RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

WasserLand Consultoria Ambiental Eirele - ME Rua José Antoniassi, 131 – Bairro Vista Alegre – PR; CEP 80210-170 Fones: (41) 99635-0283 / (41) 99635-0289. E-mail: [email protected] RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

APRESENTAÇÃO ...... 1

O QUE É O RIMA? ...... 1

POR QUE CONSTRUIR UMA PCH? ...... 2

LOCALIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO ...... 3

O PROJETO DE ENGENHARIA ...... 4

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL...... 5

IMPACTOS AMBIENTAIS ...... 19

PROGRAMAS AMBIENTAIS ...... 24

CONCLUSÕES ...... 30

EQUIPE TÉCNICA ...... 32

RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

Para saber se a PCH Muquilão poderia ser construída foi preciso estudar o meio ambiente no trecho do rio Corumbataí onde se pretende construí-la. Além disso, foi preciso prever quais mudanças o projeto da PCH pode causar e então foram propostas várias ações para controlar e

diminuir os efeitos negativos e aumentar A construção de uma Pequena os efeitos positivos do empreendimento. Central Hidrelétrica (PCH) é um Para que a população saiba mais empreendimento que precisa ser bem sobre o local onde vai ser construída a estudada para minimizar os possíveis usina, os possíveis efeitos que ela pode impactos que possam causar às causar e as ações que devem ser feitas populações locais e ao meio ambiente. para diminuir os efeitos negativos e A PCH causa efeitos positivos e ampliar os efeitos positivos é que este negativos. Por isso é necessário ouvir a RIMA foi elaborado. todos os envolvidos.

RIMA é a sigla para Relatório de da PCH Muquilão, identificando como é Impacto Ambiental. É este documento a área onde está sendo construída a que você tem em mãos e que é utilizado PCH, o que será construído, quais as para esclarecer à população a respeito mudanças que irão ocorrer, e o que se de empreendimentos que promoverão planeja fazer para que os impactos alterações importantes no meio negativos sejam evitados ou diminuídos ambiente e na vida das pessoas. Aqui e para que os impactos positivos sejam são resumidas, em linguagem maiores, e como tudo isso será acessível, as principais características acompanhado em programas.

1 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

Dentre as alternativas existentes, encontram-se as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), que por serem obras de menor proporção que as grandes Usinas Hidrelétricas, apresentam um impacto menor no ambiente e nas pessoas.

A energia gerada nas PCHs no Paraná possibilita melhor A importância da energia elétrica aproveitamento do potencial hidrelétrico vem crescendo no decorrer das últimas do estado, e a geração de energia a décadas de maneira acelerada devido menores custos. seu papel fundamental para as Assim, a PCH Muquilão tem indústrias, o setor de prestação de como objetivo gerar energia elétrica a serviços e comércio em geral, além do menores custos e com menor impacto conforto que proporciona à população. sobre o ambiente, contribuindo com o É observado o aumento na atendimento da demanda crescente do necessidade de energia ocorrido ao Paraná e do país. longo das décadas recentes, bem como A PCH Muquilão estará há a previsão de aumento desta conectada a linha de transmissão entre demanda nos anos futuros. Barbosa Ferraz e Ivaiporã, garantindo Neste sentido é necessária a maior segurança para o fornecimento ampliação de fontes renováveis, que de energia para as populações desta geram a maior parte da energia do região. estado.

2 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

A barragem e o reservatório da da ponte sobre o rio Formoso, seguindo PCH Muquilão serão implantados no rio por estradas municipais. Corumbataí, próximo à foz do rio Formoso, na divisa dos municípios de Iretama, e . O acesso à obra a partir de Iretama pode ser feito pela rodovia PR 462 em direção à cidade de Barbosa Ferraz, acessando a área da PCH

Muquilão por estrada municipal a partir

3 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

A PCH Muquilão terá um arranjo casa de força que serão instaladas as relativamente compacto, conforme a três turbinas que irão gerar a energia figura abaixo. A barragem da PCH elétrica. Muquilão será construída no rio A barragem da PCH Muquilão irá Corumbataí entre os municípios de formar um lago que terá superfície de Iretama e Jardim Alegre, próximo à foz 495,8 ha, sendo que 134 ha destes já do rio Formoso. são o próprio curso dos rios Corumbataí Sobre a barragem será instalado e Formoso. Assim a área a ser o vertedouro (na margem esquerda no efetivamente alagada é de 361,8 ha. rio Corumbataí no lado do município de Visando não interromper Iretama). Este vertedouro irá liberar o severamente o curso d’água com a excesso de água nos períodos de barragem, será construída uma escada chuvas intensas. de peixe, que permite a manutenção A casa de força também ficará na natural da rota migratória da ictiofauna margem esquerda do rio Corumbataí, local, e que foi dimensionada para uma no lado do município de Iretama. É na vazão de 900.000 litros por hora.

4 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

Para elaborar o Estudo de Iretama, Jardim Alegre e Nova Tebas Impacto Ambiental (EIA) foi reunida no caso dos estudos do meio uma equipe multidisciplinar formada por socioeconômico; profissionais das áreas de biologia, b) Área de Influência Direta agronomia, geografia, geologia e (AID): correspondente ao entorno de engenharia civil. 1.000 m ao redor do empreendimento Foram realizados diversos (inclusive o reservatório) no caso dos estudos procurando avaliar os aspectos estudos do meio físico e biótico, e as físicos, bióticos e socioeconômicos do propriedades rurais afetadas entorno da PCH Muquilão, diretamente no caso do meio principalmente aqueles que poderiam socioeconômico; ser afetados pela mesma. c) Área Diretamente Afetada Nestes estudos foram (ADA): corresponde às áreas que considerados diferentes níveis de realmente serão afetadas pelas obras e impacto do empreendimento: reservatório da PCH Muquilão. a) Área de Influência Indireta Os principais aspectos (AII): correspondente à bacia do rio analisados por estes profissionais serão Corumbataí no caso dos estudos do sumarizados a seguir neste Relatório de meio físico e biótico, e os municípios de Impacto Ambiental (RIMA).

MEIO FÍSICO Clima Na região predomina o clima clima subtropical, com temperatura média anual próxima a 20 oC, precipitação média na bacia do rio Corumbataí entre 1580 e 1.880 mm anuais, com um período mais seco que ocorre principalmente entre abril e agosto.

