celebra o 130º aniversário de , um nome 2014 emblemático da excelência italiana. Incentivado por 2700 anos de história romana, Bulgari presta homenagem ao seu rico passado dentro dos designs modernos. Conhecido pela audácia estilística e uma propensão para a cor, as peças Bulgari são imediatamente reconhecíveis. Concebidas com a sensualidade do volume, um amor pela linearidade, e uma reverência para com a arte e arquitetura das raízes gregas e romanas de Bulgari, estas caraterísticas icónicas estão patentes em cada uma das criações Bulgari. Harmonizado com a história antiga de Roma, Bulgari encorpora o simbolismo da cidade enquanto inova o futuro do seu design. Com uma visão inimitável do luxo, as origens da Bulgari na loja emblemática na Via dei Condotti acolheram uma elite internacional de artistas, escritores e atores durante os anos da ‘Dolce Vita’ – que conduziu à atual presença diversificada de Bulgari. Clássico mas contemporâneo, Bulgari mantem o seu legado de 130-anos com um sentido intemporal de refinada beleza. Remontando às suas origens Romanas, como joalharia, a Maison Bulgari foi fundada em 1884 por Sotirio Bulgari, um ourives grego. Com apaixonada capacidade e visão, ele desbravou caminhos para que a Bulgari se tornasse uma divisa permanente da excelência italiana. Durante os 130 anos que se seguiram a criatividade incessante da Bulgari, a sua impressionante história de inovação, e o espírito arrojado e pioneiro transformaram a Maison numa lenda.

Em 2014 festeja-se o 130º aniversário da Bulgari, um nome que se tornou arquétipo de trabalho artesanal, materiais de vanguarda e design sem rival. A majestosa beleza arquitetónica da Cidade Eterna inspirou durante muito tempo os joalheiros italianos: Bulgari reinterpreta os símbolos majestosos de Roma com extraordinárias edições de joalharia, relógios, acessórios e perfumes.

Para venerar o seu antigo passado romano, a BVLGARI manteve o original “V” Latino do apelido de família, gravando-o na fachada da sua loja emblemática, durante a grande remodelação de 1934. O endereço romano de Bulgari na prestigiante Via dei Condotti, que conduz à Escadaria da Praça de Espanha, tornou-se o seu lar e fonte de inspiração. Roma confirma-se como referência estética para Bulgari, pois que ostenta um pano de fundo arquitetónico espetacular.

A marca captou a atenção da elite mundial durante os anos prósperos da Dolce Vita – os anos 50 e 60, notabilizada por nomes como Elizabeth Taylor e Audrey Hepburn, completamente rendidas de paixão pelas joias Bulgari. Imediatamente reconhecíveis pela sua grandiosa opulência, riqueza cromática, sentido de volume, as joias Bulgari rapidamente se tornaram célebres entre a burguesia local e também entre a clientela internacional da alta-sociedade.

A emblemática loja Bulgari na Via dei Condotti 10, Roma 1934 O Grupo Bulgari começou a expandir-se para o ultramar nos anos 70. Começou também a expandir a visão da companhia, diversificando-se no mundo da relojoaria e lançando, em 1977, o agora icónico relógio “Bulgari Bulgari”. O ambicionado relógio foi só o primeiro de muitos e, em 1980, a Bulgari fundou a companhia Bulgari Time, no coração da relojoaria da Suíça.

Em 1993, Bulgari apostou ainda mais na diversificação com o lançamento da sua primeira fragrância, Eau Parfumée au Thé Vert, implantando a Bulgari Parfums na Suíça. Em 1996, a Bulgari lançou as suas coleções de acessórios cosmopolitas que obtiveram retumbantes êxitos. Em 2000, as capacidades da Bulgari Time cresceram com a aquisição de relojoeiros de luxo especializados; Bulgari tornara-se agora um produtor de relógios de nível mundial. Com o seu padrão ímpar para um estilo de vida luxuoso, o Grupo Bulgari expandiu a sua visão a hotéis e resorts, aliando o luxo contemporâneo a locais de grande prestígio (Milão, Bali, Londres) mediante um design exclusivo. Em 2011 a Bulgari foi adquirida pelo grupo de luxo LVMH ( Moët ), enriquecendo assim as suas potencialidades de luxo.

