RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 “Atípico” é pouco como adjetivo de 2020, um ano em que fomos soterrados pela realidade. A receita para o combate à pandemia parecia simples: empatia e cuidado. Mas os narradores terão que se dedicar muito para contar às gerações que logo se apresentam que essas atitudes não foram efetivas, simplesmente porque o egoísmo mostrou sua face mais cruel. Este texto, escrito em dezembro deste ano fatídico, homenageia com enorme respeito as famílias dos quase 180 mil mortos no Brasil em decorrência da Covid 19.

O Theatro Municipal fechou suas portas. Seus mais de 300 colaboradores, entre artistas e corpo administrativo, se adequaram à realidade do home office e, enquanto se desdobravam para o exercício diário de suas tarefas laborais, conviviam com suas famílias ou com sua solidão, obrigatoriamente.

Este documento marca a saída do Instituto Odeon da gestão do Theatro Municipal de São Paulo. Você encontrará aqui muito do que entregamos à esta cidade e o reflexo da nossa atitude reta e transparente. Passamos por períodos muito delicados à frente deste que é um dos maiores e mais emblemáticos equipamentos culturais do Brasil e entendemos que nos fortalecemos enquanto instituição, aprendendo com cada interlocutor nesse trajeto.

Nosso eterno agradecimento aos nossos colaboradores, nosso maior e mais precioso capital. Reverenciamos aos artistas do Theatro Municipal pelo espetáculo. Aos parceiros e patrocinadores, muito obrigado pela caminhada e pela confiança. Terminamos esse ano reafirmando o nosso compromisso com a arte, a cultura e com a resistência. Somos fruto de um ambiente adverso por natureza, contestador, crítico e maravilhoso em sua essência. Nos ocupamos e continuaremos a nos ocupar do nosso ofício de gerir equipamentos públicos, com foco na democratização do acesso e diversificação de plateias e públicos.

Desejamos que os novos gestores do Theatro Municipal de São Paulo encontrem um terreno mais fértil, com ventos mais brandos e caminhos menos tortuosos. Que o diálogo passe a ser a base para qualquer decisão e que todas as pessoas se habituem à delicadeza e à cortesia, pois o Theatro Municipal não merece menos que isso. Nossos sinceros votos de sucesso!

Querida maestrina Naomi,*

Tempos difíceis passamos por aqui sem poder contar com seu apoio cotidiano e com seu amor pela música, pelos cantores e cantoras do Coral Paulistano. Sua falta pulsa nas paredes do Theatro Municipal, que espero que seja aberto em breve para que você receba grandes homenagens, com muita alegria, sorrisos largos, bom humor e paixão. Você, querida Naomi, é exemplo para todos que tiveram o privilégio da sua convivência. Seguirei te aplaudindo em cada uma das vozes desse fabuloso coro, que tem sua essência e sua competência. Nós, do Instituto Odeon, sentimos muita saudade.

Um beijo grande.

*Maestrina Naomi foi brutalmente acometida Carlos Gradim pela Covid 19 e nos deixou em 26 de Março Diretor-presidente do Instituto Odeon de 2020. pg. 2 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 VIVOS, LIGADOS, CONECTADOS E EM MOVIMENTO.

pg. 3 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 SUMÁRIO SUMÁRIO

CONCERTOS 17 DANÇA 22 NOVOS MODERNISTAS 25 TEATRO NO MUNICIPAL 29 PANDEMIA 31 PROGRAMAÇÃO ONLINE 33 ARTE PRESENTE 35 MUNICIPAL PARA TODOS 38 RESERVA MUNICIPAL 43 REVERBERE 45 DOCUMENTÁRIOS 47 AÇÕES EDUCATIVAS 51 COMPROMISSO COM O PATRIMÔNIO 60 COMUNICAÇÃO 67 GESTÃO E DESEMPENHO 79

pg. 4 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 CLÁSSICO É O QUE EMOCIONA A GENTE.

pg. 5 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

OS 109 ANOS DE HISTÓRIA DO PALCO MAIS IMPONENTE DE SÃO PAULO

pg. 6 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL

De símbolo aspiracional da alta sociedade paulistana a palco da moder- THEATRO nidade da Semana de 22, o Theatro Municipal de São Paulo fortalece, a cada ano que se mantém de pé, sua vocação para receber a diversidade MUNICIPAL no palco em que já passaram as mais importantes companhias do século XX. Nesses mais de 100 anos de história, três grandes reformas preser- varam, renovaram e ampliaram o edifício centenário que, muito além de palacete luxuoso, é hoje patrimônio artístico vivo da cidade e uma casa de ópera cada vez mais conectada no mundo.

pg. 7 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL

Parte da revitalização cultural do centro histórico de São Paulo, a Praça PRAÇA das Artes é um espaço cultural criado para receber música, dança, teatro e todo tipo de expressões, integrando os corpos artísticos e DAS administrativos do Theatro. Lá funcionam a Sala do Conservatório - sede oficial do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e que recebe ARTES diversas apresentações de música de câmara, contemporânea, pequenas orquestras e corais. A Sala de Exposições e o Centro de Documentação e Memória, além de abrigar as sedes da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.

pg. 8 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL

A Central Técnica de Produções Artísticas Chico Giacchieri é um lugar CENTRAL dedicado a preservação, restauração e armazenamento dos cenários e figurinos de produções líricas e de dança do Theatro, bem como a criação TÉCNICA e desenvolvimento de peças para novas montagens.

pg. 9 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL

A história da Orquestra Sinfônica Municipal (OSM) se mistura com a da ORQUESTRA música orquestral em São Paulo, com participações memoráveis em eventos como a primeira Temporada Lírica Autônoma de São Paulo, com SINFÔNICA a soprano Bidu Sayão; a inauguração do Estádio do Pacaembu, em 1940; MUNICIPAL a reabertura do Theatro Municipal, em 1955, com a estreia da ópera Pedro Malazarte, regida pelo compositor Camargo Guarnieri; e a apresentação nos Jogos Pan-Americanos de 1963, em São Paulo. Estiveram à frente da orquestra os maestros Arturo de Angelis, Zacharias Autuori, Edoardo Guarnieri, Lion Kaniefsky, Souza Lima, , Armando Belardi e John Neschling. é o atual regente titular e Alessandro Sangiorgi o regente assistente da OSM.

pg. 10 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL

Com a proposta de levar a música brasileira ao Theatro Municipal CORAL de São Paulo, em 1936, o Coral Paulistano foi criado por iniciativa de Mário de Andrade. Marco da história da música em São Paulo, o grupo PAULISTANO foi um dos muitos desdobramentos da Semana de Arte Moderna de 1922. Atualmente, desenvolve intensa programação própria e atua em concertos com a Orquestra Sinfônica Municipal. Naomi Munakata, regente até março de 2020, faleceu por complicações da COVID-19. Maíra Ferreira é a atual regente interina.

pg. 11 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL

O Balé da Cidade de São Paulo foi criado fevereiro de 1968, com o nome BALÉ DA de Corpo de Baile Municipal. Inicialmente a proposta era de acompanhar as óperas do Theatro Municipal e se apresentar com obras do repertório CIDADE DE clássico. Em 1974, a companhia assumiu o perfil de dança contemporânea, SÃO PAULO que mantém até hoje. Em todos esses anos, o repertório se definiu com um celeiro de novos vocábulos de dança, inovação de movimento e criação de novas expressões artísticas. A longevidade do BCSP e o rigor e padrão técnico do elenco e equipe artística atraem os mais importantes coreógrafos brasileiros e internacionais.

pg. 12 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL

Formado por cantores que se apresentam regularmente como solistas CORO nos principais teatros do país, o Coro Lírico Municipal de São Paulo atua nas montagens de óperas das temporadas do Theatro Municipal, em LÍRICO concertos com a Orquestra Sinfônica Municipal, com o Balé da Cidade e em apresentações próprias. O Coro Lírico foi criado em 1939 e teve como primeiro diretor o maestro Fidélio Finzi, que preparou o grupo para a estreia em Turandot, em 13 de junho de 1939. O Coro Lírico recebeu os prêmios de Melhor Conjunto Coral de 1996, pela APCA, e o prêmio Carlos Gomes 1997 na categoria Ópera. O maestro Mário Zaccaro é o atual regente titular, tendo Sérgio Wernec como regente assistente.

pg. 13 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL

O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo foi fundado em 1935 QUARTETO com a ideia de difundir a música de câmara e estimular compositores brasileiros. É um grupo artístico fixo do Theatro Municipal de São Paulo. DE CORDAS A atual formação conta com os violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Rafael Cesário, músicos de intensa atividade no cenário musical brasileiro e de prestígio internacio- nal. Já foi laureado com o Prêmio Carlos Gomes de Melhor Conjunto de Câmara em 2003, 2011 e 2012 e o APCA de Melhor Conjunto Camerístico em 2003, 2011 e 2012.

pg. 14 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL

A Orquestra Experimental de Repertório (OER) foi criada em 1990, a partir ORQUESTRA de um projeto do Maestro Jamil Maluf, e oficializada pela Lei 11.227, de 1992. A OER tem por objetivos a formação de profissionais de orquestra EXPERIMENTAL da mais alta qualidade, a difusão de um repertório abrangente e diversi- ficado, que mostre o extenso alcance da arte sinfônica, bem como a for- DE REPERTÓRIO mação de plateias. Entre os vários reconhecimentos que recebeu, estão o Prêmio Carlos Gomes, como destaque de música erudita de 2012, e APCA, como melhor produção de ópera de 2017. A orquestra tem, atualmente, o maestro Jamil Maluf como seu regente titular e o maestro Thiago Tavares como regente associado.

pg. 15 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 TEMPORADA 2020

pg. 16 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 TEMPORADA 2020

CONCERTOS

pg. 17 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 TEMPORADA 2020 SENZALAS BRASILEIRAS

19 DE FEVEREIRO DE 2020

Apresentado pela primeira vez no Brasil, o espetáculo PROGRAMA Senzalas Brasileiras e Homenagem a Irmã Dulce, do regente Roberto Laborda e compositor Roberto Laborda reuniu um conjunto de composições homônimas e fragmentos da ópera Ave Dulce, 1. Ópera Irmã Dulce uma homenagem à primeira santa brasileira. O concerto I. Entreato – O Anjo de Luz foi executado pela Orquestra Sinfônica Municipal e regido II. Aria para Gabriela do Rio Vermelho (Tenor) por Roberto Laborda, também contou com participação da III. Aria de I. Dulce: Pai Nosso (Soprano) soprano Elayne Caser e do tenor Rubens Medina, ambos IV. Motive – Instrumental integrantes do Coro Lírico Municipal de São Paulo. V. Dueto: Coração da Terra (Soprano + Tenor) VI. Interlúdio Instrumental – O Último Adeus ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE SÃO PAULO VII. Aria Ave Dulce (Soprano)

COMPOSIÇÃO, PIANO SOLO E REGÊNCIA ROBERTO LABORDA 2. Macumba – Fantasia Popular Baiana SOPRANO ELAYNE CASER I. Fim de Tarde no Solar do Unhão TENOR RUBENS MEDINA II. Roda no Elevador Lacerda

3. Senzala Nº 2 para Orquestra de Cordas e Piano Solo I. Romance de Praga II. Romance de Riga

4. Senzala Nº 1 para Orquestra Sinfônica I. Prelúdio – Esperança Sertaneja II. O Último Pau-de-Arara

pg. 18 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 TEMPORADA 2020 SÃO PAULO, MEU AMOR!

