COLIGAÇÃO: PARA CUIDAR DE SERRA PRETA PARTIDOS: PODEMOS – PSD – PTC – PT

MUNICÍPIO DE SERRA PRETA - BA PROJETO DE GOVERNO PARTICIPATIVO – 2021 – 2024

CANDIDATO A PREFEITO E VICE DR. KARLOS FIGUEREDO MÁRIO GONÇALVES

COLIGAÇÃO: QUEM AMA CUIDA PARTIDOS: PODEMOS, PTC, PSD, PT

1

PLANO DE GOVERNO PARTICIPATIVO – 2021-2024

MUNICÍPIO DE SERRA PRETA – BA

COLIGAÇÃO PARA CUIDAR DE SERRA PRETA

PARTIDOS: PODEMOS – PSD – PTC – PT

CANDIDATOS A PREFEITO E A VICE

DR. KARLOS FIGUEREDO

MÁRIO GONÇALVES

2

Serra Preta (Meu Lugar) Deni Santana

Veja lá no pé da serra, Uma praça,uma capela Um barracão de madeira.

Distante do progresso, Tem como via de acesso Um estrada boiadeira.

Sua construção modesta, O povo cantando em festa, Posso dizer. Aqui consigo encontrar o que Jamais encontrei por onde andei.

(refrão 2x) Serra preta meu berço, meu lar, Meu pedaço de chão,meu lugar. Abro o peito cantando em verso e prosa, Pra dizer o quanto te quero, Serra preta meu lugar....

Mãe de bom conselho Minha voz talvez não tenha O poder de te exaltar, Mas dê benção padroeira, A esse povo que preserva, A cultura do lugar. Com viola e pandeiro, Se canta no terreiro Pra são josé. E a nossa devoção é feita em procissão Num cordão de fé.

(refrão 2x) Serra preta ....

3

Mãe de bom conselho Minha voz talvez não tenha O poder de te exaltar, Mas dê benção padroeira, A esse povo que preserva, A cultura do lugar. Com viola e pandeiro, Se canta no terreiro Pra são josé. E a nossa devoção é feita em procissão Num cordão de fé.

(refrão 2x)

Letra enviada por Deni Santana

4

SUMÁRIO

1- Apresentação 06 2- Breve Panorama do Município de Serra Preta 09 3- Dimensões do PGP – Plano de Governo Participativo 13 4 Considerações Finais 24 5- Referências 25

5

1- APRESENTAÇÃO

O Plano de Governo Participativo – PGP pode ser compreendido como um instrumento de planejamento de bases sociais diversificadas, é um documento de construção coletiva e interdisciplinar atento às heterogeneidades da sociedade e do ente federado em questão. Este Plano de Governo Participativo tem como objeto de direcionamento às práticas de governo para o Município de Serra Preta, durante o período de 2021-2024. Logo seu objetivo é sistematizar o planejamento de prioridades para os próximos quatro anos de gestão.

Para além de um documento protocolar propositivo, o Plano de Governo Participativo – PGP, busca estruturar ações para todas as dimensões do município, sempre avaliando o que temos e o que queremos. O Plano em questão é produto da chapa majoritária de candidatura do Dr. Karlos Figueredo para prefeito de Serra Preta e de Mario Gonçalves para vice prefeito. Os candidatos do pleito eleitoral de 2020 são apresentados pelo Partido Podemos, em coligação com o Partido Socialista Cristão – PTC, o Partido Social Democrático – PSD e o Partido dos Trabalhadores – PT.

A chapa majoritária para concorrer às eleições municipais de Serra Preta – BA, encabeçada pelo Dr. Karlos Figueredo e por Mario Gonçalves, tem como lema: “Quem Ama Cuida” e o Plano de Governo Participativo – PGP de forma propositiva sinaliza premissas para promoção do cuidado social através de propostas democraticamente elencadas visando o alcance de um desenvolvimento integrado com mobilização social, cidadania participativa e justiça social.

Na realização deste PGP foi necessário retomarmos o conceito de município e entendermos que para além de um recorte territorial político integrante de um Estado ou Unidade Federativa, ele se constitui por dinâmicas e demandas populacionais diversas e específicas, sobretudo nas interdependências entre zona rural e zona urbana. O município de Serra Preta é de pequeno porte por apresentar uma população menor que 25 mil habitantes, mesmo sendo “pequeno” apresenta demandas sociais complexas.

