Quick viewing(Text Mode)

Um Guia Detalhado Para Relaxar E Fortalecer a Sua Mente

Um Guia Detalhado Para Relaxar E Fortalecer a Sua Mente

Um guia detalhado para relaxar e fortalecer a sua mente

Fabrício Henrique Trindade

2019 Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Bibliotecária responsável: Aline Graziele Benitez CRB-1/3129 T875g Trindade, Fabrício Henrique 1.ed. Um guia detalhado para relaxar e fortalecer a sua mente / Fabrício Henrique Trindade. – 1.ed. – São Caetano do Sul: do autor, 2019. Recurso digital

Formato: e-pub Requisitos do sistema: Adobe editions digital Modo de acesso: World wide web ISBN: 978-65-900611-0-2

1. Autoajuda. 2. Autoconhecimento. 3. Equilíbrio. 4. Bem estar. 5. Propósito. I. Título. CDD 158.2

Índice para catálogo sistemático: 1. Autoajuda: autoconhecimento 2. Equilíbrio: bem estar: propósito TERMO DE RESPONSABILIDADE

Neste ebook compartilho uma série de princípios Sua situação particular pode não se adequar que estudei e estudo na teoria e na prática perfeitamente aos métodos e técnicas ensinados para gerar mais saúde, bem-estar e prazer em neste guia. Assim, você deverá utilizar e ajustar viver, frutos de minha experiência pessoal e as informações de acordo com sua necessidade profissional na busca por autoconhecimento. específica. Por essa razão, os resultados podem variar de pessoa para pessoa e não existe Embora tenha seguido um esforço sincero para qualquer garantia. garantir a melhor qualidade das informações aqui apresentadas, e sejam altamente efetivas Todos os nomes de marcas, produtos e serviços para qualquer pessoa que esteja disposta mencionados aqui são propriedades de seus a aprender e a colocar o esforço necessário respectivos donos e são usados apenas como para aplicá-las conforme as instruções, referência. Além disso, em nenhum momento, muitos métodos ou informações não foram existe a intenção de difamar, desrespeitar, cientificamente testados ou comprovados, e eu insultar, humilhar, ou menosprezar, você, leitor, não me responsabilizo por erros ou omissões. ou qualquer outra pessoa, cargo, ou instituição.

Todas as dicas e instruções que eu aqui Caso você acredite que alguma parte deste guia disponibilizo não devem jamais substituir seja de alguma forma desrespeitosa ou indevida, qualquer tratamento médico que, por e deva ser removida ou alterada, você pode entrar ventura, esteja fazendo. As dicas sobre em contato diretamente comigo por meio do alimentação também não devem substituir email: o acompanhamento com uma nutricionista. O acompanhamento médico com exames [email protected] regulares são parte da busca por mais saúde, bem-estar e prazer em viver.

DIREITOS AUTORAIS

Este material está protegido por leis de direitos autorais. Todos os direitos sobre os mesmos são reservados.

Você não tem permissão para vender, distribuir gratuitamente ou ainda copiar ou reproduzir integral ou parcialmente o conteúdo deste guia em sites, blogs jornais, ou quaisquer outros veículos de distribuição e mídia.

Qualquer tipo de violação dos direitos autorais estará sujeito a ações legais. Caminhos para Autorrealização

O que é a Jornada Ser Verdade - Caminhos para Autorrealização, no qual este e-book foi baseado?

É um treinamento online de três meses de duração para elevar o estado mental do participante a um menor nível de ansiedade, maior equilíbrio emocional e maior capacidade de criatividade e realização no cotidiano, através de ferramentas de coaching, da psicologia, da biopsicologia, da meditação, do , da medicina natural indiana e da comunicação não violenta.

PARA TANTO SÃO VIVIDAS 4 ETAPAS:

• Conexão consigo mesmo • Hábitos de vida e alimentação para equilibrar corpo e mente • Conexão com o outro • Propósito de vida

4 Caminhos para Autorrealização

O facilitador, Fabrício Trindade, possui mais de 10 anos de experiência participando de treinamentos de instrutores nas áreas de yoga, meditação, biopsicologia, ayurveda (medicina indiana), coaching e comunicação não violenta.

A Jornada Ser Verdade é justamente a essência de todas estas experiências.

5 Caminhos para Autorrealização

Eu dedico este e-book a (Anandamurti). Caminhos para Autorrealização

Índice

Termo de Responsabilidade Direitos 03 Autorais 03 O que é a Jornada Ser Verdade Sobre o 04 eBook 08 Sobre o autor 10 Introdução 14 Como estudar esse livro 19 1ª Passo - Conexão Consigo Mesma(o) 22 1º Princípio 30 2º Princípio 32 3º Princípio 35 4º Princípio 38 5º Princípio 42 6º Princípio 48 7º Princípio 53 8º Princípio 58 Fisiologia do Stress 61 2º Passo - Conexão com o Outro 71 3º Passo - Alimentação e Hábitos de Vida 103 4º Passo - Propósito de Vida 124 Conclusões Finais 128 Bibliografia 129 Anexo 1 - Depoimentos 130 Anexo 2 - Em busca do Infinito 132 Anexo 3 - O poder do (ou Chi) 133 Anexo 4 - 134 Anexo 5 - Planilhas de Rotinas e Práticas 135 Caminhos para Autorrealização

Sobre o E-Book

Certo dia uma querida amiga me perguntou: “como você está”? E minha resposta foi: “ah...fazendo o que faço diariamente, me descobrindo e buscando me curar.” Sabe, depois de refletir um pouco sobre o que eu disse a ela automaticamente, me veio uma forte intuição que ali estava o sentido da vida humana.

Escrevo isso emocionado, porque por muito tempo achei que a vida fosse primeiramente: casar, ter filhos, ter um emprego com uma boa renda e viajar de vez em quando, mas isso não me convenceu. Depois acreditei que a vida fosse servir à criação de Deus sem se preocupar comigo mesmo, este sentido apesar de altruísta, não me convence agora. Também pensei que a vida fosse atingir um estado espiritual chamado iluminação, por meio de longas horas em silêncio de meditação solitária. Também comecei a não crer mais que o propósito final da vida fosse esse. A partir dessas reflexões entendi que objetivo da vida era descobrir meu propósito, minha missão ao qual o Universo me escolheu e realizá- lo. Também não vejo mais como o sentido último dessa vida.

Hoje tenho mais clareza dos meus traumas, medos, desafios, problemas antigos e os novos que se apresentam diariamente de inúmeras formas. Trabalhar para cuidar de cada um deles é uma das

8 Caminhos para Autorrealização

minhas motivações porque isso também é um exercício que exige coragem e compaixão consigo mesmo para encarar a própria imperfeição. Não creio que seja uma forma egoísta de pensar, porque para me curar preciso ajudar e ser ajudado pelos outros numa via de mão dupla. Provavelmente irei me conectar a um propósito de vida para me curar, provavelmente irei meditar bastante para me curar, provavelmente irei servir bastante aos outros para me curar, e talvez até forme uma família nesse processo para me curar, mas no fim das contas, parece que o que cada indivíduo necessita mesmo é curar suas dores nessa vida diariamente. E para isso talvez eu tenha que passar também por muitas coisas que nada tem nada a ver com meditar, com servir, formar uma família ou realizar um Propósito que eu creio que o Eterno escolheu para mim.

Hoje, vejo que todo ser humano tem dores a se trabalhar, inclusive os mais iluminados, cada um com uma forma, uma estética diferente. E isso é lindo, pois são exatamente essas dores que nos unem nesta Vida. A cada dia fica mais claro para mim que cada um veio nesta Terra para se curar. E Deus nos guia nesse caminho de autocura diariamente, das mais lindas e emocionantes formas.

9 Caminhos para Autorrealização

SOBRE O AUTOR QUEM É FABRÍCIO TRINDADE?

Também conhecido como Paritosh (significa apenas 35% dos genes de nosso DNA, enquanto aquele que vive e emana paz interior, fruto de sua 65% estão latentes, adormecidos, mas nossos conexão com Deus), nome que recebi na iniciação hábitos de vida podem fazer adormecer alguns e no caminho do Yoga, filosofia milenar indiana com despertar outros. mais de 7 mil anos de existência, que foi sistematizada inicialmente e transmitida Aprendi que cada corpo tem sua válvula de escape oralmente via mestre discípulo por , o para suportar suas descargas de desequilíbrios, no primeiro grande iogue. meu caso descobri que meu local é a pele. Isso foi um verdadeiro desafio para quem se orgulhava Minha formação inicial é em engenharia de que facilmente “pegava” aquele bronzeado produção mecânica e economia, e durante sete dourado de praia após meia hora de sol. Eu era anos lecionei em curso superior. Nessa mesma jovem e isso gerou traumas e dores emocionais época eu comecei a prática da meditação, por volta por alguns anos e, considero que foi justamente de 2007, como ferramenta para desenvolver a meditação que permitiu que eu integrasse o inteligência emocional, ou seja, para desenvolver vitiligo em mim. Depois de certo tempo, nem o maior habilidade em lidar com meus sentimentos, considerava mais como algo anormal, ou seja, minhas emoções, algo que eu realmente me sentia prejudicial emocionalmente, pois pensando no bastante deficiente, principalmente em termos de grande e primeiro iogue Shiva, que tinha a pele relações afetivas. Acho que essa foi a decisão mais branca como a lua segundo textos sagrados que o importante de minha vida. Descobri inúmeros descrevem, me senti inspirado com meu corpo. Isso benefícios na meditação, um que eu quero é ressignificar a vida, e todos podemos fazer. Esse partilhar nesse momento foi desenvolver coragem é o caminho de conhecer quem realmente você é, e autoconfiança para realizar coisas que me não o que está apenas na superfície mental, não atraem, mas por medo ou vergonha não realizei a apenas as experiências captadas pelos seus cinco vida toda, e no meu caso, comecei a praticar perto sentidos do corpo, pois o ser humano, em verdade, dos 30 anos dança de salão, natação, yoga, tocar é bem mais amplo que isso. violão, mais tarde capoeira, aikido (arte marcial japonesa), senti claramente uma mudança em Outro episódio que me impulsionou nessa busca minha mente. Também acompanhei amigos que a de autoconhecimento foi ser demitido após sete partir da meditação viveram o mesmo processo de anos de trabalho na faculdade que lecionava pelo empoderamento pessoal. meu novo chefe. Uma das coisas que o tempo me ensinou é que esses finais de ciclo apesar de Voltando um pouco no tempo, aos meus 19 anos, trazer tristeza num primeiro momento, geram uma durante a faculdade, desenvolvi uma doença grande oportunidade para uma transformação. São dermatológica autoimune, o vitiligo, janelas que a vida nos oferece para conhecer novas provavelmente por hábitos nocivos ao corpo, como paisagens, novos sabores que posteriormente excesso de álcool nas baladas, trocar a noite pelo nos rejuvenesce. Depois de muita reflexão, senti dia em verdadeiramente que eu tenho uma paixão, um fins de semana, não contato com a natureza, amor por ensinar, e que eu poderia direcionar fatores que levam o corpo humano a um estado de este amor para onde meu coração me guiasse. Foi inflamação, ambiente propício ao surgimento de então que eu decidi me aprofundar no Yoga para doenças, como comentarei neste ebook. O me tornar instrutor, pois o que mais me tocava aparecimento dessa doença me mostrou como é naquele momento era espalhar esta ferramenta de importante o cuidado com a saúde mente-corpo. A autoconhecimento, tão importante para viver uma genética, provavelmente, também participa dessa vida cheia de altos e baixos, que o Yoga e outras fórmula para surgir o vitiligo, mas esclareço que técnicas proporcionam. meus pais ou avós nunca manifestaram esta doença dermatológica. Manifestamos ativamente 10 Caminhos para Autorrealização

Nessa mesma época, fui extremamente a superarem as delas. A prática da meditação, inspirado pela minha ex-mulher que passava do Yoga e da psicologia positiva foram essenciais por uma formação em Coaching e aplicava seus naquele momento, e certamente a fé em Deus era aprendizados fazendo trabalho voluntário, levando o pilar de tudo. diversas ferramentas para aperfeiçoamento pessoal, tanto profissional quanto emocional, para Estudei e me tornei facilitador de programas de outras pessoas, causando impacto significativo em gerenciamento de stress no Instituto Visão Futuro suas vidas. com a Dra. Susan Andrews, uma expert, psicóloga por Harvard, e referência no Brasil em bem-estar, Me lembro nitidamente como eu ficava bastante que ministra cursos nas principais faculdades admirado e inspirado com seu trabalho voluntário de medicina do país. Também fiz formação em ajudando amigos com esta ferramenta de Comunicação Não Violenta na Uniluz, com o autodesenvolvimento, causando impacto facilitador Sven Archangelo, um cara extraordinário significativo em suas vidas, Isso me marcou e muito competente, que estuda e pratica essa profundamente. Ela me impulsionava a ser um ser filosofia da não violência há mais de 17 anos, e humano melhor. que tive a honra de ser seu assistente em duas oportunidades em Nazaré Paulista. Também me Apesar da dor com o término da nossa relação, eu tornei promotor de saúde em Ayurveda (medicina sentia dentro de mim uma fé incondicional que natural indiana) pelo Instituto Visão Futuro. Fui tudo que eu estava passando, em algum momento fazer uma formação de Coaching com o Renato da minha vida no futuro, eu olharia, e diria que teria Ricci, no Creative Learning Institute, que estudou valido a pena. Como foi importante minha devoção e foi parceiro no Brasil, do criador do Coaching, ao Criador do Universo nesse momento. E hoje Timothy Gallwey, onde, ao contrário das escolas posso dizer com toda sinceridade que sou grato mais tradicionais, os alunos são orientados e por cada dor emocional que senti, cada lágrima incentivados a criarem seu próprio modelo de que derramei, cada desafio que vivi, pois foram elas trabalho com o Coaching. Fiz outras formações que puderam moldar este ser que existe hoje, que como Yogaterapia em Japaratinga com Peter se sente muito mais aberto a vida que pulsa dentro Sage, minha referência atual de trabalho científico e ao seu redor, mais forte e mais feliz em viver. com o Yoga e quem me transmite o caminho das meditações mais avançadas e profundas que sábios criaram nas regiões dos Himalaias há “Quando perdemos nossas pernas, é que milhares de anos. Também vivi a rica experiência realmente nos tornamos corredores.” (Rumi). de participar de uma imersão de uma semana sobre Reengenharia do Ser e Propósito de Vida na Escola Ayni, com o Thiago Berto, que tem uma Resolvi aproveitar aquele momento de solitude história de vida para inspirar das mais lindas que (solidão e quietude com um propósito maior, já assisti, além de participar de vários workshops e minha definição dessa palavra) para me treinamentos mais curtos de autoconhecimento, desenvolver como ser humano. Consegui enxergar liderança e retiros de meditação e silêncio de finais uma oportunidade em morar sozinho, algo de semana. que eu nunca tinha experimentado antes. Isso me permitiu viajar em cursos de imersões de Durante este processo comecei a atender como autoconhecimento. Por vários fins de semana Coach voluntariamente em sessões individuais, mergulhei em treinamentos e formações ligadas e os atendimentos foram me levando a criar um ao entendimento da mente, do corpo e das modelo que transmitia a essência do que aprendi emoções, para buscar superar meus medos, em tantos lugares sagrados com pessoas tão ricas minhas dores e talvez, poder ajudar outras pessoas em sabedoria. Esse material que você está lendo

11 Caminhos para Autorrealização

agora é o resultado desse modelo que denominei • Trabalhei como professor voluntário de yoga como Jornada Ser Verdade, caminhos para o Ser para crianças carentes no Centro Cultural Vrinda Autêntico, onde incluí os aspectos que percebi de São Paulo durante quase dois anos (quase como necessidades de aprendizagem que se rasguei meu diploma de instrutor quando fui repetiam dentro dos coachees (nome dado a ensinar crianças, na verdade fui talvez mais quem passa por um processo de Coaching) e aprender com elas). em mim mesmo. Todas as pessoas com quem apliquei este modelo SER VERDADE, parcial ou • Apliquei o workshop Ciência da Felicidade do integralmente, relataram impactos significativos Instituto Visão Futuro no ambulatório do Hospital em alguma área de suas vidas. O próximo passo das Clínicas para pessoas com HIV, também foi testar o modelo em formatos de imersão passei um dia no Hospital das Clínicas aplicando de fins de semana. E os feedbacks foram o Shirodhara, técnica indiana para reduzir a animadores. ansiedade em funcionários do HC.

Você pode ler na seção de ANEXOS, os • Criei o treinamento Jornada Ser Verdade depoimentos de quem participou de alguma para relaxar e fortalecer a mente dos forma dos trabalhos que realizo, seja via aulas de participantes com ferramentas e práticas de Yoga temáticas, seja workshops, ou mesmo nos autodesenvolvimento do ocidente e do oriente. retiros, ou o processo de Coaching . Passaram também pelas aulas de yoga, em O primeiro passo para eu confiar e me sentir imersões de treinamento de fins de semana seguro nesse processo da Jornada Ser Verdade, (SER VERDADE), ou em workshops, colegas, foi a confiança no trabalho dos treinadores que meus professores de yoga, outros treinadores me ensinaram muito, mentores com quem pude e terapeutas, o que permite disseminar dessa trabalhar junto em alguns casos. Em segundo forma, ainda mais este conhecimento tão valioso lugar foi sentir que esse caminho que percorro e útil para o dia a dia que trago das vivências e e pratico diariamente, me levou a ter menos cursos que vivi. ansiedade, maior compreensão da vida e seus desafios e mais saúde. Também me permitiu Perceba que você também pode desenvolver fornecer apoio emocional para pessoas queridas habilidades que não aprendeu em casa e nem e especiais, em uma profundidade que jamais na escola, para lidar com todos os desafios que imaginaria que pudesse fazer. se apresentam no seu caminho, seja qual for a esfera: saúde, afetivo, profissional. Certamente você não precisa se tornar um terapeuta, ou Coach de outras pessoas, mas em Os efeitos de se praticar o que ensino é verdade, acredito que você poderá se tornar um desenvolver clareza mental, equilíbrio e coragem grande Cuidador de Si mesmo e informalmente, para tomar decisões, algo que acredito, de dará muito suporte mental aos outros. Quero verdade, que todos precisamos. detalhar o quão fortalecido saí deste processo mostrando os trabalhos que pude realizar e que Namaskar (“Eu saúdo o Divino que habita em realizo: você com a luz da minha mente e o amor do meu coração”), • Trabalhei como yogaterapeuta por um ano e meio do CAPS (Centro de Apoio Psico Social) um abraço de um irmão, de São Caetano do Sul, cuidando inicialmente de pacientes com diagnóstico de depressão ou Fabrício Trindade ansiedade moderada, e posteriormente mais intensa.

• Trabalhei como professor de yoga na planta da Ford de São Bernardo do Campo durante um ano e meio.

12 Caminhos para Autorrealização

“Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher sua atitude em qualquer circunstância da vida.”

Viktor Frankl

13 Caminhos para Autorrealização

Introdução

Você já percebeu que algumas pessoas conseguem lidar com seus desafios cotidianos de forma mais serena que outras? Provavelmente já deve ter visto que para uma mesma situação, duas pessoas reagem de forma completamente distintas.

Pois bem, no começo de minha busca por autodesenvolvimento foi justamente este o fator que me levou a me mover nessa direção. Percebi nitidamente como eu ficava em certas situações, principalmente ligadas a relacionamentos afetivos quando não davam certo, e outras pessoas conseguiam encarar com mais disposição e serenidade suas frustrações. Por isso inicialmente comecei a fazer sessões de psicoterapia. Vendo os benefícios que a mesma causava, procurei outras formas de cuidar do meu lado emocional, como yoga, ayurveda, meditação e comunicação não violenta.

Hoje posso dizer que subi para outro nível da escala da minha maturidade emocional, e felizmente vi que este amadurecimento natural do tempo e experiência é algo que pode ser acelerado, se assim desejar, com técnicas apropriadas e entendendo como funciona seu corpo, sua mente e suas emoções, algo que a escola não te ensinou e provavelmente seus pais também não, já que este é um campo de estudo novo no ocidente.

14 Caminhos para Autorrealização

Este livro é um convite para você se conhecer e cuidar de suas dores emocionais, o que resultará em uma mente mais forte e calma. Equilíbrio, bem-estar e propósito de vida é uma tríade importante interconectada. Se você fez questão de ler este livro certamente você se enquadra em uma destas três frentes:

Quer aprender a lidar de forma mais serena, equilibrada 1 com suas dores emocionais, porque já sofreu alguns traumas que te levaram a um estado mais denso, talvez de angústia, tristeza ou raiva e gostaria de aprender a reagir de outra maneira, ou mesmo sair deste espaço interno contraído.

Sua vida não apresentou grandes traumas, mas ela se 2 encontra atualmente em um patamar tão “normal” que há talvez uma sensação de vazio sem explicação. Isso pode acontecer e certamente é comum, porque envolve a falta de compreensão sobre o que é o seu Ser, um olhar talvez mais para o externo sem o devido cuidado de olhar também para o interno.

