PLANO DE GOVERNO MUNICIPAL – 2021/2024

CANDIDATO A PREFEITO: LEONARDO BORTOLIN CANDIDATO A VICE-PREFEITO: ADEMIR GOES COLIGAÇÃO: UNIDOS POR PRIMAVERA PARTIDOS COLIGADOS: MDB, DEM, PDT, PP, PSB, PSD, PSL , PTB, DC, PSC, PV e PSDB

PRIMAVERA DO LESTE

1 INTRODUÇÃO

Este Plano de Governo apresenta as principais propostas a serem cumpridas no exercício do mandato referente ao quadriênio 2021-2024, pelo candidato a prefeito de Primavera do Leste Leonardo Bortolin e candidato a vice-prefeito Ademir Goes, da chapa Unidos por Primavera, composta pelos partidos MDB, DEM, PDT, PP, PSB, PSD, PSL , PTB, DC, PSC, PV e PSDB. O conteúdo programático foi desenvolvido a partir da experiência de Leonardo Bortolin à frente da administração pública de Primavera do Leste entre dezembro de 2017 até o momento do pleito eleitoral de 2020. Leonardo Bortolin iniciou a vida política nesta cidade muito jovem, como assessor parlamentar, e por duas vezes se elegeu vereador, sendo o candidato mais votado de proporcionalmente ao número de habitantes do município, em ambos os pleitos. Isso trouxe vasto conhecimento sobre as necessidades da população primaverense e quais os ideias que essa cidade precisa alcançar para que Primavera do Leste continue seguindo no caminho do desenvolvimento, industrialização, geração de emprego, renda e mantenha na posição de uma das principais cidades do Estado no quesito qualidade de vida. O Plano contempla, em todos os setores, ideias inovadoras a serem executadas sempre em busca da harmonia junto a Câmara de Vereadores e parcerias com instituições públicas e privadas, unindo forças dos seguimentos para a finalidade do compromisso, interesse e responsabilidade social.

2 ASSISTÊNCIA SOCIAL

Construção da sede própria do Lar do Idoso – O Projeto, que já está em andamento, tem como objetivo excluir o aluguel que hoje o Poder Público investe para manter o Lar do Idoso, além de instalar o Lar em um prédio mais amplo para oferta de mais vagas para o abrigo de idosos abandonados em situação de vulnerabilidade. Construção de nova sede para o CRAS Mabília Furtado no Primavera III – Hoje o prédio do Cras Mabília tem uma estrutura insuficiente para atender

toda a demanda desta região. Uma nova sede vai proporcionar a oferta de mais serviços e benefícios sociais àquela comunidade. Construção de uma sede própria para o CREAS com capacidade para ampliar o atendimento para pessoas em situação de rua. Reformar e equipar todas as unidades de atendimento da Assistência Social afim de melhorar a qualidade de trabalho dos servidores e melhorar o atendimento à população. Reorganizar administrativamente a Secretaria de acordo com as orientações legais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e implantar serviços de vigilância socioassistencial do SUAS. Reformar o Lar das Crianças com a finalidade de adequar os espaços e abrigar na mesma área – porém, em espaços separados – a Casa Lar do Adolescente. Adquirir veículos para atendimento do CREAS e abordagem social. Acompanhar o desenvolvimento infantil de crianças cadastradas através do programa Criança Feliz. Ofertar novas modalidades de atividades no Programa Conviver, visando melhorar a qualidade de vida dos idosos atendidos pelo programa. Concluir a construção da quadra poliesportiva do Conviver para a prática esportiva dos idosos e para que não seja mais necessário que eles se desloquem para fazer esse tipo de atividade em outros pontos da cidade, de forma a trazer mais comodidade. Manter as parcerias com entidades não governamentais para ampliar o atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade. Ampliar o Projeto Segunda Chance, oportunizando que mais reeducandos da Cadeia Pública de Primavera do Leste tenham a possibilidade de serem reinseridos na sociedade através do emprego. Reorganizar as equipes volantes para atendimentos continuados aos bairros distantes de CRAS e zona rural. Adaptar o programa de desconstrução da violência doméstica de acordo com os protocolos da pandemia. Implantar canal de denúncia para casos de violência doméstica. Desenvolver campanhas preventivas de enfrentamento a violações de direitos.

Ampliar atividades com as crianças, adolescentes e idosos no serviço de convivência em parceria com as secretarias de esporte e Cultura. Trabalhar para a erradicação da extrema pobreza informada pelo censo 2010, através da inclusão no Cadastro Único e acesso a programas de transferência de renda, estaduais e federais. Implantar programa de qualificação profissional de adolescente aprendiz, acima de 14 anos. Fortalecer as ações de combate ao trabalho infantil informado pelo diagnóstico do município e relatórios do Ministério Público do Trabalho. Ampliar o acesso ao cadastro único, visando inclusão aos serviços e benefícios assistenciais e políticas públicas dos indivíduos e famílias com até meio salário mínimo de renda per capta ou renda familiar de até três salários mínimos.

2.1 Segurança Alimentar

Manter os serviços e benefícios da Cozinha Comunitária, Padaria Municipal, mini usina de leite de soja. Implantar o Programa Sacolão Solidário, através da concessão de sacolão de alimentos, contendo itens de alimentação, produzidos nas hortas municipais do Albergue Municipal e CRAS Mabília extensão, produtos da agricultura familiar, doações de empresas e empresários, campanhas e outras formas de captação. Arrecadar alimentos para distribuição na Campanha Natal dos Sonhos.

