Monitoramento de notícias da Unisul Dia 28 de novembro de 2018

Site

Veículo: Diário do Sul Data: 28/11/2018 Link: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/37867/Empresario-de-Israel- participa-de-encontro-na-Acit.html

Empresário de Israel participa de encontro na Acit

Especialistas do mercado de Israel, entre eles o vice-presidente da Câmara de Comércio Rio de Janeiro-Israel, Rafael Vulej, visitaram Tubarão para conhecer empresas e encerrar a programação em encontro na Acit (Associação Empresarial), para falar sobre oportunidades de negócios.

Uma delas é a Missão Empresarial ao Med in Israel, um dos principais eventos em Tecnologia da Saúde do mundo, que acontecerá em março de 2019. “A ideia é criarmos uma missão para este evento em Israel, com a possibilidade de abrirmos a agenda incluindo visita guiada, tornando-a o mais proveitosa possível, focada em negócios”, explica o presidente da Acit, Edson Martins Antônio.

Ele reforça que a pretensão é agregar e unir as pontas para promover desenvolvimento. “Para isso, já temos o apoio da Embaixada no Rio de Janeiro, da Câmara Brasil/Israel, bem como do governo de Tubarão e da Unisul, dependendo agora da adesão dos empresários”, completa. Impressionado com as potencialidades da cidade e da região, Rafael Vulej explicou que, em Israel, há setores fortes, como a saúde, defesa/segurança e agricultura, e que a força da economia vem de muita pesquisa e desenvolvimento, bem como investimentos fortes em formação e educação.

“Somos, hoje, o segundo melhor lugar para startups depois do Vale do Silício, e o quinto país mais inovador”, salientou.

Aproveitando a oportunidade que o município está vivendo, de atrair os olhares, inclusive de fora, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Giovani Bernardo, lembrou que, quando se fala em referência na saúde, é inevitável não falar de Israel. “Queremos entender melhor este mercado e como avançaram tanto ao longo do tempo, e nos aproximarmos, gerando sinergia e oportunidades”, afirmou.

Tecnologia para a saúde

A indústria de saúde digital de Israel tem suas raízes em uma longa história de uso de tecnologias de comunicação inovadoras para melhorar a prestação de cuidados de saúde. São mais de 25 anos de experiência na implementação de TI de Saúde, registros médicos eletrônicos e análise de negócios, que fazem com que o governo invista fortemente em TI, colocando a experiência israelense na demanda internacional.

Veículo: Diário do Sul Data: 28/11/2018 Link: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/37876/O-show-dos-nossos- talentos-.html

O show dos nossos talentos

O Uniluz se tornou um evento tradicional em Tubarão, e que marcava a abertura do Natal na cidade, com shows e apresentações. O evento teve início na própria Unisul, e nos últimos anos foi transferido para a praça da catedral, trazendo uma identificação ainda maior com a cidade. Infelizmente, após dez edições sem interrupções, não haverá Uniluz este ano. O evento não era somente da Unisul, mas de toda a cidade. Era um palco para artistas da região, sejam cantores ou atores. E assim precisava ser mantido, como um espetáculo de união, sendo também vitrine para apresentar o que temos de melhor.

Veículo: Diário do Sul Data: 28/11/2018 Link: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/37865/Uniluz-nao-vai-acontecer- neste-ano.html

Uniluz não vai acontecer neste ano

O Natal de Tubarão não contará com o Uniluz em 2018. Essa será a primeira vez, em dez anos, que o tradicional espetáculo não fará parte da programação de fim de ano da cidade. Segundo a Unisul, o contexto econômico e eleitoral dos últimos meses não permitiu a viabilidade do evento.

O Uniluz se tornou o evento que abre a programação de Natal de Tubarão, e, por isso, a não realização do grande show pegou muita gente de surpresa. Segundo Rafael Ávila Faraco, diretor do campus Tubarão da Unisul, a determinação institucional foi tomada pelas dificuldades de operacionalização do espetáculo.

“Este ano, não faremos o Uniluz por conta do contexto econômico, e porque foi um ano de eleições, o que nos gerou essa dificuldade de viabilizar financeiramente o projeto, por meio da Lei Rouanet, como fizemos nos últimos anos”, explicou Rafael.

Segundo o diretor do campus, a Unisul deve participar apenas do desfile do Natal Luz, realizado em parceria entre a prefeitura e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no dia 5 de dezembro. A presença dos grupos artísticos da universidade e do Colégio Dehon está confirmada nesse desfile.

Rafael também explica que a participação da Unisul no Natal Luz deste ano foi acordada com a CDL e com a prefeitura. “Se no ano passado fizemos de forma diferente, foi porque o acordo também era diferente”, pontuou.

A universidade acredita que em 2019 o Uniluz possa voltar a ser realizado. “Será um novo ano, com novas gestões. A tendência é que o projeto volte a acontecer”, conclui Rafael.

Em 2000

O primeiro Uniluz foi realizado em 2000. O único ano, até então, sem a realização do evento havia sido em 2006. Já passaram pelo palco do evento grandes nomes da música nacional, como Fafá de Belém, Zé Ramalho, Guilherme Arantes, Elba Ramalho e Agnaldo Timóteo. “A gente sabe que, em situações de dificuldade, a área cultural é sempre uma das primeiras a ser atingida. A cidade e a cultura local perdem com a não realização do Uniluz”, diz Valdézia Pereira, responsável pela área Cultural da Unisul no campus Tubarão.

Veículo: Diário do Sul Data: 28/11/2018 Link: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/37866/TB-contara-com-desfile- no-dia-5.html

TB contará com desfile no dia 5

A chegada do Papai Noel em Tubarão acontece na noite do dia 5 de dezembro, na Casa da Cidade, no Centro. O local foi restaurado e vai receber, na próxima semana, a Casa do Papai Noel. Toda a decoração será instalada na próxima semana. Ali, o bom velhinho será recepcionado pelo prefeito Joares Ponticelli e por outras autoridades.

Antes, às 20h, acontece o tradicional desfile de Natal. Segundo a prefeitura, mais de mil pessoas, de 20 grupos culturais da cidade, vão participar do evento. “São entidades como corais, bandas marciais, a Lira Tubaronense, grupos de teatro e de dança da Unisul”, explica o gerente de Cultura de Tubarão, Paulo Garcia.

O desfile vai começar em frente à antiga rodoviária, na avenida Marcolino Martins Cabral, e vai até a Praça Sete de Setembro. A novidade em 2018 ficará por conta de um carrossel, que será montado ao lado da Casa da Cidade. “Tanto o passeio no carrossel quanto as visitas na Casa do Papai Noel serão gratuitas, e a casa ficará aberta até a véspera do Natal”, disse Paulo. A programação completa do Natal 2018 ainda está sendo fechada pela prefeitura e pela CDL.

Veículo: Notisul Data: 27/11/2018 Link: https://notisul.com.br/geral/141287/estudantes-realizam-projeto-de-tcc- sobre-reforma-do-cettal

Estudantes realizam projeto de TCC sobre reforma do Cettal

Trabalho é relacionado à edificação construída há mais de 30 anos

O Bloco do Cettal, na Unisul - campus Tubarão - foi construído na década de 1980. A estrutura, inicialmente abrigava todos os cursos da área de tecnologia, como as engenharias. Com o passar do tempo, recebeu também outros cursos da graduação. E foi pensando em realizar melhorias no local, que dois estudantes do curso de Engenharia Civil, campus da Cidade Azul, realizaram o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre o Cettal, com orientação da professora Fernanda de Oliveira Dozol Lopes.

Segundo os estudantes João Vitório Dagostin e Joelma dos Santos, a escolha do tema foi pelo desejo de aprender um pouco mais sobre projetos de reformas e também pela inquietação dos acadêmicos. “Durante todo o curso sempre nos deparávamos com situações arquitetônicas que não estavam adequadas e, como os layouts poderiam ser melhorados. Essa inquietação, aliada ao alto número de manifestações patológicas presentes na edificação, foram elementos decisivos para escolhermos o Bloco G como área de intervenção da nossa proposta”, aponta Dagostin.

Durante a análise, as áreas subutilizadas podem se tornar potenciais locais de convivência entre alunos, melhorando a integração usuário-edificação e edificação- entorno. A aplicação de brises e de telhados verdes contribuem para a regulagem do microclima local. Quanto aos elementos de sustentabilidade empregados ao projeto, os estudantes destacam o uso de placas fotovoltaicas, reuso de água pluvial e água cinza, uso de telhados verdes, aplicações do princípio de arquitetura bioclimática e controle de materiais, visando as opções com maior desempenho sustentável.

“A partir do momento que a universidade integrar práticas de sustentabilidade, contribuirá para formação de cidadãos mais ecológicos, cientes da capacidade de mudança do ambiente em que se encontram”, defende Joelma.

Veículo: Notisul Data: 27/11/2018 Link: https://notisul.com.br/geral/141285/curso-de-moda-promove-desfile-sobre- mulheres-incriveis

Curso de Moda promove desfile sobre Mulheres Incríveis

A partir das 19h30 desta sexta-feira, ocorrerá, no Espaço Integrado de Artes, na Unisul - campus Tubarão, o desfile de moda ‘Mulheres Incríveis’. O evento encerra o semestre do curso de Design de Moda da Unisul e homenageia mulheres do século 19, 20 e 21. Os estudantes da 2ª, 4ª e 6ª fases são os responsáveis pelas criações. O desfile é gratuito e aberto à comunidade.

Segundo a coordenadora do curso de Design de Moda, Deisy D’Aquino, esta é uma oportunidade para os estudantes mostrarem o seu talento para o público e empreendedores da região. “O curso proporciona que o aluno apresente todo este trabalho para o público que precisa ter acesso a isso, que são os empresários do ramo de moda da nossa região”, explica. Além de empreendedores, blogueiros também confirmaram presença no evento.

Os estudantes da 2ª fase desenvolveram um look inspirado nas mulheres do século 19. Eles utilizaram restos de tecidos de outros eventos, trabalhando assim a moda sustentável. Já os alunos da 4ª fase ficaram responsáveis pelas mulheres do século 20. Em parceria com outras empresas, cada aluno desenvolveu uma roupa que tivesse o perfil da iniciativa privada e também trabalharam com descarte de tecidos. Por fim, os estudantes da 6ª fase criaram uma coleção inspirada nas mulheres do século 21.

Além do desfile, que tem temática inovadora, o curso de Moda realizou parceria com a Molduras Brilhante, que realizará uma passarela totalmente diferente. Segundo a coordenadora, os alunos estão eufóricos com o evento. “É uma satisfação muito grande, é o desenvolvimento de uma pesquisa, a realização de um sonho. É ver o produto pronto depois de tê-lo planejado”, finaliza.

Veículo: JI News Data: 27/11/2018 Link: http://jinews.com.br/noticia/curso-de-moda-promove-desfile-sobre- mulheres-incriveis

Curso de Moda promove desfile sobre Mulheres Incríveis

Nesta sexta-feira (30), a partir das 19h30min, no Espaço Integrado de Artes, acontece o Desfile de Moda Mulheres Incríveis. O evento encerra o semestre do Curso de Design de Moda da Unisul e homenageia mulheres do século 19, 20 e 21. Os estudantes da 2ª, 4ª e 6ª fase são os responsáveis pelas criações. O desfile é gratuito e aberto a toda a comunidade.

Segundo a coordenadora do Curso de Design de Moda, Deisy D’Aquino, esta é uma oportunidade para os estudantes mostrarem seu talento para o público e empreendedores da região. “O curso proporciona que o aluno apresente todo este trabalho para o público que precisa ter acesso a isso, que são os empresários do ramo de moda da nossa região”, afirma. Além de empreendedores, blogueiros também confirmaram presença no evento.

Os estudantes da 2ª fase desenvolveram um único look inspirado nas mulheres do século 19. Eles utilizaram restos de tecidos de outros eventos, trabalhando assim a moda sustentável. Já os alunos da 4ª fase ficaram responsáveis pelas mulheres do século 20. Em parceria com outras empresas, cada aluno desenvolveu uma roupa que tivesse o perfil da empresa e também trabalharam com descarte de tecidos. Por fim, os estudantes da 6ª fase criaram uma coleção inspirada nas mulheres do século 21.

Além do desfile, que tem uma temática inovadora, o Curso de Moda realizou uma parceria com a Molduras Brilhante, que realizará uma passarela totalmente diferente. Segundo a coordenadora, os alunos estão eufóricos com o evento. “É uma satisfação muito grande, é o desenvolvimento de uma pesquisa, a realização de um sonho. É ver o produto pronto depois de ter sonhado com ele” finaliza.

Veículo: HC Notícias Data: 27/11/2018 Link: http://www.hcnoticias.com.br/geral/curso-de-moda-da-unisul-em-tubarao- promove-desfile-sobre-mulheres-incriveis/

Curso de Moda da Unisul, em Tubarão, promove desfile sobre Mulheres Incríveis

Nesta sexta-feira (30), a partir das 19h30min, no Espaço Integrado de Artes da Unisul, em Tubarão, acontecerá o Desfile de Moda Mulheres Incríveis. O evento encerra o semestre do Curso de Design de Moda da Unisul e homenageia mulheres do século 19, 20 e 21.

Os estudantes da 2ª, 4ª e 6ª fases são os responsáveis pelas criações. O desfile é gratuito e aberto a toda a comunidade.

Segundo a coordenadora do curso de Design de Moda, Deisy D’Aquino, esta é uma oportunidade para os estudantes mostrarem seu talento para o público e empreendedores da região. “O curso proporciona que o aluno apresente todo este trabalho para o público que precisa ter acesso a isso, que são os empresários do ramo de moda da nossa região”, afirma. Além de empreendedores, blogueiros também confirmaram presença no evento.

