CRUZ DAS ALMAS

PLANO DE GOVERNO 2017 – 2020

O município de possui uma população estimada em 64.197 habitantes, censo IBGE 2015, onde segundo o plano diretor de regionalização (resolução CIB n. 132 de 20/09/2007) e n. 57 de 27/03/2008) podemos visualizar que o referido município se enquadra na macrorregião leste, sendo polo da microrregião, que comporta nove municípios sendo eles: Cabaceiras do Paraguaçu, , Conceição da Feira, Cruz das Almas, , Maragogipe, , São Félix e Sapeaçu.

APRESENTAÇÃO

Ouvir, planejar, executar. Estes foram os três principais aspectos considerados no processo de construção do plano de governo. A primeira das várias etapas foi a elaboração de um diagnóstico sobre as reais necessidades da população, traçando um paralelo entre os serviços existentes e as ações que possibilitem a melhoria da qualidade de vida na cidade. A partir do levantamento desses dados, surgiram as propostas, norteadas pelo entendimento de que o ideal é tudo aquilo possível de executar.

Projetar quatro anos – 2017 a 2020 – da vida de uma cidade em algumas páginas não é tarefa das mais fáceis. Mesmo tendo o foco definido: qualidade de vida e igualdade de oportunidades. Dentro desta visão, nenhuma área é prioridade, porque todas são igualmente importantes. Da obra mais grandiosa aos serviços básicos do cotidiano, as necessidades da população têm o mesmo tratamento. Sem deixar de visualizar as dificuldades inerentes à instalação de um novo ciclo.

O grande desafio é identificar problemas estruturais e delinear programas, obras e ações essenciais de forma objetiva e com possibilidades concretas de execução. Porque o Plano de Governo não é somente uma peça obrigatória na engrenagem da campanha eleitoral, mas um termo de compromisso assinado com os habitantes do município, com transparência e verdade, abrangendo todos os setores da estrutura administrativa, da saúde, educação, agricultura e ação social à mobilidade e expansão urbana, meio ambiente e políticas especiais.

Promover o desenvolvimento de uma cidade passa, necessariamente, pelo estímulo aos investimentos socioeconômicos e o resgate das tradições históricas e culturais. É responsabilidade do poder público garantir ações integradas que, a médio e longo prazos, possam atrair empreendimentos de grande porte. E, ao mesmo tempo, assegurar uma vida de qualidade à população, seja na cidade ou no campo.

Eficácia e desempenho são os alicerces desse modelo de gestão, baseado no planejamento, a partir de referências reais e contingências existentes, e viabilizado com uma infraestrutura adequada e uma equipe qualificada. Tudo isso em prol de um município que não por acaso ocupa posição de destaque no cenário do Recôncavo Baiano.

ADMINISTRAÇÃO

No que tange à Guarda Municipal, objetiva-se instituir a Guarda Patrimonial Municipal-GPM, dando maior amplitude à atuação da corporação com vertentes em prevenção, rondas escolares e segurança patrimonial. Esta iniciativa visa não só equipar, mas qualificar o efetivo da Guarda Patrimonial Municipal para atuar de forma eficaz na prevenção a violência e vandalismo, preservando o Patrimônio Público Municipal. Sobre as ações de gestão, a proposta deste plano estratégico é ampliar e modernizar o aparato tecnológico das unidades, visando otimizar os processos administrativos, gerando resolutividade e desburocratizando o serviço público. Busca-se a implantação de um novo modelo de gestão com foco em resultados, valorizando o cumprimento de metas e o estímulo para a obtenção de melhores níveis de desempenho. Dentro desta área, vislumbra-se o desenvolvimento e execução de políticas públicas de treinamento e aperfeiçoamento dos servidores municipais de acordo com as diretrizes da gestão pública, além de ações que humanizem e valorizem os servidores.

