Relatório Anual de Gestão Contrato de Gestão MCTI – IMPA 2011

Rio de Janeiro, RJ Dezembro, 2011 Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Aluizio Mercadante Oliva

Secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Luiz Antonio Rodrigues Elias

Subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa Arquimedes Diógenes Ciloni

Diretor Geral César Leopoldo Camacho Manco

Diretor Adjunto Claudio Landim

Assessora da Direção Cássia Pessanha

Coordenadores Alfredo Noel Iusem - Coordenador de Atividades Científicas Claudio Landim - Coordenador de Programas Especias João Carlos Silva de Paiva - Coordenador Financeiro Jorge Vitório Pereira - Coordenador de Ensino Lucio Ladislao Rodríguez - Coordenador de Planejamento e Projetos Paulo Roberto Grossi Sad - Coordenador de Informação Científica Roberto de Beauclair Seixas - Coordenador de Informática Sheila Martins Durão - Coordenadora de Administração

Conselho de Administração Eduardo Moacyr Krieger – Presidente

André Nachbin - Representante dos Pesquisadores do IMPA Carlos Ivan Simonsen Leal - Profissional da área científica/tecnológica (FGV / RJ) Glaucius Oliva – CNPq Jacob Palis Junior - Representante dos Associados do IMPA Jonas de Miranda Gomes – FIRJAN Jorge Almeida Guimarães – MEC José Fernando Perez – SBPC Luiz Antonio Rodrigues Elias - MCTI Luiz Davidovich - Profissional da área científica/tecnológica (Instituto de Física – UFRJ)

Conselho Técnico Científico César Camacho – Presidente Claudio Landim – Vice-presidente

Alfredo Iusem – IMPA Aron Simis – UFPE Belita Koiller – UFRJ Carlos Emanuel de Souza – LNCC Fernando Codá – IMPA Hilário Alencar da Silva – UFAL José Felipe Linares – IMPA Luiz Velho – IMPA Marcelo Viana – IMPA Pablo Ferrari – UBA

[1]

SUMÁRIO 1.Visão Inst itucional...... 3 Gráfico - Número de Pesquisadores ...... 4 O Apoio do IMPA à Pós-Graduação Brasileira...... 7 A OBM, a OBMEP e o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM)...... 8 PROFMAT...... 9 Algumas Atividades e Resultados Alcançados no ano de 2011...... 10 ANEXO - Pesquisadores do IMPA...... 12 Pesquisadores Premiados, Distinções e Participações em eventos importantes em 2011...... 13 2.Indicadores de Desempenho...... 14 Histórico dos Indicadores...... 14 Período: 2001 a 2006...... 14 Período: 2007 a 2011...... 15 Resultados concretizados no ano de 2011...... 16 Macroprocessos: Detalhamento e Metas Realizadas...... 17 Macroprocesso Pesquisa...... 17 Macroprocesso Intercâmbio Científico...... 44 Macroprocesso Ensino...... 63 Macroprocesso Desenvolvimento Tecnológico...... 72 Macroprocesso Informação Científica...... 74 Macroprocesso Desenvolvimento Institucional...... 75 Macroprocesso Disseminação da Matemática...... 81 Histórico das avaliações da Comissão de Avaliação (Pontuação Global)...... 83 3.Gestão de Pessoas ...... 84 Quantitativo de Pessoal...... 84 4.Gestão Patrimonial ...... 89 Cobertura de Seguros...... 89 Adequação de Perfil e dos Quantitativos...... 89 5.Informações Contábeis da Gestão...... 91 Histórico dos valores repassados dentro da rubrica Contrato de Gestão...... 91 Contas Bancárias...... 92 Balanços Patrimoniais...... 92 Demonstração do Resultado do Exercício – DRE...... 92 Demonstração da Mutação do Patrimônio Social...... 95 Demonstrativo de Fluxo de Caixa...... 95 6.Relatório Financeiro...... 95 Demonstrativos dos Rendimentos de Aplicações Financeiras da Associação (valores em R$)...... 96 Demonstrativos dos excedentes financeiros Contrato de Gestão...... 97 7.Parecer da Auditoria Indepen dente...... 99

[2]

1.1.1.Visão1. Visão Institucional

Desde sua transformação em Organização Social, em 2001, o IMPA assinou três contratos de gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação nos períodos: 2001-2005, 2006-2009 e 2010-2016. Em 2001 o quadro de pesquisadores do IMPA contava com 29 matemáticos, todos servidores públicos cedidos à Organização Social IMPA, e mais três pesquisadores eméritos. Desses 29, 13 estariam em condições de se aposentar até 2013, mais 6 até 2025 e outros 10 até 2036. A estratégia adotada nos dois primeiros contratos com o aval do Conselho de Administração previa uma urgente reposição do quadro de pesquisadores fortalecendo-se em especial as dez áreas existentes no IMPA. Nos últimos onze anos essa estratégia foi seguida à risca. Contrataram-se dezoito novos pesquisadores, tendo sido fortalecidas oito das dez áreas atuais de pesquisa e introduzidos quatros novos temas.

Álgebra 2006 - Carolina Araújo

Análise/Equações Diferencias Parciais 2011 - Emanuel Carneiro

Computação Gráfica 2010 - Diego Nehab

Dinâmica dos Fluídos 2011 - Alexey Maylybaev

Equações Diferenciais Complexas 2005 - Jorge Vitório Pereira 2006 - Hossein Movasati

Geometria Diferencial 2003 - Fernando Codá 2007 - Harold Rosenberg (Pesquisador Extraordinário) 2011 - José Espinar (Cátedra J. Simons) 2011 - Mikhail Belolipetskiy (Cátedra S. S. Chern)

Probabilidade 2010 - Milton Jara 2011 - Augusto Teixeira

[3]

Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica 2003 - Enrique Pujals 2007 - Artur Ávila - Cátedra Armínio Fraga (Pesquisador Extraordinário)

Novos Temas

Geometria Simpléctica 2005 - Henrique Bursztyn

Computação Quântica e Probabilidade 2006 - Roberto Imbuzeiro

Combinatória 2010 - Robert Morris

Teoria da Representação 2010 - Reimundo Heluani

Atualmente o quadro de pesquisadores conta com 47 matemáticos e quatro pesquisadores eméritos. O crescimento do quadro científico do IMPA pode ser apreciado no gráfico seguinte:

Número de PesquiPesquisadoressadores

55

50

45

40 Nº de Nº

Pesquisadores 35

30 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Por outro lado, o último contrato de gestão prevê a abertura de seis vagas adicionais de pesquisador até 2016. Contando com elas, a substituição completa dos pesquisadores funcionários públicos cedidos ao IMPA-OS, por pesquisadores em regime de trabalho da CLT, ficará reduzida à programação de 10

[4] contratações até 2036, isto é, uma média de duas contratações a cada cinco anos, uma meta factível.

Portanto, o problema maior da transformação do IMPA em Organização Social, i.e. a substituição dos funcionários públicos cedidos por funcionários CLT, está essencialmente equacionado no que respeita ao corpo de pesquisadores. Evidentemente que a meta não será a de somente substituir esses pesquisadores, mas também o de alcançar um crescimento adequado à missão da Instituição.

A esse respeito, cabe mencionar que nos últimos dois anos o IMPA introduziu uma nova modalidade de pós-doutorado, importante como modelo para o País. Num primeiro edital internacional foram oferecidas cinco bolsas de dois anos de duração para jovens doutores, com valores de R$7.500,00 mensais, competitivos em termos internacionais. O IMPA analisou os currículos de cem candidatos de diversas partes do mundo. Num segundo edital para o preenchimento de 4 vagas adicionais, realizado em 2011-2012, foram 175 candidatos. As autoridades do Governo foram alertadas para esse fato novo que ao que tudo indica, está sendo provocado pela crise econômica internacional, de abundante mão de obra no exterior, extremamente bem qualificada que bem poderia ser integrada ao sistema de Ciência e Tecnologia do País.

Enquanto Organização Social o IMPA abriu a oportunidade de receber aportes do setor privado na forma de doações. Esse foi o caso das contratações de Henrique Bursztyn e de Jorge Vitorio Pereira num momento em que não se contava com recursos do Governo Federal disponíveis para contratações. Foi possível contratar em caráter probatório por um período de quatro anos, esses pesquisadores, respectivamente, com as doações de Armínio Fraga (Cátedra Armínio Fraga), e Pedro Moreira Salles (Cátedra Unibanco). O MCTI tomou a seu cargo essas posições, a partir do quinto ano.

De maneira semelhante, a doação de James Simons permitiu implantar no IMPA a Cátedra S.S. Chern e Cátedra J. Simons que foram concedidas em caráter probatório pelo período de quatro anos a Mikhail Belolipetskiy e José Espinar, respectivamente. A essas doações somam-se as de João Moreira Salles dedicadas a financiar duas bolsas de pós-doutorado de excelência de dois anos de duração. Além disso, nos próximos dois anos complementará a concessão de duas bolsas de doutorado de excelência, levando-as ao valor de 3.500 reais mensais durante dois anos para alunos que tenham se distinguido pelo seu excepcional desempenho e estejam em fase de preparação de tese. Soma-se a essa contribuição o

[5] programa de Conferências Magnas a cargo de visitantes estrangeiros muito distinguidos, por um período de dez dias cada, com o propósito de proferir conferências no IMPA e em centros importantes no país. Além disso, negociamos no momento o financiamento de um acordo entre o IMPA e a Universidade de Brown, contemplando intercâmbio de alunos e pesquisadores. Por outro lado, Roberto Irineu Marinho, está contribuindo substancialmente com a área de Computação Gráfica do IMPA, em especial com a criação de duas cátedras de pós-doutorado de um ano de duração, suporte ao Projeto Ciência 360º e apoio na forma de diárias e passagens para apresentações de trabalhos de alunos em conferências internacionais de Computação Visual.

O crescimento do corpo científico foi acompanhado naturalmente pelo incremento substancial do intercâmbio científico e das atividades de ensino. O número de visitas científicas passou de 167 visitas-mês em 2001 para 488 visitas-mês em 2010 e 652 em 2011. Nelas incluem-se as visitas dos jovens estagiários de pós- doutorado que começou a ser contabilizada em 2003 quando foram 62 visitas- mês. Em 2011 esse número cresceu para 365 visitas-mês de estagiários de pós- doutorado.

No que se refere ao ensino, o número de alunos admitidos ao Programa de Doutorado e o número de doutores formados pelo IMPA mantêm uma tendência crescente. Isso pode ser apreciado, por exemplo, na média trianual do número de doutores formados que nos últimos anos oscilou entre 13,3 alunos (triênio 2001-2003) e 19,3 alunos (triênio 2008-2010). De maneira semelhante o Programa de Verão manteve sua vitalidade e uma participação crescente de alunos. Foram 185 em 2001 e 368 em 2011. Além disso, o Colóquio Brasileiro de Matemática teve sua duração prolongada para duas semanas e seu foco concentrado nas conferências plenárias e cursos especiais para alunos selecionados.

Dentre os programas novos no ensino neste período cabe destacar a Escola de Altos Estudos financiada pela CAPES que tem propiciado a visita ao IMPA de conceituados matemáticos para a realização de cursos transmitidos pela internet a todo o país. Foram cinco cursos desde 2007.

Por meio de acordo assinado com a Universidade de Paris VI foram oferecidos desde 2008 sete cursos avançados a cargo de professores dessa universidade.

O IMPA mantém um programa de gravação de vídeos de conferências e eventos com um acervo de 84 títulos. Este ano iniciaram-se as gravações dos cursos

[6] regulares do IMPA do seu Programa de Pós-graduação os quais foram disponibilizados na pagina web, com excelente receptividade. Esse programa deverá continuar, dada a sua importância para a disseminação da matemática. Ainda, em relação à disseminação, o IMPA tem ampliado para seus usuários o acesso a periódicos online disponibilizando a coleção de revistas digitalizadas da Springer Verlag e do JSTOR um acesso que complementa o Portal da Capes. Também o IMPA, como uma Unidade Mista Internacional do CNRS, tem acesso ao portal de periódicos do CNRS.

O Apoio do IMPA à PPósósósós----GraduaçãoGraduação Brasileira

O caráter nacional da missão do IMPA tem-se refletido ao longo do tempo na sua contribuição relevante à formação de quadros nas universidades brasileiras, na elaboração de uma literatura matemática em língua portuguesa para o ensino dessa disciplina nas nossas universidades e nos programas de capacitação de professores do ensino médio, além da realização de olimpíadas. Nos últimos anos o IMPA tem contribuído com outros programas, listados a seguir:

1.1.1.O1. PICME – Programa de Iniciação Científica e Mestrado, surgiu de um chamado do IMPA a lideranças matemáticas do país para enriquecer as pós-graduações. Consiste de um programa de bolsas de Iniciação Científica e de Mestrado oferecido aos estudantes universitários que em algum momento receberam uma medalha de ouro, prata, ou bronze da OBM ou da OBMEP. Ao ingressar numa universidade, esses estudantes recebem uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq de até três anos de duração seguida de uma bolsa de mestrado da CAPES de dois anos de duração com o objetivo de realizar estudos num programa de pós- graduação em Matemática, credenciado pela CAPES. A ideia é a de que esses estudantes concluam um mestrado em Matemática simultaneamente com seu programa de graduação, que pode ser em qualquer área. Já participam desse programa mais de 1.300 alunos.

2.2.2.Trimestres2. Temáticos: O IMPA oferece aos membros da comunidade matemática nacional a oportunidade de organizarem no IMPA atividades concentradas numa área, durante um trimestre, com recursos financeiros oferecidos pelo IMPA. Essas atividades contam com a participação de alunos em atividades tais como minicursos e conferências proferidas por especialistas do exterior, concluindo com um workshop internacional. Já foram realizados dois trimestres temáticos. O CTC determinou uma mudança do formato podendo ser

[7] alterada a duração dessas atividades de maneira a harmonizá-las melhor com os calendários universitários.

3.3.3.Pós-doutorados3. de Excelência: Oferecidos a jovens doutores com bolsas de R$7.500,00 por mês para estagiar no IMPA durante dois anos. O primeiro edital contemplou 5 matemáticos. O segundo edital, em curso, prevê quatro posições adicionais.

4.4.4.Pós-doutorados4. de excelência brasileiros: Já foi lançado edital de cinco posições de um ano de duração de pós-doutorado no IMPA, no valor de R$ 7.500,00 por mês para matemáticos de centros de pós-graduação brasileiros que desejem dedicar-se exclusivamente à pesquisa no IMPA.

A OBMOBM,,,, aaa OBMEP e o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM)

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, foi criada em 2005, como uma iniciativa do IMPA apoiada pela SBM e suportada financeiramente pelo MCTI e pelo MEC. É uma atividade consagrada pela sua qualidade, refletida na excelente literatura que é colocada a disposição de todas as escolas publicas do País, na forma de provas interessantes e desafiadoras, de livros para uso dos alunos na preparação para as provas, e de livros do seu Programa de Iniciação Cientifica. Caracteriza-a também a sua abrangência e ramificação até os lugares mais afastados do país. Na última olimpíada de 2011 foram 18,7 milhões de alunos inscritos. Os 3.200 alunos premiados com medalhas são provenientes de mais de 800 municípios. Dessa maneira a benéfica influência da OBMEP tem-se manifestado em muitos municípios pequenos. A OBMEP deve seu sucesso à excelente organização da logística das provas operada a partir do IMPA com a participação de ampla rede de colaboração da comunidade matemática, convidada pelo IMPA.

Esta atividade deverá ser mantida e seu Programa de Iniciação Cientifica ampliado de maneira a estimular um número maior de jovens a prosseguir sua formação nas carreiras técnico científicas.

No que diz respeito à Olimpíada Brasileira de Matemática – OBM, recentemente acordou-se que essa atividade fosse conjunta entre o IMPA e a SBM. Está-se promovendo uma aproximação progressiva com a OBMEP de maneira a aproveitar sua estrutura nacional. A OBM precisa ser fortalecida de maneira a melhorar seu desempenho nas Olimpíadas Internacionais.

[8]

A competição, realizada em três fases, contou este ano com a participação de mais de 5,3 mil escolas da rede pública e privada de ensino e 155 instituições de ensino superior, o que implicou na participação efetiva de mais de 190 mil jovens estudantes e seus professores.

Ambas atividades estão formalmente inseridas na Coordenação de Programas Especiais do IMPA.

O Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM) é Coordenado pelo Professor Elon Lages Lima e retransmitido em parceria com a RNP para trinta e quatro outras instituições em vários estados.

São cursos intensivos de curta duração realizados nos meses de janeiro e julho direcionados aos professores de Matemática do ensino médio atuantes no Estado do e transmitidos via internet a outros 33 centros em todo o País. Em cada centro existe uma equipe de apoio formada por professores universitários treinada para esse fim. Esta atividade foi incorporada ao Contrato de Gestão do IMPA. Prevê-se um crescimento substancial do número de centros participantes no Programa nos próximos anos.

No Rio de Janeiro, o curso foi ministrado pelos professores Elon Lages Lima, Paulo Cezar Carvalho, Luciano Monteiro e Eduardo Wagner, sendo monitorado presencialmente nos Estados. Participaram do treinamento, 210 professores- alunos no Rio de Janeiro e 5.341 professores-alunos nos demais centros.

PPPROFMATPROFMAT

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional é um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática com apoio do IMPA. Iniciado em abril de 2011, o curso de Mestrado Profissional Matemática em Rede conta, atualmente, com a participação de 48 instituições localizadas em 23 unidades da federação e atende a 1.192 alunos.

O PROFMAT visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua

[9] formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. O Programa opera em ampla escala, com o objetivo de, a médio prazo, ter impacto substantivo na formação matemática do professor em todo o território nacional.

Algumas Atividades e Resultados Alcançados no aaanoanonono de 2011

Concluído rigoroso processo de seleção em Novembro de 2010, foram escolhidos os matemáticos Mikhail Belolipetskiy (Inglaterra) para ocupar a Cátedra S. S. Chern em Geometria e José Espinar (Espanha) para ocupar a Cátedra J. Simons em Geometria.

Foi lançado também concurso internacional para preenchimento de três vagas de pesquisador concluído em Fevereiro de 2011. Apresentaram-se 85 candidatos de várias partes do mundo tendo sido selecionados os seguintes matemáticos: Emanuel Carneiro, da área de Análise e Equações Diferenciais Parciais; Alexey Mailybaev de Dinâmica dos Fluídos; Augusto Teixeira, de Probabilidade. Todos eles já assinaram contratos com o IMPA. Desta maneira, o número de Pesquisadores do IMPA passa a ser 51, incluindo-se nessa soma 4 Pesquisadores eméritos. Ele reflete o crescimento do Corpo Científico da Instituição.

As metas para o ano de 2011 foram todas cumpridas, com destaque para o crescimento do número de visitas-mês ao IMPA de Pesquisadores nacionais e estrangeiros e de estagiários de pós-doutorado que alcançou 365 e do número de visitas-mês ao IMPA de pesquisadores nacionais e estrangeiros, que alcançou 287.

No primeiro Semestre de 2011 implementaram-se cinco posições de pós- doutorado de excelência: Daniel Reem, Oliver Lorscheid, Ricardo Barros, Simon Griffiths e Susan Schommer.

Estas são posições de dois anos de duração para jovens matemáticos, com valores competitivos em nível internacional. Além disso, foi aprovado o nome de Welington Luis de Oliveira para ocupar a posição de pós-doutorado de excelência em Matemática Industrial, para início em 2012.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é atividade do IMPA, prevista no Contrato de Gestão 2010-2016. Celebrado entre o IMPA e o Poder Público representado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Nesse sentido essa atividade foi incorporada dentro da nova

[10]

Coordenação de Programas Especiais criada para esse fim pelo Conselho de Administração. Essa Coordenação abrigará também a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Gráfico Comparativo de Inscrições ––– todas as edições da OBMEP OBMEP Escolas Alunos Municípios 2005 31.030 10.520.830 93,50% 2006 32.655 14.181.705 94,50% 2007 38.450 17.341.732 98,13% 2008 40.377 18.317.779 98,72% 2009 43.854 19.198.710 99,10% 2010 44.717 19.665.928 99,16% 2011 44.691 18.720.068 98,90%

O IMPA acaba de inaugurar o seu novo Datacenter utilizando os equipamentos mais modernos do mercado, no que se refere ao sistema elétrico, refrigeração de precisão e conectividade, todos com redundância, garantindo um ambiente computacional de alto nível para ensino, pesquisa e desenvolvimento de padrão e qualidade internacional.

César Camacho

[11]

•ANEXO

PESQUISADORES DO IMPA

1. Alcides Lins Neto 2. Alexey Mailybaev 3. Alfredo Noel Iusem 4. Aloísio Pessoa de Araújo 5. André Nachbin 6. Arnaldo Leite Pinto Garcia 7. Augusto Quadros Teixeira 8. Benar Fux Svaiter 9. Carlos Gustavo T. A. Moreira 10. Carolina Bhering de Araújo 11. César Leopoldo Camacho Manco 12. Claudio Landim 13. Dan Marchesin 14. Diego Nehab 15. Eduardo de Sequeira Esteves 16. Emanuel Carneiro 17. Enrique Ramiro Pujals 18. Fernando Codá dos S. C. Marques 19. Henrique Bursztyn 20. Hermano Frid Neto 21. Hossein Movasati 22. Jonas de Miranda Gomes (em licença) 23. Jorge Passamani Zubelli 24. Jorge Vitório B. dos Santos Pereira 25. José Espinar (Cátedra J. Simons) 26. José Felipe Linares Ramirez 27. Karl Otto Stöhr 28. Lúcio Ladislao Rodriguez 29. Luis Adrian Florit 30. Luiz Carlos Pacheco Rodrigues Velho 31. Luiz Henrique de Figueiredo 32. Marcelo Miranda Viana da Silva 33. Marcos Dajczer 34. Marcus Vinícius Sarkis Martins (em licença) 35. Mikhail Belolipetskiy (Cátedra S.S. Chern) 36. Mikhail Vladimir Solodov 37. Milton Jara 38. Paulo Cezar Pinto Carvalho 39. Paulo Roberto Grossi Sad 40. Rafael José Iório Junior 41. Reimundo Heluani 42. Robert David Morris 43. Roberto Imbuzeiro M. F. de Oliveira 44. Vladas Sidoravicius 45. Welington Celso de Melo

[12]

PESQUISADORES EXTRAORDINÁRIOS

1. Artur Ávila Cordeiro de Melo (Cátedra Armínio Fraga) 2. Harold William Rosenberg

PESQUISADORES EMÉRITOS

1. Elon Lages Lima 2. Jacob Palis Junior 3. Manfredo Perdigão do Carmo 4. Mauricio Matos Peixoto

PESQUISADORES VINCULADOS A UMI/IMPA-CNRS

1. Christian Mauduit 2. Hubert Lacoin 3. Robert Coquereaux

• Pesquisadores Premiados, Distinções e Participações em eventos importantes em 2011

Aloísio Pessoa de Araújo

2011, Vice-Presidente da Sociedade para avanço da Teoria Econômica

Artur Ávila

2011, Prêmio Michael Brin, patrocinado pelo Center for Dynamics and Geometry da Universidade Penn State

Emanuel Carneiro

2011, J. T. Oden Faculty Fellow, ICES – Universidade do Texas em Austin

Fernando Codá

2011, Membro TWAS 2011 2011, Prêmio Jovem Cientista TWAS-ROLAC

Jacob Palis

2011, Doutor Honoris Causa da Universidade do Federal do Rio de Janeiro 2011, Membro Estrangeiro da Academia de Ciências de Lisboa

Vladas Sidoravicius

2011, Distinção D. Eisenbud Presidente Emérito da MSRI, Fundação Simons

[13]

