<<

ESTADO DO PREFEITURA MUNICIPAL DE Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

1- PREÂMBULO

1.1 - PROCESSO Nº 6780/2019.

1.2 - MEMORANDO SEG Nº 224/2019.

1.3 - TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO POR ITEM.

1.4 - MODALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL.

1.5 - DATA DA REALIZAÇÃO: 12/07/2019.

1.6 - HORÁRIO DE INÍCIO: 10:00 horas.

1.7 - LOCAL: Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Paraty, situada na Rua José Balbino da Silva, nº 142, Pontal, Paraty/RJ.

1.8 - LEGISLAÇÃO PERTINENTE: Lei Federal nº 10.520/2002, Decreto Municipal nº 085/2013, com aplicação subsidiária da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, no que não conflitarem com a legislação federal, Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006 com as alterações da lei Complementar 147, de 07 de agosto de 2014, observadas as alterações posteriores introduzidas nos referidos diplomas legais.

1.9 - Os interessados poderão obter esclarecimentos ou dirimir suas dúvidas acerca do objeto deste edital ou interpretação de qualquer de seus dispositivos, até 02 (dois) dias úteis anteriores à data do início da licitação, por escrito, via e-mail ou FAX, direcionados à Divisão de Licitações e Compras, situada na Alameda Princesa Isabel s/n, Pontal, Paraty/RJ, no horário de 08:30 às 17:00, diariamente, exceto aos sábados, domingos e feriados, utilizando-se, para tanto, da linha telefônica (24) 3371-9906/9907 ou pelo e-mail: [email protected]

1.10 - A petição de impugnação deverá ser protocolizada na Divisão de Licitações e Compras da Prefeitura Municipal de Paraty, situado na Alameda Princesa Isabel s/n, Pontal, Paraty, mediante a identificação de seu signatário e demonstração de sua capacidade de representação e dirigida ao Pregoeiro do certame, até 02 (dois) dias antes da data fixada para o recebimento das propostas,o qual decidirá sobre a petição no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, anterior a data fixada para o recebimento das propostas.

1.11 - As retificações do edital, por iniciativa oficial ou provocadas, obrigarão à todos os licitantes, devendo ser publicadas pelo mesmo veículo em que se deu a primeira publicação e divulgadas por meio eletrônico na internet, sendo comunicadas aos adquirentes do edital, via telefax, e-mail, telegrama ou entrega pessoal, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, exceto quando, inquestionavelmente, a modificação não alterar a formulação das propostas.

1.12 - Caberá ao Pregoeiro responder as impugnações e pedidos de esclarecimento deduzidos pelos potenciais licitantes antes da realização da sessão, com encaminhamento de cópia da resposta para todos os interessados por quaisquer das formas de divulgação previstas, ou seja, e-mail, fax, publicação, etc.

1 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

II – OBJETO:

2.1. A presente licitação tem por o objeto a contratação de empresa para prestação de serviços de transporte de universitários, com ida e volta com saída de Paraty para as localidades de e Volta Redonda (diariamente - de segunda a sexta-feira), conforme condições e especificações estabelecidas no Termo de Referência – Anexo I.

III - DAS CONDIÇÕES GERAIS PARA PARTICIPAÇÃO:

3.1. Poderão participar desta licitação pessoas jurídicas que explorem ramo de atividade compatível com o objeto licitado e que atendam às condições exigidas neste edital e seus anexos.

3.2. É vedada a participação nesta licitação de empresa: a) concordata ou em processo de falência, sob concurso de credores, em dissolução ou em liquidação; b) que tenha sido declarada inidônea pela Administração Publica de qualquer esfera de Governo da Federação e, caso participe do processo licitatório, estará sujeita as penalidades previstas no Art. 97, parágrafo Único da Lei Federal 8.666/93; c) que esteja suspensa de licitar junto a Prefeitura de Paraty e/ou em qualquer esfera federal, estadual ou municipal. d) que esteja reunida em consorcio ou coligação; e) cujos sócios ou diretores pertençam, simultaneamente, a mais de uma firma licitante; f) estrangeiras que não funcionem no pais; g) que tenham em seu quadro as pessoas de que tratam o artigo 9o da Lei 8.666/93.

IV - DO CREDENCIAMENTO:

4.1. Para o credenciamento deverão ser apresentados os seguintes documentos: a) As pessoas jurídicas ou firmas individuais deverão credenciar seus representantes, mediante a apresentação de procuração por instrumento público ou particular, atribuindo-lhe poderes para formular lances de preços e praticar todos os demais atos e operações no pregão presencial (negociar preço, interpor recursos e desistir de sua interposição); b) No caso de instrumento particular, deverá ser comprovada a capacidade de o signatário nomear procurador, mediante apresentação de cópia do estatuto ou contrato social em vigor, e, quando se tratar de sociedade anônima, da ata de nomeação do signatário;

2 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019. c) Em sendo sócio, proprietário, dirigente (ou assemelhado) do Licitante, deverá apresentar cópia do respectivo Estatuto ou Contrato Social, no qual estejam expressos seus poderes para exercer direitos e assumir obrigações em decorrência de tal investidura;

4.2. O representante legal ou o procurador deverão identificar-se exibindo documento oficial de identificação que contenha foto.

4.3. Será admitido apenas 01 (um) representante para cada licitante credenciada, sendo que cada um deles poderá representar apenas uma credenciada.

4.4. Se o licitante não credenciar um representante estará abdicando do direito de fazer lance e, principalmente, de recorrer dos atos da Pregoeiro.

4.5. O Credenciamento e a Declaração de Pleno Atendimento aos Requisitos de Habilitação, de acordo com os Anexos III e IV, assim como, a Declaração de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte (no caso ME ou EPP), deverão ser entregues ao Pregoeiro no início da sessão de abertura e fora dos envelopes de Proposta de Preço e Documentação de Habilitação,

4.6. Os documentos apresentados através de cópia produzida por qualquer processo de reprodução deverão ser autenticados por cartório competente ou pelo Pregoeiro.

V - DO REGULAMENTO OPERACIONAL:

5.1. O Pregão será conduzido pelo Pregoeiro, que terá, em especial, as seguintes atribuições: a) coordenar o processo licitatório; b) receber, examinar e decidir as impugnações e consultas ao edital, apoiado pelo setor responsável pela sua elaboração; c) conduzir a sessão pública; d) verificar a conformidade da proposta com os requisitos estabelecidos no instrumento convocatório; e) dirigir a etapa de lances; f) suspender o pregão pelo prazo de 03 (três) dias para julgamento da Prova de Conceito; g) verificar e julgar as condições de habilitação da licitante classificada na Prova de Conceito; h) receber, examinar e decidir os recursos, encaminhando à autoridade competente quando mantiver sua decisão;

3 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019. i) indicar o vencedor do Pregão; j) adjudicar o objeto, quando não houver recurso; k) conduzir os trabalhos da Equipe de Apoio; e l) encaminhar o processo devidamente instruído à autoridade superior e propor a homologação.

VI - DA PARTICIPAÇÃO DA MICROEMPRESA E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE:

6.1. Para participar do presente processo licitatório, as microempresas e empresas de pequeno porte deverão se apresentar em conformidade com o disposto na Lei Complementar n° 123/2006.

6.2. Nos termos dos artigos 42 e 43, da Lei Complementar n° 123/2006, as microempresas e empresas de pequeno porte deverão apresentar toda a documentação exigida para efeito de comprovação de regularidade fiscal, constante da Cláusula X deste edital, mesmo que esta apresente alguma restrição.

6.3. Havendo alguma restrição na comprovação de regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 05 (cinco) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o proponente for declarado vencedor do certame, prorrogáveis por igual período, a critério da Administração Pública, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa.

6.4. A não regularização da documentação no prazo previsto do subitem 6.3, implicará na decadência do direito à contratação sem prejuízo das sanções previstas no item 24 deste edital, sendo facultado à Administração convocar para nova sessão pública os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para contratação, ou revogar a licitação.

6.5. Será assegurado, como critério de desempate, preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte, entendendo-se por empate aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou até 5% (cinco por cento) superiores à proposta mais bem classificada e desde que a melhor oferta inicial não seja de uma microempresa, ou empresa de pequeno porte.

VII - DA FORMA E APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA E DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO:

7.1. A proposta e os documentos para habilitação deverão ser apresentados, separadamente, em 02 (dois) envelopes fechados e indevassáveis, contendo em sua parte externa, além do nome da proponente, os seguintes dizeres:

4 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

Envelope nº 01 – Proposta Pregão Presencial n.º 034/2019 Processo Licitatório nº 6780/2019 Data de Abertura: 12/07/19 - Horário de abertura: 10:00 Nome da Empresa e CNPJ:

Envelope nº 02 – Habilitação Pregão Presencial n.º 034/2019 Processo Licitatório nº 6780/2019 Data de Abertura: 12/07/19 - Horário de abertura: 10:00 Nome da Empresa e CNPJ:

7.2. A proposta deverá ser elaborada em papel timbrado da empresa e redigida em língua portuguesa, salvo quanto às expressões técnicas de uso corrente, com suas páginas numeradas seqüencialmente, sem rasuras, emendas, borrões ou entrelinhas e ser datada e assinada pelo representante legal da licitante ou pelo procurador, juntando-se a procuração.

7.3. Os documentos necessários à habilitação deverão ser apresentados em original, por qualquer processo de cópia autenticada por tabelião de notas ou cópia acompanhada do original para autenticação pelo Pregoeiro ou por membro da Equipe de Apoio.

7.4. Serão consideradas inabilitadas as licitantes que deixarem de apresentar a documentação solicitada ou a apresentarem com vícios, ressalvado o previsto no Art. 43 da Lei Complementar nº 123/2006.

7.5. Não será admitida, em hipótese alguma, complementação ou retificação posterior da documentação apresentada, ressalvada o previsto no art. 43 da Lei 123/2006.