Você é um buscador por natureza e está constantemente 3 expandindo sua mente por meio de novos conhecimentos que te possibilitam viver uma vida cada dia mais larga e intensa.

Qualquer que seja o motivo, você está no caminho certo. Eles são o gatilho inicial necessário para essa busca sobre quem é você, ou talvez, o que é você.

É um caminho sem volta, porque este é o conhecimento do infinito mundo interno do ser humano, ao qual a sociedade atual está pouco acostumada a pesquisar.

15 Caminhos para Autorrealização

Qual a importância de estudar todos estes conhecimentos?

A natureza do nosso cérebro nos leva a buscar apenas a sobrevivência, algo que nos limita a focarmos a atenção ao que é ameaça, tornando a vida menos prazerosa de ser vivida. É por isso que há tantas notícias ruins na mídia, pois seu cérebro “cola” mais fácil nelas.

A boa nova é que você pode construir um “novo cérebro” com essas práticas de autoconhecimento, que te guiarão a experimentar diariamente muito mais emoções positivas.

Quero dar exemplos práticos de questões que vamos abordar nesse livro:

Como gerenciar o stress no dia a dia? Ele é sempre ruim? Você sente que a sua rotina diária lhe traz saúde e bem-estar? E suas relações, primeiramente com você mesmo, você está satisfeito com elas? Como você pode melhorá-las? E você sente que a sua vida tem um propósito maior por trás?

“Mais que qualquer órgão do nosso corpo, o nosso cérebro é feito para mudar em resposta a uma experiência. É uma máquina de aprendizagem...” (Richard Davidson)

16 Caminhos para Autorrealização

Estas perguntas e suas reflexões são importantíssimas para a psique humana e vamos aprofundar ao longo desse livro. Há algo importantíssimo para o seu processo de APRENDIZAGEM. E falo isso com plena certeza do que digo, é certo que você concordará comigo.

Para aprendermos algo novo e implementá-lo em nossas vidas, precisamos passar por uma imersão desse conhecimento. Por acaso, isso quer dizer que vou ter de fazer RETIROS de fins de semana como você fez para aprender de verdade? Não, realmente não.

Imersão não significa obrigatoriedade de se retirar da vida usual para viver novos conhecimentos dentro de um ambiente motivador controlado em algum hotel, por exemplo. Imersão que me refiro quer dizer que você necessita diariamente de prática. E para isso você estuda, para praticar depois, caso contrário a magia que descrevo não acontece.

Por isso abasteço com conteúdos úteis para você o canal no Youtube, o Instagram e newsletter. Mas te digo que é necessário trocar tempo de jornal, televisão, redes sociais, ou conversas que não te fazem bem, por tempo de estudo, práticas diárias e conversas sobre temas que verdadeiramente agregam profundidade para sua vida. Fazer isso é simples, mas exige esforço e o compromisso com você mesmo.

17 Caminhos para Autorrealização

Uma vez ouvi que não existe falta de tempo, mas sim falta de prioridade, então já que está lendo este livro, esse é o momento para você priorizar algo que te fará bem no curto, médio e longo prazo, pode ter certeza, qualquer processo de coaching que você pagar, vai lhe dizer isto, é uma regra de fato, usar seu tempo de forma produtiva e proveitosa. Outra dica importante é se inserir em uma comunidade de estudos, ou se aproximar de pessoas que também tem essa mesma busca, pois facilitam o processo de motivação interna necessários para começar a se “alimentar” diariamente do conhecimento e assim experimentar na pele, menor ansiedade, menos raiva no dia a dia, menos tristeza, mais clareza, mais coragem e mais amor. Digo que a renúncia que você fizer, será pequena comparada ao que pretende alcançar.

Faça três respirações profundas agora e depois delas, por favor, reflita por um momento (um minuto talvez) sobre a pergunta abaixo:

Como seria sua vida hoje, se sua mente tivesse um comportamento mais tranquilo, sereno e corajoso ao mesmo tempo?

[...] Pausa necessária.

É justamente esta sua motivação. Pense sempre nela quando sentir que necessita de uma força para continuar se dedicando.

18 Caminhos para Autorrealização

Como estudar este livro?

A sua jornada passa por quatro etapas, como falei, percorrer integralmente potencializa os resultados, mesmo que queira somente se aprimorar em uma delas, pois quando melhoramos um aspecto de nossa vida, ele inevitavelmente se reflete nos outros, ou seja, se melhorar três aspectos da sua vida, as chances do quarto melhorar se tornam muito maiores.

Estas são as quatro etapas do círculo que não acabam, pois se renovam constantemente em nossas vidas, ou seja, novos ciclos surgem e você necessita percorrer novamente as quatro etapas. Quanto mais você praticar, melhor e mais rápido você passará pelos momentos de renovação.

19 Caminhos para Autorrealização

Agora quero que reflita em qual região (vermelha, laranja ou verde) você se encontra dentro de cada um desses quatro aspectos importantes da vida e o porquê você acredita que se encontra nesse local.

Perceba que se você está no vermelho, quer dizer que considera que para aquele determinado aspecto há muito a se melhorar. Por outro lado, se estiver no laranja, há um caminho ainda para se percorrer para se sentir íntegro, pleno nesta área da sua vida, mas também você considera que há pontos positivos nela. Se estiver verde, quer dizer que o espaço para melhora, apesar de sempre existir, já não é tão grande, pois já se sente bastante satisfeito com o que você faz e vive diariamente nesta área.

Explicando um pouco melhor sobre cada área:

Conexão consigo mesmo:

Como se sente na relação com o teu ser? Você cuida do seu corpo com carinho? Porque você acha isso? Você procura entender suas emoções, a causa delas? Como você trabalha suas dores emocionais e físicas? Você faz alguma prática de autocontemplação? Você acredita em um Deus? Como você se relaciona com isso? Você se sente verdadeiramente grato por sua vida?

Hábitos de vida e Alimentação:

Você sente que sua alimentação faz bem para o seu corpo? E para a sua mente, você acha que ela fortalece e traz tranquilidade, leveza, para si? E em relação aos seus hábitos de vida? Quais são seus hobbies? Que horas você

20 Caminhos para Autorrealização

dorme? Que horas você acorda? Você se sente energizado e disposto para realizar o que precisa fazer?

Conexão com outras pessoas:

Como é o seu relacionamento com seus pais? Como é o relacionamento com seu parceiro ou sua parceira? Como é o seu relacionamento com seus filhos? Como é seu relacionamento com seus amigos? Como é seu relacionamento com seus colegas de trabalho? Quantas pessoas você sente que pode confiar para revelar seus segredos mais bem guardados?

Propósito (s) de vida:

Você sente que possui uma missão a cumprir nesta vida? Você sente que foi escolhido para desempenhar um papel neste momento que outra pessoa não poderia estar vivendo? Você sente que contribui positivamente para construir um Universo com mais experiência de bem-estar para todos?

Escreva por favor se você sente que está na área vermelha, amarela, ou verde, para cada um dos itens acima e o porquê de cada resposta. Este é o primeiro grande exercício prático importante deste livro e peço para que você, se possível, somente continue a ler se fizer o exercício com toda sinceridade e profundidade que ele exige.

21 Caminhos para Autorrealização

1º Passo Conexão consigo mesma(o)

Vamos começar com duas regras importantíssimas para se tornar um cuidador de Si mesmo.

Primeiro seu cérebro possui uma característica que somente foi descoberta no ocidente há cerca de 40 anos, a Neuroplasticidade, ou seja, a capacidade de se organizar e se adaptar a mudanças, por meio de novas conexões neurais. Isso quer dizer que seu cérebro é uma máquina de aprender e mudar, e que esta característica lhe permite moldá-lo em direção a maior serenidade para lidar com os desafios do cotidiano e assim cuidar melhor das próprias dores. Antes os cientistas julgavam que estas conexões eram fixas, ou somente se deterioravam ao longo do tempo, felizmente os estudos atuais do cérebro negam esta hipótese e comprovam que novas conexões (novos hábitos), podem ser criados ao longo de sua vida com basicamente repetição regular da nova ação e estímulo emocional, ou seja, além da repetição no estímulo, tem que haver paixão pelo que se faz.

Mudar o cérebro significa desenvolver novas sinapses (ligações entre os neurônios) que permitirão apresentar naturalmente novos

22 Caminhos para Autorrealização

comportamentos, por exemplo menos ansiedade, mais foco, mais clareza, mais empatia pelos outros, sem perder sua autenticidade. O segundo ponto é que seu cérebro (seus pensamentos) afetam seu corpo criando harmonia ou desarmonia, e na contramão, o seu corpo também afeta seus pensamentos, gerando harmonia ou desarmonia.

Estes dois processos se chamam Top-Down e Bottom-Up, ou se preferir, de cima para baixo e de baixo para cima. A pergunta que fica é “Mas será que meu pensamento afeta minha saúde física? E será que posso trabalhar no meu corpo para mudar os pensamentos que surgem incontrolavelmente em minha mente?” A resposta é sim para ambas, pois seu cérebro manda informações para seus outros órgãos e vísceras, e o contrário também é verdade.

A partir deste entendimento você pode imaginar qual será o caminho para o aprendizado ao longo do livro.

Vamos trabalhar tanto o corpo físico, como a mente, estimulando principalmente o cortex pré-frontal (região do cérebro que somente os humanos desenvolveram e que nos dá essa capacidade de raciocinar), pois acredito que trabalhar o Ser em sua totalidade nos permite alcançar maiores resultados.

23 Caminhos para Autorrealização

Estudar psicologia positiva e yoga me permitiu definir melhor o que nos traz felicidade e tristeza. Achamos que somos muito diferentes um do outro, mas esta visão é apenas na superfície da mente, na camada mais consciente. Se entramos mais profundamente, os fatores são os mesmos, e isto é o que a neurociência e a psicologia positiva estudam e comprovam.

PSICOLOGIA E YOGA

Primeiro para você que nunca ouviu falar de psicologia positiva, é a parte da psicologia que, em vez de estudar traumas e desequilíbrios mentais e suas causas, estuda o que faz o ser humano se sentir feliz por um prazo mais longo.

O Yoga, filosofia indiana, que frequentemente é associado a uma atividade física, diz respeito a estudar o funcionamento da mente e elevá-la a um estado psicológico de comunhão com o sagrado que habita todo o Cosmos, por meio de oito passos, onde Samadhi, o último passo, seria o ápice que nossa mente pode chegar de estado psicológico positivo.

Antes de seguir com a leitura quero lhe dar uma dica importante para essa prática: busque uma escola onde você possa mergulhar no Universo do Yoga como filosofia de introspecção, reconsidere

24 Caminhos para Autorrealização

sua decisão de praticar em locais que o vejam como um senso de aprimoramento muscular e estético

Inspirado por outros que fazem este tipo de trabalho, busco unir a sabedoria moderna ocidental (americana e europeia) da psicologia positiva, coaching, comunicação não violenta, com a sabedoria milenar do Yoga e da Ayurveda. Creio ser uma maneira muito eficaz de impulsionar a mente para uma frequência de emoções mais positivas. Conhecimentos como os que eu vou transmitir aqui são os que atraem maior número de estudantes atualmente na faculdade de Yale e Harvard nos EUA. No hospital da USP, por exemplo, os futuros médicos na graduação começam a estudar também estas áreas para gerenciar o stress diário e empoderar os futuros pacientes com estes conhecimentos.

Olhe este trecho de matéria da revista Exame:

“Os cursos mais populares da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, não ensinam medicina nem direito, mas felicidade. No ano passado, mais de 1000 alunos se inscreveram para assistir às aulas do professor Tal Ben-Shahar, que usa um ramo da psicologia (psicologia positiva) para ajudar os estudantes de graduação na busca da realização pessoal.”

25 Caminhos para Autorrealização

MEDITAÇÃO

Nessa parte de conexão consigo mesmo é necessário deixar claro que a grande ferramenta para se integrar com sua essência sagrada e divina segundo textos do Yoga é a meditação. No livro sobre a mente na perspectiva da Ayurveda (medicina natural indiana) do Dr. David Frawley, é explicado como nossos pensamentos poluíram o nosso subconsciente e assim quando fechamos os olhos não enxergarmos nossa natureza luminosa, que é a camada mais profunda da mente.

Agora imagine que você está na areia de uma praia diante de um lindo oceano azul, um azul forte, o céu está claro e diante de tamanha beleza natural sente um forte desejo de mergulhar no oceano, mas logo na beira do mar existe um coral de recifes, que se não for transpassado, não permitirá que você experimente a sensação de flutuar no mar azul, calmo, sem ondas. Essa metáfora reflete a meditação em minha opinião. O recife seria seu subconsciente de onde surgem

26 Caminhos para Autorrealização

todos aqueles pensamentos que fazem sua mente parecer um macaco bêbado pulando de galho em galho, mas ele, se ultrapassado, te permite chegar nas camadas supramentais descritas no Yoga, onde a paz, a equanimidade, a sensação de expansão, são experimentadas. E te digo que os recifes de corais aumentam cada vez que maltratamos, ferimos, traímos, enganamos outras pessoas e a nós mesmos, pois cada atitude desta cria um registro na nossa camada subconsciente da mente que necessitará ser experimentada, é a famosa lei de que toda ação tem sua reação, como Newton descobriu no campo da matéria, isso também acontece no campo mental. E se você não acreditar no que estou dizendo, por favor, leia a regra de ouro do livro de Napoleon Hill, um dos grandes gênios em treinamentos motivacionais dos EUA que falarei mais adiante.

Por isso, se você quer praticar meditação para experimentar a sensação de mergulhar em um oceano, que te revitaliza, te acalma, te torna confiante, acho bastante adequado dar valor a estes princípios e práticas que vou passar agora para trabalhar com seu subconsciente de forma a limpá- lo.

Se quiser, estude um ou dois princípios por dia e o pratique de alguma forma, antes de passar para o outro. Na seção de Anexos, deixei uma planilha com os dias da semana para você avaliar diariamente como tem sido seu engajamento na prática, quanto mais destes princípios você praticar, mais efeitos vai

27 Caminhos para Autorrealização

perceber. Se não achar adequado por algum motivo fazer algum deles, siga para o próximo. Contudo, por favor, não devore este livro sem fazer prática alguma, porque dessa forma não vai haver benefícios para você, de forma alguma.

Para inspirá-lo, me lembro quando pratiquei meditação pela primeira vez no curso de Biopsicologia, em 2008.

Olhava todas aquelas pessoas em silêncio de olhos fechados e ficava irritado pensando comigo mesmo, será que sou apenas eu que quer sair correndo dessa sala e não aguenta nem mais um minuto ficar de olho fechado, ao mesmo tempo, graças a Uma Força Maior, havia dentro de mim uma fé que eu deveria insistir naquele caminho, porque eu de fato acreditava que algo bom aconteceria, dado que comprovadamente aquela prática trazia inúmeros benefícios segundo a ciência ocidental como menor ansiedade, menor frequência e intensidade de sentimentos como a raiva e depressão, e maior poder de foco, isso me manteve firme nessa busca de mergulhar em algo até então desconhecido e tão perto de mim, as camadas mais profundas da minha mente.

Hoje em dia pratico na maior parte das vezes 45 minutos de meditação duas vezes ao dia sem qualquer senso de que aquilo precisasse acabar, como no início dessa caminhada, de verdade, porque ali reconheço a grandeza da vida.

28 Caminhos para Autorrealização

Qualquer habilidade exige tempo e repetição para florescer, a meditação não é diferente. Aprender a meditar também não acabou com minhas dores emocionais, mas me deu uma grande ajuda para lidar com elas. Além disso, durante minhas meditações muitas respostas para meus trabalhos surgem sem eu buscá-las nesse momento.

Em algum momento vai perceber inclusive que, na verdade, o Infinito medita em você, como dizem místicos de filosofias do Oriente como sufismo e budismo. Então o convite que te faço é acredite e pratique, porque inevitavelmente estará melhorando sua saúde cerebral e consequentemente física.

Ah, importante mencionar que ao longo dos estudos também colocarei links de vídeos em algumas partes que julgar necessário.

Então vamos aos princípios para fortalecer e relaxar sua mente...

29 Caminhos para Autorrealização

1º Princípio

De acordo com o Yoga, a mente humana se torna aquilo que ela coloca sua atenção e concentração.

O que isso quer dizer? Demorou para cair a ficha desta grande verdade? Então preciso compartilhar com você o quanto isto é importante.

Quero dar um exemplo, se você começar a ler várias notícias, concentrar suas conversas com amigos a maior parte do tempo sobre futebol, isso naturalmente vai fazer com que surjam pensamentos sobre futebol na sua mente ao longo do dia, mesmo quando assim você não desejar, isso ocorre porque a mente precisa de um objeto de apoio para se expressar.

Imagine como a vida se torna para alguém que somente fala e pensa sobre futebol, se você não for um jogador tem poucas chances de querer estar perto de alguém assim. São os famosos torcedores “roxos” que acabam perdendo amizades, e paz interna, tornando suas placas mentais a imagem do futebol. Quem se autoestimula com pornografia vai receber pensamentos ao longo do dia que vão tirar sua paz nessa direção e assim vai.

Portanto, se você quer começar a ter maior equilíbrio emocional sugiro que reveja tudo a que você dá sua atenção e concentração, pois seus

30 Caminhos para Autorrealização

futuros pensamentos podem tomar esta forma.

Uma pessoa que se torna obsessiva por outra, antes disso olhou para muitas fotos, construiu ativamente diversas histórias em sua mente até o ponto em que seus pensamentos expressavam quase sempre a imagem do outro, mesmo se não havia mais intenção de assim ser.

Vamos voltar a este tema da autossugestão na parte da meditação, mas por enquanto aqui lhe peço que:

Escreva uma lista de pensamentos que tiram seu 1 equilíbrio. Quais são eles?

Para quais pensamentos você acha que poderia 2 direcionar mais sua concentração e experimentar, dessa maneira, mais paz, mais segurança, mais realização? Qual deveria ser o foco de sua mente? Faça três respirações profundas e reflita por um momento. Lembre-se que seus pensamentos começarão a surgir justamente ligados a essa(s) área(s) que você quer dar mais atenção.

O primeiro princípio diz respeito ao tempo que você está investindo em atividades que te equilibram. Para aumentá-lo, avalie o quanto você consegue abrir mão de tempo em atividades que não te fazem bem. O tempo que você dispõe é o tesouro que possui de maior valor durante sua vida, lembre- se disso e dê todo o valor que ele merece.

31 Caminhos para Autorrealização

2º Princípio

Este princípio tem um potencial enorme para aumentar a serotonina, neurotransmissor de bem- estar que produzimos quando estamos empolgados, felizes com alguma situação positiva que nos ocorreu. E você não vai precisar conquistar nada em especial para sentir esta sensação de prazer. Aliás esta foi uma das minhas principais práticas diárias no momento de tristeza pós- separação de casamento.

A prática consiste em você escrever (pode ser uma vez ao dia, mas se quiser fazer mais vezes certamente estará se tornando mais apto nesse comportamento) uma lista de fatos que aconteceram no seu dia ou na sua vida nos últimos tempos em que você realmente é grato. Pode colocar um fato, dois ou três, o importante é detalhar o que houve, porque aquilo fez você se sentir realmente grato. A gratidão somente produz efeitos se você sente no corpo a sensação que a mesma produz, por isso intensificar os detalhes do porque você é grato, é importante, é preciso sentir no corpo a sensação de prazer.

Martin Selingman, um dos professores pioneiros da psicologia positiva diz que escrever uma carta de gratidão para pessoas que te fizeram algum bem, podendo ser entregues ou não, produz efeitos similares a tomar antidepressivos.

32 Caminhos para Autorrealização

Ser específico no que a pessoa te faz bem, e criar um hábito de escrever cartas assim, depois de um mês você já se sentirá mais feliz com esta prática diária. Este efeito é duradouro, ao contrário de, por exemplo, comprar um novo bem como um carro, pois em pouquíssimo tempo a felicidade retorna ao mesmo nível anterior a compra, (por isso que acumular muitos bens não faz parte da fórmula de como ser feliz de acordo com a Psicologia Positiva e com o Yoga).

Vale dizer que a prática da gratidão vai na mesma direção de um dos dez princípios de harmonização da mente do Yoga, Santosha, que significa a arte de experimentar contentamento e satisfação com a vida da forma que ela se apresenta. Isso não quer dizer que você deve ser acomodado. A evolução, o desenvolvimento psíquico faz parte da vida humana, e está correto, ao mesmo tempo, você pode aprender a apreciar o lado bom dos acontecimentos ao seu redor, porque em verdade, não são os fatos que provocam determinada emoção, mas sim a interpretação dos mesmos.

33 Caminhos para Autorrealização

Por isso para a mesma situação duas pessoas distintas reagem de maneiras completamente diferentes.

A prática da gratidão permite ao seu cérebro se acostumar a enxergar os eventos externos que chegam até você pelo lado positivo, pois você tem controle sobre suas ações, mas não sobre os resultados delas.