5 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

Geologia e Geomorfologia A bacia do rio Corumbataí variando entre 320 (mínima) e 1.220 encontra-se inserida na região das (máxima) m. As formas predominantes rochas basálticas do Grupo São Bento. são topos alongados e isolados, Na maior parte são rochas vulcânicas vertentes convexas e côncavo- da Formação Serra Geral (basalto convexas e vales em “U” aberto, amigdaloidal de base, basalto modeladas em rochas da Formação compacto, basalto amigdaloidal, basalto Serra Geral. vesicular e brecha basáltica e/ou A PCH Muquilão será instalada sedimentar), e em parte sobre o em um vale aberto, com encostas de Membro Nova Prata (basaltos pórfiros, declividade suave a moderada. Os dacitos, riodacitos e riolitos) da Bacia do morros possuem topos levemente Paraná. abaulados, muito amplos, marcados por leves degraus, totalmente sobre os basaltos da Formação Serra Geral

Sobre essas rochas formaram- se planaltos, que a Mineropar (2010) denominou de: a) Planalto do Alto A escolha do local onde será Médio Piquiri (representando a maior implantada a usina foi feita com base parte da bacia do rio Corumbataí); b) em critérios geotécnicos, definindo Planalto de Campo Mourão; e c) locais com baixo risco de instabilidade, Planalto de Pitanga-Ivaiporã. As onde as rochas são mais resistentes e principais características da subunidade pouco permeáveis. Além disso, Planalto do Alto/Médio Piquiri são: procedimentos preventivos serão dissecação média e classe de tomados para que eventuais impactos declividade predominante está entre 12- negativos, tais como efeitos erosivos, 30%. Em relação ao relevo, apresenta assoreamentos, entre outros, sejam um gradiente de 900 m com altitudes minimizados.

6 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

Solos e Aptidão das Terras As principais ordens de solos localizados ao sul da bacia geralmente encontradas na AII da PCH Muquilão, tem menor fertilidade química que ou seja, a bacia do rio Corumbataí, são aqueles situados na porção denominadas Latossolos, Nitossolos e intermediária da bacia. Neossolos. As unidades de mapeamento nas As unidades de mapeamento, quais predominam Nitossolos ocorrem nas quais predominam os Latossolos, predominantemente ao norte da bacia ocorrem principalmente nas áreas mais do rio Corumbataí. planas e elevadas da paisagem, ao centro e ao sul da bacia do rio Corumbataí.

Os Nitossolos geralmente ocorrem em locais um pouco mais

Os Latosolos que ocorrem na declivosos que os Latossolos. São AII são solos que geralmente são geralmente solos menos profundos que profundos, com boa drenagem, e com os Latossolos, e com boa fertilidade relevo plano ou suave ondulado (até 8% natural. de declividade). Aqueles Latossolo

7 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

Porém, nas proximidades da forte, devido à declividade existente, PCH Muquilão predomina a ocorrência principalmente nas áreas de Neossolos. de solos da ordem dos Neossolos. Na AII da PCH Muquilão, cerca As unidades de mapeamento de 40% das terras apresentam aptidão nas quais predominam Neossolos boa ou regular para lavouras em níveis ocorrem nas encostas mais declivosas de manejo baseados em práticas da bacia do rio Corumbataí. agrícolas que refletem alto nível tecnológico, com aplicação intensiva de capital e de resultados de pesquisas para manejo, melhoramento conservação das condições do solo e das lavouras, sendo que a motomecanização está presente nas diversas fases da operação agrícola. Na AID e ADA da PCH Muquilão, devido à presença frequente de Neossolos, predominam terras com aptidão restrita em níveis de manejo com menor intensidade de aplicação de capital, e sem aptidão para agricultura

mais intensiva. Porém há situações de Apesar dos Neossolos serem utilização das terras acima de sua solos rasos a pouco profundos, aptidão, o que requer medidas de declivosos, e até mesmo com elevada equacionamento por parte dos pedregosidade, é comum seu uso com proprietários e órgãos públicos de pastagens, visto que geralmente controle e fiscalização. apresentavam boa fertilidade química natural, embora atualmente possam estar degradados pelo uso intensivo. A maior parte da AII e da AID da PCH Muquilão apresenta predominância de terras com susceptibilidade à erosão moderada a

8 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

Recursos hídricos O rio Corumbataí nasce no O desnível total medido no trecho flanco norte da Serra da Palmeira a estudado é de 620 m o que aparenta a oeste da cidade de Pitanga. Apresenta princípio um potencial razoável, mas um comprimento total de 216 km e sua sua declividade efetiva média é de área de drenagem na foz é de 3.611 apenas 2,5 m/km, tornando inviável km², podendo ser considerado um rio de uma proposta contendo barragens médio porte. O curso do rio Corumbataí muito altas para fins de geração de de modo geral desenvolve-se no energia sentido sul-norte, até atingir sua foz no A presença de pedras ou rio Ivaí. corredeiras se constituem em limitação Pela margem direita apenas dois à navegação no curso do rio afluentes se destacam o rio Jacutinga e Corumbataí, se limitando a circulação o Bananeira. Já pela margem esquerda de pequenas embarcações a motor. é onde ocorrem os maiores afluentes, Em alguns pontos o rio os rios Vorá, Muquilão, Formoso e das Corumbataí apresenta reduzida Lontras. vegetação arbórea na área de APP.

9 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

Qualidade da água A água é essencial para a mais próximo possível do natural da existência e bem-estar do ser humano, água, ou seja, como ela se encontra devendo ser disponível em quantidade nas nascentes, suficiente e de boa qualidade como A qualidade da água do rio garantia da manutenção da vida, ou Corumbataí tem sido analisada desde seja, a qualidade da água é de suma 1982 em Barbosa Ferraz, a jusante de importância nesse sentido. onde será construída a PCH Muquilão, sendo que a maioria dos parâmetros se enquadram na Classe 1, embora algumas amostras encontraram-se fora deste parâmetro no período analisado. Durante este estudo ambiental também foram realizadas coletas de água em vários pontos no curso do rio

Corumbataí. A qualidade da água não se refere ao grau de pureza absoluto ou próximo deste, mas sim a um padrão

MEIO BIÓTICO Caracterização da Vegetação A vegetação natural presente na área da PCH Muquilão apresenta uma diversidade de formações restrita, que são basicamente constituídas por corredores de Floresta Estacional Semidecidual Submontana, que são importantes reservas da flora regional, e de proteção para esse importante A vegetação ciliar de ocorrência manancial. para as margens do rio Corumbataí e dos córregos, são formações naturais

10 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

compostas por capoeiras que se desenvolveram após o cultivo e abandono do solo, chamadas “roças de toco”. Os principais usos da terra identificados na área de instalação da barragem são a pastagem plantada e os pequenos tratos culturais como as A vegetação é uma formação lavouras de milho, amora, uva e café. ribeirinha constituída por espécies de crescimento rápido, como, por exemplo, a canela. Ocorre ainda nas margens dos barrancos gurucaia, araticum- cagão, goiaba, grandiuva, boleiro, a pata-de-vaca e a caroba. No interior verifica-se a eventual presença de bromélias e orquídeas. Em geral, existem poucas árvores novas com menos de 1 m de altura, certamente devido aos alagamentos durante as grandes cheias, ocorrendo eventualmente ervas de folhas largas, com destaque para o chá-de-frade. Ocorrem ainda alguns cipós, orquídeas

e palmeiras como o jerivá.