VIII - DA PROPOSTA:

8.1. As propostas comerciais deverão ser datilografadas ou impressas, em papel timbrado da empresa, em uma via, com suas páginas numeradas e rubricadas, e a última assinada pelo representante legal da empresa, sem emendas, acréscimos, borrões, rasuras, ressalvas, entrelinhas ou omissões, salvo se, inequivocamente, tais falhas não acarretarem lesões ao direito dos demais licitantes, prejuízo à Administração ou não impedirem a exata compreensão de seu conteúdo, observado o modelo constante do Anexo II deste Edital, e deverão constar:

8.1.1. Nome, CNPJ, endereço, inscrição estadual e/ou municipal, telefone/fax, e- mail, dados bancários e demais dados da empresa proponente e de seu representante legal;

8.1.2. Declaração de que nos preços propostos encontram-se incluídos todos os tributos, encargos sociais, frete até o destino e quaisquer outros ônus que porventura possam recair sobre o fornecimento do objeto da presente licitação e de que a licitante está acordo com todas as normas editalicias para obtenção de propostas e seus Anexos.

5 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

8.1.3. Mencionar prazo de entrega/finalização do produto/serviço do objeto e outras condições exigidas neste Edital e seus Anexos, conforme o caso.

8.1.4. O preço oferecido conforme Anexo I deste Edital.

8.2. - Todos os preços ofertados deverão ser apresentados em moeda corrente nacional, em algarismos com duas casas decimais após a vírgula;

8.2.1.Ocorrendo divergências entre o preço unitário dos itens e os preços totais dos itens ou dos lotes ou da proposta, prevalecerá o valor dos preços unitários, com a respectiva correção dos preços totais. Caso a divergência ocorra entre os algarismos e o valor por extenso, prevalecerá o valor por extenso.

8.3. Todas as condições estabelecidas neste Edital serão tacitamente aceitas pelo proponente com a apresentação de sua proposta comercial.

8.4. - As propostas não poderão impor condições ou conter opções.

8.5. Prazo de validade da proposta de 60 (sessenta) dias a contar da data da entrega ao Pregoeiro.

8.5.1. Se por motivo de força maior, a adjudicação não puder ocorrer dentro do período de validade da proposta e, caso persista o interesse da Secretaria Municipal de Comunicação, esta poderá solicitar a prorrogação da validade da proposta por igual período.

8.6. As Propostas Comerciais que atenderem aos requisitos deste edital serão verificadas pelo Pregoeiro quanto a erros aritméticos, que, caso necessário, serão corrigidas da seguinte forma: a) se for constatada discrepância entre valores grafados em algarismo e por extenso, prevalecerá o valor por extenso; b) caso o licitante não aceite às correções realizadas, sua proposta Comercial será desclassificada.

8.7. Será DESCLASSIFICADA a proposta comercial que estiver em desacordo com as exigências constantes deste edital e de seus anexos.

8.8. Poderá ser DESCLASSIFICADA, ainda, a proposta que cotar valores, preços e percentuais inexeqüíveis ou incompatíveis com os praticados no mercado, tendo como parâmetro o disposto na legislação vigente.

8.9 Na análise da proposta comercial poderá o (a) PREGOEIRO (A) desconsiderar erros materiais e evidentes falhas formais sanáveis que não afetem o seu conteúdo.

6 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

IX – DOS PROCEDIMENTOS INICIAIS DA SESSÃO PÚBLICA E DO RECEBIMENTO DOS ENVELOPES:

9.1. Na data, no horário e no endereço discriminados no preâmbulo deste edital serão credenciados os representantes legais das licitantes, observadas as disposições contidas no item 4 deste ato convocatório.

9.1.1. Quando do credenciamento de seu representante, a licitante deverá entregar ao (à) PREGOEIRO (A) a declaração dando ciência de que cumpre plenamente os requisitos de habilitação (ANEXO IV) e, se for o caso, a declaração de condição de ME ou EPP (ANEXO VI).

9.1.2. A licitante que enviar os envelopes 1 (PROPOSTA COMERCIAL) e 2 (DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO), antecipadamente ou no dia da sessão, sem representante credenciado, deverá enviar também, em envelope separado, a declaração dando ciência de que cumpre plenamente os requisitos de habilitação (ANEXO IV deste edital) e a declaração de condição de ME ou EPP (ANEXO VII), sefor o caso,sob pena de ser declarada NÃO PARTICIPANTE do certame, observado o disposto no subitem seguinte.

9.1.2.1. No caso do subitem 9.1.2 supra, deverá à licitante enviar ainda, em separado, documento que comprove que o signatário da declaração está autorizado a assinar pela empresa, nos termos do item 4 deste edital.

9.1.2.2. A Prefeitura Municipal de Paraty não se responsabilizará por envelopes endereçados via postal ou por outra forma e que, por isso, não chegarem até a data e o horário previstos no preâmbulo deste edital para a sessão pública de abertura do certame.

9.2. Declarado encerrado o credenciamento a que se refere o subitem 9.1 deste edital, o (a) PREGOEIRO (A) não aceitará novas licitantes e recolherá os envelopes A (PROPOSTA COMERCIAL) e B (DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO).

7.3. Após a entrega dos envelopes pelas licitantes não caberá desistência do certame, salvo por motivo justo, decorrente de fato superveniente e aceito pelo (a) PREGOEIRO (A), sob pena de aplicação das penalidades previstas no Item 24 deste edital, além de outras penalidades legalmente admissíveis.

9.4. A abertura das propostas comerciais (ENVELOPE 1) será efetuada logo após a entrega dos envelopes respectivos, quando se verificará a sua conformidade com os requisitos estabelecidos neste edital.

9.5. Na hipótese de não haver expediente no dia fixado no preâmbulo deste edital, ficam os eventos respectivos transferidos para o primeiro dia útil subseqüente, mantidos o horário e o local preestabelecidos, desde que não haja comunicação do (a) PREGOEIRO (A) em contrário.

7 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

9.6 O local de realização da sessão pública deste Pregão Presencial poderá ser alterado, mediante afixação de aviso na entrada do plenário indicado no preâmbulo deste edital.

X - DA ETAPA DE LANCES E DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS E DOS DEMAIS PROCEDIMENTOS DA SESSÃO:

10.1. Para o julgamento das propostas comerciais, o (a) PREGOEIRO (A) levará em consideração o MENOR PREÇO, apurado conforme pesquisa de preços e constante no ANEXO I deste edital, desde que atendidas às demais especificações deste ato convocatório, sendo desclassificadas as propostas que estiverem em desacordo.

10.2. Abertos os envelopes 1 (PROPOSTA COMERCIAL) de todas as participantes, procederá o (a) PREGOEIRO (A) à verificação de sua conformidade com os requisitos estabelecidos no edital, à desclassificação das propostas em desacordo com o mesmo, à divulgação dos valores, preços e percentuais cotados pelas licitantes e à conseqüente classificação inicial das propostas válidas.

10.3. A seguir, será inicialmente classificada pelo (a) PREGOEIRO (A), para a etapa de lances, a proposta de menor valor ofertado e, posteriormente, as propostas com valores sucessivos e superiores em até 10% (dez por cento) relativamente à de menor valor.

10.4. Não havendo pelo menos três propostas nas condições definidas no subitem 10.3 deste edital, o (a) PREGOEIRO (A) classificará, para a etapa de lances, as três melhores propostas, quaisquer que sejam os valores ofertados.

10.5. Às licitantes classificadas para a etapa de lances será dada oportunidade para nova disputa, por meio de lances verbais e sucessivos, de valores distintos e decrescentes, a partir da autora da proposta de maior valor.

10.5.1. A licitante poderá ofertar lance intermediário, com valor superior ao menor registrado, desde que seja inferior ao seu último lance e diferente de qualquer outro lance já ofertado para o lote.

10.5.2. A critério do (a) PREGOEIRO (A) poderá ser acordado, entre as licitantes participantes da etapa de lances, valor de redução ou percentual mínimo entre os lances e o tempo máximo para a sua formulação.

10.5.3. Não será admitida a desistência de lances ofertados, sujeitando-se a licitante às penalidades previstas no Item 24 deste edital, além de outras penalidades legalmente admissíveis.

10.6. Em caso de empate, adotar-se-á o sistema de sorteio para se definir a ordem de classificação inicial das propostas idênticas, ficando desde já definido que a licitante sorteada será aquela que ficará em primeiro lugar dentre as que participarem do sorteio.

8 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

10.7. Não havendo mais licitantes interessadas em apresentar lances, será encerrada esta etapa.

10.8. Encerrada a etapa de lances, se a proposta mais bem classificada não tiver sido ofertada por ME ou EPP e se houver proposta apresentada por ME ou EPP com valor até 5% (cinco por cento) superior ao menor valor, estará configurado o empate ficto previsto no art. 44, § 2º, da Lei Complementar Federal nº 123/2006.

10.9. Tendo sido comprovada, em qualquer um dos momentos definidos no item 4 deste edital, a condição de ME ou EPP e ocorrendo o empate ficto no final da etapa de lances, proceder-se-á da seguinte forma: a) A ME ou a EPP mais bem classificada será convocada para, no prazo máximo de 05 (cinco) minutos, apresentar uma nova proposta de valor inferior àquela considerada classificada em primeiro lugar no certame, sob pena de preclusão do exercício do direito de preferência;

10.10. Concluída se for o caso, a aplicação do direito de preferência instituído pela Lei Complementar Federal nº 123/2006, serão ordenadas todas as ofertas, exclusivamente pelo critério de valor, ocasião em que o (a) PREGOEIRO (A) examinará a aceitabilidade, quanto ao objeto e valor, da primeira classificada, ou seja, daquela que ofertar o menor valor final, decidindo motivadamente a respeito.

10.11. Aplicar-se-á o disposto no Item 24 deste edital a licitante vencedora que convocada dentro do prazo de validade de sua proposta, não assinar o contrato.

