ATLASATLAS DADA EXCLUSÃOEXCLUSÃO SOCIALSOCIAL NONO PIAUÍPIAUÍ a herança deixada ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ Governador José Wellington Barroso de Araújo Dias

SECRETARIA ESTADUAL DO PLANEJAMENTO Secretário do Planejamento Merlong Solano Nogueira

FUNDAÇÃO CENTRO DE PESQUISAS ECONÔMICAS E SOCIAIS DO PIAUÍ Presidente Marcelino de Oliveira Fonteles

GERÊNCIA DE ESTUDOS E PESQUISAS SÓCIO-ECONÔMICAS Carlos Ferreira Lima

GERÊNCIA DE ESTATÍSTICA E INFORMAÇÃO Elias Alves Barbosa

GERÊNCIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Natildes Lima Verde Santos

SUPERVISÃO DE PUBLICAÇÕES Almir Cassimiro Queiroga FUNDAÇÃO CENTRO DE PESQUISAS ECONÔMICAS E SOCIAIS DO PIAUÍ

ATLASATLAS DADA EXCLUSÃOEXCLUSÃO SOCIALSOCIAL NONO PIAUÍPIAUÍ a herança deixada

Gerson Portela Lima (organizador)

TERESINA — 2003 copyright c Fundação CEPRO 2003 ISBN 85-88294-09-5

COLABORAÇÃO ESPECIAL Irismar Rosa da Silva Nunes Pantaleão, Valdecy Silva Costa, Dulcinéa Mª Carvalho Lopes Ferreira, Rosário de Fátima Ferreira Bacelar, Maria Suzete Costa S. Feitosa e Maria Bernadete Oliveira

DIGITAÇÃO Alcides Luís Gomes da Silva Paulo de Társio Pereira da Silva

REVISÃO Almir Cassimiro Queiroga Luiz Augusto Fonseca Ferreira

CHECAGEM DA REVISÃO Ilma Araújo Véras Eva Maria Evangelista Leal Teresa Cristina Moura A. Nunes Luciana Maria Sales de Sousa (parcial) Sandra Maria Pádua Napoleão do Rêgo (parcial)

FOTOGRAFIA DA CAPA Aureliano Müller

DIAGRAMAÇÃO E CAPA Lis Andrade Melo

Lima, Gerson Portela Atlas da exclusão social no Piauí/Gerson Portela Lima.–: Fundação CEPRO, 2003. 230p.

ISBN 85-88294-09-5

1. Exclusão Social - Piauí. I. Título.

CDU 308 (812.2)

CORRESPONDÊNCIA Fundação CEPRO Av. Miguel Rosa 3190/Sul CEP 64001-490 Teresina Piauí Fones: 0••86 221.5599/1415 Fax: 0••86 221.5846 [email protected] www.seplan.pi.gov.br/cepro S U M Á R I O Apresentação 7 Agradecimentos 9 Introdução 11

1 - RESUMO HISTÓRICO DAS MENSURAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL 13

2 - ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL POR ESTADO – 1980 E 2000 25

3 - ÍNDICES DE POBREZA, EMPREGO FORMAL, DESIGUALDADE, ALFABETIZAÇÃO, ESCOLARIDADE, JUVENTUDE E VIOLÊNCIA POR ESTADO – 1980 E 2000 35

4 - ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL POR MUNICÍPIO – 2000 77

5 - ÍNDICES INDIVIDUALIZADOS: CLASSIFICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS E DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO 87

Índice de Exclusão Social por Município – 2000 89 Índice de Pobreza por Município – 2000 112 Índice de Emprego Formal por Município – 2000 123 Índice de Desigualdade por Município – 2000 134 Índice de Alfabetização por Município – 2000 144 Índice de Escolaridade por Município – 2000 155 Índice de Juventude por Município – 2000 165 Índice de Violência por Município – 2000 176

6 - ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL POR MICRORREGIÃO – 2000 187

7 - OS 20 MELHORES E OS 20 PIORES MUNICÍPIOS NA QUESTÃO DA EXCLUSÃO SOCIAL – 2000 211

8 - COLOCAÇÃO DOS MUNICÍPIOS PIAUIENSES NO Ranking ESTADUAL E NO NACIONAL 217

ANEXOS – INFORMAÇÕES METODOLÓGICAS 227

9

A P R E S E N T A Ç Ã O

Do ponto de vista descritivo, a história do Piauí encon- tra-se amplamente elucidada, fruto do esforço de pesquisa do seu talentoso quadro de historiadores; sob o ângulo quan- titativo, a sociedade piauiense encontra-se plenamente enu- merada, resultado do sistemático trabalho de recenseamen- to do IBGE.

Porém, quanto à visão qualitativa, como se pode con- ceituar esta mesma sociedade? Tal questão é suscitada pela constatação de que a história descritiva e a quantificação es- tatística não bastam, para se ter uma real compreensão do Piauí. Resta saber, ainda, que tipo de sociedade a história piauiense produziu. E isto é possível através da definição do grau de desenvolvimento humano pertinente a esta sociedade. FUNDAÇÃO CEPRO 10 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

No contexto nacional e, particularmente, no piauiense, alastra-se o processo de exclusão social, e isto é de grande visibilidade. Por outro lado, observa-se também a escassez de estudos e trabalhos investigativos sobre o tema. A mensu- ração, portanto, deste processo representa um grande e oportuno avanço no campo das ciências sociais aplicadas.

O Atlas da Exclusão Social permite identificar, em um determinado território, onde e em que grau está ocorrendo o processo de exclusão e, a partir dessa mensuração, ofere- cer elementos para a orientação de políticas públicas, objetivando resgatar os mais excluídos, a parcela da popu- lação situada às margens dos avanços sociais.

As análises aqui apresentadas têm como base os da- dos divulgados no livro Atlas da Exclusão Social no BrasilBrasil, volumes 1 e 2, publicado pela Cortez Editora e autorizado para uso da CEPRO pela referida editora.

A Fundação CEPRO sente-se mais uma vez realizada ao dar ao público mais este produto de importante alcance para a pesquisa no campo dos estudos sociais e para seto- res de Governo das instâncias estadual e municipal, na ori- entação de políticas públicas com embasamento científico.

MARCELINO FONTELES Presidente da Fundação CEPRO

FUNDAÇÃO CEPRO 11

A G R A D E C I M E N T O S

A Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí – CEPRO – agradece à Cortez Editora e aos autores do Atlas da Exclusão Social no Brasil (Marcio Pochmann, Ricardo Amorim – organizadores –, Alexandre Guerra, Amíl- ton Moretto, Ana Fonseca, André Campos, Estanislau de Freitas, Ronnie Silva, Thiago Ribeiro) e do Atlas da Exclusão Social no Brasil – vol. 2 (André Campos, Marcio Pochmann, Ricardo Amorim, Ronnie Silva – organizadores –, Alexandre Barbosa, Alexandre Guerra, Amílton Moretto, Ana Fonseca, Estanislau de Freitas, Marcelo Phintener, Thiago Ribeiro), pela gentileza da permissão para a compilação dos dados quan- titativos (índices) das referidas obras, tendo em vista a orga- nização do Atlas da Exclusão Social no Piauí.

FUNDAÇÃO CEPRO

13

I N T R O D U Ç Ã O

O Atlas da Exclusão Social no Estado do Piauí foi pro- duzido através de compilação. As obras originais das quais foi extraído são: Atlas da Exclusão Social no Brasil* e Atlas da Exclusão Social no Brasil, vol. 2**. Da primeira obra, que apresenta os índices dos 5.507 municípios brasileiros (da- dos do ano 2000), organizados por ordem alfabética, foram extraídos e organizados em ordem decrescente os índices relativos a 221 municípios do Estado do Piauí. Da segunda,

* POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2003. 221p. ** CAMPOS, André; POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo; SILVA, Ronnie (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil, vol. 2. São Paulo: Cortez, 2003. 167 p.

FUNDAÇÃO CEPRO 14 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

foram aproveitados os índices da exclusão social dos estados da Federação e os mapas temáticos do Brasil, retratando-os.

O texto analítico do Atlas da Exclusão Social no Piauí é de autoria de seu organizador, assim como a inédita abor- dagem demográfica; os mapas temáticos do Estado do Piauí em base municipal foram elaborados pelos geógrafos da CEPRO Maria Elizabeth Vasconcelos Melo e Guilherme San- tos de Carvalho com o apoio de Maria Bernadete Oliveira; os mapas do Brasil em base estadual foram reproduzidos pelo geógrafo Guilherme Santos de Carvalho, tendo por modelo os mapas constantes no Atlas da Exclusão Social no Brasil, vol. 2.

FUNDAÇÃO CEPRO 1 RESUMO HISTÓRICO DAS MENSURAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL

ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 17

RESUMO HISTÓRICO DAS MENSURAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL

As mensurações do desenvolvimento social tiveram iní- cio em 1990. Naquele ano, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD –, foi lan- çado o primeiro relatório do Índice de Desenvolvimento Hu- mano – IDH –, calculado em nível internacional, com o res- pectivo Ranking, classificando em termos ordinais todas as unidades nacionais. O IDH utiliza como indicadores básicos três características desejáveis e esperadas do processo de desenvolvimento humano, através de três dimensões com quatro indicadores: Longevidade (expectativa de vida ao nascer) Educação (taxa de alfabetização de adultos mais a taxa combina- da de matrícula nos três níveis de ensino) Renda (Produto Interno Bruto per capita, em dólar corrigido) O IDH é o índice sintético resultante do processamento desses quatro indicadores e, por isso, tornou-se um indica- dor mais realista e confiável do grau de desenvolvimento de uma sociedade do que as medições simplistas tradicionais baseadas apenas no PIB per capita. O cálculo do IDH vem sendo repetido anualmente pelo PNUD desde 1990, visan- do monitorar o desenvolvimento humano do conjunto dos países. Não obstante ter sido lançado naquele ano, o cálcu- lo do IDH pode retroagir no tempo, o que de fato tem acon- tecido, até onde permitirem os dados estatísticos. O resulta- do final do cálculo do IDH classifica os países em três cate- gorias: baixo, médio e alto desenvolvimento humano.

FUNDAÇÃO CEPRO 18 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Inspirados no IDH – metodologicamente concebido para aplicação em nível internacional, mas passível de aplicação também em nível de estados da Federação –, cientistas soci- ais de vários países, trabalhando de forma articulada, trata- ram de desenvolver modelos semelhantes de medição do grau de desenvolvimento humano, adaptados à esfera das unidades municipais. Neste nível, de municípios, o cálculo pode tornar-se elasticamente ampliado pela incorporação de um número maior de indicadores e, também, diversifica- do pela escolha de indicadores que retratem as peculiarida- des próprias da instância municipal e que melhor represen- tem o tecido social em nível local. Assim, pela incorporação de mais indicadores no modelo, logra-se alcançar um índice final mais representativo. Quanto maior o número e a diver- sidade dos indicadores básicos utilizados, e mais realistas suas ponderações, maior a robustez do índice-síntese.

No Brasil, surgiu em 1998 o estudo denominado “De- senvolvimento Humano e Condições de Vida: indicadores brasileiros”* . O referido estudo desenvolve e expõe os resul- tados de dois tipos diferentes de índices, a saber: o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDH-M –, e o Índice de Condições de Vida – ICV –, ambos calculados para a série histórica 1970/80/91.

O IDH-M tem os municípios brasileiros como unidades de análise e, de modo semelhante mas não idêntico ao IDH, utiliza três dimensões e quatro indicadores: Longevidade (esperança de vida ao nascer) Educação (taxa de alfabetização de adultos mais a taxa de fre- qüência escolar) Renda (renda familiar per capita, em salário mínimo)

* PNUD/IPEA/FJP/IBGE, Brasília – 1998.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 19

O ICV tem, também, o município como unidade geo- gráfica de referência. É similar ao IDH-M, incorporando, porém, um vasto número de dimensões e de indicadores. O ICV trabalha com cinco dimensões e vinte indicadores: Longevidade (esperança de vida ao nascer; taxa de mortalidade in- fantil) Educação (taxa de analfabetismo; número médio de anos de es- tudo;população abaixo de 4; abaixo de 8 e acima de 11 anos de estudo) Renda (renda familiar per capita média, em salário mínimo; grau de desigualdade de renda; população com ren- da insuficiente; insuficiência média de renda; grau de desigualdade de renda na população com renda insu- ficiente) Habitação (densidade média por dormitório; população em domicí- lios duráveis; população com abastecimento d´água; po- pulação com instalação de esgoto) Infância (trabalho infantil; não-freqüência à escola; defasagem média escolar; defasagem escolar superior a 1 ano) A partir dessas duas últimas mensurações elaboradas para o conjunto dos municípios brasileiros, desenvolveram- se medições alternativas, com aplicação de modelos simpli- ficados, conforme o objetivo do estudo. Adaptaram-se metodologias que reduzem o foco para apenas um indica- dor específico, restringindo o contexto espacial de referência apenas ao núcleo urbano, chegando a medição, por vezes, a referir-se aos bairros de metrópoles. Medições simplificadas não são muito confiáveis, devido à não-inclusão de outras variáveis importantes e influentes, que atuam no contexto econômico, social e ambiental de modo subjacente e aju- dam na compreensão total do fenômeno. Portanto, quanto

FUNDAÇÃO CEPRO 20 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

maior o número de indicadores utilizados, maior o poder de definição do índice-síntese.

ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL

O cálculo do índice de exclusão social apóia-se em experiências similares e anteriores, a exemplo do IDH-M e do ICV. A construção do índice de exclusão social diferencia- se das outras citadas, principalmente pela natureza dos indi- cadores utilizados, caracteristicamente “humanos”, que permeiam o tecido social, tocando, inclusive, em questões comportamentais e inéditas, como a violência. O cálculo do índice-síntese trabalha com três dimensões e sete indicado- res, tais como: Vida Digna (pobreza; emprego formal e desigualdade social) Conhecimento (alfabetização; escolaridade) Vulnerabilidade (juventude; violência) A partir do processamento dos sete indicadores, che- ga-se ao índice sintético de exclusão social. Na realidade, o modelo é neutro, no sentido de que pode demonstrar tanto a inclusão quanto a exclusão. O que vai determinar o status quo predominante é a própria realidade subjacente ao teci- do social da unidade de análise (município, estado). Tal como nas outras formas de mensurações descritas anteriormente, o índice varia de 0 a 1, sendo que sua leitura deve ser feita do seguinte modo: a unidade de análise cujo índice é baixo, próximo de zero, é possuidora de tecido social na pior con- dição, com elevado grau de exclusão social; a unidade de análise cujo índice é elevado, próximo de 1, é detentora de tecido social em melhor situação, possuindo baixo grau de exclusão social. Em termos radicais, o zero representa a ple-

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 21 na exclusão social, enquanto o 1 é representativo da plena inclusão social.

QUANTO MAIOR O ÍNDICE, MELHOR A SITUAÇÃO SOCIAL; QUANTO MENOR O ÍNDICE, PIOR A SITUAÇÃO SOCIAL

O tecido social pode ser visualizado a partir de qual- quer um dos sete indicadores. Porém, como o contexto soci- al é multifacetado, produto complexo da interação de mui- tos aspectos, passa a ser o conjunto todo, dos sete indicado- res, que define com maior propriedade a real situação soci- al da unidade de análise. O conjunto dos sete indicadores é sintetizado num único índice, o de exclusão social.

O índice de exclusão social possui propriedade com- parativa. Como as unidades de análise passaram por idên- tico tratamento, podem ser comparadas entre si em um de- terminado ponto do tempo. O cálculo do índice, por conse- qüência natural, permite identificar, exatamente, o grau de inclusão/exclusão em que se situam as unidades de análise, que podem variar dos extremos de ideais condições sociais (inclusão) às péssimas condições sociais (exclusão), passan- do por todas as pontuações intermediárias possíveis. É con- siderando, sobretudo, o conjunto das unidades de análise inseridas no grupo de exclusão que transparecem os benefí- cios de mensurações deste tipo, visto que motiva e oportuniza a tomada de posição de entidades governamentais e não- governamentais, no esforço de concepção e implementação de políticas públicas orientadas a reduzir as distâncias eco- nômicas, sociais e culturais entre estas e as outras unidades mais bem situadas. Como já mencionado, a condição de inclusão ou exclusão não é produto de apenas um dado eco- nômico ou social, mas é, antes, o resultado da conjunção da série de atributos que permeiam o tecido social. No cálculo do índice, se o resultado final do conjunto é aritmeticamente

FUNDAÇÃO CEPRO 22 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

baixo, inexpressivo, indica que a maioria da população vive à margem dos avanços sociais ou, em outros termos, na condição de exclusão social.

Todavia, para que a comunidade apresente melhoria no índice e eleve a sua posição no Ranking, não é necessária a evolução simultânea de todo o conjunto de indicadores, até porque alguns deles independem do poder local. Mas o número relativamente grande de indicadores envolvidos ter- mina por oferecer um leque de alternativas passíveis de se- rem trabalhadas em nível local, reforçando aquele aspecto da vida da comunidade que se encontra fragilizado, contri- buindo fortemente para intensificar o grau de exclusão da população. E então, dependendo da intensidade com que um determinado indicador evoluir, vai repercutir favoravel- mente no índice sintético, elevando-o consideravelmente e elevando, também, a posição do município na colocação face aos demais, podendo acontecer, inclusive, de a unida- de municipal mudar de grupo, passando a outro mais avan- çado na escala.

SIGNIFICADO DOS ÍNDICES

O índice de exclusão social é construído por meio do processamento de sete indicadores previamente escolhidos. A escolha dos indicadores leva em conta, acima de tudo, o poder destes na definição da situação do tecido social de uma unidade de análise. No presente estudo, os indicado- res escolhidos preenchem, efetivamente, este requisito. São eles: pobreza, emprego formal, desigualdade, alfabetiza- ção, escolaridade, juventude e violência. Significa que ne- nhuma comunidade passará pelo crivo destes sete aspectos sem sair com a situação de seu tecido social seguramente definida. Conhecer, portanto, o significado destes indicado- res é importante para a compreensão integral do conceito FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 23 do índice sintético de exclusão social. De passagem, pode- se antecipar a expressão “exclusão”, uma vez que o resulta- do da mensuração da realidade do contexto estadual apon- ta neste sentido.

Indicadores Relativos à Dimensão Padrão de Vida Digno 1 Indicador Pobreza. O estado de pobreza da popula- ção é um forte determinante da condição de exclusão, visto que veda o acesso à aquisição de bens e serviços essenciais, materiais ou não, relegando a população à margem do padrão de vida digno. Quanto maior o grau de pobreza (mais baixo o índice), piores as condi- ções de vida, maior a exclusão.

2 Indicador Emprego Formal. A situação ideal, em termos sociais, seria a formalidade das ocupações, ou seja, a existência da “carteira assinada” para todo o trabalho permanente assalariado. Na sociedade em que predo- mina a informalidade das ocupações, os trabalhadores têm a sua proteção reduzida e a seguridade social com- prometida. Portanto, quanto menor o grau de formali- dade (mais baixo o índice), piores as condições de pro- teção e segurança no trabalho, maior a exclusão.

3 Indicador Desigualdade Social. Manifesta-se quando poucas pessoas apropriam-se da maior parte da ren- da disponível, enquanto ao grosso da população cabe a pequena parcela restante. Quanto maior a distância entre os extremos de renda, entre os ricos e os pobres, maior a desigualdade social (mais baixo o índice), maior a exclusão.

Indicadores Relativos à Dimensão Conhecimento 1 Indicador Alfabetização. As elevadas taxas de analfa- betismo produzem pessoas rudes, sem qualificação FUNDAÇÃO CEPRO 24 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

ocupacional, que, por sua vez, desempenham as pio- res ocupações e percebem os mais baixos salários. Quanto maior, portanto, a taxa de analfabetismo numa comunidade (mais baixo o índice), piores as condições de trabalho, de renda e de vida, maior a exclusão.

2 Indicador Escolaridade. Semelhante ao indicador an- terior, a baixa escolaridade, os poucos anos de estudo relegam as pessoas aos piores empregos e aos mais baixos salários. Quanto menor a escolaridade (mais baixo o índice), piores as condições de trabalho e de vida, quase nulas as oportunidades de crescimento pessoal, maior a exclusão.

Indicadores Relativos à Dimensão Vulnerabilidade 1 Indicador Juventude. Refere-se à questão da “idade” da população. Uma grande participação da popula- ção infanto-juvenil, no total da população, significa uma população ainda predominantemente jovem marcada pela existência de famílias numerosas, com elevadas taxas de mortalidade infantil, elevada dependência econômica dos membros adultos. Quanto maior a pro- porção da população infanto-juvenil (mais baixo o ín- dice), piores as condições familiares de sustento e de assistência, maior a exclusão.

2 Indicador Violência. Refere-se à vulnerabilidade a que está sujeita a população. Os homicídios (assassinatos, latrocínios, desafios, etc.) estão presentes atualmente em todas as comunidades humanas, sejam elas gran- des (as metrópoles) ou pequenas. O índice de violên- cia é medido pelo número de homicídios por cada gru- po de 100 mil habitantes. Quanto maior a violência (mais baixo o índice), menor a expectativa de longevidade da população, menor a sensação de se- gurança, pior a qualidade de vida, maior a exclusão.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 25

Índice de Exclusão Social É o índice final, a síntese, o somatório dos sete índices anteriores. É, portanto, o índice principal, o representativo do contexto da unidade de análise. É sobre o índice de ex- clusão social que se apóia a essência deste estudo.

Qualquer dos outros índices coadjuvantes pode, toda- via, ser apreciado isoladamente, inclusive visando possíveis intervenções de políticas públicas naquele setor específico, objetivando influenciar no seu desempenho, na sua melhoria junto à população. Por resultado, será observada uma visível melhoria do respectivo índice e, por tabela, do índice final de exclusão social, empurrando-o para cima, elevando a colocação da unidade de análise a patamares superiores ao observado anteriormente.

FUNDAÇÃO CEPRO

2 ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL POR ESTADO 1980 E 2000

ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 29

ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL POR ESTADO 1980 E 2000

Instruções para Leitura

1 Os índices variam de 0 a 1;

2 Quanto maior o índice, melhor a situação social; quanto menor o índice, pior a situação social;

3 Definições das quatro faixas da legenda: divisão do número de estados existentes em quatro grupos de aproximadamente sete estados, tendo por referência a relação estadual do ano de 2000. Por este motivo, os valores da amplitude de cada faixa da legenda são variáveis conforme o tipo de índice e ainda de acordo com a grandeza dos próprios índices;

4 Valores das faixas da legenda para o índice de exclu- são social por estado (1980 e 2000): 0,000 a 0,312 0,313 a 0,381 0,382 a 0,588 0,589 a 1,000

FUNDAÇÃO CEPRO 30 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

BRASIL ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL 1980

RORAIMA

AMAPÁ

AMAZONAS PARÁ MARANHÃO CEARÁ RIO GRANDE DO NORTE PARAÍBA PIAUÍ ACRE PERNAMBUCO ALAGOAS SERGIPE RONDÔNIA BAHIA MATO GROSSO GOIÁS

MINAS GERAIS ESPÍRITO MATO GROSSO SANTO DO SUL SÃO PAULO RIO DE JANEIRO

PARANÁ

SANTA CATARINA

RIO GRANDE DO SUL

ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL* 0,000 a 0,312

0,313 a 0,381 300 0 300 600 0,382 a 0,588 km 0,589 a 1,000

Limite Estadual N

O L * Quanto maior o índice, melhor a situação social.

Fonte: Atlas da Exclusão Social no Brasil. Volume 2. S

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 31

BRASIL ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL 2000

RORAIMA

AMAPÁ

AMAZONAS PARÁ MARANHÃO CEARÁ RIO GRANDE DO NORTE PARAÍBA PIAUÍ ACRE PERNAMBUCO

ALAGOAS TOCANTINS SERGIPE RONDÔNIA BAHIA MATO GROSSO GOIÁS

DISTRITO FEDERAL

MINAS GERAIS ESPÍRITO MATO GROSSO SANTO DO SUL SÃO PAULO RIO DE JANEIRO

PARANÁ

SANTA CATARINA

RIO GRANDE DO SUL

ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL* 0,000 a 0,312

0,313 a 0,381 300 0 300 600 0,382 a 0,588 km 0,589 a 1,000

Limite Estadual N

O L * Quanto maior o índice, melhor a situação social.

Fonte: Atlas da Exclusão Social no Brasil. Volume 2. S

FUNDAÇÃO CEPRO 32 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL CLASSIFICAÇÃO DOS ESTADOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL 1980 Unidades Federativas Índíce Ranking Nacional São Paulo 0,875 1° Rio de Janeiro 0,785 2° Rio Grande do Sul 0,770 3° Santa Catarina 0,686 4° Paraná 0,562 5° Minas Gerais 0,554 6° Goiás 0,546 7° Espírito Santo 0,521 8° Roraima 0,505 9° Mato Grosso 0,480 10° Amapá 0,471 11° Amazonas 0,445 12° Pará 0,408 13° Bahia 0,355 14° Acre 0,319 15° Rio Grande do Norte 0,316 16° Sergipe 0,314 17° Rondônia 0,311 18° Pernambuco 0,299 19° Ceará 0,274 20° Paraíba 0,231 21° Maranhão 0,226 22° Piauí 0,213 23° Alagoas 0,205 24° Média Brasil 0,574

FONTE: CAMPOS, André; POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo; SILVA, Ronnie (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil, vol. 2. São Paulo: Cortez, 2003. 167 p.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 33

ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL CLASSIFICAÇÃO DOS ESTADOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL 2000 Unidades Federativas Índíce Ranking Nacional Distrito Federal 0,850 1° Santa Catarina 0,739 2° Rio Grande do Sul 0,709 3° São Paulo 0,700 4° Rio de Janeiro 0,649 5° Paraná 0,639 6° Minas Gerais 0,588 7° Goiás 0,549 8° Mato Grosso do Sul 0,535 9° Espírito Santo 0,505 10° Mato Grosso 0,472 11° Rondônia 0,404 12° Rio Grande do Norte 0,386 13° Roraima 0,381 14° Amapá 0,377 15° Tocantins 0,339 16° Amazonas 0,332 17° Bahia 0,328 18° Pará 0,328 19° Acre 0,321 20° Paraíba 0,312 21° Sergipe 0,309 22° Ceará 0,289 23° Pernambuco 0,257 24° Piauí 0,247 25° Alagoas 0,220 26° Maranhão 0,197 27° Média Brasil 0,527 FONTE: CAMPOS, André; POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo; SILVA, Ronnie (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil, vol. 2. São Paulo: Cortez, 2003. 167 p.

FUNDAÇÃO CEPRO 34 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

No tocante ao índice de exclusão social, o Estado do Piauí está inserido no grupo dos estados brasileiros detento- res de elevada exclusão social. Curiosamente, este grupo é formado, na sua totalidade, unicamente por estados nor- destinos. Exceção, apenas, quanto ao ano de 1980, em que são seis estados da região Nordeste e um da região Norte.

O Piauí, entretanto, como atenuante, não é o pior dos estados nesse aspecto, visto que a incômoda posição de úl- timo colocado no Ranking nacional, em 1980, pertence ao Estado de Alagoas e, em 2000, ao Maranhão, seguido de Alagoas, ambos abaixo do Piauí. Isto denota que o Piauí, paulatinamente, está se distanciando do extremo inferior, no conjunto dos estados brasileiros. Ainda assim, este lento pro- gresso do Piauí é animador apenas do ponto de vista do Ranking ou colocação relativa, porquanto, na realidade, seu índice de exclusão social, insistentemente baixo – 0,213 em 1980 e 0,247 em 2000 –, demonstra as grandes deficiênci- as que o Estado ainda enfrenta e, ao mesmo tempo, o muito que está por ser feito na melhoria do seu tecido social.

O índice de exclusão social do Piauí situa-se muito abai- xo da média brasileira. O fato de o índice de exclusão esta- dual estar em lenta ascensão e o nacional, ao contrário, em descensão, produz como resultado aritmético a aproxima- ção gradual do índice piauiense à média nacional. Em 1980, o índice do Piauí alcançava apenas 37% do valor do índice brasileiro; no ano de 2000, passou a representar 47%, me- nos da metade, portanto.

O índice de exclusão social do Brasil vem piorando nas duas últimas décadas, caindo de 0,574, em 1980, para 0,527, em 2000, a despeito da macroeconomia do País ter se fortalecido nesses últimos vinte anos – com a intensifica- ção industrial, a grande agricultura e a pecuária em nível empresarial, o crescimento do PIB, dentre outros avanços. A rigor, como a população reside nos Municípios, já que Esta- dos e União são “ficção” institucional, tudo indica que a de-

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 35 terioração do tecido social começa nos municípios, mais es- pecialmente na grande massa das pequenas e pobres uni- dades municipais, terminando por repercutir nos índices dos respectivos Estados e no da União.

É certo que, em nível nacional, os planos de desenvolvi- mento econômico e social das décadas de 1960 e 1970 e, por último, os “pacotes” dos anos 80 e 90, descuraram siste- maticamente da questão social, principalmente da distribui- ção da renda. A concepção era primeiro fazer crescer o “bolo” (o produto interno bruto), para depois (quando?) dividi-lo. Esta segunda parte da “estratégia”, evidentemente, não tem sido realizada a contento e o que se tem feito é insuficiente, mero paliativo, e isto fica patente quando se aplicam modelos de mensuração do desenvolvimento social, tais como IDH-M, ICV e o índice de exclusão social, que classificam a imensa maio- ria dos municípios brasileiros e, portanto, da população no lugar comum do subdesenvolvimento e da exclusão social.

Esse mesmo fenômeno ocorre também noutro campo – no âmbito geográfico, o modelo de desenvolvimento naci- onal, centralizado e concentrado, carreou intensamente o desenvolvimento econômico para o eixo Sudeste-Sul, onde se fortaleceram e se consolidaram os grandes centros indus- triais do País, relegando as demais macrorregiões ao atraso e à periferia do sistema, criando enormes desequilíbrios es- paciais do desenvolvimento. Isso redundou naquilo a que se convencionou chamar de “dois Brasis” ou senão de “Belindia”. As tentativas tímidas e corrompidas de atenuar os desequilíbrios, tais como SUDENE, SUDAM, SUDECO, não lograram cumprir sua função e, até onde funcionaram, ser- viram para acirrar as disparidades internamente, dentro da própria região, por terem apenas repetido, na região, a mesma concepção concentradora – de reforçar as economi- as regionais mais fortes – adotada em nível nacional.

O certo é que o modelo de desenvolvimento produziu, a longo prazo, uma dualidade explícita: as regiões Sul-Su-

FUNDAÇÃO CEPRO 36 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

deste economicamente desenvolvidas, e a região Nordeste empobrecida. O grupo mais baixo de exclusão social – o do tecido social mais deteriorado – é formado exclusivamente por estados nordestinos; no outro extremo, o grupo superi- or, de reduzida exclusão – o do tecido social bem suprido –, é formado por Estados do Sul-Sudeste mais o Distrito Fede- ral, que é um enclave político-administrativo-diplomático.

FUNDAÇÃO CEPRO 3 ÍNDICES DE POBREZA, EMPREGO FORMAL, DESIGUALDADE, ALFABETIZAÇÃO, ESCOLARIDADE, JUVENTUDE E VIOLÊNCIA POR ESTADO 1980 E 2000

ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 39

ÍNDICES DE POBREZA, EMPREGO FORMAL, DESIGUALDADE, ALFABETIZAÇÃO, ESCOLARIDADE, JUVENTUDE E VIOLÊNCIA POR ESTADO 1980 E 2000

Instruções para leitura: 1 Os índices variam de 0 a 1;

2 Quanto maior o índice, melhor a situação social; quanto menor o índice, pior a situação social;

3 Definição das 4 faixas da legenda: divisão do número de estados existentes em quatro grupos de aproxima- damente sete estados, tendo por base a relação esta- dual do ano de 2000. Por este motivo, os valores da amplitude de cada faixa da legenda são variáveis con- forme o tipo de índice e ainda de acordo com a gran- deza dos próprios índices;

4 Valores das faixas da legenda para o índice de pobre- za por Estado (1980 e 2000): 0,000 a 0,187 0,188 a 0,609 0,610 a 0,748 0,749 a 1,000

5 Valores das faixas da legenda para o índice de empre- go formal por Estado (1980 e 2000): 0,000 a 0,218 0,219 a 0,342 0,343 a 0,596 0,597 a 1,000 FUNDAÇÃO CEPRO 40 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

6 Valores das faixas da legenda para o índice de desi- gualdade por Estado (1980 e 2000): 0,000 a 0,068 0,069 a 0,153 0,154 a 0,228 0,229 a 1,000

7 Valores das faixas da legenda para o índice de alfabe- tização por Estado (1980 e 2000): 0,000 a 0,312 0,313 a 0,653 0,654 a 0,806 0,807 a 1,000

8 Valores das faixas da legenda para o índice de escola- ridade por Estado (1980 e 2000): 0,000 a 0,244 0,245 a 0,422 0,423 a 0,505 0,506 a 1,000

9 Valores das faixas da legenda para o índice de juven- tude por Estado (1980 e 2000): 0,000 a 0,287 0,288 a 0,514 0,515 a 0,700 0,701 a 1,000

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 41

10 Valores das faixas da legenda para o índice de violên- cia por Estado (1980 e 2000): 0,000 a 0,466 0,467 a 0,737 0,738 a 0,865 0,866 a 1,000

FUNDAÇÃO CEPRO 42 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

BRASIL ÍNDICE DE POBREZA 1980

RORAIMA

AMAPÁ

AMAZONAS PARÁ MARANHÃO CEARÁ RIO GRANDE DO NORTE PARAÍBA PIAUÍ ACRE PERNAMBUCO ALAGOAS SERGIPE RONDÔNIA BAHIA MATO GROSSO GOIÁS

MINAS GERAIS ESPÍRITO MATO GROSSO SANTO DO SUL SÃO PAULO RIO DE JANEIRO

PARANÁ

SANTA CATARINA

RIO GRANDE DO SUL

ÍNDICE DE POBREZA* 0,000 a 0,187

0,188 a 0,609 300 0 300 600 0,610 a 0,748 km 0,749 a 1,000

Limite Estadual N

O L * Quanto maior o índice, melhor a situação social.

Fonte: Atlas da Exclusão Social no Brasil. Volume 2. S

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 43

BRASIL ÍNDICE DE POBREZA 2000

RORAIMA

AMAPÁ

AMAZONAS PARÁ MARANHÃO CEARÁ RIO GRANDE DO NORTE PARAÍBA PIAUÍ ACRE PERNAMBUCO

ALAGOAS TOCANTINS SERGIPE RONDÔNIA BAHIA MATO GROSSO GOIÁS

DISTRITO FEDERAL

MINAS GERAIS ESPÍRITO MATO GROSSO SANTO DO SUL SÃO PAULO RIO DE JANEIRO

PARANÁ

SANTA CATARINA

RIO GRANDE DO SUL

ÍNDICE DE POBREZA* 0,000 a 0,187

0,188 a 0,609 300 0 300 600 0,610 a 0,748 km 0,749 a 1,000

Limite Estadual N

O L * Quanto maior o índice, melhor a situação social.