2.Indicadores de Desempenho

Histórico dos Indicadores •Período: 2001 a 2006

Indicadores Metas / Ano MACROPROCESSOS Tipo Unid. Contratada Descrição Peso V0 Realizada 2001 2002 2003 2004 2005 2006 (1) 1. Número de artigos publicados no ano em revistas de C - - 55 55 55 55 Efetividade circulação internacional de alto padrão científico com corpo U 10 - R - - 64 59 60 62 de pareceristas. 2. Número de artigos publicados ou aceitos para publicação PESQUISA C 100 110 110 110 110 110 Efetividade em revistas de circulação internacional e alto padrão U 8 100 científico, com corpo de pareceristas. R 105 107 106 125 116 121 3. Proporção de pesquisadores com Bolsa de Produtividade C 80 80 80 80 80 80 Efetividade % 7 - do CNPq. R 93 90,3 90,6 90,6 90,6 83 4. Número de visita-mês ao IMPA de pesquisadores C 100 120 120 170 170 180 Eficácia U 5 100 nacionais e estrangeiros. R 167 197 172 185,8 268 236 INTERCÂMBIO 5. Número de visita-mês ao IMPA de estagiários de pós- C - - 50 50 50 75 Eficácia U 4 50 CIENTÍFICO doutorado. R - - 62 134 138 198 C 6 7 7 8 8 8 Eficácia 6. Número de reuniões científicas do IMPA. U 7 6 R 7 8 8 9 911 7. Índice de sucesso do doutorado - programa de 4 anos C 80 85 85 85 85 85 (quantidade de títulos concedidos a bolsistas nos 4 últimos Eficiência anos, multiplicada por 48 e dividida pelo número de meses % 8 80

de bolsas concedidas nos quatro anos precedentes à R 100 87 92 98 84 94 obtenção do grau). 8. Índice de sucesso do mestrado - programa de 2 anos (quantidade de títulos concedidos a bolsistas nos 2 últimos C 70 80 80 80 80 85 ENSINO Eficiência anos, multiplicada por 24 e dividida pelo número de meses % 6 70 de bolsas concedidas nos dois anos precedentes à R 100 83 104 114 105 86 obtenção do grau). 9. Número de doutores formados anualmente/média dos C 9 11 11 12 12 12 Eficácia U 8 8 últimos três anos. R 12 13 13 11,67 12 12,67 10. Número de participantes do Colóquio Brasileiro de C 1100 - 1200 - 1200 - Eficácia U 3 1100 Matemática. (realizado nos anos ímpares) R 1100 - 1150 - 1249 - 11. Número de protótipos e Softwares produzidos ou C 6 7 7 8 8 8 Eficácia U 3,5 6 DESENVOLVIMENTO aperfeiçoados (novas versões). R 7 15 10 15 10 11 TECNOLÓGICO 12. Número de publicações tecnológicas e patentes C 4 5 5 6 6 6 Eficácia U 3,5 4 resultantes dos Projetos. R 4 5 5 10 7 10 13. Número de títulos publicados (livros de graduação e pós- C 9 10 10 14 16 16 Eficácia U 4 9 graduação). R 9 11 14 19 16 18 14. Número de livros e assinaturas de revistas incorporados C 1230 1260 1290 1120 1290 900 INFORMAÇÃO Eficácia U 2 1200 CIENTÍFICA ao acervo bibliográfico do IMPA. R 1303 1976 1291 1127 1254 1012 C 1400 4500 4500 20000 20000 12000 Efetividade 15. Número de livros emprestados. U 1,5 1200 R 4716 4546 22035 24620 20775 12890 C 7 7 7 7 7 7 Efetividade 16. Notas da CAPES (avaliação a cada três anos) U 10 7 R 7 7 7 7 7 7 DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 17. Número de projetos de pesquisa e convênios de C 14 14 16 18 18 19 Efetividade U 5 14 cooperação vigentes, aprovados por mérito, ou a convite. R 16 17 17 18 18 21 18. Número de alunos inscritos na Olimpíada Brasileira de C------DISSEMINAÇÃO DA Eficácia Matemática das Escolas Públicas - OBMEP. U 4,5 MATEMÁTICA R------(Tornou-se indicador somente em 2011) (1) % = Porcentagem; U = Unidade; I = Índice

[14]

Histórico dos Indicadores •Período: 2007 a 2011

Indicadores Metas / Ano MACROPROCESSOS Tipo Unid. Contratada Descrição Peso V0 Realizada 2007 2008 2009 2010 2011 (1) 1. Número de artigos publicados no ano em revistas de C 55 57 60 65 65 Efetividade circulação internacional de alto padrão científico com corpo U 10 - R 66 80 85 68 83 de pareceristas. 2. Número de artigos publicados ou aceitos para publicação PESQUISA C 110 115 120 130 130 Efetividade em revistas de circulação internacional e alto padrão U 8 100 científico, com corpo de pareceristas. R 128 140 145 135 134 3. Proporção de pesquisadores com Bolsa de Produtividade C 80 80 80 80 80 Efetividade % 7 - do CNPq. R 91 92 94,5 85,4 90 4. Número de visita-mês ao IMPA de pesquisadores C 220 230 230 240 240 Eficácia U 5 100 nacionais e estrangeiros. R 227 244 245 252 287 INTERCÂMBIO 5. Número de visita-mês ao IMPA de estagiários de pós- C 130 150 180 180 240 Eficácia U 4 50 CIENTÍFICO doutorado. R 215 229 290 236 365 C 9 10 10 10 10 Eficácia 6. Número de reuniões científicas do IMPA. U 7 6 R 10 12 11 12 13 7. Índice de sucesso do doutorado - programa de 4 anos (quantidade de títulos concedidos a bolsistas nos 4 últimos C 85 85 85 85 85 Eficiência anos, multiplicada por 48 e dividida pelo número de meses % 8 80 de bolsas concedidas nos quatro anos precedentes à R 83 86 88 88 86 obtenção do grau). 8. Índice de sucesso do mestrado - programa de 2 anos (quantidade de títulos concedidos a bolsistas nos 2 últimos C 85 85 85 85 85 ENSINO Eficiência anos, multiplicada por 24 e dividida pelo número de meses % 6 70

de bolsas concedidas nos dois anos precedentes à R 89 86 91 88 87 obtenção do grau). 9. Número de doutores formados anualmente/média dos C 12 12 12 13 16 Eficácia U 8 8 últimos três anos. R 12,3 15 17 19,33 20 10. Número de participantes do Colóquio Brasileiro de C 1200 - 1200 - 600 Eficácia U 3 1100 Matemática. (realizado nos anos ímpares) R 1250 - 1224 - 637 11. Número de protótipos e Softwares produzidos ou C 10 8 6 5 5 Eficácia U 3,5 6 DESENVOLVIMENTO aperfeiçoados (novas versões). R 10 9 6 5 5 TECNOLÓGICO 12. Número de publicações tecnológicas e patentes C 6 6 6 7 7 Eficácia U 3,5 4 resultantes dos Projetos. R 12 7 6 7 7 13. Número de títulos publicados (livros de graduação e pós- C 16 18 18 18 16 Eficácia U 4 9 graduação). R 28 18 18 18 16 14. Número de livros e assinaturas de revistas incorporados C 900 1000 900 900 800 INFORMAÇÃO Eficácia U 2 1200 R 958 965 918 931 930 CIENTÍFICA ao acervo bibliográfico do IMPA. C 12000 12300 12500 12500 12500 Efetividade 15. Número de livros emprestados. U 1,5 1200 R 12980 13278 13767 12687 12709

C 7 7 7 7 7 Efetividade 16. Notas da CAPES (avaliação a cada três anos) U 10 7 R 7 7 7 7 7 DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 17. Número de projetos de pesquisa e convênios de C 20 20 24 36 48 Efetividade U 5 14 cooperação vigentes, aprovados por mérito, ou a convite. R 24 23 49 58 57 16 milhões 18. Número de alunos inscritos na Olimpíada Brasileira de C---- DISSEMINAÇÃO DA Eficácia Matemática das Escolas Públicas - OBMEP. U 4,5 - MATEMÁTICA R - - - - 18,7 (Tornou-se indicador somente em 2011)

(1) % = Porcentagem; U = Unidade; I = Índice

[15]

•Resultados concretizados no ano de 2011

MACRO INDICADORES META TIPO PROCESSOS DESCRIÇÃO UNI PESO Contratada Realizada 1. Número de artigos publicados no ano em Efetividade revistas de circulação internacional de alto U 10 65 83 padrão científico com corpo de pareceristas. 2. Número de artigos publicados ou aceitos para PESQUISA publicação em revistas de circulação Efetividade U 8 130 134 internacional e alto padrão científico, com corpo de pareceristas. 3. Proporção de pesquisadores com Bolsa de Efetividade % 7 80 90 Produtividade do CNPq. 4. Número de visita-mês ao IMPA de Eficácia U 5 240 287 pesquisadores nacionais e estrangeiros. INTERCÂMBIO 5. Número de visita-mês ao IMPA de CIENTÍFICO Eficácia U 4 240 365 estagiários de pós-doutorado. Eficácia 6. Número de reuniões científicas do IMPA. U 7 10 13 7. Índice de sucesso do doutorado - programa de 4 anos (quantidade de títulos concedidos a bolsistas nos 4 últimos anos, multiplicada por 48 Eficiência % 8 85 86 e dividida pelo número de meses de bolsas concedidas nos quatro anos precedentes à obtenção do grau). 8. Índice de sucesso do mestrado - programa de 2 anos (quantidade de títulos concedidos a ENSINO bolsistas nos 2 últimos anos, multiplicada por 24 Eficiência % 6 85 87 e dividida pelo número de meses de bolsas concedidas nos dois anos precedentes à obtenção do grau). Eficácia 9. Número de doutores formados anualmente/ U 8 16 20 média dos últimos três anos. 10. Número de participantes do Colóquio Eficácia Brasileiro de Matemática (realizado nos anos U 3 600 637 ímpares). 11. Número de protótipos e Softwares Eficácia U 3,5 5 5 DESENVOLVIMENTO produzidos ou aperfeiçoados (novas versões). TECNOLÓGICO 12. Número de publicações tecnológicas e Eficácia U 3,5 7 7 patentes resultantes dos Projetos. 13. Número de títulos publicados (livros de Eficácia U 4 16 16 graduação e pós-graduação). INFORMAÇÃO 14. Número de livros e assinaturas de revistas CIENTÍFICA Eficácia U 2 800 930 incorporados ao acervo bibliográfico do IMPA. Efetividade 15. Número de livros emprestados. U 1,5 12.500 12709 Efetividade 16. Notas da CAPES (avaliação a cada três anos) U 10 7 7 DESENVOLVIMENTO 17. Número de projetos de pesquisa e convênios INSTITUCIONAL Efetividade de cooperação vigentes, aprovados por mérito, U 5 48 57 ou a convite. 18. Número de alunos inscritos na Olimpíada DISSEMINAÇÃO DA Eficácia Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - U 4,5 16 milhões 18,7 MATEMÁTICA OBMEP. (Tornou-se indicador somente em 2011)

[16]

Macroprocessos: Detalhamento e Metas Realizadas

Macroprocesso Pesquisa

Realização de pesquisas matemáticas em padrão internacional e em tópicos considerados de grande relevância para o avanço do conhecimento nesta área e suas aplicações, dando ao Brasil destacado nível de contribuição no setor.

INDICADOR 1: Número de artigos publicados no ano em revistas de circulação internacional de alto padrão científico com corpo de pareceristas. META CONTRATADA META REALIZADA 65 83

Comentários

A meta foi plenamente atingida salientando-se que o nível dos periódicos em que os trabalhos de pesquisa foram publicados continua elevado, em padrão semelhante à produção científica dos principais centros internacionais de matemática.

Publicações

ALCIDES LINS NETO

1.Local Levi-flat hypersurfaces invariants by a codimension one holomorphic foliation. American Journal of Mathematics, v. 133, nº 3 677-716, 2011. Em colaboração com D. Cerveau.

2.Polynomial differential equations with many real ovals in the same algebraic complex solution. Publicacions Matemàtiques, v. 55, nº 2, p. 379-399, 2011.

ALEXEY MAILYBAEV

3.The effect of nonconservative forces on the stability of systems with multiple frequencies and the Nicolai paradox. Doklady Physics, v. 56, p. 32-38, 2011. Em colaboração com A.P. Seyranian.

4.Analysis of in-situ combustion of oil with pyrolysis and vaporization. Combustion and Flame, v. 158, p. 1097-1108, 2011. Em colaboração com J. Bruining e D. Marchesin.

5.Paradox of Nicolai and related effects. Zeitschrift fur Angewandte Mathematik und Physik , v. 62, p. 539-548, 2011. Em colaboração com A.P. Seyranian.

6.Analytical Formulas for In-Situ Combustion. SPE Journal (Society of Petroleum Engineers), v. 13, p. 513-523, 2011. Em colaboração com J. Bruining e D. Marchesin.

[17]

7.Resonance in Low-Temperature Oxidation Waves for Porous Media. SIAM Journal on Mathematical Analysis, v. 43, p. 2230-2252, 2011. Em colaboração com J. Bruining e D. Marchesin.

8.On the observability and asymmetry of adiabatic state flips generated by exceptional points. Journal of Physics A: Mathematical and Theoretical, v. 44, 435302, 2011. Em colaboração com R. Uzdin e N. Moiseyev.

ALFREDO IUSEM

9.On the maximal monotonicity of diagonal subdifferential operators. Journal of Convex Analysis v.18, p. 489-503, 2011.

10.Regularity results for semimonotone operators. Matemática Aplicada e Computacional, v. 30, p. 5 - 17, 2011. Em colaboração com R. Garciga Otero.

11.Korpelevich's method for variational inequality problems in Banach spaces. Journal of Global Optimization, v.50, p. 59 - 76, 2011. Em colaboração com M. Nasri.

12.A strongly convergent method for nonsmooth convex optimization in Hilbert spaces. Numérical Functional Analysis and Optimization, v.32, p. 1009-1018, 2011. Em colaboração com J.Bello Cruz.

ALOÍSIO ARAUJO

13.General equilibrium, wariness and efficient bubbles. Journal of Economic Theory v. 146, p.785-811, 2011. Em colaboração com R. Novinsky e M. Pascoa .

ARTUR ÁVILA

14.Parapuzzle of the Multibrot set and typical dynamics of unimodal maps. Journal of the European Mathematical Society v. 13, p. 27 - 56, 2011. Em colaboração com M. Lyubich e W. Shen.

15.Hölder continuity of absolutely continuous spectral measures for one- frequency Schrödinger operators. Communications in Mathematical Physics, v. 301, p. 563 - 581, 2011. Em colaboração com J. Jitomirskaya.

16. Cohomological equations and invariant distributions for minimal circle diffeomorphisms. Duke Mathematical Journal, v.158 , 501-536, 2011. Em colaboração com A. Kocsard.

[18]

17.The full renormalization horseshoe for unimodal maps of higher degree: exponential contraction along hybrid classes. Publications Mathématiques de l'IHÉS, v. 114, p. 171-223, 2011. Em colaboração com M. Lyubich.

18. A KAM scheme for SL(2,R) cocycles with Liouvillean frequencies. Geometric and Functional Analysis, v. 21, p. 1001 – 1019, 2011. Em colaboração com B. Fayad, R. Krikorian.

19.Density of positive Lyapunov exponents for SL(2,R) cocycles. Journal of the American Mathematical Society, v. 24, p. 999-1014, 2011.

AUGUSTO QUADROS TEIXEIRA

20.Giant vacant component left by a random walk in a random d-regular graph. Annales de l´Institut Henri Poincaré – Probabilités et Statistiques, v. 47, no 4, p.929- 968, 2011. Em colaboração com J. Černý e D. Windisch.

Quenched scaling limits of trap models. Annals of Probability, 39, nº 1, p.176-223, 2011. Em colaboração com M. Jara e C. Landim.

21.On the size of a finite vacant cluster of random interlacements with small intensity. Probability Theory and Related Fields - v. 150, nº 3-4, p. 529-574, 2011.

BENAR FUX SVAITER

22.Moreau-Yosida regularization of maximal monotone operators of type (D). Set-Valued and Varational Analysis, v. 19, nº 1, p.97 - 106, 2011. Em colaboração com M. M. Alves.

23.Weak convergence on Douglas-Rachford method. SIAM Journal on Control and Optimization. v. 49,nº. 1, p. 280 - 287, 2011.

24.Weber-Fechner Law and the optimality of the logarithmic scale. Minds and Machines, v. 21, p. 73 - 81, 2011. Em colaboração com R. D. Portugal.

25.A continuous dynamical Newton-like approach to solving monotone inclusions. SIAM Journal on Control and Optimization, v. 49, nº. 2, p. 574 - 598, 2011. Em colaboração com H. Attouch.

26.Fixed Points of Generalized Conjugations. Journal of Convex Analysis, v. 18, nº 2, p. 577-588, 2011. Em colaboração M. Marques Alves.

27.On the surjectivity properties of perturbations of maximal monotone operators in non-reflexive Banach space. Journal of Convex Analysis, v. 18, nº.1, p. 209 – 226, 2011. Em colaboração M. Marques Alves.

[19]

CARLOS GUSTAVO TAMM MOREIRA

28.Sets of exact approximation order by rational numbers III. Acta Arithmetica, v., nº 2, p.177–19, 2011. Em colaboração com Y. Bugeaud.

29.There are no C1-stable intersections of regular Cantor sets. Acta Mathematica v. 206 (2), p. 311-323, 2011.

30.Yet another proof of Marstrand's Theorem. Bulletin of the Brazilian Mathematical Society, v. 42, n° 2, p. 331-345, 2011. Em colaboração Yuri Lima .

31.A combinatorial proof of Marstrand's theorem for products of regular Cantor sets. Expositiones Mathematicae, v.29 , nº. 2, p. 231-239, 2011. Em colaboração com Y. Lima.

32.Testing permutation properties through subpermutations. Theoretical Computer Sciences, v. 412, nº 29, p. 3555-3567, 2011. Em colaboração com C.Hoppen, Y. Kohayakawa e R.M. Sampaio.

CÉSAR CAMACHO

33.Extension theorems for analytic objects associated to foliations. Bulletin des Sciences Mathématiques (Paris. 1885), v. 136, p. 54-71, 2012. Em colaboração com B. Scárdua.

CLAUDIO LANDIM

34.Hydrostatics and dynamical large deviations of boundary driven gradient symmetric exclusion processes. Stochastic Processes and their Applications. v. 121, nº 4, p. 725-758, 2011. Em colaboração com J. Farfan e M. Mourragui.

35.Quenched scaling limits of trap models. Annals of Probability v. 39, nº 1, p.176 - 223, 2011. Em colaboração com M. Jara, A. Teixeira.

36.Action functional and quasi-potential for the Burgers equation in a bounded interval. Communications on Pure & Applied Mathematics.v. 64, p. 649-696, 2011. Em colaboração com L. Bertini, A. De Sole, D. Gabrielli, G. Jona-Lasinio.

37.Metastability of reversible finite state Markov processes. Stochastic Processes and their Applications, v. 121, p. 1633-1677, 2011. Em colaboração com J. Beltrán.

DAN MARCHESIN

38.Dynamic Foam Behavior in the Entrance Region of a Porous Medium. Colloids and Surfaces. A: Physicochemical and Engineering Aspects, v. 377 (1-3): p. 217-227, 2011. Em colaboração com E. Ashoori, W. R. Rossen.

[20]

39.Roles of Transient and Local Equilibrium Foam Behavior in Porous Media: Traveling Wave. Colloids and Surfaces A: Physicochemical and Engineering Aspects v.377 (1-3): p.228- 242, 2011. Em colaboração com E. Ashoori, W. R. Rossen.

40.Stability Analysis of Uniform Equilibrium Foam States for EOR Processes. Transport in Porous Media, v. 91, p. 1573-1634, 2011. Em colaboração com E. Ashoori, W. R. Rossen.

Analysis of in-situ combustion of oil with pyrolysis and vaporization. Combustion and Flame, v. 158, p. 1097-1108, 2011. Em colaboração com A. Mailybaev, J. Bruining.

Analytical Formulas for In-Situ Combustion. SPE Journal (Society of Petroleum Engineers), v. 13, p. 513-523, 2011. Em colaboração com J. Bruining e A. Mailybaev.

Resonance in Low-Temperature Oxidation Waves for Porous Media. SIAM Journal on Mathematical Analysis, v. 43, p. 2230-2252, 2011. Em colaboração com J. Bruining e A. Mailybaev.

DIEGO NEHAB

41.Efficient recursive filtering and summed-area tables. ACM Transactions on Graphics, v. 30, nº 6, p. 176:1 p. 176:12, 2011. Em colaboração com A. Maximo, R. Lima e H. Huges.

42.Image-based bidirectional scene reprojection. ACM Transactions on Graphics, v. 30, nº 6, p. 150:1-150:10, 2011. Em colaboração com L. Yang, Tse Y.-C., P.Sander, J. Lawrence, H. Hope e C. Wilkins.

EDUARDO ESTEVES

43.Bounding the regularity of subschemes invariant under Pfaff fields on projective spaces. Commentarii Mathematici Helvetici, v. 86, nº 4, p. 947-965, 2011. Em colaboração com J. Cruz.

EMANUEL CARNEIRO

44.Bounding zeta(s) in the critical strip. Journal of Number Theory , v. 131, p. 363-384, 2011. Em colaboração com V. Chandee.

FELIPE LINARES

45.Well-posedness for a higher-order Benjamin Ono equation. Journal of Differential Equations, v. 250, p. 450 - 475, 2011. Em colaboração com G. Ponce e D. Pilot.

[21]

46.Local and global well-posedness for the 2D generalized Zakharov-Kuznetsov equation. Journal of Functional Analysis, v. 260, p. 1060 - 1085, 2011. Em colaboração com A. Pastor.

47.The supercritical generalized KdV equation: Global well-posedness in the energy space and below. Mathematical Research Letters, v. 18, p. 357 - 377, 2011. Em colaboração com A. Pastor e L.G. Farah.

FERNANDO CODÁ

48.Deformations of the hemisphere that increase scalar curvature. Inventiones Mathematicae, v. 185, p. 175-197, 2011. Em colaboração com S. Brendle.

HAROLD ROSENBERG

49.A Colding-Minicozzi stability inequality and its applications. Transactions of the American Mathematical Society, v. 363, p. 2447-2465, 2011. Em colaboração com J. Espinar.

50.Complete constant mean curvature surfaces in homogeneous spaces. Commentarii Mathematici Helvetici v. 86, nº. 3, p. 659-674. 2011. Em colaboração com J. Espinar.

51.Half-Space Theorems for Surfaces in Nil(3) and Sol(3). Journal of v. 88, p. 41-59, 2011. Em colaboração com B. Daniel and W. Meeks.

52.Surfaces with parallel mean curvature in S3 x R, and H3 x R. Comptes Rendus de l´Académie des Sciences, v. 349, Issues 21-22, p. 1195-1197, 2011. Em colaboração com D. Fetcu.

53.Embedded constant curvature curves on convex surfaces. Pacific Journal of Mathematics., v. 253, nº 1, p. 213-219, 2011. Em colaboração com M. Schneider.

54.The Dirichlet problem for the minimal surface equation-with possible infinite boundary data- over domains in a Riemannian surface. Proceedings of the London Mathematical Society. v.102, p.985-1023, 2011. Em colaboração com L.Mazet e M. Rodriquez.

HERMANO FRID NETO

55.Short Wave Long Wave Interactions for Compressible Navier Stokes Equations. SIAM Journal on Mathematical Analysis, v. 43, p. 764, 2011. Em colaboração com J.P. Dias.

[22]

56.Vanishing viscosity with short wave long wave interactions for multi-D scalar conservation laws. Journal of Differential Equations, v. 251, p. 492-503, 2011. Em colaboração com J.P.Diase M. Figueira.

57.Homogenization of nonlinear partial differential equations in the context of ergodic algebras: Recent results and open problems. The IMA Volumes in Mathematics and its Applications, v. 153, p. 279-291, 2011. Em colaboração com J.C. Silva.

58.L∞ Solutions for a Model of Nonisothermal Polytropic Gas Flow. SIAM Journal on Mathematical Analysis, v. 43, p. 2253-2274, 2011. Em colaboração com H. Holden e K. Karlsen. HOSSEIN MOVASATI

59.Embedded curves and foliations. Publicacions Matemàtiques, 55, p.401 – 411, 2011. Em colaboração com Paulo Sad.

60.Eisenstein type series for Calabi-Yau varieties. Nuclear Physics B, 847, p.460 - 484, 2011.

JACOB PALIS

On Floris Takens and our joint mathematical work. Indagationes Mathematicae, v. 22, p. 144-146, 2011.

Dynamic Systems, Chaotic Behaviour – Uncertainty Balzan Prizewinners 2010 in Interdisciplinary Forum, p. 44-54, 2011.

JORGE VITÓRIO PEREIRA

61.Foliations invariant by rational maps. Mathematische Zeitschrift, v. 268, no. 3-4, p. 753-770, 2011. Em colaboração com C. Favre.

JOSÉ ESPINAR

62.Invariant conformal metrics on . Transactions of the American Mathematical Society, v. 363, p. 5649-5661, 2011.

A Colding-Minicozzi stability inequality and its applications. Transactions of the American Mathematical Society, v. 363, p. 2447 - 2465, 2011. Em colaboração com H. Rosenberg.

Complete constant mean curvature surfaces in homogeneous spaces. Commentarii Mathematici Helvetici v. 86, nº. 3, p. 659 - 674. 2011. Em colaboração com H. Rosenberg.

[23]

LUIS FLORIT

63.Topological obstructions to fatness. Geometry & Topology, v. 15, p. 891-925, 2011. Em colaboração com W. Ziller.

LUIZ HENRIQUE FIGUEREIDO

64.Shape and tone depiction for implicit surfaces. Computers & Graphics, v. 35, p. 43-53, 2011. Em colaboração com E.A.V. , I. Macedo, M.C. Souza e L. Velho.

65.Sketch-based warping of RGBN images. Graphical Models v. 73, p. 97-110, 2011. Em colaboração com T. Pereira, E.A.V. Brazil, I. Macedo, M.C. Souza e L. Velho.

66.A fast hybrid method for apparent ridges. The Visual Computer, v. 27, p. 929-937, 2011. Em colaboração com E. Jardim.

67. Passing a language through the eye of a needle. Communications of the ACM v. 54 p. 38-43, 2011. Em colaboração com R. Ierusalimschy and W. Celes.

LUIZ PACHECO VELHO

Publications on Research Journals

68.Interactive 3D Caricature from Harmonic Exaggeration. Computers and Graphics, 35(3) p. 586-595, 2011. Em colaboração com T. Lewiner, A. Peixoto, D. Martinez Morera, V. Mello, e T. Vieira.

Shape and tone depiction for implicit surfaces. Computers & Graphics, v. 35, p. 43-53, 2011. Em colaboração com E.A.V. Brazil, I. Macedo, M.C. Souza e L. H. Figuereido.

Sketch-based warping of RGBN images. Graphical Models v. 73, p. 97-110, 2011. Em colaboração com T. Pereira, E.A.V. Brazil, I. Macedo, M.C. Souza e L. H. Figuereido.

MANFREDO P. DO CARMO

Some recent developments on Hopf's holomorphic Form. Results in Mathematics 2011, 60, p.175-183, 2011.

MARCOS DAJCZER

69.Constant mean curvature hypersurfaces with single valued projections on planar domains. Journal of Differential Equations v. 250, p.493-499, 2011. Em colaboração com J. Ripoll.