2.2 Cidadania

Realizar, anualmente, o Casamento Comunitário, visando o acesso ao direito a documentação civil e vivenciar experiências que fortaleçam os vínculos familiares e comunitários. Realizar eventos intergeracionais para grupos de idosos do Programa Conviver, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, entre outros. Promover eventos, atividades e experiências que contribuem para a construção de projetos individuais e coletivos, desenvolvimento da autoestima,

autonomia e sustentabilidade das crianças, adolescentes, idosos, e famílias em vulnerabilidade. Promover campanhas educacionais de prevenção às drogas. Garantir a realização das conferências municipais de políticas públicas vinculadas à Secretaria de Assistência Social. Fortalecer os conselhos de direitos. Implantar o Projeto Cabide Solidário, com objetivo de promover a autoestima e a valorização das famílias vulneráveis, através de doações de roupas, sapatos, móveis, utensílios, materiais de construção, por meio de campanhas e doações empresariais. Realizar campanha para captação de recursos para os fundos da criança e adolescente e fundo dos idosos. Implantar a Central de Recebimento de Doações, visando centralizar as doações recebidas dos mais diversos segmentos, com destinação as famílias mais vulneráveis. Continuar atuando de forma integrada com as demais secretarias municipais através do Projeto Eu Amo Meu Bairro, visando atender as necessidades da população em cada bairro, segundo suas prioridades.

2.3 Habitação

Captar parcerias para ampliar programas habitacionais governamentais de interesse social. Concluir a construção das casas destinadas aos moradores retirados das margens da BR-070 e outros públicos prioritários. Captar recursos do programa Casa Verde e Amarela do Ministério de Desenvolvimento Regional, para construção de moradias, visando reduzir o déficit habitacional e facilitar o acesso da população a uma moradia digna. Encaminhar proposta para alteração de legislação para recriação das zonas de interesse social. Realizar diagnóstico dos vazios urbanos de áreas institucionais, visando criar programas que facilitem a aquisição da casa própria, lotes urbanos e de materiais de construção.

Definir plano de intervenção urbana dos seguintes assentamentos precários: Rua D, do Bairro São José; Bairro Gnoato; Encostas do Bairro Pioneiro; final da Avenida Ângelo Ravanelo. Implantar a Coordenadoria de Regularização Fundiária. Concluir regularização fundiária das áreas regularizadas: quadra 80-A, 82 e 84 do Parque Eldorado; Vila Popular; ; Parminha; e demais áreas previstas no Plano Municipal de Regularização Fundiária.

2.4 Qualificação, Emprego e Renda

Ampliar a oferta de cursos de qualificação e capacitação profissional, como o Qualifica Primavera – Sistema S, para promover oportunidades aos jovens e trabalhadores em busca de colocação e ou recolocação no mercado de trabalho. Fomentar o empreendedorismo nas atividades de grupo dos CRAS e CREAS, visando difundir e fomentar atitudes empreendedoras e acesso a emprego e renda. Criação do Programa Rede de Oportunidades (parceria com a rede pública e privada para inserção no mercado de trabalho de pessoas qualificadas nos cursos oferecidos pela SAS). Qualificar servidores visando melhorar qualidade no atendimento. Ofertar cursos para moradores da zona rural. Implantar sistema de capacitação de vagas nas empresas locais para serem divulgadas pelo Snie e as unidades de CRAS e CREAS. Incentivar a empregabilidade por parte das empresas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

3 EDUCAÇÃO

3.1 Gestão Educacional

Divulgar as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação e pelas escolas através das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Acompanhar e monitorar o Plano de Ações Articuladas (PAR).

Monitorar e avaliar as ações executadas pelas Unidades Escolares.

Organizar e registrar as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação com vistas a execução do Plano Anual.

Coordenar e acompanhar o processo de atualização do PPP e Regimento Escolar das unidades de Ensino da Rede Municipal.

Implantar Programa de prevenção e combate à exclusão escolar na rede municipal de ensino, em parceria com as demais Secretarias Municipais e outras instituições.

Implantar e implementar o Programa de Inovação Educação Conectada, com a aquisição de materiais tecnológicos para melhoria da qualidade de Ensino.

Implementar o atendimento educacional especializado (AEE) para todos os alunos público-alvo da educação especial matriculados na rede municipal de ensino, disponibilizando equipe de profissionais de apoio (intérpretes, ledores e cuidadoras) em cada escola de acordo com a necessidade.

Fortalecer a gestão democrática, por meio das eleições diretas dos gestores, conforme prevê a Lei Complementar Municipal nº 147/2015.

Garantir o fortalecimento da atuação das instâncias colegiadas e da comunidade escolar nos espaços educativos como forma de garantir a participação e o controle social.

3.2 Formação de Profissionais da Educação

Implementar o Programa de Formação Continuada para todos os profissionais da educação da rede municipal.

3.3 Práticas Pedagógicas e Avaliação de Aprendizagem

Orientar a organização e desenvolvimento da prática pedagógica.

Implementar projeto de intervenção pedagógica para atender aos alunos de 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental.

Consolidar a educação escolar no campo a partir da articulação entre os ambientes escolares e comunitários, de forma a garantir o desenvolvimento sustentável e a preservação da identidade cultural.

Implantar e implementar o Projeto Municipal de Alfabetização, disponibilizando um professor Pedagogo por turno para atuar no projeto de assessoramento Pedagógico.

Ampliar o tempo de permanência dos alunos na escola por meio de atividades de acompanhamento pedagógico e multidisciplinares, inclusive culturais e esportivas.

Avançar na ampliação e manutenção do acervo literário e de materiais de psicomotricidade disponíveis aos alunos da rede municipal de ensino.

Criar Programa de erradicação do analfabetismo adulto.

3.4 Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos

Prover equipamentos e recursos tecnológicos digitais para a utilização pedagógica no ambiente escolar a todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, com a reestruturação dos laboratórios de informática e kits multimídia nas unidades escolares da Rede Pública Municipal; e reestruturar as bibliotecas escolares com adequação do espaço físico, bem como com aquisição de acervo bibliográfico.

Realizar construção/ampliação e/ou adequação das escolas públicas: construção da nova sede da EMEF São José; finalização da construção da nova sede da EMEI Ercolino Costa, no Buritis; finalização da construção da nova sede da EMEI Mundo Encantado, no Guterres; e finalização da obra pró- infância localizada no Jardim Luciana.

Adquirir equipamentos, visando a expansão e a melhoria da estrutura física das escolas da rede pública municipal, considerando quantidade, qualidade e acessibilidade.

4 ESPORTE

Implantação do programa Luz para o Esporte, que consiste na revitalização e instalação de iluminação moderna e de qualidade em todos os equipamentos públicos destinados ao esporte, afim de garantir a prática esportiva no período noturno.

