Recife PE | Dezembro de 2018 | Ano II, nº 002 | Distribuição Gratuita JORNAL DA

Fundado em 23/03/1983 Informação e notícia a d isposição da nossa g ente. FUNDAÇÃO DA ANEPOL

Foi fundado recentemente em Olinda – PE, junto aos Sindicatos e Associações dos Escrivães de Polícia, a ANEPOL - Associação Nacional dos Escrivães de Polícia. Para proporcionar mais complexidade e firmar este compromisso, Marcos Rodrigues – Atual presidente da UNEPPE e também, presidente da ANEPOL, foi à Brasília para debater nacionalmente a realidade dos escrivães de todo o Brasil. DESTAQUES

O Ministro da Segurança Pública, Raul O Deputado Federal de Goiás e também, O Presidente do Sindicato dos Policiais Jungmann, recebe na Capital Federal relator do novo Código de Processo Penal João Federais do DF e vice do Nacional Flávio a comitiva da ANEPOL e esclarece que Campos, tratou em reunião com a ANEPOL - Meneguelli fala sobre, a unificação, a surgirão grandes mudanças na Segurança Associação Nacional dos Escrivães de Polícia, OPJ, ciclo completo de polícia, análise de Pública para os estados. sobre a reformulação do Código do Processo conjuntura e reestruturação da carreira de Penal. escrivão de polícia. EditorialA UNEPPE se destaca em mais um novo TEMPO!

stamos confiantes e fortalecidos que o país olha para frente otimista diante dos Epróximos desafios que temos. Presidente O Brasil cria fôlego e a nossa economia também e isso é muito bom, e tem sido assim com nosso trabalho: muito esforço e uma pesquisa centrada no caráter Redação primordial que move nossas ações no pleito de melhorias para nossa classe de [email protected] escrivães. Atravessamos a pior fase da UNEPPE, quando a encontramos em grandes Assessoria de Imprensa dificuldades financeiras e os nossos associados desesperançados. Para lançarmos a 1ª edição tivemos de rever as prioridades e trazer aos nossos associados e Conselho Editorial novos associados, a certeza de que o melhor ainda estava por vir e que seria imprescindível a confiança de todos, para que de fato, isto pudesse acontecer. E foi com essa força, que me encorajei para fazer o melhor. Matheus Nóbrega Trazemos então nesta 2ª edição do Jornal da UNEPPE, toda a maestria de uma capa Redação que ressalta uma justa homenagem ao crédito do que iniciamos junto à ANEPOL Alice Carvalho e outras grandes conquistas na busca pela constante valorização dos escrivães de Tiragem Policia de todo Brasil. 5.000 exemplares Mais do que todas essas novidades e conquistas, o nosso maior desejo é que você transforme o seu Natal em momentos de harmonia e de paz, e que tenha um Ano Novo muito próspero, sempre com união e solidariedade. Apoio - Então, a todos, um convite para olharmos juntos para este novo tempo! Um forte abraço, Marcos Rodrigues - Presidente

[email protected]

