<<

Resumo e destaques da temporada Em março, o catarinense Rafael Westrupp assumiu a presidência da CBT. Ex-presidente da Federação Catarinense de Balanço geral – Temporada 2017 Tênis e diretor executivo da CBT durante o mandato do ex-presidente Jorge Lacerda, Westrupp foi eleito por aclamação Neste biênio (temporada 2017/18 - CONTRATO DIPPE 245/2016) a parceria entre CBT e Correios completará uma em chapa única, contando com o apoio de todos os presidentes de Federações. Desde então, o novo presidente vem década de muito sucesso. Realmente temos muito a comemorar e nos orgulhar, como podemos ver nos resultados da desenvolvendo uma gestão eficiente e transparente no comando da entidade. temporada 2017:

O ano de 2017 foi de mudanças estruturais e muitas conquistas para o tênis brasileiro, dentro e fora das quadras. O pon- to de largada foi a conquista de uma sede própria para a Confederação Brasileira de Tênis em Florianópolis, através de uma parceria com a Prefeitura Municipal e com a Federação Catarinense de Tênis, que possibilitou a integração entre as partes administrativa e técnica. Desde janeiro, a entidade passou a dividir o espaço com a Federação Catarinense de Tênis. Pela primeira vez uma sede própria da CBT conta com cinco quadras de piso duro e estrutura para receber torneios e treinamentos.

Rafael Westrupp, novo presidente da CBT

Outra ação importante da entidade foi a criação de um Conselho Consultivo com nomes importantes para agregar valor às decisões de gestão da entidade máxima da modalidade. O Conselho Consultivo é formado de forma voluntária pelos empresários Rafael Kuerten (Grupo Guga Kuerten), Rogério Melzi (Hospital Care) e Christian Burgos (Inner Editora), além do presidente da entidade, Rafael Westrupp, e do tenista .

Principais tenistas do Brasil na nova sede da CBT

Novo conselho consultivo da CBT, um grande passo para a excelência na gestão do tênis brasileiro

Nova sede da CBT, estrutura completa para o Tênis do Brasil Se destaca também a renovação do convênio com a Federação Francesa de Tênis e a realização da terceira edição do Ao todo, este ano o Departamento de Capacitação da CBT qualificou cerca de 1.100 profissionais através de 30 cursos Rendez-Vous à Roland-Garros no Brasil, que deu a oportunidade extra de juvenis brasileiros disputarem uma vaga na de formação e específicos, workshops e congressos, em todas as regiões do Brasil. chave principal do torneio juvenil do francês.

Capacitação ouro brasileira mostrando muitos resultados

Parceria com a FFT gerando grande frutos para o tênis dos Brasil Em junho, Curitiba sediou a 7º edição do Workshop Internacional de Tênis, que contou com palestrantes de peso, como o espanhol Pancho Alvariño e o argentino Ignacio Asenzo.

Capacitação Ouro Workshop internacional, conteúdo de excelência para técnicos e professores brasileiros A renovação do certificado Ouro da ITF por mais quatro anos, em Outro grande momento da capacitação da CBT em 2017 foi a participação de 11 treinadores na 20º edição da janeiro, reconheceu o trabalho de- Conferência Mundial da ITF, em Sofia, na Bulgária, em novembro. senvolvido pela CBT para capacitar professores e treinadores de tênis Em dezembro, a CBT realizou a primeira edição do Congresso Nacional de Tênis, em Natal (RN), que contou em todo o país, alinhados com os com grandes nomes como João Zwetsch, capitão da equipe brasileira da Copa Davis; Patricio Arnold, coorde- preceitos mais atuais da entidade nador de Alto Rendimento da CBT; Cesar Kist, coordenador de Capacitação da CBT; Eduardo Frick, gerente de internacional. Atualmente, apenas Esportes e Eventos da CBT, entre outros. 16 países de 216 filiados da ITF pos- suem esta certificação.

Evento de anúncio contou com diversas autoridades em Florianópolis Congresso Nacional de tênis, mais uma oportunidade de capacitação E dos grandes nomes do tênis de todos os tempos

Na sequência, a CBT realizou o primeiro Encon- tro Nacional de Treinamento, na sede da enti- Arbitragem de ponta dade, em Florianópolis, que reuniu os principais O ano também foi bastante positivo para o Departamento de Arbitragem da CBT. nomes da nova geração - que tinham agenda disponível -, treinadores de ponta e profissio- Referência na América do Sul, o Brasil encerrou 2017 com 54 certificações, sendo 32 homens e 7 mulheres, divididos nas nais de peso, como Marcelo Melo, Bruno Soa- funções Referee, Chefe de Juízes, Juiz de Cadeira e Review . Foram dois Cursos Nacionais realizados, em Palmas res, Rogério Dutra Silva, , (TO) e São Carlos (SP). Também houve um Workshop para juízes de cadeira e outros dois para árbitros gerais. , Bia Haddad Maia, Gabriela Cé e Luisa Stefani, além dos ex-tenistas e Fernando Meligeni. Profissionais e juvenis num intercâmbio técnico sem precedentes Em relação aos cursos internacionais, quatro brasileiros foram aprovados na escola Nível 3 da ITF em São Paulo, três deles como juízes de cadeira bronze badge - todos com o apoio da O cearense Thiago Monteiro, por sua vez, foi se- CBT. Outros dois árbitros brasileiros foram promovidos. Paula mifinalista dos Challengers do e de Vieira Souza foi promovida a Gold Badge como Juíza de ca- , chegou a estar no top 100 em fevereiro deira e Rafael Maia foi promovido a Silver Badge como Juiz e encerrou o ano como 124 do mundo de simples. de Cadeira. Com isso, Paula se tornou a primeira mulher na América Latina a alcançar esta certificação, obtida por apenas nove mulheres no mundo.

Os árbitros brasileiros estiveram presentes em vários torneios Rafael, Paula e Fábio, referências brasileiras na Thomaz buscou recuperação na carreira em 2017 arbitragem internacional profissionais ao longo do ano, com destaque para , Roland Garros, Wimbledon e US Open, além de diver- O gaúcho Guilherme Clezar foi vice-campeão nos Challengers de Liberec e de Cali e fechou 2017 como 206 no ranking sos torneios do circuito ATP e WTA (Europa, Ásia e América do de simples da ATP. Norte), Copa Davis e Fed Cup. Apenas em Wimbledon, foram 14 árbitros brasileiros, inclusive com juízes de linha atuando Já o mineiro Marcelo Melo teve mais uma temporada brilhante. O duplista terminou como número 1 do mundo no nas finais de simples, assim como em Roland Garros e no ATP ranking individual de duplas e como parceria número 1 do mundo ao lado do polonês Lukasz Kubot. Nesta temporada, Masters de Londres. os dois conquistaram seis títulos (Wimbledon, Masters 1000 de Miami, Masters 1000 de Madrid, Masters 1000 de Paris, ATP 500 de Halle e ATP 250 de s-Hertogenbosch) e quatro vice-campeonatos (Masters 1000 de Indian Wells, Masters 1000 de Shanghai, ATP 500 de Washington e ATP Finals) e foram eleitos campeões mundiais ITF 2017 em dupla masculina. Resultados em quadra

Dentro de quadra, também foi uma grande temporada para os tenistas bra- sileiros.

Rogério Dutra Silva foi campeão dos Challengers de Santiago e da Cidade do Panamá e vice no de Bordeaux, em simples, e campeão do ATP 250 de São Paulo e quadrifinalista de Roland Garros, nas duplas. O paulista encerrou o ano como número 1 do Brasil e 101 no ranking da ATP, em simples, e como 90 do mundo em duplas.

Rogério Silva, o principal tenista brasileiro de Thomaz buscou recuperação na carreira em 2017 simples em 2017

O também paulista foi vice-cam- peão do ATP 250 de Houston e semifinalista do ATP 250 de Quito e fechou a temporada na 113a posição no ranking de simples da ATP. Marcelo Melo, o grande destaque da temporada O também mineiro igualmente teve uma grande temporada e encerrou o ano como número 10 no ranking de duplas da ATP. Ao lado do parceiro Jamie Murray, o duplista foi campeão do ATP 500 de Acapulco, do ATP 500 de Londres e do ATP 250 de Stuttgart, e vice no Masters 1000 de Cincinnati, no ATP 500 de Tokyo e no ATP 250 de Sydney.

Bons resultados para Bruno em 2017

O duplista gaúcho Marcelo Demoliner também teve uma boa temporada, conquistou quatro vice- -campeonatos, no ATP 500 de Vienna, no ATP 250 de Chengdu, no ATP 250 de Lyon e no ATP 250 de São Paulo e terminou como número 34 no ranking Bia fez o melhor ano da carreira em 2017 de duplas da ATP.

Marcelo Demoliner, a nova geração do Brasil nas duplas

Outro duplista, o mineiro André Sá, foi campeão no ATP 250 de São Paulo e vice no ATP 250 de Eastbourne e fechou a Apoio em todas as fases carreira temporada como 94 no ranking de duplas da ATP.

O duplista gaúcho Fabrício Neis foi campeão dos Challenger de Marburg, e Rio de Janeiro e vice nos Challen- gers de Blois, Perugia, e Cali e terminou o ano como número 127 no ranking de duplas da ATP. Juvenis e atletas em transição

Os tenistas juvenis e da transição também se destacaram na temporada. O duplista carioca foi campeão dos Challengers de Biella e Buenos Aires e campeão dos Future de Abuja F1 e Abuja F3 e vice do Challenger de e encerrou a temporada como 136 no ranking de duplas da ATP. Um dos principais nomes da nova geração, o paranaense Thiago Wild foi campeão no Sul-Americano GB1, na , e no Torneo “Città Di Santa Croce” Mauro Sabatini, na Itália, e vice-campeão do Banana Bowl, em Outro duplista carioca, , foi campeão do Challenger de Montevideo e dos Future de Abuja F1 e Abuja Criciúma (SC). O tenista de 17 anos e número 1 juvenil nacional, também conquistou o Future US$ 15 mil de F3 e fechou como 185 do ranking de duplas da ATP. Antalya, na Turquia, e terminou o ano como número 608 no ranking de simples da ATP.