1. Segurança Pública

 Criação de nova estrutura e ampliação da abrangência da Guarda Municipal, com assinatura de convênios para a atuação em serviços de ordem pública;  Qualificação dos agentes, de acordo com os padrões da Secretaria Nacional de Segurança/Ministério da Justiça (SENASP/MJ);  Fomentar a discussão e viabilidade para instituição da Guarda Civil Municipal;  Realização de ações de preservação do patrimônio público e prevenção à violência (rondas escolares e segurança patrimonial);  Realização de ações integradas com órgãos municipais, estaduais e federais e as entidades da sociedade civil para a melhoria da Segurança Pública;  Fortalecimento do Conselho Municipal de Segurança com participação da Sociedade Civil;  Ampliação do Centro de Videomonitoramento Municipal;  Institucionalização da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Civil.

2. Gestão

 Desenvolvimento de um planejamento estratégico, com um novo modelo de gestão, objetivando uma adequação às emergentes necessidades do município;  Ampliação e modernização de equipamentos de informática e de internet nas unidades;  Implantação de Sistemas de Informações Gerenciais, objetivando um maior gerenciamento dos processos em todos os órgãos, com foco em resultados, e propiciando redução de gastos;  Execução de políticas de modernização de procedimentos administrativos, resultando com eficiência no atendimento ao público, com precisão e assertividade de informações;  Desenvolvimento de ações que estimulem a capacitação e aperfeiçoamento dos servidores públicos municipais frente às demandas existentes;  Realização de ações de valorização do servidor público municipal em consonância com o Plano de Carreira em vigor;  Assegurar exequibilidade do Plano de Carreira;  Criação de espaço integrado para a administração municipal, auxiliando na comunicação entre os órgãos, simplificação logística, acelerando a tramitação dos processos administrativos e reduzindo as despesas da Prefeitura;  Ampliar a atuação da Ouvidoria Municipal a fim de aproximar a Prefeitura da população;  Criação da Ouvidoria Itinerante com a ampliação dos canais de acesso, dando maior dinamismo frente às demandas do município.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

A fertilidade do solo é uma característica marcante de Cruz das Almas, que tem na agricultura uma forte referência econômica, apesar do inegável crescimento do comércio e da indústria. Levar assistência técnica ao homem do campo, por meio de programas e ações pontuais, bem como gerar incentivos para o desenvolvimento da agricultura familiar, são compromissos firmados neste plano. As questões ambientais merecem atenção especial, com projetos e ações em várias vertentes, desde arborização e preservação de lagoas a criação de parque ecológico.

Agricultura  Manutenção e ampliação do PROATER – Programa de Assistência Técnica Rural Municipal, oferecendo uma assistência realmente eficaz à Agricultura Familiar, visando o aumento da renda e a manutenção do homem no campo;  Fortalecimento da figura do agente comunitário rural, técnico agrícola que atua nos moldes dos agentes comunitários de saúde, acompanhando permanentemente os agricultores e viabilizando o PROATER;  Execução do projeto de apicultura e alevino familiar, em parceria com as associações comunitárias, objetivando ampliar a geração de trabalho e renda, paralelamente será desenvolvido um programa de capacitação dos produtores;  Implantação de unidades de beneficiamento artesanal da castanha de caju nas associações comunitárias, para agregar valor ao produto, aumentando a renda do agricultor familiar;  Criação de um programa de incentivo às pequenas criações (galinha caipira, codorna, suínos, ovinos e caprinos, bovinos de corte e leite);  Ampliação de feiras livres em bairros da cidade, visando a valorização da agricultura familiar e criando novas oportunidades de trabalho;  Reestruturação do programa de hortas orgânicas nas escolas, associações e áreas urbanas inaproveitadas;  Construção do Mercado do Produtor Rural e Casa do Agricultor, para facilitar a comercialização dos produtos agrícolas, principalmente em nível de atacado;  Revitalização da cultura da mandioca, com estímulo à produção de beijus, biscoitos, fécula, tapioca, etc, visando uma maior agregação de valor ao produto;  Promoção de cursos de capacitação e profissionalizante nas áreas agrícola e pecuária;  Apoio a associações e cooperativas.

