Programa de Governo Sílvio Félix Juninho Cavini

Nossa proposta se resume em um ponto central que é continuar proporcionando maior qualidade de vida à população de Bueno Brandão. Qualidade de vida não se alcança sem que haja um compromisso real de ação para com a geração de emprego, riquezas e renda para todos, diminuindo a desigualdade social e promovendo possibilidade de acesso ao emprego e a renda dignos e que possibilitem a permanência de nossa gente dentro de nossa terra. Direito, ao nosso ver, mais que sagrado.

Nossa proposta passa, antes de mais nada, por um modelo transparente de conduzir o município, dando pleno acesso à informação, com proposição de metas plausíveis e realizáveis e dando poder de voz e de escolha ao cidadão nas ações governamentais.

Mostra disso, foram os quase quatro anos em que nossa gestão esteve sempre de portas abertas, e ainda criando novos e modernos canais de comunicação entre o cidadão e o Governo Municipal.

Vivemos nos últimos quatro anos momentos de muita dificuldade por conta das incertezas políticas que o país e o estado de viveram, tranferindo grande parte do custo econômico dessa crise aos municípios. Para completar, logo no início de 2020, começamos a enfrentar um período diferenciado de exceções gerado pela Pandemia do COVID-19, que nos obrigou a reaprender a conduzir o município, como se estivéssemos aprendendo a pilotar um avião em pleno vôo. Grande parte do sucesso alcançado é de cada um dos Bueno Brandenses que entenderam a gravidade de cada um desses momentos e nos ajudou a conduzir nosso município com segurança e tranqüilidade.

Comentem, opinem e façam sugestões!

Abraços Fraternos,

Silvio Félix & Juninho Cavini

Este Programa de Governo foi desenvolvido com o objetivo de orientar a população quanto às necessidades de nosso município e nosso prognostico de soluções.

Dividimos o Programa de Metas, em áreas de ação, para que fique mais simples sua compreensão e futuro estudo.

1 - NOSSA META ESSENCIAL: QUALIDADE DE VIDA

Não tem como negar que a qualidade de vida é um diferencial que faz com que nossa terra atraia tantos visitantes. Pouquíssimos lugares são tão belos, com um clima tão aprazível e com pessoas tão boas e receptivas. É claro que isso só não basta, e precisamos cada vez mais, melhorar essa qualidade de vida, para que nós, Bueno Brandenses, possamos sempre nos orgulhar desse chão!

Nossas Propostas: - Continuar Garantindo a inclusão social e acessibilidade dos portadores de deficiência e idosos.

- Continuar com as ações para a promoção da igualdade social e profissional da mulher.

- Continuar com a evidente redução dos índices de violência, da criminalidade e das drogas.

- Continuar e incrementar o apoio e as condições para uma economia local dinâmica e criativa, que garanta o acesso ao emprego sem prejudicar o ambiente:

• Incentivando pequenos empreendedores dando capacitação para abrir, gerenciar e fazer prosperar seus empreendimentos. • Promovendo cursos e acesso a formação técnica de acordo com o perfil de empresas e atividades existentes no município. • Garantindo o acesso e correta aplicação de recursos para geração de emprego e renda. • Apoiando a produção e o consumo de produtos orgânicos e locais. •Valorizando empresas e empreendimentos que adotem sistemas de produção sustentáveis com incentivos fiscais. •Aquisição de um terreno para implantação do Distrito Industrial.

- Promover a mobilidade sustentável, reconhecendo a interdependência entre os transportes, a saúde, o ambiente e o direito à cidade. • Melhorando e construindo calçadas com qualidade garantindo conforto e mobilidade satisfatória para os pedestres, inclusive para deficientes visuais. • Desenvolvendo ações que melhorem a vida de quem mora no município. • Buscando parcerias com municípios próximos para a implementação de ações conjuntas em questões comuns.

2. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA & FUNCIONALISMO

2.1. Manter o incentivo à implantação e constante aprimoramento dos Conselhos Municipais em todas as áreas da administração pública, com o objetivo de promover a participação popular, através de setores representativos e da iniciativa privada. 2.2. Revisão do Estatuto dos funcionários públicos Municipais, fazendo com que o mesmo seja cumprido. 2.3. Implantação da cesta básica mensal para os servidores municipais, como já acontece em vários municípios vizinhos. 2.4. Manutenção e aprimoramento no desenvolvimento de Projetos e Captação de Recursos de responsabilidade do atual Departamento de Obras, cujas funções foram atribuídas na atual gestão, com o objetivo de desenvolver projetos para todos os setores do município, facilitando e agilizando a busca de recursos junto aos governos estadual e federal. 2.5. Formação e apoio às associações, cooperativas, conselhos e outros movimentos coletivos da sociedade civil organizada. 2.6. Promoção de Conferências e Audiências Públicas. 2.7. Manter o atual modelo de gestão, que vem se mostrando eficiente, envolvendo as etapas de planejamento, execução e avaliação. 2.8. Manter a visão de valorização do papel estratégico do planejamento e do desenho urbano na abordagem das questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e da saúde, para benefício de todos. 2.8.1. Priorizar o desenvolvimento municipal segundo o definido no Plano Diretor que deve ser revisado e atualizado nos próximos anos. 2.8.2. Seguir o disposto no Zoneamento Territorial Municipal e Plano Diretor quando for liberar ou autorizar novos empreendimentos. 2.9. Continuar a incentivar a participação da população nas decisões do município.

3. MANTER A CULTURA VALORIZADA EM TODOS OS NÍVEIS

Depois de revitalizada e implementada, o próximo momento será de continuar valorizando a Cultura de Bueno Brandão, que, além de manter nossas tradições e costumes, nossa identidade, ainda vai gerar riquezas, emprego e renda, através do nosso turismo:

3.1. Cuidadosa manutenção do Casarão Villa Ramalho, patrimônio cultural e histórico do município e atrativo turístico importante para Bueno Brandão, restaurado recentemente e que traz consigo importante valor para a cultura local.

2.2. Manutenção da Lira Santa Cecília, oferecendo o transporte para apresentações em cidades vizinhas; ampliar a Escola Livre de Música, com aulas de canto, violão e piano, incluindo a Fanfarra Municipal, que foi resgatada na atual gestão.

3.3. Implantação do Programa de Desenvolvimento do Artesanato – PDA, com parceria do Sistema S e de associações do setor.

3.3.1. Manutenção e eficiente utilização da “Casa do Artesanato”, localizada na Avenida Bom Jesus, como sendo um local de reunião, exposição e comércio dos produtos dos artesãos, assim como um centro de referência para treinamento e trocas de experiências entre os artistas locais.

3.4. Manter e aprimorar ainda mais a realização do Festival de Inverno de Música Popular Brasileira – MPB: Canto Místico, retomado pela atual gestão

3.5. Aprimorar o Programa de Incentivo à Cultura em todas as áreas da cultura de Bueno Brandão

3.6. Consolidação dos eventos tradicionais locais em um Calendário Oficial de Eventos que será amplamente apoiado e divulgado.

3.7. Manter e aprimorar sempre o Festival de Interpretação de Música Sertaneja “Troféu Tio Milton”, criado nesta administração.

3.8. Manutenção constante dos canais de TV aberta, incluindo canais de entretenimento, jornalismo, religiosos e outros.

3.9. Continuar a valorização e o incremento ao verdadeiro Arraiá do Zé Bagunça, com as características tradicionais do evento.

3.10. Incentivar a apresentação de grupos de Folia de Reis, Catira entre outros Grupos Folclóricos.

3.11. Investir no Carnaverão - Carnaval de Rua de Bueno Brandão, dando suporte para as escolas de samba e blocos. Mantendo também, os shows de bandas, tocando as músicas atuais e de bandas tocando o som dos antigos carnavais.