11 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

Em geral a vegetação se A gurucaia é a espécie mais apresenta degradada, devido ao uso da abundante na área em estudo, terra e principalmente o contato com juntamente com o leiteiro, o boleiro, o pastagem plantada, lavouras, e também pau-jacaré e o espeteiro. em função da retirada de madeira. A araucária, espécie ameaçada de No interior dos fragmentos extinção no estado do Paraná, evidenciam-se troncos de árvores de explorada intensivamente nas décadas grande porte e alguns arbustos no de 70 e 80, foi encontrada compondo o estrato inferior. Com a formação do estrato arbóreo na região. Porém não reservatório serão afetados trechos foi localizada nas amostragens feitas na desta vegetação, que se encontram área de diretamente afetada. degradados, causando a perdas Pode-se observar ainda a parciais de alguns espécimes vegetais. presença de uma grande área de reflorestamento de eucalipto localizado na margem direita do rio Corumbataí, nas proximidades do futuro barramento.

Interior da floresta ribeirinha do rio Corumbataí

Nos estudos de campo nas áreas de influência da PCH Muquilão, foram Presença de Eucalipto na vegetação ribeirinha do rio amostradas as formações vegetais Corumbataí. remanescentes o que possibilitou a A quantidade de madeira identificação de 176 espécies de calculada para a área em estudo é de plantas que incluem árvores, arbustos, 108,0878 m3/ha, com a existência de ervas e cipós. O baixo número de espécies com potencial para uso nobre, plantas está relacionado aos impactos com destaque para a gurucaia, pau- causados pelo avanço da agricultura e jacaré, canela, sapuva, canelão, caroba pecuária em áreas naturais e entre outros. exploração ilegal de madeira.

12 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

Caracterização da Fauna O levantamento das espécies como os morcegos, sendo alguns deles na área da PCH Muquilão concentrou também encontrados na área. nos quatro principais grupos. Répteis e anfíbios (herpetofauna) Mamíferos (mastofauna) Os anfíbios são animais que dependem Os mamíferos são animais da água para completar parte do seu caracterizados por possuírem o corpo ciclo de vida. São encontrados próximos recoberto por pelo e terem glândulas a poças, lagoas e lagos. São mamárias. Estão distribuídos em várias encontrados principalmente pela parte regiões aqui do Paraná e possuem da noite, quando é o período que porte de tamanho pequeno, médio e emitem sons de diversas formas, para grande. Para fazer o levantamento comunicação e acasalamento. Na área deles é preciso aplicar várias técnicas que compreenderá a PCH Muquilão de levantamento, pois mamíferos de foram encontradas 22 espécies de grande porte se comportam diferente de répteis e anfíbios, alguns de hábitos mamíferos de médio e pequeno porte. mais antropizados como é o caso da Na área que compreenderá a PCH perereca-das-casas e o sapo-cururu. As Muquilão, foram encontrados vestígios demais espécies são mais facilmente de 17 espécies, compostas encontradas em corpo d’água como é o principalmente de pequenos mamíferos. caso da perereca-ferreira e da perereca Esses têm por hábitat as regiões pequena. próximas a copos d’água, sendo seu fluxo intenso na margem dos rios. São Aves (avifauna) eles: rato do mato, rato d’água, ouriço, As aves são animais que tem por preá, quati, tatu, cuíca e gambá. Já os característica possuir penas e mamíferos de médio porte vivem em estruturas mais leves que permitem que extensões de ares maiores, ocupando esse grupo possa voar. Sua diversidade inclusive os fragmentos florestais é muito grande e ocupam vários tipos existentes na região. São eles: paca, de ambientes. Para a área da PCH capivara e cachorro do mato. Alguns Muquilão foram encontradas 161 dos mamíferos possuem hábito noturno, espécies, distribuídas em 18 ordens e 44 famílias. Desse total podemos

13 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

encontrar aves muito comuns no meio bacia hidrográfica ao qual faz parte das pastagens e plantações como é o abriga uma grande diversidade de caso do anu brando e do anu preto, da peixes. Para a bacia do rio Ivaí, 82 coruja buraqueira, dos quero-queros, espécies de peixes foram encontradas. dos urubus; outras aves como os Esse número foi bem menor para o rio passarinhos têm os fragmentos Corumbataí, mas acredita-se que florestais como seu habitat, com é o existam mais espécies, uma vez que o caso da corruíra, dos sabiás, do trinca- rio possui habitats diversos e que ferro entre outros. Existem também podem abrigar uma assembleia de aves que vivem as margens do rio peixes diferentes. O grupo com mais Corumbataí como as garças, a saracura espécies de peixes foi a família e outros. Characidade. Os lambaris fazem parte dessa família. Outro grupo que aparece com várias espécies são da família Pimelodidade, cujo representante é o peixe mandi e o bagre.

Peixes (ictiofauna) Os peixes de água doce são muito diversos, e o rio Corumbataí abriga uma grande variedade deles, uma vez que a

MEIO SOCIOECONÔMICO Caracterização dos Municípios A PCH Muquilão situa-se nos rios nas mesorregiões geográficas Centro Corumbataí (barramento e reservatório) Ocidental Paranaense e Norte Central e Formoso (reservatório), no limite entre Paranaense. A Tabela a seguir os municípios de Iretama, Jardim Alegre apresenta os principais aspectos destes e Nova Tebas, os quais estão inseridos municípios.

14 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

Principais aspectos dos municípios na AII do empreendimento

Parâmetro Iretama Jardim Alegre Nova Tebas Área territorial (km2) 568.33 410,77 544,19 População estimada 10.689 12.191 6.792 Número de domicílios 3.438 4.039 2.354 Densidade (hab/km2) 18,81 29,68 12,48 População Urbano 6.187 7.171 2.891 censitária segundo Rural 4.435 5.153 4.507 domicílio Lei Estadual Lei Estadual Lei de criação Lei Estadual 4859/1964 2.472/1955 8.624/1987 24 º 25 ' 26 '' S 24 º 10 ' 45 '' S 24 º 26 ' 17 '' S Coordenadas geográficas 52 º 06 ' 21 '' W 51 º 41 ' 32 '' W 51 º 56 ' 43 '' W , Lidianópolis, Barbosa Ferraz, Godoy Jardim Alegre, Arapuã, Ivaiporã, Moreira, Roncador, Arapuã, Manoel Limites , Godoy , Nova Tebas e Ribas, Pitanga, Moreira, Nova Tebas e Jardim Alegre Iretama e Roncador Iretama Fonte: IBGE-CIDADES.