Fonte: Atlas da Exclusão Social no Brasil. Volume 2. S

FUNDAÇÃO CEPRO 44 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

BRASIL ÍNDICE DE EMPREGO FORMAL 1980

RORAIMA

AMAPÁ

AMAZONAS PARÁ MARANHÃO CEARÁ RIO GRANDE DO NORTE PIAUÍ PARAÍBA ACRE PERNAMBUCO ALAGOAS SERGIPE RONDÔNIA BAHIA MATO GROSSO GOIÁS

MINAS GERAIS ESPÍRITO MATO GROSSO SANTO DO SUL SÃO PAULO RIO DE JANEIRO

PARANÁ

SANTA CATARINA

RIO GRANDE DO SUL

ÍNDICE DE EMPREGO FORMAL* 0,000 a 0,218

0,219 a 0,342 300 0 300 600 0,343 a 0,596 km 0,597 a 1,000

Limite Estadual N

O L * Quanto maior o índice, melhor a situação social.

Fonte: Atlas da Exclusão Social no Brasil. Volume 2. S

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 45

BRASIL ÍNDICE DE EMPREGO FORMAL 2000

RORAIMA

AMAPÁ

AMAZONAS PARÁ MARANHÃO CEARÁ CEARÁ RIO GRANDE DO NORTE PIAUÍ PARAÍBA ACRE PERNAMBUCO ALAGOAS TOCANTINS SERGIPE RONDÔNIA BAHIA MATO GROSSO DISTRITO FEDERAL

GOIÁS MINAS GERAIS ESPÍRITO MATO GROSSO SANTO DO SUL SÃO PAULO RIO DE JANEIRO

PARANÁ

SANTA CATARINA

RIO GRANDE DO SUL

ÍNDICE DE EMPREGO FORMAL* 0,000 a 0,218

0,219 a 0,342 300 0 300 600 0,343 a 0,596 km 0,597 a 1,000

Limite Estadual N

O L * Quanto maior o índice, melhor a situação social.

Fonte: Atlas da Exclusão Social no Brasil. Volume 2. S

FUNDAÇÃO CEPRO 46 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

BRASIL ÍNDICE DE DESIGUALDADE SOCIAL 1980

RORAIMA

AMAPÁ

AMAZONAS PARÁ MARANHÃO CEARÁ RIO GRANDE DO NORTE PIAUÍ PARAÍBA ACRE PERNAMBUCO ALAGOAS SERGIPE RONDÔNIA BAHIA MATO GROSSO GOIÁS

MINAS GERAIS ESPÍRITO MATO GROSSO SANTO DO SUL SÃO PAULO RIO DE JANEIRO

PARANÁ

SANTA CATARINA

RIO GRANDE DO SUL

ÍNDICE DE DESIGUALDADE SOCIAL* 0,000 a 0,068

0,069 a 0,153 300 0 300 600

km 0,154 a 0,228 0,229 a 1,000 Limite Estadual N

O L * Quanto maior o índice, melhor a situação social.

Fonte: Atlas da Exclusão Social no Brasil. Volume 2. S FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 47

BRASIL ÍNDICE DE DESIGUALDADE SOCIAL 2000

RORAIMA

AMAPÁ

AMAZONAS PARÁ MARANHÃO CEARÁ RIO GRANDE DO NORTE PIAUÍ PARAÍBA ACRE PERNAMBUCO ALAGOAS TOCANTINS SERGIPE RONDÔNIA BAHIA MATO GROSSO DISTRITO FEDERAL

GOIÁS MINAS GERAIS ESPÍRITO MATO GROSSO SANTO DO SUL SÃO PAULO RIO DE JANEIRO

PARANÁ

SANTA CATARINA

RIO GRANDE DO SUL

ÍNDICE DE DESIGUALDADE SOCIAL* 0,000 a 0,068

0,069 a 0,153 300 0 300 600

km 0,154 a 0,228 0,229 a 1,000 Limite Estadual N

O L * Quanto maior o índice, melhor a situação social. S Fonte: Atlas da Exclusão Social no Brasil. Volume 2. FUNDAÇÃO CEPRO 48 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

BRASIL ÍNDICE DE ALFABETIZAÇÃO 1980

RORAIMA

AMAPÁ

AMAZONAS PARÁ MARANHÃO CEARÁ RIO GRANDE DO NORTE PIAUÍ PARAÍBA ACRE PERNAMBUCO ALAGOAS SERGIPE RONDÔNIA BAHIA MATO GROSSO GOIÁS

MINAS GERAIS ESPÍRITO MATO GROSSO SANTO DO SUL SÃO PAULO RIO DE JANEIRO

PARANÁ

SANTA CATARINA

RIO GRANDE DO SUL

ÍNDICE DE ALFABETIZAÇÃO* 0,000 a 0,312

0,313 a 0,653 300 0 300 600 0,654 a 0,806 km 0,807 a 1,000

Limite Estadual N

O L * Quanto maior o índice, melhor a situação social.

Fonte: Atlas da Exclusão Social no Brasil. Volume 2. S

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 49

BRASIL ÍNDICE DE ALFABETIZAÇÃO 2000

RORAIMA

AMAPÁ

AMAZONAS PARÁ MARANHÃO CEARÁCEARÁ RIO GRANDE DO NORTE PIAUÍ PARAÍBA ACRE PERNAMBUCO ALAGOAS TOCANTINS SERGIPE RONDÔNIA BAHIA MATO GROSSO DISTRITO FEDERAL

GOIÁS MINAS GERAIS ESPÍRITO MATO GROSSO SANTO DO SUL SÃO PAULO RIO DE JANEIRO

PARANÁ

SANTA CATARINA

RIO GRANDE DO SUL

ÍNDICE DE ALFABETIZAÇÃO* 0,000 a 0,312

0,313 a 0,653 300 0 300 600 0,654 a 0,806 km 0,807 a 1,000

Limite Estadual N

O L * Quanto maior o índice, melhor a situação social.

Fonte: Atlas da Exclusão Social no Brasil. Volume 2. S

FUNDAÇÃO CEPRO 50 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

BRASIL ÍNDICE DE ESCOLARIDADE 1980

RORAIMA

AMAPÁ

AMAZONAS PARÁ MARANHÃO CEARÁ RIO GRANDE DO NORTE PIAUÍ PARAÍBA ACRE PERNAMBUCO ALAGOAS SERGIPE RONDÔNIA BAHIA MATO GROSSO GOIÁS

MINAS GERAIS ESPÍRITO MATO GROSSO SANTO DO SUL SÃO PAULO RIO DE JANEIRO

PARANÁ

SANTA CATARINA

RIO GRANDE DO SUL

ÍNDICE DE ESCOLARIDADE* 0,000 a 0,244

0,245 a 0,422 300 0 300 600 0,423 a 0,505 km 0,506 a 1,000

Limite Estadual N

O L * Quanto maior o índice, melhor a situação social.

Fonte: Atlas da Exclusão Social no Brasil. Volume 2. S

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 51

BRASIL ÍNDICE DE ESCOLARIDADE 2000

RORAIMA

AMAPÁ

AMAZONAS PARÁ MARANHÃO CEARÁCEARÁ RIO GRANDE DO NORTE PIAUÍ PARAÍBA ACRE PERNAMBUCO ALAGOAS TOCANTINS SERGIPE RONDÔNIA BAHIA MATO GROSSO DISTRITO FEDERAL

GOIÁS MINAS GERAIS ESPÍRITO MATO GROSSO SANTO DO SUL SÃO PAULO RIO DE JANEIRO

PARANÁ

SANTA CATARINA

RIO GRANDE DO SUL

ÍNDICE DE ESCOLARIDADE* 0,000 a 0,244

0,245 a 0,422 300 0 300 600 0,423 a 0,505 km 0,506 a 1,000

Limite Estadual N

O L * Quanto maior o índice, melhor a situação social.

Fonte: Atlas da Exclusão Social no Brasil. Volume 2. S

FUNDAÇÃO CEPRO 52 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

BRASIL ÍNDICE DE JUVENTUDE 1980

RORAIMA

AMAPÁ

AMAZONAS PARÁ MARANHÃO CEARÁ RIO GRANDE DO NORTE PIAUÍ PARAÍBA ACRE PERNAMBUCO ALAGOAS SERGIPE RONDÔNIA BAHIA MATO GROSSO

GOIÁS

MINAS GERAIS ESPÍRITO MATO GROSSO SANTO DO SUL SÃO PAULO RIO DE JANEIRO

PARANÁ

SANTA CATARINA

RIO GRANDE DO SUL

ÍNDICE DE JUVENTUDE* 0,000 a 0,287

0,288 a 0,514 300 0 300 600 0,515 a 0,700 km 0,701 a 1,000

Limite Estadual N

O L * Quanto maior o índice, melhor a situação social.

Fonte: Atlas da Exclusão Social no Brasil. Volume 2. S

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 53

BRASIL ÍNDICE DE JUVENTUDE 2000

RORAIMA

AMAPÁ

AMAZONAS PARÁ MARANHÃO CEARÁ RIO GRANDE DO NORTE PIAUÍ PARAÍBA ACRE PERNAMBUCO ALAGOAS TOCANTINS SERGIPE RONDÔNIA BAHIA MATO GROSSO DISTRITO FEDERAL

GOIÁS MINAS GERAIS ESPÍRITO MATO GROSSO SANTO DO SUL SÃO PAULO RIO DE JANEIRO

PARANÁ

SANTA CATARINA

RIO GRANDE DO SUL

ÍNDICE DE JUVENTUDE* 0,000 a 0,287

0,288 a 0,514 300 0 300 600 0,515 a 0,700 km 0,701 a 1,000

Limite Estadual N

O L * Quanto maior o índice, melhor a situação social.

Fonte: Atlas da Exclusão Social no Brasil. Volume 2. S

FUNDAÇÃO CEPRO 54 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

BRASIL ÍNDICE DE VIOLÊNCIA 1980

RORAIMA

AMAPÁ

AMAZONAS PARÁ MARANHÃO CEARÁ RIO GRANDE DO NORTE PIAUÍ PARAÍBA ACRE PERNAMBUCO ALAGOAS SERGIPE RONDÔNIA BAHIA MATO GROSSO GOIÁS

MINAS GERAIS ESPÍRITO MATO GROSSO SANTO DO SUL SÃO PAULO RIO DE JANEIRO

PARANÁ

SANTA CATARINA

RIO GRANDE DO SUL

ÍNDICE DE VIOLÊNCIA* 0,000 a 0,466

0,467 a 0,737 300 0 300 600 0,738 a 0,865 km 0,866 a 1,000

Limite Estadual N

O L * Quanto maior o índice, melhor a situação social.

Fonte: Atlas da Exclusão Social no Brasil. Volume 2. S

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 55

BRASIL ÍNDICE DE VIOLÊNCIA 2000

RORAIMA

AMAPÁ

AMAZONAS PARÁ MARANHÃO RIO GRANDE DO NORTE PIAUÍ PARAÍBA ACRE PERNAMBUCO ALAGOAS TOCANTINS SERGIPE RONDÔNIA BAHIA MATO GROSSO DISTRITO FEDERAL

GOIÁS MINAS GERAIS ESPÍRITO MATO GROSSO SANTO DO SUL SÃO PAULO RIO DE JANEIRO

PARANÁ

SANTA CATARINA

RIO GRANDE DO SUL

ÍNDICE DE VIOLÊNCIA* 0,000 a 0,466

0,467 a 0,737 300 0 300 600 0,738 a 0,865 km 0,866 a 1,000

Limite Estadual N

O L * Quanto maior o índice, melhor a situação social.

Fonte: Atlas da Exclusão Social no Brasil. Volume 2. S

FUNDAÇÃO CEPRO 56 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

ÍNDICE DE POBREZA CLASSIFICAÇÃO DOS ESTADOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE POBREZA 1980 Unidades Federativas Índíce Ranking Nacional São Paulo 0,999 1° Rio de Janeiro 0,948 2° Roraima 0,873 3° Santa Catarina 0,862 4° Rio Grande do Sul 0,828 5° Amazonas 0,784 6° Rondônia 0,778 7° Paraná 0,761 8° Mato Grosso 0,739 9° Goiás 0,705 10° Amapá 0,695 11° Espírito Santo 0,686 12° Acre 0,661 13° Pará 0,657 14° Minas Gerais 0,623 15° Bahia 0,379 16° Pernambuco 0,315 17° Sergipe 0,283 18° Rio Grande do Norte 0,193 19° Alagoas 0,164 20° Ceará 0,153 21° Maranhão 0,135 22° Paraíba 0,086 23° Piauí 0,002 24° Média Brasil 0,555

FONTE: CAMPOS, André; POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo; SILVA, Ronnie (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil, vol. 2. São Paulo: Cortez, 2003. 167 p.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 57

ÍNDICE DE POBREZA CLASSIFICAÇÃO DOS ESTADOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE POBREZA 2000 Unidades Federativas Índíce Ranking Nacional Distrito Federal 0,998 1° São Paulo 0,958 2° Santa Catarina 0,951 3° Rio Grande do Sul 0,855 4° Rio de Janeiro 0,842 5° Paraná 0,796 6° Mato Grosso 0,748 7° Mato Grosso do Sul 0,731 8° Espírito Santo 0,712 9° Goiás 0,683 10° Rondônia 0,676 11° Roraima 0,671 12° Amapá 0,623 13° Minas Gerais 0,609 14° Acre 0,475 15° Pará 0,415 16° Amazonas 0,414 17° Tocantins 0,306 18° Pernambuco 0,234 19° Rio Grande do Norte 0,229 20° Sergipe 0,187 21° Paraíba 0,129 22° Bahia 0,119 23° Ceará 0,117 24° Alagoas 0,082 25° Piauí 0,045 26° Maranhão 0,001 27° Média Brasil 0,606 FONTE: CAMPOS, André; POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo; SILVA, Ronnie (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil, vol. 2. São Paulo: Cortez, 2003. 167 p.

FUNDAÇÃO CEPRO 58 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

ÍNDICE DE EMPREGO FORMAL CLASSIFICAÇÃO DOS ESTADOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE EMPREGO FORMAL 1980 Unidades Federativas Índíce Ranking Nacional São Paulo 0,959 1° Rio de Janeiro 0,879 2° Rio Grande do Sul 0,732 3° Santa Catarina 0,675 4° Goiás 0,477 5° Minas Gerais 0,470 6° Paraná 0,470 7° Espírito Santo 0,450 8° Amapá 0,446 9° Roraima 0,422 10° Amazonas 0,410 11° Mato Grosso 0,323 12° Pernambuco 0,317 13° Sergipe 0,300 14° Rio Grande do Norte 0,294 15° Pará 0,253 16° Bahia 0,229 17° Alagoas 0,226 18° Ceará 0,218 19° Rondônia 0,214 20° Acre 0,206 21° Paraíba 0,180 22° Piauí 0,106 23° Maranhão 0,024 24° Média Brasil 0,548

FONTE: CAMPOS, André; POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo; SILVA, Ronnie (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil, vol. 2. São Paulo: Cortez, 2003. 167 p.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 59

ÍNDICE DE EMPREGO FORMAL CLASSIFICAÇÃO DOS ESTADOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE EMPREGO FORMAL 2000 Unidades Federativas Índíce Ranking Nacional Distrito Federal 0,999 1° São Paulo 0,811 2° Santa Catarina 0,805 3° Rio Grande do Sul 0,717 4° Rio de Janeiro 0,690 5° Paraná 0,656 6° Minas Gerais 0,596 7° Mato Grosso do Sul 0,582 8° Espírito Santo 0,547 9° Goiás 0,519 10° Mato Grosso 0,468 11° Roraima 0,466 12° Amapá 0,393 13° Acre 0,342 14° Rondônia 0,321 15° Rio Grande do Norte 0,309 16° Sergipe 0,296 17° Pernambuco 0,258 18° Tocantins 0,257 19° Amazonas 0,244 20° Bahia 0,218 21° Paraíba 0,216 22° Alagoas 0,211 23° Ceará 0,181 24° Pará 0,137 25° Piauí 0,067 26° Maranhão 0,001 27° Média Brasil 0,525 FONTE: CAMPOS, André; POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo; SILVA, Ronnie (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil, vol. 2. São Paulo: Cortez, 2003. 167 p.

FUNDAÇÃO CEPRO 60 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

ÍNDICE DE DESIGUALDADE CLASSIFICAÇÃO DOS ESTADOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE DESIGUALDADE 1980 Unidades Federativas Índíce Ranking Nacional São Paulo 0,984 1° Rio de Janeiro 0,850 2° Rio Grande do Sul 0,573 3° Goiás 0,506 4° Roraima 0,463 5° Santa Catarina 0,442 6° Paraná 0,433 7° Minas Gerais 0,403 8° Espírito Santo 0,401 9° Mato Grosso 0,371 10° Amazonas 0,331 11° Rondônia 0,289 12° Amapá 0,260 13° Pará 0,258 14° Bahia 0,207 15° Pernambuco 0,191 16° Sergipe 0,161 17° Acre 0,160 18° Rio Grande do Norte 0,138 19° Ceará 0,128 20° Alagoas 0,093 21° Paraíba 0,086 22° Piauí 0,045 23° Maranhão 0,039 24° Média Brasil 0,503

FONTE: CAMPOS, André; POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo; SILVA, Ronnie (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil, vol. 2. São Paulo: Cortez, 2003. 167 p.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 61

ÍNDICE DE DESIGUALDADE CLASSIFICAÇÃO DOS ESTADOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE DESIGUALDADE 2000 Unidades Federativas Índíce Ranking Nacional Distrito Federal 0,994 1° São Paulo 0,451 2° Rio de Janeiro 0,403 3° Rio Grande do Sul 0,277 4° Santa Catarina 0,264 5° Paraná 0,254 6° Espírito Santo 0,228 7° Mato Grosso do Sul 0,201 8° Mato Grosso 0,194 9° Minas Gerais 0,188 10° Amapá 0,183 11° Goiás 0,175 12° Roraima 0,161 13° Rondônia 0,153 14° Amazonas 0,120 15° Rio Grande do Norte 0,097 16° Pernambuco 0,094 17° Pará 0,084 18° Acre 0,077 19° Sergipe 0,074 20° Tocantins 0,068 21° Ceará 0,064 22° Bahia 0,057 23° Paraíba 0,049 24° Alagoas 0,047 25° Piauí 0,019 26° Maranhão 0,003 27° Média Brasil 0,242 FONTE: CAMPOS, André; POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo; SILVA, Ronnie (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil, vol. 2. São Paulo: Cortez, 2003. 167 p.

FUNDAÇÃO CEPRO 62 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

ÍNDICE DE ALFABETIZAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DOS ESTADOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE ALFABETIZAÇÃO 1980 Unidades Federativas Índíce Ranking Nacional Rio Grande do Sul 0,971 1° São Paulo 0,956 2° Rio de Janeiro 0,954 3° Santa Catarina 0,943 4° Paraná 0,781 5° Espírito Santo 0,689 6° Minas Gerais 0,681 7° Goiás 0,647 8° Roraima 0,598 9° Amapá 0,597 10° Mato Grosso 0,588 11° Pará 0,497 12° Rondônia 0,448 13° Amazonas 0,438 14° Rio Grande do Norte 0,244 15° Pernambuco 0,240 16° Bahia 0,222 17° Ceará 0,192 18° Sergipe 0,180 19° Acre 0,121 20° Paraíba 0,112 21° Piauí 0,096 22° Maranhão 0,090 23° Alagoas 0,015 24° Média Brasil 0,637

FONTE: CAMPOS, André; POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo; SILVA, Ronnie (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil, vol. 2. São Paulo: Cortez, 2003. 167 p.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 63

ÍNDICE DE ALFABETIZAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DOS ESTADOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE ALFABETIZAÇÃO 2000 Unidades Federativas Índíce Ranking Nacional Distrito Federal 0,972 1° Santa Catarina 0,967 2° Rio de Janeiro 0,956 3° Rio Grande do Sul 0,952 4° São Paulo 0,946 5° Paraná 0,877 6° Mato Grosso do Sul 0,806 7° Goiás 0,801 8° Minas Gerais 0,790 9° Espírito Santo 0,790 10° Mato Grosso 0,760 11° Rondônia 0,718 12° Roraima 0,670 13° Amapá 0,653 14° Amazonas 0,512 15° Tocantins 0,503 16° Pará 0,479 17° Bahia 0,384 18° Pernambuco 0,343 19° Rio Grande do Norte 0,316 20° Sergipe 0,312 21° Acre 0,275 22° Ceará 0,265 23° Paraíba 0,209 24° Maranhão 0,172 25° Piauí 0,135 26° Alagoas 0,016 27° Média Brasil 0,696 FONTE: CAMPOS, André; POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo; SILVA, Ronnie (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil, vol. 2. São Paulo: Cortez, 2003. 167 p.

FUNDAÇÃO CEPRO 64 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

ÍNDICE DE ESCOLARIDADE CLASSIFICAÇÃO DOS ESTADOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE ESCOLARIDADE 1980 Unidades Federativas Índíce Ranking Nacional Rio de Janeiro 0,990 1° São Paulo 0,850 2° Rio Grande do Sul 0,824 3° Santa Catarina 0,717 4° Espírito Santo 0,577 5° Goiás 0,547 6° Paraná 0,521 7° Minas Gerais 0,515 8° Amapá 0,476 9° Roraima 0,410 10° Mato Grosso 0,368 11° Pará 0,306 12° Amazonas 0,306 13° Pernambuco 0,274 14° Rio Grande do Norte 0,205 15° Rondônia 0,189 16° Sergipe 0,127 17° Paraíba 0,114 18° Ceará 0,111 19° Bahia 0,098 20° Acre 0,062 21° Alagoas 0,029 22° Piauí 0,016 23° Maranhão 0,010 24° Média Brasil 0,530

FONTE: CAMPOS, André; POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo; SILVA, Ronnie (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil, vol. 2. São Paulo: Cortez, 2003. 167 p.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 65

ÍNDICE DE ESCOLARIDADE CLASSIFICAÇÃO DOS ESTADOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE ESCOLARIDADE 2000 Unidades Federativas Índíce Ranking Nacional Distrito Federal 0,854 1° Rio de Janeiro 0,692 2° São Paulo 0,642 3° Santa Catarina 0,578 4° Rio Grande do Sul 0,574 5° Paraná 0,522 6° Amapá 0,505 7° Espírito Santo 0,482 8° Roraima 0,464 9° Mato Grosso do Sul 0,463 10° Goiás 0,428 11° Amazonas 0,424 12° Minas Gerais 0,423 13° Mato Grosso 0,422 14° Rondônia 0,347 15° Pará 0,302 16° Pernambuco 0,301 17° Rio Grande do Norte 0,277 18° Tocantins 0,269 19° Acre 0,267 20° Sergipe 0,244 21° Bahia 0,222 22° Ceará 0,201 23° Paraíba 0,186 24° Alagoas 0,166 25° Maranhão 0,142 26° Piauí 0,124 27° Média Brasil 0,455 FONTE: CAMPOS, André; POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo; SILVA, Ronnie (orgss.). Atlas da Exclusão Social no Brasil, vol. 2. São Paulo: Cortez, 2003. 167 p.

FUNDAÇÃO CEPRO 66 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

ÍNDICE DE JUVENTUDE CLASSIFICAÇÃO DOS ESTADOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE JUVENTUDE 1980 Unidades Federativas Índíce Ranking Nacional Rio de Janeiro 0,954 1° São Paulo 0,868 2° Rio Grande do Sul 0,855 3° Minas Gerais 0,547 4° Santa Catarina 0,541 5° Espírito Santo 0,510 6° Paraná 0,474 7° Goiás 0,428 8° Pernambuco 0,383 9° Mato Grosso 0,370 10° Rio Grande do Norte 0,369 11° Paraíba 0,333 12° Ceará 0,321 13° Bahia 0,290 14° Roraima 0,287 15° Sergipe 0,256 16° Alagoas 0,252 17° Maranhão 0,227 18° Pará 0,223 19° Rondônia 0,197 20° Piauí 0,181 21° Amazonas 0,129 22° Acre 0,116 23° Amapá 0,035 24° Média Brasil 0,570

FONTE: CAMPOS, André; POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo; SILVA, Ronnie (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil, vol. 2. São Paulo: Cortez, 2003. 167 p.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 67

ÍNDICE DE JUVENTUDE CLASSIFICAÇÃO DOS ESTADOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE JUVENTUDE 2000 Unidades Federativas Índíce Ranking Nacional Rio de Janeiro 0,983 1° Rio Grande do Sul 0,914 2° São Paulo 0,881 3° Santa Catarina 0,768 4° Paraná 0,741 5° Minas Gerais 0,733 6° Espírito Santo 0,700 7° Distrito Federal 0,699 8° Goiás 0,682 9° Mato Grosso do Sul 0,604 10° Pernambuco 0,543 11° Mato Grosso 0,519 12° Rio Grande do Norte 0,516 13° Paraíba 0,514 14° Bahia 0,439 15° Ceará 0,411 16° Sergipe 0,398 17° Piauí 0,349 18° Rondônia 0,342 19° Alagoas 0,294 20° Tocantins 0,287 21° Pará 0,168 22° Maranhão 0,121 23° Roraima 0,106 24° Amazonas 0,068 25° Acre 0,066 26° Amapá 0,033 27° Média Brasil 0,657 FONTE: CAMPOS, André; POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo; SILVA, Ronnie (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil, vol. 2. São Paulo: Cortez, 2003. 167 p.

FUNDAÇÃO CEPRO 68 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

ÍNDICE DE VIOLÊNCIA CLASSIFICAÇÃO DOS ESTADOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE VIOLÊNCIA 1980 Unidades Federativas Índíce Ranking Nacional Piauí 0,990 1° Maranhão 0,983 2° Bahia 0,953 3° Amapá 0,928 4° Santa Catarina 0,818 5° Sergipe 0,793 6° Rio Grande do Sul 0,755 7° Ceará 0,742 8° Rio Grande do Norte 0,734 9° Acre 0,734 10° Minas Gerais 0,730 11° Pará 0,721 12° Amazonas 0,692 13° Mato Grosso 0,658 14° Paraíba 0,637 15° Paraná 0,637 16° Goiás 0,583 17° São Paulo 0,515 18° Roraima 0,511 19° Alagoas 0,502 20° Espírito Santo 0,460 21° Pernambuco 0,329 22° Rondônia 0,085 23° Rio de Janeiro 0,010 24° Média Brasil 0,605

FONTE: CAMPOS, André; POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo; SILVA, Ronnie (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil, vol. 2. São Paulo: Cortez, 2003. 167 p.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 69

ÍNDICE DE VIOLÊNCIA CLASSIFICAÇÃO DOS ESTADOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE VIOLÊNCIA 2000 Unidades Federativas Índíce Ranking Nacional Maranhão 0,996 1° Santa Catarina 0,963 2° Piauí 0,960 3° Rio Grande do Norte 0,937 4° Bahia 0,933 5° Minas Gerais 0,889 6° Pará 0,865 7° Paraíba 0,832 8° Tocantins 0,828 9° Rio Grande do Sul 0,801 10° Ceará 0,797 11° Paraná 0,758 12° Acre 0,750 13° Amazonas 0,737 14° Goiás 0,700 15° Sergipe 0,675 16° Alagoas 0,620 17° Mato Grosso do Sul 0,514 18° Amapá 0,486 19° Distrito Federal 0,471 20° Rondônia 0,466 21° Mato Grosso 0,355 22° Roraima 0,345 23° São Paulo 0,306 24° Espírito Santo 0,226 25° Rio de Janeiro 0,136 26° Pernambuco 0,077 27° Média Brasil 0,602 FONTE: CAMPOS, André; POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo; SILVA, Ronnie (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil, vol. 2. São Paulo: Cortez, 2003. 167 p.

FUNDAÇÃO CEPRO 70 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

COMENTÁRIOS DOS ÍNDICES POR ESTADO

1 Índice de Pobreza

• Predominância absoluta da região nordestina no gru- po dos estados de piores índices de pobreza, de maior exclusão social.

• Contrariamente, predomínio total das regiões Sul-Su- deste mais o Distrito Federal no grupo superior, dos es- tados detentores de índices de pobreza de elevado va- lor, favoráveis, ou seja, significativos de reduzida pobre- za, chegando, inclusive, aos casos do Distrito Federal (índice 0,998 no ano 2000) e de São Paulo (0,999 em 1980), de quase total ausência de pobreza.*

• O Estado do Piauí, que ocupava a última colocação no Ranking nacional em 1980 – com o índice de pobreza de irrisório 0,002 –, no ano de 2000, cedeu esta aviltante posição ao Estado do Maranhão, portador do índice ain- da mais irrisório, igual a 0,001, ficando o Piauí acima daquele Estado, elevando seu índice para 0,045.

• O índice de pobreza do Brasil obteve uma melhoria pouco significativa, nessas duas últimas décadas, ao as- cender de 0,555, em 1980, para 0,606, no ano de 2000. Significa que a população do Brasil, tomada como um todo, sem estratificação, tornou-se menos pobre.

• Comparado com o índice de pobreza do País, o do Piauí mostra baixíssima representação; em 1980 sim- bolizava inexpressivo 0,36% do valor do índice brasi- leiro, passando a representar 7,4% no ano de 2000.

* Chama-se a atenção para a relativização do conceito. Afinal, no procedimento metodológico foi adotada como linha de pobreza o ganho de até 1/2 salário mínimo mensal, o que é consistente para regiões pobres, com grandes bolsões de miséria, como o Nordeste, mas talvez não para o Distrito Federal e São Paulo.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 71

2 Índice de Emprego Formal

• A predominância da região nordestina no grupo dos estados de piores índices parece ser uma constante. No caso do índice de emprego formal ou formalidade das ocupações, não é diferente. À exceção do Estado do Pará, os demais pertencem a esta região.

• Por oposição, as regiões Sul-Sudeste mais o Distrito Federal pontificam no grupo dos estados de elevados índices de emprego formal, destacando-se o Distrito Federal, que praticamente alcançou a formalidade to- tal das ocupações (ano de 2000) e São Paulo, também com relevante índice (em 1980).

• O Estado do Piauí ocupa a penúltima colocação em âmbito nacional, superando, no decorrer do período, apenas o Estado do Maranhão. Acresce-se, ainda, uma nota preocupante, que é a visível expansão da informalidade das ocupações observada nesses dois estados (e em outros), sendo que o Maranhão, pratica- mente, atingiu a nulidade neste aspecto.

• No Brasil como um todo, o índice de emprego formal também decaiu, no período considerado, de 0,548 para 0,525, repercutindo a tendência do crescimento da informalidade das ocupações em grande parte dos es- tados.

• O índice de emprego formal do Piauí, se comparado com o do Brasil mostra-se por demais insignificante e, o mais grave, em declínio. De uma representação de 19,3%, em 1980, passou a representar apenas 12,7%, no ano de 2000.

3 Índice de Desigualdade

• No índice de desigualdade social, o grupo dos estados portadores dos maiores desequilíbrios na distribuição

FUNDAÇÃO CEPRO 72 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

da renda, expressos pelos piores índices de desigual- dade, é formado, na quase totalidade, pelos estados nordestinos, exceto pela presença do Estado de Tocantins (ano de 2000).

• No outro extremo, no grupo superior, o dos estados detentores de uma estrutura de distribuição da renda menos desigual, expressa por índices de desigualdade mais elevados, predominam as regiões Sul-Sudeste mais o Distrito Federal. Vale ressaltar, mesmo dentro deste elevado grupo, a enorme disparidade entre o Distrito Federal (de baixíssima desigualdade social) e o 2º co- locado, São Paulo, cujo índice corresponde a menos da metade daquele.

• O Estado do Piauí, também neste aspecto, abstém-se de ocupar a última posição em termos nacionais, per- manecendo esta com o Estado do Maranhão.

• Aprofunda-se dramaticamente a desigualdade social no Brasil. Entre 1980 e 2000 ocorreu um aumento ver- tiginoso da concentração da renda em todos os esta- dos da Federação, sem exceção. Como resultado do perverso modelo econômico, o índice brasileiro, que é a média dos estados, caiu para menos da metade do seu valor registrado em 1980, decaindo de 0,503 para 0,242, refletindo o empobrecimento contínuo de gran- de parcela da população brasileira e expondo o con- seqüente aumento da distância entre os extremos de renda pessoal, ou seja, entre os mais ricos e os mais pobres.

• Inserido na periferia do modelo econômico nacional, o Piauí acompanha a mesma tendência. A desigualdade social no estado é tão alarmante que o índice piauiense representava nada mais que 8,9% do índice nacional, em 1980, e 7,8%, em 2000. Nota-se que, em termos relativos, a expansão da desigualdade social foi mais FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 73

intensa no Brasil, que no Piauí: o índice de desigualda- de do Piauí, em 2000, corresponde a 87,6% do regis- trado em 1980; o do Brasil corresponde apenas a 48%.

4 Índice de Alfabetização

• Também neste índice a região nordestina segue a re- gra e aparece, exceto pela presença do Estado do Acre, como a região detentora dos piores índices de alfabe- tização, através da presença de seis estados.

• As regiões Sul-Sudeste mais o Distrito Federal, por outro lado, novamente pontificam como a área responsável pela formação do grupo superior, o grupo detentor dos mais elevados índices de alfabetização. O Distrito Fede- ral (ano de 2000) e o Estado do Rio Grande do Sul (ano de 1980) se destacam na liderança deste índice.

• O Estado do Piauí, embora fazendo parte do grupo inferior, o dos piores índices de alfabetização, não ocu- pa, entretanto, a última colocação em nível nacional, posição esta incorporada pelo Estado de Alagoas, du- rante as duas décadas consideradas no estudo. O Piauí registra elevação do seu índice durante o período, mas, por ter apresentado um desempenho inferior ao do Maranhão, perdeu para este uma posição, descendo para o penúltimo lugar no Ranking nacional.

• Tomando-se o Brasil no seu todo, o índice de alfabeti- zação apresenta alguma melhoria, evoluindo de 0,637 para 0,696. Para o País, trata-se de um índice ainda desprezível, dados os aspectos moral e ético que a ques- tão encerra.

• Inaceitável, sob todos os aspectos, é o índice de alfa- betização apresentado pelo Piauí. Relacionado ao va- lor do índice do Brasil, sua representação não ultra- passa 15% do valor daquele, em 1980, e 19,4%, no ano de 2000. FUNDAÇÃO CEPRO 74 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

5 Índice de Escolaridade

• Presença absoluta de estados nordestinos na composi- ção do grupo que exibe os piores índices de escolari- dade.