1 UNIÃO DOS ESCRIVÃES DE POLÍCIA DE A UNEPPE se destaca em mais uma grande CONQUISTA.

prevalecida, portanto, são eles os responsáveis pela formalização dos inquéritos de Polícia Judiciária em todo o Brasil, elaborando e registrando aos autos o produto final da “persecutio criminis, no que lhe inclui a base da e da prestação jurisdicional, importantíssimas à prática diária de Segurança Pública. Especialmente em razão do atual momento de transição e de reformulação da sistemática do setor, em nosso país. FUNDAÇÃO DA ANEPOL comprometidos a auxiliar a presidência da ANEPOL, no A ANEPOL terá um importante papel, Em memorável encontro ocorrido importante papel de reunir toda a o de ser a ponte entre as autoridades nos dias 09 a 11 de abril de 2018, categoria, em torno dos objetivos nacionais e os presidentes dos foi criada a ANEPOL - Associação comuns, dos avanços, conquistas e sindicatos e associações estaduais. Nacional dos Escrivães de Polícia, em valorização do Escrivão de Polícia. Olinda – PE, visando a valorização do A categoria também discutiu Escrivão de Polícia em nível nacional. A finalidade é deixar todos muito neste encontro, o Projeto de Lei nº O encontro reuniu representantes de bem informados nos projetos 6662/2016, que dispõe sobre a Lei Associações e Sindicatos de Escrivães estaduais, para que não se conflitem Orgânica da Segurança Pública, que de Polícia de dez (10) estados com as mudanças que porventura está na iminência de ser encaminhado brasileiros entre eles: ; venham a surgir, na intensa dinâmica ao Congresso. ; Espírito Santo; Maranhão; de Segurança Pública. ; Pernambuco; Pará; Paraná; e Um novo caminho na história se inicia . com a Fundação da ANEPOL. Agora os escrivães de Polícia irão estar Durante Assembleia, foi aprovado atentos nacionalmente e não mais o estatuto da entidade, definida a irão permitir um nivelamento por diretoria e eleito como presidente, baixo, visando com isso, a valorização o escrivão de Polícia - Marcos da sua classe e pelo importante papel Rodrigues da Silva, integrante da que exercem no âmbito de polícia e Polícia Civil Pernambucana e atual no contexto de segurança. presidente da UNEPPE. A valorização por essa classe Todos os participantes estão de Agentes Públicos, deve ser

UNIÃO DOS ESCRIVÃES DE POLÍCIA DE PERNAMBUCO 2 A ANEPOL ESTEVE EM BRASÍLIA, EM DEFESA DO RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DO ESCRIVÃO DE POLÍCIA.

Cumprida a primeira missão em Brasília (DF), partimos para concluir a pauta de visitas, em busca de atingirmos os objetivos que tanto almejamos alcançar, para a nossa categoria. Vale ressaltar, que o objetivo da Uneppe, é trazer de volta a confiança e a valorização do escrivão de polícia em âmbito nacional.

Foi de extrema relevância, para a Uneppe e a Anepol, termos sido recebidos, pelo Ministro da Segurança Pública – Raul Jungmann, bem como pelo Deputado Federal, João Campos, que está à frente da reforma do código de processo penal.

Ainda neste encontro, destaca-se a importante reunião com o Presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Brasília e Vice- Presidente da Nacional, Flávio Werneck Meneguelli e finalizando nosso encontro com o Senador Magno Malta.

REUNIÃO COM O MINISTRO DA SEGURANÇA PÚBLICA, RAUL JUNGMANN. O Presidente da ANEPOL - Associação Nacional dos Escrivães de Polícia Civil, Marcos Rodrigues da Silva, esteve na Capital Federal, onde foi recebido pelo Ministro de Segurança Pública, Raul Jungmann. Foi discutido neste encontro, o andamento da reforma da Segurança Pública e os possíveis impactos que causará nos estados.

Estiveram presentes também neste encontro, os Diretores da ANEPOL – Davi Nogueira (Diretor Parlamentar), de Mato Grosso – Marcelo Henrique Pinho de Almeida (Tesoureiro), de Pernambuco, o 2º Diretor Financeiro da entidade, Clóvis José Ferreira Guioto, do Espírito Santo e o Escrivão Osiel Araújo, de Mato Grosso.

A ANEPOL busca com esta aproximação, o fortalecimento da categoria em âmbito nacional e autonomia para acompanhar de perto as mudanças do setor.

Marcos Rodrigues e Davi Nogueira, lutam para trazer esclarecimento do andamento dos projetos de unificação das Policias, Ciclo completo da Policia, OPJ, entre outros projetos que estão em discussão na Pasta do Ministério da Segurança Publica, através do Governo Federal. A reunião foi uma oportunidade para dialogar com Raul Jungmann, sobre os inúmeros questionamentos que recebem constantemente dos escrivães.