3.12. Manutenção e incremento do Festival “Inverno nas Montanhas”, realizado em julho, com apresentações de peças teatrais, shows musicais de todos os estilos, inclusive músicas religiosas, além do tradicional Tour Gastronômico de Bueno Brandão.

3.13. Manutenção do recém criado “Verão nas Montanhas”, incluindo as festividades de aniversário da emancipação política do Município, o Natal Musical, shows do Réveillon, Festival Gastronômico “Prosa de Panela”, entre outros eventos e atrações que podem ser inseridas ao longo dos anos.

3.14. Manutenção do programa de incentivo a leitura para todas as faixas etárias e toda população, valorizando a biblioteca municipal, dando ênfase à Festa do Livro, que vem sendo melhorada ao longos dos últimos anos.

3.15. Desenvolver políticas culturais que:

3.15.1. Respeitem e valorizem a diversidade cultural, o pluralismo e a defesa do patrimônio natural, construído e imaterial.

3.15.2. Promovam a preservação da memória e a transmissão das heranças naturais, culturais e artísticas.

3.15.3. Incentivem uma visão aberta de cultura, em que valores solidários, simbólicos e transculturais estejam ancorados em práticas dialógicas, participativas e sustentáveis.

4. ASSISTÊNCIA SOCIAL – DIREITO DE TODOS

4.1. Manutenção e eventuais possíveis melhorias dos Convênios com entidades filantrópicas, realizados ao longo da atual gestão, inclusive com aquelas entidades que ainda não tinham convênio celebrado até então.

4.2. Efetivação do Plano Municipal de Moradia – com o objetivo de concluir o processo de oferta de moradias próprias à população, dirimindo uma demanda sensível no município, com a construção de mais de 100 casas, através do “Programa Casa Verde e Amarela”, ou outros programas que possam contemplar o município.

4.3 Manutenção do Programa de Valorização à Melhor Idade, com a efetiva aplicação de cursos de artesanato, artes plásticas, música, dança, atividades físicas, além de atividades diárias ou semanais, oferecendo inclusive transporte para outras atividades fora do município.

4.4. Melhoria no atendimento efetivo da população que necessita dos Programas Federais ou Estaduais como Bolsa Família (Renda Brasil), BPC, entre outros com o objetivo de atender o maior número de pessoas com qualidade e atenção necessárias.

5. MOBILIDADE & TRANSPORTES – IR E VIR COM DIGNIDADE

5.1. Continuidade do Programa de Manutenção da Frota Municipal que melhorou sensivelmente o modelo de gestão e a qualidade do processo de manutenção da frota do município, inclusive com a centralização da Oficina Municipal e da Garagem que atende a todos os departamentos, todos em um imóvel próprio com edificação construída exclusivamente para esse fim.

5.2. Implantação de um sistema de produtividade por hora operacional efetiva - HOE, para que estimulados, os servidores produzam mais e com menor índice de quebras no equipamento e/ou veículos.

5.3. Aumento e contínua melhoria da frota de transportes municipal, modernizando os veículos com utilização já avançada.

5.4. Rever continuamente o sistema de trânsito na cidade, e revisar a sinalização visando evitar acidentes e melhorar o fluxo.

5.5. Continuidade na adequação da cidade à legislação em vigor da questão da acessibilidade através de rebaixamento de calçadas, rampas de acesso, piso tátil, estacionamentos prioritários, entre outros.

6. ESPORTE & LAZER – DIREITO CIDADÃO

6.1. Conclusão da obra do Ginásio Poliesportivo, sendo a construção das arquibancadas, vestiários, sanitários e palco, adequando assim, à prática de diversos esportes e também para realização de eventos.

6.2. Ampliação do número de áreas de lazer com playground, equipamentos de ginástica para atender à população em todas as regiões do município.