Entre as mulheres, a paulista Beatriz Haddad Maia teve a melhor temporada de sua carreira e terminou o ano como número 71 no ranking do WTA. A tenista de 21 anos foi campeã do ITF de Clare e do ITF de Cagnes-sur-mer, vice-cam- peã do WTA de Seul, semifinalista no WTA de Bol e quadrifinalista no WTA de Praga. A CBT fez um alto investimento na atleta, que é apoiada pela entidade desde que era juvenil. Thaisa Pedretti e Nathalia Gasparin, meninas mostrando excelentes resultados

A CBT consolidou o programa de transição com a participação de atletas em grandes torneios, co- nhecendo a dinâmica de cada um deles e treinando com os melhores do mundo, apadrinhados pe- los nossos tenistas profissionais. Com investimento de R$ 400 mil por ano, a CBT escolheu juvenis com claro potencial de se tornarem profissionais para ganharem experiência em grandes torneios Tiago Wild é o grande nome da nova geração do circuito da ATP e da WTA. Na prática, eles acompanham tenistas profissionais, como Thomaz Bellucci, Thiago Monteiro, Bruno Soares, Marcelo Melo, Rogerinho e André Sá, nas competições e têm a chance de se tornarem “sparrings” de atletas do Top 10 do ranking mundial. O pernambucano João Lucas Reis foi campeão do Bahia Juniors Cup e vice no Uruguay Bowl e na Copa FTCH 2017. O paulista Matheus Pucinelli foi O objetivo do projeto é colocar os juvenis em contato com os grandes tenistas da atualidade, vice-campeão na Argentina Cup, no Les Internationaux de Junior principalmente nos momentos de treinamento. Mateus Alves, por exemplo, pôde treinar com o Banque Nationale, no Canadá, e na Copa Guga Kuerten 2017. O brasilien- espanhol Rafael Nadal, um dos maiores da história, e o escocês , atual número 1 do se Gilbert Klier foi vice-campeão no Inka Bowl, no Peru. O paulista Mateus mundo, no Masters 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos, em agosto do ano passado. Alves foi campeão da Copa Guga Kuerten 2017. O mineiro João Ferreira foi campeão do Patuju Junior Open, na Bolívia e vice no Al-Solaimaneyah EGY 1 ITF Junior Tournament, no Egito. O paulista Diego Padilha foi cam- peão da Copa “Indervalle” e da Copa Liga de Tenis de Bogotá, ambos na Colômbia. O equatoriano radicado em Santa Catarina, Mateo Reyes foi campeão da Copa Quito Tenis e vice no Peru Junior Open e na Copa Santa Catarina. O baiano Natan Rodrigues foi campeão da Copa Santa Catarina.

Natan Rodrigues e Mateus Alves, destaques da nova geração

Entre as meninas, a paulista Thaisa Pedretti foi campeã na Vendimia Cup, na Argentina, a paranaense Nathalia Gasparin foi campeã no Bahia Juniors Cup e vice na Copa Guga Kuerten. A mineira Marina Figueiredo foi campeã da Londrina Mateus Alves com os grandes nomes do tênis mundial Junior Cup e vice na Copa FTCH, no . A paulista Ana Luiza Cruz foi vice-campeã no Pascuas Bowl e vice-campeã no APT Junior Open, ambos no Paraguai. A goiana Nalanda Silva foi vice-campeã no Club Tenis Union ITF II e no Vina Del Mar V Region, ambos no Chile. Campeonato Brasileiro Interclubes fomenta base Tênis em Cadeira de Rodas entra para a história

Uma das grandes novidades deste ano foi a implementação do Campeonato Brasileiro Interclubes, que contou com O Tênis em Cadeira de Rodas também obteve grandes resultados em 2017. cinco torneios em várias regiões do Brasil: Caxias do Sul, São Paulo, Criciúma, Curitiba e Salvador. Ao todo, foram 778 inscrições nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos, masculino e feminino, de 52 clubes de todo país. O catarinense Ymanitu Silva tornou-se o primeiro brasileiro a se classificar para o NEC Wheelchair Tennis Masters, na Inglaterra, que reuniu os seis melhores tenistas cadeirantes no fim da temporada, e encerrou o ano como número oito do mundo na categoria Quad. Em 2017, Mani conquistou seis títulos e cinco vice-campeonatos. O paratleta sagrou-se campeão no Open de Vendee (simples e duplas), no Israel Open (simples), no Tennis Canada International Champs, (simples), na Prague Cup (duplas) e no Bath Indoor Tournament (duplas). Ele também foi vice-campeão no Israel Open (duplas), no PTR Hilton Head Championships (simples e duplas) e na semana Guga Kuerten (simples e duplas). Também foi agraciado com o Prêmio Paralímpicos pelo segundo ano consecutivo.

Maior circuito infantojuvenil do país ampliando as parcerias e benefícios

Promovido pela CBT em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), o Campeonato Brasileiro Interclubes tem como intuito fomentar o tênis nas categorias de base. Todos os atletas filiados a clubes que, por sua vez, sejam filiados ou vinculados ao CBC viajam com passagens aéreas e hospedagens custeadas pelo CBC. Mani em ação no Desafio Correios

O mineiro Daniel Rodrigues foi campeão de simples na Semana Guga Kuerten, do Internazionali d’Italia, do Uberlândia Open e do Gran Prix Wheelchair e campeão de duplas do Uberlandia Open e do Gran Prix Brazil Wheelchair.

O mineiro Rafael Medeiros foi campeão do Del Mar Open e da Copa Quito Tenis y Golf Club, em simples e duplas.

A pernambucana Natália Mayara foi campeã do Israel Open e do Be’er Sheba Open, também em Israel, em simples, e campeã da Semana Guga Kuerten, do Chilean Open, do Open de Vendee, da Copa Quito Tenis y Golf Club, do Uberlandia Open e do US Open USTA Wheelchair Championships, em duplas.

Presença dos maiores clubes do Brasil na disputa A mineira Meirycoll Duval foi campeã do neios de , Fukuoka-JAP e Miyazaki-JAP. A paranaense Marcela Vita foi campeã dos torneios de Fukuoka-JAP, Gran Prix Brazil Wheelchair, em simples e Miyazaki-JAP e Balneário Camboriú. A carioca Flavia Muniz foi campeã em Balneário Camboriú e de dois torneios em duplas, e da Semana Guga Kuerten, em du- Fortaleza. A gaúcha Nathália Font foi campeã em Balneário Camboriú. a carioca Lorena Melo foi campeã do torneio de plas. São Miguel do Gostoso. A cearense Marília Câmara também foi campeã em São Miguel do Gostoso e em Fortaleza.

No Tênis em Cadeira de Rodas juvenil, o O carioca Vini Font foi campeão em Balneário Camboriú. O carioca Ralf Abreu foi campeão de dois torneios em Balneá- catarinense Jucélio Torquato, de 17 anos, rio Camboriú e em João Pessoa, Maceió e São Miguel do Gostoso. O carioca Diogo Carneio foi campeã dos torneios João encerrou o ano como quinto no ranking Pessoa, Balneário Camboriú, Maceió e São Miguel do Gostoso. mundial e teve a confirmação da vaga na Cruyff Foundation Junior Masters, a Masters Cup Juvenil da modalidade, que reúne os melhores tenistas da categoria na tempora- da em janeiro do ano que vem, na França. Torquato quebrou diversas marcas na temporada 2017

Atletas Seniors em destaque pelo mundo

O Circuito Nacional de Seniors contou com mais de 1500 inscrições, nas categorias de 35 a 80 anos, em oito torneios em 2017, em Novo Hamburgo (RS), Brasília (DF), (SE), Goiânia (G), Salvador (BA), São Paulo (SP) e (RS), além de um Sul-Americano em Brasília.

Os atletas brasileiros também se destacaram em competições fora do país. Moacir Werner foi campeão do ITF G3 de Leverkusen, na Alemanha (55 anos). O ITF G2 de Assunção, no Paraguai, teve como campeões Clayvert Gusmão (45 anos), Eduardo Almeida (65 anos), em simples, e Eurico Carvalho e Marcos Gomes (50 anos) e João Reis e Pedro Rocha Vini e Joana, destaques do Beach tennis nacional Coelho (55 anos), nas duplas. Foram campeãs no IFT G3 de Arequipa, no Peru, Rosângela Fritelli (60 anos) e Christa Co- elho (75 anos). João Sucupira foi campeão do ITF G3 de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia (60 anos). Amadeu Façanha foi campeão da Copa Iberica de Portugal (60 anos), Marcelo Maciel foi campeão do ITF G3 de Salinas, no Equador (45 anos), e Hayrton Ferreira foi campeão do ITF G3 de Vina del Mar, no Chile (70 anos). CBT firma parceria com um dos principais centros de tênis da Europa

O fim de ano ainda foi marcado pelo anúncio da parceria da CBT com a BTT Tennis Academy (Barcelona Total Beach Tennis em pleno crescimento Tennis), que funcionará como base de treinamento da entidade na Europa.