3 UNIÃO DOS ESCRIVÃES DE POLÍCIA DE PERNAMBUCO O ENCONTRO COM FLÁVIO WERNECK MENEGUELLI O Encontro com Flávio Werneck Meneguelli, Presidente do Sindicato dos Policiais Federais do DF e Vice-Presidente do Nacional, nos foi de extrema relevância. Aonde foram tratados neste, a unificação, OPJ e Ciclo completo, com uma análise de conjuntura. Flávio Meneguelli, ainda ressaltou que foi criando um amplo debate sobre a reestruturação da carreira de policial federal. Diante desse debate, se produziu um documento apontando as deficiências e quais serão os caminhos para que a Polícia Federal passasse por uma reestruturação completa, e recebessem como nível superior e não como nível médio, como era antes. Diante da atual conjuntura, Flavio Meneguelli, ressalta a importância da carreira unica tanto para os Policiais Federais como para os Policiais Civis, mas ver muitos entraves para o tema ser aprovado. Na inviabilidade do debate da Carreira Unica, poderia o Oficial de Policia Judiciaria ser uma alternativa, pois diante de uma situação em que a investigação é prioridade, a divisão entre escrivão e inspetor, poderia ser suprimida com a criação da figura do OPJ – Oficial de Polícia Judiciária, o que daria mais agilidade à atividade policial. A proposta foi tema de uma coluna em junho de 2015, mas de lá para cá, pouco se avançou na implementação pelo menos de uma unidade piloto, em que as duas funções fossem unificadas. A situação atual de crise em que vivemos, é o momento ideal para que a instituição passe por profundas transformações, com o intuito de se tornar ainda mais relevante. É preciso ir além e muito temos que avançar. ENCONTRO COM SEN. MAGNO MALTA A ANEPOL - Associação Nacional dos Escrivães de Policia, objetivando criar apoio no futuro governo e tendo conhecimento que o Senador Magno Malta estava sendo cotado para ser Vice- Presidente de Jair Bolsonaro, fizemos esforços para manter uma boa relação e parceria com o Senador. Por ser uma pessoa de confiança do candidato a Presidente, Jair Bolsonaro, o mesmo recebeu a comitiva da ANEPOL e ressaltou sobre a Segurança Pública e a importância do Escrivão de Polícia, apoiando a nossa causa em busca de melhorias para a classe. UNIÃO DOS ESCRIVÃES DE POLÍCIA DE PERNAMBUCO 4 REUNIÃO COM DEP. FEDERAL QUE ESTÁ REFORMANDO O CPP. textos apresentados. Sem uma Assegurar as garantias e a efetividade da devida alteração, fizemos gestão justiça criminal é mais um desafio. junto ao Deputado Federal João Campos, para que o Escrivão de O compromisso da Câmara dos Policia de todo Brasil não fosse Deputados em buscar soluções para mais penalizado com a incerteza gravosa realidade, através da atualização jurídica, que poderá continuar do Código de Processo Penal, há de se se não for observado o papel prevalecer a consonância da Carta Magna primordial do ESCRIVÃO DE com o processo penal, objetivando a paz POLICIA, nesse novo código penal social, finalidade precípua de direito. que esta sendo proposto. Diante O povo clama por segurança pública e do que colocamos em reunião justiça, e pede o fim a impunidade. com o Deputado Federal de Goiás, João Campos, que é o relator do É preciso fazer mais. Há o que fazer, tanto A Associação Nacional dos Escrivães de novo Código de Processo Penal, ele nós, do Legislativo, quanto do Executivo e Policia Civil, preocupada com a reforma afirma que: Judiciário. O povo tem o direito e o dever no Código de Processo Penal e no Em razão da gravosa realidade de violência de protestar, reclamar e cobrar. Isso é entender da ANEPOL, ter por finalidade, em todo o Brasil, é possível vislumbrar que democracia. Ressaltamos ao relator que trazer efetividade e segurança ao a atualização do Código de Processo Penal estamos discutindo a mudança do código cumprimento dos comandos, contidos já se encontra atrasada há mais de setenta e temos sugestões para inserir o escrivão no projeto de alteração do código, anos. Portanto, não se pode mais admitir no contexto, dando mais autonomia tornando-a imprescindível, uma vez que a existência de uma legislação processual e segurança jurídica para tão valorosa a realidades existente hoje, nas unidades defasada, oriunda do Estado Novo de carreira de policiais. Ficamos de retornar de polícia dos estados brasileiros, Getúlio Vargas, em desconformidade com com sugestões para o debate da reforma, divergem dos comandos contidos nos uma Constituição Federal Democrática. na próxima legislatura. NOVOS ASSOCIADOS, O TRABALHO GERANDO RECONHECIMENTO. O Ano de 2018, nos trouxe a mais fortes e conquistarmos nossa convicção de estarmos no caminho valorização. certo. E foi devido a esse período de Já dizer que a ANEPOL - grandes conquistas e na luta pelo Associação Nacional de Escrivães reconhecimento da nossa classe de de Polícia Civil, fortalece ainda mais escrivães, que buscamos enfrentar esse nosso pleito, nos tornando novos desafios e alçar voos mais mais visíveis e respeitados dentro longos. do Congresso Nacional. Buscamos pela Segurança Jurídica, Valorização O resultado dos nossos trabalhos profissional; Condições de trabalho tem sido reconhecido, e com e por um salário de nível superior. isso, estamos trazendo nossos associados e novos associados para Entre outras grandes conquistas que o nosso lado, para juntos ficarmos ainda estão por vir

