Guarda

ESTÁGIO daiGuarda Polylechnic

oF folitécnico

Costa

DE marketing

Rodrigues em

2016

1 TPG Magalhães dezembro

Isabel

Licenciatura

RELATÓRIO ei

Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Instituto Politécnico da Guarda

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Isabel Magalhães Rodrigues Costa

Relatório Para a Obtenção do Grau de Licenciado em Marketing

Dezembro| 2016

Gesp.010.03

Agradecimentos

Primeiramente queria agradecer aos meus pais e à minha família, por toda a motivação e apoio dado para que completasse mais esta etapa. Sem a sua ajuda seria mais difícil, pois foram eles que me ajudaram nesta caminhada que terminou agora, e por isso nunca é demais deixar um especial agradecimento.

Queria agradecer igualmente à minha orientadora, professora Ana Margarida Oliveira, por toda a disponibilidade prestada durante este período e pelo seu conhecimento, que ajudou a enriquecer este relatório. Igualmente agradecer a toda a equipa da Primariu pois foram sempre atenciosos e prestáveis comigo, ajudaram-me a melhorar e a perceber como tudo funciona tirando sempre qualquer dúvida que surgisse, e em especial à Dr.ª Isabel Azevedo, que acompanhou de perto este trabalho e me ajudou com “dicas” de como melhorar daqui para a frente.

Por último, e como não podia deixar de ser, tenho de agradecer a todos aqueles que fizeram parte do meu percurso académico. A toda a comunidade do Instituto Politécnico da Guarda, que desde os primeiros dias foram sempre prestáveis e atenciosos na minha integração nesta instituição. Desde os funcionários aos professores, passando claro pelos colegas que, com o passar dos tempos se foram tornando amigos e que, durante estes três anos fizeram parte da minha família. Os amigos foram fundamentais e queria deixar um “Obrigada” por todos os momentos partilhados, tanto em ambientes de festa como em ambientes mais tranquilos como os de estudo e de trabalho.

Momentos esses que nunca serão esquecidos!

i

Ficha de identificação

Aluna: Isabel Magalhães Rodrigues Costa

Número: 1011451

Curso: Marketing

Estabelecimento de Ensino: Instituto Politécnico da Guarda

Obtenção do Grau: Licenciatura em Marketing

Organização Acolhedora: Primariu

Área de Estágio: Departamento de Marketing

Período de Estágio: 6 de Junho a 12 de Agosto (400 horas)

Supervisora na Empresa: Dr.ª Isabel Azevedo

Orientadora no IPG: Mestre Ana Margarida Oliveira

ii

Plano de Estágio

O plano de estágio apresenta sete tópicos, que resumem simplificadamente as atividades por mim desenvolvidas dentro da agência (Anexo 1):

1. Aquisição de conhecimentos a nível de BackOffice; 2. Desenvolvimento de estratégias de marketing digital; 3. Perceção da crescente importância das redes sociais, e como têm influência no público-alvo; 4. Noções de e commerce e a crescente necessidade das empresas estarem presentes nesta plataforma; 5. Participação em reuniões de briefing e de brain storming; 6. Seleção e pesquisa de imagens alusivas ao tema da pesquisa; 7. Acompanhamento geral e apoio no desenvolvimento das atividades da empresa ao longo do dia.

iii

Resumo do trabalho desenvolvido

Os meses de estágio foram bastante produtivos, e permitiram-me aprofundar conhecimentos adquiridos ao longo da licenciatura.

Este tempo de estágio curricular teve como principal resultado perceber como funciona o meio digital, e de que forma o marketing influencia esta área bastante recente mas com um futuro promissor. Também a empresa teve um papel fundamental pois mostrou toda a disponibilidade e atenção para que o estágio corresse da melhor forma e deu-me oportunidade de entrar com eles nos projetos, pondo em prática tudo o aprendido ao longo do curso.

Este estágio permitiu-me adquirir novos conhecimentos a nível da web, nomeadamente compreender como funciona o BackOffice dos websites tradicionais, bem como os de e- commerce, área que está em constante crescimento.

Também percebi como todas as variáveis funcionam online, porque apesar das variáveis do marketing serem praticamente as mesmas, são trabalhadas de maneira diferente, e há que delinear estratégias eficazes para o público virtual, sendo o objetivo primordial transformar os visitantes em clientes fidelizados. E ter sempre em mente que no mundo digital toda a informação se propaga com muita intensidade e rapidez.

Palavras-chave:

 Marketing Digital;  E-Commerce;  SEO;  Comunicação;  Pesquisa.

iv

Índice Geral

Índice de Imagens ...... vi Introdução ...... 1 1ª Parte - Apresentação e Caraterização da Primariu ...... 3 1.1 Identificação da Empresa ...... 4 1.1.1 Apresentação da Empresa ...... 5 1.1.2 Princípios ...... 6 1.2. Principais Clientes ...... 7 1.3. Organograma ...... 8 1.4. Visão e Missão ...... 10 2ª Parte - Atividades Desenvolvidas ...... 11 2.1. Introdução ...... 12 2.2. Conceito de Bom e Mau Conteúdo ...... 14 2.3. BackOffice ...... 16 2.4. Redes Sociais ...... 19 2.4.1. Gestão das Redes Sociais ...... 19 2.5. E-commerce ...... 22 2.6. SEO ...... 24 2.7. Pesquisa da Concorrência...... 27 2.8. Plano de Comunicação ...... 29 2.9. Criação e Renovação de uma Identidade ...... 32 2.10. Participação em Reuniões de Briefing...... 34 2.11. Outras Atividades ...... 35 Conclusão ...... 36 Bibliografia ...... 37 Webgrafia ...... 37 Outros: ...... 37 Lista de Anexos ...... 38

v

Índice de Imagens

Figura 1: Empresa Primariu ...... 4 Figura 2: Organograma da Empresa ...... 8

vi

Introdução

O estágio curricular é o culminar dos três anos letivos, o confronto com a realidade do mundo de trabalho. E esta caminhada só poderia ter sido terminada com o apoio da Primariu. Este desafio começou no início de Junho e terminou em meados do mês de Agosto. Foram meses bastante compensadores, pois surgiram vários projetos que foram desenvolvidos com total liberdade.

A Primariu atua no mercado em várias áreas nomeadamente no marketing digital, comércio eletrónico, design, multimédia (vídeo e fotografia), web e desenvolvimento. Áreas que estão cada vez mais presentes no quotidiano dos cidadãos, e que estão a crescer a “olhos vistos”. As empresas já estão a ter consciência disso e por isso querem tornar-se mais próximas dos seus clientes, criando plataformas online. Essa foi uma das razões pela qual escolhi esta empresa, por ser pioneira neste tipo de serviços e plataformas. Optei justamente por esta área (marketing digital) por ser uma área que me despertou bastante interesse, pois apesar das rápidas conquistas que o mundo digital pode oferecer, existirá sempre uma relação com o marketing tradicional, a denominada estratégia de Blended Marketing1 que consiste em relacionar o marketing tradicional como o digital. Seguindo esta estratégia é necessário ter abordagens do mundo real e do mundo digital. É relevante definir de que forma a empresa vai agir em cada área de modo a definir a sua estratégia de comunicação, venda e distribuição. Tal como no marketing tradicional, no marketing digital é fundamental estabelecer objetivos. Resumindo, ao unir o marketing digital com o tradicional o sucesso está garantido!

Este relatório encontra-se estruturado em duas partes: na primeira far-se-á a caraterização da empesa bem como as áreas de negócio onde esta atua, e numa segunda parte estarão descritas as atividades desenvolvidas durante este período, nomeadamente o trabalho em

1 O Blended Markting é a integração do Marketing tradicional com o digital.

1

BackOffice, a importância e relevância dos conteúdos, as redes sociais, as técnicas utilizadas no Search Engine Optimization (SEO)2.

2 Optimizador dos websites.

2

1ª Parte

Apresentação e Caraterização da Primariu

3

1.1. Identificação da Empresa

Nome da Empresa: Primariu

Morada: Rua Dr. Carlos Saraiva

Código Postal: 4810-026 Guimarães

Telefone: 253 094 811

Site: www.primariu.pt

E-Mail: [email protected]

Skype: isabel.isfa

FIGURA 1: Empresa Primariu Fonte: Tirada pela autora

4

1.1. Apresentação da Empresa

A Primariu é uma agência digital situada no concelho de Guimarães. Desenvolve as melhores soluções nas áreas de Vídeo, Marketing Digital, Design, e Web e Desenvolvimento focando-se essencialmente em soluções de Comércio Eletrónico. Dispõe de uma equipa multidisciplinar de profissionais dinâmicos e empenhados em desenvolver as melhores soluções online.

No mercado há mais de cinco anos, foi delineando o caminho que pretende seguir, dando provas do seu sucesso e profissionalismo. É a única empresa em com consultores certificados na melhor plataforma open source a nível mundial – a Magento.

Dispõe atualmente de dez funcionários, repartidos pelas áreas de negócio acima mencionadas.

Tem como slogan “Acreditamos que crescemos juntos, e juntos queremos continuar a crescer.”

Este slogan retrata bem o espírito da empesa porque só com o trabalho feito em conjunto tem conseguido ter sucesso ano após ano, e com este lema de entreajuda alcançam as metas estabelecidas. O apoio dos engenheiros informáticos aos designers e estratégias dos marketeers permite-lhe distinguir-se concorrência, torna-se assim única e diferenciadora. Olha para os seus funcionários como colaboradores que lhe permitem alcançar o sucesso, e como portadores do fator chave que são a criatividade e sentido de inovação. Continua a crescer com a ajuda dos seus colaboradores e dos clientes que demostram sempre confiança nos serviços prestados.

A Primariu tem a ambição ser mais, ser a agência preferida do cliente, do design à definição de conceitos, do e-commerce ao posicionamento online, do marketing ao desenvolvimento personalizado.

5

1.1.2.Princípios

Os princípios são valores que regem a atividade da empresa. Na Primariu valoriza-se:

 Competência

A empresa possui uma equipa de profissionais competentes e responsáveis. Estes possuem conhecimento, desenvolvem competências e atitudes para oferecer aos seus parceiros qualidade ao melhor preço. E fá-lo num processo de aprendizagem constante ao longo da vida.

“Só paramos quando formos os melhores…e só para descansar um pouco.”

 Eficiência

Os objetivos são, antes de mais, os dos clientes e parceiros em cada projeto. É da concretização dos objetivos dos clientes que depende a realização dos objetivos da Primariu.

Rigorosos na análise, precisos na definição e imparáveis na concretização, avaliando cada passo.

 Paixão

Vivem apaixonados! Pelo trabalho, pelos clientes, pela vida, pelo sucesso e pela felicidade.

Essa é a paixão que pretendem transmitir em cada ideia, em cada projeto, em cada desafio. A paixão dos clientes é o motor da sua motivação!

 Criatividade

Pretendem pensar “fora da caixa” e manter a capacidade de surpreender positivamente, aliando a criatividade a processos de inovação constante.

“Porque ser diferente pode ser bom, e nós queremos fazer a diferença consigo.”

6

 O conhecimento e adaptação aos contextos específicos do mundo.

O mundo em geral e os seus princípios. Consegue adaptar-se a todos os “mundos” e à realidade de cada cliente.

Clientes felizes, parceiros satisfeitos, projetos bem-sucedidos e objetivos alcançados.

“Primariu: Crescemos consigo.”

1.2. Principais Clientes

A Primariu tem uma vasta carteira de clientes, dos quais se destacam:

 A loja online de sapatos Cristiano Ronaldo

 Comic-Con Portugal

 Âme Moi

 Vitória Sport Club

 MainTarget

7

1.3. Organograma

O organograma é um gráfico que representa as relações hierárquicas e os cargos existentes numa organização. É essencial porque deixa claro para os funcionários e stakeholders3 as diferentes áreas de atuação, bem como a forma como as pessoas que se relacionam e consequentemente a maneira de como é feita a comunicação interna da empresa.

Direção Paulo Amaral e Marco Amaral

Gestão de Projetos Isabel Azevedo

Departamento de Departamento Departamento de Departamento de Marketing de Design Informática Multimédia Armindo Pereira, Débora Joana Alves, César Silva, Miguel Tiago Ribeiro Carvalho Tiago Ferreira Monteiro

FIGURA 2: Organograma da Empresa Fonte: Elaborado pela autora

3 Palavra inglesa que significa público estratégico.

8

A Primariu está organizada em seis departamentos.

O departamento de marketing, é responsável pela qualidade e relevância dos conteúdos expostos nos websites, pela gestão das páginas nas redes sociais e futura análise dos resultados, e igualmente responsável pelas newsletters das várias empresas.

O departamento de design é responsável pelo desenvolvimento de layouts específicos para cada cliente, assim como pela imagem exposta nos websites e nas redes sociais. Também pela criação de flyers de campanhas sazonais, quer dos clientes, quer da empresa.

No departamento de informática são criados os websites, desde o registo de domínios, programação, software e gestão, ao desenvolvimento de aplicações e criação de bases de dados.

Cabe ao departamento de multimédia desenvolver toda a parte interativa isto é, a edição de fotos e vídeos, de forma a tornar os websites mais interativos e dinâmicos.

A gestora de projetos é responsável pela transmissão e explicação aos diversos departamentos do que o cliente pretende. Acompanha igualmente as tarefas do dia-a-dia de cada departamento.

E por último, a direção é responsável por toda a parte administrativa (tesouraria, contabilidade e gestão).

9

1.4. Visão e Missão

Quando iniciei o estágio a Primariu não tinha definida a visão e missão, por isso propus que essa fosse uma das minhas tarefas. A visão e a missão são muito importantes, pois apontam os caminhos a seguir no futuro e a filosofia empresarial que deve desenvolver.

Apresentei a minha proposta que foi aceite.

Visão

A visão define o que a organização pretende ser no futuro, e descreve o que pretende atingir. Procura servir de modelo para todos os integrantes e participantes na vida da empresa, com o objetivo de atingir a excelência profissional melhorando as suas capacidades individuais (Lindon et. al, 2009).

“Ser a empresa de referência e excelência no mercado online, de modo a sermos os melhores.”

Missão

A missão é a finalidade da existência de uma organização. Está ligada diretamente aos seus objetivos institucionais, aos motivos pelo qual foi criada, representado a sua razão de ser (Lindo et. al, 2009).

“Oferecer aos nossos clientes qualidade na prestação dos serviços, com criatividade e também com confiança e competência, dando visibilidade a todos os negócios no mundo digital”

A atividade da empresa enquadra-se perfeitamente, porque os clientes saem sempre satisfeitos com a prestação dos serviços, pois a Primariu consegue tornar diferente o que aparentemente parece banal sempre com total confiança, abordando sempre os clientes como únicos.

10

2ª Parte

Atividades Desenvolvidas

11

Nesta segunda parte são abordadas e descritas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio, que teve como o objetivo não só colocar em prática os conhecimentos obtidos durante a licenciatura, como também aprender sobre o mundo do marketing digital e Internet.

2.1. Introdução

Os dados não enganam! Segundo estatísticas da Marktest (www.marktest.com) os portugueses passaram 115 horas online no primeiro semestre de 2016, indicando que, em média, cada internauta gastou 1 hora e 23 minutos por dia online. No total, durantes estes seis meses do ano os internautas portugueses passaram 669 milhões de horas na internet, um número que parece gigantesco mas que demostra bem o impacto que os serviços online já assumiram. Também neste mesmo período de tempo foram visitadas quase 35 mil milhões de páginas web, tendo, em média, cada utilizador acedido a 5.933 páginas.

Neste ponto torna-se importante observar os dados relativos à utilização da internet e ao volume de utilizadores. Dados estes valores verifica-se que este é um setor bastante atrativo, e que cada vez mais as empresas estão conscientes disso e começam a apostar fortemente, pois é no mundo online que se encontram os seus potenciais e futuros clientes. É igualmente importante estar presente nesta plataforma porque quando um consumidor necessita de um produto ou serviço e não sabe onde comprar, uma das suas opções é procurar na internet, e se a empresa estiver presente poderá ser a primeira a ser visitada e posteriormente ser a sua preferência, caso se identifique com o produto ou serviço oferecido.

A internet possibilita que o público dê a sua opinião e faça sugestões, e a qualquer momento a empresa pode e deve responder às questões dos consumidores. É uma ótima forma de fortalecer a relação com os consumidores, estabelecer uma relação de proximidade, garantindo aos clientes um acompanhamento e aconselhamento da compra personalizados.

A Primariu sabe desta importância. Cria os websites da forma mais criativa e dinâmica possível, de modo a que a sua leitura e aspeto visual sejam agradáveis e atrativos. A boa

12

reputação da empresa é a chave de qualquer negócio, pois sem a confiança dos clientes nenhuma empresa conseguirá sobreviver no mercado. É de notar que com o decorrer dos anos, a reputação online das empresas se tem tornado cada vez mais importante.

Para se conseguir estar online e manter-se ao longo do tempo é preciso um conhecimento profundo e saber como tudo se processa. E as empresas que entram em contacto com esta agência sabem disso, por isso confiam nos serviços e saem sempre satisfeitos. Porque cada plataforma online tem que ser diferente e adaptada a cada cliente, devido às diferentes necessidades dos clientes.

O meu trabalho consistiu em fazer um breve diagnóstico das empresas que entravam em contacto com a agência, e fazê-las perceber o que estão a perder não estando online. Posteriormente indicava quais os benefícios, porque apesar de os clientes terem essa noção, muitas vezes não tinham ideia que uma estratégia online aliada às estratégias definidas pela empresa permitem obter resultados de forma mais rápida e eficaz.

Alguns desses benefícios são a venda de bens e serviços online, que permite uma poupança sobre os custos; melhoria dos serviços pós-venda, e por fim uma maior proximidade ao cliente, permitindo um acompanhamento personalizado. Após este primeiro diagnóstico não poderiam ser dadas as soluções, mas sim indicado ao cliente que a Primariu saberia como resolver os gaps4 da empresa em questão.

4 Palavra inglesa que significa lacuna (existente na empresa).

13

2.2. Conceito de Bom e Mau Conteúdo

No início do estágio foi-me explicada a importância dos conteúdos, sendo que o primeiro conteúdo trabalhado foi para a Chiaradia Tours, um website que dá a conhecer roteiros de viagens, destinado à classe média/alta. Este não vende diretamente ao público geral mas sim a outras agências de viagens. Como o website é destinado à classe alta, o conteúdo trabalhado tinha de ser mais sofisticado e requintado, com linguagem apropriada, mas ao mesmo tempo clara e objetiva. A Chiaradia Tours enviava-nos os roteiros com a respetiva descrição das viagens que disponibilizava, conteúdos que foram posteriormente trabalhados.

Outros dos conteúdos trabalhados foram para a Combitur, empresa de construções imobiliárias e turísticas. Estes conteúdos baseavam-se na explicação do tipo de construções que faziam e quais os seus principais clientes. Neste caso a linguagem a trabalhar teria um tom formal, transmitindo uma imagem de profissionalismo, dado que o público-alvo seria diferente do trabalhado anteriormente.

Na Cavemen, os conteúdos da loja online baseavam-se apenas numa breve descrição dos acessórios a serem vendidos. Mas o tipo de linguagem tinha de ser igualmente diferente, num tom formal e ao mesmo tempo descontraído, dado que o público-alvo seriam homens na faixa etária dos 18 aos 40 anos de idade, identificados num segmento de classe média- alta. Esta loja online vende acessórios exclusivamente para homens e por isso foi essencial apostar num bom conteúdo.

E por último, a MainTarget, empresa que comercializa serviços nas áreas das telecomunicações. Pretendia renovar-se, começando por um website atualizado e terminando numa mudança de todo o tipo de comunicação, tanto interna como externa. No que diz respeito aos conteúdos, estes foram igualmente trabalhados de acordo com as caraterísticas do seu público-alvo, criando sempre conteúdos úteis e relevantes.

Os conteúdos assumem um papel fundamental pois são eles que descrevem o produto ou serviço. E como tal devem ser trabalhados de forma a atingirem os objetivos definidos.

A informação num website é o conteúdo mais importante. É fácil perceber que, quanto mais útil, abundante e atual for o conteúdo mais sucesso terá. Será insignificante construir

14

um website apenas com produtos e sem qualquer informação, pois estaria condenado ao fracasso. Como já foi dito, o conteúdo é rei, mas há que ter consciência sobre o que é o bom e o mau conteúdo. O fundamental é certificarmo-nos de que o conteúdo é apelativo para a audiência pretendida, e em segundo lugar que os conteúdos englobam algo diferente em relação aos websites da concorrência. Se o website for igual a outro de onde o visitante tiver vindo, provavelmente sairá tão rápido como entrou. Torna-se como o marketing tradicional, há que analisar a concorrência e tentar ser diferente, de modo a neutralizá-la e exatamente marcar pela diferença.

Os conteúdos devem de igual forma ser facilmente compreensíveis, devem ser escritos em linguagem acessível. Caso se utilizem palavras menos vulgares deverá ser fornecida a sua explicação. Uma das razões pelas quais as empresas entram em contacto com a agência prende-se com o facto da primeira se sentir capaz de lidar com os seus produtos mas pouco à vontade em escrever sobre eles, e por isso confiam na Primariu. Um dos principais problemas dos websites das empresas que entram em contacto com a agência é a falta de conteúdos, ou se os têm, são de fraca qualidade.

Antes de publicar os textos verifica-se cuidadosamente a ortografia e gramática, pois textos com erros criam uma imagem negativa da empresa. E não basta limitar-se aos “softwares” de correção ortográfica, visto que estes não captam a mensagem contida nos textos nem a sua semântica.

Finalmente, têm que se atualizar os textos o mais possível. Um website sem atualizações, para além de ser desconsiderado pelos motores de busca, desincentiva a visita regular por parte dos clientes.

Em suma, os conteúdos dos websites que foram elaborados por mim nesta agência, foram desenvolvidos após uma pesquisa de mercado (entender quais os públicos-alvo) e um bom trabalho de Search Engine Optimization (SEO). Só assim será possível aparecer na primeira página dos motores de busca e guiar o cliente até ao website.

15

2.3. BackOffice

Os conteúdos trabalhados são inseridos no BackOffice5. O BackOffice é toda a parte invisível de um website, e é aqui que são inseridos e formatados os conteúdos previamente trabalhados.

Nesta tarefa que me foi delegada, a inserção de conteúdos em BackOffice é fundamental falar em segmentação. Este fator é fundamental no marketing dito tradicional mas igualmente importante aqui, pois permite avaliar melhor as necessidades dos clientes e arranjar uma solução eficaz e assertiva. A segmentação foi feita através da análise de diferentes públicos, e consoante isso foi essencial determinar uma linguagem correta e adequada que fosse ao encontro dos interesses do cliente.

