DINO - Divulgador de Notícias

A história da lagoa que era uma fazenda e hoje é o coração da cidade

O livro "A Fazenda Nacional da Lagoa Rodrigo de Freitas" conta a história dos bairros ao redor do espelho d´água e contém fatos e imagens inéditas.

29/09/2015 11:05:08

Você sabia que os bairros em volta da Lagoa já foram uma fazenda e que suas chácaras forneciam leite para a urbana ? Que o Solar da Imperatriz nunca foi da imperatriz? E que o nome , veja só, vem de Sorocaba, em São Paulo?

Em comemoração aos 450 anos do , a Cassará Editora lança no próximo sábado, 3 de outubro, o livro A Fazenda Nacional da Lagoa Rodrigo de Freitas, que conta a história dos bairros ao redor do espelho d’água.

A Fazenda Nacional da Lagoa Rodrigo de Freitas é a origem do que hoje é a área compreendida por Jardim Botânico, , Gávea, , Ipanema, Lagoa e Fonte da Saudade. A pesquisa primorosa dos autores, Claudia Gaspar e Carlos Eduardo Barata, é acompanhada de documentos, fotografias, pinturas e recortes de jornal que ilustram a época e relatam o desenvolvimento dos bairros adjacentes.

O livro conta como viviam os primeiros moradores da Lagoa, cujas águas banhavam a Rua do Oliveira (atual Jardim Botânico), e como essa parte querida do Rio de Janeiro foi urbanizada.

Além de muitas curiosidades, a obra fornece um roteiro histórico para que cariocas e visitantes se deliciem no entorno de um dos cartões postais mais conhecidos do Brasil e uma das áreas mais queridas da Cidade Maravilhosa.

Entre as muitas imagens inéditas, o livro traz o primeiro registro da Lagoa inteira: um panorama de 1821, da inglesa Maria Graham, que ocupa 6 páginas, medindo 1,26m. Parte do acervo do British Museum, esta é a primeira vez que é impresso no Brasil.

A realização deste projeto foi possível graças ao patrocínio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, e a obra recebeu o selo oficial da Biblioteca Rio 450 anos.

O lançamento acontecerá em uma chácara que fazia parte da Fazenda, o Solar de Grandjean de Montigny, casa do famoso arquiteto da Missão Francesa, dentro da PUC-Rio, a partir das 16h.

______Curiosidade A Lagoa Rodrigo de Freitas, originalmente era chamada de Sacopenapã e, depois,de Lagoa dos Fagundes. Devido aos aterros contínuos, perdeu quase a metade da sua área. Em 1809, seu espelho d´água tinha uma área de 4,48 milhões de m². No final do século XIX ainda havia perdido pouco, por conta de alguns aterros na área do Leblon.

No entanto, no século XX, por conta do grande avanço da cidade para as bandas da Zona Sul e da construção do Jockey Clube, a Lagoa sofreu aterros de tamanha grandeza que ficou reduzida quase à metade do seu tamanho. Em 1975, seu espelho d´água tinha uma área de 2,30 milhões de m².

Finalmente, no ano 2000, foi oficializado seu tombamento pela União ficando preservada sua geografia.

______Roteiro histórico Veja algumas das atrações (e relíquias) históricas ainda presentes nas terras da antiga Fazenda Nacional da Lagoa Rodrigo de Freitas.

- Chácara dos Lages – Antiga chácara do Padeiro, hoje Parque Lage arrendada por Antonio Martins Lages em 1826. - Capela de Nossa Senhora da Cabeça – presente dentro da Casa Maternal Melo Matos, na Rua Faro – Capela edificada no século XVII. - Jardim Botânico - Casa Sede do Engenho da Lagoa hoje centro de visitantes do Jardim Botânico - Casa dos Pilões - Portal da Fábrica de Pólvora - Horto Florestal e Chácara do Macaco, antigo Solar Silva Porto (Solar da Imperatriz) - Sede da Escola Nacional de Botânica Tropical - Solar Grandjean de Montigny - No campus da PUC do Rio de Janeiro na Marques de São Vicente. - Escola Luiz Delfino - Próxima à PUC, na Rua Marques de São Vicente - Jequitibá - árvore localizada junto ao imóvel de n° 389 da Rua Marques de São Vicente, com cerca de 200 anos. - Casa Chalet (Rua Marques de São Vicente, 432) - Parque da Cidade, antiga Chácara do Morro Queimado - Estrada Santa Marinha sem número, onde hoje está a sede do Museu Histórico da Cidade. - Conjunto Residencial Vila Operária - denominada chácara do Algodão, antiga chácara n°12

______Serviço Título: A Fazenda Nacional da Lagoa Rodrigo de Freitas na formação de Jardim Botânico, Horto, Gávea, Leblon, Ipanema, Lagoa e Fonte da Saudade Autores: Carlos Eduardo Barata e Claudia Braga Gaspar Editora: Cassará Editora ISBN: 9788564892279 Pgs. 280 Formato: 21 x 21cm Preço: R$ 70