formar o time de tigre da Unisul, que tinha como técnico o supercampeão Geovane Gávio (Sesc-RJ).

Em 2014, Guilherme foi para Belo Horizonte (MG), para trabalhar como técnico da equipe sub-21 do Minas Tênis Clube. Após seis anos em Belo Horizonte, onde uma grande experiência em categorias de base, Guilherme chega a Guarulhos para comandar o Vedacit Guarulhos na Superliga de vôos brasileiros a partir de outubro deste ano.

A apresentação oficial do novo treinador deve acontecer na próxima quarta- feira, 03 de junho, às 17 horas, em uma exibição no Instagram do clube.

Segundo, o Minas Tênis Clube teve a oportunidade de trabalhar com diversos atletas com muito potencial, num clube tradicional e nessa linha de

formação. Ele disse que foi um período de muito aprendizado que permite preparar esta nova oportunidade em frente ao Vedacit Vôlei Guarulhos.

“Minha expectativa é que alguém possa surpreender muita gente. Tenho certeza de que será uma referência dentro do cenário nacional ”, concluiu Guilherme, em entrevista concedida ao Portal R7.

Segundo Guilherme, o Vedacit Guarulhos é um projeto que vai de encontro com o seu pensamento. Ele disse que hoje em dia faltam projetos que possibilitem um ambiente favorável ao desenvolvimento de jovens atletas.

“É um projeto de médio e longo prazo, que tende a crescer. Tenho certeza de que será uma referência dentro do cenário nacional ”, completou o jovem treinador.

Clipping de Notícias: 02/06/2020 Editoria: Caraguatatuba Veículo: Tamoios News SIG de Caraguatatuba apreendeu 60 quilos de maconha em São Sebastião

Uma equipe da SIG (Setor de Investigações Gerais) de Caraguatatuba, em operação chefiada pelo titular delegado de Caraguatatuba, Júnia Cristina Leme Macedo, apreendeu cerca de 60 quilos de maconha no final da tarde desta terça-feira (2), no bairro da Enseada , em São Sebastião. Em operação, foi suspenso ou traficante RCSC, de 26 anos.

A polícia civil chegou à prisão de RCSC, após uma denúncia anônima da casa dele na Enseada era feita tráfico de drogas. A delegada e os policiais da SIG ficaram nas proximidades da residência do tráfego aguardando sua chegada.

A prisão ocorreu por volta das 18 horas. O tráfego chegava em casa com uma mulher, quando foi surpreendido pelos policiais. Na abordagem pessoal, nada foi encontrado, mas após a entrada autorizada dos policiais no interior da residência, a droga foi localizada.

Os 60 quilos de maconha e 38 de cocaína foram encontrados no quarto, abaixo do berço do bebê, de dois meses, no filho do casal. No total, foram localizados 65 tijolos de maconha. Foi apreendido com quantia de R $ 3.450,00, dinheiro arrecadado com a venda de drogas. O RCSC foi preso em flagrante e encaminhado ao distrito policial de Caraguatatuba.

A mulher dele, alegou que desconhecia ou que usava tráfico de drogas. Ela foi indicada como testemunha e liberada. O tráfego, que já teve passagem pelo

tráfico de drogas quando menor, é natural de Caraguatatuba, mas mais na Enseada, em São Sebastião.

Clipping de Notícias: 03/06/2020 Editoria: Caraguatatuba Veículo: Tamoios News A captura de camarão está liberada no Litoral Norte

Terminar no dia 31 de maio ou período de defeso de camarão, período de três meses em que a captura é proibida para a reposição do estoque pesqueiro.

O período de defeso do camarão, que pode ser usado na pesca de espécies rasgadas e na captura de algumas espécies de peixes preservados, se encerrado em 31 de maio, informa a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Regulamentado pela Instrução Normativa IBAMA nº 189, de 23/09/2008, o período de defeso de camarão é iniciado em 1º de março.

Nesse período, foram proibidas a pesca de camarão-rosa, camarão-branco, camarão-sete-barbas, barba-ruína e santana ou vermelho, além de transporte interestadual, estoque, industrialização e comercialização de qualquer quantidade específica de espécies, sem comprovação.

Importância do defeso

Os camarões, em especial ou sete barbas e a rosa, tradicionalmente estão entre as espécies mais importantes para a pesca marítima de São Paulo, seja o volume capturado, o valor de mercado e o número de postos de trabalho diretos e indiretos que geram. Estima-se que as capturas capturadas dessas espécies gerem diretamente menos de 1.500 postos de trabalho embarcados e uma receita da primeira comercialização de R $ 45 milhões.

Segundo pesquisador do Instituto de Pesca (IP-APTA), Antônio Olinto Ávila, período de defeso é importante para propiciar a reposição do estoque de pesqueiro. Com o seu término, o setor pesqueiro inicia uma temporada de

pesca nessas espécies, nos dois primeiros meses, o período de maior rendimento. O desafio será aproveitar o início da safra em meio às restrições para a disseminação do vírus Sars-Cov-2 (novo coronavírus).

Caraguatatuba

Em Caraguatatuba, o reinício da captura de camarão é comemorado com a tradicional “Barcos ao Mar”, que tem processo e homenagens aos pescadores tradicionais no bairro do Camaroeiro.

Este ano, por causa de uma pandemia de novo coronavírus, não houve um processo tradicional com imagens de São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes, com uma cerimônia “Barcos ao Mar”, no Camaroeiro, que marca ou fim de pesca e início da pesca faça camarão.

Mas cerca de 10 barcos de pesca com crosta já saíram para a segunda-feira (1º), após três meses de defeso.

Pescador há 35 anos, Carlos Rodrigues do Nascimento, ou Guri, 55 anos, tem duas embarcações devidamente documentadas, uma para pesca de camarão rosa e outra para sete barbas e branco.

“Este ano contrata seis pescadores de Itajaí (SC). Apesar da crise por conta da pandemia, estou apostando nas vendas para outras cidades e direto para o cliente, além do Entreposto do Camaroeiro ”, disse.

O presidente da Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro, Nilo Rolim do Amaral, ou Cabeça, disse que possui 33 membros, sendo 10 direcionados para pesca de camarão, e mostra que está sendo vítima de vendas por conta de pandemia de novo coronavírus.

“Grande parte dos nossos clientes é turista de fim de semana e também os quiosques. Por causa da pandemia e isolamento social na cidade está bem vazia. O número de casos em que a circulação entre pessoas caiu cerca de 70% desde que a doença chegou ao país. Vamos aguardar o primeiro final de semana para avaliar as vendas ”, registrado.

Os principais pontos de venda do camarão são os entrepostos do Camaroeiro e o Porto Novo, também normalmente funcionando normalmente para comercialização de pescados ou entreposto da Cocanha, direcionado para peixes e peixes.