6.3. Manutenção e Melhoria da Escola Municipal de Esportes, onde as crianças e adolescentes poderão receber aulas de futebol, voleibol, basquetebol, futsal, entre outras modalidades esportivas, contando com a infraestrutura já conquistada na atual gestão como suporte do ônibus próprio para participação em atividades fora do município, fornecimento de uniformes, equipamentos para as atividades, lanches, entre outros.

6.4. Manutenção de apoio aos eventos esportivos realizados no município e apoio às equipes que representem Bueno Brandão em outras localidades.

6.5. Construção de uma Rampa para salto de paraglider e asa delta, com apoio de técnicos de associações de voo-livre, para incentivo às atividades turísticas.

6.6. Promover Encontros de Jipeiros, Motociclistas e Ciclistas, incentivando assim, o turismo em nosso município.

6.7. Implantação das raias de jogos de chapa e bocha e incentivo para que os praticantes destas modalidades participem de campeonatos envolvendo outras cidades da região.

6.8. Criação do Parque Municipal, conforme projeto elaborado em parceria com a Universidade São Judas, incluindo lago, com alamedas para caminhada e Trekking, playground e ciclovias, além de áreas de contemplação e alimentação e dentro de um contexto urbanístico moderno e atual.

7. TURISMO: FONTE CERTA DE RIQUEZAS, EMPREGOS E RENDA.

7.1. Manutenção e fortalecimento do Sistema Municipal de Turismo, que inclui o Conselho Municipal de Turismo, Política Municipal de Turismo, Fundo Municipal de Turismo e PMDT – Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo a ser revisto quadrienalmente.

7.2. Implantação de pesquisas de demanda turística sistemática e pesquisas de atendimento do CAT (Centro de Apoio ao Turista), organizando assim o Observatório Municipal de Turismo.

7.3. Aplicação efetiva do e-SRH – Sistema de Registro de Hóspedes eletrônico, que objetiva gerar o registro on line de hóspedes nos meios de hospedagem local, de forma a obter maior controle da demanda e segurança à população de Bueno Brandão.

7.4. Melhoria no atendimento do CAT – Centro de Apoio ao Turista, com seu real objetivo, que é oferecer apoio total ao turista que visita Bueno Brandão.

7.5. Criação dos Núcleos Rurais de Turismo – NRT, objetivando levar o desenvolvimento turístico local nos bairros da zona rural, aproveitando suas potencialidades.

7.6. Implantação de um Programa de formação e treinamento dos profissionais do setor turístico direto ou indireto, com objetivo de formar novos profissionais, especialmente os jovens.

7.7. Revisão do posicionamento de mercado do destino Bueno Brandão, incluindo um reposicionamento de marca e uma nova estratégia de marketing, material promocional moderno e eficiente visando atrair maior número de turistas, com o perfil ideal, inclusive através de agências de turismo.

7.8. Revitalização e desenvolvimento de um novo modelo de urbanização para o centro da cidade, voltado à plasticidade, eficácia e atendimento dos anseios das demandas potenciais.

7.9. Construção de um Centro para a realização de eventos.

7.10. Sinalização dos atrativos turísticos, facilitando assim o acesso dos turistas as nossas cachoeiras, picos, mirantes e outros pontos turísticos.

7.11. Criação de corredores de acesso turístico, onde as estradas serão mantidas garantindo o acesso dos turistas aos atrativos rurais, durante os 12 meses do ano.

7.12. Implantação do Programa de Investimentos Diretos no Turismo – PIDTur – com o objetivo de captar investidores e recursos para a ampliação da capacidade de atendimento do trade turístico local.

7.13. Implantação local do Programa de Turismo “Melhor Idade”, em parceria com o Ministério do Turismo e outras instâncias Governamentais.

7.14. Buscar a obtenção da categoria “Destino Indutor Regional” para Bueno Brandão, capacitando o município a obtenção de financiamentos e recebimento de recursos diretos de outras instâncias de governo.

7.15. Estreitar a participação regional de Bueno Brandão, através dos Circuitos Turísticos, como fonte geradora de público, sendo pelo Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas, seja pelo Circuito Turístico das Malhas do Sul de Minas.