Os estudantes da 2ª fase desenvolveram um único look inspirado nas mulheres do século 19. Eles utilizaram restos de tecidos de outros eventos, trabalhando assim a moda sustentável. Já os alunos da 4ª fase ficaram responsáveis pelas mulheres do século 20. Em parceria com outras empresas, cada aluno desenvolveu uma roupa que tivesse o perfil da empresa e também trabalharam com descarte de tecidos. Por fim, os estudantes da 6ª fase criaram uma coleção inspirada nas mulheres do século 21.

Além do desfile, que tem uma temática inovadora, o Curso de Moda realizou uma parceria com a Molduras Brilhante, que realizará uma passarela totalmente diferente. Segundo a coordenadora, os alunos estão eufóricos com o evento. “É uma satisfação muito grande, é o desenvolvimento de uma pesquisa, a realização de um sonho. É ver o produto pronto depois de ter sonhado com ele” finaliza.

Veículo: Folha Regional Web TV Data: 28/11/2018 Link: http://www.folharegionalwebtv.com/geral/pedras-grandes-faz-parte-de-jogo- que-aborda-quest%C3%B5es-ambientais-da-regi%C3%A3o-1.2110078

Pedras Grandes faz parte de jogo que aborda questões ambientais da região

Elaborado através de uma parceria da Unisul e da Alcoa, o River Hero foi lançado nesta última semana, dia 22.

O jogo aborda os principais problemas ambientais que ocorrem na bacia do Rio Tubarão e é voltado para adolescentes. As cidades de Imaruí, Laguna, Tubarão, Pedras Grandes e Lauro Müller são cenários que fazem parte do jogo.

A diretora de Turismo e Cultura de Pedras Grandes, Catea Aparecida Pravato, participou do lançamento na última quinta. Segundo o professor da Unisul e coordenador do projeto, Rodrigo de Freitas, a iniciativa surgiu em 2016, mas foi apenas em 2017 que o grupo começou a desenvolver o jogo. O projeto foi realizado por dois bolsistas do Curso de Ciências Biológicas da Unisul, um programador, um desenhista e pelos professores Rodrigo de Freitas e Maricelma Simiano Jung, coordenadora do Curso de Ciências Biológicas. De acordo com a professora Maricelma, o lançamento foi um sucesso, e o jogo está disponível na plataforma online do sistema Android, de forma gratuita.

O jogo: O game começa contando a história de um jovem índio guerreiro que recebe a visita do espírito do índio Tubá-warô (que originou o nome da cidade de Tubarão). Tubá-warô avisa dos perigos ambientais que a região está passando e pede o auxílio do jovem guerreiro.

O primeiro cenário se passa na cidade de Imaruí, onde o personagem principal recebe uma missão: fazer a pesca respeitando a época de defeso dos animais. Depois ele segue até Laguna, no Molhes da Barra, e precisa salvar os botos das redes de pesca. Após completada esta missão, ele se dirige para Tubarão. A missão na Cidade Azul é coletar os lixos da beira-rio e fazer a coleta seletiva. Depois, segue até Pedras Grandes e o jovem guerreiro precisa remover os bancos de areis das margens do rio e recompor a mata ciliar através do plantio de sementes. A última etapa do jogo é na nascente do Rio Tubarão, em Lauro Müller.

O jogador recebe uma pontuação de acordo com o andamento das missões. Caso cometa algum erro, ele terá que voltar e refazer a missão do início. A ideia é trabalhar a sensibilização ambiental com os adolescentes.

Representação cultural: Para realizar a criação dos personagens, uma extensa pesquisa foi realizada com uma tribo Guarani que vive em Imaruí. Segundo Rodrigo, a tribo teve papel essencial no jogo. "Eles nos ajudaram com o vestuário do personagem, nos mostrando as características que representam a tribo. Quisemos deixar o guerreiro com uma aparência bem fiel ao que nos foi apresentado por eles, e no final, conseguimos", revela. Fonte: Unisul Hoje

Veículo: Esporte Joinville Data: 26/11/2018 Link: https://www.esportejoinville.com.br/natacao-de-joinville-bilha-no-fim-de- semana/

Natação de Joinville brilha no fim de semana

A natação de Joinville tem motivos de sobras para comemorar este final de ano. Começando pelo primeiro lugar geral no Campeonato Estadual de Categorias – Troféu Eduardo Fischer, disputado de 22 a 24 de novembro, no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça.

Representada por 35 atletas, a equipe da maior cidade do Estado terminou na ponta do ranking com 1045 pontos somados – 419 à frente do segundo. Além disso, quatro categorias da Joinville Natação se destacaram na premiação por faixa etária. Foram dois primeiros lugares – infantil e júnior – e dois vices – juvenil e sênior. A competição que leva o nome do principal nadador joinvilense da história é organizada pela Federação Aquática de Santa Catarina(FASC) e reúne clubes de várias regiões de Santa Catarina anualmente.

MELHOR EQUIPE DE SC PELO 3º ANO CONSECUTIVO Aproveitando o campeonato na Grande Florianópolis, a FASC também realizou, na última sexta-feira à noite, o jantar de encerramento do calendário de atividades de 2018, onde são premiados os melhores atletas, equipe e técnico da temporada.

E, pelo terceiro ano consecutivo, Joinville Natação foi eleita a melhor equipe catarinense. Além disso, dois joinvilenses ganharam o prêmio de atleta destaque da categoria infantil 2: Lucca Cruz Tonin, no naipe masculino, e Letícia Fassina Romão, no feminino. Letícia ainda venceu o prêmio de atleta revelação.

TEM MAIS No sábado (24), Joinville esteve novamente em evidência, mas desta vez na 36° Travessia Internacional da Lagoa da Conceição. A etapa na Capital marcou a abertura do XIV Circuito de Maratonas Aquáticas de Santa Catarina.

Com menos representantes, Joinville Natação faturou o 3° lugar geral no naipe feminino, que teve a atleta Amanda Schumacherconquistando a medalha de prata na categoria 20 a 24 anos. No naipe masculino, foram duas premiações individuais. Ronaldo Klug Júnior foi campeão na faixa etária dos 11 a 13 anos, e Lucas Guilherme Kaiser Demétrio vice- campeão entre os atletas de 17 e 19 anos.

Veículo: Portal Araxá Data: 28/11/2018 Link: http://www.portalaraxa.com.br/administracao-municipal-promove- atividades-do-dia-mundial-de-luta-contra-a-aids/

Administração Municipal promove atividades do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Teste rápido de HIV e entrega de preservativos e folhetos serão realizados na sexta-feira e no sábado

A Prefeitura de Araxá, através da Secretaria Municipal de Saúde realiza atividades do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), ligado ao setor, programa atividades como montagem de mural sobre a data, a distribuição de folhetos explicativos, preservativos e teste rápido para HIV na sexta- feira, 30 de novembro com as profissionais da rede municipal de saúde, trajadas com a camisa da campanha – Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias Saúde da Família (ESF), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Laboratório Municipal, Setor de Zoonoses e Vigilância Epidemiológica. O tema proposto pelo Ministério da Saúde e tratado nessa edição será “30 anos do Dia Mundial de Luta Contra AIDS: uma bandeira de histórias e conquistas”.

Durante toda a tarde do mesmo dia, de 13h30 às 16h30, será disponibilizado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) um teste rápido (resultado em 15 minutos) com pós-aconselhamento e distribuição de preservativos. A partir das 9 horas também de sexta-feira, 30 de novembro, terá uma blitz educativa, em parceria com o Setor de Zoonoses, para a conscientização sobre o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS com a entrega de folhetos, preservativos e testagem rápida de HIV.

No sábado, 1° de dezembro, testes rápidos de HIV serão oferecidos, na Unisul e Uninorte, de 8h30 às 12h. Essa data foi instituída em 27 de outubro de 1988 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde, cinco anos após a descoberta do vírus causador da aids, o HIV. “O município de Araxá, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai despertar uma reflexão em toda a população sobre os cuidados e a prevenção da doença que infelizmente não tem a cura. As atividades serão com intuito preventivo”, destaca a coordenadora do CTA, Roberta Duarte Silva.

Veículo: Município de Tubarão Data: 27/11/2018 Link: https://www.tubarao.sc.gov.br/noticias/index/ver/codNoticia/525969/codMapaItem /16675

Visita de especialista de Israel a Tubarão busca gerar oportunidades de negócios

Uma delas é a Missão Empresarial ao Med in Israel, um dos principais eventos em Tecnologia da Saúde do mundo, que acontecerá em março de 2019. “A ideia é criarmos uma missão a este evento em Israel com a possibilidade de abrirmos a agenda incluindo visita guiada, tornando-a o mais proveitosa possível, focada em negócios”, explica o presidente da ACIT, Edson Martins Antonio. Ele reforça que a pretensão é agregar e unir as pontas para promover desenvolvimento. “Para isso, já temos o apoio da Embaixada no Rio de Janeiro, da Câmara Brasil/Israel, bem como do Governo de Tubarão e da Unisul, dependendo agora da adesão dos empresários”, completa.

Se mostrando impressionado com as potencialidades da cidade e da região, Rafael Vulej explicou que em Israel há setores fortes como a Saúde, Defesa/Segurança e Agricultura, e que a força da economia vem de muita pesquisa e desenvolvimento, bem como investimentos fortes em formação e educação. “Somos hoje o segundo melhor lugar para startups depois do Vale do Silício e o quinto País mais inovador”, declarou.

Aproveitando a oportunidade que o Município está vivendo, de atrair os olhares inclusive de fora, o secretário de desenvolvimento econômico, Giovani Bernardo, lembrou que quando se fala em referência na Saúde, é inevitável falar de Israel. “Queremos entender melhor este mercado e como avançaram tanto ao longo do tempo, e nos aproximar, gerando sinergia e oportunidades”, afirmou.

A indústria de Saúde digital de Israel tem suas raízes em uma longa história de uso de tecnologias de Comunicação inovadoras para melhorar a prestação de cuidados de Saúde. São mais de 25 anos de experiência na implementação de TI de Saúde, registros médicos eletrônicos e análise de negócios, que faz com o que o Governo invista fortemente em TI, colocando expertise israelense na demanda internacional. Interessados em mais informações sobre a Missão Empresarial, devem entrar em contato na ACIT, pelo telefone (48) 3626-6222.

Veículo: Prefeitura Municipal de Araxá Data: 27/11/2018 Link: http://www.araxa.mg.gov.br/link-2698

Administração Municipal promove atividades do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Teste rápido de HIV e entrega de preservativos e folhetos serão realizados na sexta-feira e no sábado.

A Prefeitura de Araxá, através da Secretaria Municipal de Saúde realiza atividades do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), ligado ao setor, programa atividades como montagem de mural sobre a data, a distribuição de folhetos explicativos, preservativos e teste rápido para HIV na sexta- feira, 30 de novembro com as profissionais da rede municipal de saúde, trajadas com a camisa da campanha – Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias Saúde da Família (ESF), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Laboratório Municipal, Setor de Zoonoses e Vigilância Epidemiológica. O tema proposto pelo Ministério da Saúde e tratado nessa edição será “30 anos do Dia Mundial de Luta Contra AIDS: uma bandeira de histórias e conquistas”.

Durante toda a tarde do mesmo dia, de 13h30 às 16h30, será disponibilizado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) um teste rápido (resultado em 15 minutos) com pós-aconselhamento e distribuição de preservativos. A partir das 9 horas também de sexta-feira, 30 de novembro, terá uma blitz educativa, em parceria com o Setor de Zoonoses, para a conscientização sobre o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS com a entrega de folhetos, preservativos e testagem rápida de HIV.

No sábado, 1° de dezembro, testes rápidos de HIV serão oferecidos, na Unisul e Uninorte, de 8h30 às 12h. Essa data foi instituída em 27 de outubro de 1988 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde, cinco anos após a descoberta do vírus causador da aids, o HIV.

“O município de Araxá, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai despertar uma reflexão em toda a população sobre os cuidados e a prevenção da doença que infelizmente não tem a cura. As atividades serão com intuito preventivo”, destaca a coordenadora do CTA, Roberta Duarte Silva.

Veículo: OCP News Data: 28/11/2018 Link: https://ocp.news/esporte/ajinc-e-vice-campea-infantil-no-estadual-de-verao- de-natacao

Ajinc é vice-campeã infantil no Estadual de Verão de natação

A equipe de natação de Jaraguá do Sul foi destaque no Campeonato Catarinense de Categorias de Natação, o chamado Estadual de Verão, que aconteceu no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça.

Com uma delegação formada por 14 atletas, a Ajinc/Urbano/Secel conquistou um total de 47 medalhas, sendo 27 de ouro, 17 de prata e 3 de bronze, além de bater dois recordes, estabelecidos com Guilherme Kanzler nos 1.500m livre (17´43”50) e 400m medley (5´13”85). Com os resultados, os jaraguaenses garantiram um 2º lugar geral na categoria Infantil e uma 4ª colocação no Juvenil. Neste mesmo campeonato, em jantar comemorativo aos destaques do ano da FASC, o atleta Guilherme Kanzler foi “Destaque do Ano na Categoria Infantil 1 Masculino”, enquanto Maria Fernanda Silveira foi “Destaque do Ano na Categoria Juvenil 1”.