Festival do Camarão

A presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Silmara Mattiazzo, lamentou ou cancelou a cerimônia “Barcos ao Mar”.

“É uma festa muito bonita organizada com todo o carinho pela Fundacc. A pandemia realmente atrapalhou todo o calendário de eventos do município, este ano ”, afirmou.

Um presidente selecionado que estuda junto com representantes da Secretaria de Turismo, Urbanismo e Assuntos Jurídicos ou Adiamento do Festival do Camarão, que seria em julho. “Ainda não temos uma posição. Estamos disponíveis algumas possibilidades ”, disse.

Clipping de Notícias: 03/06/2020 Editoria: Caraguatatuba Veículo: Tamoios News Homenagem a Santo Antônio terá carreata e missas online

No próximo dia 13 de junho, o Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba completo seu primeiro ano e devido à pandemia de novo coronavírus (Covid-19) será diferente. Uma 167ª Festa de Santo Antônio será sem participação do público físico, mas os devotos do nosso Padroeiro poderão acompanhar o terço e as missas diárias no link do youtube ou santuário caragua .

No Dia do Padroeiro, uma mensagem será transmitida às 9h e logo em seguida, às 10h, será feita a manutenção do bolo de Santo Antônio, ou o santo casamenteiro. Mas, diferente dos outros anos, quem quiser garantir o seu pedaço, e até ser sorteado com a medalha de Santo Antônio, deve fazer uma reserva com antecedência na Secretaria do Santuário pelo telefone (12) 3881- 1422 ou pelo WhatsApp (12) 982706898 O pedaço custa R $ 3.

De acordo com o padre Carlos Alberto da Silva, o padre Beto, reitor do Santuário Diocesano, nesta edição, ainda, quatro surpresas dentro do bolo que os itens serão removidos posteriormente, na Secretaria. “Importante destacar que não haverá venda de bolos no dia, apenas uma entrega para quem encomendar com antecedência até saber a quantidade que vamos fazer”.

Ainda de acordo com o Padre Beto, neste mesmo dia 13, a partir das 10h30, haverá uma criação por toda a cidade levando a imagem de Santo Antônio. “Pedimos aos homens e os homens que deixam seus carros com bexigas rosas, levem garrafas de água e, o mais importante, usam máscara”.

Outra novidade da 167ª Festa Social é que os tradicionais bolinhos caipiras também já podem ser encomendados. O Santuário manteve o mesmo preço do ano passado, R $ 3,00, mas deve ser pedido, no mínimo, 10 unidades.

Quem quiser ele congelado pode pedir das 8h30 às 16h30 na Secretaria do Santuário. Se a opção for por frito, o pedido pode ser retirado das 18h30 às 21h. “Já temos mais de 1.500 unidades prontas, é só fazer um pedido”.

Importante lembrar que, neste ano, não haverá uma subida tradicional para o Morro Santo Antonio devido ao Covid-19 e a necessidade de evitar aglomeração.

O Santuário de Santo Antônio fica na Praça Dr. Cândido Mota, 35, Centro.

Clipping de Notícias: 02/06/2020 Editoria: Geral Veículo: Radar Litoral

Caraguatatuba libera estacionamento na Avenida da Praia e retoma linhas de ônibus

Como parte da retomada gradativa das atividades econômicas no município, que aos poucos sai da quarentena provocada pelo novo coronavírus (Covid- 19), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, iniciou nesta segunda-feira (01/06), algumas alterações no sistema viário. Uma delas é a liberação do estacionamento na Avenida Arthur da Costa Filho (Avenida da Praia) entre o Camaroeiro e a ponte do Rio Santo Antonio, no Centro. Pelo decreto 1266/2020, o comércio local volta a funcionar das 14h às 18h para o público e administrativamente no período da manhã. A Secretaria vai analisar nesta semana o comportamento da população e avaliar se haverá o retorno da cobrança da Zona Azul. Ônibus Com o retorno dos trabalhadores da área comercial, a Secretaria também está revendo os horários de funcionamento dos ônibus da Praiamar, concessionária responsável pelo transporte público na cidade. Já foram elaborados novos quadros de horários para as linhas de ônibus, nos dias úteis. As linhas Vapapesca e Tabatinga também retomam a passagem pelo Instituto Pró- Mulher. Segundo a Prefeitura, diariamente os agentes de transporte acompanharão o andamento das linhas e, conforme a necessidade e demanda, os horários serão adequados. Confira as alterações: http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-de- mobilidade-protecao/horario-dos-onibus/

Clipping de Notícias: 02/06/2020 Editoria: Variedades Veículo: Radar Litoral

Sem a cerimônia "Barcos ao Mar", pesca do camarão é retomada em Caraguá

Este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, não houve a tradicional procissão com as imagens de São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes, com a cerimônia “Barcos ao Mar”, no Camaroeiro, em Caraguatatuba, que marca o fim do defeso e início da pesca do camarão. Mas cerca de 10 barcos de pesca do crustáceo já saíram para o mar na segunda-feira (1º), após três meses de defeso. Pescador há 35 anos, Carlos Rodrigues do Nascimento, o Guri, 55 anos, tem duas embarcações devidamente documentadas, uma para a pesca do camarão rosa e a outra para o sete barbas e o branco. “Este ano contratei seis pescadores de Itajaí (SC). Apesar da crise por conta da pandemia, estou apostando nas vendas para outras cidades e direto para o cliente, além do Entreposto do Camaroeiro”, disse. O presidente da Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro, Nilo Rolim do Amaral, o Cabeça, disse que a entidade possui 33 associados, sendo 10 direcionados à pesca do camarão, e se mostra preocupado com as vendas por conta da pandemia do novo coronavírus. “Grande parte dos nossos clientes é turista de fim de semana e também os quiosques. Por causa da pandemia e do isolamento social a cidade está bem vazia. Notamos que a circulação no entreposto caiu cerca de 70% desde que a doença chegou ao País. Vamos aguardar esse primeiro final de semana para avaliar as vendas”, declarou.

Os principais pontos de venda do camarão são os entrepostos do Camaroeiro e do Porto Novo, também funcionando normalmente para comercialização de pescados o entreposto da Cocanha, direcionado para mariscos e peixes. Festival do Camarão A presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Silmara Mattiazzo, lamentou o cancelamento da cerimônia “Barcos ao Mar”. “É uma festa muito bonita organizada com todo carinho pela Fundacc. A pandemia realmente atrapalhou todo o calendário de eventos do município, este ano”, afirmou. A presidente acrescentou que estuda juntamente com representantes da Secretaria de Turismo, Urbanismo e de Assuntos Jurídicos o adiamento do Festival do Camarão, que seria em julho. “Ainda não temos uma posição. Estamos avaliando algumas possibilidades”

Clipping de Notícias: 02/06/2020 Editoria: Cidades Veículo: Nova Imprensa Lista expõe mais 170 nomes de supostos abusadores em Caraguatatuba A corrente anônima cita assédio sexual, agressão e até estupros

Uma lista que está circulando no Whatsapp de mulheres da cidade de Caraguatatuba expõe mais 170 nomes de supostos abusadores. A corrente anônima é chamada de “Exposed” (exposto) e cita assédio sexual, agressão e até estupros que teriam sido cometido pelos acusados. Alguns nomes são de famílias conhecidas na cidade e até de professores da rede estadual e municipal de ensino.