7.16. Implantação efetiva da nova modalidade: Turismo Astronômico, seja através da reativação da ExpoAstro – Exposição Astronômica, seja – e principalmente – com o apoio na construção do Pólo Astronômico de Bueno Brandão, cuja obra já está em andamento no Pico da Serrinha, com recursos do Ministério do Turismo e que, concluído, será referência em toda a América Latina nesse modelo de turismo.

7.17. Constante processo de manutenção e revitalização do Horto Municípal (Cristo) e conclusão do calçamento da estrada de acesso.

8. EDUCAÇÃO: A BASE DE TUDO

8.1. Criação e aplicação do Plano de Carreira dos Funcionários Municipais da Educação e aplicação do Piso Salarial Nacional.

8.2. Manutenção de Internet Banda Larga e outros sistemas em 100% das salas de aula da rede Municipal de ensino. 8.3. Revisão do Plano de Incentivo à Produtividade do Professor mais justo e equânime.

8.4. Manutenção e Incentivo no funcionamento do Conselho Municipal de Educação, com características normativas e com poder de decisão junto às políticas Municipais de Educação.

8.5. Manutenção e conquista de novas parcerias para criação de Cursos Técnicos Profissionalizantes ou Cursos Superiores à Distância (EAD) ou em Pólos Locais, para preparação do jovem frente ao mercado de trabalho.

8.6. Apoio ao aperfeiçoamento de professores através de cursos de aperfeiçoamento, no município ou fora dele.

8.7. Criação dos Jogos Escolares Estudantis em várias modalidades.

8.8. Ajuda financeira para o transporte dos alunos de Bueno Brandão que cursam nível superior em cidades na região num raio de até 100 Km.

8.9. Manutenção constante e detalhada de todos os prédios das escolas da Rede Municipal de Educação, como forma de garantir a melhoria ainda maior da qualidade do ensino em Bueno Brandão.

8.10. Continuidade da instalação dos abrigos escolares nos pontos de parada do transporte escolar, atendendo a 100% dos bairros do Município, inclusive na zona urbana (Junto às escolas municipais e estaduais).

8.11. Operacionalização da aguardada Creche Municipal, já no início da nova gestão, visando atender às crianças cujas mães necessitam trabalhar.

9. AGRONEGÓCIO: FONTE DE RENDA HISTÓRICA PARA NOSSA TERRA

9.1. Apoio à formação de associações e cooperativas entre os produtores rurais, principalmente aquelas que visam a diversificação da cultura.

9.2. Aquisição de novos equipamentos, além de contínua manutenção de máquinas agrícolas e implementos adquiridos na atual gestão, para auxílio a pequenos produtores rurais, como tratores com arado e grade para o preparo da terra e máquina de beneficiamento de café.

9.3. Criação de corredores de escoamento de produção, onde as estradas serão mantidas na totalidade do período de safra, garantindo o escoamento e o transporte da produção agrícola local.

9.4. Manter e melhorar a parceria com a Emater MG, para que a mesma possa oferecer melhores e mais variados serviços de assistência Técnica, mantendo um extensionista residente no município.

9.5. Fazer parceiras também com a Epamig, Senar e com o Instituto Federal de .

9.6. Manter, através do Departamento de Agricultura uma equipe de profissionais qualificados para atender às demandas dos agropecuaristas de Bueno Brandão.

9.7. Manutenção do Programa de Inseminação Artificial para a melhoria da produtividade do rebanho, tanto de leite, quanto de corte, para que nossos produtores possam ter uma renda melhor, sempre de forma gratuita.

9.8. Manutenção do Programa “Dose Certa” de vacinação gratuita das bezerras contra a brucelose.

9.9. Manutenção do serviço de Beneficiamento de Café na área do produtor, reduzindo os custos e melhorando o preço final do produto.