27 DE JANEIRO DE 2020

Em São Paulo, Meu Amor! artistas do circo, de tradicionais trupes, e artistas independentes apresentam uma homenagem à cidade de São Paulo. Em uma reapresentação durante o aniversário da cidade de São Paulo, trouxemos esse espetáculo de grande sucesso entre o público reunindo dezenas de artistas, com destaque para Circo Zanni, Circo dos Sonhos, Cia. Gravitá, o fundador do Teatro de Anônimo do Rio de Janeiro, João Artigos, a atriz e diretora Bete Dorgam, e Márcia Dailyn, dos Satyros, primeira bailarina trans do Municipal. O espetáculo também contou com participação da Orquestra Experimental de Repertório com Jamil Maluf na regência e Hugo Possolo na direção, roteiro e cenografia.

ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO

REGÊNCIA JAMIL MALUF ROTEIRO, CENOGRAFIA E DIREÇÃO HUGO POSSOLO

pg. 19 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 TEMPORADA 2020 OER TOCA CAMARGO GUARNIERI

9 DE FEVEREIRO DE 2020

Abrindo as comemorações do aniversário de 30 anos da OER, apresentamos OER toca Camargo Guarnieri, um concerto todo dedicado à obra do compositor brasileiro Camargo Guarnieri. A regência foi realizada pelo maestro assistente Guilherme Rocha e o espetáculo contou com participação do pianista Leonardo Hilsdorf.

ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO

REGÊNCIA GUILHERME ROCHA PIANO LEONARDO HILSDORF

PROGRAMA Abertura Festiva Choro para Piano e Orquestra Sinfonia nº 2, ‘Uirapuru’

pg. 20 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 TEMPORADA 2020 MAHL3R

6 E 7 DE MARÇO DE 2020

A Orquestra Sinfônica Municipal acompanhada do naipe feminino do Coral Paulistano apresentou a grandiosa Sinfonia nº 3 em Ré Menor, do compositor Gustav Mahler. Herdeira das sinfonias de Beethoven por sua grandiosidade, emprego de vozes e ambição orquestral, a obra abriu a temporada de concertos com grande propriedade, contando com 170 artistas no palco. Com regência do maestro Roberto Minczuk, o concerto também contou com participação do Coro Infanto-Juvenil de Heliópolis e da mezzo-soprano Ana Lucia Benedetti.

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

CORAL PAULISTANO (NAIPE FEMININO)

CORO INFANTO-JUVENIL HELIÓPOLIS

REGÊNCIA ROBERTO MINCZUK

SOLISTA ANA LUCIA BENEDETTI, MEZZO-SOPRANO

PROGRAMA GUSTAV MAHLER Sinfonia Nº 3 em Ré Menor

pg. 21 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 TEMPORADA 2020

DANÇA

pg. 22 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 TEMPORADA 2020 ASAS PARA VOAR TARSILA

25 DE JANEIRO DE 2020

Em Asas para Voar - Tarsila o Balé da Cidade de São Paulo homenageou a capital paulista em seu aniversário de 466 anos. A companhia executou quatro coreografias, de autoria de quatro bailarinos do próprio Balé da Cidade: Fernanda Bueno, Fabio Pinheiro, Bruno Gregório e Marcel Anselmé. Os trabalhos foram inspirados na obra da pintora Tarsila do Amaral e nos princípios do Manifesto Antropofágico, de . O projeto Asas para Voar possibilita e incentiva os bailarinos à saírem do papel de apenas intérprete e assumam novos papéis.

CONCEITO ISMAEL IVO COREOGRAFIA FERNANDA BUENO, FABIO PINHEIRO, BRUNO GREGÓRIO E MARCEL ANSELMÉ.

Fotos: Jorge Sato pg. 23 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 TEMPORADA 2020 A BIBLIOTECA DE BABEL

7 A 13 DE FEVEREIRO DE 2020

Reapresentamos Biblioteca de Babel em fevereiro. Inspirado no conto Biblioteca de Babel, de Jorge Luiz Borges o objetivo é discutir os princípios da comunicação, a evolução e o entendimento entre os homens. O diretor artístico da companhia Ismael Ivo assinou a ideia e o conceito junto com Marcel Kaskeline. A coreografia também é de Ismael Ivo, figurinos de Gabriele Frauendorf e desenho de luz de Marco Policastro.

IDEIA E CONCEITO ISMAEL IVO E MARCEL KASKELINE COREOGRAFIA ISMAEL IVO MÚSICA IVAN FEDELE, GYÖRGY LIGETI, GRAVAÇÃO DE KODO, STEVE REICH CENÁRIO MARCEL KASKELINE FIGURINOS GABRIELE FRAUENDORF ASSISTENTE DE FIGURINO JULIANA ANDRADE DESENHO DE LUZ MARCO POLICASTRO ASSISTENTE DE COREOGRAFIA VALENTINA SCHISA E ELISABETTA VIOLANTE

pg. 24 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 TEMPORADA 2020

NOVOS MODERNISTAS

pg. 25 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 TEMPORADA 2020 ABERTURA DO MÊS DO HIP HOP

03 DE MARÇO DE 2020

O Municipal foi palco para a abertura da 16ª edição do Mês do Hip Hop. Por meio de apresentações artísticas, vivências, intervenções artísticas com os 4 elementos (Break, Graffiti, MC e DJ), garante visibilidade e valorização da Cultura e do Movimento Hip Hop e sua intervenção na cidade de São Paulo. O evento contou com participações de Gabi Nyarai e Laysa, além do show da Beat Brasilis Orquestra convidando Discípulos do Ritmo, Tássia Reis, Stefanie MC e Rincon Sapiência.

pg. 26 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 TEMPORADA 2020 RODA VIVA

31 DE JANEIRO DE 2020

50 anos depois de montar a peça pela primeira vez, quando foi censurada pelo regime militar, o Teatro Oficina Uzyna Uzona e o diretor José Celso Martinez Corrêa voltam a encenar a sátira sobre a construção e a queda de um ídolo, o cantor Benedito Silva (papel de Roderick Himeros). A produção reverbera o Brasil de hoje, com referências à internet e às redes sociais - inclusive a políticos eleitos com a ajuda dessas mesmas redes e das máquinas de ‘fake news’.

TEXTO DE HOLLANDA DIREÇÃO JOSÉ CELSO MARTINEZ CORRÊA

pg. 27 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 TEMPORADA 2020 VANGUARDA PAULISTANA IN CONCERT

26 DE JANEIRO DE 2020

Para comemorar os 466 anos da cidade de São Paulo, o grupo Vanguarda Paulistana se apresentou no palco do Municipal com a OSM. Sob regência do maestro Alessandro Sangiorgi, o espetáculo gratuito teve 2 horas de duração com mais de 20 músicas apresentadas. O espetáculo contou com participações de Tetê Espíndola, Ná Ozzetti, Vânia Bastos, Língua de Trapo, Arrigo Barnabé e Clemente, e um repertório de pérolas da Vanguarda.

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL

LIRA PAULISTANA

REGÊNCIA ALESSANDRO SANGIORGI

pg. 28 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 TEMPORADA 2020

TEATRO NO MUNICIPAL

pg. 29 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 TEMPORADA 2020 BAIXA TERAPIA

16 e 17 DE JANEIRO DE 2020

O projeto Teatro no Municipal busca levar as peças teatrais de volta ao palco do Municipal. A curadoria se baseia em montagens profissionais que já tenham estado em cartaz, mas agora poderão ser vistas com ingressos a preços acessíveis.

A peça apresentada em 2020 foi Baixa Terapia, com Antonio Fagundes no elenco e direção de Marco Antônio Pâmio. A peça conta a história de três casais que não se conhecem e se encontram inesperadamente para sua sessão de terapia. Dessa vez, descobrem que a psicóloga não estará presente. Ela deixou a sala preparada para recebê-los com o objetivo que situações engenhosas sejam resolvidas em grupo, transformando a sessão num caos hilariante.

pg. 30 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PANDEMIA PANDEMIA

m dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China, surgi- Com toda essa mudança, o Municipal se reinventou. No dia 13 de ram os primeiros casos de pessoas infectadas pela doença março, poucos dias antes da estreia da ópera Aída, a programação COVID-19. A doença se espalhou rapidamente pelo mundo. presencial foi suspensa e toda a equipe administrativa e artística EEm janeiro de 2020, a OMS (Organização Mundial de Saúde) passou a realizar suas funções diretamente de casa. No meio des- declarou que o surto da doença constituía uma emergência de saú- sa adaptação, com nossos artistas encontrando novas maneiras de de pública internacional e, no dia 11 de março, classificou a doença disponibilizar arte ao público, recebemos uma notícia que deixou como pandemia. No Brasil: 144.767 óbitos registrados acumulados a todos abalados. No dia 26 de março, fomos informados sobre o e 4.849.229 diagnósticos de Covid-191. falecimento da maestrina do Coral Paulistano, Naomi Munakata, de- corrente de complicações do COVID-19. Uma perda irreparável não Com a classificação da doença como pandemia, passamos por gran- somente para o Theatro, mas para todo o contexto musical nacional. des mudanças no dia-a-dia. As aglomerações foram proibidas e o distanciamento social virou necessidade. Estabelecimentos comerciais Dessa grande perda, surgiram lindas homenagens produzidas pelo fecharam, as ruas ficaram vazias e a parte da população que tem con- Coral Paulistano e pela Orquestra Sinfônica Municipal. Nossos corpos dições de realizar suas tarefas diretamente de casa, ali se estabeleceu. artísticos continuaram produzindo, sempre lembrando do público Compras começaram a ser feitas majoritariamente pela internet - que e oferecendo uma forma de nos ajudar a esquecer um pouco o fez aumentar a demanda por serviços de delivery -, a comemoração clima tão pesado que nos ronda neste período de incertezas. As de aniversários e datas importantes passou a ser feita por ligações de redes sociais do Municipal viraram o palco principal: oferecemos vídeo e a internet se tornou a principal ferramenta de acesso à cultura. conteúdo diversos, desde espetáculos completos gravados antes do As plataformas de streaming de filmes e séries viram a quantidade de fechamento, como O Barbeiro de Sevilha, A Sagração da Primavera, assinantes aumentar e as redes sociais também cumpriram um papel a integral das Sinfonias de Beethoven, a Terceira Sinfonia de Mahler, importante nesse período, não só conectando socialmente as pessoas, além de novos conteúdos como séries com trechos de obras repro- mas também através da disponibilização de conteúdos diversos por duzidas pelo Quarteto da Cidade e cursos sobre a direção de palco meio das lives, vídeos, podcasts, entre outros. e iniciação à ópera. Em um momento como esse, percebemos cada dia mais a importância da arte - de produzi-la e disponibilizá-la - e de, mesmo distantes fisicamente, estarmos sempre presentes para o nosso público.