Como referido anteriormente, as empresas para as quais foram trabalhados os conteúdos foram as mesmas trabalhadas em BackOffices, previamente criados pelo departamento de informática Combitur, Maintarget, Chiaradia Tours e Cavemen (Anexo 2). O BackOffice da Cavemen era diferente dos outros porque a plataforma a utilizar era a Magento considerada a melhor plataforma open source (código aberto) a nível mundial, e que exigia uma maior concentração do que os outros BackOffices, por ser a plataforma e- commerce mais sofisticada e completa existente no mercado.

Ao inserir conteúdos em BackOffice era importante colocar as ditas “palavras-chave” a negrito ou sublinhadas para que o otimizador do website funcionasse na perfeição, tema abordado mais à frente.

É fundamental também falar em FrontOffice6 (Anexo2): é aqui que o público se depara diretamente com o website, e o seu aspeto tem e deve ser apelativo. Esta parte visível é essencial pois tem que captar e chamar a atenção do seu público-alvo. Este layout7 é desenvolvido pelo departamento de design, com auxílio do departamento de marketing,

5 Parte invisível de um website. 6 Parte visível do website. 7 Palavra inglesa que representa a parte estética, que neste caso é a forma como o website é visto.

16

que testa quais as cores a utilizar. No desenvolvimento dos websites é fundamental ter atenção a vários fatores. Segundo Marques, Vasco estes deverão ser os fatores a ter em conta para criar um bom website:

 Website simples, que não tenha demasiadas opções, menus, blocos informativos, simples é melhor para uma boa usabilidade;  Ser rápido tem um grande impacto na experiencia do utilizador no SEO, também tem um preço que paga pela publicidade do Google;  Social pois é importante permitir comentários, partilhar nas redes sociais, destacar artigos mais vistos e outros indicadores;  Ser atrativo, escolher bem o layout, as cores e o tipo de letra para ser mais funcional e facilitar a legibilidade;  Mobile, deve funcionar nos smartphones e tabletes isto é o site deve ser responsivo;  Otimizar, existe sempre potencial para melhorar, por isso é fundamental testar imagens, cores, tipos de letra, disposição, tamanho e cores dos botões, densidade do texto e tanto mais para que possa obter melhores conversões;  Layout, isto é a linha horizontal superior do website é a que recebe mais destaque, seguindo-se que está na vertical e, por fim, mais que esta na horizontal. Por isso, o menu principal deve estar na parte superior e deve conter as informações mais importantes nestas zonas de maior destaque;  Menos de três cliques, quantos mais cliques para atingir um objetivo, menor será a taxa de conversão, por isso é essencial preparar a loja online ou website para converter rapidamente;  Formulário, ter sempre um formulário na zona de contactos para pedidos de informações ou inscrição da newsletter;  Landing pages, criar paginas especificas preparadas para receber visitas de tráfego qualificado ou de anúncios, convertendo eficazmente;  Técnicas de escrita, dominar o copywrite para escrever de forma atrativa, conquistando o utilizador;  Conteúdo, criar conteúdo original, interessante e atualizado;  Integração, utilizar o Facebook e outras Redes Socias de forma mais integrada.

17

Esta lista poderia continuar e mesmo assim já dá para entender que a empresa que quiser ter um website funcional e eficaz tem um desafio muito exigente. E a prova disso é que a maioria dos websites possuem uma elevada taxa de rejeição, porque não são trabalhados nem segmentados e caem no erro muito comum que é trabalhar para o público em geral.

Muitos destes fatores só terão sucesso quando trabalhados pelos informáticos, nomeadamente na escolha do domínio. E este tem de ir ao acordo das necessidades da empesa. O domínio “.com” é o mais interessante e o mais conhecido e utilizado quando a empresa pretende ir “além fronteiras. Já o “.pt” é uma boa escolha para empresa ou projetos em que se pretende uma conotação a Portugal. Estes dois domínios são os mais utilizados e os mais funcionais. Por exemplo para o website da Isadora Paris, Chiaradia Tours, Lunartex o domínio utilizado era “.com” porque as marcas já tem contactos fora de Portugal, mas para o resto das empresas, como são recentes e querem iniciar-se em Portugal, utiliza-se o domínio “.pt”. Caso mais tarde pretendam internacionalizar-se, poderão ser alterados os respetivos domínios, adaptando-se assim às necessidades dos clientes.

18

2.4. Redes Sociais

Com a ascensão dos social media é possível conquistar novos clientes através deste canal, pois permite uma grande interação da empresa com os seus clientes o que é ótimo para criar um relacionamento a longo prazo. Mas isto só é possível fornecendo um conteúdo de qualidade e de interesse para os clientes. É necessário utilizar as redes sociais para aumentar a credibilidade da empresa, e é fundamental tentar responder aos comentários dos seguidores criando uma ligação de confiança.

Além disto, as redes sociais não exigem grandes investimentos (poderia promover-se a pagina do Facebook por apenas 2€, mas cada orçamento é determinado pelo cliente, que decide quanto pretende gastar) e podem gerar um aumento de tráfego significativo para o website. As redes sociais são fundamentais para manter os clientes informados, e também para os atrair à loja física ou online.

Um erro muito comum é acreditar que o marketing digital é apenas publicar nas redes sociais, nomeadamente no Facebook. Os social media não são apenas o uso do Facebook, é muito para além disso, apesar de esta ser a forma mais eficaz. Para cada uma das redes sociais é preciso um planeamento e a definição de planos mensais, para que depois seja feita a análise de dados. Com o poder das redes sociais é cada vez maior, os consumidores são cada vez mais influenciados nas suas compras, ouvem as opiniões de terceiros e aprendem mais acerca do serviço ou produto, e filtram elogios e críticas à marca. Para o negócio crescer tem de estar presente nestas plataformas, que reúnem milhões de utilizadores. Os vídeos marcam e são fundamentais para as marcas, devido à facilidade de um vídeo se tornar viral, promovendo assim a imagem da marca. O objetivo é criar vídeos que comuniquem de forma simples e precisa o conceito do produto ou serviço. 2.4.1. Gestão das Redes Sociais

Outra das minhas tarefas enquanto estagiária foi a gestão das redes sociais, especificamente o Facebook e o Instagram. Os social media oferecem relatórios que informam sobre quais os horários de maior acesso, a faixa-etária média dos seguidores, e outras informações úteis que permitem traçar um perfil dos consumidores. Isso ajuda a adequar a linguagem e a abordagem a praticar no futuro.

19

A primeira página a referir é a da Isadora Paris (Anexo 3), uma marca francesa de têxteis para o lar que prima pela qualidade e atmosfera de elegância clássica. Fiz uma primeira abordagem do público-alvo, que se carateriza por ser um segmento médio-alto, e as publicações variavam entre 2-3 publicações semanais. O meu trabalho consistiu numa pesquisa acerca de datas importantes com as quais a empresa se identificasse e que estas publicações poderiam ser publicadas nos dias pretendidos sendo automáticas.

O mesmo aconteceu com o plano mensal da Primariu (Anexo 3), que sugeria quais e que tipo de publicações deveriam ser publicadas por mim, e variavam entre 2 a 3 por semana. Quanto à Quinta da Torre, um restaurante situado em Guimarães que se diferencia pela elegância do espaço, as publicações sobre a ementa tinham de ser diárias. Este restaurante também pretendia mudar a forma como era visto, isto é, queria que o seu público soubesse que fazem vários tipos de eventos mais requintados. Por isso mesmo propus partilhar fotos e vídeos do espaço, mudando assim a forma como era percecionado.

Também para a Arisca, uma loja especializada em puericultura, situada em Guimarães que comercializa produtos destinados a grávidas e bebés, eram feitas publicações trissemanais, dirigidas às mães e grávidas. Estas publicações eram baseadas em dicas e curiosidades acerca do bebé ou acerca da gravidez. Também eram publicadas fotos da loja, nomeadamente de roupa e acessórios para venda (Anexo 4).

E, por fim a última página gerida foi a Inovma, que surgiu da necessidade de publicitar um novo sistema para bicicletas, com uma inovadora forma de pedalar, mais acessível para todos. A empresa Inovma desenvolveu uma nova tecnologia, que permite movimentos lineares verticais, em vez dos tradicionais movimentos circulares dos pedais. Esta nova tecnologia é adaptável a qualquer tipo de bicicleta, assim como a outros veículos com pedais. A bicicleta Inovma é igual a todas as outras bicicletas à primeira vista, mas um olhar mais atento mostra uma revolucionária forma de pedalar. Além das publicações que eram feitas semanalmente era importante divulgar os eventos onde estariam presentes, nomeadamente em feiras.

A gestão da rede social Instagram era feita da mesma maneira, e planeada mensalmente. Na Primariu, o cliente é que decide o número de horas mensais que pretende gastar com

20

os social media, cabendo à agência decidir o número de publicações a serem feitas. As publicações no Instagram eram as mesmas que no Facebook, a única diferença é o uso de #Hashtag8. É essencial utilizá-la moderadamente, definindo uma para cada página, associando assim assuntos relacionados com a publicação. Não tem necessariamente que se utilizar em todas as publicações e em grande quantidade, mas também nunca usar não tem qualquer vantagem, pelo contrário ao usá-las aumenta-se a probabilidade de o conteúdo aparecer associado a outros tópicos com o mesmo tema. Ao utilizar a ferramenta Tagboard, esta permite ver a “nossa” hashtag e a de terceiros, em todas as redes socias disponíveis.

Em suma, as redes socias permitem identificar o público-alvo para que no futuro se possa fazer uma segmentação do mercado, e ver o horário em que a publicação atinge o seu “pico” de interações de modo a alcançar o maior número de seguidores. E uma das coisas fundamentais que aprendi acerca das redes sociais foi que o essencial não é ter um elevado número de seguidores (pois nesse número nem todos estão interessados acerca da página) mas sim ter seguidores que estejam interessados e que pretendam fazer uma compra no futuro.

O principal foco é determinar planos e objetivos. Definir uma imagem de perfil e de capa adequados ao negócio (layout atraente tal como nos websites a imagem de uma página é meio caminho andado para o sucesso), preencher a cronologia, manter uma boa comunicação e interação, partilhar links, e por fim recolher as estatísticas para serem continuadamente analisadas.

8 As hashtag são como palavras-chave que as pessoas utilizam para marcar o tema do conteúdo que estão a partilhar nas redes sociais. Cada hashtag criada é transformada numa hiperligação.

21

2.5. E-commerce

O único projeto que trabalhei em e-commerce foi para a Cavemen. Esta empresa surgiu há pouco tempo no mercado e inicialmente estava presente apenas no Facebook. Como já foi referido, é uma marca de acessórios exclusivamente para homens.

Ao ter-se tornado um caso de sucesso nesta rede social a empresa sentiu necessidade de criar uma loja online própria, pois já não conseguia responder a todas as solicitações por parte dos clientes.

“Destemido, seguro de si, elegante e irreverente”, estas são as principais caraterísticas que melhor definem a personalidade de um Cavemen, sendo o seu público-alvo os homens dos 18 aos 40 anos, num segmento de classe médio/alto. Posiciona-se como uma marca de acessórios para homem onde a atenção ao pormenor e a irreverência são as caraterísticas de destaque da marca.

Aquando do contacto da Cavemen com a agência foi transmitido que pretendiam criar uma loja online, sendo que a plataforma utilizada seria a Magento 9 que atualmente domina o mercado e da qual a Primariu possuiu agentes certificados. Esta plataforma permite:

 Os melhores e mais avançados recursos que um sistema de e-commerce pode oferecer;  Uma infinidade de módulos adicionais que podem ser instalados de modo a personalizar a loja virtual, tornando-a única;  Recursos Avançados de SEO, que ao serem explorados podem fazer toda a diferença, trazendo tráfego grátis á loja, o que diminuiu os custos com o marketing digital.

Quanto ao tom e tipo de linguagem utilizada quer da loja online quer das redes sociais, é formal mas ao mesmo tempo descontraída. Máximo respeito e educação para com o

9 O sistema Magento é uma plataforma de e-commerce open source, ou seja, é um sistema de código aberto, onde se pode descarregar gratuitamente da Internet, e instalar um servidor, responsabilidade dos aqui dos informáticos.

22

cliente, sendo este sempre tratado na segunda pessoa do plural. No entanto, com vista a manter uma comunicação próxima com o cliente, este deveria sempre ser tratado pelo seu próprio nome.

Depois da especificação da abordagem ao público-alvo e do tipo de linguagem a utilizar, é necessário passar toda esta informação para BackOffice, e aqui o meu trabalho consistiu em colocar as imagens dos acessórios juntamente com a descrição dos mesmos. A utilização dos benefícios do SEO e o usufruto das capacidades máximas da plataforma referida permitindo uma contínua melhoria no acompanhamento da fidelização dos clientes.

Este BackOffice era diferente dos restantes. Em termos de conteúdo era só inserida uma breve frase com a descrição de cada acessório. Esse conteúdo teria de ser eficaz nos motores de busca, portanto houve necessidade de criar hiperligações às redes sociais, como forma de divulgação. Sabendo que grande parte dos seus clientes estão neste novo meio de comunicação, e para despertar a curiosidade dos seguidores, a Cavemen antes de lançar os produtos na loja online, publicitou-os no Facebook como chamariz.

23

2.6. SEO

O Search Engine Optimization10, apesar de ser tão antigo quanto a presença na web, está em constante evolução, pois os algoritmos de otimização mudam frequentemente, tal como os hábitos de pesquisa dos utilizadores. O objetivo é otimizar os websites para captar visitas legítimas, considerando a relevância das palavras-chave.

O objetivo desta atividade era otimizar o site da Lunartex, empresa que comercializa elásticos e passamanarias, e que ao longo dos anos foi criando notoriedade no mercado, tendo-se já expandido para três países. Tinham um website desenvolvido por esta agência há já alguns anos, mas que entretanto não foi atualizado, caindo assim numa situação bastante comum a de não ser encontrado por potenciais clientes nos motores de busca. O objetivo primordial foi tornar o website funcional. Na primeira avaliação foram detetados os erros, e após feito o levantamento dos mesmos, o que fiz foi utilizar técnicas de modo a otimizar o website.

Um dos erros encontrados foi o website não ser responsive 11 isto é, não havia compatibilidade com todas as plataformas digitais (computador, tablete e smartphone) o que é um fator determinante nos motores de busca durante a filtragem de informação. Depois, outra das técnicas a implementar foi o uso de keywords, que são o principal pilar do SEO, porque tudo funciona em torno disso na pesquisar, na escrita, nos vídeos e imagens, na pesquisa por voz. Enfim tudo funciona por palavras. Por isso criei uma lista, que terá de ser atualizada regularmente. Para a criação destas keywords existem três fatores fundamentais:

 Relevância, a palavra tem que estar relacionada com o produto, e o texto ou o vídeo tem de ir ao encontro do serviço ou produto.  Volume, a keyword tem que ter um volume significativo, ou seja quanto maior for, maior será a probabilidade de ser encontrada através desta palavra e poderá

10 Optimizador para os motores de busca. 11 Ser compatível com outras plataformas, nomeadamente com a mobile.

24

ser feita uma busca no Google Trends12 de modo a saber-se se esta palavra foi procurada várias vezes.  Concorrência, avaliar se existe concorrência e caso exista conjugar longtails, estando assim numa posição menos concorrencial.

A situação perfeita seria escolher uma palavra-chave altamente relevante, com muito volume de pesquisa mas com pouca concorrência.

O epicentro do SEO são os conteúdos, coisa que a Lunartex não tinha. O website não possuía qualquer conteúdo relevante, o que dificultava a sua otimização. Por isso foram criados conteúdos autênticos e de qualidade, que atraíram um grande volume de visitas orgânicas.

De igual forma, quantos mais links de qualidade ligarem para o website, mais notoriedade irá conquistar nomeadamente uma métrica denominada de PageRank, que pode ir até à décima página, e, sendo o SEO bem trabalhado, permite à marca ser primeira escolha, deixando a concorrência para trás.

Como diz Peter Drucker “ o que não pode ser medido não pode ser gerido”. Esta frase encaixa bem aqui porque temos de analisar os resultados, isto é, medir o ROI13 (Return On Investiment) com o Google Analytics, sabendo qual a origem do tráfego e qual o comportamento dos utilizadores no website (conversões, vendas, páginas vistas, número de cliques), analisando desta forma o impacto no negócio. Há que ter o pensamento na otimização para as pessoas e não para os motores de busca.

É preciso considerar que leva tempo executar uma boa estratégia de SEO, utilizando keywords adequadas (para isso vão sendo feitos testes no Google) e criando conteúdo original e de qualidade. Obtêm-se assim referências de links com qualidade, isto é, presença ativa nos social media.

Em suma, apesar de a Lunartex ter sido a única empresa em que implementei técnicas de SEO, a Primariu tem sempre em consideração este otimizador em todos os websites que

12 É uma ferramenta do Google que mostra os termos mais populares nos últimos tempos.

13 Palavra inglesa que significa, retorno do investimento.

25

cria, porque sabe que bem utilizado permite a distinção da concorrência, e posteriormente tornar a empresa cliente na primeira escolha por parte dos seus clientes, e como podemos ver (Anexo 5) a Lunartex aparece em primeiro na página Google. Isto significa que o SEO está bem conseguido e que atrairá tráfego para a página. Apesar da concorrência ser muito forte neste setor, ao ser uma das primeiras opções de visita, os potenciais clientes da Lunartex poderão identificar-se facilmente com os produtos, tornando-se assim em clientes.

26

2.7. Pesquisa da Concorrência

A pesquisa de mercado e análise da concorrência são das atividades mais importantes. É através da pesquisa de mercado e da análise da concorrência que é possível conhecer e identificar os concorrentes, quais os seus pontos fortes e fracos. Também permite a identificação das oportunidades e ameaças ao negócio permitindo assim, traçar os objetivos e metas para a empresa.

Através do trabalho de pesquisa e análise, é possível elaborar relatórios e diagnósticos que favoreçam as melhores estratégias, de modo a chegar aos clientes e ultrapassar os principais concorrentes.

O resultado da pesquisa permite obter dados e informações necessários para saber em que situação está o mercado, e quais as mudanças que devem ser adotadas para interagir corretamente.

Outra parte do meu tempo foi dedicado à pesquisa (Anexo 6) de concorrência e à avaliação de mercados atrativos num determinado segmento. Em todos os projetos que a Primariu recebe existe sempre um trabalho de pesquisa, para depois na elaboração do website tentar marcar-se pela diferença e ser diferente.

O primeiro trabalho de pesquisa por mim elaborado foi para o Externato Arco Íris, que pretendia ter um website mais útil e apelativo. Por isso mesmo, pesquisei colégios e creches a nível nacional que tivessem um design apelativo, para que na construção do novo website houvesse algo diferente dos ditos “comuns”. Também foi da minha responsabilidade a pesquisa de revendedores da PT, Vodafone, Nos e Meo, para a empresa MainTarget, que pretendia apresentar-se de maneira diferente, e a melhor maneira de conseguir isso era sem dúvida a pesquisa de potenciais concorrentes, o que foi fácil porque a concorrência em termos de websites era muito fraca. Também requereu muito trabalho da minha parte a pesquisa por blogues e websites que abordassem o turismo, de modo a conseguir promover o vídeo feito pelo departamento de multimédia “Guimarães Heritage”, que apresentava a cidade-berço, com o objetivo de o fazer chegar à maioria dos portugueses e se fosse possível, ir “além-fronteiras”.

27

Esta análise consistiu em encontrar blogues e sites com alguma notoriedade e reconhecimento que pudessem partilhar o vídeo com os seus seguidores.

Por último efetuei a pesquisa da população de todas as Juntas de Freguesia existentes em Portugal, para posteriormente os classificar em três níveis: pouca população, população suficiente e muita população. O objetivo primordial foi analisar os seus websites e perceber quem os tinha construindo, isto é, quem era a concorrência e como trabalhavam (que tipo de softwares as empresas concorrentes ofereciam às Juntas, e quais os softwares de gestão).

As vantagens são múltiplas no que diz respeito à análise da concorrência. Desta forma fica-se exatamente a saber o que os concorrentes têm para estar melhor posicionados nos motores de busca, nomeadamente no Google. Conhecendo em detalhe os pontos fortes e fracos dos concorrentes, percebe-se qual a estratégia a adotar. Ganhando uma posição de destaque nos resultados das pesquisas, aumentam-se as vendas e obtém-se uma maior notoriedade.

28

2.8. Plano de Comunicação

Durante o estágio não trabalhei apenas em marketing digital, e embora essa área tivesse tido maior destaque, houve também oportunidade de pôr os meus conhecimentos de comunicação de marketing em prática. Apesar de esta agência estar vocacionada para os meios digitais/web, tem um departamento de marketing, onde se desenham planos estratégicos, caso as empresas pretendam.

Surgiu então a oportunidade de elaborar um Plano de Comunicação (Anexo 7) para a empresa MainTarget. Esta pretendia melhorar a comunicação interna e externa, sendo esta última a de maior interesse para eles, porque apesar de serem um grupo com várias empresas de serviços, a maioria dos seus clientes não associava o grupo às empresas. Havia de facto uma má comunicação, e portanto a empresa ficava sempre aquém dos objetivos definidos. A principal preocupação era transmitir uma informação clara e precisa, que os seus clientes conseguissem captar e perceber, e também arranjar estratégias de comunicação que funcionassem melhor porque esta empresa, aumentando assim a notoriedade da marca.

Então, a minha primeira tarefa foi fazer uma breve pesquisa e caraterização da empresa, onde explicava a visão e missão, analisar o mercado e os seus clientes, para ver se era um mercado atrativo ou não, e posteriormente segmentá-lo. Após esta segmentação foi necessário perceber o cliente-tipo, e entender os hábitos e motivações, no ato da compra. Também foi essencial definir o posicionamento da marca.

Por último, foram definidos os alvos desta comunicação, aqueles que de facto irão adquirir o serviço, adaptando-o à sua preferência. Definir este público é fundamental pois se não se fixar um alvo poderá correr-se o risco de todo o plano de comunicação falhar. Após a definição do público-alvo tive de elaborar estratégias de “como os vamos atingir?” ou “Quais as melhores maneiras de estarmos perto dos nossos clientes e futuros clientes?”

Após estas etapas terem sido concluídas, e para terminar o plano de comunicação fiz uma análise do mix da comunicação (publicidade, força de vendas, marketing direto, patrocínio, mecenato, relações públicas, promoções e merchandising).

29

Quanto à variável Publicidade, propus que inicialmente fosse feita apenas na região onde a empresa atua.

A Força de Vendas é a variável de comunicação mais completa, porque permite que o vendedor adapte a sua mensagem a cada cliente, permitindo assim que haja uma comunicação clara para ambos os lados. A minha proposta nesta variável baseou-se numa aposta na formação completa e contínua dos vendedores.

