GOVERNADOR Camilo Sobreira de Santana VICE-GOVERNADORA Maria Izolda Cela de Arruda Coelho

Gabinete do Governador José Élcio Batista Gabinete da Vice-Governadora Fernando Antônio Costa de Oliveira Casa Civil José Nelson Martins de Sousa Procuradoria-Geral do Estado Juvêncio Vasconcelos Viana Controladoria e Ouvidoria-Geral do Estado José Flávio Barbosa Jucá de Araújo Conselho Estadual de Educação José Linhares Ponte Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura Euvaldo Bringel Olinda Secretaria das Cidades Paulo Henrique Ellery Lustosa da Costa Secretaria da Ciência, Tecnologia Nágyla Maria Galdino Drumond e Educação Superior Secretaria da Cultura Fabiano dos Santos Secretaria do Desenvolvimento Agrário Francisco de Assis Diniz Secretaria do Desenvolvimento Econômico Cesar Augusto Ribeiro Secretaria da Educação Rogers Vasconcelos Mendes Secretaria Especial de Política sobre Drogas Francisco Williams Cabral Filho Secretaria do Esporte José Euler de Oliveira Barbosa Secretaria da Fazenda João Marcos Maia Secretaria da Infraestrutura Lúcio Ferreira Gomes Secretaria da Justiça e Cidadania Maria do Perpétuo Socorro França Pinto Secretaria do Meio Ambiente Artur José Vieira Bruno Secretaria do Planejamento e Gestão Francisco de Queiroz Maia Júnior Secretaria dos Recursos Hídricos Francisco José Coelho Teixeira Secretaria da Saúde Henrique Jorge Javi de Sousa Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social André Santos Costa Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social Francisco José Pontes Secretaria do Turismo Arialdo de Mello Pinho Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos Rodrigo Bona Carneiro (respondendo) de Segurança Pública e Sistema Penitenciário Secretário Francisco de Queiroz Maia Júnior

Secretário-Adjunto Antônio Sérgio Montenegro Cavalcante

Secretário-Executivo Júlio Cavalcante Neto

Coordenadoria de Planejamento, Orçamento e Gestão Raimundo Avilton Meneses Júnior Régis Meireles Benevides

EQUIPE TÉCNICA DE ELABORAÇÃO

SEPLAG

Coordenação Raimundo Avilton Meneses Júnior

Orientação Lara Maria Silva Costa

Elaboração e Assessoramento Eveline Maria Cordeiro Brandão Maria Lúcia Holanda Gurjão Francisca Maria Souza Moreira Renata Maria Jurema Pontes Viana Francisco Menezes de Freitas Sandra Maria Braga José Wagner Alves Fernandes Virgínia Dantas Teixeira

Colaboração

Bruno Martins Rizardi João Ricardo dos Santos Gonçalves Clarisse de Almeida Cordeiro Nogueira Juliana Brito Santana Leal Débora de Freitas Viégas Maria Eduarda Lacerda Couto Edgard Lombardi Campos Mariana Braga Teixeira Fernando Antunes S. Salvador Lopes Natalia Geraldine Sabat Giulia Cruz Corrêa Nathalia Cardoso Laquini Ícaro Correa Gondim Faria Rebeca dos Santos Freitas Isabelly Campos Egot Thiago Teixeira de Castro Piovan Ipece Cleyber Nascimento de Medeiros Fátima Juvenal de Sousa Kathiuscia Alves de Lima Jader Ribeiro de Lima APRESENTAÇÃO

Após o decurso de dois anos de vigência do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019, faz-se necessária a avaliação do referido instrumento de planejamento governamental, como previsto na lei n° 15.929/2015, lei do PPA 2016-2019.

O processo de avaliação objetiva verificar o desempenho da ação governamental no primeiro biênio do PPA (2016-2017), frente aos desafios enfrentados e à mudança constante e cada vez mais veloz dos cenários, interno e externo.

Para tanto, o Governo promoverá uma série de atividades durante os próximos meses e uma das mais importantes é a promoção da avaliação participativa e regionalizada das realizações governamentais a fim de obter a percepção da sociedade acerca da implementação das diversas políticas públicas, organizadas no Plano.

O presente documento, elaborado com o propósito de estimular uma reflexão mais estratégica sobre a Região de Planejamento do Sertão dos Crateús e promover uma discussão mais qualificada acerca das condicionantes para seu desenvolvimento, está estruturado, além desta apresentação e da introdução, que aborda os aspectos pertinentes à avaliação do PPA, nos seguintes tópicos:

I. Perfil Socioeconômico da Região, extraído do livro “Panorama Socioeconômico das Regiões de Planejamento do Estado do ”, que aborda aspectos territoriais, demográficos, sociais, econômicos e de infraestrutura da região; e

II. Principais Realizações Governamentais na Região – 2016/2017, que explicita as principais realizações do Governo na região, nos dois primeiros anos de vigência do PPA, organizadas por Eixo Governamental de Articulação Intersetorial e Tema Estratégico do PPA 2016-2019.