1 (Fonte: https://graphics.reuters.com/CHINA-HEALTH-MAP/0100B59S43G/index.html) e no mundo 34.700.096 casos, incluindo mortos, recupera- dos, e outras informações. (https://graphics.reuters.com/CHINA-HEALTH-MAP/0100B59S43G/index.html)

pg. 31 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PANDEMIA NAOMI MUNAKATA

o mês de março, em meio a tantos fazem parte da herança que levaremos à medos e incertezas, nossa queri- diante em nosso fazer musical, ou melhor, da maestrina Naomi Munakata nos novo fazer musical que temos pela frente. Ndeixou. De todas as perdas que Da mesma forma, é fundamental falar sobre estamos tentando lidar nos últimos meses, o valor de sua força, assertividade e gene- certamente o impacto de sua ausência é o rosidade, qualidades tão pulsantes em sua que nos causa maior dor. Assim, aprender a personalidade. Deste modo, entendo como lidar com a saudade têm sido um exercício parte de nossa missão reverberar, multipli- diário para nós do Coral Paulistano. Como car, e tornar presente todo o fazer e sentir Instituição, é evidente que nós, funcionários musical que aprendemos com a Naomi. E do Theatro Municipal, nos adaptamos à nova acredito que nós do Coral Paulistano, e tan- realidade imposta: mudamos e reinventamos tos colegas do Theatro Municipal de São nossa forma de trabalhar, nos aproximamos Paulo, estamos nos alicerçando, dia após ainda mais virtualmente, e planejamos e arti- dia, nestas virtudes. culamos novas ideias de atuação. Tudo isso, enquanto vivenciávamos um profundo luto, Utilizando suas próprias palavras, é o ato e sentíamos a presença da Naomi ainda tão de “juntar os corações” (termo utilizado por

latente em nossas atividades diárias. Naomi Munakata ela, para falar sobre unificar o som), que nos têm alimentado com sensibilidade e força É de conhecimento de todos, que Naomi Munakata foi uma em nossa produção atual. E é neste sentimento que alicerçamos regente que contribuiu ricamente para o cenário coral brasi- nosso convívio (virtual) diário. E assim, apesar de conscientes de leiro. Como mulher, serviu, e serve, de inspiração para tantas que JAMAIS nos acostumaremos a lidar com a ausência, o Coral musicistas que se dedicam a conquistar espaço na música Paulistano segue enfrentando e transformando - coletivamente - clássica e, certamente, seu legado musical é muito valioso. a saudade através do nosso fazer musical, e com doses de muito O espaço que ela conquistou, e sua busca por excelência, cuidado e afeto.

MAÍRA FERREIRA

pg. 32 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE

PROGRAMAÇÃO ONLINE

pg. 33 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE HOMENAGEM À NAOMI MUNAKATA

‘PIE JESU’, DE ‘UBI CARITAS’, DE GABRIEL FAURÉ MAURICE DURUFLÉ

3 de jun. de 2020 3 de jun. de 2020 https://www.youtube.com/watch?v=4DSMBNVcXaw https://www.youtube.com/watch?v=ZCvYHmAj-8Q

pg. 34 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE

ARTE PRESENTE

Com a suspensão das atividades no Municipal, nossos músicos, bailarinos e coralistas começaram a produzir vídeos autorais em suas casas. O projeto Arte Presente disponibiliza esses vídeos em nossas redes sociais e leva para o público performances espontâneas dos nossos artistas. Logo no início da pandemia lançamos a hashtag #artenãopara, utilizada para divulgar as produções dos artistas.

Nesse projeto também contamos com produções e parcerias entre nossos corpos artísticos e de outras instituições como o BCSP e SP Companhia de Dança na ação Corpus - Alma e Esperança.

Além de pequenos vídeos produzidos entre músicos, bailarinos e coralistas os corpos artísticos também colaboraram em conjunto em algumas produções. A OSM produziu vídeos em parceria com o BCSP, o Quarteto de Cordas apresentou uma série de vídeos reproduzindo a obra de Claudio Santoro, o Coral Paulistano gravou Suíte dos Pescadores e convidou o público para também participar.

pg. 35 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE #ARTENÃOPARA

A campanha Arte não Para foi criada logo no início da pandemia visualizações curtidas comentários com o objetivo de divulgar em nossas redes sociais os vídeos produzidos por nossos artistas. O material que contemplou todas 381.336 44.147 3.059 as vertentes apresentadas no Municipal - dança, música e canto, foi muito bem recebido pelo público. Os vídeos foram produzidos em formatos pensados para o Facebook e Instagram, tanto na linha do tempo quanto para os stories.

pg. 36 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE CORPUS ALMA E ESPERANÇA Como um gesto de esperança ao público, a ação Corpus: Alma e Esperança, uniu a São Paulo Companhia de Dança e o Balé da Cidade visualizações curtidas comentários de São Paulo para uma parceria inédita. Foram produzidos 14 filmes 21.839 2.142 49 curtos, estrelados por 42 bailarinos dos dois corpos estáveis que, de dentro de suas casas, criaram coreografias sobre suas inquietações, inspirações e aspirações.

pg. 37 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE

MUNICIPAL PARA TODOS

pg. 38 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE

TEMAS ENTREATO • Formação e Estudo em Música com Adriana Schincarioal (OSM) e Isabelle Menegasse (OER) • Gênero na Arte com mediação As lives do projeto Entreato trazem sempre de Natalia Mallo e participação de Uátila Coutinho (BCSP) e Maira Castillo dois artistas do Municipal de um dos corpos • Voz e escrita para voz artísticos debatendo ao vivo sobre um tema com Leonardo Martinelli e Elaine Martorano (Coro Lírico) específico, contando histórias vividas no palco, • Corpo e Ritmo encontros de trajetórias e curiosidades de com Thiago Lamartina (OSM) e Marisa Bucoff (BCSP) coxia. Alguns temas discutidos foram Formação • Sotaques Brasileiros e Estudo em música, Gênero na Arte e Corpo com Rafael Cesario (Quarteto de Cordas) e Rosana Civile (Coral Paulistano) e Ritmo. O Entreato contou com as seguintes • Representatividade na Arte participações e temas: com mediação de Débora Garcia e participação de Grécia Catarina (BCSP) e David Marcondes (Coro Lírico) • Estrangeiros no Municipal com Jennifer Campbell (OSM) e Yasser Díaz (BCSP) • Profissão: Artista com Mateus

pg. 39 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE LADO B

O projeto de lives LABO B foi idealizado com o TEMAS objetivo de mostrar ao público como funcionam • EVENTOS E ARTÍSTICO diversas áreas de funcionamento do Municipal, • PALCO E MUSICOTECA do setor artístico ao setor de recursos humanos. • CAMARIM E ADMINISTRATIVO DO CORO LÍRICO Dando destaque aos profissionais que não • EDUCATIVO E RECURSOS HUMANOS sobem ao palco, mas fazem o espetáculo • COMUNICAÇÃO E PROJETOS acontecer, revelamos ao vivo histórias, o dia- • PRODUÇÃO E PALCO a-dia no trabalho e curiosidades do Municipal. • ADMINISTRATIVO DO CORAL PAULISTANO E ATENDIMENTO AO PÚBLICO Contamos com a participação de colaboradores • ARTÍSTICO E COMUNICAÇÃO das seguintes áreas: • ADMINISTRATIVO DA OER E PATRIMÔNIO • LEGENDAS E PRODUÇÃO • PALCO E COMPRAS • ADMINISTRATIVO DA OSM E SOM • ADMINISTRATIVO BCSP E LUZ • COMUNICAÇÃO E TÉCNICA

pg. 40 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE HISTÓRIAS DA OER

Em 2020 a Orquestra Experimental de Repertório completou 30 anos. O projeto idealizado pelo maestro Jamil Maluf, visa não só a formação de novos músicos, mas também repensar o formato tradicional de apresentação orquestral, dialogando com o cinema, o teatro e a música popular. Por isso, preparamos uma série de vídeos com alguns momentos históricos vividos pela OER contados por seus componentes.

pg. 41 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE FORTÍSSIMO

Para marcar o retorno dos artistas ao palco, criamos o projeto Fortíssmo. O Quarteto de Cordas da Cidade e a Orquestra Sinfônica Municipal realizaram quatro apresentações sem a presença do público na platéia porém transmitidas em tempo real, com acesso gratuito para todos através do nosso canal no Youtube. O Quarteto de Cordas realizou sua apresentação, na Sala do Conservatório, com repertório brasileiro apresentando obras de Claudio Santoro e Alberto Nepomuceno, com estreia mundial da peça Quarteto nº 5. Já a Orquestra Municipal de São Paulo, com formação reduzida, apresentou três concertos no palco do Municipal executando obras de grandes compositores como Mozart, Bach, Vivaldi e o brasileiro Camargo Guarnieri. A regência da Orquestra ficou por conta do Maestro Roberto Minczuk e do regente assistente Alessandro Sangiorgi.

pg. 42 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE

RESERVA MUNICIPAL

pg. 43 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE RESERVA MUNICIPAL

Nosso público sempre fez um pedido: disponibilizar em nossas redes ESPETÁCULOS sociais os espetáculos que acontecem no Municipal. Com a suspensão das atividades e consequentemente da programação preparada para • A VIÚVA ALEGRE 2020, lembramos desse antigo desejo do público e surgiu o Reserva • RIGOLETTO Municipal. Nesse projeto disponibilizamos gratuitamente no Youtube, • A BIBLIOTECA DE BABEL toda sexta-feira, um espetáculo de nosso acervo para o público matar • SINFONIA Nº 8 E TORÉM - O ÍNDIO E O MAR as saudades do nosso palco e artistas. Além do público cativo, também • O MESSIAS foi uma forma de oferecer a oportunidade para quem nunca viu um • O BARBEIRO DE SEVILHA espetáculo pessoalmente, conhecer esse universo fascinante. Ao total, • DOCUMENTÁRIO ‘VARIAÇÕES SOBRE UM disponibilizamos 17 vídeos entre óperas, balés, concertos e documentários. QUARTETO DE CORDAS’ • A DANAÇÃO DE FAUSTO, OP.24 • A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA • O CAVALEIRO DA ROSA • QUEDA DO MURO DE BERLIM • PEER GYNT, OP.23

pg. 44 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE

REVERBERE

pg. 45 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE REVERBERE VOZES FEMININAS

O projeto Reverbere - Vozes Femininas originalmente foi pensado como uma campanha em homenagem ao Dia da Mulher idealizado pelas mulheres de diversas equipes do Municipal. Com o início da pandemia no mesmo mês, o projeto foi adiado e retomado alguns meses depois pensando em como retratar as mulheres que fazem parte do mundo das artes sem os estereótipos de uma simples campanha do dia da mulher. Assim foram produzidos oito vídeos protagonizados por oito mulheres integrantes dos diversos corpos artísticos e setores administrativos contando suas experiências e visões sobre ser mulher no mundo das artes, abarcando sua trajetória e temas como assédio, conciliação da carreira com a maternidade e desigualdade entre os gêneros.

pg. 46 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE

DOCUMENTÁRIOS

Devido à pandemia, toda a programação prevista para 2020 foi cancelada. Eram previstas sete óperas, entre obras clássicas e contemporâneas.

Assim precisamos nos reinventar e produzimos três documentários sobre algumas das óperas que estavam em nossa programação: Quando as Óperas Param - Navalha na Carne e Homens de Papel, Guarani em Chamas e Aída.

pg. 47 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE DOCUMENTÁRIO AÍDA

Aída, que conta uma história trágica história de amor e guerra nos tempos de Egito dos faraós, em guerra com a Etiópia, Bia Lessa situava a narrativa para o momento em que vivemos, com uma visão acentuada da dominação sobre os povos negros, com reflexão crítica e menos romantizada. Na montagem que traria uma ópera para dentro de um museu, integrantes da equipe de cenografia relatam, no documentário, os de- safios técnicos de produção. No figurino seriam quase 500 peças vestindo o elenco. A montagem também contaria com participação dos 87 integrantes do Coro Lírico e com a Orquestra Sinfônica Municipal. A direção geral, concepção e roteiro ficou por conta da diretora Bia Lessa.

pg. 48 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE DOCUMENTÁRIO GUARANI EM CHAMAS

Guarani em Chamas seria uma adaptação de O Guarani, de Carlos Gomes, feita por Marco Antonio Rodrigues. A ópera traria o olhar a partir dos povos nativos que aqui já estavam antes da chegada dos portugueses. O documentário traz alguns dos profissionais que pre- paravam a produção e é comandado pela atriz Sandra Nanayamma, de origem indígena, que dá voz a uma mulher Aimoré citada em um trecho da ópera de Carlos Gomes. A direção é assinada por Zeca Rodrigues e roteiro por Cláudia Barral.

pg. 49 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE DOCUMENTÁRIO QUANDO AS ÓPERAS PARAM NAVALHA NA CARNE E HOMENS DE PAPEL

Em Quando as Óperas Param - Navalha na Carne e Homens de Papel, é apresentado como estava a preparação da primeira encomenda de óperas do Municipal em 109 anos. O curta-me- tragem que relembra a ideia de montar um trabalho do dramaturgo Plínio Marcos no palco do Municipal também aborda quais olhares esta nova realidade trouxe para as duas obras e quais significados a pandemia fez aflorar nas mesas. A direção é de Fernanda Maia e Zé Henrique de Paula, que ficariam na direção cênica do programa duplo e roteiro de Fernanda Maia.

pg. 50 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE

AÇÕES EDUCATIVAS

pg. 51 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE VISITAS EDUCATIVAS

A visitação ao complexo Theatro Municipal é gratuita e faz parte das atividades do Educativo do Theatro Municipal de São Paulo.