6

Na metodologia para construção deste PGP, e em observância ao momento de crise epidemiológica que o mundo atravessa, com a pandemia de coronavírus, utilizamos às seguintes estratégias e técnicas para elaborar este documento propositivo: - Diagnóstico setorizado do município; - Contextualização do município em escala micro regional; - Levantamento de relatórios oficias sobre o município em plataformas virtuais oficiais de órgãos públicos; - Reuniões virtuais no Google Meet com cidadãos e cidadãs do Município de Serra Preta; - Reuniões virtuais com Secretários(as) Municipais e Diretores departamentais; - Coleta de dados através de redes socais amplamente divulgadas para que a população enviasse propostas para serem incluídas no PPG; - Debate presencial de propostas para o município, seguindo os protocolos de saúde pública. Neste momento foi realizado o estimulo a fala participativa e a escuta flutuante; - Sistematização de ações e propostas para os próximos quatro anos de gestão.

Neste documento apresentamos um Plano de Governo Participativo – PGP viável e atento às principais demandas do Município de Serra Preta. As propostas aqui apresentadas foram produzidas de forma participativa, observando às diretrizes de dignidade humana, justiça social e cidadania. Tais diretrizes possibilitaram a produção de um plano com prioridade coletiva, engajamento social, diversidade nas ações e acima de tudo cuidado.

Com a finalidade de apresentarmos um PGP com clareza de ideias e propostas, logo após a um breve panorama do município de Serra Preta, apresentaremos dez dimensões sistematizadas em ordem alfabética. O pontos em destaque certamente não esgotam às necessidades do Município de Serra Preta, como um projeto democrático e participativo o PGP é pensado de forma dinâmica com possibilidades de ajustes e inserções no seu próprio movimento de aplicação.

Os dez pontos que sistematizamos são:

1- Administração Pública e Transparência. 2- Assistência Social e Direitos Humanos. 3- Cultura, Esporte e Lazer. 4- Desenvolvimento Local, Economia, Geração de Emprego e Renda.

7

5- Educação e Tecnologia. 6- Infraestrutura, Mobilidade, Circulação, Drenagem Pluvial e Saneamento Básico. 7- Meio Ambiente, Sustentabilidade e Agricultura Familiar. 8- Mulher, Juventude e Raça: protagonismo e diversidade. 9- Saúde Humanizada e suas interfaces. 10- Segurança e Cultura da Paz.

8

2- BREVE PANORAMA DO MUNICÍPIO DE SERRA PRETA – BA

Com uma área territorial de 536.892 km², o Município de Serra Preta se localiza no Brasil e na Unidade Federativa da , a 155 km da capital Salvador, Serra Preta possui uma população de 16.036 hab., conforme Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2017). Serra Preta possui uma densidade demográfica de 29,9 hab./km². De acordo com o censo de 2010 o município de Serra Preta possui uma população urbana de 45% e uma população rural de 55%1. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Serra Preta é de 0,566, um indicador baixo conforme avaliação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/2010).

Figura 1 – Mapa Geopolítico de Serra Preta -Ba

FONTE:. IBGE,2018

1 Cf. Informações Disponíveis no site https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/serra-preta/historico . Acessada em 08 de setembro de 2020. 9

Como revela a Figura 1 entre os 5.570 municípios do Brasil, Serra Preta ocupa a posição 2.121. No Estado da Bahia, no universo de 417 municípios ele ocupa a posição 230. Na micro região ele ocupa a posição 12 em um agrupamento de 24 municípios. Os dados revelam que o Município de Serra Preta precisa de um plano de desenvolvimento articulado que estimule o desenvolvimento local e o melhore seu posicionamento no âmbito nacional, estadual e micro regional.

O município de Serra Preta faz parte do território de identidade da Bacia do Jacuípe, na sub região geográfica do Sertão, em um área de características predominante semi árida (caatinga). Acrescenta-se que a zona territorial que se localiza o município é também considerado área de Expansão Metropolitana de , que é a segunda cidade do Estado da Bahia, e município limítrofe de Serra Preta, além de Riachão do Jacuípe, Ipirá, Ipecaetá, Anguera e . Conforme indica a figura 2 do Mapa de inserção micro regional de Serra Preta-BA.

Figura 2 – Mapa de inserção micro regional de Serra Preta-BA

FONTE:. IBGE,2018

Segundo pesquisas históricas a região onde se localiza Serra Preta, foi habitada por indígenas de etnia paiaiás. As informações relatadas nos relatórios do IBGE revelam que a região integrava uma sesmaria que foi

10 concedida ao sertanista João Peixoto Viegas em 1655. Em 1831, a região recebeu o nome de Serra Preta, em referência a uma área elevada com esse nome2. A fundação do Município de Serra Preta é datada de 01 de dezembro de 1953.

