Moção de aplausos - ea8mh73x

Estado de Assembleia Legislativa

Despacho

Autor: Dep. Dilmar Dal Bosco

Com fundamento no que dispõe o Regimento Interno deste Poder, requeiro a Mesa, ouvido o soberano Plenário, que seja encaminhada MOÇÃO DE APLAUSO ao município de TAPURAH, nos seguintes termos:

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO, através dos Senhores Deputados que a compõe, vem apresentar MOÇÃO DE APLAUSO ao município de TAPURAH pela passagem do seu aniversário no dia 04 de julho de 2015.

Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour” em 01 de Julho de 2015

Dilmar Dal Bosco Deputado Estadual JUSTIFICATIVA

Tapurah recebeu status de município pela Lei Estadual nº 5.316 de 4 de Julho de 1988, com território desmembrado de . Inicialmente a sua extensão territorial abrangia os municípios de Itanhangá e , desmembrados no ano de 2005 por força da Lei Estadual nº 7.266 de 29 de Março de 2000. Localizada a uma latitude 12º47'06" sul e a uma longitude 56º32'30" oeste, estando a uma altitude de 393 metros, possui uma área de 11645,1 km², e é habitada por 10.392 Habitantes segundo o sendo do IBGE de 2010.

A região geográfica do município faz parte da grande Bacia Amazônica. Para essa bacia contribui a Bacia do , que recebe os rios Arinos e Teles Pires. Por sua vez, o Arinos recebe, pela esquerda, os rios São Wenceslau. São Miguel e Souza Azevedo. Já o Teles Pires, também recebe, pela esquerda, o Rio Verde.

O clima predominante é o Equatorial quente e úmido com 4 meses de seca, de maio a agosto. Precipitação anual de 2.000 mm. Com intensidade máxima em janeiro e março, a temperatura média anual de 24ºC, máxima 40ºC, e menor mínima 4ºC.

O município de Tapurah localizado no médio norte do estado apresenta uma economia totalmente voltada para o agronegócio. As grandes oportunidades disponíveis atraem os olhares de grandes produtores que investem em diversas culturas. Com uma economia em plena expansão o município proporciona qualidade de vida para os habitantes além de boas oportunidades de negócios. A agricultura serve como alavanca que impulsiona o crescimento econômico do município que além de grandes produtores investem também na agricultura familiar.

O cultivo da soja é o carro chefe em Tapurah, é a principal atividade econômica do município. O clima e também o relevo do município é propicio para uma produção com êxito da oleaginosa.

A soja cultivada é utilizada para a manutenção de vários setores, dentre esses, o de óleo vegetal, farelo, rações para alimentação animal e para o próprio consumo humano. O município hoje é responsável pelo plantio de aproximadamente 165.105 hectares do grão.

O município também se destaca na produção do milho segunda safra, por ano são plantados cerca de 50 mil hectares, que são industrializados tanto para consumo próprio nas cadeias produtivas de suínos e frangos como também nas demais regiões brasileiras. O comercio impulsiona e economia municipal trazendo gerações de emprego e renda.

O cultivo de algodão cresce timidamente ainda em Tapurah, mas mesmo sendo poucos produtores que investem na cultura. Porém o algodão é extremamente competitivo e trás inúmeros benefícios para o município, hoje Tapurah conta com uma Industria de beneficiamento de algodão o que facilita ainda mais o plantio e o beneficiamento do mesmo. A cultura no município está em amplo desenvolvimento além de proporcionar ao agricultor um leque de oportunidades. Todo a produção no município é exportado.

No município existem também alguns produtores que investem na produção e comercialização do feijão, mesmo sendo em pouca escala o cultivo é comercializado no mercado brasileiro.

A suinocultura se destaca conceituadamente em Tapurah, inúmeros produtores investem nesta pratica que trás inúmeros benéficos para a economia do município na geração de mão de obra. A criação proporciona aos investidores um retorno a curto prazo, o que facilita ainda mais na criação é o amplo comercio de grãos que alimentam o setor tanto no município quando nas demais regiões.

Um dos fatores importantes sobre essa atividade é a parceria que se forma em torno dessa produção. Empresas com potencial de investimentos têm nessa atividade sua fonte de sustentação bancando o financiamento para as estruturas, rações, matrizes e medicamentos, além de treinar a mão-de-obra.

O município também conta com a criação de aves para a produção de alimentos. A avicultura é uma atividade econômica cada vez mais relevante mundialmente, o Brasil exporta cerca de 3.040.000 toneladas de frangos por ano. A produção proporciona um aumento no PIB municipal, já que no mercado consumidor interno, o brasileiro tem mudado seu hábito de consumo de carnes, passando de um país preponderantemente consumidor de carne bovina para consumidor da carne de frango. A qualidade, a imagem de produto saudável e os preços acessíveis auxiliaram na conquista dessa posição.

Com uma estrutura rentável parecida com a suinocultura, a avicultura ganha espaço em Tapurah, sendo que a maior parte da produção da BRF de – MT se deriva do município que conta com inúmeras granjas de pequeno, médio e grande porte.

Na bovinocultura de corte predomina a raça Nelore, criado em pastagens extensivas. Nos últimos anos as pastagens têm sido transformadas em áreas de lavouras restando um rebanho pequeno. O confinamento de bovinos é uma atividade que vêm surgindo como alternativa para uma terceira safra no município, sendo toda a produção de carne para exportação.

Nesta atividade de corte predomina a criação de Pintados, uma espécie de carne altamente saborosa e sem espinhos, a comercialização no município e gerada principalmente pela a agricultura familiar e se desenvolve bem mesmo sendo poucos ainda o numero de investidores.

Diante desta relevante data de aniversário, não poderíamos deixar de parabenizar o Município de Tapurah, razão pela qual registramos essa singela homenagem nesta Casa de Leis, com a presente Moção de Aplauso.

Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour” em 01 de Julho de 2015

Dilmar Dal Bosco Deputado Estadual