O Exposed começou em outra rede social, o Twitter, com a finalidade de divulgar o abuso sexual sofrido por mulheres de forma anônima devido o medo das vítimas sofrerem represália. Os posts ganharam milhares de acusações com o nome de acusados e a hashtag #exposed, acompanhado da cidade onde o caso ocorreu.

Há quatro dias, o movimento migrou para o Whatsapp em forma de lista, onde mulheres também anonimamente, comentam na frente dos nomes o tipo de crime que teriam sofrido: assédio sexual, verbal, estupro, agressão, relacionamento abusivo, divulgação de nudes e abuso psicológico/mental.

Entre os supostos agressores, 60% são estudantes universitários e do ensino médio.

Motivação da lista

O jornal Nova Imprensa conversou com uma das jovens que participa da ação. Ela teria sido vítima de um jovem com muitas avaliações na lista, entre elas agressão e estupro. A vítima disse ter namorado o rapaz assim que se mudou para a cidade. “Ele me traía, me agredia se eu dissesse algo, era muita pressão psicológica… Eu não conhecia ninguém aqui, fazia faculdade e era estagiária. Ele me ameaçava falando que podia acabar com meu nome, porque seu pai é muito conhecido, por isso me calei. Ninguém acreditaria em mim”.

Outra mulher que denunciou abusos afirmou que a lista serviu para mostrar “a ferida aberta de muitas garotas de Caraguá, que não denunciam por medo”.

Uma jovem, que citou um professor na lista, confirmou que não apenas ela, mas outras amigas foram assediadas por ele dentro da sala de aula: “um dia, minha amiga, que estava ao meu lado, me avisou que ele tava olhando para minhas pernas”, conta.

Ele teria ainda feito chamada e ao falar seu nome, usado um tom sensual na voz; em outra oportunidade, saído da mesa do professor para sentar-se ao seu lado. “Ele disse que ia fazer teste para ser ator pornô”. Ela teria comentado o acontecido com a coordenadora pedagógica, que “deu uma bronca no professor”. “Todos na escola sabiam”, declarou.

Dos nomes na lista exposed Caraguatatuba constam ainda músicos, filhos de policiais, bem como o filho de um pastor evangélico. Entramos em contato com dois professores e quatro jovens e todos preferiram não se pronunciar, apesar de cientes da lista.

Um deles nos sugeriu “fazer o mesmo com a lista das meninas”. Ele citou uma lista onde o nome de jovens aparecem com as práticas sexuais que supostamente aceitariam fazer.

Delegacia da Mulher à disposição das vítimas

O Delegado Victor Falcão, da Delegacia da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso de Caraguatatuba, informou que, antes de mais nada, caso haja alguma mulher ou adolescente que tenha sido vítima de algum delito, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), “está de portas abertas, atenta e vigilante, para atender a pessoa e tomar todas as medidas cabíveis para apurar o caso”.

Ele salienta também que “na delegacia especializada, a vítima terá o respaldo da equipe para a acolher, inserir em programas de redes de proteção e mantendo toda a discrição necessária para não expor sua intimidade”.

O delegado lembra ainda que é possível fazer denúncia online de violência doméstica ou de forma anônima para a Polícia Civil, além do telefone 181.

Má Fé

Assim como a lista exposed pode trazer à luz casos reais de violência contra a mulher, em contrapartida, pode agregar informações inverídicas ao longo do percurso pelas redes sociais, já que o conteúdo pode ser alterado por qualquer pessoa. Neste caso, acontecem os chamados crimes contra a honra.

A mãe de um jovem, cujo nome está na lista, procurou a redação do jornal Nova Imprensa para informar que seu filho de 19 anos, estudante universitário, é inocente. Ele aparece como se houvesse cometido abuso psicológico.

Ela explicou que fez o boletim de ocorrência contra as supostas administradoras de um grupo de WhatsApp chamado #exposedCaraguatatuba e irá processa-las. “Meu filho está bem tranquilo quanto a sua inocência, pronto para qualquer tipo de averiguação que tenha que passar”, ela finaliza.

A redação recebeu ainda prints de tela de comentários de garotas que teriam aproveitado a lista para fazer brincadeiras, incluindo nomes aleatórios “para diversão”. Uma delas chegou a comentar: “estou curtindo a resenha”.

Segundo o artigo 138 do Código Penal , “caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime, prevê pena de detenção de seis meses a dois anos e multa. Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propaga ou divulga”.

No artigo 139 diz que “difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação, a pena de detenção é de três meses a um ano e multa”.

Clipping de Notícias: 02/06/2020 Editoria: Vale do Paraíba e Região Veículo: G1 Vanguarda Casos de coronavírus confirmados no Vale e região bragantina em 2 de junho Informação é das secretarias municipais de saúde. Primeiros casos na região foram registrados em 18 de março.

As cidades do Vale do Paraíba e região bragantina chegaram a 2.841 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), até às 20h desta terça-feira (2).

Foram registradas 120 mortes pela doença em 23 cidades: (4), Bragança Paulista (12), Caçapava (2), Campos do Jordão (1), Caraguatatuba (6), Cruzeiro (2), Guaratinguetá (2), (2) Jacareí (15), (1), (1), Lorena (5), Nazaré Paulista (3), (5), Piracaia (1), Roseira (1), Santo Antônio do Pinhal (3), São José dos Campos (40), São Luiz do Paraitinga (1), São Sebastião (6), (1), Taubaté (4) e (2).

Os números são das secretarias municipais de saúde. Apesar disso, nem todos os casos reportados constavam nos números divulgados pelos governos estadual e federal, que tem balanços diferentes.

Foram registradas novas mortes em São José dos Campos, Jacareí, Pindamonhangaba e Lorena.

Os primeiros casos de coronavírus na região foram registrados em 18 de março - dois em São José dos Campos e um em Taubaté. Nos dias seguintes, foram confirmados casos da doença em Atibaia, São Sebastião, Bragança Paulista e Jacareí.

Clipping de Notícias: 02/06/2020 Editoria: Blogueando Veículo: Contra e Verso

Falando sobre Política 54 A Política é como a vida em geral, a vida em vizinhança???. Eu acho que sim. Leia a coluna e entenda o que estamos falando!!!