5 UNIÃO DOS ESCRIVÃES DE POLÍCIA DE PERNAMBUCO PJE’S AÇÃO UNEPPE - União dos Escrivães de Polícia de Pernambuco, firmou A parceria com o Escritório de Carlo Ponzi Advogados e Associados, tendo em vista ao êxito do escritório com as causas de jornada extra (PJE’S), que estão sendo movidas pela Associação dos Delegados de Polícia Civil de Pernambuco (ADEPPE). Foi constatado que o valor pago, está em desacordo com a legislação vigente, chegando o valor correto ser mais do que o dobro do atual pago. Nas escalas de PJE’S, buscaremos a igualdade. Os serviços prestados por Carlo Ponzi Advogados, têm a marca do profissionalismo e do respeito absoluto pelo cliente, por isso, a nossa escolha não poderia ser mais acertada. Com um atendimento pessoal e customizado, por toda a equipe de advogados, cuja qualificação é permanentemente atualizada. O escritório ainda dispõe de uma infraestrutura e tecnologia suficientes às demandas locais e regionais. Certos de estarmos muito bem representados por eles, convido todos vocês a se filiarem com a UNEPPE e fortalecer sua associação. Aos interessados, podem encaminhar para a UNEPPE: Ficha Financeira dos últimos 5 anos – Extrato Bancário dos últimos 5 anos - Cópia da Funcional e Comprovante de Residência. A UNEPPE está trabalhando para sua valorização. Filie-se já! LUTA PELA IGUALDADE E ISONOMIA NO PJES