No que toca às Relações Públicas, estas foram essencialmente utilizadas para resolver lacunas na comunicação interna da empresa com o intuito de estabelecer um elo de ligação entre todos os colaboradores, transmitindo assim uma imagem favorável da empresa. As minhas sugestões para a comunicação interna passavam essencialmente pelas relações públicas organizarem momentos de confraternização pelo menos de dois em dois meses ou uma vez por mês se possível, de modo a estimular o sentido de entreajuda dentro do grupo de trabalho, e também a criação de um jornal revista interno que possa ser distribuído na empresa ou no domicílio de todos os colaboradores, de modo a estes estarem sempre informados acerca das atividades do grupo. O mais importante seria captar a atenção dos leitores, e fomentar a troca de ideias de modo a melhorar a empresa.

No que toca à comunicação interna também foi proposto por mim a criação de um Graphics Interchange Format (giff)14 que fosse enviado a cada um dos 400 funcionários no dia os seus anos, a felicitá-los, aumentando uma relação de proximidade. Os responsáveis da MainTarget gostaram e aprovaram a ideia, que foi desenvolvida pelos designers com a ajuda do departamento de multimédia.

Ainda ao nível da comunicação externa foram feitas outras propostas da minha parte, uma das quais estarem presentes no quotidiano das pessoas, acreditando que quanto mais as pessoas forem “bombardeadas” com informação mais facilmente, na hora da compra, não hesitarão em comprar a marca, e isto seria possível, como referido anteriormente, estando presentes nos media locais e com presença ativa na internet, nomeadamente no Facebook. Apesar de não vender serviços online é importante estar presente porque é aqui que

14 Um vídeo curto que se repete continuamente.

30

muitos clientes têm o primeiro contacto com a empresa e onde podem avaliar o feedback dos seguidores da página. Propus também a remodelação do website (que foi modificado pela Primariu), a aposta nas newsletters de modo a manterem contacto direto com os clientes, e sem esquecer o CRM (Customer Relationship Management), para fidelizar os clientes.

No Plano de Comunicação ainda foi abordado o tom e a linguagem a serem utilizados, sendo que a minha sugestão para a MainTarget se baseou numa linguagem num tom formal, mas ao mesmo tempo familiar, para ser entendida com maior facilidade pelo seu público.

Por fim, este plano tinha como principais objetivos aumentar a notoriedade e o reconhecimento da marca, informar o mercado, dar a conhecer os seus serviços, demonstrar as vantagens face à concorrência, e conquistar novos clientes levando posteriormente à sua fidelização. E estes objetivos ao de encontro do que a MainTarget pretendia.

De acordo com estes objetivos tivemos ainda que definir os meios de comunicação mais adequados e avaliar, para cada meio, o custo que implica a sua eficaz realização, e verificar se os custos previstos são compatíveis com o orçamento total que a empresa disponibiliza.

31

2.9. Criação e Renovação de uma Identidade

Muitas das empresas que entram em contacto com a Primariu pretendem modernizar-se, passar aos clientes uma imagem de que se adaptam às mudanças. O meu trabalho com a empresa E&J, que produz roupa interior, pijamas, robes e camisas de noite, para homem, senhora e criança, passou por uma mudança no logotipo (Anexo 8). Presente no mercado há alguns anos, esta empresa queria atualizar a sua identidade e passar uma imagem fresca e renovada, que atentasse a sua preocupação pelo Ambiente e pela Sustentabilidade. Neste sentido foram feitas várias propostas pelo departamento de design. E posteriormente as propostas foram encaminhas para o departamento de marketing, onde foi feita a leitura de cada possível logótipo. Dado que o logótipo identifica e representa uma empresa este tem que causar uma boa impressão e reforçar a identidade da marca. No caso de uma empresa madura, vai permitir um novo alento, reinventar a identidade corporativa e possibilitar uma reestilização da empresa. Se a marca não se adaptar aos tempos (o que se verifica com a E & J, que desde o seu surgimento nunca se renovou) existirá uma desadequação ao público-alvo (um dos problemas da E &J era a marca não transmitir uma imagem e um conceito com que os clientes se identificassem, e a empresa precisava de a repensar urgentemente). Seja porque público-alvo mudou, ou porque as outras marcas mudaram e se renovaram, era preciso readaptar-se aos os interesses e expectativas dos consumidores.

Outro dos problemas foi a desadequação interna da própria empresa. É normal que a organização vá mudando conforme o tempo de atuação no mercado, e por isso as mudanças de estratégia também devem estar refletidas. Outro fator que levou a E & J a renovar-se foi poder voltar a reposicionar-se no mercado. A empresa queria tornar-se referência no setor em que atua, ampliando o seu público-alvo e captando novos clientes, preocupados com a Natureza e o Ambiente e para isso foi necessário mudar. Reposicionar e redirecionar significa mudança de rumo e de todo o planeamento feito até o momento. Para fazer esse reposicionamento, uma nova estratégia de branding foi formulada. Dentro

32

dessa estratégia de rebranding, está a renovação da identidade visual, uma ferramenta excelente para garantir a competitividade no mercado.

A criação de uma identidade visual comporta toda a plataforma gráfica da marca e todas as suas aplicações, seja em materiais de papelaria (cartões de visita, timbrados, envelopes…), seja na sinalização interna e externa.

O design da marca tem uma importância enorme, uma vez que comunica a origem de um produto ou serviço, para além de transmitir os valores que fazem parte da cultura da organização e compor todas as peças publicitárias e promocionais da empresa. Estas peças possuem elementos que se relacionam com público de forma íntima, estando diretamente ligadas à lembrança que o consumidor terá da empresa e dos seus produtos.

33

2.10. Participação em Reuniões de Briefing

Estas reuniões têm como objetivo perceber as necessidades do cliente, tentar perceber quais os objetivos, isto é, se pretende dar notoriedade à marca, se quer ter mais visitantes no site, etc, e tentar arranjar a solução mais apropriada a cada caso

Durante o estágio tive também a oportunidade de participar nestas reuniões, onde a gestora de projetos transmitia e explicava o que o cliente pretendia e posteriormente pedia a opinião aos departamentos presentes. Nestas reuniões estavam normalmente presentes o departamento de marketing, o departamento de informática, e também o departamento de design, para definirem o layout mais apropriado para o cliente em questão.

Sugeri que, para além dos departamentos estarem presentes nas reuniões de briefing, pudessem de igual forma reunir-se diretamente com o cliente, podendo assim dar um feedback direto a este. Isto porque a informação cedida pela gestora de projetos aos vários departamentos poderá ser diferente da ideia que o cliente tem em mente, havendo o risco de ocorrerem falhas na comunicação, e o resultado final não ser o que o cliente pretende.

Após saber o que o cliente deseja, o departamento de marketing tem como tarefa segmentar o público-alvo e definir o posicionamento para o website, depois trabalha em conjunto com o departamento de design na escolha das cores mais apropriadas e tenta perceber o que vai funcionar ou não. Uma das prioridades da agência é efetivamente a funcionalidade dos websites, bem como a sua fácil utilização.

No caso dos websites a linguagem a utilizar também é fundamental porque tem de se adaptar aos potenciais clientes.

Após as reuniões de briefing, aconteciam reuniões de brainstorming, isto é, apresentavam-se ideias, cada elemento presente dava a sua opinião, e discutiam-se ideias.

Durante estas reuniões não era permitido fazer críticas às ideias de cada um, para criar um ambiente propício, que incentivasse ideias criativas e inovadoras.

No fim desta reunião as ideias que “sobravam” não eram esquecidas, mas sim guardadas tipo “banco de ideias” para o futuro, a serem utilizadas caso se adequem.

34

2.11. Outras Atividades

Apesar de o tempo ter sido escasso para concluir todas estas tarefas, foi ainda possível auxiliar os meus colegas que estavam mais atarefados, nomeadamente na pesquisa de imagens para utilizar como baners15, que funcionassem bem online e, claro, que se adequassem ao conteúdo exposto.

Outra das minhas tarefas foi a criação de planos mensais para páginas de Facebook, nomeadamente para a Arisca, Isadora Paris e para a própria Primariu.

Também houve muito trabalho de pesquisa para promover o vídeo “Guimarães Heritage” elaborado pelo departamento de multimédia. Lançado no dia 24 de Junho (dia de Guimarães), este vídeo consiste na divulgação da cidade.

Então, para ter uma elevada visualização a minha tarefa foi procurar blogues, sites e até mesmo páginas de Facebook com alguma notoriedade e um número de seguidores significativos, para depois entrar em contacto com eles e sugerir que partilhassem o vídeo com os seus seguidores. Após este contacto e futura divulgação, foi minha função saber quantas interações o vídeo teve nos sites partilhados e o número de partilhas. Ou seja, avaliar o “feedback” nas páginas partilhadas (Anexo 9).

Por fim, criei um formulário (Anexo 9) para a Inovma, para esta levar para uma feira de exposição em Lisboa, com o intuito de dar a conhecer a inovadora bicicleta. E no final de cada dia de exposição, seria sorteado um equipamento para a bicicleta Inovma. O formulário foi elaborado em dois idiomas: inglês e português.

15 Anúncio web retangular que mede geralmente 468 x 60 pixels, que quando se clica direciona o utilizador para outra página.

35

Conclusão

O balanço que faço destes meses de estágio é bastante positivo. Foram meses de grande esforço e dedicação, e algumas ideias minhas foram aceites, e outras ficaram para ser trabalhadas.

Consegui completar todas as tarefas com êxito, e o plano de estágio foi cumprido com sucesso. Esta etapa da licenciatura só pôde ser concluída com sucesso porque tive grandes profissionais a ajudar-me e a ensinarem-me de forma bastante motivadora. A Primariu tem uma equipa de excelentes profissionais, e o sucesso deste estágio dependeu em grande parte deles.

Houve alturas em que me deparei com situações mais complicadas mas com a ajuda dos meus colegas consegui ultrapassá-las. Esforcei-me igualmente para que as minhas tarefas fossem bem-sucedidas e, claro, relacionar sempre o meu trabalho com conteúdos aprendidos na licenciatura.

Fazendo uma avaliação generalizada do meu estágio, penso que contribui com ideias novas e diferentes, e, sendo valorizada pelos meus superiores, consegui integrar-me bem na equipa, e estes foram bastante atenciosos, disponibilizando-se desde o início para me ajudar.

Em suma, este estágio correu muitíssimo bem, consegui “crescer” a nível profissional, tendo adquirido bases que certamente no futuro usarei da melhor maneira!

36

Bibliografia

Livros consultados: Carrera, Filipe (2014). Marketing Digital na Versão 2.0 (3ª edição). Lisboa: Edições Sílabo Marques, Vasco (2016). Marketing Digital 360 (1ª edição). Coimbra: Actual Lindon, Denis; Lendrevie, Jacques; Rodrigues, Joaquim Vincente; Levi, Julien; Dionísio, Pedro (2009). Mercator XXI Teoria e prática do marketing (12ª edição). Alfragide: Publicações Dom Queixote

Webgrafia www.primariu.pt (Consultado a 3-9-2016) https://www.significados.com.br/cores-2/ (Consultado a 20-07-2016) http://www.acepi.pt/artigoDetalhe.php?idArtigo=91888 (Consultado a 9-8-2016) http://portalmarketingdigital.com/ (Consultado a 15-8-2016)

Outros:

Adenda ao Regulamento de Estágios do Instituto Politécnico da Guarda.

Oliveira, Ana (2015-2016, 3º Ano/ 2º Semestre). Apontamentos da unidade curricular de Comunicação em Marketing.

Felgueira, Teresa (2015-2016, 3º Ano/ 1º Semestre). Apontamentos da unidade curricular de Gestão de Produtos e Marcas.

37

Lista de Anexos

Anexo 1- Plano de estágio

Anexo 2- BackOffice e FrontOffice

Anexo 3- Redes Sociais

Anexo 4- Planos Mensais

Anexo 5- SEO

Anexo 6- Análise da Concorrência

Anexo 7- Plano de Comunicação

Anexo 8- Renovação de Identidade Visual

Anexo 9- Outras Atividades

38

Anexo 1 Plano de Estágio

39

40

Anexo 2 BackOffice e FontOffice

41

BackOffice

FrontOffice

BackOffice E- Commerce

FrontOffice do E-Commerce

Anexo 3 Redes Sociais

Quinta Da Torre

Anexo 4

Planos Mensais

Arisca

Isadora Paris

Plano Isadora Paris para Junho

 Mês que começa o verão, e altura em que se fazem mais “piqueniques”. Momentos alusivos ao convívio, alegria, união e felicidade partilhados entre amigos e família.

→“Torne o seu almoço mais agradável, com os nossos Table Towel”

 Também poderia utilizar-se esta imagem, para ser referente a um momento de descontração e relaxamento, fazendo referência às toalhas e conjuntos de banho.

→ “ Descubra a maneira de tornar o banho mais tranquilo”

 Para dar destaque às colchas penso que deveria ser algo do género porque está relacionado com esta época. A natureza está também ligada, como sendo uma representação de calma, vitalidade, tranquilidade, que é o que se pretende.

→” Comece o dia da melhor maneira com as colchas Savanne”

→” Deixe-se contagiar com novas energias pela manhã”

→ “ Disfrute de cada momento com tranquilidade”

→ “ Torne a sua refeição única e inesquecível”

→ “ Usufrua do momento mais relaxante do dia”

→ “ Termine o dia da melhor maneira”

Plano Junho- Primariu Dia 15/16 Junho Notícia: E commerce- star tup portuguesa a destacar-se no comércio eletrónico http://tek.sapo.pt/noticias/negocios/artigo/portuguesa_chic_by _choice_ganha_premio_internacional_como_melhor_startup_ de_moda-47774kjm.html Dia 18 Junho (Sábado) Aniversário/ Jogo de Portugal Dia 20 Junho (Segunda “Dia mundial da produtividade”- colocar uma foto relacionada Feira) com a produtividade da Primariu Dia 21 Junho (Terça Feira) Postar uma foto para dar início ao verão Dia 22 Junho (Quarta Feira) Jogo da seleção Dia 24 Junho (Sexta Feira) Utilizar uma imagem para sinalizar a batalha de Mamede- Feriado Municipal Dia 27 Junho (Segunda Notícia diária Feira) Dia 29 Junho (Quarta Feira) Notícia diária

Arisca- dicas de Junho- Julho

- No seu início de vida, o bebé pode dormir cerca de 18 horas por dia, dependendo do seu ritmo e características fisiológicas, acordando apenas quando tem fome, frio ou quando se sente incomodado.

- Se está grávida opte por fazer 5/6 pequenas refeições por dia, em vez de 3 grandes refeições.

- As canções de embalar promovem a memória dos bebés, para além de os acalmar. - O que se come na gravidez tem impacto no peso do bebé, e também na sua saúde futura.

- Conviver com duas línguas na infância proporciona grandes vantagens aos bebés, contribuindo para um melhor desenvolvimento cognitivo e mesmo para que venham a ter um quociente de inteligência (QI) mais elevado com o avanço da idade.

- Poderá descobrir o sexo do seu bebé já a partir das 8 semanas, embora o mais comum seja a partir dos 4 meses.

- Mamãs, ter uma alimentação saudável na gravidez é essencial!

- Alguns bebés nasçam praticamente carecas, mas existem também aqueles que nascem com imenso cabelo. Não se surpreenda com a cor, pois ela tende a mudar com o passar do tempo. É possível que um casal com cabelo escuro tenha bebés loiros ou ruivos, ou que casais louros tenham bebés com cabelo preto!

- Antes de se preparar a mala para a maternidade, dever-se-á contactar o hospital ou maternidade onde irá decorrer o parto para verificar se existe alguma lista de sugestões, que poderá variar consoante o local.

- Alguns medicamentos podem provocar deficiências congénitas ou outros problemas, em particular quando tomados durante os primeiros meses de gravidez. Por isso, a grávida não deve tomar nenhum medicamento sem consultar o seu médico.

Dicas AGOSTO/SETEMBRO Arisca

- Em vez de colocar o seu bebé no voador, opte por coloca-lo em tapetes ou outro material que proteja o seu bebé de impactos num local seguro de modo a evitar acidentes com o voador (já que este não é aconselhável pelos especialistas)

- Quando os primeiros dentinhos do seu bebé estão a aparecer, opte por oferecer aqueles mordedores de gel que podem ser guardados no frigorífico.

- Durante a gravidez faça exercício físico, pois este ajuda na diminuição de edemas (inchaço nas pernas) e reduz a depressão e stresse causado.

- Para criar estímulos ao seu bebe nada melhor que o deixar rodeado de brinquedos, porque ele sozinho vai tentar explorar tudo.

- Quando o seu bebe acorda a chorar a meio da noite, a figura materna irá acalma-lo deste modo a criança compreende que a mamã irá sempre voltar!

- Se o seu bebé já é um pouco mais crescido estimule-o a dar os primeiro passos, por exemplo com duas pessoas uma à frente da outra e o bebe vai andar essa curta distância, ate ao braços.

- Estímulos visuais sonoros terão uma ajuda no desenvolvimento da visão! Por isso toca a estimular com brinquedos coloridos e também musicas calmas.

- Limpe sempre a banheira do seu bebe antes do banho com água e sabão neutro.

- Mamãs durante o tempo que estiverem a amamentar, evitem alimentos gordurosos, leite e derivados de modo a evitar cólicas no seu bebe.

- Escolha bem os brinquedos que o seu bebe leva à boca. Estes deverão se macios e de borracha, e nada de peças pequeninas de modo a prevenir a ingestão.

Anexo 5 SEO

Técnicas a Utilizar

1) Planeamento de palavras-chave ex para um site de gatos: gatos, e filhotes de gatos 2) Usar palavra relacionadas com o público-alvo 3) Fazer um estudo de público-alvo 4) Site responsivo- já está feito 5) Utilizar o conteúdo focado nas palvras chave, em vez de escrever: como eu alimento o Zuzu; escrever : como eu alimento o gato Zuzu 6) Utilizar conteúdo como as pessoas procuram no Google: “o que é”, e “como fazer” 7) Criar links de acesso 8) Marcar a negrito as palavras mais importantes do texto 9) Relevância de conteúdo nas redes socias 10) O tempo de espera para entrar no site pode levar à rejeição e assim como consequência aumentar a taxa de rejeição, ou seja as imagens devem ser compactadas 11) 2 a 4 palavras chave que descrevam o bem o que o site aborda

Anexo 6 Análise de Concorrência

Viajar entre Viagens Site: http://www.viajarentreviagens.pt/ Blogue pessoal que relata as diversas viagens Seguidores no Facebook: 22.089 que faz pelo mundo. Visualizações por mês no blogue: 80.000 → Blogue visualizado por mais de 130 países, Seguidores no Instagram: 7 004 sendo Portugal, Brasil, Estados Unidos, França e Reino Unido os 5 países com maior número de visualizações. → É vencedor do prémio: Blogger Travel Awards 2016, prémio que visa privilegiar os blogues que se têm vindo a destacar.

Nelson Carvalheiro Site: http://nelsoncarvalheiro.com/ Blogue pessoal que retrata/ dá destaque Seguidores no Facebook: 16.873 cidades portugueses e estrangeiras, pretende Visualizações no blogue: 131.237 promove-las e dar a conhecer. Seguidores no Instagram: 19.000 → Tendo como principal parceiro o Turismo de Portugal.

Alma de viajante Site: http://www.almadeviajante.com/ É um blogue que relata viagens feitas, e Seguidores no Facebook: 217. 103 permite que quem quer viajar tenha um Seguidores no Instagram: 2.290 primeiro impacto com a cidade/país, devido a uma diversidade de experiências vividas.

Grande Turismo Site: http://www.grandeturismo.com/ Blogue de viagens que consiste em apresentar Seguidores no Facebook: 14.893 cidades de relevância principalmente cultural. Seguidores no Instagram: 870 Viaje comigo Site: http://www.viajecomigo.com/ Site que aborda várias cidades portuguesas e Seguidores no Facebook: 25. 566 no mundo, com uma perspetiva de vista por Seguidores no Instagram: 5. 604 dentro e por fora relatadas na primeira pessoa. Fui dar uma volta Site: http://fuidarumavolta.blogspot.pt/

Blogue que igualmente aborda viagens Seguidores no Facebook: 13. 200 relatadas. Seguidores no Instagram: 2.233 Cruza Mundos Site: http://www.cruzamundos.com/ Blogue dedicado ao mundo das viagens. Seguidores no Facebook: 2.480 → Nomeado para melhor blogue de viagens e pessoal João Leitão Viagens Site: http://www.joaoleitao.com/viagens/ Blogue que partilha experiências vividas Seguidores no Facebook: 39. 206 como deixa o “bichinho” para novas pessoas Seguidores no Instagram: 7. 071 conhecerem essas cidades. Where in the world is Rita Site: http://www.whereintheworldisrita.com/ Blogue que explora novas descobertas de Seguidores no Facebook: 2.039 viagens. Seguidores no Instagram: 819 → Ótimo para internacionalizar o vídeo porque tem tudo na língua inglesa.

Descobrir Portugal Site: http://absolutoportugal.blogspot.pt/ Blogue que divulga Portugal, pretende Seguidores no Facebook: 1. 018. 683 demonstrar a identidade do povo português. Visualizações do blogue desde o seu início (26-09-15)→ 1. 071. 720; tendo cerca de 9 mil por dia.

Viajar de mochila às costas Site: Retrata viagens feitas tanto dentro de Portugal http://viajardemochilaascostas.blogspot.pt/ como fora. Seguidores no Facebook: 19. 704

Tempo de viajar Site: http://www.tempodeviajar.com/ Site que aborda viagens feitas, relatadas na Seguidores no Facebook: 188. 104 primeira pessoa. Seguidores no Instagram: 3. 382 Viagens à solta Site: http://www.viagensasolta.com/ Site que aborda Portugal e o mundo Seguidores no Facebook: 4. 882 Turista acidental Site: http://www.turistacidental.com/ Blogue de viagens Seguidores no Facebook: 44. 827 Seguidores no Instagram: 5. 585

João Cajuda Site: http://www.joaocajuda.com/ Blogue/ site com bastante influência junto do Seguidores no Facebook: 344. 251 seu público. Partilha viagens e locais por onde Seguidores no Instagram: 95. 165 tem passado. Vontade de viajar Site: http://vontadedeviajar.com/ Site com ideias de novos roteiros. Seguidores no Facebook: 4. 644 Seguidores no Instagram: 14. 300 Mundo de viagens Site: http://mundodeviagens.com/ Site que aborda viagens. Seguidores no Facebook: 2.851 Seguidores no Instagram: 1. 985 Os meus trilhos Site: http://www.osmeustrilhos.pt/ Site que retrata viagens, tanto dentro de Seguidores no Facebook: 11. 813 Portugal como fora. Presença nos media, nomeadamente na revista visão, no site da momondo (referenciado como sendo uma dos melhores blogues), e na revista Fugas. Crónicas de um VagaMundo Site: Blogue de viagens. http://www.cronicasdeumvagamundo.com/ Seguidores no Facebook: 9. 704 Foto Viajar Site: http://www.fotoviajar.com/ Blogue que pretende passar para os seus Seguidores no Facebook: 10. 900 seguidores os melhores roteiros/ percursos. Seguidores no Instagram: 1. 742 Portugal the tourist experience Site: https://portugalttexperience.com/ Site de Portuga, onde demostra todo o turismo Seguidores no Facebook: 14. 027 do país. Portugal patrimónios Site: https://portugalpatrimonios.com/ Estão presentes cidades portuguesas, com Seguidores no Facebook: 26. 228 relevância nas cidades históricas.