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO 4

INTRODUÇÃO 10

PERFIL SOCIOECONÔMICO DA REGIÃO 12 CARACTERÍSTICAS TERRITORIAIS 13 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS 14 INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS 18 Educação 18 Saúde 19 Segurança Pública 22 Saneamento 22 Energia Elétrica 23 Emprego e Renda 24 Produto Interno Bruto 25

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES DO GOVERNO NA REGIÃO - 2016/2017 26

CEARÁ DA GESTÃO DEMOCRÁTICA POR RESULTADOS 26 Gestão Fiscal 26 Planejamento e Gestão 27 Transparência, Controle e Participação Social 27

CEARÁ ACOLHEDOR 28 Assistência Social 28 Habitação 29 Inclusão Social e Direitos Humanos 30 Segurança Alimentar e Nutricional 32

CEARÁ DE OPORTUNIDADES 33 Agricultura Familiar e Agronegócio 33 Infraestrutura e Mobilidade 35 Trabalho e Renda 36 Empreededorismo 37 Pesca e Aquicultura 37 Requalificação Urbana 37

CEARÁ SUSTENTÁVEL 38 Recursos Hídricos 38 Meio Ambiente 39 Energias 39

CEARÁ DO CONHECIMENTO 40 Educação Básica 40 Educação Profissional 43 Educação Superior 44 Ciência, Tecnologia e Inovação 44 Cultura 45

CEARÁ SAUDÁVEL 46 Saúde 46 Esporte e Lazer 49 Saneamento Básico 49

CEARÁ PACÍFICO 50 Segurança Pública 50 Justiça e Cidadania 51 Política sobre Drogas 51

Caderno Regional Vale do

INTRODUÇÃO O Plano Plurianual (PPA) é o instrumento de planejamento governamental que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública do Estado do Ceará, conforme disposto no artigo 165 da Constituição Federal de 1988 e no artigo 203 da Constituição Estadual de 1989.

É o instrumento de planejamento que orienta as escolhas das políticas públicas do Estado, adotando as seguintes premissas:

I. Gestão pública para resultados: execução de políticas e programas que privilegiem o foco em resultados, em detrimento da ótica centrada exclusivamente no gasto, priorizando ações e contemplando o senso distributivo na alocação dos recursos; II. Participação cidadã: promoção da interação entre o Estado e o cidadão, com vistas à efetividade das políticas públicas, em um processo de planejamento participativo que extrapola as propostas de campanha; III. Promoção do desenvolvimento territorial: equilibrando a dimensão territorial, superando os desafios e potencializando oportunidades regionais; e IV. Intersetorialidade: implementação de políticas públicas articuladas, centradas em territórios, trazendo ganhos para a população e para a organização logística das ações definidas, superando a fragmentação das políticas públicas.

Como parte do Ciclo da Gestão Estratégica, na ótica da Gestão para Resultados (figura 1), o monitoramento e a avaliação da execução das políticas propostas devem ocorrer continuamente e corrigir, sempre que necessário, os rumos daquilo que foi planejado.

Planejamento

Avaliação Gestão de Orçamento Figura 1 – Ciclo da Gestão Estratégica Resultados

Monitoramento

Decorridos os primeiros anos de vigência do atual PPA, é preciso promover a verificação do desempenho do Governo, tendo como base a execução do que havia sido planejado, tanto no tocante aos resultados esperados, quanto à oferta de bens e serviços.

A Avaliação do Plano Plurianual é prevista na legislação pertinente (lei 15.929/2015), mais especificamente na Seção 3 (Do Monitoramento e da Avaliação), do Capítulo IV (da Gestão do Plano), quando diz que:

10 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

Art. 13 O Poder Executivo realizará avaliações sistemáticas do Plano, com a utilização de sistemas informatizados, disponibilizando seus resultados para consulta ampla dos órgãos de controle e da sociedade. Parágrafo único. O Relatório de Avaliação de que trata o caput consistirá: I – de avaliação do comportamento e evolução das variáveis macroeconômicas que fundamentaram a elaboração do Plano; II – de avaliação do desempenho dos eixos e temas estratégicos, tendo como base seus resultados e indicadores; III – da avaliação dos principais programas finalísticos, considerando o cumprimento das metas dos produtos das iniciativas que contribuíram para o alcance dos resultados alcançados; IV – de demonstrativo da execução orçamentária acumulada, conforme os períodos de que trata o caput deste artigo, de forma regionalizada, por Eixo, Tema Estratégico e Programas Finalísticos; e V – de avaliação da sociedade acerca da ação do Governo expressa no Plano (grifo nosso).

O PPA, como mencionado anteriormente, adota a Participação Cidadã como uma premissa para orientação na escolha das políticas públicas do Estado. Assim sendo, o processo participativo esteve presente na elaboração do plano e permanece durante todo o seu ciclo de gestão, incluindo, desta forma, o processo de coleta da avaliação da sociedade acerca da ação do Governo expressa no Plano.

Como parte desse processo, serão realizadas oficinas de avaliação participativa e regionalizada do PPA nas 14 regiões de planejamento estabelecidas pela lei complementar nº 154/2015.

O resultado de tais oficinas de avaliação participativa regionalizada comporão um capítulo do mencionado Relatório de Avaliação a ser encaminhado para a Assembleia Legislativa e disponibilizado para consulta pública, no site da Seplag, de modo a promover a ampliação do controle social.

11 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

PERFIL SOCIOECONÔMICO DA REGIÃO O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) realizou um trabalho inédito ao elaborar uma publicação para a Sociedade e o Governo chamado “Panorama Socioeconômico das Regiões de Planejamento do Estado do Ceará”, que reúne um conjunto de informações relativas às principais características geográficas, demográficas e socioeconômicas das regiões de planejamento do Ceará, criadas pela lei complementar 154, de 20 de outubro de 2015. A partir deste trabalho, que aborda, de forma ampla, aspectos territoriais, demográficos, sociais, econômicos e de infraestrutura para cada uma das 14 regiões de planejamento, apresentamos os principais indicadores que caracterizam o perfil socioeconômico da Região do Vale do Jaguaribe.