Principais resultados

· Guilherme Kanzler (infantil 1), com 5 medalhas de ouro e 2 recordes, além do melhor índice técnico da sua categoria

· Maria Fernanda Silveira (juvenil 1), com 5 medalhas de ouro

· Marilia Cato de Oliveira (juvenil 2), com 4 medalhas de ouro e 1 de prata

· Anna Carolina Bartz (infantil 2), com 5 medalhas de ouro e 2 de prata

· Letícia Pelis (infantil 1), 5 medalhas de ouro e 2 de prata

· Maria Eduarda Silveira (juvenil 1): 2 medalhas de ouro, 2 de prata e 1 de bronze, além do melhor índice técnico da sua categoria

· Aline Pauli (infantil 2): 2 medalhas de ouro, 1 de prata e 1 de bronze

· Maria Eduarda Sterpim (infantil 1): 1 medalha de ouro, 1 de prata

· Yuri Bialeski (infantil 1): 1 medalha de ouro e 2 de prata

Veículo: Avante Esportes Data: 28/11/2018 Link: https://avanteesportes.com/2014/2018/11/28/natacao-ajinc-e-vice-campea- infantil-no-estadual-de-verao/

Natação: Ajinc é vice-campeã infantil no Estadual de Verão A equipe de natação de Jaraguá do Sul foi destaque no Campeonato Catarinense de Categorias de Natação, o chamado Estadual de Verão, que aconteceu no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça. Com uma delegação formada por 14 atletas, a Ajinc/Urbano/Secel conquistou um total de 47 medalhas, sendo 27 de ouro, 17 de prata e 3 de bronze, além de bater dois recordes, estabelecidos com Guilherme Kanzler nos 1.500m livre (17´43”50) e 400m medley (5´13”85).

Com os resultados, os jaraguaenses garantiram um 2º lugar geral na categoria Infantil e uma 4ª colocação no Juvenil. Neste mesmo campeonato, em jantar comemorativo aos destaques do ano da FASC, o atleta Guilherme Kanzler foi “Destaque do Ano na Categoria Infantil 1 Masculino”, enquanto Maria Fernanda Silveira foi “Destaque do Ano na Categoria Juvenil 1”.

Principais resultados · Guilherme Kanzler (infantil 1), com 5 medalhas de ouro e 2 recordes, além do melhor índice técnico da sua categoria

· Maria Fernanda Silveira (juvenil 1), com 5 medalhas de ouro

· Marilia Cato de Oliveira (juvenil 2), com 4 medalhas de ouro e 1 de prata

· Anna Carolina Bartz (infantil 2), com 5 medalhas de ouro e 2 de prata

· Letícia Pelis (infantil 1), 5 medalhas de ouro e 2 de prata

· Maria Eduarda Silveira (juvenil 1): 2 medalhas de ouro, 2 de prata e 1 de bronze, além do melhor índice técnico da sua categoria

· Aline Pauli (infantil 2): 2 medalhas de ouro, 1 de prata e 1 de bronze

· Maria Eduarda Sterpim (infantil 1): 1 medalha de ouro, 1 de prata

· Yuri Bialeski (infantil 1): 1 medalha de ouro e 2 de prata

Veículo: O Mirante Data: 27/11/2018 Link: https://omirantejoinville.com.br/2018/11/27/joinville-natacao-vence-trofeu- eduardo-fischer/

Joinville Natação conquista 93 medalhas e vence Troféu Eduardo Fischer

Com dezenas de medalhas e 1054 pontos (419 pontos a frente da segunda colocada), a equipe Joinville Natação venceu o Troféu Eduardo Fischer, que ocorreu na piscina do Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça, nos dias 22 e 23 de novembro.

O campeonato, que homenageia o nadador olímpico joinvilense, é organizado Federação Aquática de Santa Catarina (FASC) e reuniu 345 atletas de todo estado. A equipe joinvilense contou com 38 atletas. Os joinvilenses conquistaram 93 medalhas, sendo 46 de ouro, 21 de prata e 26 de bronze, além de estabelecer sete novos recordes do campeonato.

Ainda na noite do dia 23 foi realizado o jantar de encerramento da FASC, no qual foram premiados os melhores atletas, equipe e técnico catarinenses do ano. Lucca Cruz Tonin foi atleta destaque masculino na categoria infantil 2 e Letícia Fassina Romão foi atleta destaque feminino da mesma categoria, além de ser eleita atleta revelação feminina.

Além destes atletas, a Joinville Natação teve a honra de ser eleita pela terceira vez consecutiva melhor equipe catarinense, uma conquista que evidência nossos esforços para atingirmos a excelência como um todo.

Travessia No sábado (24) ocorreu a 36° Travessia Internacional da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, sendo esta a etapa de abertura do XIV Circuito de Maratonas Aquáticas de Santa Catarina. Os joinvilenses conquistaram quatro troféus:

3° lugar geral feminino e 2° lugar na categoria 20 a 24 anos feminino com a atleta Amanda Schumacher; 1° lugar na categoria 11 a 13 anos masculino com Ronaldo Klug Júnior; e 2° lugar na categoria 17 a 19 anos masculino do atleta Lucas Guilherme Kaiser Demétrio.

Brasileiro Infantil Embarcaram nesta terça-feira (27), acompanhados do técnico Ricardo Carvalho, o trio que nos representará no Campeonato Brasileiro Infantil de Natação de Verão – Troféu Maurício Bekenn. Letícia Fassina Romão, Lucca Cruz Tonin e Giuliano Roos Gallego disputarão, entre os dias 28 de novembro a 1 de dezembro o campeonato organizado pela Confederação Brasileira Desportos Aquáticos (CBDA).

Veículo: Melhor do Vôlei Data: 27/11/2018 Link: http://www.melhordovolei.com.br/sao-jose-volei-anuncia-seletivas-para-a- temporada-2019/

Categorias de base: São José Vôlei anuncia seletivas para a temporada 2019

Marcadas para acontecer no mês de dezembro, as peneiras serão realizadas no Ginásio de Esportes José Vaney Ferraz Pacheco, que fica localizado na Rua Itambé, 77, Cidade Jardim, em São José dos Campos. Não será necessário fazer inscrição prévia para participar das seletivas. Os interessados deverão apenas apresentar o RG e estar trajados de bermuda, tênis e camiseta no dia. Confira os horários:

. Seletiva de Voleibol Masculino Data: 08 de dezembro (Sábado) Local: Ginásio da Cidade Jardim Horário: a partir das 9 horas Categorias: SUB 17 – Atletas nascidos em 2003/2004

SUB 19- Atletas nascidos em 2001/2002

SUB 21- Atletas nascidos em 1999/2000

. Seletiva de Voleibol Feminino Data: 09 de Dezembro (Domingo) Local: Ginásio da Cidade Jardim Horário: a partir das 9 horas Categorias: SUB 17 – Atletas nascidas em 2003/2004

SUB 19- Atletas nascidas em 2001/2002

SUB 21- Atletas nascidas em 1999/2000 NOVIDADE A novidade da seletiva deste ano é a inclusão da Equipe Juvenil Feminina (Sub21), para treinar as atletas desta modalidade, o São José Vôlei anunciou a contratação do técnico Pedro Castelli Filho (Moska) que já trabalhou em São José dos Campos entre 2013 e 2014 como técnico da Equipe Juvenil masculina e assistente técnico da Equipe Adulta campeã da Superliga B naquela temporada.

Além do São José Vôlei, Moska também tem passagem na Superliga Masculina com INTELBRÁS (SC), UNISUL (RS) e Cuiabá (MS), já na categoria feminina trabalhou como assistente técnico da equipe de Rio do Sul (SC) por 3 anos ao lado de nomes do voleibol nacional como Rogério Portela e Spencer Lee, até se tornar técnico da equipe por 1 temporada (2016/2017).Fora do brasil, Moska trabalhou em países como Suíça e França e foi técnico da equipe do Altay (Cazaquistão). Para o treinador, o retorno a São José dos Campos se deu principalmente pelo projeto de retenção de talentos das categorias femininas do São José Vôlei:

– O projeto do voleibol da cidade é muito grande e nossa intenção é aplicar a metodologia utilizada no masculino também na categoria feminina, o lançamento de uma equipe sub21 já é importante, pois na nossa visão é uma categoria estratégica para a retenção de talentos. O São José Vôlei revela muitas jogadoras para o voleibol nacional só que hospeda, hoje em dia, até a equipe Sub19, ano que vem teremos equipe juvenil e aos poucos, com muito planejamento chegaremos a montagem de uma Equipe Adulta Feminina.

Em caso de dúvidas, os interessados em participar da seletiva podem procurar as redes sociais do São José Vôlei ou entrar em contato através dos e- mail: [email protected]. Serviço Datas: 08/12/2017 (Seletivas Masculinas) e 09/12/2017 (Seletivas Femininas); Local: Ginásio de Esportes José Vaney Ferraz Pacheco (Rua Itambé, 77, Cidade Jardim, São José dos Campos Informações: [email protected]

Veículo: Portal R3 Data: 27/11/2018 Link: https://www.portalr3.com.br/2018/11/sao-jose-volei-anuncia-seletivas-para- a-temporada-2019/

São José Vôlei anuncia seletivas para a temporada 2019

Grande novidade é a inclusão da categoria sub21 feminina dentro do Projeto da equipe Depois de conquistar a Superliga C e garantir o acesso da Equipe Adulta masculina para a disputa da Superliga B 2019, a Escola do Corpo, gestora do São José Vôlei, anunciou as datas das seletivas para as categorias Sub17, Sub19 e Sub21 masculinas e femininas.

Marcadas para acontecer no mês de dezembro, as peneiras serão realizadas no Ginásio de Esportes José Vaney Ferraz Pacheco, que fica localizado na Rua Itambé, 77, Cidade Jardim, em São José dos Campos.

Não será necessário fazer inscrição prévia para participar das seletivas. Os interessados deverão apenas apresentar o RG e estar trajados de bermuda, tênis e camiseta no dia.

Confira os horários:

 Seletiva de Voleibol Masculino Data: 08 de dezembro (Sábado) Local: Ginásio da Cidade Jardim Horário: a partir das 9 horas Categorias: SUB 17 – Atletas nascidos em 2003/2004 SUB 19- Atletas nascidos em 2001/2002 SUB 21- Atletas nascidos em 1999/2000  Seletiva de Voleibol Feminino Data: 09 de Dezembro (Domingo) Local: Ginásio da Cidade Jardim Horário: a partir das 9 horas Categorias: SUB 17 – Atletas nascidas em 2003/2004 SUB 19- Atletas nascidas em 2001/2002 SUB 21- Atletas nascidas em 1999/2000

NOVIDADE A grande novidade da seletiva deste ano é a inclusão da Equipe Juvenil Feminina (Sub21), para treinar as atletas desta modalidade, o São José Vôlei anunciou a contratação do técnico Pedro Castelli Filho (Moska) que já trabalhou em São José dos Campos entre 2013 e 2014 como técnico da Equipe Juvenil masculina e assistente técnico da Equipe Adulta campeã da Superliga B naquela temporada.

Além do São José Vôlei, Moska também tem passagem na Superliga Masculina com INTELBRÁS (SC), UNISUL (RS) e Cuiabá (MS), já na categoria feminina trabalhou como assistente técnico da equipe de Rio do Sul (SC) por 3 anos ao lado de nomes do voleibol nacional como Rogério Portela e Spencer Lee, até se tornar técnico da equipe por 1 temporada (2016/2017). Fora do brasil, Moska trabalhou em países como Suíça e França e foi técnico da equipe do Altay (Cazaquistão). Para o treinador, o retorno a São José dos Campos se deu principalmente pelo projeto de retenção de talentos das categorias femininas do São José Vôlei: – O projeto do voleibol da cidade é muito grande e nossa intenção é aplicar a metodologia utilizada no masculino também na categoria feminina, o lançamento de uma equipe sub21 já é importante, pois na nossa visão é uma categoria estratégica para a retenção de talentos. O São José Vôlei revela muitas jogadoras para o voleibol nacional só que hospeda, hoje em dia, até a equipe Sub19, ano que vem teremos equipe juvenil e aos poucos, com muito planejamento chegaremos a montagem de uma Equipe Adulta Feminina. Em caso de dúvidas, os interessados em participar da seletiva podem procurar as redes sociais do São José Vôlei ou entrar em contato através dos e-mail: [email protected]. Serviço

SELETIVAS DO SÃO JOSÉ VÔLEI PARA A TEMPORADA 2019 Datas: 08/12/2017 (Seletivas Masculinas) e 09/12/2017 (Seletivas Femininas); Local: Ginásio de Esportes José Vaney Ferraz Pacheco (Rua Itambé, 77, Cidade Jardim, São José dos Campos) Informações: [email protected] Realização das Seletivas Masculinas: São José Vôlei e Programa Atleta Cidadão

Veículo: Política Dinâmica Data: 27/11/2018 Link: https://www.politicadinamica.com/noticias/politica/a-nova-vice-presidente- da-oab-pi1543364365-11530.html

A nova vice-presidente da OAB-PI Candidata eleita na chapa de Celso Barros se destacou no Piauí como defensora pública e ganhou título de cidadania piauiense em 2017

A advogada Alynne Patrício vai ser a vice-presidente da OAB-PI nos próximos três anos. No sábado (24), ela se elegeu ao lado de Celso Barros Neto, na Chapa 4. Assim como o presidente eleito, não faltam qualidades na vice. Alynne é defensora pública, professora de cursos preparatórios, especialista em Ciências Penais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e coach de carreiras jurídicas formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching.