Os designs da Bulgari são alimentados pelas profundas raízes romanas, entrelaçadas num passado inspirador. Homenageando a história, os requintados motivos gregos e romanos evocam a arte e arquitetura das origens de Bulgari. Representando com orgulho a natureza requintada que é a Itália, durante 130 anos, o nome Bulgari tornou-se sinónimo de cores brilhantes, contos simbólicos, e artesanato ímpar. Em todas as coisas Bulgari, o luxo é a sua lenda.

Interiores da loja emblemática Bulgari na Via dei Condotti 10, Roma 1934 A cor é, amiúde, a caraterística mais emblemática e icónica de uma criação Bulgari. A Bulgari estabeleceu-se como o mestre das gemas coloridas dentro das suas peças de Alta Joalharia. Especialista reconhecido em design de diamantes, é desde 1920 que as criações Bulgari têm sido sempre caraterizadas pelos mais magníficos diamantes. Gradualmente Bulgari começou a acrescentar gemas coloridas, raras e preciosas para complementar com a cor. Nos anos 50, a Itália tornou-se o centro europeu do design e a Bulgari conduziu a “revolução da cor” para um nível superior.

Desafiando os limites tradicionais da escola parisiense de joalharia centrada nos diamantes, a Bulgari desenvolveu um estilo arrojado e inédito explorando invulgares combinações cromáticas como rubis e esmeraldas, e toda a paleta das safiras. A joalharia descobriu a vida num arco-íris de combinações cromáticas. Ultrapassando a construção sobre o clássico motivo assimétrico e o corte tradicional – Bulgari criou com formas simétricas, compactas, e reintroduziu o corte cabochon para gemas salientes e de alta qualidade.

Este forma para gemas grandes remonta à antiguidade, mas desde então caiu em desuso; hoje tornou-se uma marca distintiva Bulgari. Uma gema corte cabochon transmite mais profundamente uma sensação de volume, luminosidade e contraste com os diamantes facetados que a rodeiam e ressalta as potencialidades estéticas duma pedra. Com uma semelhante clarividência, os designs contemporâneos da Bulgari também usaram o antigo corte mogul ou takhti, possibilitando uma luminescência oval, arriscada de se obter, mas com um resultado suavemente dramático. A beleza da pedra – o que as torna verdadeiramente únicas – eis o coração vibrante de todo o design Bulgari.

Alfinete de peito de ouro com rubis, esmeraldas, safiras e diamantes c. 1960 MVSA

Inspirada pela antiga arquitetura da sua herança grega e romana, Bulgari cria MVSA, ecoando a eternidade da lenda. Pedras invulgares e excecionais formas e volumes, constituem a fundação dos designs MVSA, capturando a luz e repercutindo colunas num jogo magnífico de contornos.

Devendo o seu nome às artísticas musas das antigas lendas gregas, MVSA reverencia as filhas dos deuses. Com ousadas combinações de pedras coloridas e formas emblemáticas, Bulgari venera essas musas da criatividade com as suas próprias interpretações artísticas. A paisagem de MVSA evoca a aguarela das antigas estruturas, para o hino das esculturas antigas – obras-primas multifacetadas que compõem a divindade. Com um sem-número de cortes da gema, cada peça empresta uma beleza refratária ao todo: as criações MVSA são as belas filhas do volume.

Reconhecendo a sua arte como uma dádiva dos deuses, Bulgari usa combinações criativas e pedras coloridas para pintar as obras-primas MVSA.

Colar de Alta Joalharia de platina com uma esmeralda em forma de almofada corte cabochon, contas de espinelas e de esmeralda, rubis, esmeraldas e diamantes Criando com os contornos da realidade – nas formas, luzes, cores de Roma – Bulgari transforma-as em imagens. Imbuídas de um sentido característico de volumes e proporções arquitetónicas, as gemas são reunidas, numa poesia de padrões, para peças de inequívoca beleza. Cortadores de joias especializados, a Bulgari representa bem a sua singularidade, recorrendo ao dramático uso do antigo corte mogul ou takhti, eco dos ancestrais azulejos incrustados nos palácios construídos para o culto.