O início da colonização desta 20 e 35 anos em comparação à região remonta ao início do século XX, população com menos de 15 anos. pois esta região era o caminho que Em Iretama e Jardim Alegre o dava acesso a Mato Grosso do Sul. O valor agregado bruto (VAB) por ramos povoamento e a colonização desta de atividades concentra-se nos serviços região deve muito à presença das e agropecuária, enquanto em Nova chamadas “terras roxas”, considerados Tebas as principais atividades são a solos de melhor fertilidade, que atraíram agropecuária e a administração pública. desbravadores de outras regiões. Nos três municípios, a atividade A densidade populacional nos industrial é pouco expressiva, gerando três municípios fica abaixo daquela menos de 10% do VAB municipal. registrada na média estadual (52,25 habitantes/km2). Nos três municípios houve descenso na população censitária na comparação com o início da década de 1990-1999. Verifica-se que há uma expressiva redução na população entre

15 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

Nos três municípios o principal Apesar da predominância dos produto agrícola, em termos de área e serviços e comércio na empregabilidade valor, é a soja, seguido do trigo e do das economias de Iretama, Nova Tebas milho. Também é expressiva a e Jardim Alegre, não se pode produção de bovinos, inclusive a menosprezar a importância da produção leiteira em Iretama e Nova agropecuária na ocupação da Tebas. população, sendo que a maior parte Nos três municípios as empresas desta trabalha como proprietários rurais, do setor de serviços são responsáveis arrendatários ou trabalhadores pelo maior número de empregos eventuais nas propriedades agrícolas gerados, principalmente na destes municípios. administração pública direta e indireta. Através do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) dos municípios de Iretama, Nova Tebas e Jardim Alegre observa-se que estes possuem IDHM médio (entre 0,600 e 0,699).

IDHM dos municípios de Iretama, Nova Tebas e Jardim Alegre no ano de 2010. Parâmetro Iretama Nova Tebas Jardim Alegre IDHM 0,665 0,651 0,689 IDHM Renda 0,696 0,632 0,696 IDHM Longevidade 0,811 0,788 0,827 IDHM Educação 0,521 0,553 0,569 Ranking no Brasil(1) 2776 3090 2199 Ranking no Paraná(2) 337 359 270 Notas: (1) Ranking entre 5.565 municípios; (2) Ranking entre 399 municípios. Destaca-se o parâmetro IDH baixo grau de industrialização e baixo Longevidade, que é mais elevado em valor agregado na produção relação aos demais. Nos três agropecuária também estão municípios o parâmetro que mais relacionados ao índice baixo do IDHM contribui para a redução do IDHM é o Renda, o que prejudica sua colocação IDHM Educação. Nestes municípios o no estado e no país.

16 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

Comunidades tradicionais A partir dos levantamentos Nova Tebas. Foi identificada a presença realizados, não foram identificadas da Terra Indígena Ivaí, a qual dista comunidades tradicionais Quilombolas cerca de 45 km do empreendimento (certificadas ou com processo aberto) (em linha reta), mas que não fica nos ou faxinais regulamentos nos municípios da AII e nem mesmo na municípios de Iretama, Jardim Alegre e bacia do rio Corumbataí.

Organização e ações da sociedade civil A partir dos levantamentos comerciais e industriais, e cooperativas realizados foram identificadas diversas (principalmente as agropecuárias). entidades e órgãos, públicos ou As populações locais também se privados, através dos quais a sociedade organizam em associações se organiza nos três municípios comunitárias, na zona urbana e rural. estudados. Na esfera pública há vários No município de Iretama há os conselhos comunitários municipais, tais Assentamentos Rurais Muquilão, Água como Conselho Municipal de Meio de Jurema e Nata. Não há Ambiente, Conselho Municipal dos assentamentos rurais registrados no Direitos da Criança e do Adolescente, INCRA no município de Nova Tebas. No Conselho do Idoso, Conselho de município de Jardim Alegre há o Educação, Conselho de Saúde, dentre Assentamento Rural Oito de Abril, outros. sendo este o mais próximo do O setor produtivo organiza-se empreendimento. através de sindicatos, associações

Análise integrada do meio socioeconômico Quanto aos aspectos que demandam por melhorias nas econômicos os três municípios estradas e investimentos no setor. possuem em comum a atividade O município de Iretama é agropecuária com muitas propriedades exceção pelo polo turístico de Termas rurais de pequenos produtores, com a de Jurema, porém de iniciativa privada atuação de cooperativas e sindicatos, e que reverte ao município os valores tributários dos impostos, cujos impactos

17 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

na economia já estão consolidados ao aproximação do setor privado com os longo de anos. agentes públicos municipais, sobretudo Nova Tebas, mesmo quando novos investimentos diferem da apresentando grande número de atividade econômica praticada pela propriedades rurais, não possui um maioria da população. território integralmente favorável à Assim, a divulgação do projeto da produção agrícola. A criação de áreas PCH Muquilão deverá seguir a lógica de protegidas para a preservação da flora, comunicação para a comunidade da fauna e recursos hídricos tem sido uma AID, seguindo a maneira de tônica da política pública municipal, não organização da comunidade rural local: apenas pelo viés conservacionista, mas em Nova Tebas, o Distrito de Poema, também pelo caráter econômico por em Iretama, o Distrito de Águas de meio do recebimento do ICMS Jurema, em Jardim Alegre o ecológico. Assentamento 08 de Abril. Jardim Alegre, assim como Ainda que a maior parte dos Iretama e Nova Tebas também impactos ambientais previstos pelo apresenta partes de seu território com projeto sejam considerados de baixo trechos desfavoráveis ao uso devido à potencial, a chegada de um elemento declividade e possui grande número de novo sempre provoca a expectativas, pequenas propriedades rurais. que se potencializam na população do A formação dos pequenos campo, que ainda está assimilando a núcleos rurais remete à tradição do Lei de Proteção da Flora, assim como a trabalho rural e à cultura de fixação na elaboração do Cadastro Ambiental terra pelas famílias mais tradicionais. As Rural (CAR). Assim, se faz necessário prefeituras destas cidades por meio de que a divulgação de eventuais e futuras sua estrutura de atendimento nas áreas etapas do projeto ocorra obedecendo as de saúde, educação e agricultura, particularidades locais e com a desempenham um importante papel na continuidade dos contatos institucionais integração dos moradores da zona rural locais, dado o caráter dinâmico da com a difusão de serviços e gestão pública e dos contextos informações que promovam a inclusão socioeconômicos. social. Daí a importância da .

18 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

A avaliação qualitativa dos empreendimento. Para a determinação impactos ambientais ocasionados pela dos impactos, partiu-se do diagnóstico implantação do empreendimento ambiental da região e das baseou-se na identificação sistemática características do empreendimento. e criteriosa dos prováveis impactos Também são elencadas as ambientais que poderão ser principais medidas mitigadoras e ou desencadeados nas fases de compensatórias a serem adotadas para implantação e operação do cada impacto.