Ao longo dos anos, Alynne Patrício usou a profissão para contribuir com o estado. Natural de Fortaleza, no Ceará, ela reside no Piauí desde 2005 e recebeu título de cidadania piauiense em 2017 na Assembleia Legislativa. Na ocasião, ressaltou que o título a tornou, de direito, o que de fato já sentia há muito tempo: o prazer de ser uma cidadã piauiense.

"O povo piauiense, com sua imensa generosidade, me acolheu e recebeu de braços abertos desde o princípio. Enquanto defensora pública do Piauí, tive a honra de representar o estado em diversas comissões e eventos no Brasil e ainda internacionalmente. Estive no Uruguai e Paraguai como palestrante, sempre enaltecendo o orgulho de representar o Piauí", destacou.

A advogada ministra aulas online para todo o Brasil, em nome do estado do Piauí. Alynne Patrício também é professora da pós-graduação em Ciências Criminais da Escola do Legislativo do Piauí e coordenadora do Instituto de Ensino Aplicado – INAPI. A chapa de Celson Barros e Alynne Patrício se elegeu com 41,92% dos votos válidos na OAB-PI.

Veículo: Governo de Santa Catarina Data: 27/11/2018 Link: http://www.sc.gov.br/index.php/noticias/temas/meio-ambiente/no-ultimo- encontro-do-ano-comissao-do-projeto-orla-discute-plano-de-gestao-integrada-e- atividades-para-2019

No último encontro do ano, comissão do Projeto Orla discute Plano de Gestão Integrada e atividades para 2019

A Comissão Técnica Estadual (CTE) do Projeto Orla realizou a última reunião ordinária do ano na Secretaria de Estado do Planejamento (SPG), em Florianópolis, nesta terça- feira, 27. Representantes de órgãos estaduais, do Governo Federal e de universidades discutiram a continuidade das atividades do grupo em 2019 e falaram sobre a importância do gerenciamento costeiro e da gestão de praias em Santa Catarina. Dentro da programação do próximo ano está a elaboração do Plano de Ação Estadual do Projeto Orla e um calendário de eventos relativos aos gerenciamento costeiro.

Na ocasião, também foi aprovado o parecer técnico da análise formal do Plano de Gestão Integrada (PGI) de Itajaí. O plano é o principal instrumento de gestão do Projeto Orla, pois traz um diagnóstico da faixa litorânea do município e reúne as medidas necessárias para o uso e ocupação da orla de forma sustentável.

De acordo com a gerente de Apoio à Gestão das Cidades da SPG, Cristina Mara Couldrey, a Prefeitura de Itajaí teve a primeira análise formal do plano rejeitada, mas os coordenadores municipais corrigiram as pendências para uma nova apreciação do grupo de trabalho da Secretaria do Planejamento. A segunda análise formal mostrou que o documento contém os itens, nomenclatura e pré-requisitos em conformidade com os Manuais do Projeto Orla do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

“Com a aprovação da análise formal, o PGI de Itajaí segue para a próxima e última etapa, que é a análise de conteúdo”, explica. A gerente ainda reforça que está sendo elaborada uma Instrução Normativa para ajudar os municípios a tirar dúvidas sobre os PGIs.

Os eventos voltados ao gerenciamento costeiro também foram tema da reunião. A professora Marinez Scherer, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), falou sobre a realização do 11º Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro (Encogerco), em outubro, na Capital. O evento ocorreu de forma integrada ao 2º Simpósio Brasileiro de Praias Arenosas (SBPA). Segundo ela, ambos foram uma grande oportunidade para debates técnicos e científicos relativos às praias e à gestão costeira. Participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado do Planejamento, Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Iphan, Udesc, UFSC, Unisul, Epagri/Cedap, Univali, Polícia Militar Ambiental, IMA e Cepsul.

Veículo: Secretaria de Estado do Planejamento Data: 27/11/2018 Link: http://www.spg.sc.gov.br/noticias/1967-no-ultimo-encontro-do-ano- comissao-do-projeto-orla-discute-plano-de-gestao-integrada-e-atividades-para- 2019

No último encontro do ano, comissão do Projeto Orla discute Plano de Gestão Integrada e atividades para 2019

A Comissão Técnica Estadual (CTE) do Projeto Orla realizou a última reunião ordinária do ano na Secretaria de Estado do Planejamento (SPG), em Florianópolis, nesta terça- feira, 27. Representantes de órgãos estaduais, do governo federal e de universidades discutiram a continuidade das atividades do grupo em 2019 e falaram sobre a importância do gerenciamento costeiro e da gestão de praias em Santa Catarina.

Dentro da programação do próximo ano, está a elaboração do Plano de Ação Estadual do Projeto Orla e um calendário de eventos relativos aos gerenciamento costeiro.

Na ocasião, também foi aprovado o parecer técnico da análise formal do Plano de Gestão Integrada (PGI) de Itajaí. O plano é o principal instrumento de gestão do Projeto Orla, pois traz um diagnóstico da faixa litorânea do município e reúne as medidas necessárias para o uso e ocupação da orla de forma sustentável.

De acordo com a gerente de Apoio à Gestão das Cidades da SPG, Cristina Mara Couldrey, a Prefeitura de Itajaí teve a primeira análise formal do plano rejeitada, mas os coordenadores municipais corrigiram as pendências para uma nova apreciação do grupo de trabalho da Secretaria do Planejamento. A segunda análise formal mostrou que o documento contém os itens, nomenclatura e pré-requisitos em conformidade com os Manuais do Projeto Orla do Ministério do Meio Ambiente (MMA). “Com a aprovação da análise formal, o PGI de Itajaí segue para a próxima e última etapa, que é a análise de conteúdo”, explica. A gerente ainda reforça que está sendo elaborada uma Instrução Normativa para ajudar os municípios e tirar dúvidas sobre os PGIs.

Os eventos voltados ao gerenciamento costeiro também foram tema do encontro. A professora Marinez Scherer, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), falou sobre a realização do 11º Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro (Encogerco), em outubro, na Capital. O evento ocorreu de forma integrada ao 2º Simpósio Brasileiro de Praias Arenosas (SBPA). Segundo ela, ambos foram uma grande oportunidade para debates técnicos e científicos relativos às praias e à gestão costeira.

Participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado do Planejamento, Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Iphan, Udesc, UFSC, Unisul, Epagri/Cedap, Univali, Polícia Militar Ambiental, IMA e Cepsul.

Veículo: SC Rural Data: 28/11/2018 Link: http://www.scrural.sc.gov.br/?p=24721

Qualidade do ar será monitorada em Santa Catarina

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) assinou convênio com a Unisul para a realização de programa de monitoramento em tempo real da qualidade do ar em Santa Catarina, um dos maiores projetos já apresentados no país na área de controle atmosférico.

A princípio, serão instalados 20 sensores divididos nas regiões de Florianópolis, Blumenau, Joinville, Chapecó e Criciúma. Na sequência, todas as 16 regionais do IMA também vão receber, no mínimo, uma estação de coleta, totalizando mais de 40 módulos em todo o estado.

O projeto consiste em um Sistema de Monitoramento da Qualidade do Ar no Estado de Santa Catarina, composto de hardware e software para coleta de dados em tempo real, com a leitura, transmissão e armazenamento de dados de estações remotas, permitindo a emissão de relatórios e indicadores de Qualidade do Ar em ambiente web. Os parâmetros coletados nos diversos pontos serão processados e apresentados em forma de relatórios e gráficos na internet. Os dados serão arquivados em banco de dados, possibilitando que as informações sejam comparadas e analisadas por período de tempo.

A utilização dos dados obtidos vai subsidiar a tomada de decisões em diferentes situações como controle de emissões, verificação da qualidade de vida, controles sanitários, monitoramento de tráfego, zoneamento ecológico e econômico, desenvolvimento da indústria e da agricultura, segurança ambiental, entre outros. A instalação dos equipamentos e a obtenção dos primeiros resultados estão previstas para ocorrer ainda este ano. Fonte: FATMA

Mais informações: http://www.fatma.sc.gov.br Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309 Endereço eletrônico: [email protected]

Veículo: Diário de Araxá Data: 27/11/2018 Link: https://www.diariodearaxa.com.br/araxa-recebe-atividades-do-dia-mundial- contra-a-aids/

Araxá recebe atividades do Dia Mundial Contra a Aids

A Secretaria Municipal de Saúde realiza atividades do Dia Mundial de Luta Contra a Aids. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), ligado ao setor, programa atividades como montagem de mural sobre a data, a distribuição de folhetos explicativos, preservativos e teste rápido para HIV, nesta sexta-feira (30) e sábado (1°), com as profissionais da rede municipal de saúde, trajadas com a camiseta da campanha.

A ação compreende as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Estratégias Saúde da Família (ESFs), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Laboratório Municipal, Setor de Zoonoses e Vigilância Epidemiológica. O tema proposto pelo Ministério da Saúde para esta edição é “30 anos do Dia Mundial de Luta Contra Aids: uma bandeira de histórias e conquistas”.

Durante a tarde de sexta (30), das 13h30 às 16h30, será disponibilizado no CTA um teste rápido (resultado em 15 minutos) com pós-aconselhamento e distribuição de preservativos. A partir das 9h também do mesmo dia, terá uma blitz educativa, em parceria com o Setor de Zoonoses, para a conscientização sobre o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, com a entrega de folhetos, preservativos e testagem rápida de HIV.

No sábado (1°), testes rápidos de HIV serão oferecidos na Unisul e Uninorte, da 8h30 às 12h. O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi instituída em 27 de outubro de 1988 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde, cinco anos após a descoberta do vírus causador da doença, o HIV.

“Araxá vai despertar uma reflexão em toda a população sobre os cuidados e a prevenção da doença que infelizmente não tem a cura. As atividades serão com intuito preventivo”, destaca a coordenadora do CTA, Roberta Duarte Silva.

Veículo: Stylo FM 102.1 Data: 28/11/2018 Link: http://www.stylofm.com.br/noticias/uniluz-no-vai-acontecer-neste-ano-em- tubaro

Uniluz não vai acontecer neste ano em Tubarão

O Natal de Tubarão não contará com o Uniluz em 2018. Essa será a primeira vez, em dez anos, que o tradicional espetáculo não fará parte da programação de fim de ano da cidade. Segundo a Unisul, o contexto econômico e eleitoral dos últimos meses não permitiu a viabilidade do evento.

O Uniluz se tornou o evento que abre a programação de Natal de Tubarão, e, por isso, a não realização do grande show pegou muita gente de surpresa. Segundo Rafael Ávila Faraco, diretor do campus Tubarão da Unisul, a determinação institucional foi tomada pelas dificuldades de operacionalização do espetáculo. “Este ano, não faremos o Uniluz por conta do contexto econômico, e porque foi um ano de eleições, o que nos gerou essa dificuldade de viabilizar financeiramente o projeto, por meio da Lei Rouanet, como fizemos nos últimos anos”, explicou Rafael.

Segundo o diretor do campus, a Unisul deve participar apenas do desfile do Natal Luz, realizado em parceria entre a prefeitura e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no dia 5 de dezembro. A presença dos grupos artísticos da universidade e do Colégio Dehon está confirmada nesse desfile.

Rafael também explica que a participação da Unisul no Natal Luz deste ano foi acordada com a CDL e com a prefeitura. “Se no ano passado fizemos de forma diferente, foi porque o acordo também era diferente”, pontuou.

A universidade acredita que em 2019 o Uniluz possa voltar a ser realizado. “Será um novo ano, com novas gestões. A tendência é que o projeto volte a acontecer”, conclui Rafael.

Em 2000 O primeiro Uniluz foi realizado em 2000. O único ano, até então, sem a realização do evento havia sido em 2006. Já passaram pelo palco do evento grandes nomes da música nacional, como Fafá de Belém, Zé Ramalho, Guilherme Arantes, Elba Ramalho e Agnaldo Timóteo. “A gente sabe que, em situações de dificuldade, a área cultural é sempre uma das primeiras a ser atingida. A cidade e a cultura local perdem com a não realização do Uniluz”, diz Valdézia Pereira, responsável pela área Cultural da Unisul no campus Tubarão. Diário do Sul

Veículo: Alvorada Data: 28/11/2018 Link: http://www.transportesalvorada.com.br/noticias/rua-padre-dionisio-da- cunha-laudth-tem-segundo-trecho-pavimentado

Rua Padre Dionísio da Cunha Laudth tem segundo trecho pavimentado

Rua que mais exigiu intervenções e obras especiais, a Dionísio da Cunha Laudth teve pavimentado nesta segunda-feira (26) o trecho entre a avenida José Acácio Moreira e o cruzamento com a rua Simeão Esmeraldino de Menezes (Shopping Unisul).

A via que liga a beira-rio a BR-101 passando pelo lado da Unisul e do Colégio Dehon teve pavimentado há alguns meses o trecho próximo ao Centro Tecnológico (Centec).

A pavimentação do novo trecho só foi possível depois da execução de uma megaoperação para construção de um sistema de macrodrenagem que encerrou de forma definitiva os alagamentos que ocorriam nas imediações do Bloco da Saúde. A primeira parte do sistema, uma tubulação metálica de 1,80 metro de diâmetro, foi construída sob a rua e sem a necessidade de escavações. A segunda parte foi feita de maneira tradicional com tubulação dupla de concreto.

“Foi um trabalho caro e demorado, mas que vai revolucionar essa região dos bairros Dehon e Morrotes. A rua ficou mais larga, os moradores de livraram dos alagamentos e os imóveis tiveram boa valorização imobiliária”, lembra o prefeito Joares Ponticelli.O terceiro lote a receber asfalto fica entre o cruzamento da rua Simeão Esmeraldino de Menezes com a parte mais alta do morro nas imediações do Centec. A drenagem nesse trecho está em fase final de implantação.