• Participação exclusiva de estados das regiões Sul-Su- deste mais o Distrito Federal na formação do grupo superior, representante dos mais elevados índices de escolaridade. Chama a atenção a queda do índice de escolaridade dos grandes estados componentes deste grupo, no período, principalmente do Rio de Janeiro e São Paulo.

• O Estado do Piauí, cujo índice de escolaridade, baixís- simo em 1980, o colocava em penúltimo lugar no Ranking nacional, acima apenas do Maranhão, teve seu desempenho superado pelo daquele estado, de modo que houve uma troca de posição, passando o Piauí a ocupar, neste aspecto, a última colocação no cenário nacional.

• O índice de escolaridade do Brasil mostra uma queda considerável no período. Tal redução, no entanto, não é de responsabilidade dos estados nordestinos deten- tores de baixa escolaridade, pois estes, sem exceção, elevaram seus índices. A redução do índice de escola- ridade do País, de modo surpreendente, foi provocada pela queda da escolaridade dos grandes estados do Sul e do Sudeste. O índice nacional caiu, no período, de 0,530 para 0,455.

• Ainda que o Brasil, no seu todo, exponha um índice de escolaridade comprometedor, com a agravante de es- tar em declínio, é no confronto com o índice do Piauí que se revela o alarmante retardo em que se encontra o Estado. No início do período, o índice de escolarida- de do Piauí representava 3,0% do valor do índice naci-

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 75

onal; no ano de 2000, representava 27,2%, estando, portanto, consideravelmente distante de equiparar-se à média nacional.

6 Índice de Juventude

• Este índice demonstra uma correlação direta entre o pro- cesso de urbanização, de industrialização, de desen- volvimento econômico e o “envelhecimento” da popula- ção, ou seja, com a redução da proporção da popula- ção infanto-juvenil, na população total, provocada pela queda das taxas de fecundidade e de natalidade no seio da população urbanizada e mais esclarecida. É isto que explica a presença, no grupo dos estados de baixos ín- dices de juventude, dos estados da região Norte (à ex- ceção do Maranhão), ainda mais rurais ou silvícolas que os estados nordestinos. O processo de urbanização da população é mais intenso no Nordeste (cujas taxas de “crescimento” da população rural estão negativas) que no Norte. O “envelhecimento” da população nordesti- na, mais intenso, faz que os estados da região se ele- vem para uma posição mais intermediária, enquanto a faixa dos baixos índices, representativos de uma popu- lação proporcionalmente mais jovem, é assumida pelos estados da região Norte.

• Os estados das regiões Sul e Sudeste, refletindo aque- las características do desenvolvimento econômico, apre- sentam uma população “mais velha”, situando-se, por- tanto, no grupo superior, dos “elevados” índices de ju- ventude.

• No seu conjunto, a população brasileira está em proces- so de “envelhecimento”, e isto é refletido na elevação do índice nacional de 0,570 para 0,657, no período.

• Seguindo a tendência nacional, a população piauiense envelhece em ritmo acelerado. O índice estadual re-

FUNDAÇÃO CEPRO 76 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

presentava 31,7% do valor do índice brasileiro, em 1980, elevando sua representação para 53,1%, no ano de 2000.

7 Índice de Violência

• Com respeito a este índice, observa-se uma situação atípica, embora, em grandes linhas, haja uma tendên- cia para maior violência nas grandes aglomerações hu- manas, pelas situações de atritos, tensões, competição e estresse. No grupo dos estados de maior violência (índices mais baixos), medida pelo número de homicí- dios por 100.000 habitantes, reúnem-se estados das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. É surpreendente encontrar-se, no grupo de elevada vio- lência, junto aos grandes Estados, possuidores de po- pulosas metrópoles, a presença de pequenos estados silvícolas da região Norte, tais como Rondônia e Roraima (a população de Roraima, 324.397 habitan- tes, corresponde a 11,4% da população do Piauí).

• De modo semelhante, no conjunto superior, dos esta- dos com menor violência (índices elevados), observa- se a presença de estados das regiões Nordeste, Sudes- te e Sul.

• O Estado do Piauí, ao menos neste aspecto, figura no grupo superior, o dos estados com menores taxas de violência. De fato, outros estudos, que registram esta- tísticas sobre mortes violentas provocadas por causas externas (taxa de homicídios por cada grupo de 100.000 habitantes)* , apresentam o Piauí como o estado brasi- leiro detentor dos menores índices de criminalidade. Isto é de fácil verificação: em 1980, o Piauí era o líder nacional de longevidade, pacifismo e segurança, com o índice de 0,990; no decorrer do período em foco,

* IBGE: Síntese dos Indicadores Sociais, 1998, p. 48.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 77

baixou seu índice para 0,960, passando a ocupar a terceira colocação em nível nacional.

• Segundo os dados, a questão da violência no Brasil praticamente manteve-se estável entre 1980 e 2000, cujos índices são, respectivamente, 0,605 e 0,602.

• Nesta questão, a situação do Piauí é bastante confortá- vel e consideravelmente superior à do País. Por este motivo, será tomada como referência, como padrão próximo do ideal, para efeito de comparação com o índice do Brasil. Mais deficitário, o índice nacional re- presentava 61,1% do valor do índice piauiense, em 1980, e 62,7%, no ano de 2000.

FUNDAÇÃO CEPRO

4 ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL POR MUNICÍPIO 2000 80 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

MUNICÍPIOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL

Municípios Pobreza Ranking Estadual Índice de Índice de Índice de Índice de Índice de Índice de Índice de Violência Índice de Juventude Escolaridade Desigualdade Alfabetização Exclusão Social Emprego Formal

Teresina 0,535 0,215 0,171 0,813 0,631 0,611 0,952 0,521 1°

Floriano 0,408 0,069 0,093 0,752 0,479 0,589 0,993 0,443 2°

Picos 0,426 0,072 0,078 0,701 0,410 0,641 0,988 0,441 3°

Parnaíba 0,383 0,082 0,075 0,719 0,451 0,582 0,991 0,431 4°

Campo Maior 0,326 0,055 0,043 0,666 0,369 0,647 0,991 0,410 5°

São Raimundo Nonato 0,334 0,054 0,051 0,688 0,387 0,573 1,000 0,405 6°

Guadalupe 0,384 0,046 0,054 0,726 0,351 0,522 1,000 0,402 7°

Santo Antônio de Lisboa 0,415 0,012 0,030 0,613 0,236 0,636 1,000 0,397 8°

Dom Expedito Lopes 0,325 0,047 0,025 0,653 0,280 0,637 1,000 0,395 9°

Bocaina 0,281 0,042 0,016 0,655 0,244 0,724 1,000 0,395 10°

Valença do Piauí 0,302 0,045 0,040 0,643 0,324 0,643 0,959 0,392 11°

Fronteiras 0,340 0,080 0,031 0,567 0,241 0,606 1,000 0,389 12°

Bom Jesus 0,333 0,041 0,076 0,631 0,322 0,482 1,000 0,381 13°

Água Branca 0,238 0,031 0,030 0,654 0,327 0,592 1,000 0,376 14°

Simplício Mendes 0,306 0,017 0,036 0,646 0,271 0,567 1,000 0,375 15°

Sussuapara 0,283 0,027 0,006 0,585 0,220 0,665 1,000 0,375 16°

Piripiri 0,284 0,036 0,038 0,594 0,297 0,555 1,000 0,372 17°

Uruçuí 0,332 0,022 0,046 0,633 0,287 0,498 1,000 0,371 18°

Corrente 0,311 0,025 0,049 0,678 0,371 0,456 0,981 0,371 19°

Francisco Santos 0,301 0,016 0,026 0,606 0,211 0,612 1,000 0,371 20°

Inhuma 0,332 0,017 0,033 0,601 0,224 0,588 0,972 0,370 21°

Antônio Almeida 0,231 0,055 0,035 0,680 0,305 0,529 1,000 0,368 22°

Demerval Lobão 0,272 0,060 0,022 0,605 0,297 0,549 0,968 0,367 23°

Ipiranga do Piauí 0,269 0,027 0,015 0,661 0,273 0,564 1,000 0,367 24°

Ribeiro Gonçalves 0,394 0,033 0,059 0,621 0,262 0,402 1,000 0,366 25°

Landri Sales 0,264 0,032 0,023 0,649 0,286 0,540 1,000 0,365 26°

Marcos Parente 0,258 0,021 0,024 0,634 0,258 0,573 1,000 0,364 27°

São Félix do Piauí 0,208 0,073 0,011 0,586 0,245 0,610 1,000 0,364 28°

Angical do Piauí 0,161 0,031 0,010 0,683 0,309 0,625 1,000 0,364 29°

São João do Piauí 0,298 0,032 0,041 0,632 0,295 0,518 0,950 0,363 30° FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 81

MUNICÍPIOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL

Municípios Pobreza Ranking Estadual Índice de Índice de Índice de Índice de Índice de Índice de Índice de Violência Índice de Juventude Escolaridade Desigualdade Alfabetização Exclusão Social Emprego Formal

Santo Inácio do Piauí 0,273 0,028 0,016 0,574 0,203 0,608 1,000 0,363 31°

Eliseu Martins 0,260 0,030 0,022 0,616 0,271 0,556 1,000 0,363 32°

Lagoa do Sítio 0,327 0,043 0,018 0,504 0,165 0,579 1,000 0,362 33°

Oeiras 0,260 0,029 0,038 0,620 0,275 0,539 0,988 0,362 34°

Monsenhor Hipólito 0,303 0,014 0,038 0,540 0,152 0,581 1,000 0,357 35°

Vila Nova do Piauí 0,226 0,044 0,020 0,545 0,154 0,643 1,000 0,357 36°

Barro Duro 0,251 0,023 0,021 0,555 0,270 0,551 1,000 0,356 37°

Curimatá 0,249 0,027 0,035 0,703 0,351 0,473 0,954 0,356 38°

Santa Cruz do Piauí 0,265 0,015 0,031 0,586 0,226 0,602 0,938 0,355 39°

Jatobá do Piauí 0,224 0,011 0,014 0,578 0,189 0,640 1,000 0,355 40°

São Lourenço do Piauí 0,209 0,010 0,007 0,684 0,235 0,597 1,000 0,355 41°

Alagoinha do Piauí 0,296 0,022 0,026 0,452 0,152 0,602 1,000 0,354 42°

Rio Grande do Piauí 0,257 0,024 0,020 0,574 0,233 0,549 1,000 0,354 43°

Bela Vista do Piauí 0,206 0,036 0,015 0,725 0,191 0,566 1,000 0,353 44°

São Julião 0,202 0,051 0,016 0,507 0,192 0,632 1,000 0,353 45°

São Gonçalo do Piauí 0,175 0,034 0,014 0,610 0,344 0,536 1,000 0,353 46°

Novo Oriente do Piauí 0,285 0,023 0,011 0,561 0,177 0,560 1,000 0,351 47°

Pajeú do Piauí 0,221 0,031 0,017 0,593 0,187 0,590 1,000 0,351 48°

Altos 0,257 0,036 0,020 0,599 0,254 0,529 0,962 0,350 49°

Canto do Buriti 0,256 0,019 0,028 0,566 0,226 0,550 0,977 0,349 50°

Dirceu Arcoverde 0,252 0,019 0,009 0,631 0,214 0,534 1,000 0,349 51°

Monsenhor Gil 0,222 0,020 0,022 0,619 0,244 0,536 1,000 0,349 52°

Itainópolis 0,193 0,009 0,012 0,512 0,161 0,676 1,000 0,349 53°

Amarante 0,189 0,023 0,021 0,584 0,286 0,553 1,000 0,349 54°

Alegrete do Piauí 0,307 0,026 0,027 0,476 0,149 0,540 1,000 0,347 55°

Anísio de Abreu 0,301 0,018 0,017 0,547 0,243 0,476 1,000 0,347 56°

Itaueira 0,215 0,005 0,025 0,610 0,238 0,555 1,000 0,347 57°

Jerumenha 0,193 0,036 0,008 0,647 0,292 0,509 1,000 0,347 58°

Aroazes 0,188 0,042 0,012 0,593 0,201 0,583 1,000 0,347 59°

Paulistana 0,236 0,029 0,031 0,534 0,215 0,532 1,000 0,345 60° FUNDAÇÃO CEPRO 82 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

MUNICÍPIOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL

Municípios Pobreza Ranking Estadual Índice de Índice de Índice de Índice de Índice de Índice de Índice de Violência Índice de Juventude Escolaridade Desigualdade Alfabetização Exclusão Social Emprego Formal

Piracuruca 0,248 0,027 0,023 0,523 0,254 0,511 0,984 0,344 61°

Francisco Ayres 0,225 0,030 0,010 0,535 0,246 0,530 1,000 0,344 62°

Dom Inocêncio 0,241 0,008 0,013 0,643 0,178 0,538 1,000 0,343 63°

São Pedro do Piauí 0,197 0,044 0,012 0,549 0,268 0,520 1,000 0,343 64°

Lagoinha do Piauí 0,155 0,020 0,010 0,624 0,262 0,566 1,000 0,343 65°

Agricolândia 0,152 0,033 0,006 0,597 0,281 0,559 1,000 0,343 66°

Gilbués 0,291 0,022 0,048 0,579 0,292 0,384 1,000 0,342 67°

José de Freitas 0,219 0,020 0,018 0,596 0,263 0,508 0,987 0,342 68°

Luís Correia 0,215 0,094 0,027 0,535 0,212 0,475 1,000 0,342 69°

Bertolínia 0,215 0,023 0,023 0,596 0,264 0,495 1,000 0,342 70°

Santana do Piauí 0,174 0,037 0,007 0,553 0,179 0,609 1,000 0,342 71°

Elesbão Veloso 0,165 0,023 0,011 0,561 0,206 0,628 0,974 0,342 72°

Pedro Laurentino 0,238 0,000 0,004 0,754 0,207 0,493 1,000 0,341 73°

Nossa Sra. de Nazaré 0,141 0,001 0,010 0,610 0,207 0,625 1,000 0,340 74°

Lagoa do Piauí 0,119 0,117 0,017 0,600 0,259 0,490 1,000 0,340 75°

Hugo Napoleão 0,105 0,090 0,008 0,507 0,263 0,568 1,000 0,340 76°

Colônia do Gurguéia 0,264 0,026 0,016 0,635 0,292 0,467 0,920 0,339 77°

Fartura do Piauí 0,274 0,015 0,018 0,578 0,209 0,468 1,000 0,338 78°

Campo Grande do Piauí 0,234 0,000 0,019 0,520 0,164 0,567 1,000 0,338 79°

Geminiano 0,206 0,035 0,009 0,487 0,195 0,561 1,000 0,338 80°

Miguel Leão 0,244 0,026 0,017 0,544 0,242 0,469 1,000 0,337 81°

Esperantina 0,228 0,033 0,022 0,576 0,262 0,468 0,977 0,337 82°

Jaicós 0,257 0,014 0,021 0,475 0,196 0,514 1,000 0,336 83°

Assunção do Piauí 0,399 0,007 0,028 0,412 0,154 0,417 1,000 0,335 84°

Castelo do Piauí 0,230 0,022 0,020 0,547 0,197 0,505 1,000 0,335 85°

Francisco Macedo 0,191 0,019 0,010 0,573 0,150 0,576 1,000 0,335 86°

Palmeira do Piauí 0,294 0,017 0,013 0,595 0,197 0,428 1,000 0,334 87°

Bonfim do Piauí 0,226 0,016 0,003 0,529 0,234 0,507 1,000 0,334 88°

Pio IX 0,207 0,053 0,021 0,480 0,182 0,518 1,000 0,334 89°

São José do Piauí 0,198 0,029 0,008 0,508 0,181 0,554 1,000 0,334 90° FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 83

MUNICÍPIOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL

Municípios Pobreza Ranking Estadual Índice de Índice de Índice de Índice de Índice de Índice de Índice de Violência Índice de Juventude Escolaridade Desigualdade Alfabetização Exclusão Social Emprego Formal

Brasileira 0,196 0,012 0,008 0,499 0,236 0,543 1,000 0,334 91°

Santa Luz 0,183 0,043 0,007 0,644 0,236 0,478 1,000 0,334 92°

Tanque do Piauí 0,168 0,044 0,016 0,612 0,208 0,511 1,000 0,334 93°

Campinas do Piauí 0,139 0,041 0,017 0,576 0,197 0,565 1,000 0,334 94°

Barreiras do Piauí 0,225 0,002 0,017 0,658 0,287 0,419 1,000 0,333 95°

Cocal de Telha 0,221 0,022 0,005 0,497 0,205 0,524 1,000 0,333 96°

São João da Canabrava 0,205 0,010 0,012 0,524 0,167 0,561 1,000 0,333 97°

Marcolândia 0,248 0,024 0,015 0,541 0,215 0,512 0,940 0,332 98°

Cristino Castro 0,243 0,007 0,030 0,565 0,266 0,425 1,000 0,332 99°

São Braz do Piauí 0,239 0,000 0,006 0,589 0,214 0,486 1,000 0,332 100°

João Costa 0,223 0,006 0,028 0,604 0,178 0,495 1,000 0,332 101°

Beneditinos 0,198 0,028 0,009 0,521 0,198 0,528 1,000 0,332 102°

Sebastião Leal 0,196 0,000 0,008 0,584 0,224 0,521 1,000 0,332 103°

Santa Cruz dos Milagres 0,179 0,058 0,015 0,562 0,187 0,506 1,000 0,332 104°

São José do Peixe 0,178 0,018 0,027 0,609 0,252 0,475 1,000 0,332 105°

Cristalândia do Piauí 0,256 0,013 0,018 0,587 0,236 0,425 1,000 0,331 106°

Santa Rosa do Piauí 0,205 0,020 0,014 0,591 0,198 0,493 1,000 0,331 107°

Manoel Emídio 0,202 0,026 0,011 0,557 0,264 0,466 1,000 0,331 108°

Patos do Piauí 0,200 0,015 0,021 0,474 0,135 0,584 1,000 0,331 109°

Padre Marcos 0,169 0,020 0,008 0,498 0,162 0,595 1,000 0,331 110°

Coronel José Dias 0,144 0,019 0,008 0,587 0,195 0,564 1,000 0,331 111°

S. Miguel da Baixa Grande 0,128 0,085 0,000 0,507 0,150 0,578 1,000 0,330 112°

Jardim do Mulato 0,156 0,031 0,009 0,528 0,210 0,541 1,000 0,329 113°

Jurema 0,222 0,021 0,008 0,489 0,205 0,499 1,000 0,328 114°

União 0,185 0,042 0,016 0,518 0,235 0,475 1,000 0,328 115°

Capitão de Campos 0,181 0,025 0,016 0,554 0,232 0,488 1,000 0,328 116°

Olho d’Água do Piauí 0,174 0,016 0,013 0,511 0,230 0,521 1,000 0,328 117°

Conceição do Canindé 0,172 0,018 0,019 0,531 0,193 0,533 1,000 0,328 118°

Ilha Grande 0,161 0,021 0,019 0,559 0,238 0,503 1,000 0,328 119°

Flores do Piauí 0,216 0,013 0,012 0,497 0,186 0,510 1,000 0,327 120° FUNDAÇÃO CEPRO 84 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

MUNICÍPIOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL

Municípios Pobreza Ranking Estadual Índice de Índice de Índice de Índice de Índice de Índice de Índice de Violência Índice de Juventude Escolaridade Desigualdade Alfabetização Exclusão Social Emprego Formal

Canavieira 0,188 0,000 0,012 0,592 0,251 0,475 1,000 0,327 121°

Regeneração 0,167 0,019 0,014 0,534 0,234 0,528 0,977 0,327 122°

Belém do Piauí 0,138 0,002 0,012 0,470 0,165 0,622 1,000 0,327 123°

Várzea Grande 0,175 0,029 0,012 0,554 0,190 0,584 0,910 0,326 124°

Riacho Frio 0,241 0,014 0,021 0,585 0,277 0,376 1,000 0,325 125°

Caracol 0,236 0,000 0,020 0,504 0,238 0,447 1,000 0,325 126°

Prata do Piauí 0,208 0,030 0,005 0,537 0,165 0,498 1,000 0,325 127°

Coivaras 0,170 0,027 0,007 0,522 0,182 0,532 1,000 0,325 128°

Luzilândia 0,204 0,019 0,017 0,492 0,236 0,459 1,000 0,324 129°

Wall Ferraz 0,212 0,034 0,012 0,458 0,142 0,511 1,000 0,323 130°

Cajueiro da Praia 0,158 0,020 0,014 0,550 0,212 0,503 1,000 0,323 131°

Alto Longá 0,137 0,040 0,011 0,500 0,165 0,554 1,000 0,323 132°

Cajazeiras do Piauí 0,184 0,026 0,020 0,522 0,153 0,506 1,000 0,322 133°

Paes Landim 0,179 0,024 0,010 0,590 0,252 0,437 1,000 0,322 134°

Simões 0,220 0,033 0,012 0,496 0,202 0,472 0,967 0,321 135°

Pedro II 0,188 0,026 0,012 0,536 0,224 0,453 1,000 0,321 136°

Barras 0,183 0,032 0,017 0,513 0,232 0,455 0,991 0,321 137°

Palmeirais 0,163 0,024 0,010 0,520 0,225 0,485 1,000 0,321 138°

Porto Alegre do Piauí 0,161 0,032 0,014 0,621 0,212 0,449 1,000 0,321 139°

Boa Hora 0,307 0,019 0,014 0,446 0,150 0,410 1,000 0,320 140°

Buriti dos Lopes 0,203 0,019 0,016 0,542 0,209 0,445 1,000 0,320 141°

Arraial 0,197 0,023 0,009 0,556 0,183 0,466 1,000 0,320 142°

São João da Serra 0,178 0,011 0,008 0,483 0,161 0,536 1,000 0,320 143°

Avelino Lopes 0,133 0,015 0,005 0,602 0,251 0,518 0,959 0,320 144°

Francinópolis 0,128 0,037 0,005 0,504 0,184 0,540 1,000 0,320 145°

Júlio Borges 0,155 0,023 0,009 0,659 0,257 0,416 1,000 0,319 146°

Redenção do Gurguéia 0,224 0,015 0,019 0,611 0,270 0,346 1,000 0,318 147°

São Luís do Piauí 0,125 0,016 0,009 0,486 0,150 0,578 1,000 0,318 148°

Parnaguá 0,252 0,005 0,023 0,583 0,245 0,345 1,000 0,317 149°

Tamboril do Piauí 0,240 0,024 0,007 0,458 0,128 0,473 1,000 0,317 150° FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 85

MUNICÍPIOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL

Municípios Pobreza Ranking Estadual Índice de Índice de Índice de Índice de Índice de Índice de Índice de Violência Índice de Juventude Escolaridade Desigualdade Alfabetização Exclusão Social Emprego Formal

Sto. Antônio dos Milagres 0,121 0,039 0,005 0,563 0,238 0,471 1,000 0,317 151°

Nazaré do Piauí 0,132 0,011 0,005 0,596 0,202 0,497 1,000 0,316 152°

Barra d’Alcântara 0,132 0,027 0,011 0,532 0,134 0,540 1,000 0,316 153°

Baixa Grande do Ribeiro 0,285 0,034 0,029 0,528 0,192 0,319 1,000 0,315 154°

Santa Filomena 0,246 0,009 0,024 0,588 0,207 0,356 1,000 0,315 155°

Pavussu 0,197 0,023 0,014 0,457 0,163 0,476 1,000 0,315 156°

Curralinhos 0,179 0,013 0,011 0,541 0,178 0,470 1,000 0,315 157°

Floresta do Piauí 0,176 0,016 0,012 0,392 0,119 0,556 1,000 0,315 158°

Bom Princípío do Piauí 0,138 0,061 0,009 0,480 0,167 0,486 1,000 0,314 159°

Socorro do Piauí 0,196 0,001 0,003 0,554 0,209 0,436 1,000 0,313 160°

Jacobina do Piauí 0,159 0,021 0,007 0,490 0,122 0,528 1,000 0,313 161°

Sigefredo Pacheco 0,102 0,009 0,004 0,537 0,160 0,559 1,000 0,313 162°

Pimenteiras 0,169 0,044 0,012 0,468 0,151 0,509 0,956 0,312 163°

São João da Varjota 0,144 0,025 0,007 0,491 0,147 0,515 1,000 0,312 164°

Queimada Nova 0,129 0,022 0,007 0,540 0,126 0,533 1,000 0,312 165°

Vera Mendes 0,122 0,015 0,007 0,399 0,127 0,593 1,000 0,312 166°

Ribeira do Piauí 0,242 0,000 0,008 0,524 0,147 0,422 1,000 0,311 167°

Batalha 0,174 0,019 0,007 0,481 0,189 0,463 1,000 0,311 168°

Lagoa do Barro do Piauí 0,178 0,018 0,015 0,528 0,131 0,469 1,000 0,310 169°

São Francisco do Piauí 0,133 0,001 0,008 0,565 0,183 0,488 1,000 0,310 170°

Matias Olímpio 0,183 0,021 0,008 0,443 0,229 0,426 1,000 0,309 171°

São Miguel do Tapuio 0,177 0,005 0,009 0,444 0,149 0,499 1,000 0,309 172°

Cabeceiras do Piauí 0,122 0,023 0,004 0,461 0,194 0,506 1,000 0,309 173°

Cap. Gervásio Oliveira 0,115 0,000 0,007 0,572 0,126 0,540 1,000 0,309 174°

Sebastião Barros 0,136 0,000 0,006 0,622 0,188 0,454 1,000 0,308 175°

Caldeirão Grande do Piauí 0,170 0,020 0,028 0,453 0,132 0,525 0,930 0,307 176°

Isaías Coelho 0,170 0,024 0,010 0,540 0,162 0,431 1,000 0,307 177°

Brejo do Piauí 0,167 0,000 0,004 0,481 0,146 0,494 1,000 0,307 178°

Alvorada do Gurguéia 0,156 0,023 0,019 0,554 0,232 0,387 1,000 0,307 179°

Monte Alegre do Piauí 0,225 0,007 0,020 0,529 0,237 0,370 0,959 0,306 180° FUNDAÇÃO CEPRO 86 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

MUNICÍPIOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL

Municípios Pobreza Ranking Estadual Índice de Índice de Índice de Índice de Índice de Índice de Índice de Violência Índice de Juventude Escolaridade Desigualdade Alfabetização Exclusão Social Emprego Formal

Colônia do Piauí 0,194 0,002 0,006 0,474 0,160 0,448 1,000 0,305 181°

Juazeiro do Piauí 0,160 0,000 0,006 0,459 0,167 0,482 1,000 0,305 182°

S. Gonçalo do Gurguéia 0,146 0,020 0,014 0,564 0,206 0,404 1,000 0,305 183°

Lagoa Alegre 0,128 0,026 0,009 0,472 0,207 0,454 1,000 0,305 184°

Cocal 0,187 0,031 0,010 0,448 0,179 0,423 0,984 0,304 185°

Nova Santa Rita 0,117 0,029 0,004 0,533 0,145 0,482 1,000 0,304 186°

Caridade do Piauí 0,153 0,023 0,004 0,530 0,163 0,437 1,000 0,303 187°

S. Fco. de Assis do Piauí 0,117 0,036 0,009 0,481 0,124 0,493 1,000 0,303 188°

São João do 0,137 0,023 0,008 0,500 0,207 0,423 1,000 0,302 189°

São Miguel do Fidalgo 0,134 0,031 0,017 0,539 0,178 0,415 1,000 0,302 190°

Massapê do Piauí 0,130 0,015 0,007 0,375 0,092 0,557 1,000 0,302 191°

Madeiro 0,258 0,000 0,008 0,427 0,204 0,342 1,000 0,301 192°

Campo Alegre do Fidalgo 0,167 0,001 0,018 0,478 0,111 0,468 1,000 0,301 193°

Várzea Branca 0,159 0,009 0,003 0,526 0,198 0,410 1,000 0,301 194°

Joaquim Pires 0,166 0,012 0,013 0,464 0,163 0,426 1,000 0,300 195°

Acauã 0,086 0,010 0,003 0,586 0,147 0,492 1,000 0,300 196°

Nossa Sra. dos Remédios 0,121 0,020 0,012 0,470 0,207 0,429 1,000 0,299 197°

Currais 0,201 0,000 0,004 0,558 0,186 0,436 0,904 0,297 198°

Cocal dos Alves 0,166 0,016 0,006 0,399 0,125 0,462 1,000 0,297 199°

Passagem Franca do Piauí 0,134 0,020 0,006 0,421 0,196 0,432 1,000 0,297 200°

Lagoa de São Francisco 0,137 0,023 0,004 0,445 0,159 0,441 1,000 0,296 201°

Boqueirão do Piauí 0,127 0,015 0,004 0,457 0,162 0,454 1,000 0,296 202°

Novo Santo Antônio 0,087 0,000 0,008 0,515 0,091 0,530 1,000 0,296 203°

São José do Divino 0,146 0,011 0,007 0,517 0,161 0,476 0,927 0,295 204°

Joca Marques 0,135 0,018 0,002 0,457 0,195 0,397 1,000 0,292 205°

Buriti dos Montes 0,127 0,017 0,008 0,461 0,142 0,489 0,937 0,292 206°

Morro Cabeça no Tempo 0,121 0,000 0,008 0,567 0,201 0,380 1,000 0,291 207°

Porto 0,132 0,023 0,016 0,435 0,230 0,355 1,000 0,290 208°

Caxingó 0,158 0,031 0,013 0,348 0,112 0,420 1,000 0,288 209°

Domingos Mourão 0,151 0,030 0,006 0,517 0,176 0,407 0,914 0,287 210° FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 87

MUNICÍPIOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL

Municípios Pobreza Ranking Estadual Índice de Índice de Índice de Índice de Índice de Índice de Índice de Violência Índice de Juventude Escolaridade Desigualdade Alfabetização Exclusão Social Emprego Formal

São João da Fronteira 0,169 0,027 0,016 0,448 0,142 0,411 0,926 0,286 211°

Curral Novo do Piauí 0,106 0,023 0,011 0,469 0,162 0,397 1,000 0,286 212°

Miguel Alves 0,142 0,020 0,009 0,425 0,182 0,372 0,986 0,285 213°

Caraúbas do Piauí 0,108 0,026 0,005 0,330 0,114 0,463 1,000 0,284 214°

Paquetá 0,126 0,014 0,007 0,393 0,105 0,564 0,830 0,280 215°

Mílton Brandão 0,113 0,007 0,006 0,400 0,106 0,417 1,000 0,277 216°

Campo Largo do Piauí 0,095 0,019 0,006 0,429 0,183 0,364 1,000 0,277 217°

Morro do Chapéu do Piauí 0,066 0,049 0,001 0,462 0,156 0,368 1,000 0,276 218°

Betânia do Piauí 0,105 0,006 0,008 0,433 0,108 0,387 1,000 0,273 219°

Murici dos Portelas 0,090 0,000 0,012 0,384 0,115 0,374 1,000 0,266 220°

Guaribas 0,211 0,000 0,023 0,280 0,079 0,268 1,000 0,260 221°

FONTE: POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Bra- sil. São Paulo: Cortez, 2003. 221p.

FUNDAÇÃO CEPRO

5 ÍNDICES INDIVIDUALIZADOS: CLASSIFICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS E DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO

ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 91

ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL POR MUNICÍPIO 2000

Instruções para Leitura 1 Os índices variam de 0 a 1;

2 Quanto maior o índice, melhor a situação social; quanto menor o índice, pior a situação social;

3 Definição das quatro faixas da legenda: diferentemen- te da abordagem por Estado, em nível de município as faixas possuem valores fixos, imutáveis para todos os índices, seja o índice-síntese de exclusão social, sejam os sete índices componentes;

4 Valores fixos das faixas para todos os índices:

0,000 a 0,400

0,400 a 0,500

0,500 a 0,600

0,600 a 1,000

5 Para todos os índices, os municípios estão agrupados segundo as faixas acima, e os índices alinhados em ordem decrescente. Incluiu-se a população municipal para permitir a mensuração demográfica pertinente aos diversos graus da exclusão/inclusão social;

6 O índice de exclusão social (e índices componentes) em nível municipal só está disponível para o ano 2000;

7 O cálculo de um índice qualquer pode resultar em va- lores idênticos para um grupo de municípios. Tais re-

FUNDAÇÃO CEPRO 92 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

sultados numéricos serão mantidos. Dada a necessida- de, porém, de proceder-se um ordenamento (Ranking) houve necessidade de desempate, para definir as co- locações de cada município, mesmo mantendo-se idên- ticos seus índices. Pela evidente ligação atávica entre exclusão e pobreza, esta última foi utilizada para os demais índices, inclusive o de exclusão social, como fator de desempate, no Ranking. No caso do próprio índice de pobreza, o índice de exclusão social foi utili- zado como fator de desempate. No caso específico do índice de violência, devido à peculiaridade deste apre- sentar 184 municípios com índice idêntico (1,000, ou seja, violência zero), foi adotado para este grande gru- po, no Ranking, apenas o critério alfabético; para os valores diferenciados, abaixo de 1,000, subsistindo casos de empate, este foi resolvido pelo critério da po- breza, pela expectativa, também, de identificar algu- ma correlação entre violência e condição econômica;

8 O Estado do Piauí possui 222 municípios (ano 2000), todavia, incluem-se neste estudo 221, visto que o mu- nicípio de Pau d’Arco, criado em 1997, não consta no documento-fonte original dos dados.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 93

MAPAS E RELAÇÕES AUXILIARES (Mesorregiões, Microrregiões e Municípios)

Os quatro mapas a seguir são auxiliares. Em escala ampliada, representam as mesorregiões, as microrregiões e, principalmente, os municípios numerados, e nomeados à parte, em relações correspondentes. A sua finalidade é auxi- liar na identificação visual dos municípios nos mapas temá- ticos, inclusos a partir da página 100.