Análise da Concorrência dos Colégios

http://www.colegiovizela.com/ http://www.colegiovieiradecastro.com/ http://www.externatopimpampum.com/ http://www.colgaia.pt/ http://www.morangos.pt/index.php http://www.colegioefanor.pt/pt/ http://www.aisagres.pt/devpress/ http://www.colegiodosarcos.com.pt/ http://www.externatorainhadonaamelia.pt/ http://www.papiao.pt/ http://www.crechedoforte.com/

http://www.casadasabelhinhas.pt/ http://www.chapeudepalha.pt/home http://www.colegiodascolinas.pt/ http://www.ramalhete.pt/ http://www.saidosdacasca.pt/

Análise da Concorrência MainTarget

http://www.4talk.pt/pt/ http://www.bestgest.pt/pt/ http://www.cepcom.pt/pt/ http://www.guimasete.pt/pt/ http://www.tlci.pt/index.php http://phonetec.com.pt/site/?page_id=8 http://www.streetphone.pt/index.html http://vivanet.pt/ http://www.stand-asla.pt/crbst_21.html http://www.pontopay.pt/index.php?page=inicial http://www.codi-tek.com/ http://www.chip7.pt/home http://www.sintanet.pt/pt/ http://www.zigue.pt/s1/index.php http://www.f2tek.pt/ http://www.incentea.com/pt/home

Análise da Concorrência de empresas que fornecem serviços web/gestão informática a juntas de freguesia

Websites Categoria https://omnisinal.pt/ Assessoria informática http://www.freguesias.pt/ Desenvolvimento web http://www.joseveiga.net/ Inst. Sistemas/ Websites http://showcase.codepixel.pt/ Desenvolvimento web http://www.uebyou.pt/pt/ Soluções web http://www.ctroia.com/ Software/ Consultoria Tecnológica http://www.elementoglobal.pt/egpt/#home_section Desenvolvimento web http://www.bissolutions.pt/ Desenvolvimento web http://www.h23.pt/index.php Desenvolvimento web http://www.i9dotcom.net/ Assessoria informática http://www.fresoft.pt/ Solução integrada de gestão para autarquias http://www.sigi.pt/autarquias/ Assessoria especializada para autarquias http://www.critec.pt/ Desenvolvimento web https://www.gofox.pt/pt/inicio Desenvolvimento web http://www.bild.pt/web-e-multimedia Consultoria e desenvolvimento web http://www.zion.pt/ Gestão de serviços informáticos http://www.megasites.com.pt/ Consultoria de internet http://www.wiremaze.com/index.html Desenvolvimento de aplicações/ criação de base de dados http://www.strong-answer.com/ Software e Gestão http://tutorium.pt/2015/index.php/pt/ Projetos na web http://www.reticencias.pt/ Desenvolvimento de sites/ criação de mobile apps http://logicwise.pt/index.html Produção e gestão de software https://www.f3m.pt/pt Software de gestão http://comsoftweb.pt/ Sistemas informáticos http://www.frameworklab.pt/ Desenvolvimento web http://www.4por4.pt/ Desenvolvimento web

Estrutura mais comum nos websites de juntas de freguesia

- Apresentação da freguesia, referindo a sua história e algumas curiosidades

- Serviços que disponibiliza a toda a comunidade (serviços de apoio, ação social, educação, cultura, desporto, espaço público)

- Informações (contactos dos bombeiros, policia, farmácia, centro de saúde, transportes)

- Executivo (composição da junta)

- Notícias (atividades desenvolvidas/projetos)

- Documentos relevantes (atas, orçamentos...)

- Agenda cultual

- Turismo e lazer (onde ficar, o que comer, o que visitar, feiras/ festividades, pontos de interesse)

- Contactos da junta de freguesia

- FAQS

Freguesias de Portugal

→ Portugal tem 4259 freguesias distribuídas por 308 municípios nos 18 distritos e duas regiões autónomas.

Estão apresentadas aqui todas elas pelo seu distrito e concelho respetivo, e também a sua população sendo que esta, está dividida com diferentes cores consoante a sua população. Ou seja as freguesias com pouca população (inferior a 500) está a cor laranja, as freguesias a verde representam uma população razoável (entre 500 e 1000) e por fim a azul as freguesias mais populosas (superior a 1000 habitantes).

Distrito de viana do Castelo

Arcos de Valdevez (concelho)

Aboim das choças- 333 Guilhadeses- 1119 Rio de Moinhos- 438

Aguiã- 705 Jolda Madalena- 350 Sá- 138

Salvador- 2580 Jolda S. paio- 360 Sabadim- 468

S. Paio- 1147 Loureda- 195 Santar- 164

Ázere- 247 Mei- 118 S. Cosme e S. Damião- 190 Cabana maior- 239 Miranda- 325 S. Jorge- 714 Cabreiro- 428 Monte redondo- 227 Senharei- 259 Carralcova- 124 Oliveira- 330 Sistelo- 273 Cendufe- 360 Paçô- 933 Soajo- 986 Couto- 615 Salvador de Pedreiro- 301 Souto- 622 Eiras- 269 Santa Cristina de Pedreiro- 76 Tabaçô- 355 Ermelo- 92 Padroso- 234 Santa Maria de Távora- Extremo- 420 690 Parada- 383 Gavieira- 298 S. Vicente de Távora- 265 Portela- 260 Giela- 514 Vale- 776 Prozelo- 943 Gondoriz- 958 Vila Fonche- 1118 Rio Cabrão- 135 Grade- 393 Vilela- 196 Rio Frio- 684

Caminha

Âncora- 1182 Cristelo- 244 Seixas- 1502

Arga de baixo- 74 Dem- 363 Venade- 817

Arga de cima- 73 Gondar- 222 Vila Praia de Âncora- 4820

Arga de S. João- 61 Lanhelas- 991 Vilar de Mouros- 753

Argela- 393 Moledo- 1322 Vilarelho- 1125

Azevedo- 158 Orbacém- 213 Vile- 302

Caminha Matriz- 1346 Riba de âncora- 723

Melgaço

Alvaredo- 528 Castro Laboreiro- 540 Chaviães- 385

Cousso- 294 Lamas de Mouro- 117 Prado- 452

Cristoval- 528 Paços- 317 Roussas- 1107

Cubalhão- 156 Paderne- 1160 S. Paio- 602

Fiães- 239 Parada do Monte- 370 Vila-1560

Gave- 237 Penso- 523

Monção

Abedim- 205 Longos vales- 989 Podame- 278

Anhões- 140 Lordelo- 116 Portela- 242

Badim- 178 Luzio- 120 Riba de Mouro- 964

Barbeita- 1016 Mazedo- 859 Sá- 200

Barroças e Taias- 319 Merufe- 1097 Sago- 225

Bela- 698 Messegães- 253 Segude- 356

Cambeses- 496 Monção- 2469 Tangil- 768

Ceivães- 492 Moreira- 615 Troporiz- 274

Cortes- 1518 Parada- 107 Troviscoso- 1066

Lapela-223 Pias- 854 Trute- 277

Lara- 266 Pinheiros- 345 Valadares- 205

Cunha- 529 Parada- 298

Paredes de Coura Ferreira- 425 Paredes de Coura- 1581

Agualonga- 925 Formariz- 573 Porreiras- 95

Bico- 466 Infesta- 450 Resende- 518

Castanheira- 631 Insalde- 364 Romarigães- 246

Cossourado- 319 Linhares- 198 Rubiães- 512

Coura- 374 Mozelos- 347 Vascões- 223

Cristelo- 317 Padornelo- 437

Ponte da Barca

Azias- 377 Britelo- 485 Cuide de Vila Verde- 344

Boivães- 289 União de freguesias União de Freguesias Entre Castro, Ruivos e Grovelas- Ambos- Os- Rios, Ermida e Bravães- 629 882 Germil- 612

Lavradas- 875 de Muía e Paço Vedro de S. Tomé de Vade- 287 Magalhães- 4372 Lindoso- 427 União das Freguesias de Sampriz- 342 Vila Chã (São João Batista Nogueira- 410 e Santiago) - 623 União das Freguesias de Oleiros- 466 Touvedo (São Lourenço e União das Freguesias de Salvador) - 377 Ponte da Barca, Vila Nova S. Pedro de Vade- 264

Ponte de Lima

Anais- 1073 Correlhã- 2936 Poiares- 775

Arca e Ponte de Lima- Estorãos- 464 Refoios do Lima- 169 3756 Facha- 529 Ribeira- 902 Arcozelo- 3734 Feitosa- 1363 Sá- 423 Ardegão, Freixo e Mato- Fontão- 1101 Santa Comba- 658 1754 Fornelos e Queijada-1912 Santa Cruz do Lima- 480 Bárrio e Cepões - 921 Friestelas- 450 Santa Maria de Beiral do Lima- 558 Rebordões- 1056 Gandra- 1108 Bertiandos- 414 São Pedro d´Arcos- 640 Gemieira- 598 Boalhosa- 163 Souto de Rebordões- Gondufe- 450 Brandara- 442 1127 Labruja- 439 Cabaços e Fojo Lobal- 951 Seara- 714 Labrujó, e Vilar Cabração e Moreira do Serdedelo- 464 do Monte- 417 Lima- 987 Associação de Freguesias Navió e Vitorino dos Calheiros- 991 do Vale de Neiva- 1075 Piães- 1768 Calvelo- 685 Vitorino das Donas- 1051

Valença

Boivão- 239 União das Freguesias de União das Freguesias de Gandra e Taião- 1471 São Julião e Silva- 623 Cerdal- 693 Ganfei- 296 São Pedro da Torre- 267 Fontoura- 751 União das Freguesias de Valença, Cristelo Covo e Friestas- 562 Gondomil e Sanfins- 464 Arão- 5153

Verdoejo- 608

Viana do Castelo Chafé- 2841 Perre- 956

Afife- 632 Darque- 817 Santa Marta Portuzelo- 805 Alvarães- 623 Freixieiro do Soutelo- 511 São Romão de Neiva- Geraz do Lima e Deão- Amonde- 293 1225 3339 Anha- 415 Subportela, Deocriste e Lanheses- 645 Areosa- 853 Portela Susã- 2552 Mazarefes e Vila Fria- Torre e Vila Mou- 2670 Barroselas e Carvoeiro- 2670 5031 Viana do Castelo (Santa Montaria- 549 Cardielos e Serreleis- Maria Maior e 2309 Mujães- 550 Monserrate) e Meadela- 25 375 Carreço- 759 Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda- 1564 Vila de Punhe- 2273 Castelo do Neiva- 930 Outeiro- 234 Vila Franca- 1757

Vila Nova de Cerveira

Campos e Vila Meã- 1713 Mentrestido- 264

Candemil e Gondomar- 359 Reboreda e Nogueira- 1071

Cornes- 478 Sapardos- 366

Covas- 675 Sopo- 557

Gondarém- 1010 União das Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe- 1875 Loivo- 885

Distrito Braga

Amares

Amares e Figueiredo- - 508 - 2654 760 Ferreiros, Prozelo e - 760 Besteiros- 4573 Santa Marta do Bouro- 490 - 777 - 718 - 626 Caires- 868 Goães- 557 Vilela, Seramil e Paredes Caldelas, Sequeiros e - 1910 Secas- 645 Paranhos- 1187 Rendufe- 1124 - 732

Barcelos

Abade de Neiva- 2024 Campo e Tamel (São Lama- 1271 Pedro Fins) - 1521 Aborim- 891 Lijó- 2306 Carapeços- 2277 Adães- 790 Macieira de Rates- 2083 Carreira e Fonte Coberta- Airó- 913 Manhente- 1703 2033 Aldreu- 904 Martim- 2375 Carvalhal- 1391 Alheira e Igreja Nova- Milhazes, Vilar de Figos e Carvalhas- 691 1456 Faria- 2066 Chorente, Góios, Courel, Moure- 925 Pedra Furada e Gueral- Alvelos- 2145 2568 Negreiros e Chavão- 2364 Alvito (São Pedro e São Cossourado- 825 Oliveira- 1004 Martinho) e Couto- 1438 Creixomil e Mariz- 1208 Palme- 1073 Arcozelo- 12840 Cristelo- 1875 Panque- 680 Areias- 1014 Durrães e Tregosa- 1409 Paradela- 850 Areias de Vilar e Encourados- 1879 Fornelos- 803 Pereira- 1318

Balugães- 841 Fragoso- 2193 Perelhal- 1749

Barcelinhos- 1781 Galegos Stª Maria- 2987 Pousa- 2272

Barcelos, Vila Boa e Vila Galegos S. Martinho- Quintiães e Aguiar- 1190 Frescainha- 11108 1930 Remelhe- 1309 Barqueiros- 1957 Gamil e Midões- 1386 Roriz- 2152 Cambeses- 1300 Gilmonde- 1516

Santa Eugénia de Rio Silveiros e Rio Covo- 1483 Várzea- 1904 Covo- 1483 Tamel (Santa Leocádia) e Viatodos, Grimancelos, Sequeade e Bastuço (São Vilar do Monte- 1420 Minhotães e Monte de João e Santo Estevão)- Fralães- 3814 Tamel (São Veríssimo) - 1916 3025 Vila Cova e Feitos- 2564 Silva-913 Ucha- 1420 Vila Seca- 1197

Braga

Adaúfe- 3711 Esporões- 1709 Nogueira, Fraião e Lamaçães- 13054 Arentim e Cunha- 1530 Este (São Pedro e São Mamede) - 3837 Nogueiró e Tenões- 5129 Braga (Maximinos, Sé e Cividade) – 14572 Ferreiros e Gondizalves- Padim da Graça- 1521 9148 Braga (São José de São Palmeira- 5468 Lázaro e São João do Figueiredo- 1198 Pedralva- 1110 Souto) - 14301 Gualtar- 5286 Priscos- 1341 Braga (São Vicente) - Guisande e Oliveira (São 13236 Real, Dume e Semelhe- Pedro) - 1053 11700 Braga (São Vítor) - 29642 Lamas- 842 Ruilhe- 1142 Cabreiros e Passos (São Lomar e Arcos- 6805 Julião) - 2165 Santa Lucrécia de Algeriz Merelim (São Paio), e Navarra- 994 Celeirós, Aveleda e Panóias e Parada de Vimieiro- 6671 Sequeira- 1811 Tibães- 5363 Crespos e Pousada- 1347 Tadim- 1143 Merelim (São Pedro) e Escudeiros e Penso (Santo Frossos- 3726 Tebosa- 1129 Estêvão e São Vicente) - Mire de Tibães- 2437 1864 Vilaça e Fradelos- 1580 Morreira e Trandeiras- Espinho- 1181 1447

Cabeceiras de Basto

Cabeceiras de Basto- 711

Abadim- 571

Alvite e Passos- 1184 Cavez- 1268

Arco de Baúlhe e Vila Nune- 2048 Faia- 558

Basto- 938 Gondiães e Vilar de Cunhas- 421

Bucos- 554 Pedraça- 760

Refojos de Basto, Outeiro e Painzela- 6755 Rio Douro- 942

Celorico de Basto

Agilde- 1227 Canedo de Basto e Corgo- Rego- 1241 1321 Arnoia- 1702 Ribas- 1068 Carvalho e Basto (Santa Borba de Montanha- 1294 São Clemente de Basto- Tecla) - 1001 1524 Britelo, Gémeos e Codeçoso- 444 Ourilhe- 3670 Vale de Bouro- 813 Fervença- 1445 Caçarilhe e Infesta- 758 Veade, Gagos e Molares- Moreira do Castelo- 627 1963

Esposende

Antas- 2221 Forjães- 2767

Apúlia e Fão- 7301 Gemeses- 1078

Belinho e Mar- 3199 Palmeira de Faro e Curvos- 3214

Esposende, Marinhas e Gandra- 11111 Vila Chã- 1419

Fonte Boa e Rio Tinto- 1944

Fafe

Fafe- 15703 Regadas- 1666

Aboim, Felgueiras, Fornelos- 1374 Revelhe- 849 Gontim e Pedraído- 826 Freitas e Vila Cova- 804 Ribeiros- 640 Agrela e Serafão- 1183 Golães- 2135 Santa Cristina de Arões- Antime e Silvares (São 1538 Medelo- 1602 Clemente) – 2046 São Gens- 1703 Monte e Queimadela- 798 Ardegão, Arnozela e São Martinho de Silvares- Seidões- 1078 Moreira do Rei e Várzea 1325 Cova- 2025 Armil- 735 São Romão de Arões- Passos- 1076 Cepães e Fareja- 2265 3295 Quinchães- 2278 Estorãos- 1508 Travassós- 1539

Vinhós- 642

Guimarães

Aldão- 1293 Lordelo- 4287 São Clemente de Sande- 1695 Arosa- 499 Mascotelos- 1631 São Cristóvão de Selho- Atães- 1918 Mesão Frio- 4173 2380 Azurém- 8348 Moreira de Cónegos- São Faustino- 998 4853 Balazar- 440 São João Batista de Airão- Nespereira- 2578 Barco- 1510 827 Oleiros- 462 Brito- 4939 São Jorge de Selho- 5625 Oliveira do Castelo- 3265 Caldelas- 5723 São Lourenço de Selho- Pencelo- 1258 1782 Calvos- 1082 Pinheiro- 1234 São Lourenço de Sande- Castelões- 310 1097 Polvoreira- 3495 Conde- 1378 São Martinho de Ponte- 6610 Corvite- 883 Candoso- 1340 Rendufe- 712 Costa- 5155 São Martinho de Sande- Ronfe- 4462 2533 Creixomil- 9641 São Salvador de Briteiros- São Paio- 2896 Donim- 833 980 São Salvador de Souto- Fermentões- 5707 Santa Eufémia de Prazins- 830 Figueiredo- 436 1221 São Sebastião- 1976

Gandarela- 1074 Santa Leocádia de São Tomé de Abação- Briteiros- 819 Guardizela- 2474 2252 Santa Maria de Airão- São Torcato- 3373 Gémeos- 442 1686 Serzedelo- 3680 Gominhães- 511 Santa Maria de Souto- Gonça- 1051 771 Serzedo- 1202

Gondomar- 495 Santiago de Candoso- Silvares- 2282 2163 Gondar- 2868 Tabuadelo- 1555 Santo Estevão de Urgezes- 5259 Infantas- 1764 Briteiros- 1292 Vermil- 1144 Leitões- 568 Santo Tirso Prazins- 993 Longos- 1372 Vila Nova de Sande- 1739

Póvoa de Lanhoso

União das Freguesias de União das Freguesias de Santo Emilião- 890 Águas Santas e Moure- Fonte Arcada e Oliveira- São João de Rei- 401 662 1670 Serzedelo- 723 União das Freguesias de Galegos- 543 Calvos e Frades- 753 Sobradelo da Goma- 794 Garfe- 1000 União das Freguesias de Taíde- 1613 Geraz do Minho- 521 Campos e Louredo- 585 Travessos- 696 Lanhoso- 742 Covelas- 416 União das Freguesias de Monsul- 773 União das Freguesias de Verim, Friande e Ajude- Esperança e Brunhais- 652 Póvoa de Lanhoso- 5052 733

Ferreiros- 416 Rendufinho- 736 Vilela- 615

Terras de Bouro

Balança- 341 Chorense e Monte- 580 Ribeira- 242

Campo do Gerês- 162 Cibões e Brufe- 421 Rio Caldo- 892

Carvalheira- 386 Covide- 343 Souto- 494

União das Freguesias de Gondoriz- 295 Valdosende- 630 Chamoim e Vilar- 440 Moimenta- 741 Vilar da Veiga- 1286

Vieira do Minho

União das Freguesias de Guilhofrei- 961 União das Freguesias de Anissó e Soutelo- 388 Ruivães e Campos- 923 Louredo- 436 União das Freguesias de Salamonde- 387 Mosteiro- 774 Anjos e Vilar Chão- 589 Tabuaças- 919 Parada do Bouro- 469 União das Freguesias de União das Freguesias de Caniçada e Soengas- 603 Pinheiro- 447 Ventosa e Cova- 659 Cantelães- 828 Rossas- 1673 Vieira do Minho- 2239 Eira Vedra- 702

Vila Nova de Famalicão

União das Freguesias de Avidos e Lagoa- 2653 Castelões- 2021 Antas e Abade de Bairro- 3598 Cruz- 1738 Vermoim- 7362 Brufe- 2231 Delães- 3917 União das Freguesias de Antas e Abade de União das Freguesias de Vermoim- 3616 Carreira e Bente- 2587

União das Freguesias de Lousado- 4057 União das Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos- Ruivães e Novais- 3001 Mogege- 1943 3684 União das Freguesias de Nine- 2974 Fradelos- 3914 Seide- 1542 Santa Maria de Oliveira- Gavião- 3747 União das Freguesias de 3420 Vale (São Cosme), União das Freguesias de São Mateus de Oliveira- Telhado e Portela- 5401 Gondifelos, Cavalões e 2714 Outiz- 4890 São Martinho do Vale- Pousada de Saramagos- 2081 Joane- 8089 2234 Vermoim- 2930 Landim- 2834 Pedome- 2120 União das Freguesias de União das Freguesias de Requião- 3376 Vila Nova de Famalicão e Lemenhe, Mouquim e Calendário- 20145 Jesufrei- 3144 Riba de Ave- 3425 Vilarinho das Cambas- Louro- 2250 Ribeirão- 8828 1366