9.10. Manutenção e revitalização da Feira Municipal (Projeto Ceasinha), onde nossos produtores rurais terão a possibilidade de vender seus produtos, sejam eles orgânicos ou não, tanto aos consumidores de Bueno Brandão e aos turistas como também no atacado. A Feira abrirá espaço também para que nossos artesãos exponham e comercializem suas artes, no novo local, na Rua Pará de Minas (Antiga Máquina do Lúcio).

9.11. Criação de Programa de incentivo a novas culturas, com capacitação e treinamentos dos produtores, dando suporte para a comercialização das produções.

9.12. Elaboração do PMDR (Plano Municipal de Desenvolvimento Rural).

9.13. Efetivação do CMDRS (Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável).

9.14. Melhoria da comunicação nos bairros rurais, de forma a favorecer a realização de negócios e obtenção de informações através de instalação de Torres Repetidoras de Sinal de Telefonia Celular.

9.15. Aquisição de mais 02 caminhões basculantes e uma motoniveladora (Patrol), para melhorar ainda mais as estradas rurais.

10 – INDÚSTRIA, COMÉRCIO & SERVIÇOS: ECONOMIA EM SEU ESTADO NATURAL.

10.1. Rigorosa manutenção das determinações da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa de Bueno Brandão, especialmente no que tange à Sala Mineira do Empreendedor, do Agente de Desenvolvimento e da implementação do TIN – Telecentro de Informação e Negócios.

10.2. Manutenção dos incentivos para a formalização das atividades que se enquadram na categoria MEI – Micro Empreendedor Individual, fortalecendo a cadeia produtiva local. 10.3. Contínua busca e captação de empresas e/ou investidores interessados em aplicar recursos em unidades produtivas não poluentes dentro do território do Município, inclusive através de incentivos fiscais locais e estaduais.

10.4. Apoio para o fortalecimento da ACISABB – Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola de Bueno Brandão, de forma a criar um laço fortalecido entre os atores público e privado local.

10.5. Criação do Programa de Revisão Tributária Setorial – PRTS, para elaborar estudos de impacto orçamentário e fiscal de forma a melhor adequar os valores pagos no ISSQN e nas Taxas Municipais, criando uma economia de escala onde o setor que mais crescer “dilui” os valores brutos entre os seus semelhantes.

10.6. Continuidade de parcerias com instituições de ensino, assim como, com as entidades do Sistema “S” (Senac, Senai, Senar, Sebrae, entre outros), objetivando treinar e capacitar o empresário e o empreendedor local para competir dentro do mercado atual.

10.7. Implantação de um Centro de Negociação, Logística e Distribuição, como facilitador de visibilidade e comercialização dos produtos locais em outros mercados, inclusive externos.

11. OBRAS PÚBLICAS: PROPORCIONAR O BEM-ESTAR À POPULAÇÃO

11.1. Incentivo para a implementação de novas operadoras de celular, melhorando o serviço local de telecomunicações.

11.2. Implantação do Programa Cidade Digital, com banda larga gratuita à comunidades rurais e urbanas.

11.3. Implantação de lixeiras públicas que sejam resistentes, atraentes plasticamente e de fácil manuseio. Criação de postos de coleta de lixo reciclável para papel, vidro, metal, madeira e plásticos em diversos pontos do Município.

11.4. Continuidade da instalação de lixeiras comunitárias rurais, às margens das estradas na zona rural do município, inclusive com depósitos específicos para o material reciclável.

11.5. Melhoraria do saneamento básico no município através da efetivação do Plano Municipal de Saneamento Básico, aprovado e sancionado em 2020.

11.6. Continuidade do Programa de recuperação dos calçamentos de toda cidade, promovendo uma revitalização no sistema viário urbano, incluindo reforma e construção de calçadas, novos calçamentos e ordenação do trânsito urbano.

11.7. Continuação do “Programa Novo Verde”, onde várias áreas serão arborizadas, ajardinadas e receberão um visual harmônico e apropriado para o lazer e a contemplação, melhorando assim a plasticidade de Bueno Brandão.

