ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

CÂMARA MUNICIPAL DO NATAL

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº ______/2021

Conceder Título Cidadão Natalense ao Senhor e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DO NATAL:

FAÇO SABER que a Câmara Municipal decreta e eu PROMULGO o seguinte Decreto Legislativo:

Artigo 1º. Fica concedido o Título Cidadão Natalense ao Senhor ITALO FERREIRA.

Artigo 2º. Este Decreto Legislativo, entrará em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.

Sala das Sessões da Câmara Municipal do Natal, Plenário “Vereador ERICOHACKRDT” Palácio Padre Miguelinho, Natal (RN), 27 de Julho de 2021.

End.: Rua Jundiaí, 546 – Tirol, Natal/RN Contato: (84) 3232-8661 / 8813-3000 / 8804-0040 / 8895-0050 E-mail: [email protected] ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

CÂMARA MUNICIPAL DO NATAL

JUSTIFICATIVA

Nascido em Baía Formosa (RN), no dia 6 de maio de 1994, Italo Ferreira está no Championship Tour da (WSL) desde 2015.

Sua paixão pelo surf começou aos 8 anos. De origem humilde, aprendeu a surfar com as pranchas dos primos, mas, muitas vezes – por não ter um equipamento próprio e não conseguir emprestado – usou as tapas das caixas de isopor do pai, Luiz, que vendia peixes em Baía Formosa.

Aos 10, ele ganhou dos vizinhos a sua primeira prancha, e logo venceu a sua primeira competição local. De lá para cá, foram muitas conquistas nacionais e internacionais.

Em 2019, sagrou-se campeão do maior circuito do surf mundial. Venceu a grande final da última etapa, em Pipeline, no Havaí, contra o bicampeão , tornando-se o terceiro brasileiro a conquistar o título.

Também é o primeiro surfista a obter, numa mesma temporada, os títulos da World Surf League e International Association na categoria masculina.

Com a brilhante campanha em 2019, Italo vaga na histórica estreia do surf nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Japão.

Pro Junior

Em 2011, Italo passou a disputar eventos válidos pela Association of Surfing Professionals (ASP) – que em 2015 teve sua nomenclatura alterada para World Surf League (WSL).

Sua primeira final foi no Mormaii Pro Junior, em 2011, quando venceu o capixaba Rafael Teixeira na decisão na praia da Ferrugem, em Garopaba (SC).

No ano seguinte, Italo venceu o Quiksilver Pro Junior na Barra da Tijuca, (RJ), superando o paulista Luan Carvalho na finalíssima, e foi vice-campeão da última etapa, em Imbituba (SC), vencida pelo paulista Geovane Ferreira.

Em seu último ano de Pro Junior (2014), disputou uma final contra o paulista Deivid Silva em Baía Formosa (RN) e acabou ficando em segundo lugar numa batalha eletrizante na praia do Pontal.

Italo conquistou ainda o vice-campeonato mundial da categoria, em Ericeira, , vencido pelo lusitano na praia de Ribeira d´Ilhas.

Qualifying Series

Sua estreia no Qualifying Series – a divisão de acesso do Circuito Mundial – foi em 2009, participando de apenas uma etapa na praia Mole, em Florianópolis (SC).

End.: Rua Jundiaí, 546 – Tirol, Natal/RN Contato: (84) 3232-8661 / 8813-3000 / 8804-0040 / 8895-0050 E-mail: [email protected] ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

CÂMARA MUNICIPAL DO NATAL

Em 2014, Italo Ferreira passou a disputar todas as principais etapas do QS e conseguiu a sonhada classificação para o Championship Tour, a divisão de elite do surf mundial. No mesmo ano, o potiguar conquistou o título brasileiro da categoria profissional por antecipação.

Neste ano, seu melhor resultado no Qualifying Series foi a terceira posição na praia de Maresias, São Sebastião (SP), onde carimbou a vaga no Tour. Também foram fundamentais para a sua classificação o quinto lugar em Açores e Cascais, Portugal, o terceiro lugar em Los Cabos, México, e a quinta posição na praia da Joaquina, em Florianópolis (SC).

Em 2017, ele fez sua a melhor campanha em uma etapa do Qualifying Series até hoje, ficando em segundo lugar na praia do Guincho, em Cascais, Portugal, na final vencida pelo havaiano Ezekiel Lau.

OS TÍTULOS MUNDIAIS

Depois de encontrar o caminho das vitórias, o atleta teve um ano iluminado em 2019. Italo Ferreira já começou a temporada vencendo a etapa em Gold Coast, Austrália, fez uma final contra Gabriel Medina em condições épicas em Jeffreys Bay, África do Sul, e entrou com tudo na briga pela taça depois de faturar, pelo segundo ano consecutivo, a etapa portuguesa em Peniche.

Com a lycra amarela, ele foi para Pipeline, no Havaí, com a faca nos dentes. Passou por baterias dramáticas, derrotou o 11 vezes campeão mundial na semifinal e coroou a sua incrível campanha derrotando Gabriel Medina em uma final histórica para o surf brasileiro.

Italo é também o único surfista masculino na história a faturar, no mesmo ano, os títulos mundiais da World Surf League (WSL) e International Surfing Association (ISA).

A medalha de ouro do ISA Games foi conquistada de forma heróica, depois de uma série de imprevistos, como um furto aos seus documentos e pertences na Califórnia (EUA), burocracias para a emissão de um novo visto para o Japão, atraso no voo por conta de um tufão e, por fim, a chegada na praia sem prancha, de bermuda jeans e com a bateria faltando apenas oito minutos para o término. Surfando com uma prancha emprestada por , e ainda de bermuda jeans, ele ainda conseguiu vencer a bateria e ganhou força para bater todos os seus adversários e levar o ouro.

End.: Rua Jundiaí, 546 – Tirol, Natal/RN Contato: (84) 3232-8661 / 8813-3000 / 8804-0040 / 8895-0050 E-mail: [email protected]