12 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

CARACTERÍSTICAS TERRITORIAIS Área e ano de criação, segundo os municípios da Região.

Região de Planejamento Área (km²) Ano de Criação do Município Vale do Jaguaribe 15.006,77 - 1.338,21 1957 Ererê 382,71 1987 Iracema 821,25 1951 1.759,40 1865 668,74 1957 Jaguaribe 1.876,81 1833 750,07 1868 2.779,25 1876 440,38 1958 Pereiro 433,51 1842 410,34 1987 Quixeré 613,58 1957 1.590,26 1766 São João do Jaguaribe 280,46 1957 861,83 1957

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)/Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

13 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

ASPECTOS DEMOGRÁFICOS População Total – 2000/2010. População Região de 2000 2010 Crescimento Planejamento Relativo (%) o % de o % de N participação N participação Vale do Jaguaribe 349.776 100,00 375.019 100,00 7,22 Alto Santo 15.394 4,40 16.359 4,36 6,27 Ererê 6.302 1,80 6.840 1,82 8,54 Iracema 13.155 3,76 13.722 3,66 4,31 Jaguaretama 18.024 5,15 17.863 4,76 -0,89 Jaguaribara 8.730 2,50 10.399 2,77 19,12 Jaguaribe 35.062 10,02 34.409 9,18 -1,86 Limoeiro do Norte 49.620 14,19 56.264 15,00 13,39 Morada Nova 64.400 18,41 62.065 16,55 -3,63 Palhano 8.166 2,33 8.866 2,36 8,57 Pereiro 15.225 4,35 15.757 4,20 3,49 Potiretama 5.768 1,65 6.126 1,63 6,21 Quixeré 16.862 4,82 19.412 5,18 15,12 Russas 57.320 16,39 69.833 18,62 21,83 São João 8.650 2,47 7.900 2,11 -8,67 do Jaguaribe Tabuleiro do Norte 27.098 7,75 29.204 7,79 7,77

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)/Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

População Urbana e Rural – 2000/2010. População Região de Urbana Rural Planejamento Crescimento Crescimento 2000 2010 2000 2010 Relativo (%) Relativo (%) Vale do Jaguaribe 185.296 219.659 18,54 164.480 155.360 -5,54 Alto Santo 5.447 8.041 47,62 9.947 8.318 -16,38 Ererê 2.262 3.458 52,87 4.040 3.382 -16,29 Iracema 8.279 9.819 18,60 4.876 3.903 -19,95 Jaguaretama 7.295 8.469 16,09 10.729 9.394 -12,44 Jaguaribara 3.539 7.212 103,79 5.191 3.187 -38,61 Jaguaribe 21.051 23.268 10,53 14.011 11.141 -20,48 Limoeiro do Norte 28.213 32.483 15,13 21.407 23.781 11,09 Morada Nova 33.869 35.401 4,52 30.531 26.664 -12,67 Palhano 4.259 4.515 6,01 3.907 4.351 11,36

14 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

Pereiro 5.109 5.433 6,34 10.116 10.324 2,06 Potiretama 2.197 2.703 23,03 3.571 3.423 -4,14 Quixeré 9.857 11.930 21,03 7.005 7.482 6,81 Russas 35.323 44.952 27,26 21.997 24.881 13,11 São João 2.744 3.169 15,49 5.906 4.731 -19,90 do Jaguaribe Tabuleiro do Norte 15.852 18.806 18,63 11.246 10.398 -7,54

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Grandes grupos etários, segundo os municípios da Região – 2010. População Região de (0 a 14 anos) (15 a 64 anos) (+ de 64 anos) Planejamento No % No % No % Vale do Jaguaribe 92.409 24,64 250.422 66,78 32.188 8,58 Alto Santo 4.188 25,60 10.871 66,45 1.300 7,95 Ererê 1.701 24,87 4.493 65,69 646 9,44 Iracema 3.379 24,62 8.925 65,04 1.418 10,33 Jaguaretama 4.627 25,90 11.528 64,54 1.708 9,56 Jaguaribara 2.600 25,00 6.881 66,17 918 8,83 Jaguaribe 8.827 25,65 22.171 64,43 3.411 9,91 Limoeiro do Norte 13.205 23,47 38.812 68,98 4.247 7,55 Morada Nova 15.300 24,65 41.028 66,10 5.737 9,24 Palhano 2.016 22,74 5.994 67,61 856 9,65 Pereiro 4.332 27,49 9.893 62,78 1.532 9,72 Potiretama 1.621 26,46 4.020 65,62 485 7,92 Quixeré 4.981 25,66 13.073 67,34 1.358 7,00 Russas 17.177 24,60 47.551 68,09 5.105 7,31 São João 1.566 19,82 5.352 67,75 982 12,43 do Jaguaribe Tabuleiro do Norte 6.889 23,59 19.830 67,90 2.485 8,51

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

15 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

Estimativa da população, segundo os municípios da Região – 2017.