Quero lhe dar uma ÓTIMA DICA aqui, se você está muito triste neste momento e não consegue enxergar gratidão em nenhum fato de sua vida, por um momento, assista um vídeo inspirador, ou escute sons da natureza, ou uma música otimista. Faça esse pequeno movimento em direção a algo que toque seu coração, pois vai lhe despertar um sentimento positivo e naturalmente sua mente vai se expandir para enxergar fatos que merecem agradecimentos e estão escondidos pela contração mental causada pela raiva ou pela tristeza, conforme bem descreve a psicóloga Barbara Friedrickson quando fala sobre a espiral.

“Há sempre algo maravilhoso acontecendo”. (Thiago Berto)

Esse tema é aprofundado em uma aula de Yoga durante a Jornada Ser Verdade: “Implantando e Cultivando a Gratidão Interior”.

34 Caminhos para Autorrealização

3º Princípio

Quero partilhar contigo que seu cérebro se adapta aos novos bens que você compra para se sentir mais feliz, sendo assim sempre que você adquirir algo supérfluo pensando em ser mais feliz, isto vai durar talvez um mês, ou pouco mais, pouco menos, devido ao estímulo da novidade, e em seguida sua felicidade cairá para o nível anterior novamente. E ficará assim correndo como um cachorro atrás do próprio rabo se acreditar que mais bens podem mudar seu estado psíquico.

Um princípio harmonizador da mente dentro do Yoga se chama Aparigraha, que quer dizer aprender a viver com o essencial, por isso um dos princípios iogues é evitar acumular. Pesquisadores ocidentais da ciência da felicidade descobriram que a partir de determinada renda, ser mais rico não altera sua sensação de felicidade, provavelmente porque neste nível de renda você já atingiu segurança material, e consegue pagar um convênio, um lar com conforto para morar, roupas, alimentos, educação e viagens (não necessariamente as mais caras).

Nessa condição, não será viajar em um jatinho particular, ou viver dentro de uma mansão que te deixará mais feliz, segundo os resultados encontrados. Aliás, se a aquisição de mais bens for a custo de muita ansiedade, certamente o efeito pode ser até negativo na sua vida.

35 Caminhos para Autorrealização

Napoleon Hill foi um jovem que nasceu em uma família humilde e cuja vida mudou quando um dos empresários mais ricos da sua época nos EUA o conheceu e lhe sugeriu que fizesse uma pesquisa para encontrar a fórmula oculta no Universo para uma pessoa atingir sucesso e realização pessoal.

Diante de tão excitante desafio, Hill mergulhou em estudos durante 25 anos, entrevistando pessoas como Henry Ford e Thomas Edson, entre muitos outros de sucesso em suas áreas (podemos discutir aqui o que é sucesso de verdade, mas vamos nos limitar ao sentido de pessoas famosas na sua área de atuação). Depois de muito trabalho escreveu sua obra-prima usada até hoje, principalmente no mundo do Coaching e dos Negócios, o livro A lei do Triunfo. Estudando milhares de pessoas e entendendo o que era necessário para alcançar este sucesso um dos itens fundamentais descritos por ele foi, gaste menos dinheiro do que você ganha, seja qual for sua renda, pois uma mente descontrolada neste sentido não pode alcançar o verdadeiro sucesso.

O terceiro princípio que apresento é sobre adquirir bens que realmente trazem diferença na sua vida e de pessoas ao seu redor, e que seus gastos sejam menores que seus ganhos, porque caso contrário, gastará uma energia mental desnecessária talvez para impressionar alguém, e isto não te trará paz interior, certamente.

36 Caminhos para Autorrealização

Pare por um momento, respire profundamente três vezes com os olhos fechados ou semiabertos olhando para baixo.

[...] Pause.

Agora reflita: como está seu fluxo financeiro? Você tem gastado mais do que recebido? Se sim, você consegue mudar isso? Como?

Você tem comprado muitos bens, eles teriam ou não necessidade de serem adquiridos? Porque você acredita nisso?

37 Caminhos para Autorrealização

4º Princípio

Qualquer processo de coaching vai lhe indicar este princípio: se você quer desenvolver algo em si mesmo, procure estar perto de pessoas que também estão nessa busca, ou que já alcançaram, e que inclusive você vê como fonte de inspiração.

Quero falar novamente aqui de Napoleon Hill, porque ele merece admiração por seu trabalho. Se tornou assessor do presidente americano Theodore Roosevelt e criou talvez um dos primeiros treinamentos de imersão para elevar padrões mentais, sendo que muitos executivos de sucesso fizeram seu curso. Um dos pontos mais importantes do seu livro diz respeito ao Master .

O Master Mind é o nome de uma mente coletiva que é criada, segundo as pesquisas de Hill, quando um grupo de pessoas (2 ou mais) se reúne em torno de uma conversa com regularidade com um objetivo específico. Esta mente coletiva somente é criada quando há harmonia entre as pessoas do grupo.

E qual o sentido disso? Segundo Napoleon esta mente coletiva permite que os indivíduos possam acessá-la para aumentar seu potencial com o conhecimento dos outros indivíduos, isso claro de forma inconsciente, tornando todos os membros do grupo mais “inteligentes”, ninguém sabe que este processo está ocorrendo durante um processo de Master Mind, e se você não acreditar lhe digo

38 Caminhos para Autorrealização

que pode experimentar participar de um grupo para alcançar determinado objetivo e veja se o seu potencial individual de capacidade de realização não será multiplicado.

Estar próximo de pessoas com o mesmo objetivo que você gera motivação. Essa inspiração corre naturalmente pelo seu corpo por meio de um hormônio liberado pelo seu cérebro chamado ocitocina, responsável pela sensações de prazer, e que ajuda a expandir o alcance da sua mente. Este é o poder do coletivo.

Para você ter sucesso em realizar um objetivo, Napoleon é muito direto: você precisa estar perto de outras pessoas com este mesmo objetivo, e se possível de pessoas que te complementam.

“A felicidade só é real quando é compartilhada” (Leo Tolstói)

39 Caminhos para Autorrealização

Se puder inspirar alguém próximo a você a praticar contigo o conteúdo deste livro, ambos poderão apoiar um ao outro nessa jornada de autodescoberta e os resultados podem ser mais poderosos se ambos estiverem verdadeiramente engajados.

Se não tiver alguém assim, procure um local onde possa frequentar com pessoas nesta mesma busca de autodesenvolvimento.

Este convite é sincero. Se não encontrar um local adequado, sinta-se convidado a participar das comunidades na qual estou inserido:

Espaço Satyavida de Yoga e Bem Estar (São Caetano do Sul/SP)

Jornada SER VERDADE (Grupo fechado no Facebook para os participantes do curso on-line que ministro)

Você também pode assistir a vídeos, ler e ouvir conteúdos, porque são formas legítimas de lhe inspirar e fortalecer sua prática em busca de se fortalecer mentalmente. O meu canal no Youtube e

40 Caminhos para Autorrealização

Faça então agora três respirações profundas, olhos fechados e reflita por um momento:

“Eu participo de círculos de pessoas que me sustentam e apoiam para atingir meus objetivos?”

“Quão importante seria para mim se eu participasse de círculos dessa maneira?”

“Como eu poderia me inserir em um?”

41 Caminhos para Autorrealização

5º Princípio

Certamente este é um dos princípios mais importantes. Para mim talvez é o maior de todos. Inclusive está entrando na grade de faculdades de medicina para que os alunos possam também trabalhar por meio da fé do paciente.

A Faculdade de Medicina do ABC, por exemplo, oferece esta disciplina aos futuros médicos. O fato é que pesquisas acadêmicas comprovam que a espiritualidade e a fé em algo além do mundo material reduz a chance de depressão e de transtornos de ansiedade, tornando a mente mais saudável.

Espiritualidade não diz respeito a uma religião em si, mas a fé em algo “Superior”.

Pode se pensar em se conectar com este Reino Espiritual através de meditação e ou orações, não necessariamente tendo uma religião, grande parte das pesquisas avalia os resultados destas duas formas de práticas espirituais.

Caso queira se aprofundar, neste artigo você vai encontrar diversas pesquisas sobre os efeitos da espiritualidade na saúde mental.

42 Caminhos para Autorrealização

Dentro da filosofia da linhagem de Yoga que sigo, há dois princípios para harmonizar a mente que vão ao encontro deste tema de manter a fé em algo Maior, são eles Iishvara Pranidhana e .

Iishvara é a primeira lição de meditação que se recebe de um (Instrutor espiritual) e diz respeito a uma prática meditativa de entregar a mente individual a Consciência Infinita de Deus.

Todo o ritual de meditação é ensinado pelo Acharya. Esta se torna a meta da vida do aspirante a iogue, a rendição ou entrega de sua mente individual para o Todo, o Mestre do Universo.

Se enxergar como um instrumento do Todo, e não como autor da ação é Iishvara Pranidhana.

Já Brahmacarya diz respeito a compreender que todo o Cosmos a sua volta é a expressão da mesma Consciência Infinita de Deus. Esse tema é estudado de forma mais profunda durante as aulas da Jornada Ser Verdade.

A devoção, ou amor ao Divino é uma força tão poderosa, mas tão poderosa, que eu quero partilhar com você uma história.

Esta é a história de um americano (Roland H.) que estava dominado pelo alcoolismo e foi pedir ajuda a ninguém menos que Carl Jung, o mais famoso discípulo de Freud que posteriormente discordou de seu mestre em pontos importantes de sua

43 Caminhos para Autorrealização

teoria e criou então a Psicologia Analítica, que muito contribuiu para a compreensão da mente humana.

Jung depois de avaliar o caso e fazer algumas tentativas foi sincero e ao mesmo tempo humilde em reconhecer para o seu paciente que a única saída que via para o seu caso, para ele realmente abandonar o alcoolismo de uma vez por todas, seria por meio de uma forte experiência espiritual.

O paciente seguiu sua recomendação, dada sua admiração por Jung, e então procurou um grupo religioso evangélico que estava desenvolvendo de forma pioneira um trabalho para dependentes do álcool largarem o vício. Este mesmo grupo veio a criar mais tarde a Associação mundialmente denominada Alcoólicos Anônimos, e através do trabalho desse grupo, Roland realmente conseguiu abandonar o álcool.

Até hoje certamente os Alcoólicos Anônimos são conhecidos como uma referência mundial em tratamento de pessoas dependentes do álcool. A espiritualidade / fé são os pilares de sucesso do grupo (não mais seguindo uma religião específica atualmente), estando presentes dentro de alguns dos doze passos necessários para deixar o álcool.

Veja um trecho da carta que Carl Jung recebeu de um dos fundadores do Alcoólicos Anônimos que ajudou Roland seu cliente, relatando sobre o caso:

44 Caminhos para Autorrealização

“[...] Antes de mais nada, o senhor contou francamente a ele sobre a sua falta de esperança em relação a qualquer tratamento médico ou psiquiátrico que pudesse estar envolvido. Essa sua afirmação cândida e humilde foi sem dúvida a primeira pedra do alicerce sobre os quais nossa Irmandade foi desde então construída. Vindo isso do senhor, alguém a quem tanto admirava e em quem confiava, o impacto sobre ele foi imenso. Quando lhe perguntou em seguida se havia alguma outra esperança, o senhor disse a ele que poderia haver, desde que conseguisse se tornar objeto de uma experiência espiritual ou religiosa - em poucas palavras, uma conversão autêntica. O senhor salientou como essa experiência, caso ocorresse, poderia motivá-lo quando nada mais podia. Mas o senhor lembrou, todavia, que embora essas experiências tivessem resultado ocasionalmente na recuperação de alcoólicos, elas eram, no entanto, relativamente raras. O senhor recomendou a ele que se rodeasse de uma atmosfera religiosa e esperasse pelo melhor. Essa foi, acredito eu, a essência dos seus conselhos. [...]”

45 Caminhos para Autorrealização

“Esse conceito provou ser o alicerce do grande sucesso que Alcoólicos Anônimos teve desde então. Isso tornou a experiência de conversão disponível numa base quase de liquidação. Como o senhor pode ver claramente, essa impressionante corrente de acontecimentos começou na verdade há muito tempo, no seu consultório, e se baseou diretamente na sua própria humildade e profunda percepção.” Bill W. (um dos fundadores dos A.A.)

Como você pode ver, a força da devoção nunca deve ser menosprezada dentro da experiência da mente humana, e esta devoção não está associada com uma religião específica. Na espiritualidade contida nos doze passos dos Alcoólicos anônimos, por exemplo, não há uma religião específica, apesar de suas origens serem cristãs, no entanto, segundo as regras dos doze Passos dos A.A., é necessário acreditar em um Poder Maior guiando este Universo e se refugiar Nele conscientemente.

“Deus chegou e meu coração se pôs melodioso Cheio de néctar e transbordando doçura. Deus está dentro da minha mente, invisível Iluminando tudo, Derramando doçura por toda parte.

46 Caminhos para Autorrealização

Como Ele aparece com misteriosa beleza supraestética? Como que Ele tem um sorriso que intoxica o coração? Toda nuvem escura de sofrimento, se desfaz com Sua luz Enchendo meu coração com um arco-íris colorido Derramando doçura por toda parte.

Todas as canções, todas as notas, toda a música no mundo Enche o meu coração e minha mente E sua doçura se espalha por toda parte.” (P. R. Sarkar)

Então deixo aqui algumas perguntas para você refletir a respeito, mesmo sabendo que suas dores não necessariamente passam por um vício, a forma de cuidar delas pode ser parecida.

Faça 3 respirações profundas antes de responder para aumentar sua clareza:

O que te mantém e te dá esperança?

Você tem crenças espirituais que te suportam, quais são elas?

Você tem alguma necessidade espiritual ou incompreensão?

[...] Pausa necessária para respirar e refletir.

47 Caminhos para Autorrealização

6º Princípio

Todos os princípios aqui apresentados deveriam ser testados na prática por você, e este aqui é muito fácil de realizar o teste. Olhe as figuras abaixo:

Imagens do livro de Masaru Emoto, “As mensagens escondidas nas águas”.

Tradução:

1ª figura Música de Heavy Metal 2ª figura Sonata de Bach (Música clássica) 3ª figura Música Edelweiss (música calma com muitas palavras positivas) 4ª figura Palavra de Gratidão 5ª figura “Você me faz doente, eu vou matá-lo” 6ª figura Amor e apreciação

48 Caminhos para Autorrealização

Esta experiência foi conduzida repetidas vezes pelo japonês Masaru Emoto, encontrando o mesmo resultado, que quis provar que o som influencia nosso corpo e consequentemente nossa mente. Saiba que o corpo humano é formado por 70% de água, então imagine o impacto que existe em nossa estrutura no que ouvimos. Masaru Emoto escreveu o livro best-seller, de onde essas imagens foram tiradas: “As mensagens escondidas na Água”.

No yoga, o corpo é apenas mais uma das camadas de nossa mente, ou seja, se desestrutura o corpo, consequentemente desestrutura a mente, responsável pela formação dos pensamentos.

O experimento foi o seguinte, Masaru submetia a água aos sons descritos acima e depois congelava essa água para avaliar como ficavam os cristais do gelo formado. E depois tirava as fotos. Como você vê, formas geométricas harmônicas estão associadas com amor, gratidão, música clássica, enquanto ódio, principalmente, está associado com cristais desformes.

E olha que interessante também, a forma hexagonal, que surge diante do amor, da gratidão, dentro da Ciência da Biopsicologia (existe um curso no Instituto Visão Futuro em Porangaba-SP), que estuda os (centros energéticos do corpo), diz respeito ao cardíaco, ligado ao afeto e a empatia, que são temas a serem trabalhados em maior profundidade mais adiante nesse livro. Outro ponto importante aqui, que cabe dizer é

49 Caminhos para Autorrealização

sobre o nervo vago (o maior do corpo humano), que liga o cérebro a diversas vísceras e órgãos como o coração. Segundo pesquisas na área da neurociência, fortalecer o nervo vago é essencial, pois cientistas descobriram que quanto maior o tônus vagal, menor a atividade inflamatória no corpo, e assim menos doenças desenvolvemos ligadas a inflamação do organismo (psoríase, artrite, doenças cardiovasculares, etc.).

Ver sobre a Teoria Polivagal de Stephen W. Porges.

O alto tônus ​vagal também torna a mente mais calma, por favorecer o acionamento do sistema nervoso parassimpático, que controla a resposta de relaxamento do corpo

CANTAR E ENTOAR

Mantras provocam o fortalecimento do seu nervo vago. Por isso o princípio que deixo aqui para você testar é simples, cantar .

Mantras em sânscrito (Baba Nam Kevalam, Hare Krishna,Om Namah Shivaya etc.), pois a forma como esse idioma iogue ancestral reverbera no corpo está associado com os principais centros de energia (chackras).

O da linhagem de Yoga que pratico é “Baba Nam Kevalam”, que significa de forma simples “Infinito Amor é Tudo que Existe”.

50 Caminhos para Autorrealização

Refletindo sobre a experiência com os cristais da água, mais a importância de fortalecer e desenvolver o nervo vago, é possível ter uma boa noção de como é importante cantar mantras ou músicas com ideação positiva para a saúde física e mental.

O mantra que sugeri é o que utilizo, mas existem muitos outros, tente sempre saber o significado do mantra antes, para manter a ideação do mesmo quando cantar, isso potencializa o efeito no seu subconsciente e assim o impacto será mais profundo. Saiba que seu inconsciente, onde vivem suas emoções é responsável por aproximadamente 95% de suas decisões segundo a ciência estuda, como Bruce Lipton menciona em seu livro “A Biologia da Crença”, e se ele estiver treinado para enxergar um mundo mais positivo, certamente suas decisões serão inconscientemente mais direcionadas para estas escolhas.

Quando eu “programo” meu subconsciente com a autossugestão que Infinito Amor é tudo que Existe, naturalmente vou sentindo que os sons que chegam aos meus ouvidos, as imagens que são recebidas por meus olhos, as sensações táteis pela pele, os aromas pelas narinas e os sabores que são recepcionados pela língua são frutos do amor Divino e que o mundo é confiável, que os desafios somente surgem para aumentar a minha força, minha sabedoria e o meu amor interno.

51 Caminhos para Autorrealização

Além disso o som do sânscrito, que é o idioma praticado pelos iogues há milhares de anos, ressoa nos centros energéticos do corpo sutil, o mesmo que a acupuntura trabalha, harmonizando estes centros que também controlam nossas emoções.

Dessa forma, com o som atuando sobre os chakras (centro de energia) a mente tende a se tornar também mais calma e satisfeita com a vida.

Você pode usar o canto desse vídeo no Youtube para treinar o mantra, se desejar.

52 Caminhos para Autorrealização

7º Princípio

Talvez este princípio seja a melhor forma de caminhar pelos Recifes de Corais para chegar no Oceano Azul de sua mente.

Quero te contar aqui uma história. Há algumas centenas de anos, por volta de 1050 anos d.c. no Tibet, vivia um menino de nome Milarepa com seus pais e irmã numa casa que trazia o conforto e a segurança necessária.

Com sete anos de idade seu pai veio a falecer devido a uma doença, sendo que a partir de então seu tio, a pedido do próprio pai de Mila, passou a cuidar dos bens da família. O problema é que este tio tratou a mãe de Milarepa, a irmã e ele como escravos, com todo direito a maus tratos e serviços exaustivos sem remuneração, e sem permitir que os mesmos usufruíssem dos bens deixados pelo seu pai. Foi nesse contexto que a mãe de Mila lhe pediu que quando crescesse vingasse sua família, tirando a vida de seu tio. Passaram-se anos nesta situação e quando Milarepa já era um jovem adulto, procurou um feiticeiro tibetano que praticasse magia da escuridão.

Assim estudou estas práticas profundamente e intensamente até desenvolver o poder mental necessário para tirar a vida de alguém, o que era muito raro alguém de fato conseguir. Realizado

53 Caminhos para Autorrealização

dentro desse tipo de prática, Milarepa cumpriu sua promessa e mais que isso, não somente provocou a morte de seu tio, como também por meio de uma avalanche de rochas fez com que toda a família do mesmo também morresse soterrada dentro de casa.

Olhando para o estrago provocado, a sensação que ele experimentou então foi de arrependimento. Um arrependimento tão forte que levou a mente de Mila a uma angustia desesperadora, como se ele tivesse morrido junto de seus parentes. Por graça divina, Milarepa encontrou uma boa alma em seu caminho que lhe disse que havia um verdadeiro mestre espiritual, um (significa aquele que leva da escuridão para a luz) chamado Marpa, que poderia lhe ajudar a iluminar sua mente sombria atual.

Sem perder tempo, Milarepa foi atrás de Marpa, que na noite anterior a chegada do jovem futuro discípulo, sonhou com ele e um pedido de um ser de Luz em seu sonho para treiná-lo, pois o mesmo estava desesperado devido a ações movidas pela ignorância. Quando Milarepa chegou até Marpa, este lhe disse que já o aguardava. Milarepa pediu a iniciação no caminho espiritual da Iluminação, mas Marpa lhe disse que antes ele teria que sozinho lhe construir uma casa em determinado local. E assim com muita determinação Milarepa o fez. Feliz com o resultado ele esperou a apreciação de Marpa para ser iniciado. Quando Marpa viu a casa, imediatamente fez inúmeras criticas duras a Mila, deixando o arrasado, pois havia feito o seu melhor.