2- Meio Ambiente

 Construção do Parque Ecológico de Cruz das Almas, visando a preservação da Mata de Cazuzinha – da sua fauna e flora –, transformando-a numa reserva ecológica para estudos, pesquisas e espaço de lazer com a instalação de equipamentos como parque infantil, pista de cooper, minizoológico, restaurante;  Elaboração do Projeto Rio Capivari, visando a recuperação e conservação da mata ciliar, drenagem da calha e implantação de processos de despoluição do rio, que se encontra em avançado estado de degradação;  Ampliação do projeto de arborização da cidade, substituindo árvores inadequadas e arborizando novos logradouros;  Inclusão da disciplina Educação Ambiental nas escolas municipais;  Ampliação da coleta seletiva de lixo nos bairros da cidade;  Implantação da coleta orgânica nas feiras livres;  Construção de Usina de Beneficiamento e Reciclagem de Lixo;  Criação da Cooperativa dos Catadores, para complementar os trabalhos do aterro sanitário;  Implantação do projeto de recuperação e preservação da Fonte do Doutor;  Implantação de um projeto piloto de energia solar nos prédios públicos da cidade, para estudo de viabilidade do uso de energia limpa;  Ampliação do serviço de abastecimento de água na zona rural do município;  Execução do projeto de aproveitamento de água pluvial para o Mercado Municipal e unidades da Prefeitura;  Realizar estudo de viabilidade para criação do Centro de Zoonoses;  Intensificação da recuperação e revitalização de mais nascentes e aberturas de novas aguadas.

EDUCAÇÃO Sabemos que só o conhecimento pode libertar, na plenitude, o cidadão. E para construir a educação de qualidade, universal e gratuita é indispensável investir na qualificação dos professores e, em cada escola, nos recursos didáticos pedagógicos e bibliotecas. A educação de qualidade e em tempo integral consiste na grande meta a ser atingida nos próximos quatro anos de gestão. Para que isso ocorra, será necessário implementar grandes ações que venham ao encontro das necessidades educacionais dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, com a compreensão de que a educação de qualidade passa pelo direito ao acesso à escolarização nas creches, na Educação Infantil no Ensino Fundamental I, II e suas modalidades (Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos).

 Ampliação e reforma da Biblioteca Pública Municipal, com aumento e digitalização do acervo de livros e implementação da Biblioteca Digital;

 Manutenção do programa de distribuição gratuita anual de uniformes e mochilas para todos os alunos da rede municipal de ensino da educação infantil e creche;

 Priorizar a qualidade e a variedade dos alimentos da merenda escolar, dando ênfase aos produtos da Agricultura Familiar, bem como a quantidade e a supervisão nutricional;

 Criação de novas ofertas de vagas nas creches e no ensino infantil e fundamental;

 Potencializar o Atendimento Educacional Especializado, com uma equipe multidisciplinar, visando assegurar a inclusão;  Criação um site oficial para a Secretaria Municipal de Educação- SME, para postagem de documentos/formulários, mensagens, avisos para livre acesso das unidades escolares, a fim de facilitar a gestão administrativa, pedagógica e financeira da SME (Portal da Transparência da Educação), inclusive com aplicativos para docentes, alunos e pais;

 Aumento e melhoria da frota dos veículos utilizados no transporte escolar;

 Ampliação da oferta do transporte universitário para outras cidades;

 Expansão do curso de Formação Pela Escola (FPE) do FNDE/MEC para todos os conselheiros (Conselho de Educação, Alimentação Escolar, Conselho Tutelar); gestores escolares; funcionários, técnicos, professores e coordenadores pedagógicos, a fim de capacitá-los nas ações educacionais e programas (FUNDEB, Transporte Escolar, Censo Escolar, PLI, SIOPE, PNAE, Controle Social, PDDE) do FNDE/MEC;