Vila Verde

Aboim da Nóbrega e Lanhas- 581 União das Freguesias de Gondomar- 1058 Sande, Vilarinho, Barros e Loureira- 1152 Gomide- 1564 Atiães- 520 Marrancos e Arcozelo- São Miguel do Prado- 717 Cabanelas- 2102 909 Soutelo- 2102 Carreiras (São Miguel) e Moure- 1421 Carreiras (Santiago) – 930 Turiz- 1746 Oleiros- 1169 Cervães- 1981 União das Freguesias Oriz (Santa Marinha) e Ribeira do Neiva- 3807 Coucieiro- 531 Oriz (São Miguel) – 571 União das Freguesias de Dossãos- 500 Parada de Gatim- 793 Vade- 1677 Escariz (São Mamede) e Pico (S. Cristóvão) - Valbom (São Pedro), Escariz (São Martinho) – 610 Passô e Valbom (São 749 Martinho) - 642 Esqueiros, Nevogilde e Pico de Regalados, Valdreu- 516 Travassós- 1035 Gondiães e Mós- 1515 Vila de Prado- 4472 Freiriz- 1099 Ponte- 483 Vila Verde e Barbudo- Gême- 551 Sabariz- 443 6742 Lage- 2895

Vizela

União das Freguesias de Caldas de Vizela Santo Adrião de Vizela- 2280 (São Miguel e São João) – 10633 União das Freguesias de Tagilde e Vizela Infias- 1840 (São Paio) – 3364

Santa Eulália- 5619

Distrito- Vila Real

Alijó

-

Alijó- 2635 Pópulo e Ribalonga- 508 Vale de Mendiz, Casal de Loivos e Vilarinho de Carlão e Amieiro- 800 Sanfins do Douro- 1495 Cotas- 578 Castedo e Cotas- 618 Santa Eugénia- 333 Vila Chã- 533 Favaios- 1064 São Mamede de Ribatua- Vila Verde- 622 728 Pegarinhos- 465 Vilar de Maçada- 915 Pinhão- 648

Boticas

-

Alturas do Barroso e Boticas e Granja- 1510 Dornelas- 338 Cerdedo- 544 Codessoso, Curros e Fiães Pinho- 401 Ardãos e Bobadela- 579 do Tâmega- 298 Sapiãos- 488 Beça- 843 Covas do Barroso- 262 Vilar e Viveiro- 487

Eiras, São Julião de Oura- 602 Montenegro e Cela- 970 Chaves Outeiro Seco- 938 Ervededo- 646 Paradela- 262 Faiões- 873 Águas Frias- 746 Planalto do Monforte- Lama de Arcos- 316 299 Anelhe- 476 Loivos e Póvoa de Redondelo- 527 Bustelo- 519 Agrações- 739 Sanfins- 236 Calvão e Soutelinho da Madalena e Samaiões- Santa Cruz/Trindade e Raia- 503 2669 Sanjurge- 3430 Cimo de Vila da Mairos- 344 Castanheira- 479 Santa Leocádia- 324 Moreiras- 273 Curalha- 469 Santa Maria Maior- 12000 Nogueira da Montanha- 529

Santo António de Soutelo e Seara Velha- Vila Verde da Raia- 993 Monforte- 454 515 Vilar de Nantes- 2084 Santo Estevão- 607 Travancas e Roriz- 566 Vilarelho da Raia- 558 São Pedro de Agostém- Tronco- 218 Vilas Boas- 195 1419 Vale de Anta- 1543 Vilela Seca- 276 São Vicente- 227 Vidago- 1991 Vilela do Tâmega- 409

Mesão Frio

Barqueiros- 701 Mesão Frio- 1927

Cidadelhe- 171 Vila Marim- 1243

Oliveira- 391

Mondim de Basto

Atei- 1352 Ermelo e Pardelhas- 560

Bilhó- 546 São Cristóvão e Mondim de Basto- 3273

Campanhó e Paradança- 626 Vilar de Ferreiros- 1136

Montalegre Paradela, Contim e Fiães- 308

Cabril- 553 Pitões das Júnias- 161

Cambeses do Rio, Donões e Mourilhe- 309 Reigoso- 167

Cervos- 271 Salto- 1429

Chã- 748 Santo André- 218

Covelo do Gerês- 194 Sarraquinhos- 294

Ferral- 397 Sezelhe e Covelães- 277

Gralhas- 208 Solveira- 154

Meixedo e Padornelos- 333 Tourém- 151

Montalegre e Padroso- 1923 Venda Nova e Pondras- 393

Morgade- 228 Viade de Baixo e Fervidelas- 762

Negrões- 177 Vila da Ponte- 178

Outeiro- 156 Vila de Perdizes e Meixide- 548

Murça

Candedo- 1002 Fiolhoso- 452 Murça- 2136

Carva e Vilares- 472 Jou- 654 Noura e Palheiros- 907

Valongo e Milhais- 329

Peso da Régua

União de Freguesias de Galafura e União das Freguesias de Poiares e Canelas- Covelinhas- 886 1466

União das Freguesias de Moura Morta e Fontelas- 781 Vinhós - 1024 Loureiro- 1154 União das Freguesias de Peso da Régua e Sedielos- 911 Godim- 9959 Vilarinho dos Freires- 950

Ribeira de Pena

Alvadia- 196 União das Freguesias de Ribeira de Pena (Salvador) e Santo Aleixo de Além-Tâmega- Canedo- 390 2785 União de Juntas de Freguesia de Cerva e Santa Marinha- 558 Limões- 2615

Sabrosa

Celeirós- 222 Sabrosa- 1202

Covas do Douro- 444 São Lourenço de Ribapinhão- 407

Gouvinhas- 267 São Martinho de Anta e Paradela de Guiães- 1013 Paços- 762 Souto Maior- 487 Parada do Pinhão- 309 Torre do Pinhão- 342 União das Freguesias de Provesende, Gouvães do Douro e São Cristóvão do Vilarinho de São Romão- 294 Douro- 612

Santa Marta de Penaguião

Alvações do Corgo- 477 União das Freguesias de Louredo e Fornelos- 669 Lobrigos (São Miguel e Cumieira- 1146 Medrões- 505 São João Baptista) e Fontes- 835 Sanhoane- 3010 Sever- 714

Valpaços

Água Revés e Castro- 342 Canaveses- 237 Ervões- 636

Algeriz- 570 Carrazedo de Montenegro Fornos do Pinhal- 320 e Curros- 1780 Bouçoães- 419 Friões- 619

Lebução, Fiães e Nozelos- Santiago da Ribeira de Vales- 257 784 Alhariz- 603 Valpaços e Sanfins- 4752 Padrela e Tazem- 359 São João da Corveira- 537 Vassal- 460 Possacos- 446 São Pedro de Veiga de Veiga de Lila- 303 Lila- 301 Rio Torto- 362 Vilarandelo- 984 Serapicos- 246 Santa Maria de Emeres- 406 Sonim e Barreiros- 450

Santa Valha- 415 Tinhela e Alvarelhos- 333

Vila Pouca de Aguiar

Alfarela de Jales- 401 Soutelo de Aguiar- 638

Alvão- 875 Telões- 1485

Bornes de Aguiar- 2057 Tresminas- 415

Bragado- 544 Valoura- 376

Capeludos- 440 Vila Pouca de Aguiar- 3303

Pensalvos e Parada de Monteiros- 350 Vreia de Bornes- 652

Sabroso de Aguiar- 684 Vreia de Jales- 967

Vila Real

Abaças- 965 Constantim e Vale Parada de Cunhos- 1939 Nogueiras- 1856 União das Freguesias de União das Freguesias de Adoufe e Vilarinho de Folhadela- 2261 Pena, Quintã e Vila Cova- Samardã- 2895 819 Guiães- 478 Andrães- 1389 União das Freguesias de Lordelo- 3169 São Tomé do Castelo e Arroios- 1117 Mateus- 3400 Justes- 1283 União das Freguesias de Mondrões- 1065 Torgueda- 1382 Borbela e Lamas de Olo- 2761 Mouçós e Lamares- 3402 Vila Marim- 1742

Campeã- 1375 Nogueira e Ermida- 964 Vila Real- 17588

Distrito Bragança- Alfândega da Fé

Agrobom, Saldonha e Vale Ferradosa e Sendim da Sambade- 475 Pereiro- 265 Serra- 251 Vilar Chão- 259 Alfândega da Fé- 2055 Gebelim e Soeima- 332 Vilarelhos- 275 Cerejais- 202 Parada e Sendim da Vilares de Vilariça- 216 Ribeira- 216 Eucísia, Gouveia e Valverde- 357 Pombal e Vales- 201

Bragança

Alfaião- 173 União das Freguesias de Rebordãos- 546 Izeda, Calvelhe e Aveleda e Rio Onor- 272 Rio Frio e Milhão- 364 Paradinha Nova- 1212 Babe- 238 Salsas- 389 Macedo do Mato- 208 Baçal- 484 Samil- 1246 Mós- 178 Carragosa- 190 Santa Comba de Rossas- Nogueira- 495 304 Castrelos e Carrazedo- Outeiro- 301 241 União das Freguesias de Parada e Faílde- 657 São Julião de Palácios e Castro de Avelãs- 460 Deilão- 400 Parâmio- 214 Coelhoso- 319 São Pedro de Sarracenos- Pinela- 219 Donai- 446 366 Quintanilha- 216 Espinhosela- 244 União das Freguesias de Quintela de Lampaças- Sé, Santa Maria e França- 238 215 Meixedo- 22016 Gimonde- 341 Rabal- 171 Sendas- 183 Gondesende- 194 União das Freguesias de Serapicos- 208 Rebordainhos e Gostei- 425 Sortes- 296 Pombares- 187 Grijó de Parada- 296 Zoio- 189

Carrazeda de Ansiães

União das Freguesias de Amedo e Zedes- Carrazeda de Ansiães- 1701 462 União das Freguesias de Castanheiro do União das Freguesias de Belver e Mogo de Norte e Ribalonga- 519 Malta- 433 Fonte Longa- 301

União das Freguesias de Lavandeira, Beira Pereiros- 235 Grande e Selores- 447 Pinhal do Norte- 263 Linhares- 421 Pombal- 324 Marzagão- 315 Seixo de Ansiães- 290 Parambos- 247 Vilarinho da Castanheira- 415

Freixo de Espada à Cinta

Freixo de Espada à Cinta e Mazouco- 2355

União das Freguesias de Lagoaça e Fornos- 617

Ligares- 397

Poiares- 411

Macedo de Cavaleiros

União das Freguesias de União das Freguesias de Peredo- 258 Ala e Vilarinho do Monte- Espadanedo, Edroso, Podence e Santa 484 Murçós e Soutelo Combinha- 306 Mourisco- 448 Amendoeira- 427 Salselas- 386 Ferreira- 194 Arcas- 262 Sezulfe- 263 Grijó- 371 Bornes e Burga- 443 Talhas- 316 Lagoa- 312 Carrapatas- 197 Talhinhas e Bagueixe- 329 Lamalonga- 402 União das Freguesias de Vale Benfeito- 181 Castelãos e Vilar do Lamas- 278 Monte- 547 Vale da Porca- 286 Lombo- 346 Chacim- 265 Vale de Prados- 431 Macedo de Cavaleiros- Cortiços- 296 6257 Vilarinho de Agrochão- 235 Corujas- 168 Morais- 644 Vinhas- 236 Olmos- 208

Miranda do Douro

União das Freguesias de Malhadas- 344 São Martinho de Constantim e Cicouro- Angueira- 307 Mirando do Douro- 2254 204 Sendim e Atenor- 1487 Palaçoulo- 554 Duas Igrejas- 599 União das Freguesias de Picote- 301 Genísio- 186 Silva e Águas Vivas- 400 Póvoa- 208 União das Freguesias de Vila Chã de Braciosa- 327 Ifanes e Paradela- 325

Mirandela

Abambres- 347 Caravelas- 214 Passos- 423

Abreiro- 257 Carvalhais- 1299 São Pedro Velho- 329

Aguieiras- 289 Cedães- 338 São Salvador- 223

Alvites- 237 Cobro- 205 Suçães- 574

Avantos e Romeu- 376 Fradizela- 234 Torre de Dona Chama- 1105 União das Freguesias de Franco e Vila Boa- 334 Avidagos, Navalho e Vale de Asnes- 271 Frechas- 929 Pereira- 531 Vale de Gouvinhas- 319 Freixeda e Vila Verde- 170 União das Freguesias de Vale do Salgueiro- 424 Barcel, Marmelos e Lamas de Orelhão- 394 Valverde da Gestosa- 415 Vale de Telhas- 283 Mascarenhas- 550 Bouça- 261 Mirandela- 11852 Cabanelas- 386 Múrias- 281

Mogadouro

Azinhoso- 307 Meirinhos- 287 Saldanha- 165

Bemposta- 602 União das Freguesias de São Martinho do Peso- Mogadouro, Valverde, 355 Bruçó- 211 Vale de Porco e Vilar de Tó- 154 Brunhoso- 216 Rei- 3887 Travanca- 172 União das Freguesias de Paradela- 156 Brunhozinho, Castanheira Urrós- 318 Penas Roias- 382 e Sanhoane- 289 Vale da Madre- 156 Peredo da Bemposta- 188 Castelo Branco- 449 Vila da Ala- 234 Remondes e Soutelo- 341 Castro Vicente- 337

União das Freguesias de Vilarinho dos Galegos e Ventozelo- 336

Torre de Moncorvo

Açoreira- 524 União das Freguesias de Lousa- 358 Felgar e Souto da Velha- União das Freguesias de Mós- 246 1047 Adeganha e Cardanha- Torre de Moncorvo- 2891 574 União das Freguesias de Felgueiras e Maçores- 460 União das Freguesias de Cabeça Boa- 428 Urrós e Peredo dos Horta da Vilariça- 310 Carviçais- 757 Castelhanos- 376 Larinho- 365 Castedo- 236

Vila flor

União das Freguesias de Assares e Lodões- Santa Comba de Vilariça- 407 241 Seixo de Manhoses- 469 Benlhevai- 234 Trindade- 162 União das Freguesias de Candoso e Vale Frechoso- 189 Carvalho de Egas- 272 União das Freguesias de Valtorno e Freixiel- 640 Mourão- 364 Roios- 150 União das Freguesias de Vila Flor e Nabo- Samões- 338 2413

Sampaio- 159

Vimioso

União das Freguesias de União das Freguesias de Santulhão- 423 Algoso, Campo de Víboras Caçarelhos e Angueira- União das Freguesias de e Uva- 567 335 Vale de Frades e Argozelo- 701 Carção- 419 Avelanoso- 308

Matela- 228 Vilar Seco- 181

Pinelo- 222 Vimioso- 1285

Vinhais

Agrochão- 280 Candedo- 331 Celas- 269

União das Freguesias de União das Freguesias de Tuizelo- 387 Curopos e Vale de Quirás e Pinheiro Novo- Vale das Fontes- 347 Janeiro- 313 286 Vila Boa de Ousilhão- 184 Edral- 198 Rebordelo- 618 Vila Verde- 186 Edrosa- 151 Santalha- 254 União das Freguesias de Ervedosa- 376 União das Freguesias de Vilar da Lomba e São Sobreiró de Baixo e União das Freguesias de Jomil- 237 Alvaredos- 369 Moimenta e Montouto- Vilar de Ossos- 269 278 União das Freguesias de Soeira, Fresulfe e Vilar de Peregrinos- 155 União das Freguesias de Mofreita- 224 Moimenta e Montouto- Vilar Seco de Lomba- 235 257 União das Freguesias de Travanca e Santa Cruz- Vinhais- 2245 Paçó- 191 171 Penhas Juntas- 255

Distrito Porto- Amarante

União das Freguesias de Fregim- 2836 Padronelo- 884 Aboadela, Sanche e União das Freguesias de Rebordelo- 365 Várzea- 1675 Freixo de Cima e de Baixo- Salvador do Monte- 1066 União das Freguesias de 3637 Amarante (São Gonçalo), São Simão de Gouveia- Fridão- 863 Madalena, Cepelos e 633 Gatão- 11840 Gondar- 1686 Telões- 4232 Ansiães- 623 Jazente- 542 Travanca- 2278 União das Freguesias de Lomba- 793 Bustelo, Carneiro e Vila Caiz- 3026 Louredo- 638 Carvalho de Rei- 1019 Vila Chã do Marão- 940 Lufrei- 1777 Candemil- 771 União das Freguesias de União das Freguesias de Mancelos- 3114 Vila Garcia, Aboim e Chapa- 1700 Figueiró (Santiago e Santa União das Freguesias de Cristina) - 3828 Olo e Canadelo- 492 Vila Meã- 5006

Baião

União das Freguesias de União das Freguesias de União das Freguesias de Ancede e Ribadouro- Baião (Santa Leocádia) e Campelo e Ovil- 3938 2836 Mesquinhata- 855 Frende- 656

Gestaçô- 1263 Loivos do Monte- 373 Santa Marinha do Zêzere- 2796 Gove- 1992 União das Freguesias de Santa Cruz do Douro e União das Freguesias de Grilo- 590 São Tomé de Covelas- Teixeira e Teixeiró- 946 União das Freguesias de 2029 Valadares- 875 Loivos da Ribeira e Tresouras- 853 Viariz- 520

Felgueiras

Aião- 856 Várzea, Lagares, Varziela Regilde- 1284 e Moure- 17990 Airães- 2486 Revinhade- 811 União das Freguesias de Friande- 1838 Sendim- 1627 Pedreira, Rande e Idães- 2496 Sernande- 3487 União das Freguesias de Torrados e Sousa- 3465 Jugueiros- 1303 Penacova- 1130 União das Freguesias de União das Freguesias de Pinheiro- 1042 Unhão e Lordelo- 1157 Macieira da Lixa e Pombeiro de Ribavizela- Caramos- 3815 2218 União das Freguesias de Refontoura- 2081 Margaride (Santa Eulália),

Gondomar

Baguim do Monte- 14102 União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim- 48600 União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova- 39586 Lomba- 1505

União das Freguesias de Foz do Sousa e União das Freguesias de Melres e Medas- Covelo- 7701 5820

Rio Tinto- 50713

Lousada

Aveleda- 2073 União das Freguesias de Figueiras e Covas- 2108 Caíde de Rei- 2529 Lodares- 2002 União das Freguesias de Cernadelo e Lousada (São Miguel e Santa Margarida) – Macieira- 1344 2166 Meinedo- 4052 União das Freguesias de Cristelos, Boim e União das Freguesias de Nespereira e Ordem- 7343 Casais- 3486

Nevogilde- 2617 Sousela- 1797

União das Freguesias de Silvares, Pias, Torno- 2542 Nogueira e Alvarenga- 6211 Vilar do Torno e Alentém- 1342

Maia

Águas Santas- 27470 Moreira- 12890

Castêlo da Maia- 15542 Nogueira e Silva Escura- 7980

Cidade da Maia- 40 134 Pedrouços- 12149

Folgosa- 3704 São Pedro Fins- 1837

Milheirós- 4861 Vila Nova da Telha- 5886

Marco de Canaveses

Alpendorada, Várzea e Paredes de Viadores e Soalhães- 3682 Torrão- 8485 Manhuncelos- 1775 Sobretâmega- 1132 Avessadas e Rosém- 1467 Penhalonga e Paços de Tabuado- 1375 Gaiolo- 2924 Banho e Carvalhosa- 1276 Várzea, Aliviada e Sande e São Lourenço do Bem Viver- 3877 Folhada- 2771 Douro- 2869 Constance- 1626 Vila Boa de Quires e Santo Isidoro e Livração- Maureles- 3854 Marco- 11014 2083

Matosinhos

Custóias, Leça do Balio e Guifões- 45716 Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo- 29407 Matosinhos e Leça da Palmeira- 49486 São Mamede de Infesta e Senhora da Hora- 50869

Paços de Ferreira

Carvalhosa- 4583 Meixomil- 3676

Eiriz- 2303 Paços d Ferreira- 9085

Ferreira- 4341 Penamaior- 3819

Figueiró- 2496 Raimonda- 2576

Frazão Arreigada- 6263 Sanfins Lamoso Codessos- 5763

Freamunde- 7789 Seroa- 3646

Paredes

Aguiar de Sousa- 1631 Duas igrejas- 3879 Rebordosa- 9106

Astromil- 1086 Cidade de Gandra- 6974 Recarei- 4631

Vila de Baltar- 4818 Lordelo- 10025 Sobreira- 4300

Beire- 2040 Louredo- 1514 Sabrosa- 2641

Vila de Cete- 3113 Parada de Todeia- 1848 Vandoma- 2363

Cristelo- 1891 Paredes- 19834 Vilela- 5160

Penafiel

Abragão- 2341 Fonte Arcada- 1606 Rans- 1907

Boelhe- 1646 Galegos- 2673 São Mamede de Recezinhos- 1439 Bustelo- 1579 Guilhufe e Urrô- 4005 São Martinho de Cabeça Santa- 2528 Irivo- 2182 Recezinhos- 1791 Canelas- 1649 Lagares e Figueira- 2863 Rio de Moinhos- 2886 Capela- 1047 Luzim e Vila Cova- 1636 Rio Mau- 1414 Castelões- 1397 Oldrões- 2004 Sebolido- 912 Croca- 1767 Paço de Sousa- 3869 Termas de São Vicente- Duas Igrejas- 2426 Penafiel- 15711 4905

Eja- 1110 Perozelo- 1346 Valpedre- 1576

Porto

Aldoar, Foz do Douro e Cedofeita, Santo Lordelo do Ouro e Nevogilde- 28858 Ildefonso, Sé, Miragaia, Massarelos- 29059 São Nicolau e Vitória- Bonfim- 24265 Paranhos- 44298 40440 Campanhã- 32659 Ramalde- 38012

Póvoa de Varzim

Aguçadoura e Navais- 5736 Balazar- 2543

União das Freguesias de Aver-o-Mar, Estela- 2316 Amorim e Terroso- 13897 Laúndos- 2055

Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai- 34266 São Pedro de Rates- 2505

Santo Tirso

Agrela- 1584 Reguenga- 1596

Água Longa- 2207 Roriz- 3665

Areias, Sequeiró, Lama e Palmeira- 6795 Lamelas Guimarei- 1660

Aves- 8458 Santo Tirso, Couto (Santa Cristina e São Miguel) e Burgães- 21490 Carreira e Refojos de Riba de Ave- 2072 Vila Nova do Campo- 6809 Monte Córvoda- 3958 Vilarinho- 3788 Negrelos (São Tomé) – 4032

Rebordões- 3416

Trofa

Alvarelhos e Guidões- 4810 Coronado (São Romão e São Mamede) – 14098 Bougado (São Martinho e Santiago) – 21612 Covelas- 1536

Muro- 1922

Valongo

Alfena- 15211

Ermesinde- 38798

Campo e Sobrado- 15924

Valongo- 23925

Vila do Conde

Árvore- 5196 Fornelo e Vairão- 2643

Aveleda- 1314 Gião- 1756

Azurara- 2305 Guilhabreu- 2357

Bagunte, Ferreiró, Outeiro Maior e Parada- Junqueira- 2019 2848 Labruge- 2805 Fajozes- 1425 Macieira da Maia- 2321