Dados oficiais extraídos de relatórios do IBGE, entre os anos de 2010 e 2018, revelam uma radiografia sócio demográfica importante do município de Serra Preta-BA. Apresentaremos de forma simplificada dados das seguintes dimensões: Educação; Saúde; Trabalho e Infraestrutura.

Dados da Dimensão Educacional:

De acordo com os registros oficias do IBGE 2018 o número de estudantes matriculados no ensino fundamental foi de 2.440, o número de matriculas no ensino médio é de 665 matriculados. O número de educadores no ensino fundamental é de 179 docentes e no ensino médio 32 docentes. Esta comunidade escolar ocupam 23 unidades no ensino fundamental e 02 unidades de ensino no ensino médio.

A taxa de escolarização entre 6 a 14 anos de idade em Serra Preta é de 98,1%, um pouco mais baixa que a taxa de escolarização do Brasil que é de 98,6%, e a taxa de escolarização na Bahia que é de 99%. É possível que o índice de escolarização no município tenha se ampliado, mas não tivemos acesso a dados atualizados nas plataformas federais.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade de ensino nas escolas públicas. A última avaliação foi realizada em 2017 e aponta que Serra Preta apresenta o índice de 4,3 nos anos iniciais da educação, enquanto o Brasil apresenta índice de 5,2.

Dados da Dimensão da Saúde

As estatísticas epidemiológicas no âmbito da Saúde, conforme dados coletados no IBGE 2018 indicam que a taxa de mortalidade infantil média no município é

2 Cf. Informações Disponíveis no site IBGE: População Urbana e Rural https://noticias.uol.com.br/censo-2010/populacao-urbana-e-rural/ba. Acessada em 08 de setembro de 2020.

11 de 16.13 para 1.000 nascidos vivos. As internações devido a diarreias são de 0.9 para cada 1.000 habitantes. Comparado com todos os municípios do estado, fica nas posições 180 de 417 e 249 de 417, respectivamente. Quando comparado a cidades do Brasil todo, essas posições são de 1682 de 5570 e 2577 de 5570, respectivamente.

Dimensão do Trabalho e Renda

A renda per capita mensal do cidadão serra-pretense é de 1.4 salários mínimos, segundo IBGE 2018. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 5.6%. Na comparação com os outros municípios do estado, ocupava as posições 383 de 417 e 342 de 417, respectivamente. Já na comparação com cidades do país todo, ficava na posição 5301 de 5570 e 5026 de 5570, respectivamente. Considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, tinha 53% da população nessas condições, o que o colocava na posição 142 de 417 dentre as cidades do estado e na posição 792 de 5570 dentre as cidades do Brasil.

Dimensão da Infra Estrutura

Apenas 11.1% de domicílios no município de Serra Preta possui um sistema de esgotamento sanitário adequado, 81.7% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 5.1% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio). Quando comparado com os outros municípios do estado, fica na posição 276 de 417, 94 de 417 e 200 de 417, respectivamente. Já quando comparado a outras cidades do Brasil, sua posição é 4274 de 5570, 2280 de 5570 e 3465 de 5570, respectivamente.

Neste item do Plano de Governo Participativo apresentamos em síntese alguns dados que nos ajudam a contribuir para uma radiografia sócio econômica e espacial do Município de Serra Preta, através destas evidências este plano foi pensado coletivamente por cidadãos e cidadãs de Serra Preta.

12

3- DIMENSÕES DO PGP – PLANO DE GOVERNO PARTICIPATIVO

1-Administração Pública e Transparência Cidadã.

❖ Criação do Balcão da Cidadania com serviços diversos: Ponto, Morro do Curral e Buraco d´Água. (Inter Secretarias) ❖ Implantação de um anexo do setor RH do Município de Serra Preta no Distrito do Bravo. ❖ Atendimento itinerante em outros distritos no intuito de informar rotinas do RH. ❖ Ampliar acesso ao servidor na questão da previdência. ❖ Otimizar os Serviços de Transparência Cidadã nos sites institucionais da prefeitura. ❖ Atendimento de uma ouvidoria virtual nos sites institucionais da prefeitura.

2- Assistência Social e Direitos Humanos.