O investimento na revitalização da rua Padre Dionísio da Cunha Laudth é o segundo maior entre todos os projetos de revitalização dos acessos de Tubarão, mais de R$ 4,6 milhões, atrás apenas dos investimentos aplicados na rua Sílvio Búrigo (Acesso Sul), com mais de R$ 6,5 milhões.

Veículo: Gazeta Esportiva Data: 28/11/2018 Link: https://www.gazetaesportiva.com/mais-esportes/volei/volei-renata-anuncia- contratacao-de-campeao-mundial-joao-paulo-tavares/

Vôlei Renata anuncia contratação de campeão mundial João Paulo Tavares

Campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2010, o ponteiro João Paulo Tavares é o novo reforço do Vôlei Renata para a disputa da Superliga Masculina. Experiente, o jogador retorna ao time campineiro após duas temporadas para fortalecer ainda mais o elenco comandado pelo técnico Horácio Dileo. Além do time campineiro, onde jogou nas temporadas 13/14 e 14/15, Tavares passou por equipes como Banespa, Cimed, Unisul e atuou fora do Brasil, defendendo Panthers, do Japão, e Castellana Grotte, da Itália.

Com a camisa da Seleção Brasileira, foi duas vezes campeão da Liga Mundial (2009 e 2010) e fez parte do grupo que faturou o título mundial de 2010. “É muito legal poder voltar e reencontrar o pessoal que jogou comigo aqui como o Luizinho e o Vini. Parece que a amizade, a convivência, continua de onde tinha parado. Ela não deixou de existir quando sai, mas é a mesma dos anos que joguei aqui”, comentou o jogador, que defendeu Vôlei Ribeirão na última temporada, justamente o próximo adversário do Vôlei Renata na Superliga.

“O time de Ribeirão mudou bastante desde quando sai, mas algumas peças ainda continuam, então vou poder ajudar em uma característica ou outra. Mesmo assim, o mais importante é que chego para auxiliar o Vôlei Renata, a princípio nos treinos, também tentando ajudar os mais jovens como o Renan e o Dani, que tem muita qualidade. A medida que eu for adquirindo o mesmo ritmo dos demais, vou me inserindo ao time e ajudando da melhor forma possível”, acrescentou.

Tavares se juntou ao elenco campineiro há duas semanas e esteve em quadra na partida contra o Sesi-SP na última semana. Ele começou no banco de reservas e entrou em algumas passagens de rede para compor o bloqueio. “Foi tudo bem rápido. Comecei a treinar aqui e em menos de duas semanas já estava jogando. É bom sentir essa adrenalina do jogo, de tentar ajudar o time, claro que ainda falta um pouco de ritmo, mas serve de estímulo para continuar”, encerrou o ponteiro. Com João Paulo Tavares, o Vôlei Renata segue se preparando para mais um duelo pela Superliga. Em sexto lugar, com nove pontos, o time campineiro recebe Ribeirão, no Ginásio do Taquaral, em Campinas, às 18 horas.

Veículo: Terra Data: 28/11/2018 Link: https://www.terra.com.br/esportes/volei/volei-renata-anuncia-contratacao-de- campeao-mundial-joao-paulo-tavares,c474cded3dc803f3f7c72f939d7786b58q7n8snq.html

Vôlei Renata anuncia contratação de campeão mundial João Paulo Tavares

Campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2010, o ponteiro João Paulo Tavares é o novo reforço do Vôlei Renata para a disputa da Superliga Masculina. Experiente, o jogador retorna ao time campineiro após duas temporadas para fortalecer ainda mais o elenco comandado pelo técnico Horácio Dileo. Além do time campineiro, onde jogou nas temporadas 13/14 e 14/15, Tavares passou por equipes como Banespa, Cimed, Unisul e atuou fora do Brasil, defendendo Panasonic Panthers, do Japão, e Castellana Grotte, da Itália.

Com a camisa da Seleção Brasileira, foi duas vezes campeão da Liga Mundial (2009 e 2010) e fez parte do grupo que faturou o título mundial de 2010. "É muito legal poder voltar e reencontrar o pessoal que jogou comigo aqui como o Luizinho e o Vini. Parece que a amizade, a convivência, continua de onde tinha parado. Ela não deixou de existir quando sai, mas é a mesma dos anos que joguei aqui", comentou o jogador, que defendeu Vôlei Ribeirão na última temporada, justamente o próximo adversário do Vôlei Renata na Superliga.

"O time de Ribeirão mudou bastante desde quando sai, mas algumas peças ainda continuam, então vou poder ajudar em uma característica ou outra. Mesmo assim, o mais importante é que chego para auxiliar o Vôlei Renata, a princípio nos treinos, também tentando ajudar os mais jovens como o Renan e o Dani, que tem muita qualidade. A medida que eu for adquirindo o mesmo ritmo dos demais, vou me inserindo ao time e ajudando da melhor forma possível", acrescentou.

Tavares se juntou ao elenco campineiro há duas semanas e esteve em quadra na partida contra o Sesi-SP na última semana. Ele começou no banco de reservas e entrou em algumas passagens de rede para compor o bloqueio. "Foi tudo bem rápido. Comecei a treinar aqui e em menos de duas semanas já estava jogando. É bom sentir essa adrenalina do jogo, de tentar ajudar o time, claro que ainda falta um pouco de ritmo, mas serve de estímulo para continuar", encerrou o ponteiro. Com João Paulo Tavares, o Vôlei Renata segue se preparando para mais um duelo pela Superliga. Em sexto lugar, com nove pontos, o time campineiro recebe Ribeirão, no Ginásio do Taquaral, em Campinas, às 18 horas.

Veículo: NSC Total Data: 28/11/2018 Link: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/laine-valgas/mutirao-contra-o- cancer-de-pele-em-palhoca

Mutirão contra o câncer de pele em Palhoça

No próximo sábado, um mutirão gratuito de dermatologistas em Palhoça fará avaliações em lesões e manchas que podem indicar câncer de pele. A mobilização é em alusão à Campanha Nacional Dezembro Laranja, que pretende estimular a prevenção e o diagnóstico precoce de carcinomas ou melanomas.

Tudo acontecerá das 9h às 15h, na Policlínica Municipal de Referência (Rua Cel. Bernardino Machado, 95, Centro), que também funciona como clínica-escola para o curso de medicina da Unisul. O mutirão é destinado a qualquer pessoa que possua lesão suspeita na pele. As senhas serão distribuídas pela manhã, por ordem de chegada.

Veículo: O Povo Data: 28/11/2018 Link: https://www.opovo.com.br/esportes/maisesportes/2018/11/volei-renata- anuncia-contratacao-de-campeao-mundial-joao-paulo-tavares.html

Vôlei Renata anuncia contratação de campeão mundial João Paulo Tavares

Campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2010, o ponteiro João Paulo Tavares é o novo reforço do Vôlei Renata para a disputa da Superliga Masculina. Experiente, o jogador retorna ao time campineiro após duas temporadas para fortalecer ainda mais o elenco comandado pelo técnico Horácio Dileo. Além do time campineiro, onde jogou nas temporadas 13/14 e 14/15, Tavares passou por equipes como Banespa, Cimed, Unisul e atuou fora do Brasil, defendendo Panasonic Panthers, do Japão, e Castellana Grotte, da Itália.

Com a camisa da Seleção Brasileira, foi duas vezes campeão da Liga Mundial (2009 e 2010) e fez parte do grupo que faturou o título mundial de 2010. “É muito legal poder voltar e reencontrar o pessoal que jogou comigo aqui como o Luizinho e o Vini. Parece que a amizade, a convivência, continua de onde tinha parado. Ela não deixou de existir quando sai, mas é a mesma dos anos que joguei aqui”, comentou o jogador, que defendeu Vôlei Ribeirão na última temporada, justamente o próximo adversário do Vôlei Renata na Superliga.

“O time de Ribeirão mudou bastante desde quando sai, mas algumas peças ainda continuam, então vou poder ajudar em uma característica ou outra. Mesmo assim, o mais importante é que chego para auxiliar o Vôlei Renata, a princípio nos treinos, também tentando ajudar os mais jovens como o Renan e o Dani, que tem muita qualidade. A medida que eu for adquirindo o mesmo ritmo dos demais, vou me inserindo ao time e ajudando da melhor forma possível”, acrescentou.

Tavares se juntou ao elenco campineiro há duas semanas e esteve em quadra na partida contra o Sesi-SP na última semana. Ele começou no banco de reservas e entrou em algumas passagens de rede para compor o bloqueio. “Foi tudo bem rápido. Comecei a treinar aqui e em menos de duas semanas já estava jogando. É bom sentir essa adrenalina do jogo, de tentar ajudar o time, claro que ainda falta um pouco de ritmo, mas serve de estímulo para continuar”, encerrou o ponteiro. Com João Paulo Tavares, o Vôlei Renata segue se preparando para mais um duelo pela Superliga. Em sexto lugar, com nove pontos, o time campineiro recebe Ribeirão, no Ginásio do Taquaral, em Campinas, às 18 horas.

Veículo: A Cidade On Campinas Data: 28/11/2018 Link: https://www.acidadeon.com/campinas/esportes/NOT,0,0,1389341,volei+renata+con trata+o+campeao+mundial+joao+paulo+tavares.aspx

Vôlei Renata contrata o campeão mundial João Paulo Tavares

Tavares é o novo reforço do Vôlei Renata; time encara o Riberião neste sábado (1), no Ginásio do Taquaral, em Campinas, às 18 horas

Campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2010, o ponteiro João Paulo Tavares é o novo reforço do Vôlei Renata para a disputa da Superliga Masculina. Time encara o Ribeirão neste sábado (1), no Ginásio do Taquaral, em Campinas. Experiente, o jogador retorna ao time campineiro após duas temporadas para fortalecer ainda mais o elenco comandado pelo técnico Horácio Dileo.

Além do time campineiro, onde jogou nas temporadas 13/14 e 14/15, Tavares passou por equipes como Banespa, Cimed, Unisul e atuou fora do Brasil, defendendo Panasonic Panthers, do Japão, e Castellana Grotte, da Itália. Com a camisa da Seleção Brasileira, foi duas vezes campeão da Liga Mundial (2009 e 2010) e fez parte do grupo que faturou o título mundial de 2010.

"É muito legal poder voltar e reencontrar o pessoal que jogou comigo aqui como o Luizinho e o Vini. Parece que a amizade, a convivência, continua de onde tinha parado. Ela não deixou de existir quando sai, mas é a mesma dos anos que joguei aqui", comentou o jogador, que defendeu Vôlei Ribeirão na última temporada, justamente o próximo adversário do Vôlei Renata na Superliga.

Tavares se juntou ao elenco campineiro há duas semanas e esteve em quadra na partida contra o Sesi-SP na última semana. Ele começou no banco de reservas e entrou em algumas passagens de rede para compor o bloqueio.

Com João Paulo Tavares, o Vôlei Renata segue se preparando para mais um duelo pela Superliga. Em sexto lugar, com nove pontos, o time campineiro recebe Ribeirão no sábado (1), no Ginásio do Taquaral, em Campinas, às 18 horas.

Veículo: JVC Regional Data: 28/11/2018 Link: https://www.jornaljvcregional.com.br/noticias/sade/796008

Visita de especialista de Israel a Tubarão busca gerar oportunidades de negócios

Especialistas do mercado de Israel, entre eles o Vice-Presidente da Câmara de Comércio Rio de Janeiro-Israel, Rafael Vulej, visitaram Tubarão nesta terça-feira (27), conhecendo empresas e encerrando a programação em encontro na ACIT (Associação Empresarial de Tubarão), para falar sobre oportunidades de negócios.

Uma delas é a Missão Empresarial ao Med in Israel, um dos principais eventos em Tecnologia da Saúde do mundo, que acontecerá em março de 2019. “A ideia é criarmos uma missão a este evento em Israel com a possibilidade de abrirmos a agenda incluindo visita guiada, tornando-a o mais proveitosa possível, focada em negócios”, explica o presidente da ACIT, Edson Martins Antonio. Ele reforça que a pretensão é agregar e unir as pontas para promover desenvolvimento. “Para isso, já temos o apoio da Embaixada no Rio de Janeiro, da Câmara Brasil/Israel, bem como do Governo de Tubarão e da Unisul, dependendo agora da adesão dos empresários”, completa.

Se mostrando impressionado com as potencialidades da cidade e da região, Rafael Vulej explicou que em Israel há setores fortes como a Saúde, Defesa/Segurança e Agricultura, e que a força da economia vem de muita pesquisa e desenvolvimento, bem como investimentos fortes em formação e educação. “Somos hoje o segundo melhor lugar para startups depois do Vale do Silício e o quinto País mais inovador”, declarou.

Aproveitando a oportunidade que o Município está vivendo, de atrair os olhares inclusive de fora, o secretário de desenvolvimento econômico, Giovani Bernardo, lembrou que quando se fala em referência na Saúde, é inevitável falar de Israel. “Queremos entender melhor este mercado e como avançaram tanto ao longo do tempo, e nos aproximar, gerando sinergia e oportunidades”, afirmou.

A indústria de Saúde digital de Israel tem suas raízes em uma longa história de uso de tecnologias de Comunicação inovadoras para melhorar a prestação de cuidados de Saúde. São mais de 25 anos de experiência na implementação de TI de Saúde, registros médicos eletrônicos e análise de negócios, que faz com o que o Governo invista fortemente em TI, colocando expertise israelense na demanda internacional.