As visitas têm como objetivo promover a discussão histórica, reflexão artística e educação patrimonial, através da experiência do diálogo com os visitantes.

Durante a visita são abordados assuntos relacionados aos edifícios Theatro Municipal e Praça das Artes como suas histórias, suas programações e a relação com a cidade.

EQUIPE

O Educativo tem uma equipe multidisciplinar formada por estagiários graduandos dos cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Arquitetura, História, Economia, Pedagogia. Partindo desta premissa as visitas são desenvolvidas para cada grupo sempre em torno dos aspectos históricos, artísticos e arquitetônicos como história dos edifícios, da cidade, da instituição e dos corpos artísticos e a progra- mação atual e permeada de experiências de acordo com a graduação do estagiário.

pg. 52 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

O Programa de Formação Continuada implementado desde 2018 visando a capacitação, aperfeiçoamento e avaliação da equipe de educadores/estagiários e aprendizes através da promoção de atividades e pesquisas continuadas concomitante às atividades educativas do setor permeiam: pesquisas, leituras e debates, roda de conversa, visitas a espaços externos, palestras/oficinas com especialistas, além de vídeos, filmes e documentários com abordagem educativa relacionado à temas como educação, artes, arquitetura, teatro, música, dança, ópera, cultura, etc.

Entretanto, neste ano devido o período da quarentena com atividades remotas o programa foi adaptado e incorporado atividades diferenciadas. Foi estabelecido uma grade de pla- nos de formações realizadas, desenvolvidas pelos próprios educadores/estagiários de acordo com a área de graduação de cada um, com intuito de promover um intercâmbio, uma troca, um compartilhamento de saberes entre a equipe. Os planos de formação estão sendo apresentados no forma- to de Webinar pelo plataforma do Google Meet.

Segue as temáticas:

• Panorama Histórico - Brasil, São Paulo e o Theatro • Semana da Arte Moderna • Arquitetura Moderna • História do Teatro • Vale do Anhangabaú: Passado e Presente • Tecnicas Construtivas • Economia Criativa e Economia da Cultura • Municipal em Libras

pg. 53 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE CURSO DE LIBRAS PARA OS COLABORADORES

A convite do setor de Comunicação do Theatro Municipal, os nossos estagiários/educadores de Libras Esther e Luiz Augusto foram convidados a estender o Projeto Municipal em Libras para os demais colaboradores, visando tornar o espaço mais inclusivo e contribuir na formação cidadã dos colaboradores. O projeto conta com 15 aulas ministradas através da plataforma do Google Meet, sendo duas aulas por semana com duração de 1 hora.

FÉRIAS NO MUNICIPAL

Em janeiro/2020 a equipe do Educativo ofereceu uma programação de visitas para os públicos espontâneos, estrangeiros e surdos vinculada a exposição dos 80 anos do Coro Lírico de hora em hora, além do saguão aberto durante todo o mês.

pg. 54 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE VISITA DE PÚBLICO ESPONTÂNEO

VISITA EM PORTUGUÊS Roteiro tradicional de visitas que contempla as áreas nobres do Theatro e Praça das Artes.

VISITA EM INGLÊS PARA PÚBLICO ESTRANGEIRO O roteiro tradicional de visitas Theatro Municipal e Praça das Artes.

VISITA DE LIBRAS

VISITA EM LIBRAS PARA O PÚBLICO SURDO O roteiro tradicional de visitas Theatro Municipal e Praça das Artes.

ATIVIDADES EXTRAS

O educativo participou dos projetos onlines do Theatro Municipal como Lado B, Conexão Arte e Curso de Libras para os colaboradores. Em parceria com Secretaria Municipal de Turismo fizemos uma visita online transmitida pelas redes sociais da própria secretaria e posteriormente disponibilizada em nosso Instagram.

pg. 55 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE SOLISTAS DIGITAIS

O projeto Solistas Digitais oferece a jovens estudantes de música e canto materiais de estudo e apoio didático para seu desenvolvimento durante a quarentena. Disponibilizamos vídeos com bases instrumentais em redução para piano, gravadas de peças do repertório sinfônico que tenham instrumentos solistas e árias para os estudantes de canto.

No material dedicado aos músicos foram disponibilizadas 11 peças (para violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone), as mais utilizadas em concursos e processos seletivos no mundo todo.

Já no material dedicado aos estudantes de canto, disponibilizamos 15 peças contemplando todos os naipes de vozes (soprano, mezzo, contralto, tenor, barítono e baixo).

pg. 56 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE A HISTÓRIA DO QUARTETO DE CORDAS

Com o objetivo de contar ao público a história do Quarteto de Cordas e desse gênero que é tão especial e replicado há anos e anos nas composições, levando diversos músicos a formarem este tipo de grupo de câmara, o violista atual do Quarteto, Marcelo Jaffé, preparou uma série de quatro vídeos para contar a história do grupo, que também traz um panorama histórico de como se deram as primeiras formações deste gênero, no século XVII. Há 85 anos, São Paulo ganhou um quarteto, o Quarteto da Cidade, fundado por Mário de Andrade e que hoje é composto por Betina Stegmann, Nelson Rios (violinos), Marcelo Jaffé (viola) e Rafael Cesario (violoncelo).

pg. 57 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE

• Episódio 01 – Introdução DIREÇÃO • Episódio 2 - O que é Direção de Palco? DE PALCO • Episódio 3 - O uso da partitura, parte 1 • Episódio 4 - O uso da partitura, parte 2 Pensando em como as profissões envolvidas em direção de • Episódio 5 - Prazos e Etapas palco são pouca difundidas no Brasil, a equipe técnica do Theatro • Episódio 6 - Estudo do Projeto Municipal preparou um curso online com o objetivo de mostrar • Episódio 7 - Marcação do Piso sob o ponto de vista técnico, como funciona a produção de uma • Episódio 8 - Ensaios ópera. O curso contou com a produção e disponibilização de 13 vídeos envolvendo diversos temas explicando o que é direção de • Episódio 9 palco, uso de partituras, marcação de piso, entre outros. • Episódio 10

pg. 58 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 PROGRAMAÇÃO ONLINE INICIAÇÃO À ÓPERA

Apresentado pela musicóloga Ligiana Costa, produzimos o curso • Episódio 1 - O Nascimento da Ópera, parte 1 de Iniciação à Ópera respondendo perguntas sobre como surgem • Episódio 2 - O Nascimento da Ópera, parte 2 as óperas, como funcionam as tramas e formas musicais que Episódio 3 - Dramaturgia Musical, parte 1 sustentam o gênero. Sempre de forma leve e didática, as aulas • demonstram muitos exemplos dos temas abordados e contam • Episódio 4 - Dramaturgia Musical, parte 2 com participação do Coro Lírico. • Episódio 5 - Vozes Líricas, parte 1 • Episódio 6 - Vozes Líricas, parte 2Episódio 10 O curso conta com 6 vídeos disponibilizados de forma gratuita em nosso canal do Youtube.

pg. 59 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 COMPROMISSO COM O PATRIMÔNIO

COMPROMISSO COM O PATRIMÔNIO AÇÕES DE INFRAESTRUTURA E MELHORIAS

pg. 60 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 COMPROMISSO COM O PATRIMÔNIO

PROJETO ESTUDOS DE QUESTÕES INFRAESTRUTURAIS

PROJETO ESTUDOS DE 1 QUESTÕES INFRAESTRUTURAIS Compilado de investigações e monitoramento de patologias dos edifícios do Complexo. O avanço significativo desse projeto deixará históricos para embasamento no futuro e poderá gerar planos de intervenção, correção e registro dos problemas advindos da construção e reformas dos edifícios. Podemos citar os projetos de juntas de dilatação, infiltrações crônicas, reservatório de águas pluviais, olho d’água, entre outros.

2020 LINHA LINHA TEMPO DO JANEIRO

PINTURA DO GALPÃO 18 FEVEREIRO DA CENTRAL TÉCNICA DE 3 PRODUÇÕES (BCSP) Demarcação de corredores de circulação IMPERMEABILIZAÇÃO DOS e segurança no galpão. Além de área livre 2 RESERVATÓRIOS DE ÁGUA para circulação, essa ação propõe áreas para manutenção e saídas de emergência Impermeabilização dos definidas para o local e colabora com a reservatórios de água potável, organização do espaço. garantindo sua estanqueidade, controle de qualidade da água, preservando a sua estrutura e facilitando os serviços de limpeza e conservação.

pg. 61 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 COMPROMISSO COM O PATRIMÔNIO

COSPROJETO 4 ANTICHAMAS Em fevereiro de 2020 se iniciou o processo de aplicação de produtos ignifugantes nas estruturas de madeira e metálicas do Theatro Municipal. Até setembro de 2020 todas as COSGESTÃO áreas técnicas com estruturas de madeira DE RESÍDUOS receberam o tratamento, além das estruturas 6 metálicas da Cúpula e Urdimento. Mais um Sistematização do processo de descarte avanço fundamental para a obtenção do de materiais com a definição de pontos AVCB do Theatro Municipal. de separação, limpeza de ambientes estratégicos, e nova estruturação para a operação desse processo. ABRIL MAIO

PROTOCOLOS COVID-19 5 BACKUPCOS DO LINK COS DE INTERNET VIA RADIO Estudo e participação na criação 7 dos protocolos para contenção Devido às recorrentes instabilidades dos da Covid-19. Implantação das links de internet via fibra ótica, característicos medidas definidas nos protocolos da região central e intensificados pelas e treinamentos com as constantes obras e em especial pela equipes terceirizadas. obra do Annhangabaú, foi instalado um link de internet via rádio para a Praça das Artes e outro para o Theatro, garantindo a continuidade dos sistemas mesmo na ocorrência de interrompimento ou instabilidade do link principal.

pg. 62 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 COMPROMISSO COM O PATRIMÔNIO

ACESSIBILIDADE 8 SALÃO DOS ARCOS O projeto de acessibilidade para o Salão dos Arcos foi aprovado pelos 3 órgãos de proteção do patrimônio. Após as aprovações foi realizada a prospecção autorizada no fosso do elevador visando ATUALIZAÇÃO DE ILUMINAÇÃO DA a instalação de nova parada no nível PRAÇA DAS ARTES do Salão dos Arcos. Os estudos para 10 elaboração do projeto executivo foram Foram desenvolvidos estudos para atender o Salão de Convivência realizados no mês de setembro. e o vão da Praça com modelos de lâmpadas modernos visando economicidade de energia, tecnologia LED, fluxo luminoso e temperatura cor. O projeto implantado trará mais conforto durante os ensaios da orquestra OER no Salão de Convivência e também para o lazer na área do vão livre. JUNHO