FUNDAÇÃO CEPRO 94 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

ESTADO DO PIAUÍ MESORREGIÃO NORTE PIAUIENSE 2000

1

2 3 4

6

5 7

8 9 18 16 17 15 10 13 20 19 II 11 22 21 23 12 14 24 25 28 29

I 32 26 27 31 30

1 0 25 50 75

2 3 4

6 Km

5 7

8 9 18 16 17 15 10 13 N 20 19 II 11 22 21 23 12 14 24 25 28 29 O L

I 32 26 27 31 30 Localização da Área no Estado S

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 95

II - LITORAL PIAUIENSE 1 - Ilha Grande 2 - Parnaíba 3 - Luís Correia 4 - 5 - MICRORREGIÕES 6 - Bom Princípio do Piauí 7 - 8 - Caxingó 9 - Cocal 10 - Caraúbas do Piauí 11 - São José do Divino 12 - 13 - 14 - São João da Fronteira

I - BAIXO PARNAÍBA PIAUIENSE 15 - 16 - 17 - Luzilândia 18 - 19 - Morro do Chapéu do Piauí 20 - Matias Olímpio 21 - São João do Arraial 22 - Campo Largo do Piauí 23 - Esperantina 24 - Porto 25 - Nossa Senhora dos Remédios 26 - 27 - Barras 28 - Batalha 29 - Brasileira 30 - Cabeceiras do Piauí 31 - 32 - Piripiri

FUNDAÇÃO CEPRO 96 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

ESTADO DO PIAUÍ MESORREGIÃO CENTRO-NORTE PIAUIENSE 2000 49 50

51 34 45 46 33 47 48 52 54 35

53 55

37 III 56 36 38 58 60 57 59 39

40 44 61 43 41 62 42 81 66 IV 67 68 82 63 65 84 71 64 70 69 83 72 73 74 76 77 86 85 93 78 75 VI V 87 91 92 90 88 89 80 79 94

49 50 25 0 25 50 51 34 45 46 33 47 48 52 54 35 Km 53 55

37 III 56 36 38 58 60 57 59 39

40 44 61 43 62 N 41 42 81 66 IV 67 68 82 63 65 84 71 64 70 69 83 72 73 74 76 77 86 85 O L 93 78 75 VI V 87 91 92 90 88 89 80 79 94 Localização da Área no Estado S

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 97

III - TERESINA V - MÉDIO PARNAÍBA 33 - União 64 - Palmeiras 34 - 65 - São Pedro do Piauí 35 - José de Freitas 66 - Agricolândia 36 - Teresina 67 - Lagoinha do Piauí 37 - Altos 68 - MICRORREGIÕES 38 - 69 - Passagem Franca do Piauí 39 - Demerval Lobão 70 - Água Branca 40 - Lagoa do Piauí 71 - Olho d´Água do Piauí 41 - 72 - São Gonçalo do Piauí 42 - Miguel Leão 73 - Santo Antônio dos Milagres 43 - 74 - Hugo Napoleão 44 - 75 - Amarante 76 - Angical IV - CAMPO MAIOR 77 - 45 - Capitão de Campos 78 - Regeneração 46 - Boqueirão do Piauí 79 - 47 - Nossa Senhora de Nazaré 80 - Arraial 48 - 49 - Domingos Mourão VI - VALENÇA DO PIAUÍ 50 - Lagoa de São Francisco 81 - Prata do Piauí 51 - Pedro II 82 - São Miguel da Baixa Grande 52 - Mílton Brandão 83 - São Félix do Piauí 53 - Campo Maior 84 - 54 - Jatobá do Piauí 85 - Elesbão Veloso 55 - 86 - 56 - Juazeiro do Piauí 87 - Francinópolis 57 - Alto Longá 88 - Várzea Grande 58 - Novo Santo Antônio 89 - Barra d´Alcântara 59 - Castelo do Piauí 90 - Novo Oriente do Piauí 60 - 91 - Valença do Piauí 61 - São João da Serra 92 - Lagoa do Sítio 62 - São Miguel do Tapuio 93 - 63 - Assunção do Piauí 94 - Inhuma

FUNDAÇÃO CEPRO 98 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

ESTADO DO PIAUÍ MESORREGIÃO SUDOESTE PIAUIENSE 2000

173 164 175 166 176 174 IX 165 177 167 163 183 179 184 178 161 169 181 168 182 162 180 171 197 170 VIII 172 196 XI 199 185 198 VII 186

188 187 201 204 202 203 205 160 189 208 211 190 200 207 X 206 209 212 210 191 192 193 215 194 213 214 195 217 221

216 XII 220 219 218

0 25 50 75

Km

N

O L

Localização da Área no Estado S

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 99

VII - ALTO PARNAÍBA 190 - Bom Jesus 160 - Santa Filomena 191 - Redenção do Gurguéia 161 - Ribeiro Gonçalves 192 - Gilbués 162 - 193 - Monte Alegre do Piauí 163 - Uruçuí 194 - Barreiras do Piauí

VIII - BERTOLÍNIA 195 - São Gonçalo do Gurguéia MICRORREGIÕES 164 - Porto Alegre do Piauí XI - SÃO RAIMUNDO NONATO 165 - Antônio Almeida 196 - 166 - 197 - Pajeú do Piauí 167 - 198 - Tamboril do Piauí 168 - Sebastião Leal 199 - Brejo do Piauí 169 - Bertolínia 200 - 170 - Manoel Emídio 201 - Jurema 171 - 202 - São Braz do Piauí 172 - Colônia do Gurguéia 203 - São Raimundo Nonato IX - FLORIANO 204 - Coronel José Dias 173 - Guadalupe 205 - Dom Inocêncio 174 - 206 - Caracol 175 - Floriano 207 - Anísio de Abreu 176 - Nazaré do Piauí 208 - Bonfim do Piauí 177 - Sâo Francisco do Piauí 209 - Várzea Branca 178 - 210 - Fartura do Piauí 179 - 211 - São Lourenço do Piauí 180 - 212 - 181 - Rio Grande do Piauí XII - CHAPADAS DO EXTREMO SUL 182 - Flores do Paiuí 213 - 183 - São José do Peixe 214 - Curimatá 184 - São Miguel do Fidalgo 215 - Morro Cabeça no Tempo X - MÉDIO GURGUÉIA 216 - Corrente 185 - Alvorada do Gurguéia 217 - Parnaguá 186 - Palmeira do Piauí 218 - Cristalândia do Piauí 187 - 219 - Sebastião Barros 188 - 220 - Júlio Borges 189 - Santa Luz 221 - FUNDAÇÃO CEPRO 100 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

ESTADO DO PIAUÍ MESORREGIÃO SUDESTE PIAUIENSE 2000

95 101 102 96 97 100 116 XIV 118 99 107 115 103 104 105 117 98 106 114 119 111 128 XIII 110 112 120 113 126 127 109 138 141 108 125 139 137 140 121 122 124 136 134 148 133 147 135 123 131 132 155 146 130 144 145 129 143 154 142 153

152 151 XV 159 150

157 149 156 158

0 25 50

95 101 102 96 97 100 116 XIV 118 99 107 115 Km 103 104 105 117 98 106 114 119 111 128 XIII 110 112 120 113 126 127 109 138 141 108 125 139 137 140 121 122 124 136 134 148 133 147 135 123 N 131 132 155 146 130 144 145 129 143 154 142 153 O L 152 151 XV 159 150

157 149 156 158 Localização da Área no Estado S

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 101

XIII - 125 - Jaicós 95 - Tanque do Piauí 126 - Campo Grande do Piauí 96 - Cajazeiras do Piauí 127 - Vila Nova do Piauí 97 - Santa Rosa do Piauí 128 - 98 - Oeiras 129 - Ribeira do Piauí 99 - Ipiranga do Piauí 130 - Socorro do Piauí MICRORREGIÕES 100 - São José do Piauí 131 - 101 - São João da Canabrava 132 - Simplício Mendes 102 - São Luís do Piauí 133 - Campinas do Piauí 103 - São João da Varjota 134 - 104 - 135 - Patos do Piauí 105 - Santana do Piauí 136 - Massapê do Piauí 106 - 137 - Belém do Piauí 107 - Bocaina 138 - 108 - Colônia do Piauí 139 - Francisco Macedo 140 - Marcolândia 109 - 141 - Caldeirão Grande do Piauí 110 - Santa Cruz do Piauí 142 - 111 - Paquetá 143 - Nova Santa Rita 112 - Picos 144 - Bela Vista do Piauí 113 - 145 - Conceição do Canindé XIV - PIO IX 146 - Jacobina do Piauí 114 - Santo Antônio de Lisboa 147 - Caridade do Piauí 115 - Francisco Santos 148 - Simões 116 - Monsenhor Hipólito 149 - João Costa 117 - Alagoinha do Piauí 150 - São João do Piauí 118 - Pio IX 151 - 119 - São Julião 152 - S. Francisco de Assis do Piauí 120 - Alegrete do Piauí 153 - 154 - Betânia do Piauí XV - ALTO MÉDIO CANINDÉ 155 - Curral Novo do Piauí 121 - Santo Inácio do Piauí 156 - Cap. Gervásio de Oliveira 122 - Floresta do Piauí 157 - Lagoa do Barro do Piauí 123 - Isaías Coelho 158 - 124 - Itainópolis 159 - Acauã FUNDAÇÃO CEPRO 102 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

ESTADO DO PIAUÍ ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL 2000

ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL* 0.0 a 0.4 0.4 a 0.5 0.5 a 0.6 0.6 a 1.0 Limite Municipal

* Quanto maior o índice, melhor a situação social.

N

O L

S

0 50 100 150

Km

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 103

ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL CLASSIFICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Exclusão Social

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,500 E 0,600

Teresina 0,521 1° 715.360 População ...... 715.360

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,400 E 0,500

Floriano 0,443 2° 54.591

Picos 0,441 3° 68.974

Parnaíba 0,431 4° 132.282

Campo Maior 0,410 5° 43.126

São Raimundo Nonato 0,405 6° 26.890

Guadalupe 0,402 7° 10.308

População ...... 336.171

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Santo Antônio de Lisboa 0,397 8° 5.154

Dom Expedito Lopes 0,395 9° 5.954

Bocaina 0,395 10° 4.208

Valença do Piauí 0,392 11° 19.887

Fronteiras 0,389 12° 10.012

Bom Jesus 0,381 13° 15.924

Água Branca 0,376 14° 14.517

Simplício Mendes 0,375 15° 10.966

Sussuapara 0,375 16° 5.042

Piripiri 0,372 17° 60.154

Uruçuí 0,371 18° 17.011

Corrente 0,371 19° 23.226

Francisco Santos 0,371 20° 7.043

Inhuma 0,370 21° 14.426

Antônio Almeida 0,368 22° 2.851

FUNDAÇÃO CEPRO 104 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Exclusão Social

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Demerval Lobão 0,367 23° 12.489

Ipiranga do Piauí 0,367 24° 8.428

Ribeiro Gonçalves 0,366 25° 5.722

Landri Sales 0,365 26° 5.628

Marcos Parente 0,364 27° 4.279

São Félix do Piauí 0,364 28° 3.397

Angical do Piauí 0,364 29° 6.788

São João do Piauí 0,363 30° 17.670

Santo Inácio do Piauí 0,363 31° 3.447

Eliseu Martins 0,363 32° 4.188

Lagoa do Sítio 0,362 33° 4.138

Oeiras 0,362 34° 33.910

Monsenhor Hipólito 0,357 35° 6.764

Vila Nova do Piauí 0,357 36° 2.906

Barro Duro 0,356 37° 6.787

Curimatá 0,356 38° 9.518

Santa Cruz do Piauí 0,355 39° 5.776

Jatobá do Piauí 0,355 40° 4.314

São Lourenço do Piauí 0,355 41° 4.274

Alagoinha do Piauí 0,354 42° 6.868

Rio Grande do Piauí 0,354 43° 6.131

Bela Vista do Piauí 0,353 44° 2.963

São Julião 0,353 45° 5.700

São Gonçalo do Piauí 0,353 46° 4.249

Novo Oriente do Piauí 0,351 47° 6.760

Pajeú do Piauí 0,351 48° 2.894

Altos 0,350 49° 39.122

Canto do Buriti 0,349 50° 18.371

Dirceu Arcoverde 0,349 51° 6.066

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 105

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Exclusão Social

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Monsenhor Gil 0,349 52° 10.309

Itainópolis 0,349 53° 10.381

Amarante 0,349 54° 16.884

Alegrete do Piauí 0,347 55° 4.713

Anísio de Abreu 0,347 56° 7.166

Itaueira 0,347 57° 10.347

Jerumenha 0,347 58° 4.515

Aroazes 0,347 59° 6.025

Paulistana 0,345 60° 16.529

Piracuruca 0,344 61° 24.786

Francisco Ayres 0,344 62° 5.236

Dom Inocêncio 0,343 63° 8.909

São Pedro do Piauí 0,343 64° 12.510

Lagoinha do Piauí 0,343 65° 2.231

Agricolândia 0,343 66° 5.340

Gilbués 0,342 67° 10.229

José de Freitas 0,342 68° 32.858

Luís Correia 0,342 69° 24.253

Bertolínia 0,342 70° 5.117

Santana do Piauí 0,342 71° 4.595

Elesbão Veloso 0,342 72° 15.002

Pedro Laurentino 0,341 73° 2.002

Nossa Senhora de Nazaré 0,340 74° 3.865

Lagoa do Piauí 0,340 75° 3.488

Hugo Napoleão 0,340 76° 3.703

Colônia do Gurguéia 0,339 77° 5.012

Fartura do Piauí 0,338 78° 4.685

Campo Grande do Piauí 0,338 79° 4.882

Geminiano 0,338 80° 4.790

Miguel Leão 0,337 81° 1.370

FUNDAÇÃO CEPRO 106 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Exclusão Social

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Esperantina 0,337 82° 34.094

Jaicós 0,336 83° 15.859

Assunção do Piauí 0,335 84° 6.933

Castelo do Piauí 0,335 85° 18.339

Francisco Macedo 0,335 86° 2.337

Palmeira do Piauí 0,334 87° 5.199

Bonfim do Piauí 0,334 88° 4.881

Pio IX 0,334 89° 16.505

São José do Piauí 0,334 90° 6.706

Brasileira 0,334 91° 7.366

Santa Luz 0,334 92° 4.780

Tanque do Piauí 0,334 93° 2.318

Campinas do Piauí 0,334 94° 5.141

Barreiras do Piauí 0,333 95° 3.098

Cocal de Telha 0,333 96° 4.248

São João da Canabrava 0,333 97° 4.240

Marcolândia 0,332 98° 6.178

Cristino Castro 0,332 99° 9.269

São Braz do Piauí 0,332 100° 4.192

João Costa 0,332 101° 3.025

Beneditinos 0,332 102° 9.712

Sebastião Leal 0,332 103° 3.835

Santa Cruz dos Milagres 0,332 104° 3.334

São José do Peixe 0,332 105° 3.825

Cristalândia do Piauí 0,331 106° 6.493

Santa Rosa do Piauí 0,331 107° 5.223

Manoel Emídio 0,331 108° 5.151

Patos do Piauí 0,331 109° 5.634

Padre Marcos 0,331 110° 7.178

Coronel José Dias 0,331 111° 4.415

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 107

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Exclusão Social

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

São Miguel da Baixa Grande 0,330 112° 2.030

Jardim do Mulato 0,329 113° 3.990

Jurema 0,328 114° 4.047

União 0,328 115° 39.801

Capitão de Campos 0,328 116° 10.036

Olho d’Água do Piauí 0,328 117° 2.283

Conceição do Canindé 0,328 118° 4.926

Ilha Grande 0,328 119° 7.890

Flores do Piauí 0,327 120° 4.372

Canavieira 0,327 121° 4.114

Regeneração 0,327 122° 17.471

Belém do Piauí 0,327 123° 2.429

Várzea Grande 0,326 124° 4.475

Riacho Frio 0,325 125° 4.321

Caracol 0,325 126° 8.040

Prata do Piauí 0,325 127° 3.117

Coivaras 0,325 128° 3.507

Luzilândia 0,324 129° 24.042

Wall Ferraz 0,323 130° 3.998

Cajueiro da Praia 0,323 131° 6.122

Alto Longá 0,323 132° 12.000

Cajazeiras do Piauí 0,322 133° 2.667

Paes Landim 0,322 134° 4.184

Simões 0,321 135° 13.621

Pedro II 0,321 136° 36.201

Barras 0,321 137° 40.891

Palmeirais 0,321 138° 12.154

Porto Alegre do Piauí 0,321 139° 2.421

Boa Hora 0,320 140° 5.170

Buriti dos Lopes 0,320 141° 18.598

FUNDAÇÃO CEPRO 108 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Exclusão Social

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Arraial 0,320 142° 4.909

São João da Serra 0,320 143° 6.675

Avelino Lopes 0,320 144° 9.625

Francinópolis 0,320 145° 5.254

Júlio Borges 0,319 146° 4.866

Redenção do Gurguéia 0,318 147° 7.781

São Luís do Piauí 0,318 148° 2.488

Parnaguá 0,317 149° 9.345

Tamboril do Piauí 0,317 150° 2.413

Santo Antônio dos Milagres 0,317 151° 1.876

Nazaré do Piauí 0,316 152° 7.805

Barra d’Alcântara 0,316 153° 4.107

Baixa Grande do Ribeiro 0,315 154° 7.779

Santa Filomena 0,315 155° 6.031

Pavussu 0,315 156° 3.973

Curralinhos 0,315 157° 3.641

Floresta do Piauí 0,315 158° 2.416

Bom Princípío do Piauí 0,314 159° 4.625

Socorro do Piauí 0,313 160° 4.675

Jacobina do Piauí 0,313 161° 5.690

Sigefredo Pacheco 0,313 162° 9.046

Pimenteiras 0,312 163° 11.306

São João da Varjota 0,312 164° 4.375

Queimada Nova 0,312 165° 8.332

Vera Mendes 0,312 166° 2.907

Ribeira do Piauí 0,311 167° 3.879

Batalha 0,311 168° 24.127

Lagoa do Barro do Piauí 0,310 169° 4.450

São Francisco do Piauí 0,310 170° 6.356

Matias Olímpio 0,309 171° 9.727

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 109

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Exclusão Social

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

São Miguel do Tapuio 0,309 172° 18.808

Cabeceiras do Piauí 0,309 173° 8.498

Capitão Gervásio Oliveira 0,309 174° 3.433

Sebastião Barros 0,308 175° 4.524

Isaías Coelho 0,307 176° 7.658

Caldeirão Grande do Piauí 0,307 177° 5.481

Brejo do Piauí 0,307 178° 3.986

Alvorada do Gurguéia 0,307 179° 4.211

Monte Alegre do Piauí 0,306 180° 10.230

Colônia do Piauí 0,305 181° 7.251

Juazeiro do Piauí 0,305 182° 4.523

São Gonçalo do Gurguéia 0,305 183° 2.322

Lagoa Alegre 0,305 184° 6.849

Cocal 0,304 185° 24.150

Nova Santa Rita 0,304 186° 4.150

Caridade do Piauí 0,303 187° 4.062

São Francisco de Assis do Piauí 0,303 188° 3.806

São João do Arraial 0,302 189° 5.734

São Miguel do Fidalgo 0,302 190° 2.991

Massapê do Piauí 0,302 191° 5.988

Madeiro 0,301 122° 6.771

Campo Alegre do Fidalgo 0,301 193° 4.451

Várzea Branca 0,301 194° 5.203

Joaquim Pires 0,300 195° 13.076

Acauã 0,300 196° 5.147

Nossa Senhora dos Remédios 0,299 197° 7.214

Currais 0,297 198° 4.232

Cocal dos Alves 0,297 199° 5.155

Passagem Franca do Piauí 0,297 200° 4.195

Lagoa de São Francisco 0,296 201° 5.795

FUNDAÇÃO CEPRO 110 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Exclusão Social

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Boqueirão do Piauí 0,296 202° 5.567

Novo Santo Antônio 0,296 203° 3.155

São José do Divino 0,295 204° 4.881

Joca Marques 0,292 205° 4.349

Buriti dos Montes 0,292 206° 7.284

Morro Cabeça no Tempo 0,291 207° 4.426

Porto 0,290 208° 10.573

Caxingó 0,288 209° 4.147

Domingos Mourão 0,287 210° 4.284

São João da Fronteira 0,286 211° 4.886

Curral Novo do Piauí 0,286 212° 4.220

Miguel Alves 0,285 213° 29.849

Caraúbas do Piauí 0,284 214° 4.809

Paquetá 0,280 215° 4.386

Mílton Brandão 0,277 216° 6.900

Campo Largo do Piauí 0,277 217° 5.743

Morro do Chapéu do Piauí 0,276 218° 6.006

Betânia do Piauí 0,273 219° 8.640

Murici dos Portelas 0,266 220° 6.375

Guaribas 0,260 221° 4.814

População ...... 1.791.747

População Total ...... 2.843.278

FONTE: POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Bra- sil. São Paulo: Cortez, 2003. 221p. CENSO DEMOGRÁFICO – PIAUÍ – 2000. Rio de Janeiro: IBGE – 2001. * Elaborado pelo organizador.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 111

RESUMO DO ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL

N.º de Municípios População Classe do Índice Abs. (%) Abs. (%)

0,600 a 1,000 – – – – 0,500 a 0,600 01 0,4 715.360 25,2 0,400 a 0,500 06 2,7 336.171 11,8 0,000 a 0,400 214 96,9 1.791.747 63,0 Total 221* 100,0 2.843.278 100,0 * Ver nota nº 8, p. 90.

• A exclusão social espalha-se por todo o território piauiense, sem discriminar mesorregiões, microrregiões ou regiões geográficas, tais como o litoral, os cerrados ou o semi-árido; está, pois, presente em todos os quadrantes geoeconômicos do Estado.

• Como se pode observar, a imensa maioria dos municí- pios piauienses está inserida no contexto de alto grau de exclusão social, abaixo do índice 0,4. Incluem-se aí nada menos de 214 municípios do Estado, os quais represen- tam 96,9% do total de unidades municipais. Estes com- põem o universo da exclusão social, no Estado.

• Numa situação ligeiramente melhor, por apresentar-se na faixa mais intermediária, de índices 0,4 a 0,5, um pouco acima do contexto de exclusão total, situa-se um pequeno grupo de 06 outros municípios (2,7% do total).

• Apenas um município, Teresina – Capital do Estado – consegue ultrapassar o índice 0,5 ao situar-se numa fai- xa intermediária superior, representativa de níveis mais superiores de condições de vida da sua população.

• A inserção da quase totalidade dos municípios piauienses abaixo do índice 0,4 traduz, sem dúvida, uma situação preocupante, que conduz à inevitável percepção de ur-

FUNDAÇÃO CEPRO 112 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

gência no enfrentamento de questões históricas e estru- turais do Estado e que relega à condição de exclusão social a maioria esmagadora dos municípios.

• A população residente nos 214 municípios de alto grau de exclusão, abaixo do índice 0,4, corresponde a 1.791.747 pessoas, equivalendo a 63,0% da popula- ção estadual. Esta é a população que se encontra nas piores condições de vida: elevada participação de pes- soas e/ou chefes de família com renda insuficiente, ocupação marcada pela informalidade, elevada taxa de analfabetismo, baixa escolaridade e elevada pro- porção de população infanto-juvenil.

• A condição de exclusão refere-se, entretanto, ao conjun- to da população dos municípios no seu todo, visto ser o município a unidade de análise. Não significa que no seio desta população, até mesmo nos municípios por- tadores de elevados índices de exclusão social, não exis- tam pessoas ou chefes de família detentores de confor- táveis condições de vida, ao molde de “ilhas” de inclu- são social encravadas em um mar de exclusão social.

• Vale lembrar que a condição de exclusão social que acomete o grosso dos municípios piauienses não deve ser inteiramente atribuída à municipalidade e/ou à es- fera governamental estadual. Alguns dos índices sim- plesmente refletem ou são resultantes do modelo de política econômica e social adotado na esfera federal, pelo poder central, sobre o qual as instâncias munici- pal e estadual pouco ou nada podem fazer. Sobra, entretanto, um pequeno espaço de ação para o gover- no estadual e os executivos municipais, que é o esforço para o enfrentamento e a eliminação gradual de fatos historicamente arraigados e mesmo “institucionali- zados”, tais como as velhas práticas políticas, as com- prometedoras alianças eleitoreiras, os “esquemas” ali- mentados pelo egoísmo político, pelo fisiologismo, pela

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 113

deterioração do sentido de missão pública, pela con- quista e preservação de mandatos a custos inconfes- sáveis. Ao lado dessa ruptura com a estrutura antiga e viciada há, também, alguma margem para a imple- mentação e sustentação de pequenas ações sociais nas instâncias locais, visando resgatar para a cidadania a população em situação de exclusão absoluta.

FUNDAÇÃO CEPRO 114 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

ESTADO DO PIAUÍ ÍNDICE DE POBREZA 2000

ÍNDICE DE POBREZA* 0.0 a 0.4 0.4 a 0.5 0.5 a 0.6 0.6 a 1.0 Limite Municipal

* Quanto maior o índice, melhor a situação social.

N

O L

S

0 50 100 150

Km

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 115

ÍNDICE DE POBREZA CLASSIFICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE POBREZA

Municípios Pobreza Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,500 E 0,600

Teresina 0,535 1° 715.360 População ...... 715.360

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,400 E 0,500

Picos 0,426 2° 68.974

Santo Antônio de Lisboa 0,415 3° 5.154

Floriano 0,408 4° 54.591 População ...... 128.719

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Assunção do Piauí 0,399 5° 6.933

Ribeiro Gonçalves 0,394 6° 5.722

Guadalupe 0,384 7° 10.308

Parnaíba 0,383 8° 132.282

Fronteiras 0,340 9° 10.012

São Raimundo Nonato 0,334 10° 26.890

Bom Jesus 0,333 11° 15.924

Uruçuí 0,332 12° 17.011

Inhuma 0,332 13° 14.426

Lagoa do Sítio 0,327 14° 4.138

Campo Maior 0,326 15° 43.126

Dom Expedito Lopes 0,325 16° 5.954

Corrente 0,311 17° 23.226

Alegrete do Piauí 0,307 18° 4.713

Boa Hora 0,307 19° 5.170

Simplício Mendes 0,306 20° 10.966

Monsenhor Hipólito 0,303 21° 6.764

Valença do Piauí 0,302 22° 19.887

FUNDAÇÃO CEPRO 116 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Pobreza Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Francisco Santos 0,301 23° 7.043

Anísio de Abreu 0,301 24° 7.166

São João do Piauí 0,298 25° 17.670

Alagoinha do Piauí 0,296 26° 6.868

Palmeira do Piauí 0,294 27° 5.199

Gilbués 0,291 28° 10.229

Novo Oriente do Piauí 0,285 29° 6.760

Baixa Grande do Ribeiro 0,285 30° 7.779

Piripiri 0,284 31° 60.154

Sussuapara 0,283 32° 5.042

Bocaina 0,281 33° 4.208

Fartura do Piauí 0,274 34° 4.685

Santo Inácio do Piauí 0,273 35° 3.447

Demerval Lobão 0,272 36° 12.489

Ipiranga do Piauí 0,269 37° 8.428

Santa Cruz do Piauí 0,265 38° 5.776

Landri Sales 0,264 39° 5.628

Colônia do Gurguéia 0,264 40° 5.012

Eliseu Martins 0,260 41° 4.188

Oeiras 0,260 42° 33.910

Marcos Parente 0,258 43° 4.279

Madeiro 0,258 44° 6.771

Rio Grande do Piauí 0,257 45° 6.131

Altos 0,257 46° 39.122

Jaicós 0,257 47° 15.859

Canto do Buriti 0,256 48° 18.371

Cristalândia do Piauí 0,256 49° 6.493

Dirceu Arcoverde 0,252 50° 6.066

Parnaguá 0,252 51° 9.345

Barro Duro 0,251 52° 6.787

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 117

Municípios Pobreza Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Curimatá 0,249 53° 9.518

Piracuruca 0,248 54° 24.786

Marcolândia 0,248 55° 6.178

Santa Filomena 0,246 56° 6.031

Miguel Leão 0,244 57° 1.370

Cristino Castro 0,243 58° 9.269

Ribeira do Piauí 0,242 59° 3.879

Dom Inocêncio 0,241 60° 8.909

Riacho Frio 0,241 61° 4.321

Tamboril do Piauí 0,240 62° 2.413

São Braz do Piauí 0,239 63° 4.192

Água Branca 0,238 64° 14.517

Pedro Laurentino 0,238 65° 2.002

Paulistana 0,236 66° 16.529

Caracol 0,236 67° 8.040

Campo Grande do Piauí 0,234 68° 4.882

Antônio Almeida 0,231 69° 2.851

Castelo do Piauí 0,230 70° 18.339

Esperantina 0,228 71° 34.094

Vila Nova do Piauí 0,226 72° 2.906

Bonfim do Piauí 0,226 73° 4.881

Francisco Ayres 0,225 74° 5.236

Barreiras do Piauí 0,225 75° 3.098

Monte Alegre do Piauí 0,225 76° 10.230

Jatobá do Piauí 0,224 77° 4.314

Redenção do Gurguéia 0,224 78° 7.781

João Costa 0,223 79° 3.025

Monsenhor Gil 0,222 80° 10.309

Jurema 0,222 81° 4.047

Pajeú do Piauí 0,221 82° 2.894

FUNDAÇÃO CEPRO 118 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Pobreza Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Cocal de Telha 0,221 83° 4.248

Simões 0,220 84° 13.621

José de Freitas 0,219 85° 32.858

Flores do Piauí 0,216 86° 4.372

Itaueira 0,215 87° 10.347

Luís Correia 0,215 88° 24.253

Bertolínia 0,215 89° 5.117

Wall Ferraz 0,212 90° 3.998

Guaribas 0,211 91° 4.814

São Lourenço do Piauí 0,209 92° 4.274

São Félix do Piauí 0,208 93° 3.397

Prata do Piauí 0,208 94° 3.117

Pio IX 0,207 95° 16.505

Bela Vista do Piauí 0,206 96° 2.963

Geminiano 0,206 97° 4.790

São João da Canabrava 0,205 98° 4.240

Santa Rosa do Piauí 0,205 99° 5.223

Luzilândia 0,204 100° 24.042

Buriti dos Lopes 0,203 101° 18.598

São Julião 0,202 102° 5.700

Manoel Emídio 0,202 103° 5.151

Currais 0,201 104° 4.232

Patos do Piauí 0,200 105° 5.634

São José do Piauí 0,198 106° 6.706

Beneditinos 0,198 107° 9.712

São Pedro do Piauí 0,197 108° 12.510

Arraial 0,197 109° 4.909

Pavussu 0,197 110° 3.973

Brasileira 0,196 111° 7.366

Sebastião Leal 0,196 112° 3.835

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 119

Municípios Pobreza Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Socorro do Piauí 0,196 113° 4.675

Colônia do Piauí 0,194 114° 7.251

Itainópolis 0,193 115° 10.381

Jerumenha 0,193 116° 4.515

Francisco Macedo 0,191 117° 2.337

Amarante 0,189 118° 16.884

Aroazes 0,188 119° 6.025

Canavieira 0,188 120° 4.114

Pedro II 0,188 121° 36.201

Cocal 0,187 122° 24.150

União 0,185 123° 39.801

Cajazeiras do Piauí 0,184 124° 2.667

Santa Luz 0,183 125° 4.780

Barras 0,183 126° 40.891

Matias Olímpio 0,183 127° 9.727

Capitão de Campos 0,181 128° 10.036

Santa Cruz dos Milagres 0,179 129° 3.334

Paes Landim 0,179 130° 4.184

Curralinhos 0,179 131° 3.641

São José do Peixe 0,178 132° 3.825

São João da Serra 0,178 133° 6.675

Lagoa do Barro do Piauí 0,178 134° 4.450

São Miguel do Tapuio 0,177 135° 18.808

Floresta do Piauí 0,176 136° 2.416

São Gonçalo do Piauí 0,175 137° 4.249

Várzea Grande 0,175 138° 4.475

Santana do Piauí 0,174 139° 4.595

Olho d’Água do Piauí 0,174 140° 2.283

Batalha 0,174 141° 24.127

Conceição do Canindé 0,172 142° 4.926

FUNDAÇÃO CEPRO 120 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Pobreza Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Coivaras 0,170 143° 3.507

Caldeirão Grande do Piauí 0,170 144° 5.481

Isaías Coelho 0,170 145° 7.658

Padre Marcos 0,169 146° 7.178

Pimenteiras 0,169 147° 11.306

São João da Fronteira 0,169 148° 4.886

Tanque do Piauí 0,168 149° 2.318

Regeneração 0,167 150° 17.471

Brejo do Piauí 0,167 151° 3.986

Campo Alegre do Fidalgo 0,167 152° 4.451

Joaquim Pires 0,166 153° 13.076

Cocal dos Alves 0,166 154° 5.155

Elesbão Veloso 0,165 155° 15.002

Palmeirais 0,163 156° 12.154

Angical do Piauí 0,161 157° 6.788

Ilha Grande 0,161 158° 7.890

Porto Alegre do Piauí 0,161 159° 2.421

Juazeiro do Piauí 0,160 160° 4.523

Jacobina do Piauí 0,159 161° 5.690

Várzea Branca 0,159 162° 5.203

Cajueiro da Praia 0,158 163° 6.122

Caxingó 0,158 164° 4.147

Jardim do Mulato 0,156 165° 3.990

Alvorada do Gurguéia 0,156 166° 4.211

Lagoinha do Piauí 0,155 167° 2.231

Júlio Borges 0,155 168° 4.866

Caridade do Piauí 0,153 169° 4.062

Agricolândia 0,152 170° 5.340

Domingos Mourão 0,151 171° 4.284

São Gonçalo do Gurguéia 0,146 172° 2.322

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 121

Municípios Pobreza Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

São José do Divino 0,146 173° 4.881

Coronel José Dias 0,144 174° 4.415

São João da Varjota 0,144 175° 4.375

Miguel Alves 0,142 176° 29.849

Nossa Senhora de Nazaré 0,141 177° 3.865

Campinas do Piauí 0,139 178° 5.141

Belém do Piauí 0,138 179° 2.429

Bom Princípío do Piauí 0,138 180° 4.625

Alto Longá 0,137 181° 12.000

São João do Arraial 0,137 182° 5.734

Lagoa de São Francisco 0,137 183° 5.795

Sebastião Barros 0,136 184° 4.524

Joca Marques 0,135 185° 4.349

São Miguel do Fidalgo 0,134 186° 2.991

Passagem Franca do Piauí 0,134 187° 4.195

Avelino Lopes 0,133 188° 9.625

São Francisco do Piauí 0,133 189° 6.356

Porto 0,132 190° 10.573

Nazaré do Piauí 0,132 191° 7.805

Barra d’Alcântara 0,132 122° 4.107

Massapê do Piauí 0,130 193° 5.988

Queimada Nova 0,129 194° 8.332

São Miguel da Baixa Grande 0,128 195° 2.030

Francinópolis 0,128 196° 5.254

Lagoa Alegre 0,128 197° 6.849

Boqueirão do Piauí 0,127 198° 5.567

Buriti dos Montes 0,127 199° 7.284

Paquetá 0,126 200° 4.386

São Luís do Piauí 0,125 201° 2.488

Vera Mendes 0,122 202° 2.907

FUNDAÇÃO CEPRO 122 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Pobreza Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Cabeceiras do Piauí 0,122 203° 8.498

Santo Antônio dos Milagres 0,121 204° 1.876

Nossa Senhora dos Remédios 0,121 205° 7.214

Morro Cabeça no Tempo 0,121 206° 4.426

Lagoa do Piauí 0,119 207° 3.488

Nova Santa Rita 0,117 208° 4.150

São Francisco de Assis do Piauí 0,117 209° 3.806

Capitão Gervásio Oliveira 0,115 210° 3.433

Mílton Brandão 0,113 211° 6.900

Caraúbas do Piauí 0,108 212° 4.809

Curral Novo do Piauí 0,106 213° 4.220

Hugo Napoleão 0,105 214° 3.703

Betânia do Piauí 0,105 215° 8.640

Sigefredo Pacheco 0,102 216° 9.046

Campo Largo do Piauí 0,095 217° 5.743

Murici dos Portelas 0,090 218° 6.375

Novo Santo Antônio 0,087 219° 3.155

Acauã 0,086 220° 5.147

Morro do Chapéu do Piauí 0,066 221° 6.006

População ...... 1.999.199

População Total ...... 2.843.278

FONTE: POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Bra- sil. São Paulo: Cortez, 2003. 221p. CENSO DEMOGRÁFICO – PIAUÍ – 2000. Rio de Janeiro: IBGE – 2001. * Elaborado pelo organizador.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 123

RESUMO DO ÍNDICE DE POBREZA

N.º de Municípios População Classe do Índice Abs. (%) Abs. (%)

0,600 a 1,000 – – – – 0,500 a 0,600 01 0,4 715.360 25,2 0,400 a 0,500 03 1,3 128.719 4,5 0,000 a 0,400 217 98,3 1.999.199 70,3 Total 221* 100,0 2.843.278 100,0 * Ver nota nº 8, p. 90.