Região de Planejamento Estimativa da População % de Participação

Vale do Jaguaribe 390.693 100,00 Alto Santo 16.976 4,35 Ererê 7.163 1,83 Iracema 14.125 3,62 Jaguaretama 17.958 4,60

16 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

Jaguaribara 11.295 2,89 Jaguaribe 34.448 8,82 Limoeiro do Norte 58.915 15,08 Morada Nova 61.548 15,75 Palhano 9.285 2,38 Pereiro 16.163 4,14 Potiretama 6.356 1,63 Quixeré 21.876 5,60 Russas 76.475 19,57 São João do Jaguaribe 7.621 1,95 Tabuleiro do Norte 30.489 7,80

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Indicadores demográficos, segundo os municípios da Região – 2011/2017. Densidade Demográfica (hab./km2) Taxa média geométrica Região de Planejamento de crescimento anual da 2011 2017 população (%) (2011/2017)

Vale do Jaguaribe 25,69 26,03 0,60 Alto Santo 15,56 12,69 0,54 Ererê 19,16 18,72 0,67 Iracema 18,40 17,20 0,43 Jaguaretama 10,46 10,21 0,10 Jaguaribara 15,55 16,89 1,18 Jaguaribe 19,44 18,35 0,04 Limoeiro do Norte 74,79 78,55 0,62 Morada Nova 22,71 22,15 -0,09 Palhano 21,05 21,08 0,67 Pereiro 36,51 37,28 0,38 Potiretama 16,79 15,49 0,54 Quixeré 32,22 35,65 1,84 Russas 42,74 48,09 1,30 São João do Jaguaribe 30,31 27,17 -0,48 Tabuleiro do Norte 34,32 35,38 0,63

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

17 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS Educação Indicadores educacionais no Ensino Fundamental, segundo os municípios da Região – 2011/2016. Indicadores Educacionais Região de Taxa de escolari- Taxa de distorção Nº de alunos/Nº de Planejamento zação líquida (%) idade/série (%) salas de aula utilizadas 2011 2016 2011 2016 2011 2016 Vale do Jaguaribe 91,57 89,77 19,07 11,17 27,82 26,53 Alto Santo 79,89 81,76 16,95 9,74 16,04 13,52 Ererê 84,53 84,22 19,43 9,50 18,75 32,81 Iracema 89,48 93,41 7,44 2,92 28,53 30,72 Jaguaretama 91,74 80,28 19,91 9,09 19,09 19,71 Jaguaribara 97,27 97,52 19,54 11,03 21,93 23,31 Jaguaribe 95,08 97,36 25,09 10,53 29,07 28,04 Limoeiro do Norte 93,42 94,51 16,10 9,72 25,93 27,92 Morada Nova 92,54 88,18 25,13 17,78 33,73 28,94 Palhano 87,70 100,00 12,31 5,50 27,32 29,53 Pereiro 93,36 91,44 22,22 17,53 29,36 28,16 Potiretama 92,76 84,45 17,84 8,57 30,00 25,00 Quixeré 94,29 88,06 13,11 9,82 31,78 35,14 Russas 90,46 89,04 15,98 9,67 31,94 26,99 São João 87,37 87,49 15,99 9,66 32,03 26,84 do Jaguaribe Tabuleiro do Norte 90,50 83,91 20,61 10,08 30,78 28,07

Fonte: Secretaria da Educação (SEDUC).

Indicadores educacionais no Ensino Médio, segundo os municípios da Região – 2011/2016. Indicadores Educacionais Região de Taxa de escolari- Taxa de distorção Nº de alunos/Nº de Planejamento zação líquida (%) idade/série (%) salas de aula utilizadas 2011 2016 2011 2016 2011 2016 Vale do Jaguaribe 50,38 54,03 21,49 21,44 36,36 34,66 Alto Santo 31,39 44,93 36,20 23,09 45,45 ... Ererê 30,54 40,55 18,75 22,00 38,40 62,50 Iracema 64,99 65,60 12,25 13,72 37,25 37,29 Jaguaretama 41,27 46,68 23,00 17,65 61,58 59,50 Jaguaribara 55,03 50,62 23,70 18,02 48,10 56,29 Jaguaribe 51,52 54,83 17,96 21,37 30,32 29,82 Limoeiro do Norte 61,06 62,62 14,78 15,71 24,97 22,07 Morada Nova 41,46 47,71 29,04 33,17 41,49 39,63

18 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

Palhano 50,74 45,14 23,51 17,09 41,11 34,38 Pereiro 46,60 75,01 22,22 19,88 54,00 37,50 Potiretama 44,92 57,48 39,02 19,08 61,50 52,40 Quixeré 59,49 50,10 18,26 13,73 34,43 34,52 Russas 51,46 52,86 22,01 21,72 41,07 33,56 São João 58,29 45,17 22,67 26,00 68,80 28,57 do Jaguaribe Tabuleiro do Norte 54,97 58,75 17,13 21,36 29,48 40,58

Fonte: Secretaria da Educação (SEDUC).

Saúde Profissionais de saúde, ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS), segundo a Região – 2011/2016.

Profissionais de Saúde ligados ao SUS Crescimento Região de 2011 2016 Nominal (%) Planejamento No % No % (2011/2016) Total 2.509 100,00 2.924 100,00 16,54 Médicos 315 12,55 373 12,76 18,41 Dentistas 120 4,78 132 4,51 10,00 Enfermeiros 208 8,29 322 11,01 54,81 Outros profissionais 166 6,62 228 7,80 37,35 de saúde/nível superior Agentes comu- 795 31,69 855 29,24 7,55 nitários de saúde Auxiliares, técnicos 905 36,07 1.014 34,68 12,04 e outros

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA). Nota: Profissionais de saúde cadastrados em unidades de entidades públicas e privadas.

