<<

Material Digital do Professor Língua Portuguesa – 9º ano 1º bimestre – Sequência didática 2

Estrangeirismos e neologismos na música Duração: 2 aulas Referência do do Aluno: Unidade 1, Leitura 1

Relevância para a aprendizagem

O objetivo desta sequência didática é levar o aluno a identificar palavras estrangeiras incorporadas ao nosso idioma por intermédio de músicas populares, bem como reconhecer neologismos, ambos como recursos expressivos para a construção de sentido dos textos. O reconhecimento desses recursos permite aos alunos refletir criticamente sobre estrangeirismos e neologismos, a fim de evitar postura preconceituosa e visão purista da língua.

Objetivos de aprendizagem

• Identificar palavras e expressões estrangeiras e neologismos em músicas populares. • Reconhecer a música como expressão da cultura e, portanto, reflexo da linguagem em uso. • Refletir sobre a presença de estrangeirismos e neologismos na linguagem em uso.

Objeto de conhecimento e habilidade (BNCC)

Objeto de conhecimento Habilidade

(EF09LP12) Identificar estrangeirismos, caracterizando-os segundo a conservação, Variação linguística ou não, de sua forma gráfica de origem, avaliando a pertinência, ou não, de seu uso.

Material Digital do Professor Língua Portuguesa – 9º ano 1º bimestre – Sequência didática 2

Desenvolvimento Aula 1 – Estrangeirismos na música

Duração: cerca de 45 minutos Local: em sala de aula, equipada com sistema de áudio ou vídeo Organização dos alunos: sentados em círculo Recursos e/ou material necessário: áudio com as músicas e material impresso com a letra das músicas. Sugestões de músicas: • Um Abraçaço. . Álbum: Abraçaço. 2012. • Consumado. . Álbum: Saiba, 2004. • Esteticar (Estética do plágio). Tom Zé. Álbum: Com defeito de fabricação, 1998. • Língua. Caetano Veloso. Álbum: Caetano Veloso, 1968. • Minimistério. . Álbum: Legal, de Gal Costa. 1970. • Querelas do Brasil. Maurício Tapajós e Aldir Blanc. Álbum: Transversal do Tempo, 1978. • Pela Internet 2. Gilberto Gil. Disponível em canal de rede de vídeos. • Uma brasileira. Herbert Vianna, Carlos Freitas e . Álbum: Vamo batê lata, 1995. • Na estrada. , Carlinhos Brown, Nando Reis. Álbum: Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão, 1994.

Nesta aula, os alunos deverão reconhecer palavras e expressões estrangeiras em músicas e discutir sobre a pertinência do emprego dessas expressões na linguagem cotidiana. Selecione previamente músicas que contenham expressões estrangeiras e neologismos e prepare áudios e material impresso com as letras para facilitar o desenvolvimento das atividades. Sugerimos algumas em Recursos e/ou material necessário.

Atividade 1: Levantamento dos conhecimentos prévios (10 minutos)

Inicie a aula distribuindo o material impresso com as letras das canções selecionadas. Introduza o tema, apresentando a música “Consumado”, do poeta, compositor e cantor Arnaldo Antunes (1960-).

Após a audição da música ou a leitura da letra, peça aos alunos que observem as palavras e expressões de outras línguas. Explique que há expressões relacionadas a estilos musicais, como blues, rock, punk, funk, e que há expressões escritas em francês, inglês e italiano. Ajude-os a identificar: “chanson d’amour” (canção de amor); “love song for you” (canção de amor para você); “una canzona per te” (uma canção de amor para você), oferecendo os significados.

Estimule os alunos a levantar hipóteses sobre o porquê de o compositor empregar palavras estrangeiras nessa canção. Qual o efeito de sentido construído? Após a apresentação das hipóteses, ressalte que nessa canção as palavras estrangeiras têm o papel de universalizar o amor que o eu poético sente pela pessoa amada, a quem oferece a canção de amor. Questione: Se o compositor utilizasse palavras somente em português, o efeito de sentido seria atingido? Reforce que o efeito de sentido de impressionar a pessoa amada em todos os ritmos e em todas as línguas se dá a partir do emprego dos estrangeirismos.

Material Digital do Professor Língua Portuguesa – 9º ano 1º bimestre – Sequência didática 2

Atividade 2: Estrangeirismos em “Pela Internet 2” (15 minutos)

Inicie a atividade apresentando o áudio ou a letra da música “Pela Internet 2”, do cantor e compositor Gilberto Gil. Informe que o compositor foi inovador ao lançar pela internet a música intitulada “Pela Internet”. A canção “Pela Internet 2” foi lançada ao vivo, em rede social de vídeo, também inovando no lançamento da música, em 2018, e retomando a temática da primeira canção.

