Kick-Off 2017-2018

Informação Geral

Data: 07 de julho de 2017 Hora: a partir das 18h30 Local: Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos

Apresentação de Rui Orlando (SportTV)

Descrição

O Kick-Off 2017-2018 é composto pelo Sorteio das Competições, pela divulgação e entrega dos Prémios Oficiais da Liga Portugal, assim como o anuncio da cidade anfitriã da “Final Four” da Taça CTT 2017-2018.

O sorteio das Competições organizadas pela Liga Portugal – Liga NOS, LEDMAN LigaPro e Taça CTT – determina os calendários para a época desportiva 2017-2018.

Prémios Oficiais: Serão entregues, durante a cerimónia, os troféus aos vencedores das seguintes categorias: Fair Play LEDMAN LigaPro, Árbitro Assistente do Ano, Árbitro do Ano, Delegado da Liga do Ano, Jogador Revelação Samsung da LEDMAN LigaPro, Jogador Revelação Samsung da Liga NOS, Melhor Guarda-Redes da LEDMAN LigaPro, Melhor Guarda- Redes da Liga NOS, Melhor Marcador da LEDMAN LigaPro, Melhor Marcador da Liga NOS, Melhor Treinador da LEDMAN LigaPro, Melhor Treinador da Liga NOS, Melhor Jogador Samsung da LEDMAN LigaPro, Golo do Ano Samsung da Liga NOS e Melhor Jogador Samsung da Liga NOS.

Durante a cerimónia será, também, revelada a cidade anfitriã da edição 2017-2018 da “Final Four” da Taça CTT, cujas atividades, além das meias- finais e final, decorrerão de 20 a 27 de janeiro de 2018.

Programa do Kick-Off

Ação 1 Abertura 2 Revelação Cidade Anfitriã da Final Four da Taça CTT 3 Sorteio 1.ª e 2.ª Fase da Taça CTT 4 Entrega Prémios Liga Portugal 5 Sorteio dos calendários da Liga NOS e LEDMAN LigaPro 6 Encerramento 7 Espaço para entrevistas na zona mista

Condições técnicas e logísticas

• Saídas para áudio; • Espaço de trabalho para a Imprensa em sala reservada para o efeito; • Zona mista, em backdrop posicionado à entrada, para entrevistas aos representantes das Sociedades Desportivas e outros convidados, antes e depois do sorteio; • A distribuição das fichas de resultados do sorteio terá lugar poucos minutos depois da cerimónia; as chaves de cada competição serão publicadas no site oficial da Liga poucos minutos depois da cerimónia; • Está disponível serviço wireless no media center (não possibilita o upload de ficheiros de grandes dimensões).

Descrição mecânica do sorteio da Taça CTT

1.ª FASE

A 1.ª fase é disputada pelos clubes da LEDMAN LigaPro, sem a participação das equipas B, através de sorteio puro, sem critérios de hierarquia classificativa ou outros. Os jogos disputam-se a uma só mão.

Joga na qualidade de visitada a equipa sorteada em primeiro lugar de cada par. Apuram-se para a 2.ª fase os clubes que vencerem os respetivos jogos, existindo uma equipa isenta, que passará automaticamente à 2.ª fase (nota: atendendo a que na presente época desportiva o número de equipas principais é ímpar, a equipa que restar sem par apura-se automaticamente para a fase seguinte).

A equipa sorteada em primeiro lugar de cada par jogará na qualidade de visitada. Apuram-se para a 2.ª fase da prova os vencedores de cada um dos jogos, bem como a equipa isenta.

Clube Visitado Clube Visitante Jogo n.º 1 Jogo n.º 2 Jogo n.º 3 Jogo n.º 4 Jogo n.º 5 Jogo n.º 6 Jogo n.º 7 Clube Isento

2.ª FASE A 2.ª fase é disputada pelas sete equipas apuradas na 1.ª fase, mais as 12 equipas da Liga NOS classificadas entre o quinto e o 16.º lugar na época passada, e ainda Portimonense e CD Aves, as duas equipas promovidas ao principal escalão.

Tal como na 1.ª fase, esta 2.ª fase é disputada a um só jogo, por sorteio puro. Jogará na qualidade de visitada a equipa sorteada em primeiro lugar de cada par.

Apuram-se para a fase de grupos os 10 clubes que vencerem os respetivos jogos da 2.ª fase, bem como as duas equipas que ficarão isentas. Os quatro primeiros classificados da Liga NOS 2016- 2017 juntar-se-ão às equipas apuradas para a fase de grupos, como cabeças-de-série.