Unidades, leitos e profissionais de saúde por mil habitantes, segundo os municípios da Região – 2011/2016.

Indicadores de Saúde Profissionais de Região de Unidades de saúde Leitos saúde Planejamento (por mil hab.) (por mil hab.) (por mil hab.) 2011 2016 2011 2016 2011 2016 Vale do Jaguaribe 0,53 0,59 1,95 1,90 6,66 7,48 Alto Santo 0,67 0,59 2,01 1,94 4,99 4,95 Ererê 0,87 0,70 1,31 1,26 8,57 10,05 Iracema 0,80 0,85 2,11 2,27 9,01 10,34

19 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

Jaguaretama 0,50 0,61 0,90 1,11 8,12 9,86 Jaguaribara 0,57 0,62 1,61 3,63 7,69 7,97 Jaguaribe 0,35 0,64 0,87 0,90 6,61 8,36 Limoeiro do Norte 0,55 0,48 3,05 1,73 6,01 8,42 Morada Nova 0,48 0,60 1,92 1,93 6,24 6,34 Palhano 0,78 1,29 0,78 0,97 9,19 7,75 Pereiro 0,51 0,62 1,14 1,18 6,84 6,99 Potiretama 1,14 0,94 2,11 2,05 9,26 7,55 Quixeré 0,46 0,41 1,43 1,28 6,43 7,09 Russas 0,44 0,56 2,33 2,68 6,06 6,90 São João 0,77 0,66 3,83 3,94 9,82 9,45 do Jaguaribe Tabuleiro do Norte 0,54 0,49 1,63 1,74 6,30 6,33

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA).

Médicos, enfermeiros e dentistas por mil habitantes, segundo os municípios da Região – 2011/2016. Indicadores de Saúde Região de Médicos Enfermeiros Dentistas Planejamento (por mil hab.) (por mil hab.) (por mil hab.) 2011 2016 2011 2016 2011 2016 Vale do Jaguaribe 0,84 0,95 0,55 0,82 0,32 0,34 Alto Santo 0,79 0,29 0,61 0,53 0,30 0,18 Ererê 0,44 0,56 0,87 0,98 0,58 0,42 Iracema 0,51 1,63 0,73 1,06 0,29 0,42 Jaguaretama 0,84 0,89 0,73 0,95 0,39 0,39 Jaguaribara 1,14 1,33 0,57 0,89 0,38 0,27 Jaguaribe 0,29 0,67 0,41 0,75 0,23 0,32 Limoeiro do Norte 1,14 1,46 0,55 0,93 0,32 0,54 Morada Nova 0,94 0,96 0,57 0,70 0,23 0,13 Palhano 0,67 0,65 0,90 0,54 0,34 0,43 Pereiro 0,51 0,56 0,63 0,80 0,25 0,25 Potiretama 1,14 1,10 0,98 0,94 0,49 0,16 Quixeré 0,71 0,69 0,36 0,64 0,41 0,46 Russas 1,02 1,09 0,41 0,98 0,32 0,35 São João 1,02 0,79 0,64 0,79 0,51 0,66 do Jaguaribe Tabuleiro do Norte 0,58 0,52 0,61 0,69 0,37 0,26

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA).

20 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

Taxa de mortalidade infantil e taxa de internação por AVC acima de 40 anos, segundo os municípios da Região – 2011/2016. Indicadores de Saúde Região de Taxa de Mortalidade Infantil Taxa de internação por AVC, acima Planejamento por mil nascidos vivos de 40 anos, por dez mil hab. 2011 2016 2011 2016 Vale do Jaguaribe 13,30 12,74 19,94 23,08 Alto Santo 9,39 21,74 14,59 12,06 Ererê 35,71 - 12,93 4,09 Iracema 5,88 11,98 29,00 25,84 Jaguaretama 18,10 17,86 14,48 26,20 Jaguaribara 13,61 27,97 17,05 2,71 Jaguaribe 8,42 17,81 14,60 26,82 Limoeiro do Norte 19,46 2,59 20,34 18,65 Morada Nova 11,39 4,21 11,71 12,77 Palhano ... - 29,02 28,39 Pereiro 22,47 43,48 26,31 24,89 Potiretama 33,90 0,00 5,12 9,61 Quixeré 10,03 7,55 33,47 28,03 Russas 8,34 17,45 30,78 45,12 São João 27,03 - 5,98 5,81 do Jaguaribe Tabuleiro do Norte 19,32 21,68 17,62 18,03

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA). Nota: AVC - Acidente Vascular Cerebral.

Casos confirmados das doenças de notificação compulsória, segundo a Região – 2011/2016. Casos confirmados das doenças de notificação compulsória Discriminação Crescimento nominal (%) 2011 2016 (2011/2016) AIDS 29 15 -48,28 Dengue 703 1873 166,43 Febre tifoide - - - Hanseníase 55 60 9,09 Hepatite viral 12 8 -33,33 Leishmaniose tegumentar 8 1 -87,50 Leishmaniose visceral 7 4 -42,86 Leptospirose 7 3 -57,14 Meningite 16 2 -87,50 Raiva - 1 -

21 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

Tétano acidental - 0 - Tuberculose 93 63 -32,26 Chikungunya - 258 - Zika - - -

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA).

