Laboratórios habilitados pela FUNED para o teste de coronavírus em

A Fundação Ezequiel Dias (FUNED) publicou no dia 02 de abril de 2020 a habilitação de 19 laboratórios aptos a realizarem o diagnóstico para identificação da Covid-19.

Com a ampliação da rede, a FUNED prevê que serão processadas, por dia, 1800 amostras, o que irá subsidiar a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES- MG) para tomada de decisões e o monitoramento efetivo da circulação do vírus.

De acordo com as informações publicadas no site da Fundação, a partir do dia 02 de abril de 2020, os exames também serão realizados nos seguintes locais:

• Viçosa e Rio Paranaíba, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); • Diamantina, pela Universidade Federal do Vale do e Mucuri (UFVJM); • , pela Unimontes; • , pelo Hospital Márcio Cunha, da Fundação São Francisco Xavier; • , pelo Laboratório Santa Lúcia; • Lagoa Santa, pelo Loci Genética Laboratorial; • Pedro Leopoldo, pelo Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa).

Em , além da FUNED, os exames também serão realizados pelos laboratórios da Fundação Hemominas, da FioCruz Minas, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do São Marcos Saúde e Medicina Diagnóstica e do Simile Instituto de Imunologia Aplicada.

O método para a realização dos exames será o RT-PCR, que identifica o material genético, no caso o RNA do vírus presente na amostra. Essa técnica é a indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A FUNED habilitou os laboratórios em duas categorias: parceiros e colaboradores. De acordo com Marluce Oliveira, diretora do Laboratório Central de Saúde Pública da FUNED, os laboratórios parceiros trabalharão de forma integrada com os laboratórios da Fundação, como uma extensão da própria FUNED. Já os laboratórios colaboradores serão responsáveis por todas as fases do exame, desde o recebimento da amostra até a liberação do resultado no sistema.

Em anexo, encaminhamos memorando que apresenta a relação dos laboratórios considerados aptos para compor a REDELAB COVID-19, tanto na qualidade de laboratórios colaboradores quanto na de laboratórios parceiros.

O memorando ressalta que os laboratórios que não encaminharem o Termo de Compromisso da REDELAB COVID-19, assinado e digitalizado, em até dois dias úteis após o envio do referido termo, serão automaticamente desvinculados da rede.

Referências:

• Fundação Ezequiel Dias (FUNED). Disponível em: http://www.funed.mg.gov.br/2020/04/destaque/dezenove-laboratorios-sao-habilitados- para-o-teste-de-coronavirus-em-mg/ . Acesso em 03 de abril de 2020.

• Memorando QDIOM N 0007/2020. Disponível em: http://www.funed.mg.gov.br/wp- content/uploads/2020/04/Memorando-n%C2%B0-007-2020-REDELAB-COVID-19.pdf . Acesso em 03 de abril de 2020.