IMPACTOS AMBIENTAIS PREVISTOS E MEDIDAS MITIGADORAS E/OU COMPENSATÓRIAS

MEIO IMPACTO MEDIDAS MITIGADORAS E/OU COMPENSATÓRIAS

- Implantar o Programa de Implantação da Área de Preservação Permanente, a qual irá constituir um corredor ecológico que poderá estar conectado a outras áreas de reserva legal e APP existentes na bacia; - Auxiliar na fiscalização ativa das autoridades responsáveis, no intuito de coibir abusos e mau uso das APPs; Perda e diminuição de habitats naturais BIÓTICO - Realizar estudos subsequentes que monitorem as para a fauna terrestre estimativas populacionais, averiguando as taxas de substituição faunísticas e as necessidades ecológicas das comunidades locais, principalmente das espécies ameaçadas de extinção; - Implantar o Programa de Monitoramento, Resgate e Mitigação do Atropelamento de Fauna; - Implantar o Programa de Implantação do Plano de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório. - Auxiliar na fiscalização ativa das autoridades responsáveis, visando coibir atividades de caça ilegal; - Mapear os sítios reprodutivos, trilhas, tocas e áreas de forrageio dentro da cota de corte devem ser avaliados como ponto de partida para que não sejam realizadas ações precipitadas ou causadoras de perdas irreversíveis à comunidade faunística durante as etapas de supressão da vegetação do reservatório e abertura dos acessos. Paralelamente, estratégias de Remoção direta de espécimes da manejos indiretos da fauna e possíveis ações de BIÓTICO natureza resgate devem ser consideradas; - Implantar o Programa de Educação Ambiental, voltado aos funcionários e à comunidade local sobre a importância, benefícios e informações das espécies nativas, bem como da prevenção de acidentes com espécimes de interesse médico; - Disponibilizar e fiscalizar o uso obrigatório de EPIs pelos funcionários da obra para evitar contato direto com os animais, principalmente para evitar acidentes com animais peçonhentos.

19 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

IMPACTOS AMBIENTAIS PREVISTOS E MEDIDAS MITIGADORAS E/OU COMPENSATÓRIAS

MEIO IMPACTO MEDIDAS MITIGADORAS E/OU COMPENSATÓRIAS

- Implantar o Programa de Monitoramento, Resgate e Mitigação do Atropelamento de Fauna; - Implantar o Programa de Segurança Viária e Mitigação das Interferências no Sistema Viário Municipal; Afugentamento e atropelamento da fauna BIÓTICO - Controlar e monitorar os ruídos e emissões de silvestre poluentes com base em normas vigentes; - Monitorar as estradas de acesso local e do canteiro de obras visando o mapeamento, a sinalização e a instalação de redutores de velocidade nos locais com maior incidência de acidentes com a fauna silvestre. - Realizar estudos de estimativas populacionais e averiguações das necessidades ecológicas das comunidades faunísticas locais são igualmente Alterações comportamentais dos táxons BIÓTICO prementes e necessárias para medir este impacto; nativos - Limitar os horários e de determinadas atividades de trabalho, levando em consideração épocas reprodutivas. - Implantar o Programa de Monitoramento e Salvamento da Fauna Íctia; Alteração da distribuição da ictiofauna na - Operar a vazão residual ou sanitária, a qual nunca BIÓTICO coluna de água deverá estar inferior ao limite legal; - Construir e operar o Sistema de Transposição de Peixes (STP), junto ao barramento da PCH Muquilão. - Implantar o Programa de Implantação da Área de Preservação Permanente do Reservatório; BIÓTICO Supressão da vegetação - Destinar área equivalente nos termos do artigo 17 da Lei 11.428 de 22 de dezembro de 2006.

- Implantar o Programa de Implantação da Área de Preservação Permanente; Perda de indivíduos de espécies da flora BIÓTICO - Realizar a Reposição Florestal Obrigatória, em ameaçadas de extinção conformidade com a Instrução Normativa n° 006/2006, do Ministério do Meio Ambiente. - Implantar o Programa de Monitoramento de Qualidade da Água; Eutrofização e desenvolvimento de BIÓTICO - Implantar o Programa de Monitoramento e Controle macrófitas aquáticas no reservatório de Desenvolvimento de Macrófitas Aquáticas no Reservatório. - Elaborar e manter atualizado o cadastro socioeconômico das propriedades atingidas em conformidade com o Decreto Federal 7.342/2010 e SOCIO Geração de expectativas Portaria Interministerial 340/2012; ECONÔMICO - Implantar o Programa de Comunicação Social; - Implantar o Programa de Negociação e Aquisição de Áreas Necessárias à Implantação do Empreendimento. - Elaborar e manter atualizado o cadastro socioeconômico das propriedades atingidas em conformidade com o Decreto Federal 7.342/2010 e SOCIO Comprometimento de terras Portaria Interministerial 340/2012; ECONÔMICO - Implantar o Programa de Comunicação Social; - Implantar o Programa de Negociação e Aquisição de Áreas Necessárias à Implantação do Empreendimento. - Realizar a aquisição preferencial de materiais e SOCIO Aumento das receitas públicas insumos e serviços necessários às obras nos ECONÔMICO municipais municípios da AII.

20 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

IMPACTOS AMBIENTAIS PREVISTOS E MEDIDAS MITIGADORAS E/OU COMPENSATÓRIAS

MEIO IMPACTO MEDIDAS MITIGADORAS E/OU COMPENSATÓRIAS

- Priorizar a contratação de mão de obra local; SOCIO - Implantar o Programa de Comunicação Social; Geração de empregos temporários ECONÔMICO - Implantar o Plano de Capacitação dos Trabalhadores. - Priorizar a contratação de mão de obra local; SOCIO - Implantar o Programa de Comunicação Social; Atração de população ECONÔMICO - Implantar o Plano de Capacitação dos Trabalhadores. - Implantar o Plano Ambiental de Construção; - Implantar o Programa de Segurança Viária e de Mitigação das Interferências no Sistema Viário Municipal; - Adequar as vias de acesso ao empreendimento; - Sinalizar o local da obra e trechos de acesso SOCIO Aumento do tráfego de veículos pesados alertando para o fluxo destes veículos; ECONÔMICO - Determinar limites de velocidade de acordo com as normas de trânsito vigente e com as características das vias; - Se necessário utilizar caminhão ou trator tanque para reduzir a poluição por poeiras, nas proximidades de residências. - Implantar o Plano Ambiental de Construção; - Implantar o Programa de Segurança Viária e de SOCIO Mitigação das Interferências no Sistema Viário Alteração nas vias de acesso ECONÔMICO Municipal; - Assegurar que as melhorias na malha viária atendam as normas do DER-PR. - Implantar o Plano Ambiental de Construção; - Priorizar a contratação de mão de obra local; - Implantar o código de conduta para os trabalhadores da obra; - Reforçar a sinalização de trânsito; - Implantar no Programa de Educação Ambiental aspectos relacionados à educação para o trânsito; SOCIO Alterações na qualidade de vida da - Antes de iniciar a operação da PCH, realizar o ECONÔMICO população local cercamento integral da área da tomada d´água, conduto forçado e casa de força para evitar acidentes com pessoas, animais de criação ou estimação, e animais silvestres; - Implantar o Programa de Segurança Viária e de Mitigação das Interferências no Sistema Viário Municipal; - Implantar o Programa de Gerenciamento de Riscos. - Implantar o Programa de Incentivo ao Turismo e Lazer; - Estabelecer convênios com as prefeituras buscando potencializar o empreendedorismo local no SOCIO aproveitamento turístico e paisagístico da área do Turismo e lazer ECONÔMICO reservatório; - Verificar a possibilidade de incluir atividades de lazer no escopo do Programa de Implantação Plano de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório (PACUERA).