UNIÃO DOS ESCRIVÃES DE POLÍCIA DE PERNAMBUCO 6 AÇÃO CARGA HORÁRIA AÇÃO - CARGA HORÁRIA. por exemplo, na sentença proferida no também o fato de que somos regidos processo n. 0018891-96.2015.8.17.0001, pelo direito administrativo, o que vai A UNEPPE, através de seu corpo jurídi- este com procedência parcial, tendo facilitar a defesa judicial de nossos di- co, ajuizou no ano de 2015, onze (11) sido abatido somente o valor do au- reitos, pois o que for válido para um processos judiciais visando a defesa de mento concedido em 2010, com o que policial tem que ser válido para todos. 103 associados, que tiveram seus inte- não concordamos e já interpusemos o resses violados, em virtude da não con- recurso de apelação para o Tribunal de Destacamos que essa ação coletiva cessão do aumento salarial proporcio- Justiça do Estado de Pernambuco. só vai beneficiar os policiais civis que nal ao alargamento da carga horaria de estiverem associados a UNEPPE, seja trabalho, estipulado pelo art. 19, da Lei No entanto, o aprofundamento dos es- escrivão, agente, comissário, perito, Complementar Estadual 155/2010. tudos sobre o aumento da carga hora- datiloscopista, pois todas esses car- ria de trabalho, sem o correspondente gos fazem parte do Plano de Cargos, Dos 11 grupos que optaram por in- aumento salarial, demonstra que a vio- Carreiras e Vencimentos da Polícia Civil gressar no Poder Judiciário para defe- lação de direitos dos servidores público de Pernambuco, sendo regidos pela LC sa do direito assegurado na Lei 07, já é muito mais ampla do que se pensava 137/2008. estão com a sentença proferida, mere- inicialmente, pois todos os policiais que cendo destaque o processo tombado se encontram na ativa, quer tenham en- Por ocasião da interposição da presen- sob o n. 001966-90.2015.8.17.0001, no trado, antes ou depois, da data de pu- te ação coletiva, a UNEPPE, tem que qual foi concedido a todos os autores blicação da LC 155/2010, que ocorreu apresentar a relação com o nome de o aumento de 1/3 (um terço) sobre o em 26/03/2010, assim como também, todos os seus associados e somente total da sua remuneração (salário base todos os policiais que se aposentaram esses policiais civis vão se beneficiar da + gratificação de risco da função poli- depois da referida data, têm direito ao sentença a ser proferida, tendo direito cial), com efeitos retroativos à data de aumento de 33,33% ou 1/3 (um terço) as diferenças não pagas referentes aos 27/03/2010, nos seguintes termos: incidente sobre o salário base e a grati- 05 (cinco) anos anteriores a propositura ficação de risco da função policial, com da referida ação. “Isto posto, por tudo mais que dos au- a incorporação do referido aumento tos consta, bem assim em consonância para todos os efeitos legais, repercu- Destacamos que, os policiais civis que com os princípios de órbita constitucio- tindo inclusive sobre os proventos da não constarem da relação de associa- nal que regem a matéria, JULGO PRO- aposentadoria. dos a ser apresentada pela UNEPPE, CEDENTE O PEDIDO AUTORAL para não vão fazem parte do processo, logo condenar o ESTADO DE PERNAMBUCO Esse aumento representa para cada po- não vão se beneficiar com a sentença ao pagamento de verba corresponden- licial, 04 meses de salários a mais, por de mérito, que tem tudo para ser pro- te ao acréscimo na jornada laboral dos cada ano de trabalho, é muita coisa cedente, e terão que interpor ações in- autores, respeitada a prescrição quin- para o trabalhador, por isso não pode- dividuais para conquistar o referido be- quenal, no percentual de 1/3 (um terço) mos deixar o tempo passar, temos que nefício, o que demanda um tempo bem a incidir sobre a remuneração (total de lutar pela defesa de nossos direitos, maior, além de dificultar a defesa do vantagens excetuadas aquelas pagas razão pela qual, a UNEPPE, através de referido direito, que pode ser analisado em percentual fixo e de caráter indeni- seu corpo jurídico, vai ajuizar uma ação sob a ótica individual, ao invés da cole- zatório), na medida do aumento de ho- coletiva em defesa dos direitos de to- tiva, como seria correto, o que pode ser ras laboradas, contadas de forma sim- dos os seus associados, pleiteando o prejudicial especialmente para policiais ples todos os meses, desde o primeiro aumento salarial de 1/3 ou 33,33% para que ingressaram na corporação após mês da vigência da LCE 155/2010,re- cada um deles, cobrando também os 26/03/2010. solvendo o mérito com base no artigo últimos 05 anos de diferenças de salário 487, I do CPC.” (sentença de mérito do que não foram pagos. processo n. 001966-90.2015.8.17.0001) A ação coletiva tem a vantagem de fa- Convidamos todos os escrivães de Po- A consistência legal dos direitos asse- cilitar a visualização do problema como licia Civil de Pernambuco, a se associa- gurados aos associados tutelados pela uma questão que atinge toda a cate- rem a UNEPPE, para juntos lutarmos UNEPPE, também já tiveram resultado, goria como um conjunto, assim como pelos direitos da categoria.