Implantação do Programa Basquete na Rua, que tem como objetivo a instalação de tabelas de basquete nos espaços desportivos e públicos dos bairros, sendo mais uma opção de modalidade para o lazer da população, além de estimular o gosto, popularizar a modalidade, e fomentar o surgimento de novos atletas para a prática do basquete 3x3, basquete de rua e basquete olímpico.

Implantação do Programa Bem Viver Servidor, que permitirá aos servidores momentos contínuos de lazer, esporte e saúde, através de oficinas diárias para o estímulo da prática esportiva, por meio da contratação de professores de educação física, personais trainers e treinadores físicos, fomentando, assim, a sustentabilidade do esporte.

Reforma da Praça Emiliano Luchese, localizada na Avenida Florianópolis, que será resinificada, recebendo alambrados, quadra de futebol de areia, quadra de vôlei de praia, academia da terceira Idade, parquinho e iluminação.

Reforma da Praça Angelo di Domênico, localizada entre os bairros Tancredo Neves e Bairro Gnoato, com uma quadra de vôlei de praia de medidas oficiais, quadra de basquete 3x3, pintura na quadra, troca das traves, alambrados e iluminação.

Reforma no Complexo Esportivo Adão Donin, localizado na Avenida Primavera, no Primavera II. Será ampliada sua área de lazer para realização de eventos esportivos e culturais, construída quadra de vôlei de praia, quadra de futebol de areia, duas quadras de Beach Tênis e também quadra de basquete 3x3. Todos os espaços terão iluminação adequada. Também serão reformadas as academia da terceira idade e academia da primeira infância, além do total fechamento com alambrados e portões para a preservação dos equipamentos e segurança aos usuários do complexo.

Reforma do Estádio ―O Cerradão‖, localizado na Rua do Hangares, que será contemplado com a troca dos refletores para LED, reformas dos vestiários, modernização no sistema de irrigação, ampliação e cobertura dos bancos de reservas, construção de rampas de acessibilidade, reforma das arquibancadas, reforma da cabine de imprensa e camarotes e construção de estacionamento para carros e motos.

Investimento no miniestádio ―O Pianão‖, localizado na Rua Olivério Porta, que receberá a construção de vestiários e sala de arbitragem, modernização no sistema de irrigação, construção de bancos de reservas coberto e troca do gramado.

Ampliar o projeto Craques do Manhã afim de atender mais crianças e adolescentes, além de reformular com o intuito de implantar novas modalidades, tais como natação, beach tennis, atletismo, rugby e taekwondo.

Implantação do Centro Primaverense de Artes Marciais e Lutas. As artes marciais e lutas em Primavera do Leste merecem total atenção. Os atletas do judô, capoeira, kickboxing, karatê, jiu jitsu, entre outras, possuem excelentes resultados nas competições estaduais e nacionais e merecem esse espaço planejado para o rendimento e preparação de competições.

Construção de pista de caminhada, campo society e quadra de vôlei de areia no Bairro Buritis.

Construção de campo society e quadra de vôlei de areia no Jardim Veneza.

Construção de quadra de squash, três quadras de futebol, tennis e society no Lago Municipal.

Ampliação do Complexo Esportivo Leonardo Werner. O recém revitalizado complexo Leonardo Werner no Castelândia, receberá a construção de uma quadra poliesportiva coberta, além de receber a infraestrutura do programa basquete na rua, com a instalação de tabelas de basquete para a prática e fomento ao basquete 3x3, basquete de rua e basquete olímpico.

Ampliação da Praça Esportiva do Bairro Guterres. A praça que conta hoje com uma quadra de futebol de areia, receberá mais um quadra de areia para a prática dos esportes vôlei de praia, beach tennis e futevôlei. A praça também irá receber a infraestrutura do Programa Basquete na Rua, com a instalação de tabelas de basquete para a prática e fomento ao basquete 3x3, basquete de rua e basquete olímpico.

4.1 Fomento a Sustentabilidade do Esporte

Criação e execução do Plano Municipal do Esporte, para elencar metas e diagnosticar as principais fragilidades no esporte e corrigi-las coletivamente.

Criação da Lei de incentivo ao atleta das seleções, que permitirá o aporte financeiro aos atletas e técnicos que representarem o município de Primavera do Leste nas competições oficias pelas seleções esportivas primaverenses.

Criação da praça de alimentação do Complexo multiuso do Ginásio Pianão.

Estímulo ao Fundo Municipal do Esporte, através de campanhas para doação de recursos através de dedução de impostos de renda por pessoas físicas e jurídicas de Primavera do Leste.

Lançamento de editais de fomento as associações, OSC’s e Ong’s que trabalhem com o esporte como forma de prevenção e combate à vulnerabilidade social.

Ampliação do Credenciamento de oficinas esportivas, possibilitando o surgimento de novas modalidades esportivas para treinamentos no projeto Craques do Amanhã nos mais diversos polos da cidade e o fomento de profissionais da educação física serem subsidiados com apoio da Prefeitura Municipal.

Execução do Projeto de lei que permite venda de espaços publicitários nos espaços esportivos, possibilitando retorno financeiro direto para o Fundo Municipal do Esporte.

5 TRÂNSITO

Primavera do Leste cresce de uma forma desenfreada. Com uma das maiores frotas de veículos do Brasil é necessário políticas públicas adequadas para viabilizar a trafegabilidade tanto de veículos como também de pedestres e ciclistas. Por isso esse Plano de Governo prevê a aplicação do Plano de Mobilidade Urbana, além das seguintes ações para essa área:

Instalação de placas toponímicas (identificação de ruas) em 100% da cidade.

Instalação de Placas de regulamentação e sinalização horizontal (faixas e lombadas) em 100% da cidade.

Ampliar o número de ciclovias na cidade, interligando as regiões, como por exemplo na Avenida São Paulo, Avenida Cuiabá, Avenida Campo Grande, Avenida Eldevir Viécili (que liga o Primavera III ao Tuiuiú), Rua Olivério Porta,

Avenida Porto Alegre, Avenida Luciana, Avenida Pupunha, Avenida Carnaúba, e Avenida Ângelo Ravanello.