No Beach Tennis, umas das modalidades que mais crescem no Brasil, foram vários os destaques. O local conta com uma estrutura de ponta e 16 quadras de saibro. Além disso, os melhores técnicos espanhóis integram o corpo da academia, como Francis Roig, que, junto com Carlos Moyá, é um dos técnicos do número A carioca Joana Cortez, ex-número 1 do mundo e atual sexta colocada no ranking da ITF, foi campeã dos torneios de 1 do mundo Rafael Nadal. João Pessoa, Niterói, Maceió, Saarlouis-ALE, do Pan-Americano de Aruba do Garopaba Open. A catarinense Rafaella Miiller, número cinco do mundo, foi campeã dos torneios de João Pessoa, Niterói, Maceió, Toulouse-FRA, Saarlouis-ALE, Guaiaquill-EQU, Balneário Camboriú e do Pan-Americano de Aruba. A paulista Samantha Barijan foi campeã dos tor- O gaúcho será o primeiro tenista brasileiro a usufruir desta parceria da CBT, que dará todo o suporte téc- nico e financeiro para o atleta treinar em um dos melhores centros da Europa. Orlandinho será treinado pelo brasileiro radicado na Espanha Léo Azevedo, um dos coordenadores técnicos da academia. Léo atuou por oito anos na USTA (As- sociação Norte-Americana de Tênis) e trabalhou na academia de , de 2003 a 2006. A parceria com a BTT possibilitará a CBT dar ainda mais assistência aos principais tenistas brasileiros durante a gira europeia.

Orlandinlho junto com Felipe Meligeni e na BTT Relatório técnico por departamento Alto rendimento João Lucas Reis

Principais Resultados – Temporada 2017 • Campeão no Bahia Juniors Cup • Vice-campeão no Uruguay Bowl (Uruguai) • Vice-campeão no Copa FTCH 2017 (Chile) • Semifinalista na Argentina Cup Individual – Infantojuvenil e Transição • Semifinalista no ITF Junior Cap d’Ail (França) • Semifinalista do 37th Asuncion Bowl (Paraguai) • Campeão nas duplas na Argentina Cup Thiago Wild • Vice-campeão nas duplas do Sudamericano Individual GB1 2017 (Argentina)

• Campeão no Sudamericano Individual GB1 2017 (Argentina) • Campeão no 39th Torneo “Città Di Santa Croce” Mauro Sabatini (Itália) • Vice-campeão no 47th Banana Bowl • Future US$ 15 mil de Antalya, na Turquia • Semifinalista nas duplas do US Open Junior Tennis Championships Matheus Pucinelli • Quadrifinalista do Roland Garros Junior French Championships • Vice-campeão na Argentina Cup • Vice-campeão no Les Internationaux de Tennis Junior Banque Nationale (Canadá) • Vice-campeão na Copa Guga Kuerten 2017 • Campeão nas duplas na Argentina Cup • Campeão nas duplas do City of Wels Junior - Grand - Prix 2017 Powered by EWW - Gruppe (Áustria) • Vice-campeão nas duplas do Sudamericano Individual GB1 2017 (Argentina) • Vice-campeão nas duplas no Uruguay Bowl • Vice-campeão nas duplas do TC Bakkum Dutch Junior Open 2017 (Holanda) • Vice-campeão nas duplas do VAN DER VALK HOTEL GLADBECK Junior Cup powered by BABOLAT (Alemanha) • Semifinalista nas duplas do 25th Torneo Internazionale Città di Prato (Itália)

Gilbert Klier

LEGENDA • Vice-campeão no Inka Bowl (Peru) • Semifinalista do 41st Medias-sen-Sibiu Junior ITF Tournament (Romênia) • Vice-campeão nas duplas do 41st Medias-sen-Sibiu Junior ITF Tournament (Romênia) Mateus Alves

• Campeão na Copa Guga Kuerten 2017 • Vice-campeão nas duplas do Uruguay Bowl • Semifinalista do Academy EGY 2 ITF Junior Tournament (Egito) • Semifinalista do Al-Solaimaneyah EGY 1 ITF Junior Tournament (Egito) • Semifinalista nas duplas do 25th Torneo Internazionale Città di Prato (Itália) • Semifinalista nas duplas do XI ITF Junior GRIP2 Tenis Academy Benicarlo (Espanha)

LEGENDA

Mateo Reyes

• Campeão na Copa Quito Tenis (Equador) • Vice-campeão no Peru Junior Open (Peru) • Vice-campeão na 9th Copa Santa Catarina 2017 LEGENDA • Campeão nas duplas do Bahia Juniors Cup • Vice-campeão nas duplas do Patuju Junior Open 2017 (Bolívia) • Semifinalista do Bahia Juniors Cup • Semifinalista do ITF Juniors de Curitiba João Ferreira • Semifinalista nas duplas do Condor De Plata 2017 (Bolívia) • Semifinalista nas duplas do Uruguay Bowl (Uruguai) • Campeão no Patuju Junior Open 2017 (Bolívia) • Semifinalista nas duplas do ITF Juniors de Curitiba • Vice-campeão no Al-Solaimaneyah EGY 1 ITF Junior Tournament (Egito) • Vice-campeão nas duplas do Patuju Junior Open 2017 (Bolívia) • Semifinalista nas duplas do 25th Torneo Internazionale Città di Prato (Itália) • Semifinalista nas duplas do Condor De Plata 2017 (Bolívia) • Semifinalista nas duplas da Copa FTCH 2017 (Chile) • Quadrifinalista do Mundial Juvenil de Tenis (Equador) Diego Padilha Pedro Cordeiro

• Campeão na Copa “Indervalle” (Colômbia) • Vice-campeão nas duplas do Club Tenis Union ITF II, Vina Del Mar V Region (Chile) • Campeão na Copa Liga de Tenis de Bogotá (Colômbia) • Vice-campeão nas duplas da Copa “Indervalle” (Colômbia) • Campeão nas duplas do Bahia Juniors Cup • Vice-campeão nas duplas da Copa Liga de Tenis de Bogotá (Colômbia) • Campeão nas duplas do 31st Londrina Junior Cup • Vice-campeão nas duplas da 31st Londrina Junior Cup • Vice-campeão nas duplas da Copa Guga Kuerten 2017 • Semifinalista da Copa “Indervalle” (Colômbia) • Vice-campeão nas duplas do Club Tenis Union ITF II, Vina Del Mar V Region (Chile) • Semifinalista da Copa Liga de Tenis de Bogotá (Colômbia) • Vice-campeão nas duplas da Copa “Indervalle” (Colômbia) • Semifinalista nas duplas do ITF Juniors de Curitiba • Vice-campeão nas duplas da Copa Liga de Tenis de Bogotá (Colômbia) • Semifinalista do Abierto Juvenil Mexicano (México) • Semifinalista da 9th Copa Santa Catarina 2017 • Semifinalista do Torneo Club San Felipe (Chile) Igor Gimenez • Semifinalista nas duplas do Uruguay Bowl (Uruguai)

• Semifinalista nas duplas do ITF Juniors de Curitiba • Semifinalista da City of Wels Junior - Grand - Prix 2017 Powered by EWW - Gruppe (Áustria) • Semifinalista da TC Bakkum Dutch Junior Open 2017 (Holanda) • Semifinalista do Mundial Juvenil de Tenis (Equador) Natan Rodrigues • Campeão nas duplas do City of Wels Junior - Grand - Prix 2017 Powered by EWW - Gruppe (Áustria) • Vice-campeão nas duplas do TC Bakkum Dutch Junior Open 2017 (Holanda)

• Campeão na 9th Copa Santa Catarina 2017 • Vice-campeão nas duplas do VAN DER VALK HOTEL GLADBECK Junior Cup powered by BABOLAT (Alemanha) • Vice-campeão do APT Junior Open (Paraguai) • Semifinalista nas duplas do 25th Torneo Internazionale Città di Prato (Itália) • Semifinalista nas duplas do APT Junior Open (Paraguai) • Semifinalista nas duplas da Vendimia Cup (Argentina) • Campeão nas duplas da Copa Guga Kuerten 2017 • Semifinalista nas duplas da 9th Copa Santa Catarina 2017 • Semifinalista da Bahia Juniors Cup Pedro Boscardin • Vice-campeão nas duplas da Bahia Juniors Cup • Semifinalista da El Sauce Cup (Argentina) • Campeão da Windmill Cup, em Velp (Holanda) • Semifinalista nas duplas da El Ombu Cup (Argentina) • Campeão da Copa Guga Kuerten • Vice-campeão do Le Mondial Lacoste (Inglaterra) • Vice-campeão do BNP Paribas Cup (França) • Vice-campeão do Uruguay Bowl

Bruno Oliveira

• Campeão nas duplas da Copa Guga Kuerten 2017 • Semifinalista nas duplas da 9th Copa Santa Catarina 2017 • Vice-campeão nas duplas da Bahia Juniors Cup • Semifinalista nas duplas da El Ombu Cup (Argentina) Matheus Ferreira Leite

• Vice-campeão do ITF Juniors de Curitiba • Campeão do Brazil F2 Futures • Vice-campeão do 31st Londrina Junior Cup • Campeão do F14 Futures • Campeão nas duplas 31st Londrina Junior Cup • Vice-campeão do Spain F25 Futures • Campeão nas duplas do Spain F14 Futures • Campeão nas duplas do Spain F13 Futures • Campeão nas duplas do Brazil F3 Futures • Campeão nas duplas do Spain F25 Futures • Campeão nas duplas do Spain F11 Futures Felipe Meligeni • Vice-campeão nas duplas do Tunísia F30 Futures • Vice-campeão nas duplas do Argentina F3 Futures • Campeão do Turkey F33 Futures • Vice-campeão nas duplas no Portugal F14 Futures • Campeão nas duplas do Turkey F37 Futures • Semifinalista do Brazil F2 Futures • Semifinalista nas duplas do Turkey F39 Futures • Semifinalista do Portugal F15 Futures • Vice-campeão nas duplas do Turkey F41 Futures • Semifinalista nas duplas do Spain F12 Futures • Vice-campeão nas duplas do Spain F14 Futures • Semifinalista nas duplas do Argentina F2 Futures • Semifinalista nas duplas do Turkey F8 Futures

