Informações sobre o Projeto “Conhecendo o Comitê e Mapeando a Bacia: Formação para uma Gestão Participativa do Território”

ANEXO II

1. Sobre o Projeto “Conhecendo o Comitê e Mapeando a Bacia: Formação para uma Gestão Participativa do Território”

O Projeto “Conhecendo o Comitê e Mapeando a Bacia: Formação para uma Gestão Participativa do Território” (CCMB) constitui uma demanda induzida proposta pela Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) do Comitê da Bacia Hidrográfica Turvo-Grande (CBH-TG), cuja execução tem por objetivos principais:

A) A difusão, por meio da organização de seminários, o papel do Comitê da Bacia Hidrográfica Turvo-Grande como espaço participativo voltado ao gerenciamento dos recursos hídricos em sua área de atuação (Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos – UGRHI 15), compartilhando informações sobre a realidade regional, instrumentos de planejamento e distribuição de recursos.

B) O oferecimento de processos formativos – Módulos de Formação – sobre a aplicação da metodologia de Mapeamento Ambiental Participativo, voltada ao diagnóstico e proposição de soluções relacionadas à realidade local, a fim de fomentar sua utilização pelos atores locais da Bacia Turvo-Grande.

Os eventos previstos são gratuitos e destinados a servidores públicos estaduais e municipais, profissionais ligados à temática, professores, estudantes e demais interessados. O projeto é realizado com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), figurando como Tomador a Prefeitura Municipal de .

2. Atividades realizadas

O atendimento aos objetivos ocorreu-se por meio da organização e realização de 8 eventos, sendo: 4 Seminários de Divulgação e 4 Módulos de Formação. Os seminários e módulos foram realizados nos municípios de São José do Rio Preto, Catanduva, Fernandópolis e , conforme programação apresentada nos itens abaixo.

Os eventos foram gratuitos e direcionados a interessados provenientes dos 75 municípios com território na área de atuação do CBH-TG. Com a finalidade de nivelar a oportunidade de participação, priorizaram-se, em cada evento, participantes dos seguintes municípios:

1

Informações sobre o Projeto “Conhecendo o Comitê e Mapeando a Bacia: Formação para uma Gestão Participativa do Território”

São José do Rio Preto (Grupo B): Altair, Bálsamo, , Guapiaçu, Icém, Ipiguá, , Mirassolândia, , Olímpia, , Orindiúva, São José do Rio Preto, . Catanduva (Grupo A): , , Bebedouro, , Cândido Rodrigues, Catanduva, Catiguá, Colina, Embaúba, Fernando Prestes, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Novais, , Paraíso, , Pirangi, Santa Adélia, Severínia, Tabapuã, Taiaçu, Taiúva, .] Fernandópolis (Grupo D): Aspásia, Dolcinópolis, Estrela d'Oeste, Fernandópolis, Guarani d'Oeste, Indiaporã, , Macedônia, Meridiano, Mesópolis, , , Paranapuã, Pedranópolis, , , Santa Clara d'Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita d'Oeste, , , Três Fronteiras, , Urânia, Vitória Brasil. Votuporanga (Grupo C): Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Monte Aprazível, Palestina, Parisi, , , Riolândia, , , Votuporanga.

Na Figura 1, apresenta-se a divisão espacial dos municípios nos Grupos A a D, e no Quadro 1 a correlação entre os códigos da Figura 1 e os nomes dos municípios.

Figura 1 – Grupos/regiões A, B, C e D.

Grupo C

Grupo D

Grupo A

Grupo B

2

Informações sobre o Projeto “Conhecendo o Comitê e Mapeando a Bacia: Formação para uma Gestão Participativa do Território”

Quadro 1 – Códigos dos municípios retratados na Figura 1.

