<<

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Instituto de Relações Internacionais

Disciplina: BRI0082 – Cultura e Sociedade nos Estados Unidos

Primeiro semestre de 2019

O cinema e temas políticos, sociais e econômicos dos EUA no século XX

Horário: Quinta-Feira, das 14h às 18h

Professor responsável: Felipe Pereira Loureiro

Professor expositor: Carlos Eduardo Lins da Silva

Objetivos

O curso oferecerá aos alunos a oportunidade de assistir a 12 filmes de ficção que trataram de importantes temas políticos, econômicos e sociais dos EUA durante o século XX e de receber informações sobre esses assuntos e sobre como o cinema teve um papel relevante na maneira como os americanos lidaram com esses temas.

Filmes têm o poder de evocar períodos históricos e de ajudar a moldar a opinião pública em relação a problemas contemporâneas como poucos outros tipos de arte. Seu papel foi especialmente importante no século passado, em particular antes da universalização da TV na década de 1950.

Mesmo após a TV se tornar o meio de comunicação hegemônico, filmes ainda mantiveram sua influência por serem exibidos nesse novo veículo, em especial depois da disseminação dos canais pagos.

O curso mostrará como o cinema foi relevante na construção e desconstrução de ideologias sobre aspectos culturais, políticos, econômicos e sociais nos EUA do século passado e como até agora ele mantém essa posição.

Metas

Ao final do curso, os alunos deverão ser capazes de demonstrar conhecimento sobre os problemas retratados pelos filmes e de refletir sobre que ideologia os filmes tentaram transmitir ao público.

Avaliação

A avaliação será feita com base em um trabalho final em forma de ensaio sobre um dos temas do programa, no qual o aluno deverá mostrar domínio de dados relevantes sobre o problema tratado e capacidade de relacioná-lo com o conteúdo e a forma do filme exibido.

Metodologia

Cada sessão constará de uma exposição do professor sobre o assunto do dia, a exibição de um filme e uma discussão sobre ele com os alunos.

Programa

 O ideal democrático – Mr. Smith Goes to Washington (“A Mulher Faz o Homem”), de Frank Capra com e Jean Arthur (1939)  Contracultura – Easy Rider (“Sem Destino”), de Dennis Hopper, com , Denis Hopper e (1969)  Questões raciais – Do the Right Thing (“Faça a Coisa Certa”), de Spike Lee, com Dany Alello, Ossie Davis e Ruby Dee (1989)  Conquista do Espaço – The Right Stuff (“Os Eleitos), de Philip Kaufman, com Sam Shepard, Scott Glenn e (1983)  Religião – Elmer Gantry (“Entre Deus e o Pecado”), de Richard Brooks, com , Jean Simmons e Arthur Kennedy (1960)  Guerra Fria – The Manchurian Candidate (“Sob o Domínio do Mal”), de John Frankenheimer, com e Janet Leigh (1962)  Guerra do Vietnã – Apocalypse Now (“Apocalypse Now”), de Francis Ford Coppola, com , Martin Sheen e (1979)  Segunda Guerra – Story of G.I. Joe (“Também Somos Seres Humanos”), de Willian Wellman, com Robert Mitchum e Burgess Meredith (1945)  A Grande Depressão – They Shoot Horses, Don’t They? (“A Noite dos Desesperados”, de Sidney Pollack, com Jane Fonda (1969)  Sindicalismo – On the Waterfront (“Sindicato de Ladrões”), de Elia Kazan, com Marlon Brando e Lee. J. Cobb (1954)  Política – All the President’s Men (“Todos os Homens do Presidente”), de Alan Pakula, com e (1976)  Vida da classe média – American Beauty (Beleza Americana”), de Sam Mendes, com e Annette Bening (1999)

Bibliografia

 Alford, Matthew. Reel Power. New York: Pluto Press, 2010  Furhammar, Leif e Isaksson, Folke. Cinema e Política (tradução de Júlio Cezar Montenegro). Rio: Paz e Terra, 1976  Metz, Christian. A Significação no Cinema (tradução de Jean-Claude Bernardet). São Paulo: EDUSP e Perspectiva, 1972  Metz, Christian. Linguagem e Cinema (tradução de Marilda Pereira). São Paulo: Perspectiva, 1980  Quart, Leonard e Auster, Albert. American Film and Society Since 1945. Westport: Praeger, 2002  Sklar, Robert. História Social do Cinema Americano (tradução de Octavio Mendes Cajadó). São Paulo: Cultrix, 1978