____________________________________________________________________________________________ DA PRÁTICA PESSOAL À ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO SURFE: AS ATIVIDADES DE PREPARADOR FÍSICO, TREINADOR E PROFESSOR FROM PERSONAL PRACTICE TO PROFESSIONAL PERFORMANCE IN SURFING: ACTIVITIES OF PHYSICAL TRAINER, COACH AND PROFESSOR DE LA PRÁCTICA PERSONAL AL DESEMPEÑO PROFESIONAL EN EL SURF: LAS ACTIVIDADES DEL PREPARADOR FÍSICO, ENTRENADOR Y PROFESOR Arthur Kops Petersen Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil Email:
[email protected] Giandra Anceski Bataglion Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil Email:
[email protected] Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil Email:
[email protected] RESUMO O objetivo desse estudo foi averiguar a percepção de profissionais do surfe (preparador físico, treinador e professor) sobre a atuação no âmbito desta prática. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete participantes: cinco preparadores físicos, um treinador e um professor universitário. Os dados coletados passaram pela análise temática de conteúdo, sendo elaboradas duas categorias. Na primeira, foram evidenciados acontecimentos marcantes nos percursos dos participantes quanto à atuação profissional no universo do surfe. Sobre isso, o ingresso da atuação articulada a interesses ligados à prática pessoal como surfistas despontou como uma unidade de significado comum aos participantes. Na segunda, o surfe é enfatizado como um esporte que se conformou em um potencial campo de atuação a variadas áreas, abrindo espaços para o desenvolvimento de métodos e perspectivas de trabalho. Considerando-se a proeminência do país na elite mundial da modalidade, nota-se que se requer maior atenção à formação e valorização dos profissionais que atuam no/para o surfe.