CONSOLIDAÇÃO DO PLANO JULHO DE LIMPEZA, DESINFECÇÃO E 9 DESINSETIZAÇÃO PLD Foram realizados os estudos para a formatação do Plano de Limpeza, Desinfecção e Desintetização e sua SISTEMA DE PREVENÇÃO individualização em relação ao PMP - Plano 11 DE INCÊNDIOS CTP de Manutenção Preventiva. Gerando um documento de maior controle, confiabilidade Foram executadas as primeiras etapas do projeto e registro das informações. de prevenção e combate a incêndio tais como a instalação da central de alarmes, a finalização da instalação dos equipamentos de detecção e alarme dos galpões. As ações trarão maior segurança e deixarão a Central Técnica cada dia mais próxima da obtenção do AVCB.

pg. 63 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 COMPROMISSO COM O PATRIMÔNIO

PROJETO 12 ALMOXARIFADO O novo layout para o almoxarifado de materiais da manutenção predial e arquitetura através de um novo AVANÇO DO PROJETO conceito de organização espacial traz PARA OBTENÇÃO agilidade no processo de retirada de 14 DO AVCB peças pelo setor e na rotina do diária do almoxarife, gerando maior controle Finalizado o memorial para protocolo nos órgãos do estoque e administração dos de preservação do projeto para obtenção do AVCB, produtos. Também foi desenvolvido aprovado no ano anterior pelo CBSP, além do um sistema online para controle de avanço dos projetos de melhorias previstos nesses materiais. documentos. Mais um passo de um importante avanço histórico para a segurança do patrimônio do Theatro Municipal. AGOSTO

RESTAURO DOS 13 VITRAIS TMSP Os vitrais do Theatro Municipal fazem parte do conjunto artístico da ala Nobre do edifício e portanto são elementos de grande RESTAURO destaque. As peças danificadas pela ação do 15 DE MADEIRAS tempo ou que necessitavam de correções de restauros anteriores, foram restauradas Finalização do projeto específico de restauro sendo preservadas suas características e e levantamento de patologias para restauro pinturas artísticas permitindo a plena leitura do das portas de madeiras externas do Theatro conjunto histórico arquitetônico. Municipal. Compondo assim um documento completo de toda a demanda de restauro urgente, a fim de iniciar os trabalhos de conservação necessários, conforme solicitação dos órgãos de preservação.

pg. 64 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 COMPROMISSO COM O PATRIMÔNIO

MODERNIZAÇÃO DOS ELEVADORES 16 DA ALA NOBRE Entrega dos elevadores da ala nobre com os sistemas eletromecânicos atualizados por tecnologia com a cabina de madeira conservada. SUBSTITUIÇÃO DOS TAPETES Importante avanço que oferece 17 DO SAGUÃO maior confiabilidade do funcionamento no atendimento ao Os tapetes do Theatro Municipal de São Paulo público com mobilidade reduzida. compõem e contribuem para o imponente espaço interno. O projeto iniciou com a substituição dos tapetes do saguão e planejamento para reparos, limpeza e manutenção de outros trechos da ala nobre. SETEMBRO

RESTAURO DOS 18 PISOS DE MÁRMORE Com o intuito de reintegrar a composição estética dos pisos de mármore do espaço do Theatro Municipal, foi elaborado o projeto de restauro para os pontos que apresentavam fissuras e avarias resultantes da ação do tempo.

pg. 65 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 COMPROMISSO COM O PATRIMÔNIO

PROJETO DE CHUVEIROS AUTOMÁTICOS 19 (SPRINKLES) Finalização da execução do projeto de sistema de combate a incêndio do Theatro de chuveiros automáticos (sprinkliers). Essa ação amplia e RAMAIS DO PRÉDIO DOS atualiza o sistema conforme a norma 21 CORPOS ARTÍSTICOS e cumpre uma das etapas do projeto para obtenção do AVCB. Ampliação da rede telefônica do Complexo para fornecimento e integração de ramais ao prédio dos Corpos Artísticos. Essa atualização irá trazer agilidade na comunicação do BCSP com os outros setores do Complexo. OUTUBRO

MODERNIZAÇÃO DEZEMBRO ELEVADORES 20 CAMARINS PROJETO DE RESTAURO DO Foram desenvolvidos e TELHADO DE COBRE NO encaminhados para aprovação 22 THEATRO MUNICIPAL nos órgãos de preservação, os projetos para modernização dos Desenvolvimento de projeto de restauro dos elevadores da ala dos Camarins pontos críticos do telhado de cobre do Theatro, do Theatro Municipal. visando sanar infiltrações, realizar melhorias de escoamento de águas pluviais e manter a conservação das estruturas.

pg. 66 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

pg. 67 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 COMUNICAÇÃO/PODCAST

Dando continuidade ao podcast iniciado em 2019, PODCAST contamos com seis episódios apresentados por Ligiana Costa abordando diversos relacionados à ópera, formação musical e os projetos produzidos durante a pandemia.

apresentado por LIGIANA COSTA

pg. 68 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 Cliente: Theatro Municipal de São Paulo Veículo: g1.globo.com Data: 06/04/2020 Página: 01 COMUNICAÇÃO/IMPRENSA Seção: são paulo

IMPRENSA

O Theatro Municipal de São Paulo divulgou nesta segunda-feira (6) um vídeo em que artistas em home office apresentam a 9ª Sinfonia de Beethoven em apoio à campanha “Guerra ao Coronavírus”. https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/04/06/artistas-do-theatro-municipal-de-sp-cantam-etocam-de-casa-a-9a-sinfonia-de-beethoven-contra-O objetivo é chamar atenção para doações à Santa Casa de São Paulo, que o-coronavirus.ghtml opera com limite da sua capacidade devido à pandemia. Os fundos pg. 69 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 Cliente: Theatro Municipal de São Paulo Veículo: oglobo.globo.com Data: 03/06/2020 Página: 02 COMUNICAÇÃO/IMPRENSA Seção: Rio Show

IMPRENSA

No conto "A Biblioteca de Babel", Jorge Luis Borges descreve uma realidade em que o

mundo é constituído por uma biblioteca infindável, abrigando uma infinidade de livros.

Tão essencialmente metafísico, o espetáculo de mesmo nome, criado pela companhia Balé da Cidade de São Paulo, está disponível gratuitamente no canal do Theatro

Municipal no YouTube. A gravação é de uma apresentação da temporada 2019 no palco

do Municipal. Na trama, os corpos são compreendidos como um livro em sua própria

exclusividade, um documento das nossas vidas e existência.

— Descreve o mundo como uma biblioteca gigante — diz o coreógrafo e diretor artístico

da companhia, Ismael Ivo. — Nós, os humanos, estamos incessantemente procurando o livros dos livros, a resposta de todas as indagações humanas.

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/04/06/artistas-do-theatro-municipal-de-sp-cantam-etocam-de-casa-a-9a-sinfonia-de-beethoven-contra-o- coronavirus.ghtml pg. 70 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 Cliente: Theatro Municipal de São Paulo Veículo: oglobo.globo.com Data: 03/06/2020 Página: 02 COMUNICAÇÃO/IMPRENSA Seção: Rio Show

IMPRENSA

No conto "A Biblioteca de Babel", Jorge Luis Borges descreve uma realidade em que o

mundo é constituído por uma biblioteca infindável, abrigando uma infinidade de livros.

Tão essencialmente metafísico, o espetáculo de mesmo nome, criado pela companhia

Balé da Cidade de São Paulo, está disponível gratuitamente no canal do Theatro Municipal no YouTube. A gravação é de uma apresentação da temporada 2019 no palco do Municipal. Na trama, os corpos são compreendidos como um livro em sua própria

exclusividade, um documento das nossas vidas e existência. — Descreve o mundo como uma biblioteca gigante — diz o coreógrafo e diretor artístico

da companhia, Ismael Ivo. — Nós, os humanos, estamos incessantemente procurando o livros dos livros, a resposta de todas as indagações humanas.

https://oglobo.globo.com/rioshow/bale-da-cidade-de-sao-paulo-disponibiliza-na-web-obra-inspiradaem-jorge-luis-borges-com-corpos- confinados-24457469 pg. 71 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 Cliente: Theatro Municipal de São Paulo Veículo: revistatrip.uol.com.br Data: 30/06/2020 COMUNICAÇÃO/IMPRENSA Página: 01 Seção: trip

IMPRENSA

Enquanto permanece fechado por causa da pandemia, o Theatro Municipal de São Paulo democratiza o acesso à arte ao disponibilizar on-line espetáculos, cursos e conversas

Conhecido por suas escadarias de mármore, colunas neoclássicas e salas com pinturas exuberantes, o Theatro Municipal de São Paulo teve que explorar a arquitetura de outro ambiente enquanto se encontra fechado por conta da pandemia do coronavírus: o digital. Com o objetivo de mostrar ao público que a arte continua mesmo durante o isolamento, os conteúdos são divididos essencialmente em áreas que representam três tempos do que é considerado um dos principais pontos turísticos da cidade: o passado, o presente e o futuro.

https://revistatrip.uol.com.br/trip/a-arte-no-municipal-nao-para

pg. 72 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

Cliente: Theatro Municipal de São Paulo Veículo: veja.abril.com.br Data: 21/01/2020 Página: 01 Seção: Entretenimento

COMUNICAÇÃO/IMPRENSA

IMPRENSA

2020 está sendo considerado o “ano Beethoven”. Embora o aniversário de 250 anos do compositor alemão seja comemorado somente no dia 17 de dezembro, as principais orquestras do Brasil e do mundo colocaram as criações do gênio de Bonn no roteiro desse ano. Uma delas é a Orquestra Sinfônica Municipal (São Paulo), que irá interpretar as sinfonias, os concertos, um oratório e a única ópera escrita por Beethoven. Roberto Minczuk, regente titular do conjunto erudito, explica ao Amarelas em Vídeo por que a música do alemão é importante até nos dias de hoje.

https://veja.abril.com.br/videos/paginas-amarelas/roberto-minczuk-beethoven-foi-oprimeiro-heavy-metal/ pg. 73 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 COMUNICAÇÃO

PROGRAMAÇÃO DIGITAL MARÇO – OUTUBRO

QUANTIDADE PROJETO DE VÍDEOS

RESERVA MUNICIPAL 29

ARTE PRESENTE 98

ARTE NÃO PARA 49

EDUCATIVOS/CURSOS 125

pg. 74 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 COMUNICAÇÃO

POSTS EM REDES SOCIAIS JAN-OUT/2020

FACEBOOK INSTAGRAM TWITTER YOUTUBE TOTAL

JANEIRO 33 25 42 4 104

FEVEREIRO 28 29 28 1 86

MARÇO 21 20 22 4 67

ABRIL 27 28 9 11 75

MAIO 42 45 11 8 106

JUNHO 53 57 45 40 195

JULHO 42 51 44 29 166

AGOSTO 35 45 47 44 171

SETEMBRO 46 48 52 29 175

OUTUBRO 34 36 45 27 142

TOTAL 361 384 345 197 1,287

O THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO ALCANÇOU UM TOTAL DE

1287 POSTS!

pg. 75 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 COMUNICAÇÃO

YOUTUBE CRESCIMENTO

ANO novos inscritos crescimento 2018 702 -

2019 864 23%

2020 (ATÉ OUTUBRO) 13,600 1474%

CRESCIMENTO DE

1474% ATÉ OUTUBRO DE 2020 pg. 76 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 COMUNICAÇÃO

PESQUISA NPS 2020

100 ZONA DE EXCELÊNCIA 75 ZONA DE QUALIDADE 50

25 74

0

-25

-50 COM A SUSPENSÃO DA PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL -75 DEVIDO À PANDEMIA, A