[24]

MIKHAIL BELOLIPETSKIY

70.Systoles of hyperbolic manifolds. Algebraic and Geometric Topology, v. 11, p. 1455-1469, 2011. Em colaboração com S. A. Thomson.

71.Finiteness theorems for congruence reflection groups. Transformation Groups, v. 16, p 939-954, 2011.

MIKHAIL SOLODOV

72.On attraction of linearly constrained Lagrangian methods and of stabilized and quasi-Newton SQP methods to critical multipliers. Mathematical Programming, v. 126, p. 231 - 257, 2011. Em colaboração com A. Izmailov.

73.The hybrid proximal decomposition method applied to the computation of a Nash equilibrium for hydrothermal electricity markets. Optimization and Engineering v. 12, p. 277 - 302, 2011. Em colaboração com L.A. Parente, A. Lisandro, A. Pablo, F. Mayorano, A. Rubiales.

74.Semismooth SQP method for equality-constrained optimization problems with an application to the lifted reformulation of mathematical programs with complementarity constraints. Optimization Methods and Software, v. 26, p. 847-872, 2011. Em colaboração com A.Izmailov e A. L. Pogosyan.

MILTON JARA

75.Hydrodynamic Limit of the Exclusion Process in Inhomogeneous Media. In Dynamics, Games and Science II. Springer Proceedings in Mathematics, nº 2, p. 449-465, 2011.

76.Limit theorems for some continuous time random walks. Advances in Applied Probability, v. 43, Number 3, p. 782-813, 2011. Em colaboração com T. Komorowski.

Quenched scaling limits of trap models. Annals of Probability v. 39, nº 1, p.176 - 223, 2011. Em colaboração com C. Landim e A. Teixeira.

PAULO SAD

Embedded curves and foliations. Publicacions Matemàtiques v. 55, p.401 – 411, 2011. Em colaboração com H. Movasati.

REIMUNDO HELUANI

77.Superconformal structures on generalized Calabi-Yau metric manifolds. Communications in Mathematical Physics, v. 306, no. 2, p. 333–364, 2011. Em colaboração com M. Zabzine.

[25]

ROBERT MORRIS

78.Shadows of ordered graphs. Journal of Combinatorial Theory, Series A, v. 118, p. 729 – 747, 2011. Em colaboração com B. Bollobás e G. Brightwell.

79.Zero-temperature Glauber dynamics on Zd. Probability Theory and Related Fields, v. 149, p. 417 – 434, 2011.

80.The structure of almost all graphs in a hereditary property. Journal of Combinatorial Theory, Series B, v. 101, p. 85 -110, 2011. Em colaboração com N.Alon, J. Balogh e B. Bollobás.

ROBERTO IMBUZEIRO

81.The spectrum of random k-lifts of large graphs (with possibly large k). Journal of Combinatorics, v. 1, p. 285-306, 2011.

WELINGTON DE MELO

82.A full family of multimodal maps on the circle. Ergodic Theory and Dynamical Systems, v. 31,p. 1325-1344, 2011. Em colaboração com P.A.S. Salomão e E.Vargas.

83.Renormalization in one-dimensional dynamics. Journal of Difference Equations and Applications, v. 17, nº 8, p. 1185-1197, 2011.

INDICADOR 2: Número de artigos publicados ou aceitos para publicação em revistas de circulação internacional e alto padrão científico, com corpo de pareceristas. META CONTRATADA META REALIZADA 130 134

Comentários

Este indicador é motivado pela observação de que, em geral, decorre um período de tempo substancial entre a aceitação de um artigo e a sua efetiva publicação, pelo que a informação relativa a artigos aceitos para publicação é mais dinâmica e mais atual. A decisão de definir o indicador como a soma dos artigos aceitos ou publicados foi resultado de análise cuidadosa, pela Diretoria e pelo Conselho de Administração, na qual se concluiu que desta forma o indicador fica mais estável às oscilações estatísticas. Assim, este indicador contém os dados do Indicador 1, sendo que o número de artigos aceitos no ano pode ser obtido com a diferença de ambos.

Mais uma vez, a meta foi atingida. O tempo de publicação oscila devido às demandas cada vez maiores por parte das editoras. Desta forma esta meta é passível de oscilação entre número de trabalhos aceitos e o número de trabalhos publicados no decorrer dos anos.

[26]

Publicações

ALCIDES LINS NETO

1.Local Levi-flat hypersurfaces invariants by a codimension one holomorphic foliation. American Journal of Mathematics, v. 133, nº 3 677-716, 2011. Em colaboração com D. Cerveau.

2.Polynomial differential equations with many real ovals in the same algebraic complex solution. Publicacions Matemàtiques, v. 55, nº 2, p. 379-399, 2011.

3.A structural theorem for codimension one foliations on pn, n ≥ 3 with an application to degree three foliations. Aceito para publicação em Annali della Scuola Normale Superiore di Pisa, 2011. Em colaboração com D. Cerveau.

4.Fibers of the Baum-Bott map for foliations of degree two on P². Aceito para publicação no Boletim da Sociedade Brasileira de Matemática, 2011.

ALEXEY MAILYBAEV

5.The effect of nonconservative forces on the stability of systems with multiple frequencies and the Nicolai paradox. Doklady Physics, v. 56, p. 32-38, 2011. Em colaboração com A.P. Seyranian.

6.Analysis of in-situ combustion of oil with pyrolysis and vaporization. Combustion and Flame, v. 158, p. 1097-1108, 2011. Em colaboração com J. Bruining e D. Marchesin.

7.Paradox of Nicolai and related effects. Zeitschrift fur Angewandte Mathematik und Physik , v. 62, p. 539-548, 2011. Em colaboração com A.P. Seyranian.

8.Analytical Formulas for In-Situ Combustion. SPE Journal (Society of Petroleum Engineers), v. 13, p. 513-523, 2011. Em colaboração com J. Bruining e D. Marchesin.

9.Resonance in Low-Temperature Oxidation Waves for Porous Media. SIAM Journal on Mathematical Analysis, v. 43, p. 2230-2252, 2011. Em colaboração com J. Bruining e D. Marchesin.

10.On the observability and asymmetry of adiabatic state flips generated by exceptional points. Journal of Physics A: Mathematical and Theoretical, v. 44, 435302, 2011. Em colaboração com R. Uzdin e N. Moiseyev.

[27]

Artigos em atas de congressos e artigos de divulgacao:

Singularities of stability boundaries and paradox of Nicolai. IPACS Electronic library, Proceedings of 5th International Conference on Physics and Control, 2011. Em colaboração com A.P. Seyranian.

On stability boundaries of conservative systems. In: Selected Problems of Modern Mechanics (S.S. Grigorian, ed.), Moscow University Press, 2011, p. 163-171. Em colaboração com A.P. Seyranian.

ALFREDO IUSEM

11.On the maximal monotonicity of diagonal subdifferential operators. Journal of Convex Analysis v.18, p. 489-503, 2011.

12.Regularity results for semimonotone operators. Matemática Aplicada e Computacional, v. 30, p. 5 - 17, 2011. Em colaboração com R. Garciga Otero.

13.Korpelevich's method for variational inequality problems in Banach spaces. Journal of Global Optimization, v.50, p. 59 - 76, 2011. Em colaboração com M. Nasri.

14.On diagonal subdifferential operators in nonreflexive banach spaces. Aceito para publicação em Set-Valued and Variational Analysis, 2011. Em colaboração com B.F. Svaiter.

15.The effect of calmness on the solution set of systems of nonlinear equations. Aceito para publicação em Mathematical Programming, 2011. Em colaboracao com R. Behling.

16.A strongly convergent method for nonsmooth convex optimization in Hilbert spaces. Numerical Functional Analysis and Optimization, v.32, p. 1009-1018, 2011. Em colaboração com J.Bello Cruz.

ALOÍSIO ARAUJO

17.General equilibrium, wariness and efficient bubbles. Journal of Economic Theorym v. 146, p.785-811, 2011. Em colaboração com R. Novinsky e M. Pascoa.

18.Regulating Collateral-Requirements when Markets Are Incomplete. Aceito para publicação em Journal of Economic Theory, 2011. Em colaboração com F. Kubler e S. Schommer.

19.Long-lived Collateralized Assets and Bubbles. Aceito para publicação em Journal of Mathematical Economics, 2011. Em colaboração com M. Páscoa e J.P.T. Martinez

[28]

ANDRÉ NACHBIN

20. Water waves over a variable bottom: a nonlocal formulation and conformal mappings Aceito para publicação no Journal of Fluid Mechanics, 2011. Em colaboração com T. Fokas.

ARNALDO GARCIA

21.On a tower of Ihara and its limit. Aceito para publicação em Acta Arithmetica, 2011. Em colaboração com N. Caro.

ARTUR ÁVILA

22.Parapuzzle of the Multibrot set and typical dynamics of unimodal maps. Journal of the European Mathematical Society v. 13, p. 27 - 56, 2011. Em colaboração com M. Lyubich e W. Shen, W.

23.Hölder continuity of absolutely continuous spectral measures for one- frequency Schrödinger operators. Communications in Mathematical Physics, v. 301, p. 563 - 581, 2011. Em colaboração com J. Jitomirskaya.

24. Cohomological equations and invariant distributions for minimal circle diffeomorphisms. Duke Mathematical Journal, v.158 , 501-536, 2011. Em colaboração com A. Kocsard.

25.Exponential Mixing for the Teichmüller flow in the Space of Quadratic Differentials. Aceito para publicação em Commentarii Mathematici Helvetici, 2011. Em colaboração com M.J. Resende.

26.Mixing for time-changes of Heisenberg niflows. Aceito para publicação em Journal of Differential Geometry, 2011. Em colaboração com G. Forni, C. Ulcigrai.

27.The full renormalization horseshoe for unimodal maps of higher degree: exponential contraction along hybrid classes. Publications Mathématiques de l'IHÉS, v. 114, p. 171-223, 2011. Em colaboração com M. Lyubich.

28. A KAM scheme for SL(2,R) cocycles with Liouvillean frequencies. Geometric and Functional Analysis, v. 21, p. 1001 – 1019, 2011. Em colaboração com B. Fayad, R. Krikorian.

29.Density of positive Lyapunov exponents for SL(2,R) cocycles. Journal of the American Mathematical Society, v. 24, p. 999-1014, 2011.

[29]

30.Cocycles over partially hyperbolic maps. Aceito para publicação em Asterisque, 2011. Em colaboração com M. Viana.

AUGUSTO QUADROS TEIXEIRA

31.Giant vacant component left by a random walk in a random d-regular graph. Annales de l´Institut Henri Poincaré – Probabilités et Statistiques, v. 47, nº 4, p.929- 968, 2011. Em colaboração com J. Černý e D. Windisch.

Quenched scaling limits of trap models. Annals of Probability, 39, nº 1, p.176-223, 2011. Em colaboração com M. Jara e C. Landim.

32.On the size of a finite vacant cluster of random interlacements with small intensity. Probability Theory and Related Fields - v. 150, nº 3-4, p. 529-574, 2011.

33.On the fragmentation of a torus by random walk. Aceito para publicacao em Communications on Pure and Applied Mathematics, 2011. Em colaboração com D. Windish.

BENAR FUX SVAITER

34.Moreau-Yosida regularization of maximal monotone operators of type (D). Set-Valued and Varational Analysis, v. 19, nº 1, p.97 - 106, 2011. Em colaboração com M. M. Alves.

35.Weak convergence on Douglas-Rachford method. SIAM Journal on Control and Optimization. v. 49,nº 1, p. 280 - 287, 2011.

36.Weber-Fechner Law and the optimality of the logarithmic scale. Minds and Machines, v. 21, p. 73 - 81, 2011. Em colaboração com R. D. Portugal.

37.A continuous dynamical Newton-like approach to solving monotone inclusions. SIAM Journal on Control and Optimization, v. 49, nº 2, p. 574 - 598, 2011. Em colaboração com H. Attouch.

38.Fixed Points of Generalized Conjugations. Journal of Convex Analysis, v. 18, nº 2, p. 577-588, 2011. Em colaboração M. Marques Alves.

39.On the surjectivity properties of perturbations of maximal monotone operators in non-reflexive Banach space. Journal of Convex Analysis, v. 18, nº 1, p. 209 – 226, 2011. Em colaboração M. Marques Alves.

[30]

CARLOS GUSTAVO TAMM MOREIRA

40.Sets of exact approximation order by rational numbers III. Acta Arithmetica, v, nº 2, p.177–19, 2011. Em colaboração com Y. Bugeaud.

41.There are no C1-stable intersections of regular Cantor sets. Acta Mathematica v. 206 (2), p. 311-323, 2011.

42.Yet another proof of Marstrand's Theorem. Bulletin of the Brazilian Mathematical Society, v. 42, n° 2, p. 331-345, 2011. Em colaboração Yuri Lima.

43.A combinatorial proof of Marstrand's theorem for products of regular Cantor sets. Expositiones Mathematicae, v. 29 , nº 2, p. 231-239, 2011. Em colaboração com Y. Lima.

44.Testing permutation properties through subpermutations. Theoretical Computer Sciences, v. 412, nº 29, p. 3555-3567, 2011. Em colaboração com C.Hoppen, Y. Kohayakawa e R.M. Sampaio.

45.Generalized Hausdorff dimensions of sets of real numbers with zero entropy expansion. Aceito para publicação em Ergodic Theory and Dynamical Systems, 2011. Em colaboração com C. Mauduit.

46.From discrete- to continuous-time ergodic theorems. Aceito para publicação em Ergodic Theory and Dynamical Systems, 2011. Em colaboração com V. Bergelson e A. Leibman.

47.On bifurcation sets for symbolic dynamics in the Milnor-Thurston world. Aceito para publicação em Communications in Contemporary Mathematics, 2011. Em colaboração com R. Labarda, A. Pumariño e A. Rodriguez.

CÉSAR CAMACHO

48.Extension theorems for analytic objects associated to foliations. Bulletin des Sciences Mathématiques (Paris. 1885), v. 136, p. 54-71, 2012. Em colaboração com B. Scárdua.

CLAUDIO LANDIM

49.Hydrostatics and dynamical large deviations of boundary driven gradient symmetric exclusion processes. Stochastic Processes and their Applications. v. 121, nº 4, p. 725-758, 2011. Em colaboração com J. Farfan e M. Mourragui.

50.Quenched scaling limits of trap models. Annals of Probability v. 39, nº 1, p.176 - 223, 2011. Em colaboração com M. Jara, A. Teixeira.

[31]

51.Action functional and quasi-potential for the Burgers equation in a bounded interval. Communications on Pure & Applied Mathematics 64, p. 649-696, 2011. Em colaboração com L. Bertini, A. De Sole, D. Gabrielli, G. Jona-Lasinio.

52.Metastability of reversible finite state Markov processes. Stochastic Processes and their Applications, v. 121, p. 1633-1677, 2011. Em colaboração com J. Beltrán.

53.Metastability of reversible condensed zero range processes on a finite set. Aceito para publicação em Probability Theory and Related Fields, 2011. Em colaboração com J. Beltrán.

DAN MARCHESIN

54.Dynamic Foam Behavior in the Entrance Region of a Porous Medium. Colloids and Surfaces. A: Physicochemical and Engineering Aspects, v. 377 (1-3): p. 217-227, 2011. Em colaboração com E. Ashoori, W. R. Rossen.

55.Roles of Transient and Local Equilibrium Foam Behavior in Porous Media: Traveling Wave. Colloids and Surfaces A: Physicochemical and Engineering Aspects v.377 (1-3): p.228- 242, 2011. Em colaboração com E. Ashoori, W. R. Rossen.

56.Stability Analysis of Uniform Equilibrium Foam States for EOR Processes. Transport in Porous Media, v. 91, p. 1573-1634, 2011. Em colaboração com E. Ashoori, W. R. Rossen.

Analysis of in-situ combustion of oil with pyrolysis and vaporization. Combustion and Flame, v. 158, p. 1097-1108, 2011. Em colaboração com A. Mailybaev, J. Bruining.

Analytical Formulas for In-Situ Combustion. SPE Journal (Society of Petroleum Engineers), v. 13, p. 513-523, 2011. Em colaboração com J. Bruining e A. Mailybaev.

Resonance in Low-Temperature Oxidation Waves for Porous Media. SIAM Journal on Mathematical Analysis, v. 43, p. 2230-2252, 2011. Em colaboração com J. Bruining e A. Mailybaev.

DIEGO NEHAB

57.Efficient recursive filtering and summed-area tables. ACM Transactions on Graphics, v. 30, nº 6, p. 176:1 p. 176:12, 2011. Em colaboração com A. Maximo, R. Lima e H. Huges.

58.Image-based bidirectional scene reprojection. ACM Transactions on Graphics, v. 30, nº 6, p. 150:1--150:10, 2011 Em colaboração com L. Yang, Tse Y.-C., P.Sander, J. Lawrence, H. Hope e C. Wilkins.

[32]

Proceedings:

Beam casting implicit surfaces on the GPU with interval arithmetic. Aceito para publicação em SIBIGRAPI , 2011. Em colaboração com F. Ganacim, L. H. de Figueiredo.

Anais de conferência:

A Survey on Temporal Coherence Methods in Real-Time Rendering. Eurographics State of the Art Report, 2011. D. Scherzer, L. Yang, O. Mattausch, D. Nehab, P. V. Sander, M. Wimmer, and E. Eisemann.

EDUARDO ESTEVES

59.Bounding the regularity of subschemes invariant under Pfaff fields on projective spaces. Commentarii Mathematici Helvetici, v. 86, nº 4, p. 947-965, 2011. Em colaboração com J. Cruz.

EMANUEL CARNEIRO

60.Bounding zeta(s) in the critical strip. Journal of Number Theory , v. 131, p. 363-384, 2011. Em colaboração com V. Chandee.

61.Gaussian subordination for the Beurling-Selberg extremal problem. Aceito para publicação em Transactions of the American Mathematical Society, 2011. Em colaboração com F. Littmann and J. D. Vaaler.

62.On a discrete version of Tanaka’s theorem for maximal functions. Aceito para publicação em Proceedings of the American Mathematical Society, 2011. Em colaboração com J. Bober, K. Hughes and L. Pierce.

ENRIQUE PUJALS

63.Topological self-similar quantum wells conjunatemente. Aceito para publicação na revista Physica B., 2011. Em colaboração com L.M. Gaggero-Sager , R. Perez-Alvarez.

64.Infinite ergodic theory and non-extensive entropies. Aceito para publicação em Brazilian Journal of Physics, 2011. Em colaboração com L.M. Gaggero-Sager e O. Sotolongo-Costa.

65.Robust transitivity in Hamiltonian Dynamics. Aceito para publicação em Annales l'Ecole Normaile Superieur,2011. Em colaboração com M.Nassiri.

66.Robust transitivity for endomorphisms. Aceito para publicação no Ergodic Theory and Dynamical Systems, 2011. Em colaboração com C. Lizana.

[33]

FELIPE LINARES

67.Well-posedness for a higher-order Benjamin Ono equation. Journal of Differential Equations, v. 250, p. 450 - 475, 2011. Em colaboração com G. Ponce e D. Pilot.

68.Local and global well-posedness for the 2D generalized Zakharov-Kuznetsov equation. Journal of Functional Analysis, v. 260, p. 1060 - 1085, 2011. Em colaboração com A. Pastor

69.The supercritical generalized KdV equation: Global well-posedness in the energy space and below. Mathematical Research Letters, v. 18, p. 357 - 377, 2011. Em colaboração com A. Pastor e L.G. Farah.

70.The IVP for the Benjamin-Ono equation in weighted Sobolev spaces II. Aceito para publicação em Journal of Functional Analysis, 2011. Em colaboração com G. Fonseca and G. Ponce.

FERNANDO CODÁ

71.Scalar curvature rigidity of geodesic balls in Sn. Aceito para publicação em Journal of Differential Geometry, 2011. Em colaboração com S. Brendle.

72.Deformations of the hemisphere that increase scalar curvature. Inventiones Mathematicae, v. 185,p. 175-197, 2011. Em colaboração com S. Brendle.

73.Deforming three-manifolds with positive scalar curvature. Aceito para publicação em Annals of Mathematics 2011.

HAROLD ROSENBERG

74.A Colding-Minicozzi stability inequality and its applications. Transactions of the American Mathematical Society, v. 363, p. 2447-2465, 2011. Em colaboração com J. Espinar.

75.Complete constant mean curvature surfaces in homogeneous spaces. Commentarii Mathematici Helvetici v. 86, nº 3, p. 659-674. 2011. Em colaboração com J. Espinar.

76.When strictly locally convex hyper-surfaces are embedded. Aceito para publicação em Mathematische Zeitschrift, 2011. Em colaboração com J. Espinar.

77.Half-Space Theorems for Surfaces in Nil(3) and Sol(3). Journal of Differential Geometry v. 88, p. 41-59, 2011. Em colaboração com B. Daniel and W. Meeks.

[34]

78.Surfaces with parallel mean curvature in S3 x R, and H3 x R. Comptes Rendus de l´Académie des Sciences, v. 349, Issues 21-22, p. 1195-1197, 2011. Em colaboração com D. Fetcu.

79.Embedded constant curvature curves on convex surfaces. Pacific Journal of Mathematics., v. 253, nº 1, p. 213-219, 2011. Em colaboração com M. Schneider.

80.The Dirichlet problem for the minimal surface equation-with possible infinite boundary data- over domains in a Riemannian surface. Proceedings of the London Mathematical Society. v.102, p.985-1023, 2011. Em colaboração com L.Mazet e M. Rodriquez.

81.A relation between height, area, and volume, for compact constant mean curvature surfaces in MxR. Aceito para publicação em Michigan Mathematical Journal, 2011. Em colaboração com C. Leandro.

82.Surfaces with parallel mean curvature in CP(n)xR and CH(n) x R. Aceito para publicação em Transactions of the American Mathematical Society, 2011. Em colaboração com D. Fetcu.

HENRIQUE BURZSTYN

83.Multiplicative forms at the infinitesimal level. Aceito para publicação em Mathematische Annalen, 2011. Em colaboração com A. Cabrera.

84.Morita equivalence and characteristic classes of star products. Aceito para publicação em Journal fur die Reine und Angewandte Mathematik, 2011. Em colaboração com V. Dolgushev e S. Waldmann.

85.Symmetries and reduction of multiplicative 2-forms. Aceito para publicacao no Journal of Geometric Mechanics, 2011. Em colaboração com A. Cabrera.

Proceedings

A brief introduction to Dirac manifolds. Aceito para publicação no procedings da escola Geometric and topological methods for quantum field theory (Villa de Leyva, 2009), a ser publicado pela Cambridge University Press.

HERMANO FRID NETO

86.Short Wave Long Wave Interactions for Compressible Navier Stokes Equations. SIAM Journal on Mathematical Analysis, v. 43, p. 764, 2011. Em colaboração com J.P. Dias.

[35]

87.Vanishing viscosity with short wave long wave interactions for multi-D scalar conservation laws. Journal of Differential Equations, v. 251, p. 492-503, 2011. Em colaboração com J.P.Diase M. Figueira.

88.Homogenization of nonlinear partial differential equations in the context of ergodic algebras: Recent results and open problems. The IMA Volumes in Mathematics and its Applications, v. 153, p. 279-291, 2011. Em colaboração com J.C. Silva.

89.L∞ Solutions for a Model of Nonisothermal Polytropic Gas Flow. SIAM Journal on Mathematical Analysis, v. 43, p. 2253-2274, 2011. Em colaboração com H. Holden e K. Karlsen.

HOSSEIN MOVASATI

90.Embedded curves and foliations. Publicacions Matemàtiques, 55, p.401 – 411, 2011. Em colaboração com Paulo Sad.

91.Eisenstein type series for Calabi-Yau varieties. Nuclear Physics B, 847, p.460 - 484, 2011.

92.On Ramanujan relations between Eisenstein series. Aceito para publicação em Manuscripta Mathematicae, 2011.

Livro

Multiple Integrals and Modular Differential Equations. 28º Colóquio Brasileiro de Matemática, p. 168, 2011.

JACOB PALIS

On Floris Takens and our joint mathematical work. Indagationes Mathematicae, v. 22, p. 144-146, 2011.

Dynamic Systems, Chaotic Behaviour – Uncertainty. Balzan Prizewinners 2010 in Interdisciplinary Forum, p. 44-54, 2011.

JORGE ZUBELLI

93.Real Option Valuation with Uncertain Costs. Aceito para publicação em European Journal of Finance, 2011. Em colaboração com S. Jaimungal and M. O. de Souza.

94.A Structured Population Model of Cell Differentiation. Aceito para publicação em SIAM Journal of Applied Mathematics, 2011. Em colaboração com A. Marciniak, M. Doumic and B. Perthame.

[36]

95.Convex Regularization of Local Volatility Models from Option Prices: Convergence Analysis and Rates. Aceito para publicação em Nonlinear Analysis, 2011. Em colaboração com A. de Cezaro e O. Scherzer.

JORGE VITÓRIO PEREIRA

96.Foliations invariant by rational maps. Mathematische Zeitschrift, v. 268, no. 3-4, p. 753-770, 2011. Em colaboração com C. Favre.

Atas de Congresso

Resonance webs for hyperplane arrangements. Aceito para publicação em Advanced Studies in Pure Mathematics, Proceedings of the 2nd MSJ-SI on Arrangement of Hyperplanes, 2011.

JOSÉ ESPINAR

97.Invariant conformal metrics on . Transactions of the American Mathematical Society, v. 363, p. 5649-5661, 2011.

Complete constant mean curvature surfaces in homogeneous spaces. Commentarii Mathematici Helvetici v. 86, nº. 3, p. 659 - 674. 2011. Em colaboração com H. Rosenberg.