Município Região Cód. Município Região Cód. Município Região Cód. Ariranha A 4 Cedral B 14 Aspásia D 5 Barretos A 7 Guapiaçu B 22 Dolcinópolis D 17 Bebedouro A 8 Icém B 24 Estrela d'Oeste D 19 Cajobi A 9 Ipiguá B 26 Fernandópolis D 21 Cândido Rodrigues A 10 Mirassol B 32 Guarani d'Oeste D 23 Catanduva A 12 Mirassolândia B 33 Indiaporã D 25 Catiguá A 13 Nova Granada B 37 Jales D 27 Colina A 15 Olímpia B 39 Macedônia D 28 Embaúba A 18 Onda Verde B 40 Meridiano D 29 Fernando Prestes A 20 Orindiúva B 41 Mesópolis D 30 Monte Alto A 34 São José do Rio Preto B 62 Mira Estrela D 31 Monte Azul Paulista A 36 Uchoa B 70 Ouroeste D 42 Novais A 38 Álvares Florence C 2 Paranapuã D 46 Palmares Paulista A 44 Américo de Campos C 3 Pedranópolis D 49 Paraíso A 45 Cardoso C 11 Populina D 53 Pindorama A 50 Cosmorama C 16 Santa Albertina D 56 Pirangi A 51 Monte Aprazível C 35 Santa Clara d'Oeste D 57 Santa Adélia A 55 Palestina C 43 Santa Fé do Sul D 58 Severínia A 63 Parisi C 47 Santa Rita d'Oeste D 59 Tabapuã A 64 Paulo de Faria C 48 Santa Salete D 60 Taiaçu A 65 Pontes Gestal C 52 Santana da Ponte Pensa D 61 Taiúva A 66 Riolândia C 54 Três Fronteiras D 68 Vista Alegre do Alto A 73 Tanabi C 67 Turmalina D 69 Altair B 1 Valentim Gentil C 72 Urânia D 71 Bálsamo B 6 Votuporanga C 75 Vitória Brasil D 74

2. Seminários de Divulgação

O público presente nos Seminários, intitulados “Conhecendo o Comitê e a Bacia Turvo-Grande: Garantindo o Futuro da Água", foi de cerca de 150 pessoas por seminário, composto por gestores públicos estaduais e municipais, profissionais ligados à temática, professores, estudantes e outros interessados. Foi priorizado para participação em cada seminário os interessados provenientes, respectivamente, dos municípios integrantes das regiões A (sede Catanduva), B (sede São José do Rio Preto), C (sede Votuporanga) e D (sede Fernandópolis).

No Quadro 2, apresenta-se o cronograma de realização dos eventos:

3

Informações sobre o Projeto “Conhecendo o Comitê e Mapeando a Bacia: Formação para uma Gestão Participativa do Território”

Quadro 2 – Cronograma de execução dos Seminários de Divulgação.

Seminário 1 Seminário 2 Seminário 3 Seminário 4 (Grupo B - S. (Grupo A - (Grupo D – (Grupo C – J. Rio Preto) Catanduva) Fernandópolis) Votuporanga) Data 20/02 24/05 16/08 18/10 prevista (terça-feira) (quinta-feira) (quinta-feira) (quinta-feira)

As inscrições para os Seminários e Módulos foram realizadas por meio de formulário online. O Material de divulgação sobre os eventos foi disponibilizado em redes sociais, no site do CBH-TG, bem como enviado aos membros deste e outros públicos de interesse via e-mail.

Quadro 3 – Programação dos Seminários de Divulgação.

Atividades previstas 1) Credenciamento e Café. 2) Abertura e Cena 1 da Performance “Gotas” (Cia. Ir e Vir – S. J. do Rio Preto). 3) Palestra "Recursos Hídricos e sua Gestão na Bacia Turvo-Grande", contemplando os seguintes temas relacionados ao planejamento e gestão dos recursos hídricos na UGRHI 15, bem como à distribuição de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos. 4) Cena 2 da Performance “Gotas” 5) Palestra "Atuação e funcionamento da Secretaria Executiva e Câmaras Técnicas do Comitê da Bacia Hidrográfica Turvo-Grande". 6) Palestra “Formação em Mapeamento Ambiental Participativo: Gestão Participativa do Território”. 7) Mesa de esclarecimentos ao público. 8) Cena 3 da Performance “Gotas” e Encerramento.

As inscrições para cada um dos Seminários ocorreu por meio do preenchimento do formulário online, cujo link para acesso foi disponibilizado na página do Comitê da Bacia Hidrográfica Turvo-Grande (www.comitetg.com.br), em redes sociais e enviado para os membros do colegiado. O formulário foi divulgado com antecedência mínima de 30 dias da realização de cada evento.

4

Informações sobre o Projeto “Conhecendo o Comitê e Mapeando a Bacia: Formação para uma Gestão Participativa do Território”

3. Módulos de Formação

Os “Módulos de Formação em Mapeamento Ambiental Participativo” são espaços formativos constituídos por 3 Oficinas, cujo referencial teórico contempla três instrumentos passíveis de serem utilizados como ferramentas de gestão e educação ambiental. Essas ferramentas proporcionam um exercício de percepção ambiental e sobre o pertencimento e o relacionamento dos indivíduos com o meio e a sociedade com os quais interage.