Instalação de semáforo nos principais cruzamentos e de maiores fluxos de veículos, para reorganizar o tráfico de veículos na região central da cidade.

6 INFRAESTRUTURA

Um dos compromissos da administração será a manutenção dos espaços públicos e a construção de novas praças para o lazer da população, como por exemplo, a construção da Praça do Bela Vista, construção da praça do Jardim Veneza, construção da praça do Buritis, construção da praça do Padre Onesto Costa, construção da praça do Primavera II, aos fundos da Todimo, revitalização da praça do Pioneiro e conclusão das obras da Orla do Lago Municipal.

Ampliação do projeto Mais Pontes, continuando a construção de pontes de concreto em substituição às pontes de madeira que requer manutenção frequente e mais gasto aos cofres públicos, visando, também, melhorar o escoamento da safra que é o principal pilar que sustenta a economia do município.

Aquisição de mais caminhões e maquinários para aprimorar a frota da Secretaria de Obras e, assim, atender com mais celeridade as demandas da cidade e do interior do município, de forma que as ruas e estradas se mantenham em perfeitas condições de trafegabilidade.

Duplicação do asfaltamento da Avenida das Torres, que liga os bairros Buritis ao Sindicato Rural, visando mais segurança aos motoristas que trafegam no local.

Na área de iluminação pública, será feito a modernização e substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, através do projeto Luzes para o Futuro, criado em 2019, nas principais vias e praças da cidade, proporcionando melhor visibilidade e mais segurança aos munícipes. Inclusive,

instalaremos iluminação na Avenida das Torres, que hoje é totalmente escura no período noturno.

Iluminação do trevo de acesso a Poxoréu.

Duplicação da Avenida que liga o Primavera III ao Tuiuiú.

Ampliar a Rede Esgoto para atender todos os bairros em atenção a Região que compreende o Grande Castelândia e Pioneiro.

Obra de interligação do bairro Castelândia com a área central, através de abertura do viaduto da BR-070.

Instalação de iluminação na BR-070, sentido Barra do Garças.

Prolongamento da Avenida Olivério Porta, até o trevo da MT-130, e acesso a Vila União.

7 AGRICULTURA

7.1 Infraestrutura

Construção de uma sala de reuniões na Feira da APRHOLESTE, situada na Rua Olivério Porta, 796, Centro Leste. Esta ação visa melhorar as condições de espaço, acomodações, acessibilidade e bem-estar para realização de reuniões entre os feirantes e também entre os feirantes e a prefeitura, bancos, cooperativas de crédito e a realização eventos que requerem ambiente apropriado.

Construção de bancas (Box) na feira ASFEGRAMP, situadas na Avenida Calilfórnia, 1155, Bairro Primavera III. Esta ação servirá para melhorar a organização interna da feira, padronização do ambiente, acessibilidade individual de água e energia elétrica e delimitações de área de cada feirante.

Buscar parcerias para instalação de energia fotovoltaica nas duas feiras municipais, buscando sempre a economia do dinheiro público.

Construção de um poço artesiano no assentamento São Gabriel – PA 070, situado na Rodovia MT 130, sentido , km 76, Esquerda + 25 km. Em parceria com a FUNASA a Prefeitura realizará obras de acessibilidade à água como: cercamento, pavimentação, suporte para caixas d´agua, fornecimento dos reservatórios de águas, canos, clorador e bomba para captação de água. Esta obra fomentará, além do aumento de produção e renda dos assentados, o acesso a mais água pela comunidade do PA 070.

Buscar parceria junto ao INCRA para a regularização fundiária definitiva do PA-070. Execução de georreferenciamento e vistoria técnica ocupacional de cada lote.

Aquisição de um equipamento para despolpagem de frutas, situada na Avenida , esquina com a Avenida Florianópolis. O fomento desta obra com a aquisição de uma despolpadeira de frutas servirá para incentivar a produção de frutas na região para que se aumente a produção e a renda do agricultor, agregando valor no seu produto. O objetivo é estimular o pequeno produtor através de programas de produção agrícola sustentável.

7.2 Programas de Incentivo à Agricultura Sustentável

Manter a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente atuante nas assistências técnicas aos pequenos produtores da agricultura familiar como vem fazendo ao longo das gestões.

Fomento para o pequeno produtor familiar obter sua produção com o objetivo de melhorar a qualidade. O programa entregará adubo orgânico para fertilização de suas hortas e o produtor, assim, ter uma contrapartida de retribuir com a produção obtida o equivalente ao adubo fornecido.

Incentivar a produção de frutas na região, como: o assentamento São Gabriel e os pequenos produtores familiares, visando atender o mercado local, assim como o fornecimento de frutas para indústrias do ramo que devem se instalar no município.

Incentivar a formação de uma bacia leiteira na região, para atender as indústrias de sorvetes e de laticínio. Pretende-se fazer levantamento de mercado do potencial de colocação do leite, prospectar os pecuaristas com intenção de aumento, melhoria e os que desejam entrar na atividade para se determinar o estabelecimento da bacia leiteira.

Através de convênios com entidades educacionais, como: Sebrae, Senar e outros, oferecer a comunidade cursos de capacitação técnica e, principalmente, de gestão de agronegócio. É importante que o produtor se manter atualizado com as novas tecnologias do mercado, por esse motivo, é necessário a capacitação.

Proporcionar aos pequenos produtores, devidamente cadastrados em associações ou cooperativas, o acesso aos serviços de gradeação, encanteradeira, roçadeira e construção e limpeza de tanques de peixe. O incentivo dessa ação é aqueles que não possuem condições de ter seu maquinário próprio serem atendidos para que possam obter algum tipo de produção.

8 MEIO AMBIENTE

Construir ecopontos conforme a demanda crescente de descarte de recicláveis que ocorra nos bairros do município. Esta ação vai possibilitar a concentração dos resíduos em determinados pontos da cidade, facilitando o trabalho da cooperativa de catadores e evitando que todo este material vá para o meio ambiente.