Pensada em múltiplas interpretações, a coleção MVSA inclui criações que cantam com a cor. O colar MVSA em platina, é realizado com uma esmeralda em forma de almofada de corte cabochon, dúzias de esmeraldas e de rubis, diamantes de corte brilhante e diamantes pavé e também diamantes fancy de corte step-cut. O colar de platina é igualmente multifacetado, com uma estonteante esmeralda de corte cabochon que irradia com contas redondas de espinela fancy de corte buff-top, esmeraldas, rubis e diamantes de corte brilhante e pavé.

Com a sua forma semi-cilíndrica o corte takhti recorda as telhas dos telhados dos sumptuosos palácios dos Marajás.

DIVA

Inspirada pelas divas icónicas dos nossos tempos, a Diva Collection imortaliza a beleza feminina. Desde a refi nada Elizabeth Taylor à cativante Carla Bruni-Sarkozy, a beleza sublime é inspiradora. Em Hollywood e nas nossas vidas, as belezas contemporâneas são capazes de atrair a atenção e de serem o centro da cena, simplesmente com a sua presença – as joias Bulgari produzem o mesmo efeito.

Através das décadas, Bulgari tem sido inseparável das mais refinadas celebridades do mundo: as suas criações protagonizaram em mais de 40 filmes, pisaram red carpets nos Academy Awards, nos Golden Globes, em festivais de cinema de Cannes a Veneza. Bulgari fascinou algumas das mulheres mais bonitas, e ficou encantado por tal fascínio.

2014 traz uma nova interpretação da assinatura Diva, capturando a glamorosa essência da deusa contemporânea. Inspirada pela diversidade das belezas atuais, a Bulgari criou uma versátil coleção de joalharia e relógios numa ampla variedade de estilos e de combinações de materiais. A Diva Collection corporiza a sofi sticação do diamante pavé, a feminilidade da madrepérola, o drama do ónix. A sensualidade alia-se com a versatilidade, visto que cada peça feminina pode ser usada no quotidiano.

Magnífico colar de platina e esmeraldas que pertencia a Elizabeth Taylor c. 1962 O espírito de cada peça Diva incorpora a imagem de marca Bulgari: estilo sofi sticado, formas não convencionais e gemas refi nadas.

Ressoando com sofisticação moderna, o design da coleção inspira-se numa forma antiga de beleza – os motivos complexos dos mosaicos romanos. Revestiam as paredes, chãos e tetos como decoração artesanal das Termas de Caracalla, que datam de 216 D.C., os mosaicos são o eco de uma linda história e do estilo de vida romano que com eles se deleitava. Renomadas pela sua estrutura complexa, decoração e história, as famosas Termas, que abriram pela primeira vez sob o Imperador Romano Caracalla, são hoje um sítio turístico de grande inspiração. Os motivos da Diva Collection são esculpidos com curvas que são a quintessência da feminilidade e que personificam o estilo Bulgari.

Assim, motivos geométricos modulares harmonizam-se com as delicadas corolas cónicas da nova Coleção de Relógios Diva. O pavé de diamantes que forma o mostrador do relógio, brilha com o carisma de uma estrela. Volumosos e magnéticos, os relógios são equilibrados por uma delicada pulseira que combina o melhor da vida, alternando diamantes de corte brilhante, baguette, e redondo. Esta magnética coleção Bulgari combina antiguidade com encanto, e nasceu uma Diva.

Inspirada no design dos mosaicos de 216 D.C. das termas do Imperador Romano Caracalla, a assinatura Diva captura a essência glamorosa da mulher contemporânea.

SERPENTI

Profundamente enrolada à volta da história da humanidade, a serpente é um símbolo sedutor que remonta à antiga mitologia grega e romana. Representando a sabedoria, a vitalidade e o círculo da vida, a sinuosa serpente transcendeu 2700 anos de história romana para se tornar um motivo gracioso de força. A história da civilização está profundamente interligada com este símbolo – na Grécia antiga duas serpentes entrelaçadas representavam o deus da medicina, que ainda hoje é usado como símbolo médico.