A Colding-Minicozzi stability inequality and its applications. Transactions of the American Mathematical Society, v. 363, p. 2447 - 2465, 2011. Em colaboração com H. Rosenberg.

When strictly locally convex hyper-surfaces are embedded. Aceito para publicação em Mathematische Zeitschrift, 2011. Em colaboração com H. Rosenberg.

LUIS FLORIT

98.Topological obstructions to fatness. Geometry & Topology, v. 15, p. 891-925, 2011. Em colaboração com W. Ziller.

LUIZ HENRIQUE FIGUEREIDO

99.Shape and tone depiction for implicit surfaces. Computers & Graphics, v. 35, p. 43-53, 2011. Em colaboração com E.A.V. Brazil, I. Macedo, M.C. Souza e L. Velho.

100.Sketch-based warping of RGBN images. Graphical Models v. 73, p. 97-110, 2011. Em colaboração com T. Pereira, E.A.V. Brazil, I. Macedo, M.C. Souza e L. Velho.

[37]

101.A fast hybrid method for apparent ridges. The Visual Computer, v. 27, p. 929-937. 2011. Em colaboração com E. Jardim.

102. Passing a language through the eye of a needle. Communications of the ACM v. 54 p. 38-43, 2011. Em colaboração com R. Ierusalimschy and W. Celes.

Beam casting implicit surfaces on the GPU with interval arithmetic. Aceito para publicação em SIBIGRAPI, 2011. Em colaboração com F. Ganacim and D. Nehab.

LUIZ PACHECO VELHO

Publications on Research Journals

103.Interactive 3D Caricature from Harmonic Exaggeration. Computers and Graphics, 35(3) pp. 586-595, 2011. Em colaboração com T. Lewiner, A. Peixoto, D. Martinez Morera, V. Mello, e T. Vieira. Shape and tone depiction for implicit surfaces. Computers & Graphics, v. 35, p. 43-53, 2011. Em colaboração com E.A.V. Brazil, I. Macedo, M.C. Souza e L. H. Figuereido.

Sketch-based warping of RGBN images. Graphical Models v. 73, p. 97-110, 2011. Em colaboração com T. Pereira, E.A.V. Brazil, I. Macedo, M.C. Souza e L. H. Figuereido.

Papers published on Conferences

Animating Liquids in a Still Image. Proceedings of Computers and Graphics International , 2011. Em colaboração com Marcos Aurelio Batista, Gustavo Buscaglia, Celia Zorzo Barcelos e Luis Gustavo Nonato.

Real-time Terrain Modeling using CPU-GPU Coupled Computation. In Proceedings of SIBGRAPI - 24th Conference on Graphics, Patterns, and Image, 2011. Em colaboração com Adrien Bernhardt, Andre Maximo, Houssam Hnaidi, and Marie- Paule Cani.

Control Methods for Fluid-Based Image Warping. In Proceedings of WTD, 2011. Em colaboração com Dalia Bonilla.

Generating sketch based adaptive meshes . In Proceedings of WGARI, 2011. Em colaboração com Leonardo Carvalho.

Metodos para Criacao de Terrenos Baseados em Tracos. In Proceedings of WTD, 2011. Em colaboração com Leandro Cruz.

[38]

Mobile HDR Video In Eurographics - HDRI Area Papers, 2011. Em colaboração com Tassio Knop de Castro, Alexandre Chapiro, Marcelo Cicconet.

3D human face reconstruction using principal components spaces. In Proceedings of WTD, 2011. Em colaboração com Jesus Mena-Chalco, Roberto Marcondes.

Sketch-Based Adaptive Mesh Augmentation using Stellar Operators. In Proceedings of SIBGRAPI - 24th Conference on Graphics, Patterns, and Image, 2011. Em colaboração com Afonso Paiva, Ronan Amorim, and Mario Costa Sousa.

3D Facial Expression Analysis by using 2D and 3D Wavelet Transforms. In Proceedings of IEEE ICIP, 2011. Em colaboração com Sílvia Pinto, Fabrício Martins Lopes, Jésus Mena-Chalco, Roberto Cesar Junior.

Geodesic conic subdivision curves on surfaces". In Proceedings of SIBGRAPI - 24th Conference on Graphics, Patterns, and Image, 2011. Em colaboração com Jorge Estrada Sarlabous, Victoria Hernandez Mederos, Dimas Martinez Morera, and Nayla Lopez Gil.

ChoreoGraphics: An Authoring Environment for Dance Shows. In Proceedings of WTD, 2011. Em colaboração com Adriana Schulz.

Um framework para renderizacoes foto-realistas de cenas com realidade aumentada . In Proceedings of XXXVII Conferencia Lationamericana de Informática, 2011. Em colaboração com Aldo Zang.

Mobile HDR Video. In Eurographics - HDRI Area Papers, 2011. Em colaboração com Tassio Knop de Castro, Alexandre Chapiro e Marcelo Cicconet.

Towards Mobile HDR Video. In EEE International Conference on Computational Photography, 2011. Em colaboração com Alexandre Chapiro, Tassio Knop de Castro e Marcelo Cicconet.

MANFREDO P. DO CARMO

Some recent developments on Hopf's holomorphic Form. Results in Mathematics 2011, 60, p.175-183, 2011.

MARCELO VIANA

104.Entropy conjecture for diffeomorphisms away from tangencies. Aceito para publicação em Journal of the European Mathematical Society, 2011. Em colaboração com G. Liao e J. Yang.

[39]

Cocycles over partially hyperbolic maps. Aceito para publicação em Astérisque, 2011. Em colaboração com A. Avila.

MARCOS DAJCZER

105.Constant mean curvature hypersurfaces with single valued projections on planar domains. Journal of Differential Equations v. 250, p.493-499, 2011. Em colaboração com J. Ripoll.

106.Conformal Killing graphs with prescribed mean curvature. Aceito para publicação em Journal of Geometric Analysis, 2011. Em colaboração com J.H. de Lira.

107.A mean curvature estimate for cylindrically bounded submanifolds. Aceito para publicação em Pacific Journal of Mathematics, 2011. Em colaboração com L.Alias.

MIKHAIL BELOLIPETSKIY

108.Systoles of hyperbolic manifolds. Algebraic and Geometric Topology, v. 11, p. 1455-1469, 2011. Em colaboração com S. A. Thomson.

109.Finiteness theorems for congruence reflection groups. Transformation Groups, v. 16, p 939-954, 2011.

110.Manifolds counting and class field towers. Aceito para publicação em Advances in Mathematics, 2011. Em colaboração com A. Lubotzky.

111.On volumes of arithmetic quotients of PO(n;1), n odd. Aceito para publicação em Proceedings of the London Mathematical Society, 2011. Em colaboração com V. Emery.

MIKHAIL SOLODOV

112.On attraction of linearly constrained Lagrangian methods and of stabilized and quasi-Newton SQP methods to critical multipliers. Mathematical Programming, v. 126, p. 231 - 257, 2011. Em colaboração com A. Izmailov.

113.The hybrid proximal decomposition method applied to the computation of a Nash equilibrium for hydrothermal electricity markets. Optimization and Engineering v. 12, p. 277 - 302, 2011. Em colaboração com L.A. Parente, A. Lisandro, A. Pablo, F. Mayorano, A. Rubiales.

[40]

114.Semismooth SQP method for equality-constrained optimization problems with an application to the lifted reformulation of mathematical programs with complementarity constraints. Optimization Methods and Software, v. 26, p. 847-872, 2011. Em colaboração com A.Izmailov e A. L. Pogosyan.

115.Solving generation expansion planning problems with environmental constraints by a bundle method. Aceito para publicação em Computational Management Science, 2011. Em colaboração com C. Sagastizabal.

MILTON JARA

116.Hydrodynamic Limit of the Exclusion Process in Inhomogeneous Media. In Dynamics, Games and Science II. Springer Proceedings in Mathematics, nº 2, p. 449-465, 2011.

117.Limit theorems for some continuous time random walks. Advances in Applied Probability, v. 43, Number 3, p. 782-813, 2011. Em colaboração com T. Komorowski.

Quenched scaling limits of trap models. Annals of Probability v. 39, nº 1, p.176 - 223, 2011. Em colaboração com C. Landim e A. Teixeira.

118.Crossover to the KPZ equation. Aceito em Annales Henri Poincaré, 2011. Em colaboração com P. Gonçalves.

PAULO SAD

119.Curves of zero self-intersection and Foliations. Aceito para publicação no Boletim da Sociedade Brasileira de Matemática, 2011.

Embedded curves and foliations. Publicacions Matemàtiques v. 55, p.401 – 411, 2011. Em colaboração com H. Movasati.

REIMUNDO HELUANI

120.Superconformal structures on generalized Calabi-Yau metric manifolds. Communications in Mathematical Physics, v. 306, nº 2, p. 333–364, 2011. Em colaboração com M. Zabzine.

121.Chiral de Rham complex on special holonomy manifolds. Aceito para publicação em Communications in Mathematical Physics, 2011. Em colaboração com J. Ekstrand, J. Källen e M. Zabzine.

[41]

ROBERT MORRIS

122.Shadows of ordered graphs. Journal of Combinatorial Theory, Series A, v. 118, p. 729 – 747, 2011. Em colaboração com B. Bollobás e G. Brightwell.

123.Zero-temperature Glauber dynamics on Zd. Probability Theory and Related Fields, v. 149, p. 417 – 434, 2011.

124.The structure of almost all graphs in a hereditary property. Journal of Combinatorial Theory, Series B, v. 101, p. 85 -110, 2011. Em colaboração com N.Alon, J. Balogh e B. Bollobás.

125.The sharp metastability threshold for bootstrap percolation in all dimensions. Aceito para publicação em Transactions of the American Mathematical Society, 2011. Em colaboração com J.Balogh, B. Bollobás e H. Duminil-Copin.

126.A sharper threshold for bootstrap percolation in two dimensions. Aceito para publicação em Probability Theory and Related Fields, 2011. Em colaboração com J. Gravner e A. Holroyd.

ROBERTO IMBUZEIRO

127.The spectrum of random k-lifts of large graphs (with possibly large k). Journal of Combinatorics, v. 1, p. 285-306, 2011.

128.On the coalescence time of reversible random walks. Aceito para publicação em Transactions of the American Mathematical Society, 2011.

129.Mixing time of symmetric exclusion in terms of the underlying random walk. Aceito para publicação em Annals of Probability, 2011.

VLADAS SIDORAVICIUS

130.Absorbing-state phase transition for stochastic sandpiles and activated random walks. Aceito para publicação em Inventiones Mathematicae, 2011. Em colaboração com L. Rolla.

131.A proof of the Lyons-Pemantle-Peres monotonicity conjecture for high biases. Aceito para publicação em Communications in Pure and Applied Mathematics, 2011. Em colaboração com G.Ben Arous e A. Fribergh.

132.Law of large numbers for non-elliptic random walks in dynamic random environments. Aceito para publicação em Stochastic Processes and Their Applications, 2011. Em colaboração com F. den Hollander e R. S. dos Santos.

[42]

Asymptotic Shape and Propagation of Fronts for Growth Models in Dynamic Random Environment. Aceito para publicação em Probability in Complex Physical Systems", 2011. Em colaboração com H. Kesten e A. Ramirez.

WELINGTON DE MELO

133.A full family of multimodal maps on the circle. Ergodic Theory and Dynamical Systems, v. 31,p. 1325-1344, 2011. Em colaboração com P.A.S. Salomão e E.Vargas.

134.Renormalization in one-dimensional dynamics. Journal of Difference Equations and Applications, v. 17, nº 8, p. 1185-1197, 2011.

INDICADOR 3: Proporção de Pesquisadores com Bolsa de Produtividade do CNPq . META CONTRATADA META REALIZADA 80% 90%

Comentários

Este é um indicador global da qualidade da pesquisa, já que a concessão de Bolsa de Produtividade do CNPq é muito seletiva. Tradicionalmente o percentual de bolsistas de produtividade em pesquisa entre os Pesquisadores do IMPA vem até superando a meta proposta. No entanto, deve ser ressaltado que o sistema de Bolsas de Produtividade tem estado contraído, havendo grande dificuldade para a criação de bolsas novas. Essa dificuldade tem tornado o acesso de jovens ao sistema pela primeira vez sucessivamente mais difícil a cada ano. Assim, a desejável contratação de jovens Pesquisadores poderá conduzir a redução do percentual atual, sem que isso signifique de uma diminuição do nível da qualidade.

A meta foi plenamente realizada. Entre os seus pesquisadores, 36 tem bolsa de produtividade em pesquisa.

Nome Nível 1. Alcides Lins Neto PQ 1A 2. Alfredo Noel Iusem PQ 1A 3. Aloísio Pessoa de Araújo PQ 1A 4. André Nachbin PQ 1B 5. Arnaldo Leite Pinto Garcia PQ 1A 6. Benar Fux Svaiter PQ 1B 7. Carlos Gustavo Tamm de A. Moreira PQ 1A 8. Carolina Bhering de Araújo PQ2 9. César Leopoldo Camacho Manco PQ 1A 10. Claudio Landim PQ 1A 11. Dan Marchesin PQ 1A 12. Eduardo Siqueira Esteves PQ 1B 13. Enrique Pujals PQ 1B 14. Felipe Linares Ramirez PQ 1B 15. Fernando Codá PQ2 16. Henrique Bursztyn PQ 1D 17. Hermano Frid Neto PQ 1A

[43]

18. Hossein Movasati PQ 1D 19. Jorge Passamani Zubelli PQ 1B 20. Jorge Vitório Pereira PQ 1C 21. Karl Otto Stöhr PQ 1A 22. Luis Adrian Florit PQ 1B 23. Luiz Carlos P. Rodrigues Velho PQ 1B 24. Luiz Henrique de Figueiredo PQ 1C 25. Marcelo Miranda Viana da Silva PQ 1A 26. Marcos Dajczer PQ 1A 27. Marcus Vinicius Sarkis Martins PQ 1C 28. Mikhail Solodov PQ 1B 29. Milton Jara PQ2 30. Paulo Roberto Grossi Sad PQ 1A 31. Rafael José Iório Júnior PQ2 32. Reimundo Heluani PQ2 33. Robert Morris PQ2 34. Roberto Imbuzeiro PQ2 35. Vladas Sidoravicius PQ 1B 36. Welington Celso de Melo PQ 1A

Pesquisadores Extraordinários e Eméritos 1. Artur Ávila Cordeiro de Melo PQ 1A 2. Jacob Palis Junior PQ 1 A 3. Manfredo P. do Carmo PQ 1A

Macroprocesso Intercâmbio Científico

Promover a interação com cientistas e organizações científicas nacionais e internacionais do melhor nível.

INDICADOR 4: Número de visita-mês ao IMPA de Pesquisadores nacionais e estrangeiros. META CONTRATADA META R EALIZADA 240 287

Comentários

Este indicador avalia a eficácia do programa de visitantes para promover o intercâmbio científico. O valor indicado corresponde ao número total de dias que Pesquisadores nacionais ou estrangeiros passam no IMPA a cada ano para realização de pesquisas conjuntas, dividido por 30 (visitas-mês). O prestígio científico alcançado pelo IMPA faz com que este seja muito procurado para este efeito. Por outro lado, este indicador está entre aqueles que dependem mais diretamente da disponibilidade de recursos.

A meta foi plenamente alcançada pois é intensa a atividade de visitas e reuniões científicas no IMPA (ou organizadas por pesquisadores do IMPA), atraindo cientistas de destaque e servindo não só a seus pesquisadores e alunos de doutorado, mas também aos de outros centros nacionais. Novos convênios permitem que visitantes de longo prazo venham ao IMPA com recursos independentes do orçamento, o que comprova mais uma vez que a excelência do ambiente científico do IMPA e sua visibilidade nacional e internacional geram forte demanda por estágios de pesquisa de visitantes de todo o país e do exterior.

[44]

VISITANTES DE 2011 Professores Visitantes Estrageiros Instituição Nº Áreas de Nome País Início Atual Dias Pesquisa Princeton Estados Geometria Aaron Naber jan 9 University (PU) Unidos Diferencial Université Alain Paris I - jul Economia França 22 Chateauneuf Sorbonne Matemática (Paris I) Universidad de Sistemas Alejandro Chile (U. de Chile set 6 Dinâmicos e Teoria Maass Chile) Ergódica PUC de Chile - Alejandro Santiago Chile mar 10 Probabilidade Ramírez (PUC) Sistemas Alexander I. Rice University Estados fev 16 Dinâmicos e Teoria Bufetov (RICE) Unidos Ergódica Moscow State Alexey University Russia Jan 31 Análise/EDP Mailybaev (MSU) Moscow State Alexey University Russia Abr 122 Análise/EDP Mailybaev (MSU) Instituto de Amaury Alvarez Oceanología Cuba abr 91 Análise/EDP Cruz (IDO) Universidad de Álgebra e Ana Cristina Salamanca Espanha jun 8 Geometria López Martín (USAL) Algébrica Ana Patricia Universidade Carvalho Portugal jul 31 Probabilidade do Minho (UM) Goncalves Princeton Estados Geometria Andre Neves abr 7 University (PU) Unidos Diferencial Pesquisa Tu Dresden Andreas Fischer Alemanha mar 5 Operacional e (TUD) Otimização Universität Anna Marciniak- Heidelberg Alemanha mar 6 Análise/EDP Czochra (UH) Augusto École Normale Quadros Superieure de França fev 17 Probabilidade Teixeira Paris (ENS) Sistemas F. u. Berlin Bernold Fiedler Alemanha fev 15 Dinâmicos e Teoria (FU) Ergódica

Bruno Lochum Universite de França mai 7 Física Matemática Provence (UP) Università di Sistemas Carlo Carminati Pisa (università Itália jun 46 Dinâmicos e Teoria di pisa) Ergódica

[45]

Sistemas Carlos Matheus Collège de 8 França mar Dinâmicos e Teoria Silva Santos França (CdF) Ergódica Sistemas Carlos Matheus Collège de França 47 Dinâmicos e Teoria Silva Santos França (CdF) out Ergódica University of Sistemas California at Estados Charles Pugh abr 10 Dinâmicos e Teoria Berkeley Unidos Ergódica (UCB) IBM - Tj Watson Sistemas Estados Charles Tresser Research abr 11 Dinâmicos e Teoria Unidos Center (IBM Ergódica RESEARCH) Álgebra e Cornell Estados Damiano Testa out 15 Geometria University (CU) Unidos Algébrica Université Sistemas Daniel Lehmann Montpellier 2 França fev 27 Dinâmicos (UM2 - CNRS) Complexos Universidad de Álgebra e Darío Sánchez Salamanca Espanha jun 8 Geometria Gómez (USAL) Algébrica Courant Institute of Estados Computação Davi Geiger Mathematical jul 33 Unidos Gráfica Sciences (CIMS) David Iglesias Universidad La Geometria Espanha mai 12 Ponte Laguna (ULL) Simplética Instituto Superior Técnico- Sistemas Diogo A. Universidade Portugal ago 6 Dinâmicos e Teoria Gomes Técnica de Ergódica Lisboa (IST/UTL)

École Normale Sistemas Etienne Ghys Superieure de França abr 28 Dinâmicos e Teoria Lyon (ENS- Ergódica LYON) Univ. of Fernando Estados Geometria Tennessee jun 46 Schwartz Unidos Diferencial (UNTE) Universita Álgebra e Degli Studi Filippo Viviani Itália ago 9 Geometria "roma Tre" Algébrica (ROMA III) Universite Francisco C. Libre de Bélgica mar 4 Análise/EDP Santos Bruxelles (ULB)

[46]

Francisco Universidad de Geometria Espanha out 62 Torralbo Granada Diferencial (UGR)

Université Sistemas François Paris IV - França jan 26 Dinâmicos e Teoria Ledrappier Pierre et Marie Ergódica Curie (Paris VI) Universite de Sistemas Frank Loray Rennes 1 França jan 13 Dinâmicos (CNRS) Complexos Álgebra e University of Reino Frank Neumann jul 23 Geometria Leicester (LEI) Unido Algébrica École Sistemas Frank Pacard Polytechnique França nov 7 Dinâmicos (EP) Complexos Universite de Sistemas Frederic Touzet Rennes 1 França jan 14 Dinâmicos (Irmar) Complexos University of Frederico Estados Wyoming jun 93 Análise/EDP Furtado Unidos (WYOMING) École Ghaith Hamdi Polytechnique França ago 11 Análise/EDP (EP) Centre de Recerca Geometria Graham Smith Espanha jul 72 Matemàtica Diferencial (CRM) Univ. of Connecticut, Estados Greg Huber mar 5 Análise/EDP Health Center Unidos (UCHC) University of California Estados Gustavo Ponce jan 26 Análise/EDP Santa Barbara Unidos (UCSB) Universidad Ioan Liviu Autónoma de Espanha abr 4 Análise/EDP Madrid (UAM) University of Estados Computação Jean Gallier Pennsylvania set 91 Unidos Gráfica (UofP)

Jean-Claude Université França jul 12 Análise/EDP Saut Paris - Sud (UPS)

Université Paul Sistemas Jean-Francois Sabatier - França nov 29 Dinâmicos Mattei Toulouse Complexos (Toulouse 3)

[47]

Courant Institute of Estados Combinatória Joel Spencer Mathematical nov 7 Unidos Probabilidade Sciences (CIMS) Delft University Johannes fev of Technology Holanda 9 Análise/EDP Bruining (DUT) Delft University Johannes of Technology Holanda Análise/EDP Bruining jul 13 (DUT) Instituto Superior Técnico- Jorge Drumond Universidade Portugal ago 12 Análise/EDP Silva Técnica de Lisboa (IST/UTL) Juan Bory Universidad de Cuba set 62 Análise/EDP Reyes Oriente (UO) Tu Darmstadt Geometria Julia Plehnert Alemanha mai 12 (TUD) Diferencial Paris VII - Sistemas Université Julie Deserti França nov 15 Dinâmicos Denis Diderot Complexos (Paris VII) F. u. Berlin Computação Konrad Polthier Alemanha out 9 (FU) Gráfica Université de Laurent jun Geometria Marne-la- França 11 Hauswirth Diferencial Vallée (UMV) Université de Laurent Geometria Marne-la- França nov 10 Hauswirth Diferencial Vallée (UMV)

Univ. Nancy Lionel Rosier França set 6 Análise/EDP (IMEC- NANCY)

Sistemas Purdue Estados Liz Vivas jul 16 Dinâmicos University Unidos Complexos (PURDUE)

Louis Addario- Reino Oxford out 9 Probabilidade Berry Unido University (OU)

Luis Orlando Universidad de Castellanos Cuba set 87 Análise/EDP Holguin (UHO) Pérez

Institut de Sistemas Marco Brunella Mathematiques França mar 40 Dinâmicos e Teoria de Bourgogne Ergódica - Dijon (IMB)

[48]

State University of Sistemas Estados Marco Martens New York at abr 13 Dinâmicos e Teoria Unidos Stony Brook Ergódica (SUNYSB) Álgebra e Univ. de Margarida Melo Portugal ago 9 Geometria Coimbra (UC) Algébrica Max Planck Institute for The Physics of Análise Mark Mineev Complex Alemanha mar 2 Numérica/Dinâmica Weinstein Systems dos Fluídos Dresden (MPI PKS) Mcmaster Matheus University Canadá ago 10 Análise/EDP Grasselli (MCMASTER) University of BioMatemática California Estados Matthew Lorig mar 6 Matemática Santa Barbara Unidos Aplicada (UCSB) Sheffield Mauro Hallam Reino Fernandes jul 11 Análise/EDP University Unido Pereira Jr. (SHU) Institute for Sistemas Research In Meysam Nassiri Irã nov 14 Dinâmicos e Teoria Fundamental Ergódica Sciences (IPM) Instituto Superior Técnico- Miguel Tribolet Geometria Universidade Portugal abr 10 de Abreu Simplética Técnica de Lisboa (IST/UTL) State University of Sistemas Estados Mikhail Lyubich New York at jul 15 Dinâmicos e Teoria Unidos Stony Brook Ergódica (SUNYSB)

New York Estados Nolin, Pierre University fev 34 Probabilidade Unidos (NYU)

Sistemas University of Reino Pablo Shmerkin out 7 Dinâmicos e Teoria Surrey (UNIS) Unido Ergódica Georgia Institute of Estados Prasad Tetali jul 16 Combinatória Technology Unidos (Georgia Tech)

[49]

Washington Estados Geometria Rajan Mehta University, St. mar 23 Unidos Simplética Louis (WUSTL) Georgia Pesquisa Renato D C Institute of Estados fev 38 Operacional e Monteiro Technology Unidos Otimização (Georgia Tech) Georgia Pesquisa Renato D C Institute of Estados out 12 Operacional e Monteiro Technology Unidos Otimização (Georgia Tech) Univ. Paris IX - Economia René Aïd Dauphine França ago 10 Matemática (Dauphine) Ricardo Abreu Universidad de Cuba set 62 Análise/EDP Blaya Holguin (UHO) University of Reino Richard Mycroft Birmingham out 3 Combinatória Unido (UOB) Sistemas Robert L Boston Estados mai 3 Dinâmicos e Teoria Devaney University (BU) Unidos Ergódica Facultad de Roberto Ingenieria y Uruguai fev 12 Probabilidade Markarian Agrimesura (Imerl) Facultad de Roberto Ingenieria y Uruguai set 8 Probabilidade Markarian Agrimesura (Imerl) Instituto Superior Técnico- Rui Loja Geometria Universidade Portugal abr 16 Fernandes Simplética Técnica de Lisboa (IST/UTL) Institute for Advanced Álgebra e Saeed Studies In Irã set 4 Geometria Tafazolian Basic Sciences Algébrica (IASBS)