Ação de construir os alambrados nas regiões de área de preservação permanente que circunda o município, para que estas fiquem protegidas das invasões humanas e descarte de lixo, seguindo assim toda a legislação pertinente.

Procurar parceria privada para em conjunto possa manter um manejo adequado de um viveiro. Com mais espécies, com diferenciação de tamanho,

para atender toda a demanda da cidade de Primavera do Leste no plantio de avenidas, parques, APPs e, inclusive, fornecer à população.

Implementar a execução da Carta Geotécnica na cidade, para fins de cumprimento de TAC (termo de ajuste de conduta) junto ao Ministério Público.

Implementar estudos para execução de obras que possam vir a extinguir as erosões oriundas das áreas de drenagem pluvial.

Ação para melhorar a qualidade de serviços de coleta da cooperlimp, com aquisição de veículos para recolhimento de material reciclagem.

Manter quadro de servidores do Meio Ambiente atuante no que se refere a fiscalização de descarte de lixo irregular, queimadas urbanas, descuidos com animais, irregularidades com empresas não licenciadas e liberação de licenças ambientais.

Fomentar campanhas publicitárias para conscientização a proteção do meio ambiente. Palestras escolares para ensinamento de crianças. Prestigiar das comemorativas ao meio ambiente.

Criar junto ao Corpo de Bombeiros brigadas contra incêndios que ocorrem na época de inverno, estação seca. Instruir brigadistas voluntários para o combate ao fogo, tanto na região urbana como a rural, com veículos e todo o aparato necessário.

Criação de aterro controlado dentro das normas ambientais exigidas pelo governo federal.

9 CULTURA

Criação da Rede de Bibliotecas em Primavera do Leste. A Rede de Bibliotecas permitirá uma conexão entre a Biblioteca Modelo do Primavera III, A Biblioteca Para Crianças Grandes e Pequenas Carlos Drummond de Andrade da praça Central, as oito bibliotecas contêineres espalhadas pela zona urbana

e rural e todas as bibliotecas escolares, possibilitando ações de expansão e desenvolvimento das políticas de bibliotecas, livro, leitura e literatura.

Ampliação e readequação da Biblioteca do Lago Municipal. O projeto visa ampliar o contêiner existente possibilitando a criação de um espaço de convivência para a família. Além do empréstimo de livros, ofertar jogos, narração de histórias, oficinas artísticas e demais ações que trabalhem socialização intergeracional e a valorização do livro, leitura e literatura.

Festival de Narração de História. Festival que irá circular por toda a rede de bibliotecas do município com agendamento escolar das instituições públicas de Ensino.

Abertura de Centro Cultural no Bairro Primavera III e Arremediações. Espaço na comunidade do Primavera III para atender moradores das regiões: Buritis, Padre Onesto Costa e Primavera III com aulas gratuitas de Teatro, Música, Dança, Capoeira, Culturas Urbanas e demais atividades artistas. A ideia é que os familiares tenham um equipamento cultural próximo que garanta o acesso da população e que esteja aberto para contribuir com toda a comunidade.

Construção de Concha Acústica no Bairro Guterrez. Essa ação permitirá que o Bairro Guterrez, Araras e Tuiuiú receba atividades artísticas de maneira recorrente em espaço adequado e, além disso, atividades de saúde como a ―Aula de Ritmos‖ que será gratuita para toda a população que deseja fazer atividade física e, muitas vezes, não tem condições de investir em um espaço privado.

Criação do Curso Técnico de Guia Turístico e Lançamento do Voucher para acesso aos pontos turísticos aliando-os com as Festividades do Município. Primavera do Leste caminha para que seus eventos e atividades econômicas, como semanas de campo, sejam coordenados com a possibilidade de visitação aos espaços turísticos da cidade com aplicação de voucher, o que fortalecerá tanto o comércio gastronômico e hoteleiro, como também possibilitará a geração de emprego e renda e diversificação na economia local.

Criação da Feira Literária no Lago Municipal com circulação de produções por todos os bairros, com ações de música, dança, narração de histórias, rap e demais ações de fortalecimento do livro, leitura e literatura tendo com sede o Lago Municipal, mas com atividades em vários bairros do município levando a potência de transformação através da leitura as mais diversas comunidades, seja da zona urbana ou zona rural.

Criar Escola de Circo em Primavera do Leste. Montar a Lona do Circo e ofertar oficinas gratuitas para crianças, adolescentes, adultos e idosos com ações de mágica, malabares, tecido acrobático, lira e demais atividades realizadas no circo.

Implementar as políticas de Acessibilidade em todos os espaços culturais do município. Para que Primavera do Leste seja um município de todos é necessário que os prédios públicos da cultura também sejam acessíveis para todos. Muitas coisas já foram feitas, mas é importante verticalizar as ações. Assim, as bibliotecas deverão ser equipadas com material para pessoas com baixa visão, cegos, surdos, cadeirantes ou dificuldade de mobilidade. Teatro Municipal, Escola de Música e Dança implementarão políticas que sejam acessíveis para pessoas que necessitam de cuidados especiais.

Criar Festival destinado à Cultura Digital. O mundo abraçou a tecnologia e os adolescente e jovens estão cada vez mais conectados. Profissões do futuro surgem é importante colocar Primavera do Leste em diálogo com essas atividades que já são realidade no mercado mundial: Ações ligadas a jogos para vídeo game e computadores, marketing digital, criação de conteúdo, cultura pop e cultura geek são o fio condutor dessa ação.

Feira Gastronômica e de Artesanato. A Economia Criativa gera renda para muitas famílias em Primavera do Leste e uma Feira destinada a esses profissionais é urgente porque fomentará o empreendedorismo comércio local, além de garantia de mais uma ação que impactará na qualidade de vida dos primaverenses.

Trazer para Primavera graduações nas Áreas Artísticas. Primavera do Leste é modelo nacional nas políticas de cultura e anseio para cursos na área

das Artes da Cena, Dança, Música, Artes Visuais. E meu governo estará determinado em trazer esses cursos nas áreas das artes para o município.