 Intensificar a assistência às comunidades Quilombolas, dando-lhes condições dignas de educação, sem perder suas tradições históricas e culturais;

 Continuar fortalecendo a rede, dando assistência às escolas no enfrentamento à evasão e uso do álcool e outras drogas;

 Prover Políticas de Inclusão Digital de educandos com necessidades educativas especiais;

 Dar ênfase para a Educação Ambiental e a Educação para o Trânsito em todas as escolas;  Construção de berçário modelo Programa Proinfância tipo 1;

 Promoção, em conjunto com os entes federados, de cursos de pós- graduação latu sensu em educação infantil para os profissionais da modalidade de ensino;

 Padronização das Escolas de Educação Infantil, com instalação de parques, brinquedoteca e área livre;

 Ampliação de projetos voltados para a alimentação saudável, higiene bucal, enfrentamento ao Aedes Aegypt e valorização da comunidade local;

 Ampliação de cursos profissionalizantes em parceria com universidades, SENAI, SENAC e outras instituições;

 Ampliação da educação em tempo integral; utilizando uma escola infantil como modelo;

 Ampliação dos programas Brasil Alfabetizado, Despertar, Pacto e Mais Educação.

 Ampliação do Centro de Apoio Pedagógico, construindo salas em anexo para melhor capacitar os docentes;

 Criação do Prêmio Estudante Destaque (PED) para alunos do Fundamental I e II;

 Criação do Prêmio Professor do Ano (PPA) creche, Educação Infantil, Fundamental I e II, para destacar projetos pedagógicos inéditos elaborados e aplicados com resultados por professores em sala de aula;  Implantação do Projeto Feira Municipal de Educação, para divulgar as propostas pedagógicas das escolas municipais;

 Firmar parceria com a Secretaria de Saúde nas primeiras semanas de aula, fazendo uma triagem - pesar, medir e fazer os exames básicos de laboratórios;

 Criação da Escola de Pais, ressignificando o papel dos pais na escola, com promoção de palestras com psicólogo, terapeuta e assistente social.

CULTURA, ESPORTE, TURISMO E LAZER

A vida cultural e esportiva da cidade não é feita apenas com eventos de grande porte. Naturalmente, os projetos de maior abrangência – como o tradicional São João – são referência pela capacidade de atrair pessoas de outros lugares. Mas as ações pontuais são igualmente importantes para a comunidade, sejam concursos de quadrilhas ou de fanfarras, jogos intercolegiais, campeonatos interbairros ou simples apresentações de fim de semana na praça. Disseminar essas ações em todos os cantos do município passa a ser um projeto tão grandioso quanto a construção de museus, ampliação de bibliotecas ou promoção de programas de turismo e lazer. Esta é a ideia que permeia as propostas para os segmentos.

Cultura

 Organização de Oficinas Culturais Permanentes;  Fortalecimento da Escola de Forró;  Fomento às atividades musicais, cênicas e visuais;  Ampliação da Biblioteca;  Realização de festas e eventos populares;  Implantação de projeto itinerante cultural e esportivo nas comunidades rurais;  Construção do Museu com as memórias de Cruz das Almas;  Fortalecimento do Concurso de Fanfarras e criação do Concurso de Filarmônicas;  Tombamento, Restauração, Conservação do Patrimônio Histórico do município;  Criação de um programa municipal de apoio a ações culturais;  Organização de um banco de dados com informações sobre produções artísticas e culturais, produtores e serviços correlatos;  Aperfeiçoamento do projeto Natal dos Sonhos;  Fomento do São João de rua, mediante a realização de concursos de quadrilhas, ornamentação e culinária;  Estímulo à produção de artesanato local, possibilitando a exposição em feiras regionais;  Promoção de festivais de música.