❖ Constituição da gestão do trabalho, possibilitando a qualificação dos recursos humanos, por meio de capacitação continuada aos trabalhadores (Implantar Programa de Educação Permanente), gestores e conselheiros, evitando a precarização das ações, com adequação das equipes de trabalho conforme normativas vigentes e especificidades dos serviços, programas e projetos, acompanhando as mudanças e avanços ocorridos na política de assistência social. ❖ Ampliar equipe multiprofissional e carga horária de trabalho, bem como a qualidade da oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios da Proteção Social Básica, assim como ampliar a oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no município. ❖ Aprimorar o grupo PAIF e cursos profissionalizantes. ❖ Ampliar a gestão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e gestão do Programa Bolsa Família (PBF) no município. ❖ Implantar Equipamento de Proteção Social Especial o CREAS, uma vez que o município apresenta demanda suficiente que justifica tal estratégia, a fim

13

de ajustar e reorganizar o fluxograma da rede de proteção e serviços socioassitenciais no município, aprimorando a gestão do SUAS no município e evitando precarização e sobrecarga das competências de trabalho do CRAS. ❖ Ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias (PAEFI) com objetivo de orientar e acompanhar as famílias que possuem um ou mais indivíduos em situação de vulnerabilidade, com ameaça ou violação de direitos. O objetivo é preservar e fortalecer os vínculos familiares e com a comunidade e fortalecer a função protetiva das famílias. ❖ Implantar e efetivar a Vigilância Socioassistencial. ❖ Promover concurso público para provimento de vagas na SMAS. ❖ Definir plano de cargos, salários e carreiras na Assistência Social para que possibilite estruturar as responsabilidades, atribuições e remunerações de profissionais no intuito de organizar e otimizar os processos de gestão, colaborando com a estrutura administrativa e organizacional da Secretaria em questão.

3- Cultura, Esporte e Lazer.

❖ Consolidar o Departamento de Cultura como um núcleo fundamental de estudos e realização cultural de Serra Preta; ❖ Ampliar e equipar o Departamento de Cultura; ❖ Capacitar os artistas através de oficinas para captação de recurso do Fundo de Cultura da Bahia, sempre que houver edital aberto; ❖ Atualizar o calendário de manifestação cultural e artística; ❖ Atualizar o mapeamento dos artistas locais e das principais manifestações culturais. ❖ Realizar oficinas de Artes integradas (Vídeo, música, dança, fotografia, desenho, pintura...); ❖ Criar o Festival Anual de Cultura e Arte de Serra Preta integrado às comemorações de Aniversário da Cidade realizado na Sede (samba de roda, bata do feijão, bumba meu boi, repentista, sarau, teatro, literatura, música e gastronomia). ❖ Atualizar o calendário específico da Festa de Vaqueiros para que a prefeitura possa se organizar para o apoio.

14

❖ Organizar e dinamizar festivais musicais abrindo a possibilidade de divulgação de novos talentos da cidade. ❖ Promover apresentações da fanfarra de Serra Preta e criar a orquestra sinfônica municipal como instrumento de inclusão social e diminuição das desigualdades sociais. ❖ Criar grupo especial de música com instrumentos de sopro (flauta) para estudantes da rede municipal; ❖ Realizar cadastro geral de artistas da terra e de espaços culturais com vista a participar/concorrer a eventos realizados no município e fora dele com apoio do poder público; ❖ Manter e ampliar os festejos de junho com a Vila Junina; ❖ Manter e melhorar os festejos regionais do município: bumba meu boi, arrastão, virada do ano, etc; ❖ Dar continuidade ao desfile cívico de 7 de setembro; ❖ Promover nas escolas e instituições públicas e apoiar as realizações de atos/eventos da Semana da Consciência Negra; ❖ Ampliar e manter o Natal na Praça; ❖ Realizar o Campeonato de Futebol Masculino e Feminino; ❖ Realizar a Copa Rural como competição de Acesso ao Municipal; ❖ Participar do campeonato Intermunicipal de futebol; ❖ Reformar as quadras poliesportivas do município; ❖ Realizar trabalho de Base e competição de vôlei e basquete e futsal masculino e feminino; ❖ Promover projetos socioesportivos com crianças e adolescentes, em horários opostos ao turno de aula. Além de trabalho de formação cidadã dentro do próprio projeto: Palestras, recreação, discussão de temas pertinentes como: Drogas, racismo, importância da escola na formação humana etc. ❖ Revitalização dos jardins, incluindo a criação de espaços esportivos(área de skate, parque infantil , quadra de futevôlei). ❖ Viabilização de parcerias com instituições de futebol profissional para a promoção de avaliações (peneiras), para proporcionar aos nossos adolescentes oportunidades de trilhar uma carreira no futebol profissional.