Intrometido E na política, ainda mais em ano Eleitoral, existe o político intrometido, o chamado “Pescoção”, que é o Agente Político de uma cidade que se intromete na cidade vizinha.

Vizinho O caso mais atual vem do Vice-Prefeito de São Sebastião, Amilton Pacheco, que é do PSB e andou pescoçando na legenda em Caraguá, que estava sob o comando do Vereador Fernando Cuiú.

Tucano Pacheco não gostou nada nada de ver o PSB em Caraguá se alinhando com os Tucanos de Antonio Carlos para as Eleições Municipais deste ano.

Trauma A pescoçada tem uma razão de ser: Deixar Cuiú apoiar os Tucanos em Caraguá é lembrar que seu principal adversário é outro Tucano, o seu vizinho de porta, o Prefeito Felipe Augusto em São Sebastião.

Remediou Sabedor da pressão do vizinho intrometido, Cuiú foi até a Capital tentar reverter a situação, mas acabou apenas remediando.

Exigência No final das contas o Vereador de Caraguá ficou numa sinuca de bico, pois a direção Regional do PSB fixou que a legenda só poderia apoiar partidos como o PDT ou o PRB e nunca, de maneira alguma ficar de braços dados com os Tucanos.

Trocou Numa dessas Cuiú acabou largando o PSB e foi para o ninho Tucano, trocando de legenda na data limite, 4 de Abril.

Tradição Não é a primeira e nem será a última vez que um Político Pescoção vai botar o bedelho no quintal dos outros.

História Em 2016 o ex-Prefeito Colucci meteu o dedo num dos partidos que dariam apoio a um candidato a Prefeito a qual o nome não merece ser mencionado.

Candidatura Quem vai sair a Vereança nas Eleições Municipais deste ano é o atual Diretor Geral da Câmara, Wilson Gobetti.

Ficha Suja A última eleição a qual participou foi em 2012, que consequentemente o tornou Ficha Suja devido a falhas cometidas.

Terror Segundo consta Gobetti que aterrorizar alguns desafetos e adversários políticos com a sua tentativa de volta a vida pública.

Barca Gobetti, como dissemos, é Ficha Suja mas espera obter sua legenda baseando-se na salvação que for dada ao ex-Prefeito Antonio Carlos da Silva. É esperar para ver!!!

No final das contas a vida partidária é igual a vida comum. A única diferença é que não tem voto!!!

Clipping de Notícias: 02/06/2020 Editoria: Nossa Região Veículo: O Vale No primeiro dia de flexibilização, taxa de isolamento cai no Vale e atinge mínima de 45%

Índice foi registrado em Guaratinguetá, com médias também baixas em Taubaté, Lorena, Jacareí e São José dos Campos

Mesmo com o governo estadual reforçando a continuidade da quarentena, a reabertura do comércio nesta segunda-feira (1) levou milhares de pessoas às ruas no Vale do Paraíba, como se viu em várias cidades da região.

O movimento derrubou a taxa de isolamento, que despencou para a mínima de 45%, 10 pontos a menos do que a média indicada pelo Estado, de 55%.

A menor taxa foi registrada em Guaratinguetá (45%), segundo o Simi (Sistema de Monitoramento Inteligente), do governo estadual.

O sistema monitora diariamente os dados de mobilidade da população durante a pandemia do novo coronavírus. São avaliadas as 104 cidades paulistas com mais de 70 mil habitantes.

Taubaté vem em seguida, com 46% e Lorena com 47%, depois Jacareí (48%), São José dos Campos (49%), Pindamonhangaba (49%), Caçapava (49%) e Caraguatatuba (51%), todos abaixo do mínimo de 55% indicado pelo governo.

Novamente, São Sebastião, no Litoral Norte, foi a cidade com a maior taxa de isolamento do estado, com 60%, seguida de Ubatuba, com 56%.

Clipping de Notícias: 02/06/2020 Editoria: Nossa Região Veículo: O Vale RMVale atinge marca de 100 mortos por coronavírus

Foram 68 dias desde o registro da primeira morte confirmada na região, em Taubaté; São José registrou 40 óbitos

O Vale do Paraíba registrou nesta terça-feira (2) a 100ª morte confirmada em decorrência do novo coronavírus.

Foram 68 dias desde o registro da primeira morte confirmada na região, a de um homem de 67 anos em Taubaté, em 26 de março. A região ainda investiga 29 mortes suspeitas para a Covid-19.

Com 40% do total de mortes por coronavírus no Vale, São José dos Campos confirmou nesta terça-feira mais três mortes pela doença e chegou a 40.

Foram confirmados os óbitos de três homens, de 88, 70 e 58 anos, dois deles no Hospital Municipal e um num hospital privado.

Depois de São José, Jacareí é a cidade que tem mais mortes registradas por Covid-19, com 15 óbitos confirmados (15%).

Seguem-se Caraguatatuba (6 mortes), São Sebastião (6), Pindamonhangaba (5), Lorena (5) e Taubaté (4).

Nesta terça-feira, o Vale registrava 2.456 casos positivos da doença e 1.673 em investigação.

No estado de São Paulo, o dia foi de recorde nos casos e mortes registradas em 24 horas, respectivamente de 327 novos óbitos e 6.999 novos infectados.

Clipping de Notícias: 03/06/2020 Editoria: Nossa Região Veículo: O Vale RMVale tem maior número de mortos por Covid-19 em 24 horas

Região registrou sete óbitos em decorrência do novo coronavírus nesta terça- feira, mesmo dia de recordes no estado e no país; já são 100 mortes confirmadas na região

O Vale do Paraíba registrou sete novos óbitos em decorrência do novo coronavírus nesta terça-feira (2), o maior número para um período de 24 horas desde o início da pandemia.

A marca também foi alcançada em outras duas datas: 18 de maio e 26 de abril. Também nesta terça, a região chegou ao patamar de 100 mortes confirmadas para a Covid-19, com outras 29 em investigação.

A primeira morte confirmada por coronavírus na região foi a de um homem de 67 anos, em Taubaté, em 26 de março. O número de óbitos registrou um aumento no final de maio, com cinco novos óbitos no dia 28 e seis, no dia 29.

Depois reduziu para uma nova morte nos dias 30 e 31, para crescer novamente a quatro novos óbitos em 1º de junho e mais sete, nesta terça-feira.

“A projeção continua de termos mais casos e óbitos. Enquanto tivermos o vírus, a expectativa é de crescimento, mas o importante é o tamanho do crescimento”, disse a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen. “O crescimento é esperado, mas o importante é que seja de forma desacelerada. É assim que está sendo feito no mundo inteiro”.