Aborde as expressões estrangeiras empregadas, como: Fanpage, terabyte, gigabytes, website, itunes, like, Instagran, iPhone, Whatsapp, what’s down, what’s new, menu, Facebook, Facetime, Google maps, Waze.

Estimule a reflexão sobre o emprego dessas expressões estrangeiras na música. Após a exploração, ressalte que surgiram com a chegada da internet e a música retrata a própria evolução da rede mundial de computadores.

Pergunte aos alunos se é possível eliminar essas expressões da comunicação cotidiana. Em seguida, informe que algumas expressões até possuem correspondência em português, como no caso de like (gostar) e new (novo). Outras, no entanto, não encontram correspondência no idioma.

Promova uma breve discussão sobre os estrangeirismos. Enfatize que a língua é um fenômeno cultural, vivo e em constante transformação. Destaque que não existe língua pura e que incorporações de palavras de outros idiomas por meio de contato com pessoas e com culturas diversas são naturais e inevitáveis.

Atividade 3: Estrangeirismos em outras músicas (20 minutos)

Dê continuidade à aula, informando que muitas músicas incorporam palavras de outros idiomas. Pergunte se os alunos se lembram de outras canções com presença de palavras estrangeiras e estimule-os a refletir sobre os motivos desse emprego. Após as respostas, destaque que as canções são expressões culturais e que, portanto, refletem o que acontece em sociedade, reproduzindo nesse sentido, linguagens cotidianas. De acordo com o contexto de produção das músicas, as expressões estrangeiras são empregadas por questões semânticas (quando não há palavras em português capazes de traduzir aquele conceito) ou estéticas e expressivas.

Apresente então as músicas “Uma brasileira”, interpretada pelos Paralamas do Sucesso, e “Na estrada”, por Marisa Monte. Explore as expressões em inglês empregada nas duas músicas. Estimule os alunos a perceber como os estrangeirismos funcionam como recursos expressivos: em “Uma brasileira”, há jogo de palavras e a sonoridade; em “A estrada”, as frases em inglês reforçam o romantismo tematizado na música e, em inglês, parece universalizar o sentimento.

Material Digital do Professor Língua Portuguesa – 9º ano 1º bimestre – Sequência didática 2

Aula 2 – Neologismos na música

Local: em sala de aula, equipada com sistema de áudio ou vídeo Organização dos alunos: sentados, de frente para a lousa e para o professor Recursos e/ou material necessário: áudio com as músicas e material impresso com a letra das músicas (sugeridas na Aula 1) Textos de apoio: • O neologismo lexical em canções de Gilberto Gil. Fabiana Viera Barbosa e Ivanilson José da Silva. Disponível em: . • A canção “Língua” de Caetano Veloso. Luisa Bertrami D’Angelo. Disponível em: . Acessos em: 30 out. 2018.

Nesta aula os alunos deverão reconhecer neologismos em músicas e depois discutir sobre a pertinência do emprego dessas expressões na linguagem cotidiana. Retome a seleção das músicas que contenham neologismos, prepare áudios e retome o material impresso com as letras distribuídas na aula anterior.

Atividade 1: Introdução aos neologismos (10 minutos)

Inicie a aula retomando com os alunos o que sabem sobre neologismos, recordando que são inovações linguísticas que podem ou não se afixar na língua. Escreva alguns na lousa, como “minimistério”, “mátria” e pergunte se os alunos conseguem deduzir o significado das palavras. Após as respostas, informe que, para melhor compreender neologismos, ou seja, as palavras inventadas, é preciso partir dos contextos em que foram originadas.

Apresente, então, as músicas “Minimistério”, de Gilberto Gil, gravada em 1970, por Gal Costa, e “Língua”, de Caetano Veloso, ou faça uma leitura das letras, solicitando aos alunos que prestem atenção aos neologismos.

Atividade 2: Neologismos nas canções (25 minutos)

Retome a música “Minimistério” e contextualize a produção, informando que se trata de uma canção composta na época da ditadura militar (1964-1985), em que o compositor faz referência ao drama do desaparecimento de pessoas que se opuseram ao regime político vigente por meio da imagem da “minimina”, a “flor do ministério”. Comente que no início da “minimina”, é retratada em uma situação banal, fazendo compras, como se estivesse procurando “algo que precisa”. Ela procura algo que não custa nada, só “lhe custa a vida”. Na sequência há uma evocação e a pergunta sobre onde está a menina, envolta em mistério.