Washington Álgebra e Estados Sándor Kovács State out 3 Geometria Unidos University Algébrica (WSU)

Sebastian Álgebra e University of Estados Casalaina- out 8 Geometria Coloardo at Unidos Martin Algébrica Boulder (CU) Sistemas Sebastian Van University of Reino out 10 Dinâmicos e Teoria Strien Warwick (UW) Unido Ergódica

[50]

Institut de Mathématiques Sistemas Sebastien de Luminy - França ago 30 Dinâmicos e Teoria Ferenczi CNRS (IML- Ergódica CNRS) Heriot Watt University, Reino Sergey Foss fev 52 Probabilidade Edinburgh Unido (UK) Peking Sistemas Shaobo Gan University China jul 41 Dinâmicos e Teoria (PKU) Ergódica Michigan State Sistemas Sheldon Estados University abr 7 Dinâmicos e Teoria Newhouse Unidos (MSU) Ergódica École Matemática Stephane Mallat Polytechnique França ago 3 Aplicada (EP) North Carolina Stephen State Estados jul 16 Análise/EDP Schecter University Unidos (NCSU) Álgebra e Sybilla University of Malta set 8 Geometria Hildegard Malta (UOM) Algébrica University of Theodoros Geometria Ioannina Grécia jul 30 Vlachos Diferencial (U.O.I) University of Timur Akhunov Canadá nov 3 Análise/EDP Calgary (UC) Álgebra e Tommaso de University of Estados mar 6 Geometria Fernex Utah (UofU) Unidos Algébrica University of Vladimir Pestov Canadá abr 4 Probabilidade Ottawa (UofO) University of Yuri Lawryshyn Canadá ago 10 Análise/EDP Toronto (UofT) 99 2088 pesquisadores

Professores Visitantes Brasileiros Nº Nome Instituição Atual Início Áreas de Pesquisa Dias Universidade Federal Pesquisa Operacional e Alejandro C. Frery jul 3 de Alagoas (UFAL) Otimização Universidade Federal Sistemas Análises e Teoria Ali Golmakani do Rio de Janeiro mar 31 Ergódica (UFRJ) Universidade Federal Antonio Gervasio do Ceará (UFC) mai 10 Geometria Diferencial Colares

Universidade Federal Aparecido Jesuino de Campina Grande jul 12 Análise/EDP de Souza (ufcg)

[51]

Augusto Armando Universidade Federal Sistemas Dinâmicos e fev 7 de Castro Júnior da Bahia (UFBA) Teoria Ergódica Augusto Armando Universidade Federal Sistemas Dinâmicos e abr 11 de Castro Júnior da Bahia (UFBA) Teoria Ergódica Inst. de Ciências Matemáticas e de Benoit Dherin ago 14 Geometria Simplética Computação (USP- ICMC) Universidade Federal Bernardo Nunes de Minas Gerais mar 7 Probabilidade Borges de Lima (UFMG) Universidade Federal Fábio Júlio Da do Espirito Santo nov 6 Probabilidade Silva Valentim (UFES) Universidade Federal Gastão de de Minas Gerais jul 6 Probabilidade Almeida Braga (UFMG) Ivan de Azevedo Universidade Federal jul 30 Geometria Diferencial Tribuzy do Amazonas (UFAM) João Lucas Universidade Federal jan 59 Geometria Diferencial Marques Barbosa do Ceará (UFC) João Lucas Universidade Federal jul 5 Geometria Diferencial Marques Barbosa do Ceará (UFC) Instituto de Matemática jul Sistemas Dinâmicos e Jorge Sotomayor e Estatística (IME - 30 Teoria Ergódica USP) Instituto de Matemática Sistemas Dinâmicos e Jorge Sotomayor e Estatística (IME - set 6 Teoria Ergódica USP) Instituto de Matemática Sistemas Dinâmicos e Jorge Sotomayor e Estatística (IME - out 5 Teoria Ergódica USP) José Fábio Universidade Federal Bezerra out 14 Análise/EDP do Ceará (UFC) Montenegro Instituto Insper José Heleno Faro mai 12 Economia Matemática (INSPER) José Yunier Bello Universidade Federal jan Pesquisa Operacional e 90 Cruz de Goiás (UFG) Otimização José Yunier Bello Universidade Federal Pesquisa Operacional e nov 7 Cruz de Goiás (UFG) Otimização Kleyber Mota da Universidade Federal Sistemas Dinâmicos e jun 61 Cunha da Bahia (UFBA) Teoria Ergódica Universidade Federal Sistemas Dinâmicos e Krerley Oliveira ago 5 de Alagoas (UFAL) Teoria Ergódica Instituto de Matemática Luiz Renato e Estatística (IME - ago 5 Probabilidade Fontes USP) Universidade Federal Mahdi Teymuri Sistemas Dinâmicos do Rio de Janeiro abr 17 Garakani Complexos (UFRJ) Universidade Federal Marcelo Ferreira do Rio Grande do jul 4 Computação Gráfica Siqueira Norte (UFRN)

[52]

Universidade Federal Marcelo Richard de Minas Gerais abr 6 Probabilidade Hilário (UFMG) Universidade Federal Marcelo Richard de Minas Gerais Probabilidade Hilário ago 3 (UFMG) Algébra e Geometria Marcos Jardim IMECC (UNICAMP) jun 3 Algébrica USP - Fac. de Economia, Adm. e Marilda Sotomayor jul 35 Economia Matemática Ciências Contábeis (USP - FEA) Universidade Estadual Patricia Romano Sistemas Dinâmicos e Paulista - São José do set 18 Cirilo Teoria Ergódica Rio Preto (UNESP) Instituto de Matemática Paul Bressler e Estatística (IME - mai 6 Geometria Simplética USP) Instituto de Matemática

Paul Bressler e Estatística (IME - Geometria Simplética nov 8 USP) Universidade Federal Ruy Tojeiro de de São Carlos out 7 Geometria Diferencial Figueiredo Junior (UFSCAR) Vanessa Barros Universidade Federal ago 6 Análise/EDP de Oliveira da Bahia (UFBA) Universidade Federal Sistemas Dinâmicos e Vilton Pinheiro jul 45 da Bahia (UFBA) Teoria Ergódica Instituto de Matemática Vyacheslav e Estatística (IME - abr 3 Geometria Simplética Futorny USP) Waliston Luiz Universidade Federal Sistemas Dinâmicos e Lopes Rodrigues de Sao Joao del Rei nov 5 Teoria Ergódica Silva (UFSJ) 37 602 Pesquisadores dias Brasileiros

Pesquisadores Visitantes Períodos longos – Estrangeiros Nº Nome Instituição Atual País Início Áreas de Pesquisa Dias University of Daniel Ahlberg Suécia out 75 Probabilidade Gothenburg (UG) Univ. de Provence - Centre de Enrique Andjel França out 90 Probabilidade Mathematique Et Informatique (CMI) University Notre Estados Sistemas Dinâmicos Frederico Xavier jul 180 Dame (UND) Unidos Complexos Estados Sistemas Dinâmicos Jose Felipe Voloch University of Texas mai 245 Unidos Complexos

Sistemas Dinâmicos e Pierre Berger Université Paris XIII França Nov 60 Teoria Ergódica (LAGA)

[53]

Queens University Sistemas Dinâmicos e Paulo Ribenboim Canadá Jul 150 (QUEENS) Teoria Ergódica Análise Estados Steven Lillywhite Sem vínculo jan 181 Numérica/Dinâmica Unidos dos Fluídos University of Toronto Sistemas Dinâmicos e Thomas Bloom Canadá mar 39 (UofT) Teoria Ergódica Análise Univ. of British Uri Ascher Canadá jan 181 Numérica/Dinâmica Columbia (UBC) dos Fluídos University of Estados Wolfgang Ziller jul 180 Geometria Diferencial Pennsylvania (UofP) Unidos 10 Pesquisadores 1381

Pesquisadores Visitantes Períodos longos – Brasileiros Nº Nome Instituição Atual País Início Áreas de Pesquisa Dias Instituto de Matemática e Bruno Learth Soares Brasil jan 212 Geometria Simplética Estatística (IME - USP) Centro de Pesquisas Pesquisa Operacional Claudia Sagastizábal de Energia Elétrica Brasil jan 365 e Otimização (CEPEL) Universidade Edgardo Brigatti Federal do Rio de Brasil mai 240 Análise/EDP Janeiro (UFRJ) 3 Pesquisadores 817

Pesquisadores visitantes por convênio Convênio Brasil/França em Matemática Nº Nome Instituição Atual País Início Áreas de Pesquisa Dias Universite Aix- Sistemas Dinâmicos e Christian Mauduit França 36 Marseille (AIX) set Teoria Ergódica Université du Sud Sistemas Dinâmicos e Erwan Lanneau França mar 20 Toulon-Var (USTV) Teoria Ergódica École Normale Harald Andres Sistemas Dinâmicos e Superieure de Paris França nov 14 Helfgott Teoria Ergódica (ENS) Université Paul Pascal Collin Sabatier - Toulouse França nov 17 Geometria Diferencial (Toulouse 3)

Convênio CNRS/IMPA – UMI Nº Nome Instituição Atual País Início Áreas de Pesquisa Dias

Alexandre Gaudilliere Universite de França jan 238 Probabilidade Provence (UP)

Universite Aix- Sistemas Dinâmicos e Christian Mauduit França set 120 Marseille (AIX) Teoria Ergódica

[54]

Univ. de Provence - Centre de Enrique Andjel França out 90 Probabilidade Mathematique Et Informatique (CMI) Univ. Paris IX - Hubert Lacoin Dauphine França set 120 Probabilidade (Dauphine) Université Paris XIII Sistemas Dinâmicos e Pierre Berger França jan 300 (LAGA) Teoria Ergódica Centre de Physique Robert Coquereaux Theorique - Luminy - França out 120 Física Matemática Cnrs (CPT)

Convenio IMPA/Univ. Pierre et Marie Curie Nº Nome Instituição Atual País Início Áreas de Pesquisa Dias Université Paris IV - Álgebra e Geometria Erwan Brugallé Pierre et Marie Curie França set 100 Algébrica (Paris VI)

 11 visitantes por convênio = total de 1175 dias

Programa de Pós-Doutorado – Verão de 2011 Nome Instituição Atual Permanência Ademir Pastor Ferreira IMECC (UNICAMP) 20 Fundação Universidade do Rio Grande Adriano De Cezaro 50 (FURG) Universidade Federal de Santa Catarina Alcides Buss 15 (UFSC) Facultad de Ingenieria y Agrimesura Aldo Portela Almada 16 (Imerl) Universidade Federal da Paraiba Alexandre de Bustamante Simas 28 (UFPB) Alexandre Gaudilliere Universite de Provence (UP) 46 Instituto de Matemática e Estatística Alexandre Grichkov 18 (IME - USP) Alexey V. Borisov Udmurt State University (USU) 10 Universidade Estadual Paulista - São Ali Messaoudi 20 José do Rio Preto (UNESP) Alvaro Castaneda González Universidad de Santiago de Chile 28 Instituto de Matemática e Estatística André Salles de Carvalho 57 (IME - USP) Universidade Federal de Minas Gerais Aniura Milanes Barrientos 29 (UFMG) Universidade Federal de Campina Aparecido Jesuino de Souza 8 Grande (ufcg) Instituto de Matemática Pura e Aplicada Arturo Ulises Fernandez Perez 54 (IMPA) Augusto Armando de Castro Júnior Universidade Federal da Bahia (UFBA) 10 École Normale Superieure de Paris Augusto Quadros Teixeira 34 (ENS) Benoit Saussol Univ. Brest (BREST) 10 Bernold Fiedler F. u. Berlin (FU) 15

[55]

Universidade Federal de Pernambuco Bruno Luis de Andrade Santos 54 (UFPE) Carlos Bocker Neto Universidade Federal do Pará (UFPA) 42 Universidade Federal Rural do Rio de Carlos Pinheiro 57 Janeiro (UFRRJ) Cecilia Salgado Université Paris VII - Jussieu (Paris VII) 29 Universidade Federal de Minas Gerais Cesar de Souza Eschenazi 10 (UFMG) Christian Horacio Olivera IMECC (UNICAMP) 57 Universidad de Los Andes- Venezuela Cristina Lizana Araneda 28 (ULA) Daniel Cantergiani Panazzolo Université de Haute-Alsace (UHA) 8 USP - Instituto de Ciências Matemáticas Daniel Levcovitz 19 e Computação São Carlos (ICMCSC) Dante Carrasco Olivera Universidad del Bío-Bío (UBB) 58 Instituto de Matemática e Estatística De Faria, Edson 37 (IME - USP) Eduardo Arbieto Alarcon Universidade Federal de Goiás (UFG) 42 Universidad Mayor de San Andres Efrain Cruz Mullisaca 23 (UMSA) Elio Eduardo Espejo Arenas Universidad de Chile - Matemática 18 Universidade Federal de Minas Gerais Ezequiel Rodrigues Barbosa 26 (UFMG) Universidade Federal do Espirito Santo Fábio Júlio Da Silva Valentim 47 (UFES) Fernando Figueiredo de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais 19 Filho (UFMG) Courant Institute of Mathematical Gerard Ben Arous 57 Sciences (CIMS) Universidad Nacional de Colombia German Eduardo Fonseca Buitrago 12 (UNC) Universidade Federal de Juiz de Fora Grigori Chapiro 53 (UFJF) University of California Santa Barbara Gustavo Ponce 29 (UCSB) Universidade Federal do Amazonas Ivan de Azevedo Tribuzy 16 (UFAM) Ivan S. Mamaev Udmurt State University (USU) 15 Izzet Coskun University of Illinois (UOF I) 12 Jaime Jose Orrillo Carhuajulca Universidade Catolica de Brasilia (UCB) 57 Jean-Philippe Lefort Universität Heidelberg (UH) 48 Jefferson Divino Gonçalves de Melo Universidade Federal de Goiás (UFG) 43 Instituto de Matemática y Ciencias Jesus Abad Zapata Samanez 57 Afines (IMCA) Facultad de Ingenieria y Agrimesura Jorge Iglesias 10 (Imerl) Universidade Federal de Minas Gerais José Heleno Faro 40 (UFMG) Facultad de Ingenieria y Agrimesura Jose Ladislao Vieitez Barreiro 13 (Imerl) José Yunier Bello Cruz Universidade Federal de Goiás (UFG) 50 Jozsef Balogh University of Illinois (UOF I) 8 Juan Carlos Muñoz Grajales Universidad del Valle 21

[56]

Universidade Federal do Espirito Santo Leonardo Meireles Câmara 57 (UFES) Universidade Federal de Itajubá Luis Fernando de Osorio Mello 15 (UNIFEI) Luis Victor Dieulefait Universitat de Barcelona (UB) 10 Universidade Federal de Minas Gerais Luiz Gustavo Farah Dias 23 (UFMG) Marcia Assumpção Guimaraes IMECC (UNICAMP) 17 Scialom Universidade Federal de Minas Gerais Marcos da Silva Montenegro 19 (UFMG) Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas Maria Eulalia Vares 57 (CBPF) Russian State Technological University Marina Rasskazova 15 (MATI) Centro de Matematica-Facultad de Martin Sambarino 10 Ciencias (CMAT) Matthew Szczesny Boston University (BU) 19 Nikolaos Diamantis University of Nottingham (UK) 12 Oliver Lorscheid University of Wuppertal (BUW) 28 Instituto de Matemática y Ciencias Oswaldo José Velásquez Castañón 47 Afines (IMCA) Pablo Shmerkin University of Manchester (UM) 10 Universidade Estadual Paulista - São Parham Salehyan 15 José do Rio Preto (UNESP) Paulo Varandas Universidade Federal da Bahia (UFBA) 19 Instituto de Matemática e Estatística Peter Hazard 36 (IME - USP) Rafael Labarca Universidad de Santiago de Chile 30 Universidade Federal do Amazonas Renato de Azevedo Tribuzy 30 (UFAM) Facultad de Ingenieria y Agrimesura Roberto Markarian 12 (Imerl) Universidade Federal do Tocantins Robson Martins de Mesquita 57 (UFT) Roger Peres de Moura Universidade Federal do Piauí (UFPI) 12 Universidade de Santa Cruz do Sul Ruben Edgardo Panta Pazos 13 (UNISC) Instituto de Matemática y Ciencias Rudy Jose Rosas Bazan 34 Afines (IMCA) Universidade Federal de São Carlos Ruy Tojeiro de Figueiredo Jr. 27 (UFSCAR) Sergey Foss Heriot Watt University, Edinburgh (UK) 35 Sergio Plaza Universidad de Santiago de Chile 16 Servet Martinez Universidad de Chile - Matemática 10 Universidade Federal de Pernambuco Seyed Hamid H. Hafshejani 33 (UFPE) Instituto de Matemática e Estatística Stefan Zohren 32 (IME - USP) Sylvain Crovisier Université Paris XIII (LAGA) 10 T.E.S. Raghavan University of Illinois at Chicago (UIC) 10 Tiago Pereira da Silva Universidade Federal do Abc (UFABC) 25 Tim Dokchitser University of Cambridge (Cambridge) 9

[57]

Waliston Luiz Lopes Rodrigues Universidade Federal de Sao Joao del 57 Silva Rei (UFSJ) Instituto de Matemática y Ciencias Wilfredo Sosa Sandoval 57 Afines (IMCA) Instituto de Matemática y Ciencias Yboon Victoria García Ramos 33 Afines (IMCA) 89 pesquisadores 2534

Nº Nº Nº Modalidade Pesquisadores dias meses Pesquisadores Visitantes Estrangeiros 99 2088 70 Pesquisadores Visitantes Brasileiros 37 602 20 Pesquisadores Visitantes Estrangeiros de longa 10 1381 46 duração Pesquisadores Visitantes Brasileiros de longa duração 3 817 27 Pesquisadores Visitantes – convênios 11 1175 39 Pós-Doutorado – Verão 89 2534 85 TOTAL 249 8597 287

 Total de Pesquisadores : 249  Total de dias: 8597  Cálculo : 8597 : 30 dias = 287

INDICADOR 5: Número de visita-mês ao IMPA de estagiários de pós-doutorado. META CONTRATADA ME TA REALIZADA 240 365

Comentários

Este é outro indicador de eficácia na promoção de intercâmbio científico. Os valores indicados correspondem ao número total de visitas-mês a cada ano por estagiários de pós-doutorado (período longo ou programa de pós-doutorado de Verão).

A meta foi superada significativamente mais uma vez, tendo havido grande procura por jovens doutores para estágios de Pós-Doutorado de períodos longos no IMPA.

Deve ser enfatizado que um número significativo destes visitantes, de períodos longos ou curtos, são financiados por fontes externas ao IMPA, tanto nacionais quanto estrangeiras.

Além disso, nos últimos anos o IMPA teve oportunidade de contratar um número substancial de pós-doutores com recursos próprios, através de edital, denominados Pós-doutorandos de Excelência pelo período de 2 anos com remuneração superior às das bolsas de pós-doutorados pagas pelas agências de fomento. Isto contribui a justificar o fato de que a meta foi superada amplamente.

[58]

VISITANTES DE 2011 Pós-Doc excelência Instituição Permanência Áreas de Nome Origem Início Atual /Dias Pesquisa Sistemas Andrew Scott Sem Canadá jan 365 Dinâmicos e Teoria Hammerlindl Vínculo Ergódica Pesquisa Sem Daniel Reem Israel set 120 Operacional e Vínculo Otimização Brasil - Leonardo Sem Rio de jan 365 Probabilidade Trivellato Rolla Vínculo Janeiro Álgebra e Estados Sem Pinhas Grossman jan 365 Geometria Unidos Vínculo Algébrica Análise Ricardo André Sem Portugal mai 240 Numérica/Dinâmica Lopes Barros Vínculo dos Fluídos Simon Richard Reino Sem jan 365 Probabilidade Griffiths Unido Vínculo Brasil - Sem Economia Susan Schommer Rio de jan 365 Vínculo Matemática Janeiro 7 Pós -Doc 2185 dias Excelência

Pós-Doutorado Instituição Permanênc ia Áreas de Nome Origem Início Atual /Dias Pesquisa Sistemas Abed Univ. Paris- França jan 271 Dinâmicos e Teoria Bounemoura Sud (PSUD) Ergódica Alejandro Geometria Argentina Sem Vínculo jan 88 Cabrera Simplética Brasil - Computação André Maximo Rio de Sem Vínculo jan 365 Gráfica Janeiro Álgebra e Antonio Nigro Itália Sem Vínculo jan 365 Geometria Algébrica Carlo Pietro Brasil - Economia Sem Vínculo mar 300 Sousa da Silva Sergipe Matemática Technical University of Geometria Dorel Fetcu România Iasi (TECH. jan 365 Diferencial UNIV. IASI)

Computação Erwan Renaut França Sem Vínculo jan 365 Gráfica

Sistemas Univ. of Ferry Kwakkel Holanda jan 363 Dinâmicos e Teoria Warwick Ergódica

[59]

Universidad Sistemas Gerardo Chile de Valparaíso jan an 365 Dinâmicos e Teoria Honorato (UV) Ergódica University of Gonzalo Fiz abr Espanha Cambridge 270 Probabilidade Pontiveros (Cambridge) Hugo de la Cuba Sem Vínculo jan 365 Análise/EDP Cruz Cansino Ivaldo Paz Brasil - Geometria Sem Vínculo set 120 Nunes Maranhão Diferencial Mathematisch Instituut Sistemas Jeroen Sijsling Alemanha Universiteit abr 183 Dinâmicos Utrecht Complexos (MIUtrecht) Weizmann Johan Suécia Institute of ago 150 Probabilidade Tykesson Science (WIS) Institute of Álgebra e Jose Ramon Irlanda Technology dez 30 Geometria Mari Tralee (ITT) Algébrica Juan Andrés González Chile Sem Vínculo jan 365 Análise/EDP Marín Centro de Investigacion Juan Miguel Geometria México en jan 365 Ruiz Zepeda Diferencial Matematicas (CIMAT) Brasil - Análise Julio Daniel Rio de Sem Vínculo jun 210 Numérica/Dinâmica Machado Silva Janeiro dos Fluídos Max Planck Sistemas Khosro Monsef Institut Für Irã nov 60 Dinâmicos Shokri Mathematik Complexos (MPIM) Université Laurent Claude França jan 217 Probabilidade Tournier Bernard Lyon 1 (UCBL) Sistemas Liliana Puchuri Peru Sem Vínculo jan 365 Dinâmicos Medina Complexos Bm&Fbovespa Luca Philippe Itália (BM) jan 243 Análise/EDP Mertens

Brasil - Marcelo Sem Vínculo Computação Rio de jan 59 Cicconet Gráfica Janeiro

Maria de Brasil - Sem Vínculo Computação Andrade Costa Rio de ago 150 Gráfica e Silva Janeiro

[60]

Universidad Matias del Geometria Argentina de Buenos jan 273 Hoyo Simplética Aires Instituto de Matthieu Pierre Brasil - Matemática e out 90 Probabilidade Lerasle. São Paulo Estatística (IME - USP) Michael B. Estados Geometria Sem Vínculo jan 365 Deutsch Unidos Diferencial Bowdoin Noah Estados Geometria College (BC - set 120 Kieserman Unidos Simplética MAINE) Pablo Análise Castañeda México Sem Vínculo jan 365 Numérica/Dinâmica Rivera dos Fluídos Sistemas Pablo Daniel University of Uruguai set 120 Dinâmicos e Teoria Carrasco Toronto (UofT) Ergódica Panters Análise Rodríguez Cuba Sem Vínculo jan 365 Numérica/Dinâmica Bermúdez dos Fluídos Raphael Brasil - Campos Minas Sem Vínculo mai 240 Física Matemática Drumond Gerais Brasil - Sergei Vieira Rio de Sem Vínculo jan 365 Análise/EDP Silva Janeiro Vitor Manuel Análise Universidade Martins de Portugal jul 180 Numérica/Dinâmica do Porto Matos dos Fluídos Brasil - Sistemas Yuri Gomes Rio de Sem Vínculo mar 300 Dinâmicos e Teoria Lima Janeiro Ergódica 35 8782 pós-doutorandos

 Total: 42 pós-docs por 10.967 por 7 dias = equivalente a 365 meses (10.697/30 dias = 365,57)

INDICADOR 6: Número de reuniões científicas do IMPA. META CONTRATADA META REALIZADA 10 13

Comentários

As reuniões científicas organizadas pelo IMPA representam uma contribuição de vulto à promoção de intercâmbio científico, já que atraem ao nosso país muitos dos melhores especialistas internacionais e constituem importantes oportunidades para a divulgação dos resultados alcançados pela Matemática brasileira, de que se beneficia toda a

[61] comunidade. Também representam um esforço da parte do IMPA em termos de recursos humanos e financeiros.

Foram realizadas 13 reuniões científicas no ano de 2011, sendo 6 no primeiro semestre e 7 no segundo semestre de 2011. A meta mais um ano, foi amplamente atingida.

Realizações do Indicador

1. Arithmetic of Modular forms and Elliptic Curves. IMPA, Rio de Janeiro, de 03/01 até 14/01. Nº de participantes: 59.

2. Trimestre Temático - Analysis and Inverse Problems in the Applied Sciences(Workshop dentro do Trimestre). IMPA, Rio de Janeiro, de 01/03 até 31/05. Nº de participantes: 22.

3. Mathematical Methods and Modeling of Biophysical Phenomena. Foz do Iguaçu, Paraná, de 20/03 até 26/03. Nº de participantes: 83.