1. Turismo  Elaboração e implantação do Plano Estratégico de Turismo para inclusão de Cruz das Almas no roteiro turístico da ;  Apoio à formação e treinamento de profissionais e empresários do setor hoteleiro, restaurantes e bares;  Captação e realização de grandes eventos esportivos, sobretudo de esportes ecologicamente corretos como corridas, ciclismos e motociclismo, dentro da proposta do cicloturismo;  Criação de espaço cultural para realização de eventos de médio e grande porte. 2. Esporte e Lazer

 Criação e execução de projetos esportivos de inclusão social;  Incentivo a projetos estaduais e federais que usem o meio ambiente como área de prática esportiva;  Ampliação das áreas esportivas – quadras e praças;  Integração das atividades desportivas comunitárias com as áreas da educação, saúde e segurança pública;  Promover competições regionais, integrando os clubes de bairro, objetivando também a identificação de jovens talentos esportivos;  Orientar os atletas de ponta com relação a ações de marketing esportivo, viabilizando apoio em treinamentos; Ampliar as atividades de esporte e lazer dedicadas à terceira idade;  Elaboração de projetos de quadras poliesportivas nas comunidades rurais que não possuem esses equipamentos;  Reforma do Estádio Municipal Carmelito Barbosa Alves e do Ginásio de Esportes;  Criação da Academia a Céu Aberto na Praça Multiuso;  Mapeamento das trilhas de enduro utilizadas por motociclistas e ciclistas e criar roteiro para turistas;  Catalogar os campos de futebol da cidade e implantar projetos de fomento às escolinhas;  Manter e incrementar a realização anual dos Jogos Intercolegiais.

INFRAESTRUTURA

A definição mais elementar do termo infraestrutura é suporte (base indispensável à edificação, à manutenção ou ao funcionamento de uma estrutura concreta ou abstrata, visível ou percebida racionalmente). À luz da administração pública, esse conceito pode – e deve – ser ampliado. Nesse caso específico, infraestrutura é um conjunto de ações que vão além do suporte básico e atingem diversas formas de produção em segmentos variados, desde projetos de paisagismo a manutenção de áreas públicas e obras de saneamento básico. Tudo isso passando pelo que determina o Plano Diretor e em consonância com todas as áreas do governo.

 Ampliação e modernização da rede de iluminação pública da cidade;  Padronização de calçadas respeitando a questão da acessibilidade, nas avenidas do centro comercial da cidade;  Criação de Escritório Público de Engenharia e Arquitetura, em parceria com universidade/faculdade), visando a modernização da construção civil;  Ampliação do Sistema de Drenagem Urbana da cidade, focando em regiões alagadiças/ coibição de despejos de esgotos domésticos, lixos e restos de construção em vias públicas e redes de drenagem, melhorando a eficácia do sistema e o saneamento público;  Melhoramento da estrutura do Mercado de Carne e Feira Livre;  Pavimentação da estrada ligando a localidade de Pumba à BR 101 (zona urbana de Cruz das Almas).

SAÚDE

O município de Cruz das Almas faz parte da macrorregião Leste e se configura como sede da Região de Saúde de Cruz das Almas e está habilitado na Gestão Plena do Sistema Municipal. A saúde é um direito assegurado a todos e para tanto é necessário uma série de ações de promoção, prevenção e tratamento, de forma universal e integral. A proposta para a área passa, portanto, por algumas diretrizes fundamentais, como a valorização do Sistema Único de Saúde, a estratégia do Programa Saúde da Família, o fortalecimento das ações de média e alta complexidade e qualificação da gestão do sistema de saúde. A Atenção Básica é a ordenadora da rede de serviços de saúde. Conta com o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) que atende a 100% da população, a Estratégia de Saúde da Família (ESF), e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, dentre outros equipamentos. A rede municipal de Média e Alta Complexidade ambulatorial e hospitalar conta com uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas, uma unidade hospitalar municipal, Ambulatório Especializado (Policlínica), clínicas conveniadas e laboratórios.