15

4- Desenvolvimento Local, Economia, Geração de Emprego e Renda.

❖ Buscar estratégias para a instalação de outra agência bancária no Município de Serra Preta, instalada no distrito do Bravo. ❖ Viabilizar estratégias para otimizar a cobertura dos Programas de Redistribuição de Renda do Governo Federal para a população carente. ❖ Criar cursos de formações para fortalecimento de redes de solidariedade nas associações comunitárias. ❖ Levantamento de cursos profissionais para serem criados no município. ❖ Estabelecimento de parcerias com o Governo do Estado, com a SETRE – Secretaria de Trabalho e Renda, para viabilizar cursos de formação. ❖ Reforma e ativação da indústria cidadã do distrito do Bravo. ❖ Programa de Auto Gestão para construção de moradias populares.

5- Educação e Tecnologia. 5.1 - Propostas para educadores e educandos

❖ Realizar estudos que viabilizem e promova a alteração de carga horária definitiva de educadores com 20h para 40h; ❖ Formação Continuada para os professores em parceria com instituições públicas (UEFS, UFRB, UNEB, UFBA); ❖ Divulgar desde o primeiro ano de governo o Calendário para concessão de 20 licença prêmio por ano; ❖ Garantia de Requerimentos analisados e homologados nos prazos previstos, por uma banca examinadora composta por membros da SEC e da APLB; ❖ Garantir professor auxiliar de ensino nas classes de Educação Infantil e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental; ❖ Incentivar a qualificação profissional em nível de especialização para os docentes, com garantia de contrapartida de parte dos custos pelo poder público;

16

❖ Promover a formação continuada de professores sobre a educação Inclusiva capacitando-o ao exercício qualitativo de suas atividades com alunos portadores de necessidades especiais; ❖ Criar o Sistema de Avaliação da Aprendizagem Interna em parceria com instituições públicas (UEFS, UFRB UNEB, UFBA); ❖ Manter e melhorar o atual sistema de estudos online com os alunos pós- pandemia com o objetivo de promover reforço escolar EAD no contraturno; ❖ Manter e melhorar o atual sistema educacional para oferecer aos alunos, pais e professores acesso online a: boletim de notas, histórico escolar, contracheque, andamento de processos e solicitações, etc; ❖ Promover a alunos de baixa renda condições técnicas básica para garantir o acesso do aluno ao sistema educacional online;

5.2 - Propostas voltadas à gestão educacional

❖ Informatização da SEC com banco de dados digital e acompanhamento online de processos e pedidos realizados pelo servidor; ❖ Continuidade à modernização dos equipamentos e mobiliários das unidades Escolares, estrutura física com garantia de acessibilidade; ❖ Concurso Público para vagas reais e Processo Seletivo Temporário; ❖ Avaliação trimestral do serviço prestado pelo transporte escolar ouvindo os estudantes e garantir o serviço de qualidade aos estudantes; ❖ Nomear profissionais da rede para atuar nas classes multifuncionais com habilitação na área e acompanhar seu desempenho; ❖ Ampliar o atendimento psicológico nas escolas; ❖ Nomear diretores e coordenadores do quadro efetivo; ❖ Garantir a implantação do Plano de Carreira Unificado dos Profissionais da Educação; ❖ Construção da Creche escola; ❖ Criação de centro de referência em Educação para apoio aos professores, funcionários, alunos e pais, com equipe multidisciplinar (psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogo, assistentes sociais etc.); ❖ Implantar uma escola de tempo Integral Experimental ampliando gradativamente a oferta;

17

❖ Implementar as ações descritas no Plano Municipal de Educação; ❖ Qualificação profissional do servidor da área administrativa; ❖ Manter Cursos pré-vestibulares; ❖ Manter a casa do Estudante em Feira de Santana com um profissional para dar suporte aos jovens e ampliar a oferta de vagas na casa; ❖ Estabelecer parceria e garantir acesso a cursos técnicos profissionalizantes; ❖ Promover a implantação de Cursos Técnicos Profissionalizantes no município com o apoio de Governo do Estado;