Interessados em mais informações sobre a Missão Empresarial, devem entrar em contato na ACIT, pelo telefone (48) 3626-6222.

Veículo: Jornal Floripa Data: 28/11/2018 Link: http://www.jornalfloripa.com.br/sc-tera-exames-gratuitos-para-deteccao-de- cancer-de-pele-neste-sabado/

SC terá exames gratuitos para detecção de câncer de pele neste sábado

Santa Catarina é um dos Estados com maior número de casos de câncer de pele do país. para tentar reduzir o número de casos da doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza a campanha #DezembroLaranja, iniciativa apoiada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB).

A iniciativa visa a alertar a população sobre prevenção, diagnóstico e acesso ao tratamento da doença no Brasil. Neste ano, a campanha dá continuidade ao tema Se exponha mas não se queime . A primeira ação da campanha #DezembroLaranja ocorre no dia 1º de dezembro, quando cerca de 4 mil médicos dermatologistas e voluntários irão atender e esclarecer a população sobre a importância de adotar medidas preventivas.

As consultas serão realizadas gratuitamente em 132 postos de atendimento em diversos Estados. Desde 1999, o mutirão já beneficiou mais de 594 mil brasileiros, e nesta 20ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da SBD, a previsão é de que 30 mil pessoas sejam atendidas.

Para participar da ação, as pessoas precisam procurar um posto de atendimento entre 9h e 15h e aguardar o atendimento. Durante o exame preventivo gratuito, o dermatologista examinará o paciente para verificar se ele tem câncer da pele ou se possui fatores de riscos

Em Santa Catarina, os atendimentos serão nos seguintes locais:

Ambulatório Médico de Especialidades- Curso de Medicina do Sul de Santa Catarina, em Tubarão

AMU – Ambulatório Multidisciplinar Universitário , em Joaçaba

Centro de Saúde do Município de Brusque/Andar Térreo CRESM – Centro Regional Especialidades Médicas Municipal de Chapecó

Policlínica de Concórdia

Policlínica Municipal de Palhoça, na Unisul

Confira os locais de atendimento

Como evitar o câncer de pele

As recomendações básicas da SBD incluem a adoção de medidas, como evitar os horários de maior incidência solar (das 10h às 16h); utilizar chapéus de abas largas, óculos para sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; procurar locais de sombra, bem como manter uma boa hidratação corporal. A sociedade médica também orienta para o uso diário de protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30, que deve ser reaplicado a cada duas a três horas, ou após longos períodos de imersão na água.

Veículo: Diário Catarinense Data: 28/11/2018 Link: http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2018/11/sc-tera-exames- gratuitos-para-deteccao-de-cancer-de-pele-neste-sabado-10652762.html

SC terá exames gratuitos para detecção de câncer de pele neste sábado

Santa Catarina é um dos Estados com maior número de casos de câncer de pele do país. para tentar reduzir o número de casos da doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza a campanha #DezembroLaranja, iniciativa apoiada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB).

A iniciativa visa a alertar a população sobre prevenção, diagnóstico e acesso ao tratamento da doença no Brasil. Neste ano, a campanha dá continuidade ao tema Se exponha mas não se queime. A primeira ação da campanha #DezembroLaranja ocorre no dia 1º de dezembro, quando cerca de 4 mil médicos dermatologistas e voluntários irão atender e esclarecer a população sobre a importância de adotar medidas preventivas.

As consultas serão realizadas gratuitamente em 132 postos de atendimento em diversos Estados. Desde 1999, o mutirão já beneficiou mais de 594 mil brasileiros, e nesta 20ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da SBD, a previsão é de que 30 mil pessoas sejam atendidas.

Para participar da ação, as pessoas precisam procurar um posto de atendimento entre 9h e 15h e aguardar o atendimento. Durante o exame preventivo gratuito, o dermatologista examinará o paciente para verificar se ele tem câncer da pele ou se possui fatores de riscos.

Em Santa Catarina, os atendimentos serão nos seguintes locais:

 Ambulatório Médico de Especialidades- Curso de Medicina do Sul de Santa Catarina, em Tubarão

 AMU - Ambulatório Multidisciplinar Universitário , em Joaçaba

 Centro de Saúde do Município de Brusque/Andar Térreo

 CRESM - Centro Regional Especialidades Médicas Municipal de Chapecó

 Policlínica de Concórdia

 Policlínica Municipal de Palhoça, na Unisul

Confira os locais de atendimento aqui

Como evitar o câncer de pele

As recomendações básicas da SBD incluem a adoção de medidas, como evitar os horários de maior incidência solar (das 10h às 16h); utilizar chapéus de abas largas, óculos para sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; procurar locais de sombra, bem como manter uma boa hidratação corporal. A sociedade médica também orienta para o uso diário de protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30, que deve ser reaplicado a cada duas a três horas, ou após longos períodos de imersão na água.

Veículo: Entretenimiento Bi Data: 28/11/2018 Link: http://entretenimientobit.com/esporte/volei-renata-anuncia-contratacao-de- campeao-global-joao-paulo-tavares/

Vôlei Renata anuncia contratação de campeão global João Paulo Tavares

Campeão global com a Seleção Brasileira em 2010, o ponteiro João Paulo Tavares é o novo reforço do Vôlei Renata para a disputa da Superliga Masculina. Experiente, o jogador regressa ao time campineiro após duas temporadas para fortalecer ainda mais o elenco comandado pelo técnico Horácio Dileo. Além do time campineiro, onde jogou nas temporadas 13/14 e 14/15, Tavares passou por equipes como Banespa, Cimed, Unisul e atuou fora do Brasil, defendendo Panasonic Panthers, do Japão, e Castellana Grotte, da Itália.

Com a camisa da Seleção Brasileira, foi duas vezes campeão da Liga Mundial e fez parte do grupo que faturou o título global de 2010. “É bastante legal poder voltar e reencontrar o pessoal que jogou comigo aqui como o Luizinho e o Vini. Parece que a amizade continua de onde tinha parado. A amizade é a convivência. Quando sai, ela não deixou de existir, mas é a mesma dos anos que joguei aqui”, comentou o jogador, que defendeu Vôlei Ribeirão na última temporada, justamente o próximo oponente do Vôlei Renata na Superliga.

Depois da atuação abaixo do esperado no primeiro set, o Vôlei Renata voltou à quadra melhor e conseguiu equilibrar o primeiro terço do segundo set. No entanto, o Sesi novamente deslanchou e abriu benefício apreciável até o fim do set, que concluiu com triunfo dos visitantes por 25 a 15.

Tavares se uniu ao elenco campineiro há duas semanas e esteve em quadra na partida contra o Sesi-SP na última semana. Ele iniciou no banco de reservas e entrou em algumas passagens de rede para compor o bloqueio. “Foi tudo bem rápido. Comecei a treinar aqui e em menos de duas semanas já estava jogando. É bom sentir essa adrenalina do jogo, de tentar ajudar o time, claro que ainda falta um pouco de ritmo, mas serve de estímulo para continuar”, concluiu o ponteiro. Com João Paulo Tavares, o Vôlei Renata segue se preparando para mais um duelo pela Superliga. Em sexto lugar, com nove pontos, o time campineiro recebe Ribeirão, no Ginásio do Taquaral, em Campinas, às 18 horas.

O quarto set foi o mais equilibrado da noite. Desta vez, nenhum dos times conseguiu engatar uma sequência de pontos e a disputa foi ponto a ponto. O placar final fez jus ao equilíbrio da parcial e mostrou triunfo do Sesi pela benefício mínimo, 25 a 23, resultado que fechou o jogo em 3 sets a 1 para os paulistanos.

Veículo: Olhar do Sul Data: 28/11/2018 Link: https://olhardosul.com.br/de-olho-na-noticia/icara-autoconhecimento-pode- ser-o-diferencial-para-a-alta-performance/

Içara | Autoconhecimento pode ser o diferencial para a alta performance

Além de administradora, Fabiana é especialista em aumento de performance pessoal, profissional, liderança, vendas e análise comportamental

Quem conhece os seus limites consegue explorar melhor os potenciais e controlar ainda mais as fragilidades. E isto significa resultados melhores. Quando há também a definição da razão de existir, diretriz do que fazer, em que direção se quer chegar e os valores pessoais que norteiam as escolhas tudo fica ainda mais fácil. Este foi o objetivo da Associação Empresarial de Içara com a palestra de Fabiana Izidoro. O evento sobre Autoconhecimento, Propósito e Alta Performance ocorreu na Unisul na noite desta segunda-feira, dia 26.

Além de administradora, Fabiana é especialista em aumento de performance pessoal, profissional, liderança, vendas e análise comportamental. Foi também vencedora do prêmio de qualidade em atendimento e performance profissional 2018 pela pesquisa Company. “Estamos no encerramento do ano. É hora de avaliar o que deu certo, propor novos caminhos para o que não saiu como esperado e projetar 2019. Esperamos que esta palestra tenha contribuído para um novo ano de muito mais sucesso a todos”, pontua o presidente da Acii, Ramiro Cardoso.

Veículo: Rádio Santa Catarina Data: 28/11/2018 Link: http://www.radiosc.com.br/noticias/read.php?id=10790

EMPRESÁRIO DE ISRAEL PARTICIPA DE ENCONTRO NA ACIT

Especialistas do mercado de Israel, entre eles o vice-presidente da Câmara de Comércio Rio de Janeiro-Israel, Rafael Vulej, visitaram Tubarão para conhecer empresas e encerrar a programação em encontro na Acit (Associação Empresarial), para falar sobre oportunidades de negócios.

Uma delas é a Missão Empresarial ao Med in Israel, um dos principais eventos em Tecnologia da Saúde do mundo, que acontecerá em março de 2019. “A ideia é criarmos uma missão para este evento em Israel, com a possibilidade de abrirmos a agenda incluindo visita guiada, tornando-a o mais proveitosa possível, focada em negócios”, explica o presidente da Acit, Edson Martins Antônio.

Ele reforça que a pretensão é agregar e unir as pontas para promover desenvolvimento. “Para isso, já temos o apoio da Embaixada no Rio de Janeiro, da Câmara Brasil/Israel, bem como do governo de Tubarão e da Unisul, dependendo agora da adesão dos empresários”, completa. Impressionado com as potencialidades da cidade e da região, Rafael Vulej explicou que, em Israel, há setores fortes, como a saúde, defesa/segurança e agricultura, e que a força da economia vem de muita pesquisa e desenvolvimento, bem como investimentos fortes em formação e educação.

“Somos, hoje, o segundo melhor lugar para startups depois do Vale do Silício, e o quinto país mais inovador”, salientou.

Aproveitando a oportunidade que o município está vivendo, de atrair os olhares, inclusive de fora, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Giovani Bernardo, lembrou que, quando se fala em referência na saúde, é inevitável não falar de Israel. “Queremos entender melhor este mercado e como avançaram tanto ao longo do tempo, e nos aproximarmos, gerando sinergia e oportunidades”, afirmou.

Tecnologia para a saúde A indústria de saúde digital de Israel tem suas raízes em uma longa história de uso de tecnologias de comunicação inovadoras para melhorar a prestação de cuidados de saúde. São mais de 25 anos de experiência na implementação de TI de Saúde, registros médicos eletrônicos e análise de negócios, que fazem com que o governo invista fortemente em TI, colocando a experiência israelense na demanda internacional

Veículo: Rádio Santa Catarina Data: 28/11/2018 Link: http://www.radiosc.com.br/noticias/read.php?id=10792

UNILUZ NÃO VAI ACONTECER NESTE ANO

O Natal de Tubarão não contará com o Uniluz em 2018. Essa será a primeira vez, em dez anos, que o tradicional espetáculo não fará parte da programação de fim de ano da cidade. Segundo a Unisul, o contexto econômico e eleitoral dos últimos meses não permitiu a viabilidade do evento.

O Uniluz se tornou o evento que abre a programação de Natal de Tubarão, e, por isso, a não realização do grande show pegou muita gente de surpresa. Segundo Rafael Ávila Faraco, diretor do campus Tubarão da Unisul, a determinação institucional foi tomada pelas dificuldades de operacionalização do espetáculo.

“Este ano, não faremos o Uniluz por conta do contexto econômico, e porque foi um ano de eleições, o que nos gerou essa dificuldade de viabilizar financeiramente o projeto, por meio da Lei Rouanet, como fizemos nos últimos anos”, explicou Rafael.

Segundo o diretor do campus, a Unisul deve participar apenas do desfile do Natal Luz, realizado em parceria entre a prefeitura e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no dia 5 de dezembro. A presença dos grupos artísticos da universidade e do Colégio Dehon está confirmada nesse desfile.

Rafael também explica que a participação da Unisul no Natal Luz deste ano foi acordada com a CDL e com a prefeitura. “Se no ano passado fizemos de forma diferente, foi porque o acordo também era diferente”, pontuou.

A universidade acredita que em 2019 o Uniluz possa voltar a ser realizado. “Será um novo ano, com novas gestões. A tendência é que o projeto volte a acontecer”, conclui Rafael.

Em 2000 O primeiro Uniluz foi realizado em 2000. O único ano, até então, sem a realização do evento havia sido em 2006. Já passaram pelo palco do evento grandes nomes da música nacional, como Fafá de Belém, Zé Ramalho, Guilherme Arantes, Elba Ramalho e Agnaldo Timóteo. “A gente sabe que, em situações de dificuldade, a área cultural é sempre uma das primeiras a ser atingida. A cidade e a cultura local perdem com a não realização do Uniluz”, diz Valdézia Pereira, responsável pela área Cultural da Unisul no campus Tubarão.