 Implantação de Equipes de Estratégia Saúde da Família com Saúde Bucal (ESF) para atingir a cobertura populacional de 100%;  Implantação de Equipes de Saúde Bucal nas localidades que ainda não dispõem do serviço;  Implantação de novos Polos da Academia da Saúde;  Construção de novas Unidades de Saúde da Família (USF) e qualificação das existentes;  Implantação do Serviço de Atenção Domiciliar – Melhor em Casa com Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) e da Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP);  Implantação do Centro de Atenção Psicossocial Infantil;  Implantação de mais Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF tipo I;  Implantação do Serviço de Referência em Odontologia Hospitalar e de Atendimento Odontológico a Pessoas com Necessidades Especiais;  Implantação do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO Tipo I com habilitação a Rede de Atendimentos a Pessoas com Necessidades Especiais;  Implantação do Laboratório de Prótese;  Implantação de leito psiquiátrico no Hospital Municipal de Cruz das Almas;  Reforma e ampliação do Ambulatório Municipal Dr. Fernando Carvalho de Araújo;  Implantação do anexo do Ambulatório Municipal Dr. Fernando Carvalho de Araújo para o funcionamento do Centro Especializado de Reabilitação e do Centro de Especialidades Odontológicas;  Requalificação do Hospital Municipal de Cruz das Almas;  Reabertura da Unidade de Terapia Intensiva adulto do Hospital Municipal de Cruz das Almas;  Implantação do Centro de Hemodiálise, conforme projeto já em andamento na Secretaria de Saúde da Bahia e na DIVISA;  Contratação dos serviços de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e de gestação de alto risco com o Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso;  Implantação do Laboratório Municipal de Análises Clínicas;  Implantação do serviço municipal Medicamento em Casa;  Requalificação do projeto de informatização da rede municipal de Saúde;  Lutar junto ao Governo do Estado para viabilizar a reabertura da Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas;  Criação de uma Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente na SMS, reunindo técnicos dos vários órgãos municipais envolvidos com as ações pertinentes aos grandes eixos da saúde ambiental: água, ar, solo, acidentes com produtos químicos e acidentes naturais;  Aprimorar os programas de atenção integral à saúde da criança e do adolescente, da juventude, da mulher, do adulto, do idoso, do trabalhador, das pessoas com deficiência, DST/AIDS e de saúde mental;  Reestruturação da Rede de Prevenção à Violência e Abuso Sexual, estabelecendo parcerias intersetoriais de proteção e apoio às mulheres vítimas de violência;  Implantação de leitos no Hospital Municipal de Cruz das Almas, capacitando os profissionais para o atendimento de pessoas com

dependência química e no enfrentamento às drogas.