Remontando milénios, aos tempos de César e Cleópatra, as serpentes estavam estreitamente associadas com o Faraó egípcio, a magnética “serpente do Nilo”. As joias reais e os poderes divinos usados por Cleópatra, uma beleza renomada e uma líder astuta, reverenciavam muitas vezes a sinuosa serpente. No filme épico com o seu nome, de 1963, Elizabeth Taylor, a atriz protagonista, foi vista sedutoramente enrolada pela joalharia das serpentes da Bulgari em muitas cenas, quer com a câmara ligada, quer desligada. A representação de Cleópatra feita pela Taylor e o seu amor de uma vida pelas Serpenti Bulgari, catalisou a tendência da serpente nas joias, que ainda hoje, em certo sentido, lhe dão notoriedade. O motivo da serpente ainda hoje continua o seu reinado mítico, evidente nas reinterpretações anuais da Serpenti Collection de Bulgari.

Pulseiras esmaltadas com gemas em forma de serpente e um cinto de ouro em forma de serpente, c. 1970, c. 1965, 2010 Inspirada pela sua herança greco-romana, a Bulgari começou a criar usando o motivo da serpente nos anos 40, criando um inovador e refinado relógio que se enrolava à volta do pulso, mantendo sempre a hora na sua cabeça. Empregando engenhosamente a técnica Tubogas para o seu corpo anelado, a serpente tornou-se o primeiro dos acessórios da Serpenti Collection, dando à luz um universo infinito de muitos mais.

A sofi sticada técnica Tubogas combina-se elegantemente com a versátil Serpenti, criando obras-primas em espiral. Utilizada pelos artesãos da Bulgari há décadas, esta técnica de serralharia Tubogas, que requer trabalho intensivo, foi assim denominada devido à sua similaridade com o tubo da gasolina dos carros italianos de 1920 – sendo produzida toda a sua aparência em espiral sem recorrer a qualquer soldadura. Hoje, os contornos versáteis e arredondados do Tubogas constituem uma das imagens de marca da Bulgari, entrelaçando uma graciosa elasticidade com a coleção.

Embora a Bulgari seja conhecida por venerar a própria história, cultura e tradição – uma vez que estas têm sido uma fonte constante de sustento criativo – a Serpenti Collection lança uma ponte entre a herança Bulgari e o design inequivocamente moderno. Interpretada quer em modo realista, quer geometricamente abstrato, a serpente interliga cada traço distintivo da marca Bulgari: o amor pela cor, a justaposição de materiais, a versatilidade de uso, e técnicas artesanais anguardistas. A Serpenti Collection é agora tão icónica para a história da Bulgari, como o é para a história mundial da joalharia.

Representando a sabedoria, a vitalidade e o círculo da vida, a serpente transcendeu séculos, tornando-se o emblema da beleza e da força.

MONETE

“Às moedas antigas, relíquias do passado, damos uma segunda chance de renascer: não as esquecemos no fundo da gaveta, fazêmo-las ressurgir transformando-as em peças vivas.” Nicola Bulgari

Remontando através dos séculos, Bulgari presta homenagem à antiguidade dando-lhe vida renovada. A Monete Collection reverencia as moedas artísticas de outrora, contrastando-as com o esplendor moderno. Como raras e preciosas gemas de inestimável valor histórico, a beleza intrínseca da numismática, que nos reporta à era helenística, é preservada, renasce, e é reutilizada nos designs contemporâneos da Bulgari.

A prática de engastar moedas em joias remonta ao século VII A.C., um século que viu a cunhagem de moedas tornar-se cada vez mais artesanal; as antigas moedas gregas eram obras de arte muito especiais. Estas “gemas” tornavam-se frequentemente peças de destaque na joalharia da Roma Antiga, uma tendência que continuou até ao século VII D.C. O reflorescimento desta prática só veio a verificar-se na segunda metade do século XIX D.C., fomentada pelas inúmeras descobertas arqueológicas de então, e adoptada por Bulgari nos anos 30.

Colar com moedas da Roma Imperial engastadas num fundo de prata, ouro, bronze e diamantes c. 1978 A Monete Collection tornou-se o ex-libris mais reconhecido da Bulgari. Com o crescer desta técnica que passou a incluir gemas raras gravadas além de moedas adquiridas por especialistas numismatas – a coleção no seu conjunto passou a ser conhecida como Monete. Na Monete Collection, os atuais artesãos da Bulgari engastam moedas místicas em joias com formas arredondadas, contornos decisivos e volumes harmoniosos. Bulgari efetivamente modernizou a antiguidade – uma arte extraordinária – que só poderia ser confiada ao mais reverente dos mestres.