Segurança Pública Taxa de Crimes Violentos (CVLI e CVP) por 100 mil habitantes na Região e Estado – 2011-2016. Taxas de Crimes Violentos (%)

Anos Letais e intencionais (1) Contra o patrimônio (2)

Vale do Jaguaribe Ceará Vale do Jaguaribe Ceará 2011 34,02 32,88 84,26 414,56 2012 45,53 43,33 102,93 577,71 2013 64,40 50,07 128,80 585,68 2014 62,60 50,20 - - 2015 65,98 45,13 290,72 684,65 2016 64,21 38,01 440,19 810,62

Fonte: Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Nota: As informações do ano de 2015 correspondem apenas ao período de Julho a Dezembro. (1) Crimes Violentos Letais e Intencionais: soma de crimes de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e roubo seguido de morte (latrocínio). (2) Crimes Violentos Contra o Patrimônio: inclui todos os tipos de roubo, exceto latrocínio.

Saneamento Número de ligações reais, ativas e volume produzido na Região e Estado – 2016. Número de ligações Discriminação Vale do Jaguaribe Estado Ligações Reais 48.726 1.809.105 Ligações Ativas 44.851 1.640.545 Volume produzido (m3) 6.917.359 350.556.490

Fonte: Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE).

Esgotamento sanitário, segundo os municípios da Região – 2016.

Número de ligações Discriminação Vale do Jaguaribe Estado Ligações Reais 8.661 629.089 Ligações Ativas 7.627 571.608

Fonte: Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE).

22 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

Energia Elétrica Consumo de energia elétrica, segundo as classes de consumo na Região – 2011/2016. Consumo (MWh) Classes de Consumo Crescimento nominal (%) 2011 2016 (2011/2016) Total 366.783 559.857 52,64 Residencial 98.564 131.624 33,54 Industrial 51.328 65.581 27,77 Comercial 32.537 43.190 32,74 Rural 137.145 259.942 89,54 Público 46.608 58.891 26,35 Próprio 602 629 4,52

Fonte: Companhia Energética do Ceará (COELCE).

Número de consumidores de energia elétrica, segundo as classes de consumidores na Região – 2011/2016.

Número de Consumidores Classes de Consumidores Crescimento nominal (%) 2011 2016 (2011/2016) Total 147.531 163.357 10,73 Residencial 94.267 97.558 3,49 Industrial 378 392 3,70 Comercial 7.930 7.940 0,13 Rural 42.527 54.860 29,00 Público 2.413 2.581 6,96 Próprio 16 26 62,50 Fonte: Companhia Energética do Ceará (COELCE).

23 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

Emprego e Renda Número de empregos formais, segundo os setores de atividades na Região – 2011/2016.

Número de Empregos Formais Classes de consumo Crescimento nominal (%) 2011 2016 (2011/2016) Total das Atividades 37.570 37.442 -0,34 Agropecuária 3.971 3.588 -9,64 Indústria 9.170 8.691 -5,22 Construção Civil 1195 462 -61,34 Comércio 5.223 6.988 33,79 Serviços 18.011 17.713 -1,65

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) – RAIS 2011 e 2016.

Comportamento do Emprego Formal, segundo os municípios da Região – 2011/2016.

Admitidos Desligados Saldo Região de Planejamento 2011 2016 2011 2016 2011 2016

Vale do Jaguaribe 17.383 9.590 16.097 10.707 1.286 -1.117 Alto Santo 204 258 168 190 36 68 Ererê 4 12 1 8 3 4 Iracema 41 23 14 16 27 7 Jaguaretama 126 67 64 46 62 21 Jaguaribara 71 77 29 69 42 8 Jaguaribe 427 471 360 406 67 65 Limoeiro do Norte 2.538 2.000 2.455 2.258 83 -258 Morada Nova 985 1.308 822 1.522 163 -214 Palhano 81 55 68 209 13 -154 Pereiro 12 744 42 215 -30 529 Potiretama 3 8 5 2 -2 6 Quixeré 1.665 1.529 1.333 1.736 332 -207 Russas 5.563 2.611 5.174 3.501 389 -890 São João 5.151 33 5.081 29 70 4 do Jaguaribe Tabuleiro do Norte 512 394 481 500 31 -106

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) – CAGED 2011 e 2016.

24 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

Produto Interno Bruto Produto Interno Bruto, segundo os municípios da Região – 2011-2015.

PIB (R$ mil) Região de Planejamento Crescimento 2011 2012 2013 2014 2015 nominal (%) 2011/2015 Vale do 2.863.239 3.173.458 3.962.738 4.352.766 4.462.750 55,86 Jaguaribe Alto Santo 86.327 86.036 105.060 125.514 129.324 49,81 Ererê 29.702 31.184 35.785 42.873 45.809 54,23 Iracema 73.691 80.328 91.526 116.766 119.507 62,17 Jaguaretama 101.150 94.279 107.965 129.820 136.530 34,98 Jaguaribara 88.371 101.346 121.204 140.557 140.749 59,27 Jaguaribe 280.425 309.005 347.615 419.278 484.990 72,95 Limoeiro 537.356 575.849 782.694 809.847 815.967 51,85 do Norte Morada Nova 436.830 479.291 629.723 639.399 692.521 58,53 Palhano 43.001 42.963 52.839 63.154 61.815 43,75 Pereiro 73.672 72.845 83.447 99.647 153.928 108,94 Potiretama 31.225 28.815 32.100 39.980 43.373 38,91 Quixeré 190.764 284.425 490.581 496.721 385.948 102,32 Russas 651.383 732.100 777.481 886.849 903.468 38,70 São João 48.577 54.535 72.701 74.634 81.893 68,58 do Jaguaribe Tabuleiro 190.765 200.457 232.017 267.727 266.927 39,92 do Norte Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)/Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

PIB per capita, segundo os municípios da Região – 2011-2015.