10.12. Da sessão lavrar-se-á ata circunstanciada, na qual serão registradas as ocorrências pertinentes e relevantes e que, ao final, será assinada pelo (a) PREGOEIRO (A) pela equipe de apoio e pelos representantes das licitantes que queiram fazê-lo.

XI - DO CONTEÚDO DO ENVELOPE DOCUMENTOS PARA HABILITAÇÃO:

O Envelope “Documentos de Habilitação” deverá conter os documentos a seguir relacionados os quais dizem respeito a:

11.1. CAPACIDADE JURÍDICA E TRABALHISTA (art. 28 da Lei Federal nº 8.666/93): a) Ato Constitutivo (estatuto ou contrato social), acompanhado das alterações posteriores, no caso de inexistência de Contrato consolidado, devidamente arquivado no Registro de Empresas, em se tratando de Sociedades Empresariais, no caso de Sociedade por Ações, acompanhado da ata arquivada da assembléia da última eleição da diretoria e no caso de Sociedades Simples, acompanhado de alterações e prova de diretoria em exercício; b) Decreto de Autorização, ato de registro ou autorização de funcionamento de órgão competente, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira.

9 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

11.2. REGULARIDADE FISCAL E TRABALHISTA (art.29 da Lei Federal nº 8666/93): a) Prova de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ); b) Prova de regularidade para com a Fazenda Federal e à Dívida Ativa da União (INSS); c) Prova de regularidade para com a Fazenda Estadual (fins de licitação); c.1) No caso dos licitantes sediados no Estado do Rio de Janeiro a Certidão exigida na alínea c deverá vir acompanhada da Certidão Negativa da Procuradoria Geral do Estado (Procuradoria da Divida Ativa), atendendo a Resolução Conjunta PGE/SER n° 033 de 24 de Novembro de 2004. c.2) Os licitantes sediados nos demais Estados deverão seguir a Legislação Pertinente ao seu Estado; d) Prova de regularidade para com a Fazenda Municipal referentes a débitos municipais de qualquer natureza – mobiliários e imobiliários, do domicílio ou sede da licitante, expedida pelo órgão competente; d.1) As Fazendas Municipais que não expedirem certidão única que abranja todos os débitos municipais, deverão apresentar tantas certidões quantas forem necessárias para comprovar a regularidade perante o fisco, bem como Certidão Negativa de Dívida Ativa Municipal expedida pela Procuradoria Geral do Município, admitindo-se também certidão positiva com efeito negativa; e) Prova de Regularidade perante o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei; f) Prova de inexistência de Débitos Inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de Certidão Negativa, nos termos do Titulo VII-A da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452 de 1º de maio de 1.943 (NR). g) As certidões a que se referem as alíneas “b”, “c”, “d”, “e”, e “f”, poderão ser apresentadas também na forma de Certidão Positiva com Efeitos de Negativa.

11.3. QUALIFICAÇÃO TÉCNICA (art.30 da Lei Federal nº 8666/93): a) Atestado (s) de bom desempenho, fornecido por pessoas jurídicas de natureza pública ou privada, contendo, necessariamente, a especificação do fornecimento do objeto da presente licitação, compatível em características, prazos, com o objetivo da licitação, com os padrões de qualidade do serviço prestado. b) Apresentar comprovação de existência no quadro permanente da licitante, até a data da licitação, de 03 (três profissional(is) detentores de Carteira de Habilitação com categoria “D”.

10 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019. c) Para efeito de comprovação do vínculo permanente, a empresa deverá apresentar as seguintes documentações:

a) Cópia da Ficha de Registro de Empregado; b) Da CTPS: cópia da página de identificação e foto do funcionário e página do registro do empregador. d) Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo em nome do participante; e) IPVA e Seguro Obrigatório do ano de 2019; f) Que os veículos e a empresa sejam regulamentados no DETRO, comprovando através do respectivo atestado/certidão. g) Declaração da licitante, devidamente assinada pelo responsável da mesma, que, se caso vencedora, utilizará veículo para o transporte coletivo em perfeitas condições de uso e manutenção adequada, com todos os dispositivos de segurança exigidos pela legislação pertinente, de acordo com o art. 136 e 137 do CTB – Código Nacional de Trânsito – Lei n° 9.503, de 23.09.97 e o Manual DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro DER e demais Leis municipais. (Modelo Anexo IX).

11.4. QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO–FINANCEIRA (art. 31 da Lei Federal nº 8666/93):

11.4.1. Certidão negativa de falência ou concordata, expedida pelo distribuidor da sede da licitante para este fim, datada de no máximo 90 (noventa) dias corridos anteriores à data de realização da sessão pública de processamento do presente pregão, se outro prazo não for definido na própria certidão.

11.4.1.1. Os licitantes sediados em outros Municípios e em outros Estados deverão apresentar juntamente coma Certidão acima exigida, declaração oficial da Comarca de sua sede, indicando quais os cartórios ou ofícios de registro que controlam a distribuição de falências e recuperação judicial.

11.5. OUTRAS COMPROVAÇÕES:

Declaração elaborada em papel timbrado e subscrita pelo representante legal da licitante, assegurando o cumprimento ao art. 27 da Lei Federal nº 8666/93 e art. 7º, XXXIII, da Constituição Federal (Anexo V), bem como a inexistência de impedimento legal para licitar ou contratar com a administração (Anexo VII).

11.6. Microempresas e Empresas de Pequeno Porte:

11.6.1. A microempresa ou empresa de pequeno porte deverá apresentar todos os documentos de regularidade fiscal, mesmo que apresentem alguma restrição, nos termos do art. 43 da lei Complementar 123/2006.

11.6.2. Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal exigida neste edital, será assegurado à microempresa ou empresa de pequeno porte o prazo de 05 (cinco) dias úteis, contados do momento em que for declarada

11 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019. vencedora, prorrogável por igual período, a critério do Pregoeiro para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa.

11.6.3. A falta de regularização da documentação no prazo previsto no subitem 11.6.2 implicará a decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 da lei Federal 8.666/93, sendo facultado a Administração convocar a licitante remanescente para celebrar a contratação, na ordem de classificação ou revogar a licitação.

11.6.4. As microempresas ou empresas de pequeno porte para utilizarem as prerrogativas estabelecidas na Lei Complementar 123/2006, deverão apresentar Declaração na forma do Anexo VI de que ostentam essa condição e de que não se enquadram em nenhum dos casos enumerados no § 4º do art. 3º da referida lei.

XII – DISPOSIÇÕES GERAIS DE HABILITAÇÃO:

12.1. Os documentos necessários à habilitação, bem como quaisquer outros documentos solicitados neste edital e em seus anexos, deverão ser entregues sob uma das seguintes formas: a) Originais; b) Cópias autenticadas em cartório; c) Cópias simples, desde que sejam apresentados os originais ou cópias autenticadas em cartório para autenticação pelo (a) PREGOEIRO (A) ou por membro da equipe de apoio na sessão pública de abertura dos envelopes respectivos; d) Publicação em órgão de imprensa oficial, respeitadas as regras das alíneas anteriores; e) Emitidos através da Internet, ficando sua aceitação condicionada à confirmação de autenticidade mediante consulta ao site respectivo ou ao órgão emissor.

12.1.1. A Equipe de Apoio procederáa consulta ao site respectivo, para confirmação e consignado na ata da sessão pública deste Pregão Presencial.

12.2. Não serão aceitos “protocolos de entrega” ou “solicitações de documentos” em substituição aos documentos requeridos no presente edital e em seus anexos.

12.3. A documentação necessária à habilitação, bem como qualquer outra documentação solicitada neste edital e em seus anexos, deverá guardar compatibilidade em relação ao CNPJ apresentado, não sendo permitida a mesclagem de documentos.

12 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

12.4. Todos os documentos solicitados neste edital e em seus anexos deverão estar válidos na data de realização da sessão pública de abertura deste certame. Documentos entregues com a validade expirada acarretarão a INABILITAÇÃO da licitante, observado, entretanto, o disposto no subitem 11.6.2 deste edital.

12.5. Os documentos que não possuírem prazo de validade estabelecido pelo órgão expedidor deverão ser datados dos últimos 180 (cento e oitenta) dias, tendo como referência a data de realização da sessão pública de abertura deste certame.

12.5.1. Não se enquadram na exigência do subitem 12.5 deste edital aqueles documentos que, pela própria natureza, não se sujeitam a prazo de validade.

12.5.2. As declarações e os documentos emitidos pela licitante e apresentados neste certame deverão ser assinados por seu representante legal, observado o disposto no item 4 deste edital.

12.6. Serão declaradas INABILITADAS as licitantes que não cumprirem as exigências estabelecidas neste edital para a habilitação.

12.7. Na apreciação dos documentos para habilitação, poderá o (a) PREGOEIRO (A) solicitar o assessoramento técnico de órgãos ou de profissionais especializados.

XIII - DOS RECURSOS:

13.1. Declarado o vencedor, qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer, cuja síntese será lavrada em ata, sendo concedido o prazo de 03 (três) dias úteis para apresentação das razões de recurso, ficando os demais licitantes desde logo intimados para apresentar contra-razões em igual número de dias, que começarão a correr do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos.

13.2. O licitante poderá também apresentar as razões do recurso no ato do pregão, as quais serão reduzidas a termo na respectiva ata, ficando todos os demais licitantes desde logo intimados para apresentar contra-razões no prazo de 03 (três) dias úteis, contados da lavratura da ata, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos.

13.3. A ausência de manifestação imediata e motivada do licitante importará a decadência do direito de recurso.

13.4. Os recursos e contra-razões de recurso de qualquer natureza devem ser endereçados a (o) pregoeiro(a) e protocolados na sede da Prefeitura Municipal de Paraty, em 03 (três) dias úteis, no horário de 09 as 12 horas ou de 13 às 17 horas, o qual deverá receber examinar e submetê-los à autoridade competente que decidirá sobre sua pertinência.