Com materiais e técnicas sofisticadas, a Bulgari venera a própria herança recorrendo à história da numismática mundial, e reinterpretando-a em configurações contemporâneas. A Monete Collection usa um jogo cintilante de contrastes – contraste de textura entre as moedas desgastadas pelo tempo e a moldura lustrosa, moderna; contraste de cor entre as suas faces antiquadas e os preciosos metais contemporâneos; contraste de técnica entre as cunhagens antigas e a precisão dos diamantes incrustados. Somos catapultados para trás no tempo numa viagem mitológica, Monete revive a prosperidade de antigas cidades, que eventualmente originaram a nossa.

INTARSIO

Ligando o círculo com o quadrado, o dia com a noite e a unidade com o contraste, Bulgari cria Intarsio. Inspirada nos mosaicos de arabescos que padronizavam a arquitetura dos ancestrais, Bulgari homenageia a decoração Bizantina com uma coleção de joalharia trabalhada em harmonia. Combinando polos opostos para celebrar as suas diferenças, Bulgari produz uma dramática justaposição de quadrados e redondos, sombras e luzes, elegância e versatilidade. Fundindo culturas com cor, Intarsio honra a sua herança mediterrânica, nas encruzilhadas da Europa e da Ásia, onde os costumes e a estética convergem.

Apresentada em 2011 como uma iridescente mistura de ouro rosa e madrepérola, Intarsio mergulha profundamente no espectro das cores para 2014. A nova coleção equilibra o yin-yang de cintilantes diamantes pavé e a intensidade do ónix negro, colocado sobre uma sólida base de resplandecente ouro branco.

Este casamento de justaposições foi elegantemente conjugado para produzir um anel, brincos e um colar de pingente Intarsio. Cada peça é minuciosamente trabalhada num mosaico de versatilidade de modo a que a coleção Intarsio possa acompanhar cada estilo a qualquer momento. Dia e noite estão unificados em joias para usar à noite e durante o dia: a silhueta do equilíbrio. Esculpidos em formas de sofisticação e simplicidade, Intarsio é a prova de que os opostos se atraem.

Colar Intarsio em ouro branco com ónix e pavé de diamantes Unindo o círculo ao quadrado, Intarsio rende homenagem à herança mediterrânica, na qual convergem costumes e sentido estético.

BVLGARI BVLGARI

Crescendo a partir das raízes romanas da marca torna-se uma elegante fusão de cultura e modernidade, a “Bulgari Bulgari” Collection encarna o espírito distintivo do seu homónimo. Com volumes arredondados e contornos fluídos, a clássica Bulgari collection consegue conciliar audácia com elegância, simetria com distinção, e história com inovação.

O ano de 1934 anunciou o nascimento oficial do logótipo BVLGARI, com a renovação e a reabertura da sua loja emblemática na Via dei Condotti. A família Bulgari homenageou a própria história usando a epígrafe original Romana do seu nome, inscrevendo o “V” latino em vez do “U” na fachada: BVLGARI. Este motivo gravado combinou a cultura, arquitetura e modernidade romanas, fontes recorrentes de inspiração da Bulgari.

1977 foi o ano que fomentou a evolução oficial do logótipo num elemento de design, quando a Bulgari lançou a sua primeira coleção de relógios “Bulgari Bulgari”.

Jalharia e Relógios “Bulgari Bulgari” e B.zero1 Inspirando-se nas inscrições que contornam as antigas moedas romanas, a Bulgari usou o seu próprio logótipo gravado para contornar duplamente o mostrador do relógio – “Bulgari Bulgari” refletia-se a si próprio, em perfeita simetria. Este logótipo duplo tornou-se um elemento amado e emblemático do design Bulgari; o relógio tornou-se imediatamente um ícone.

Em consonância, a coleção de joias “Bulgari Bulgari”, lançada em 1995, apresenta motivos circulares, contemporâneos acentuados por gemas coloridas, inspiradas pela natureza arrojada do relógio paterno da coleção.

Toda a “Bulgari Bulgari” Collection, é concebida para encarnar uma peça de luxo, de história, mas especialmente do design contemporâneo italiano.