7 UNIÃO DOS ESCRIVÃES DE POLÍCIA DE PERNAMBUCO FORMAÇÃO DE NOVOS ESCRIVÃES para os escrivães de polícia novatos e antigos - Convênios e palestras – WEB Flagrante, sistema gratuito para os associados. A nova diretoria busca a valorização dos escrivães em cartório e para isso, está desenvolvendo o Projeto Cartório Legal, que visa a reestruturação da entidade, a capacitação dos novatos, o reforço dos escrivães em distrito e nos plantões - Contratações de advogados de ponta - Ações, Criação do Jornal da UNEPPE, Departamento de Imprensa e a discusão do projeto Oficial de Polícia Civil, que está em curos de m abril de 2018, foi aprovada uma nova estudo, para formalização no próximo ano, entre turma com 96 escrivães de polícia civil outros. Ena ACADEPOL, Academia de Polícia Civil do Estado de Pernambuco e a UNEPPE, se Em resposta ao Ofício Nº 058/2018/Pres/UNEPPE fez presente com a Diretoria e o Jurídico da Associação, com o objetivo de orientar os novos Ofício DIRH/ PCPE Nº 218/2018 - Datado: 23 de escrivães na luta diária no cartório. Informamos maio de 2018 ainda, sobre os projetos, convênios, benefícios e da importância de ser um associado para o O Ilmo. Senhor Delegado Benedito Anastácio fortalecimento da categoria. de Oliveira – Diretor de Recursos Humanos, nos informa que já estão esperando a nomeação Foram apresentados aos novos escrivães de do Cadastro Reserva de seis (06) Escrivães, e polícia, através da UNEPPE, os projetos que estão pedindo um novo concurso para preenchimento sendo desenvolvidos na entidade como: de 230 vagas para novos Escrivães de Polícia. Cartório Legal – UNEPPE na Estrada – Novo P.S: Confiram o Ofício em anexo: Departamento Jurídico - Jornal da UNEPPE –- Projeto de capacitação em práticas cartorárias

UNIÃO DOS ESCRIVÃES DE POLÍCIA DE PERNAMBUCO 8 UNEPPE NA ESTRADA A UNEPPE, vem lutando por melhorias nas condições de trabalho, o bem-estar, ganhos salariais, entre outras conquistas para a categoria dos escrivães de polícia, ativos ou aposentados. Estamos indo ao encontro dos mesmos, nos mais diversos locais do estado, para puder ouvir seus relatos e solicitações, com a finalidade de reunir todas em uma única pauta de reivindicações. UNEPPE NA ESTRADA esteve em visita na casa do Fundador e idealizador da União dos Escrivães, que nos relator um pouco da Historia da fundação da Uneppe que será matéria especial do próximo jornal. Chegamos no agreste do estado (Caruaru), e o objetivo do Projeto, UNEPPE na Estrada, é visitar todas as delegacias do estado chegando até ao Sertão, e fortalecer ainda mais a classe, para buscarmos juntos, o resultado que tanto almejamos. Buscamos com isso, dar condições de trabalho e valorização para as nossas polícias.