13.5. Os recursos deverão ser decididos no prazo de 05 (cinco) dias úteis.

13 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

13.6. O recurso terá efeito suspensivo e seu acolhimento importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

13.7. Não serão conhecidos os recursos interpostos após os respectivos prazos legais e/ou subscrito por representante que não comprove poder de representação legal, bem como os que forem enviados por fax ou e-mail.

13.8. A Prefeitura Municipal de Paraty não se responsabilizará por memoriais de recursos e/ou impugnações endereçados via postal, entregues em locais diversos da sede da Prefeitura e que, por isso, não sejam protocolizados no prazo legal.

13.9. A empresa que remeter recursos e impugnações via postal, dentro do prazo legal, na mesma data, deverá encaminhar por fac-símile o comprovante de postagem e a cópia dos documentos postados.

13.10. Decididos os recursos ou transcorrido o prazo para a manifestação de intenção de interposição dos mesmos, sem que tenha havido manifestação dos licitantes, o (a) pregoeiro (a) devolverá, aos licitantes julgados desclassificados os envelopes “DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO”, inviolados, podendo, todavia, retê- los até o encerramento da licitação.

XIV - DA ADJUDICAÇÃO E DA HOMOLOGAÇÃO:

14.1. Inexistindo manifestação recursal, o (a) PREGOEIRO (A) adjudicará o objeto da licitação à licitante vencedora, cabendo ao Exm. Senhor Prefeito Municipal homologar o procedimento licitatório.

14.2. Existindo manifestação recursal e decididos os recursos porventura interpostos, o Exm. Sr. Prefeito Municipal adjudicará o objeto da licitação à licitante vencedora e homologará o procedimento licitatório.

XV – DO AUMENTO E DA SUPRESSÃO DE QUANTITATIVOS:

15.1. No interesse da Administração, o objeto licitado poderá ser suprimido ou aumentado até o limite de 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado, facultada a supressão além desse limite por acordo entre as partes, conforme disposto no artigo 65, §§ 1º e 2º, da Lei Federal nº 8.666/1993.

XVI – DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA:

16.1. As despesas decorrentes desta licitação correrão integralmente por conta de dotação orçamentária própria da Secretaria de Educação e correrá pela despesa 3.3.90.39.00.00.00.00.3003 - Outros serviços de Terceiro Pessoa Jurídica, Ficha 492.

14 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

XVII – DO CONTRATO:

17.1. A Prefeitura Municipal de Paraty convocará a licitante vencedora do certame para assinar o contrato, o qual será lavrado de acordo com a minuta constante do ANEXO X deste edital.

17.2. A adjudicatária terá até 05 (cinco) dias úteis contados da sua convocação para assinar o Contrato, sob pena de decair o direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 da Lei nº 8.666/93.

17.3. A vigência do contrato será de 12 (doze) meses, contada da data de sua assinatura.

17.3.1 A duração do contrato poderá ser prorrogada por iguais e sucessivos períodos com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosa para a Administração.

XVIII – DO FISCAL DO CONTRATO:

18.1 - Nos termos do art. 67 Lei nº 8.666, de 1993 e as normas estabelecidas na IN CGM Nº 003, de 30 de janeiro de 2017, será designado representante para acompanhar e fiscalizar a entrega dos bens, fazendo a conferência quantitativa e qualitativa do material entregue considerando os parâmetros elencados no Termo de Referência. O representante da Administração anotará em registro próprio todas as ocorrências relacionadas com a execução do contrato, indicando dia, mês e ano, bem como o nome dos funcionários eventualmente envolvidos, determinando o que for necessário à regularização das falhas ou defeitos observados e encaminhando os apontamentos à autoridade competente para as providências cabíveis.

18.2 - Os veículos fornecidos estarão sujeitos à aceitação pelo FISCAL da ARP, a quem caberá direito de recusa caso os mesmos não estejam de acordo com as especificações constantes do Edital e seus anexos, ou caso se constate, nos mesmos, existência de vícios ou defeitos.

18.3 - O aceite do objeto será formalizado pela FISCAL através do aceite ou atesto na respectiva nota fiscal. Não obstante o Aceite/Atesto, o CONTRATADO será responsável pelo perfeito fornecimento do objeto contratado, nos termos da legislação civil, penal e profissional. A fiscalização do fornecimento dos objetos não diminui ou substitui a responsabilidade da licitante.

18.4 - A CONTRATADA se obriga, às suas expensas, a trocar o objeto em caso de desconformidade, de modo a adequá-los às especificações do presente Termo de Referência – Anexo I, Edital ou seus anexos, bem como às exigências de qualidade impostas pelas relações de consumo, em geral, na parte que vier a ser recusada.

15 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

18.5 - Quaisquer tolerâncias, concessões ou liberalidades do FISCAL DO CONTRATO para com a CONTRATADA, quando não formalizadas mediante termo aditivo, não constituirão precedentes invocáveis e não terão o poder de alterar as obrigações estabelecidas.

XIX - DO PAGAMENTO E RECURSOS FINANCEIROS:

19.1. A licitante vencedora deverá apresentar a documentação para a cobrança (Nota Fiscal e/ou Fatura) à Secretaria Executiva de Governo, até o 5º (quinto) dia útil posterior à data da prestação dos serviços.

19.2. O pagamento será efetuado no prazo de 30 (trinta) dias, contados do encaminhamento, mediante crédito em conta-corrente da licitante vencedora.

19.2.1. A Administração reserva-se ao direito de não efetuar o pagamento se os serviços estiverem em desacordo com as condições constante no Termo de Referência e/ou contrato.

19.2.2. Se a nota fiscal/fatura for recusada por incorreção material ou financeira, o pagamento só será efetuado após as devidas correções, dispondo a Prefeitura Municipal de Paraty do prazo estabelecido anteriormente para se pronunciar sobre o aceite da nota fiscal corrigida.

19.3. Caso ocorra, a qualquer tempo, a não aceitação de algum produto o prazo de pagamento será descontinuado e reiniciado após a correção pelo proponente vencedor.

19.4. Nenhum pagamento será efetuado enquanto pendente de liquidação de qualquer obrigação. Esse fato não gera qualquer direito a reajustamento de preços ou à atualização monetária.

XX - DA ENTREGA E DO RECEBIMENTO DOS SERVIÇOS:

20.1. O objeto desta licitação deverá ser executado no prazo, local e forma prevista Anexo I deste Edital contra apresentação da Autorização Da Ordem de Fornecimento e/ou Empenho – AE emitida pela Secretaria de Educação.

20.2. Encontrando irregularidade ou caso os serviços estejam fora dos padrões determinados, o Fiscal do contrato comunicará a licitante vencedora para regularizá-los no prazo máximo de 05 (cinco) dias corridos. O atraso no atendimento acarretará a suspensão dos pagamentos, além da aplicação das penalidades previstas;

20.3. O recebimento definitivo será feito após a verificação da qualidade do objeto pelo fiscal dos serviços, que lavrará termo assinado e aporá na nota fiscal o termo “RECEBIDO”, o que significará estar o objeto de acordo com Edital e o Termo de Referência e aceito definitivamente.

16 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

XXI - DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA:

21.1. De acordo com o especificado no Termo de Referência (Anexo I).

XXII - DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE:

22.1 – De acordo com o especificado no Termo de Referência.

XXIII - DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS:

23.1 - O descumprimento, por parte da CONTRATADA, das obrigações contratuais assumidas, ou a infringência dos preceitos legais pertinentes, ensejará a aplicação das sanções previstas na Lei n° 10.520/02, que se encontram indicadas abaixo: a) Advertência, por escrito, sempre que forem constadas falhas de pouca gravidade; b) Multa diária de 0,5% (meio por cento), até o limite de 30 (trinta) dias, calculada sobre o valor total do contrato, em caso de descumprimento do prazo de entrega; c) Multa de 10% (dez por cento), calculada sobre o valor total do contrato, em caso de descumprimento de qualquer outra cláusula; d) Suspensão temporária, de participarem licitação e impedimento de contratar com a CONTRATANTE pelo prazo de até 05 (cinco) anos, sem prejuízo das multas previstas neste contrato, nos moldes do art. 7°, da Lei nº 10.520/2002 e inciso III do art. 87 da Lei n.º 8.666/93.

23.2 - Impedimento de licitar e contratar com a Administração Pública.

23.3 - Declaração de inidoneidade para licitar e contratar com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, nos termos do inciso IV do art. 87 da Lei nº 8.666/93.

23.4 - As penalidades serão aplicadas pela Secretaria Municipal de Educação.

23.5 - As multas poderão ser descontadas do pagamento imediatamente subseqüente à sua aplicação.

23.6 - Na aplicação das penalidades de advertência, multa e suspensão temporária será facultada a defesa prévia no respectivo processo, no prazo de 5 (cinco) dias úteis.

23.7 - Na aplicação das penalidades de impedimento de licitar e contratar e de declaração de inidoneidade será facultada a defesa prévia no respectivo processo, no prazo de 10 (dez) dias.

17 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

23.8 - As multas são independentes entre si, podendo ser aplicadas em conjunto ou separadamente com as demais penalidades previstas, após a análise do caso concreto e não exime o Signatário Detentor da plena execução do objeto contratado.

23.9 - Nenhuma parte será responsável perante a outra pelos atrasos ocasionados por motivo de força maior ou caso fortuito.

23.10 - Consideram-se motivos de força maior ou caso fortuito aqueles constantes no artigo 393 do Código Civil Brasileiro.