Lançar Edital de Artes Visuais para exposições no Salão das Águas. As Artes Visuais (pintura, desenho, design, grafiti, fotografia, vídeo-arte) terão edital anual permanente, fomentando os artistas a criarem e a exporem no Salão das Águas que fica em frente ao lago municipal, proporcionando o fortalecimento do seguimento e de uma das únicas salas de exposição localizadas no interior de Mato Grosso.

Lançamento de Edital Municipal para Publicação de Livros, ação voltada para publicação de livro de autores primaverenses. Realizando o sonho de muitas pessoas que escreveram seus livros e ainda não conseguiram publicar.

Ampliação do Festival de Culturas Urbanas com ações voltadas para o Patins, Skate, Bicicleta, Basquete de Rua, Rap, desafio de Rima, DJ, batalha de BBoy e Bgirl, Festival de Grafiti e demais atividades desses artistas que fortalecem grandemente as atividades artísticas do município.

Fomento às atividades criativas, apoiar ações criadas por coletivos, como a Batalha de Rimas da Pista de Skate que impactem na cultura local, garantam o acesso universal e/ou no fomento do emprego e geração de renda na área da cultura.

Manutenção e Ampliação das Escolas de Dança, Música, Teatro e Cultura Tradicional. Somando as três escolas, são mais de 1.700 alunos por semestre regularmente, além dos atendimentos relacionados às atividades de férias.

9.1 Manutenção e Ampliação dos Seguintes Festivais Tradicionais:

Festival Velha Joana (Festival Nacional de Teatro que tem público de 10.000 pessoas e conta com mais de 500 artistas e técnicos em cada edição. Principal Festival das Artes da Cena de Mato Grosso e maior em número de participantes);

Festival Prima Canta (Festival para compositores e intérpretes, crianças e adultos, realizado juntamente com a feira gastronômica, é um dos principais festivais de música de Mato Grosso); Festival Manoel de Barros de Poesia – Antigo Festival Castro Alves de Poesia (Festival para escritores e declamadores que visa o fortalecimento da leitura e escrita de poemas em Primavera do Leste. Tem a participação de todas as escolas do município); Primafolia (Carnaval organizado com a ajuda da iniciativa privada em local fechado e com a valorização de ações como gincana dos blocos, desfile e matinê para as crianças); Festival de Dança – Tema Cinema (Tradicional Festival de Dança que dialoga com as grandes trilhas e histórias do cinema brasileiro, latino- americano e mundial que conta com a participação de mais de 500 bailarinos e lota o ginásio de esportes pianão em suas duas noites de atividade); Aniversário da Cidade (Atividades artísticas nacionais e municipais em diálogo com inaugurações de obras e desfile cívico); Natal dos Sonhos (Dez noites de apresentações dedicadas a toda família com atendimento do Papai Noel e a cidade do natal especialmente adornada e iluminada funcionando como atrativo turístico e espaço de convivência para a população; Reveillon dos Sonhos (Ação de confraternização das famílias primaverenses com a tradicional queima de fogos que recebe cerca de 25 mil pessoas entre moradores locais e turistas; Cinema Itinerante (Além das Sessões no Lago Municipal, a circulação do cinema pelos bairros levando o audiovisual nos quatro cantos da cidade); Por do sol com MPB (Ação semanal realizada no Lago Municipal para o fortalecimento do artista local todos os domingos); Bailinho da Pista (Ação dedicada à Terceira Idade que hoje se configura como uma das mais longínquas ações continuadas, que acontece semanalmente, do Estado de Mato Grosso; Circuito do Rock (Ação dedicada ao público do Rock nas suas mais diversificadas vertentes que acontece mensalmente para o fortalecimento das bandas locais em diálogo com bandas de outras cidades);

Fetran – Festival Estudantil Temático de Educação para o Trânsito (Primavera melhorou muito na educação para o trânsito e podemos melhorar ainda mais, nada como investir na base e o Fetran trabalho com os alunos, através do teatro, práticas de educação para o trânsito. É um projeto da Polícia Rodoviária Federal em parceria com a Seduc e a Prefeitura de Primavera do Leste);

10 INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Orientar empresários, auxiliar empresas instaladas ou que venham a se instalar no município e qualificar colaboradores por meio de cursos de preparação com o objetivo de abrir oportunidades de trabalho e aperfeiçoamento.

Buscar convênio com a FIEMT, IFMT e UNIC para assessorar a secretaria na elaboração Centro de Informações de Primavera do Leste, um órgão responsável por elaborar e manter permanentemente atualizado o material promocional de divulgação do Município, suas potencialidades e incentivos.

Mapear o perfil das empresas que desejam se instalarem em Primavera do Leste, de acordo com a vocação da cidade, das características e potencialidades local e regional.

Fomentar os pequenos negócios, criando políticas e estratégias locais, em sintonia com políticas e estratégias do Estado e do País, como forma de contribuir para o desenvolvimento econômico.

Criar oportunidades de trabalho e renda, visando a inclusão econômica, tirando as pessoas da informalidade (orientando e formalizando novos MEIs).

Revitalizar e modernizar o Distrito Industrial José de Alencar.

Apoiar a ampliação Distrito Industrial e do Distrito de Comércio e Serviços.

Rever legislação de incentivos fiscais e financeiros em vigor, adequando-a as necessidades locais.

Incentivar e valorizar os produtos e empreendimentos locais, estimulando o surgimento de novos empresários.

Criar mecanismos de apoio aos micro e pequenas empresas do município, incentivando ao desenvolvimento de atividades complementares de inclusão nas cadeias produtivas do município (agronegócio e indústria) para desenvolvimento econômico e geração de trabalho e renda.

Desenvolver ações conjuntas com órgãos e entidades públicas e privadas, visando atrair novos empreendimentos empresariais, capazes de gerar empregos e promover o desenvolvimento do município.

Incentivar empreendimentos de baixo impacto ambiental e alto potencial para geração de trabalho e renda.

Priorizar a absorção de mão de obra local e regional.

Implantar a cultura empreendedora nas escolas municipais através de programas de empreendedorismo (Programas: Município empreendedor, inovação e negócios, cidadão empreendedor, jovem empreendedor, empreender na cidade, geração de renda para a agricultura familiar).

