Indicação - 4hs1522t

Estado de Assembleia Legislativa

Despacho NP: 4hs1522t SECRETARIA DE SERVIÇOS LEGISLATIVOS 23/02/2021 Indicação nº 1315/2021 Protocolo nº 1892/2021

Autor: Dep. Silvio Fávero

INDICO ao Ilustríssimo Senhor Secretário Estadual de Segurança Pública, com cópia ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, a necessidade de ampliar o efetivo de Escrivães e Investigadores de Polícia Civil para atender as unidades que compõem a Delegacia Regional do município de Sinop – MT.

Com fulcro no Art. 160, II, do Regimento Interno desta Casa de Leis, após a manifestação favorável do Soberano Plenário, solicito o envio deste expediente legislativo às autoridades supracitadas, por meio do qual aponto e INDICO a necessidade de ampliar o efetivo de Escrivães e Investigadores de Polícia Civil para atender as unidades que compõem a Delegacia Regional de Sinop – MT.

JUSTIFICATIVA

Trata-se de Proposição Legislativa, na modalidade de Indicação, que tem por fundamento apontar ao Poder Executivo Estadual a necessidade de ampliar o efetivo de Escrivães e Investigadores de Polícia Civil para atender as unidades que compõem a Delegacia Regional de Sinop – MT.

A demanda, ora apresentada, foi levantada durante a visita da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da AL/MT na Regional de Sinop – MT, onde se constatou que: A Regional da PJC - Polícia Judiciária Civil do Estado do Mato Grosso em Sinop é responsável por atender 12 municípios e 01 Distrito; quais sejam: Sinop (Delegacia Municipal, Delegacia Especializada de Roubos e Furtos, Delegacia Defesa da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso), Vera, , Nova Ubiratã, Feliz Natal, Cláudia, União do Sul, Itanhangá, , Novo Horizonte, , e Distrito de Boa Esperança do Norte.

Observa-se que a Regional de Sinop é responsável por uma extensa área territorial, mais 61.000 km² e uma população de mais de 320.000 habitantes; tais fatores elevam o número de demandas em todas as unidades da PJC-MT.

Ocorre que, em todas as delegacias desses municípios há um déficit no efetivo de escrivães e investigadores

1 Indicação - 4hs1522t

Estado de Mato Grosso Assembleia Legislativa

de polícia.

Destacamos as Delegacias de Feliz Natal e Nova Ubiratã que se encontram sem escrivães e Outras contam com apenas 01 escrivão como Cláudia e Vera, já a Delegacia Regional possui em seu quadro apenas 06 investigadores e 02 escrivães para atender todos os municípios. Notadamente esse quantitativo insuficiente de servidores para atender toda a região.

Ressalta-se que, além das distâncias entre os municípios, a falta de servidores dificulta a concretização dos trabalhos, bem como o devido acompanhamento de todos os flagrantes, além de prejudicar de sobremaneira a qualidade dos servidores que ali desempenham suas funções em razão da carga elevada de demandas e sobrecarga de horas trabalhadas.

Por esta razão se faz necessário que o Governo Estadual viabilize a ampliação do efetivo de Investigadores e Escrivães de Polícia a serem lotados no quadro da Delegacia Regional de Sinop- MT para melhor atender população.

Pelos motivos acima justificados solicito aos meus Pares que aprovem a presente Indicação, tendo em vista que trata de assunto de extrema relevância e de interesse público notório.

Edifício Dante Martins de Oliveira Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour” em 17 de Fevereiro de 2021

Silvio Fávero Deputado Estadual

2