• No tocante ao índice de pobreza, a quase totalidade dos municípios piauienses, em número de 217 (98,3% do total), encontra-se mergulhada num quadro de ele- vado grau de pobreza, que corresponde ao cenário abaixo do índice 0,4 – traduzido pela grande participa- ção do número de chefes de família com rendimento insuficiente, abaixo da linha de pobreza (até ½ salário mínimo) sobre o total de chefes de família do município.

• Em situação ligeiramente menos grave, socialmente falando, encontram-se três outros municípios (1,3% do total), na faixa intermediária-baixa de índices 0,4 a 0,5.

• Somente um município, Teresina, Capital do Estado, destaca-se ao superar, isoladamente, o índice 0,5, si- tuando-se na faixa intermediária-elevada, representa- tiva de uma melhor situação social pertinente a este aspecto – índice de pobreza. A representação relativa deste município é de 0,4% do total de municípios.

• A população residente nos 217 municípios com alto grau de pobreza corresponde a 1.999.199 pessoas, representando 70,3% da população estadual.

• É oportuno lembrar que a unidade de análise é o mu- nicípio, portanto o dado acima refere-se ao conjunto

FUNDAÇÃO CEPRO 124 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

da população dos municípios como um todo**. Não significa que entre estes, mesmo nos municípios com índice de pobreza gritante, próximo de zero, inexistam chefes de família com renda elevada, vivendo como “ilhas” de prosperidade e bem-estar social.

** Pertencentes ao grupo de elevado grau de pobreza.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 125

ESTADO DO PIAUÍ ÍNDICE DE EMPREGO FORMAL 2000

ÍNDICE DE EMPREGO FORMAL* 0.0 a 0.4 0.4 a 0.5 0.5 a 0.6 0.6 a 1.0 Limite Municipal

* Quanto maior o índice, melhor a situação social.

N

O L

S

0 50 100 150

Km

FUNDAÇÃO CEPRO 126 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

ÍNDICE DE EMPREGO FORMAL CLASSIFICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE EMPREGO FORMAL

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Emprego Formal

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Teresina 0,215 1° 715.360

Lagoa do Piauí 0,117 2° 3.488

Luís Correia 0,094 3° 24.253

Hugo Napoleão 0,090 4° 3.703

São Miguel da Baixa Grande 0,085 5° 2.030

Parnaíba 0,082 6° 132.282

Fronteiras 0,080 7° 10.012

São Félix do Piauí 0,073 8° 3.397

Picos 0,072 9° 68.974

Floriano 0,069 10° 54.591

Bom Princípío do Piauí 0,061 11° 4.625

Demerval Lobão 0,060 12° 12.489

Santa Cruz dos Milagres 0,058 13° 3.334

Antônio Almeida 0,055 14° 2.851

Campo Maior 0,055 15° 43.126

São Raimundo Nonato 0,054 16° 26.890

Pio IX 0,053 17° 16.505

São Julião 0,051 18° 5.700

Morro do Chapéu do Piauí 0,049 19° 6.006

Dom Expedito Lopes 0,047 20° 5.954

Guadalupe 0,046 21° 10.308

Valença do Piauí 0,045 22° 19.887

Tanque do Piauí 0,044 23° 2.318

Pimenteiras 0,044 24° 11.306

São Pedro do Piauí 0,044 25° 12.510

Vila Nova do Piauí 0,044 26° 2.906

Lagoa do Sítio 0,043 27° 4.138

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 127

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Emprego Formal

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Santa Luz 0,043 28° 4.780

Aroazes 0,042 29° 6.025

Bocaina 0,042 30° 4.208

União 0,042 31° 39.801

Bom Jesus 0,041 32° 15.924

Campinas do Piauí 0,041 33° 5.141

Alto Longá 0,040 34° 12.000

Santo Antônio dos Milagres 0,039 35° 1.876

Francinópolis 0,037 36° 5.254

Santana do Piauí 0,037 37° 4.595

São Francisco de Assis do Piauí 0,036 38° 3.806

Altos 0,036 39° 39.122

Bela Vista do Piauí 0,036 40° 2.963

Jerumenha 0,036 41° 4.515

Piripiri 0,036 42° 60.154

Geminiano 0,035 43° 4.790

Baixa Grande do Ribeiro 0,034 44° 7.779

São Gonçalo do Piauí 0,034 45° 4.249

Wall Ferraz 0,034 46° 3.998

Agricolândia 0,033 47° 5.340

Esperantina 0,033 48° 34.094

Ribeiro Gonçalves 0,033 49° 5.722

Simões 0,033 50° 13.621

Barras 0,032 51° 40.891

Landri Sales 0,032 52° 5.628

Porto Alegre do Piauí 0,032 53° 2.421

São João do Piauí 0,032 54° 17.670

Água Branca 0,031 55° 14.517

Angical do Piauí 0,031 56° 6.788

Caxingó 0,031 57° 4.147

FUNDAÇÃO CEPRO 128 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Emprego Formal

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Cocal 0,031 58° 24.150

Jardim do Mulato 0,031 59° 3.990

Pajeú do Piauí 0,031 60° 2.894

São Miguel do Fidalgo 0,031 61° 2.991

Domingos Mourão 0,030 62° 4.284

Eliseu Martins 0,030 63° 4.188

Francisco Ayres 0,030 64° 5.236

Prata do Piauí 0,030 65° 3.117

Nova Santa Rita 0,029 66° 4.150

Oeiras 0,029 67° 33.910

Paulistana 0,029 68° 16.529

São José do Piauí 0,029 69° 6.706

Várzea Grande 0,029 70° 4.475

Beneditinos 0,028 71° 9.712

Santo Inácio do Piauí 0,028 72° 3.447

Barra d’Alcântara 0,027 73° 4.107

Coivaras 0,027 74° 3.507

Curimatá 0,027 75° 9.518

Ipiranga do Piauí 0,027 76° 8.428

Piracuruca 0,027 77° 24.786

São João da Fronteira 0,027 78° 4.886

Sussuapara 0,027 79° 5.042

Alegrete do Piauí 0,026 80° 4.713

Cajazeiras do Piauí 0,026 81° 2.667

Caraúbas do Piauí 0,026 82° 4.809

Colônia do Gurguéia 0,026 83° 5.012

Lagoa Alegre 0,026 84° 6.849

Manoel Emídio 0,026 85° 5.151

Miguel Leão 0,026 86° 1.370

Pedro II 0,026 87° 36.201

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 129

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Emprego Formal

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Capitão de Campos 0,025 88° 10.036

Corrente 0,025 89° 23.226

São João da Varjota 0,025 90° 4.375

Isaías Coelho 0,024 91° 7.658

Marcolândia 0,024 92° 6.178

Paes Landim 0,024 93° 4.184

Palmeirais 0,024 94° 12.154

Rio Grande do Piauí 0,024 95° 6.131

Tamboril do Piauí 0,024 96° 2.413

Lagoa de São Francisco 0,023 97° 5.795

Alvorada do Gurguéia 0,023 98° 4.211

Amarante 0,023 99° 16.884

Arraial 0,023 100° 4.909

Barro Duro 0,023 101° 6.787

Bertolínia 0,023 102° 5.117

Cabeceiras do Piauí 0,023 103° 8.498

Caridade do Piauí 0,023 104° 4.062

Curral Novo do Piauí 0,023 105° 4.220

Elesbão Veloso 0,023 106° 15.002

Júlio Borges 0,023 107° 4.866

Novo Oriente do Piauí 0,023 108° 6.760

Pavussu 0,023 109° 3.973

Porto 0,023 110° 10.573

São João do Arraial 0,023 111° 5.734

Alagoinha do Piauí 0,022 112° 6.868

Castelo do Piauí 0,022 113° 18.339

Cocal de Telha 0,022 114° 4.248

Gilbués 0,022 115° 10.229

Queimada Nova 0,022 116° 8.332

Uruçuí 0,022 117° 17.011

FUNDAÇÃO CEPRO 130 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Emprego Formal

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Ilha Grande 0,021 118° 7.890

Jacobina do Piauí 0,021 119° 5.690

Jurema 0,021 120° 4.047

Marcos Parente 0,021 121° 4.279

Matias Olímpio 0,021 122° 9.727

Cajueiro da Praia 0,020 123° 6.122

Caldeirão Grande do Piauí 0,020 124° 5.481

José de Freitas 0,020 125° 32.858

Lagoinha do Piauí 0,020 126° 2.231

Miguel Alves 0,020 127° 29.849

Monsenhor Gil 0,020 128° 10.309

Padre Marcos 0,020 129° 7.178

Passagem Franca do Piauí 0,020 130° 4.195

Santa Rosa do Piauí 0,020 131° 5.223

São Gonçalo do Gurguéia 0,020 132° 2.322

Nossa Senhora dos Remédios 0,020 133° 7.214

Batalha 0,019 134° 24.127

Boa Hora 0,019 135° 5.170

Buriti dos Lopes 0,019 136° 18.598

Campo Largo do Piauí 0,019 137° 5.743

Canto do Buriti 0,019 138° 18.371

Coronel José Dias 0,019 139° 4.415

Dirceu Arcoverde 0,019 140° 6.066

Francisco Macedo 0,019 141° 2.337

Luzilândia 0,019 142° 24.042

Regeneração 0,019 143° 17.471

Lagoa do Barro do Piauí 0,018 144° 4.450

Anísio de Abreu 0,018 145° 7.166

Conceição do Canindé 0,018 146° 4.926

Joca Marques 0,018 147° 4.349

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 131

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Emprego Formal

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

São José do Peixe 0,018 148° 3.825

Buriti dos Montes 0,017 149° 7.284

Inhuma 0,017 150° 14.426

Palmeira do Piauí 0,017 151° 5.199

Simplício Mendes 0,017 152° 10.966

Bonfim do Piauí 0,016 153° 4.881

Cocal dos Alves 0,016 154° 5.155

Floresta do Piauí 0,016 155° 2.416

Francisco Santos 0,016 156° 7.043

Olho d’Água do Piauí 0,016 157° 2.283

São Luís do Piauí 0,016 158° 2.488

Avelino Lopes 0,015 159° 9.625

Boqueirão do Piauí 0,015 160° 5.567

Fartura do Piauí 0,015 161° 4.685

Massapê do Piauí 0,015 162° 5.988

Patos do Piauí 0,015 163° 5.634

Redenção do Gurguéia 0,015 164° 7.781

Santa Cruz do Piauí 0,015 165° 5.776

Vera Mendes 0,015 166° 2.907

Jaicós 0,014 167° 15.859

Monsenhor Hipólito 0,014 168° 6.764

Paquetá 0,014 169° 4.386

Riacho Frio 0,014 170° 4.321

Cristalândia do Piauí 0,013 171° 6.493

Curralinhos 0,013 172° 3.641

Flores do Piauí 0,013 173° 4.372

Santo Antônio de Lisboa 0,012 174° 5.154

Brasileira 0,012 175° 7.366

Joaquim Pires 0,012 176° 13.076

Nazaré do Piauí 0,011 177° 7.805

FUNDAÇÃO CEPRO 132 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Emprego Formal

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Jatobá do Piauí 0,011 178° 4.314

São João da Serra 0,011 179° 6.675

São José do Divino 0,011 180° 4.881

Acauã 0,010 181° 5.147

São João da Canabrava 0,010 182° 4.240

São Lourenço do Piauí 0,010 183° 4.274

Itainópolis 0,009 184° 10.381

Santa Filomena 0,009 185° 6.031

Sigefredo Pacheco 0,009 186° 9.046

Várzea Branca 0,009 187° 5.203

Dom Inocêncio 0,008 188° 8.909

Assunção do Piauí 0,007 189° 6.933

Cristino Castro 0,007 190° 9.269

Mílton Brandão 0,007 191° 6.900

Monte Alegre do Piauí 0,007 122° 10.230

Betânia do Piauí 0,006 193° 8.640

João Costa 0,006 194° 3.025

Itaueira 0,005 195° 10.347

Parnaguá 0,005 196° 9.345

São Miguel do Tapuio 0,005 197° 18.808

Barreiras do Piauí 0,002 198° 3.098

Belém do Piauí 0,002 199° 2.429

Colônia do Piauí 0,002 200° 7.251

Nossa Senhora de Nazaré 0,001 201° 3.865

Campo Alegre do Fidalgo 0,001 202° 4.451

São Francisco do Piauí 0,001 203° 6.356

Socorro do Piauí 0,001 204° 4.675

Brejo do Piauí 0,000 205° 3.986

Campo Grande do Piauí 0,000 206° 4.882

Canavieira 0,000 207° 4.114

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 133

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Emprego Formal

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Capitão Gervásio Oliveira 0,000 208° 3.433

Caracol 0,000 209° 8.040

Currais 0,000 210° 4.232

Guaribas 0,000 211° 4.814

Juazeiro do Piauí 0,000 212° 4.523

Madeiro 0,000 213° 6.771

Morro Cabeça no Tempo 0,000 214° 4.426

Murici dos Portelas 0,000 215° 6.375

Novo Santo Antônio 0,000 216° 3.155

Pedro Laurentino 0,000 217° 2.002

Ribeira do Piauí 0,000 218° 3.879

São Braz do Piauí 0,000 219° 4.192

Sebastião Barros 0,000 220° 4.524

Sebastião Leal 0,000 221° 3.835

População Total ...... 2.843.278

FONTE: POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Bra- sil. São Paulo: Cortez, 2003. 221p. CENSO DEMOGRÁFICO – PIAUÍ – 2000. Rio de Janeiro: IBGE – 2001. * Elaborado pelo organizador.

FUNDAÇÃO CEPRO 134 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

RESUMO DO ÍNDICE DE EMPREGO FORMAL

N.º de Municípios População Classe do Índice Abs. (%) Abs. (%)

0,600 a 1,000 – – – – 0,500 a 0,600 – – – – 0,400 a 0,500 – – – – 0,000 a 0,400 221 100,0 2.843.278 100,0 Total 221* 100,0 2.843.278 100,0 * Ver nota nº 8, p. 90.

• A respeito do índice de emprego formal, os municípios piauienses concentram-se no contexto geral de eleva- da exclusão social: a totalidade dos municípios do Es- tado do Piauí está concentrada abaixo do índice 0,4. Significa que, no Piauí, é baixíssimo o grau de formali- dade das ocupações ou, expresso de modo diferente, é elevado o grau de informalidade das ocupações, re- sultante do baixo número de trabalhadores com car- teira assinada, no total da população em idade ativa.

• Ressalta-se que nem o Município de Teresina, Capital do Estado, consegue colocar-se acima do índice de emprego formal 0,4 – ainda que seja a sede estadual de órgãos oficiais do trabalho (fiscalização, ajuiza- mento, etc.), e ainda que, por deter o status de capital, suponha-se a existência do empregador-pessoa física mais esclarecido a respeito da legislação trabalhista, bem como da responsabilidade social junto aos seus empregados (convém isentar o empregador-pessoa jurídica bem como o setor público, passíveis de fiscali- zação mais rigorosa).

• A população residente nos 221 municípios detentores de baixíssimo grau de formalidade das ocupações re- presenta 2.843.278 pessoas, o equivalente a 100% da população estadual.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 135

• Importa observar que, por ser o município a unidade de análise, o dado acima refere-se à população dos municípios como um todo, que pertencem ao grupo de baixo grau de formalidade. Não deve ser interpretado como inexistência, no seio da população economica- mente ativa, de empregos formalizados, sobretudo nos setores público e empresarial.

OBS.: No documento-fonte original o pequeno município agropastoril de Porto aparece com o índice pleno (1,000) no indicador Emprego Formal. Nada justifi- cando este dado, foi atribuída a este município, neste indicador, a média microrregional e calculado o índice final de Exclusão Social, ficando, portanto, coerente com o contexto geoeconômico e social no qual esse município se insere.

FUNDAÇÃO CEPRO 136 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

ESTADO DO PIAUÍ ÍNDICE DE DESIGUALDADE 2000

ÍNDICE DE DESIGUALDADE* 0.0 a 0.4 0.4 a 0.5 0.5 a 0.6 0.6 a 1.0 Limite Municipal

* Quanto maior o índice, melhor a situação social.

N

O L

S

0 50 100 150

Km

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 137

ÍNDICE DE DESIGUALDADE CLASSIFICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE DESIGUALDADE

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Desigualdade

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Teresina 0,171 1° 715.360

Floriano 0,093 2° 54.591

Picos 0,078 3° 68.974

Bom Jesus 0,076 4° 15.924

Parnaíba 0,075 5° 132.282

Ribeiro Gonçalves 0,059 6° 5.722

Guadalupe 0,054 7° 10.308

São Raimundo Nonato 0,051 8° 26.890

Corrente 0,049 9° 23.226

Gilbués 0,048 10° 10.229

Uruçuí 0,046 11° 17.011

Campo Maior 0,043 12° 43.126

São João do Piauí 0,041 13° 17.670

Valença do Piauí 0,040 14° 19.887

Piripiri 0,038 15° 60.154

Oeiras 0,038 16° 33.910

Monsenhor Hipólito 0,038 17° 6.764

Simplício Mendes 0,036 18° 10.966

Antônio Almeida 0,035 19° 2.851

Curimatá 0,035 20° 9.518

Inhuma 0,033 21° 14.426

Fronteiras 0,031 22° 10.012

Santa Cruz do Piauí 0,031 23° 5.776

Paulistana 0,031 24° 16.529

Santo Antônio de Lisboa 0,030 25° 5.154

Água Branca 0,030 26° 14.517

Cristino Castro 0,030 27° 9.269

FUNDAÇÃO CEPRO 138 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Desigualdade

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Baixa Grande do Ribeiro 0,029 28° 7.779

Canto do Buriti 0,028 29° 18.371

Assunção do Piauí 0,028 30° 6.933

João Costa 0,028 31° 3.025

Caldeirão Grande do Piauí 0,028 32° 5.481

Alegrete do Piauí 0,027 33° 4.713

Luís Correia 0,027 34° 24.253

São José do Peixe 0,027 35° 3.825

Francisco Santos 0,026 36° 7.043

Alagoinha do Piauí 0,026 37° 6.868

Dom Expedito Lopes 0,025 38° 5.954

Itaueira 0,025 39° 10.347

Marcos Parente 0,024 40° 4.279

Santa Filomena 0,024 41° 6.031

Landri Sales 0,023 42° 5.628

Piracuruca 0,023 43° 24.786

Bertolínia 0,023 44° 5.117

Parnaguá 0,023 45° 9.345

Guaribas 0,023 46° 4.814

Demerval Lobão 0,022 47° 12.489

Eliseu Martins 0,022 48° 4.188

Monsenhor Gil 0,022 49° 10.309

Esperantina 0,022 50° 34.094

Barro Duro 0,021 51° 6.787

Amarante 0,021 52° 16.884

Jaicós 0,021 53° 15.859

Pio IX 0,021 54° 16.505

Patos do Piauí 0,021 55° 5.634

Riacho Frio 0,021 56° 4.321

Vila Nova do Piauí 0,020 57° 2.906

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 139

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Desigualdade

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Rio Grande do Piauí 0,020 58° 6.131

Altos 0,020 59° 39.122

Castelo do Piauí 0,020 60° 18.339

Caracol 0,020 61° 8.040

Cajazeiras do Piauí 0,020 62° 2.667

Monte Alegre do Piauí 0,020 63° 10.230

Campo Grande do Piauí 0,019 64° 4.882

Conceição do Canindé 0,019 65° 4.926

Ilha Grande 0,019 66° 7.890

Redenção do Gurguéia 0,019 67° 7.781

Alvorada do Gurguéia 0,019 68° 4.211

Lagoa do Sítio 0,018 69° 4.138

José de Freitas 0,018 70° 32.858

Fartura do Piauí 0,018 71° 4.685

Cristalândia do Piauí 0,018 72° 6.493

Campo Alegre do Fidalgo 0,018 73° 4.451

Pajeú do Piauí 0,017 74° 2.894

Anísio de Abreu 0,017 75° 7.166

Lagoa do Piauí 0,017 76° 3.488

Miguel Leão 0,017 77° 1.370

Campinas do Piauí 0,017 78° 5.141

Barreiras do Piauí 0,017 79° 3.098

Luzilândia 0,017 80° 24.042

Barras 0,017 81° 40.891

São Miguel do Fidalgo 0,017 82° 2.991

Bocaina 0,016 83° 4.208

Santo Inácio do Piauí 0,016 84° 3.447

São Julião 0,016 85° 5.700

Colônia do Gurguéia 0,016 86° 5.012

Tanque do Piauí 0,016 87° 2.318

FUNDAÇÃO CEPRO 140 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Desigualdade

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

União 0,016 88° 39.801

Capitão de Campos 0,016 89° 10.036

Buriti dos Lopes 0,016 90° 18.598

Porto 0,016 91° 10.573

São João da Fronteira 0,016 92° 4.886

Ipiranga do Piauí 0,015 93° 8.428

Bela Vista do Piauí 0,015 94° 2.963

Marcolândia 0,015 95° 6.178

Santa Cruz dos Milagres 0,015 96° 3.334

Lagoa do Barro do Piauí 0,015 97° 4.450

Jatobá do Piauí 0,014 98° 4.314

São Gonçalo do Piauí 0,014 99° 4.249

Santa Rosa do Piauí 0,014 100° 5.223

Regeneração 0,014 101° 17.471

Cajueiro da Praia 0,014 102° 6.122

Porto Alegre do Piauí 0,014 103° 2.421

Boa Hora 0,014 104° 5.170

Pavussu 0,014 105° 3.973

São Gonçalo do Gurguéia 0,014 106° 2.322

Dom Inocêncio 0,013 107° 8.909

Palmeira do Piauí 0,013 108° 5.199

Olho d’Água do Piauí 0,013 109° 2.283

Joaquim Pires 0,013 110° 13.076

Caxingó 0,013 111° 4.147

Nossa Senhora dos Remédios 0,012 112° 7.214

Itainópolis 0,012 113° 10.381

Aroazes 0,012 114° 6.025

São Pedro do Piauí 0,012 115° 12.510

São João da Canabrava 0,012 116° 4.240

Flores do Piauí 0,012 117° 4.372

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 141

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Desigualdade

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Canavieira 0,012 118° 4.114

Belém do Piauí 0,012 119° 2.429

Várzea Grande 0,012 120° 4.475

Wall Ferraz 0,012 121° 3.998

Simões 0,012 122° 13.621

Pedro II 0,012 123° 36.201

Floresta do Piauí 0,012 124° 2.416

Pimenteiras 0,012 125° 11.306

Murici dos Portelas 0,012 126° 6.375

São Félix do Piauí 0,011 127° 3.397

Novo Oriente do Piauí 0,011 128° 6.760

Elesbão Veloso 0,011 129° 15.002

Manoel Emídio 0,011 130° 5.151

Alto Longá 0,011 131° 12.000

Barra d’Alcântara 0,011 132° 4.107

Curralinhos 0,011 133° 3.641

Curral Novo do Piauí 0,011 134° 4.220

Angical do Piauí 0,010 135° 6.788

Francisco Ayres 0,010 136° 5.236

Lagoinha do Piauí 0,010 137° 2.231

Nossa Senhora de Nazaré 0,010 138° 3.865

Francisco Macedo 0,010 139° 2.337

Paes Landim 0,010 140° 4.184

Palmeirais 0,010 141° 12.154

Isaías Coelho 0,010 142° 7.658

Cocal 0,010 143° 24.150

Dirceu Arcoverde 0,009 144° 6.066

Geminiano 0,009 145° 4.790

Beneditinos 0,009 146° 9.712

Jardim do Mulato 0,009 147° 3.990

FUNDAÇÃO CEPRO 142 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Desigualdade

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Arraial 0,009 148° 4.909

Júlio Borges 0,009 149° 4.866

São Luís do Piauí 0,009 150° 2.488

Bom Princípío do Piauí 0,009 151° 4.625

São Miguel do Tapuio 0,009 152° 18.808

Lagoa Alegre 0,009 153° 6.849

São Francisco de Assis do Piauí 0,009 154° 3.806

Miguel Alves 0,009 155° 29.849

Jerumenha 0,008 156° 4.515

Hugo Napoleão 0,008 157° 3.703

São José do Piauí 0,008 158° 6.706

Brasileira 0,008 159° 7.366

Sebastião Leal 0,008 160° 3.835

Padre Marcos 0,008 161° 7.178

Coronel José Dias 0,008 162° 4.415

Jurema 0,008 163° 4.047

São João da Serra 0,008 164° 6.675

Ribeira do Piauí 0,008 165° 3.879

São Francisco do Piauí 0,008 166° 6.356

Matias Olímpio 0,008 167° 9.727

São João do Arraial 0,008 168° 5.734

Madeiro 0,008 169° 6.771

Novo Santo Antônio 0,008 170° 3.155

Buriti dos Montes 0,008 171° 7.284

Morro Cabeça no Tempo 0,008 172° 4.426

Betânia do Piauí 0,008 173° 8.640

São Lourenço do Piauí 0,007 174° 4.274

Santana do Piauí 0,007 175° 4.595

Santa Luz 0,007 176° 4.780

Coivaras 0,007 177° 3.507

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 143

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Desigualdade

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Tamboril do Piauí 0,007 178° 2.413

Jacobina do Piauí 0,007 179° 5.690

São João da Varjota 0,007 180° 4.375

Queimada Nova 0,007 181° 8.332

Vera Mendes 0,007 182° 2.907

Batalha 0,007 183° 24.127

Capitão Gervásio Oliveira 0,007 184° 3.433

Massapê do Piauí 0,007 185° 5.988

São José do Divino 0,007 186° 4.881

Paquetá 0,007 187° 4.386

Sussuapara 0,006 188° 5.042

Agricolândia 0,006 189° 5.340

São Braz do Piauí 0,006 190° 4.192

Sebastião Barros 0,006 191° 4.524

Colônia do Piauí 0,006 122° 7.251

Juazeiro do Piauí 0,006 193° 4.523

Cocal dos Alves 0,006 194° 5.155

Passagem Franca do Piauí 0,006 195° 4.195

Domingos Mourão 0,006 196° 4.284

Mílton Brandão 0,006 197° 6.900

Campo Largo do Piauí 0,006 198° 5.743

Cocal de Telha 0,005 199° 4.248

Prata do Piauí 0,005 200° 3.117

Avelino Lopes 0,005 201° 9.625

Francinópolis 0,005 202° 5.254

Santo Antônio dos Milagres 0,005 203° 1.876

Nazaré do Piauí 0,005 204° 7.805

Caraúbas do Piauí 0,005 205° 4.809

Pedro Laurentino 0,004 206° 2.002

Sigefredo Pacheco 0,004 207° 9.046

FUNDAÇÃO CEPRO 144 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Desigualdade

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Cabeceiras do Piauí 0,004 208° 8.498

Brejo do Piauí 0,004 209° 3.986

Nova Santa Rita 0,004 210° 4.150

Caridade do Piauí 0,004 211° 4.062

Currais 0,004 212° 4.232

Lagoa de São Francisco 0,004 213° 5.795

Boqueirão do Piauí 0,004 214° 5.567

Bonfim do Piauí 0,003 215° 4.881

Socorro do Piauí 0,003 216° 4.675

Várzea Branca 0,003 217° 5.203

Acauã 0,003 218° 5.147

Joca Marques 0,002 219° 4.349

Morro do Chapéu do Piauí 0,001 220° 6.006

São Miguel da Baixa Grande 0,000 221° 2.030

População Total ...... 2.843.278

FONTE: POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Bra- sil. São Paulo: Cortez, 2003. 221p. CENSO DEMOGRÁFICO – PIAUÍ – 2000. Rio de Janeiro: IBGE – 2001. * Elaborado pelo organizador.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 145

RESUMO DO ÍNDICE DE DESIGUALDADE

N.º de Municípios População Classe do Índice Abs. (%) Abs. (%)

0,600 a 1,000 – – – – 0,500 a 0,600 – – – – 0,400 a 0,500 – – – – 0,000 a 0,400 221 100,0 2.843.278 100,0 Total 221* 100,0 2.843.278 100,0 * Ver nota nº 8, p. 90.

• Dentre os aspectos que permeiam o tecido social dos municípios piauienses, a desigualdade social se manifes- ta como o mais grave de todos. A desigualdade é gene- ralizada no estado, reunindo a totalidade de seus municí- pios em um único grupo, o de elevado grau de desigual- dade, cujos índices situam-se abaixo de 0,4. Esta situação é uma decorrência do elevado número de chefes de fa- mília portadores de baixos rendimentos mensais (em sa- lário mínimo), em face do relativamente reduzido núme- ro de chefes de família detentores de elevados rendimen- tos mensais. Traduz-se, simplificadamente, como "muitos ganhando pouco e poucos ganhando muito", e é o fator quantidade do primeiro grupo que faz rebaixar o valor indicativo do desequilíbrio.

• Como todos os municípios (100,0%) estão reunidos no grupo de elevado grau de desigualdade social, a popula- ção total, vivendo sob essa condição, corresponde à pró- pria população estadual, ou seja, 2.843.278 pessoas.

• O dado acima é referente à população total dos muni- cípios inseridos no (único) grupo de elevado dese- quilíbrio na distribuição da renda. A desigualdade, em si, é relacionada aos chefes de família e aos seus ren- dimentos, que podem chegar a extremos de dispari- dade.

FUNDAÇÃO CEPRO 146 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

ESTADO DO PIAUÍ ÍNDICE DE ALFABETIZAÇÃO 2000

ÍNDICE DE ALFABETIZAÇÃO* 0.0 a 0.4 0.4 a 0.5 0.5 a 0.6 0.6 a 1.0 Limite Municipal

* Quanto maior o índice, melhor a situação social.