XXIV – DISPOSIÇÕES GERAIS:

24.1. Este Edital deverá ser lido e interpretado na íntegra, e após apresentação da documentação e da proposta, não serão aceitas alegações de desconhecimento ou discordância de seus termos;

24.2. Será dado vistas aos proponentes interessados tanto das Propostas Comerciais como dos Documentos de Habilitação apresentados na sessão;

24.3. É facultado ao (a) pregoeiro (a) ou à Autoridade Superior em qualquer fase do julgamento promover diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo e a aferição do ofertado, bem como solicitar a Órgãos competentes a elaboração de pareceres técnicos destinados a fundamentar as decisões;

24.4. É vedado ao licitante retirar sua proposta ou parte dela após aberta a sessão do pregão;

24.5. É vedado à contratada subcontratar totalmente o fornecimento do objeto deste pregão;

24.6. A presente licitação não importa em contratação e poderá ser revogada por razões de interesse público, decorrente de fato superveniente, devidamente comprovado, ou anulada, em todo ou em parte, por ilegalidade de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente comprovado;

24.7. O(a) pregoeiro(a), no interesse da Administração, poderá relevar omissões puramente formais observadas na documentação e proposta, desde que não contrariem a legislação vigente e não comprometam a lisura da licitação, sendo possível a promoção de diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instrução do processo;

24.8. Reserva-se ao (a) pregoeiro (a) o direito de solicitar a apresentação de catálogos, amostras e embalagens próprias e/ ou demonstração dos materiais cotados, ficando os licitantes obrigados a apresentá-los sob pena de terem suas propostas rejeitadas.

18 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

24.9.Este Edital encontra-se disponível gratuitamente no site www.pmparaty.rj.gov.br ou poderá ser obtido na Prefeitura Municipal de Paraty, além de ser afixado no Quadro de Avisos para conhecimento dos interessados.

24.10. A Administração, quando da aplicação das normas disciplinadoras da licitação, as interpretará em favor da ampliação da disputa entre os interessados, desde que não sejam comprometidos o interesse público, a finalidade e a segurança da contratação.

24.11. Informações complementares que visem a obter maiores esclarecimentos sobre a presente licitação serão prestadas pelo (a) pregoeiro (a), no horário de 08h30min as 12h00min - 13h30min às 17h00min, de segunda a sexta-feira, pelo (24) 3371-9906 ou pelo e-mail: [email protected].

24.12. O Foro designado para julgamento de quaisquer questões judiciais resultantes deste Edital será o da Comarca de Paraty/RJ.

XXV - DOS DOCUMENTOS INTEGRANTES:

25.1. Integram o presente Edital, como partes indissociáveis, os seguintes anexos:

ANEXO I - Termo de Referência;

ANEXO II - Modelo de Proposta;

ANEXO III - Credenciamento;

ANEXO IV - Proponente Cumpre os Requisitos de Habilitação;

ANEXO V - Declaração Lei 9.854/99;

ANEXO VI - Modelo de Declaração de condição de ME ou EPP;

ANEXO VII - Declaração de Idoneidade;

ANEXO VIII – Modelo Declaração de Disponibilidade de Veículo;

ANEXO IX - Declaração de Condições de Uso dos Veículos;

ANEXO X - Minuta do Contrato.

Paraty/RJ, 01 de Julho de 2019.

Moreno Mello de Alcântara Secretário de Administração

19 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA 1 – OBJETO:

1.1 - A presente licitação tem por o objeto a contratação de empresa para prestação de serviços de transporte de universitários, com ida e volta com saída de Paraty para as localidades de Barra Mansa e Volta Redonda (diariamente - de segunda a sexta-feira), conforme condições e especificações estabelecidas no Termo de Referência – Anexo I.

2 – SERVIÇO:

Paraty x Barra Mansa / Volta Redonda, com o seguinte roteiro:

* Saída diariamente para Barra Mansa de segunda a sexta, com o seguinte roteiro:

* Saída às 15:30h do Shopping Martins (ao lado da Rodoviária) em Paraty, com parada de 10 minutos em Lídice, com destino à UBM (Barra Mansa), UBM Cicuta, na FERP e UNIFOA (Volta Redonda);

* Retorno às 22:00 com parada de 15 minutos em Rio Claro;

Tipo de veículo: ônibus rodoviário com 43 a 46 lugares Quantidade de veículo: 01 (um) Período: Segunda à Sexta Faturamento: Mensal

3 - OBRIGAÇÕES DAS PARTES CONTRATANTES:

3.1 - Obrigações da Contratada:

3.1.1 - A empresa vencedora se responsabilizará por quaisquer defeitos que porventura venham a ocorrer nos veículos, sem deixar de atender ao Município de Paraty;

3.1.2 - A empresa vencedora deverá prestar os serviços nos horários previstos no edital;

3.1.3 - Os serviços não poderão ser interrompidos em hipotése alguma;

3.1.4 - Responsabilizar-se pelos encargos decorrentes do cumprimento das obrigações supramencionadas, bem como pelo recolhimento de todos os impostos, taxas, tarifas, contribuições ou emolumentos federais, estaduais e municipais, que incidam ou venham incidir sobre o objeto deste contrato, bem como apresentar os respectivos comprovantes, quando solicitados pelo Município de Paraty – RJ;

20 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

3.1.5 - A Contratada deverá manter durante toda a vigência do contrato, os veículos em boa condições de uso e qualidade dos serviços prestados à essa Prefeitura;

3.1.6 - O não cumprimento da exigência do subitem anterior, implicará na rescisão contratual, conforme Art. 78 da Lei nº. 8666/93.

3.1.7 - A Contratada ficará responsável pela manutenção, multas, avarias e seguro do(s) veiculo(s) utilizados na prestação de serviço;

3.1.8 - Os motoristas e o combustível ficarão por conta da Contratada;

31.9 - Veiculo com 43 à 46 lugares.

3.1.10 - É de responsabilidade do licitante contratado todo e qualquer prejuízo causado a Prefeitura Municipal de Paraty ou a terceiros por um de seus funcionários, representante ou preposto, mesmo na execução dos serviços ora constratados;

3.1.11 Para a prestação dos serviços desta licitação, o veículo deverá estar legalizado junto aos órgãos competentes, possuindo classificação pertinente ao ramo de atividade a ser executado;

3.1.12. A Contratada assumirá responsabilidade total pelo cumprimento do serviço prestado à Secretaria Executiva de Governo, inclusive pelas possíveis despesas com a substituição do veículo, em caso de necessidade;

3.1.13. A Contratada se responsabilizará por todas as obrigações fiscais, sociais e trabalhistas relativas ao pessoal lotado para execução de serviço;

3.1.14. Os funcionários da Contratada não terão nenhum vínculo empregatício com a Prefeitura Municipal de Paraty;

3.1.15. Atender às exigências de qualidade, observado os padrões e normas baixadas pelos órgãos competentes de controle de qualidade e segurança - INMETRO, DETRAN/RJ, DETRO/RJ, atentando-se o proponente, principalmente para as prescrições contidas no art.39, inciso VIII, da Lei 8.078/90(Código de Defesa do Consumidor).

3.1.16. Providenciar meio alternativo de transporte em caso de acidente, falha mecânica, elétrica, hidráulica, quebra ou qualquer outra situação que impeça a conclusão dos serviços, no prazo máximo de 48(quarenta e oito) horas.

3.1.17. Disponibilizar ônibus reserva para qualquer eventualidade que ocorrer durante o percurso.

3.1.18. O transporte deverá ser exclusivamente para alunos cadastrados no Cadastro Municipais de Alunos, sendo vedado o transporte de terceiros, arcando com as consequências civis e criminais decorrentes de qualquer dano causado aos passageiros ressalvando em casos de emergência previstos na legislação vigente, sendo, inclusive, expressamente proibido carona.

21 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

3.1.19. A empresa licitante deverá se utilizar de veículos para a execução dos serviços, objeto deste edital, que obedeçam ao Código de Trânsito Brasileiro (Lei n°. 9.503/97 art. 136), sob pena de incorrer em sanções administrativas previstas neste edital.

3.1.20. Observar que o(s) veículo(s) ofertado(s) para o transporte escolar deverão estar em perfeitas condições de uso e manutenção adequada, com todos os dispositivos de segurança exigidos pela legislação pertinente, de acordo com o art. 136 e 137 do CTB – Código Nacional de Trânsito – Lei n° 9.503, de 23.09.97 e o Manual DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro, Resoluções do CONTRAN – Conselho Nacional de Transito, e demais Leis pertinentes municipais, acima mencionadas.

3.1.21. Apresentar quando da assinatura do contrato apólice com cobertura de acidentes pessoais de passageiros de no mínimo R$ 10.000,00 (dez mil reais) e R$30.000,00 (trinta mil reais) por invalidez permanente.

3.2 Constituem obrigações da Contratante:

3.2.1. Efetuar o pagamento na forma estabelecida no Edital;

3.2.2. Notificar a licitante vencedora, por escrito, fixando-lhe prazo para corrigir defeitos ou irregularidades encontradas na execução dos serviços;

3.2.3. Solicitar, acompanhar e fiscalizar a execução dos serviços;

4. PRAZO PARA INÍCIO DOS SERVIÇOS:

4.3. O prazo para o início dos serviços deverá ser de até 03 (três) dias úteis, a contar do recebimento da Ordem de Fornecimento e/ou Nota de Empenho.

4.4. Período de locação de 12 (doze) meses a contar da data de assinatura do contrato.

5 - DA FISCALIZAÇÃO E RECEBIMENTO DO OBJETO:

5.1. Nos termos do art. 67 Lei nº 8.666, de 1993 e as normas estabelecidas na IN CGM Nº 003, de 30 de janeiro de 2017, será designado representante para acompanhar e fiscalizar a entrega dos bens, fazendo a conferência quantitativa e qualitativa do material entregue considerando os parâmetros elencados no Termo de Referência. O representante da Administração anotará em registro próprio todas as ocorrências relacionadas com a execução do contrato, indicando dia, mês e ano, bem como o nome dos funcionários eventualmente envolvidos, determinando o que for necessário à regularização das falhas ou defeitos observados e encaminhando os apontamentos à autoridade competente para as providências cabíveis.