54 Caminhos para Autorrealização

Ele viu outros jovens recebendo iniciação, mas para ele o recado foi construir outra casa em outro local. Ele então mais uma vez se dedicou com toda força para melhorar o resultado e atender seu futuro mestre. Passado longo tempo construindo, ele terminou e mais uma vez chamou Marpa para aprovar seu trabalho e enfim começar sua jornada. Novamente os xingamentos foram inúmeros, sobre a qualidade precária da construção, a sua incapacidade de fazer corretamente. Seu coração se partiu, a tristeza se abateu. Marpa lhe pediu então que construísse mais uma vez, e o resultado se repetiu essa e mais uma vez.

Mila não tinha mais qualquer esperança então a única coisa que passava em sua mente era tirar sua própria vida, pois não se via digno de adentrar o caminho da Luz espiritual. Foi então que Marpa, percebendo que a situação chegou em seu limite pediu para que ele não fizesse nada que estava pensando, pois daria sua iniciação e treinamento na meditação do -yoga que ele aprendera com Naropa na Índia. Marpa explicou que era necessário passar por este período de provação, com muito serviço e sacrifício (experiência de dor) voluntário para limpar seu subconsciente, pois caso não fizesse, a meditação seria inócua e Milarepa não poderia assim, se aproximar da Realização Última do iogue.

Milarepa então deu início a um treinamento em cavernas, fortalecido por tanto tempo de “provações

55 Caminhos para Autorrealização

e doações”, com muita austeridade, renúncia e dedicação, e depois de anos conheceu a natureza iluminada do Ser, que alguns chamam de Nirvana, outros Samadhi, outros de iluminação. Ele passou a transmitir os ensinamentos para centenas de tibetanos de como chegar neste espaço interno que como disse anteriormente, seria a natureza mais profunda da mente de cada ser vivo.

Hoje ele é considerado um dos maiores santos do Tibet. Esta história é somente um resumo que certamente não aponta detalhes importantes da comovente jornada que ele viveu, mas ilustra de forma inspiradora, torço eu, sobre o poder do serviço para um bem maior.

Sua mente se torna mais forte, menos apegada ao “meu” com doação de dinheiro ou trabalho, mas veja bem, é importante que a doação não seja exposta para outros, com objetivo de criar um senso de admiração, pois isto quebra a pureza do ato de entrega e assim polui a mente, que vai experimentar o resultado plantado pela mesquinhez no futuro, desequilibrando a paz interna.

A pergunta que quero lhe fazer é se você faz algum serviço voluntário para pessoas que realmente necessitem? Se não, você faz doações mensais para alguma obra que ajuda pessoas menos favorecidas?

O que acha da ideia de começar a ajudar algum projeto que verdadeiramente acredita que provoca impacto e possui intenções reais?

56 Caminhos para Autorrealização

[...] Faça 3 respirações profundas. Pausa necessária.

“Faça todo o bem que puder, Por todos os meios que puder, De todas as maneiras que você pode, Em todos os lugares que você puder, Em todas as vezes que você puder, Para todas as pessoas que você puder, Enquanto você pode sempre.” (John Wesley)

57 Caminhos para Autorrealização

8º Princípio

Realizar este princípio é a melhor forma de garantir que os outros princípios sejam realizados e você entenderá o porquê.

Escreva diariamente cinco coisas boas que você fez para si mesmo, e mais cinco coisas boas que fez para o mundo. Acostume-se a escrever diariamente e a ler estas listas de vez em quando. Então perceba o quão importante é a sua existência, cuidando de si mesmo, e dá vida ao seu redor.

“Sempre que pensar em fazer boas ações, não hesite, faça-as imediatamente. Sempre que pensar em fazer más ações, procrastine, de modo que a vontade de fazê-las possa desaparecer da mente.” (Prabhat R. Sarkar)

De acordo com a pesquisadora Loretta Breuning, Phd e autora do livro A Ciência da Positividade e os Hábitos de um Cérebro Feliz, a nossa neurobiologia foi projetada para sobrevivência. O que isto quer dizer? Quer dizer que tendemos a olhar com mais atenção naturalmente ao que é negativo para assim preservarmos a nossa vida. Por isso é tão natural ao longo do dia focarmos nosso pensamento em fatos

58 Caminhos para Autorrealização

ruins, que muitas vezes estão bem distantes de nossa realidade.

Os meios de comunicação sabem disso, e por desejarem prender a atenção do público pelo maior tempo possível, pois isto obviamente gera recursos financeiros por meio de anunciantes que pagam para vender para esta audiência, também colocam maior proporção de conteúdo negativo em suas programações a fim de que o público fique mais “preso”. O problema é que a mistura de nossa fisiologia, com o bombardeamento de informações negativas, nos deixa presos em uma situação que parece que a todo instante tem uma ameaça ao nosso lado, e assim não relaxamos.

Para a maioria dos seres humanos, em poucos momentos do dia, pela própria fisiologia segundo as pesquisas da neurociência, produzimos dopamina, hormônio ligado a sentimentos de prazer. Para mudar isto podemos provocar conscientemente a secreção deste hormônio, escrevendo diariamente esta lista de ações positivas que realizamos para nós mesmos e para o mundo.

Esta prática vai permitir que você a cada dia libere mais dopamina no seu sangue e sinta mais prazer em viver, sentindo mais prazer em viver, vai fazer mais coisas boas por você e pelo mundo, fazendo estas coisas vai ter mais itens para acrescentar a sua lista diária, lendo sua lista diária vai sentir mais vontade de fazer coisas boas para você mesma(o) e para o mundo, e então vai fazer mais coisas boas, assim

59 Caminhos para Autorrealização

uma espiral de positividade, como diz a PhD Barbara Fredrickson, é criada. Quanto mais positiva for sua mente, mais expandida ela se torna. Experimente perceber como fica sua mente quando está feliz e quando está triste, vai entender bem o que eu digo de expansão e de contração mental.

Pare por um momento e ouça uma música que você gosta.

Já ouviu? Agora, por favor, pode escrever essa lista:

5 coisas que você fez boas para si mesmo entre ontem e hoje. _ _ _ _ _

5 coisas que você fez boas para o mundo entre ontem e hoje. _ _ _ _ _

60 Caminhos para Autorrealização

Fisiologia do Stress

Essas ferramentas acima transmitidas são uma boa base para florescer sentimentos positivos cada vez mais, que permitem uma expansão e fortalecimento do seu corpo mental, sim sua mente também tem um corpo, como explica Prabhat Ranjan Sarkar em seu livro a Psicologia do Yoga.

Para aprofundarmos no conhecimento da ciência mente-corpo é necessário entender a fisiologia do seu sistema nervoso autônomo. O sistema nervoso autônomo é a parte do seu cérebro que regula seu ritmo cardíaco, sua respiração, seu sistema digestivo, seu sistema reprodutor, imunológico, entre outros. Ele é denominado autônomo porque em geral está trabalhando sem que você decida fazer. A regulação desta parte do seu sistema nervoso é essencial para garantir sua saúde.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sessenta por cento das mortes relatadas no mundo em 2017 foram devidas a doenças crônicas, principalmente as cardiovasculares, diabetes e ligadas a obesidade. Para você ter uma ideia, a OMS relata que atualmente a maior parte das pessoas acometidas por doenças crônicas não está mais ligada a agentes externos como vírus e bactérias (HIV, hepatite, chagas), mas sim ao próprio organismo humano inflamado pelo seu mau uso (doenças cardiovasculares, diabetes, artrites).

61 Caminhos para Autorrealização

Se o sistema nervoso autônomo funciona bem, as chances dessas doenças surgirem é muito reduzida. Para ele funcionar bem é necessário dormir suficiente, fazer exercícios físicos regularmente e outros dois ingredientes, que são os destaques deste ebook, praticar inteligência emocional e manter uma dieta saudável.

Neste tópico vou partilhar um pouco do conteúdo da Ayurveda, medicina natural indiana, que tanto pode contribuir com a nossa alimentação para proporcionar mais saúde. O sistema nervoso autônomo é dividido em duas partes, assim como existe à noite e o dia, a natureza do nosso Universo é operar com forças opostas.

A primeira parte é denominada sistema nervoso simpático. Esta parte é justamente quem controla nossa reação de luta e fuga de uma situação de perigo. Quando nosso cérebro detecta uma ameaça, os nervos simpáticos vão liberar noradrenalina que, por sua vez vão estimular as glândulas suprarrenais a produzirem adrenalina. Com adrenalina circulando pelo sangue, a respiração acelera, o coração começa a bater muito mais rápido, os vasos que levam sangue para os músculos se dilatam para irrigá-los, e açúcar, que promove energia, é liberado no sangue. O sistema digestivo tende a parar seu funcionamento, mas antes pode liberar as fezes rapidamente antes de completar o processo digestivo, ainda em forma mais líquida para livrar-se de peso inútil neste momento de emergência. Tudo para preparar o corpo para lutar ou fugir de forma

62 Caminhos para Autorrealização

Imagem: Anatomia do Corpo

63 Caminhos para Autorrealização

mais eficaz. Você então se sente energizado, forte, empoderado para lidar com o desafio.

Nesse processo também são liberadas citocinas pelas células, que são proteínas para inflamar seu corpo, ou seja, uma ordem de que existe uma série ameaça e que ela deve ser combatida. Agora pense comigo: imagina como ficaria seu corpo com este mecanismo funcionando por horas e horas continuamente. Se o estado de ameaça permanece por mais tempo, uma hora ou mais, o cortisol começa a ser liberado no sangue pela mesma glândula suprarrenal, através de um comando da hipófise, dentro do cérebro.

O cortisol é um hormônio que busca reestabelecer o equilíbrio do organismo, voltá-lo ao seu estado natural, esse hormônio combate a inflamação do corpo, mas nem sempre consegue, se a raiva, por exemplo, continua presente, abastecida pelos pensamentos, julgamentos, então mais e mais cortisol é liberado no organismo sem sucesso de voltar ao estado de relaxamento. O problema é que o cortisol começa a diminuir a proliferação de linfócitos e a comunicação entre eles (são as células combatentes do nosso sistema imunológico), o que favorece inclusive o aparecimento de doenças como câncer e Alzheimer.

A medicina comprova que quanto mais este sistema é acionado, mais fácil se torna para ele ser acionado novamente, ou seja, mais e mais fatos começam a se tornar uma real ameaça para o indivíduo, quando

64 Caminhos para Autorrealização

em realidade muitos não são. O excesso de ativação de nosso sistema nervoso simpático parece criar um cenário de desequilíbrio no organismo, “queimando” o mesmo, resultado de inflamação crônica (prazo mais longo, ao contrário de uma dor de garganta, por exemplo) e assim surgem as doenças como a hipertensão, a psoríase, a artrite, diabetes, vitiligo, lúpus, entre outras doenças de natureza inflamatórias. Tudo porque quando surge uma situação para ser resolvida, por exemplo, um desafio no trabalho, uma discussão na relação com alguém, parece que a história perdura na mente por horas, talvez dias, fazendo com que o sistema nervoso não entenda que o desafio acabou, ou que talvez nem era uma situação que merecesse tanta energia biológica. A era da tecnologia também faz com que nos preocupemos muitas vezes com situações desnecessárias e o sono se perde.

Mas se você acredita que todo o sistema simpático descrito acima é ruim para si, lhe digo que certamente não, não é, sem ele não estaríamos vivos, pois é essencial para preservar a vida diante dos desafios que surgem. O problema é que como a maioria dos excessos, se você não “desligar” o seu sistema nervoso simpático diariamente, vai mais cedo ou mais tarde prejudicar sua saúde, sua energia, física e mental.

E como “desligar”?

65 Caminhos para Autorrealização

Agora vem a outra parte do sistema nervoso autônomo. A resposta é relaxando, ativando o sistema nervoso parassimpático. É ele que permite que a digestão funcione adequadamente por exemplo, além de diminuir o ritmo respiratório, batimentos cardíacos, e reduzir a quantidade de açúcar no sangue. Dentro desse sistema, quem realiza o trabalho de ativá-lo e que deve ser conhecido é o Nervo Vago, mencionado anteriormente no Princípio de Cantar e Entoar Mantras.

Imagem: TuaSaúde

66 Caminhos para Autorrealização

Este nervo sai do bulbo encefálico indo para diversos órgãos do corpo, como coração, pulmão, fígado, intestinos e estômago, regulando as atividades nestes órgãos.

Quanto mais você fortalecer este nervo, mais fácil será retornar a uma situação de completo relaxamento e tranquilidade, após um evento estressante, desinflamando o corpo. Ele diminui as citocinas, proteínas inflamatórias que o corpo produz quando está inflamado. Foi comprovado também que quanto mais atividade no nervo vago, menos tímida e mais empática a pessoa se torna, você pode estudar também a a teoria polivagal de Stephen Porges que fala sobre a ligação de grandes traumas e o nervo vago. Interessante que 80% de suas fibras são aferentes, ou seja, são informações que chegam dos diversos órgãos para o cérebro, e somente 20% são informações que o cérebro envia para os órgãos.

Deixo a você a pergunta que me faço, será que a mente humana está localizada somente no cérebro, ou todo este corpo é um pedaço da mente como dizem os iogues?

As posturas de yoga recomendadas pelo mestre Prabhat Ranjan Sarkar são modeladas (devido principalmente a pausa respiratória) em sua maioria para desenvolver o tônus vagal, ou seja, fortalecer este nervo.

Agora quero refletir com você. Antigamente o ser humano, que vive hoje em áreas urbanas nas

67 Caminhos para Autorrealização

cidades, ficava em mais contato com a natureza, trabalhava horas de serviços físicos desgastantes no campo e depois relaxava em uma rede, em baixo de uma árvore, e assim sem ter consciência, fortalecia seu sistema imunológico, deixava seu corpo em equilíbrio, como se tivesse gastado a gasolina durante o dia e no final da tarde, começava o reabastecimento em um posto com combustível de excelente qualidade. Dormia horas de sono suficientes, nem mais, nem menos, comia alimentos saudáveis (vou entrar mais nesse ponto na parte de alimentação) e não recebia excesso de informações, muitas vezes desnecessárias para se preocupar. Por isso, naquela época a maioria das pessoas morriam por doenças causadas por agentes externos, como bactérias, vírus, vermes, protozoários, ao contrário do que vivemos hoje, onde o corpo inflama mais pelas emoções e alimentação inadequada. A boa notícia é que podemos construir uma outra história, mesmo com a vida urbana atual.

Primeiramente existem diversas práticas que o mestre de Yoga da linhagem que sigo, deixou para ativar de forma efetiva o sistema nervoso parassimpático diariamente. Então, se você não consegue estar na beira de uma lagoa contemplando a natureza diariamente, ou não possui uma prática de relaxamento diário, vou deixar aqui uma prática bastante eficaz, dentre as inúmeras deixadas por P R Sarkar, para fortalecer seu nervo vago, relaxar o seu sistema nervoso e assim, o seu corpo.

68 Caminhos para Autorrealização

Na aula que disponibilizo neste vídeo você irá encontrar algumas técnicas para o fortalecimento da sua mente como: “yoga ”, “longa saudação”, bebê cobra”, automassagem e relaxamento profundo.

Outra forma importantíssima de ativar o sistema nervoso parassimpático é por meio da meditação. E aí cabe a pergunta, o que é a meditação?

Prestar atenção na respiração e suspender os pensamentos. Parece fácil responder essa questão. Se levarmos ao “pé da letra” a origem da palavra meditação é dhyana no idioma sânscrito dos iogues do passado, que diz respeito a um estado de contemplação onde não há um ponto focal de atenção para mente, este estado de fluxo da atenção somente é atingido depois de algum tempo de prática, pois o fluxo mental passa a ser direcionado integralmente para um estado de entrega a própria Consciência Divina, Sagrada, que agrega Todo o Universo e está além dele, segundo a filosofia do Yoga. Dessa forma associar exercícios de atenção plena ou mindfullness com meditação seria meio correto, pois me parece um passo anterior a meditação (dhyana) propriamente dita.

Contudo, cabe dizer que independente de atingir ou não o estado de dhyana, o fato é que estudos de universidades de medicina ao redor do globo como a famosa Harvard comprovam que praticantes iniciantes de técnicas simples para concentrar

69 Caminhos para Autorrealização

a mente como prestar atenção em sensações do corpo ou no fluxo da respiração já produzem enormes benefícios para a saúde como redução da ansiedade, maior poder de foco, menor risco de doenças cardiovasculares e melhor funcionamento do sistema imunológico, além de uma maior longevidade do cérebro.

Algumas linhagens de Yoga também utilizam visualizações e mantras recitados mentalmente com o objetivo de acalmar o sistema nervoso central e levar mais facilmente o meditador a este estado de dhyana durante sua prática pessoal. Dhyana seria o sétimo passo de oito do sistema de Yoga sistematizado por Patanjali, um sábio que compilou e escreveu um livro (Yoga ) sobre o sistema de Yoga mais difundido atualmente.

Convido agora você a assistir e praticar esta aula introdutória de meditação com o Dada Sadananda, monge russo e instrutor de meditação da mesma linhagem de Yoga que sigo, ou se tiver a possibilidade, participar de um Workshop gratuito de Introdução a Meditação Iogue que eu realizo mensalmente no Espaço Satyavida, em São Caetano do Sul – SP.

70 Caminhos para Autorrealização

2º Passo Hábitos de Vida e Alimentação

Para entender esta parte, é necessário entrarmos na medicina natural indiana, uma medicina bastante focada em promover e fortalecer a saúde no indivíduo, primariamente.

71 Caminhos para Autorrealização

A RELAÇÃO DA MENTE E OS ALIMENTOS

Segundo os iogues, seu corpo físico é formado pelos alimentos que você ingere, e seu corpo físico é a camada mais densa da sua mente, sim seu corpo também é sua mente, estranho, mas verdadeiro se refletirmos a respeito.

De acordo com a medicina indiana (Ayurveda) existem 3 forças na natureza (Prakrti) operando na mente. São elas Tama (imobilidade, ignorância, densidade), Raja (movimento, ação) e Sattva (tranquilidade, clareza, sutileza).

72 Caminhos para Autorrealização

Na mente humana é possível entender que quando nos sentimos embotados em nossos pensamentos, em um estado de inércia, apegados, isso quer dizer que naquele momento Tama está prevalecendo sobre as outras duas forças.

Por outro lado, quando Rajas prevalece, muitos desejos se formam, unidos a energia para agir e conquistá-los. O efeito colateral é que múltiplos desejos produzem algo como uma vontade incessante de satisfação dos mesmos, e de formação de novos outros, que não traz a paz e o contentamento típico de uma mente onde Sattva (sutileza) predomina. Sattva também possui iniciativa e capacidade de ação, mas em geral são tarefas menos ligadas aos anseios dos sentidos, e o contentamento certamente está presente no processo, não há ansiedade, ao contrário das ações de Raja.

Swami Shivananda, um grande mestre iogue contemporâneo, disse que o sucesso espiritual não pode vir de uma mente dominada por Raja, que “quer novidade, variedade, de lugar, de comida, em suma, de tudo”, constantemente.

Segundo Shivananda, o aspirante iogue deve se ater a um lugar, a um mestre, a um método e a um sistema de Yoga para conhecer o sucesso e a autorrealização que o Yoga, em verdade, pode proporcionar. Para isso, “Você deve ter paciência, vontade diamantina e incansável persistência.”- Swami Shivananda.

73 Caminhos para Autorrealização

O Yoga é um caminho que conduz o aspirante iogue do poder da influência da força de Tama (densa) e de Raja(movimento) para a influência da força de Sattva(sutil).

Os alimentos também possuem dentro de si uma dessas forças em maior proporção, que vai influenciar no processo de atuação na mente ao ser ingerido. Por exemplo, se eu comer um alimento onde Tamas está fortemente presente, meus pensamentos por consequência serão mais ligados a emoções mais densas. Eu também sentirei menos vontade de realizar, de trabalhar. Por outro lado, se comer um alimento com natureza mais rajasica, muitos desejos se formarão na mente, agitando a no sentido de conquistá-los. Por fim, se alimentos com preponderância sutis forem ingeridos, então a tendência de minha mente é se tornar mais energizada e satisfeita ao mesmo tempo.

A alimentação inadequada também provoca uma resposta inflamatória silenciosa, você nem sabe que está acontecendo esse processo internamente, permitindo o ambiente perfeito para o surgimento de doenças (diabetes, hipertensão, Alzheimer, psoríase, vitiligo, artrite, entre outras) e inclusive, a inflamação também está ligada diretamente com a depressão e o pânico, problemas psicológicos muito comuns. Cuidar das próprias emoções e da alimentação, além de praticar atividades físicas, parece a fórmula perfeita segundo referências diversas na área de saúde e bem-estar, para evitar inflação crônica e manter seu organismo em equilíbrio (saudável).