B.ZERO1

O relógio anunciou um novo milénio, e o mundo deu as boas vindas a uma nova criação em espiral da Bulgari. Nascido de um passado inspirador, o anel B.zero1 celebra a fusão indissolúvel do passado e do presente. Com justaposição e em homenagem a estes opostos, a B.zero1 Collection combina arte com elegância, tradição com inovação, e o princípio com o fim. Refletindo a engenhosa técnica Tubogas, que se tornou uma marca registada da Bulgari, o motivo em espiral do anel B.zero1 representa o círculo infinito da vida. A ligação captura o espírito da Bulgari: profundamente arreigado na sua herança, aspirando à evolução do futuro, o B.zero1 representa “Bulgari” e o “zero1” representa inícios infi nitos. Gravado lateralmente, o logótipo BVLGARI BVLGARI contorna-se a si mesmo, entrelaçando tradição com inovação.

O primogénito anel gerou um mar de sucessivas criações, porque o B.zero1 foi rapidamente amado. Jogando com materiais e técnicas raramente ou nunca usadas na Alta Joalharia, a B.zero1 Collection introduziu interpretações do original que redefinem “precioso” em algo de muito mais raro. Quer sejam criadas com ouro rosa, pavé de diamantes, ou cerâmica, cada peça da B.zero1 Collection define o próprio carisma. A subsequente inovação da Bulgari introduziu uma majestosa interpretação esculpida em mármore, um tributo à pedra esculpida pelos mestres italianos da sua herança.

Anel de ouro rosa e cerâmica de bronze, B.zero1 Roma Para celebrar o 130º aniversário da Maison, Bulgari parte da sua vasta história de inovação para reinventar a icónica B.zero1 Collection. O aniversário B.zero1 rende homenagem a Roma, o berço de Bulgari, visto que é comemorada em círculos – o símbolo da eternidade. Refletindo a circularidade arquitetónica, a forma do B.zero1 recorda as obras-primas de Roma – o Coliseu, o Castelo de Sant´Angelo, o Panteão – estruturas que assistiram, plenas de graça e força, à passagem de séculos e gerações.

Inspirando reverência, tal beleza circular é formada por um suave ouro rosa, com quatro bandas cor de bronze. Com a cerâmica de bronze, um material que é atípico mas requintado, Bulgari combina uma pitada de metal para um acabamento final requintado.

Como a antiga epígrafe romana do glorioso passado da cidade, B.zero1 tem gravado um novo logótipo BVLGARI ROMA. No B.zero1 Roma, a cidade de Roma e a tradição Bulgari completam o círculo.

BVLGARI E SAVE THE CHILDREN

Demasiadas crianças crescem sem oportunidades: as lacunas de educação perpetuam o círculo da pobreza. Foi por isto que a Bulgari, em 2009, decidiu agir, para ajudar as crianças desfavorecidas em todo o mundo. Em parceria com Save the Children, Bulgari lançou uma campanha com ambição e objetivos sem precedentes. Com as suas joias personalizadas Save the Children, Bulgari doa a esta organização os US $100 (€ 75) de lucro de cada peça vendida. Até ao momento esta parceria de referência já angariou mais de US $27 milhões (€ 20 milhões). Abrange mais de 600.000 crianças mais desfavorecidas em todo o mundo e forma mais de 20.000 professores em mais de 1.200 escolas, em locais afetados por guerras, pobreza extrema e situações de emergência. A venda de um único anel ou pingente Save the Children fornece uma biblioteca na Índia ou forma 13 professores na Indonésia. Com uma enorme infl uência e experiência incomparável no terreno, Save the Children é a maior organização internacional independente que trabalha em países em vias de desenvolvimento e países desenvolvidos. Trabalhando em equipa com os embaixadores da marca Bulgari, continua o seu exemplar trabalho onde o apoio for mais necessário. O fotógrafo Fabrizio Ferri e quase 200 celebridades internacionais doaram o próprio tempo e talento para uma série fotográfi ca especial “STOP THINK GIVE”, que teve a participação de nomes como Isabella Rossellini, Ben Stiller e Sting. Com leilões especiais e eventos de angariação de fundos para a promoção desta campanha, a Bulgari está orgulhosa de investir nas crianças de hoje e fazer a diferença na construção dos seus futuros.