São José dos Campos lidera entre as cidades da região com 40 mortes confirmadas para a Covid-19, seguida de Jacareí (15), Caraguatatuba (6), São

Sebastião (6), Pindamonhangaba (5), Lorena (5) e Taubaté (4). Ao todo, 19 municípios do Vale registram ao menos uma morte confirmada para a Covid- 19.

Nesta terça-feira, o Vale registrava 2.456 casos positivos da doença e 1.654 em investigação.

No estado de São Paulo, o dia também foi de recorde nos casos e mortes registradas em 24 horas, respectivamente de 327 novos óbitos e 6.999 novos infectados. Já no país, o novo recorde foi de 1.262 óbitos, também nesta terça- feira.

Clipping de Notícias: 02/06/2020 Editoria: Rodovia dos Tamoios Veículo: Sistema Costa Norte

Rodovia dos Tamoios opera em sistema Pare & Siga Veja quais são os pontos de serviço, alimentação e descanso na rodovia

A rodovia dos Tamoios tem trânsito livre na manhã desta terça-feira (2), segundo a concessionária. Porém, há trecho que opera no sistema Pare & Siga por conta de obras. No trecho de serra o tempo bom e não há acidentes. Já no trecho de planalto o tempo está nublado, com neblina em pontos isolados. O trânsito está livre, mas tem obras na altura do km 33, pista sentido SJC, e a partir do km 64.

Serviço

Motorista, veja quais são os pontos de serviço, alimentação e descanso na rodovia:

Auto Posto Vaca Preta (São José dos Campos) Direção: Litoral Km 12,7; Serviços: Lanchonete, combustível, área de descanso;

Auto Posto Chororão () Direção: Litoral Km 34; Serviços: Lanchonete, combustível;

Posto Brasil Gás (Paraibuna) Direção: Litoral

Km 38,7 Serviços: Combustível, área de descanso, borracharia;

Auto Posto Espigão (Paraibuna) Direção: Litoral Km 60,3 Serviços: Combustível, área de descanso;

Restaurante Vaca Preta (São José dos Campos) Direção: São José dos Campos Km 13,5 Serviços: Lanchonete, área de descanso;

Auto Posto Korujão (Paraibuna) Direção: São José dos Campos Km: 46 Serviços: Combustível, área de descanso;

Auto Posto Neblina (Paraibuna) Direção: São José dos Campos Km: 63,7 Serviços: Combustível, área de descanso;

Auto Posto Trevo Caraguá (Caraguatatuba) Direção: São José dos Campos Km: 83,4 Serviços: Combustível;

Auto Posto Petrobrás BR (Caraguatatuba) Direção: São José dos Campos Km 83,4 Serviços: Lanchonete, combustível.

Clipping de Notícias: 02/06/2020 Editoria: Caraguatatuba Veículo: Sistema Costa Norte

Caraguatatuba libera estacionamento na Avenida da Praia e retoma linhas de ônibus Prefeitura vai analisar nesta semana o comportamento da população e avaliar se haverá o retorno da cobrança da Zona Azul

Como parte da retomada gradativa das atividades econômicas no município, que aos poucos sai da quarentena provocada pelo novo coronavírus (Covid- 19), a prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, iniciou nesta segunda-feira, 1º, algumas alterações no sistema viário.

Uma delas é a liberação do estacionamento na Avenida Arthur da Costa Filho (Avenida da Praia) entre o Camaroeiro e a ponte do Rio Santo Antonio, no Centro. Pelo decreto 1266/2020, o comércio local volta a funcionar das 14h às 18h para o público e administrativamente no período da manhã.

A Secretaria vai analisar nesta semana o comportamento da população e avaliar se haverá o retorno da cobrança da Zona Azul.

Ônibus

Com o retorno dos trabalhadores da área comercial, a Secretaria também está revendo os horários de funcionamento dos ônibus da Praiamar, concessionária responsável pelo transporte público na cidade. Já foram elaborados novos quadros de horários para as linhas de ônibus, nos dias úteis. As linhas Vapapesca e Tabatinga também retomam a passagem pelo Instituto Pró- Mulher.

Segundo a Prefeitura, diariamente os agentes de transporte acompanharão o andamento das linhas e, conforme a necessidade e demanda, os horários serão adequados.

Confira as alterações: http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-de- mobilidade-protecao/horario-dos-onibus/

Clipping de Notícias: 02/06/2020 Editoria: Cidade Veículo: Repórter Litoral Cooperativas de reciclagem alertam para descarte incorreto de máscaras e luvas

A Prefeitura de Caraguatatuba mantém ativamente o Programa da Coleta Seletiva, que diariamente percorre as ruas de norte a sul da cidade. Com a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual (EPI), como meio de prevenção a Covid-19, alguns hábitos incorretos foram observados pelos coletores de materiais e pelas cooperativas de reciclagem.

Saúde e meio ambiente são assuntos que estarão sempre relacionados, por isso, é importante que a população tenha o cuidado de descartar corretamente as máscaras e luvas, agora utilizadas rotineiramente para prevenção do novo coronavírus.

Estes materiais correm risco de estarem contaminados pela Covid-19 e ao serem descartados de qualquer forma, podem contaminar os coletores de resíduos e a equipe das cooperativas que realizam a triagem dos produtos.

Por não serem produtos recicláveis, devem ser descartados em lixo convencional, dentro de um saco plástico e amarrado, evitando que outras pessoas tenham contato com o material.

Prefira máscaras artesanais de pano, pois podem ser lavadas e reaproveitadas. As descartáveis devem ser utilizadas apenas pelos profissionais de saúde, onde também terão um local apropriado para o descarte.

Clipping de Notícias: 02/06/2020 Editoria: Polícia Veículo: Repórter Litoral Procurado pela justiça é preso por equipe da Polícia Ambiental em Caraguatatuba

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental deteve no último domingo (31/05), no bairro Porto Novo na região Sul de Caraguatatuba, um homem procurado pela justiça.

Na abordagem e busca pessoal nada de ilícito foi encontrado em posse do indivíduo, porém, ao realizar consulta junto ao COPOM, constou um mandado de prisão em seu desfavor pelo artigo 306 do CTB “Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência: Penas – detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor”.

O homem foi levado para a delegacia onde ficou preso à disposição da justiça.

Clipping de Notícias: 02/06/2020 Editoria: Polícia Veículo: Repórter Litoral Mulher é presa transportando mochila com maconha, cocaína e crack em Caraguatatuba

Entorpecentes vinham do bairro de em Ubatuba e a mulher foi presa no ponto de ônibus quando chegava na cidade.

Uma denúncia via COPOM para a Polícia Militar realizada na tarde desta terça- feira (02/06), informou que uma mulher estava dentro de um ônibus intermunicipal vindo da cidade de Ubatuba portando uma mochila transportando entorpecentes para Caraguatatuba. A droga seria para a abastecer pontos de vendas Rio do Ouro e Ponte Seca na cidade.