N

O L

S

0 50 100 150

Km

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 147

ÍNDICE DE ALFABETIZAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE ALFABETIZAÇÃO

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Alfabetização

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,600 E 1,000

Teresina 0,813 1° 715.360

Pedro Laurentino 0,754 2° 2.002

Floriano 0,752 3° 54.591

Guadalupe 0,726 4° 10.308

Bela Vista do Piauí 0,725 5° 2.963

Parnaíba 0,719 6° 132.282

Curimatá 0,703 7° 9.518

Picos 0,701 8° 68.974

São Raimundo Nonato 0,688 9° 26.890

São Lourenço do Piauí 0,684 10° 4.274

Angical do Piauí 0,683 11° 6.788

Antônio Almeida 0,680 12° 2.851

Corrente 0,678 13° 23.226

Campo Maior 0,666 14° 43.126

Ipiranga do Piauí 0,661 15° 8.428

Júlio Borges 0,659 16° 4.866

Barreiras do Piauí 0,658 17° 3.098

Bocaina 0,655 18° 4.208

Água Branca 0,654 19° 14.517

Dom Expedito Lopes 0,653 20° 5.954

Landri Sales 0,649 21° 5.628

Jerumenha 0,647 22° 4.515

Simplício Mendes 0,646 23° 10.966

Santa Luz 0,644 24° 4.780

Valença do Piauí 0,643 25° 19.887

Dom Inocêncio 0,643 26° 8.909

Colônia do Gurguéia 0,635 27° 5.012

FUNDAÇÃO CEPRO 148 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Alfabetização

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,600 E 1,000

Marcos Parente 0,634 28° 4.279

Uruçuí 0,633 29° 17.011

São João do Piauí 0,632 30° 17.670

Dirceu Arcoverde 0,631 31° 6.066

Bom Jesus 0,631 32° 15.924

Lagoinha do Piauí 0,624 33° 2.231

Sebastião Barros 0,622 34° 4.524

Ribeiro Gonçalves 0,621 35° 5.722

Porto Alegre do Piauí 0,621 36° 2.421

Oeiras 0,620 37° 33.910

Monsenhor Gil 0,619 38° 10.309

Eliseu Martins 0,616 39° 4.188

Santo Antônio de Lisboa 0,613 40° 5.154

Tanque do Piauí 0,612 41° 2.318

Redenção do Gurguéia 0,611 42° 7.781

São Gonçalo do Piauí 0,610 43° 4.249

Nossa Senhora de Nazaré 0,610 44° 3.865

Itaueira 0,610 45° 10.347

São José do Peixe 0,609 46° 3.825

Francisco Santos 0,606 47° 7.043

Demerval Lobão 0,605 48° 12.489

João Costa 0,604 49° 3.025

Avelino Lopes 0,602 50° 9.625

Inhuma 0,601 51° 14.426

Lagoa do Piauí 0,600 52° 3.488

População ...... 1.415.811

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,500 E 0,600

Altos 0,599 53° 39.122

Agricolândia 0,597 54° 5.340

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 149

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Alfabetização

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,500 E 0,600

Nazaré do Piauí 0,596 55° 7.805

José de Freitas 0,596 56° 32.858

Bertolínia 0,596 57° 5.117

Palmeira do Piauí 0,595 58° 5.199

Piripiri 0,594 59° 60.154

Pajeú do Piauí 0,593 60° 2.894

Aroazes 0,593 61° 6.025

Canavieira 0,592 62° 4.114

Santa Rosa do Piauí 0,591 63° 5.223

Paes Landim 0,590 64° 4.184

São Braz do Piauí 0,589 65° 4.192

Santa Filomena 0,588 66° 6.031

Cristalândia do Piauí 0,587 67° 6.493

Coronel José Dias 0,587 68° 4.415

São Félix do Piauí 0,586 69° 3.397

Santa Cruz do Piauí 0,586 70° 5.776

Acauã 0,586 71° 5.147

Sussuapara 0,585 72° 5.042

Riacho Frio 0,585 73° 4.321

Sebastião Leal 0,584 74° 3.835

Amarante 0,584 75° 16.884

Parnaguá 0,583 76° 9.345

Gilbués 0,579 77° 10.229

Jatobá do Piauí 0,578 78° 4.314

Fartura do Piauí 0,578 79° 4.685

Esperantina 0,576 80° 34.094

Campinas do Piauí 0,576 81° 5.141

Santo Inácio do Piauí 0,574 82° 3.447

Rio Grande do Piauí 0,574 83° 6.131

Francisco Macedo 0,573 84° 2.337

FUNDAÇÃO CEPRO 150 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Alfabetização

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,500 E 0,600

Capitão Gervásio Oliveira 0,572 85° 3.433

Morro Cabeça no Tempo 0,567 86° 4.426

Fronteiras 0,567 87° 10.012

Canto do Buriti 0,566 88° 18.371

São Francisco do Piauí 0,565 89° 6.356

Cristino Castro 0,565 90° 9.269

São Gonçalo do Gurguéia 0,564 91° 2.322

Santo Antônio dos Milagres 0,563 92° 1.876

Santa Cruz dos Milagres 0,562 93° 3.334

Novo Oriente do Piauí 0,561 94° 6.760

Elesbão Veloso 0,561 95° 15.002

Ilha Grande 0,559 96° 7.890

Currais 0,558 97° 4.232

Manoel Emídio 0,557 98° 5.151

Arraial 0,556 99° 4.909

Barro Duro 0,555 100° 6.787

Várzea Grande 0,554 101° 4.475

Socorro do Piauí 0,554 102° 4.675

Capitão de Campos 0,554 103° 10.036

Alvorada do Gurguéia 0,554 104° 4.211

Santana do Piauí 0,553 105° 4.595

Cajueiro da Praia 0,550 106° 6.122

São Pedro do Piauí 0,549 107° 12.510

Castelo do Piauí 0,547 108° 18.339

Anísio de Abreu 0,547 109° 7.166

Vila Nova do Piauí 0,545 110° 2.906

Miguel Leão 0,544 111° 1.370

Buriti dos Lopes 0,542 112° 18.598

Marcolândia 0,541 113° 6.178

Curralinhos 0,541 114° 3.641

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 151

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Alfabetização

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,500 E 0,600

Queimada Nova 0,540 115° 8.332

Monsenhor Hipólito 0,540 116° 6.764

Isaías Coelho 0,540 117° 7.658

São Miguel do Fidalgo 0,539 118° 2.991

Sigefredo Pacheco 0,537 119° 9.046

Prata do Piauí 0,537 120° 3.117

Pedro II 0,536 121° 36.201

Luís Correia 0,535 122° 24.253

Francisco Ayres 0,535 123° 5.236

Regeneração 0,534 124° 17.471

Paulistana 0,534 125° 16.529

Nova Santa Rita 0,533 126° 4.150

Barra d’Alcântara 0,532 127° 4.107

Conceição do Canindé 0,531 128° 4.926

Caridade do Piauí 0,530 129° 4.062

Monte Alegre do Piauí 0,529 130° 10.230

Bonfim do Piauí 0,529 131° 4.881

Lagoa do Barro do Piauí 0,528 132° 4.450

Jardim do Mulato 0,528 133° 3.990

Baixa Grande do Ribeiro 0,528 134° 7.779

Várzea Branca 0,526 135° 5.203

São João da Canabrava 0,524 136° 4.240

Ribeira do Piauí 0,524 137° 3.879

Piracuruca 0,523 138° 24.786

Coivaras 0,522 139° 3.507

Cajazeiras do Piauí 0,522 140° 2.667

Beneditinos 0,521 141° 9.712

Palmeirais 0,520 142° 12.154

Campo Grande do Piauí 0,520 143° 4.882

União 0,518 144° 39.801

FUNDAÇÃO CEPRO 152 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Alfabetização

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,500 E 0,600

São José do Divino 0,517 145° 4.881

Domingos Mourão 0,517 146° 4.284

Novo Santo Antônio 0,515 147° 3.155

Barras 0,513 148° 40.891

Itainópolis 0,512 149° 10.381

Olho d’Água do Piauí 0,511 150° 2.283

São José do Piauí 0,508 151° 6.706

São Julião 0,507 152° 5.700

São Miguel da Baixa Grande 0,507 153° 2.030

Hugo Napoleão 0,507 154° 3.703

Lagoa do Sítio 0,504 155° 4.138

Francinópolis 0,504 156° 5.254

Caracol 0,504 157° 8.040

São João do Arraial 0,500 158° 5.734

Alto Longá 0,500 159° 12.000

População ...... 954.427

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,400 E 0,500

Brasileira 0,499 160° 7.366

Padre Marcos 0,498 161° 7.178

Flores do Piauí 0,497 162° 4.372

Cocal de Telha 0,497 163° 4.248

Simões 0,496 164° 13.621

Luzilândia 0,492 165° 24.042

São João da Varjota 0,491 166° 4.375

Jacobina do Piauí 0,490 167° 5.690

Jurema 0,489 168° 4.047

Geminiano 0,487 169° 4.790

São Luís do Piauí 0,486 170° 2.488

São João da Serra 0,483 171° 6.675

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 153

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Alfabetização

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,400 E 0,500

São Francisco de Assis do Piauí 0,481 172° 3.806

Brejo do Piauí 0,481 173° 3.986

Batalha 0,481 174° 24.127

Pio IX 0,480 175° 16.505

Bom Princípio do Piauí 0,480 176° 4.625

Campo Alegre do Fidalgo 0,478 177° 4.451

Alegrete do Piauí 0,476 178° 4.713

Jaicós 0,475 179° 15.859

Patos do Piauí 0,474 180° 5.634

Colônia do Piauí 0,474 181° 7.251

Lagoa Alegre 0,472 182° 6.849

Nossa Senhora dos Remédios 0,470 183° 7.214

Belém do Piauí 0,470 184° 2.429

Curral Novo do Piauí 0,469 185° 4.220

Pimenteiras 0,468 186° 11.306

Joaquim Pires 0,464 187° 13.076

Morro do Chapéu do Piauí 0,462 188° 6.006

Cabeceiras do Piauí 0,461 189° 8.498

Buriti dos Montes 0,461 190° 7.284

Juazeiro do Piauí 0,459 191° 4.523

Wall Ferraz 0,458 122° 3.998

Tamboril do Piauí 0,458 193° 2.413

Pavussu 0,457 194° 3.973

Joca Marques 0,457 195° 4.349

Boqueirão do Piauí 0,457 196° 5.567

Caldeirão Grande do Piauí 0,453 197° 5.481

Alagoinha do Piauí 0,452 198° 6.868

São João da Fronteira 0,448 199° 4.886

Cocal 0,448 200° 24.150

Boa Hora 0,446 201° 5.170

FUNDAÇÃO CEPRO 154 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Alfabetização

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,400 E 0,500

Lagoa do São Francisco 0,445 202° 5.795

São Miguel do Tapuio 0,444 203° 18.808

Matias Olímpio 0,443 204° 9.727

Porto 0,435 205° 10.573

Betânia do Piauí 0,433 206° 8.640

Campo Largo do Piauí 0,429 207° 5.743

Madeiro 0,427 208° 6.771

Miguel Alves 0,425 209° 29.849

Passagem Franca do Piauí 0,421 210° 4.195

Assunção do Piauí 0,412 211° 6.933

Mílton Brandão 0,400 212° 6.900

População ...... 432.043

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Vera Mendes 0,399 213° 2.907

Cocal dos Alves 0,399 214° 5.155

Paquetá 0,393 215° 4.386

Floresta do Piauí 0,392 216° 2.416

Murici dos Portelas 0,384 217° 6.375

Massapê do Piauí 0,375 218° 5.988

Caxingó 0,348 219° 4.147

Caraúbas do Piauí 0,330 220° 4.809

Guaribas 0,280 221° 4.814

População ...... 40.997

População Total ...... 2.843.278

FONTE: POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Bra- sil. São Paulo: Cortez, 2003. 221p. CENSO DEMOGRÁFICO – PIAUÍ – 2000. Rio de Janeiro: IBGE – 2001. * Elaborado pelo organizador.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 155

RESUMO DO ÍNDICE DE ALFABETIZAÇÃO

N.º de Municípios População Classe do Índice Abs. (%) Abs. (%)

0,600 a 1,000 52 23,5 1.415.811 49,8 0,500 a 0,600 107 48,4 954.427 33,6 0,400 a 0,500 53 24,0 432.043 15,2 0,000 a 0,400 09 4,1 40.997 1,4 Total 221* 100,0 2.843.278 100,0 * Ver nota nº 8, p. 90.

• Quanto à questão da alfabetização, a municipalidade piauiense se encontra distribuída nos quatro grupos ou graus de alfabetização: baixo, intermediário-baixo, in- termediário-alto e elevado. Não se observa, neste índi- ce, a concentração maciça, como ocorre em alguns índices; os desempenhos municipais são tão diferenci- ados, nesta política, que os índices variam de 0,280 (o menor) a 0,813 (o mais elevado). Participa até com maior desenvoltura nas duas faixas superiores – a ele- vada (52 municípios) e a intermediária-superior (107 municípios) –, ambas concentrando 159 unidades mu- nicipais ou 72% do total.

• Esse fato, todavia, não oculta a outra face da realida- de, que é a existência de outras 62 unidades munici- pais (28%) em situação constrangedora, situadas entre as faixas intermediária-inferior (53 municípios) e baixa (9 municípios). Estes últimos, felizmente em número pequeno, revelam-se absolutamente negligentes quanto ao resgate de seus munícipes analfabetos, situando-se abaixo do índice 0,4 – o cenário que demarca a exclu- são social através do analfabetismo.

• A população residente nos 62 municípios retardatários quanto à erradicação/minimização do analfabetismo

FUNDAÇÃO CEPRO 156 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

alcança o considerável número de 473.040 pessoas, isto é, 16,6% da população do Estado, dentre esta a dos nove municípios em situação crítica, que somam 40.997 pessoas (1,4% da população estadual).

• Cabe mencionar que estes últimos dados referem-se à população total dos municípios (como unidade de aná- lise) que pertencem às duas faixas mais inferiores, as quais representam as mais baixas taxas de alfabetiza- ção. Não se atribui à população, na totalidade, a con- dição de analfabeta, ou seja, o analfabetismo é medi- do por uma taxa, aqui, convertida em um índice que varia de 0 a 1, sendo que este é apenas o contingente populacional residente nos municípios com índice de alfabetização abaixo de 0,5 – com destaque para os de índice inferior a 0,4.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 157

ESTADO DO PIAUÍ ÍNDICE DE ESCOLARIDADE 2000

ÍNDICE DE ESCOLARIDADE* 0.0 a 0.4 0.4 a 0.5 0.5 a 0.6 0.6 a 1.0 Limite Municipal

* Quanto maior o índice, melhor a situação social.

N

O L

S

0 50 100 150

Km

FUNDAÇÃO CEPRO 158 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

ÍNDICE DE ESCOLARIDADE CLASSIFICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE ESCOLARIDADE

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Escolaridade

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,600 E 1,000

Teresina 0,631 1° 715.360 População ...... 715.360

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,400 E 0,500

Floriano 0,479 2° 54.591

Parnaíba 0,451 3° 132.282

Picos 0,410 4° 68.974 População ...... 255.847

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

São Raimundo Nonato 0,387 5° 26.890

Corrente 0,371 6° 23.226

Campo Maior 0,369 7° 43.126

Guadalupe 0,351 8° 10.308

Curimatá 0,351 9° 9.518

São Gonçalo do Piauí 0,344 10° 4.249

Água Branca 0,327 11° 14.517

Valença do Piauí 0,324 12° 19.887

Bom Jesus 0,322 13° 15.924

Angical do Piauí 0,309 14° 6.788

Antônio Almeida 0,305 15° 2.851

Piripiri 0,297 16° 60.154

Demerval Lobão 0,297 17° 12.489

São João do Piauí 0,295 18° 17.670

Jerumenha 0,292 19° 4.515

Gilbués 0,292 20° 10.229

Colônia do Gurguéia 0,292 21° 5.012

Uruçuí 0,287 22° 17.011

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 159

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Escolaridade

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Barreiras do Piauí 0,287 23° 3.098

Landri Sales 0,286 24° 5.628

Amarante 0,286 25° 16.884

Agricolândia 0,281 26° 5.340

Dom Expedito Lopes 0,280 27° 5.954

Riacho Frio 0,277 28° 4.321

Oeiras 0,275 29° 33.910

Ipiranga do Piauí 0,273 30° 8.428

Simplício Mendes 0,271 31° 10.966

Eliseu Martins 0,271 32° 4.188

Redenção do Gurguéia 0,270 33° 7.781

Barro Duro 0,270 34° 6.787

São Pedro do Piauí 0,268 35° 12.510

Cristino Castro 0,266 36° 9.269

Manoel Emídio 0,264 37° 5.151

Bertolínia 0,264 38° 5.117

José de Freitas 0,263 39° 32.858

Hugo Napoleão 0,263 40° 3.703

Ribeiro Gonçalves 0,262 41° 5.722

Lagoinha do Piauí 0,262 42° 2.231

Esperantina 0,262 43° 34.094

Lagoa do Piauí 0,259 44° 3.488

Marcos Parente 0,258 45° 4.279

Júlio Borges 0,257 46° 4.866

Piracuruca 0,254 47° 24.786

Altos 0,254 48° 39.122

São José do Peixe 0,252 49° 3.825

Paes Landim 0,252 50° 4.184

Canavieira 0,251 51° 4.114

Avelino Lopes 0,251 52° 9.625

FUNDAÇÃO CEPRO 160 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Escolaridade

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Francisco Ayres 0,246 53° 5.236

São Félix do Piauí 0,245 54° 3.397

Parnaguá 0,245 55° 9.345

Monsenhor Gil 0,244 56° 10.309

Bocaina 0,244 57° 4.208

Anísio de Abreu 0,243 58° 7.166

Miguel Leão 0,242 59° 1.370

Fronteiras 0,241 60° 10.012

Santo Antônio dos Milagres 0,238 61° 1.876

Itaueira 0,238 62° 10.347

Ilha Grande 0,238 63° 7.890

Caracol 0,238 64° 8.040

Monte Alegre do Piauí 0,237 65° 10.230

Santo Antônio de Lisboa 0,236 66° 5.154

Santa Luz 0,236 67° 4.780

Luzilândia 0,236 68° 24.042

Cristalândia do Piauí 0,236 69° 6.493

Brasileira 0,236 70° 7.366

União 0,235 71° 39.801

São Lourenço do Piauí 0,235 72° 4.274

Regeneração 0,234 73° 17.471

Bonfim do Piauí 0,234 74° 4.881

Rio Grande do Piauí 0,233 75° 6.131

Capitão de Campos 0,232 76° 10.036

Barras 0,232 77° 40.891

Alvorada do Gurguéia 0,232 78° 4.211

Porto 0,230 79° 10.573

Olho d’Água do Piauí 0,230 80° 2.283

Matias Olímpio 0,229 81° 9.727

Santa Cruz do Piauí 0,226 82° 5.776

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 161

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Escolaridade

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Canto do Buriti 0,226 83° 18.371

Palmeirais 0,225 84° 12.154

Sebastião Leal 0,224 85° 3.835

Pedro II 0,224 86° 36.201

Inhuma 0,224 87° 14.426

Sussuapara 0,220 88° 5.042

Paulistana 0,215 89° 16.529

Marcolândia 0,215 90° 6.178

São Braz do Piauí 0,214 91° 4.192

Dirceu Arcoverde 0,214 92° 6.066

Porto Alegre do Piauí 0,212 93° 2.421

Luís Correia 0,212 94° 24.253

Cajueiro da Praia 0,212 95° 6.122

Francisco Santos 0,211 96° 7.043

Jardim do Mulato 0,210 97° 3.990

Socorro do Piauí 0,209 98° 4.675

Fartura do Piauí 0,209 99° 4.685

Buriti dos Lopes 0,209 100° 18.598

Tanque do Piauí 0,208 101° 2.318

São João do Arraial 0,207 102° 5.734

Santa Filomena 0,207 103° 6.031

Pedro Laurentino 0,207 104° 2.002

Nossa Senhora dos Remédios 0,207 105° 7.214

Nossa Senhora de Nazaré 0,207 106° 3.865

Lagoa Alegre 0,207 107° 6.849

São Gonçalo do Gurguéia 0,206 108° 2.322

Elesbão Veloso 0,206 109° 15.002

Jurema 0,205 110° 4.047

Cocal de Telha 0,205 111° 4.248

Madeiro 0,204 112° 6.771

FUNDAÇÃO CEPRO 162 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Escolaridade

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Santo Inácio do Piauí 0,203 113° 3.447

Simões 0,202 114° 13.621

Nazaré do Piauí 0,202 115° 7.805

Morro Cabeça no Tempo 0,201 116° 4.426

Aroazes 0,201 117° 6.025

Várzea Branca 0,198 118° 5.203

Santa Rosa do Piauí 0,198 119° 5.223

Beneditinos 0,198 120° 9.712

Palmeira do Piauí 0,197 121° 5.199

Castelo do Piauí 0,197 122° 18.339

Campinas do Piauí 0,197 123° 5.141

Passagem Franca do Piauí 0,196 124° 4.195

Jaicós 0,196 125° 15.859

Joca Marques 0,195 126° 4.349

Geminiano 0,195 127° 4.790

Coronel José Dias 0,195 128° 4.415

Cabeceiras do Piauí 0,194 129° 8.498

Conceição do Canindé 0,193 130° 4.926

São Julião 0,192 131° 5.700

Baixa Grande do Ribeiro 0,192 132° 7.779

Bela Vista do Piauí 0,191 133° 2.963

Várzea Grande 0,190 134° 4.475

Jatobá do Piauí 0,189 135° 4.314

Batalha 0,189 136° 24.127

Sebastião Barros 0,188 137° 4.524

Santa Cruz dos Milagres 0,187 138° 3.334

Pajeú do Piauí 0,187 139° 2.894

Flores do Piauí 0,186 140° 4.372

Currais 0,186 141° 4.232

Francinópolis 0,184 142° 5.254

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 163

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Escolaridade

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

São Francisco do Piauí 0,183 143° 6.356

Campo Largo do Piauí 0,183 144° 5.743

Arraial 0,183 145° 4.909

Pio IX 0,182 146° 16.505

Miguel Alves 0,182 147° 29.849

Coivaras 0,182 148° 3.507

São José do Piauí 0,181 149° 6.706

Santana do Piauí 0,179 150° 4.595

Cocal 0,179 151° 24.150

São Miguel do Fidalgo 0,178 152° 2.991

João Costa 0,178 153° 3.025

Dom Inocêncio 0,178 154° 8.909

Curralinhos 0,178 155° 3.641

Novo Oriente do Piauí 0,177 156° 6.760

Domingos Mourão 0,176 157° 4.284

São João da Canabrava 0,167 158° 4.240

Juazeiro do Piauí 0,167 159° 4.523

Bom Princípío do Piauí 0,167 160° 4.625

Prata do Piauí 0,165 161° 3.117

Lagoa do Sítio 0,165 162° 4.138

Belém do Piauí 0,165 163° 2.429

Alto Longá 0,165 164° 12.000

Campo Grande do Piauí 0,164 165° 4.882

Caridade do Piauí 0,163 166° 4.062

Pavussu 0,163 167° 3.973

Joaquim Pires 0,163 168° 13.076

Padre Marcos 0,162 169° 7.178

Isaías Coelho 0,162 170° 7.658

Curral Novo do Piauí 0,162 171° 4.220

Boqueirão do Piauí 0,162 172° 5.567

FUNDAÇÃO CEPRO 164 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Escolaridade

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Itainópolis 0,161 173° 10.381

São José do Divino 0,161 174° 4.881

São João da Serra 0,161 175° 6.675

Sigefredo Pacheco 0,160 176° 9.046

Colônia do Piauí 0,160 177° 7.251

Lagoa de São Francisco 0,159 178° 5.795

Morro do Chapéu do Piauí 0,156 179° 6.006

Vila Nova do Piauí 0,154 180° 2.906

Assunção do Piauí 0,154 181° 6.933

Cajazeiras do Piauí 0,153 182° 2.667

Monsenhor Hipólito 0,152 183° 6.764

Alagoinha do Piauí 0,152 184° 6.868

Pimenteiras 0,151 185° 11.306

São Luís do Piauí 0,150 186° 2.488

São Miguel da Baixa Grande 0,150 187° 2.030

Francisco Macedo 0,150 188° 2.337

Boa Hora 0,150 189° 5.170

São Miguel do Tapuio 0,149 190° 18.808

Alegrete do Piauí 0,149 191° 4.713

São João da Varjota 0,147 122° 4.375

Ribeira do Piauí 0,147 193° 3.879

Acauã 0,147 194° 5.147

Brejo do Piauí 0,146 195° 3.986

Nova Santa Rita 0,145 196° 4.150

Wall Ferraz 0,142 197° 3.998

São João da Fronteira 0,142 198° 4.886

Buriti dos Montes 0,142 199° 7.284

Patos do Piauí 0,135 200° 5.634

Barra d’Alcântara 0,134 201° 4.107

Caldeirão Grande do Piauí 0,132 202° 5.481

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 165

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição Escolaridade

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Lagoa do Barro do Piauí 0,131 203° 4.450

Tamboril do Piauí 0,128 204° 2.413

Vera Mendes 0,127 205° 2.907

Queimada Nova 0,126 206° 8.332

Capitão Gervásio Oliveira 0,126 207° 3.433

Cocal dos Alves 0,125 208° 5.155

São Francisco de Assis do Piauí 0,124 209° 3.806

Jacobina do Piauí 0,122 210° 5.690

Floresta do Piauí 0,119 211° 2.416

Murici dos Portelas 0,115 212° 6.375

Caraúbas do Piauí 0,114 213° 4.809

Caxingó 0,112 214° 4.147

Campo Alegre do Fidalgo 0,111 215° 4.451

Betânia do Piauí 0,108 216° 8.640

Mílton Brandão 0,106 217° 6.900

Paquetá 0,105 218° 4.386

Massapê do Piauí 0,092 219° 5.988

Novo Santo Antônio 0,091 220° 3.155

Guaribas 0,079 221° 4.814

População ...... 1.872.071

População Total ...... 2.843.278

FONTE: POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Bra- sil. São Paulo: Cortez, 2003. 221p. CENSO DEMOGRÁFICO – PIAUÍ – 2000. Rio de Janeiro: IBGE – 2001. * Elaborado pelo organizador.

FUNDAÇÃO CEPRO 166 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

RESUMO DO ÍNDICE DE ESCOLARIDADE

N.º de Municípios População Classe do Índice Abs. (%) Abs. (%)

0,600 a 1,000 01 0,4 715.360 25,2 0,500 a 0,600 – – – – 0,400 a 0,500 03 1,3 255.847 9,0 0,000 a 0,400 217 98,3 1.872.071 65,8 Total 221* 100,0 2.843.278 100,0 * Ver nota nº 8, p. 90.

• No tocante à escolaridade, a situação dos municípios piauienses se revela por demais precária: 217 municípios (98,3% do total) são marcados pelo baixo índice de es- colaridade dos chefes de família, traduzido pela sua con- centração abaixo do índice 0,4. Nestes municípios, que correspondem à quase totalidade dos existentes, os che- fes de família, premidos por outra necessidade mais ur- gente – trabalhar e ganhar o sustento –, passam poucos anos na escola, abandonando-a precocemente.

• Em situação um pouco menos danosa, situam-se outros três municípios (1,3% do total), na faixa intermediária, entre os índices 0,4 e 0,5.

• Apenas o município de Teresina apresenta uma situa- ção mais confortável, próximo da inclusão, quanto a este aspecto, por ultrapassar o índice 0,6.

• A população residente nos 217 municípios com baixo grau de escolaridade soma 1.872.071 pessoas, o que corresponde a 65,8% da população estadual.

• Convém salientar que, como a unidade de análise é o município, o dado refere-se ao conjunto da população residente nos municípios considerados portadores de baixo grau de escolaridade dos chefes de família. Isto não significa que o universo dos chefes de família pos- sua baixo grau de escolaridade. FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 167

ESTADO DO PIAUÍ ÍNDICE DE JUVENTUDE 2000

ÍNDICE DE JUVENTUDE* 0.0 a 0.4 0.4 a 0.5 0.5 a 0.6 0.6 a 1.0 Limite Municipal

* Quanto maior o índice, melhor a situação social.

N

O L

S

0 50 100 150

Km

FUNDAÇÃO CEPRO 168 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

ÍNDICE DE JUVENTUDE CLASSIFICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS POR ORDEM DECRESCENTE DO ÍNDICE DE JUVENTUDE

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Juventude Posição no Posição

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,600 E 1,000

Bocaina 0,724 1° 4.208

Itainópolis 0,676 2° 10.381

Sussuapara 0,665 3° 5.042

Campo Maior 0,647 4° 43.126

Valença do Piauí 0,643 5° 19.887

Vila Nova do Piauí 0,643 6° 2.906

Picos 0,641 7° 68.974

Jatobá do Piauí 0,640 8° 4.314

Dom Expedito Lopes 0,637 9° 5.954

Santo Antônio de Lisboa 0,636 10° 5.154

São Julião 0,632 11° 5.700

Elesbão Veloso 0,628 12° 15.002

Nossa Senhora de Nazaré 0,625 13° 3.865

Angical do Piauí 0,625 14° 6.788

Belém do Piauí 0,622 15° 2.429

Francisco Santos 0,612 16° 7.043

Teresina 0,611 17° 715.360

São Félix do Piauí 0,610 18° 3.397

Santana do Piauí 0,609 19° 4.595

Santo Inácio do Piauí 0,608 20° 3.447

Fronteiras 0,606 21° 10.012

Santa Cruz do Piauí 0,602 22° 5.776

Alagoinha do Piauí 0,602 23° 6.868

População ...... 960.228

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,500 E 0,600

São Lourenço do Piauí 0,597 24° 4.274

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 169

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Juventude Posição no Posição

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,500 E 0,600

Padre Marcos 0,595 25° 7.178

Vera Mendes 0,593 26° 2.907

Água Branca 0,592 27° 14.517

Pajeú do Piauí 0,590 28° 2.894

Floriano 0,589 29° 54.591

Inhuma 0,588 30° 14.426

Patos do Piauí 0,584 31° 5.634

Várzea Grande 0,584 32° 4.475

Aroazes 0,583 33° 6.025

Parnaíba 0,582 34° 132.282

Monsenhor Hipólito 0,581 35° 6.764

Lagoa do Sítio 0,579 36° 4.138

São Miguel da Baixa Grande 0,578 37° 2.030

São Luís do Piauí 0,578 38° 2.488

Francisco Macedo 0,576 39° 2.337

São Raimundo Nonato 0,573 40° 26.890

Marcos Parente 0,573 41° 4.279

Hugo Napoleão 0,568 42° 3.703

Campo Grande do Piauí 0,567 43° 4.882

Simplício Mendes 0,567 44° 10.966

Bela Vista do Piauí 0,566 45° 2.963

Lagoinha do Piauí 0,566 46° 2.231

Campinas do Piauí 0,565 47° 5.141

Ipiranga do Piauí 0,564 48° 8.428

Coronel José Dias 0,564 49° 4.415

Paquetá 0,564 50° 4.386

Geminiano 0,561 51° 4.790

São João da Canabrava 0,561 52° 4.240

Novo Oriente do Piauí 0,560 53° 6.760

Sigefredo Pacheco 0,559 54° 9.046

FUNDAÇÃO CEPRO 170 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Juventude Posição no Posição

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,500 E 0,600

Agricolândia 0,559 55° 5.340

Massapê do Piauí 0,557 56° 5.988

Eliseu Martins 0,556 57° 4.188

Floresta do Piauí 0,556 58° 2.416

Piripiri 0,555 59° 60.154

Itaueira 0,555 60° 10.347

São José do Piauí 0,554 61° 6.706

Alto Longá 0,554 62° 12.000

Amarante 0,553 63° 16.884

Barro Duro 0,551 64° 6.787

Canto do Buriti 0,550 65° 18.371

Demerval Lobão 0,549 66° 12.489

Rio Grande do Piauí 0,549 67° 6.131

Brasileira 0,543 68° 7.366

Jardim do Mulato 0,541 69° 3.990

Landri Sales 0,540 70° 5.628

Francinópolis 0,540 71° 5.254

Alegrete do Piauí 0,540 72° 4.713

Barra d’Alcântara 0,540 73° 4.107

Capitão Gervásio Oliveira 0,540 74° 3.433

Oeiras 0,539 75° 33.910

Dom Inocêncio 0,538 76° 8.909

Monsenhor Gil 0,536 77° 10.309

São João da Serra 0,536 78° 6.675

São Gonçalo do Piauí 0,536 79° 4.249

Dirceu Arcoverde 0,534 80° 6.066

Queimada Nova 0,533 81° 8.332

Conceição do Canindé 0,533 82° 4.926

Paulistana 0,532 83° 16.529

Coivaras 0,532 84° 3.507

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 171

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Juventude Posição no Posição

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,500 E 0,600

Francisco Ayres 0,530 85° 5.236

Novo Santo Antônio 0,530 86° 3.155

Antônio Almeida 0,529 87° 2.851

Altos 0,529 88° 39.122

Regeneração 0,528 89° 17.471

Beneditinos 0,528 90° 9.712

Jacobina do Piauí 0,528 91° 5.690

Caldeirão Grande do Piauí 0,525 92° 5.481

Cocal de Telha 0,524 93° 4.248

Guadalupe 0,522 94° 10.308

Sebastião Leal 0,521 95° 3.835

Olho d’Água do Piauí 0,521 96° 2.283

São Pedro do Piauí 0,520 97° 12.510

São João do Piauí 0,518 98° 17.670

Pio IX 0,518 99° 16.505

Avelino Lopes 0,518 100° 9.625

São João da Varjota 0,515 101° 4.375

Jaicós 0,514 102° 15.859

Marcolândia 0,512 103° 6.178

Piracuruca 0,511 104° 24.786

Wall Ferraz 0,511 105° 3.998

Tanque do Piauí 0,511 106° 2.318

Flores do Piauí 0,510 107° 4.372

Pimenteiras 0,509 108° 11.306

Jerumenha 0,509 109° 4.515

José de Freitas 0,508 110° 32.858

Bonfim do Piauí 0,507 111° 4.881

Santa Cruz dos Milagres 0,506 112° 3.334

Cajazeiras do Piauí 0,506 113° 2.667

Cabeceiras do Piauí 0,506 114° 8.498

FUNDAÇÃO CEPRO 172 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Juventude Posição no Posição

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,500 E 0,600

Castelo do Piauí 0,505 115° 18.339

Ilha Grande 0,503 116° 7.890

Cajueiro da Praia 0,503 117° 6.122

População ...... 1.003.782

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,400 E 0,500

São Miguel do Tapuio 0,499 118° 18.808

Jurema 0,499 119° 4.047

Uruçuí 0,498 120° 17.011

Prata do Piauí 0,498 121° 3.117

Nazaré do Piauí 0,497 122° 7.805

Bertolínia 0,495 123° 5.117

João Costa 0,495 124° 3.025

Brejo do Piauí 0,494 125° 3.986

Santa Rosa do Piauí 0,493 126° 5.223

São Francisco de Assis do Piauí 0,493 127° 3.806

Pedro Laurentino 0,493 128° 2.002

Acauã 0,492 129° 5.147

Lagoa do Piauí 0,490 130° 3.488

Buriti dos Montes 0,489 131° 7.284

Capitão de Campos 0,488 132° 10.036

São Francisco do Piauí 0,488 133° 6.356

São Braz do Piauí 0,486 134° 4.192

Bom Princípio do Piauí 0,486 135° 4.625

Palmeirais 0,485 136° 12.154

Bom Jesus 0,482 137° 15.924

Juazeiro do Piauí 0,482 138° 4.523

Nova Santa Rita 0,482 139° 4.150

Santa Luz 0,478 140° 4.780

Anísio de Abreu 0,476 141° 7.166

São José do Divino 0,476 142° 4.881 FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 173

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Juventude Posição no Posição

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,400 E 0,500

Pavussu 0,476 143° 3.973

União 0,475 144° 39.801

Canavieira 0,475 145° 4.114

Luís Correia 0,475 146° 24.253

São José do Peixe 0,475 147° 3.825

Curimatá 0,473 148° 9.518

Tamboril do Piauí 0,473 149° 2.413

Simões 0,472 150° 13.621

Santo Antônio dos Milagres 0,471 151° 1.876

Curralinhos 0,470 152° 3.641

Miguel Leão 0,469 153° 1.370

Lagoa do Barro do Piauí 0,469 154° 4.450

Fartura do Piauí 0,468 155° 4.685

Esperantina 0,468 156° 34.094

Campo Alegre do Fidalgo 0,468 157° 4.451

Colônia do Gurguéia 0,467 158° 5.012

Manoel Emídio 0,466 159° 5.151

Arraial 0,466 160° 4.909

Batalha 0,463 161° 24.127

Caraúbas do Piauí 0,463 162° 4.809

Cocal dos Alves 0,462 163° 5.155

Luzilândia 0,459 164° 24.042

Corrente 0,456 165° 23.226

Barras 0,455 166° 40.891

Lagoa Alegre 0,454 167° 6.849

Boqueirão do Piauí 0,454 168° 5.567

Sebastião Barros 0,454 169° 4.524

Pedro II 0,453 170° 36.201

Porto Alegre do Piauí 0,449 171° 2.421

Colônia do Piauí 0,448 172° 7.251

FUNDAÇÃO CEPRO 174 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Posição no Posição JUventude

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,400 E 0,500

Caracol 0,447 173° 8.040

Buriti dos Lopes 0,445 174° 18.598

Lagoa de São Francisco 0,441 175° 5.795

Paes Landim 0,437 176° 4.184

Caridade do Piauí 0,437 177° 4.062

Socorro do Piauí 0,436 178° 4.675

Currais 0,436 179° 4.232

Passagem Franca do Piauí 0,432 180° 4.195

Isaías Coelho 0,431 181° 7.658

Nossa Senhora dos Remédios 0,429 182° 7.214

Palmeira do Piauí 0,428 183° 5.199

Matias Olímpio 0,426 184° 9.727

Joaquim Pires 0,426 185° 13.076

Cristino Castro 0,425 186° 9.269

Cristalândia do Piauí 0,425 187° 6.493

Cocal 0,423 188° 24.150

São João do Arraial 0,423 189° 5.734

Ribeira do Piauí 0,422 190° 3.879

Caxingó 0,420 191° 4.147

Barreiras do Piauí 0,419 122° 3.098

Mílton Brandão 0,417 193° 6.900

Assunção do Piauí 0,417 194° 6.933

Júlio Borges 0,416 195° 4.866

São Miguel do Fidalgo 0,415 196° 2.991

São João da Fronteira 0,411 197° 4.886

Várzea Branca 0,410 198° 5.203

Boa Hora 0,410 199° 5.170

Domingos Mourão 0,407 200° 4.284

São Gonçalo do Gurguéia 0,404 201° 2.322

Ribeiro Gonçalves 0,402 202° 5.722

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 175

Municípios Ranking Índice de Estadual* População Juventude Posição no Posição

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,400 E 0,500

População ...... 727.575

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,000 E 0,400

Joca Marques 0,397 203° 4.349

Curral Novo do Piauí 0,397 204° 4.220

Betânia do Piauí 0,387 205° 8.640

Alvorada do Gurguéia 0,387 206° 4.211

Gilbués 0,384 207° 10.229

Morro Cabeça no Tempo 0,380 208° 4.426

Riacho Frio 0,376 209° 4.321

Murici dos Portelas 0,374 210° 6.375

Miguel Alves 0,372 211° 29.849

Monte Alegre do Piauí 0,370 212° 10.230

Morro do Chapéu do Piauí 0,368 213° 6.006

Campo Largo do Piauí 0,364 214° 5.743

Santa Filomena 0,356 215° 6.031

Porto 0,355 216° 10.573

Redenção do Gurguéia 0,346 217° 7.781

Parnaguá 0,345 218° 9.345

Madeiro 0,342 219° 6.771

Baixa Grande do Ribeiro 0,319 220° 7.779

Guaribas 0,268 221° 4.814

População ...... 151.693

População Total ...... 2.843.278

FONTE: POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Bra- sil. São Paulo: Cortez, 2003. 221p. CENSO DEMOGRÁFICO – PIAUÍ – 2000. Rio de Janeiro: IBGE – 2001. * Elaborado pelo organizador.