-100 PESQUISA NPS OCORREU ENTRE FEVEREIRO E MARÇO. DE QUALQUER FORMA, GARANTIMOS BOA PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO E BONS RESULTADOS DE SATISFAÇÃO. FECHAMOS OS RESULTADOS NO MÊS DE MARÇO COM 1.088 RESPOSTAS E NOTA 74.

pg. 77 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 COMUNICAÇÃO

RESULTADOS DO ANO

APRESENTAÇÕES REALIZADAS 25 PÚBLICO DAS APRESENTAÇÕES 24.289 % OCUPAÇÃO 79,8% VISITAS EDUCATIVAS 431 PÚBLICO DE VISITAS EDUCATIVAS 9.013

pg. 78 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 GESTÃO E DESEMPENHO

GESTÃO E DESEMPENHO

pg. 79 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 GESTÃO E DESEMPENHO

QUADRO DE INDICADORES 2020 APÓS 3º ADITAMENTO

ÁREA TEMÁTICA meta resultado status até dez 2020

ÓPERAS

Quantidade de óperas (apresentações) 35 - NÃO INICIADA Quantidade de operas - apresentações (CONDICIONADA A CAPTAÇÃO 1 - NÃO INICIADA ESPECIFICA)

Percentual de ingressos gratuitos 20% -% NÃO INICIADA

Percentual de ocupação do público na sala 75% -% NÃO INICIADA

Nota Net Promote Score (NPS) de satisfação 65 - NÃO INICIADA

Quantidade de apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal no Complexo 60 4 NÃO ATINGIDA Theatro Municipal

Quantidade de apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal fora do 4 1 NÃO ATINGIDA Complexo Theatro Municipal

Percentual de ingressos gratuitos 20% 52,6% CUMPRIDA

Percentual de ocupação do público nas apresentações 70% 72,9% CUMPRIDA

Nota Net Promote Score (NPS) 65 84 CUMPRIDA Avaliação de qualidade profissional – realizar avaliação anual dos músicos, podendo ser públicas ou privadas, de forma a verificar a manutenção do alto 1 1 CUMPRIDA nível de qualidade profissional (um relatório de avaliação ao ano)

pg. 80 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 GESTÃO E DESEMPENHO

ÁREA TEMÁTICA resultado meta até dez 2020 status

BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO Quantidade de apresentações do Balé da Cidade de São Paulo no Complexo 24 6 NÃO ATINGIDA Theatro Municipal Quantidade de apresentações do Balé da Cidade de São Paulo fora do 6 1 NÃO ATINGIDA Complexo Theatro Municipal

Percentual de ingressos gratuitos para formação de público 20% 36,7% CUMPRIDA

Percentual de ocupação do público nas apresentações 70% 72,9% CUMPRIDA

Nota Net Promote Score (NPS) 65 63 NÃO ATINGIDA Avaliação de qualidade profissional – realizar avaliação anual dos músicos, podendo ser públicas ou privadas, de forma a verificar a manutenção do alto 1 1 CUMPRIDA nível de qualidade profissional (um relatório de avaliação ao ano)

CORO LÍRICO MUNICIPAL DE SÃO PAULO Quantidade de apresentações do Coro Lírico Municipal de São Paulo no 28 - NÃO INICIADA Complexo Theatro Municipal Quantidade de apresentações do Coro Lírico Municipal de São Paulo fora do 4 1 NÃO ATINGIDA Complexo Theatro Municipal

Percentual de ingressos gratuitos para formação de público 20% -% NÃO INICIADA

Percentual de ocupação do público nas apresentações 60% -% NÃO INICIADA

Nota Net Promote Score (NPS) 65 - NÃO INICIADA Avaliação de qualidade profissional – realizar avaliação anual dos músicos, podendo ser públicas ou privadas, de forma a verificar a manutenção do alto 1 1 CUMPRIDA nível de qualidade profissional (um relatório de avaliação ao ano)

pg. 81 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 GESTÃO E DESEMPENHO

ÁREA TEMÁTICA resultado meta até dez 2020 status

CORAL PAULISTANO Quantidade de apresentações do Coral Paulistano no Complexo Theatro 22 2 NÃO ATINGIDA Municipal Quantidade de apresentações do Coral Paulistano fora do Complexo Theatro 5 1 NÃO ATINGIDA Municipal

Percentual de ingressos gratuitos para formação de público 20% 32,4% CUMPRIDA

Percentual de ocupação do público nas apresentações 60% 70,5% CUMPRIDA

Nota Net Promote Score (NPS) 65 86 CUMPRIDA Avaliação de qualidade profissional – realizar avaliação anual dos músicos, podendo ser públicas ou privadas, de forma a verificar a manutenção do alto 1 1 CUMPRIDA nível de qualidade profissional (um relatório de avaliação ao ano)

QUARTETO DE CORDAS DA CIDADE DE SÃO PAULO

Quantidade de apresentações do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo 16 - NÃO INICIADA

Quantidade de apresentações em outros espaços 4 - NÃO INICIADA

Percentual de ingressos gratuitos para formação de público 20% -% NÃO INICIADA

Percentual de ocupação do público nas apresentações 70% -% NÃO INICIADA

Nota Net Promote Score (NPS) 65 - NÃO INICIADA Avaliação de qualidade profissional – realizar avaliação anual dos músicos, podendo ser públicas ou privadas, de forma a verificar a manutenção do alto 1 1 CUMPRIDA nível de qualidade profissional (um relatório de avaliação ao ano)

pg. 82 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 GESTÃO E DESEMPENHO

ÁREA TEMÁTICA resultado meta até dez 2020 status

ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO Quantidade de apresentações da Orquestra Experimental de Repertório no 20 2 NÃO ATINGIDA Complexo Theatro Municipal Quantidade de apresentações da Orquestra Experimental de Repertório fora do 2 0 NÃO ATINGIDA Complexo Theatro Municipal

Percentual de ingressos gratuitos para formação de público 20% 64,9% CUMPRIDA

Percentual de ocupação do público nas apresentações 60% 80,8% CUMPRIDA

Nota Net Promote Score (NPS) 65 85 CUMPRIDA

PRAÇA DAS ARTES Quantidade de apresentações não onerosas nos espaços da Praça das Artes, 20 1 NÃO ATINGIDA relacionados à programação artística.

ESPECIAIS Quantidade de apresentações em projetos educativos, especiais e parceiros, no 24 8 NÃO ATINGIDA Complexo Theatro Municipal, relacionados a programação artística.

EDUCATIVO

Número de visitas educativas realizadas 1,270 431 CUMPRIDA/ NÃO CUMPRIDA

Quantidade de público nas visitas educativas 28,000 9,013 CUMPRIDA/ NÃO CUMPRIDA

COMUNICAÇÃO E IMPRENSA

Número de visitas educativas realizadas 1.270 431 NÃO ATINGIDA

Quantidade de público nas visitas educativas 28.000 9.013 NÃO ATINGIDA

CAPTAÇÃO DE RECURSOS % de captação (receitas operacionais, outras receitas não incentivadas e recursos 2,00% 4,50% CUMPRIDA incentivados) / total do instrumento de parceria.

pg. 83 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 GESTÃO E DESEMPENHO

ÁREA TEMÁTICA resultado meta até dez 2020 status

CAPTAÇÃO DE RECURSOS Quantidade de produções do acervo de disponibilizadas em vídeo completo 13 15 Cumprida Quantidade de produções do acervo de óperas disponibilizadas em vídeo 3 3 Cumprida completo Quantidade de produções do acervo da Orquestra Sinfônica Municipal 7 11 Cumprida disponibilizadas em vídeo completo Quantidade de produções do acervo do Balé da Cidade de São Paulo 1 1 Cumprida disponibilizadas em vídeo completo Quantidade de produções do acervo do Coro Lírico disponibilizadas em vídeo 2 6 Cumprida completo Quantidade de produções do acervo do Coral Paulistano disponibilizadas em 4 6 Cumprida vídeo completo Quantidade de produções do acervo do Quarteto de Cordas da Cidade de São 1 1 Cumprida Paulo disponibilizadas em vídeo completo Quantidade de produções do acervo da Orquestra Experimental de Repertório 2 2 Cumprida disponibilizadas em vídeo completo Quantidade de produções artísticas exclusivas para meios digitais 41 117 Cumprida Quantidade de produções artísticas exclusivas para meios digitais - Orquestra 24 57 Cumprida Sinfônica Municipal Quantidade de produções artísticas exclusivas para meios digitais - Balé da 10 36 Cumprida Cidade de São Paulo Quantidade de produções artísticas exclusivas para meios digitais - Coro Lírico 2 14 Cumprida Quantidade de produções artísticas exclusivas para meios digitais - Coral 1 5 Cumprida Paulistano Quantidade de produções artísticas exclusivas para meios digitais - Quarteto de 9 19 Cumprida Cordas da Cidade de São Paulo Quantidade de produções artísticas exclusivas para meios digitais - Orquestra 2 11 Cumprida Experimental de Repertório Quantidade de produções de conteúdo disponibilizadas ao público [educativo- 57 88 Cumprida pedagógico-formação] - música, dança e formação técnica Quantidade de produções de conteúdo para pesquisa [pesquisa-interno] - 20 35 Cumprida musica, dança e formação técnica pg. 84 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 GESTÃO E DESEMPENHO

ÁREA TEMÁTICA resultado meta até dez 2020 status

COMUNICAÇÃO E IMPRENSA (DIGITAL)

Posts no Instagram, Facebook e Twitter 340 704 CUMPRIDA

Interações no Instagram, Facebook e Twitter 60.000 145.927 CUMPRIDA

Visualizações no Site do Theatro Municipal de São Paulo 36.000 87.486 CUMPRIDA

Minutagem de vídeos de Acervo disponibilizados no YouTube 1.170 1.477 CUMPRIDA

Minutagem de vídeos de novas produções disponibilizados no YouTube 65 954 CUMPRIDA

Visualizações no YouTube 150.000 360.889 CUMPRIDA

pg. 85 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 GESTÃO E DESEMPENHO

CONSELHO ADMINISTRATIVO ORGANOGRAMA

DIRETOR-PRESIDENTE

DIRETORIA DE DIRETORIA OPERAÇÕES E FINANÇAS ARTÍSTICA

GESTÃO RECURSOS PRODUÇÃO FIGURINO CORPORATIVA HUMANOS

RELAÇÕES JURÍDICO MUSICOTECA CENOTÉCNICA INSTITUCIONAIS

DIREÇÃO DE COMUNICAÇÃO CONTRATOS ILUMINAÇÃO PALCO

FINANÇAS E COMPLIANCE OSM SONORIZAÇÃO CONTROLADORIA

PLANEJAMENTO E CORO EDUCATIVO PROJETOS LÍRICO

INFRAESTRUTURA E PARCERIAS E CORAL PATRIMÔNIO NEGÓCIOS EVENTOS PAULISTANO

ATENDIMENTO AO BALÉ DA ALMOXARIFADO PÚBLICO CIDADE

QUARTETO DE COMPRAS CORDAS

BILHETERIA ASSINATURAS

86 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 GESTÃO E DESEMPENHO

FINANÇAS OS VALORES DESTA TEMPORADA

CAPTAÇÃO R$ 1.717.374,00 PATROCÍNIOS R$ 677.774,00 PARCERIAS

pg. 87 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 GESTÃO E DESEMPENHO

RECEITAS

REPASSE DO TERMO R$ 82.867.817,00 94.67%

RECEITAS OPERACIONAIS R$ 2.477.959,00 2.83%

RENDIMENTOS DE APLICAÇÕES FINANCEIRAS R$ 463.473,00 0.53%

RECURSOS INCENTIVADOS R$ 1.717.374,00 1.96%

ARRECADAÇÕES SEM INCENTIVO R$ 6.385,00 0.01%

94,64% TOTAL R$ 87.533.008,00 R$ 55,482,712.49

TERMO DE PLANO DESPESAS TOTAL COLABORAÇÃO ANUAL

DESPESAS COM PESSOAL R$ 67.158.982,86 R$ - R$ 67.158.982,86

DESPESAS ADMINISTRATIVAS R$ 4.934.290,28 R$ 145.750,14 R$ 5.080.040,42

DESPESAS COM COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL R$ 403.982,69 R$ - R$ 403.982,69