4. Workshop Internacional de Sistemas Dinâmicos, celebrando os 90 anos do Professor Maurício Peixoto. IMPA, Rio de Janeiro, de 12/04 até 15/04. Nº de participantes: 96.

5. Matemática nas Américas. IMPA, Rio de Janeiro, de 16/05 até 17/05. Nº de participantes: 36.

6. WAVES in FLUIDS III. IMPA, Rio de Janeiro, de 06/06 até 10/06. Nº de participantes: 51.

7. 28º. Colóquio Brasileiro de Matemática. IMPA, Rio de Janeiro, de 18/07 até 29/07. Nº de participantes: 637.

8. XV Escola Brasileira de Probabilidade. Mambucaba, Rio de Janeiro, de 31/07 até 06/08. Nº de participantes:121.

9. Workshop on Conservative Dynamics and Symplectic Geometry. IMPA, Rio de Janeiro, de 31/07 até 06/08. Nº de participantes: 78.

10.Mathematical Modelling and Calibration in Commodities and Energy. IMPA, Rio de Janeiro, de 15/08 até 19/08. Nº de participantes: 24.

11.Trimester Program on Computational Manifolds and Applications (Workshop dentro do Trimestre). IMPA, Rio de Janeiro, de 01/09 até 30/11. Nº de participantes: 66.

[62]

12.Workshop on Dynamical Systems. UFBA, Bahia, de 16/10 até 22/10. Nº de participantes: 103.

13.Research in Options 2011. Bay of Angra dos Reis, Rio de Janeiro, de 26/11 até 01/12. Nº de participantes: 55.

 Total de participantes em eventos em 2011 = 1.431

Macroprocesso Ensino

Capacitação científica de jovens Pesquisadores e professores universitários, a promoção de pesquisa de qualidade, a participação em programas e projetos de inovação científico-tecnológica e a atuação como multiplicadores desta competência.

INDICADOR 7: Índice de sucesso do doutorado - programa de 4 anos (quantidade de títulos concedidos a bolsistas nos 4 últimos anos, multiplicada por 48 e dividida pelo número de meses de bolsas concedidas nos quatro anos precedentes à obtenção do grau). META CONTRATADA META REALIZADA 85% 86%

Comentários

Este é um indicador da eficiência no uso dos recursos para a formação de doutores e mestres. De fato, ele avalia o custo médio da formação de cada doutor, em termos dos meses de bolsas utilizadas para o efeito. A fórmula de cálculo é:

(número de graus de doutor concedidos a bolsistas nos últimos 4 anos) * 48 número de meses de bolsas concedidas nos últimos 4 anos

A razão de usar-se um período de 4 anos para o cálculo é que essa é a duração máxima das bolsas de doutorado concedidas pelas principais agências de fomento. Portanto, um índice de sucesso de 100% corresponderá à situação ideal em que todos os estudantes bolsistas concluem o doutorado após 48 meses. O fato de tomar-se uma média sobre 4 anos também torna este indicador mais estável, estatisticamente, e portanto mais representativo.

A meta deste indicador foi atingida com sucesso.

A vigência total de uma bolsa de doutorado é de 48 meses. O indicador de eficiência do programa de doutorado obedeceu então a seguinte fórmula de cálculo:

77 títulos x 48 meses / (1019 + 949 + 1167 + 1184) = 0,86

Obs: O cálculo deste indicador considerou no numerador somente alunos bolsistas formados em cada ano.

[63]

NÚMERO DE TÍTULOS DE DOUTOR NOS ÚLTIMOS 4 ANOS Nº de doutores Ano Acadêmico No de doutores Bolsistas 2008 18 17 2009 19 19 2010 21 21 2011 20 20 TOTAL 78 77

GRAUS DE DOUTOR CONCEDIDOS EM 2008 Total e m Mês/ano de Nome meses de admissão bolsa 1. Aída Patricia González Nieva 03/2004 48 2. Damián Roberto Fernandez Ferreyra 03/2004 48 3. Esdras Soares De Medeiros Filho 03/2003 48 4. Heudson Tosta Mirandola 03/2004 43 5. Jiagang Yang 03/2005 40 6. Jonathan Samuel Farfan Vargas 03/2005 46 7. Juan Carlos Galvis Arrieta 03/2004 48 8. Leo Tenenblat 03/2003 36 9. Leonardo Trivellato 03/2004 47 10. Luiz Gustavo Farah Dias 03/2004 48 11. Marco Shinobu Matsumura 03/2000 48 12. Mostafa Nasri 03/2005 41 13. Pedro Jorge Duarte Gil Tomé dos S. Morais 03/2002 Sem bolsa 14. Saeed Tafazolian 03/2004 48 15. Sérgei Vieira Silva 03/2003 48 16. Seyed Amin Esfahani Rashidi 03/2005 46 17. Susan Schommer 03/2003 48 18. Thiago Fassarella Do Amaral 03/2004 48 Total de Bolsistas 17

GRAUS DE DOUTOR CONCEDIDOS EM 2009 Total em Mês/ano de Nome meses de admissão bolsa 1. Alien Herrera Torres 08/2005 48 2. Almir Rogério Silva Santos 03/2005 48 3. Ana Maria Soares Luz 03/2004 48 4. Anderson Mayrink Da Cunha 03/2001 48 5. Carlos Bocker Neto 03/2006 46 6. Crístian Andrés Ortiz González 12/2004 48 7. Etereldes Gonçalves Júnior 03/2004 48 8. Evilson Da Silva Vieira 03/2005 48 9. Francisco Javier Valenzuela Henriquez 03/2005 48 10. Grigori Chapiro 03/2005 48 11. Jean Carlos Da Silva 03/2005 48 12. Jefferson Divino Gonçalves De Melo 03/2006 45 13. Jhon Jader Mira Albanés 03/2005 47 14. Jorge Nicolás Caro Montoya 03/2005 48 15. José Yunier Bello Cruz 08/2006 36

[64]

16. Leonardo Erick Muller 03/2005 48 17. Marcio Henrique Batista Da Silva 03/2006 28 18. Pablo Castaneda Rivera 03/2006 48 19. Rodrigo Salomão 03/2004 44 Total de Bolsistas 19

GRAUS DE DOUTOR CONCEDIDOS EM 2010 Total em Mês/ano de Nome meses de admissão bolsa 1. Adriano De Cezaro 03/2006 29 2. Alex Corrêa Abreu 08/2004 48 3. Alexandre De Bustamante Simas 03/2006 52 4. André Luis Contiero 03/2004 48 5. Arturo Ulises Fernandez Pérez 03/2007 42 6. Claudemir Silvino Leandro 03/2006 48 7. Cristina Lizana Araneda 03/2006 48 8. Fábio Julio Da Silva Valentim 03/2006 29 9. Freddy Rolando Hernández Romero 08/2005 26 10. Gabriela Verónica Fernández Lamilla 08/2005 48 11. Hernán Maycol Falla Luza 08/2006 45 12. Juan Andrés González Marín 03/2006 48 13. Juan Carlos Cordero Ceballos 08/2006 48 14. Liliana Puchuri Medina 03/2006 48 15. Marcelo Cicconet 03/2007 42 16. Michel Molina Del Sol 03/2006 48 17. Mohammad Fanaee 03/2006 48 18. Panters Rodriguez Bermudez 03/2006 48 19. Sergio Krakowski Costa Rego 03/2005 48 20. Thiago Linhares Drummond 01/2005 48 21 Anessa Barros De Oliveira 03/2006 48 Total de Bolsistas 21

GRAUS DE DOUTOR CONCEDIDOS EM 2011 Total em Mês/ano de Nome meses de admissão bolsa 1. Adriana Neumann De Oliveira 03/2007 48 2. Ana Tércia Monteiro Oliveira 03/2007 48 3. Artem Raibekas 08/2007 48 4. Carlo Pietro Souza Da Silva 03/2007 48 5. Dalia Melissa Bonilla Correa 03/2006 48 6. Emilio Ashton Vital Brazil 03/2007 48 7.Fernando Antonio De Araújo Carneiro 03/2007 48 8.Giuliano Boava 03/2008 42 9.Helmut Alexander Wahanik Durán 03/2007 48 10.Ivaldo Paz Nunes 08/2007 48 11.Ives José De Albuquerque Macêdo Júnior 03/2007 48 12.José Manuel Jimenez Urrea 03/2007 48 13.Júlio Daniel Machado Silva 03/2007 48 14.Marcelo Richard Hilário 03/2007 48 15.Pablo Dávalos 08/2007 48

[65]

16.Patrícia Romano Cirilo 03/2007 48 17.Roger Behling 03/2007 47 18.Tertuliano Franco Santos Franco 03/2007 48 19.Waliston Luiz Lopes Rodrigues Silva 12/2004 48 20.Yuri Gomes Lima 03/2007 48 Total de Bolsistas 20

NÚMERO DE MESES DE BOLSAS CONCEDIDAS A ALUNOS DE DOUTORADO ADMITIDOS EM 2000 Total em meses Nome Grau em de bolsa Marco Shinobu Matsumura 2008 48

NÚMERO DE MESES DE BOLSAS CONCEDIDAS A ALUNOS DE DOUTORADO ADMITIDOS EM 2001 Total em meses Nome Grau em de bolsa Anderson Mayrink da Cunha 2009 48

NÚMERO DE MESES DE BOLSAS CONCEDIDAS A ALUNOS DE DOUTORADO ADMITIDOS EM 2002 Total em meses Nome Grau em de bolsa Pedro Jorge Duarte Gil Tomé dos S. Morais 2008 S/B

NÚMERO DE MESES DE BOLSAS CONCEDIDAS A ALUNOS DE DOUTORADO ADMITIDOS EM 2003 Total em meses Nome Grau em de bolsa 1. Esdras Soares De Medeiros Filho 2008 48 2. Leo Tenenblat 2008 36 3. Sergei Vieira 2008 48 4. Susan Schommer 2008 48

NÚMERO DE MESES DE BOLSAS CONCEDIDAS A ALUNOS DE DOUTORADO ADMITIDOS EM 2004 Total em meses Nome Grau em de bolsa 1. Aída Patricia González Nieva 2008 48 2. Alejandro Piedrahita Hincapie (*) 22 3. Alex Corrêa Abreu 2010 48 4. Alysson Tobias Ribeiro Da Cunha (*) 19 5. Ana Maria Soares Luz 2009 48 6. André Luis Contiero 2010 48 7. Aryana Joecy Lima Da Silva (*) 46 8. Charlie Anibal Lozano Correa (*) 5 9. Cristián Andrés Ortiz González 2009 48 10. Damián Roberto Fernandez Ferreyra 2008 48 11. Etereldes Gonçalves Júnior 2009 44 12. Heudson Tosta Mirandola 2008 43 13. Juan Carlos Galvis Arrieta 2008 48 14. Leandro Domingues (*) 10 15. Leonardo Tadeu Silvares Martins (*) 13

[66]

16. Leonardo Trivellato Rolla 2008 47 17. Luiz Gustavo Farah Dias 2008 48 18. Maria João Lima Soares De Resende 2009 7 19. Omar Javier Solano Albornoz 2009 47 20. Ricardo Javier Hancco Anccori (*) 48 21. Rodrigo Geraldo Do Couto (*) Sem bolsa 22. Rodrigo Salomão 2009 44 23. Saeed Tafazolian 2008 48 24. Sérgio De Moura Almaraz 2009 48 25. Thiago Fassarella Do Amaral 2008 48 26. Thiago Linhares Drummond 2010 48 27. Waliston Luiz Lopes Rodrigues Silva 2011 48 Total 1019

NÚMERO DE MESES DE BOLSAS CONCEDIDAS A ALUNOS DE DOUTORADO ADMITIDOS EM 2005 Total em meses Nome Grau em de bolsa 1. Acir Carlos Da Silva Junior (*) 48 2. Alien Herrera Torres 2009 48 3. Almir Rogério Silva Santos 2009 48 4. Cecília Salgado Guimarães Da Silva (*) 3 5. Evilson Da Silva Vieira 2009 48 6. Francisco Javier Valenzuela Henriquez 2009 48 7. Freddy Rolando Hernández Romero 2010 26 8. Gabriela Verónica Fernández Lamilla 2010 48 9. Grigori Chapiro 2009 48 10.Ivana De Vasconcellos Latosinski (*) 46 11.Jean Carlos Da Silva 2009 48 12.Jhon Jader Mira Albanés 2010 47 13.Jiagang Yang 2008 40 14.Jonathan Samuel Farfan Vargas 2008 46 15.Jorge Nicolás Caro Montoya 2009 48 16.Juliana Faus Da Silva Dias (*) 2 17.Leonardo Erick Muller 2009 48 18.Maicon Marques Alves 2009 48 19.Manuel Pedro Bettencourt S. Canário (*) 24 20.Marcus De Mendes Caldas Raymundo (*) 6 21.Mostafa Nasri 2008 41 22.Sergio Krakowski Costa Rego 20106 48 23.Seyed Amin Esfahani Rashidi 2008 46 24.Wanderson Costa E Silva (*) 43 25.Yestin Esteban Arce Pomar (*) 3 Total 949

NÚMERO DE MESES DE BOLSAS CONCEDIDAS A ALUNOS DE DOUTORADO ADMITIDOS EM 2006 Total em meses Nome Grau em de bolsa 1. Adriano De Cezaro 2010 29 2. Alexandre De Bustamante Simas 2010 52 3. Aline Gomes Cerqueira (*) 48 4. Alireza Mohebi Ashtiani (*) 32

[67]

5. Carlos Bocker Neto 2009 46 6. Claudemir Silvino Leandro 2010 48 7. Cristina Levina Marques (*) 48 8. Cristina Lizana Araneda 2010 48 9. Dalia Melissa Bonilla Correa 2011 48 10. Fábio Júlio Da Silva Valentim 2010 29 11. Fábio Xavier Penna (*) 48 12. Hernán Maycol Falla Luza 2010 45 13. Ítalo Raony Costa Lima (*) 48 14. Jefferson Divino Gonçalves De Melo 2009 45 15. José Yunier Bello Cruz 2009 36 16. Juan Andrés González Marín 2010 48 17. Juan Carlos Cordero Ceballos 2010 48 18. Liliana Puchuri Medina 2010 48 19. Mahboubeh Nadaf (*) 23 20. Márcio Henrique Batista Da Silva 2009 28 21. Maria Magdalena R. E. Arozteguy (*) 14 22. Michel Cambrainha De Paula (*) 48 23. Michel Molina Del Sol 2010 48 24. Mohammad Fanaee 2010 48 25. Napoleón Caro Tuesta (*) 4 26. Pablo Castañeda Rivera 2010 48 27. Panters Rodríguez Bermúdez 2010 48 28. Patrícia Rodrigues Ferreira Da Silva (*) 16 29. Vanessa Barros De Oliveira 2010 48 Total 1167

NÚMERO DE MESES DE BOLSAS CONCEDIDAS A ALUNOS DE DOUTORADO ADMITIDOS EM 2007 Total em m eses Nome Grau em de bolsa 1. Adriana Neumann De Oliveira 2011 48 2. Ana Tércia Monteiro Oliveira 2011 48 3. Artem Raibekas 2011 48 4. Arturo Ulises Fernandez Pérez 2010 42 5. Augusto Quadros Teixeira (*) 05 6. Carlo Pietro Souza Da Silva 2011 48 7. Daniel Rodrigues Valesin (*) 02 8. Emilio Ashton Vital Brazil 2011 48 9. Fábio Luiz Borges Simas (*) 31 10. Federico Jesus Dalmao Artigas (*) 03 11. Fernando Antonio De A. Carneiro 2011 48 12. Fernando Del Carpio Marek (*) 48 13. Helmut Alexander Wahanik Durán 2011 48 14. Hernan Pablo Iannello (*) 11 15. Ivaldo Paz Nunes 2011 48 16. Ives José De A. Macêdo Júnior 2011 48 17. Jorge Erick López Velázquez (*) 46 18. José Manuel Jiménez Urrea 2011 48 19. Julio Daniel Machado Silva 2011 48 20. Marcelo Cicconet 2010 42 21. Marcelo Richard Hilário 2011 48 22. Maria De Andrade Costa (*) 29

[68]

23. Naldisson Dos Santos (*) 20 24. Pablo Dávalos De La Peña 2011 48 25. Patrícia Romano Cirilo 2011 48 26. Pedro Jesús Hernández Rizzo (*) 38 27. Ricardo Ariel Pastrán Ramírez (*) 24 28. Roger Behling 2011 47 29. Tertuliano Franco Santos Franco 2011 48 30. Yoisell Rodríguez Núñez (*) 28 31. Yuri Gomes Lima 2011 48 Total 1184 (*) Alunos que ainda não obtiveram grau.

INDICADOR 8: Índice de sucesso do mestrado - programa de 2 anos (quantidade de títulos concedidos a bolsistas nos 2 últimos anos, multiplicada por 24 e dividida pelo número de meses de bolsas concedidas nos dois anos precedentes à obtenção do grau). META CONTRATADA META REALIZADA 85% 87%

Comentários

Este é o análago do indicador precedente para o Mestrado e aplicam-se comentários análagos. O período de cálculo é de 2 anos, por ser essa a duração máxima das bolsas de mestrado concedidas pelas principais agências de fomento. (o indicador de eficiência na utilização das bolsas de mestrado é análogo ao utilizado pelo programa de doutorado)

A fórmula de cálculo é:

(número de graus de mestre concedidos a bolsistas nos últimos 2 anos) * 24 número de meses de bolsas concedidas nos últimos 2 anos

A meta deste indicador foi atingida com sucesso.

A vigência total de uma bolsa de mestrado é de 24 meses. O indicador de eficiência do programa de mestrado obedeceu então a seguinte fórmula de cálculo:

30 títulos x 24 meses / (557 + 271 ) = 0,8 7

Obs: O cálculo deste indicador considerou no numerador somente alunos bolsistas formados em cada ano.

MESTRES PARA OS ANOS DE 2010 e 2011 Ano Nοοο de mestres No de mestres - bolsistas 2010 20 19 2011 11 11 TOTAL 31 30

GRAUS DE MESTRE CONCEDIDOS EM 2010 Mês /Ano de Total em meses de Nome Admissão bolsa 1. Alan Gerardo Reys Figueroa 03/2008 24 2. Antonio Marcos Ferreira Da Silva 03/2008 24

[69]

3. Bruno Dos Santos Gois 03/2008 24 4. Carlos Eugenio Sauer Ayala 03/2008 24 5. Carolina Alejandra Parra Martínez 03/2008 24 6. Cristiane Cupertino Botelho 03/2008 24 7. Daniel Aparecido Geraldini 03/2008 24 8. Eric De Carvalho Jardim Silva 03/2008 s/b 9. Guilherme Machado De Freitas 03/2008 24 10.Guillermo Esteban Gomez 03/2008 24 11.Juan Eduardo Casavilca Silva 03/2008 24 12.Leonardo Koller Sacht 03/2008 24 13.Lucas Coelho Ambrozio 03/2008 24 14.Marco Vinicius Bahi Aymone 03/2008 24 15.Philip Thompson 03/2008 24 16.Rafael De Araujo M. Da Silva 03/2008 24 17.Ricardo Turolla Bortolotti 03/2008 24 18.Susana Frometa Fernandez 08/2008 24 19.Thiago Siqueira Pereira 03/2008 24 20.Tiane Marcarini Pinto 03/2008 24 Total 20

GRAUS DE MESTRE CONCEDIDOS EM 2011 Mês/Ano de Total em meses de Nome Admissão bolsa 1.Adriana Schulz 03/2009 24 2.Alexandre Chapiro 03/2010 18 3.Aline Gomes Cerqueira 03/2005 17 4.Altemar Brito Lima 03/2008 24 5.Cristian Andres Cruz Torres 03/2009 24 6.Francisco Itamarati Secolo Ganacim 03/2009 24 7.Javier Mauricio Villalba Morales 03/2009 24 8.Leandro Moraes Valle Cruz 03/2009 24 9.Lucas Henrique Backes 03/2009 24 10.Rafael Montezuma Pinheiro Cabral 03/2009 24 11.Reinier Diaz Millán 03/2009 24 Total 11

NÚMERO DE MESES DE BOLSAS CONCEDIDO A ALUNOS DE MESTRADO ADMITIDOS EM 2005 Nome Grau Em Total em meses de bolsa Aline Gomes Cerqueira 2011 24

NÚMERO DE MESES DE BOLSAS CONCEDIDO A ALUNOS DE MESTRADO ADMITIDOS EM 2008 Nome Grau em Total em meses de bolsa 1.Alan Gerardo Reyes Figueroa 2010 24 2.Altemar Brito Lima 2011 24 3.Antonio Marcos Ferreira Da Silva 2010 24 4. Bruno Dos Santos Gois 2010 24 5. Carlos Eduardo Guedes Belchior (*) 15 6. Carlos Eugenio Sauer Ayala 2010 24 7. Carolina Alejandra Parra Martínez 2010 24 8. Cristiane Cupertino Botelho 2010 24 9. Daniel Aparecido Geraldini 2010 24

[70]

10. Diogo Figueira Colossi 2010 12 11. Eric De Carvalho Jardim Silva 2010 Sem Bolsa 12. Guilherme Machado De Freitas 2010 24 13. Guillermo Arturo Ramirez Hunter (*) 13 14. Guillermo Esteban Gomez Machuca 2010 24 15. José Victor Goulart Nascimento (*) 24 16. Juan Eduardo Casavilca Silva 2010 24 17. Leonardo Koller Sacht 2010 24 18. Lucas Coelho Ambrozio 2010 24 19. Marco Vinicius Bahi Aymone 2010 24 20. Maurício De Lemos R. Collares Neto 2009 13 21. Philip Thompson 2010 24 22. Rafael De Araujo Monteiro Da Silva 2010 24 23. Ricardo Turolla Bortolotti 2010 24 24. Susana Frometa Fernandez 2010 24 25.Thiago Siqueira Pereira 2010 24 26. Tiane Marcarini Pinto 2010 24 Total 557

NÚMERO DE MESES DE BOLSAS CONCEDIDO A ALUNOS DE MESTRADO ADMITIDOS EM 2009 Nome Grau em Total em meses de bolsa 1. Adriana Schulz 2011 24 2. Adson Martins Meira (*) 6 3.Artur Afonso Guedes (*) 10 4.Aser Cortines Peixoto (*) 19 5. Cristian Andres Cruz Torres 2011 24 6. Francisco Itamarati Secolo Ganacim 2011 24 7. Javier Mauricio Villalba 2011 24 8. Jhonata Emerick Ramos (*) 12 9. Juan Pablo Gama Torres (*) 12 10.Leandro Moraes Valle Cruz 2011 24 11. Lucas Henrique Backes 2011 24 12.Luciano Guimarães Monteiro De Castro (*) Sem bolsa 13.Rafael Guimarães De Mello Sobreira (*) 3 14.Rafael Montezuma Pinheiro Cabral 2011 24 15.Reinier Diáz Millán 2011 24 16.Riane Aparecida Da Silva Melo (*) 12 17.Sebastian Hurtado Salazar (*) 5 Total 271 (*) alunos que ainda não obtiveram grau

INDICADOR 9: Número de doutores formados anualmente/média dos últimos três anos. META CONTRATADA META REALIZADA 16 20

Comentários

Este é um indicador de eficácia na formação de jovens Pesquisadores-doutores, que é uma das principais atividades do IMPA. Foi decidido calcular o número médio de doutores formados nos últimos 3 anos para tornar o indicador mais estável às flutuações estatísticas e, portanto, mais representativo. A meta foi atingida.

[71]

MÉDIA DE DOUTORES PARA OS ANOS DE 2009, 2010 e 2011 No de doutores ANO Até 30/06 2009 19 2010 21 2011 20 TOTAL 60 MÉDIA 20

INDICADOR 10: Número de participantes do Colóquio Brasileiro de Matemática (realizado nos anos ímpares). META CONTRATADA: META REALIZADA: 600 637

Comentários

O Colóquio Brasileiro de Matemática vem sendo realizado a cada dois anos desde 1957 e tem tido um papel fundamental no desenvolvimento da Matemática no Brasil, tanto contribuindo para divulgar a pesquisa e disseminá-la entre as novas gerações como ajudando a criar uma literatura nacional em Matemática. O número de participantes tem vindo a crescer à medida que a própria comunidade cresce, e coloca o Colóquio Brasileiro de Matemática entre as maiores e mais importantes reuniões do nosso cenário científico. A meta contratada do número de participantes representa um compromisso muito substancial do IMPA de continuar desenvolvendo este esforço em prol do conjunto da comunidade.

Mais uma vez, consolidou-se o fato de ser esta a mais abrangente reunião de Matemática no país e talvez a mais estimulante para os jovens que tenham talento para a matemática e ciências afins, conforme mostram os números abaixo referentes aos participantes.

Verificou-se intensa presença nas salas de aula, freqüentemente excedendo a capacidade das mesmas, particularmente nas atividades mais elementares. Esse fato comprovou a receptividade às iniciativas da Comissão Organizadora de incrementar o programa de atividades dedicadas ao Ensino de Matemática, Iniciação Científica e Olimpíada de Matemática, que já fizeram parte das atividades do último Colóquio, e também a ênfase no número de Palestras de Divulgação da Matemática, em áreas muito diversas.

Macroprocesso Desenvolvimento Tecnológico

Desenvolvimento de aplicações da Matemática e tecnologias associadas por meio da elaboração de modelos matemáticos aplicados e da produção de softwares inovadores que respondam a problemas concretos colocados pelas políticas públicas e pelo setor produtivo.

INDICADOR 11: Número de protótipos e Softwares produzidos ou aperfeiçoados (novas versões). META CONTRATADA META REALIZADA 5 5

Comentários

Neste indicador de desenvolvimento tecnológico são contados os protótipos e softwares produzidos no IMPA bem como os aperfeiçoamentos substanciais dos mesmos.

