Requerimento nº , de 2011

Requeremos, nos termos do art. 160 do Regimento Interno do Senado Federal, que o tempo destinado aos oradores da Hora do Expediente, da Sessão do dia 14 de abril de 2011, seja dedicado a homenagear o maior lutador brasileiro da atualidade, Anderson da Silva.

JUSTIFICATI VA

Anderson da Silva é um lutador brasileiro especialista em e atual campeão mundial peso médio (até 84 kg) do UFC. Atualmente é um grande representante das artes marciais brasileiras no mundo.

Nascido em São Paulo, em 14 de abril de 1975, aos 4 anos de idade foi morar com os tios em Curitiba, onde começou, aos 7 anos, com o Taekwondo, modalidade na qual se tornou faixa preta com 18 anos de idade. No Muay Thai, Anderson foi o segundo faixa preta formado pelo Mestre Fábio Noguchi, em Curitiba. Ele também é faixa preta em judôe faixa preta de jiu jitsu. A origem de seu apelido vem de um anúncio que citou o Aranha por causa de uma camisa que usava no dia de um evento, minutos antes de ele entrar no ringue, e até hoje esse apelido perdura.

Também é relacionado por conta da sua ágil performance e estilo de luta no ringue.

A rigor, Anderson estreou em um torneio em forma de Grande Prêmio, onde haveria uma semifinal. Anderson foi o campeão desse GP vencendo duas lutas. Mas consideram que ele estreou, "oficialmente", no Mecca, onde foi derrotado pelo também brasileiro Luiz Azeredo, por decisão dividida dos juízes. Após essa luta, conseguiu nove vitórias seguidas, sendo seis delas por nocaute. Nessa série de vitórias, ele venceu Hayato Sakurai, luta em que obteve o título de campeão peso médio do .

Desde então, Anderson não parou mais. Foram inúmeros os títulos alcançados nos últimos anos:

Campeão Meio-Médio do Shooto; Campeão Meio-Médio do Cage Rage;

Recordista de defesas de cinturão na divisão dos médios; Só fez lutas por disputa de cinturão, vencendo todas; Atual campeão do cinturão dos Médios do UFC; Vencedor da Luta da Noite (3 Vezes); Vencedor da Finalização da Noite (2 vezes); Vencedor do Nocaute da Noite (2 vezes); Unificou os Cinturões Peso-Médio do UFC e Meio-Médio do Pride; Recorde de maior número de vitórias consecutivas no UFC; Recorde de maior número de vitórias consecutivas em defesa de título no UFC;

Anderson Silva defendeu e manteve o cinturão dos médios no 126, que aconteceu no dia 6 de fevereiro de 2011, em Las Vegas, onde ele lutou contra o compatriota Vitor Belfort.

Por ser símbolo desportivo da atualidade, reconhecido mundialmente por seus sucessivos recordes de vitórias, por sua perseverança de atleta, que lhe mantém vitorioso aos 36 anos de vida, completados em 14 de abril próximo, consideramos justa a homenagem ora requerida ao Senado Federal.

Sala das Sessões, em

Senador Magno Malta