11.8. Criar um bosque nas proximidades do Cristo, com trilhas para caminhada, bancos, fontes de água e outros em parceria com os proprietários do terreno.

11.9. Revitalização das entradas da cidade, com a construção dos pórticos e portais.

11.10. Calçamento e pavimentação de trechos de estradas de bairros da zona rural, dando ênfase aos trechos mais íngremes que costumam apresentar problemas de manutenção ao longo do ano.

11.11. Construção de Praça no bairro Jardim das Palmeiras, em terreno de propriedade do Município.

11.12. Revitalização da Rua Barão de Campo Místico, para proporcionar uma maior circulação de pessoas, e naturalmente o aumento das vendas do comércio local.

11.13. Manutenção constante da Estrada “Campo Místico”, que liga Bueno Brandão à Divisa do Estado de São Paulo, em Socorro, como tem sido realizada constantemente desde 2017.

11.14. Atuar de forma ostensiva em parceria com os prefeitos das cidades vizinhas, através de todos os deputados estaduais e federais que representam estas cidades, junto aos governos estadual e federal, para a pavimentação das estradas que dão acesso aos municípios vizinhos: , e Monte Sião.

11.15. Conclusão do Asfaltamento da Estrada que liga Bueno Brandão à Munhoz.

12. SAÚDE: ESSENCIAL À QUALIDADE DE VIDA DO NOSSO POVO

12.1. Manutenção e constante melhoria do convênio que garanta efetivamente o funcionamento do Pronto Atendimento pelo Hospital e Maternidade Bom Jesus, durante 24 horas ao dia, todos os dias da semana.

12.2. Aprimoramento constante do fornecimento de medicamentos gratuitos à população, através da modernização do sistema de controle da demanda médica.

12.3. Melhoria e otimização da coleta e depósito de lixo, dando especial ênfase à coleta seletiva de resíduos, implementada em 2020, pela atual gestão.

12.4. Comprometimento na atuação das “Linhas Guias” das políticas públicas da Saúde, tanto a nível federal, quanto estadual, como por exemplo, Saúde Bucal, Saúde do Idoso, Saúde do Adolescente, Saúde Mental, Saúde da Criança, Combate à Dengue, Atenção ao Pré-Natal, Parto e puerpério. Atenção à Saúde do Adulto (hanseníase, hipertensão, diabetes, HIV/HIDS, tuberculose), Saúde do Homem, Saúde dos Trabalhadores, Saúde de Pessoas com Deficiência, e a Pandemia do COVID-19, entre outros.

12.5. Apoio à operacionalização efetiva do Centro Cirúrgico do Hospital e Maternidade Senhor Bom Jesus, como garantia de atendimento em situações de urgência, emergência, pequenas cirurgias e, especialmente, partos.

12.6. Implantação de Academias de Saúde para atividade física e lazer saudável nas áreas urbana e rural.

12.7. Continuidade da parceria com os municípios da região do SAMU – Sistema de Atendimento Médico de Urgência, para resgates de urgência.

12.8. Manutenção e ampliação das “Casas de Apoio Municipal”, como , a parceria com hotéis em Barretos, incluindo eventualmente outras localidades.

12.9. Contínua melhoria no atendimento aos pacientes de oncologia (Câncer), em especial no que se refere à transporte e estadia, dando ênfase ao Hospital de Câncer de Barretos, da Fundação Pio XII.

12.10. Gestão de trabalho e educação na saúde, incentivando e apoiando a formação e reciclagem dos profissionais da área da saúde.

12.11. Manutenção e melhoria das Equipes do Estratégia de Saúde da Família (ESF) que atendem atualmente a totalidade da população do município

12.12. Manutenção e melhorias constantes no Centro de Recuperação e de Castração de Animais Abandonados “Melhor Amigo”, concluída em 2020, e efetivação do programa de castração destes animais, como cães e gatos, em parceria com as associações afins.

12.13. Construção de uma nova sede para o Departamento Municipal de Saúde e CETRIM, próximo ao ESF Renascença e ao Hospital.