LEGENDA LEGENDA Orlando Luz Nathalia Gasparin

• Campeão nas duplas do Brazil F2 Futures • Campeã no Bahia Juniors Cup • Campeão nas duplas do F18 Futures • Vice-campeã da Copa Guga Kuerten 2017 • Vice-campeão do Italy F16 Futures • Campeã nas duplas da Copa Guga Kuerten 2017 • Vice-campeão do Spain F13 Futures • Campeã nas duplas da Bahia Juniors Cup • Semifinalista do Santiago Challenger • Campeã nas duplas do 25th Torneo Internazionale Città di Prato (Itália) • Semifinalista nas duplas do Brazil F4 Futures • Campeã nas duplas do Plovdiv Cup 2017 (Bulgária) • Semifinalista nas duplas do Campinas Challenger • Vice-campeã nas duplas do 41st Medias-sen-Sibiu Junior ITF Tournament (Romênia) • Semifinalista nas duplas do Argentina F7 Futures • Vice-campeã nas duplas da Copa Barranquilla (Colômbia) • Semifinalista nas duplas Italy F17 Futures • Semifinalista nas duplas do Kenana Cup 2017 (Bulgária) • Semifinalista nas duplas do Campeonato Internacional Juvenil de Tenis de Porto Alegre

Marcelo Zormann Marina Figueiredo • Campeão nas duplas do Brazil F3 Futures • Campeão nas duplas do Brazil F2 Futures • Campeã no 31st Londrina Junior Cup • Campeão nas duplas do Tunísia F30 Futures • Vice-campeã do ITF Juniors de Curitiba • Campeão nas duplas do Spain F25 Futures • Semifinalista do Uruguay Bowl (Uruguai) • Campeão nas duplas do Italy F18 Futures • Campeã nas duplas do ITF Juniors de Curitiba • Campeão nas duplas do Spain F11 Futures • Vice-campeã nas duplas da Copa FTCH 2017 (Chile) • Vice-campeão nas duplas na Tunisia F28 Futures • Semifinalista nas duplas da 31st Londrina Junior Cup • Vice-campeão nas duplas no Tunisia F27 Futures • Vice-campeão nas duplas do Portugal F14 Futures • Semifinalista nas duplas do Brazil F4 Futures • Semifinalista nas duplas do Italy F17 Futures • Semifinalista nas duplas no Spain F12 Futures • Semifinalista do Spain F25 Futures • Semifinalista do Tunisia F6 Futures

Thaisa Pedretti

• Campeã na Vendimia Cup (Argentina) • Campeã nas duplas da 25th International Junior Tournament of Offenbach (Alemanha) • Campeã nas duplas do Sudamericano Individual GB1 2017 (Argentina) • Vice-campeã nas duplas do Campeonato Internacional Juvenil de Tenis de Porto Alegre Ana Luiza Cruz Equipes – Time Correios Brasil – Infantojuvenil

• Vice-campeã no 31º Pascuas Bowl (Paraguai) • Vice-campeã no APT Junior Open (Paraguai) • Campeã nas duplas do APT Junior Open (Paraguai) Sul-americano 12 anos (Paraguai) • Campeã nas duplas da 31st Londrina Junior Cup • Campeã nas duplas do 31º Pascuas Bowl • bronze no masculino • bronze no feminino

Nalanda Silva

• Vice-campeã no Club Tenis Union ITF II, Vina Del Mar V Region (Chile) • Campeã nas duplas do Torneo Club San Felipe (Chile) • Vice-campeã nas duplas do ITF Juniors de Curitiba • Vice-campeã nas duplas do 31st Londrina Junior Cup • Semifinalista do 31st Londrina Junior Cup • Semifinalista nas duplas no Club Tenis Union ITF II, Vina Del Mar V Region (Chile) • Semifinalista nas duplas do 31º Pascuas Bowl (Paraguai) • Semifinalista nas duplas do 12th Mburucuya Bowl (Paraguai)

Vitoria Okuyama

• Campeã nas duplas do Plovdiv Cup 2017 (Bulgária) Mundial 12 anos - Copa Cosat (Bolívia) • Vice-campeã nas duplas do 41st Medias-sen-Sibiu Junior ITF Tournament (Romênia) • feminino vice-campeã • Semifinalista nas duplas do Kenana Cup 2017 (Bulgária) • masculino bronze • Semifinalista nas duplas do Campeonato Internacional Juvenil de Tenis de Porto Alegre

Sul-americano 14 anos (Bolívia)

• masculino vice-campeão • feminino bronze Sul-americano 16 anos

• masculino campeão • feminino quarta colocação

Mundial 16 anos (Hungria) Mundial 14 anos (República Tcheca) • masculino 11ª posição

• masculino sexta colocação Individual – Profissional

Rogério Dutra Silva

Simples • Campeão do Challenger de Santiago • Campeão do Challenger da Cidade do Panamá • Vice-campeão do Challenger Bordeaux

Duplas • Campeão do ATP 250 de São Paulo • Quadrifinalista de Roland Garros

Thomaz Bellucci

• Vice-campeão do ATP 250 de Houston • Semifinalista do ATP 250 de Quito

Thiago Monteiro

• Semifinalista no Challenger do Rio de Janeiro • Semifinalista no Challenger de Santiago Bia Haddad Maia Marcelo Demoliner

• Campeã no ITF de Clare • Vice-campeão no ATP 500 de Vienna • Campeã no ITF de Cagnes-sur-mer • Vice-campeão no ATP 250 de Chengdu • Vice-campeã n WTA de Seul • Vice-campeão no ATP 250 de Lyon • Semifinalista no 125K Series de Bol • Vice-campeão no ATP 250 de São Paulo • Quadrifinalista no WTA de Prague

André Sá

Marcelo Melo • Campeão no ATP 250 de São Paulo • Vice-campeão no ATP 250 de Eastbourne

• Campeão de Wimbledon • Campeão no Masters 1000 de Miami • Campeão no Masters 1000 de Madrid • Campeão no Masters 1000 de Paris • Campeão do ATP 500 de Halle Fabricio Neis • Campeão do ATP 250 de s-Hertogenbosch • Vice-campeão no Masters 1000 de Indian Wells • Campeão no Challenger de Marburg • Vice-campeão no Masters 1000 de Shanghai • Campeão no Challenger de Campinas • Vice-campeão do ATP Finals • Campeão no Challenger de Rio de Janeiro • Vice-campeão no ATP 500 de Washington • Vice-campeão no Challenger de Blois • Vice-campeão no Challenger de Perugia • Vice-campeão no Challenger de Buenos Aires • Vice-campeão no Challenger de Cali

Bruno Soares

• Campeão no ATP 500 de Acapulco Fabiano de Paula • Campeão no ATP 500 de London • Campeão no Challenger de Biella • Campeão no ATO 250 de Stuttgart • Campeão no Challenger de Buenos Aires • Vice-campeão no Masters 1000 de Cincinnati • Campeão no Future de Abuja F1 • Vice-Campeão no ATP 500 de Tokyo • Campeão no Future de Abuja F3 • Vice-campeão no ATP 250 de Sydney • Vice-campeão no Challenger de Montevideo Fernando Romboli Brasil 1 x 3 Japão (Playoff Grupo Mundial)

• Campeão no Challenger de Montevideo • Campeão no Future de Abuja F1 • Campeão no Future de Abuja F3 • Guilherme Clezar • Vice-campeão no Challenger de Liberec • Vice-campeão no Challenger de Cali

Equipes – Time Correios Brasil – Profissional

COPA DAVIS 2017

Brasil 5 x 0 Equador (Zonal Americano - 2º. round)

FED CUP 2017 (Zonal Americano)