5.3- Outras ações na área educacional

❖ Qualificar o transporte escolar: condições do veículo e horários; ❖ Fortalecer parcerias com o Conselho Tutelar, Secretaria de Ação Social e de Saúde para implantação de projetos visando melhorar a qualidade da Educação; ❖ Fortalecer e dinamizar o Programa Educacional de Jovens e Adultos (EJA) em nosso município com um projeto pedagógico adaptado à faixa etária e que valorize as experiências dos alunos; ❖ Atualizar o acervo da biblioteca municipal instalada no distrito de Bravo, garantindo unidades no distrito do Ponto de Serra Preta e da Sede; ❖ Criar bolsas de estudo de graduação para jovens de baixa renda em parceria com universidades públicas e privadas. ❖ Fortalecer às ações da Biblioteca Itinerante e promover a Maratona de Leitura e a Feira Literária; ❖ Implantar o Programa Jovem de Estágio para estudantes do Ensino Fundamental II do município em turno oposto em instituições e escolas públicas de Serra Preta; ❖ Manter padrão de qualidade da merenda escolar; ❖ Promover e incentivar a qualificação de estudantes da rede municipal e estadual em curso técnico de informática; ❖ Estruturar o Centro de Cultura de Serra Preta;

18

❖ Implantação de uma Nova Escola de Ensino Fundamental – Anos Finais – no distrito de Bravo;

6- Infraestrutura, Mobilidade, Circulação, Drenagem Pluvial e Saneamento Básico. ❖ Criação do Plano de Saneamento Básico para melhoria sanitária em Bairros da Sede, Distritos e Povoados. ❖ Capacitação da equipe técnica da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, compreendendo: Motoristas, Operadores de Máquinas, Mecânicos, Pedreiros e Eletricistas. ❖ Pista de Cooper (via para pratica esportiva com inclusão de academias ao ar livre) – Bravo/Contorno e Ponto/Sede. ❖ Criação do Plano de Limpeza Urbana – varrição, pintura de meio fio, capina, desentupimento de valas, bocas de lobo. ❖ Criação do Plano de Recuperação e Manutenção de Estradas Rurais. ❖ Recuperação e Restauração de Pavimentação Histórica da Sede. ❖ Pavimentação em Paralelo para ruas da Sede, Distritos e Povoados – PROJETO PAVIMENTA SERRA PRETA. ❖ Pavimentação Asfáltica no Centro do Bravo e Avenida Principal Do Ponto. ❖ Pavimentação em paralelo de toda a margem da BA 120 nos Povoados de Cabaceiras, Três Emendas, Pé De Serra, Morro Do Curral E Descanso. ❖ Construção de Ceasa e Espaço para Feira Livre do Bravo. ❖ Construção de Espaços Públicos, Praças de Convivência, eventos e Prática Esportiva. ❖ Restauração de praças com o intuito de recuperar as características e melhorar a arborização, visando modernidade e inclusão social. ❖ Criação de vagas de estágio para estudantes de Cursos Técnicos nas áreas de Mecânica Automotiva, Eletricistas, Operadores de máquinas, Pedreiros e Carpinteiros; ❖ Aquisição de Máquinas para composição da frota. ❖ Urbanização dos Contornos de Serra Preta e Bravo. ❖ Criação da central S.O.S. (solicitação de serviços através de uma patrulha de emergência, com estrutura de equipamentos e pessoal e com foco na recuperação e manutenção da infraestrutura urbana).

19

❖ Criação do Plano de Acessibilidade a de calçadas em vias públicas e Prédios Públicos Municipais. ❖ Criação do Projeto MORADIA DIGNA em parceria com a Secretaria de Assistência Social, para melhorias e reformas em residências de famílias de baixa renda, de acordo com relatório da equipe técnica da Secretaria de Assistência Social. ❖ Planejamento e acompanhamento na criação de novos bairros, com fornecimento de acompanhamento técnico, visando a organização e estrutura de ruas e avenidas. ❖ Criação de projeto para melhoria da qualidade da iluminação pública, aderindo a iluminação de LED em Avenidas, Praças, Jardins e Centro da cidade. ❖ Aquisição de Veículo equipado e adequado de acordo com as normas da ANEEL para equipe de elétrica do Município.

7- Meio Ambiente, Sustentabilidade e Agricultura Familiar. ❖ Potencializar os Programas de Agricultura Familiar já existentes no município de Serra Preta. ❖ Investimento em hortas comunitárias. ❖ Programa de manejo e gerenciamento de ambiental para evitar queimadas. ❖ Parcerias com o Governo do Estado da Bahia/ Secretaria de Agricultura para desenvolver ações de formação para o desenvolvimento de agricultura familiar. ❖ Parceria com o Governo do Estado da Bahia/ Secretaria de Agricultura para distribuição de sementes para os agricultores locais.

8- Mulher, Juventude e Raça: Protagonismo e Diversidade.