FUNDAÇÃO CEPRO 176 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

RESUMO DO ÍNDICE DE JUVENTUDE

N.º de Municípios População Classe do Índice Abs. (%) Abs. (%)

0,600 a 1,000 23 10,4 960.228 33,8 0,500 a 0,600 94 42,5 1.003.782 35,3 0,400 a 0,500 85 38,5 727.575 25,6 0,000 a 0,400 19 8,6 151.693 5,3 Total 221* 100,0 2.843.278 100,0 * Ver nota nº 8, p. 90.

• A faixa que apresenta o maior número de municípios é a faixa de índices 0,5 a 0,6, com 94 unidades munici- pais (42,5% do total), seguida da faixa de índices 0,4 a 0,5, com 85 unidades municipais (38,5% do total); ambas abrigam 179 municípios, correspondendo a 81% do total. Essa concentração indica que a população está em processo de "envelhecimento", resultante da pro- porção progressivamente menor da população infanto- juvenil (abaixo de 19 anos) no total da população.

• Com efeito, a menor parte dos municípios piauienses, composta de 19 unidades municipais (8,6% do total), ainda exibe elevada juvenilidade, ou seja, elevada pro- porção de crianças e jovens por família e na popula- ção total. Significativamente, este conjunto de 19 mu- nicípios é o de menor média populacional.

• A população residente neste grupo de municípios por- tadores de elevado risco juvenil (índice de juventude abaixo de 0,4) corresponde a 151.693 pessoas (5,3% da população estadual).

• Se se considerar a alternativa de incluir na condição de risco juvenil os 85 municípios componentes da faixa intermediária-inferior, de índices entre 0,4 e 0,5 (o que é plausível, visto que neste segmento ainda é conside- rável a vulnerabilidade infanto-juvenil), tem-se que a

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 177

população dos municípios em situação de risco juvenil eleva-se para um contingente da ordem de 879.268 pessoas (30,9% da população do estado).

• Atentar para o sentido desta colocação: não significa que essa população está em situação de risco. A situa- ção de vulnerabilidade ou de risco diz respeito à par- cela desta população com idade entre zero e 19 anos.

FUNDAÇÃO CEPRO 178 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

ESTADO DO PIAUÍ ÍNDICE DE VIOLÊNCIA 2000

ÍNDICE DE VIOLÊNCIA* 0.0 a 0.4 0.4 a 0.5 0.5 a 0.6 0.6 a 1.0 Limite Municipal

* Quanto maior o índice, melhor a situação social.

N

O L

S

0 50 100 150

Km

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 179

ÍNDICE DE VIOLÊNCIA CLASSIFICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS POR ORDEM ALFABÉTICA*

Municípios Ranking Violência Índice de Estadual* População Posição no Posição

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,600 E 1,000

Acauã 1,000 1° 5.147

Agricolândia 1,000 2° 5.340

Água Branca 1,000 3° 14.517

Alagoinha do Piauí 1,000 4° 6.868

Alegrete 1,000 5° 4.713

Alto Longá 1,000 6° 12.000

Alvorada do Gurguéia 1,000 7° 4.211

Amarante 1,000 8° 16.884

Angical do Piauí 1,000 9° 6.788

Anísio de Abreu 1,000 10° 7.166

Antônio Almeida 1,000 11° 2.851

Aroazes 1,000 12° 6.025

Arraial 1,000 13° 4.909

Assunção do Piauí 1,000 14° 6.933

Baixa Grande do Ribeiro 1,000 15° 7.779

Barra d’Alcântara 1,000 16° 4.107

Barreiras do Piauí 1,000 17° 3.098

Barro Duro 1,000 18° 6.787

Batalha 1,000 19° 24.127

Bela Vista do Piauí 1,000 20° 2.963

Belém do Piauí 1,000 21° 2.429

Beneditinos 1,000 22° 9.712

* Para a organização do Ranking do índice de violência, procedeu-se de modo dife- rente dos demais, devido à peculiaridade deste índice: 184 municípios possuem índice de valor idêntico (1,000). Dada a necessidade de um ordenamento (Ranking), foi adotado o critério da ordem alfabética, do 1º ao 184º. Abaixo do índice 1,000, o ordenamento deu-se pelo valor decrescente dos próprios índices. Subsistindo casos de empate de índice, foram resolvidos pelo critério do índice de pobreza.

FUNDAÇÃO CEPRO 180 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Ranking Violência Índice de Estadual* População Posição no Posição

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,600 E 1,000

Bertolínia 1,000 23° 5.117

Betânia do Piauí 1,000 24° 8.640

Boa Hora 1,000 25° 5.170

Bocaina 1,000 26° 4.208

Bom Jesus 1,000 27° 15.924

Bom Princípio do Piauí 1,000 28° 4.625

Bonfim do Piauí 1,000 29° 4.881

Boqueirão do Piauí 1,000 30° 5.567

Brasileira 1,000 31° 7.366

Brejo do Piauí 1,000 32° 3.986

Buriti dos Lopes 1,000 33° 18.598

Cabeceiras do Piauí 1,000 34° 8.498

Cajazeiras do Piauí 1,000 35° 2.667

Cajueiro da Praia 1,000 36° 6.122

Campinas do Piauí 1,000 37° 5.141

Campo Alegre do Fidalgo 1,000 38° 4.451

Campo Grande do Piauí 1,000 39° 4.882

Campo Largo do Piauí 1,000 40° 5.743

Canavieira 1,000 41° 4.114

Capitão de Campos 1,000 42° 10.036

Capitão Gervásio Oliveira 1,000 43° 3.433

Caracol 1,000 44° 8.040

Caraúbas do Piauí 1,000 45° 4.809

Caridade do Piauí 1,000 46° 4.062

Castelo do Piauí 1,000 47° 18.339

Caxingó 1,000 48° 4.147

Cocal de Telha 1,000 49° 4.248

Cocal dos Alves 1,000 50° 5.155

Coivaras 1,000 51° 3.507

Colônia do Piauí 1,000 52° 7.251

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 181

Municípios Ranking Violência Índice de Estadual* População Posição no Posição

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,600 E 1,000

Conceição do Canindé 1,000 53° 4.926

Coronel José Dias 1,000 54° 4.415

Cristalândia do Piauí 1,000 55° 6.493

Cristino Castro 1,000 56° 9.269

Curral Novo do Piauí 1,000 57° 4.220

Curralinhos 1,000 58° 3.641

Dirceu Arcoverde 1,000 59° 6.066

Dom Expedito Lopes 1,000 60° 5.954

Dom Inocêncio 1,000 61° 8.909

Eliseu Martins 1,000 62° 4.188

Fartura do Piauí 1,000 63° 4.685

Flores do Piauí 1,000 64° 4.372

Floresta do Piauí 1,000 65° 2.416

Francinópolis 1,000 66° 5.254

Francisco Ayres 1,000 67° 5.236

Francisco Macedo 1,000 68° 2.337

Francisco Santos 1,000 69° 7.043

Fronteiras 1,000 70° 10.012

Geminiano 1,000 71° 4.790

Gilbués 1,000 72° 10.229

Guadalupe 1,000 73° 10.308

Guaribas 1,000 74° 4.814

Hugo Napoleão 1,000 75° 3.703

Ilha Grande 1,000 76° 7.890

Ipiranga 1,000 77° 8.428

Isaías Coelho 1,000 78° 7.658

Itainópolis 1,000 79° 10.381

Itaueira 1,000 80° 10.347

Jacobina do Piauí 1,000 81° 5.690

Jaicós 1,000 82° 15.859

FUNDAÇÃO CEPRO 182 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Ranking Violência Índice de Estadual* População Posição no Posição

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,600 E 1,000

Francisco Ayres 1,000 83° 3.990

Novo Santo Antônio 1,000 84° 4.314

Antônio Almeida 1,000 85° 4.515

Altos 1,000 86° 3.025

Regeneração 1,000 87° 13.076

Beneditinos 1,000 88° 4.349

Jacobina do Piauí 1,000 89° 4.523

Caldeirão Grande do Piauí 1,000 90° 4.866

Cocal de Telha 1,000 91° 4.047

Guadalupe 1,000 92° 6.849

Sebastião Leal 1,000 93° 5.795

Olho d’Água do Piauí 1,000 94° 4.450

São Pedro do Piauí 1,000 95° 3.488

São João do Piauí 1,000 96° 4.138

Pio IX 1,000 97° 2.231

Avelino Lopes 1,000 98° 5.628

São João da Varjota 1,000 99° 24.253

Jaicós 1,000 100° 24.042

Marcolândia 1,000 101° 6.771

Piracuruca 1,000 102° 5.151

Wall Ferraz 1,000 103° 4.279

Tanque do Piauí 1,000 104° 5.988

Flores do Piauí 1,000 105° 9.727

Pimenteiras 1,000 106° 1.370

Jerumenha 1,000 107° 6.900

José de Freitas 1,000 108° 10.309

Bonfim do Piauí 1,000 109° 6.764

Santa Cruz dos Milagres 1,000 110° 4.426

Cajazeiras do Piauí 1,000 111° 6.006

Cabeceiras do Piauí 1,000 112° 6.375

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 183

Municípios Ranking Violência Índice de Estadual* População Posição no Posição

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,600 E 1,000

Nazaré do Piauí 1,000 113° 7.805

Nossa Senhora de Nazaré 1,000 114° 3.865

Nossa Senhora dos Remédios 1,000 115° 7.214

Nova Santa Rita 1,000 116° 4.150

Novo Oriente do Piauí 1,000 117° 6.760

Novo Santo Antônio 1,000 118° 3.155

Olho d’Água do Piauí 1,000 119° 2.283

Padre Marcos 1,000 120° 7.178

Paes Landim 1,000 121° 4.184

Pajeú do Piauí 1,000 122° 2.894

Palmeira do Piauí 1,000 123° 5.199

Palmeirais 1,000 124° 12.154

Parnaguá 1,000 125° 9.345

Passagem Franca do Piauí 1,000 126° 4.195

Patos do Piauí 1,000 127° 5.634

Paulistana 1,000 128° 16.529

Pavussu 1,000 129° 3.973

Pedro II 1,000 130° 36.201

Pedro Laurentino 1,000 131° 2.002

Pio IX 1,000 132° 16.505

Piripiri 1,000 133° 60.154

Porto 1,000 134° 10.573

Porto Alegre do Piauí 1,000 135° 2.421

Prata do Piauí 1,000 136° 3.117

Queimada Nova 1,000 137° 8.332

Redenção do Gurguéia 1,000 138° 7.781

Riacho Frio 1,000 139° 4.321

Ribeira do Piauí 1,000 140° 3.879

Ribeiro Gonçalves 1,000 141° 5.722

Rio Grande do Piauí 1,000 142° 6.131

FUNDAÇÃO CEPRO 184 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Ranking Violência Índice de Estadual* População Posição no Posição

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,600 E 1,000

Santa Cruz dos Milagres 1,000 143° 3.334

Santa Filomena 1,000 144° 6.031

Santa Luz 1,000 145° 4.780

Santa Rosa do Piauí 1,000 146° 5.223

Santana do Piaui 1,000 147° 4.595

Santo Antônio de Lisboa 1,000 148° 5.154

Santo Antônio dos Milagres 1,000 149° 1.876

Santo Inácio do Piauí 1,000 150° 3.447

São Braz do Piauí 1,000 151° 4.192

São Francisco de Assis do Piauí 1,000 152° 3.806

São Félix do Piauí 1,000 153° 3.397

São Francisco do Piauí 1,000 154° 6.356

São Gonçalo do Gurguéia 1,000 155° 2.322

São Gonçalo do Piauí 1,000 156° 4.249

São João da Canabrava 1,000 157° 4.240

São João da Serra 1,000 158° 6.675

São João da Varjota 1,000 159° 4.375

São João do Arraial 1,000 160° 5.734

São José do Peixe 1,000 161° 3.825

São José do Piauí 1,000 162° 6.706

São Julião 1,000 163° 5.700

São Lourenço do Piauí 1,000 164° 4.274

São Luís do Piauí 1,000 165° 2.488

Sâo Miguel da Baixa Grande 1,000 166° 2.030

São Miguel do Fidalgo 1,000 167° 2.991

Sâo Miguel do Tapuio 1,000 168° 18.808

São Pedro do Piauí 1,000 169° 12.510

São Raimundo Nonato 1,000 170° 26.890

Sebastião Barros 1,000 171° 4.524

Sebastião Leal 1,000 172° 3.835

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 185

Municípios Ranking Violência Índice de Estadual* População Posição no Posição

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,600 E 1,000

Sigefredo Pacheco 1,000 173° 9.046

Simplício Mendes 1,000 174° 10.966

Socorro do Piauí 1,000 175° 4.675

Sussuapara 1,000 176° 5.042

Tamboril do Piauí 1,000 177° 2.413

Tanque do Piauí 1,000 178° 2.318

União 1,000 179° 39.801

Uruçuí 1,000 180° 17.011

Várzea Branca 1,000 181° 5.203

Vera Mendes 1,000 182° 2.907

Vila Nova do Piauí 1,000 183° 2.906

Wall Ferraz 1,000 184° 3.998

Floriano 0,993 185° 54.591

Parnaíba 0,991 186° 132.282

Campo Maior 0,991 187° 43.126

Barras 0,991 188° 40.891

Picos 0,988 189° 68.974

Oeiras 0,988 190° 33.910

José de Freitas 0,987 191° 32.858

Miguel Alves 0,986 122° 29.849

Piracuruca 0,984 193° 24.786

Cocal 0,984 194° 24.150

Corrente 0,981 195° 23.226

Canto do Buriti 0,977 196° 18.371

Esperantina 0,977 197° 34.094

Regeneração 0,977 198° 17.471

Elesbão Veloso 0,974 199° 15.002

Inhuma 0,972 200° 14.426

Demerval Lobão 0,968 201° 12.489

Simões 0,967 202° 13.621

FUNDAÇÃO CEPRO 186 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Municípios Ranking Violência Índice de Estadual* População Posição no Posição

MUNICÍPIOS SITUADOS ENTRE OS ÍNDICES 0,600 E 1,000

Altos 0,962 203° 39.122

Valença do Piauí 0,959 204° 19.887

Monte Alegre do Piauí 0,959 205° 10.230

Avelino Lopes 0,959 206° 9.625

Pimenteiras 0,956 207° 11.306

Curimatá 0,954 208° 9.518

Teresina 0,952 209° 715.360

São João do Piauí 0,950 210° 17.670

Marcolândia 0,940 211° 6.178

Santa Cruz do Piauí 0,938 212° 5.776

Buriti dos Montes 0,937 213° 7.284

Caldeirão Grande do Piauí 0,930 214° 5.481

São José do Divino 0,927 215° 4.881

São João da Fronteira 0,926 216° 4.886

Colônia do Gurguéia 0,920 217° 5.012

Domingos Mourão 0,914 218° 4.284

Várzea Grande 0,910 219° 4.475

Currais 0,904 220° 4.232

Paquetá 0,830 221° 4.386

População Total ...... 2.843.278

FONTE: POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Bra- sil. São Paulo: Cortez, 2003. 221p. CENSO DEMOGRÁFICO – PIAUÍ – 2000. Rio de Janeiro: IBGE – 2001. * Elaborado pelo organizador.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 187

RESUMO DO ÍNDICE DE VIOLÊNCIA

N.º de Municípios População Classe do Índice Abs. (%) Abs. (%)

0,600 a 1,000 221 100,0 2.843.278 100,0 0,500 a 0,600 – – – – 0,400 a 0,500 – – – – 0,000 a 0,400 – – – – Total 221* 100,0 2.843.278 100,0 * Ver nota nº 8, p. 90.

• Dentre os aspectos (índices) já relacionados, é neste – índice de violência – que o Estado do Piauí, através dos seus municípios, apresenta-se em situação confortável, fora e distante dos números indicativos da exclusão. A totalidade das unidades municipais piauienses encon- tra-se inserida na faixa de melhor situação social, que vai dos índices 0,6 a 1,0, representativos de baixo nú- mero de homicídios por 100 mil habitantes.

• A rigor, os índices municipais alinham-se numa situa- ção ainda mais vantajosa, visto que se concentram em um limite superior mais estreito que o convencionado, variando entre 0,830 (o menor) e 1,000.

• Em maior nível de detalhamento, os municípios estão assim distribuídos: 184 unidades municipais (83,2% do total) exibem índice de violência 1,000 (violência zero); as 37 unidades restantes (16,8%) apresentam índice abaixo de 1,000, estancando, porém, em 0,830.

• Significativamente, nesse último grupo de índice de vi- olência abaixo de 1,000 (decrescendo até 0,830), si- tua-se a Capital do Estado, seguida dos municípios mais populosos. Isso conduziria a uma correlação entre ta- manhos de população e de criminalidade; entretanto, curiosamente, aparece também neste grupo um nú-

FUNDAÇÃO CEPRO 188 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

mero considerável de pequenos municípios, com po- pulação na faixa de 4 mil a 5 mil habitantes, o que torna a violência uma questão mais complexa, inclusi- va de outras variáveis.

• A presença dos municípios mais populosos no grupo de índice de violência abaixo de 1,000 produz um desequilíbrio na distribuição da população: o grupo possui 16,8% dos municípios, mas representa 53,6% da população estadual.

FUNDAÇÃO CEPRO 6 ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL POR MICRORREGIÃO 2000 190 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º 13º 14º Ranking Posição no Posição Microrregional Social 0,372 0,337 0,334 0,324 0,321 0,320 0,311 0,309 0,309 0,302 0,301 0,300 0,299 0,292 Exclusão Índice de 1,000 0,977 1,000 1,000 0,991 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 0,555 0,468 0,543 0,459 0,455 0,410 0,463 0,506 0,426 0,423 0,342 0,426 0,429 0,397 Juventude Violência 0,297 0,262 0,236 0,236 0,232 0,150 0,189 0,194 0,229 0,207 0,204 0,163 0,207 0,195 Escolaridade Índices 0,594 0,576 0,499 0,492 0,513 0,446 0,481 0,461 0,443 0,500 0,427 0,464 0,470 0,457 2000 Alfabetização 0,038 0,022 0,008 0,017 0,017 0,014 0,007 0,004 0,008 0,008 0,008 0,013 0,012 0,002 Desigualdade MICRORREGIÃO 01: BAIXO PARNAÍBA PIAUIENSE MICRORREGIÃO 01: BAIXO PARNAÍBA 0,036 0,033 0,012 0,019 0,032 0,019 0,019 0,023 0,021 0,023 0,000 0,012 0,020 0,018 Formal Emprego ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL POR MICRORREGIÃO 0,284 0,228 0,196 0,204 0,183 0,307 0,174 0,122 0,183 0,137 0,258 0,166 0,121 0,135 Pobreza Municípios Piripiri Esperantina Brasileira Luzilândia Barras Boa Hora Batalha Cabeceiras do Piauí Matias Olímpio São João do Arraial Madeiro Joaquim Pires Nossa Sra. dos Remédios Joca Marques

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 191 15º 16º 17º 18º Ranking Posição no Posição Microrregional Microrregional, Social 0,290 0,285 0,277 0,276 Ranking Exclusão Índice de o 1,000 0,986 1,000 1,000 0,355 0,372 0,364 0,368 Juventude Violência 0,230 0,182 0,183 0,156 Escolaridade Índices 0,435 0,425 0,429 0,462 Alfabetização 0,016 0,009 0,006 0,001 Desigualdade 0,023 0,020 0,019 0,049 Formal Emprego 0,132 0,142 0,095 0,066 Pobreza Municípios Porto Miguel Alves do Piauí Campo Largo Morro do Chapéu Piauí FONTE: POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2003. 221p.; posição n Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: FONTE: POCHMANN, elaboração do organizador.

FUNDAÇÃO CEPRO 192 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º 13º 14º Ranking Posição no Posição Microrregional Microrregional, Social 0,431 0,344 0,342 0,328 0,323 0,320 0,314 0,304 0,297 0,295 0,288 0,286 0,284 0,266 Ranking Exclusão Índice de o 0,991 0,984 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 0,984 1,000 0,927 1,000 0,926 1,000 1,000 0,582 0,511 0,475 0,503 0,503 0,445 0,486 0,423 0,462 0,476 0,420 0,411 0,463 0,374 Juventude Violência 0,451 0,254 0,212 0,238 0,212 0,209 0,167 0,179 0,125 0,161 0,112 0,142 0,114 0,115 Escolaridade Índices 0,719 0,523 0,535 0,559 0,550 0,542 0,480 0,448 0,399 0,517 0,348 0,448 0,330 0,384 2000 Alfabetização 0,075 0,023 0,027 0,019 0,014 0,016 0,009 0,010 0,006 0,007 0,013 0,016 0,005 0,012 MICRORREGIÃO 02: LITORAL PIAUIENSE MICRORREGIÃO 02: LITORAL Desigualdade 0,082 0,027 0,094 0,021 0,020 0,019 0,061 0,031 0,016 0,011 0,031 0,027 0,026 0,000 Formal Emprego ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL POR MICRORREGIÃO 0,383 0,248 0,215 0,161 0,158 0,203 0,138 0,187 0,166 0,146 0,158 0,169 0,108 0,090 Pobreza Municípios Parnaíba Piracuruca Correia Luís Ilha Grande Cajueiro da Praia Buriti dos Lopes do Piauí Bom Princípio Cocal Cocal dos Alves São José do Divino Caxingó São João da Fronteira Caraúbas do Piauí Murici dos Portelas FONTE: POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2003. 221p.; posição n Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: FONTE: POCHMANN, elaboração do organizador.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 193 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º Ranking Posição no Posição Microrregional Microrregional, - Social 0,521 0,367 0,350 0,349 0,342 0,340 0,337 0,332 0,328 0,325 0,315 0,305 Ranking Exclusão Índice de o - 0,952 0,968 0,962 1,000 0,987 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 - 0,611 0,549 0,529 0,536 0,508 0,490 0,469 0,528 0,475 0,532 0,470 0,454 Juventude Violência - 0,631 0,297 0,254 0,244 0,263 0,259 0,242 0,198 0,235 0,182 0,178 0,207 Escolaridade - Índices 0,813 0,605 0,599 0,619 0,596 0,600 0,544 0,521 0,518 0,522 0,541 0,472 2000 Alfabetização - MICRORREGIÃO 03: TERESINA MICRORREGIÃO 03: 0,171 0,022 0,020 0,022 0,018 0,017 0,017 0,009 0,016 0,007 0,011 0,009 Desigualdade - Formal 0,215 0,060 0,036 0,020 0,020 0,117 0,026 0,028 0,042 0,027 0,013 0,026 Emprego ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL POR MICRORREGIÃO - 0,535 0,272 0,257 0,222 0,219 0,119 0,244 0,198 0,185 0,170 0,179 0,128 Pobreza Municípios Teresina Demerval Lobão Altos Monsenhor Gil José de Freitas do Piauí Lagoa Miguel Leão Beneditinos União Coivaras Curralinhos Alegre Lagoa d’Arco do Piauí* Pau * Município não relacionado na pesquisa. Cortez, 2003. 221p.; posição n Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: FONTE: POCHMANN, elaboração do organizador.

FUNDAÇÃO CEPRO 194 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º 13º 14º Ranking Posição no Posição Microrregional Social 0,410 0,355 0,340 0,335 0,335 0,333 0,328 0,323 0,321 0,320 0,313 0,309 0,305 0,296 Exclusão Índice de 0,991 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 0,647 0,640 0,625 0,417 0,505 0,524 0,488 0,554 0,453 0,536 0,559 0,499 0,482 0,454 Juventude Violência 0,369 0,189 0,207 0,154 0,197 0,205 0,232 0,165 0,224 0,161 0,160 0,149 0,167 0,162 Escolaridade Índices 0,666 0,578 0,610 0,412 0,547 0,497 0,554 0,500 0,536 0,483 0,537 0,444 0,459 0,457 2000 Alfabetização MICRORREGIÃO 04: CAMPO MAIOR 0,043 0,014 0,010 0,028 0,020 0,005 0,016 0,011 0,012 0,008 0,004 0,009 0,006 0,004 Desigualdade 0,055 0,011 0,001 0,007 0,022 0,022 0,025 0,040 0,026 0,011 0,009 0,005 0,000 0,015 Formal Emprego ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL POR MICRORREGIÃO 0,326 0,224 0,141 0,399 0,230 0,221 0,181 0,137 0,188 0,178 0,102 0,177 0,160 0,127 Pobreza Municípios Campo Maior Jatobá do Piauí Nossa Senhora de Nazaré Assunção do Piauí Castelo do Piauí Cocal de Telha Capitão de Campos Alto Longá II Pedro São João da Serra Sigefredo Pacheco São Miguel do Tapuio Juazeiro do Piauí Boqueirão do Piauí

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 195 15º 16º 17º 18º 19º Ranking Posição no Posição Microrregional Microrregional, Social 0,296 0,296 0,292 0,287 0,277 Ranking Exclusão Índice de o 1,000 1,000 0,937 0,914 1,000 0,441 0,530 0,489 0,407 0,417 Juventude Violência 0,159 0,091 0,142 0,176 0,106 Escolaridade Índices 0,445 0,515 0,461 0,517 0,400 Alfabetização 0,004 0,008 0,008 0,006 0,006 Desigualdade 0,023 0,000 0,017 0,030 0,007 Formal Emprego 0,137 0,087 0,127 0,151 0,113 Pobreza Municípios Lagoa do São Francisco Lagoa Novo Santo Antônio Buriti dos Montes Domingos Mourão Mílton Brandão FONTE: POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2003. 221p.; posição n Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: FONTE: POCHMANN, elaboração do organizador.

FUNDAÇÃO CEPRO 196 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º 13º 14º Ranking Posição no Posição Microrregional Social 0,376 0,364 0,356 0,353 0,349 0,344 0,343 0,343 0,343 0,340 0,329 0,328 0,327 0,321 Exclusão Índice de 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 0,977 1,000 0,592 0,625 0,551 0,536 0,553 0,530 0,559 0,566 0,520 0,568 0,541 0,521 0,528 0,485 Juventude Violência 0,327 0,309 0,270 0,344 0,286 0,246 0,281 0,262 0,268 0,263 0,210 0,230 0,234 0,225 Escolaridade Índices 0,654 0,683 0,555 0,610 0,584 0,535 0,597 0,624 0,549 0,507 0,528 0,511 0,534 0,520 2000 Alfabetização 0,030 0,010 0,021 0,014 0,021 0,010 0,006 0,010 0,012 0,008 0,009 0,013 0,014 0,010 Desigualdade MICRORREGIÃO 05: MÉDIO PARNAÍBA PIAUIENSE MICRORREGIÃO 05: MÉDIO PARNAÍBA 0,031 0,031 0,023 0,034 0,023 0,030 0,033 0,020 0,044 0,090 0,031 0,016 0,019 0,024 Formal Emprego ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL POR MICRORREGIÃO 0,238 0,161 0,251 0,175 0,189 0,225 0,152 0,155 0,197 0,105 0,156 0,174 0,167 0,163 Pobreza Municípios Água Branca Angical do Piauí Barro Duro São Gonçalo do Piauí Amarante Ayres Francisco Agricolândia do Piauí Lagoinha do Piauí São Pedro Hugo Napoleão Jardim do Mulato Olho d’Água do Piauí Regeneração Palmeirais

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 197 15º 16º 17º Ranking Posição no Posição Microrregional Microrregional, Social 0,320 0,317 0,297 Ranking Exclusão Índice de o 1,000 1,000 1,000 0,466 0,471 0,432 Juventude Violência 0,183 0,238 0,196 Escolaridade Índices 0,556 0,563 0,421 Alfabetização 0,009 0,005 0,006 Desigualdade 0,023 0,039 0,020 Formal Emprego 0,197 0,121 0,134 Pobreza Municípios Arraial Santo Antônio dos Milagres do Piauí Franca Passagem FONTE: POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2003. 221p.; posição n Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: FONTE: POCHMANN, elaboração do organizador.

FUNDAÇÃO CEPRO 198 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º 13º 14º Ranking Posição no Posição Microrregional Microrregional, Social 0,392 0,370 0,364 0,362 0,351 0,347 0,342 0,332 0,330 0,326 0,325 0,320 0,316 0,312 Ranking Exclusão Índice de o 0,959 0,972 1,000 1,000 1,000 1,000 0,974 1,000 1,000 0,910 1,000 1,000 1,000 0,956 0,643 0,588 0,610 0,579 0,560 0,583 0,628 0,506 0,578 0,584 0,498 0,540 0,540 0,509 Juventude Violência 0,324 0,224 0,245 0,165 0,177 0,201 0,206 0,187 0,150 0,190 0,165 0,184 0,134 0,151 Escolaridade Índices 0,643 0,601 0,586 0,504 0,561 0,593 0,561 0,562 0,507 0,554 0,537 0,504 0,532 0,468 2000 Alfabetização 0,040 0,033 0,011 0,018 0,011 0,012 0,011 0,015 0,000 0,012 0,005 0,005 0,011 0,012 MICRORREGIÃO 06: VALENÇA DO PIAUÍ MICRORREGIÃO 06: VALENÇA Desigualdade 0,045 0,017 0,073 0,043 0,023 0,042 0,023 0,058 0,085 0,029 0,030 0,037 0,027 0,044 Formal Emprego ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL POR MICRORREGIÃO 0,302 0,332 0,208 0,327 0,285 0,188 0,165 0,179 0,128 0,175 0,208 0,128 0,132 0,169 Pobreza Municípios Valença do Piauí Valença Inhuma São Félix do Piauí do Sítio Lagoa Novo Oriente do Piauí Aroazes Elesbão Veloso Santa Cruz dos Milagres São Miguel da Baixa Grande Várzea Grande do Piauí Prata Francinópolis Barra d’Alcântara Pimenteiras FONTE: POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2003. 221p.; posição n Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: FONTE: POCHMANN, elaboração do organizador.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 199 1º 2º 3º 4º Ranking Posição no Posição Microrregional Microrregional, Social 0,371 0,366 0,315 0,315 Ranking Exclusão Índice de o 1,000 1,000 1,000 1,000 0,498 0,402 0,319 0,356 Juventude Violência 0,287 0,262 0,192 0,207 Escolaridade Índices 0,633 0,621 0,528 0,588 2000 Alfabetização 0,046 0,059 0,029 0,024 Desigualdade MICRORREGIÃO 07: ALTO PARNAÍBA PIAUIENSE PARNAÍBA ALTO MICRORREGIÃO 07: 0,022 0,033 0,034 0,009 Formal Emprego ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL POR MICRORREGIÃO 0,332 0,394 0,285 0,246 Pobreza Municípios Uruçuí Ribeiro Gonçalves Baixa Grande do Ribeiro Santa Filomena FONTE: POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2003. 221p.; posição n Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: FONTE: POCHMANN, elaboração do organizador.

FUNDAÇÃO CEPRO 200 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º Ranking Posição no Posição Microrregional Microrregional, Social 0,368 0,365 0,364 0,363 0,342 0,339 0,332 0,331 0,321 Ranking Exclusão Índice de o 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 0,920 1,000 1,000 1,000 0,529 0,540 0,573 0,566 0,495 0,467 0,521 0,466 0,449 Juventude Violência 0,305 0,286 0,258 0,271 0,264 0,292 0,224 0,264 0,212 Escolaridade Índices 0,680 0,649 0,634 0,616 0,596 0,635 0,584 0,557 0,621 2000 Alfabetização MICRORREGIÃO 08: BERTOLÍNIA 0,035 0,023 0,024 0,022 0,023 0,016 0,008 0,011 0,014 Desigualdade 0,055 0,032 0,021 0,030 0,023 0,026 0,000 0,026 0,032 Formal Emprego ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL POR MICRORREGIÃO 0,231 0,264 0,258 0,260 0,215 0,264 0,196 0,202 0,161 Pobreza Municípios Antônio Almeida Sales Landri Marcos Parente Eliseu Martins Bertolínia Colônia do Gurguéia Sebastião Leal Manoel Emídio Alegre do Piauí Porto FONTE: POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2003. 221p.; posição n Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: FONTE: POCHMANN, elaboração do organizador.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 201 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º Ranking Posição no Posição Microrregional Microrregional, Social 0,443 0,402 0,354 0,347 0,347 0,332 0,327 0,327 0,316 0,315 0,310 0,302 Ranking Exclusão Índice de o 0,993 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 0,589 0,522 0,549 0,555 0,509 0,475 0,475 0,510 0,497 0,476 0,488 0,415 Juventude Violência 0,479 0,351 0,233 0,238 0,292 0,252 0,251 0,186 0,202 0,163 0,183 0,178 Escolaridade Índices 0,752 0,726 0,574 0,610 0,647 0,609 0,592 0,497 0,596 0,457 0,565 0,539 2000 Alfabetização MICRORREGIÃO 09: FLORIANO 0,093 0,054 0,020 0,025 0,008 0,027 0,012 0,012 0,005 0,014 0,008 0,017 Desigualdade 0,069 0,046 0,024 0,005 0,036 0,018 0,000 0,013 0,011 0,023 0,001 0,031 Formal Emprego ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL POR MICRORREGIÃO 0,408 0,384 0,257 0,215 0,193 0,178 0,188 0,216 0,132 0,197 0,133 0,134 Pobreza Municípios Floriano Guadalupe Rio Grande do Piauí Itaueira Jerumenha São José do Peixe Canavieira Flores do Piauí Nazaré do Piauí Pavussu do Piauí São Francisco São Miguel do Fidalgo FONTE: POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2003. 221p.; posição n Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: FONTE: POCHMANN, elaboração do organizador.