9 UNIÃO DOS ESCRIVÃES DE POLÍCIA DE PERNAMBUCO ENCONTRO COM OS CANDIDATOS 2018 UNEPPE, desenvolveu todos os candidatos a o projeto “ENCONTRO Governador do Estado, tendo A COM OS CANDIDATOS”, marcado presença os candidatos que ocorreu nos dias entre 29 Júlio Lóssio (REDE) e Maurício de setembro a 04 de outubro de Rands (PROS), na esfera estadual 2018, buscando com isso, abrir foram convidados os candidatos, espaço para os postulantes aos da área de segurança pública, poderes Legislativo Estadual, tendo marcado presença, os Executivo Estadual e Câmara candidatos a reeleição para dos Deputados Federais, com o deputados estaduais, o policial objetivo de discutir projetos na militar Joel da Harpa (PP) e o área de Segurança Pública para o comissário Sérgio Leite (PSC), estado de Pernambuco e para a e no âmbito federal, foram categoria de Escrivão de Polícia. convidados os candidatos a deputado federal, o comissário Portanto, Segurança Pública não Rui Leite (SOLIDARIEDADE), é somente colocar polícia na rua. e o escrivão Geraldo caboclo É preciso fazer um novo projeto (PATRIOTA), todos os candidatos de segurança que passa pelo discutiram sobre segurança investimento em inteligência, pública, unificação das polícias, para investigar os crimes e condições de trabalho, efetivo, combater a impunidade, sendo salários, entre outros pontos. importante fortalecer a polícia científica. Mas, é essencial O objetivo final do encontro manter as delegacias abertas e foi alcançado com a grande com efetivo que possa realizar o participação dos escrivães, trabalho, de forma humanizada mostrando aos postulantes a e inclusiva. força que a UNEPPE - União dos Escrivães de Polícia do Estado Nesse Encontro, proporcionado de Pernambuco tem, em sua pela UNEPPE, foram convidados categoria.

UNIÃO DOS ESCRIVÃES DE POLÍCIA DE PERNAMBUCO 10 CONVÊNIOS A UNEPPE amplia novos convênios para seus associados, e mais convênios, estão já em finalização de contrato de parceria.

Firmamos convênio com novos parceiros, em busca de benefícios e descontos, para oferecer aos nossos associados. Almejamos que essa linha de convênios, possa trazer a todos, uma melhor qualidade de vida e uma melhor forma de utilizarem seus recursos

11 UNIÃO DOS ESCRIVÃES DE POLÍCIA DE PERNAMBUCO CARNAVAL UNEPPE NA FOLIA ANO II valor da tradição: baile de carnaval O animou a folia do carnaval UNEPPE 2018. Escolas de samba, blocos carnavalescos, trios elétricos e não é só isso. A história da festa brasileira também passa pelos bailes, onde a elegância, o carnaval familiar, dá um toque diferente, com a mesma animação dos foliões de rua. Para quem pensa que o carnaval é uma festa popular que reúne os foliões dispostos a se divertir, extravasar alegria, pulando e dançando, precisa conhecer o carnaval da UNEPPE, que trouxe o carnaval de bailes para 2018. Venha participar do carnaval 2019 e traga a sua família.

UNIÃO DOS ESCRIVÃES DE POLÍCIA DE PERNAMBUCO 12 JURÍDICO UNEPPE, através de em processos referente Estamos com um seu setor jurídico, ao Restabelecimento Mandado de Segurança A vem desenvolvendo dos Quinquênios em favor dos associados atividades amplas e e Equiparação da da ativas e inativas, na com bons resultados e Gratificação de 22% conquista da Gratificação conquistas em defesa (vinte e dois) por cento, de Incentivo Policial, de seus associados. A totalizando 19 (dezenove) processo em andamento. equipe de advogados Processos, com variações Nosso setor jurídico, está na área de Corregedoria de números de associados sempre em atividades (PAD), atuou em defesa por grupos, onde vários e disposição de nossos de vários associados, processos estão em Associados para melhor com resultados bastante andamentos, alguns já atendê-los, tudo dentro satisfatórios de 90% em julgados com Sentenças de nossas condições e favor dos associados, favoráveis aos nossos limites, mais na busca com atuação em favor dos associados, outros em do melhor e das grandes Associados em processo Recursos na 2ª Estância e conquistas como estamos de investigação junto a seguindo. alcançando. Promotoria, referente a Danos ao Erário Público. Atuando em favor da UNEPPE, com resultados vitoriosos em favor da Associação, estando com diversas Ações em favor dos Associados, como processos referentes a Aumento da Carga Horária LC 155/2010, na qual temos 11 (onze) grupos de 10 (dez) associados por grupos, o que resultamos no total de 11 (onze) Processos nas Varas da fazenda Pública de Recife, com 102 (cento e dois) autores. Com atuação também