❖ Centro de Referência e Apoio à Mulher (apoio jurídico, psicológico, educacional). ❖ Centro de Referência aos Jovens Serrapretenses. ❖ Programa integrado de políticas públicas para às mulheres e para os jovens. ❖ Seminário Municipal de Empoderamento das Mulheres (Inter Secretária)

20

❖ Seminário Municipal para a Juventude (Inter Secretária) ❖ Adquirir instrumentos musicais e para o estímulo da musicalidade entre os jovens do município. ❖ Apoiar grupo de capoeira, judô, karatê e demais práticas esportivas entre os jovens do município.

9- Saúde Humanizada e suas interfaces. ❖ Realizar de Concurso Público para a área da saúde. ❖ Ampliar a frota de veículos da saúde para apoiar as ações da Secretaria de Saúde. ❖ Aumentar a contrapartida de recursos municipais no setor da saúde. ❖ Informatizar as UBSs e integrar os sistemas de atendimento. ❖ Dar agilidade na marcação de exames e implantar a central de marcação. ❖ Ampliar o acesso à mamografia e aos preventivos de câncer de próstata, útero e colo de útero. ❖ Realizar mutirões de saúde para atendimento ginecológico, oftalmológico, neurológico e cardíaco. ❖ Ampliar as academias de saúde nos parques e praças. ❖ Manter convênio com unidades hospitalares para as urgências e emergências. ❖ Criação de ponto base para os Agentes de endemias ❖ Criação de sala específica da rede frio do município ❖ Ampliação da autonomia das Unidades Básicas de Saúde do município quanto ao processo de distribuição e armazenamento de vacinas ❖ Promoção da saúde e prevenção das doenças de acordo com os indicadores e estabelecer metas com avaliações quadrimestrais; ❖ Implantar o Acolhimento com Classificação de risco em todas as unidades de saúde da família e Hospital. ❖ Implantar um núcleo de apoio para ampliar as redes de saúde da família para tornar o atendimento à saúde da família mais eficaz e completo com assistência à saúde mental, fisioterapia, nutrição; ❖ Promover a manutenção de um sistema informatizado e acessível, que possibilite o monitoramento dos atendimentos, das doenças e da entrega de

21

medicamentos, facilitando, assim, o tratamento de problemas epidemiológicos; ❖ Fortalecer o CAPS com atendimento nas áreas de abrangência dos PSF e uma unidade no Bravo e fortalecer os programas para combate a drogas e recuperação de dependente, incluindo assistência ao núcleo familiar; ❖ Garantir a importância da política de insalubridade para servidores e reforçar os plano de carreiras. ❖ Ampliar o atendimento médico e odontológico nas Unidades de saúde da Família ❖ Garantir uma assistência especializada para a população com atendimento nas áreas de saúde da mulher, saúde do homem, criança e adolescente: Pediatria, ginecologia, obstetrícia, oftalmologia, cardiologia entre outras; ❖ Amplição e Reforma do HMSA, para melhoria do atendimento das Urgências e Emergências no Hospital. ❖ Estrutura da ampliação: anexo, ambulatório Centro Cirúrgico (eletivas e baixa complexidade), climatização das enfermarias; ❖ Laboratório, RX, Eletro e exames de emergência; ❖ Sistema de Ouvidoria; ❖ Centro Cirúrgico, para realização de Cirurgias eletivas e de baixa complexidade), ❖ Climatização das enfermarias;

❖ Garantir o vínculo da gestante que faz o Pré Natal nas USF para o hospital de referência para garantir um parto seguro e humanizado ❖ Ampliar o atendimento das academias da saúde para criança em conjunto com a Secretaria de Educação; ❖ Valorização dos agentes de saúde ❖ UBS (padronizar): gerenciamento e treinamentos; ❖ Nova unidade de UBS e fortalecimento dos programas; ❖ Campanhas de vacina; ❖ Centro referência de reabilitação contínua de fisioterapia; ❖ Centro de apoio psico-social para oncologia (multidisciplinar); ❖ Centro de Referência da Mulher; ❖ Ampliação do atendimento odontológico, inclusão saúde da família, sub- unidades das UBS nas regiões de atendimento contínuo;

22

❖ Pronto atendimento no distrito do Ponto de Serra Preta: Ambulatório, ampliação das especialidades, transporte para o CAPS; ❖ Valorização da equipe do hospital (direitos trabalhistas); ❖ Laboratório, RX, Eletro e exames de emergência; ❖ Sistema de Triagem (gerenciamento como definir Urgência e Emergência); ❖ Criar modalidade de Anjos de Serra Preta: bombeiro civil, treinamentos, aquisição de ambulância (semelhante ao SAMU); ❖ Ampliação da serviços e modelo da Academia da Saúde: espaços com equipamentos de exercícios, pista para correr, eventos e promoção da saúde (esportes diversos) ❖ Estruturar escola de futebol e outros esportes (capoeira...), com estrutura e monitoramentos com equipe multidisciplinar; ❖ Educação Permanente em Saúde; ❖ Saneamento básico (elaborar projetos); ❖ Centro de zoonoses;

10- Segurança e Cultura da Paz.