Brasil 1 x 2 Colômbia Brasil 3 x 0 México Brasil 1 x 2 Argentina Brasil 1 x 2 Chile Brasil 2 x 0 Bolívia Tennis, circuitos ATP e WTA realizados no país. Nossos árbitros seguem recebendo excelentes avaliações em todos os Arbitragem torneios que participam. Assim como no ano passado, 2017 foi um ano bastante positivo neste aspecto. Tais avaliações resultaram na promoção de mais dois árbitros brasileiros: Paula Vieira Souza foi promovida a Gold Badge Tivemos mais um ano com menor quantidade de cursos devido ao reduzido número de torneios, porém com excelente como Juíza de cadeira e Rafael Maia foi promovido a Silver Badge como Juiz de cadeira. Paula se torna a primeira mu- participação dos nossos árbitros em vários e internacionais realizados em outros países. lher na América Latina a alcançar esta certificação. São apenas 9 mulheres no mundo com essa certificação. Paula participou do Curso Nacional de Arbitragem em Porto Alegre em julho de 1999 e Rafael participou em Maceió em Os cursos nacionais foram realizados em apenas dois estados. As cidades atendidas foram Palmas (TO) e São Carlos (SP). abril de 2002. Tocantins recebeu o curso pela primeira e todos saíram muito satisfeitos. Já em São Carlos, árbitros de vários outros estados participaram e poderão ajudar em suas regiões. O maior grupo era do interior do Estado e certamente poderão Já nos torneios não profissionais organizados pelas Federações Estaduais, seguimos com o procedimento que estamos contribuir com a Federação Paulista em seus torneios na região. praticando nos últimos anos, ou seja, aprovando os árbitros sugeridos pelas Federações locais desde que tenham feito os cursos de arbitragem oferecidos pela CBT. Algumas Federações estão bastante “acomodadas” quando o assunto é Tivemos também a realização de um workshop para juízes de cadeira em Campinas, em conjunto com a realização arbitragem e isso faz com que ainda tenhamos alguns problemas em alguns casos pontuais. Vamos seguir reforçando do Future Feminino em março. Também realizamos dois workshops para árbitros gerais, um em Campinas e outro em a importância de cada Federação se manter ativa nessa área, solicitando os cursos e assim seguir tentando criar um Fortaleza. Nessas duas atividades somente participaram árbitros com experiência nas funções. mecanismo para que seus árbitros possam estar atualizados para atuarem com segurança. Os cursos seguirão sendo agendados de acordo com as solicitações das Federações. Em relação aos cursos internacionais, tivemos alguns brasileiros sendo aprovados na escola Nível 3 da ITF em São Paulo (outubro) com o apoio da CBT. Dos quatro brasileiros aceitos para o curso, três foram aprovados como juízes de cadeira Novos árbitros continuam sendo chamados para atuar como juízes de linha nos torneios profissionais e outros como bronze badge: Ana Carvalho (RJ), Aline Rocha (SP) e Thiago Sturmer (RS). árbitros auxiliares nos torneios nacionais. Isso garante o processo de inclusão de novos árbitros no grupo mantendo a renovação em andamento. Não tivemos cursos internacionais Nível 1 e 2 esse ano pois a ITF reconheceu que com a drástica redução do calendário profissional, não haveria necessidade de mais árbitros certificados na região. Para 2018 já estão previstos alguns cursos Nosso país segue como referência na área da arbitragem e servimos de exemplo para todo o continente. O Brasil con- para este nível onde certamente teremos árbitros brasileiros participando. tinua sendo o país com mais árbitros certificados em todo o continente o que facilita bastante a cobertura dos nossos torneios a um baixo custo operacional, se comparado aos países da região. Nossos torneios nacionais foram conduzidos de forma satisfatória pelos árbitros gerais designados para cada etapa não havendo nenhuma ocorrência que pudesse comprometer algum torneio. Situações normais de um torneio com conduta Abaixo um resumo do número atual de árbitros brasileiros certificados e a quantidade de certificações: muito boa por parte da grande maioria dos tenistas. • REFEREE GOLD BADGE - 2 ÁRBITROS Nossos árbitros estiveram presentes em vários torneios profissionais ao longo do ano, com destaque para Australian • REFEREE SILVER BADGE - 3 ÁRBITROS Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open além de vários torneios do circuito ATP e WTA (Europa, Ásia e América do • REFEREE WHITE BADGE - 6 ÁRBITROS Norte), Copa Davis e Fed Cup. Destaque também para Wimbledon onde este ano tivemos um total de 14 árbitros brasi- • CHEFE DE JUÍZES GOLD BADGE - 1 ÁRBITRO leiros. Tivemos juízes de linha brasileiros atuando nas finais de simples, assim como em Roland Garros e no ATP Masters • CHEFE DE JUÍZES WHITE BADGE - 1 ÁRBITRO de Londres. • JUIZ DE CADEIRA GOLD BADGE - 2 ÁRBITROS • JUIZ DE CADEIRA SILVER BADGE - 2 ÁRBITROS O Departamento de Arbitragem seguiu responsável pela escala dos árbitros nos torneios ITF Pro-Circuit durante todo o • JUIZ DE CADEIRA BRONZE BADGE - 8 ÁRBITROS ano, buscando em primeiro lugar economia para os torneios e também uma distribuição equilibrada e justa entre os ár- • JUIZ DE CADEIRA WHITE BADGE - 15 ÁRBITROS bitros disponíveis. Além dos torneios onde a CBT é a responsável pelas indicações dos árbitros, o Departamento também • JUIZ DE CADEIRA GREEN BADGE - 7 ÁRBITROS atendeu a algumas solicitações dos torneios challengers para formarem suas equipes de arbitragem, além dos torneios • REVIEW OFFICIAL 4 ÁRBITROS Infanto-Juvenis organizados pela própria CBT.

Tivemos um calendário bastante reduzido em relação ao calendário do ano passado, incluindo o Circuito Seniors e Beach No total são 54 certificações, sendo 32 homens e 7 mulheres

O Coordenador do Departamento de Arbitragem da CBT segue atuando como Oficial Regional de Arbitragem da ITF para América do Sul com o principal objetivo de desenvolver a arbitragem no continente. O trabalho teve continuidade ao longo deste ano, visando principalmente aumentar o número de cursos nacionais de arbitragem em todo o continente. O mesmo objetivo do passado segue na lista de prioridades do Departamento: contribuir de forma direta em ações para que mais árbitros brasileiros possam adquirir mais experiência internacional. O esforço individual que cada um pode fazer nos limita muito em relação ao que eles poderiam alcançar com uma ajuda mais direta e efetiva.

São Paulo, 18 de dezembro de 2017.

Imagens das atividades desenvolvidas Capacitação cursos de formação

• 26 Cursos Módulos ABCDEFG (9 Módulos A, 2 Módulos B, 2 Módulos C, 4 Módulos D, 4 Módulos E, 3 Módulos F, 2 Módulos G) – 523 Participantes • 3 Módulos Avançados (1 de Biomecânica e 2 de Tática/Metodologia) – 75 participantes • Workshop Internacional CBT – 166 participantes • 2ª Gira Nacional com Fernando Vilches - 221 participantes • Congresso Nacional Natal – 50 participantes

TOTAL DE TÉCNICOS E PROFESSORES CAPACITADOS – 1035 pessoas

Seminários e congressos internacionais

• Realização do “Workshop Internacional CBT” em Curitiba com a participação de Pancho Alvariño (ESP), capitão da equipe espanhola campeã da Fed Cup e Ignacio Asenzo (ARG), com 166 participantes; • Realização de duas “Gira Nacional com Fernando Vilches” (ARG) em 7 cidades: Fortaleza, Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, , Sertãozinho e São Paulo, com 221 participantes; • Realização do “Congresso Nacional de Tênis” em Natal com a presença de João Zwetsch, capitão da Copa Davis do Brasil - 50 participantes.

Aspectos a serem destacados

• Revalidação por mais 4 anos do reconhecimento OURO por parte da Federação Internacional de Tenis do Pro- grama de Capacitação CBT; • Participação de 13 treinadores brasileiros na Conferência Mundial ITF em Sofia – Bulgária; • Realização do Curso Nível 2 ITF para treinadores Avançados com a presença de treinadores de alto rendimento e ex-jogadores profissionais e de Copa Davis, entre eles Ricardo Mello; • Organização pela primeira vez de um Congresso Nacional no Nordeste (Natal).

Imagens das atividades desenvolvidas Imagens das atividades desenvolvidas Beach Tennis Torneios organizados no Brasil

• 10 Torneios Internacionais ITF, 4 ITF 10.000, 4 torneios ITF 2.500, 2 torneios ITF 0; • 13 torneios Nacionais CBT, 1 torneio Copa das Federações de Beach Tennis, 1 torneio Correios Beach Tennis Tour, 11 torneios CBT amador.

Resultados Equipes Brasileiras Torneios Internacionais

• 2º Lugar Mundial por Equipes na Rússia/ Equipe Profissional Atletas: Joana Cortez/ Rafaella Miiller/ Marcela Vita/ Ralff Abreu/ Diogo Carneiro/ Vinicius Font

• 2º Lugar Mundial por Equipes na Rússia/ Equipe juvenil sub 14 anos Atletas: Antonioa Thompson/ Luana Nery/ Giovanna Pedrini/ Pedro Consiglio/ Augusto Russo/ Giovanni Cariani

Pan Americano Beach Tennis Aruba

• Duplas masculino – semifinalistas: Vinicius Font/Ralff Abreu e Marcus Ferreira/Thales Santos • Duplas Feminino - 1º lugar: Joana Cortez/Rafaella Miiller e 2º lugar: Samantha Barijan/Marcela Vita • Duplas Mista - 1º lugar: Joana Cortez/Vinicius Font e 2º lugar: Rafaella Miiller/Thales Santos

Ranking Mundial ITF 2017 Masculino

• 10º lugar Diogo Carneiro • 11º lugar Ralff Abreu • 12º lugar Vinicius Font • 22º lugar Thales Santos • 23º lugar Vinicius Chaparro • 25º lugar Marcus Ferreira • 54º lugar Airton Rodrigues

Ranking Mundial ITF 2017 Feminino • 5º lugar Rafaella Miiller • 6º lugar Joana Cortez Em 2017 foram realizados 05 torneios nacionais/internacionais no Brasil. O nível técnico dos jogadores brasileiros tem Tênis em cadeira de rodas melhorado muito. Também foram realizadas 03 etapas de treinamento da equipe brasileira juniors já com vistas para os Jogos Paraolímpicos de 2024. O esporte paralímpico encontra-se em ascensão no Brasil e no mundo, sendo cada vez mais assistido e ganhando maior A modalidade tem crescido e se desenvolvido graças a parcerias com grandes Instituições como o Correios, Ministério espaço nos meios de comunicação principalmente após os Jogos Paraolímpicos do Rio 2016. do Esporte e Comitê Paralímpico Brasileiro. Outro fator importante no desenvolvimento da modalidade foi a excelente gestão administrativa com o fortalecimento de algumas ações do Departamento de Tênis em Cadeira de Rodas. O esporte paraolímpico brasileiro se consolidou como uma das grandes potências no cenário mundial, figurando entre as dez maiores forças do para desporto no mundo e com o Tênis em Cadeira de Rodas não tem sido diferente. Relatório técnico