13 UNIÃO DOS ESCRIVÃES DE POLÍCIA DE PERNAMBUCO CALENDÁRIOS DE EVENTOS A UNEPPE convida seus associados a participar do Calendário de Eventos, que está recheado de muitas atrações, e uma programação imperdível para todos vocês.

A nossa maior motivação ao longo desses últimos três (3) anos, é poder contemplar nossos associados com momentos de alegria, descontração e muita irreverência.

A nossa grade de programação para 2019, promete trazer grandes novidades para todos e fortalecer ainda mais a nossa união e as nossas futuras conquistas

CARNAVAL 2019

CONFRATERNIZAÇÃO 2018

UNIÃO DOS ESCRIVÃES DE POLÍCIA DE PERNAMBUCO 14 Natal para sempre Por Alice Carvalho

O Natal é uma época que sempre inspira o melhor das pessoas. Mas algo que é imprescindível lembrar, é que as boas ações, sentimentos, gratidão e o amor ao próximo, devem estar presentes durante todos os dias de nossas vidas. As pessoas estão constantemente preocupadas consigo mesmas e nunca olham para além de suas vidas.

O mês do Natal não é para que todos mudem superficialmente de atitude, mas para que repensem, profundamente e verdadeiramente, em como se comportam com suas famílias, amigos, colegas de trabalho e, mais do que nunca, sempre tentem atingir pessoas fora do seu círculo de convivência. Ajudar nunca é demais e fazer o bem a quem mais precisa também não é. Independente de religião ou etnia, há de se convir que Jesus deixou um grande ensinamento, “Amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros”.

Existe uma grande diferença entre ler, entender e praticar isso. Não é necessário que seja de nenhuma religião, mas que isso seja praticado para que o mundo seja um lugar melhor. Abra seu coração para que estejas atento as possibilidades, acreditando e confiando de que sempre está dando o melhor de si às pessoas. O amor transforma, ultrapassa barreiras do preconceito, intolerância e ignorância. E há de convir que essa verdade, entoada pela famosa canção dos Beatles, é universal: All we need is love.

É importante lembrar, ainda, que o perdão também precisa ser praticado. Perdoar e ser perdoado requer compaixão e maturidade, lembrar que nossas atitudes machucam as pessoas, e também, que seres humanos erram e estão em constante desenvolvimento. Todos os dias o objetivo é aprimorar nossas virtudes e atitudes. Então, vamos lembrar que o Natal não representa o fim, mas sim, um novo começo. Renovação que em cada um desabrocha na esperança de trazer o espírito de amizade, bondade, solidariedade e amor cada vez mais forte dentro de nós.

Portanto, neste Natal, tenha coragem e lute pelo amor que deve permanecer para sempre em nossas vidas. Mesmo com as adversidades e obstáculos, a esperança de algo melhor é o que move o ser humano. Então ajude o próximo, mesmo que seja com uma palavra amiga, uma doação social, um pensamento positivo, se você acredita que pode melhorar a vida de alguém, não perca tempo! Um bom Natal à todos e próspero Ano Novo, e que o amor esteja sempre em suas vidas!

15 UNIÃO DOS ESCRIVÃES DE POLÍCIA DE PERNAMBUCO