SERVIÇOS PÚBLICOS A Secretaria Municipal de Serviços Públicos é umas das pastas mais complexas e vitais da administração, devido a suas múltiplas finalidades – desenvolver, formular, coordenar, executar, fiscalizar e controlar a prestação de serviços à comunidade através de seus departamentos – com ações pautadas na ética, no zelo pelo patrimônio público e na busca da melhoria e aperfeiçoamento da prestação dos serviços à população. O objetivo das propostas elencadas neste plano é a responsabilidade social, visando a melhoria da qualidade de vida da população.  Instalação de lixeiras ecológicas;  Realização de mutirões de limpeza;  Aquisição de novos containers para eliminar pontos de lixo;  Realização de campanhas de conscientização para manter a cidade limpa, com a utilização de aplicativo (APP) para combater o descarte inadequado de lixo e entulhos nas ruas;  Realização de campanha educativa nas escolas - Jogue o lixo no lixo;  Aquisição de máquina varredora (BOB CAT);  Implantação de sistema de recolhimento de pequenos volumes (URPVS) – local destinado ao descarte para recolhimento gratuito de resíduos de construção civil, podas de arvores, colchões, eletrodomésticos e moveis velhos até o limite de dois metros cúbicos;  Cobertura de toda área dos fundos e melhoramento dos boxes do Mercado Municipal e do Mercado da Coplan;  Reforma do Mercado Municipal, Mercado de Carne, Mercado de Artesanato, e Mercado da Coplan;  Escavação de um poço artesiano para abastecimento de água no Mercado Municipal;  Construção de uma capela e sinalização de localização de caixas e gavetas no Cemitério Jardim da Paz;  Elaboração de um projeto de urbanização do Cemitério Jardim da Paz, de acordo com as normas sanitárias e de meio ambiente;  Aquisição de manivela automotiva para sepultamento;  Modernização dos equipamentos de iluminação pública, com o objetivo de evitar perdas de eficiência operacional, alto consumo de energia e baixa luminosidade (lâmpadas de LED);  Implantação de iluminação cênica no Paço Municipal, valorizando a paisagem noturna;  Realização de projeto de paisagismo na rotatória da Estação Rodoviária;  Instalação de irrigação automatizada nas praças e jardins;  Recuperação e reurbanização das praças da cidade;  Aquisição de novos equipamentos para complementar a frota responsável pela recuperação e conservação das estradas vicinais;

 Aquisição de roçadeiras hidráulicas articuladas para corte em terrenos/áreas de difícil de acesso (paredões), podas de árvores e em aclives.

POLÍTICAS ESPECIAIS

De acordo com o Estatuto da Igualdade Racial, é dever do poder público fomentar o acesso da população negra às práticas desportivas, consolidando o esporte e o lazer como direitos sociais, bem como proporcionar meios de resgate e preservação da cultura negra em todo o âmbito da sociedade, valorizando o pensamento e as ideias de importantes intelectuais negros brasileiros, a cultura (musica, culinária, dança), as baianas, a capoeira, os quilombos, as comunidades tradicionais e as religiões de matrizes africanas. A mulher também ocupa lugar de destaque nessa proposta de construção de um plano estratégico.

 Promoção de ações que contextualizem com políticas de reparação de raça e de gênero, utilizando a capoeira e agentes envolvidos nesse processo para alavancar políticas de reparação e garantir a execução das leis estaduais e federais;  Regularização dos grupos de capoeira e fundamentação teórica sobre a sua importância como patrimônio imaterial e como a cultura singular de grupos tradicionais;  Cadastramento e recadastramento de templos de religiões de matiz africana, bem como de comunidades ciganas, com registro fotográfico, bibliográfico e audiovisual, visando disseminar o conhecimento sobre as comunidades ciganas, quilombolas e povo de santo e, consequentemente, promover o enfrentamento ao quadro de desigualdade étnico raciais;  Promoção do evento Março Mulher, com o objetivo de sensibilizar a sociedade acerca do combate à violência contra a mulher, ao racismo e ao sexismo;  Manutenção das ações comemorativas do Novembro da Consciência Negra, evento de construção e valorização da identidade negra e a ocupação dos espaços pelos homens e mulheres negros na sociedade contemporânea, visualizando as possibilidades de reversão dos índices de discriminação e exclusão;  Implementação de ações estratégicas de desenvolvimento e inclusão socioprodutiva para empreendedores negros e mulheres, reduzindo as desigualdades, com ênfase aos grupos ou associações de artesãos existentes;  Valorização das comunidades quilombolas.

SUPERINTENDÊNCIA DE TRÂNSITO E TRANSPORTES

Mobilidade urbana é a expressão de ordem na atualidade. A questão passa, obrigatoriamente, por projetos de reordenamento do espaço público, organização do trânsito e campanhas de conscientização. Habitantes da cidade e visitantes poderão trafegar com mais tranquilidade e segurança, a partir da implementação de ações e serviços que garantam melhor acessibilidade.