O Tênis em Cadeira de Rodas é um dos esportes paraolímpicos que mais apresenta crescimento e visibilidade. No Brasil a) Evolução do número de atletas e destaques nos principais rankings internacionais na temporada 2016-2017 o esporte tem crescido em todas as regiões do Brasil e a cada ano mais pessoas estão interessadas na sua prática. Gran- Atualmente temos 02 homens, 04 mulheres e 05 Quads entre os 100 melhores. de parte desse sucesso ocorre devido às semelhanças com o Tênis convencional, exceto pelo fato da bola poder quicar 2 No masculino Daniel Rodrigues chegou na posição de nº 18 do ranking mundial. vezes, e também por ser gerenciado pelo mesmo órgão, a Federação Internacional de Tênis (ITF), possuindo, inclusive, No feminino o destaque é Natalia Mayara que chegou a posição de nº 13 do ranking mundial. eventos que ocorrem concomitantemente com as maiores competições de Tênis do mundo, como, por exemplo, os Na categoria Quad Ymanitu Silva chegou na posição de nº 08 do ranking mundial. quatro Grand Slam (Austrália Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open) e o Masters 1000 de Roma. No ranking de Juniors masculino Jucelio Torquato é o atual nº 03. No ranking de Junior feminino Maria Fernanda está na posição de nº 05 do ranking mundial. No Brasil o Tênis em Cadeira de Rodas é administrado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) através do seu De- partamento de Tênis em cadeira de Rodas, possuindo cerca de mais de 300 praticantes em todo país. b) O maior destaque do ano na temporada 2016-2017 O atleta Ymanitu Silva chegou a posição de número 08 do ranking mundial categoria Quad e foi convocado para jogar a Atualmente o Brasil tem 02 homens, 04 mulheres e 05 Quads (Jogadores com comprometimento também em membros Quad Masters que reuniu os melhores jogadores do mundo. superiores) entre os 100 melhores jogadores do mundo, sem dúvida é o país mais desenvolvido nessa modalidade na América do Sul. Desses jogadores o Brasil ainda destaca 01 homem e 01 mulher entre os TOP 20 do mundo e 01 Quad c) Evolução dos resultados das seleções brasileiras entre os TOP 10 do mundo, resultados inéditos para a modalidade em 2017. O Brasil foi campeão do Qualy para o Mundial com suas equipes masculina e feminina. No mundial o Brasil terminou a competição com o time masculino em 7º lugar, o time feminino em 8º lugar e o time O ano de 2017 foi o melhor ano da história da modalidade onde foram atingidos resultados inéditos em sua história. junior em 3º lugar. Pela quinta vez tivemos jogadores juniors classificados para a Cruyff Foundation Junior Masters, evento que reúne os melhores jogadores juniors do mundo e pela primeira vez fomos representados por um menino e por uma menina no Imagens das atividades desenvolvidas mesmo torneio. No BNP Paribas World Team Cup Americas Qualifying que é considerado o qualifying para o Mundial fomos campeões absolutos no masculino e no feminino garantindo assim a vaga no Mundial.

O Mundial da modalidade foi realizado na Itália e o Brasil conseguiu o seu melhor resultado na história com todas as equipes que participarão. O Time masculino fez a sua melhor participação com o 7º lugar geral, o Time feminino finali- zou a competição em 8º lugar e o Time junior ganhou o 3º lugar. Com estes resultados todas as equipes ganharam vaga direta para o Mundial 2018.

Também esse ano de 2017 os jogadores Brasileiros alcançaram os seus melhores rankings da história com Daniel Rodri- gues chegando a nº 15 do mundo no ranking masculino, Natalia Mayara chegando a nº 13 do mundo no ranking feminino e Ymanitu Silva chegando a nº 08 do mundo no ranking Quad.

O ano de 2017 foi um ano para batermos todos os records até então, seja com resultados individuais como nos rankings ou resultados por equipe como no Mundial. Patrocínio Correios Orçamento contratual de patrocínio Resumo das atividades desenvolvidas – Calendário oficial CBT e Correios - Dezembro/2016 a novembro/2017 Dezembro/2016

Brasil Masters Cup 2016 Profissional/Infanto-juvenil/Cadeirantes – Brasília – 02 e 03/12/2016

Fevereiro/2017 Banana Bowl - 18 anos Março/2017 Infanto-juvenil Masculino e Feminino – Criciúma – SC - 04 a 11/02/2017

Circuito nacional de tênis infanto-juvenil - Etapa 01 – Curitiba - PR Infanto-juvenil Masculino e Feminino – Curitiba – PR - 24/03 a 02/04/2017

Banana Bowl - Tennis Kids, 12, 14 e 16 anos Infanto-juvenil Masculino e Feminino – Caxias do Sul – RS - 04 a 11/02/2017

Abril/2017 FED Cup - Zonal Americano - Grupo I Profissional Feminino – Metepec – México - 06 a 11/02/2017 Sul-americano 16 anos 2017 Maio/2017 Infanto-juvenil Masculino e Feminino – Bogotá – Colômbia - 17 a 22/04/2017

Circuito nacional de tênis infanto-juvenil - Etapa 02 – Florianópolis – SC Infanto-juvenil Masculino e Feminino – Florianópolis – SC - 19 a 28/05/2017

Copa Davis - Zonal Americano – Equador x Brasil Profissional Masculino – Ambato – Equador - 07 a 09/04/2017

Sul-americano 12 anos 2017 Infanto-juvenil Masculino e Feminino – Assunção – Paraguai - 15 a 21/05/2017 Sul-americano 14 anos 2017 Copa das federações 2017 Infanto-juvenil Masculino e Feminino – Santa Cruz de La Sierra – Bolívia - 08 a 14/05/2017 IInfanto-juvenil Masculino e Feminino – Uberlândia – MG - 22 a 25/07/2017

Agosto/2017

Julho/2017 Infanto-juvenil Masculino e Feminino – Santa Cruz de La Sierra – Bolívia - 08 a 14/05/2017 Circuito Nacional de Tênis Infanto-Juvenil - Etapa 03 – Porto Alegre – RS Infanto-juvenil Masculino e Feminino – Porto Alegre – RS - 11 a 20/08/2017

Campeonato Brasileiro Infantojuvenil 10, 12, 14, 16 e 18 anos Infanto-juvenil Masculino e Feminino Uberlândia – MG - 15 a 30/07/2017 Mundial 14 anos 2017 Circuito Nacional de Tênis Infanto-Juvenil - Etapa 04 – Brasília – DF Infanto-juvenil Masculino – Prostejov - República Checa - 07 a 12/08/2017 Infanto-juvenil Masculino e Feminino – Brasília – DF - 08 a 17/09/217

Mundial 16 anos 2017 Infanto-juvenil Masculino – Budapeste – Hungria - 19 a 24/09/2017

Setembro/2017

Copa Davis – Play-off Grupo Mundial – Japão x Brasil Profissional Masculino – Osaka – Japão - 15 a 17/09/2017 Correios Beach Tennis Tour – Etapa 01 Campeonatos Brasileiros Interclubes – 1ª Copa Esperia Infanto-juvenil, Adulto e Profissional Masculino e Feminino – Rio de Janeiro - 29/09 a 01/10/2017 Infanto-juvenil Masculino e Feminino – São Paulo – SP - 30/10 a 05/11/2017

N ovembro/2017 Outubro/2017

Campeonatos Brasileiros Interclubes – 1ª Copa Recreativo da Juventude Infanto-juvenil Masculino e Feminino – Caxias do Sul – RS - 23 a 29/10/2017

Campeonatos Brasileiros Interclubes – 1ª Copa Mampituba Infanto-juvenil Masculino e Feminino – Criciúma - SC - 10 a 12/11/2017 Campeonatos Brasileiros Interclubes – 1ª Copa Curitibano Infanto-juvenil Masculino e Feminino – Curitiba – PR - 15 a 19/11/2017

CAMPEONATOS BRASILEIROS INTERCLUBES – 1ª Copa Bahiano de Tênis Infanto-juvenil Masculino e Feminino – Salvador – BA - 22 a 26/11/2017

Desafio Correios De Tênis Profissional e Tênis em cadeira de Rodas Masculino – Florianópolis – SC - 08 e 09/12/2017 Projeto Tênis Comunitário Projeto Social Piloto – Correios Transformando pelo Tênis Projetos sociais - massisficação – próprios Seguindo as mesmas diretrizes de nossos outros projetos sociais já apoiados pela parceria CBT/Correios, que visam ao desenvolvimento da prática do tênis e à formação do cidadão e, neste caso, focalizado nas crianças em vulnerabilidade Programa Massitênis social, criamos, a partir do Contrato/DIPPE No. 245/2016, a primeira célula-piloto do projeto social próprio da CBT/ Correios.