Veículo: Rádio Santa Catarina Data: 28/11/2018 Link: http://www.radiosc.com.br/noticias/read.php?id=10791

TB CONTARÁ COM DESFILE NO DIA 5

A chegada do Papai Noel em Tubarão acontece na noite do dia 5 de dezembro, na Casa da Cidade, no Centro. O local foi restaurado e vai receber, na próxima semana, a Casa do Papai Noel. Toda a decoração será instalada na próxima semana. Ali, o bom velhinho será recepcionado pelo prefeito Joares Ponticelli e por outras autoridades.

Antes, às 20h, acontece o tradicional desfile de Natal. Segundo a prefeitura, mais de mil pessoas, de 20 grupos culturais da cidade, vão participar do evento. “São entidades como corais, bandas marciais, a Lira Tubaronense, grupos de teatro e de dança da Unisul”, explica o gerente de Cultura de Tubarão, Paulo Garcia.

O desfile vai começar em frente à antiga rodoviária, na avenida Marcolino Martins Cabral, e vai até a Praça Sete de Setembro. A novidade em 2018 ficará por conta de um carrossel, que será montado ao lado da Casa da Cidade. “Tanto o passeio no carrossel quanto as visitas na Casa do Papai Noel serão gratuitas, e a casa ficará aberta até a véspera do Natal”, disse Paulo. A programação completa do Natal 2018 ainda está sendo fechada pela prefeitura e pela CDL.

TV

Veículo: Unisul TV – Câmera Aberta Data: 28/11/2018 Assunto: 1º festival de inovação acontece em Tubarão. Link: https://pt-br.facebook.com/UnisulTV/videos/1869664906475502/

Rádio

Veículo: Rádio Santa Catarina Programa: Arilton Barreiros – Unisul Comunitária Data: 28/11/2018 Hora: 7h30min Assunto: A Unisul TV é uma das finalistas na categoria telejornalismo. Na sexta- feira acontece o Desfile de Moda Mulheres Incríveis. O evento encerra o semestre do Curso de Design de Moda da Unisul e homenageia mulheres do século 19, 20 e 21. Comentarista: Beatriz Juncklaus

Veículo: Rádio Bandeirantes Programa: Programa do Mexicano – Unisul Comunitária Data: 28/11/2018 Hora: 10horas Assunto: A Unisul TV é uma das finalistas na categoria telejornalismo. Na sexta- feira acontece o Desfile de Moda Mulheres Incríveis. O evento encerra o semestre do Curso de Design de Moda da Unisul e homenageia mulheres do século 19, 20 e 21. Comentarista: Beatriz Juncklaus

Veículo: Rádio Litoral Programa: Jornal Litoral AM 1320 Data: 28/11/2018 Hora: 7horas Assunto: A Unisul TV é uma das finalistas na categoria telejornalismo. Na sexta- feira acontece o Desfile de Moda Mulheres Incríveis. O evento encerra o semestre do Curso de Design de Moda da Unisul e homenageia mulheres do século 19, 20 e 21. Comentarista: Beatriz Juncklaus

Veículo: Rádio Bandeirantes Programa: Camarote do Paulinho Horário: 14horas Data: 28/11/2018 Tema: Evento de moda: mulheres incríveis Entrevistado: Professora Deisy

Veículo: Rádio Tubá Programa: Magda Horário: 16h30min Data: 28/11/2018 Assunto: Preservação do rio Tubarão Entrevistado: Professora Maricelma

Jornal Unisul Hoje

Veículo: Unisul Hoje Data: 27/11/2018 Link: http://hoje.unisul.br/pec-art-170-rejeitada-audiencia-alesc/

PEC do Artigo 170 é rejeitada em audiência pública na Alesc

Os estudantes das instituições comunitárias (entre elas, a Unisul) e das faculdades privadas de todas as regiões do Estado decidiram, por maioria dos presentes, rejeitar a divisão das bolsas do Artigo 170 da Constituição Estadual, conforme disposto na Proposta de Emenda à Constituição, a PEC 0005.3/207 (PEC do Art. 170), durante a quarta e última audiência pública, nessa segunda-feira (26), promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto da ALESC.

A Proposta de Emenda Constitucional nº 0005.3/2017, que dá nova redação ao artigo 49 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado, foi apresentada pelo deputado Dóia Guglielmi (PSDB) e subscrita por vários deputados. De acordo com o texto da PEC, o percentual destinado às faculdades privadas aumentaria gradativamente dos 10% atuais para 50% em 2021, diminuindo de 90% para 50% os valores destinados às universidades criadas por leis municipais (sistema Acafe).

A mobilização dos DCEs

O apoio dos Diretórios Central dos Estudantes (DCE) foi fundamental justamente por serem os interlocutores entre a gestão das Universidades com os estudantes. E durante todo este processo representaram e mobilizaram a comunidade acadêmica a aderir ao movimento para garantir os interesses da classe. Ao levantar a bandeira da educação, o presidente do DCE da Grande Florianópolis, Victor Della Giustina Gaspodini, assegura os esforços para que o imposto do cidadão catarinense não valorize as empresas privadas, ou seja, que trazem retornos para nossa comunidade. “Os estudantes das universidades privadas não são nossos inimigos, pelo contrário, temos que nos unir para que o governo cumpra os 5% da lei, mas as bolsas do Art. 170 devem ser destinadas às universidades comunitárias, que cumprem um papel social muito importante ao prestar uma série de serviços e atendimentos. O DCE continuará a coletar as assinaturas e seguirá em contato com os deputados eleitos da grande Florianópolis pra convencê-los desde já a serem contra a PEC 53/2017, sempre com o compromisso pela educação de qualidade”.

Já, Luzimary Della Justina Stange, presidente do DCE no Campus Tubarão, destaca que a mobilização serve para conscientizar os estudantes sobre a PEC do Art.170 e a importância das universidades comunitárias que suprem uma necessidade do Estado perante a sociedade. “Se as universidades comunitárias não abraçarem o movimento, os serviços públicos serão sobrecarregados. Por exemplo, a Unisul somente em 2018, prestou mais de 74 mil atendimentos para a comunidade. Então o Art. 170 vem para suprir a deficiência do próprio governo em prestar serviços para a sociedade. Em contrapartida, o estudante tem contato com a profissão antes mesmo de ser inserido no mercado de trabalho”.

A rejeição da PEC do Art. 170

Além de rejeitar a divisão das bolsas, os estudantes também decidiram lutar pelo desembolso dos 5% do total que o Estado gasta com educação, uma vez que o Tribunal de Contas constatou que a média história do repasse é de apenas 1,54%. Ademais, ficou decidido buscar uma alternativa de financiamento para bolsas de estudos aos alunos das faculdades privadas.

As votações nas audiências públicas servem como orientação consultiva aos parlamentares e são de fundamental importância para a sequência da tramitação da proposta. Neste momento, a PEC encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para parecer da admissibilidade. Se rejeitada na CCJ, parte para arquivamento; se aprovada, parte para votação por maioria simples (uma vez admitida, segue para a Comissão de Mérito). Se passar pela CCJ, vai à plenário e, para ser aprovada, ainda precisará de 24 votos em dois turnos.

Ainda assim, é possível contribuir para a manutenção das bolsas das seguintes formas: 1) registrando nos abaixo-assinados, que se encontram nas Direções dos Campi e nas Sedes dos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), em Tubarão e na Grande Florianópolis (bem como na UnisulVirtual), com seu número de CPF ou RG em mãos, REJEITANDO à proposição que tramita na ALESC.

2) e, especialmente, votando CONTRÁRIO à PEC no site de consulta pública da ALESC conforme as orientações para manifestação online:

– após acessar o link acima, aparecerá um resumo das informações e, logo abaixo, dentre as opções, haverá um botão denominado ‘opinar’. – faça o seu cadastro (é muito rápido; mas – atenção – você precisará do número do seu título de eleitor). – depois de se cadastrar, vote CONTRÁRIO à PEC.

Veículo: Unisul Hoje Data: 27/11/2018 Link: http://hoje.unisul.br/novembro-azul-cancer-prostata-unisul-68-mil-vitimas- 2019/

Novembro Azul: câncer de próstata pode fazer mais de 68 mil vítimas em 2019

Quando o Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulgou a estimativa de novos casos para este ano, apontou que seriam em torno de 68.220, um risco de 66 casos a cada 100 mil homens, nas regiões sul e sudeste que são consideradas as mais desenvolvidas do Brasil. Os números chamam a atenção, ainda mais pelo fato de a previsão se manter para 2019. Um em cada nove homens serão diagnosticados com câncer de próstata.

Entre os estados que apontam maior incidência de novos casos no próximo ano, a região Sul aparece em primeiro lugar, com mais de 67. Seguido da região centro-oeste com 63 mil e depois, a nordeste, 53 mil. Já a região norte, apresenta mais de 31 mil novos casos e a sudeste em torno de 29 mil.

Por que falar do câncer de próstata?

Embora nos estudos constem que a causa da morte entre os homens são ocasionadas por acidentes de trabalho, trânsito, violência, hipertensão, diabetes, fumo, obesidade sintomas urinários e mais por doenças crônicas do que as mulheres, o câncer de próstata também está entre as estimativas.

De acordo com o professor Flávio Lobo Heldwein, do curso de Medicina da Grande Florianópolis, o câncer próstata é o mais frequente entre os homens, fica em seguseg lugar, o primeiro é o câncer de pele nao-melanoma e o terceiro, o câncer de pulmão. “Por razões que ainda estão sendo estudadas, o risco de câncer de próstata é 70% maior em negros do que em brancos não-hispânicos e no Brasil, a incidência continua a crescer sendo que o sul do Brasil apresenta a maior incidência”, aponta.

Incidência do câncer de próstata

Nos anos 1990, a taxa de incidência de câncer de próstata cresceu em grande parte por causa do rastreamento generalizado com o exame de sangue chamado antígeno prostático específico (PSA). Entretanto, nos últimos anos as taxas diminuíram em 4,0% ao ano (Dados da ACS).

Mais comum entre os homens na faixa dos 50 anos, também pode ser diagnosticado antes, por isso, os órgãos de saúde recomendam o diagnóstico precoce. “Por exemplo, a American Cancer Society sugere que a partir dos 50 anos sejam realizados os exames para que tenham uma expectativa de vida de pelo menos 10 anos. Deve-se levar em consideração que o alto risco de desenvolver câncer de próstata não só os homens negros ou com algum parente próximo, seja irmão, pai ou tio já diagnosticado com câncer de próstata antes dos 65 anos e, devem ter esta discussão começando aos 45 anos. Até aos 40 anos, existe evidência que o exame do PSA pode servir como comparativo e tem valor de predizer se o homem tem um risco maior de desenvolver e morrer de câncer de próstata”, explica o professor Flávio.

Quais os sintomas do câncer de próstata?

O câncer de próstata não apresenta sintomas no estágio inicial cientificamente comprovados, no entanto, quando avançado pode causar: micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, vontade de urinar principalmente durante a noite, sangue na urina ou no líquido seminal, disfunção erétil, fraqueza ou dormência nas pernas ou nos pés, dor costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.

Com o avanço da medicina, exame de toque retal já não é mais necessário, atualmente, o câncer de próstata pode ser detectado através do exame PSA. Embora o exame de toque, motivo de preconceito, ainda seja solicitado por ser mais rápido e barato. Entretanto, na consulta, vale a conversa com o profissional para avaliar o caso especificamente.

O que é PSA?

O Prostate-Specific Antigens, ou antígenos específicos da próstata (traduzido para o português), é um exame de sangue, solicitado ainda no início das investigações médicas, para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. Outros exames complementam o diagnóstico, como o toque retal. Esta tecnologia ampliou o acesso aos tratamentos e diagnósticos aqui no Brasil.

Como é feito o teste PSA?

Para o exame, uma amostra de sangue é coletada e enviada ao laboratório para análise. É comum que o médico solicite o PSA total e há casos em que também requisitem o PSA livre, ou seja, a quantidade que não está ligada à nenhuma proteína, se houver alterações nos resultados.

Tratamento do câncer de próstata

O professor Flávio ressalta que várias características individuais e da doença devem sempre ser consideradas. “Na doença localizada, dependendo da faixa etária e expectativa de vida do homem, existe 3 opções terapêuticas que podem ser oferecidas. Geralmente, câncer de próstata GRAU 1 (classificados como baixo risco), diagnosticados com tamanho muito reduzido, inicial, são os que apresentam melhores resultados a longo-prazo. Para tumores mais agressivos, devemos, da mesma forma ser mais agressivos, objetivando a cura. As opções de tratamento incluem cirurgia (aberta, laparoscópica ou robótica assistida), a radiação externa, ou implantes de sementes radioactivas (braquiterapia) e estratégias como crioterapia e HIFU. Quanto a doença é metastática o tratamento pode ser com quimioterapia e/ou hormonioterapia A terapia hormonal pode ser utilizada, em associação com a radioterapia”. O seguimento ativo, sem necessidade de tratamento definitivo de imediato, é uma estratégia com excelente sobrevida em estudos de até 15 anos. Porém, a seleção adequada e criteriosa dos pacientes é essencial. “Apesar das altas taxas de sobrevida após os tratamentos, portanto, excelentes resultados oncológicos, os resultados, dito, funcionais apresentam efeitos colaterais ou complicações. Tanto a radioterapia quanto a cirurgia podem resultar em dificuldades urinárias e de ereção, que podem ser por apenas um período ou definitivos. O tratamento hormonal pode controlar câncer de próstata avançado por longos períodos de anos. A quimioterapia pode prolongar a sobrevivência. Em casos mais avançados, onde o câncer continua a progredir e não responde mais aos hormônios, existe a vacina contra o câncer. Outros tipos de medicamentos podem ser usados quando o câncer compromete os ossos”, explica o Professor.