Em patrulhamento os policiais localizaram a mulher no ponto de ônibus em frente a Santa Casa de Caraguatatuba, de imediato foi abordada e em sua mochila foi localizada grande quantidade de drogas. Em entrevista, ela informou ter recebido a droga no bairro Lagoinha em Ubatuba. Em diligência até o local as equipes localizaram mais três comparsas que no momento da abordagem afirmaram o que a moça disse e que o restante da droga estaria em duas casas no mesmo bairro. Na residência indicada pelos acusados foram apreendidos; 8,4 kg de cocaína, 6,6 kg de crack, 676 g de maconha e 6 mil embalagens vazias.

A mulher e os outros três indivíduos foram presos e levados para a delegacia de Caraguatatuba onde foi elaborado o boletim de ocorrência de tráfico de entorpecente, ficando os acusados presos à disposição da justiça.

Clipping de Notícias: 02/06/2020 Editoria: Cidade Veículo: Repórter Litoral Pesca do camarão é retomada após fim do defeso

Este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, não houve a tradicional procissão com as imagens de São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes, com a cerimônia “Barcos ao Mar”, no Camaroeiro, que marca o fim do defeso e início da pesca do camarão.

Mas cerca de 10 barcos de pesca do crustáceo já saíram para o mar na segunda-feira (1º), após três meses de defeso.

Pescador há 35 anos, Carlos Rodrigues do Nascimento, o Guri, 55 anos, tem duas embarcações devidamente documentadas, uma para a pesca do camarão rosa e a outra para o sete barbas e o branco.

“Este ano contratei seis pescadores de Itajaí (SC). Apesar da crise por conta da pandemia, estou apostando nas vendas para outras cidades e direto para o cliente, além do Entreposto do Camaroeiro”, disse.

O presidente da Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro, Nilo Rolim do Amaral, o Cabeça, disse que a entidade possui 33 associados, sendo 10 direcionados à pesca do camarão, e se mostra preocupado com as vendas por conta da pandemia do novo coronavírus.

“Grande parte dos nossos clientes é turista de fim de semana e também os quiosques. Por causa da pandemia e do isolamento social a cidade está bem vazia. Notamos que a circulação no entreposto caiu cerca de 70% desde que a doença chegou ao País. Vamos aguardar esse primeiro final de semana para avaliar as vendas”, declarou.

Os principais pontos de venda do camarão são os entrepostos do Camaroeiro e do Porto Novo, também funcionando normalmente para comercialização de pescados o entreposto da Cocanha, direcionado para mariscos e peixes.

Festival do Camarão

A presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Silmara Mattiazzo, lamentou o cancelamento da cerimônia “Barcos ao Mar”.

“É uma festa muito bonita organizada com todo carinho pela Fundacc. A pandemia realmente atrapalhou todo o calendário de eventos do município, este ano”, afirmou.

A presidente acrescentou que estuda juntamente com representantes da Secretaria de Turismo, Urbanismo e de Assuntos Jurídicos o adiamento do Festival do Camarão, que seria em julho. “Ainda não temos uma posição. Estamos avaliando algumas possibilidades”, disse.

Clipping de Notícias: 02/06/2020 Editoria: RM Vale Veículo: Meon [VÍDEO] São Sebastião e Caraguatatuba percebem aumento de clientes nos comércios do Litoral Norte

É importante reforçar o uso de máscaras, distanciamento social e outras regras estabelecidas pelos comércios

Após decretos publicados pelas prefeituras e seguindo as orientações do ‘Plano São Paulo’ da retomada pós-quarentena, o comércio do Litoral retomou as atividades nesta segunda-feira (1). Durante o primeiro dia de reabertura do comércio, São Sebastião teve um movimento considerável. Para Olivo Balut, presidente da Associação Comercial de São Sebastião, a expectativa se tornou realidade nesta segunda. “As coisas estão acontecendo, os comerciantes estão fazendo a parte deles. Os próximos 14 dias agora são base”. Balut informou que foi possível observar na manhã desta segunda que os clientes, em grande parte, respeitaram o decreto de uso de máscaras. “Ainda não é unanimidade”, conta. Para Jorge Couto, de 40 anos, dono de uma loja de roupa e livraria no centro da cidade, o comércio ainda caminha devagar. “As pessoas ainda estão com medo, por mais que o comércio esteja abrindo de forma gradual, eu acredito que só vai retomar daqui dois meses”, conta. Ele precisou dar férias aos funcionários durante a pandemia e se preocupa em como manter seus funcionários. A Prefeitura de São Sebastião realizou a fiscalização continua do funcionamento do comércio, operações de bloqueios sanitários educativos e orientação geral da população em praias e demais áreas públicas para garantir o cumprimento de decretos relacionados à pandemia de Covid-19. A ACE (Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba) disse que o movimento foi grande em Caraguá. “Foi possível notar que a população foi em grande numero às lojas”, informou.

Para a ACE a maior preocupação é que o comércio cumpra com as determinações do decreto do município, pois assim poderá ter condições de avançar no processo de mudança de fase no ‘Plano São Paulo’. Thaís Rocha, dona de uma loja de cosméticos há oito anos em Caraguá, se surpreendeu com o movimento no estabelecimento. “A gente tava fazendo entregas no período da manhã, quando a loja abriu já tinha fila para entrar. Eu não esperava”, disse. Para ela, o movimento se igualou a antes da pandemia do novo coronavírus. A loja de cosméticos está com quadro de funcionários reduzido e aberta das 14 às 18h. Thaís ainda disse que se preocupa com o alto movimento. “Espero que as pessoas tenham consciência para ir comprar o que for necessário, para a gente não voltar para a quarentena” conta. Caraguatatuba teve a reabertura do Caraguá Praia Shopping também, que recebeu 840 pessoas ao longo das quatro horas em que esteve aberto nesta segunda. A capacidade não ultrapassou dos 20%. As lojas não tiveram tumulto e respeitaram as normas de segurança e higienização especificadas no decreto municipal. É importante reforçar o uso de máscaras, distanciamento social e outras regras estabelecidas pelos comércios.