O Programa MASSITÊNIS visa inserir a modalidade tênis no conteúdo programático das aulas de educação física das Como o nome do projeto já diz, com este piloto, pretendemos ir além do que vão outros projetos semelhantes, ten- escolas públicas, neste primeiro momento, nas cidades satélites do DF. Este processo ocorre por meio de parceria com tando, de alguma forma, transformar parte da vida destas crianças, dando assistência, atendimento e, principalmente, as Diretorias Regionais de Ensino das cidades satélite e com a Secretaria de Educação do DF. Estes órgãos parceiros, oportunidade em busca de uma vida e um futuro melhores. identificam e indicam as escolas aptas a receber nosso programa, abrindo as portas destes centros de ensino para o tênis fazer parte das aulas de educação física de forma contínua e programada. Para que isto ocorra, da forma que deve ser feito, com a garantia de resultados impactantes e sustentáveis, já contamos com uma estrutura completa de atendimento no contra turno escolar. Além das aulas de tênis, ministradas por profes- Para desenvolver o programa, a CBT e FBT – Federação Brasiliense de Tênis, fornecem a capacitação técnica e pe- sores capacitados por nossos programas oficiais e com ampla experiência no atendimento de crianças em idade escolar, dagógica dos professores das escolas selecionadas com o curso ME (módulo escolar da CBT), de 16 horas, fornecendo contamos também com equipe de psicólogos e pedagogos, que oferecem ainda outras atividades como reforço escolar, também, todo o material necessário para o aprendizado do tênis (Kit contendo raquetes, redes e bolas). A CBT e FBT aulas de inglês, além de monitoramento psicopedagógico. também promovem a aula inaugural da unidade, além de apoiar nas aulas ao longo do ano letivo. É responsabilidade da CBT e da FBT a assessoria técnica, supervisão, controle, avaliação e emissão de relatórios do projeto junto às unidades. Atendemos (40) crianças entre 09 e 12 anos, duas vezes por semana, às terças e quintas, no contra turno escolar. As ESCOLAS/CENTROS ATENDIDOS - 2017 atividades acontecem na sede e nas quadras da FCT – Federação Catarinense de Tênis/CBT – Confederação Brasileira de Tênis em Florianópolis - SC, contando com facilidade de acesso para as crianças atendidas, além de fornecimento • CEF 66 de Ceilândia de lanche. • CEM JK da Candangolândia • Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia Como contrapartida, os Correios estampam sua marca nos coletes/uniformes utilizados pelos alunos, professores, mo- • Centro de Ensino Telebrasília – CETELB (novo) nitores e profissionais envolvidos no projeto, além de placas nas quadras onde serão desenvolvidas as atividades. Além • Escola Classe 10 Taguatinga Sul/SESC disto, os Correios possuem o naming do projeto.

O programa “Correios Transformando pelo Tênis” foi lançado no dia 13/03 com a aula inaugural para os quarenta par- ticipantes, além de cerimônia de lançamento. PROJETOS SOCIAIS – TERCEIROS

As células do PROJETO TÊNIS COMUNITÁRIO têm como principais objetivos o desenvolvimento da prática do tênis e a formação do cidadão e destina-se a crianças de baixa renda, regularmente matriculadas em escolas públicas. Vale ressaltar que as mesmas são administradas por terceiros e apoiadas pela parceria CBT/Correios. Nestes casos, além do aporte financeiro do PATROCINADOR, estes projetos contam ainda com recursos de várias em- presas privadas, governos estaduais e municipais, dependendo do caso.

Para a realização do programa social, a CBT fornecerá apoio financeiro e acompanhamento técnico a estes projetos sociais selecionados. Abaixo as células a serem apoiadas na temporada em questão: Clube de Tenis dos Correios

O PROJETO CLUBE DE TÊNIS DOS CORREIOS é uma atividade esportiva, para aprendizagem e treinamento de tênis de • Células de Massificação do Tênis – Programa MASSITÊNIS – Brasília – DF quadra, podendo ser qualquer tipo de piso, voltado exclusivamente aos empregados ativos dos Correios. • Projeto Piloto - Correios Transformando pelo Tênis - Florianópolis - SC • Fundação Tênis - 10 células no Brasil (RS e SP) Os objetivos principais deste programa, são: • Projeto Social Marina Tavares - IMT - Maceió - AL • Projeto Wimbelemdon - STEPS - Porto Alegre - RS • Incentivar os empregados à prática regular de atividades físicas sob orientação de profissionais especializados • Projeto Social Tênis para todos - FPBT - João Pessoa - PB na modalidade tênis, buscando a melhora e a manutenção de sua condição física e mental, com vistas a contribuir de • Projeto Social Educando pelo Tênis - Tênis Clube de Palmas - Palmas – TO forma positiva com a qualidade de vida dentro e fora da empresa;

• Contribuir para a diminuição dos índices de absenteísmo na Empresa por meio de uma prática saudável que ajude na redução dos níveis de adoecimento e no estímulo ao abandono da dependência em drogas legais e ilegais.

Além deste programa de aulas de tênis, para esta temporada, trouxemos inovações com novas atividades e benefícios propostos para os empregados dos Correios, como mostramos a seguir:

• Primeiramente, oficializamos a isenção de anuidades da CBT e das Federações estaduais, ou seja, todo e qual- quer empregado ou dependente dos Correios não pagarão nada para se filiar às entidades regionais e nacional do tênis.

• Também trouxemos a isenção total de qualquer taxa de inscrição para torneios de tênis oficiais em todos esta- dos brasileiros, assim como nos eventos em nível nacional. Nenhum atleta dos Correios nem seus dependentes pagarão nada para praticar oficialmente a modalidade.

Detalhamento por Diretoria Regional

Diretoria Regional: Administração Central Cidade de Realização: Brasília – DF Local de Realização: Clube do Exército e Clube Portuguesa Número de Vagas: 27

Diretoria Regional: DR Brasília Cidade de Realização: Brasília – DF Local de Realização: Clube do Exército e Clube Portuguesa Número de Vagas: 07 Diretoria Regional: Administração Central e DR Brasília ACADEMIA SMASH TENNIS - BAIRRO ESTORIL - - MG COORDENAÇÃO: Professor João Paulo terça-feira quinta-feira Vagas: 04 Vagas: 04 CLUBE DO EXÉRCITO - SETOR DE CLUBES SUL - BRASÍLIA - DF 20:00 COORDENAÇÃO: PROFESSOR RICARDO MORAIS Nível: Iniciante Nível: Iniciante Vagas: 04 Vagas: 04 segunda-feira terça-feira quarta-feira quinta-feira 21:00 Nível: Iniciante Nível: Iniciante Vagas: 03 Vagas: 03 18:00 - Qd 1 Nível: Intermed/Avançado Nível: Intermed/Avançado 08 VAGAS DISPONÍVEIS - DR MG - BH 08 VAGAS - NÍVEL INICIANTE Vagas: 06 Vagas: 06 Vagas: 06 Vagas: 06 20:00 - Qd1 Nível: Iniciante Nível: Iniciante Nível: Iniciante Nível: Iniciante Vagas: 06 Vagas: 03 Vagas: 06 Vagas: 03 20:00 - Qd2 Diretoria Regional: DR Ceará Nível: Iniciante Nível: Intermed/Avançado Nível: Iniciante Nível: Intermed/Avançado Cidade de Realização: Fortaleza – CE 24 VAGAS DISPONÍVEIS - AC + DR 18 VAGAS - NÍVEL INICIANTE Local de Realização: Academia Cearense de Tênis 06 VAGAS - NÍVEL INTERMEDIÁRIO/AVANÇADO Número de Vagas: 6

ACADEMIA CEARENSE DE TÊNIS - Rua Paulo Morais, 333 - Papicu COORDENAÇÃO: FCT / Carlos Ivo Menezes segunda-feira quarta-feira ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BRASILIA - TAGUATINGA - DF Vagas: 06 Vagas: 06 20:30 COORDENAÇÃO: PROFESSOR OSEIAS SANTANA Nível: Iniciante Nível: Iniciante segunda-feira quarta-feira 06 VAGAS DISPONÍVEIS - DR CE - FORTALEZA Vagas: 08 Vagas: 08 06 VAGAS - NÍVEL INICIANTE 20:00 Nível: Iniciante Nível: Iniciante Vagas: 02 Vagas: 02 21:00 Nível: Intermed/Avançado Nível: Intermed/Avançado Diretoria Regional: DR Santa Catarina 10 VAGAS DISPONÍVEIS - AC + DR Cidade de Realização: Florianópolis - SC 08 VAGAS - NÍVEL INICIANTE Local de Realização: Sede da FCT/CBT 02 VAGAS - NÍVEL INTERMEDIÁRIO/AVANÇADO Número de Vagas: 5

CLUBE POPULAR DA FCT - Av. Governador Irineu Bornhausen, s/n - Agronômica Diretoria Regional: DR Minas Gerais COORDENAÇÃO: FCT / Professor Bruno Batista Cidade de Realização: Belo Horizonte – MG segunda-feira Vagas: 05 Local de Realização: Smash Academia 19:00 Nível: Iniciante Número de Vagas: 8 05 VAGAS DISPONÍVEIS - DR SC - FLORIANÓPOLIS 05 VAGAS - NÍVEL INICIANTE Diretoria Regional: DR Mato Grosso Centro de Diversões Farofa - BR 364, 2205 - Rio Branco - AC Cidade de Realização: Cuiabá - MT COORDENAÇÃO: FAT / Professor Mailson da Silva Leal Local de Realização: Clube Monte Líbano TURMA ÚNICA Número de Vagas: 5 terça-feira quinta-feira Vagas: 05 Vagas: 05 20:00 Nível: Iniciante Nível: Iniciante CLUBE MONTE LÍBANO - Despraiado, Município de Cuiabá - MT, 78048-000 05 VAGAS DISPONÍVEIS - DR AC - RIO BRANCO COORDENAÇÃO: FMTT / Professor Ariovaldo 05 VAGAS - NÍVEL INICIANTE terça-feira quinta-feira Vagas: 02 Vagas: 02 20:00 Nível: Iniciante Nível: Iniciante Vagas: 01 Vagas: 01 Diretoria Regional: DR Paraná 21:00 Nível: Intermediário Nível: Intermediário Cidade de Realização: Curitiba - PR 03 VAGAS DISPONÍVEIS - DR MT - CUIABÁ Local de Realização: Sede da FPT 02 VAGAS - NÍVEL INICIANTE Número de Vagas: 05 01 VAGA - NÍVEL INTERMEDIÁRIO

