Assembleia Municipal do

PEDIDO DE INFORMAÇÃO

Assunto: Escola n.º 85 – Foz do

Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal do Porto,

A Escola n.º 85, situada no Jardim do Passeio Alegre à Foz do Douro, encontra-se há mais de 25 anos sem atividade escolar, sendo apenas utilizada uma parte da cave do edifício para sede da Academia de Danças e Cantares do Norte de – Foz do Douro, coletividade fundada em 1979.

É do conhecimento público a existência de diversas propostas para um mais adequado aproveitamento das instalações da “Escola Reis”, como é designada pela população local. A criação naquele edifício dum Centro de Tecnologias Audiovisuais ou de um Centro Cultural e Cívico Raul Brandão com biblioteca, auditório e sala de exposições, são apenas algumas das sugestões que têm sido apresentadas pela autarquia e cidadãos da Foz do Douro para dar àquele espaço tão simbólico uma utilização que sirva melhor a população.

Sucede que coletividades como a Banda Marcial da Foz – Filarmónica do Porto, com sede na Rua Padre Luís Cabral, poderiam desenvolver melhor as suas atividades, no caso a escola de música com o decorrente ruído, sem constrangimentos para os vizinhos, se pudessem utilizar as instalações da Escola n.º 85 ao Passeio Alegre.

Acresce ainda que, há cerca de um ano – a 22 de fevereiro de 2017 – e em resposta a um pedido de informação do Grupo Municipal do Bloco de Esquerda (Ref. I/59817/17/CMP), a Câmara Municipal informava estar “a estudar uma solução para a utilização” do referido edifício.

Perante o exposto, vem o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda, ao abrigo do artigo 10.º, alínea e) do Regimento da Assembleia Municipal do Porto e do artigo 25º, n.º 2, alínea d) do Anexo I da Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, requerer ao Senhor Presidente da Assembleia que diligencie junto do Presidente da Câmara Municipal do Porto a resposta às seguintes questões:

1) Decorrido um ano desde a última informação prestada sobre esta matéria, está já previsto pela Câmara Municipal do Porto o destino a dar à Escola n.º 85 da Foz do Douro, que atualmente apenas é utilizada em parte da sua cave, por uma única coletividade?

2) Está a Câmara Municipal do Porto em condições de garantir que a solução a encontrar para este edifício não passará pela sua entrega a privados, seja por via da sua alienação, seja através de concessão?

Assembleia Municipal do Porto

3) Caso não exista ainda qualquer projeto de requalificação do edifício da Escola n.º 85, está a Câmara Municipal do Porto disponível para proceder à sua reabilitação – dado tratar-se de património municipal –, com vista a uma nova cedência à União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, de forma a que, através da gestão e manutenção desta, este edifício possa ser disponibilizado e fruído por toda a população destas freguesias?

Porto, 19 de Março de 2018 Pelo Grupo Municipal do Bloco de Esquerda,

______