Nota: No sorteio desta 2.ª fase, as duas equipas que restam no pote transitam diretamente para a fase de grupos, uma vez que esta terá de ser constituída, obrigatoriamente, por 16 equipas, ou seja, quatro grupos de quatro equipas cada.

Clube Visitado Clube Visitante Jogo n.º 1 Jogo n.º 2 Jogo n.º 3 Jogo n.º 4 Jogo n.º 5 Jogo n.º 6 Jogo n.º 7 Jogo n.º 8 Jogo n.º 9 Jogo n.º 10 Clube Isento n.º 1 Clube Isento n.º 2

Descrição da mecânica do Sorteio da Liga NOS e LEDMAN LigaPro

Uma vez que a Chave referente aos calendários a sortear será extensiva às duas competições, cabe referir o seguinte alinhamento de sorteio:

No palco estarão seis potes contendo as bolas que sortearão a chave final. Serão 999.999 calendários possíveis a sortear para a Liga NOS e a LEDMAN LigaPro.

Os seis potes conterão cada um, dez bolas, numeradas de zero a nove. Será extraído através do sorteio de bolas, o número correspondente à chave a utilizar para ambas as competições.

Condicionantes do Sorteio - Liga NOS

1. As seguintes equipas não podem jogar entre si nas duas primeiras jornadas: a. SL Benfica, FC Porto e Sporting CP;

2. As seguintes equipas não poderão jogar simultaneamente em casa ou fora na mesma jornada (ex. se uma joga em casa a outra terá que jogar fora): a. SL Benfica e Sporting CP; b. FC Porto e Boavista FC; c. SC Braga e Vitória SC;

3. Os jogos entre SL Benfica, FC Porto e Sporting CP não podem acontecer em jornadas consecutivas;

4. SL Benfica, FC Porto e Sporting CP não poderão jogar dois jogos entre si em casa na primeira metade do campeonato (i.e. se o SL Benfica joga em casa com o FC Porto, terá que jogar fora com o Sporting CP na mesma metade);

5. Nenhuma equipa pode ter dois jogos consecutivos contra o SL Benfica, FC Porto ou Sporting CP;

6. Nas duas primeiras jornadas, as equipas que participam na Supertaça (SL Benfica e Vitória SC) não podem jogar com a equipa que joga o Play-Off da Liga dos Campeões (Sporting CP);

7. Na terceira jornada, a equipa que jogar o Play-Off da Liga dos Campeões (Sporting CP) não pode jogar com as equipas que irão jogar o Play-Off da Liga Europa (SC Braga e Marítimo M.);

8. A segunda metade da competição será um espelho da primeira;

9. Evitar, na medida do possível, que uma equipa jogue duas vezes seguidas em casa ou fora;

Condicionantes do Sorteio - LEDMAN LigaPro

1. As seguintes equipas não poderão jogar simultaneamente em casa ou fora na mesma jornada (ex. se uma joga em casa, a outra terá que jogar fora): a. CD Nacional e União da Madeira;

2. As 5 equipas B, jogarão entre si, nas últimas jornadas de cada volta;

3. A segunda metade da competição será um espelho da primeira.

4. Evitar, na medida do possível, que uma equipa jogue duas vezes seguidas em casa ou fora.

Clubes participantes nas Competições Profissionais 2017-2018

LIGA NOS LEDMAN LigaPro SL Benfica FC Arouca FC Porto CD Nacional

Sporting CP União da Madeira

Vitória SC SL Benfica B SC Braga FC Penafiel

Marítimo M. A. Académica

Rio Ave FC SC Braga B CD Feirense SC Covilhã Boavista FC Varzim SC Estoril Praia Santa Clara GD Chaves Vitória SC B Vitória FC FC Porto B FC Paços de Ferreira Gil Vicente FC Os Belenenses Sporting CP B Moreirense FC FC Famalicão CD Tondela CD Cova da Piedade Portimonense Académico de Viseu CD Aves Leixões SC Real SC UD Oliveirense

Prémios Oficiais Liga Portugal Época 2016/2017

Categorias Vencedor Fair-Play LEDMAN LigaPro

Árbitro Assistente do Ano

Árbitro do Ano

Delegado da Liga do Ano

Jogador Revelação Samsung LEDMAN LigaPro

Jogador Revelação Samsung Liga NOS

Melhor Guarda-Redes Samsung LEDMAN LigaPro

Melhor Guarda-Redes Samsung Liga NOS

Melhor Marcador LEDMAN LigaPro

Melhor Marcador Liga NOS

Melhor Treinador LEDMAN LigaPro

Melhor Treinador Liga NOS

Melhor Jogador Samsung LEDMAN LigaPro

Golo do Ano Samsung

Melhor Jogador Samsung Liga NOS