Atualmente, a sobrevivência câncer específica em 5 anos é 99%. Em 10 e 15 anos, as taxas de sobrevivência relativa são de 98% e 95%, respectivamente.

Prevenir o câncer de próstata ainda é a melhor solução

Por ser mais frequente entre os homens, é necessário considerar que no estágio inicial não apresenta sintomas. Mas quando realizado o trabalho de prevenção, possibilita aumentar a expectativa de vida. “Os homens muito idosos ou muito doentes não precisam mais fazer o PSA. Só que se o homem tiver sintomas urinários, tais como acordar entre duas ou mais a noite deve procurar um urologista para investigar independentemente da idade. Hoje, a recomendação principal se refere a homens entre 50 e 69 anos. Porém, considerando uma expectativa de vida de 15 anos, por exemplo, um homem de 50 anos deve fazer PSA de 2/2 anos, se saudáveis”, afirma o professor Flávio.

Veículo: Unisul Hoje Data: 27/11/2018 Link: http://hoje.unisul.br/estudantes-direito-unisul-judicializacao-medicamentos/

Estudantes elaboram projeto sobre a judicialização de medicamentos

Uma das vantagens proporcionadas pela Universidade durante a jornada acadêmica é a possibilidade de buscar percepções dentro das futuras áreas de atuação, ainda mais quando se trata de propor a reflexão sobre problemas que afetam as condições de vida da sociedade. E assim, os estudantes Alberto Dias, Amábile Blasius, Andreia Costa, Franciele dos Santos, Franciele Gerhart, Juliane Alves e Maria Eduarda Rocha, da segunda fase do curso de Direito na Unidade Pedra Branca, desenvolveram o projeto Mostra Judicialização de Medicamentos.

Os estudantes receberam o assunto como uma das propostas durante a unidade de aprendizagem de Psicologia Jurídica, e então, com a identificação dos integrantes pela temática, iniciaram os trabalhos. “No meu caso, por exemplo, minha mãe é médica da prefeitura de Florianópolis e convive diariamente com essa situação. A partir dessa temática nós começamos a desenvolver o trabalho. Sob a orientação do professor, fizemos entrevistas com juízes, procuradores, médicos e pacientes para buscar as diferentes perspectivas relacionadas ao assunto”, explica Alberto.

A proposta era justamente buscar as percepções dos diferentes atores da judicialização de medicamentos que envolve médicos, pacientes, justiça e estado, para fornecer insumo suficiente e provocar uma reflexão seguida de debates com os colegas da turma, os alunos onde realizaram entrevistas com juízes, procuradores, médicos e pacientes para buscar as diferentes perspectivas relacionadas ao assunto.

Segundo o aluno Alberto Dias, a pesquisa permitiu que se observasse como as decisões judiciárias têm impactado massiva e negativamente as contas do Estado. “ A cidade de Palhoça, por exemplo, compromete 25% do orçamento com medicamentos, tendo mês em que precisa escolher entre comprar os medicamentos básicos ou fornecer esses judiciais. Em nível nacional, os gastos somam mais de R$ 4 bilhões”, justifica.

No lado da justiça, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tomou uma decisão importante para diminuir o fluxo de pedidos ao estabelecer três critérios fundamentais para aceitar um pedido, conta Alberto. “Há também forte influência da indústria farmacêutica, tanto em cima do Estado, quanto com médicos. No Estado, o lobby influenciou a Lei das Patentes, favorecendo as grandes farmacêuticas, além do estabelecimento da Bancada Farmacêutica. Sob médicos, há reportagens da Folha e do Zero Hora sobre o assédio praticado pelos representantes farmacêuticos. Por fim, os pacientes também são influenciados, já que depositam suas esperanças em medicamentos que, muitas vezes, não são regulamentados pela Anvisa, colocando em cheque a autenticidade de seus resultados”.

Para finalizar, Alberto diz que os benefícios para os estudantes ao elucidar os fatos contribui de duas maneiras. “De maneira local, a discussão provocada na turma, que era o objetivo do professor para a matéria, é importante para a formação do futuro operador do direito, pois estimula a reflexão e o posicionamento crítico sobre o assunto. Com relação a população em geral, acredito que a informação é uma importante ferramenta para a conscientização. Ao notarmos que o Estado não será capaz de arcar com todas as despesas médicas, fica mais evidente que devemos assumir a responsabilidade de cuidarmos de nossa própria saúde de maneira preventiva, sendo isso, inclusive, um dos compromissos descritos em nossa Constituição”.

O que é a judicialização dos medicamentos?

A judicialização da saúde consiste no fornecimento de medicamentos, internações, cirurgias e demais tratamentos de saúde pelos órgãos públicos em virtude de decisões judiciais. No Brasil, o marco da Judicialização na área da saúde ocorreu na década de 1990, quando começaram a ser pleiteados judicialmente medicamentos antirretrovirais para o HIV / AIDS.

Nesse contexto, o direito a saúde está inserido na órbita dos direitos sociais constitucionalmente garantidos. De acordo consta no Artigo 196 da Constituição Federal de 1988 “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução dos riscos de doença e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

E ao trazer para a realidade, são comuns os casos de pessoas que necessitam de tratamentos médicos e que precisam recorrer à justiça por não conseguirem adquirir os medicamentos para a manutenção da sua própria vida. Muitas vezes, esses medicamentos estão em falta ou não são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a única saída vista por muitos é assegurar seu direito a saúde via ação judicial.

O material foi apresentado durante a Semana de Integração Docente Discente (SIDD), em outubro e orientado pelo professor Adriano Martendal, na unidade de apredizagem de Psicologia Jurídica. A pesquisa completa está disponível na íntegra neste link para consulta.

Veículo: Unisul Hoje Data: 28/11/2018 Link: http://hoje.unisul.br/estudantes-uniusul-premio-melhores-tcc-arquitetura/

Projetos das alunas de Arquitetura estão entre os melhores TCCs de SC

As estudantes Anallía Luz Maciel e Mayara Cristine Klein, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Grande Florianópolis, foram indicadas ao 6º Prêmio para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina 2018. O evento é promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-SC) e concede o reconhecimento aos melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) entre as escolas do Estado.

Os estudos foram julgados após criteriosa análise nos dias 11 e 12 de novembro pela Coordenação do Prêmio para Estudantes de acordo com a numeração definida pelo sistema de recebimento, sem a identificação dos seus autores.

Na solenidade de premiação, que embora não tenha a data ainda definida, serão reveladas a classificação dos TCCs e as menções honrosas. A relação geral pode ser conferida no site do Prêmio.

Os TCCs da Unisul indicados ao prêmio

O TCC de Anallía, intitulado: Biblioteca Multimídia Pública de Santa Catarina: Readequação frente às novas demandas visa contribuir para a retomada da vitalidade do bairro central da cidade de Florianópolis, resgatar o sentimento de pertencimento e interesse da população em instituições culturais através da requalificação da edificação sede da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC), bem como um anexo para o terreno adjacente vizinho, são pontos principais da proposta. A arquitetura pouco amigável com a vida urbana, a hierarquização de acessos, a falta de habitabilidade no interior do edifício, a subutilização dos espaços e a estrutura mal conservada da BPSC, são alguns dos problemas que influenciam a baixa procura pela instituição e como consequência, a pouca apropriação do espaço público do entorno.

Tendo em vista este cenário, o presente trabalho propõe alterações arquitetônicas, paisagísticas e urbanas, através de diretrizes projetuais que priorizam a escala do pedestre e a qualidade dos espaços. O projeto foi orientado pelo professor Arlis Buhl Peres.

Pranchas: PRANCHA 01 PRANCHA 02 PRANCHA 03 PRANCHA 04

Já, o projeto de Mayara, sobre a Habitação Temporária Emergencial: uma alternativa pós-desastres naturais em Santa Catarina, considera que Estado de Santa Catarina sofre constantemente com a incidência de eventos climáticos e meteorológicos, onde muitos destes ocasionam desastres naturais e influenciam diretamente no modo de vida de milhares de pessoas.

É diante de tal contexto que este trabalho propõe analisar os principais aspectos de exemplos de habitações temporárias, em situações pós-catástrofe, levando em conta aquelas com características dignas de uma moradia humanitária.

Mesmo com a constante ocorrência de situações catastróficas no território catarinense, o despreparo do Estado somado à pequena contribuição do meio acadêmico e a falta de organização social, tem dificultado um planejamento eficaz diante da imprevisibilidade destes eventos. Nasce, portanto, a necessidade de fundamentar o cenário de caráter emergencial em Santa Catarina de modo a contribuir para o desenvolvimento de um suporte de habitação temporária.

Este estudo, entretanto, prevê um tempo de moradia necessário até que se devolva a autonomia da população atingida para que esta possa retornar à normalidade cotidiana. O TCC foi orientado pelo professor Rudivan Luiz Cattani.

Pranchas: PRANCHA 01 PRANCHA 02 PRANCHA 03 PRANCHA 04

Veículo: Unisul Hoje Data: 28/11/2018 Link: http://hoje.unisul.br/evento-celebra-projetos-de-extensao-e-trabalhos- comunitarios/

Evento celebra projetos de extensão e trabalhos comunitários

A Jornada Unisul de Extensão aconteceu nesta quarta-feira (28) e contou com a presença de professores e alunos da Universidade. O evento tem como objetivo celebrar todos os projetos de extensão que são realizados na Unisul. Além disso, o momento também foi uma oportunidade para divulgar os trabalhos ganhadores do projeto TCC Comunidade.

Segundo o professor Mauri Luiz Heerdt, reitor da Unisul, este evento serve para mostrar o real caráter da Unisul como uma universidade comunitária. “Numa educação inovadora existe uma base muito sólida que é a prática. Se quisermos desenvolver uma educação inovadora o conhecimento produzido na universidade tem que ser aplicado a uma realidade”, afirma.

Os serviços de extensão contribuem para o crescimento de toda a região. A Unisul realiza mais de cem mil atendimentos gratuitos por ano em serviços para as comunidades. Para o professor Rafael Faraco, diretor do Campus Tubarão, todos estes projetos auxiliam no empoderamento da região. “Os projetos de extensão percebem situações que precisam de um suporte da Unisul e procuram empoderar estes setores para que tenham autonomia de desenvolvimento”, esclarece.

Trabalhos Comunitários

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Comunitário que ficou em primeiro lugar foi o das egressas Jéssica Brunato Marcon e Isadora de Souza Coelho. Elas ganharam uma bolsa de 100% em um curso de pós-graduação. O estudo delas foi voltado para a resolução de um problema de Tubarão no tocante ao modelo residencial disponibilizado pela Cohab. Elas foram orientadas pela professora Norma Beatriz Schwinden, do Curso de Engenharia Civil da Unisul.

“Nós propomos estratégias para o projeto arquitetônico da Cohab que integrassem os três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico. Tudo foi pensado para que as habitações fossem mais econômicas e que proporcionassem maior conforto aos moradores”, esclarece Jéssica Brunato Marcon.

As principais mudanças estudadas pelas alunas foram com relação à economia da habitação. “Instalamos aquecimento de água com materiais recicláveis, incentivamos o uso de lâmpada de LED, que possui longa vida útil. Além disso, fizemos uma mini cisterna para reutilização da água da chuva. Tudo isso são sistemas baratos de se fazer e que tem um impacto na redução do consumo de energia e de água, visando a habitabilidade e sustentabilidade”, explica Isadora de Souza Coelho.

Parceria com o poder público

O projeto TCC Comunitário foi desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Tubarão, ainda no início de 2017. “Ele tem como propósito trabalhar questões de realidade, através da metodologia científica, onde se trabalha o levantamento de uma realidade e são apresentadas soluções”, esclarece Elivete Cecília de Andrade, da Gerência de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação (GEPPExI).

Para o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, a Unisul é uma grande fonte de conhecimento para o município. “O poder público não tem condições, nem capacidade, de ter essa usina de conhecimento que a Unisul oferece com estes trabalhos. Precisamos usufruir destes estudos que estão sendo produzidos”, finaliza.

Veículo: Unisul Hoje Data: 28/11/2018 Link: http://hoje.unisul.br/ministerio-saude-aprova-projeto-extensao-unisul/

Ministério da Saúde aprova projeto de extensão da Unisul

O Pet-Saúde Interprofissionalidade da Unisul, Projeto do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, foi aprovado em edital pelo Ministério da Saúde. A aprovação será revertida em 64 bolsas, sendo 30 para estudantes, 24 para preceptores da Rede Municipal de Saúde de Palhoça e 10 para tutores, professores da Unisul, durante um período de 24 meses e distribuídas em cinco grupos tutoriais temáticos, número máximo concedido por instituição em âmbito nacional.

A proposta do Pet-Saúde Interprofissionalidade é fortalecer a integração do ensino, serviço e comunidade, com ênfase para a aprendizagem significativa, orientada por metodologias ativas de aprendizagem. “O caráter interprofissional visa convergir saberes e práticas para que estudantes e profissionais possam aprender a aprender consigo mesmos, com os outros, sobre os outros, para si, entre si e para os outros, no contexto da coisa e da causa pública, bem como, do cuidado universal, equânime e integral da saúde de indivíduos, famílias, grupos e comunidades”, explica professor Áureo dos Santos, que coordena o programa de extensão na Unisul.