FUNDAÇÃO CEPRO 202 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º Ranking Posição no Posição Microrregional Microrregional, 0,33 Social 0,381 0,353 0,342 0,334 0,333 0,332 0,318 0,307 0,306 0,297 Ranking Exclusão Índice de o 0,993 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 0,959 0,904 0,482 0,536 0,384 0,428 0,478 0,419 0,425 0,346 0,387 0,370 0,436 Juventude Violência 0,322 0,344 0,292 0,197 0,236 0,287 0,266 0,270 0,232 0,237 0,186 Escolaridade Índices 0,631 0,610 0,579 0,595 0,644 0,658 0,565 0,611 0,554 0,529 0,558 2000 Alfabetização 0,076 0,014 0,048 0,013 0,007 0,017 0,030 0,019 0,019 0,020 0,004 Desigualdade MICRORREGIÃO 10: ALTO MÉDIO GURGUÉIA ALTO MICRORREGIÃO 10: 0,041 0,034 0,022 0,017 0,043 0,002 0,007 0,015 0,023 0,007 0,000 Formal Emprego ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL POR MICRORREGIÃO 0,333 0,175 0,291 0,294 0,183 0,225 0,243 0,224 0,156 0,225 0,201 Pobreza Municípios Bom Jesus São Gonçalo do Piauí Gilbués do Piauí Palmeira Santa Luz Barreiras do Piauí Cristino Castro Redenção do Gurguéia Alvorada do Gurguéia Monte Alegre do Piauí Currais FONTE: POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2003. 221p.; posição n Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: FONTE: POCHMANN, elaboração do organizador.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 203 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º 13º 14º Ranking Posição no Posição Microrregional Social 0,405 0,355 0,351 0,349 0,349 0,347 0,343 0,338 0,334 0,332 0,331 0,328 0,325 0,317 Exclusão Índice de 1,000 1,000 1,000 0,977 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 0,573 0,597 0,590 0,550 0,534 0,476 0,538 0,468 0,507 0,486 0,564 0,499 0,447 0,473 Juventude Violência 0,387 0,235 0,187 0,226 0,214 0,243 0,178 0,209 0,234 0,214 0,195 0,205 0,238 0,128 Escolaridade Índices 0,688 0,684 0,593 0,566 0,631 0,547 0,643 0,578 0,529 0,589 0,587 0,489 0,504 0,458 2000 Alfabetização 0,051 0,007 0,017 0,028 0,009 0,017 0,013 0,018 0,003 0,006 0,008 0,008 0,020 0,007 Desigualdade MICRORREGIÃO 11: SÃO RAIMUNDO NONATO 0,054 0,010 0,031 0,019 0,019 0,018 0,008 0,015 0,016 0,000 0,019 0,021 0,000 0,024 Formal Emprego ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL POR MICRORREGIÃO 0,334 0,209 0,221 0,256 0,252 0,301 0,241 0,274 0,226 0,239 0,144 0,222 0,236 0,240 Pobreza Municípios São Raimundo Nonato São Lourenço do Piauí do Piauí Pajeú Canto do Buriti Dirceu Arcoverde Anísio de Abreu Dom Inocêncio do Piauí Fartura Bonfim do Piauí São Braz do Piauí Coronel José Dias Jurema Caracol do Piauí Tamboril

FUNDAÇÃO CEPRO 204 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 15º 16º 17º Ranking Posição no Posição Microrregional Microrregional, Social 0,307 0,301 0,260 Ranking Exclusão Índice de o 1,000 1,000 1,000 0,494 0,410 0,268 Juventude Violência 0,146 0,198 0,079 Escolaridade Índices 0,481 0,526 0,280 Alfabetização 0,004 0,003 0,023 Desigualdade 0,000 0,009 0,000 Formal Emprego 0,167 0,159 0,211 Pobreza Municípios Brejo do Piauí Várzea Branca Guaribas FONTE: POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2003. 221p.; posição n Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: FONTE: POCHMANN, elaboração do organizador.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 205 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º Ranking Posição no Posição Microrregional Microrregional, Social 0,371 0,356 0,331 0,325 0,320 0,319 0,317 0,308 0,291 Ranking Exclusão Índice de o 0,981 0,954 1,000 1,000 0,959 1,000 1,000 1,000 1,000 0,456 0,473 0,425 0,376 0,518 0,416 0,345 0,454 0,380 Juventude Violência 0,371 0,351 0,236 0,277 0,251 0,257 0,245 0,188 0,201 Escolaridade Índices 0,678 0,703 0,587 0,585 0,602 0,659 0,583 0,622 0,567 2000 Alfabetização 0,049 0,035 0,018 0,021 0,005 0,009 0,023 0,006 0,008 Desigualdade MICRORREGIÃO 12: CHAPADAS DO EXTREMO SUL PIAUIENSE DO EXTREMO SUL MICRORREGIÃO 12: CHAPADAS 0,025 0,027 0,013 0,014 0,015 0,023 0,005 0,000 0,000 Formal Emprego ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL POR MICRORREGIÃO 0,311 0,249 0,256 0,241 0,133 0,155 0,252 0,136 0,121 Pobreza Municípios Corrente Curimatá Cristalândia do Piauí Riacho Frio Avelino Lopes Júlio Borges Parnaguá Sebastião Barros Morro Cabeça no Tempo FONTE: POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2003. 221p.; posição n Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: FONTE: POCHMANN, elaboração do organizador.

FUNDAÇÃO CEPRO 206 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º 13º 14º Ranking Posição no Posição Microrregional Social 0,441 0,395 0,395 0,375 0,367 0,362 0,355 0,342 0,338 0,334 0,334 0,333 0,331 0,323 Exclusão Índice de 0,988 1,000 1,000 1,000 1,000 0,988 0,938 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 0,641 0,724 0,637 0,665 0,564 0,539 0,602 0,609 0,561 0,554 0,511 0,561 0,493 0,511 Juventude Violência 0,410 0,244 0,280 0,220 0,273 0,275 0,226 0,179 0,195 0,181 0,208 0,167 0,198 0,142 Escolaridade Índices 0,701 0,655 0,653 0,585 0,661 0,620 0,586 0,553 0,487 0,508 0,612 0,524 0,591 0,458 2000 Alfabetização MICRORREGIÃO 13: PICOS 0,078 0,016 0,025 0,006 0,015 0,038 0,031 0,007 0,009 0,008 0,016 0,012 0,014 0,012 Desigualdade 0,072 0,042 0,047 0,027 0,027 0,029 0,015 0,037 0,035 0,029 0,044 0,010 0,020 0,034 Formal Emprego ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL POR MICRORREGIÃO 0,426 0,281 0,325 0,283 0,269 0,260 0,265 0,174 0,206 0,198 0,168 0,205 0,205 0,212 Pobreza Municípios Picos Bocaina Dom Expedito Lopes Sussuapara Ipiranga do Piauí Oeiras Santa Cruz do Piauí Santana do Piauí Geminiano São José do Piauí do Piauí Tanque São João da Canabrava Santa Rosa do Piauí Ferraz Wall

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 207 15º 16º 17º 18º 19º Ranking Posição no Posição Microrregional Microrregional, Social 0,322 0,318 0,312 0,305 0,280 Ranking Exclusão Índice de o 1,000 1,000 1,000 1,000 0,830 0,506 0,578 0,515 0,448 0,564 Juventude Violência 0,153 0,150 0,147 0,160 0,105 Escolaridade Índices 0,522 0,486 0,491 0,474 0,393 Alfabetização 0,020 0,009 0,007 0,006 0,007 Desigualdade 0,026 0,016 0,025 0,002 0,014 Formal Emprego 0,184 0,125 0,144 0,194 0,126 Pobreza Municípios Cajazeiras do Piauí São Luís do Piauí São João da Varjota Colônia do Piauí Paquetá FONTE: POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2003. 221p.; posição n Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: FONTE: POCHMANN, elaboração do organizador.

FUNDAÇÃO CEPRO 208 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º Ranking Posição no Posição Microrregional Microrregional, Social 0,397 0,371 0,357 0,354 0,353 0,347 0,334 Ranking Exclusão Índice de o 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 0,636 0,612 0,581 0,602 0,632 0,540 0,518 Juventude Violência 0,236 0,211 0,152 0,152 0,192 0,149 0,182 Escolaridade Índices 0,613 0,606 0,540 0,452 0,507 0,476 0,480 2000 Alfabetização MICRORREGIÃO 14: PIO IX 0,030 0,026 0,038 0,026 0,016 0,027 0,021 Desigualdade 0,012 0,016 0,014 0,022 0,051 0,026 0,053 Formal Emprego ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL POR MICRORREGIÃO 0,415 0,301 0,303 0,296 0,202 0,307 0,207 Pobreza Municípios Santo Antônio de Lisboa Santos Francisco Monsenhor Hipólito Alagoinha do Piauí São Julião Alegrete do Piauí Pio IX FONTE: POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2003. 221p.; posição n Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: FONTE: POCHMANN, elaboração do organizador.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 209 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º 13º 14º Ranking Posição no Posição Microrregional Social 0,389 0,375 0,363 0,363 0,357 0,353 0,349 0,345 0,341 0,338 0,336 0,335 0,334 0,332 Exclusão Índice de 1,000 1,000 1,000 0,950 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 0,606 0,567 0,608 0,518 0,643 0,566 0,676 0,532 0,493 0,567 0,514 0,576 0,565 0,495 Juventude Violência 0,241 0,271 0,203 0,295 0,154 0,191 0,161 0,215 0,207 0,164 0,196 0,150 0,197 0,178 Escolaridade Índices 0,567 0,646 0,574 0,632 0,545 0,725 0,512 0,534 0,754 0,520 0,475 0,573 0,576 0,604 2000 Alfabetização 0,031 0,036 0,016 0,041 0,020 0,015 0,012 0,031 0,004 0,019 0,021 0,010 0,017 0,028 MICRORREGIÃO 15: ALTO MÉDIO CANINDÉ ALTO MICRORREGIÃO 15: Desigualdade 0,080 0,017 0,028 0,032 0,044 0,036 0,009 0,029 0,000 0,000 0,014 0,019 0,041 0,006 Formal Emprego ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL POR MICRORREGIÃO 0,340 0,306 0,273 0,298 0,226 0,206 0,193 0,236 0,238 0,234 0,257 0,191 0,139 0,223 Pobreza Municípios Fronteiras Simplício Mendes Santo Inácio do Piauí São João do Piauí Vila Nova do Piauí Bela Vista do Piauí Itainópolis Paulistana Laurentino Pedro Campo Grande do Piauí Jaicós Macedo Francisco Campinas do Piauí João Costa

FUNDAÇÃO CEPRO 210 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 15º 16º 17º 18º 19º 20º 21º 22º 23º 24º 25º 26º 27º 28º 29º 30º 31º Ranking Posição no Posição Microrregional Social 0,332 0,331 0,331 0,328 0,327 0,322 0,321 0,315 0,313 0,313 0,312 0,312 0,311 0,310 0,309 0,307 0,307 Exclusão Índice de 0,940 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 0,967 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 0,930 1,000 0,512 0,595 0,584 0,533 0,622 0,437 0,472 0,556 0,528 0,436 0,533 0,593 0,422 0,469 0,540 0,525 0,431 Juventude Violência 0,215 0,162 0,135 0,193 0,165 0,252 0,202 0,119 0,122 0,209 0,126 0,127 0,147 0,131 0,126 0,132 0,162 Escolaridade Índices 0,541 0,498 0,474 0,531 0,470 0,590 0,496 0,392 0,490 0,554 0,540 0,399 0,524 0,528 0,572 0,453 0,540 Alfabetização 0,015 0,008 0,021 0,019 0,012 0,010 0,012 0,012 0,007 0,003 0,007 0,007 0,008 0,015 0,007 0,028 0,010 Desigualdade 0,024 0,020 0,015 0,018 0,002 0,024 0,033 0,016 0,021 0,001 0,022 0,015 0,000 0,018 0,000 0,020 0,024 Formal Emprego 0,248 0,169 0,200 0,172 0,138 0,179 0,220 0,176 0,159 0,196 0,129 0,122 0,242 0,178 0,115 0,170 0,170 Pobreza Municípios Marcolândia Marcos Padre do Piauí Patos Conceição do Canindé Belém do Piauí Landim Paes Simões Floresta do Piauí Jacobina do Piauí Socorro do Piauí Queimada Nova Mendes Vera Ribeira do Piauí do Barro Piauí Lagoa Capitão Gervásio Oliveira Caldeirão Grande do Piauí Isaías Coelho

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 211 32º 33º 34º 35º 36º 37º 38º 39º Ranking Posição no Posição Microrregional Microrregional, Social 0,304 0,303 0,303 0,302 0,301 0,300 0,286 0,273 Ranking Exclusão Índice de o 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 0,482 0,437 0,493 0,557 0,468 0,492 0,397 0,387 Juventude Violência 0,145 0,163 0,124 0,092 0,111 0,147 0,162 0,108 Escolaridade Índices 0,533 0,530 0,481 0,375 0,478 0,586 0,469 0,433 Alfabetização 0,004 0,004 0,009 0,007 0,018 0,003 0,011 0,008 Desigualdade 0,029 0,023 0,036 0,015 0,001 0,010 0,023 0,006 Formal Emprego 0,117 0,153 0,117 0,130 0,167 0,086 0,106 0,105 Pobreza Municípios Nova Santa Rita Caridade do Piauí de Assis do Piauí São Francisco Massapê do Piauí Campo Alegre do Fidalgo Acauã Curral Novo do Piauí Betânia do Piauí FONTE: POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2003. 221p.; posição n Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: FONTE: POCHMANN, elaboração do organizador.

FUNDAÇÃO CEPRO

7 OS 20 MELHORES E OS 20 PIORES MUNICÍPIOS NA QUESTÃO DA EXCLUSÃO SOCIAL 2000 214 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º 13º 14º Ranking Estadual Posição no Posição Social 0,521 0,443 0,441 0,431 0,410 0,405 0,402 0,397 0,395 0,395 0,392 0,389 0,381 0,376 Exclusão Índice de 0,952 0,993 0,988 0,991 0,991 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 0,959 1,000 1,000 1,000 0,611 0,589 0,641 0,582 0,647 0,573 0,522 0,636 0,637 0,724 0,643 0,606 0,482 0,592 Juventude Violência 0,631 0,479 0,410 0,451 0,369 0,387 0,351 0,236 0,280 0,244 0,324 0,241 0,322 0,327 Escolaridade Índices 0,813 0,752 0,701 0,719 0,666 0,688 0,726 0,613 0,653 0,655 0,643 0,567 0,631 0,654 2000 Alfabetização 0,171 0,093 0,078 0,075 0,043 0,051 0,054 0,030 0,025 0,016 0,040 0,031 0,076 0,030 Desigualdade 0,215 0,069 0,072 0,082 0,055 0,054 0,046 0,012 0,047 0,042 0,045 0,080 0,041 0,031 Formal Emprego 0,535 0,408 0,426 0,383 0,326 0,334 0,384 0,415 0,325 0,281 0,302 0,340 0,333 0,238 OS 20 MUNICÍPÍOS COM MENOR GRAU DE EXCLUSÃO SOCIAL Pobreza Municípios Teresina Floriano Picos Parnaíba Campo Maior São Raimundo Nonato Guadalupe Santo Antônio de Lisboa Dom Expedito Lopes Bocaina do Piauí Valença Fronteiras Bom Jesus Água Branca

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 215 15º 16º 17º 18º 19º 20º Ranking Estadual Posição no Posição Social 0,375 0,375 0,372 0,371 0,371 0,371 Exclusão Índice de 1,000 1,000 1,000 1,000 0,981 1,000 0,567 0,665 0,555 0,498 0,456 0,612 Juventude Violência 0,271 0,220 0,297 0,287 0,371 0,211 Escolaridade Índices 0,646 0,585 0,594 0,633 0,678 0,606 Alfabetização 0,036 0,006 0,038 0,046 0,049 0,026 Desigualdade 0,017 0,027 0,036 0,022 0,025 0,016 Formal Emprego 0,306 0,283 0,284 0,332 0,311 0,301 Pobreza Municípios Simplício Mendes Sussuapara Piripiri Uruçuí Corrente Santos Francisco

FUNDAÇÃO CEPRO 216 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 202º 203º 204º 205º 206º 207º 208º 209º 210º 211º 212º 213º 214º 215º Ranking Estadual Posição no Posição Social 0,296 0,296 0,295 0,292 0,292 0,291 0,290 0,288 0,287 0,286 0,286 0,285 0,284 0,280 Exclusão Índice de 1,000 1,000 0,927 1,000 0,937 1,000 1,000 1,000 0,914 0,926 1,000 0,986 1,000 0,830 0,441 0,454 0,476 0,397 0,489 0,380 0,355 0,420 0,407 0,411 0,397 0,372 0,463 0,564 Juventude Violência 0,159 0,162 0,161 0,195 0,142 0,201 0,230 0,112 0,176 0,142 0,162 0,182 0,114 0,105 Escolaridade Índices 0,445 0,457 0,517 0,457 0,461 0,567 0,435 0,348 0,517 0,448 0,469 0,425 0,330 0,393 2000 Alfabetização 0,004 0,004 0,007 0,002 0,008 0,008 0,016 0,013 0,006 0,016 0,011 0,009 0,005 0,007 Desigualdade 0,023 0,015 0,011 0,018 0,017 0,000 0,023 0,031 0,030 0,027 0,023 0,020 0,026 0,014 Formal Emprego 0,137 0,127 0,146 0,135 0,127 0,121 0,132 0,158 0,151 0,169 0,106 0,142 0,108 0,126 OS 20 MUNICÍPÍOS COM MAIOR GRAU DE EXCLUSÃO SOCIAL Pobreza Municípios Lagoa de São Francisco Lagoa Boqueirão do Piauí São José do Divino Joca Marques Buriti dos Montes Morro Cabeça no Tempo Porto Caxingó Domingos Mourão São João da Fronteira Curral Novo do Piauí Miguel Alves Caraúbas do Piauí Paquetá

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 217 216º 217º 218º 219º 220º 221º Ranking Estadual Posição no Posição Social 0,277 0,277 0,276 0,273 0,266 0,260 Exclusão Índice de 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 1,000 0,417 0,364 0,368 0,387 0,374 0,268 Juventude Violência 0,106 0,183 0,156 0,108 0,115 0,079 Escolaridade Índices 0,400 0,429 0,462 0,433 0,384 0,280 Alfabetização 0,006 0,006 0,001 0,008 0,012 0,023 Desigualdade 0,007 0,019 0,049 0,006 0,000 0,000 Formal Emprego 0,113 0,095 0,066 0,105 0,090 0,211 Pobreza Municípios Mílton Brandão do Piauí Campo Largo Morro do Chapéu Piauí Betânia do Piauí Murici dos Portelas Guaribas

FUNDAÇÃO CEPRO

8 COLOCAÇÃO DOS MUNICÍPIOS PIAUIENSES NO RANKING ESTADUAL E NO NACIONAL 220 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

NOTA AO LEITOR

No ano de 2000, o Estado do Piauí possuía 222 municí- pios (neste estudo, mantida a fidelidade com a fonte original, foram considerados 221 municípios – a exceção foi o Municí- pio de Pau d'Arco, criado em 1997). No mesmo ano (2000), o Brasil possuía 5.507 municípios. Adiante, pode-se observar a colocação de cada município piauiense, segundo seu índice de exclusão social, no contexto estadual e no nacional.

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 221

ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL MUNICÍPIOS POR ORDEM ALFABÉTICA E SUAS COLOCAÇÕES NO RANKING ESTADUAL E NO NACIONAL

N.º Municípios Ranking Ranking Estadual Nacional Índice de Posição no Posição Posição no Posição Exclusão Social

001 Acauã 0,300 196º 5253º

002 Agricolândia 0,343 66º 4215º

003 Água Branca 0,376 14º 3536º

004 Alagoinha do Piauí 0,354 42º 3958º

005 Alegrete do Piauí 0,347 55º 4122º

006 Alto Longá 0,323 132º 4772º

007 Altos 0,350 49º 4042º

008 Alvorada do Gurguéia 0,307 179º 5134º

009 Amarante 0,349 54º 4067º

010 Angical do Piauí 0,364 29º 3748º

011 Anísio de Abreu 0,347 56º 4126º

012 Antônio Almeida 0,368 22º 3686º

013 Aroazes 0,347 59º 4131º

014 Arraial 0,320 142º 4852º

015 Assunção do Piauí 0,335 84º 4444º

016 Avelino Lopes 0,320 144º 4856º

017 Baixa Grande do Ribeiro 0,315 154º 4984º

018 Barra d’Alcântara 0,316 153º 4953º

019 Barras 0,321 137º 4840º

020 Barreiras do Piauí 0,333 95º 4519º

021 Barro Duro 0,356 37º 3923º

022 Batalha 0,311 168º 5051º

023 Bela Vista do Piauí 0,353 44º 3987º

024 Belém do Piauí 0,327 123º 4678º

025 Beneditinos 0,332 102º 4560º

026 Bertolínia 0,342 70º 4237º

027 Betânia do Piauí 0,273 219º 5468º

028 Boa Hora 0,320 140º 4871º

FUNDAÇÃO CEPRO 222 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

N.º Municípios Ranking Ranking Estadual Nacional Índice de Posição no Posição Posição no Posição Exclusão Social

029 Bocaina 0,395 10º 3272º

030 Bom Jesus 0,381 13º 3464º

031 Bom Princípío do Piauí 0,314 159º 5004º

032 Bonfim do Piauí 0,334 88º 4472º

033 Boqueirão do Piauí 0,296 202º 5314º

034 Brasileira 0,334 91º 4477º

035 Brejo do Piauí 0,307 178º 5143º

036 Buriti dos Lopes 0,320 141º 4853º

037 Buriti dos Montes 0,292 206º 5360º

038 Cabeceiras do Piauí 0,309 173º 5096º

039 Cajazeiras do Piauí 0,322 133º 4806º

040 Cajueiro da Praia 0,323 131º 4771º

041 Caldeirão Grande do Piauí 0,307 176º 5150º

042 Campinas do Piauí 0,334 94º 4467º

043 Campo Alegre do Fidalgo 0,301 193º 5244º

044 Campo Grande do Piauí 0,338 79º 4372º

045 Campo Largo do Piauí 0,277 217º 5456º

046 Campo Maior 0,410 5º 3094º

047 Canavieira 0,327 121º 4688º

048 Canto do Buriti 0,349 50º 4066º

049 Capitão de Campos 0,328 116º 4643º

050 Capitão Gervásio Oliveira 0,309 174º 5100º

051 Caracol 0,325 126º 4724º

052 Caraúbas do Piauí 0,284 214º 5429º

053 Caridade do Piauí 0,303 187º 5216º

054 Castelo do Piauí 0,335 85º 4452º

055 Caxingó 0,288 209º 5398º

056 Cocal 0,304 185º 5199º

057 Cocal de Telha 0,333 96º 4516º

058 Cocal dos Alves 0,297 199º 5298º

059 Coivaras 0,325 128º 4726º

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 223

N.º Municípios Ranking Ranking Estadual Nacional Índice de Posição no Posição Posição no Posição Exclusão Social

060 Colônia do Gurguéia 0,339 77º 4346º

061 Colônia do Piauí 0,305 181º 5171º

062 Conceição do Canindé 0,328 118º 4655º

063 Coronel José Dias 0,331 111º 4583º

064 Corrente 0,371 19º 3629º

065 Cristalândia do Piauí 0,331 106º 4568º

066 Cristino Castro 0,332 99º 4543º

067 Curimatá 0,356 38º 3920º

068 Currais 0,297 198º 5296º

069 Curral Novo do Piauí 0,286 212º 5412º

070 Curralinhos 0,315 157º 4976º

071 Demerval Lobão 0,367 23º 3705º

072 Dirceu Arcoverde 0,349 51º 4083º

073 Dom Expedito Lopes 0,395 9º 3282º

074 Dom Inocêncio 0,343 63º 4219º

075 Domingos Mourão 0,287 210º 5404º

076 Elesbão Veloso 0,342 72º 4247º

077 Eliseu Martins 0,363 32º 3771º

078 Esperantina 0,337 82º 4409º

079 Fartura do Piauí 0,338 78º 4354º

080 Flores do Piauí 0,327 120º 4687º

081 Floresta do Piauí 0,315 158º 4995º

082 Floriano 0,443 2º 2654º

083 Francinópolis 0,320 145º 4865º

084 Francisco Ayres 0,344 62º 4202º

085 Francisco Macedo 0,335 86º 4457º

086 Francisco Santos 0,371 20º 3627º

087 Fronteiras 0,389 12º 3343º

088 Geminiano 0,338 80º 4366º

089 Gilbués 0,342 67º 4228º

090 Guadalupe 0,402 7º 3201º

FUNDAÇÃO CEPRO 224 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

N.º Municípios Ranking Ranking Estadual Nacional Índice de Posição no Posição Posição no Posição Exclusão Social

091 Guaribas 0,260 221º 5495º

092 Hugo Napoleão 0,340 76º 4310º

093 Ilha Grande 0,328 119º 4647º

094 Inhuma 0,370 21º 3636º

095 Ipiranga do Piauí 0,367 24º 3688º

096 Isaías Coelho 0,307 177º 5139º

097 Itainópolis 0,349 53º 4079º

098 Itaueira 0,347 57º 4113º

099 Jacobina do Piauí 0,313 161º 5017º

100 Jaicós 0,336 83º 4428º

101 Jardim do Mulato 0,329 113º 4625º

102 Jatobá do Piauí 0,355 40º 3934º

103 Jerumenha 0,347 58º 4121º

104 João Costa 0,332 101º 4532º

105 Joaquim Pires 0,300 195º 5261º

106 Joca Marques 0,292 205º 5357º

107 José de Freitas 0,342 68º 4257º

108 Juazeiro do Piauí 0,305 182º 5183º

109 Júlio Borges 0,319 146º 4886º

110 Jurema 0,328 114º 4641º

111 Lagoa Alegre 0,305 184º 5175º

112 Lagoa de São Francisco 0,296 201º 5315º

113 Lagoa do Barro do Piauí 0,310 169º 5074º

114 Lagoa do Piauí 0,340 75º 4312º

115 Lagoa do Sítio 0,362 33º 3802º

116 Lagoinha do Piauí 0,343 65º 4221º

117 Landri Sales 0,365 26º 3727º

118 Luís Correia 0,342 69º 4233º

119 Luzilândia 0,324 129º 4766º

120 Madeiro 0,301 192º 5249º

121 Manoel Emídio 0,331 108º 4562º

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 225

N.º Municípios Ranking Ranking Estadual Nacional Índice de Posição no Posição Posição no Posição Exclusão Social

122 Marcolândia 0,332 98º 4555º

123 Marcos Parente 0,364 27º 3745º

124 Massapê do Piauí 0,302 191º 5235º

125 Matias Olímpio 0,309 171º 5093º

126 Miguel Alves 0,285 213º 5423º

127 Miguel Leão 0,337 81º 4402º

128 Mílton Brandão 0,277 216º 5457º

129 Monsenhor Gil 0,349 52º 4074º

130 Monsenhor Hipólito 0,357 35º 3895º

131 Monte Alegre do Piauí 0,306 180º 5151º

132 Morro Cabeça no Tempo 0,291 207º 5363º

133 Morro do Chapéu do Piauí 0,276 218º 5459º

134 Murici dos Portelas 0,266 220º 5486º

135 Nazaré do Piauí 0,316 152º 4951º

136 Nossa Senhora de Nazaré 0,340 74º 4304º

137 Nossa Senhora dos Remédios 0,299 197º 5266º

138 Nova Santa Rita 0,304 186º 5200º

139 Novo Oriente do Piauí 0,351 47º 4020º

140 Novo Santo Antônio 0,296 203º 5321º

141 Oeiras 0,362 34º 3797º

142 Olho d’Água do Piauí 0,328 117º 4648º

143 Padre Marcos 0,331 110º 4569º

144 Paes Landim 0,322 134º 4792º

145 Pajeú do Piauí 0,351 48º 4024º

146 Palmeira do Piauí 0,334 87º 4488º

147 Palmeirais 0,321 138º 4834º

148 Paquetá 0,280 215º 5449º

149 Parnaguá 0,317 149º 4933º

150 Parnaíba 0,431 4º 2812º

151 Passagem Franca do Piauí 0,297 200º 5307º

152 Patos do Piauí 0,331 109º 4561º

FUNDAÇÃO CEPRO 226 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

N.º Municípios Ranking Ranking Estadual Nacional Índice de Posição no Posição Posição no Posição Exclusão Social

153 Paulistana 0,345 60º 4149º

154 Pavussu 0,315 156º 4991º

155 Pedro II 0,321 136º 4821º

156 Pedro Laurentino 0,341 73º 4270º

157 Picos 0,441 3º 2675º

158 Pimenteiras 0,312 163º 5045º

159 Pio IX 0,334 89º 4503º

160 Piracuruca 0,344 61º 4201º

161 Piripiri 0,372 17º 3590º

162 Porto 0,290 208º 5378º

163 Porto Alegre do Piauí 0,321 139º 4839º

164 Prata do Piauí 0,325 127º 4732º

165 Queimada Nova 0,312 165º 5029º

166 Redenção do Gurguéia 0,318 147º 4913º

167 Regeneração 0,327 122º 4677º

168 Riacho Frio 0,325 125º 4725º

169 Ribeira do Piauí 0,311 167º 5069º

170 Ribeiro Gonçalves 0,366 25º 3719º

171 Rio Grande do Piauí 0,354 43º 3962º

172 Santa Cruz do Piauí 0,355 39º 3938º

173 Santa Cruz dos Milagres 0,332 104º 4547º

174 Santa Filomena 0,315 155º 4992º

175 Santa Luz 0,334 92º 4478º

176 Santa Rosa do Piauí 0,331 107º 4588º

177 Santana do Piauí 0,342 71º 4241º

178 Santo Antônio de Lisboa 0,397 8º 3252º

179 Santo Antônio dos Milagres 0,317 151º 4935º

180 Santo Inácio do Piauí 0,363 31º 3777º

181 São Braz do Piauí 0,332 100º 4545º

182 São Félix do Piauí 0,364 28º 3744º

183 São Francisco de Assis do Piauí 0,303 188º 5223º

FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 227

N.º Municípios Ranking Ranking Estadual Nacional Índice de Posição no Posição Posição no Posição Exclusão Social

184 São Francisco do Piauí 0,310 170º 5081º

185 São Gonçalo do Gurguéia 0,305 183º 5188º

186 São Gonçalo do Piauí 0,353 46º 3988º

187 São João da Canabrava 0,333 97º 4522º

188 São João da Fronteira 0,286 211º 5409º

189 São João da Serra 0,320 143º 4855º

190 São João da Varjota 0,312 164º 5036º

191 São João do Arraial 0,302 189º 5229º

192 São João do Piauí 0,363 30º 3775º

193 São José do Divino 0,295 204º 5325º

194 São José do Peixe 0,332 105º 4552º

195 São José do Piauí 0,334 90º 4500º

196 São Julião 0,353 45º 3964º

197 São Lourenço do Piauí 0,355 41º 3932º

198 São Luís do Piauí 0,318 148º 4909º

199 São Miguel da Baixa Grande 0,330 112º 4596º

200 São Miguel do Fidalgo 0,302 190º 5233º

201 São Miguel do Tapuio 0,309 172º 5097º

202 São Pedro do Piauí 0,343 64º 4216º

203 São Raimundo Nonato 0,405 6º 3165º

204 Sebastião Barros 0,308 175º 5120º

205 Sebastião Leal 0,332 103º 4542º

206 Sigefredo Pacheco 0,313 162º 5021º

207 Simões 0,321 135º 4825º

208 Simplício Mendes 0,375 15º 3557º

209 Socorro do Piauí 0,313 160º 5014º

210 Sussuapara 0,375 16º 3554º

211 Tamboril do Piauí 0,317 150º 4932º

212 Tanque do Piauí 0,334 93º 4498º

213 Teresina 0,521 1º 1136º

214 União 0,328 115º 4656º

FUNDAÇÃO CEPRO 228 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

N.º Municípios Ranking Ranking Estadual Nacional Índice de Posição no Posição Posição no Posição Exclusão Social

215 Uruçuí 0,371 18º 3618º

216 Valença do Piauí 0,392 11º 3301º

217 Várzea Branca 0,301 194º 5242º

218 Várzea Grande 0,326 124º 4721º

219 Vera Mendes 0,312 166º 5033º

220 Vila Nova do Piauí 0,357 36º 3899º

221 Wall Ferraz 0,323 130º 4786º

FONTE: POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Bra- sil. São Paulo: Cortez, 2003. 221p.

FUNDAÇÃO CEPRO 9 ANEXOS

INFORMAÇÕES METODOLÓGICAS 230 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

INFORMAÇÕES METODOLÓGICAS

Formulações matemáticas e ponderações utilizadas no cálculo dos índices e do índice sintético de exclusão social, para qualquer unidade de análise (estado, município). FUNDAÇÃO CEPRO ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ 231

Índice de Pobreza (P): nº de chefes de família com renda de até ½ salário mínimo nº total de chefes de família

Índice de Emprego Formal (EF): nº de indivíduos portadores de carteira assinada total da População em Idade Ativa – PIA

Índice de Desigualdade (D): nº de chefes de família c/ renda superior a 10 sal. mínimo nº de chefes de família c/ renda inferior a 10 sal. mínimo

Índice de Alfabetização (A): população de 5 anos a mais alfabetizada população total de 5 anos a mais

Índice de Escolaridade (E):

nº médio de anos de estudo dos chefes de família

Índice de Juventude (J): nº de pessoas com idade de 0 a 19 anos população total

Índice de Violência (V):

nº de homicídios por 100.000 habitantes

FUNDAÇÃO CEPRO 232 ATLAS DA EXCLUSÃO SOCIAL NO PIAUÍ

Para calcular os indicadores básicos é necessário ex- pressar os indicadores em unidades comparáveis. Isto signi- fica que os valores individuais de cada unidade de análise são transformados em uma escala de 0 a 1, através da se- guinte expressão:

Índiceij = (Vij - Vi.min)/(Vi.max - Vi.min)

onde

Vij = valor do indicador i no estado ou município j;

Vi.min = valor mínimo do indicador i entre as unida- des de análise, num dado período de tempo;

Vi.max = valor máximo do indicador i entre as unida- des de análise, num dado período de tempo.

Índice de Exclusão Social:

(Px17,0)+(EFx17,0)+(Dx17,0)+(Ax5,7)+(Ex11,3)+(Jx17,0)+(Vx15,0)/100

Obs.: Os índices do Brasil correspondem à média aritmética dos índices dos estados, ponderada pela população.

FONTE: CAMPOS, André; POCHMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo; SILVA, Ronnie (orgs.). Atlas da Exclusão Social no Brasil, vol. 2. São Paulo: Cortez, 2003. 167 p. p.18 e 19

FUNDAÇÃO CEPRO