PIB per capita (R$ mil) Região de Planejamento Crescimento 2011 2012 2013 2014 2015 nominal (%) 2011/2015 Vale do 7.595 8.377 10.291 11.260 11.502 51,43 Jaguaribe Alto Santo 5.253 5.213 6.266 7.461 7.663 45,88 Ererê 4.316 4.505 5.082 6.061 6.448 49,39 Iracema 5.353 5.817 6.532 8.315 8.493 58,66 Jaguaretama 5.666 5.285 5.985 7.205 7.586 33,88 Jaguaribara 8.394 9.514 11.128 12.779 12.678 51,02

25 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

Jaguaribe 8.161 9.004 10.023 12.111 14.033 71,95 Limoeiro 9.465 10.236 13.642 14.016 14.026 48,19 do Norte Morada Nova 7.059 7.766 10.110 10.298 11.187 58,49 Palhano 4.821 4.789 5.790 6.888 6.712 39,24 Pereiro 4.663 4.599 5.195 6.193 9.552 104,83 Potiretama 5.074 4.662 5.113 6.347 6.865 35,28 Quixeré 9.729 13.668 23.096 23.200 17.891 83,90 Russas 9.201 10.207 10.587 11.945 12.043 30,89 São João 6.194 7.002 9.286 9.600 10.607 71,25 do Jaguaribe Tabuleiro 6.496 6.790 7.729 8.882 8.820 35,77 do Norte Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)/Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES DO GOVERNO NA REGIÃO – 2016/2017

O Governo do Estado do Ceará, no exercício de suas funções, implementa uma série de políticas públicas com o foco prioritário no alcance de resultados para a sociedade. Nesse processo de implementação, as entidades governamentais promovem a execução física e orçamentária dos recursos disponíveis, de forma regionalizada, ressalvados alguns projetos e atividades de custeio que, por contribuírem de forma mais ampla para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, impactando, com isso, mais de uma região, não sendo possível sua regionalização específica, são registrados na região de planejamento “Estado do Ceará”. A seguir, são apresentadas as principais realizações governamentais no primeiro biênio de vigência do PPA (2016/2017), organizadas por Eixos Governamentais de Articulação Intersetorial e seus respectivos Temas Estratégicos, as quais foram diretamente regionalizadas no Vale do Jaguaribe.

CEARÁ DA GESTÃO DEMOCRÁTICA POR RESULTADOS

As ações governamentais realizadas no âmbito deste eixo, nos dois primeiros anos do PPA (2016/2017), representaram um volume de recursos orçamentários da ordem de R$ 8,18 milhões, sendo as principais:

Gestão Fiscal

• Realização de palestras de sensibilização sobre os temas desenvolvidos pela educação fiscal, como: Educação Fiscal no Contexto Social; Relação Estado-Sociedade; Função Social dos Tributos e Gestão Democrática dos Recursos Públicos.

26 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

• Desenvolvimento de projetos pedagógicos e estruturação dos Núcleos de Apoio Fiscal, ligados aos cursos de Ciências Contábeis, para apoiar a comunidade no tocante a serviços e obrigações acessórias junto aos fiscos locais.

• Implantação do Projeto Piloto de criação do game “Cidadão Infiltrado”, utilizando a ferramenta Edmodo, tratando a educação fiscal em linguagem lúdica e interativa.

• Implantação do Projeto Módulo Fiscal Eletrônico (MF-e), que prevê a definição e operacionalização do novo modelo de emissão de documentos fiscais de operações de venda ao consumidor pela solução do MF-e e solução de inteligência fiscal.

Planejamento e Gestão

• Capacitação de um servidor no tema Gestão Tributária.

• Capacitação de 40 técnicos e gestores municipais nos temas Gestão de Projetos e Licenciamento Ambiental.

• Capacitação de 16 servidores e gestores municipais no tema Gestão Ambiental Municipal, com carga horária de 40h/a.

• Elaboração de projetos para apoiar a execução de equipamentos e espaços públicos: Projeto executivo, de arquitetura e complementares para o Polo MetalMecânico de Tabuleiro do Norte.

• Execução de serviços de redesenho de processos para melhoria do ambiente de negócios.

• Capacitação de 17 servidores nos temas Transferência de Recursos por meio de Convênios e Congêneres e Elaboração de Plano Diretor.

• Realização da oficina regional de Monitoramento Participativo do PPA em Morada Nova.

Transparência, Controle e Participação Social

• Atendimento de 76 demandas de usuários no serviço de Ouvidoria nos municípios de Alto Santo, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Nova Jaguaribara, Palhano, Potiretama, Quixeré, Russas e Tabuleiro do Norte.

• Realização de fiscalizações com emissão de oito Relatórios sobre os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios de Alto Santo, Jaguaretama, Jaguaribara, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré e Tabuleiro do Norte.

• Realização de uma fiscalização no serviço de geração de energia elétrica, tendo sido fiscalizada uma usina em fase de implantação no município de Quixeré.

27 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

CEARÁ ACOLHEDOR As ações governamentais realizadas no âmbito deste eixo, nos dois primeiros anos do PPA (2016/2017), representaram um volume de recursos orçamentários da ordem de R$ 15,65 milhões, sendo as principais:

Assistência Social

• Cofinanciamento de três Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) nos municípios de Limoeiro do Norte, Russas e Tabuleiro do Norte.