Malta e Canidelo- 2291 Touguinha e Touguinhó- 3386

Mindelo- 3491 Vila Chã- 3094

Modivas- 1806 Vila do Conde- 28636

Retorta e Tougues- 2052 Vilar e Mosteiró- 2569

Rio Mau e Arcos- 2681 Vilar do Pinheiro- 2537

Vila Nova de Gaia

Arcozelo- 14352 Mafamude e Vilar do União das Freguesias de Paraíso- 52422 Santa Marinha e São Avintes- 11497 Pedro da Afurada- 33715 Oliveira do Douro- 22383 Canelas- 13459 São Félix da Marinha- Pedroso e Seixezelo- Canidelo- 27769 12706 19886 Grijó e Sermonde- 11938 União das Freguesias de União das Freguesias de Serzedo e Perosinho- Sandim, Olival, Lever e Gulpilhares e Valadares- 14250 22019 Crestuma- 17338 Vilar de Andorinho- 18155 Madalena- 10040

Distrito de Aveiro- Águeda

Aguada de Cima- 4013 Fermentelos- 3258 Travassô e Óis da Ribeira- 2305 Águeda e Borralha- 13576 Macinhata do Vouga- 3406 Trofa, Segadães e Lamas Barrô e Aguada de Baixo- do Vouga- 4633 3209 Préstimo e Macieira de Alcoba- 808 Valongo do Vouga- 4877 Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Recardães e Espinhel- Agadão- 1611 6036

Albergaria-a-Velha

Albergaria-a-Velha e Valmaior- 10568 Branca- 5621

Alquerubim- 2381 Ribeira de Fráguas- 1713

Angeja- 2073 São João de Loure Frossos- 2896

Anadia

União das Freguesias de Paredes do Bairro e União das Freguesias de Amoreira da Gândara, Ancas- 2675 Arcos e Mogofores- 6331

Avelãs de Caminho- 1252 Sangalhos- 4068 Vilarinho do Bairro- 2764

Avelãs de Cima- 2185 Tamengos, Aguim e Óis do Bairro- 3264 Moita- 2484 Vila Nova de Monsarros- São Lourenço do Bairro- 1713 2414

Arouca

Alvarenga- 4540 Covelo de Paivó e Rossas- 1599 Janarde- 222 Arouca e Burgo- 5178 Santa Eulália- 2253 Escariz- 2222 Cabreiros e Albergaria da São Miguel do Mato- 598 Serra- 231 Fermedo- 1340 Tropeço- 1150 Canelas e Espiunca- 1183 Mansores- 1081 Urrô- 1029 Chave- 1253 Moldes- 1257 Várzea- 540

Aveiro

Aradas- 9157 Glória e Vera Cruz- 18756 Santa Joana- 8094

Cacia- 7354 Oliveirinha- 4817 São Bernardo- 4960

Eixo e Eirol- 6324 Requeixo, Nossa Senhora São Jacinto- 993 de Fátima e Nariz- 4564 Esgueira- 13431

Castelo de Paiva

Fornos- 1439 Santa Maria de Sardoura- 2538

Raiva, Pedorido e Paraíso- 4694 São Martinho de Sardoura- 1931

Real- 1300 Sobrada e Bairros- 4831

Espinho

União das Freguesias de Anta e Guetim- Paramos- 3515 11766 Silvalde- 6673 Espinho- 9832 Guetim- 1403

Estarreja

Avanca- 6189 Beduído e Veiros- 10047 Canelas e Fermelã- 2770

Pardilhó- 4176 Salreu- 3815

Santa Maria da Feira

Argoncilhe- 8420 União das Freguesias de União das Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Santa Maria da Feira, Arrifana- 6551 Guisande- 9860 Travanca, Sanfins e União das Freguesias de Espargo- 18194 Milheirós de Poiares- Caldas de São Jorge e 3791 Santa Maria de Lamas- Pigeiros- 3897 5073 Mozelos- 7142 União das Freguesias de São João de Ver- 10579 Canedo, Vale e Vila Nogueira da Regedoura- Maior- 9458 5790 União das Freguesias de São Miguel do Souto e Escapães- 3309 Paços de Brandão- 4867 Mosteirô- 6734 Fiães- 7991 Rio Meão- 4931 São Paio de Oleiros- 4069 Fornos- 3397 Romariz- 3023

Lourosa- 10400 Sanguedo- 3600

Ílhavo

Gafanha da Encarnação- 5487 Gafanha do Carmo- 1758

Gafanha da Nazaré- 15240 Ílhavo- 16597

Mealhada

Barcouço- 2152 União das Freguesias de Vacariça- 1945 Mealhada, Ventosa do Casal Comba- 3183 Bairro e Antes- 6457 Luso- 2593 Pampilhosa- 4098

Murtosa

Bunheiro- 2682 Murtosa- 3699

Monte- 1459 Torreira- 2745

Oliveira de Azeméis

Carregosa- 3419 Fajões- 3087 Macieira de Sarnes- 1925

Cesar- 3166 Loureiro- 3531

Nogueira do Cravo e Ossela- 2208 São Roque- 5228 Pindelo- 5390 Pinheiro da Bemposta, Cucujães- 10705 Oliveira de Azeméis, Travanca e Palmaz- 7207 Santiago de Riba-Ul, Ul, São Martinho da Macinhata da Seixa e Gândara- 1985 Madail- 20761

Oliveira do Bairro

União das Freguesias de Bustos, Troviscal e Oliveira do Bairro- 6250 Mamarrosa- 6429 Palhaça- 2627 Oiã- 7722

Ovar

Cortegaça- 3837 União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã- 29765 Esmoriz- 11448 Válega- 6827 Maceda- 3521

São João da Madeira

São João da Madeira- 21713

Sever do Vouga

Cedrim e Paradela- 1554 Rocas do Vouga- 1778 Talhadas- 1187

Couto de Esteves- 890 Sever do Vouga- 2777

Pessegueiro do Vouga- Silva Escura e Dornelas- 1852 2318

Vagos

Calvão- 986 Gafanha da Boa Hora- Santo André de Vagos- 2625 2033 União das Freguesias de Fonte de Angeão e Covão Ouca- 1805 Sosa- 3069 do Lobo- 2165 Ponte de Vagos e Santa Vagos e Santo António- Catarina- 2781 6359

Vale de Cambra

Arões- 1459 Macieira de Cambra- São Pedro de Castelões- 4752 7254 Cepelos- 1313 Roge- 1752 União das Freguesias de Junqueira- 1067 Vila Chã, Codal e Vila Cova de Perrinho- 5345

Distrito de Viseu- Armamar

Aldeias- 337 Queimada- 285 São Romão e Santiago- 306 Aricera e Goujoim- 215 Queimadela- 248 Vacalar- 205 Armamar- 1464 Santa Cruz- 206 Vila Seca e Santo Adrião- Cimbres- 308 São Cosmado- 598 507 Folgosa- 428 São Martinho das Chãs- 549 Fontelo- 641

Carregal do Sal

Beijós- 9835 União das Freguesias de Oliveira do Conde- 3122 Currelos, Papízios e Cabanas de Viriato- 1533 Parada- 806 Sobral- 3399

Castro de Aire

Almofala- 228 Moledo- 1215

Cabril- 414 Monteiras- 481

Castro de Aire- 4674 Parada de Ester e Ester- 874

Cujó- 299 Pepim- 334

Gosende- 426 Picão e Ermida- 535

União das Freguesias de Mamouros, Alva e Pinheiro- 730 Ribolhos- 1424 Reriz e Gafanhão- 883 União das Freguesias de Mezio e Moura São Joaninho- 360 Morta- 618

Mões- 1844

Cinfães

União das Freguesias de Fornelos- 703 São Cristóvão de Alhões, Bustelo, Gralheira Nogueira- 1930 Moimenta- 408 e Ramires- 595 Souselo- 3202 Nespereira- 1977 Cinfães- 3395 Tarouquela- 1242 Oliveira do Douro- 1529 Espadanedo- 1318 Tendais- 807 São Tiago de Piães- 1797 Ferreiros de Tendais- 695 Travanca- 829

Lamego

Avões- 619 Ferreiros de Avões- 509 Penude- 1666

Bigorne, Magueija e Figueira- 342 Samodães- 203 Pretarouca- 706 Lalim- 729 Sande- 916 Britiande- 934 Lamego- 12214 Várzea de Abrunhais- 405 Cambres- 2066 Lazarim- 521 Vila Nova de Souto d'El- União das Freguesias de Rei- 824 Parada do Bispo e Cepões, Meijinhos e Valdigem- 1039 Melcões- 1071 Penajoia- 1023 Ferreirim- 904

Mangualde

Abrunhosa- a- Velha- 563 União das Freguesias de União das Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Santiago de Cassurrães e Alcafache- 921 Cunha Alta- 10407 Póvoa de Cervães- 1414 Cunha Baixa- 884 União das Freguesias de São João da Fresta- 208 Espinho- 984 Moimenta de Maceira União das Freguesias de Dão e Lobelhe do Mato- Tavares (Chãs, Várzea e Fornos de Macieira Dão- 773 1459 Travanca) – 1468 Quintela de Azurara- 542 Freixiosa- 257

Moimenta da Beira

Alvite- 1095 Castelo- 245 União das Freguesias de Pera Velha, Aldeia de Arcozelos- 674 Leomil- 1115 Nacomba e Ariz- 428 Baldos- 201 Moimenta da Beira- 2888 Peva e Segões- 519 Cabaços- 280 Paradinha e Nagosa- 236 Rua- 601 Caria- 507 Passô- 343

Sarzedo- 162 Sever- 536 Vilar- 382

Mortágua

Cercosa- 303 Mortágua, Vale de Sobral- 2311 Remígio, Cortegaça e Espinho- 1105 Trezói- 377 Almaça- 3992 Marmeleira- 503 Pala- 1016

Nelas

Canas de Senhorim- 3509 Lapa do Lobo- 756 Senhorim- 1156

União das Freguesias de Nelas- 4702 Vilar Seco- 745 Carvalhal Redondo e Santar e Moreira- 1637 Aguieira- 1532

Oliveira de Frades

Arca e Varzielas- 718 União das Freguesias de Ribeiradio- 1011 Oliveira de Frades, Souto Arcozelo das Mais- 1364 São João da Serra- 524 de Lafões e Sejães- 3923 Destriz e Reigoso- 688 São Vicente de Lafões- Pinheiro- 1277 756

Penalva do Castelo

Antas e Matela- 473 Ínsua- 2045 Sezures- 726

Castelo de Penalva- 914 Lusinde- 189 Trancozelos- 269

Esmolfe- 417 Pindo- 1916 Vila Cova do Covelo e Mareco- 317 Germil- 427 Real- 263

Penedono

Antas e Ourozinho- 320

Beselga- 321

Castainço- 161

Penedono e Granja- 1155

Penela da Beira- 353

Póvoa de Penela- 325

Souto- 317

Resende

União das Freguesias de Freigil e Miomães- 790 São João de Fontoura- Anreade e São Romão de 700 Ovadas e Panchorra- 409 Aregos- 1471 São Martinho de Mouros- Paus- 528 Barrô- 744 1495 Resende- 3166 Cárquere- 854 São Cipriano- 771 Felgueiras e Feirão- 436

Santa Comba Dão

Ovoa e Vimieiro- 1640 Santa Comba Dão e Couto São João de Areias- 1939 do Mosteiro- 4572 Pinheiro de Ázere- 937 Treixedo e Nagozela- São Joaninho- 1075 1434

São João da Pesqueira

Castanheiro do Sul- 439 Riodades- 462 Trevões e Espinhosa- 696

Ervedosa do Douro- 1294 União das Freguesias de Vale da Figueira- 462 São João da Pesqueira e Nagoselo do Douro- 517 Valongo dos Azeites- 227 Várzea de Trevões- 2380 Paredes da Beira- 629 Vilarouco e Pereiros- 412 Soutelo do Douro- 459

São Pedro do Sul

Bordonhos- 547 São Martinho das Moitas e Covas do Rio- 371 Carvalhais e Candal- 1554 União das Freguesias de São Pedro do Sul, Figueiredo de Alva- 816 Várzea e Baiões- 5728 Manhouce- 647 Serrazes- 1001 Pindelo dos Milagres- 659 Sul- 1090 Pinho- 777 Valadares- 805 Santa Cruz da Trapa e São Cristóvão de Vila Maior- 962 Lafões- 1504

São Félix- 390

Sátão

Águas Boas e Forles- 237 Rio de Moinhos- 942 São Miguel de Vila Boa- 1334 Avelal- 529 Romãs, Decermilo e Vila Longa- 1259 Sátão- 4007 Ferreira de Aves- 2464 Silvã de Cima- 455 Mioma- 1217

Sernancelhe

Arnas- 220 Ferreirim e Macieira- 581 Penso e Freixinho- 370

Carregal- 393 Fonte Arcada e Quintela- 294 Escurquela- 408 Chosendo- 254 Sernancelhe e Sarzeda- Granjal- 272 1713 Cunha- 310 Lamosa- 179 Vila da Ponte- 470 Faia- 207

Tabuaço

Adorigo- 397 Granja do Tedo- 214 Tabuaço- 1782

Arcos- 233 Longa- 370 Távora e Pereiro- 512

Barcos e Santa Leocádia- Paradela e Granjinha- 180 Valença do Douro- 363 710 Pinheiros e Vale de Chavães- 385 Figueira- 184

Desejosa- 175 Sendim- 705

Tarouca

Gouviães e Ucanha- 817 Mondim da Beira- 786 Tarouca e Dálvares- 4245

Granja Nova e Vila Chã da Salzedas- 767 Várzea da Serra- 261 Beira- 566 São João da Tarouca- 606

Tondela

Barreiro de Besteiros e Caparrosa e Silvares- 941 Guardão- 1490 Tourigo- 1487 Castelões- 1542 Lajeosa do Dão- 1940 Campo de Besteiros- 1474 Dardavaz- 782 Lobão da Beira- 1124 Canas de Santa Maria- Ferreirós do Dão- 441 Molelos- 2346 1806

Mouraz e Vila Nova da São João do Monte e Tondela e Nandufe- 5130 Rainha- 1354 Mosteirinho- 1079 Vila de Besteiros e Parada de Gonta- 754 São Miguel do Outeiro e Mosteiro de Fráguas- Sabugosa- 1458 1483 Santiago de Besteiros- 1331 Tonda- 984

Vila Nova de Paia

Pendilhe- 546 Vila Cova à Coelheira- 1109

Queiriga- 575 Vila Nova de Paiva, Alhais e Fráguas- 2028

Touro- 918

Viseu

Abraveses- 8539 Farminhão- 750 Riba de Loba- 9348

Barreiros- 300 Fail- 664 Santos Evos- 1569

Boa Aldeia- 518 Fragosela- 2662 São Cipriano e Vil de Souto- 1950 Bodiosa- 3047 Lordosa- 1791 São João de Lourosa- Calde- 1469 Mundão- 2385 4702 Campo- 5025 Orgens- 3489 São Pedro de France- Cavernães- 1348 Povolide- 1747 1370

Cepões- 1284 Ranhados- 4949 Silgueiros- 3250

Cota- 974 Repeses e São Salvador- Torredeita- 1555 6316 Coutos de Viseu- 1607 Vila Chã de Sá- 2009 Ribafeita- 1227

Vouzela

Alcofra- 1025 Fataunços e Figueiredo São Miguel do Mato- 924 das Donas- 1103 Cambra e Carvalhal de Ventosa- 794 Vermilhas- 1459 Fornelo do Monte- 288 Vouzela e Paços de Campia- 1542 Queirã- 1432 Vilharigues- 1997

Distrito da Guarda- Aguiar da Beira

Aguiar da Beira e Carapito- 442 Cortiçada- 341 Coruche- 1631

Dornelas- 690 Pena Verde- 813 Souto de Aguiar da Beira e Valverde- 451 Eirado- 230 Pinheiro- 232

Forninhos- 222 Sequeiros e Gradiz- 421

Almeida

Almeida- 1314 Freineda- 238 Miuzela e Porto de Ovelha- 415 Amoreira, Parada e Freixo- 182 Cabreira- 383 Nave de Haver- 358 Junça e Naves- 192 Azinhal, Peva e Valverde- São Pedro de Rio Seco- Leomil, Mido, Senouras e 326 181 Aldeia Nova- 223 Castelo Bom- 216 Vale da Mula- 182 Malhada Sorda- 334 Castelo Mendo, Ade, Vilar Formoso- 2219 Malpartida e Vale de Monte Perobolço e Coelha- 215 Mesquitela- 266

Celorico da Beira

Açores e Velosa- 466 Cortiçô da Serra, Vide Mesquitela- 238 Entre Vinhas e Salgueirais- Baraçal- 227 Minhocal- 175 450 Carrapichana- 216 Prados- 180 Forno Telheiro- 735 Casas do Soeiro- 499 Rapa e Cadafaz- 302 Lajeosa do Mondego- 698 Celorico e Vila Boa do Ratoeira- 303 Linhares- 259 Mondego- 2385 Vale de Azares- 400 Maçal do Chão- 160

Figueira de Castelo Rodrigo

Algodres, Vale de Colmeal e Vilar Torpim- Freixeda do Torrão, Afonsinho e Vilar de 255 Quintã de Pero Martins e Amargo-535 Penha de Águia- 518 Escalhão- 770 Almofala e Escarigo- 280 Mata de Lobos- 383 Figueira de Castelo Castelo Rodrigo- 517 Rodrigo- 2211 Vermiosa- 394

Cinco Vilas e Reigada- 397

Fornos de Algodres

Algodres- 349 Casal Vasco- 227 Cortiçô e Vila Chã- 226

Figueiró da Granja- 414 Juncais, Vila Ruiva e Vila Muxagata- 241 Soeiro do Chão- 631 Fornos de Algodres- 1627 Queiriz- 260 Macieira- 229 Infias- 242 Sobral Pichorro e Fuinhas- Matança- 243 300

Gouveia

Aldeias e Mangualde da Gouveia- 3472 Rio Torto e Lagarinhos- Serra- 492 906 Melo e Nabais- 903 Arcozelo- 717 São Paio- 828 Moimenta da Serra e Cativelos- 724 Vinhó- 1230 Vila Cortês da Serra- 267

Figueiró da Serra e Freixo Nespereira- 758 Vila Franca da Serra- 262 da Serra- 362 Paços da Serra- 601 Vila Nova de Tazem- 1708 Folgosinho- 499 Ribamondego- 317

Guarda

Adão- 233 Fernão Joanes- 269 Porto da Carne- 385

Aldeia do Bispo- 220 Gonçalo- 1083 Pousade e Albardo- 261

Aldeia Viçosa- 341 Gonçalo Bocas- 227 Ramela- 218

Alvendre- 210 Guarda- 26565 Rochoso e Monte Margarida- 300 Arrifana- 661 São Miguel do Jarmelo- 187 Santana da Azinha- 459 Avelãs da Ribeira- 196 São Pedro do Jarmelo- Sobral da Serra- 242 Avelãs de Ambom e 184 Rocamondo- 158 Vale de Estrela- 394 João Antão- 160 Benespera- 297 Valhelhas- 396 Maçainhas- 1081 Casal de Cinza- 561 Vela- 490 Marmeleiro- 361 Castanheira- 345 Videmonte- 478 Meios- 197 Cavadoude- 324 Vila Cortês do Mondego- Mizarela, Pêro Soares e 298 Codesseiro- 205 Vila Soeiro- 246 Vila Fernando- 500 Corujeira e Trinta- 524 Panoias de Cima- 608 Vila Franca do Deão- 153 Faia- 227 Pega- 161 Vila Garcia- 320 Famalicão- 615 Pera do Moço- 831

Manteigas

Sameiro- 343 São Pedro- 1446

Santa Maria- 1418 Vale de Amoreira- 223

Mêda

Aveloso- 207 Marialva- 255 Prova e Casteição- 306

Barreira- 177 União das Freguesias de Rabaçal- 278 Mêda, Outeiro de Gatos e Coriscada- 208 Ranhados- 252 Fonte Longa- 2464 Longroiva- 286 Vale Flor, Carvalhal e Pai Poço do Canto- 443 Penela- 326

Pinhel

Alto do Palurdo- 242 Lameiras- 290 Sul de Pinhel- 434

Alverca da Beira/ Bouça Manigoto- 186 Terras de Massueime- Cova- 567 274 Pala- 543 Atalaia e Safurdão- 207 Valbom/ Bogalhal- 251 Pinhel- 3518 Ervedosa- 190 Vale do Côa- 235 Pínzio- 453 Freixedas- 905 Vale do Massueime- 305 Souropires- 588 Lamegal- 253 Vascoveiro- 186

Sabugal

Águas Belas- 175 Cerdeira- 229 Rebolosa- 222

Aldeia da Ponte- 317 Foios- 362 Rendo- 278

Aldeia da Ribeira, Vilar Lajeosa e Forcalhos- 289 Ruvina, Ruivós e Vale das Maior e Badamalos- 347 Éguas- 221 Malcata- 332 Aldeia do Bispo- 286 Sabugal e Aldeia de Santo Nave- 230 António- 2741 Aldeia Velha- 431 Pousafoles do Bispo, Pena Santo Estevão e Moita- Alfaiates- 331 Lobo e Lomba- 457 413 Baraçal- 190 Quadrazais- 457 Seixo do Côa e Vale Bendada- 580 Quintas de São Longo- 218 Bartolomeu- 217 Bismula- 193 Sortelha- 444 Rapoula do Côa- 195 Casteleiro- 365 Souto- 1224

Vale de Espinho- 393 Vila Boa- 243 Vila do Touro- 183

Seia

Alvoco da Serra- 466 Sandomil- 917 Torrozelo e Folhadosa- 808 Carragozela e Várzea de Santa Comba- 834 Merugue- 629 Tourais e Lajes- 1713 Santa Marinha e São Girabolhos- 317 Martinho- 1629 Travancinha- 472

Loriga- 1053 Santiago- 1205 Valezim- 310

Paranhos da Beira- 1503 Sazes da Beira- 283 Vide e Cabeça- 761

Pinhanços- 716 Seia, São Romão e Lapa Vila Cova à Coelheira- 404 dos Dinheiros- 9379 Sabugueiro- 478 Teixeira- 187 Sameice e Santa Eulália- 638

Trancoso

Aldeia Nova- 332 Moreira de Rei- 508 Trancoso (São Pedro e Santa Maria) e Souto Castanheira- 194 Palhais- 196 Maior- 3420 Cogula- 195 Póvoa do Concelho- 276 Valdujo- 185 Cótimos- 220 Reboleiro- 324 Vale do Seixo e Vila Fiães- 273 Rio Mel- 323 Garcia- 245