21 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

IMPACTOS AMBIENTAIS PREVISTOS E MEDIDAS MITIGADORAS E/OU COMPENSATÓRIAS

MEIO IMPACTO MEDIDAS MITIGADORAS E/OU COMPENSATÓRIAS

- Procurar manter o reservatório em nível constante; - Implantar o Programa de Monitoramento dos Processos Erosivos e Assoreamento; Processos erosivos e assoreamento da FÍSICO - Implantar o Programa de Recuperação dos Solos e área do reservatório Vegetação de Áreas Degradadas; - Implantar o Programa de Implantação da Área de Preservação Permanente do Reservatório. - Procurar manter o reservatório em nível constante; - Implantar o Programa de Monitoramento dos Alteração da fertilidade do solo nas áreas Processos Erosivos e Assoreamento; FÍSICO próximas ao canteiro de obras e vias de - Implantar o Programa de Recuperação dos Solos e acesso Vegetação de Áreas Degradadas; - Implantar o Programa de Implantação da Área de Preservação Permanente do Reservatório. - Implantar o Programa de Recuperação dos Solos e Vegetação de Áreas Degradadas; - Implantar o Programa de Implantação da Área de FÍSICO Alteração do uso do solo na ADA Preservação Permanente do Reservatório; - Implantar o Programa de Comunicação Social; - Implantar o Programa de Negociação e Aquisição de Áreas Necessárias à Implantação do Empreendimento. - Implantar o Programa de Implantação da Área de Preservação Permanente do Reservatório; - Implantar o Plano Ambiental de Construção; Compactação e alteração do perfil dos - Realizar a retirada e armazenamento da camada FÍSICO solos na ADA, com redução da superficial dos solos das áreas de obras para auxiliar capacidade de regeneração do meio na posterior recuperação ambiental das áreas afetadas; - Implantar o Programa de Recuperação dos Solos e Vegetação das Áreas Degradadas. - Implantar o Plano Ambiental de Construção; - Implantar o Programa de Implantação da Área de Redução da permeabilidade e aumento FÍSICO Preservação Permanente do Reservatório; do risco de erosão nos solos da ADA - Implantar o Programa de Recuperação dos Solos e Vegetação das Áreas Degradadas. - Implantar o Programa de Implantação da Área de Possibilidade de alterações micro Preservação Permanente do Reservatório da PCH; FÍSICO climáticas na AID ou na AII - Implantar o Programa de Monitoramento de Parâmetros Climáticos. - Implantar o Programa de Monitoramento da Qualidade da Água; - Implantar o Programa de Recuperação dos Solos e Vegetação das Áreas Degradadas; - Implantar o Programa de Monitoramento de Processos Erosivos e Assoreamento; - Implantar o Programa de Implantação da Área de Preservação Permanente do Reservatório; Alteração da qualidade das águas - Implantar o Programa de Monitoramento e Controle FÍSICO superficiais do rio Corumbataí de Desenvolvimento de Macrófitas Aquáticas no Reservatório; - Implantar o Programa de Supressão de Vegetação Nativa e Limpeza da Bacia de Acumulação; - Implantar o Plano Ambiental de Construção; - Implantar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos; - Implantar o Plano de Gestão e Monitoramento de Efluentes Líquidos na Fase de Construção.

22 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

IMPACTOS AMBIENTAIS PREVISTOS E MEDIDAS MITIGADORAS E/OU COMPENSATÓRIAS

MEIO IMPACTO MEDIDAS MITIGADORAS E/OU COMPENSATÓRIAS

- Implantar o Programa de Monitoramento de Processos Erosivos e Assoreamento; - Implantar o Programa de Recuperação dos Solos e FÍSICO Instabilidade das encostas do reservatório Vegetação das Áreas Degradadas; - Implantar o Programa de Implantação da Área de Preservação Permanente do Reservatório; - Evitar oscilações no nível do reservatório. - Implantar o Plano Ambiental de Construção; - Adotar uma postura construtiva no sentido de minimizar a modificação das características naturais; - Realizar a construção, quando necessário, de obras Cortes de vertentes e terraplanagens para de contenção de processos erosivos; FÍSICO construção de vias de acesso e - Implantar o Programa de Monitoramento de edificações Processos Erosivos e Assoreamento; - Implantar o Programa de Implantação da Área de Preservação Permanente do Reservatório - Implantar o Programa de Recuperação dos Solos e Vegetação das Áreas Degradadas. - Implantar o Plano Ambiental de Construção; - Implantar o Programa de Segurança Viária e de Mitigação das Interferências no Sistema Viário Municipal; - Implantação de sinalização e elementos de redução de velocidade na via de acesso ao empreendimento; FÍSICO Poluição do ar - Se necessário, utilizar caminhão ou trator tanque para molhamento do pavimento em vias internas ou externas à obra com maior tráfego de veículos, nos períodos secos; - Orientar os processos construtivos, no sentido de se minimizar a emissão de particulados na atmosfera. - Implantar o Plano Ambiental de Contrução; - Implantar o Programa de Segurança Viária e de Mitigação das Interferências no Sistema Viário Municipal; - Implantação de sinalização e elementos de redução de velocidade na via de acesso ao empreendimento; - Sistematizar os horários para as detonações; FÍSICO Geração de ruídos e vibrações - Realizar a manutenção constante de máquinas e veículos; - Disponibilizar e fiscalizar o uso dos EPIs de proteção auricular por parte dos trabalhadores da obra e da supressão da vegetação; - Avaliar o nível de ruído nas residências próximas à casa de força, no início da operação do empreendimento. - Implantar o Plano Ambiental de Construção; - Implantar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos; - Implantar o Plano de Gestão e Monitoramento de Efluentes Líquidos na Fase de Construção; Contaminação do solo e corpos d’água - Implantar o Plano de Desmobilização das Obras e FÍSICO por resíduos sólidos e efluentes líquidos Retirada de Estruturas e Resíduos; - Implantar o Programa de Gerenciamento de Riscos; - Implantar o Programa de Educação Ambiental, em especial aos funcionários da obra, em relação às questões relacionadas à geração e destinação de resíduos sólidos e efluentes.

23 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

Os programas ambientais visam mitigar, compensar ou potencializar, quando for o caso, os impactos decorrentes da instalação do empreendimento. A descrição da metodologia e cronograma dos Programas e Planos ambientais é realizada no Estudo de Impacto Ambiental (EIA), sendo que os mesmos serão devidamente detalhados no Plano Básico Ambiental (PBA) da PCH Muquilão, a ser apresentado ao órgão ambiental por ocasião da solicitação da licença de instalação do empreendimento.