12.14. Manutenção e melhorias constantes do Posto de Saúde (UBS) e ESFs , Renascença, Boa Vista e Campo Místico, como forma de melhorar a qualidade no atendimento.

12.15. Manutenção da parceria com o Centro de Terapia Complementar Irmã Elisa para implantação de um programa de saúde, que visa resgatar a cultura preventiva na área de saúde, no lugar da medicina curativa.

12.16. Aquisição de mais uma ambulância Tipo “B”, padrão SAMU, para complementar a necessidade da demanda, uma que a Ambulância adquirida em 2019, não consegue atender toda a demanda.

12.17. Efetivação e melhoria da Unidade Móvel de Saúde, que servirá para atender como um consultório móvel nos ESFs, bairros rurais e em Eventos no Município.

13. SEGURANÇA: DIREITO DO CIDADÃO, NOSSO DEVER.

13.1. Monitoramento através de câmeras que serão instaladas em parceira com a iniciativa privada em locais estratégicos da cidade.

13.2. Manutenção do convênio com a Polícia Militar, e através desta parceria, manter o efetivo de policiais para melhorar a segurança pública, tanto na cidade, como nos bairros rurais.

13.3. Manutenção do convênio com a polícia Civil.

13.4. Aquisição de veículos e equipamentos de segurança, bem como a sua manutenção.

13.5. Apoiar a efetiva atuação do CONSEP – Conselho Comunitário de Segurança Pública, como parceiro e canal de comunicação com os cidadãos e suas necessidades no que tange à Segurança Pública.

13.6. Auxílio às Polícias Civil e Militar no mapeamento dos possíveis focos de criminalidade e violência, através de processos de geoprocessamento.

14. MEIO AMBIENTE: GARANTIA DE VIDA ÀS GERAÇÕES FUTURAS

14.1. Assumir plenamente as responsabilidades para proteger, preservar e assegurar o acesso equilibrado aos bens naturais comuns.

14.2. Melhorar as condições, acesso e valorizar áreas verdes e espaços naturais existentes.

14.3. Incentivar a diminuição no desperdício de água e energia.

14.4. Trabalhar junto a Copasa, para que a mesma promova o acesso à água tratada e amplie o sistema de coleta e tratamento de esgoto. Também dar continuidade ao projeto “Pro-Mananciais”, que objetiva o cuidado e a preservação de nascentes dos pontos de abastecimento.

14.5. Realizar em parcerias com órgãos governamentais, universidades ou entidades, a produção e ou distribuição de mudas nativas e ou frutíferas.

14.6. Efetivar o que preconiza o Plano Municipal de Saneamento Básico de Bueno Brandão, aprovado e sancionado em 2020, objetivando alcançar a excelência ambiental nesse setor.

14.7. Conscientização e incentivo aos proprietários rurais para proteção e recuperação de matas ciliares e nascentes.

14.8. Incentivo e priorização do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental – CODEMA, como órgão colegiado de gestão do Meio Ambiente do Município.

Esses são os 14 temas que abordamos em nosso Programa de Metas. Sabemos que, dentre tantas ações propostas e assuntos tratados, algum tema de relevância pode ter sido acidentalmente deixado (e certamente o foi). Isso não significa, em absoluto, que não iremos dedicar tempo, atenção e transpiração na solução dessas demandas, uma vez que nossa proposta central é promover a Qualidade de Vida da população e, isso só será possível, no momento que soubermos ouvir atentamente os desejos e anseios de cada um, individualmente, e pensarmos, como gestores que pretendemos continuar a ser, de toda a coletividade. Utilize as mídias que disponibilizamos: Facebook, Internet, E-mail, Instagram e pessoalmente, se assim o desejar para contar um pouco de suas experiências e nos dar sugestões, opiniões, fazer críticas e ajudar- nos a fazer nossa Bueno Brandão o melhor lugar para se viver, porque Juntos Somos Mais... SEMPRE MAIS!