Divulgar e informar as parcerias para obtenção de créditos empresarial (DesenvolveMT e outros).

Ampliar o número de empresas abertas e formalizadas.

Incentivar e fomentar a participação das micro e pequenas empresas do município nas compras governamentais.

Ampliar e fomentar a competitividade e a expansão do mercado.

Divulgar as empresas e indústrias locais em Feiras e Exposições de Negócios Regionais e Nacionais.

Ampliação do distrito Adivino Castelli para continuar o projeto de trazer mais indústrias para Primavera do Leste.

11 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

A continuidade em ações que visam o desenvolvimento econômico do município será um dos principais focos da gestão. Primavera do Leste encontra-se em um bom cenário a nível estadual e nacional no que se refere a geração de emprego e renda, e para que a cidade continue crescendo, serão desenvolvidas políticas públicas de fomento a industrialização para tornar o município cada vez mais um atrativo para instalação de empresas.

Conclusão da Revisão do Plano Diretor Participativo.

Criação do plano Municipal de Desenvolvimento Econômico que possibilitará por em prática as ações aqui mencionadas.

Pesquisa e Inovação - Incentivo a pesquisas nas instituições de nível superior e escolas; implantação do Parque Tecnológico; incentivo para a formação de incubadoras de base tecnológica, industrial, serviços e artesanato.

Comunicação e Eventos - Incrementar o processo de divulgação em todo território de Primavera do Leste, demonstrando as suas potencialidades; divulgar para o empresariado local o calendário de eventos e feiras; incentivar a participação das empresas em feiras e missões. Realização de Mostras Industriais, Festivais Gastronômicos e Workshops de Inovação e Tecnologia.

Fabricado em Primavera do Leste – Desenvolver campanhas para que as empresas divulguem suas marcas e os produtos feitos em Primavera do Leste. Criação de Selo para produtos da Agricultura Familiar, orgânicos e artesanais.

Qualificação do Trabalhador - Ampliar o número de estagiários universitários para a atuação nos projetos e programas da administração

pública municipal. Promover cursos de qualificação mediante convênio com SENAC, SENAI e SEBRAE.

Desenvolvimento do Sociativismo- Apoiar a qualificação das Associações de Moradores e outras instituições sociais, visando o fortalecimento do tecido social; incrementar a participação dos diversos conselhos na gestão municipal; incentivar o cooperativismo de trabalhadores.

Desenvolvimento do Setor Econômico - Fomento ao Sistema Produtivo com o mapeamento e diagnóstico situacional da Cadeia Produtiva; incentivar a formação de centros de excelência voltados às necessidades das empresas dos respectivos setores (Qualifica Primavera).

Turismo Empresarial – Implantar o Programa de Turismo Empresarial, com visitas às sedes de empresas locais apoiando tanto o desenvolvimento tecnológico como ações integradas das escolas e das universidades, na condução de seus processos de educação e aprendizagem.

Geração de Renda e Associativismo Rural - Apoiar a diversificação da renda no meio rural através de programas de agregação de valor, integração vertical e horizontal. Desenvolver ações que promovam a educação associativista continuada; a organização interna das associações; a capacitação dos associados.

11.1 Aeroporto Municipal, Incubadora de Empresas e Polo Aeronáutico e Parque Tecnológico

Homologação do aeródromo.

Reforma e ampliação da estação de passageiros e administração do Aeroporto Municipal.

Ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves, novo acesso à estação de passageiros e estacionamento de veículos dos usuários.

Construção do prédio da Incubadora de Empresas Tecnológicas para ser um ambiente para desenvolvimento da atividade empreendedora por parte de estudantes e profissionais liberais de Primavera do Leste em projetos de Inovação Tecnológica em Produtos e Processos.

Ampliação da a pista de pouso em 350 metros, construção da sub way e ampliação da taxi way.

12 SAÚDE

Construção da Unidade Básica de Saúde do Poncho Verde, para ampliar o atendimento da região. Construção de mais uma Unidade Básica de Saúde no Buritis para ampliar o atendimento na região. Implantação do Projeto Melhor em Casa, para população impossibilitada de deslocamento até uma unidade de saúde. Conclusão das obras do CAPS- Centro de Atenção Psicossocial no Bairro Castelândia, para ampliar atendimento da população referenciada pelas demais unidades de Saúde. Construção da Lavanderia na UPA 24 Horas. Através do programa criado em 2018, Saúde de Cara Nova, serão realizadas as seguintes reformas: reforma e Adequação do CEO - Centro de Especialidades Odontológicas; reforma e Adequação da UCT - Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue; Reforma do Centro de Especialidades Médicas Osvaldo Cruz; reforma e Adequação da Clínica da Mulher; e reforma das unidades: Laboratório Municipal, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, UBS Tuiuiú e ESF IX do Primavera III. Informatização para interligar toda a Rede de Saúde do município. Aquisição de quatro Ambulância Básica para a UPA 24 Horas. Aquisição de uma Ambulância tipo UTI Móvel. Aquisição de veículos para Atenção Básica, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental e Almoxarifado da Saúde. Criar e incentivar grupos de apoio a pessoas com depressão.

Programa de capacitação continuada para profissionais atuantes na saúde visando à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e cânceres comuns. Cursos intensivos para capacitação na atuação dos agentes de saúde e agentes de endemias. Ampliar e fortalecer as ações de prevenção, detecção precoce e tratamento oportuno das Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANTs), das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e da AIDS, assegurando a interseção assistencial entre os pontos de atenção à saúde. Implantação de projeto itinerante de saúde, no Assentamento Novo Progresso. Construção de um abrigo para animais (gatos e cachorro) em situação de abandono.