Programa de gestão ambiental do empreendimento O objetivo geral deste programa do aproveitamento, visando à adequada é coordenar a implantação dos inserção do empreendimento no meio programas, e planos de proteção, ambiente. controle e melhoria ambiental no âmbito

Plano ambiental de construção O objetivo geral do Plano dos construtores em relação ao trato Ambiental de Construção (PAC) da com o meio ambiente, ao longo da PCH Muquilão é estabelecer critérios e execução das obras. requisitos destinado a nortear as ações

Plano de gerenciamento de resíduos sólidos O objetivo principal deste plano é implantação e operação do minimizar e até mesmo evitar os empreendimento, provocam no meio impactos negativos que os resíduos ambiente. sólidos, gerados durante a fase de

Plano de gestão e monitoramento de efluentes líquidos na fase de construção O objetivo principal deste fase de implantação do programa é minimizar e até mesmo empreendimento, provocam no meio evitar os impactos negativos que os ambiente. efluentes líquidos, gerados durante a

24 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

Plano de capacitação dos trabalhadores O objetivo principal deste plano é implantação de forma que estes otimizar a absorção de mão-de-obra possam atuar em conformidade com as local, por meio do oferecimento de políticas de saúde, segurança e meio formação profissional, qualificando os ambiente da empreiteira contratada pelo trabalhadores contratados para a empreendedor.

Plano de desmobilização das obras e retirada de estruturas e resíduos O objetivo principal deste plano é as coleções hídricas recompor o uso do solo original, anterior subterrâneas/superficiais e o solo da à implantação do canteiro de obras e área a ser diretamente afetada pelo estruturas acessórias temporárias, canteiro de obras. minimizando os impactos gerados sobre

Programa de segurança viária e de mitigação das interferências no sistema viário municipal O objetivo geral deste Programa impacto do tráfego de veículos e é minimizar as interferências do máquinas às populações lindeiras aos empreendimento sobre as vias locais de acessos municipais ao acesso e as populações, reduzir o empreendimento.

Programa de monitoramento, resgate e mitigação do atropelamento de fauna O principal objetivo deste localizar e afugentar a fauna existente Programa de Monitoramento, Resgate e e, quando necessário, resgatar e Mitigação do Atropelamento de Fauna é realocar ninhos e indivíduos que não o de monitorar a área do possuem condições de deslocamento empreendimento e acompanhar todas por conta própria, garantindo um local as atividades que ocorrerem na área, seguro para estes.

25 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

Programa de gerenciamento de riscos O objetivo do Programa de altura, choque elétrico, incêndio, queda Gerenciamento de Riscos (PGR) é de equipamentos, detonações, adotar medidas de antecipação, desmoronamentos e soterramentos, identificação e avaliação de fatores de rompimento da ensecadeira ou da risco e da exposição dos trabalhadores, barragem, vazamento de combustíveis, assim como estabelecer prioridades e lubrificantes ou produtos químicos, metas e o acompanhamento das acidentes com animais peçonhentos ou medidas de controle implementadas. motosseras, queda de equipamentos ou Estes riscos envolvem situações como, operários no curso hídrico, dentre por exemplo, atropelamento, queda em outros fatores.

Programa de comunicação social Este programa tem o objetivo de implantação do empreendimento, informar para a comunidade da AII, e estabelecendo um canal de principalmente da AID, e demais comunicação entre a comunidade e o interessados, as atividades que se empreendedor. encontram em andamento para

Programa de monitoramento de processos erosivos e assoreamento O programa tem como objetivos: do reservatório, além de modificações a) Acompanhar o aporte de sedimentos no uso do solo que possam prejudicar a para dentro do reservatório, através de utilização do reservatório. Este medidas sedimentométricas nos rios acompanhamento deverá resultar em Corumbataí e Muquilão; b) Acompanhar mapas e relatórios, com indicação de as geoformas no interior e bordas do maneiras de se minimizar a aceleração lago, através de seções batimétricas dos processos erosivos, caso eles regulares, para se conhecer o estejam ocorrendo significativamente; d) comportamento dos sedimentos Acompanhar o desenvolvimento de depositados; c) Acompanhar o processos erosivos que possam ser desenvolvimento de processos erosivos decorrentes da implantação do canal de nos terrenos da bacia de contribuição fuga no leito do rio Corumbataí.

26 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

Programa de educação ambiental O objetivo do Programa de e da população afetada pelo Educação Ambiental (PEA) é trabalhar empreendimento para melhor conceitos e executar ações práticas percepção dos problemas ambientais visando conscientizar a população a que podem ser advindos da respeito de valores nas questões de implantação do empreendimento, bem proteção e preservação dos recursos como do uso dos recursos naturais por naturais (solo, água, fauna, flora e ar), esta população no entorno do mesmo. aumentando a percepção dos operários

Programa de supressão de vegetação nativa e limpeza da bacia de acumulação O manejo florestal da área, tecnicamente passíveis ao transplante; através de um plano de limpeza do d) Promover o manejo da fauna durante reservatório, objetiva: a) A retirada da o corte de vegetação através do biomassa para evitar inconvenientes da acompanhamento da migração da fauna presença da vegetação na área a ser e possíveis salvamentos; e) Realizar a alagada; b) Aproveitamento da matéria coleta e o transplante de Bromeliáceas, prima florestal; c) Promover o Cactáceas e Orquidáceas nas áreas transplante de espécies imunes ao corte onde ocorrerá a supressão de presentes na área que sejam vegetação.

Programa de implantação da área de preservação permanente do reservatório O objetivo geral deste programa órgão ambiental, em conformidade com é implantar a faixa de APP no entorno a Lei Federal 12.651/2012 e a do reservatório da PCH, respeitando a Resolução CONAMA 302/2002. largura mínima a ser estabelecida pelo

27 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

Programa de negociação e aquisição de áreas necessárias à implantação do empreendimento Este programa tem por objetivo bom relacionamento entre o nortear as ações a serem desenvolvidas empreendedor e os proprietários e na negociação e aquisição das terras facilitar as atividades, prestar necessárias à implantação do esclarecimentos e elucidar demais empreendimento. Com a implantação dúvidas a respeito das negociações de desse programa espera-se manter um terras.

Programa de monitoramento e salvamento da fauna íctia O objetivo geral deste programa retidos ou expostos à pesca predatória, é realizar o monitoramento da fauna de no trecho situado imediatamente à peixes na área de influência da futura jusante do barramento do PCH e promover o salvamento dos aproveitamento, durante o período de peixes que eventualmente ficarem enchimento.