Freches e Torres- 593 Tamanhos- 250 Vila Franca das Naves e Feital- 1030 Granja- 151 Torre do Terrenho, Sebadelhe da Serra e Vilares e Carnicães- 349 Guilheiro- 184 Terrenho- 401 Moimentinha- 229

Vila Nova de Foz Côa

Almendra- 386 Freixo de Numão- 609 Sebadelhe- 265

Castelo Melhor- 228 Horta- 242 Seixas- 335

Cedovim- 338 Muxagata- 309 Touça- 235

Chãs- 278 Numão- 240 Vila Nova de Foz Côa- 3197 Custóias- 202 Santa Comba- 208

Distrito de Coimbra- Arganil

Arganil- 4002 Côja e Barril de Alva- 1708 São Martinho da Cortiça- 1319 Benfeita- 394 Folques- 356 Sarzedo- 685 Celavisa- 182 Piódão- 178 Secarias- 430 Cepos e Teixeira- 270 Pomares- 513 Vila Cova de Alva e Cerdeira e Moura da Pombeiro da Beira- 1010 Anseriz- 659 Serra- 439

Cantanhede

Ançã- 2625 Covões e Camarneira- Sanguinheira- 1901 2979 Cadima- 2963 São Caetano- 801 Febres- 3352 Cantanhede e Pocariça- Sepins e Bolho- 1924 8839 Murtede- 1431 Tocha- 3992 Cordinhã- 1034 Ourentã- 1208 Vilamar e Corticeiro de Portunhos e Outil- 2045 Cima- 1501

Coimbra

Almalaguês- 3111 Cruz, Almedina e São São Martinho do Bispo e Bartolomeu) – 13971 Ribeira de Frades- 16049 Antuzede e Vil de Matos- 3146 Eiras e São Paulo de São Silvestre- 3122 Frades- 17921 Assafarge e Antanhol- Souselas e Botão- 4680 5302 Santa Clara e Castelo Taveiro, Ameal e Arzila- Viegas- 11624 Brasfemes- 1969 4285 Santo António dos Olivais- Ceira- 3701 Torres do Mondego- 2402 38936 Cernache- 4048 Trouxemil e Torre de São João do Campo- 2073 Vilela- 3954 União das Freguesias de São Martinho de Árvore e Coimbra (Sé Nova, Santa Lamarosa- 3102

Condeixa-a-Nova

Anobra- 1316 Ega- 2835 Vila Seca e Bem da Fé- 988 Condeixa-a-Velha e Furadouro- 206 Condeixa-a-Nova- 8608 Zambujal- 402 Sebal e Belide- 2723

Figueira da Foz

Alhadas- 4082 Lavos- 3999 Quiaios- 2901

Alqueidão- 1752 Maiorca- 2634 São Pedro- 2910

Bom Sucesso- 2133 Marinha das Ondas- 3179 Tavarede- 9441

Buracos e São Julião- Moinhos da Gândara- Vila Verde- 2968 8602 1265

Ferreira- a- Nova- 1488 Paião- 2268

Góis

Alvares- 812 Góis- 2171

Cadafaz e Colmeal- 348 Vila Nova do Ceira- 929

Lousã

Foz de Arouce e Casal de Ermio- 1438 Lousã e Vilarinho- 13056

Gândaras- 1308 Serpins- 1802

Mira

Carapelhos- 717 Praia de Mira- 3147

Mira- 7367 Seixo- 1234

Miranda do Corvo

Lamas- 838 Semide e Rio Vide- 3676

Mirando do Corvo- 7614 Vila Nova- 970

Montemor-o-Velho

Abrunheira, Verride e Vila Liceia- 1254 Santo Varão- 1969 Nova da Barca- 1515 Meãs do Campo- 1853 Seixo de Gatões- 1449 Arazede- 5508 Montemor-o-Velho e Tentúgal- 2141 Carapinheira- 2898 Gatões- 3670

Ereira- 649 Pereira- 3265

Oliveira do Hospital

Aldeia das Dez- 531 Lagos da Beira e Lajeosa- Penalva de Alva e São 1335 Sebastião da Feira- 1123 Alvoco das Várzeas- 320 Lourosa- 555 Santa Ovaia e Vila Pouca Avô- 595 da Beira- 952 Meruge- 555 Bobadela- 759 São Gião- 425 Nogueira do Cravo- 2309 Ervedal e Vila Franca da Seixo da Beira- 1600 Beira- 1394 Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços- 5708 Travanca de Lagos- 1296 Lagares da Beira- 1398

Pampilhosa da Serra

Cabril- 231 Pampilhosa da Serra- Portela do Fojo- Machio- 1389 507 Dornelas do Zêzere- 682 Pessegueiro- 228 Unhais-o-Velho- 458 Fajão- Vidual- 317

Janeiro de Baixo- 669

Penacova

Carvalho- 846 Oliveira do Mondego e Penacova- 3254 Travanca do Mondego- Figueira de Lorvão- 2737 São Pedro de Alva e São 1079 Paio do Mondego- 1818 Friúmes e Paradela da Lorvão- 3898 Cortiça- 870 Sazes do Lorvão- 749

Penela

Cumeeira- 1072 Podentes- 485

Espinhal- 775 São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal- 3651

Soure

Alfarelos- 1439 Gesteira e Brunhós- 1154 Tapéus- 338

Degracias e Pombalinho- Granja do Ulmeiro- 1866 Vila Nova de Anços- 1113 1260 Samuel- 1254 Vinha da Rainha- 1397 Figueiró do Campo- 1507 Soure- 7917

Tábua

Ázere e Covelo- 933 Espariz e Sinde- 1006 Póvoa de Midões- 582

Candosa- 689 Midões- 1725 São João da Boa Vista- 453 Carapinha- 402. Mouronho- 840 Tábua- 3542 Covas e Vila Nova de Pinheiro de Coja e Meda Oliveirinha- 1378 de Mouros- 521

Vila Nova de Poiares

Arrifana- 1440 Santo André de Poiares- 4306

Lavegadas- 204 São Miguel de Poiares- 1331

Distrito de Castelo Branco- Belmonte

Belmonte e Colmeal da Torre- 3912 Inguias- 670

Caria- 1921 Maçainhas- 356

Castelo Branco

Alcains- 5022 Freixial e Juncal do Salgueiro do Campo- 891 Campo- 823 Almaceda- 677 Santo André das Tojeiras- Lardosa- 961 747 Benquerenças- 720 Louriçal do Campo- 636 São Vicente da Beira- Castelo Branco- 35242 1259 Malpica do Tejo- 517 Cebolais de Cima e Sarzedas- 1335 Retaxo- 1869 Monforte da Beira- 378 Tinalhas- 585 Escalos de Baixo e Mata- Ninho do Açor e Sobral do 1216 Campo- 746

Escalos de Cima e Lousa- Póvoa de Rio de Moinhos 1559 e Cafede- 926

Covilhã

Aldeia de São Francisco Cortes do Meio- 884 Paul- 1624 de Assis- 632 Covilhã e Canhoso- 19022 Peraboa- 953 Barco e Coutada- 879 Dominguizo- 1119 Peso e Vales do Rio- 1411 Boidobra- 3246 Erada- 709 São Jorge da Beira- 633 Cantar-Galo e Vila do Ferro- 1700 Sobral do São Miguel- 418 Carvalho- 3974 Orjais- 806 Teixoso e Sarzedo- 4490 Casegas e Ourondo- 797

Tortosendo- 5624 Vale Formoso e Aldeia do Verdelhos- 664 Souto- 814 Unhais da Serra- 1398

Fundão

Alcaide- 616 Enxames- 520 Pêro Viseu- 728

Alcaria- 1180 Fatela- 564 Póvoa de Atalaia do Campo- 1188 Alcongosta- 497 União das Freguesias de Fundão, Valverde, Donas, Silvares- 968 Alpedrinha- 1087 Aldeia de Joanes e Aldeia Soalheira- 891 Barroca- 496 Nova do Cabo- 13434 Souto da Casa- 807 Bogas de Cima- 347 Janeiro de Cima e Bogas de Baixo- 500 Telhado- 618 Capinha- 494 Lavacolhos- 236 Três Povos- 914 Castelejo- 656 Orca- 650 Vale de Prazeres e Mata Castelo Novo- 406 da Rainha- 1416

Idanha-a-Nova

Aldeia de Santa Monfortinho e Salvaterra Proença-a-Velha- 224 Margarida- 292 do Extremo- 706 Rosmaninhal- 537 Idanha-a-Nova e Monsanto e Idanha-a- São Miguel de Acha- 560 Alcafozes- 2554 Velha- 892 Toulões- 237 Ladoeiro- 1290 Oledo- 355 Zebreira e Segura- 1049 Medelim- 272 Penha Garcia- 748

Oleiros

Álvaro- 237 Isna- 209 Orvalho- 678

Cambas- 309 Madeirã- 171 Sarnadas de São Simão- 217 Estreito- Vilar Baroco- Mosteiro- 307 1011 Sobral- 160 Oleiros-Amieira- 2422

Penamacor

Aldeia do Bispo, Águas e Benquerença- 575 Meimoa- 373 Aldeia de João Pires- 1171 Meimão- 280 Pedrógão de São Pedro e Aranhas- 353 Bemposta- 612

Penamacor- 1577 Vale da Senhora da Póvoa- 257 Salvador- 476

Proença-a-Nova

Montes da Senhora- 748 São Pedro do Esteval- 527

Proença-a-Nova e Peral- Sobreira Formosa e Alvito 4969 da Beira- 2070

Sertã

Cabeçudo- 957 Cumeada e Marmeleiro- União das Freguesias de 731 Cernache do Bonjardim, Carvalhal- 465 Nesperal e Palhais- 3625 Ermida e Figueiredo- 423 Castelo- 1046 Várzea dos Cavaleiros- Troviscal- 864 Cernache do Bonjardim, 820 Nesperal e Palhais- 3625

Vila de Rei

Fundada- 638

São João do Peso- 204

Vila de Rei- 2610

Vila Velha de Rodão

Fratel- 608 Sarnadas de Ródão- 637

Perais- 510 Vila Velha de Ródão- 1766

Distrito de Leiria- Alcobaça

Alcobaça e Vestiaria- 7009 Cela- 3264 Pataias e Martingança- 6596 Alfeizerão- 3854 Cós, Alpedriz e Montes- 3261 São Martinho do Porto- Aljubarrota- 6639 2868 Évora de Alcobaça- 4485 Bárrio- 1523 Turquel- 4544 Maiorga- 2050 Benedita- 8635 Vimeiro- 1948

Alvaiázere

Almoster- 674 Maças de Dona Maria- Pelmá- 736 1835 Alvaiázere- 1693 Pussos São Pedro- 1993

Ansião

Alvorge- 1227 Chão de Couce- 1992

Ansião- 2728 Pousaflores- 950

Avelar- 2169 Santiago da Guarda- 3147

Batalha

Batalha- 8548 Reguengo do Fetal- 2169

Golpilheira- 1528 São Mamede- 3560

Bombarral

Bombarral e Vale Covo- 6821 Pó- 945

Carvalhal- 2634 Roliça- 2808

Caldas da Rainha

A dos Francos- 1701 Nadadouro- 1904 Santo Onofre e Serra de Bouro- 11926 Alvorninha- 2987 Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório- Tornada e Salir do Porto- Carvalhal Benfeito- 1279 18417 4358 Foz do Arelho- 1339 Salir de Matos- 2583 Vidais- 1159 Landal- 1051 Santa Catarina- 3029

Castanheira de Pêra

União das Freguesias de Castanheira de Pera e Coentral- 3191

Figueiró dos Vinhos

Aguda- 1106 Campelo- 278

Arega- 870 Figueiró dos Vinhos e Bairradas- 3915

Leiria

Amor- 4747 Leiria, Pousos, Barreira e Parceiros e Azoia- 6940 Cortes- 31775 Arrabal- 2684 Regueira de Pontes- 2221 Maceira- 9914 Bajouca- 2004 Santa Catarina da Serra e Marrazes e Barosa- 24684 Chainça- 4870 Bidoeira de Cima- 2250 Milagres- 3071 Santa Eufémia e Boa Caranguejeira- 4691 Vista- 4072 Monte Real e Carvide- Coimbrão- 1735 5756 Souto da Carpalhosa e Colmeias e Memória- Ortigosa- 5834 Monte Redondo e 4085 Carreira- 5564

Marinha Grande

Marinha Grande- 31413 Vieira de Leiria- 5845

Moita- 1423

Nazaré

Famalicão- 1740 Valado dos Frades- 3109

Nazaré- 10309

Óbidos

A-dos-Negros- 1489 Olho Marinho- 1279 Usseira- 953

Amoreira- 989 Santa Maria, São Pedro e Vau- 952 Sobral da Lagoa- 3779 Gaeiras- 2331

Pedrógão Grande

Graça- 786 Vila Facaia- 579

Pedrógão Grande- 2550

Peniche

Atouguia da Baleia- 8954

Ferrel- 2649

Peniche- 14749

Serra d´El-Rei- 1401

Pombal

Abiul- 2729 Louriçal- 4720 Santigo e São Simão de Litém e Albergaria dos Almagreira- 3076 Meirinhas- 1775 Doze- 5384 Carnide- 1647 Pelariga- 2176 Vermoil- 2656 Carriço- 3653 Pombal- 17187 Vila Cã- 1659 Guia, Ilha e Mata Redinha- 2117 Mourisca- 6438

Porto de Mós

Alqueidão da Serra- 1755 Juncal- 3316 Porto de Mós- São João Batista e São Pedro- 6023 Alcaria e Alvados- 741 Mira de Aire- 3775 São Bento- 835 Arrimal e Mendiga- 1704 Pedreiras- 2705 Serro Ventoso- 1026 Calvaria de Cima- 2462

Distrito de Lisboa- Alenquer

Abrigada e Cabanas de Carnota- 1678 Ribafria e Pereiro de Torres- 4309 Palhacana- 1547 Carregado e Cadafais- Aldeia Galega da 13441 Ventosa- 2173 Merceana e Aldeia Meca- 1719 Vila Verde dos Francos- Gavinha- 3221 1162 Olhalvo- 1907 Alenquer (Santo Estevão e Triana) – 10821 Ota- 1289

Amadora

Águas Livres- 37426 Encosta do Sol- 28261 Mina de Água- 43927

Alfragide- 9904 Falagueira- Venda Nova- Venteira- 18539 23186

Arruda dos Vinhos

Arranhó- 2381 Cardosas- 836

Arruda dos Vinhos- 8656 Santiago dos Velhos- 1518

Azambuja

Alcoentre- 3448 Aveiras de Baico- 1317 Aveiras de Cima- 4762

Azambuja- 8190 Manique do Intendente, Vale do Paraíso- 880 Vila Nova de São Pedro e Vila Nova da Rainha- 926 Maçussa- 2291

Cadaval

Alguber- 957 Lamas e Cercal- 3632 Vermelha- 1288

Cadaval e Pêro Moniz- Painho e Figueiros- 2010 Vilar- 1684 3752 Peral- 905

Cascais

Alcabideche- 42162 Cascais e Estoril- 61808

Carcavelos e Parede- São Domingos de Rana- 45007 57502

Lisboa

Ajuda- 15617 Campo de Ourique- 22120 Parque das Nações- 21025 Alcântara- 13943 Campolide- 15460 Penha de França- 27967 Alvalade- 31813 Carnide- 19218 Santa Clara- 22480 Areeiro- 20131 Estrela- 20128 Santa Maria Maior- 12822 Arroios- 31653 Lumiar- 45605 Santo António- 11836 Avenidas Novas- 21625 Marvila- 37793 São Domingos de Benfica- Beato- 12737 Misericórdia- 13044 33043 Belém- 16528 Olivais- 33788 São Vicente- 15339 Benfica- 36985

Loures

Bucelas- 4663 Moscavide e Portela- Santa Antão e São Julião 21891 do Tojal- 8053 Camarate, Unhos e Apelação- 34943 Sacavém e Prior Velho- Santo António dos 24822 Cavaleiros e Frielas- Fanhões- 2801 28052 Santa Iria de Azoia, São Loures- 27362 João da Talha e Bobadela- Lousa- 3169 44331

Lourinhã

Lourinhã e Atalaia- 11755 Reguengo Grande- 1626 São Bartolomeu dos Galegos e Moledo- 1483 Miragaia e Marteleira- Ribamar- 2141 3583 Vimeiro- 1470 Santa Bárbara- 1943 Moita dos Ferreiros- 1734

Mafra

Azueira e Sobral da Ericeira- 10260 Milharado- 7023 Abelheira- 4316 Igreja Nova e Cheleiros- Santo Isidoro- 3814 Carvoeira- 2155 4384 Venda do Pinheiro e Encarnação- 4798 Mafra- 17986 Santo Estevão das Galés- 9855 Enxara do Bispo, Gradil e Malveira e São Miguel de Vila Franca do Rosário- Alcainça- 8257 3837

Odivelas

Odivelas- 59559 Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto- 18873 Pontinha e Famões- 34136 Ramada e Caneças- 32981

Oeiras

Barcarena- 13861 Carnaxide e Queijas- 36288

Porto Salvo- 15157 Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias- 58149 Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/ Dafundo- 48665

Sintra

Agualva e Mira-Sintra- Cacém e São Marcos- Queluz e Belas- 26248 41104 38701 São João das Lampas e Algueirão- Mem Martins- Casal de Cambra- 12701 Terrugem- 16505 66250 Colares- 7628 União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pero Sintra (Santa Maria e São Massamá e Monte Pinheiro e Montelavar- Miguel, São Martinho e Abraão- 48921 16788 São Pedro de Penaferrim) Rio de Mouro- 47311 – 29591

Sobral Monte Agraço

Santo Quintino- 3706 Sobral do Monte Agraço- 3406

Sapataria- 3044

Torres Vedras

A dos Cunhados e Freiria- 2461 Torres Vedras e Maceira- 10391 Matacães- 25717 Maxial e Monte Redondo- Campelos e Outeiro da 3546 Silveira- 8530 Cabeça- 3667 Ponte do Rol- 2444 Turcifal- 3342 Carvoeira e Carmões- Ramalhal- 3472 Ventosa- 5276 2414 São Pedro da Cadeira- Dois Portos e Runa- 3128 5077

Vila Franca de Xira

Alhandra, Calhandriz e Castanheira do Ribatejo e Vialonga- 21033 São João dos Montes- Cachoeiras- 8266 Vila Franca de Xira- 18197 12866 Póvoa de Santa Iria e Alverca do Ribatejo e Forte da Casa- 40404 Sobralinho- 36120

Distrito de Santarém- Abrantes

Abrantes (São Vicente e Carvalhal- 722 São Facundo e Vale das São João) e Alferrarede- Mós- 1515 Fontes- 627 17205 São Miguel do Rio Torto e Martinchel- 604 Aldeia do Mato e Souto- Rossio ao Sul do Tejo- 859 Mouriscas- 1832 4881

Alvega e Concavada- 2152 Pego- 2431 Tramagal- 3500

Bemposta- 1795 Rio de Moinhos- 1202

Alcanena

Alcanena e Vila Moreira- 5105 Malhou, Louriceira e Espinheiro- 1909

Bugalhos- 1084 Minde- 3293

Moitas Venda- 866 Serra de Santo António- 725

Monsanto- 886

Almeirim

Almeirim- 12812 Fazendas de Almeirim- 6949

Benfica do Ribatejo- 3067 Raposa- 548

Alpiarça

Alpiarça- 7702

Benavente

Barrosa- 725 Samora Correia- 17123

Benavente- 9174 Santo Estevão- 1997

Cartaxo

Cartaxo- 11370 Pontével- 4614 Vila Chã de Ourique- 2771

Ereira-636 Valada- 821 Vale da Pedra- 1755

Lapa-1200 Vala da Pinta- 1295

Chamusca

Carregueira- 2020 Ulme- 1277

Chamusca e Pinheiro Grande- 4299 Vale de Cavalos- 1032

Parreira e Chouto- 1492

Constância

Constância- 993 Santa Margarida da Coutada- 1788 Montalvo- 1275

Coruche

Biscainho- 1074 Coruche, Fajarda e Erra- Santana do Mato- 1148 11756 Branca- 1474 São José da Lamarosa- Couço- 2765 1727

Entroncamento

São João Batista- 7576 Nossa Senhora de Fátima- 12630

Ferreira do Zêzere

Águas Belas- 1072 Chãos- 597 Igreja Nova do Sobral- 662 Areias e Pias- 1815 Ferreira do Zêzere- 2353 Nossa Senhora do Pranto- Beco- 906 1089

Golegã

Azinhaga- 1620 Golegã- 3845 Pombalinho- 448

Mação

Amêndoa- 515 Carvoeiro- 620 Mação, Penhascoso e Aboboreira- 3543 Cardigos- 1086 Envendos- 984 Ortiga- 590

Ourém

Alburitel- 1179 Freixianda, Ribeira do Nossas Senhora das Fárrio e Formigais- 3685 Misericórdias- 5077 Atouguia- 2454 Gondemaria e Olival- Rio de Couros e Casal dos Caxarias- 2166 3170 Bernardos- 2798 Espite- 1104 Matas e Cercal- 1728 Seiça- 2076 Fátima- 11596 Nossa Senhora da Urqueira- 1682 Piedade- 7217

Rio Maior

Alcobertas- 1923 Outeiro da Cortiçada e Arruda dos Pisões- 1079 Arrouquelas- 591 Rio Maior- 12005 Asseiceira- 1017 São João da Ribeira e Ribeira de São João- Azambujeira e Malaqueijo- 896 1388 Fráguas- 905 São Sebastião- 523 Marmeleira e Assentiz- 865

Salvaterra de Magos

Glória do Ribatejo e Marinhais- 6336 Granho- 4107 Muge- 1270

Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra- 10446

Santarém

Abitureiras- 972 Arneiro das Milhariças- Moçarria- 1136 835 Abrã- 1122 Pernes- 1446 Azoia de Cima e Tremês- Achete, Azoia de Baixo e Póvoa da Isenta- 1127 2477 Póvoa de Santarém- 2923 Romeira e Várzea- 2600 Casével e Vaqueiros- 1149 Alcanede- 4547 São Vicente do Paul e Gançaria- 514 Alcanhões- 1469 Vale da Figueira- 2917 Marvila, Santa Iria da Almoster- 1818 Vale de Santarém- 2920 Ribeira de Santarém, São Amiais de Baixo- 1851 Salvador e São Nicolau- 29929

Sardoal

Alcaravela- 904 Santiago de Montalegre- Sardoal- 2404 229 Valhascos- 402

Tomar

Além da Ribeira e Madalena e Beselga- 3990 São Pedro de Tomar- Pedreira- 1313 3027 Olalhas- 1415 Asseiceira- 2945 Serra e Junceira- 2080 Paialvo- 2599 Carregueiros- 1179 Tomar (São João Batista) Sabacheira- 955 e Santa Maria dos Olivais- Casais e Alviobeira- 2965 18209