74 Caminhos para Autorrealização

Alimentos que aumentam a inflamação do organismo: doces e bebidas com açúcar branco, carne (vermelha, principalmente, e suas gorduras), alimentos preparados com farinha de trigo (branca principalmente), alimentos industrializados/ processados, álcool e gordura trans, por exemplo.

Dois tipos de dietas consideradas não inflamatórias atualmente são a vegetariana e a dieta chamada mediterrânea. O iogue utiliza a vegetariana, justamente a que comentarei mais a fundo, pois além de não inflamar o corpo permite o desenvolvimento de pensamentos mais sutis no cotidiano, e evita o abate de animais, seres que possuem um sistema nervoso desenvolvido, ao contrário das plantas. Susan Andrews, psicóloga e treinadora no Curso de Biopsicologia do Instituto Visão Futuro, além do meu atual instrutor de meditação, Peter Sage, que fazem essa dieta iogue há mais de 30 anos são minhas maiores referências em saúde, disposição, vitalidade, inteligência, enfim capacidade de realização.

Saiba que uma dieta não inflamatória vai além da questão de evitar doenças, porque ela permite também promover energia e disposição no dia a dia. Ela também contribui para formação de uma flora intestinal mais saudável, com bactérias de melhor qualidade, que por sua vez produzirão mais serotonina, hormônio ligado ao prazer. Para se ter uma ideia, 80% desse hormônio é fabricado pelas bactérias em nosso intestino e somente 20% no cérebro.

75 Caminhos para Autorrealização

Você pode assistir ao vídeo que eu gravei sobre alimentação iogue para tornar a mente mais confiante, serena.

EXEMPLOS DE ALIMENTOS DOS 3 TIPOS QUE AFETAM A MENTE, SEGUNDO A AYURVEDA:

Tamasik: todos os tipos de carne, cogumelos, alho, cebola, ovos e alimentos estragados. Formam uma mente com pensamentos mais densos, ou seja, maior sensação de preguiça, medo, tristeza.

Rajasik: chocolate, café, pimenta. Formam uma mente com pensamentos voltados a realização de múltiplas ações, tarefas, mais associados a raiva, ao apego, ao ciúmes, no ponto final provocam ansiedade.

76 Caminhos para Autorrealização

Satvik: em geral as frutas, legumes, verduras, folhas, castanhas (nozes, amêndoas, castanha do Pará, pistache), óleos de coco, de linhaça, de oliva (sempre prensados a frio e não fervidos para não virar gordura trans, grãos (feijão, lentilha, ervilha, arro, quinoa, etc.), mel, melado de cana, e leite com seus derivados (desde que sejam orgânicos, ou seja, com vacas criadas soltas em pasto, junto de seu bezerro, sem receber hormônios). Permitem a formação de uma mente mais calma, serena, preocupada em servir a um propósito maior.

Outro ponto importante a saber é que os alimentos na Ayurveda são qualificados em seis sabores, são eles: adstringente, amargo, azedo, doce, picante e salgado.

Dentro de uma refeição, segundo essa medicina, deveria haver ao menos um alimento de cada sabor. Além disso existe uma ordem em que os sabores deveriam ser ingeridos, ou seja, não se deve misturar por exemplo o arroz e o feijão, mas sim comer primeiramente o arroz e depois o feijão de modo a facilitar o processo digestivo nos intestinos

77 Caminhos para Autorrealização

e estômago. A sequência de sabores de alimentos a serem ingeridos de modo a facilitar o processo de digestão é: doce, azedo, salgado, picante, amargo, adstringente.

EXEMPLOS DE ALIMENTOS:

Doce: leite, arroz, manteira (guee), manga, figo, tâmara, mel, trigo, abacate, rapadura, beterraba, cenoura, coco, amêndoas, carnes, aveia, banana, madura, melão e batata.

Azedo: limão, laranja pera, vinagrete, iogurte, queijo, vinho, tomate, abacaxi.

Amargo: couve, chicória, espinafre, cacau, jiló, quinoa em flocos, cúrcuma.

Salgado: sal, algas marinhs, picles e peixes de água salgada.

Picante: rúcula, cravo, canela, pimentão, pimenta, gengibre, alho poró e páprica.

Adstringente: romã, folhas cruas, leguminosas, brócolis, banana verde, açaí, feijões, lentilha e beringela.

78 Caminhos para Autorrealização

Além da atenção em usar os 6 sabores no prato, também se deve considerar a proporção entre eles dependendo do seu biotipo (vou falar disso no tópico a seguir) e a quantidade ideal. Seu estômago deve ser imaginado e dividido em quatro partes, sendo que na refeição, 50% deve ser preenchido por sólidos, 25% por água (temperatura ambiente) ou chá morno que facilite a digestão, e 25% deve ficar vazio, isto vai permitir que seu organismo se mantenha saudável através de uma ótima digestão.

Um outro ponto importantíssimo da Ayurveda diz respeito ao uso de temperos, diversos deles são usados para criar uma explosão de deliciosos sabores. Por exemplo: cominho, coentro, noz- moscada, açafrão da terra, gengibre, pimentas, cardamomo, assafetida, manjericão, alecrim, além de outros, alguns temperos caem melhor para um tipo de pessoa e outros caem melhor para outro. Eles ajudam na digestão e no processo de fortalecer a saúde. Também deixo a dica de comer frutas somente antes das refeições (normalmente comemos depois), seguida de sobremesa, e depois castanhas, carboidratos, leguminosas e por fim, saladas, colocar os alimentos em ordem facilita a digestão. Usar o caldo do limão em algum alimento da refeição, porque é rico em vitamina C, ajuda na absorção do ferro. Não consuma leite e seus derivados durante a refeição para não atrapalhar a absorção do ferro. E coma somente quando sentir fome. Permita a renovação celular com menos refeições ao longo do dia.

79 Caminhos para Autorrealização

BIOTIPOS AYURVEDICOS

Por que isso tudo que eu estou lendo aqui sobre Ayurveda tem relevância?

É simples, pensa comigo, entender os biotipos humanos que a Ayurveda descreve vai ajudá- la(o) a entender seus comportamentos, e dos outros também, dessa forma pode fortalecer sua autocompaixão e também sua empatia pelos outros, te ajudando a lidar com as inúmeras situações do dia a dia que envolvem comportamento.

Conhecer seu biotipo também vai ensinar o que você pode fazer quando sua saúde começa a se desequilibrar e saber também quais hábitos de vida e alimentos te fortalecem e quais te desequilibram, uma vez que variam entre as pessoas. Por exemplo, se o seu biotipo for vata (explicarei esta palavra mais adiante), comer muito feijão e arroz integral pode desequilibrar sua saúde, ao passo que se for Pitta vai te equilibrar.

Existem inúmeros bons livros sobre Ayurveda como os do Dr. Danilo Maciel Carneiro, Dr. Vasant Lad e Dr. David Frawley, para ficar só em três exemplos. Não quero entrar tanto na teoria. A complexidade para nossa mente ocidental entender este conhecimento, apesar de muitas coisas serem intuitivas, é grande dada as diferenças da ciência do ocidente e do oriente, por isso não irei me aprofundar, mas ao mesmo tempo quero trazer

80 Caminhos para Autorrealização

conhecimento prático para você usar facilmente em seu dia a dia e notar uma diferença em sua saúde física e mental.

Primeiro você pode entender que a Ayurveda se fundamenta nos cinco grandes elementos que formam o Universo tridimensional, segundo os textos sagrados dessa medicina, os elementos são: éter, ar, fogo, líquido e sólido.

O éter seria algo tão sutil, o primeiro elemento, que a partir dele todos os outros surgiram. E cada elemento tem suas próprias características, por exemplo o fogo sabidamente é quente. O ar é gelado. A terra é estática. O líquido é fluído. Cada elemento possui uma das características duplas a seguir:

Frio ou Quente Pesado ou Leve Denso ou Fluido Resistente ou Penetrante Macio ou Áspero Úmido ou Seco Grosseiro ou Sutil Estático ou Móvel Suave ou Duro Turvo ou Claro

A partir da união de dois desses cinco grandes elementos da natureza surgem cada dosha, que podem ser interpretadas como forças que operam para criar, manter e modificar o Universo.

81 Caminhos para Autorrealização

O primeiro deles, Vata, é uma união entre os elementos ar e éter e que provoca o movimento no Universo, logo o movimento no nosso intestino, os batimentos cardíacos, a respiração, o movimento para caminhar, tudo é controlado por este dosha Vata. E com certeza o microcosmo é um reflexo do macrocosmo, ou seja, os grandes astros, estrelas, planetas também se movem a partir desta Energia.

éter ar

Outro dosha é o Kapha, que representa a união dos elementos água (maior proporção) e terra. Este dosha é quem permite a união da matéria, dá coesão, por meio dele, os órgãos, ossos, etc, são formados em nosso organismo, assim como no macrocosmo átomos se unem para formar planetas, estrelas, por exemplo.

fogo água

82 Caminhos para Autorrealização

O terceiro deles é o dosha Pitta, que faz o processo oposto de Kapha, ou seja, Pitta é o responsável pela separação entre os elementos, como ocorre no nosso processo digestivo, ele é formado pelos elementos fogo (maior proporção) e água.

água terra

O ser humano quando nasce, dado o local onde foi concebido e seu clima, mais a genética herdada dos pais, é abençoado com um desses doshas em maior proporção, muitas vezes dois em maior proporção e outras vezes os três estão em equilíbrio.

O que isso significa? Significa que as pessoas com natureza Pitta tenderão a ter dentro de si naturalmente mais presentes as qualidades do fogo, ou seja, uma mente brilhante como o fogo, com alta determinação (poder da chama), disciplina, paixão pela vida. A estrutura corporal será mediana. Seus olhos serão penetrantes como o fogo. Desenvolverá muito bem profissões como advogada(o) e militar, dado sua alta disciplina e clareza mental, essas habilidades também lhe permitem ser bons professores, por exemplo.

83 Caminhos para Autorrealização

Por outro lado, se uma pessoa se desequilibra em Pitta, e o fato do dosha de alguém ser Pitta, quer dizer que a facilidade de se desequilibrar nesta força Pitta é mais alta que nas demais Vata e Kapha, e desequilibrada se tornará: ciumenta, raivosa, competitiva, com úlcera, gastrites e com problemas de pele. Aqui esclareço que é mais fácil se desequilibrar em seu dosha natural, mas dados os seus hábitos, também pode se desequilibrar em um dosha que não é a sua natureza, certamente, logo se recomenda cuidar com mais carinho do dosha que se desequilibra.

E como alguém aumenta o dosha Pitta dentro de si? Participando de atividades com alto teor de competição (exemplo de esportes como futebol, basquete ou artes marciais com espírito competitivo como MMA), comendo alimentos azedos, picantes ou salgados, e se expondo ao calor intenso são algumas formas. Outra forma é fazendo jejuns. Dessa maneira se você sente que está sentindo raiva facilmente, ou gastrite, apresenta um senso de competição tão elevado que prejudica suas conexões amorosas, sendo necessário olhar como pode reduzir a quantidade de fogo que está consumindo pelos seus sentidos através da visão, audição, tato e paladar.

Nesta questão de dosha é importante saber que nascemos com os três presentes, mas geralmente com um ou mais deles com maior tendência e facilidade a se desequilibrar, e esta é nossa natureza, mas na atual fase da sua vida não necessariamente

84 Caminhos para Autorrealização

este dosha que está se desequilibrando. Posso ser dosha Pitta, ou seja, o fogo ser o elemento que me rege em maior proporção desde que eu nasci, mas hoje estou desequilibrado em Kapha, ou seja, com muita água e terra em mim, e assim fico mais letárgico, com sinusites, apegado, sem vontade de agir, logo devo reduzir meu consumo de terra e água, e ao mesmo tempo aumentar meu consumo de fogo e ar, por exemplo.

Desequilíbrio em Pitta

Vou falar agora um pouco do dosha Kapha. Água com terra gera uma natureza macia, lenta e forte. Em geral quando uma pessoa nasce abençoada por este dosha, terá mais volume corporal naturalmente, ossos mais grossos, ganha peso com mais facilidade, tem bastante resistência física. Além disso dentre os doshas, dada a maciez da terra, é também a mais amorosa, carinhosa. Tem bastante energia vital interna, então o sexo em maior frequência é mais harmonizador para este dosha, pois em geral durante o orgasmo físico, o sêmen leva para fora muita energia vital do corpo humano, principalmente nos homens, e fazer sexo com muita

85 Caminhos para Autorrealização

frequência para os outros doshas, principalmente Vata, acaba debilitando sua energia vital, a mesma que gera capacidade de criação e realização nos seus trabalhos diários. Uma pessoa que perde muita energia vital com sexo constante tem menor capacidade de realização, vide o caso de atletas de alto rendimento que se abstém do sexo durante competições. Por isso, é importante o autocontrole, não cometer exageros. Podemos resumir alguém com esse dosha predominante como alguém amoroso, forte, resistente, estável, paciente. Porém, quando este dosha entra em desequilíbrio, e mais uma vez eu lembro aqui, que se você nasceu com o dosha Kapha em maior proporção, a tendência a se desequilibrar nele também é maior que nos outros. Quando kapha se desequilibra a pessoa pode apresentar os seguintes sintomas devido ao excesso de terra e água: apego intenso, melancolia, indigestão, sinusites e nos casos mais graves, tumores.

Desequilíbrio em Kapha

Aumentamos esses elementos de terra e água em nós quando comemos muito, principalmente

86 Caminhos para Autorrealização

alimentos doces ou salgados, raízes (mandioca, batata-doce, nhame) e laticínios aumentam kapha, quando dormimos durante o dia, pois kapha é estático, quando ficamos simplesmente parados, física e mentalmente. Portanto, colocar a mente (estudar por exemplo) e o corpo em movimento é essencial para reduzir kapha, se o seu estiver em desequilíbrio, observado pelos sintomas comentados. Outra forma de reduzir kapha muito rapidamente é por meio do jejum que será comentado adiante de forma mais detalhada. Alguém com este biotipo se dá bem em profissões como psicólogo, terapeuta, enfermeiro, massagista, diplomata, em geral as profissões que exigem maior paciência, resistência ou empatia na sua execução.

O terceiro e último dosha é Vata, lembrando que você pode ter na sua natureza um deles em maior proporção, dois deles em maior proporção ou os três igualmente divididos. Vata como foi dito, está ligado aos elementos ar e éter. O ar é sutil, frio e seco por sua natureza, também é rápido, mas inconstante. Logo podemos perceber que uma pessoa que foi abraçada pela natureza Vata na sua concepção é leve, ou seja, magra, com dificuldade em ganhar peso, não é carinhosa ou paciente, dada a natureza fria, áspera e de movimento do ar. Ao mesmo tempo, consegue realizar ações múltiplas de forma rápida. Uma pessoa do dosha Vata é desapegada, criativa, rápida para realizar. Em desequilíbrio a pessoa se torna tagarela, com ansiedade, pânico, intestino preso, dores pelo corpo ou insônia. O ar aumenta dentro de nós quando colocamos muito

87 Caminhos para Autorrealização

a mente (através da leitura ou outro estímulo visual, por exemplo) e o corpo em movimento e velocidade.

Desequilíbrio em Vata

Pegue um exemplo, viajar, seja de carro, ônibus, ou avião, aumenta bastante o Vata, por isso muitos ficam com o intestino preso logo após uma viagem, este é um sintoma típico que Vata se desequilibrou. Também aumenta quando comemos alimentos secos ou adstringentes (que pinicam na boca), feijões, brócolis, maçã, caju, pêra, e amargos principalmente. Quando fazemos jejuns, quando nos expomos ao frio ou ao vento também aumentamos vata. Para acalmar este dosha podemos sentar em um jardim, mexer na terra, praticar tai chi chuan, yoga com movimentos mais sutis e lentos, se alimentar com doces ou salgados, ou nos expormos ao calor. As profissões que notadamente o dosha vata se sai muito bem são aquelas onde a criatividade é bastante exigida, como na administração, na ciência e nas artes.

Com esse conhecimento transmitido, você pode perceber que seguindo raciocínios intuitivos é possível prevenir doenças ainda nos seus estágios

88 Caminhos para Autorrealização

iniciais de sintomas e manter um corpo sempre saudável.

As estações do ano também afetam os doshas, eu por exemplo que sou Pitta e Vata, durante o inverno tenho uma tendência maior a me desequilibrar em Vata, devido ao clima frio e seco, já durante o verão tendo a desequilibrar mais em Pitta, devido ao calor e a umidade. O desequilíbrio do dosha tende a criar sintomas, antes das doenças mais graves surgirem, e te permitem agir então de forma a se prevenir. Para descobrir seu dosha, aquele que te “abraçou” no momento de sua concepção, te convido a responder um questionário indicativo, mas não conclusivo sobre o tema. A melhor forma de descobrir qual a sua natureza (Pitta, Vata ou Kapha, ou uma combinação dentre eles) é passar por um exame de pulso com um terapeuta ou médico ayurvedico com experiência no assunto. Neste exame também é possível detectar qual deles está desequilibrado.

Os questionários a seguir são um mero indicativo do seu dosha, mas não conclusivo, repito, não conclusivo.

Responda para cada frase, em cada linha, se você concorda: nada, pouco, moderadamente ou muito com a afirmação dada. Depois some o total de todas as linhas de cada dosha.

89 Caminhos para Autorrealização

PITTA CARACTERÍSTICAS NADA POUCO MODERADO MUITO 1 Corpo mediano 1 2 3 4 2 Mais sensações de calor, intolerante ao calor 1 2 3 4 3 Articulações flexívei 1 2 3 4 4 Pele brilhante, macia, delicada, rosada, com sardas 1 2 3 4 5 Poucos pelos 1 2 3 4 6 Cabelos finos, macios e claro 1 2 3 4 7 Tendência a calvície e grisalho 1 2 3 4 8 Rosto simétrico e anguloso 1 2 3 4 9 Olhos claros, amendoados, sensíveis à luz 1 2 3 4 10 Dentes amarelados, lábios avermelhados 1 2 3 4 11 Resistência Física Moderada 1 2 3 4 12 Andar determinado e velocidade média 1 2 3 4 13 Fala clara e precisa 1 2 3 4 14 Transpira mais, cheiro mais forte 1 2 3 4 15 Apetite, sede e digestão intensos 1 2 3 4 16 Prefere alimentos frio, doce, amargo e adstringente 1 2 3 4 17 Corajoso e determinado 1 2 3 4 18 Emoções intensas 1 2 3 4 19 Aprende rápido 1 2 3 4 20 Memória mediana 1 2 3 4 21 Mente precisa, inteligente, pragmático 1 2 3 4 22 Gosta de desafios, debates, aventura, vaidad 1 2 3 4 23 Tendência à raiva, irritação, impaciência, competitividade 1 2 3 4 24 Sono profundo, de média duração 1 2 3 4

TOTAL GERAL PITTA:

90 Caminhos para Autorrealização

VATA CARACTERÍSTICAS NADA POUCO MODERADO MUITO 1 Corpo magro, estreito, longilíneo 1 2 3 4 2 Mais sensações de frio, extremidades frias 1 2 3 4 3 Articulações aparentes que estalam 1 2 3 4 4 Pele seca, áspera, escurecida 1 2 3 4 5 Veias e tendões proeminentes 1 2 3 4 6 Cabelos escuros, secos e ásperos 1 2 3 4 7 Rosto fino e long 1 2 3 4 8 Olhos, dentes, lábios irregulares e secos 1 2 3 4 9 Menor resistência física 1 2 3 4 10 Realiza atividades rapidamente 1 2 3 4 11 Marcha instável e rápida 1 2 3 4 12 Fala rapidamente, omite palavras, tagarela 1 2 3 4 13 Hábitos irregulares 1 2 3 4 14 Apetite, sede e digestão irregulares 1 2 3 4 15 Tendência à constipação 1 2 3 4 16 Prefere alimento quente, doce, azedo e salgado 1 2 3 4 17 Entusiasmado, excitável, flexíve 1 2 3 4 18 Humor Instável 1 2 3 4 19 Aprende rapidamente 1 2 3 4 20 Memória de curto prazo 1 2 3 4 21 Criativo, imaginativo, inquieto 1 2 3 4 22 Gosta de músicas, artes e viagens 1 2 3 4 23 Tendência ao medo, indecisão e preocupação 1 2 3 4 24 Sono leve e de poucas horas 1 2 3 4

TOTAL GERAL VATA:

91 Caminhos para Autorrealização

KAPHA CARACTERÍSTICAS NADA POUCO MODERADO MUITO 1 Corpo compacto, arredondado, pesado e largo 1 2 3 4 2 Pele clara, pálida, macia e oleosa 1 2 3 4 3 Intolerância ao frio e a umidade 1 2 3 4 4 Mais pelos, com veias pouco visíveis 1 2 3 4 5 Rosto arredondado 1 2 3 4 6 Cabelos grossos, brilhantes, ondulados e escuros 1 2 3 4 7 Olhos grandes 1 2 3 4 8 Lábios grossos, dentes brancos e regulares 1 2 3 4 9 Boa resistência física 1 2 3 4 10 Realiza atividades de forma lenta 1 2 3 4 11 Marcha estável e vagarosa 1 2 3 4 12 Fala lenta, suave ou grave 1 2 3 4 13 Transpira pouco 1 2 3 4 14 Pouco apetite e sede, digestão lenta 1 2 3 4 15 Ganha peso facilmente 1 2 3 4 16 Prefere alimento quente, amargo, picante, adstringente 1 2 3 4 17 Persistente, paciente, tolerante e afetuoso 1 2 3 4 18 Demora para tomar decisões e se irritar 1 2 3 4 19 Aprende devagar 1 2 3 4 20 Memória de longo prazo 1 2 3 4 21 Mente calma e emoções estáveis 1 2 3 4 22 Gosta de cozinhar, de flores e de águ 1 2 3 4 23 Tendência a apatia, embotamento, apego 1 2 3 4 24 Sono pesado de muitas horas 1 2 3 4

TOTAL GERAL KAPHA:

As questões foram adaptadas dos livros: Ayurveda, A Ciência da Autocura do Dr. Vasand Lad; e Ayurveda saúde e longevidade na tradição milenar na Índia, do Dr. Danilo Maciel Carneiro.