Clipping de Notícias: 02/06/2020 Editoria: Estado Veículo: Gazeta de SP

Litoral Norte tem abertura parcial das praias

Usuários só podem usar de 2ª a 5ª feira para práticas esportivas individuais

Com a flexibilização de alguns estabelecimentos definida pelo governo do Estado, que permitiu a que algumas regiões avançassem e para fase laranja, os municípios que compõem o Litoral Norte paulista liberam o uso das praias em alguns dias da semana para a prática de atividades esportivas individuais. O Decreto 7352/20, de Ubatuba, libera a prática do surfe, natação, canoagem, vela e stand up paddle apenas no período de segunda a quinta-feira para moradores da cidade. A proibição fica valendo às sextas, sábados, domingos e feriados prolongados para todos. Já o uso de motos náuticas não está liberado. Conforme o decreto, continua proibido o uso de faixa de areia, para cadeira de praia, guarda-sóis ou qualquer outro implemento fixo, mas atividades físicas ao ar livre, sem aglomerações, em praças e espaços públicos estão liberadas, porém, continua obrigatório o uso de máscaras. “Não quero fazer desse momento algo político, quero construí-lo com efetividade. Sabemos que a flexibilização ainda é gradativa, mas estamos trabalhando diariamente para sairmos à frente, principalmente agora, com a análise regional proposta pelo Governo do Estado”, disse o prefeito Délcio Sato. Ainda conforme ele, “diante do resultado que estamos apresentando, a tendência é melhorar, pois não há como autorizar ou flexibilizar se não houver um amparo paralelo e nós estamos conseguindo isso, com poucos recursos, graças ao esforço dos profissionais da Saúde e apoio da população”. A mesma medida foi adotada pela Prefeitura de São Sebastião que também destaca a obrigatoriedade do uso de máscara, além da exigência do distanciamento de dois metros entre um praticante e outro durante a atividade. Ilhabela também tomou a medida de liberar apenas para a prática de esportes, no caso de forma individual e no máximo em dupla, sem que as pessoas

possam de deitar na areia ou colocar cadeiras e guardas-sois. Em Caraguatatuba, há uma recomendação em relação ao uso da praia. Nesta segunda-feira, a Prefeitura de Caraguatatuba liberou o estacionamento na Avenida Artur da Costa Filho (Avenida da Praia), entre o Camaroeiro e a ponte do rio Santo Antônio, no Centro. Mas o acesso Às outras praias continua proibido. Equipes da Defesa Civil e do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) fazem ações educativas, pedindo que os turistas e banhistas deixem as praias neste período. Com o fechamento das praias, as prefeituras também mantêm proibida a abertura dos quiosques para que os banhistas possam se sentar. A autorização é apenas para o delivery.

Clipping de Notícias: 02/06/2020 Editoria: Caraguatatuba Veículo: Massagua News

Pesca de camarão é retomada após fim do defeso

Este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, não houve a tradicional procissão com as imagens de São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes, com a cerimônia “Barcos ao Mar”, no Camaroeiro, que marca o fim do defeso e início da pesca do camarão.

Mas cerca de 10 barcos de pesca do crustáceo já saíram para o mar na segunda-feira (1º), após três meses de defeso.

Pescador há 35 anos, Carlos Rodrigues do Nascimento, o Guri, 55 anos, tem duas embarcações devidamente documentadas, uma para a pesca do camarão rosa e a outra para o sete barbas e o branco.

“Este ano contratei seis pescadores de Itajaí (SC). Apesar da crise por conta da pandemia, estou apostando nas vendas para outras cidades e direto para o cliente, além do Entreposto do Camaroeiro”, disse.

O presidente da Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro, Nilo Rolim do Amaral, o Cabeça, disse que a entidade possui 33 associados, sendo 10 direcionados à pesca do camarão, e se mostra preocupado com as vendas por conta da pandemia do novo coronavírus.

“Grande parte dos nossos clientes é turista de fim de semana e também os quiosques. Por causa da pandemia e do isolamento social a cidade está bem vazia. Notamos que a circulação no entreposto caiu cerca de 70% desde que a doença chegou ao País. Vamos aguardar esse primeiro final de semana para avaliar as vendas”, declarou.

Os principais pontos de venda do camarão são os entrepostos do Camaroeiro e do Porto Novo, também funcionando normalmente para comercialização de pescados o entreposto da Cocanha, direcionado para mariscos e peixes.

Festival do Camarão

A presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Silmara Mattiazzo, lamentou o cancelamento da cerimônia “Barcos ao Mar”.

“É uma festa muito bonita organizada com todo carinho pela Fundacc. A pandemia realmente atrapalhou todo o calendário de eventos do município, este ano”, afirmou.

A presidente acrescentou que estuda juntamente com representantes da Secretaria de Turismo, Urbanismo e de Assuntos Jurídicos o adiamento do Festival do Camarão, que seria em julho. “Ainda não temos uma posição. Estamos avaliando algumas possibilidades”, disse.

Clipping de Notícias: 02/06/2020 Editoria: Região Veículo: Ubatuba Acontece

Pesca do camarão é retomada após fim do defeso

Este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, não houve a tradicional procissão com as imagens de São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes, com a cerimônia “Barcos ao Mar”, no Camaroeiro, que marca o fim do defeso e início da pesca do camarão. Mas cerca de 10 barcos de pesca do crustáceo já saíram para o mar na segunda-feira (1º), após três meses de defeso. Pescador há 35 anos, Carlos Rodrigues do Nascimento, o Guri, 55 anos, tem duas embarcações devidamente documentadas, uma para a pesca do camarão rosa e a outra para o sete barbas e o branco. “Este ano contratei seis pescadores de Itajaí (SC). Apesar da crise por conta da pandemia, estou apostando nas vendas para outras cidades e direto para o cliente, além do Entreposto do Camaroeiro”, disse. O presidente da Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro, Nilo Rolim do Amaral, o Cabeça, disse que a entidade possui 33 associados, sendo 10 direcionados à pesca do camarão, e se mostra preocupado com as vendas por conta da pandemia do novo coronavírus. “Grande parte dos nossos clientes é turista de fim de semana e também os quiosques. Por causa da pandemia e do isolamento social a cidade está bem vazia. Notamos que a circulação no entreposto caiu cerca de 70% desde que a doença chegou ao País. Vamos aguardar esse primeiro final de semana para avaliar as vendas”, declarou. Os principais pontos de venda do camarão são os entrepostos do Camaroeiro e do Porto Novo, também funcionando normalmente para comercialização de pescados o entreposto da Cocanha, direcionado para mariscos e peixes. Festival do Camarão A presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Silmara Mattiazzo, lamentou o cancelamento da cerimônia “Barcos ao Mar”.

“É uma festa muito bonita organizada com todo carinho pela Fundacc. A pandemia realmente atrapalhou todo o calendário de eventos do município, este ano”, afirmou. A presidente acrescentou que estuda juntamente com representantes da Secretaria de Turismo, Urbanismo e de Assuntos Jurídicos o adiamento do Festival do Camarão, que seria em julho. “Ainda não temos uma posição. Estamos avaliando algumas possibilidades”, disse.