DESPESAS COM OPERAÇÃO E MANUTENÇÕES R$ 11.105.956,94 R$ 259.120,42 R$ 11.365.077,36

DESPESAS COM PRODUÇÃO E PROGRAMAÇÃO R$ 2.194.363,37 R$ 1.327.875,12 R$ 3.522.238,49

TOTAL R$ 85.797.576,14 R$ 1.732.745,68 R$ 87.530.321,82

pg. 88 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 GESTÃO E DESEMPENHO

NOSSOS PARCEIROS 2020

PATROCÍNIO DOADOR

PARCEIROS

Pantone 288c CMY

APOIO CULTURAL

pg. 89 RELATÓRIO DE GESTÃO 2020 GESTÃO E DESEMPENHO

EXPEDIENTE E COLABORADORES

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL (OSM) CONSELHO DO INSTITUTO ODEON EQUIPE THEATRO MUNICIPAL REGENTE TITULAR DE SÃO PAULO Roberto Minczuk CONSELHEIROS REGENTE ASSISTENTE Bruno Ramos Pereira DIRETOR ARTÍSTICO Alessandro Sangiorgi Hugo Possolo Éder Sá Alves Campos (presidente) CORO LÍRICO Edmundo de Novaes Gomes DIRETOR DE OPERAÇÕES E FINANÇAS REGENTE TITULAR Emília Andrade Paiva Jimmy Keller Mario Valério Zaccaro Flavio Alcoforado REGENTE ASSISTENTE Iran Almeida Pordeus GERENTE DE COMUNICAÇÃO Sergio Wernec Junior Juliana Machado Cardoso Matoso Roberto Soares Borges Mônica Moreira Esteves Bernardi (Conselho CORAL PAULISTANO Fiscal) GERENTE DE PRODUÇÃO REGENTE TITULAR Regiane Miciano Naomi Munakata Raul Borelli REGENTE TITULAR (interinamente) Renato Beschizza GERENTE FINANCEIRO Maíra de Barros Ferreira Justino Enedino dos Santos Filho GERENTE DE CORO Valdemir Aparecido da Silva GERENTE DE MUSICOTECA Maria Elisa Peretti Pasqualini (Milly) BALÉ DA CIDADE DIRETOR ARTÍSTICO BALÉ GERENTE DE GESTÃO CORPORATIVA Ismael Ivo Eduardo José Pinto GESTOR ASSISTENTE DE DIRETORIA Fábio Mazzoni

ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO REGENTE Jamil Maluf REGENTE ASSISTENTE Guilherme Rocha GESTÃO E DESEMPENHO

COLABORADORES Visockas Costa, Priscila Teixeira Campos, Alvarazi Moraes, Leonardo Amadeo Pace, Rafael Bion Loro, Rafael Fróes Martins, Raiff Lidia Schaffer, Lígia Silveira Monteiro Borges, ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL Dantas Barreto, Raphael Campos da Paixão, Luciano Goes Silveira, Ludimila de Carvalho Abrahão Lindson Granjense de Lima Saraiva, Renan Dias Mendes, Renato Marins Yokota, Moraes, Luiz Antonio Doné, Magda Paino Adriana Schincariol Vercellino, Adriano Costa Renato Santos Perez Y Perez, Ricardo Pace, Mara Dalva de Alvarenga, Marcello Chaves, Adriano José de Mello, Alberto Mota Bem Haja da Fonseca, Roberta Lizandra Vannucci, Márcia da Silva Santos Costa, Marcio Kanji, Alejandro Andrés Aldana, Alexandre Marcinkowski, Roberto Faria Lopes, Rodolfo Marangon Martins, Marcos Aragoni, Marcos Fontainha Ficarelli, Alexandre Pinatto de Meira Hatakeyama, Rodrigo Yugi Nagamori, Ribeiro da Silva Carvalho, Margarete Cristina Moura, Alexandre Zappelini De León, Rogério Carvalho Martinez, Sanderson Cortez Loureiro, Maria Angelica Nunes Feital, Maria Anderson Brenner, Andre Fontainha Ficarelli, Paz, Silvio Augusto Catto Ribeiro, Simone Antonieta Bastos Soares, Maria Clarice Lima André Luccas, André Teruo Yamaoka Rosalem, Hitomi Hozawa, Taís Maria de Moura Gomes, Rodrigues, Maria Elisabeth Ratzersdorf, Maria Andréa Cristina Vilella, Andréa de Araújo Teresa Joana Catto Ribeiro, Thiago Ariel José da Silveira (Maria Favoíni), Maria Luisa Campos, Brian Christopher Fountain, Bruno Moreira, Thiago Ricardo de Araújo, Thiago Breda de Figueiredo (Marilu Figueiredo), Costa de Luna Cardoso, Camila Barrientos Soares Lamattina, Tiago Francisco Naguel, Marivone Pereira Caetano, Marizilda Hein Ossio, Carlos Marcelo Nogueira Barboza, Tiago Vieira Rocha, Ugo Minoru Fonda Ribeiro, Marta Dalila Mauler, Matheus França Carlos Nunes dos Santos Junior, César Simão Kageyama, Vagner Rebouças da Silva, Vinicius Oliveira, Miguel Csuzlinovics, Miguel Geraldo de Sousa, Daniel de Souza Filho, Danilo Frate Paranhos, Walter Müller e Wellington Santos Junior (Miguel Geraldi), Milena Swiuk Augusto Valle, Diogo Maia Santos, Djavan Rebouças Guimarães Cruz Tarasiuk, Monica Marangon Martins, Monique Caetano Alexandrino dos Santos, Domingos da Costa Rodrigues, Orlando Marcos Batista Iunes Elias, Edgar Montes Leite, Eduardo CORO LÍRICO da Silva, Paulo Araujo Chamié de Queiroz, Cordeiro dos Santos Junior, Eduardo Machado Adriana Magalhães, Alessandro Bean Gismano, Rafael Novello da Silva (Rafael Leoni), Rafael de Brito Nascimento, Eduardo Pontes Madeira, Alex Flôres de Souza, Alexandre Bialecki, Ana Tomás Misquita Pereira, Renato Tenreiro Kina, Eric Gomes da Silva, Eric Schafer Licciardi, Carolina Moojen Sant’Anna, Antonio Carlos Rita de Cássia Marques e Silva Polistchuk, Evelyn de Almeida Carmo, Fabian Nogueira Queiroz Britto, Ary Alves de Souza Lima Junior, Roberta Guimarães Faury Schiavo, Roberto Pita Figueiredo, Fabio Giaretta Chamma, Fabio Berenice Barreira, Bruno Silva Farias, Carla Fabel Braga, Rogerio Luiz Nunes Guedes, Lombardi Brucoli, Facundo Javier Cantero, Carolina Souza Campinas Ferreira, Caroline Rosana Kaminskas Barakat, Rúben de Oliveira, Fernando Augusto Guimarães, Fernando De Comi Ribeiro da Silva De Bonis, Caroline Rubens Tenorio Medina de Albuquerque, Henrique Travassos da Rosa, Francisco José Jadach Oliveira Lima Fujita, Celeste Aparecida Sandra Mara de Paula Felix, Sandro Luís Ayres Zagatto Krug, Gabriel Cardoso Vieira, Moraes do Carmo, Cláudia Muniz Arcos, Bodilon, Sebastião Soares Teixeira, Sergio Heitor Hideo Fujinami, Helena Piccazio Cláudia Neves Pinto, Claudio Antonio Silva Macêdo Sagica, Sérgio Righini, Thais Vieira Ornelas, Hugo Ksenhuk, Jean Arthur Medeiros Guimarães, Davi Marcio Gomes Marcondes Gregório, Valter Celestino Felipe (Walter da Silva, Jennifer Kathryn Campbell, Jéssica (David Marcondes), Dimas Luiz do Carmo, Fawcett), Valter Estefano Mesquita e Vera Camille Wyatt, Joel Silva de Souza, John Walter Diógenes Gomes da Silva, Eduardo Paniza, Maria Ritter Spindler, Lianna Elizabeth Dugan, Liliana Eduardo Pinho Camargo Barbosa, Eduardo Chiriac, Luiz Alberto da Cruz, Luiz Ricardo Roberto Bicudo Trindade, Eduardo Simões de CORAL PAULISTANO Serralheiro, Magno Bissoli Siqueira, Marcelo Góes, Elaine Christina Paim Uchôa Martorano, Ademir da Costa Silva, Adriana de Oliveira Vieira de Camargo, Marcia Regina Fernandes Elaine Morais de Oliveira Latuf, Elayne Caser, Clis Mamone, Ana Flávia Garcia da Costa, Costa, Marcos Antonio Motta, Marcos Fokin, Erika Mendes Belmonte (Zuzu Belmonte), Andréia Cristina de Abreu, Aymée Elisa Marcos Mincov Barbero, Maria Cecília Moita, Fernando de Castro Ferreira, Flávia Rosana Alcântara Ferreira Wentz, Dênia Beatriz Maria Cristina Poles, Maria Fernanda Zagatto Medeiros de Campos, Gilmar de Oliveira Oliveira Campos, Eliane Vieira de Aquino Krüg de Arruda Ribeiro, Mariana Amaral dos Ayres, Graziela Sanches Nunes, Guilherme Zwar, Fabio Roberto Diniz Ferreira, Francisco Santos, Mariana Catherine Bonzanini, Marim Pires Rosa, Heloísa Rodrigues de Mello Xavier da Silva, Gilzane Castellan de Almeida, Alves Meira, Marta Maria Vidigal Barbosa de Junqueira, Hildomar Oliveira dos Santos Silva Hye Kyung Hong Kim, Indhyra Gonfio Almeida, Martin Tuksa, Matthew James Taylor, (Mar Oliveira), Huang Shu Ying Chen (Sarah Barboza, Jan Szot, João André Blasio, Jose Mauro Lombardi Brucoli, Miguel Marcos Chen), Jacy Guarany Cunha Santos, Jang Ho Fernando de Mattos, José Helder de Almeida Dombrowski, Mizael José da Silva Junior, joo, José Jessé Vieira, Joung Keun Lee (Daniel Savir, José Maria Pereira Cardoso Filho, Moisés Ferreira dos Santos, Oxana Dragos, Lee), Joyce Santana Tripiciano de Souza, Josue Alves Gomes, Katia Novaes Rocha, Pablo Zappelini de León, Paola Baron, Paulo Juliana Bicalho Campos Valadares, Juliana de Larissa Lacerda de Oliveira e Souza, Lucia Calligopoulos, Pedro Henrique de Oliveira Carvalho Starling, Keila de Moraes, Laryssa Mesanelli Peterlevitz Stopiglia, Luciana de GESTÃO E DESEMPENHO