92 Caminhos para Autorrealização

Com o valor das somas faça o ranking das maiores pontuações abaixo:

1º- ______2º- ______3º- ______

Se dois doshas tiveram uma pontuação diferente, mas próximas entre si, comparado com o terceiro dosha, quer dizer que há um indício de que você possui estes dois doshas como sua natureza, seu biotipo. Se um deles ficou muito acima dos outros dois, este é um indício de que esta é sua natureza. Agora se os três possuem valores próximos entre si, isto significa que provavelmente o seu biotipo está em equilíbrio de tridosha, ou seja, as chances de você se desequilibrar em Kapha, será igual em Vata e será igual em Pitta.

Lembre que a resposta conclusiva sobre qual sua natureza é obtida dentro de uma consulta com profissional experiente. No entanto estes indícios já são uma boa forma para você começar a se auto avaliar diariamente.

Um dos outros pontos chaves necessário a entender na Ayurveda para manter a saúde é sobre o conceito de Agni.

AGNI é o fogo digestivo metabólico que o corpo possui, atributo de Pitta, que permite que a digestão dos alimentos seja feita, e ele também é influenciado pelo ar de Vata. O Agni é quem

93 Caminhos para Autorrealização

destrói, de acordo com a Ayurveda, nos intestinos e estômago, os micro-organismos invasores, como vírus, bactérias. Quando agni não funciona bem, está fraco, os alimentos não são bem digeridos, e a partir do intestino começam a se formar toxinas, que em um curto período de tempo passarão a circular pelo sangue. Com isso o sistema imunológico fica debilitado também e as doenças começam a aparecer. Assim como a redução, o excesso de agni também prejudica o organismo humano, com queimações na região estomacal. Importante dizer que a origem de todas as doenças conhecidas de acordo com Ayurveda, estão ligadas ao acúmulo de toxinas (AMA em sânscrito).

AMA pode ser formada devido a um baixo poder do Agni do indivíduo, devido a emoções como tristeza e raiva também. Outra forma de gerar AMA é comendo alimentos estragados, ou comer mais do que o necessário para manter as atividades fisiológicas. Também formamos toxina respirando ar poluído, ou bebendo água contaminada, enfim nos expondo a agentes tóxicos ao corpo humano. AMA, ou toxinas, no meu entendimento está ligado a um corpo inflamado ou saudável, conforme expliquei.

Como eu posso saber se meu corpo está intoxicado?

Algumas características são: fezes desformes, constipação, dores de cabeça, febre, catarro, indisposição ou falta de energia ao longo do dia, língua coberta com saburra branca, feridas na boca, enfim, são sintomas que mostram que seu corpo

94 Caminhos para Autorrealização

está em desequilíbrio. A baixa disposição talvez seja o melhor indicativo de corpo intoxicado, inflamado.

E como queimar estas toxinas para preservarmos ou recuperarmos nossa saúde? Algumas formas são:

• respirando ar puro, • realizando jejuns regulares para desintoxicação, • praticando exercícios físicos, • se alimentando de forma adequada (quantidade, tipo de alimento, forma de preparo e fazer a refeição com calma). • dormindo adequadamente • realizando práticas de relaxamento para evitarmos formar mais toxinas, por meio de sentimentos como raiva, ansiedade e depressão.

Dependendo da sua natureza, ou seja, o(s) dosha(s) que você nasceu, encontrará mais facilidade ou dificuldade em realizar determinadas tarefas, lazeres. É interessante reconhecer este conhecimento, pois será mais feliz, segundo a psicologia positiva, se realizar atividades ligadas a suas facilidades. Se mantiver sua atenção também a qual dosha pode estar desequilibrado neste momento, também poderá realizar atividades, e conduzir sua alimentação para apaziguar este dosha e, se possível, ainda ingerir um alimento sutil para a sua mente (lembra dos gunas?). Como pode ver, a Ayurveda é uma ciência profunda, e que muitas vezes trabalha com nossa intuição, uma forma elevada de sabedoria, mas não somente, para aprendermos sobre autorresponsabilidade a

95 Caminhos para Autorrealização

respeito de nossa saúde física e mental também.

Lembre-se que na refeição da ayurveda se indica conter os seis sabores, para ser completa. Existe uma ordem dos sabores para se ingerir, como foi dito: doce, azedo, salgado, picante, amargo e adstringente. Na prática isso quer dizer que sobremesa vem antes, e salada vai por último. Reduza ao máximo o açúcar, pois este inflama seu corpo, da mesma maneira que o stress crônico ou frituras. Essa sequência é feita para garantir um melhor processo digestivo e assim prevenir a formação de toxinas que geram doenças. Além disso, se alimentar de forma a acalmar seu dosha (aumentar a proporção entre os sabores para acalmar o seu biotipo), e também alimentos que possam tornar sua mente mais sutil, com pensamentos mais positivos.

Deixei uma lista no próximo tópico de alimentos que acalmam cada dosha. Deixe uma parte do seu estômago (1/4) ocupado por líquido, que pode ser ½ copo de água a temperatura ambiente após a refeição ou uma xícara de chá com ervas para ajudar na digestão com temperatura morna, e uma parte do estômago deve estar vazia (1/4). Só se alimente quando estiver com fome e procure fazer menos refeições ao dia, idealmente três.

96 Caminhos para Autorrealização

ALIMENTOS PARA ACALMAR OS DOSHAS:

Pitta: brócolis, beterraba, abobrinha, ervilha, vagem, batata, inhame, arroz integral, arroz branco, feijão, ghee (manteiga clarificada), alface, rúcula, couve manteiga, amêndoa, frutas secas, água de coco, coco verde, manga, maçã, pêra, uva, abacate, romã, tâmara, semente de girassol, óleo de coco. Temperos: coentro, manjericão, gengibre, cominho, hortelã, cardamomo.

Vata: arroz branco, arroz basmanti, ghee, batata- doce, mandioca, inhame, abóbora, cenoura, beterraba, semente de girassol, amêndoas, amendoim, laticínios, mamão, manga, banana, abacate, pêssego, ameixa, óleo de azeite. Temperos: açafrão da terra, cominho, folha de loro, gengibre.

Kapha: saladas, mel (temperatura ambiente, sem ferver!), tapioca, pequena quantidade de arroz basmanti, brócolis, feijão, cenoura, milhos, todas castanhas, couve manteiga, couve flor, maça, peras, pêssego, amora, ameixa. Temperos: Curry, pimentas, gengibre, cominho.

A IMPORTÂNCIA DO JEJUM

Quero falar agora um pouco sobre a importância do jejum, um dos hábitos saudáveis de longevidade segundo a ayurveda, pois descansa todo aparelho digestivo e promove a renovação celular, por meio

97 Caminhos para Autorrealização

do processo de autofagia.

Descrever o mecanismo desse processo rendeu o Prêmio Nobel (2016) da medicina ao médico japonês Akiko Matsushita.

O jejum é uma prática que adoto duas vezes ao mês, por 24 horas, há 5 anos e que faz muita diferença na minha saúde. Diariamente costumo ficar 12 horas em jejum, das 19 horas até as sete da manhã do dia seguinte. O Dr. Jason Fung, médico canadense nefrologista, explica que qualquer parte do tempo em que não estamos comendo, estamos jejuando, e que de toda a história da humanidade, somente a atual civilização se alimenta a cada duas horas e meia, parando apenas para dormir e isso é um hábito segundo o médico bastante nocivo para a saúde humana, pois não há um tempo para a digestão ser completa e realizar uma limpeza de toxinas no organismo, antes de realizar a próxima refeição.

De qualquer forma a ayurveda recomenda que o indivíduo apenas se alimente ao sentir fome, logo se acordar sem fome, não deveria comer, independentemente de sua natureza.

Aproveitando a deixa, um bom hábito para realizar ao acordar é o de mentalizar seu propósito para o dia, tomar um banho morno/frio, tomar água morna com limão, e então meditar e fazer as posturas de yoga, seguidas por automassagem e relaxamento deitado.

98 Caminhos para Autorrealização

Esses benefícios citados acima já seriam suficientes para a prática do jejum, mas para mim ainda há mais motivos para jejuar duas vezes ao mês por 24 horas, vamos lá:

1. Benefício Mental: o jejum me permitiu ter maior controle sobre um dos instintos mais primitivos que o ser humano carrega, que é a fome. Antes quando eu ficava mais de 3 horas sem comer, me tornava intolerante e agressivo com as pessoas ao meu redor. Hoje consigo naturalmente não me incomodar com o fato de atrasar uma refeição por circunstâncias de eventos inesperados do dia por exemplo.

2. Benefício Espiritual: sempre que eu faço jejum, o fato de não me alimentar no dia me permite que pratique mais tempo de meditação, pois recebo tempo que não estava livre antes. A meditação é a melhor forma que encontrei de me conectar com o Sagrado, o Divino que habita dentro de mim e em todo o Universo, dessa forma passar mais tempo meditando fortalece a minha espiritualidade.

Quero deixar uma dica do médico psiquiatra Dr. Cesar Vasconcellos de Souza, que indica as seguintes formas de jejuar 24 horas (inclusive uma vez por semana ele cita), no meu caso faço a cada 15 dias somente: Importante! Como quebrar o seu jejum antes de começar a comer normalmente:

99 Caminhos para Autorrealização

• Beba um copo grande de água morna com limão e uma pitadinha de sal. • Coma uma banana bem madura, engolindo por pedaços sem mastigar

Essa técnica será a faxina final que seu organismo já começou retirando as toxinas durante o processo de jejum. Essa técnica foi transmitida pelo mestre iogue Anandamurti. Depois de algum tempo pode voltar a se alimentar normalmente.

A ayurveda recomenda um jejum de 24 horas ao menos por semana. A linhagem de yoga que pratico recomenda dois jejuns por mês, sendo que eles são feitos onze dias após a lua nova, e onze dias após a lua cheia, porque nesse período do mês a mente sofre com pensamentos mais densos devido ao efeito gravitacional da lua sobre os líquidos na Terra, segundo a Ciência iogue.

“Quero deixar uma dica do médico psiquiatra Dr. Cesar Vasconcellos de Souza, que indica as seguintes formas de jejuar 24 horas (inclusive uma vez por semana ele cita), no meu caso faço a cada 15 dias somente.

100 Caminhos para Autorrealização

[...]”Escolha um dia da semana para seu jejum. Claro que não há nenhuma obrigação em fazer todas as semanas. E há opções de jejum. O mais benéfico para a saúde, em pessoas sem problemas endócrinos como diabetes, etc., seria o jejum total no qual a pessoa ingere somente água ao longo daquele dia. Uma segunda opção é o jejum de sucos na qual você toma um suco à cada 3 horas, começando 7 da manhã e indo até 7 da noite. Intercalando com suco de frutas (pode usar mais de uma fruta no mesmo suco) e suco de verduras. Às 7 da noite você pode, se quiser, tomar um caldo (sopa de legumes rala, líquida).

Outro modo de fazer jejum de um dia é comer somente frutas frescas. Neste caso tome três refeições de frutas ao dia, manhã, tarde e noite. Use frutas variadas, podendo incluir milho cozido (sem colocar sal, manteiga ou azeite), tomate cru e azeitonas.” [...]

101 Caminhos para Autorrealização

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

Antes de decidir por uma dieta é essencial consultar um nutricionista, testá-la e fazer ajustes de acordo com suas características individuais.

No meu caso, por exemplo, suplemento a vitamina B12, cujo nível caiu após 3 anos de vegetarianismo, mas que está agora em ótimo nível. Foi o único problema que tive desde que comecei essa alimentação iogue (satvika) há 6 anos. Os exames comprovam um corpo muito saudável assim como a disposição e energia ao longo dos dias.

Quero deixar esse vídeo que eu falo de outras dicas iogues para se proteger de gripes, resfriados e sinusites e manter uma saúde mais forte.

102 Caminhos para Autorrealização

3º Passo Conexão com outras pessoas

Em uma matéria publicada pelo jornal O Globo, um estudo de universidade americana, apontou que:

103 Caminhos para Autorrealização

“É importante encorajar adolescentes e jovens adultos a construir e ampliar seus relacionamentos sociais para interagir com outras pessoas. Isto tem o mesmo valor de uma alimentação saudável ou de ser fisicamente ativo — ressalta Kathleen Mullan Harris, professora de Chapel Hill e uma das autoras do estudo.”

A conexão humana (abraço, carinho, dar as mãos, estar próximo) estimula a produção de ocitocina no cérebro (a origem está no mesmo local que a resposta ao stress é iniciada), o chamado hormônio do amor, tem efeitos opostos ao cortisol no organismo humano, e também é estimulado na mãe durante a amamentação. Este hormônio possui efeitos, unido com a dopamina e a serotonina que estimulam a experiência do prazer, alegria e felicidade. É o hormônio que faz nascer vínculos, por isso também considerado o hormônio que permite a fidelidade.”

Quero lhe dizer como fui procurar a comunicação não violenta. No início foi por causa da relação entre eu e minha mãe, que apresentava muito fogo, muita discussão, muito bate-boca. E isso me incomodava, eu me perguntava, caramba será que consigo estabelecer relações harmônicas com tantas pessoas, mas justo com minha mãe, talvez a pessoa mais importante em minha vida, eu não conseguirei construir uma relação saudável. Decidi ir atrás de um curso sobre o tema.

104 Caminhos para Autorrealização

O mais encantador para mim dentro da comunicação não violenta foi entender que há uma filosofia de vida por trás dela, e graças ao facilitador do curso e hoje meu amigo Sven, eu pude entender isso na prática.

Essa filosofia me permitiu criar relações mais profundas, autênticas, sinceras e ao mesmo tempo leves com diversas pessoas ao longo da minha caminhada. Isso foi muito importante para mim, pois eu pensava que buscar profundidade nas relações provocaria mais angústias, mágoas, etc. Mas não. Aprofundar um relacionamento em verdade pode provocar mais leveza, e isso me toca o coração. Fiz mais cursos então sobre o tema, fui assistente do Sven na Uniluz, em Nazaré Paulista, e comecei a oferecer o workshop de introdução a essência da comunicação não violenta no Espaço Satyavida onde dou aulas de yoga em São Caetano do Sul.

A CNV precisa de prática, da mesma forma que o Yoga, não adianta somente ler textos para se desenvolver nesse caminho, apesar de ser relevante. Aliás para melhorar as relações humanas, a CNV é uma das boas práticas para tal, mas não a única. Por isso uso no texto outras fontes, referências, como Carl Rogers e Brene Brown.

Um outro ponto importante, a forma como eu me relaciono com os outros, revela a forma com que me relaciono comigo mesmo. Não existe como eu mudar minha relação com o outro sem mudar

105 Caminhos para Autorrealização

internamente. Esse ponto será discutido com maior profundidade ao longo do texto.

Quero falar agora sobre um TED (vídeos de no máximo 20 minutos) onde um especialista de determinado tema expõe seu conhecimento de forma resumida para uma plateia e estes vídeos ficam abertos ao público. O TED que quero comentar é justamente da pesquisadora social e escritora texana Brene Brown, autora dos best- sellers A Arte da Imperfeição e a Coragem de Ser Imperfeito. Seu TED é um dos mais acessados do mundo, com milhões de visualizações.

Seu trabalho começa com uma pesquisa sobre conexões, dada sua relevância em ser um dos principais fatores para tornar alguém feliz. Na sua pesquisa ela pedia para os entrevistados falarem sobre amor e conexão, mas as respostas, em sua maioria, vinham na direção de separação e desconexão.

Isso gerou nela uma desconfiança de que havia alguma variável que merecia ser estudada causando este comportamento de sensação de desconexão presente nas pessoas entrevistadas, pelo menos na maioria delas, e que provavelmente seria um reflexo da sociedade como um todo. A variável oculta encontrada foi a vergonha. Na vergonha a pessoa sente dentro de si que há algo errado com ela e que por isso ela não merece amor. Ela precisa esconder esse “erro”. Se eu não sou bom o suficiente em determinado tema, a qualquer

106 Caminhos para Autorrealização

custo devo esconder isso das pessoas a minha volta, porque caso contrário, elas não irão gostar de mim e assim não vão querer estar perto, conectados. Essa foi a primeira parte de sua pesquisa. Conclui posteriormente que quando alguém esconde todas suas fraquezas, eu sinto em mim, que o efeito inverso aparece, ou seja, essa pessoa não cria conexão, mas sim desconexão.

Na segunda fase de sua pesquisa, Brene Brown vai em busca de estudar as pessoas com alto senso de pertencimento e conexão que apareceram em sua pesquisa. O que elas teriam de diferente das demais?

Brene Brown descobriu que somente duas variáveis separam uma pessoa que se sente altamente conectadas com as pessoas a sua volta e aquelas que se sentem de certa forma separadas. A primeira é, essas pessoas sentiam dentro de si que mereciam ser amadas, independente de quem elas fossem, mesmo com fraquezas, mereciam ser amadas, consideração. Então existe um corte entre pessoas

107 Caminhos para Autorrealização

que se relacionam de forma mais profunda com outras e aquelas que não conseguem construir essas relações, esta variável é o senso de aceitação perante as limitações de forma a reconhecer e não deixar de se amar, pois conseguem enxergar e sentir merecimento.

O segundo ponto importante para as pessoas sentirem pertencimento era se tornarem vulneráveis. Se permitir ficar vulnerável é um ato de muita coragem. Por exemplo, um relacionamento que está começando, dizer eu te amo, sem esperar nada em troca, sem colocar peso no outro. Se permitir ficar vulnerável é assumir uma doença e se tratar dela. Se permitir ficar vulnerável é demitir alguém que se gosta, ou discordar de alguém que se ama. Isso é viver diante do risco, da incerteza e abraçá-la.

A sociedade atual, no entanto, na média evita o risco. Porque o risco muitas vezes traz dor. Evitar o risco anestesia a dor, se torna um incômodo, mas não uma dor de fato que muitas vezes acontece, porém anestesiando a dor você também está anestesiando o lado do prazer, o lado da alegria. Quando você experimenta prazer na sua vida, significa que você estava submetido a riscos e a dores antes disso. A sociedade americana atual segundo Brene Brown se viciou para anestesiar suas dores, de que forma? Tomando remédios, ingerindo alta quantidade de açúcares, ingerindo álcool, etc. Isso faz com que não seja necessário lidar com sentimentos mais fortes de tristeza, raiva, angústia, mas também evita de

108 Caminhos para Autorrealização

sentirmos alegria, coragem, expansão. Uma análise pessoal da vulnerabilidade me fez sentir sua importância. Primeiro porque ela incentiva a sermos mais autênticos. Grande parte dos problemas atuais segundo o mestre iogue Anandamurti são causados pelo fato de pensar de uma maneira, falar de outra e agir de uma terceira forma.

Ser autêntico implica em ser sincero, não se valendo do recurso de agradar para conquistar algo. A sinceridade permite aprofundar um relacionamento, caso contrário as conversas ficam rasas. No meu caso, quando eu admiti que tenho inúmeras falhas, fraquezas e quero olhar para elas, isso me ajudou bastante a me conectar com os outros, e trabalhar estas dores dentro de mim. Por que? Simplesmente porque também reconheço falhas nas outras pessoas, e de forma muito fácil, não que esse fosse meu desejo, mas parece tão natural quanto respirar. A partir do momento que comecei a perceber elas em mim, passei a olhar para o outro com mais carinho, verdadeiramente vendo em seus olhos eu mesmo. Isso foi uma revolução no meu jeito de encarar a vida. A vida ficou um pouco mais leve. Mas é importante que admitir falhas, não quer dizer que quero ser indulgente, ou seja, ah tá tudo bem eu fazer errado, praticar ações que não me agradam e prejudicam os outros. Não é isso, certamente, quero

109 Caminhos para Autorrealização

buscar melhorar a cada dia como ser humano, mas quando errar, vou lembrar que mereço ser amado mesmo assim. E isso vale para o meu irmão ou irmã. Nessa parte eu chamo a atenção de como o olhar para si mesmo afeta o olhar de como eu olho para o próximo.