[72]

Os protótipos e softwares são ligados aos projetos do Laboratório VISGRAF. Nesse período foram desenvolvidos um novo sistema de autoria para espetáculos de dança e uma nova versão multi-plataforma do sistema MUAN.

O software RPN vem sendo aperfeiçoado há tempos, e foi usado em 1 tese de doutoramento, e está sendo usado por 2 pós-doutores, no Laboratório de Dinâmica dos Fluídos. Este programa para pesquisa interativa com suporte para colaboração remota foi estendido em vários sentidos. Foi introduzido software para o cálculo de vários tipos de curvas de bifurcações para problemas de Riemann em escoamentos em meios porosos. Novas capacidades de visualização destas curvas foram implementadas.

O novo software TPCW tem uma estrutura que generaliza a do RPN. Destina-se a análise de injeção de dióxido de carbono em aqüíferos subterrâneos; esta injeção é uma possível forma de mitigar mudanças climáticas devidas ao efeito estufa. Já foi usado na tese de doutoramento de Helmut Wahanik.

Descrição das realizações do indicador:

1. ChoreoGraphics – Sistema de autoria para espetáculos de dança interativos.

2. MUAN Reloaded – Versão multi-plataforma do sistema MUAN. Projeto em parceria tecnológica com a IBM e AnimaMundi. < http://www.visgraf.impa.br/muan2/>

3. Software RPN – Ferramentas Interativas para Análise de Sistemas Dinâmicos com Suporte para Colaboração Remota. Aperfeiçoado.

4. Mobile HDR Vídeo – Software para captura de vídeo HDR em dispositivos móveis.

5. Software TPCW – Análise da injeção de dióxido de carbono em aqüíferos. Iniciado.

INDICADOR 12: Número de publicações tecnológicas e patentes resultantes dos Projetos. META CONTRATADA META REALIZADA 7 7

Comentários

São contabilizadas as produções tecnológicas e patentes resultantes de projetos desenvolvidos no IMPA.

As publicações técnicas elaboradas no período correspondem a documentação dos programas e sistemas desenvolvidos no período e são resultado de pesquisa realizada no Laboratório de Dinâmica dos Fluídos e do VISGRAF.

Descrição das realizações do indicador:

1. Two-stage oxidation reaction in a porous medium. Lucas Furtado; Dan Marchesin; Johannes Bruining - E025 / 2011.

[73]

2. Analysis of in-situ combustion of oil with pyrolysis and vaporization. Alexey A. Mailybaev; Dan Marchesin; Hans Bruining - E024 / 2011.

3. Filtration combustion in wet porous medium. Hans Bruining; Alexey A. Mailybaev; Dan Marchesin - E023 / 2011.

4. Computational Photography and Video. Tassio Knop de Castro, Alexandre Chapiro, and Luiz Velho. Technical Report - VISGRAF Laboratory TR-11-03, IMPA, 2011. < http://www.visgraf.impa.br/Data/RefBib/PS_PDF/tr032011/tr03-2011.pdf>

5. A note on approximation on the real line with nonnegative derivative constraints by Hermite interpolation using RBFs and convex quadratic programming. Ives Macedo and Luiz Velho. Technical Report TR-01-2011, VISGRAF Laboratory Technical Report.

6. Generalized Sampling in Computer Graphics. Diego Nehab; Hugues Hoppe - E022 / 2011.

7. Processo para Captura e Exibicao de Imagens Estereoscopicas. Patente Depositada no INPI. Laboratorio VISGRAF – IMPA / IME - EB, 2011.

Macroprocesso Informação Científica

Difusão do conhecimento matemático para propiciar acesso à comunidade brasileira ao progresso científico da área e suas aplicações em particular pela produção de literatura básica, que permita não só alcançar este objetivo nesta e em área afins do conhecimento, mas também despertar o interesse dos mais jovens pela Matemática.

INDICADOR 13: Número de títulos publicados (livros de graduação e pós-graduação).

META CONTRATADA META REALIZADA 16 16

Comentários

Este indicador corresponde ao número total de títulos de livros publicados a cada ano. Ele avalia o desempenho do IMPA na produção de textos matemáticos em todos os níveis, contribuindo para a melhoria do ensino e a disseminação da cultura matemática.

O indicador corresponde ao número total de títulos de livros das coleções Projeto Euclides, Matemática Universitária e Matemática e Aplicações publicados a cada ano. Ele avalia o desempenho do IMPA na produção de textos matemáticos em todos os níveis. A meta de 16 publicações foi cumprida, informamos também que no ano de 2011 foram vendidos 22.000 livros das mencionadas coleções.

[74]

INDICADOR 14: Número de livros e assinaturas de revistas incorporados ao acervo bibliográfico do IMPA. META CONTRATADA META REALIZADA 800 930

Comentários

É indicador de contribuição do IMPA para permitir o acesso da comunidade científica e universitária à literatura matemática, nacional ou internacional. É contado o número total de volumes (livros ou periódicos) incorporados anualmente ao acervo da Biblioteca, cuja utilização é facultada ao conjunto da comunidade.

A meta foi reduzida a 800 volumes após ponderações de que este número já é suficiente para atender a demanda acadêmicado IMPA. Tem sido a modificação feita durante o ano de 2011, as encomendas já feitas à época levaram a meta a ser superada.

O indicador é composto pelos seguintes dados:

Livros adquiridos de Janeiro a Dezembro: 521

Assinaturas correntes de periódicos: 409

INDICADOR 15: Número de livros emprestados. META CONTRATADA META REALIZADA 12.500 12.709

Comentários

É computado o número de periódicos emprestados anualmente aos usuários da biblioteca do IMPA.

O cálculo deste indicador inclui também os acessos eletrônicos feitos ao site de assinaturas de revistas da Biblioteca com objetivo de copiar artigos científicos.

Macroprocesso Desenvolvimento Institucional

Identificar a efetividade no desenvolvimento institucional avaliando a capacidade para desenvolver colaborações e parcerias.

INDICADOR 16: Notas da CAPES (avaliação a cada três anos). META CONTRATADA META REALIZADA 7 7

Comentários

A classificação da CAPES dos programas de pós-graduação é revista a cada três anos baseada em diversos indicadores abrangentes de produção científica e sucesso

[75]

acadêmico. Desde que foi criado o sistema de avaliação, o IMPA vem obtendo a classificação máxima, que atualmente se traduz pelo conceito 7.

INDICADOR 17: Número de projetos de pesquisa e convênios de cooperação vigentes, aprovados por mérito, ou a convite. META CONTRATADA META REALIZADA 48 57

Comentários

Trata-se de um indicador de efetividade no desenvolvimento institucional que também avalia a capacidade para desenvolver colaborações e parcerias. São contados os projetos de desenvolvimento científico ou tecnológico em curso, financiados por instituições públicas ou privadas através de concorrência ou constatação de mérito, ou a convite.

Como em anos anteriores, os pesquisadores do IMPA mantêm a tradição de ter projetos aprovados em editais competitivos, fator que muito enriquece o conjunto de atividades, o ambiente científico da instituição e seu excelente nível de cooperação com outros centros de excelência. Ao longo dos anos, é significativamente crescente o número de pesquisadores beneficiados em seus projetos de pesquisa e convênios de cooperação, em parcerias com as diversas agências de fomento.

Projetos Realizados

EDITAL UNIVERSAL / CNPq

Beneficiário Título Valor Total Início Final Teoria e Métodos de Otimização 1. Alfredo Iusem 14.000,00 01/10/2010 30/09/2012 Contínua Equilíbrio Geral e Informação 2. Aloísio Araújo Assimétrica 14.000,00 01/10/2010 30/09/2012

Teoria, Algoritmos e Aplicações 3. Benar Svaiter em Programação Matemática e 35.000,00 12/11/2010 11/11/2012 Modelagem Macânica Estatística Fora do 4. Claudio Landim 35.000,00 12/11/2010 11/11/2012 Equilíbrio Escoamento no subsolo: teoria matemática, simulação e 5. Dan Marchesin aplicações à recuperação de 34.000,00 23/11/2010 22/11/2013 petróleo e prevenção de mudanças climáticas Superfícies de Curvatura Média 6. Fernando Codá Constante e Análise Geométrica 35.000,00 12/11/2010 11/11/2012

Homogenização de EDP's Não- Lineares, Sistemas de Leis de 7. Hermano Frid 17.500,00 25/11/2009 24/11/2011 Conservação e Problemas Correlatos

[76]

Problemas Inversos em Equações Diferenciais Parciais 8. Jorge Zubelli 13.680,00 26/11/2009 25/11/2011 com Aplicações a Sistemas Biológicos 9. José Felipe Equações Dispersivas Não 14.000,00 26/11/2009 25/11/2011 Linares Lineares

10. Marcelo Viana Dinâmica e Teoria Ergódica 52.500,00 25/11/2009 24/11/2011

11. Vladas Processos Espaciais Aleatórios 35.000,00 15/12/2009 14/12/2011 Sidoravicius Próximos à Criticalidade

NSF / CNPq

Beneficiário Título Valor Total Início Final

Bifurcações de Soluções Fundamentais em Leis de 12. Dan Marchesin conservação e aplicações à 45.000,00 27/08/2009 26/08/2012 prevenção de mudanças climáticas

PRONEX / FAPERJ

Beneficiário Título Valor Total Início Final

Teoria e métodos da otimização 13. Alfredo Iusem 289.146,00 11/03/2011 10/03/2014 contínua Geometria das equações 14. César Camacho 299.862,00 11/03/2011 10/03/2014 diferenciais complexas

Probabilidade e modelagem 15. Claudio Landim 470.000,00 02/10/2008 16/03/2013 estocástica

Geometria Algébrica e 16. Eduardo Esteves 297.600,00 28/07/2010 27/07/2013 Aplicações

Equações Diferenciais Parciais 17. Hermano Frid Neto 280.000,00 14/07/2010 13/07/2013 Não Lineares e Aplicações Teoria global de sistemas 18. Marcelo Viana 299.961,00 11/03/2011 10/03/2014 dinâmicos

19. Marcos Dajczer Geometria Riemanniana 290.856,00 11/03/2011 10/03/2014

CIENTISTA DO NOSSO ESTADO / FAPERJ

Beneficiário Título Valor Total Início Final

Teoria e Métodos de Otimização 20. Alfredo Iusem 86.400,00 01/2009 31/12/2011 Contínua

21. Aloisio Araujo Equilíbrio Geral e Informação 86.400,00 01/2009 31/12/2011 Assimétrica

[77]

Ondas Não-Lineares em 22. André Nachbin 86.400,00 01/2009 31/12/2011 Modelagem Ambiental Teoria, Modelos e Algoritmos 23. Benar Fux 86.400,00 01/2009 31/12/2011 em Otimização Não Linear Folheações Holomorfas e 24. César Camacho 86.400,00 01/2009 31/12/2011 Aplicações Processos Markovianos e 25. Claudio Landim 86.400,00 01/2009 31/12/2011 Mecânica Estatística Pesquisa e Pós-Graduação em Dinâmica dos Fluídos para 26. Dan Marchesin 86.400,00 01/2009 31/12/2011 Recuperação de Petróleo e Preservação do Meio Ambiente Moduli de curvas, sistemas 27. Eduardo Esteves 86.400,00 01/2009 31/12/2011 lineares e degenerações. Análise de equações 28. Hermano Frid diferenciais parciais não-lineares 86.400,00 01/2009 31/12/2011 da física do contínuo Problemas Inversos em 29. Jorge Zubelli Equações Diferenciais Parciais: 86.400,00 01/2009 31/12/2011 da Teoria às Aplicações 30. Marcelo Viana Dinâmica de Atratores Caóticos 86.400,00 01/2009 31/12/2011

Imersões isométricas e 31. Marcos Dajczer 86.400,00 01/2009 31/12/2011 submersões Riemannianas

32. Welington de Melo Renormalização e Dinâmica 86.400,00 09/2010 07/2013

Pesquisa em Folheações 33. Paulo Sad 86.400,00 09/2010 07/2013 Holomorfas

34. José Felipe Propagação de Ondas 86.400,00 09/2010 07/2013 Linares Dispersivas Não lineares

JOVEM CIENTISTA DO NOSSO ESTADO / FAPERJ

Beneficiário Título Valor Total Início Final

Curvas racionais em variedades 35. Carolina Araújo 64.800,00 11/2009 31/10/2012 algébricas 36. Fernando Codá Análise Geométrica 64.800,00 01/2009 31/01/2012 Geometria simplética, simetrias 37. Henrique Bursztyn 64.800,00 01/2009 31/01/2012 e dualidade Folhações modulares e moduli 38. Hossein Movasati 64.800,00 09/2010 08/2013 de estruturas de Hodge 39. Jorge Vitório Geometria da Folheações 64.800,00 11/2009 31/10/2012 Pereira Holomorfas FCT / CAPES

Beneficiário Título Valor Total Início Final Mecânica estatística de 40. Claudio Landim - 04/04/2011 28/02/2014 desequilíbrio dos sistemas de

[78]

rede estocásticos Topologia Simpléctica e 41. Henrique Bursztyn - 23/05/2011 28/02/2014 Geometria de Poisson 42. José Felipe Ondas não lineares e dispersão - 09/04/2010 31/12/2012 Linares EMERGENTES / FAPERJ

Beneficiário Título Valor Total Início Final

43. Jorge Vitório Folheações Holomorfas e 139.000,00 03/03/2009 29/07/2011 Pereira Dinâmica Complexa

INRIA / CNPq

Beneficiário Título Valor Total Início Final

Problemas Inversos em Modelos 44. Jorge Zubelli Biológicos: Da Computação à 37.500,00 25/06/2008 24/06/2011 Prática

PROSUL / CNPq

Beneficiário Título Valor Total Início Final

Equações Diferenciais Parciais 45. Jorge Zubelli 90.000,00 14/01/2009 13/02/2012 em Indústria e Engenharia Processos Aleatórios Espaciais, 46. Vladas Sistemas Críticos e Mecânica 60.000,00 09/01/2009 08/02/2011 Sidoravicius Estatística Rigorosa

PADCT / FAPERJ

Beneficiário Título Valor Total Início Final

Processos Estocásticos, 47. Claudio Landim Sistemas Dinâmicos e Teoria 80.000,00 30/05/2009 29/10/2011 Ergódica

“Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2010” / FAPERJ

Beneficiário Título Valor Total Início Final

Renovação de equipamento 48. Dan Marchesin computacional e ampliação de 230.000,00 29/10/2010 28/10/2012 espaço para aulas no IMPA

[79]

FINEP/CT-INFRA – INSTITUCIONAL

Beneficiário Título Valor Total Início Final

Salto Qualitativo na Estrutura 49. Dan Marchesin Computacional para a Pesquisa 716.402,00 12/12/2007 12/12/2012 no IMPA

Modernização em Atividades 50. Lucio Rodriguez 485.114,00 28/10/2008 28/10/2012 Estratégicas do IMPA

Revitalização dos Laboratórios 51. Roberto Beauclair de pesquisa e Infra-estrutura 2.000.000,00 18/08/2009 18/08/2012 Computacional do IMPA Aperfeiçoamento de Infra- estrutura de Processamento e 52. Luiz Velho 1.622.648,00 18/08/2009 18/02/2012 Visualização de Dados Científicos Expansão da Infra-estrutura 53. Lucio Rodriguez Elétrica e Espacial para 860.501,00 29/12/2010 29/12/2012 Pesquisa no IMPA PETROBRAS – INSTITUCIONAL

Beneficiário Título Valor Total Início Final

Opções Reais e Modelagem em 54. Jorge P.Zubelli 1.114.900,00 25/11/2010 24/11/2012 Finanças Quantitativas

OUTROS PROJETOS

Beneficiário Título Valor Total Início Final

55. Dan Marchesin Agência Nacional de Petróleo 2.022.400,00 2001 2011

56. Jacob Palis INCT Mat 2.000.000,00 2009 2013 ANP/PRH32 - Fomento à formação de recursos humanos 57. Dan Marchesin em computação científica 176.688,00 07/10/2010 07/04/2013 aplicada à indústria do petróleo, por meio do apoio ao PRH32

[80]

Macroprocesso Disseminação da Matemática

Novo macroprocesso, visando a Disseminação e promoção da melhoria do ensino da matemática nas escolas públicas municipais, estaduais e federais.

INDICADOR 18: Número de alunos inscritos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. META CONTRATADA META REALIZADA 16 milhões 18,7 milhões

Comentários

Este é um indicador da eficácia, com foco na disseminação da matemática. Corresponde ao número total de inscrições feitas pelos alunos das escolas públicas em todo território nacional. No mês de abril de 2011 foram enviados kits de divulgação às escolas constantes na base de dados do MEC-INEP. Este kit, composto de cartazes, folders e calendário da 7ª edição da obmep, foi tambèm enviado às secretarias municipais e estaduais de educação. As inscrições foram realizadas exclusivamente no site da obmep no período de 18 de abril a 3 de junho.

Quadro geral de inscrições

Escolas Municípios Alunos Alunos Alunos Total de 2011 inscritas inscritos nível 1 nível 2 nível 3 alunos 44.692 5.504 6.267844 5.341874 7.110146 18.719.864

Inscrições por UF

% Escolas % Escolas Municípios Alunos Alunos Alunos Total de UF Inscritas da UF Inscritos por nível 1 nível 2 nível 3 Alunos UF AC 147 25.0 % 100.0 % 26625 21597 32825 81047 AL 640 78.05 % 99.02 % 143738 103871 115475 363084 AM 1924 99.48 % 100.0 % 177600 139058 162965 479623 AP 140 52.63 % 100.0 % 31677 23595 41832 97104 BA 3842 88.63 % 99.76 % 603671 454635 604631 1662937 CE 3275 76.84 % 100.0 % 285119 257909 377572 920600 DF 248 99.2 % 100.0 % 88775 70423 93585 252783 ES 843 85.85 % 100.0 % 118688 98835 127294 344817 GO 1461 84.16 % 100.0 % 183309 174417 255364 613090 MA 2597 45.42 % 97.7 % 227037 183933 261837 672807 MG 4352 86.18 % 98.59 % 637012 558315 764665 1959992 MS 724 99.31 % 100.0 % 103119 91175 107301 301595 MT 1068 74.48 % 100.0 % 106022 109210 147953 363185 PA 2170 60.51 % 100.0 % 332393 247524 351872 931789 PB 925 69.6 % 98.21 % 142951 105339 133354 381644 PE 1723 80.66 % 99.46 % 329646 272313 343979 945938 PI 1743 78.06 % 100.0 % 131139 96145 158015 385299 PR 1978 90.2 % 98.75 % 365388 322558 413458 1101404 RJ 2043 70.96 % 100.0 % 347200 283913 389137 1020250 RN 1084 91.79 % 100.0 % 129700 94151 128100 351951

[81]

RO 452 69.86 % 100.0 % 64347 51818 68995 185160 RR 127 51.42 % 100.0 % 20290 17696 22581 60567 RS 3196 67.91 % 96.57 % 270467 224533 283496 778496 SC 1413 66.12 % 95.89 % 155928 137212 169712 462852 SE 664 90.96 % 100.0 % 106281 75170 82496 263947 SP 5245 81.53 % 99.69 % 1077944 1071992 1397477 3547413 TO 667 86.51 % 100.0 % 62091 55331 73272 190694

[82]

Histórico das avaliações da Comissão de Avaliação (Pontuação Global)

PONTUAÇÃO GLOBAL

INDICADOR

2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Macroprocesso Pesquisa

1 - - 10 10 10 10 10 10 10 10 127% 2 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 103%

3 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 112% Macroprocesso Intercâmbio Científico

4 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 119% 5 - - 10 10 10 10 10 10 10 10 152%

6 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 130% Macroprocesso Ensino

7 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 101% 8 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 102%

9 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 125% 10 10 - 10 - 10 - 10 - 10 - 106%

Macroprocesso Desenvolvimento Tecnológico 11 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 100%

12 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 100% Macroprocesso Informação Científica

13 10 10 8 10 10 10 10 10 10 10 100% 14 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 116%

15 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 101% Macroprocesso Desenvolvimento Institucional

16 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 100% 17 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 118%

Macroprocesso Disseminação da Matemática 18 116% (incluído a partir ------de 2011 - OBMEP)

Após TOTAL DE Reunião CAA 10 10 9.9 10 10 10 10 10 10 10 PONTOS (anual)

[83]

3.Gestão de Pessoas

Quantitativo de Pessoal

MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAL EM 2011

MCTI IMPA-OS (CELETISTAS) AFASTADOS/ LICENCIADOS CEDIDOS ADMITIDOS DESLIGADOS DESLIGADOS 03 -- -- 24 15

RELAÇÃO DE PESQUISADORES CEDIDOS

DATA DA ENTIDADE ÓRGÃO RESPONS. NOME CESSÃO DE ORIGEM PELA REMUNERAÇÃO

1. Alcides Lins Neto 06/08/2001 MCTI MCTI 2. Alfredo Noel Iusem 06/08/2001 MCTI MCTI 3. Aloísio Pessoa de Araújo 06/08/2001 MCTI MCTI 4. André Nachbin 06/08/2001 MCTI MCTI 5. Arnaldo Leite Pinto Garcia 06/08/2001 MCTI MCTI 6. Benar Fux Svaiter 06/08/2001 MCTI MCTI 7. Carlos Gustavo T. A. Moreira 06/08/2001 MCTI MCTI 8. César Leopoldo Camacho Manco 06/08/2001 MCTI MCTI 9. Claudio Landim 06/08/2001 MCTI MCTI 10. Dan Marchesin 06/08/2001 MCTI MCTI 11. Eduardo de Sequeira Esteves 06/08/2001 MCTI MCTI 12. Hermano Frid Neto 06/08/2001 MCTI MCTI 13. Jonas de Miranda Gomes 06/08/2001 MCTI MCTI 14. Jorge Passamani Zubelli 06/08/2001 MCTI MCTI 15. José Felipe Linares Ramirez 06/08/2001 MCTI MCTI 16. Karl Otto Stohr 06/08/2001 MCTI MCTI 17. Lúcio Ladislao Rodriguez 06/08/2001 MCTI MCTI 18. Luis Adrian Florit 06/08/2001 MCTI MCTI 19. Luiz Carlos P. R. Velho 06/08/2001 MCTI MCTI 20. Luiz Henrique de Figueiredo 06/08/2001 MCTI MCTI 21. Marcelo Miranda V. da Silva 06/08/2001 MCTI MCTI 22. Marcos Dajczer 06/08/2001 MCTI MCTI 23. Marcus Vinícius S. Martins 06/08/2001 MCTI MCTI 24. Mikhail Vladimir Solodov 06/08/2001 MCTI MCTI 25. Paulo Cézar Pinto Carvalho 06/08/2001 MCTI MCTI

[84]

26. Paulo Roberto Grossi Sad 06/08/2001 MCTI MCTI 27. Rafael José Iório Junior 06/08/2001 MCTI MCTI 28. Vladas Sidoravicius 06/08/2001 MCTI MCTI 29. Welington Celso de Melo 06/08/2001 MCTI MCTI

Pesquisadores Eméritos Elon Lages Lima Jacob Palis Junior Manfredo Perdigão do Carmo Maurício Matos Peixoto

Pesquisadores Honorários Steve Smale Jean Cristophe Yoccoz

Pesquisadores Extraordinários Harold Rosenberg Artur Ávila

RELAÇÃO DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS CEDIDOS DATA D A ENTIDADE ÓRGÃO RESPONSÁVEL NOME CESSÃO DE ORIGEM PELA REMUNERAÇÃO 1. Alexandre Maria de Oliveira 06/08/2001 MCTI MCTI 2. Benedito de Souza 06/08/2001 MCTI MCTI 3. Carlos Augusto de Moraes 06/08/2001 MCTI MCTI 4. Carlos Roberto M. dos Santos 25/03/2003 CNPq CNPq 5. Carolina Celano Lima 06/08/2001 MCTI MCTI 6. Claudio Luiz Fahl Santos 06/08/2001 MCTI MCTI 7. Cristiana Silva C. Marques 06/08/2001 MCTI MCTI 8. Dion Villar Visgueiro 06/08/2001 MCTI MCTI 9. Elenice dos Santos da Silva 06/08/2001 MCTI MCTI 10. Fatima Ferreira Russo 06/08/2001 MCTI MCTI 11. Gilson Nunes Bouças 06/08/2001 MCTI MCTI 12. José Paulo Fahl Santos 06/08/2001 MCTI MCTI 13. Luiz Carlos da Costa Moura 06/08/2001 MCTI MCTI 14. Marcelo Peres Lopes 06/08/2001 MCTI MCTI 15. Maria Celano Maia 06/08/2001 MCTI MCTI 16. Miguel Antonio dos R. Filho 06/08/2001 MCTI MCTI 17. Roberto de Beauclair Seixas 06/08/2001 MCTI MCTI 18. Rogério de Souza Silva 06/08/2001 MCTI MCTI 19. Rogério Dias Trindade 06/08/2001 MCTI MCTI 20. Ronaldo de Souza Silva 06/08/2001 MCTI MCTI 21. Rosana de Souza Silva 06/08/2001 MCTI MCTI 22. Sidney da Silva Teixeira 06/08/2001 MCTI MCTI 23. Sonia Maria Alves 06/08/2001 MCTI MCTI 24. Suely Torres de M. S. Lima 06/08/2001 MCTI MCTI

[85]