Peça, então, que identifiquem e expliquem os neologismos empregados em “Minimistério” e “minimina”, de acordo com o contexto. Deixe que os alunos ouçam a música ou leiam a letra quantas vezes forem necessárias. Ressalte que “mini” significa pequeno e “mistério” indica algo desconhecido, destacando como esse neologismo faz uma recriação linguística a partir de elementos pré-existentes. O neologismo aponta para o desaparecimento de pessoas, um Minimistério, que poderia ser pequeno/mini para os opressores, mas grande para amigos e familiares da “minimina” desaparecida. Destaque que, nessa canção, os neologismos foram empregados para fazer uma crítica ao regime

Material Digital do Professor Língua Portuguesa – 9º ano 1º bimestre – Sequência didática 2

político da época e provavelmente driblar a censura. Colaboram também para isso outros elementos da linguagem figurada e a menção ao autoconhecimento, com o intuito de levar à conscientização, na verdade, sobre o contexto político.

Em seguida, retome a música “Língua”, de Caetano Veloso e destaque os neologismos empregados pelo compositor: “portugais”, “mátria”, “frátria”. Estimule os alunos a deduzirem os sentidos a partir do contexto. Informe que o título apresenta uma ambiguidade: língua enquanto idioma e como parte do corpo; e que a música foi composta na década de 1960, período de crise no Brasil e com manifestações de afirmação da identidade nacional. O compositor faz uma defesa à “língua brasileira”, homenageando a “língua de Portugal”, associando-as. Explore os aspectos culturais que a letra proporciona.

Em relação aos neologismos identificados: “portugais” faz referência a países lusófonos; “mátria” refere-se uma pátria mãe, e “frátria”, a uma pátria fraterna.

A canção também faz alusão a outros textos e a outras personalidades importantes das literaturas portuguesa e brasileira, como Camões, Fernando Pessoa, Guimarães Rosa e Olavo Bilac, além de referências ao filósofo Aristóteles e aos cantores Carmem Miranda e Chico Buarque.

Atividade 3 – Considerações finais (10 minutos)

Aproveite a letra de “Língua” para retomar a discussão sobre estrangeirismos. Destaque as expressões estrangeiras na letra, como blitz (batida policial repentina), Hollywood, chic-left (a esquerda elitizada), I like to spend some time in Mozambique (gosto de passar algum tempo em Moçambique), arigatô (obrigado), entre outras.

Questione o sentido que essas expressões assumem na canção. Ressalte que, pelo contexto, o compositor emprega essas expressões como crítica em contraposição ao discurso de exaltação da língua “brasileira” como afirmação da identidade nacional.

Destaque que tanto os neologismos como as palavras estrangeiras fazem parte da nossa linguagem cotidiana e que as músicas refletem isso por serem manifestações culturais. No caso da música em estudo, mesmo sendo empregado como uma forma de crítica, o uso do estrangeirismo na linguagem corrente em qualquer língua é reconhecido pelo compositor, reforçando a ideia de que uma língua não é pura, sendo constituída por muitas contribuições.

Aferição do objetivo de aprendizagem

A avaliação do processo de aprendizagem pode ser realizada por meio das atividades propostas nesta sequência didática e deve considerar o desenvolvimento individual de cada um dos alunos.

Material Digital do Professor Língua Portuguesa – 9º ano 1º bimestre – Sequência didática 2

Inicialmente, espera-se que os alunos tenham identificado a presença de estrangeirismos e neologismos em músicas, tidas como manifestação cultural e reflexo da linguagem cotidiana. Em um segundo momento, espera-se que tenham compreendido esses elementos como recursos expressivos importantes para a construção de sentido.

É importante que os alunos reflitam sobre sua aprendizagem, identificando o conhecimento necessário para a execução das tarefas propostas. A autoavaliação pode ser proposta por meio de registro escrito ou de atividade oral.

Questões para auxiliar na aferição

1. Assinale a alternativa em que todas as palavras são neologismos: a) Acrilírico, caetanear, deletar, felicidadania. b) Remocar, sampaou, zureta, eflúvio. c) Abajur, garçom, boxe, lanche. d) Deletar, mouse, adstrito, biju.

2. Em relação aos estrangeirismos é correto afirmar: a) O emprego é evitável. b) Deve ser banido, porque contamina a língua nacional. c) É um fenômeno natural em qualquer língua. d) Representa falta de cuidado com a língua materna.

Gabarito das questões

1. A alternativa correta é a. “Acrilírico” (acre + lírico) é título de uma música de Caetano Veloso; “caetanear” (agir como o poeta Caetano Veloso) é trecho da música “Sina”, de ; “deletar” é uma palavra surgida a partir da palavra inglesa delete, que significa apagar; e “felicidadania” (feliz + cidadania) é um neologismo empregado na canção “”, de Caetano Veloso.

2. A alternativa correta é c. As demais contrariam a natureza da língua como fenômeno cultural e em constante evolução.