Agora existe uma diferença entre vulnerabilidade e vitimização, vulnerabilidade, como diz a Brene Brown nasce da coragem e conecta uma alma com outra alma, um coração com outro coração, ao passo que vitimização vem do medo (associada a atribuição de culpa) e ao tentar se conectar com o outro dessa forma a resposta é afastamento. Mesmo que alguém escolha ficar perto de ti por sentimento de culpa, que tanto é usado na ação de vitimização, o coração dessa pessoa está longe, talvez dolorido, o que não permite criar de verdade, uma conexão profunda e leve ao mesmo tempo, tornar o relacionamento belo, como nossa alma anseia. A vitimização está presente quando falamos, “ah mas você me conquistou e agora sai da minha vida desse jeito? Como você pôde fazer isso comigo, você é um monstro e eu sou tão bom(a)... Você só me pisa… Enquanto o discurso está assim é sinal de que o medo tomou conta, e onde há medo, há desconexão, isso é uma reflexão pessoal.

E assim com essas reflexões convido para quem quiser aprender mais sobre o conteúdo acima ler os livros A Arte da Imperfeição e Coragem de Ser Imperfeito, além do TED da autora Brene Brown sobre vulnerabilidade disponível nesse vídeo online.

110 Caminhos para Autorrealização

Agora eu gostaria de convidar você a fazer uma lista das características, atributos de uma ou mais pessoas que realmente te irritam, que você possui dificuldade em lidar. Escreva abaixo algumas das características dessa pessoa, por favor: ______

Se eu fosse escrever, colocaria: controladora, mau humorada, egoísta, mentirosa. A pergunta que te faço e que me fizeram é: Quais desses atributos você já reconheceu em seus comportamentos alguma vez na vida? Eu digo que todos. É isso, temos que nivelar o debate, não adianta achar que estou em um patamar superior a alguém, ou inferior, não há sabedoria por trás disso. Está todo mundo na mesma busca de curar suas dores, de se melhorar, e há bastante trabalho a ser feito.

Segundo a física quântica o Universo que vemos na realidade na verdade é um campo de vibrações de infinitas possibilidades, segundo o experimento físico da fenda dupla, a matéria se comporta ora como matéria e ora como onda, influenciada basicamente pela consciência do observador. Nós criamos o Universo que estamos vivendo, somos co-autores de tudo que experimentamos. O yoga ensina sobre estas recentes descobertas ocidentais há milhares de anos. O que você pensa, você cria. Isso traz uma autorrresponsabilidade sobre o pensamento muito grande.

111 Caminhos para Autorrealização

Dentro dessa perspectiva de infinitas possibilidades é importante saber diferenciar o que é fato e o que é observação. Um fato não recebe nenhuma qualificação.

Na CNV Marshall Rosenberg explica que quando eu descrevo uma cena fiel ao cenário é um fato, como por exemplo, um menino está segurando uma jarra, com água dentro de uma cozinha. Agora se eu falar que há um menino triste, com uma roupa fora da moda com muita sede bebendo água, estou colocando minha observação sobre a cena baseada em valores e histórias que passei ao longo de minha vida. A comunicação não violenta busca exatamente não fazer isso. Buscar se apegar ao fato, pois os julgamentos são fantasiosos, não dizem respeito a realidade diante de si, mas sim a nossa história e valores. Isso é um treinamento diário, domesticar a mente para julgar cada vez menos.

Aqui entra uma questão importante, a mente pode chegar a um estado do não julgamento entre certo e errado?

Reflita por um momento.

No meu caso, acredito que há bastante espaço para reduzir o grau de julgamento social, pois em minha concepção o nível médio de julgamento entre os indivíduos pode ser medido, por exemplo, pela intolerância dentro de redes sociais, dos mais variados temas, sendo que o mais atual seja talvez a política. Amigos deixam de se falar entre si devido

112 Caminhos para Autorrealização

a votos, sem abrir espaço para um diálogo, aqui cabe muito o que é o julgamento. As histórias são construídas internamente e se tornam o fato, a verdade última, o que é uma grande mentira, pois não há espaço para ouvir o outro lado. A exacerbação do julgamento cria culpa, cria desconexão, não melhoram a saúde das conexões sociais.

Despersonalizar atos e atitudes é uma outra forma de se estabelecer conexões, pois sabemos que aquele ser diante de nós por muitas vezes agiu de alguma forma que apreciamos, mas naquele momento, se ele não está agindo, posso ir contra sua atitude, mas não contra sua pessoa. Se eu relaciono o Ser inteiro como sendo o Ato, eu jamais quero me aproximar dele, mais uma vez indo contra a natureza humana de ser social. Muitas vezes eu erro, se eu não despersonalizar o erro e o meu ser, vou me auto punir sem melhorar o resultado, talvez.

A Comunicação não violenta por sua vez busca tirar o peso da culpa, do quem fez certo e quem fez errado. Ela busca a essência do problema, ou seja, quais necessidades que possuo, que não estão sendo atendidas agora e por isso está gerando conflitos. Quais necessidades o outro também não está atendendo neste momento.

Agora vem uma outra pergunta, de onde nascem nossos sentimentos?

A carga emocional que sentimos está

113 Caminhos para Autorrealização

correlacionada com a interpretação de um fato que realizamos, mas não com o fato em si mesmo.

Essa frase é poderosa, pare um pouquinho agora e pense no que você acabou de ler. O que isso quer dizer?

Reflita por um momento, faça 3 respirações lentas e profundas e depois pense a respeito.

Quer dizer que são os nossos pensamentos que irão moldar nossos sentimentos, e certamente depois nossos sentimentos irão moldar nossos pensamentos. Só que primeiramente veio o julgamento, tanto para os sentimentos que apreciamos como para aqueles que não desejamos surgirem. Mais uma vez perceba a importância do pensamento que você gera, como seria mais tranquilizante se ater ao fato, ou ressignificar a história que está contando para si mesmo, a fim de que outros sentimentos possam florescer. Dê nome agora ao seu sentimento, você sente tristeza? Raiva? Frustração? Desânimo?

Aquela pessoa é má, ela não gosta de mim. Ela é egoísta, controladora. Quando entramos neste tipo de pensamentos, nossas emoções são acionadas e o corpo físico responde, com dores, contrações, queimação. A manifestação do sentimento é física, mas impossível de descrever. Agora estes sintomas, podem ser justamente uma porta de alívio para a descarga emocional, para reduzi-la. Mas como? Oferecendo atenção, concentração aos

114 Caminhos para Autorrealização

locais atingidos pela emoção. Se a garganta fecha, coloque suas mãos sobre sua garganta e sinta. Leve sua mente até esse local, leve sua energia vital até ele, através da sua simples atenção. Em um primeiro momento podes sentir uma ampliação do desconforto, resista com sua atenção no local. Manter a atenção vai fazer cessar o combustível que gera a emoção, literalmente parar de recarregá- la, pois dessa maneira você está interrompendo por um momento seus julgamentos em relação a pessoa e a situação e simplesmente percebendo o que você está sentindo em seu corpo. Começa uma etapa agora de autocuidado, de auto responsabilidade, de retirar atenção de fora e trazer para dentro de si.

Depois de alguns minutos dessa prática, talvez as sensações físicas estejam um pouco menores. E agora você já pode ir para o próximo passo.

Reflita por um momento, quais são suas maiores necessidades nessa vida, o que você mais atribui valor, e que sente que essas coisas que te fazem se sentir bem em viver.

Faça três respirações profundas com os olhos fechados ou semiabertos olhando para baixo e coluna bem alongada.

Reflita quais são suas maiores necessidades nessa vida, nos mais variados pontos, seja físico ou emocional:

115 Caminhos para Autorrealização

______

Essas palavras que você escreveu dizem respeito ao que você atribui valor nessa vida, o que te faz se sentir feliz, bem consigo mesmo e com o mundo ao seu redor.

Vou dar alguns exemplos de minhas necessidades:

Conexão, amor, integridade, plenitude, empatia, parceria, transparência, clareza, honestidade, higiene, autonomia, diversão, quietude, alimento, segurança, confiança, respeito, movimento, tranquilidade, ar puro, descanso, liberdade, apoio, valorização, disciplina, carinho, abrigo.

Veja se alguma dessas necessidades foi semelhante às suas. Se foi, prazer, eu sou você. Marshall foi muito lúcido ao expor que as necessidades são universais a todos os seres humanos, e que o não atendimento de alguma delas provocava toda a questão dos conflitos.

A beleza é que elas nos unem, ou seja, uma pessoa pode ter ideais de esquerda ou de direita, e uma outra ser o contrário dela, mas no fim das contas ambas estão tentando atender os mesmos desejos, cada uma com suas próprias estratégias. Quando

116 Caminhos para Autorrealização

eu entendo isso, consigo me ver mais semelhante ao outro, e uma ponte de conexão entre corações começa a ser construída. E que linda é a conexão, pois essa é nossa natureza.

A separação por outro lado é ilusão. Lembre do conceito de Brahmacarya do Yoga, ou seja, todo este Universo é expressão da mesma Entidade Suprema. Como algo poderia ser diferente em um nível mais profundo?

Então a próxima etapa é observar dentro de si, refletir por um momento, qual necessidade(s) não está ou não estão sendo atendidas neste precioso momento? Começar a procurar e falar a si mesmo o que você acredita que não está sendo atendido agora?

Será clareza? Será Respeito? Será Apoio? Será Aceitação?

Quando percebemos qual necessidade não estamos atendendo agora, um alívio chega no corpo e na mente, e uma descarga de liberação energética, psíquica, acontece. Você sente o corpo relaxar.

Perceba que a necessidade não atendida, mas viva naquele momento, é algo completamente interno, não diz respeito ao outro, por isso envolve como eu vou cuidar dela, e não como o outro vai cuidar dela para mim. Se eu tenho necessidade de conexão, posso sim querer me conectar com determinada pessoa, mas não é uma exigência é um convite a

117 Caminhos para Autorrealização

celebrarmos juntos esta necessidade. Agora pense por um momento se o que está vivo, em termos de necessidade naquele momento para o outro for quietude, descanso, fica mais complicado sair para se divertir, ou manter um diálogo nesse momento. Portanto uma boa estratégia talvez seria eu procurar me conectar com outra pessoa nesse momento, e celebrar que a vida está sendo atendida em todos os lugares. A Entidade Suprema está me oferecendo bússolas o tempo inteiro de onde devo estar, do que devo fazer, e essas necessidades são uma boa forma de se entender os anseios mais profundos do Universo.

Perceba que não é o outro o motor de tudo que acontece internamente. Segundo Marshall em cada conflito existe uma necessidade não sendo atendida.

Expressar a necessidade ao outro, sem atribuir culpa e responsabilidade é um grande gesto de vulnerabilidade. Não há peso, somente há leveza. Eu não exijo, eu compartilho o que meu coração sente de verdade.

Como isso é lindo! Almas podem se conectar neste local, pois existe verdade, sinceridade, entrega. Não necessariamente meu desejo vai ser atendido, mas de certa forma ele já está sendo ao estabelecer uma ponte sincera com o outro. É um caminho simples, mas não fácil. Por que? Porque geralmente existe uma segunda intenção em minha fala, quero que o outro faça aquilo que acredito ser o melhor para

118 Caminhos para Autorrealização

mim e para ele. E isso desconecta. Se torna pesado para ambos os lados. A autorresponsabilidade é perdida. Caminho da atribuição de culpa ou vergonha vem do meu medo, medo de me desconectar com alguém que eu desejo, e não da coragem de viver, de se apaixonar não por pessoas, mas pela vida, e isso inclui pessoas.

Necessidades não são preferências, ou seja, se eu quero atender uma necessidade de apoio, em determinado local com determinadas pessoas posso não conseguir preenchê-la, mas em outro local, com outras pessoas, esta mesma necessidade pode ser preenchida. E assim o quebra-cabeça da vida vai sendo montado de forma bela.

Quando entendo minha necessidade, posso dar um passo para buscar compreender também a necessidade do outro. Após estas compreensões, estes passos internos, posso pedir algo para a pessoa com quem tive problemas. A estratégia versus a necessidade para ser feliz. Se todos temos as mesmas necessidades, por que ainda existem brigas, agressões, sentimentos de raiva? Como disse, devido a cada um buscar estratégias diferentes para atender os mesmos anseios, os conflitos se iniciam. Além disso necessidades diferentes podem estar vivas naquele momento em cada um dos envolvidos. Trazer a luz estas necessidades para a partir daí co- construir estratégias, que podem levar a um meio termo nas decisões são muito bem-vindas para atender as necessidades envolvidas. Ou mesmo

119 Caminhos para Autorrealização

entendendo que não há como manter uma relação dadas as grandes diferenças de estratégias ou de necessidades vivas. Isso também é um caminho válido.

Agora falando sobre empatia. O que é empatia? As vezes confundimos empatia com simpatia, e certamente não são a mesma coisa. Empatia é olhar para o outro com o mesmo olhar que ele tem diante de si e do mundo, algo bem difícil de realizar, mas não impossível, segundo minha experiência pessoal.

Quando nos conectamos de forma empática com alguém, abrimos nosso centro energético cardíaco para expandir nossa visão de mundo, e com isso uma experiência de bem-aventurança é experimentada, mesmo dentro da dor, pois muitas vezes se conectar de verdade com o outro implica em sentir sua experiência de dor. A empatia pode ser intelectual, a mais fraca dela que um psicopata pode desenvolver, que consiste em entender intelectualmente como a outra pessoa funciona. A segunda forma é a empatia emocional, nessa há criação de um vínculo verdadeiro a partir do coração, dos sentimentos. A terceira forma é a empatia acional, compassiva, onde além de sentir sua dor eu quero agir de alguma forma para minimizá-la.

A empatia emocional, muito bem estudada pelo psicólogo Carl Rogers, o pai da psicologia humanista, autor do best-seller Tornar se Pessoa, nos diz que quando realmente somos ouvidos por

120 Caminhos para Autorrealização

alguém, sem julgamento de nossas atitudes, apenas acolhimento, uma carga emocional é liberada, criando uma ação terapêutica sobre a nossa psique. Segundo Rogers, o ser humano é autorregulado, existe uma força interior natural para a organização e evolução atuando, e criar um ambiente receptivo, de suporte e segurança, por si só permite que liberações de angústias antes inimagináveis aconteçam. Para uma ligação empática genuína acontecer, se deve apenas estar atento ao outro, sem julgamentos, escutá-lo sem trazer as minhas histórias, mesmo que somente nos pensamentos, e isso exige treino, abertura e compaixão pelo outro. Eu não quero resolver seu problema, porque sei que não sou responsável por ele, eu não quero aconselhar, educar, ou criticar, apenas estar presente, conectado, ser um ombro amigo, dividir o peso de sua dor. Logicamente há histórias que nos causam desconforto, mas amar aquele ser verdadeiramente é o combustível para não querer abandonar a situação.

Reflita se você costuma ser empático com as pessoas a sua volta, ou se você prefere buscar soluções, oferecer conselhos, expor críticas?

Normalmente somos educados a não sermos empáticos, porque as pessoas ao nosso redor não nos oferecem normalmente empatia, logo reproduzimos este comportamento autocentrado, que busca olhar para o outro a partir do próprio olhar. Também porque queremos fugir de dores, não sabemos muito bem como lidar com as nossas

121 Caminhos para Autorrealização

próprias dores e então fugimos das dores dos outros, sem experimentar o que é uma conexão mais profunda e como isso pode ser curativo tanto para quem fala como para quem ouve. Oferecer empatia é uma ótima forma de aprofundarmos nossa conexão com quem desejamos construir uma relação de confiança, ou mesmo quando queremos ajudar alguém a liberar sua própria dor.

Para nos conectar de forma mais profunda com qualquer pessoa a linhagem de Yoga que pratico tem uma técnica chamada de madhuvydia, recebemos um mantra de um Acharya, instrutor de meditação, para recitar antes de nossas ações importantes, que nos lembra que diante de nossos olhos está sempre a Consciência Infinita de Deus, e que em verdade é essa mesma Consciência que habita o nosso corpo e que está realizando essa ação de ouvir alguém aflito, por exemplo. Isso por si só desperta um sentimento de conexão mais profunda com qualquer pessoa a nossa volta, pois traz a lembrança, a nossa memória quão sagrada é a vida.

Para entender melhor sobre comunicação não violenta, uma excelente base de uma relação humana mais saudável, em minha opinião, sugiro assistir ao seguinte vídeo ou ler o livro sobre Comunicação Não Violenta.

Além de praticar empatia com o outro, um outro olhar que pode ser trabalhado dentro da CNV é a autocompaixão. E o que é isto? Primeiro é preciso diferenciar autocompaixão de autoestima.

122 Caminhos para Autorrealização

Uma pessoa pode ter baixa ou alta autoestima, eu me acho bonito, forte, inteligente, todos estes atributos originados de julgamentos pessoais em relação a mim mesmo causam certa dose de ansiedade, porque devem estar justificados em algo que eu acredite ser bom, diante de um oposto que eu acredite ser ruim.

A autocompaixão por outro lado parte da premissa que algumas vezes eu posso errar, ser imperfeito, mas nem por isso eu não sou digno de ser amado. O meu ser é por si só algo sagrado e que merece ser muito amado, a beleza é completa quando eu me olho de forma integral. Em verdade também erros atendem alguma necessidade que era importante para mim naquele momento.

A sensação de ter feito errado me diz também que há algo que faltou atender e que eu quero olhar com mais carinho em uma próxima oportunidade, para agir de forma diferente. Se trata de desenvolver maior amorosidade por si mesmo e não julgamento.

Há uma voz interior, um autocrítico que molda nossa baixa ou alta autoestima, estabelecer uma relação de parceria amorosa com este crítico sem se deixar ser controlado por ele é uma boa estratégia também.

Este capítulo realmente deve ser vivido na prática. individuais, os treinamentos em grupo, e buscar colocar em prática com pessoas que nem sabem

123 Caminhos para Autorrealização

4º Passo Propósito de Vida

“Muito frequentemente o erro está em escolher um trabalho que pareça, sob o ponto de vista econômico, sem consideração pelas habilidades naturais. Se o dinheiro fosse o único fator do triunfo, esse modo de agir estaria certo, mas o triunfo, na sua forma mais nobre e mais elevada, exige a paz de espírito e o prazer e a felicidade que somente possuem aqueles que encontram o trabalho que mais lhe agrada.” (Napoleon Hill)

124 Caminhos para Autorrealização

Segundo Viktor Frankl, médico judeu que viveu uma fase de muita dor em campos de concentração e sobreviveu, o sentido da Vida é algo individual e muda de momento para momento.

Em sua concepção o ser humano é algo em busca de um Sentido, ele não veio a Terra para buscar satisfazer prazeres, mas sim para encontrar um sentido em sua vida e poder realizá-lo. Justamente esta foi sua força interna para sobreviver as barbáries do nazismo que passou nos campos. Depois de liberto criou uma linha terapêutica conhecida como logoterapia que trabalha justamente na esfera de facilitar um processo de encontro com um sentido para vida do paciente.

“Para a Logoterapia, a busca de sentido na vida da pessoa é a principal força motivadora no ser humano... A Logoterapia é considerada e desenhada como terapia centrada no sentido. Vê o homem como um ser orientado para o sentido”. (Viktor Frankl)

A sensação de vazio que muitas pessoas na sociedade atual experimentam de tempos em tempos, segundo Frankl vem dessa falta de um sentido para a própria vida. Dentro desse contexto quero te convidar a fazer algumas reflexões.

O que sente que a vida te trouxe para resolver, que é somente sua responsabilidade e não haveria outro para realizar neste momento?

Faça 3 respirações profundas, coloque uma música

125 Caminhos para Autorrealização

relaxante e pense qual o propósito que a vida lhe trouxe.

Formas de se entender o sentido da vida (que está ao seu redor e internamente ao mesmo tempo), segundo Frankl:

• Criando um trabalho que você experimenta como exclusivamente seu;

• Experimentando algo (por exemplo a bondade ou a verdade) ou encontrando alguém, amando alguém como ele(a) é, empoderando-o(a) e fazendo florescer o seu potencial;

• Pela atitude diante de um sofrimento inevitável (uma fatalidade que não pode ser mudada); no entanto, sofrer desnecessariamente é masoquismo e antinatural.

Para continuar a análise e o aprofundamento do seu estudo de si mesmo, lembre-se também do seu biotipo na ayurveda, capaz de lhe ajudar a expressar de forma mais intensa, vibrante, o seu propósito de vida, com ações na direção das suas maiores aptidões, pois Kapha, Vata e Pitta possuem pontos fortes e fracos diferentes entre si.