Diretoria Regional: DR Amazonas SEDE DA FPT - Rua Pastor Manoel Virgineo de Souza, 1020 - Capão da Imbuia Cidade de Realização: - AM COORDENAÇÃO: FPT/Presidente Silvio Pinheiro de Souza Local de Realização: Bosque Clube terça-feira quinta-feira Número de Vagas: 4 Vagas: 03 Vagas: 03 18:30 Nível: Iniciante Nível: Iniciante Vagas: 02 Vagas: 02 19:30 Nível: Intermediário Nível: Intermediário BOSQUE CLUBE - Av. Constantino Nery, 2500 - Chapada, Manaus - AM, CEP: 69050-000 05 VAGAS DISPONÍVEIS - DR MT - CUIABÁ COORDENAÇÃO: FAT / Professor Ivanildo Wilkens Belém 03 VAGAS - NÍVEL INICIANTE terça-feira quinta-feira 02 VAGA - NÍVEL INTERMEDIÁRIO Vagas: 04 Vagas: 04 21:00 Nível: Iniciante Nível: Iniciante 04 VAGAS DISPONÍVEIS - DR AM - MANAUS Diretoria Regional: DR SPI 04 VAGAS - NÍVEL INICIANTE Cidade de Realização: Bauru - SP Local de Realização: Bauru Tênis Clube Número de Vagas: 06 Diretoria Regional: DR Acre Cidade de Realização: Rio Branco - AC Local de Realização: Centro de Diversões Farofa Número de Vagas: 05 BTC – BAURU TENIS CLUBE - Av. José Vicente Aiello, 5176 , vila Serra - Bauru – SP Círculo Militar de Porto Alegre - R. Dona Inocência, 321 - Jardim Botânico, Porto Alegre - RS, 90690-030 COORDENAÇÃO: BTC/ Professor Sergio Teixeira de Almeida COORDENAÇÃO: FGT / Professor Matheus Wagner terça-feira quinta-feira TURMA ÚNICA Vagas: 05 Vagas: 05 21:00 terça-feira sexta-feira Nível: Iniciante Nível: Iniciante Vagas: 06 20:00 05 VAGAS DISPONÍVEIS - DR RS - PORTO ALEGRE Nível: Iniciante 05 VAGAS - NÍVEL INICIANTE Vagas: 06 19:30 Nível: Iniciante 06 VAGAS DISPONÍVEIS - DR SPI - BAURU 06 VAGAS - NÍVEL INICIANTE Imagens das atividades desenvolvidas:

Diretoria Regional: DR Bahia Cidade de Realização: Salvador - BA Local de Realização: Clube Bahiano de Tênis Número de Vagas: 02

CLUBE BAIANO DE TÊNIS - Rua Oito de Dezembro, 525 - Graça - Salvador, Bahia COORDENAÇÃO: FBT / Presidente e Professor Duda Catharino sexta-feira Vagas: 02 18:00 Nível: Iniciante 02 VAGAS DISPONÍVEIS - DR BA - SALVADOR 02 VAGAS - NÍVEL INICIANTE

Diretoria Regional: DR Rio Grande do Sul Cidade de Realização: Porto Alegre – RS Local de Realização: Círculo Militar de Porto Alegre Número de Vagas: 05 Contrapartidas Ambientais

Em atendimento ao compromisso dos Correios com a sustentabilidade, que cobra a responsabilidade com a manuten- ção do planeta para as gerações futuras, no referido relatório, trazemos, de forma prévia, as ações e contrapartidas ambientais realizadas em nossos principais eventos próprios entre novembro/2016 a maio/2017, conforme também solicitado no Contrato/DIPPE No. 245/2016:

2.5 Oferecer à PATROCINADORA as contrapartidas AMBIENTAIS:

2.5.1 Promover, em no mínimo 02 (dois) eventos previstos no calendário oficial, ações de sustentabilidade com o lantio de árvores, de maneira simbólica, se autorizado pelo órgão ambiental responsável ou demais ações ambientais voltadas ao desenvolvimento da cidade sede do evento.

2.5.2 Promover ações de coleta seletivas do lixo produzido pelo evento, no mínimo em três eventos constantes no ca- lendário oficial contratual e realizados diretamente pela PATROCINADA.

Ações implementadas – junho/2017 a novembro/2017

Campeonato Brasileiro Infantojuvenil - 10, 12, 14, 16 e 18 anos + Copa das Federações 2017 Infanto-juvenil Masculino e Feminino – Uberlândia – MG - 15 a 30/07/2017

Ação de Coleta seletiva de Lixo durante todo o evento Encaminhamento do material coletado no evento para reciclagem pelo Praia Clube Plantio Simbólico de árvores nativas da região, com intuito de conscientização e divulgação de práticas sustentáveis Circuito nacional de tênis infanto-juvenil – Etapa 04 – Brasília – DF Campeonatos brasileiros interclubes nfanto-juvenil Masculino e Feminino – Brasília – DF – 08 a 17/09/2017 1ª Copa Recreativo da Juventude Infanto-juvenil Masculino e Feminino – Caxias do Sul – RS - 23 a 29/10/2017 Ação de Coleta seletiva de Lixo durante todo o evento Encaminhamento do material coletado no evento para reciclagem pelo Iate Clube Ação de Coleta seletiva de Lixo durante todo o evento Plantio Simbólico de árvores nativas da região, com intuito de conscientização e divulgação de práticas sustentáveis Encaminhamento do material coletado no evento para reciclagem pelo Recreio da Juventude Plantio Simbólico de árvores nativas da região, com intuito de conscientização e divulgação de práticas sustentáveis Ações de Ativação de Marca

Na temporada 2016/17 produzimos e administramos 10 eventos/campanhas envolvendo ativação de marca dos Correios, envolvendo mais de 18 ações específicas deste tipo no período. Abaixo trazemos um resumo de todas elas, bem como algumas imagens Ilustrativas das ações em andamento.

Evento/Ação: Brasil Masters Cup 2016 – Brasília – DF Data: 02 e 03 de dezembro de 2016 Tipo de Ação: Relacionamento Descrição:

• Fornecimento de (50) Ingressos por dia para ação de relacionamento; • Fornecimento de (10) Convites para Clínica de Tênis com Atletas e Técnicos Profissionais para ação de relacionamento.

Evento/Ação: Prêmio Tênis – 2016 – São Paulo – SP Data: 03/03/2017 Tipo de Ação: Ativação de Marca + Relacionamento Descrição:

• Exposição de marca em todas as peças do evento. O mesmo contou com transmissão “ao vivo” do canal Bandsports; • Fornecimento de (20) Convites do evento para ação de relacionamento. Evento/Ação: Patrocínio de oportunidade – Atleta Orlando Luz Data: março, abril e maio/2017 Tipo de Ação: Ativação de Marca Descrição:

• Exposição de marca no Atleta Orlando Luz em diversos torneios, inclusive no e Rio Open 2017. Eventos com transmissão televisiva e ampla cobertura da mídia.

Evento/Ação: Evento Anúncio Certificado Ouro Capacitação ITF + Anúncio Patrocínio Peugeot – Florianópolis – SC Data: 16 de maio de 2017 Tipo de Ação: Ativação de Marca Descrição:

• Exposição de marca no evento de anúncio do certificado Ouro da Capacitação ITF para a CBT, além do anúncio do Patrocínio Peugeot a CBT. Evento com ampla presença de mídia. Evento/Ação: Exibição com a atleta do Time Correios Brasil na inauguração do novo centro de tênis do SESC Taguatinga Evento/Ação: Copa Davis – Play-off Grupo Mundial – Japão x Brasil – Osaka – Japão Sul – Brasília – DF Data: 13/09/2017 Data: 30 de junho de 2017 Tipo de Ação: Ativação de Marca Tipo de Ação: Ativação de Marca Descrição: Descrição: • Exposição de marca no jantar oficial da Copa Davis no Japão com a entrega dos presentes oficiais do confronto • Exposição de marca na Atleta Carolina Meligeni durante exibição na inauguração do novo centro de tênis do e caixas customizadas Sedex. SESC Taguatinga Sul

Evento/Ação: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 Data: 23 a 29/10/2017 Tipo de Ação: Ativação de Marca Descrição:

• Ação de ativação de marca e experiência esportiva para crianças e adolescentes durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017. Evento/Ação: Encontro Nacional de Tênis 2017 – Florianópolis – SC Data: 04 e 08/12/2017 Tipo de Ação: Ativação de Marca Evento/Ação: Congresso Nacional de Tênis 2017 – Natal – RN Descrição: Data: 2 e 3 de dezembro Tipo de Ação: Ativação de Marca • Exposição de marca durante o Encontro Nacional de Tênis 2017 voltado aos principais atle- Descrição: tas juvenis e profissionais do Brasil. Evento com ampla cobertura de mídia.

• Exposição de marca durante o Congresso Nacional de Tênis 2017 voltado a técnicos e professores de tênis. Evento/Ação: Desafio Correios de Tênis 2017 – Florianópolis – SC Data: 08 e 09/12/2017 Tipo de Ação: Ativação de Marca + Relacionamento

Descrição:

• Ação de Relacionamento Nacional – Indicação de (06) seis convidados com acompanhante, incluindo passagem aérea e hospedagem com pensão completa; • Ação de Relacionamento Regional – Indicação de (10) dez convidados com acompanhante para Jantar Oficial; • Ação de Relacionamento Regional – Indicação de (10) dez Convidados com acompanhante para Hospitality Cen- ter; • Ação de Relacionamento Regional – Indicação de (50) Convidados locais para Arquibancada; • Ação de Relacionamento Regional - Indicação de (10) Convidados locais para Clínica Exclusiva; • Ação de ativação de marca – Apresentação do Caerteirito no intervalo das partidas com transmissão “ao vivo” do canal Bandsports; • Ação de ativação de marca – Participação exclusiva no programa CBN Diário. Produção – Material Promocional: - (500) Squeezes – Ação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - (600) Sacolas e (100) Camisetas – Ação no Desafio Correios de Tênis e outros