❖ Fortalecimento e apoio do trabalho da Guarda Municipal de Serra Preta. ❖ Aquisição de equipamentos de segurança para a Guarda Municipal de Serra Preta. ❖ Compra de dois veículos para porte médio para ampliar a mobilidade da Guarda Municipal. ❖ Realização de cursos periódicos de treinamento e formação da Guarda Municipal. ❖ Realização da Conferência Municipal em Segurança e Cultura da Paz. ❖ Criação do Departamento de Segurança, ligado ao Gabinete do Prefeito; ❖ Ampliação do Sistema de Videomonitoramento para atender também a Zona Rural; ❖ Criar Bases Descentralizadas para a Guarda Municipal.

23

4- CONSIDERAÇÔES FINAIS

Um Plano de Governo Participativo- PGP é sempre um documento propositivo baseado em demandas diversas que buscam sanar um volume de desigualdades que um município acumulou durante seu processo histórico de constituição social. O Município de Serra Preta possui uma história de riqueza cultural diversa, mas em sua constituição somou um conjunto de déficits sociais e econômicos que ampliam os desafios da gestão moderna.

A produção deste documento demonstrou–se atenta à diversidade do Município de Serra Preta e foi construída de modo sincronizado com os conceitos de desenvolvimento social, justiça e equidade. Neste PGP foram apresentados um conjuntos de proposições inter setoriais para direcionar nossas ações nos próximos quatro anos.

O PGP é um instrumento produzido por um coletivo de agentes sociais preocupados com o desenvolvimento e o progresso do município. Este documento é norteador de ações governamentais apresentando-se de modo objetivo e flexível a ajustes democráticos tensionados por dinâmicas próprias da sociedade. O plano é passível de reestruturação, pois a utopia de uma gestão participativa de um município não se resume em um plano, mas, através dele podemos nos aproximar do ideal e do possível.

24

5- REFERÊNCIAS:

COSTA, Arnobson dos Santos. Limites e Possibilidades para o desenvolvimento territorial: um estudo comparativo entre os municípios baianos de e Serra Preta 1988 à 2008. Orientador: Prof. Dr. Rubens de Toledo Junior.Dissertação (mestrado) –Programa de Pós-graduação em Geografia, Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

CALVO, Maria Cristina Marino et al . Estratificação de municípios brasileiros para avaliação de desempenho em saúde. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília , v. 25, n. 4, p. 767-776, Dec. 2016 . Disponível em . Acessado em 12 de setembro de 2020. https://doi.org/10.5123/s1679-49742016000400010.

BRASIL. Estatuto da Criança e do adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. 7 ed. Salvador, 2001.

BRASIL. Estatuto do Idoso. Lei nº 1.741, de 1º de outubro de 2003. 4 ed. Salvador, 2003.

BRASIL. Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia. Lei nº 13.182, de 06 de junho de 2014. 1ª ed. Salvador, 2015.

BRASIL. Estatuto da Igualdade Racial. Lei nº 12.288, de 20 de junho de 2010. 5ª ed. Brasília, 2013.

BRASIL. Lei Maria da Penha. Lei nº 11.340, de 7º de agosto de 2006. Brasília, 2011.

BRASIL. Secretaria Especial de Direitos Humanos. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). Brasília, DF, 2009.

. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS- NOB-RH/SUAS. Brasília, 2012.

. Secretaria Nacional de Defesa Civil. Construindo Comunidades mais Seguras – Preparando para a Ação Cidadã em Defesa Civil, 2009.

25

RUIZ. Félix Sánchez. Orçamento Participativo – Teoria e prática. Ed. Cortez, 2002.

SANTOS, Alessandra Rodrigues dos; NASCIMENTO, Luiz Marine José do. Projeto MOVA-Brasil – Caderno de Formação de Educação de Adultos. 1ª Edição, São Paulo 2011.

VITALE, Maria Amalia. Família – Redes, laços e políticas públicas. 3ª Edição. Ed. Cortez, São Paulo, 2007.

26