SERVIDORES LICENCIADOS DATA DA ENTIDADE RESPONSÁVEL P/ N O M E LICENÇA DE ORIGEM REMUNERAÇÃO 1. Jonas de Miranda Gomes 07/10/2000 MCTI MCTI 2. Marcelo Peres Lopes 08/07/2003 MCTI MCTI 3. Marcus Vinicius S. Martins 01/09/2009 MCTI MCTI

RELAÇÃO DE PESQUISADORES CELETISTAS NOME DATA DE ADMISSÃO 1.Alexey Maylybaev 17/08/2011 2.Augusto Quadros Teixeira 01/08/2011 3.Carolina Bhering de Araújo 01/08/2006 4.Diego Fernandes Nehab 20/04/2010 5.Emanuel Augusto de Souza Carneiro 01/04/2011 6.Enrique Ramiro Pujals 10/04/2003 7.Fernando Codá dos S. C. Marques 01/09/2003 8.Henrique Bursztyn 01/07/2005 9.Hossein Movasati 02/10/2006 10.Jorge Vitório B. dos Santos Pereira 01/02/2005 11.Jose Maria Espinar Garcia 24/08/2011 12.Mikhail Viktorovich Belolipetskiy 06/08/2011 13.Milton David Jara Valenzuela 14/06/2010 14.Reimundo Heluani 01/10/2010 15.Robert David Morris 10/09/2010 16.Roberto Imbuzeiro Felinto de Oliveira 01/09/2006

RELAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS CELETISTAS

NOME DATA DE ADMISSÃO 1. Adriana Bomfim Mattos 01/07/2003 2. Adriana Helga de C. Marangoni 01/09/2010 3. Alessandra Bezerra de Souza 06/07/2009 4. Alex Carvalho da Silva 03/01/2005 5. Alex Sandro Pereira Santos 02/10/2009 6. Alexandre Severino da Costa Conceição 01/06/2010 7. Aline dos Anjos da Silva 13/07/2010 8. Ana Paula da Fonseca Rodrigues 01/07/2003 9. Anderson Ramos Dias 13/03/2007 10. Andrea Pereira do Nascimento 08/05/2003 11. Andréa Silva dos Santos 01/06/2010 12. Ankie Anita Van Brussel Telles 02/07/2007 13. Antonio Carlos de Almeida Junior 16/03/2009 14. Antonio Carlos Oliveira de Araújo 02/07/2007

[86]

15. Bruno Correia 21/05/2007 16. Carla Peluso da Fonseca 01/07/2009 17. Carlos Eduardo Silva da Conceição 01/04/2009 18. Carolina Araújo Brabo 17/11/2010 19. Cássia Maria Ruth Mattos Pessanha 03/10/2011 20. Claudia Cristiane Farias de Vasconcelos 22/08/2008 21. Djalma Lúcio Soares da Silva 02/03/2009 22. Fabio dos Santos Santos 01/07/2003 23. Fábio Lins de Vasconcelos Orlando 02/03/2009 24. Fernanda Curado Gomes de Lemos 02/07/2008 25. Fernanda de Oliveira Torres 21/01/2008 26. Fernando de Carvalho Santana 25/07/2011 27. Fernando Fiaux de Moraes 01/03/2011 28. Geysa Maria Carvalho da Silva 01/06/2011 29. Gisele Laeber de Fleitas Serafim 20/10/2008 30. Glaucia Regina Souto Prudêncio 01/07/2008 31. Guilherme Devilart B. dos Santos 01/07/2003 32. Isabel Treiger Cherques 18/01/2005 33. Israel Chaves Teixeira 22/11/2011 34. Iuri dos Santos Jacob 05/05/2010 35. Jeferson Barbosa Senci Junior 17/08/2011 36. João Carlos Silva de Paiva 10/01/2005 37. Jonas Miguel Maria 02/10/2009 38. Josenildo Pedro Salustino 01/07/2003 39. Juliana Cadilhe Bressan 01/02/2008 40. Katia Coutinho Barbosa de Albuquerque 05/05/2008 41. Kênia Rosa Cardoso 11/12/2007 42. Leonardo Ferreira da Silva 02/07/2010 43. Leonardo Nunes de Oliveira Costa Barros 15/02/2011 44. Leticia Ribas Nascimento 14/02/2011 45. Lourdes da Silva Pereira 16/12/2011 46. Lucia da Silva Henriques 11/04/2006 47. Luciana de Mello Rosalba Nogueira 15/09/2011 48. Luciene Barros Silva 25/04/2011 49. Luiz Lúcio R. da Conceição 15/02/2005 50. Marcela Soares Rosa 17/04/2009 51. Marcia Cristina Melo Pimenta Chaves 16/11/2005 52. Marcio Alexandre Soares Dutra 02/07/2007 53. Marcio José da Silva Barrozo 02/07/2007 54. Marcio Matias de Andrade 02/05/2011 55. Maria Cecília Pragana Chataignier 10/07/2007 56. Marinete Ferreira de Morais Murtha 18/10/2010 57. Marta Barroso Salomé 29/08/2011 58. Marta Glória Janina D'Andrea 01/10/2004 59. Michele Provenzano de Seixas Ferreira 16/07/2007 60. Milena de Oliveira Rodrigues 09/05/2011

[87]

61. Mônica Borges Lima Ferreira 01/07/2003 62. Mônica Maria da Silva Souza 01/09/2004 63. Natasha Martins Fonseca 01/06/2010 64. Nelly Cristina Carvajal Florez 01/09/2009 65. Pedro Luis Darrigue de Faro 01/10/2008 66. Priscilla Fernandes Pomateli 01/07/2003 67. Rafael José Varela de Souza 03/01/2005 68. Rafael Souza Kühl 07/07/2010 69. Raimunda Izabel B. M. Abrahão 01/07/2003 70. Ricardo Gomes da Silva 01/09/2009 71. Rodrigo Braz de Macêdo 15/12/2011 72. Rosa Morena Freitas Kohn 08/02/2011 73. Samantha Tosetti Vidigal Nunes 27/09/2006 74. Severino Claudino de Souza 05/05/2008 75. Sheila Martins Durão 11/11/2010 76. Solange Klein 29/08/2006 77. Sonia Regina Barros Pinto 11/11/2008 78. Stephani Pinho Ramos 01/03/2006 79. Tatiana Lopes Rodrigues Valviesse 01/07/2003 80. Tatiane Gomes da Silva 01/08/2011 81. Vanda Silvestre de Oliveira 07/02/2011 82. Vanderlei Jose dos Santos 03/10/2011 83. Vinicius Correia Silva de Araújo 19/10/2009 84. Wagner Moreira Passos 02/07/2007

[88]

4.Gestão Patrimonial

Cobertura de Seguros

Apólice Seguradora Vigência Bens Valor Seguradora Prédio R$ 2.500.000,00 PABX, Subestação e R$ 1.187.527,60 152 Ares Split Conteúdo Biblioteca R$ 18.000.000,00 16/09/2011 Geradores R$ 438.540,00 222563-4 SULAMÉRICA a Elevadores R$ 10.000,00 16/09/2012 Equipamento R$ 7.789.752,11 Informática

Bens de Terceiros R$ 3.000.000,00 Valor Segurado R$ 32.925.819,00

100% Tabela FIPE R$ 50.788,00 (consulta em 07/04/2011 21/12/2011) Veículo: Citröen C4 376954-1 SULAMÉRICA a Sedan Pallas 06/04/2012 Terceiros: R$ 100.000,00

APP: R$ 10.000,00

100% Tabela FIPE R$ 51.434,00 (consulta em 29/05/2011 21/12/2011) Veículo: GM Zafira 416442-1 SULAMÉRICA a Elegance 28/05/2012 Terceiros: R$ 100.000,00 APP: R$ 10.000,00

Adequação de Perfil e dos Quantitativos

A sede do IMPA está situada em um terreno de 28.132 m 2, sendo 11.012 m 2 de área construída.

Em seu interior abrigam-se, com características especiais de construção:  01 auditório de 169 lugares;  02 auditórios de 100 lugares cada um;  01 biblioteca com 660 m 2 e acervo de 68.170 volumes;  01 salão de leitura com 450 m 2;  05 laboratórios de pesquisa;  09 salas de aula;  86 gabinetes de pesquisa/estudo;  Ala de Administração.

[89]

Toda a infra-estrutura apresenta-se adequada para o desenvolvimento das atividades no âmbito das áreas finalísticas e de suporte administrativo, necessitando apenas de reformas para otimização dos espaços internos, principalmente para expansão dos programas de Matemática Aplicada.

[90]

5.Informações Contábeis da Gestão

Histórico dos valores repassados dentro da rubrica Contrato de Gestão Fonte Mês 2008 2009 2010 2011

MCT Jan 1.871.600,00 1.264.000,00 1.800.000,00

Fev - 1.200.000,00 Mar - - Abr - -

Mai - 5.500.000,00 Jun - -

Jul 2.790.000,00 4.800.000,00 6.195.000,00 -

Ago 2.790.000,00 800.000,00 1.032.500,00 8.260.000,00

Set 1.600.000,00 1.032.500,00 1.032.500,00

Out 930.000,00 800.000,00 1.032.500,00 1.032.500,00

Nov 2.790.000,00 800.000,00 1.032.500,00 -

Dez - 700.000,00 2.065.000,00 2.065.000,00

Total MCT 11.171.600,00 10.764.000,00 12.390.000,00 20.890.000,00

Outra fonte Jan - 2.700.000,00 - Fev - - Mar - -

Abr - 1.541.000,00 -

Mai - 5.000.000,00

Jun - 3.665.000,00

Jul 6.165.000,00 6.330.000,00 12.330.000,00 3.665.000,00

Ago 21.165.000,00 129.000,00 20.515.500,00

Set 19.248.594,05 18.000.000,00 - Out - - Nov - -

Dez 1.751.405,95 - Total outra fonte 27.330.000,00 27.459.000,00 34.571.000,00 32.845.500,00

Total Geral 38.501.600,00 38.223.000,00 46.961.000,00 53.735.500,00

[91]

Contas Bancárias Saldo em Banco Agência Conta 31/12/2011 Banco do Brasil 0598-3 77.777-3 R$ 11.051.052,28 0598-3 716.000-3 R$ 26.913,64 0598-3 721.000-0 R$ 90.598,89 0598-3 724.000-7 R$ 11.056,20 0598-3 734.000-1 R$ 9.894.691,70 Banco Bradesco 1444-3 25.974-8 R$ 12.281,67 1444-3 28.796-2 R$ 614.016,48 Total R$ 21.700.610,86

Balanços Patrimoniais Ativo 31.12.2008 31.12.2009 31.12.2010 31.12.2011 Circulante Total do Ativo Circulante 45.858.665,54 35.029.144,63 30.891.899,25 46.801.393,05 Não circulante Total do Ativo não circulante 13.928.802,80 16.643.469,37 18.015.753,25 23.403.112,88 Total do Ativo 59.787.468,34 51.672.614,00 48.907.652,50 70.204.505,93

Passivo 31.12.2008 31.12.200 9 31.12.2010 31.12.2011 Circulante Total do Passivo Circulante 8.690.122,98 6.844.051,04 4.663.902,67 18.652.658,22 Patrimônio Social Total do Patrimônio Social 51.097.345,36 44.828.562,96 44.243.749,83 51.551.847,71 Total do Passivo 59.787.46 8,34 51.672.614,00 48.907.652,50 70.204.505,93

Demonstração do Resultado do Exercício – DRE Receitas 2008 2009 2010 2011 Contrato de Gestão

Receita Bruta 52.359.043,75 44.824.167,40 47.670.413,55 57.134.813,65 Receitas Não Operacionais 508.731,80 509.832,07 782.712,44 2.296.237,28 Prestação de serviços - - - - Recuperação de despesas/ressarcimentos 21.927,67 85.279,77 65.411,05 28.726,96 Receitas financeiras 3.689.041,79 2.471.587,83 1.762.420,37 3.190.031,07 Descontos financeiros obtidos - - - - Reserva técnica * - - - -

Outras - Total Receitas 56.578.745,01 47.890.867,07 50.280.957,41 62.649.808,96

Despesas 2008 2009 2010 2011 Contrato de Gestão

GERAIS E ADMINISTRATIVAS Energia elétrica 515.802,10 605.637,56 658.430,95 688.831,92

[92]

Telecomunicações 443.643,64 438.270,43 408.037,58 453.731,30 Consumo de água e alimentos 83.794,20 84.254,01 71.693,35 107.096,10 Transporte (cargas/ urbano) 31.366,70 12.866,80 20.170,30 45.558,69 Material de escritório 29.668,84 56.772,91 63.925,10 45.371,60 Equipamentos * - - - - Licença de uso de Software * - - - - Propaganda e publicidade 7.758,84 516,29 362,95 3.600,00 Material de Copa, cozinha e limpeza 398.090,78 376.103,00 230.302,83 44.623,84 Suprimentos de informática 125.221,78 168.714,76 170.694,71 217.013,46 Seguros 27.721,22 31.384,32 41.528,85 57.830,64 Aquisição de veículos * - - - - Locação de veículos - - - - Manutenção e conservação 55.314,00 41.495,80 45.923,80 792.883,98 Limpeza, copeiragem, Recepção e vigilância 1.048.055,79 1.136.955,23 1.127.569,18 1.402.835,74 Medicamentos 1.932,50 - - 6.629,90 Gráfica, reprografia e impressões 135.467,65 116.854,38 80.340,70 139.421,80 Jornais e revistas - - - - Expedição/serviço postal 77.260,10 78.126,73 106.241,41 169.963,41 Bens não imobilizados - - - - Ressarcimento de transporte 88.811,52 35.320,62 67.112,30 54.937,64 Importações * - - - -

PESSOAL E ENCARGOS Coordenados e salários 2.123.475,59 3.104.987,34 3.892.317,22 5.211.811,71 Gratificações e prêmios 48.121,83 76.181,74 185.960,92 267.692,75 Adicionais 12.279,44 14.219,76 23.851,60 16.676,48 Férias 336.449,51 433.722,67 542.105,42 687.079,01 13º salário 226.411,23 306.805,19 377.572,98 505.662,29 INSS 724.738,94 1.020.421,17 1.262.024,11 1.757.584,42 FGTS 232.467,99 343.962,95 459.126,28 551.269,47 PIS 28.559,24 40.652,48 49.112,00 65.973,13 Indenização e aviso prévio - 14.992,42 31.994,91 30.786,68 Assistência médica e social complementar 72.734,07 112.384,29 139.384,12 169.018,03 Auxílio alimentação 211.502,94 281.300,76 304.310,82 379.060,24 Horas extras 94.137,45 140.778,65 34.278,58 41.702,71 Recrutamento e seleção - - - - Cursos, treinamentos e capacitações 18.250,00 24.166,67 17.250,00 25.650,00 Auxílio transporte 78.887,21 80.992,98 88.158,31 70.479,72 Ressarcimento de pessoal cedido - - - - Seguro/Previdência 10.041,17 29.643,70 39.261,24 73.986,56 Auxílio moradia - - 40.250,00 30.000,00 Bolsa estagiários 94.204,84 113.951,29 95.819,28 68.226,92

SERVIÇOS DE TERCEIROS Auditoria e consultoria 41.427,90 50.351,94 58.141,47 55.651,80 Honorários 1.573.004,10 4.691.474,47 3.911.520,73 3.434.735,04 Serviço de profissional especializado 17.485,60 14.865,81 10.626,00 21.833,46 INSS empregador 583.128,56 1.179.688,26 1.001.939,88 895.817,47 Acordos de parceria 300.000,00 334.750,00 400.000,00 446.451,92

[93]

Ajuda de custo 12.740,00 16.120,44 3.099,20 7.503,41

ALUGUÉIS E ARRENDAMENTOS Aluguel de imóveis - - - - Aluguel de máquinas e equipamentos 60.202,00 - - 31.446,87 Taxas condominiais - - - - outras despesas com aluguéis - - 12.603,00 31.388,93

OBRAS/REFORMAS * -

IMPOSTOS E TAXAS IPTU; IPVA; Taxa de incêndio; Contribuições 10.643,51 12.646,52 14.201,47 71.390,55

DESPESAS FINANCEIRAS despesas bancárias 34.997,82 17.410,84 32.111,35 13.537,45 IRRF-IOF 239.068,06 57.468,68 42.537,61 296.989,88 Multas - - - - Outras despesas bancárias 73.295,71 247.656,08 184.989,17 177.059,98

OUTRAS DESPESAS OPERACIONAIS Diárias 63.219,01 120.953,60 144.972,41 111.136,89 Passagens 838.350,24 1.356.224,38 1.151.885,43 717.686,55 Promoções e eventos 442.169,09 356.117,09 455.395,46 65.328,63 Despesas miúdas de pronto pagamento 4.286,86 2.411,90 3.931,04 11.352,44

DEPRECIAÇÕES E AMORTIZAÇÕES Depreciações 508.394,31 702.774,70 771.479,76 790.781,62 Amortizações 43.392,32 196.309,13 207.166,98 194.053,99

DESPESAS NÃO OPERACIONAIS Orçamento 3.619,19 - - 17.933,90

DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES* - - - -

Outras Programa de Pesquisa e Intercâmbio 676.883,63 858.019,01 1.192.766,98 1.390.173,17 Programa de Ensino 226.259,44 453.097,93 824.787,63 1.243.038,11 Programa de Informação Científica 247.084,71 245.624,67 249.268,16 73.875,14 Programa em Desenvolvimento Tecnológico 174.409,37 95.867,55 144.079,29 218.650,56 Programa Nacional Obmep 14.127.808,02 26.348.130,98 27.648.971,50 27.784.154,37 Atividades Rede Geoma 27.392,70 26.713,93 13.424,78 2.325,55 Atividades de Recursos Próprios e Convênios 15.317.187,89 7.776.456,28 2.207.179,46 4.600.937,69

Total Despesas 43.028.621,15 54.483.571,09 51.362.190,56 56.888.225,51

Superavit/Déficit 13.550.123,86 (6.592.704,02) (1.081.233,15) 5.761.583,45 * contas que não compõem a Receita / Despesa da Instituição

[94]

Demonstração da Mutação do Patrimônio Social 2008 2009 2010 2011 Saldo Patrimônio social Inicial - 01/01 36.778.769,25 51.097.345,36 44.828.562,96 44.243.749,83

Saldo Patrimônio Social Final - 31/12 51.097.345,36 44.828.562,96 44.243.749,83 51.551.847,71

Demonstrativo de Fluxo de Caixa 2008 2009 2010 2011 Atividade Operacional 5.572.339,56 (5.105.763,36) (1.601.473,78) 21.072.804,29 Atividade de Investimento (2.636.869,76) (3.549.89 7,41) (2.374.421,15) (3.853.359,88) Atividade de financiamento - - - - Caixa e Equivalente de Caixa no Início do Período - 01/01 37.158.928,97 40.094.398,77 31.438.738,00 26.980.499,87 Aumento/Redução líquida de Caixa e Equivalente de Caixa 2.935.469,80 (8.655.660,77) (3.975.894,93) 17.219.444,41 Caixa e Equivalente de Caixa no Final do Período - 31/12 40.094.398,77 31.438.738,00 27.462.843,07 44.199.944,28

6.Relatório Financeiro

Contrato de Gestão IMPA (valores em R$) Fluxo de Caixa Resumido NO TA 31.12.2011

Saldo inicial CG (01/01/2011) 19.157.624,10

Recursos Contrato de Gestão 1 53.735.500,00 Receita Financeira Líquida CG 2.331.263,34 Outras Entradas de Caixa 2 1.428.585,71

Total Entradas 57.495.349,05

Despesa Pessoal 3 11.993.764,16 Despesa Custeio 40.351.413,07 Investimento Líquido 1.695.351,61 Outras Saídas de Caixa 4 911.833,45

Total Saídas 54.952.362,29

Saldo final CG 21.700.610,86

Notas Explicativas:

1. Recursos Contrato de Gestão 3º Termo Aditivo - FUNDOS SETORIAIS 8.500.000,00 4º Termo Aditivo - ação 2B08 12.330.000,00 5º Termo Aditivo - ação 4122 e Termo de Cooperação MEC 32.905.500,00

Total 53.735.500,00

[95]

2. Outras Entradas de Caixa Entradas de Estoques 158.619,18 Entradas de Fornecedores 91.978,62 Entradas Tributárias, com Pessoal e Encargos 885.134,17 Entradas nos Passivos de Curto Prazo 63.591,15 Doações Espontâneas Particular 7.249,73 Recuperação Despesas Exercício Anterior 222.012,86

To tal 1.428.585,71

3. Despesa Pessoal % do Total Empregados 83% 9.952.660,12 Mão de obra Terceirizada 12% 1.402.835,74 Cargos Gerenciais 5% 638.268,30

Total 100% 11.993.764,16

4. Outras Saídas de Ca ixa Saídas nos Adiantamentos 888.586,62 Saídas nos Ativos Curto Prazo 23.246,83

Total 911.833,45

Percentual de Gastos com Pessoal (Cláusula Contratual)

Despesa com Repasse do Contrato de Gestão % Pessoal 53.735.500,00 22% 11.993.764,16

Para efeito do teto estabelecido na cláusula sétima do Contrato de Gestão, os gastos representaram cerca de 22% (vinte e dois por cento) dos recursos financeiros repassados, cujo limite legal é de 60% (sessenta por cento).

Demonstrativo dos Rend imentos de Aplicações Financeiras da Associação (valores em R$)

Valor em Rendimentos Fonte de Tipo de Aplicações em Recursos Aplicação 30/06/2011 R$ % Contrato de Gestão Renda Fixa Referenciado DI Poupança 21.700.610,86 2.331.263,34 11% CDB Fundo C. Prazo Títulos Capital. Fundo cambial

[96]

Outras Fontes Renda Fixa Referenciado DI 23.162.395,02 858.767,73 4% CDB Fundo C. Prazo Poupança

Grau de Alavancagem Contrato de Gestão (valores em R$) Receita Financeira CG 2.331.263,34 Receitas Financeiras de Convênios e Rec. Próprios 858.767,73 Receitas de Convênios 3.399.313,65 Outras Receitas Operacionais 2.324.964,24 Total Alavancado 8.914.308,96 Recursos Contrato de Gestão em 2011 53.735.500,00 Grau de Alavancagem ¹ 17% ¹ Grau de Alavancagem = Total Alavancado ÷ Recursos Contrato de Gestão em 2011

Demonstrativo dos excedentes financeiros Contrato de Gestão

Descrição 2008 2009 2010 2011 Saldo de caixa inicial em 01/01 19.089.958,67 28.707.381,51 21.224.797,41 19.157.624,10

Receitas 2.609.125,81 2.339.997,83 4.877.834,36 17.863.533,40 - - Despesas -9.573.674,05 -28.046.799,65 22.561.003,63 17.563.191,85 - Superávit/déficit -6.964.548,24 -25.706.801,82 17.683.169,27 300.341,55

(+) Depreciação 248.711,51 445.944,43 465.837,25 156.691,00 (-) Ajustes de exercício anterior 0,00 0,00 0,00 0,00 (-) Provisão ir sobre aplic. Financeira 0,00 0,00 0,00 -190.888,42

Variação do ativo circulante 335.967,06 -1.718.460,16 9.076,17 574.383,10 Variação do passivo circulante -367.018,18 1.855.843,39 332.286,42 2.340.325,72 Transferências -402.963,20 2.669,80 0,00 0,00 Investimento -1.149.938,61 -2.010.702,63 -617.295,74 -418.276,04

- Variação líquida no período -8.299.789,66 -27.131.506,99 17.493.265,17 3.144.353,75 Saldo de caixa em 30/06 10.790.169,01 1.575.874,52 3.731.532,24 22.301.977,85

Receitas 38.187.636,17 37.802.339,08 43.374.847,48 38.238.782,73 - - Despesas -18.129.807,37 -18.660.315,16 26.594.007,47 34.781.985,38 Superávit/déficit 20.057.828,80 19.142.023,92 16.780.840,01 3.456.797,35

[97]

Ajustes: (+) Depreciação 279.113,80 373.567,41 522.537,32 490.628,54 (-) Ajustes de exercício anterior 0,00 0,00 -23.981,45 0,00 (-) Provisão ir sobre aplic. Financeira 0,00 0,00 -193.709,80 0,00

Variação do ativo circulante -2.054.427,22 2.353.683,75 331.653,98 -1.324.775,99 Variação do passivo circulante 506.957,97 -1.102.521,29 -1.011.112,73 -1.299.621,78 Transferências -200.801,59 -99.804,88 39.372,70 0,00 Investimento -671.459,26 -1.018.026,02 -1.019.508,17 -1.924.395,11

Variação líquida no período 17.917.212,50 19.648.922,89 15.426.091,86 -601.366,99 Saldo de caixa final em 31/12 28.707.381,51 21.224.797,41 19.157.624,10 21.700.610,86

Valores empenhados Aplicação financeira vinc. 905.307,61 1.146.207,61 1.455.484,82 1.596.625,33 Pessoal e encargos 1.052.412,48 1.547.412,87 1.243.339,96 1.186.377,81 Fornecedores 150.562,10 401.446,77 62.266,48 154.245,10 Contas a pagar 52.992,04 54.369,57 63.028,09 73.916,41 Total 2.161.274,23 3.149.436,82 2.824.119,35 3.011.164,65

Total disponível para o ano seguinte 26.546.107,28 18.075.360,59 16.333.504,75 18.689.446,21

NOTA: A Reserva Técnica é composta da Reserva para Contingências trabalhistas e do Fluxo de Caixa para execução das atividades do IMPA.

[98]

7.Parecer da Auditoria Independente

[99]

[100]

[101]

[102]

[103]

[104]

[105]

[106]

[107]

[108]

[109]

[110]

[111]

[112]

[113]

[114]

[115]

[116]

[117]