Clipping de Notícias: 02/06/2020 Editoria: Eventos Veículo: Ubatuba Acontece

Caraguatatuba: 167ª Festa de Santo Antônio tem missa online, carreata e drive thru de bolinho caipira e bolo do padroeiro

No próximo dia 13 de junho o Santuário Diocesano de Santo Antonio de Caraguatatuba completa seu primeiro ano e devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) será diferente. A 167ª Festa de Santo Antônio será sem participação do publico física, mas os devotos do nosso Padroeiro poderão acompanhar o terço e as missas diariamente no link do youtube o santuário caragua.

No Dia do Padroeiro, a missa será transmitida às 9h e logo em seguida, às 10h, será feita a benção do bolo de Santo Antonio, o santo casamenteiro. Mas, diferente dos outros anos, quem quiser garantir o seu pedaço, e até ser sorteado com a medalha de Santo Antonio, deve fazer a reserva com antecedência na Secretaria do Santuário pelo telefone (12) 3881-1422 ou pelo WhatsApp (12) 982706898. O pedaço custa R$ 3.

De acordo com o Padre Carlos Alberto da Silva, o Padre Beto, reitor do Santuário Diocesano, nesta edição haverá, ainda, quatro surpresas dentro do bolo que os sortudos poderão retirar, posteriormente, na Secretaria. “Importante destacar que não haverá venda de bolos no dia, apenas a entrega para quem encomendar com antecedência até para saber a quantidade que vamos fazer”.

Ainda de acordo com Padre Beto, neste mesmo dia 13, a partir das 10h30, haverá uma carreata por toda a cidade levando a imagem de Santo Antonio. “Pedimos aos fieis e devotos que enfeitem seus carros com bexigas rosas, levem garrafas de água e, o mais importante, usem máscara”.

Outra novidade da 167ª Festa Social é que os tradicionais bolinhos caipiras também já podem ser encomendados. O Santuário manteve o mesmo preço do ano passado, R$ 3, mas devem ser encomendados, no mínimo, 10 unidades.

Quem quiser ele congelado pode pedir das 8h30 às 16h30 na Secretaria do Santuário. Se a opção for por frito, o pedido pode ser retirado das 18h30 às 21h. “Temos mais de 1.500 unidades já prontas, é só fazer a encomenda”.

Importante lembrar que neste ano não haverá a tradicional subida ao Morro Santo Antonio devido à Covid-19 e a necessidade de evitar aglomeração.

O Santuário de Santo Antonio fica na Praça Dr. Cândido Mota, 35, Centro.

Clipping de Notícias: 02/06/2020 Editoria: Caraguatatuba Veículo: Litoral Vale

Caraguatatuba inicia retomada segura e gradativa das atividades econômicas

Caraguatatuba iniciou ontem, segunda-feira (1º de junho), a retomada gradativa e segura das atividades econômicas, após publicação de decreto de flexibilização. Foram liberadas as atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércios e shoppings. Os estabelecimentos liberados deverão observar todas as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária. Essas atividades funcionarão com redução de atendimento para quatro horas seguidas (14h às 18h) de segunda a sábado, exceto para estabelecimentos religiosos que poderão funcionar aos domingos por tradição. É vedada a realização de eventos e promoções. Além disso, o número de consumidores no interior do estabelecimento comercial e de prestação de serviço deverá ser limitado para até 20% da sua capacidade, os quais devem ser atendidos sempre individualmente por um funcionário.

Outras áreas As marinas devem descer os barcos somente com horários agendados, ficando vedada a utilização de áreas comuns pelos consumidores. Os hotéis, pousadas, edifícios e condomínios devem restringir totalmente a utilização de suas áreas comuns, limitando o número de pessoas em elevadores para, no máximo, uma pessoa de cada vez, salvo membros da mesma família, intensificando as ações de limpeza, higiene, prevenção, conscientização e informação da Covid-19. O comércio realizado em feiras livres deve ser organizado com espaçamento mínimo de 1,5 metro entre barracas, ficando vedada e degustação de

alimentos no local, bem como a utilização de mesas e cadeiras. Os cultos e reuniões religiosas deverão ocorrer com a redução da sua capacidade ocupacional para 20%, com a utilização de máscaras por todos, vedação de qualquer contato físico, mantendo portas e janelas abertas para a ventilação do ambiente e desinfecção do piso e das cadeiras após o término de cada encontro, devendo cada instituição religiosa fixar o nome do líder constituído, que deverá ficar responsável por todos os efeitos legais e sanitários da respectiva normativa. As demais atividades consideradas não essenciais e não elencadas neste decreto permanecem com o funcionamento apenas do sistema delivery e drive thru.

Penalidades O descumprimento das regras poderá gerar a aplicação de multa no valor de 1.000 VRMs ou R$ 3.570,00, além de medidas e sanções cabíveis, de natureza civil, administrativa e penal. A reincidência será punida com aplicação de multa em dobro a cada reincidência e até cassação imediata do Alvará de Funcionamento.

Clipping de Notícias: 02/06/2020 Editoria: Caraguatatuba Veículo: Litoral em Pauta

Secretário de saúde de Caraguatatuba explica protocolos de combate ao Covid-19

Clipping de Notícias: 02/06/2020 Editoria: Notícias Veículo: Rádio Oceânica Números da pandemia Litoral Norte registra mais de 630 casos confirmados por covid-19

Marcelo Bacellar | OceânicaFM

A Rádio Oceânica faz diariamente o levantamento dos números da pandemia no Litoral Norte Paulista, de acordo com informações fornecidas pelas prefeituras. Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, os casos confirmados de coronavírus chegaram a 633, com 15 mortes. Caraguatatuba registra atualmente seis óbitos. Há ainda 171 casos confirmados da doença e 90 em investigação. São Sebastião tem 352 casos confirmados de coronavírus com cinco mortes. Ilhabela tem duas mortes por Covid-19 e registra ainda 48 pacientes contaminados pelo novo vírus, tendo ainda cinco casos suspeitos. Em Ubatuba são duas as mortes confirmadas e uma suspeita. Há ainda 62 confirmações e sete casos sendo investigados.

Clipping de Notícias: 02/06/2020 Editoria: Notícias Veículo: Rádio Oceânica Corpo de homem é encontrado no Rio Juqueriquerê Vítima caiu da prancha e se afogou no último domingo 31

Prefeitura de Caraguatatuba

O corpo de um homem de 45 anos, natural de Teófilo Otoni-MG, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde do último domingo 31, no Rio Juqueriquerê, bairro do Porto Novo, em Caraguatatuba. A vítima saiu para passear em uma prancha de longboard, mas sofreu afogamento e não resistiu. Testemunhas chegaram a avisar sobre os perigos do local. Informações dão conta de que ele caiu da prancha duas vezes e na segunda desapareceu.

Os mergulhadores encontraram o corpo cerca de 40 minutos depois.

Clipping de Notícias: 02/06/2020 Editoria: Bom Dia Vanguarda Veículo: TV Vanguarda