Programa de implantação do plano de conservação e uso do entorno do reservatório Em atendimento à Resolução diretrizes para a Área de Preservação CONAMA 302/2002, os objetivos deste Permanente (APP), incluindo os programa são: a) Promover a processos de revegetação, seja através integração da comunidade com o novo do plantio de espécies nativas ou a ambiente instalado; b) Estabelecer o revegetação natural; e) Estabelecer zoneamento de uso do reservatório e diretrizes para a zona de segurança do entorno; c) Estabelecer diretrizes para empreendimento. os usos do corpo d’água; d) Estabelecer

Programa de recuperação dos solos e vegetação de áreas degradadas O Programa de Recuperação dos recomposição ambiental com vistas à Solos e Vegetação de Áreas recuperação física e biótica destas Degradadas tem como objetivo geral áreas. prever e implantar ações corretivas e de

28 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

Programa de monitoramento de parâmetros climáticos Este programa objetiva ampliar e antes e após a formação do lago e aprofundar o conhecimento detectar eventuais alterações no climatológico da área de influência, microclima, através de um conjunto de registrar o comportamento do clima medições e estudos de longo prazo.

Programa de monitoramento da qualidade da água O monitoramento da qualidade implantação do empreendimento e da água superficial dos rios Corumbataí posteriormente a comparação dos e Muquilão possui com objetivo geral a resultados obtidos para a análise global obtenção de subsídios para a avaliação dos possíveis efeitos da implantação do dos possíveis impactos relacionados empreendimento. com a alteração da água do rio pela

Programa de monitoramento e controle de desenvolvimento de macrófitas aquáticas no reservatório Este programa tem como objetivo impedir que o seu desenvolvimento geral controlar o desenvolvimento de descontrolado cause um desequilíbrio macrófitas aquáticas, de maneira a ambiental.

Programa de incentivo ao turismo e lazer Este programa tem como objetivo reservatório e seu entorno como atrativo geral incentivar a implantação de turístico e de lazer, desde que atividades voltadas ao turismo e lazer adequado ao Plano Ambiental de nos municípios atingidos, com a Conservação e Uso do Entorno de finalidade de aproveitar a área do Reservatório (PACUERA).

29 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

Com base nos resultados questão certamente gerará impactos apresentados neste estudo, é possível ambientais. Porém, com base nos inferir que a implantação da PCH resultados obtidos da avaliação Muquilão apresenta uma importância ambiental procedida para a PCH para a sociedade paranaense, em Muquilão, bem como do prognóstico especial no contexto regional onde está sugerido pela equipe multidisciplinar inserida. Serão disponibilizados 5,48 que atuou na elaboração deste estudo, MWmed, que contribuirão para o é possível inferir que: desenvolvimento econômico do estado, • Os impactos negativos a custos socioambientais relativamente identificados contribuirão para gerar reduzidos, se comparados as usinas modificações nos meios físico e hidrelétricas convencionais. biológico, e que esses impactos A PCH Muquilão é localizada deverão ser mitigados e/ou nos vales estreitos e encaixados dos compensados com a implantação das rios Corumbataí e Muquilão, os qual ações e programas propostos neste possuem acidentes naturais EIA; (corredeiras) que se constituem em • Os impactos (negativos e condições mais adequadas para a positivos) que ocorrem no meio geração hidroelétrica. socioeconômico deverão ser Também deve ser destacado o equilibrados e deverão ser fato que a implantação do adequadamente tratados pela adoção empreendimento, apesar de afetar parte de medidas minimizadoras e/ou das áreas dos proprietários lindeiros, irá potencializadoras. Há também que se demandar reduzido deslocamento de considerar que o empreendimento benfeitorias ou famílias, mas não tende poderá contribuir para a dinamização da a inviabilizar as propriedades agrícolas economia local e regional. A adoção existentes pela redução de sua área de das medidas potencializadoras dos cultivo. impactos positivos amplia essa Mesmo em face desta importância econômica e social; perspectiva, o empreendimento em

30 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

• A avaliação de impactos socioambientais para a região também ambientais mostra ainda que a maioria podem mudar de forma favorável com a dos efeitos decorrentes do implantação da PCH, em função da empreendimento deverá apresentar implantação dos Programas Ambientais pequena magnitude, sendo em geral propostos neste EIA. restritos à área diretamente afetada ou, Concluindo, as medidas e no máximo, afetando de maneira sutil programas estabelecidos neste EIA as condições do entorno desta. representam um estudo consistente Mesmo que se preconizem para uma articulação responsável para impactos ambientais importantes e se produzir energia elétrica de forma comuns ao empreendimento, a sustentável com a conservação implantação dos Programas Ambientais ambiental. A equipe multidisciplinar não só deverá mitigar muitos destes, entende que os arranjos projetados mas eventualmente promover ganhos para o empreendimento, no local e na em termos de conservação da forma prevista, o tornam um biodiversidade local pelos aspectos de empreendimento interessante para o proteção e recuperação dos ambientes desenvolvimento econômico e a naturais presentes na calha do rio conservação ambiental. Corumbataí. As perspectivas

31 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

A equipe técnica responsável pela elaboração do EIA/RIMA da PCH Muquilão é composta pelos seguintes profissionais, cujas assinaturas e anotações de responsabilidade técnica constam no respectivo Estudo de Impacto Ambiental (EIA):

Engenheira Agrônoma Dra. Ana Rosa dos Anjos Sirtoli Coordenadora Geral dos Estudos CREA 21509/D-PR

Engenheiro Agrônomo Dr. Angelo Evaristo Sirtoli Coordenador Adjunto CREA 26041-D-PR

Engenheiro Agrônomo Dr. Marcelo Ricardo de Lima Responsável técnico pelos estudos pedológicos e de meteorologia agrícola CREA 81873/D-PR

Bióloga M.Sc. Carla Morales Responsável técnico pelos estudos de mastofauna e ictiofauna CRBio 28158/07D

Engenheiro Civil Alberto de Andrade Pinto Responsável técnico pelo inventário hidrelétrico e projeto básico CREA 25341/D-PR

Geólogo M.Sc. Antônio Carlos Buchmann Filho Responsável técnico pelos estudos geológicos e geomorfológicos CREA 19593/D-PR

Biólogo Especialista Carlos Roberto Grippa Responsável técnico pelos estudos de flora CRBio 53133/RS

Geógrafo Dr. Júlio Manoel de França Responsável técnico pela elaboração dos mapas e geoprocessamento e estudos socioeconômicos CREA 103561/D-PR

Bióloga Luciane Omairi Responsável técnico pelos estudos de herpetofauna CRBio 34727/RS

32 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA PCH MUQUILÃO RIO CORUMBATAÍ – IRETAMA - PR

Biólogo Elwino Oscar Nasser Responsável técnico pelos estudos de avifauna CRBio 50809/07/D

Biólogo Alessandro Dias Pio Responsável técnico pelos estudos de flora e inventário florestal CRBio 70641/04-D

Geógrafa Especialista Telma Guilhermina Elias Responsável técnico pela elaboração dos estudos socioeconômicos CREA 85867/D-PR

33