Essas ferramentas são: 1) Mapeamento Ambiental Participativo; 2) Análise SWOT (com aplicação em gestão de bacias hidrográficas); 3) Trabalho em campo voltado à elaboração de Perfil Hidroambiental Longitudinal. No Quadro 4, apresenta-se o conteúdo programático detalhado para cada uma das Oficinas.

Foram oferecidas 30 vagas para cada um dos Módulos previstos no Quadro 5. A divisão das vagas respeitou os seguintes critérios:

- 10 vagas para representantes de Organizações da Sociedade Civil; - 10 vagas para técnicos de Prefeituras Municipais; - 10 vagas para técnicos de Órgão Públicos Estaduais.

Obs.: Os participantes são vinculados a organizações ou órgãos públicos com sede ou jurisdição em pelo menos um dos municípios que compõem o Grupo ao qual se vincula o Módulo de interesse (Quadro 1).

Quadro 4 – Programação das Oficinas dos Módulos de Formação. (continua...)

Dias Conteúdo Programático Manhã: apresentação da equipe técnica dos módulos de formação e dos participantes, aspectos conceituais e metodológicos, relatos de experiências anteriores, formação de grupos, atividade prática Oficina MAP. 1 Tarde: Atividade prática MAP, apresentação dos grupos e preparação para o trabalho de campo selecionando o trecho que será percorrido.

5

Informações sobre o Projeto “Conhecendo o Comitê e Mapeando a Bacia: Formação para uma Gestão Participativa do Território”

Quadro 4 – Programação das Oficinas dos Módulos de Formação. (conclusão)

Dias Conteúdo Programático Manhã e tarde: trabalho de campo com participantes da oficina, com percurso em microbacia hidrográfica selecionada a partir do Oficina MAP, para observação e coleta de água para análise da água, e 2 realização do perfil, percurso pelos arredores da área mapeada para verificação de aspectos que foram levantados na atividade prática de mapeamento. Manhã: aspectos conceituais e metodológicos, atividade prática Oficina matriz SWOT. 3 Tarde: Sistematização dos resultados, apresentação dos grupos, debate sobre aplicação dos métodos, encerramento da capacitação.

Quadro 5 – Cronograma de execução dos Módulos de Formação.

Módulo 1 Módulo 2 Módulo 3 Módulo 4 (Grupo B - S. (Grupo A - (Grupo D – (Grupo C – J. Rio Preto) Catanduva) Fernandópolis) Votuporanga) 27/03 19/06 11/09 22/11 Oficina 1 (terça-feira) (terça-feira) (terça-feira) (quinta-feira) 03/04 26/06 18/09 29/11 Oficina 2 (terça-feira) (terça-feira) (terça-feira) (quinta-feira) 10/04 03/07 25/09 06/12 Oficina 3 (terça-feira) (terça-feira) (terça-feira) (quinta-feira)

As inscrições para os Módulos de Formação ocorreram por meio do preenchimento do formulário online, cujo link para acesso foi disponibilizado na página do Comitê da Bacia Hidrográfica Turvo-Grande (www.comitetg.com.br), em redes sociais e enviado para os membros do colegiado. O formulário foi divulgado com antecedência mínima de 30 dias da realização das oficinas.

6

Informações sobre o Projeto “Conhecendo o Comitê e Mapeando a Bacia: Formação para uma Gestão Participativa do Território”

No formulário de inscrição para o Módulo, foi solicitado ao interessado que explicite expectativas e justificativas para participação. A confirmação das inscrições efetivou-se por base tais elementos, estando também condicionada à assinatura de um Termo de Compromisso, por meio do qual o interessado compromete-se a desenvolver um Módulo em seu local de atuação.

4. Informações sobre o evento de encerramento do projeto

Esclarecimentos e informações sobre o seminário de encerramento do projeto poderão ser obtidos pelo e-mail [email protected] ou telefone (17) 99642-1532.

Equipe de Execução do Projeto “Conhecendo o Comitê e Mapeando a Bacia: Formação para uma Gestão Participativa do Território” (Empreendimento FEHIDRO nº 2015-TG-476 / Contrato FEHIDRO nº 091/2016)

7