UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG INSTITUTO DE OCEANOGRAFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA

PTEROTRACHEOIDEA (, ) NA PLATAFORMA EXTERNA E TALUDE SUDESTE E SUL DO BRASIL

LETÍCIA CAZARIN BALDONI

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Oceanografia Biológica da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, como requisito parcial à obtenção do título de MESTRE

Orientador: Prof. Dr. Erik Muxagata

RIO GRANDE Maio 2019

AGRADECIMENTOS

Ao Erik, por ter aceitado me orientar desde o meu terceiro ano de faculdade até aqui. Obrigada por me permitir trabalhar com esses animais incríveis, por toda paciência e conhecimento transmitido durante esse tempo.

Ao Instituto de Oceanografia e ao PPGOB pela oportunidade e por viabilizarem o desenvolvimento deste trabalho.

A CAPES pelo auxílio financeiro ao disponibilizar a bolsa de estudos.

Ao pessoal do laboratório, obrigada pelas risadas dadas ao longo desses anos de trabalho juntos, pelos cafés, pelas rodas de mate e por terem me ajudado quando precisei.

A Vanessa, ao Pinho, ao Octávio e ao Matias, em particular, que me ajudaram nas amostras e nas análises de dados, agradeço imensamente o tempo e disposição de vocês!

Ao Projeto Talude, o qual me permitiu realizar esse trabalho e participar de um embarque incrível.

A Chevron Brasil Upstream Frade Ltda. pelo financiamento do Projeto Talude e a Comissão Inter Ministerial para os Recursos do Mar (CIRM), pelo fornecimento de óleo diesel para a realização dos cruzeiros.

A Dra. Juliana Di Tullio e ao Dr. Eduardo R. Secchi, por terem coordenado o Projeto e permitido o uso dos dados coletados durante o mesmo para a elaboração deste trabalho.

Ao meu querido Rubens, que desde sempre me motivou e me fez ir atrás do que eu almejava. Obrigada pela dedicação que sempre teve comigo, por sempre me aguentar nos momentos difíceis e rirmos juntos nos momentos bons.

A minha família, pelo apoio em todas as horas, por me incentivarem sempre a ser uma pessoa melhor, pela amizade e carinho que sempre tiveram comigo. Vocês são incríveis!

E aos meus amigos queridos, que sempre me apoiaram e estiveram junto comigo todo esse tempo! Passamos momentos incríveis que jamais esquecerei.

ÍNDICE Página

AGRADECIMENTOS II

RESUMO IV

ABSTRACT V

1. INTRODUÇÃO 6

2. OBJETIVO GERAL 10

3. MATERIAL E MÉTODOS 10

3.1 Área de Estudo 10

3.2. Amostragens e Processamento 13

3.3. Análise de dados 16 3.3.1. Dados Abióticos 16 3.3.2. Análises Estatísticas 17

4. RESULTADOS 18

4.1 Dados Abióticos 18

4.2 Dados Bióticos 27

5. DISCUSSÃO 38

6. CONCLUSÃO 50

7. REFERÊNCIAS 52

8. APÊNDICES 62

IV

Resumo Dentre os grandes grupos que fazem parte do zooplâncton, os constituem uma superfamília de gastrópodes holoplanctônicos, transparentes e gelatinosos que podem ser encontrados em regiões tropicais e subtropicais dos oceanos. Por possuírem uma concha de aragonita em alguma fase de seu ciclo de vida são considerados passíveis de serem afetados por mudanças climáticas e acidificação dos oceanos. Portanto, estudos que procuram conhecer e caracterizar as relações e as condições ambientais as quais esses organismos estão expostos são de suma importância para entender mais sobre sua ecologia e como os mesmos podem ser afetados por esses processos. Este trabalho aborda a distribuição sazonal e horizontal dos moluscos holoplanctônicos Pterotracheoidea na plataforma externa e talude sudeste e sul do Brasil, como parte de um estudo interdisciplinar realizado através do Projeto TALUDE, que caracterizou físico-química e biologicamente o ambiente. Ao todo 243 estações oceanográfica