Torres Novas

Assentiz- 2921 Pedrógão- 2037

Brogueira, Parceiros de Igreja e Alcorochel- Riachos- 5247 2829 Santa Maria, Salvador e Santiago- 8246 Chancelaria- 1659 São Pedro, Lapas e Ribeira Branca- 8674 Meia Via- 1667 Zibreira- 1028 Olaia e Paço- 2409

Vila Nova de Barquinha

Atalaia- 1697 Tancos- 243 Vila Nova da Barquinha- 1588 Praia do Ribatejo- 1702

Distrito de Portalegre- Alter do Chão

Alter do Chão- 2373 Cunheira- 389

Chancelaria- 448 Seda- 352

Arronches

Assunção- 1970 Esperança- 739 Mosteiros- 456

Avis

Alcórrego e Maranhão- Avis- 1840 Ervedal- 560 464 Benavila e Valongo- 1118 Figueira e Barros- 309 Aldeia Velha- 280

Campo Maior

Nossa Senhora da Nossa Senhora da Graça São João Batista- 3895 Expectação- 3974 dos Degolados- 587

Castelo de Vide

Nossa Senhora da Graça Santa Maria da Devesa- Santiago Maior- 358 de Póvoa e Meadas- 606 1578 São João Batista- 865

Crato

Aldeia da Mata- 374 Crato e Mártires, Flor da Gáfete- 856 Rosa e Vale do Peso- 2198 Monte da Pedra- 280

Elvas

Assunção, Ajuda, Salvador São Brás e São Lourenço- Barbacena e Vila e Santo Ildefonso- 9688 1684 Fernando- 979

Caia, São Pedro e São Vicente e Ventosa- Terrugem e Vila Boim- Alcáçova- 6253 801 2475

Santa Eulália- 1198

Fronteira

Cabeço de Vide- 1063 Fronteira- 2069 São Saturnino- 278

Gavião

Belver- 684 Gavião e Atalaia- 1747

Comenda- 890 Margem- 811

Marvão

Beirã- 498 Santa Maria de Marvão- Santo António das Areias- 486 1102

São Salvador da Aramenha- 1426

Monforte

Assumar- 651 Santo Aleixo- 638

Monforte- 1384 Vaiamonte- 656

Nisa

Alpalhão- 1238 Espírito Santo, Nossa Santana- 404 Senhora da Graça e São Arez e Amieira do Tejo- São Matias- 289 Simão- 3569 497 Tolosa- 1011 Montalvão- 442

Ponte de Sôr

Fornos de Arrão- 919 Longomel- 1228 Ponte de Sor, Tramaga e Vale de Açor- 11198 Galveias- 1061 Montargil- 2316

Portalegre

Alagoa- 669 Reguengo e São Julião- Sé e São Lourenço- 15642 972 Alegrete- 1746 Urra- 1934 Ribeira de Nisa e Fortios- 2018 Carreiras- 1949

Sousel

Cano- 1266 Santo Amaro- 644

Casa Branca-1232 Sousel- 1932

Distrito de Setúbal- Alcácer do Sal

Alcácer do Sal (Santa Comporta- 1268 Torrão- 2295 Maria do Castelo e São Martinho- 450 Santiago) e Santa Susana- 9033

Alcochete

Alcochete- 12239 Samouco- 3143 São Francisco-2187

Almada

Almada, Cova da Piedade, Charneca de Caparica e Laranjeiro e Feijó- 39872 Pragal e Cacilhas- 49661 Sobreda- 44929

Caparica e Trafaria- 26150 Costa da Caparica- 13418

Barreiro

Alto do Seixalinho, Santo Barreiro e Lavradio- Santo António da André e Verderena- 21877 Charneca- 11536 41760 Palhais e Coina- 3591

Grândola

Azinheira dos Barros e Grândola e Santa São Mamede do Sádão- Margarida da Serra- 704 10834

Carvalhal- 1630 Melides- 1658

Moita

Alhos Vedros- 177 Gaio- Rosário e Sarilhos Pequenos- 2377 Baixa da Banheira e Vale da Amoreira- 30949 Moita- 17653

Montijo

Atalaia e Alto Montijo e Afonsoeiro- União da Freguesias de Estanqueiro-Jardia- 5085 37111 Pegões- 3913

Canha- 1689 Sarilhos Grandes- 3424

Palmela

Palmela- 17481 Poceirão e Marateca- Quinta do Anjo- 11865 8482 Pinhal Novo- 25003

Santiago do Cacém

Santiago do Cacém, Santa Abela- 890 Santo André- 10647 Cruz e São Bartolomeu da Alvalade- 2098 São Francisco da Serra- Serra- 8454 809 Cercal- 3362 São Domingos e Vale de Água- 1469 Ermidas- Sado- 2020

Seixal

Amora- 48629 Fernão Ferro- 17059

Corroios- 47661 Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires- 44920

Sesimbra

Castelo- 19053 Quinta do Conde- 25606 Santiago- 4841

Setúbal

Azeitão (São Lourenço e Gâmbia- 5885 Setúbal (São Julião, Nossa São Simão) – 18977 Senhora da Anunciada e

Santa Maria da Graça) – Setúbal (São Sebastião) – 9033 52542

Sines

Porto Covo- 1038 Sines- 13200

Distrito de Évora- Alandroal

Alandroal, São Brás dos Capelins- 527 Terena- 767 Matos e Juromenha- 2344 Santiago Maior- 2205

Arraiolos

Arraiolos- 3386 Igrejinha- 932 Vimieiro- 1589

Gafanhoeira e São Gregório e Santa Sabugueiro- 890 Justa- 566

Borba

Matriz- 377 Rio de Moinhos- 2056

Orada- 740 São Bartolomeu- 758

Estremoz

Ameixial (Santa Vitória e Glória- 532 São Lourenço de São Bento) – 697 Mamporcão e São Bento São Bento do Cortiço e de Ana Loura- 556 Arcos- 1152 Santo Estevão- 773 Veiros- 1036 Estremoz (Santa Maria e São Domingos de Ana Santo André) – 8662 Loura- 341

Évora Monte- 569

Évora

Bacelo e Senhora da Nossa Senhora da Graça São Manços e São Vicente Saúde- 18233 do Divor- 486 do Pigeiro- 1302

Canaviais- 3442 Nossa Senhora da São Miguel de Machede- Tourega e Nossa Senhora 794 Évora (São Mamede, Sé, de Guadalupe- 1151 São Pedro e Santo Antão) São Sebastião da Giesteira – 4738 Nossa Senhora de e Nossa Senhora da Boa Machede- 1123 Fé- 1082 Malagueira e Horta das Figueiras- 22379 São Bento do Mato- 1151 Torre de Coelheiros- 715

Montemor-o-Novo

Cabrela- 649 Ciborro- 714 Cortiçadas de Lavre e Lavre- 1561

Foros de Vale de Figueira- Nossa Senhora da Vila, Santigo do Escoural- 1335 1070 Nossa Senhora do Bispo e São Cristóvão- 540 Silveiras- 11568

Mora

Brotas- 451 Mora- 2522

Cabeção- 1073 Pavia- 932

Mourão

Granja- 605 Luz- 290 Mourão- 1768

Portel

Amieira e Alqueva- 691 Portel- 2661 São Bartolomeu e Oriola- 836 Monte do Trigo- 1240 Santana- 542 Vera Cruz- 458

Redondo

Montoito- 1298 Redondo- 5733

Reguengos de Monsaraz

Campo e Campinho- 1396 Monsaraz- 782

Corval- 1389 Reguengos de Monsaraz- 7261

Vendas Novas

Landeira- 723 Vendas Novas- 11123

Viana do Alentejo

Aguiar- 890 Alcáçovas- 2111 Viana do Alentejo- 2742

Vila Viçosa

Nossa Senhora da Bencatel- 1679 Pardais- 546 Conceição e São Ciladas- 1500 Bartolomeu- 5023

Distrito de Beja- Aljustrel

Aljustrel e Rio de Ervidel- 1005 São João de Negrilhos- Moinhos- 5878 1482 Messejana- 892

Almodôvar

Aldeia dos Fernandes- Rosário- 608 Santa Clara-a-Nova e 536 Gomes Aires- 955 São Barnabé- 531 Almodôvar e Graça dos Santa Cruz- 651 Padrões- 4168

Alvito

Alvito- 1259 Vila Nova da Baronia- 1245

Barrancos

Barrancos- 1834

Beja

Albernoa e Trindade- Beringel- 1301 Santa Clara de Louredo- 1032 864 Cabeça Gorda- 1386 Baleizão- 902 Santa Vitória e Mombeja- Nossa Senhora das Neves- 981 Beja (Salvador e Santa 1747 Maria da Feira) – 11133 São Matias- 569 Salvada e Quintos- 1352 Beja (Santiago Maior e Trigaches e São Brissos- São João Batista) – 14015 572

Castro Verde

Castro Verde e Casével- Santa Bárbara de São Marcos da Ataboeira- 5346 Padrões- 943 338

Entradas- 649

Cuba

Cuba- 3306 Vila Alva- 514

Faro do Alentejo- 591 Vila Ruiva- 467

Ferreira do Alentejo

Alfundão e Peroguarda- Ferreira do Alentejo e Figueira dos Cavaleiros- 1227 Canhestros- 5140 1346

Odivelas- 542

Mértola

Alcaria Ruiva- 849 Mértola- 2824 São João de Caldeireiros- 567 Corte do Pinto- 857 Santana de Cambas- 797 São Miguel do Pinheiro, Espírito Santo- 335 São Pedro de Solis e São

Sebastião dos Carros- 1045

Moura

Amareleja- 2564 Póvoa de São Miguel- 888 Sobral da Adiça- 1013

Moura (Santo Agostinho e Safara e Santo Aleixo da São João Baptista) e Santo Restauração- 1871 Amador- 8813

Odemira

Boavista dos Pinheiros- Relíquias- 931 São Salvador e Santa 1633 Maria- 3119 Saboia- 1152 Colos- 1005 São Teotónio- 6439 Santa Clara-a-Velha- 602 Longueira/ Almograve- Vale de Santiago- 554 São Luís- 1989 1356 Vila Nova de Milfontes- São Martinho das Luzianes-Gare- 429 5031 Amoreiras- 1006

Ourique

Garvão e Santa Luzia- Ourique- 2874 Santana da Serra- 580 1083 Panoias e Conceição- 582

Serpa

Brinches- 1039 Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo- 4040 Pias- 2852 Vila Verde de Ficalho- 1459 Serpa (Salvador e Santa Maria) – 6233

Vidigueira

Pedrógão- 1151 Vidigueira- 2959

Selmes- 894 Vila de Frades- 928

Distrito de Faro- Albufeira

Albufeira e Olhos de Ferreiras- 6406 Paderne- 3304 Água- 26742 Guia- 4376

Alcoutim

Alcoutim e Pereiro-1134 Martim Longo- 1030

Giões- 256 Vaqueiros- 497

Aljezur

Aljezur- 3365 Odeceixe- 961

Bordeira- 432 Rogil- 1126

Castro Marim

Altura- 1126 Castro Marim- 3267

Azinhal- 522 Odeleite- 763

Faro

Conceição e Estoi- 8176 Montenegro- 8149

Faro (Sé e São Pedro) – Santa Bárbara de Nexe- 44119 4116

Lagoa

Estômbar e Parchal- 9004 Lagoa e Carvoeiro- 9987

Ferragudo- 1973 Porches- 2011

Lagos

Bensafrim e Barão de São São Gonçalo de Lagos- Luz- 3545 João- 2425 22095 Odiáxere- 2984

Loulé

Almancil- 10677 Quarteira- 21798 São Clemente-17358

Alte- 1997 Querença, Tôr e Benafim- São Sebastião- 7433 2713 Ameixial- 439 Salir- 2775 Boliqueime- 4973

Monchique

Alferce- 441 Marmelete- 787 Monchique- 4817

Olhão

Moncarapacho e Fuseta- Olhão- 14914 Quelfes- 17246 9635 Pechão- 3601

Portimão

Alvor- 6154 Mexilhoeira Grande- 4029 Portimão- 45431

São Brás de Alportel

São Brás de Alportel- 10662

Silves

Alcantarilha e Pera- 4972 Algoz e Tunes- 6491 Armação de Pera- 4867

São Bartolomeu de São Marcos da Serra- Silves- 11014 Messines- 8430 1352

Tavira

Cachopo- 716 Luz de Tavira e Santo Santa Luzia- 1455 Estevão- 4535 Conceição e Cabanas de Tavira (Santa Maria e Tavira- 2519 Santa Catarina da Fonte Santiago) – 15133 do Bispo- 1809

Vila do Bispo

Barão de São Miguel- 451 Sagres- 1909

Budens- 1520 Vila do Bispo e Raposeira- 1378

Vila Real de Santo António

Vila Nova de Cacela- 3902 Vila Real de Santo António- 11946 Monte Gordo- 3308

Anexo 7 Plano de Comunicação

Plano Comunicação MainTarget

MainTarget

À Maintarget, SGPS cabe a gestão das participações sociais das várias empresas do Grupo (Bestgest, 4x4, Guimasete e Cepcom) e a gestão do património imobiliário.

A Maintarget posiciona-se como um dos principais players no mercado de telecomunicações e energia em Portugal e pretende reforçar a sua posição de referência na entrega de produtos e serviços de telecomunicações

Missão: Gerar valor para os seus Clientes, Colaboradores e Parceiros, garantindo a excelência na entrega de produtos e serviços de telecomunicações e a sustentabilidade dos negócios.

Comunicação interna:

A imagem da empresa é importante para a permanência da mesma, para ter uma imagem bem consolidada é necessário usar estratégias para manter o bom relacionamento entre os funcionários, e assim ter uma comunicação clara e sucinta que seja entendida por todos. Para isso a empresa deverá apostar em:

- Relações Públicas, e este por sua vez, deverá estimular a ligação entre eles, incentivar e informar os seus colaboradores e delinear uma imagem favorável da empresa de forma a melhora-la. As Relações Públicas deverão organizar eventos/ momentos de confraternização pelo menos de dois em dois meses ou uma vez por mês de modo a estimular o convívio e sentido de entreajuda no grupo de trabalho e assim posteriormente possuirá uma maior integração na empresa.

- Criar um jornal/flyer interno que possa ser distribuído na empresa e para o domicílio de todos os colaboradores de modo a estes estarem sempre informados. O mais importante é captar a atenção dos leitores, e que depois estes troquem ideias uns com os outros de modo a melhor a empresa.

Comunicação externa:

Permite que a informação passe para a comunidade geral e possibilita promover a imagem da empresa e associa-la às suas temáticas e conceitos:

 A marca ao estar presente no quotidiano das pessoas, mais rapidamente será distinguida e mais facilmente será identificada e associada aos seus serviços.

Utilização dos media locais, sendo uma empresa que opera a nível regional:

 Como por exemplo, o jornal Comércio de Guimarães (jornal em que se baseia nas empresas/industrias locais), sendo o jornal local mais lido do concelho de Guimarães e o segundo mais lido no distrito de Braga, e que abrange uma faixa etária dos 30-45 anos de idade: público-alvo que a empresa pretende atingir.

Presença ativa na Internet, de modo a conseguir chegar ao seu público-alvo respondendo às suas exigências, e assim permitirá uma circulação rápida de informação e está acessível a todos nos dias de hoje:

 A internet é o meio mais fácil de chegar aos seus potenciais clientes, deste modo a MainTarget deve apostar nos canais onde o seu público estará, que neste caso serão as redes socias- aqui deverá apostar em 6-8 publicações mensais de modo a que não “caia” em esquecimento por parte dos seus seguidores, usando assim neste meio de comunicação uma linguagem mais formal e descontraído, ou seja assim mantendo uma relação de proximidade e que também seja clara e precisa, quanto ao site, este permitirá esclarecer qualquer dúvida momentânea, e obter uma informação mais explicita acerca dos serviço e também da empresa, estando a ser atualmente trabalhado, as publicações no Facebook devem basear-se na divulgação dos serviços ou até mesmo mostrando as vantagens dos mesmo de acordo com as necessidades dos clientes, estando presentes neste novo meio de comunicação, auxiliará o aumento e incremento na notoriedade da marca.

- Sustento dos atuais clientes, de modo a que estes estejam sempre a atentos às novidades, e tentando captar novos e potenciais clientes:

 Aposta nas newsletters e também um bom CRM, de modo a estabelecer maior ligação com os atuais clientes e fazê-los sentir “únicos”, e posteriormente levá-los

à fidelização. Captar novos clientes (usando as estratégias anterior referidas) dando-lhe toda a informação necessária para refletir a futura compra.

- Divulgação de eventos/serviços que a empresa realiza:

 Para os seus seguidores perceberem que novos serviços a empresa dispõe, ou até mesmo eventos em que estejam presentes, de modo a estabelecerem sempre contacto com os clientes.

Analise externa

→ Sendo o público-alvo da MainTarget maioritariamente homens com uma faixa etária entre os 25-45 anos, este público caracteriza-se por ser um público que dá bastante importância às novas tecnologias e que pretende saber e estar e estar informado acerca de novos produtos/ serviços que esta oferece.

→ Quanto ao posicionamento, a MainTarget posiciona-se como sendo uma marca com a presença no mercado transmitindo qualidade e confiança nos seus serviços prestados tanto numa pré compra como uma pós compra, ou seja ter um total acompanhamento e cuidado com o seu cliente.

→ O tom e linguagem a serem utilizados tem bastante importância, sendo que a MainTarget como anteriormente referido, utilizará uma linguagem num tom mais formal mas ao mesmo tempo mais descontraído de modo a ser entendida mais facilmente e rapidamente pelo seu público.

→ Sendo os principais objetivos deste plano de comunicação aumentar a notoriedade, reconhecimento da marca, promover a imagem, preparar a venda, informar o mercado e conquistar/ fidelizar novos clientes.

No mix da comunicação permite a escolha de quais as ferramentas que permitirão chegar melhor ao público- alvo, neste mix entraria como dito anteriormente seriam as:

1. As relações públicas que assumiria um papel como sendo um elo de ligação entre todos os colaboradores e transmitindo uma imagem favorável da empresa (pormenorizado anteriormente). 2. A publicidade nos media local nomeadamente no jornal Comércio de Guimarães (jornal em que se baseia mas empresas/industrias locais), sendo o jornal mais lido no concelho de Guimarães e o segundo mais lido no distrito de Braga, e que abrange uma faixa etária dos 30-45 anos de idade: público ao qual se pretende atingir.

E por fim, apostar numa equipa de força de vendas, este é o mais importante porque é através deste que a empresa comunica para o cliente (existe uma ligação direta entre a empresa e o seu potencial comprador) e uma boa comunicação entre ambos permite que o cliente saia satisfeito e esclarecido respondendo assim aos objetivos inicias que se pretendia, promover a imagem, e principalmente a credibilização e a fidelização. Para isso deverá apostar na formação dos mesmos, de modo a perceber a maneira que o vendedor deve passar a informação e a forma que deve comunicar com o cliente

Anexo 8 Renovação de Identidade Visual da E & J

Proposta 1

Este logótipo pretende transmitir/ relacionar a indústria com o meio sustentável, e para isso ao utilizar o círculo neste logo (circulo caracterizado por ser infinito por usar recursos sustentáveis) e uma crescente preocupação com o ambiente. Tal como o círculo poderá estar em movimento, este logo pretende isso mesmo dar uma ideia de movimento e assim reduzir a pegada ecológica.

A cor azul também aqui associada ao infinito do círculo, porque transmite serenidade, harmonia e tranquilidade. O uso dar cor azul tem efeito de sonolência e vai de encontro com os pijamas, porque na altura do uso pretende-se tornar o sono mais tranquilizante. Está cor também simboliza ternura, afetuosidade e paz de espírito.

Em suma, este logo pretende transmitir uma imagem de sustentabilidade ambiental reduzindo assim a pegada ecológica.

Proposta 2

Neste logótipo podemos ver também uma crescente preocupação com o ambiente ou seja uma indústria sustentável relacionada com a natureza e daí o círculo à volta da flor de algodão, circulo esse que simboliza o mundo e a sua evolução.

A cor laranja aqui presente remete-nos para a alegria, vitalidade e está associada à criatividade é também uma cor que traz felicidade e principalmente porque transmite confiança a quem está a observar. A cor laranja estimula a necessidade de novas aquisições.

Neste caso a flor é mais estilizada e simplificada de modo que o logótipo possa ser identificado e percebido o mais rapidamente possível, associando assim ao conforto dos pijamas.

Proposta 3

Este tipo de logótipo foi pensado e desenhado a partir de slogan "A qualidade tem um nome" e nas iniciais da marca. É um logo que à primeira vista transmite seriedade e profissionalismo é também mais linear ou seja claro e direto.

Proposta 4

Também baseado nas iniciais da marca, este logótipo transmite o mesmo profissionalismo e seriedade, é igualmente de fácil leitura só que numa versão mais dinâmica ou seja transmite uma ideia que a marca está sempre em evolução, adapta-se com facilidade às mudanças e também que está em constante evolução.

Proposta 5 e 6

Estes dois logótipos são semelhantes, ou seja a ideia vai ser a mesma, existe claramente uma relação com o setor têxtil, as letras com as iniciais remetem para os bordados, daí a ligação entre a tipografia e o cone/novelo.

Também o cone e novelo significam o desenrolar de novos desafios e também de novos produtos mantendo sempre a mesma qualidade.

Anexo 9

Outras Atividades

Guimarães Heritage Nº visualizações Nº de “gostos” Nº partilhas Nº comentários

Turismo de Porto e - 125 32 3 Norte de Portugal Mais Norte 1 190 42 16 1 Primariu Facebook - 41 67 5 Primariu Vimeo - 3 - - Total 2 213 211 115 9

Sorteio de um equipamento para bicicleta da marca

INOVMA.

Nome: Correio eletrónico: Telefone: Cidade: Aceito receber novidades sobre a marca o Sim o Não

Sorteio válido de 25 a 26 de Junho de 2016. Sendo sorteado um equipamento no final de cada dia!

Sorteio de um equipamento para bicicleta da marca

INOVMA.

Nome: Correio eletrónico: Telefone: Cidade: Aceito receber novidades sobre a marca o Sim o Não

Sorteio válido de 25 a 26 de Junho de 2016. Vai ser sorteado um equipamento no final de cada dia!

Raffle bike equipment INOVMA.

Name: Email: Telephone: City: I agree to receive news about the brand: o Yes o No

Valid between 25-26 June. Being raffled equipment at the end of each day!

Raffle bike equipment INOVMA.

Name: Email: Telephone: City: I agree to receive news about the brand: o Yes o No

Valid between 25-26 June. Being raffled equipment at the end of each day!