22 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

5.2 - Os serviços fornecidos estarão sujeitos à aceitação pelo FISCAL da ARP, a quem caberá direito de recusa caso os mesmos não estejam de acordo com as especificações constantes do Edital e seus anexos, ou caso se constate, nos mesmos, existência de vícios ou defeitos.

5.3 - O aceite do objeto será formalizado pela FISCAL através do aceite ou atesto na respectiva nota fiscal. Não obstante o Aceite/Atesto, o CONTRATADO será responsável pelo perfeito fornecimento do objeto contratado, nos termos da legislação civil, penal e profissional. A fiscalização do fornecimento dos objetos não diminui ou substitui a responsabilidade da licitante.

5.4 - A CONTRATADA se obriga, às suas expensas, a trocar o objeto em caso de desconformidade, de modo a adequá-los às especificações do presente Termo de Referência – Anexo I, Edital ou seus anexos, bem como às exigências de qualidade impostas pelas relações de consumo, em geral, na parte que vier a ser recusada.

5.5 - Quaisquer tolerâncias, concessões ou liberalidades do FISCAL DO CONTRATO para com a CONTRATADA, quando não formalizadas mediante termo aditivo, não constituirão precedentes invocáveis e não terão o poder de alterar as obrigações estabelecidas.

5 - DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA:

8.1. As despesas decorrentes desta licitação correrão integralmente por conta de dotação orçamentária própria da Secretaria de Turismo e correrá pela despesa 3.3.90.39.00.00.00.00.00.01.0003 - Outros serviços de Terceiro Pessoa Jurídica, Ficha 153.

9- ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS:

ITEM QTDE UNID. DESCRIÇÃO VALOR VALOR UNIT. TOTAL R$ R$ 01 12 ME Contratação de empresa para 69.345,00 832.140,00 prestação de serviços de transporte de universitário, com saída de Paraty para as localidades de Barra Mansa e Volta Redonda.

VALOR TOTAL ESTIMADO: R$ 832.140,00 (oitocentos e trinta e dois mil cento e quarenta reais).

23 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

ANEXO II

MODELO DE PROPOSTA COMERCIAL

Fornecedor: CNPJ: Endereço: Bairro: Cidade: Est. CEP: E mail: Banco: Agência: Conta: Telefone de contato:

OBJETO: A presente licitação tem por o objeto a contratação de empresa para prestação de serviços de transporte de universitários, com ida e volta com saída de Paraty para as localidades de Barra Mansa e Volta Redonda (diariamente - de segunda a sexta-feira), conforme condições e especificações estabelecidas no Termo de Referência – Anexo I.

ITEM QTDE UNID. DESCRIÇÃO VALOR VALOR UNIT. TOTAL R$ R$ 01 12 ME Contratação de empresa para prestação de serviços de transporte de universitário, com saída de Paraty para as localidades de Barra Mansa e Volta Redonda.

VALOR TOTAL:

Caso nos seja adjudicado o objeto da presente licitação, nos comprometemos a dar cumprimento ao objeto em sua plenitude, bem como o que consta do edital, Termo de Referência e contrato.

Declaramos:

Nos preços cotados acima, estão incluídas todas as despesas com transporte, bem como todos os encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais, comerciais, despesas e obrigações financeiras de qualquer natureza.

Que estamos de pleno acordo com todas as condições estabelecidas no Edital e seus anexos.

Local, data

Assinatura/carimbo da empresa

24 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

ANEXO III

MODELO DE CREDENCIAMENTO PROCURAÇÃO

A empresa...... inscrita no CNPJ sob o nº...... , com sede à ...... , neste ato representada pelo (s) diretores ou sócios, nome...... RG...... CPF...... endereço...... , estado civil...... , profissão...... , nacionalidade...... , naturalidade...... , pelo presente instrumento de mandato, nomeia e constitui, seu (s) bastante Procurador (es) o (s) Senhor (es), nome...... , RG...... , CPF...... , endereço...... , estado civil...... , profissão...... , nacionalidade...... , naturalidade...... , a quem confere (m) amplos poderes para junto à Prefeitura Municipal de Paraty/RJ, praticar os atos necessários para representar a outorgante na licitação na modalidade Pregão Presencial n.º 034/2019, usando dos recursos legais e acompanhando-os, conferindo-lhes poderes especiais para desistir de recursos, interpô-los, apresentar lances verbais, negociar preços e demais condições, confessar, transigir, desistir, firmas compromissos ou acordos, assinando contratos, receber e dar quitação; podendo ainda, substabelecer esta para outrem, com ou sem reservas de iguais poderes, dando tudo por bom firme e valioso, e, em especial, para representar para a licitação acima referenciada.

Local, data,

Assinatura/carimbo.

OBS: ESTA DECLARAÇÃO DEVERÁ SER ENTREGUE FORA DOS ENVELOPES (PROPOSTA DE PREÇOS E HABILITAÇÃO)

25 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

ANEXO IV

MODELO - DECLARAÇÃO DE QUE O PROPONENTE CUMPRE OS REQUISITOS DE HABILITAÇÃO.

PREGÃO PRESENCIAL N.º 034/2019.

Ao Sr. Pregoeiro, Paraty/RJ

Pela presente, declaro (amos) que, nos termos do art. 4º, inciso VII da Lei Federal nº 10.520/2002, a empresa...... (razão social) cumpre plenamente os requisitos de habilitação para participar do Pregão Presencial acima referenciado, cujo objeto é a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de desenvolvimento Tecnológico da Prefeitura Municipal de Paraty, conforme condições e especificações estabelecidas no Termo de Referência – Anexo I.

Local e Data

Assinatura/carimbo

OBS: ESTA DECLARAÇÃO DEVERÁ SER ENTREGUE FORA DOS ENVELOPES (PROPOSTA DE PREÇOS E HABILITAÇÃO)

26 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

ANEXO V

DECLARAÇÃO LEI 9.854/99

A empresa (...... ) inscrita no CNPJ sob o nº (...... ), por intermédio de seu representante legal o(a) Sr.(a) (...... ), portador do CPF nº(...... ).DECLARA, para fins do disposto no Inciso V do artigo 27 da Lei Federal 8.666, de 21 de junho de 1993, acrescido pela Lei nº 9.854, de 27 de outubro de 1999, que não emprega menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e não emprega menor de dezesseis anos.

Ressalva: Emprega menor, a partir de quatorze anos, na condição de aprendiz. ( ).

Local e data

Assinatura/carimbo

27 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

ANEXO VI

MODELO DE DECLARAÇÃO DE CONDIÇÃO DE ME OU EPP PROCESSO LICITATÓRIO N.º 6780/2019 - PREGÃO PRESENCIAL N.º 034/2019

A empresa ______, inscrita no CNPJ sob o nº ______, por intermédio de seu representante legal Sr.(a) ______, portador do Documento de Identidade nº ______, inscrito no CPF sob o nº ______DECLARA, sob as penas da Lei, que cumpre os requisitos legais para qualificação como ______(incluir a condição da empresa: Micro Empresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), art. 3º da Lei Complementar n.º 123/2006 e que não está sujeita a quaisquer dos impedimentos do § 4º deste artigo, estando apta a usufruir do tratamento favorecido estabelecido nos arts. 42 a 49 da citada lei.

(..) Declaramos possuir restrição fiscal no(s) documento(s) de habilitação e pretendemos utilizar o prazo previsto no art. 43, § 1º da Lei Complementar nº. 123/06, para regularização, estando ciente que, do contrário, decairá o direito à contratação, estando sujeita às sanções previstas no art. 81 da Lei Federal nº 8.666/93.

(Observação: em caso afirmativo, assinalar a ressalva acima)

Local e data

Assinatura/carimbo

OBS: ESTA DECLARAÇÃO DEVERÁ SER ENTREGUE FORA DOS ENVELOPES (PROPOSTA DE PREÇOS E HABILITAÇÃO)

28 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

ANEXO VII

DECLARAÇÃO DE IDONEIDADE

Em atenção à solicitação constante em Edital, do Pregão Presencial n.º 034/2019, no que declaramos a Prefeitura Municipal de Paraty/RJ, para todos os fins de direito, que não há fato impeditivo de nossa parte e não fomos declarados inidôneos ou suspensos por nenhuma pessoa de direito público ou privado, não existindo fatos impeditivos ou legais para a participação de nossa empresa para qualquer processo licitatório, ou contratações futuras com o poder público.

Local e data

Assinatura

29 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

ANEXO VIII

MODELO DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE DE VEÍCULO

______inscrito no CNPJ n° ______, por intermédio de seu representante legal o (a) Sr. ______portador (a) da Carteira de Identidade n° ______e do CPF n° ______, DECLARAMOS, por seu representante legal infra-assinado, que possuímos em disponibilidade todos os veículos e pessoal capacitado para a execução dos serviços objeto da licitação modalidade Pregão Presencial nº 34/2019 da Prefeitura Municipal de Paraty/RJ.

Local e data, _____ de ______de ______

______

Assinatura e carimbo do CNPJ

30 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

ANEXO IX

DECLARAÇÃO DE CONDIÇÕES DE USO DOS VEÍCULOS

______inscrito no CNPJ n° ______, por intermédio de seu representante legal o (a) Sr. ______portador (a) da Carteira de Identidade n° ______e do CPF n° ______, DECLARAMOS, por seu representante legal infra-assinado, que os veículos a serem utilizados para o Transporte Escolar encontram-se em perfeitas condições de uso e manutenção adequada, com todos os dispositivos de segurança exigidos pela legislação pertinente, de acordo com o art. 136 e 137 do CTB – Código de Transito Brasileiro – Lei n° 9.503, de 23/09/97, Manual DETRAN/RJ, DER, e demais Leis Municipais, para fins do Pregão Presencial nº 34/2019 da Prefeitura Municipal de Paraty.