Aguiar Crepaldi, Marcelo Augusto Ramos Victor Hugo Gastão Vila Nova, Victoria da Silva, Igor Mota Paula, Isabel Rodrigues Santos, Marcio Soares Bassous, Marcus Martins Oggiam, Wayne Lourayne Costa de Martins, Ivaildo Bezerra Lopes, Ivo Barreto Vinicius Moura Loureiro, Maria Regina Tavares Souza, Wirley Maria Sampaio Francini (Beatriz de Souza, Jalmir Amorim da Conceição, Lucatto, Marly Jaquiel, Narilane Camacho Francini) e Yasser Alejandro Diaz Guillen Jaqueline Alves Santana, Jonas Pereira Silva, Nelson Fernando de Jesus Campacci Soares, Katia Pereira de Souza Sampaio, (Fernando Grecco), Paulo Vinícius Rocha Vaz, QUARTETO DE CORDAS Letícia Rolim Cabral, Lindinalva Margarida Pedro Razzante Vaccari, Raquel Manoel de Marcelo Jaffe, Betina Clara Stegmann, Nelson Celestino Cicero, Luiz Carlos Lemes, Manuel Castro, Renato Carlos Nogueira Figueiredo, Antonio Seron Rios e Rafael Cesario Oliveira Lucas de Sousa Conceição, Marcelo Luiz Ricardo Neiva Iozi, Rosana Civile, Rosemeire Frosino, Maria Aparecida de Mello, Maria Moreira, Samira da Silva Hassan, Samira Kalil MUSICOTECA Auxiliadora de Souza Gonçalves de Oliveira, Rahal, Silvana de Nazare Monteiro Ferreira, Ariel Laise de Oliveira, Cassio Mendes Antas, Maria de Fátima da Silva Souza, Maria Gabriel Sira Maria Milani, Taiane Ferreira Gomes Jonatas dos Santos Ribeiro, Karen Feldman, Martins, Matheus Alves Tomé, Nizinho Deivid Santos, Tânia Batista Viana, Thiago Rocha Milton Tadashi Nakamoto, Raissa Naiara Zopelaro, Odilon dos Santos Motta, Olavo Palomares (Thiago Montenegro), Vanessa Encinas, Roberto Dorigatti, Rodrigo Padovan Cadorini Cardoso, Oliver Silva Kill, Paulo Mello de Sousa, Vera Barbosa Platt, Vicente Grassmann Ferreira e Thiago Ribeiro Francisco Broda, Paulo Henrique São Bento, Paulo Fernandes de Sampaio Junior e Yuri de Lima Mafrense de Sousa, Paulo Miguel de Sousa e Souza DIRETORIA ARTÍSTICA Filho, Pedro Paulo Barreto de Souza, Peter Isabela Pulfer Luciano, João Carlos Malatian e Silva Mendes de Oliveira, Rafael de Sá de BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO Luiz Eduardo Coradazzi Nardi Veloso, Regiane Ferreira de Alencar Alessander de Oliveira Rodrigues, Aline Silva Bierrenbach, Renato de Freitas Pereira, Rhuan Machado (Alyne Mach), Ana Beatriz Nunes PRODUÇÃO Lima de Souza Cavalcante, Robson de Moura de Lima, André Vinícius de Lima Gonçalves, Andreza Carneiro de Andrade, Ernandes Barros, Rodrigo Campos de Oliveira Correa, Antonio Adilson Carvalho Junior, Ariany Neres Dias Bottosso, Felipe Augusto da Costa, Ronaldo Batista dos Santos, Sandra Satomi Damaso Vidal, Bruno de Almeida Gregório, Gabriela Pereira Ayer de Oliveira, Joel Morais Yamamoto, Sérgio Augusto de Souza, Sergio Bruno Eduardo Rodrigues Silva, Camila de da Silva, Jonathan Boettcher de Paula, Luiz Luis Ferreira, Sibila Gomes dos Santos, Sonia Oliveira Ribeiro, Carolina Franco Cavalheiro, Alex Tasso, Maíra Andrade Scarello, Marina Regina Ruberti Resende, Stella Politti, Suely Carolina Martinelli Flores, Cleber Fantinatti, Perin, Marina da Costa Jurado, Nathália de Guimarães Sousa, Tatiane Fátima Müller, Erika Ishimaru, Eunice Barros Baia, Fabiana Morais Costa, Rosa Maria Salgado Casalli, Thauana Garcia Renardi, Ubiratan da Silva Luzia Silva Ikehara, Fabiana Vieira Rezende, Rosana Taketomi de Araujo, Rosangela Reis Nunes, Uiller Ulisses Silva, Valeria Regina Fabio Pinheiro, Fernanda Bueno da Silva, Longhi e Yara Cristina Ferrauto Lovato, Vitor Siqueira Pedro, Walamis Santos Fernando de Brito Machado, Grécia Catarina Silva, Wellington Cardoso Silva, Wilian Danieli Gonçalves da Costa Santos, Gustavo Igor CENTRAL TÉCNICA DE PRODUÇÃO Perosso e Yuri Radtke Colossale Henrique da Silva, Harrison Luis Gavioli Adalberto Alves de Souza, Alex Sandro de Lara (Harrison Galvar), Isabela Maylart, Nunes Pinheiro, Alexandre Greganyck, Alzira INFRAESTRUTURA E PATRIMÔNIO Jéssica Fadul Machado Rossini, Jose Hilton Campiolo da Silva, Amanda Tolentino de Bárbara Morais Affonso, Beatriz Helena Vicino de Oliveira Junior, Leandro dos Santos Araujo, André de Oliveira Mutton, Andre dos Santos, Carolina Ricardo, Fernanda do Val Lima, Leonardo da Conceição Silveira, Moro Silva, Andre Vitor de Andrade, Anibal Amorim, Gustavo dos Anjos da Silva, Gustavo Leonardo Hoehne Peres Polato, Leonardo Marques, Antonia Cardoso da Fonseca, Bruno Fioretto Torres, Helena Duarte Lozano, Magalhães Muniz, Liliane Alexandra de Lopes Siqueira dos Santos, Bruno Vieira Dias, Jhennifer Alexandra de Aguiar Souza, João Oliveira Lima (Liliane Benevento), Luiz Cesar Carlos Roberto Avila, Daniel Botelho, Diogo Pedro de Goes Moura, Jonathas Rodrigues Pinheiro de Oliveira, Luiz Felipe Valente de Paula Ribeiro, Edgar Caetano dos Santos, de Oliveira, Leonardo Ribeiro Silva, Letícia Crepaldi, Manuel Rodrigues Gomes Júnior, Edilson da Silva Quina, Edival Dias, Emiliano de Moura, Magno Wagner Oliveira Masseno, Marcel Anselmé Lima, Marcio José do Brescacin, Ermelindo Terribele Sobrinho, Mateus Costa do Nascimento, Mauricio Nascimento Filho, Marina Andrade Giunti, Evellyn de Souza Candido, Everton Davida Souza da Silva, Mayara Alves da Silva, Monica Marisa Bucoff, Raimundo Afonso Almeida Candido, Fernando Miranda Azambuja, Aparecida da Silva, Pamela Marques dos Costa, Rebeca Ferreira Christo, Renata Gabriel Barone Ramos, Geralda Cristina Santos Silva, Romario de Oliveir Santos, Alves Barreto Bardazzi Gonçalves, Renee França da Conceição, Guilherme Furtado Rosimeire Ribeiro Gomes, Stefan Salej Gomes, Weinstrof, Roberta Martins Botta Paciullo, Mantelatto, Helen Ferla Lopes, Igor Augusto Thaynan Wesley Trindade Vasconcelos, Sueli Matsuzaki, Uatila Borges Coutinho, Ferreira de Oliveira, Igor Henrique Almeida Victoria Pires de Souza e Yudji Alessander Otta GESTÃO E DESEMPENHO

Mestriner, Marivanda Batista Cerqueira e Yara COMUNICAÇÃO Maria da Silva Anna Vitoria Oliveira Fernandes, Beatriz de Castro Ramos, Estevan Danielli Pelli Fonseca FINANÇAS E CONTROLADORIA de Oliveira, Fabiana Stigliani de Lavor, Isabela Aline de Andrade Nepomuceno Barbosa, Ana Fantini Guasco, Isabela Marinara Dias, Larissa Caroline Gomes de Azevedo, Beatriz Avelar de Lima da Paz, Luana da Silva Pinheiro, Rafael Brito, Haroldo dos Santos Mendes, Igor Silva Souza Gomes Bernardo, Taynara da Silva Rodrigues, Jéssica Brito Oliveira, João Vithor Carmo, Vanessa Régia Beltrão Rabêlo e Alves Feitosa Pianco, Luis Felipe de Almeida e Wendell Costa Flor Cabral Silva, Marcio Shoiti Ito, Maria Eugênia Melo de Carvalho, Thayná de Freitas Braga e Vinícius da ATENDIMENTO AO PÚBLICO Silva Mulatinho Endely Giglio Totolo, Erick de Souza Rodrigues, Kleber Roldan de Araujo, Monica RECURSOS HUMANOS de Souza, Renata Raíssa Pirra Garducci, Anna Carolina Nascimento Teixeira da Silva, Rosimeire Pontes Carvalho, Thiago da Silva Fernanda Raphael Malta, Guilherme Galdino Reis, Vitoria Terlesqui de Paula e Walmir Silva Borges, Marlene Bahia dos Santos, Monik do Nascimento Silva Negreiros, Renata Aparecida Barbosa de Sousa e Vitoria Fernanda do Carmo Leite EDUCATIVO Adriana Marto Braz, Beatriz Matos Ribeiro, PROJETOS E CONFORMIDADES/ Esther Lisboa da Silva, Geovanna Gabriela COMPLIANCE Siqueira, Igor Antunes Silva, Ingrid da Silva dos Aline Rocha do Carmo, André Koji Shimada, Santos, Jonathan Luiz Ferreira, Kedma Encinas Douglas Herval Ponso, Esdras dos Santos Almeida, Luciana de Souza Bernardo, Luis Silva, Marisa Bueno e Souza, Milena Lorana Henrique Avila da Conceição, Luiz Augusto da Cruz Santos, Rafael de Araujo Oliveira e Soares Pereira da Silva, Marcella Relli, Mateus Thamirys Guimarães da Silva Masakichi Yamaguchi, Renan Garriga Kawaguti e Rodrigo Alves de Jesus DIRETORIA EXECUTIVA Daiana da Silva Bastos e Walter Gentil de ALMOXARIFADO Oliveira Filho Lucas da Silva Lopes e Raimundo Nonato Bezerra PARCERIAS E NEGÓCIOS Alice Barbosa de Assis, Beatriz Alves BILHETERIA Negreiros, Damaris Alves Oliveira Cristo, Bruna Celerino de Medeiros, Claudiana de Giovanna Campelo, Juliana do Amaral Torres, Melo Sousa, Gustavo Gonçalves Ferreira da Luis Henrique Santos de Souza, Rita Pimentel Silva, Jorge Rodrigo dos Santos, Maria do Thomazi, Suzana dos Santos Barbosa e Taís Socorro Lima da Silva, Matheus Silva Oliveira, dos Santos Silva COMPRAS E LOGÍSTICA, Fernando Marques Arão, Jeferson Rocha de Lima, Leandro Ribeiro Cunha, Priscila Pinheiro Santos, Raphael Teixeira Lemos, Roberto Takao Honda Stancati e Thauana Moura Santos

CONTRATOS | JURÍDICO Eduardo de Oliveira Saraiva, Guilherme Hess de Souza, Iris Ariany Barbosa Rodrigues, Laura Lourenço de Oliveira, Marina Vitalina EXPEDIENTE DO RELATÓRIO

COORDENAÇÃO EDITORIAL Departamento de Planejamento e Projetos

CONTEÚDO E TEXTO Departamento Artístico, Comunicação, Educativo, Financeiro, Infraestrutura e Patrimônio, Parcerias, Planejamento e Projetos e Recursos Humanos

PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO Comunicação

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020