13 SEGURANÇA PÚBICA

Na área da segurança pública municipal vamos promover a gestão integrada das ações dos setores de segurança (Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Judiciária Civil, Sistema Prisional, além do Conselho Comunitário de Segurança e Gabinete de Gestão Integrada. Com o objetivo de aprimorar o sistema de segurança pública no município de Primavera do Leste, por meio de ações de modernização e ampliação dos sistemas de monitoramento urbano através da instalação de novas câmeras de segurança, instalação de câmeras com leitoras de placas de veículos nas entradas e saídas da cidade, a fim de favorecer o monitoramento de veículos suspeitos de envolvimento em crimes, qualificação e interação das forças de segurança, garantindo os direitos humanos e a prevenção e combate da violência e do crime. Implantação da Lei da Atividade Delegada. Através desta será possível aumentar significativamente o efetivo das forças de segurança através da gratificação por desempenho de atividade delegada, onde os agentes públicos Estaduais lotados na Secretaria Estadual de Segurança Pública poderão

exercer atividades municipais delegadas por meio de convenio entre o ente Municipal e Estadual.

14 ADMINISTRAÇÃO

Valorização do Servidor Público Municipal, com capacitação nas áreas específicas. Dar transparência aos atos públicos com ampla divulgação à comunidade. Aprimoramento no controle nos gastos públicos e zelo pelos bens móveis e imóveis do município. Criação de uma administração que busque construir o crescimento e escute as sugestões das pessoas. Formar parcerias e/ou convênios com as entidades representativas do município. Oportunizar a realização de cursos de capacitação e qualificação através do Senar, Sebrae, TCE e órgãos afins. Aprimoramento da informatização dos setores públicos. Continuar parceria com as Universidades para proporcionar estágios aos estudantes. Dar continuidade aos programas relacionados a saúde dos servidores. Aquisição de veículos para renovação da frota municipal. Construção da nova sede da Prefeitura Municipal. Plano de Cargos e Carreira para todas as Secretarias.

15 TURISMO

15.1 Estrutural

Preparar os principais acessos rodoviários locais com manutenção, se possível pavimentação asfáltica e sinalização padronizada, objetivando melhorar a integração entre os municípios que compõe a Instância rota dos Ipês e das Águas, assim como propiciar um acesso de qualidade ao fluxo advindo de outras regiões, considerando que o município de Primavera do

Leste é limítrofe aos Municípios de Paranatinga, Santo Antônio do Leste, Poxoréu, Dom Aquino, , e Nova Brasilândia. Porta de entrada de fluxos turísticos. Melhoria nos acessos municipais e estradas rurais de forma a prepará- las e mantê-las plenamente operacionais, mesmo nos períodos de chuvas, propiciando acesso confortável e seguro aos atrativos naturais e equipamentos turísticos localizados na zona rural do município de Primavera do Leste. Incentivar melhorias no Terminal Rodoviário Municipal. Melhoria no sistema de comunicações, em especial telefonia pública fixa e telefonia móvel. Melhoria de sistema de ônibus e/ou transporte coletivo municipal. Melhoria nas vias urbanas (pavimentação e circulação), mobilidade Urbana, paisagismo. Programa de Revitalização de Praças e Áreas Verdes. Adequação das Vias e Prédios Públicos à acessibilidade de portadores de deficiências físicas e mobilidade reduzida. Instalação de containers, lixeiras e PDVs nas vias urbanas e locais públicos. Adequação e melhoria dos atrativos naturais locais: furnas mirante no distrito José de Alencar, criar o parque urbano, legislar sobre o Rio das Mortes, Rio Café, Rio Cumbuco, Rio Culuene, Lagoa Azul, Ilha Flutuante, Lago da Barragem e Cascata Azul. Revisão e implantação do Sistema de Sinalização Turística Urbana e Sistema de Sinalização Indicativa, Rodoviária e Turística Rural. Juntar a Casa do Artesanato (CEMOA) no mesmo local do Centro de Apoio ao Turista. Implantação do programa de incentivo à adequação dos empreendimentos turísticos para a acessibilidade de pessoas deficientes e mobilidade reduzida. Sensibilização da Comunidade local quanto à Política Municipal de Turismo. Formação e reciclagem de Guias Locais. Treinamento em recepção e informação turística para profissionais do setor indireto, promovendo cursos de garçons e hotelaria.

Treinamento geral e específico, por área, para os profissionais do setor turístico. Formação de novos profissionais nas diversas áreas do setor turístico. Treinamento em inglês, espanhol e outras línguas para profissionais das diversas atividades turísticas. Sensibilização dos proprietários de imóveis com atrativos naturais potenciais para a atividade turística, criação de passaporte, criar produtos no turismo rural e conexão com a economia criativa e agro industrial. Realização de pesquisas de satisfação e recall junto aos setores locais do turismo.

15.2 Desenvolvimento Turístico da Informação

Atualização sistemática e constante do Inventário da Oferta Turística de Primavera do Leste. Revisão e sistematização do Banco de Imagens Turísticas de Primavera do Leste. Criação do Cadastro Municipal de Empresas e Profissionais do Turismo. Manter dados atualizados de Registro de Hóspedes no município. Pesquisa do Cliente oculto do varejo para avaliar o nível de atendimento e os pontos de melhoria. Revisão e sistematização de pesquisa de demanda genérica e/ou específica por eventos ou oportunidades. Atualização e sistematização das informações na rede mundial de computadores. Disponibilização das informações através do sítio eletrônico (site) oficial de Primavera do Leste na Rede Mundial de Computadores (Internet). E outdoors nos espaços públicos. Sistematizar e consolidar no BD, o inventário Turístico.

15.2 Desenvolvimento Turístico Estratégico

Manutenção e revisão sistemática de modelo de gestão e planejamento para o turismo de Primavera do Leste.

Fortalecimento e gestão integrada da Política Municipal do Turismo, com a Instância Municipal de Governança COMTUR - Conselho Municipal do Turismo. Operacionalização efetiva do Fundo Municipal de Turismo — Funtur, como fonte de investimentos e financiadora de programas e projetos turísticos. Estabelecimento de diretrizes específicas de projetos e programas por modalidades de turismo. Reformulação e consolidação do Calendário Municipal de Eventos. Reformulação da Política Municipal de Apoio ao Artesanato. Implantação da Política Municipal de Valorização do CTG - Centro de Tradições Gaúchas. Revisão de roteiros e inseri-los no contexto global de destino turístico para o mercado e mostrar Primavere para o mundo. Revisão e consolidação das diretrizes de Marketing Turístico do Município de Primavera do Leste.