Local e data, _____ de ______de ______

______

Assinatura e carimbo do CNPJ

31 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

ANEXO X

MINUTA DO CONTRATO /2019

O MUNICÍPIO DE PARATY/RJ, inscrita no CNPJ/MF sob o nº ______, com sede na______, nesta cidade, neste ato representado pelo seu Prefeito Municipal, o Sr. *************************, brasileiro, casado, inscrito no CPF/MF sob o nº______, residente e domiciliado na Rua______, nesta cidade, a seguir denominado Contratante; e a Empresa __, a seguir denominada CONTRATADA, neste ato representado por ____, brasileiro,____, portador do CPF nº___, RG nº____, resolvem firmar o presente contrato para a presente licitação tem por o objeto a contratação de empresa para prestação de serviços de transporte de universitários, com ida e volta com saída de Paraty para as localidades de Barra Mansa e Volta Redonda (diariamente - de segunda a sexta-feira), conforme condições e especificações estabelecidas no Termo de Referência – Anexo I como especificado no seu objeto, em conformidade com o Processo Licitatório n.º 029/2019, na modalidade Pregão Presencial, do tipo Menor Preço por item, sob a regência da Lei Federal nº 10.520/2002, Decreto Municipal nº 85/2013 e alteração posterior Decreto 012/08, com aplicação subsidiária da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, no que não conflitarem com a legislação federal, Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006 com as alterações da lei Complementar 147, de 07 de agosto de 2014 e demais disposições legais, cada qual naquilo que couber, e mediante as seguintes cláusulas e condições:

CLÁUSULA PRIMEIRA- DO OBJETO:

1. 1. A presente licitação tem por o objeto a contratação de empresa para prestação de serviços de transporte de universitários, com ida e volta com saída de Paraty para as localidades de Barra Mansa e Volta Redonda (diariamente - de segunda a sexta-feira), conforme condições e especificações estabelecidas no Termo de Referência – Anexo I.

CLÁUSULA SEGUNDA - DAS CONDIÇÕES GERAIS:

2.1 – O presente contrato não poderá ser objeto de cessão, transferência ou subcontratação pela Contratada, sem autorização do Contratante por escrito, sob pena de aplicação de sanção, inclusive rescisão.

2.1.1.. A tolerância do Contratante com qualquer atraso ou inadimplemento por parte da Contratada não importará, de forma alguma, em alteração contratual ou novação, podendo o Contratante exercer seus direitos a qualquer tempo.

2.1.2. O Contratante reserva-se o direito de não receber os serviços prestados, em sua totalidade ou em qualquer de seus itens em específico, em desacordo com o

32 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019. previsto neste contrato, podendo rescindi-lo; reservando-se a Contratante a se valer dos termos do art. 24, inciso XI, da Lei Federal nº 8.666/93.

CLÁUSULA TERCEIRA – DO VALOR CONTRATUAL:

3.1. Pela execução do objeto de que trata a Cláusula Primeira deste Instrumento,a CONTRATANTE pagará à CONTRATADA o valor de R$______(______),

CLÁUSULA QUARTA – DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA:

As despesas decorrentes deste contrato correrão integralmente por conta de dotação orçamentária própria da Secretaria de Educação e correrá pela despesa 3.3.90.39.00.00.00.00.3003 – Ficha 492, exercício 2019 - Outros serviços de Terceiro Pessoa Jurídica.

CLÁUSULA QUINTA – DOS SERVIÇOS:

Paraty x Barra Mansa / Volta Redonda, com o seguinte roteiro:

* Saída diariamente para Barra Mansa de segunda a sexta, com o seguinte roteiro:

* Saída às 15:30h do Shopping Martins (ao lado da Rodoviária) em Paraty, com parada de 10 minutos em Lídice, com destino à UBM (Barra Mansa), UBM Cicuta, na FERP e UNIFOA (Volta Redonda);

* Retorno às 22:00 com parada de 15 minutos em Rio Claro;

CLÁUSULA SEXTA: DO PAGAMENTO:

6.1. A licitante vencedora deverá apresentar a documentação para a cobrança (Nota Fiscal e/ou Fatura) à Secretaria de Governo, até o 5º (quinto) dia útil posterior à data da prestação dos serviços.

6.2. O pagamento será efetuado no prazo de 30 (trinta) dias, contados do encaminhamento, mediante crédito em conta-corrente da licitante vencedora.

6.2.1. A CONTRATANTE reserva-se ao direito de não efetuar o pagamento se os serviços estiverem em desacordo com as condições constante neste contrato e/ou Termo de Referência.

6.2.2. Se a nota fiscal/fatura for recusada por incorreção material ou financeira, o pagamento só será efetuado após as devidas correções, dispondo a CONTRATANTE do prazo estabelecido anteriormente, para se pronunciar sobre o aceite da nota fiscal corrigida.

33 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

6.3. Caso ocorra, a qualquer tempo, a não aceitação de algum produto o prazo de pagamento será descontinuado e reiniciado após a correção pelo proponente vencedor.

6.4. Nenhum pagamento será efetuado enquanto pendente de liquidação de qualquer obrigação. Esse fato não gera qualquer direito a reajustamento de preços ou à atualização monetária.

CLÁUSULA SÉTIMA – DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA:

7.1. Obrigações da Contratada:

7.1.1 - A empresa vencedora se responsabilizará por quaisquer defeitos que porventura venham a ocorrer nos veículos, sem deixar de atender ao Município de Paraty;

7.1.2 - A empresa vencedora deverá prestar os serviços nos horários previstos no edital;

7.1.3 - Os serviços não poderão ser interrompidos em hipotése alguma;

7.1.4 - Responsabilizar-se pelos encargos decorrentes do cumprimento das obrigações supramencionadas, bem como pelo recolhimento de todos os impostos, taxas, tarifas, contribuições ou emolumentos federais, estaduais e municipais, que incidam ou venham incidir sobre o objeto deste contrato, bem como apresentar os respectivos comprovantes, quando solicitados pelo Município de Paraty – RJ;

7.1.5 - A Contratada deverá manter durante toda a vigência do contrato, os veículos em boa condições de uso e qualidade dos serviços prestados à essa Prefeitura;

7.1.6 - O não cumprimento da exigência do subitem anterior, implicará na rescisão contratual, conforme Art. 78 da Lei nº. 8666/93.

7.1.7 - A Contratada ficará responsável pela manutenção, multas, avarias e seguro do(s) veiculo(s) utilizados na prestação de serviço;

7.1.8 - Os motoristas e o combustível ficarão por conta da Contratada;

7.1.9 - O veiculo deverá ter no mínimo 46 (quarenta e seis) lugares.

7.1.10 - É de responsabilidade do licitante contratado todo e qualquer prejuízo causado a Prefeitura Municipal de Paraty ou a terceiros por um de seus funcionários, representante ou preposto, mesmo na execução dos serviços ora constratados;

7.1.11 Para a prestação dos serviços desta licitação, o veículo deverá estar legalizado junto aos órgãos competentes, possuindo classificação pertinente ao ramo de atividade a ser executado;

34 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

7.1.12. A Contratada assumirá responsabilidade total pelo cumprimento do serviço prestado à Secretaria Executiva de Governo, inclusive pelas possíveis despesas com a substituição do veículo, em caso de necessidade;

7.1.13. A Contratada se responsabilizará por todas as obrigações fiscais, sociais e trabalhistas relativas ao pessoal lotado para execução de serviço;

7.1.14. Os funcionários da Contratada não terão nenhum vínculo empregatício com a Prefeitura Municipal de Paraty;

7.1.15. Atender às exigências de qualidade, observado os padrões e normas baixadas pelos órgãos competentes de controle de qualidade e segurança - INMETRO, DETRAN/RJ, DETRO/RJ, atentando-se o proponente, principalmente para as prescrições contidas no art.39, inciso VIII, da Lei 8.078/90(Código de Defesa do Consumidor).

7.1.16. Providenciar meio alternativo de transporte em caso de acidente, falha mecânica, elétrica, hidráulica, quebra ou qualquer outra situação que impeça a conclusão dos serviços, no prazo máximo de 48(quarenta e oito) horas.

7.1.17. Disponibilizar ônibus reserva para qualquer eventualidade que ocorrer durante o percurso.

7.1.18. O transporte deverá ser exclusivamente para alunos cadastrados no Cadastro Municipais de Alunos, sendo vedado o transporte de terceiros, arcando com as consequências civis e criminais decorrentes de qualquer dano causado aos passageiros ressalvando em casos de emergência previstos na legislação vigente, sendo, inclusive, expressamente proibido carona.

7.1.19. A empresa licitante deverá se utilizar de veículos para a execução dos serviços, objeto deste edital, que obedeçam ao Código de Trânsito Brasileiro (Lei n°. 9.503/97 art. 136), sob pena de incorrer em sanções administrativas previstas neste edital.

7.1.20. Observar que o(s) veículo(s) ofertado(s) para o transporte escolar deverão estar em perfeitas condições de uso e manutenção adequada, com todos os dispositivos de segurança exigidos pela legislação pertinente, de acordo com o art. 136 e 137 do CTB – Código Nacional de Trânsito – Lei n° 9.503, de 23.09.97 e o Manual DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro, Resoluções do CONTRAN – Conselho Nacional de Transito, e demais Leis pertinentes municipais, acima mencionadas.

7.1.21. Apresentar quando da assinatura do contrato apólice com cobertura de acidentes pessoais de passageiros de no mínimo R$ 10.000,00 (dez mil reais) e R$30.000,00 (trinta mil reais) por invalidez permanente.