Você pode também responder ao questionário que o psicólogo Martin Seligman preparou sobre conhecendo suas principais forças interiores. Sempre que você encontrar atividades para colocá- las em prática se sentirá satisfeita (o). Ou seja,

126 Caminhos para Autorrealização

provavelmente seu propósito de vida tem uma forte correlação com estas forças que você identificar como sendo as suas maiores potências internas.

O site está em inglês e você pode acessar o Questionário das Forças através da Survey Strength (240 Questões).

Caso prefira, você também pode comprar o livro Felicidade Autêntica do autor Seligman e responder a versão mais curta desse questionário em português.

Concluo dizendo que propósito de vida é um dos pilares para uma felicidade duradoura segundo a psicologia positiva. Alinhar sua vida a um propósito é uma boa maneira de desenvolver resiliência diante das dores e dos desafios do cotidiano.

As últimas três questões que você pode responder para aprofundar na busca do seu propósito.

Faça três respirações profundas e novamente coloque uma música relaxante para ouvir neste momento, antes de responder.

O que você definitivamente faz bem?

O que você consegue fazer acima da média das pessoas?

Qual chamado do Universo parece que apenas você pode realizar?

127 Caminhos para Autorrealização

Conclusões finais

Se você gostou do que leu, te faço um convite para realmente colocar em prática esse conteúdo.

Posso dizer que em minha jornada foi significativo em termos de me preparar para voltar ao estado de equilíbrio sempre que as situações do dia a dia mais desafiadoras me tiram desse local num primeiro momento.

O Centro, conectado ao Divino é a meta dessas práticas tão eficazes.

Se você gostou e quiser continuar me acompanhando se inscreva no canal Ser Verdade do Youtube, onde posto conteúdos que alguns deles você já pôde assistir aqui.

Também faço um convite a me seguir no Instagram e no Facebook, onde dissemino conteúdos úteis para florescer em si mais bem-estar, equilíbrio e senso de propósito.

Por fim no site www.fabriciotrindade.com você pode consultar minha agenda de cursos, eventos e novidades.

Te agradeço pela sua prezada atenção.

Namaskar! Eu saúdo o Divino que habita em você com a luz da minha mente e o amor do meu coração!

Abraços, Fabrício.

128 Caminhos para Autorrealização

Bibliografia Anandamurti, S. S. (1977), “Um guia para a conduta humana”, 1ª Edição, Editora Yoga e Meditação, Brasília – DF.

Avadhuta Ánanda Ús´Ác. (1979), “Os 16 pontos para a Autorrealização do Iogue – técnicas para o desenvolvimento físico, mental e espiritual”, Editora Ananda Marga Yoga e Meditação, Brasília – DF.

Anandamurti, S. S. (1991), “Psicologia do Yoga”, 1ª Edição, Editora Ananda Marga Yoga e Meditação, Brasília – DF.

Brown, Brene. (2013) “A coragem de ser imperfeito”. Tradução de Joel Macedo. Rio de Janeiro: Sextante.

Williams, M. e Penman, D. (2015), “Atenção Plena Mindfulness, como encontrar a paz em um mundo frenético”, Editora Sextante, Rio de Janeiro – RJ.

Rogers, Carl R. “Tornar se pessoa”. (2017) Tradução Manuel José do Carmo Ferreira e AlvamarLamparelli. São Paulo: WMF Martins Fontes.

Frankl, Viktor E. (2015) “Em busca de Sentido: um psicólogo no campo de concentração”. Traduzido por Walter O. Schlupp e Carlos C. Aveline.; São Leopoldo -RS: Sinodal, 38ª ed.; Petrópolis-RJ: Vozes.

Hanson, Rick (2013) “O Cérebro de Buda: Neurociência prática para felicidade”. São Paulo: Alaúde.

Masaru, Emoto (2006) “As mensagens escondidas nas Águas – O fenômeno que assombrou o mundo das ciências e da espiritualidade”. New York: Estrela Polar.W. W. Norton e Company.

Porges, Stephen (2011) “The Polyvagal : Neurophysiological Foundations of Emotions, Attachment, Communication, and -Regulation”

Lad, Vasand (2012) “Ayurveda, A Ciência da Autocura, um guia prático”; Editora Ground.

Carneiro, Danilo M. (2014); Ayurveda Saúde e longevidade na tradição milenar na Índia. São Paulo: Pensamento.

Andrews, Madeline S. (2015); “Stress a seu favor, como gerenciar sua vida em tempos de crise”. São Paulo: Ágora.

Rosenberg, Marshall B.(2006); “Comunicação não violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais”. Tradução de Mário Vilela. São Paulo: Ágora.

Seligman, Martin (2002); “Felicidade Autêntica – Usando a nova psicologia positiva para a realização permanente”. Tradução de Neuza Capelo. Rio de Janeiro: Objetiva.

Csikszentmihaly, Mihaly (1990); “Flow: The of Optimal ”. Harperperenial.

129 Caminhos para Autorrealização

Anexo 1

DEPOIMENTOS

“Meu nome é Erica e eu queria agradecer por essa oportunidade, foi muito, muito rica. E eu achei que um grande diferencial foi que eu já tinha conhecimento de algumas dessas técnicas apresentadas, mas esse workshop foi especialmente importante porque ele uniu essas várias técnicas, o que me deu uma compreensão mais profunda da experiência de como utilizá-las, além da questão de ter clareza dos sentimentos, de como lidar com eles. Tanto em termos de conhecimento teórico como na prática, eu acho que fez uma diferença bastante significativa, então eu estou levando este workshop com bastante carinho, com bastante gratidão, pelo que eu vivi e pela forma que eu vejo que eu posso utilizar, na minha vida, no meu dia a dia.” Erica Riera – Coach e gestora de projetos de TI, que participou do workshop de Comunicação Não Violenta.

Roberta Smiderle – fisioterapeuta e instrutora de yoga e pilates

COACHING

“Realizei o processo de coaching com o amado Paritosh, foram vivências únicas onde ele pôde me auxiliar a compreender melhor o desencadear da minha transformação interna, direcionando uma “luz” para que com os meus olhos eu encarasse com minha voz pudesse expressar minhas necessidades, vontades e desejos, provendo mais ordem em meus pensamentos e focalizando as saídas, para que assim houvesse mais fluidez no alcance dos meus objetivos. Um profissional totalmente capacitado a conduzir uma profunda internalização e com artifícios para fazer brotar a nossa força e cura interior!

Gratidão imensa pelo apoio e pelo lindo trabalho realizado!

DEPOIMENTOS SOBRE O YOGA

“Adorei a Aula. Não sabia muito o que esperar além de posições exóticas, mas foi bem mais interessante e eficaz. Bem relaxante. Estava precisando.” – Paulo Júnior, professor de idiomas. “Vou começar a dar aula de Yoga (estágio no Matrika). Pensei tanto nas suas aulas, foram as melhores que já fiz, tem muito significado para mim.”

Roberta Melo, gestora pública e futura professora de yoga.

“Iniciei o ioga há aproximadamente 5 meses. Minha expectativa quando busquei me envolver com esses ensinamentos era apenas uma: equilíbrio. Para mim equilíbrio é a chave da existência. Acreditei na ioga como uma ferramenta que trouxesse paz para mente e queria todas as consequências que isso poderia ter. Cincos meses atrás eu não sabia ao certo quais eram as consequências dessa paz que eu estava buscando. Hoje eu tenho uma noção melhor, mas acredito que ainda seja pequena frente a tudo que a ioga pode oferecer. Para organizar melhor os efeitos que a prática da ioga teve no meu cotidiano, farei uma separação em tópicos que me chamaram atenção:

130 Caminhos para Autorrealização

Foco e determinação - a prática de posturas voltadas para o desenvolvimento do foco tiveram um forte impacto. Foi possível me sentir mais determinado sem um esforço consciente, as tarefas do dia a dia tendem a fluir melhor e os objetivos diários são alcançados. Nos casos de realizar uma aula voltada para a determinação, tive uma redução no tempo de realização de tarefas posteriores a essa aula;

Energia - durante a prática é possível sentir o fluxo de energia e como isso afeta o corpo e a mente. Após a pratica senti muitas vezes o corpo revigorado e com uma ‘energia organizada’, ao invés do turbilhão que muitas vezes sentia. No entanto, por muitas vezes também me senti muito cansado nos dias posteriores à pratica; Relação com os elementos da natureza - houve um início de melhora na percepção dos elementos e como eles influenciam meu estado. Dias chuvosos, tendo a ficar mais estático; ir ao parque e entrar em contato com a natureza, tendo a ter a mente mais clara e leve; ir à praia, faz com que eu sinta uma conexão do meu corpo com o todo (natureza);

Alimentação - como inclui as segundas-feiras vegetarianas, senti que uma alimentação com “energias mais naturais” promovem um bem estar. Sempre me alimentei bem, mas agora tenho buscado deixar minha dieta ainda menos industrializada.

Relaxamento - os momentos de relaxamento das aulas ajudam muito no momento da prática e também em situações de desconforto do dia a dia. Tem me feito muito bem saber que eu posso encontrar paz dentro de mim e que eu posso gerar isso para me sentir bem.

Conexão e equilíbrio - nas práticas voltadas para conexão consegui sentir o papel das coisas de fora sobre o equilíbrio pessoal. Foi muito revelador fazer posturas de equilíbrio sozinho e depois conectado a alguém. Sozinho um pode cair e o outro não, juntos os dois ficam em pé. Isso é muito bom, mas é preciso notar que existe um gasto de energia grande para quem fica com a maior responsabilidade em manter o equilíbrio entre duas pessoas. Confesso que isso me ajudou a reavaliará meu relacionamento, minha vida a dois.

Sei que fiz muitas leituras da prática até agora, espero cada vez mais desenvolver essas leituras e estar aberto aos ensinamentos da ioga. Em linhas gerais a ioga trouxe uma energia muito mais organizado para mim. Passei a entender melhor como minha mente reage e qual o esforço que eu devo fazer para acalma-lá ou estimula-lá. Tudo isso indo ao encontro do meu objetivo principal, que citei no início. Os benefícios são muitos, com certeza. Mas como último comentário, vale uma ressalva. O processo de desenvolvimento a partir da ioga, seja ela de qual tipo for, não é apenas tranquilidade. É necessário esforço e disciplina. Entrar em contato consigo mesmo pode ser desconcertante. Para tudo o que tenho vivido e para a tudo o que aprendi - e espero ensinar um dia - só tenho uma palavra: gratidão!”

Ciro Novelo – engenheiro de empresa multinacional

131 Caminhos para Autorrealização

Anexo 2 A busca pelo INFINITO

Qual a principal dor humana? Pode ser muita pretensão da minha parte, mas acredito ser o fato de uma alma infinita estar contida dentro de algo finito como é o nosso corpo físico. A grande vontade da Alma de experimentar o que a matéria tem a oferecer dentro dos cinco sentidos, acaba também ao mesmo tempo limitando a mesma que tem por natureza ser infinita, dentro do que aprendi em muitas tradições espirituais e em verdade, sinto e acredito. A partir daí todos os traumas, raivas, tristezas, angústias podem surgir na história do indivíduo, mas também cada dia se apresenta como um leque de possibilidades para tratarmos essas dores e experimentarmos o infinito dentro do finito. Acho que cabe dizer que curar é diferente de anestesiar, por exemplo, o uso de drogas pode ser uma forma de anestesiar uma dor, mas não curá-la, porque a dor certamente volta cada vez em maior dose quando tentamos a anestesiar, como os juros de um empréstimo bancário. Podemos ter acesso a experiência do Infinito quando olhamos para uma paisagem, quando assistimos uma vida nascer, quando olhamos de verdade dentro dos olhos de uma pessoa, quando meditamos, quando dançamos, quando realizamos um trabalho com todo amor, quando entramos em conexão profunda com algo que por um momento faz a mente que é limitada pelos sentidos, descansar, repousar de si mesma, aliviar todas suas tensões...e se absorver, mesmo que não plenamente, na Alma.

Sinto em mim mesmo que meditar é importantíssimo no processo de experimentar um pouco do que é o Deus Único, a Consciência Suprema (é como tentar tocar o Infinito, e só de tentar... já traz uma experiência de bem-aventurança profunda, intensa e gratificante)... um grande alento para minha Alma, e ela me permite ampliar a capacidade de viver essa experiência em outros momentos da vida cotidiana, da mesma forma, por exemplo, que um trabalho feito com amor reverbera em outros aspectos da vida. Ou que um relacionamento afetivo amoroso pode provocar em certos momentos. Cada ato de nossa vida pode ser uma experiência do infinito, de cura,.de expansão... dançar com alguém de forma a se conectar intencionalmente com o Sagrado naquela pessoa, (esses dias dançando forró, me senti durante e depois como se tivesse sido uma das melhores experiências de bem-aventurança minha dos últimos tempos, porque era essa conexão humana e divina ao mesmo tempo que a Grande Alma estava ansiando viver naquele momento, através de mim, um instrumento seu, como todos somos), são muitas formas Dela se expressar, e sentirmos um pouco do Infinito, isso é o Yoga que acredito de verdade.

É uma busca pessoal e diária para curar minhas dores, fazendo posturas ou usando outras ferramentas. Um monge ou um pai de família, um executivo ou um morador de rua, todos estão na mesma busca diária de curar suas dores (diferentes na forma, iguais no sofrimento), há estratégias que podem piorar a situação, muitas vezes, mas todos vivendo o mesmo objetivo, portanto ninguém sendo melhor que ninguém, cada um encontrando sua própria forma de lidar com seus desafios dia após dia. E o mais lindo é que tratar minha dor, com auto responsabilidade, passa também por cuidar da dor do outro.

132 Caminhos para Autorrealização

Anexo 03 O Poder Misterioso da Força Vital (Prana ou Chi) deste Universo

Você sabia que a Força que é o eixo central dos filmes Guerra nas Estrelas é baseada em algo real? Sim, a Força é o termo conhecido como Prana para os indianos e Chi para os chineses, ou simplesmente a energia vital do Universo.

Por meios dela muitas “magias” podem ser realizadas, mas este não é o ponto deste texto. A energia vital está presente em todo o Universo, sem esse Prana a vida não poderia existir, é a resultante que mantém a coesão nos corpos. Um cadáver nada mais é que um corpo que perdeu seu prana, sua energia vital. O prana segundo o Yoga não é a mente, mas eles trabalham em parceria. A mente depende do prana para agir.

Quando estamos abastecidos com prana, nos sentimos fortes, física e mentalmente. A saúde fica ótima. Nossa capacidade de realização fica ótima. Tudo isso porque temos também um corpo energético, além do corpo físico, que igualmente necessita ser abastecido. É justamente nesse corpo que se trabalha a acupuntura.

E de onde vem o prana do nosso corpo?

1. O ar que respiramos, se for limpo (exercícios respiratórios do yoga podem potencializar a absorção do prana do ar);

2. Alimentos frescos (principalmente dos vegetais crus, pois ao cozinhar uma parte da energia vital é perdida),

3. O sol e a água que toca nosso corpo, se for fria, porque ao aquecermos a energia vital é perdida.

Além disso, os iogues descobriram que controlando o prana (por meio da respiração, técnicas de em sânscrito) podemos controlar nossa mente. Alguns tipos de meditações são formas de pranayama. Outro ponto importante a destacar é que nosso prana está onde nossa mente está. Então uma outra forma de tratar desequilíbrios do corpo físico, por exemplo, é levar nossa energia vital, através do pensamento concentrado para aquela área, entendendo que a energia vital tem um poder curativo sobre o corpo físico. Quero deixar claro que isto não substitui qualquer tratamento médico, mas é o princípio do Reiki, por exemplo.

E como perdemos prana, essa energia vital tão importante para nossa experiência de bem-estar? O prana é consumido para exercer as funções autônomas (batimento cardíaco, digestão), mas principalmente em ações voluntárias como ao fazer exercícios, ao pensar de forma desorganizada (muita energia é consumida nesse processo), ao falar, e, por exemplo, durante o sexo, principalmente por meio da saída do sêmen, que é a parte com mais energia vital do corpo humano. Esse é um dos principais pontos que o iogue deveria estar atento, quanto maior o descontrole sexual, principalmente no homem, pois a perda de energia vital é maior para ele, menor é a dose de energia criativa na vida, pois o combustível, em verdade é o mesmo. Por isso existem algumas linhas espirituais que recomendam a contenção do sêmen durante o ato. Cabe citar porém, que Anandamurti, mestre da linhagem de Yoga que sigo, considerava este um comportamento não natural, e a espiritualidade e a naturalidade tendem a andar juntas. Apenas ele deixa a

133 Caminhos para Autorrealização

inspiração para seus discípulos que vivem relações afetivas, de manterem uma regularidade de quatro relações dentro do mês, pois assim o corpo energético pode se restabelecer sem grandes dificuldades e sua capacidade de realização no mundo permanece em um nível alto, como o aspirante iogue sempre quer manter. Esta era uma orientação do mestre. Por toda importância do corpo energético é aconselhável perceber se você tem cuidado bem dele, mantendo uma saúde física e mental de alto nível para potencializar sua capacidade de criar e servir neste Universo, indo ao encontro do Seu Propósito.

Anexo 04 Samadhi

Um dos estágios da prática de Yoga é chamado samadhi (literalmente uma absorção ou União da mente do indivíduo durante sua prática contemplativa pela Consciência Universal, a Entidade Suprema, Deus), na verdade o oitavo dos oito passos sistematizados na Yoga Real de Patanjali (um iogue que teve como grande mérito escrever ensinamentos que antes eram aprendidos apenas oralmente de mestre para discipulo).

Realizar os oito passos seria uma forma do ser humano expandir sua mente do egoísmo para o altruísmo na vida, encontrando prazer e satisfação no processo de viver, pois a mente se expande nesse processo para Algo muito além do ego e experimenta a sensação de unidade com o Cosmos, a vida ao seu redor.

Segundo a filosofia do Yoga, o samadhi é um acontecimento natural, depois de uma prática regular e engajada dos sete passos anteriores e que qualquer indivíduo pode experimentar inclusive diariamente (recomendo o livro Autobiografia de um iogue para quem quiser saber mais). E como descrever o processo de samadhi em si? Às vezes pode ser complexo para nosso cérebro limitado entender. Talvez a melhor resposta seria somente o silêncio, como muitos iogues respondem a esta pergunta.

Com uma mente curiosa encontrei uma resposta pesquisando na wikipedia sobre a vida de Santa Teresa Dávilla (1515 a 1582), uma Santa católica espanhola que fazia práticas contemplativas de silêncio durante intervalos longos (ela fazia uma prática meditativa com foco no seu amor por Deus), e veja só que suas experiências reforçam em mim a fé no poder por trás da espiritualidade, ou seja, que não é propriedade de determinada filosofia de vida como a Yoga ou a religião, como a Católica no caso, mas sim ao amor por Algo Maior que cria e dá suporte a vida, seja qual for o nome que atribuirmos (Deus, Alá, Cristo, , Buda, Krishna).

Vamos a wikipedia:

”O cerne do pensamento místico de Teresa em todas as suas obras é a ascensão da alma em quatro estágios[15]:”

Veja o quarto estágio, descrito pela Santa segundo texto do Wikipedia, incrível:

“devoção do êxtase ou arrebatamento - é um estado passivo no qual o sentimento de estar num corpo desaparece (veja II Coríntios 12:2-3). A atividade sensorial cessa, a memória e a imaginação também são absorvidas em Deus ou são “intoxicadas”.

134 Caminhos para Autorrealização

Corpo e espírito sofrem de uma dor doce e feliz, que alterna entre um tenebroso brilho, uma completa impotência e inconsciência, uma sensação de estrangulação ou, às vezes, de um voo extático tão intenso que o corpo literalmente se ergue no espaço. Estes efeitos, depois de meia-hora, são seguidos por um relaxamento completo de algumas horas num estado parecido com um desmaio, no qual todas as faculdades [mentais] desaparecem na união com Deus.[15] Em seguida, o sujeito acorda aos prantos, o clímax da experiência mística, o que produz um transe. “

Anexo 05 Planilhas de Controle de Rotinas e Práticas para Acalmar e Fortalecer sua Mente

ROTINA DIÁRIA DSTQQSS Prática de yoga Alimentação sutil Alimentação para o dosha Atividade física própria para acalmar o seu dosha Prática de ouvir suas necessidades e dos outros, quando a aflição ou conflito surgir

Expressando suas forças para o mundo

135 Caminhos para Autorrealização

PRÁTICAS SEMANAIS PRINCÍPIOS DSTQQSS 1º PRINCÍPIO Redução de horas de atividades que não fazem bem. 2º PRINCÍPIO Exercícios de Gratidão 3º PRINCÍPIO Gastar menos do que recebe e ter uma poupança 4º PRINCÍPIO Participar de grupos de pessoas que me inspiram 5º PRINCÍPIO Praticar a espiritualidade de alguma maneira 6º PRINCÍPIO Cantar e entoar mantras, ou músicas sacras. 7º PRINCÍPIO Prática de voluntariado / caridade 8º PRINCÍPIO Escrever 5 coisas boas que fez para si e que fez para o mundo

136 Caminhos para Autorrealização

/serverdade

/serverdade

/fabriciotrindade