 Construção de Estação de Transbordo de Passageiros para parada de ônibus e veículos de transporte alternativo;  Criação do Projeto Cidade Bike, através da construção de ciclovias nas principais vias de acesso da cidade;  Construção de Estacionamento Público;  Realização de campanhas de incentivo da utilização de transporte não motorizado;  Realização de curso de capacitação para agentes de trânsito;  Realização da Campanha Volta às Aulas, com palestras nas escolas municipais;  Campanha de Educação para o Trânsito nas empresas;  Realização de ações voltadas para a Semana Nacional do Trânsito, com caminhada no centro da cidade.  Realização da Campanha Natal de Paz no Trânsito.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) vem se estruturando no Brasil, de maneira a organizar as políticas de assistência à população. Esse processo implica, dentre outras ações, a reestruturação dos CRAS e CREAS, fortalecimento das coordenadorias e conselhos e investimento em espaços físicos e, especialmente, em recursos humanos. O grande desafio do poder público hoje é demarcar, de forma clara, o limite entre a assistência e o assistencialismo. Esta, uma prática que não coaduna com as propostas de um governo sério e transparente.

 Ampliação de políticas de Capacitação e Qualificação Profissionalizante (CQP) para preparar jovens a partir de 16 anos para o mercado de trabalho, ajudando-os a se qualificar ou aperfeiçoar, aumentando as oportunidades de emprego e renda;  Pactuação e implantação de unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a porta de entrada da Assistência Social, responsável por assegurar a Proteção Social Básica (fortalecimento de vínculos familiares e comunitários);  Implantação de unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Quilombola;  Criação da Escola Municipal de Música, com oferta de ensino de canto e instrumentos a crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos inscritos no CadÚnico através do Número de Identificação Social (NIS).  Fortalecimento e ampliação do Bolsa Família Municipal;  Ampliação dos Grupos de Dança da Terceira Idade, com acompanhamento de equipe técnica multiprofissional.

PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Cruz das Almas é polo regional e, como tal, destino de muitos habitantes das cidades circunvizinhas, que buscam adquirir bens e serviços. A força do comércio gera a necessidade de atrair serviços de qualidade, enquanto o constante desenvolvimento industrial exige mão de obra qualificada. A proposta é criar uma mola propulsora, uma vez que a indústria emprego e, consequentemente, aumenta o consumo e fortalece o comércio, que gera mais emprego e renda. A administração municipal, além de assegurar os serviços essenciais para o bem estar da população, deve preparar o futuro da cidade, levando em conta a qualidade de vida e a preservação ambiental.

1- Indústria e Comércio  Criação do Distrito Industrial de Cruz das Almas 2 (DICA), com forma de gerar possibilidade de novos empregos;  Criação de um setor de fomento à indústria e ao comércio vinculado às secretarias de Planejamento e da Fazenda;  Elaboração de um Termo de Compromisso Coletivo entre os órgãos colaboradores (FIEB, SEBRAE, SUDIC, CDL, DESENBAHIA) para buscar recursos junto aos governos federal e estadual para reestruturação do Distrito Industrial de Cruz das Almas 1 (DICA).  Fortalecimento do comércio, criando alternativas de expansão e incentivos a novos empreendimentos no setor. 2- Mobilidade Urbana  Elaboração e implantação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, adequado à nova lei federal de Mobilidade Urbana;  Criação da Lei Municipal de Acessibilidade, que deverá dispor sobre a eliminação de arquitetônicas em edificações e logradouros públicos;  Adequação do sistema de transporte público urbano às condições de acessibilidade, com veículos, pontos de parada, terminais e equipamentos urbanos;

3- Saneamento Básico  Implantação do sistema de infiltração e detenção de águas pluviais em áreas urbanas, com prioridade para locais de maior risco de inundação;  Implantação de sistema de alerta contra enchentes, de forma articulada com a Defesa Civil.