CLÁUSULA OITAVA: DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE:

8.2 Constituem obrigações da Contratante

35 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

8.2.1. Efetuar o pagamento na forma estabelecida no Edital;

8.2.2. Notificar a CONTRATADA, por escrito, fixando-lhe prazo para corrigir defeitos ou irregularidades encontradas na execução dos serviços;

8.2.3. Solicitar, acompanhar e fiscalizar a execução dos serviços;

CLÁUSULA NONA: DA GARANTIA:

9.1. Os produtos e serviços terão garantia de 12 (doze) meses, a partir da assinatura do contrato.

9.1.1. Durante o período acima assinalado, qualquer defeito, deverá ser reparado sem ônus para a PREFEITURA.

9.2. Durante o período de garantia todas as despesas com técnicos para o atendimento serão custeadas pela Contratada.

4. CLÁUSULA DÉCIMA: DO PRAZO PARA INÍCIO DOS SERVIÇOS:

4.3. O prazo para o início dos serviços deverá ser de até 03 (três) dias úteis, a contar do recebimento da Ordem de Fornecimento e/ou Nota de Empenho.

4.4. Período de locação de 12 (doze) meses a contar da data de assinatura do contrato.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA: DA FISCALIZAÇÃO:

Nos termos do art. 67 Lei nº 8.666, de 1993 e as normas estabelecidas na IN CGM Nº 003, de 30 de janeiro de 2017, será designado representante para acompanhar e fiscalizar a entrega dos bens, fazendo a conferência quantitativa e qualitativa do material entregue considerando os parâmetros elencados no Termo de Referência. O representante da Administração anotará em registro próprio todas as ocorrências relacionadas com a execução do contrato, indicando dia, mês e ano, bem como o nome dos funcionários eventualmente envolvidos, determinando o que for necessário à regularização das falhas ou defeitos observados e encaminhando os apontamentos à autoridade competente para as providências cabíveis.

18.2 - Os totens fornecidos estarão sujeitos à aceitação pelo FISCAL da ARP, a quem caberá direito de recusa caso os mesmos não estejam de acordo com as especificações constantes do Edital e seus anexos, ou caso se constate, nos mesmos, existência de vícios ou defeitos.

18.3 - O aceite do objeto será formalizado pela FISCAL através do aceite ou atesto na respectiva nota fiscal. Não obstante o Aceite/Atesto, o CONTRATADO será

36 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019. responsável pelo perfeito fornecimento do objeto contratado, nos termos da legislação civil, penal e profissional. A fiscalização do fornecimento dos objetos não diminui ou substitui a responsabilidade da licitante.

18.4 - A CONTRATADA se obriga, às suas expensas, a trocar o objeto em caso de desconformidade, de modo a adequá-los às especificações do presente Termo de Referência – Anexo I, Edital ou seus anexos, bem como às exigências de qualidade impostas pelas relações de consumo, em geral, na parte que vier a ser recusada.

18.5 - Quaisquer tolerâncias, concessões ou liberalidades do FISCAL DO CONTRATO para com a CONTRATADA, quando não formalizadas mediante termo aditivo, não constituirão precedentes invocáveis e não terão o poder de alterar as obrigações estabelecidas.

CLÁUSULA DÉCIMASEGUNDA: DO RECEBIMENTO DO OBJETO:

12.1. O recebimento e a conferência dos serviços prestados serão feitos pelo servidor designado, na Cláusula Décima Primeira, o qual atestará a entrega do objeto/prestação dos serviços, nas condições exigidas, constituindo tal atestado requisito para a liberação dos pagamentos à CONTRATADA.

12.1.1. Encontrando irregularidade ou caso os serviços estejam fora dos padrões determinados, o Fiscal do contrato comunicará a CONTRATADA para regularizá-los no prazo máximo de 05 (cinco) dias corridos. O atraso no atendimento acarretará a suspensão dos pagamentos, além da aplicação das penalidades previstas;

12.2. A CONTRATANTE indicará na “Ordem de Fornecimento” o início dos serviços e local aonde será realizado, ficando a CONTRATADA obrigada a dar o devido cumprimento.

12.3. O recebimento definitivo será feito após a verificação da qualidade do objeto pelo fiscal dos serviços, que lavrará termo assinado e aporá na nota fiscal o termo “RECEBIDO”, o que significará estar o objeto de acordo com Edital e o Termo de Referência e aceito definitivamente.

12.4. Os serviços serão recebidos na forma apontada nos artigos 73 3 74 da Lei Federal nº 8.666/93.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA: DAS PENALIDADES:

13.1. O descumprimento, por parte da CONTRATADA, das obrigações contratuais assumidas, ou a infringência dos preceitos legais pertinentes, ensejará a aplicação das sanções previstas na Lei n° 10.520/02, que se encontram indicadas abaixo: a) Advertência, por escrito, sempre que forem constadas falhas de pouca gravidade;

37 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019. b) Multa diária de 0,5% (meio por cento), até o limite de 30 (trinta) dias, calculada sobre o valor total do contrato, em caso de descumprimento do prazo de entrega; c) Multa de 10% (dez por cento), calculada sobre o valor total do contrato, em caso de descumprimento de qualquer outra cláusula; d) Suspensão temporária, de participarem licitação e impedimento de contratar com a CONTRATANTE pelo prazo de até 05 (cinco) anos, sem prejuízo das multas previstas neste contrato, nos moldes do art. 7°, da Lei nº 10.520/2002 e inciso III do art. 87 da Lei n.º 8.666/93.

13.2. Impedimento de licitar e contratar com a Administração Pública.

13.3. Declaração de inidoneidade para licitar e contratar com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, nos termos do inciso IV do art. 87 da Lei nº 8.666/93.

13.4. As penalidades serão aplicadas pela Secretaria Municipal de Educação.

13.5. As multas poderão ser descontadas do pagamento imediatamente subseqüente à sua aplicação.

13.6. Na aplicação das penalidades de advertência, multa e suspensão temporária será facultada a defesa prévia no respectivo processo, no prazo de 5 (cinco) dias úteis.

13.7. Na aplicação das penalidades de impedimento de licitar e contratar e de declaração de inidoneidade será facultada a defesa prévia no respectivo processo, no prazo de 10 (dez) dias.

13.8. As multas são independentes entre si, podendo ser aplicadas em conjunto ou separadamente com as demais penalidades previstas, após a análise do caso concreto e não exime o Signatário Detentor da plena execução do objeto contratado.

13.9. Nenhuma parte será responsável perante a outra pelos atrasos ocasionados por motivo de força maior ou caso fortuito.

13.10. Consideram-se motivos de força maior ou caso fortuito aqueles constantes no artigo 393 do Código Civil Brasileiro.

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA: DOS CASOS DE RESCISÃO:

14.1. Em conformidade com o art. 79 da Lei nº. 8.666/93, a rescisão do presente Contrato poderá ser:

38 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019.

I – Por ato unilateral e escrito da Administração, nos casos enumerados nos incisos I a XII e XVII do art. 78, da Lei nº. 8.666/93 e suas alterações, observando o disposto noart. 109, inciso I, letra “e” da mesma Lei;

II Amigavelmente, por acordo entre as partes reduzidas a termo no respectivoprocedimento administrativo, desde que haja conveniência para a Administração,mediante justificativa, nos termos da Lei;

III – Judicialmente, nos termos da lei.

Parágrafo Único: A rescisão administrativa ou amigável deverá ser precedida de autorização escrita e fundamentada da autoridade competente que primará pelo resguardo do interesse público e da Administração.

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA: DOS CASOS OMISSOS E ADITAMENTOS:

15.1. Os casos omissos e aditamentos contratuais, acaso necessários, serão regidos pelas normas da Lei Federal nº. 8.666/93 e suas alterações, e segundo os princípios gerais do Direito Administrativo e, subsidiariamente, do Direito Privado, sempre em benefício do interesse público.

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA: DA VINCULAÇÃO E DOS DOCUMENTOS INTEGRANTES DO CONTRATO:

16.1. Fazem parte deste Contrato, independentemente de transcrição, os documentos adiante enumerados e constantes do processo nº 6780/2019. a) Edital de Pregão Presencial nº. 034/2019; b) Termo de Referência/Plano de Trabalho e seus Anexos; c) Proposta e demais documentos apresentados pela CONTRATADA conforme as especificações do Edital e do Termo de Referência/Plano de Trabalho.

CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA: DA OBRIGAÇÃO DE MANTER AS CONDIÇÕES DE HABILITAÇÃO:

17.1. A CONTRATADA está obrigada a manter, durante toda a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação.

CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA: DOS CASOS OMISSOS:

18.1. Fica estabelecido que, caso venha ocorrer algum fato não previsto neste Contrato, os chamados casos omissos, serão resolvidos entre as partes, respeitando o objeto do Contrato, suas Cláusulas, a legislação e demais normas

39 ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY Folha nº ______SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Proc. nº 6780/201 9 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO Data: 01/07/19 Rub___

PREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2019. reguladoras da matéria, em especial a Lei nº 8.666/93, aplicando-lhe, supletivamente, os princípios da Teoria Geral dos Contratos estabelecidos na Legislação Civil Brasileira e as disposições do Direito Privado.

CLÁUSULA DÉCIMA NONA: DA PUBLICAÇÃO:

19.1. O CONTRATANTE providenciará a publicação deste instrumento de Contrato por extrato no Diário Oficial do Município, até o 5º dia útil do mês subsequente ao de sua publicação, paraocorrer no prazo máximo de 20 (vinte) dias a contar daquela data, conforme determina o art. 61, parágrafo único da Lei nº. 8.666/93.

CLÁUSULA VIGÉSIMA: DO FORO:

Fica eleito o foro da Comarca de Paraty/RJ para dirimir quaisquer dúvidas quanto à execução do presente contrato.

E, por estarem justas, as partes firmam o presente instrumento em 05 (cinco) vias de igual teor e forma, na presença das testemunhas abaixo.

Paraty/RJ , __ de ______de 2019

CONTRATANTE

PROCURADOR

CONTRATADA TESTEMUNHAS:

40