• Apoio técnico e monitoramento a seis Creas nos municípios de Alto Santo, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Russas e Tabuleiro do Norte.

• Realização de quatro Encontros Municipais de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), nos municípios de Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Russas.

• Atendimento a 1.067 pessoas em situação de violações de direitos pelos Serviços da Proteção Social Especial de Média Complexidade nos municípios de Limoeiro do Norte, Russas e Tabuleiro do Norte.

• Assessoramento técnico aos municípios de Alto Santo, Jaguaribe, , Limoeiro do Norte, Morada Nova, Russas e Tabuleiro do Norte, com monitoramento dos serviços da Proteção Social Especial e orientações às equipes técnicas na execução dos serviços e utilização dos recursos nos Creas.

• Capacitação de 178 profissionais gestores e técnicos dos Creas nos municípios de Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Russas e Tabuleiro do Norte.

• Elaboração do II Plano Decenal da Assistência Social, período 2016-2026, com a participação dos municípios da região, e entrega de nove planos para os municípios de Ererê, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribe, Palhano, Potiretama, Quixeré, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

• Realização de oficinas, capacitando 130 pessoas, entre gestores e técnicos de gestão e conselheiros nos seguintes temas: Sistema de garantia de direitos e a interface com o Suas; Planos Decenais Municipais; e Gestão orçamentária e financeira do Suas.

• Capacitação de 371 gestores e técnicos no âmbito do Suas.

28 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

• Referenciamento de 29.893 famílias nas duas modalidades de Cofinanciamento: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e de Benefícios Eventuais (BE).

• Cofinanciamento do Serviço de Paif para nove municípios e de Benefícios Eventuais para onze municípios da região.

• Acompanhamento de 112 famílias do município de Pereiro, com foco na redução da pobreza e no desenvolvimento infantil.

• Monitoramento de 22 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para qualificação dos serviços no âmbito da Proteção Social Básica.

• Apoio à gestão do Programa Bolsa Família nos 15 municípios da região com ações de assessoramento, mobilização e acompanhamento das condicionalidades.

• Assessoramento ao município de Pereiro, pelo Proares.

• Lançamento do Programa Cartão Mais Infância, beneficiando 1.116 famílias.

• Implantação de uma brinquedopraça, em Jaguaribe, e de duas brinquedocreches, em Alto Santo e Jaguaribara.

• Realização de uma oficina de capacitação regionalizada de supervisores e coordenadores do Programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz no município de Russas.

• Apoio aos municípios de Limoeiro do Norte, Palhano, Quixeré e Russas nas capacitações dos visitadores do Programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz.

• Realização de uma capacitação da metodologia CDC (Cuidado para o Desenvolvimento da Criança) para supervisores municipais em Limoeiro do Norte.

Habitação

• Instalação de 589 fogões sustentáveis.

• Entrega de nove escrituras de imóveis urbanos.

29 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

Inclusão Social e Direitos Humanos

• Ampliação do acesso em todo o Estado à educação e à qualificação profissional, em 2016 e 2017, para 6.250 jovens de 15 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental, sendo 4.800 no Projovem Urbano, 1.200 no Projovem Campo e 250 jovens no Projovem Urbano na modalidade prisional, com certificação dependente da nota e de 75% de frequência, ao final de cada curso.

• Capacitação de 30 servidores das áreas da Saúde, Segurança Pública e Educação, Segurança Pública e Educação em temas relacionados com as Políticas Públicas para LGBT, em Alto Santo.

• Capacitação de servidores públicos municipais e estaduais sobre diversidade, cultura e identidade afro-brasileira, racismo institucional e políticas de ação afirmativa.

• Atendimento a 77 mulheres e capacitação para 660 nas Unidades Móveis para Atendimento à Mulher em Situação de Violência do Campo, Floresta e das Águas, em Alto Santo, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Potiretama, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

• Modernização dos núcleos/unidades de atendimento da Defensoria Pública em Morada Nova, Russas e Tabuleiro do Norte, com o recebimento de linha telefônica, renovação do parque tecnológico e acesso ao Cinturão Digital.

• Implantação do Projeto Defensoria em Movimento, que realiza ação permanente de aproximação da Defensoria Pública com as comunidades do campo e da cidade através da prestação de assistência jurídica integral promovida de forma itinerante e mediada por um processo de educação em direitos.

• Realização de seminários e oficinas sobre os Planos Municipais de Atendimento Socioeducativo, com a participação de gestores municipais da assistência social e equipes técnicas, em sete municípios da região.

• Atendimento pelo Programa de Proteção às Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (Provita1).

• Atendimento no Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM).

• Atendimento no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH).

1 Em virtude do sigilo inerente aos programas de proteção (Provita, PPCAAM, PPDDH e CRAVV), não é possível consolidar as realizações por região.

30 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

• Atendimento e acolhimento de vítimas e familiares de crimes violentos e tráfico de pessoas pelo Centro de Referência e Apoio a Vítima de Violência (CRAVV).

• Realização de atendimentos pelo Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, voltados às famílias dos privados de liberdade.

• Pagamento de indenização a três ex-presos políticos em Limoeiro do Norte (1) e Jaguaribe (2).

• Realização de 1.462 atendimentos pelo Balcão da Cidadania nos municípios de Ererê (70), Iracema (151), Jaguaribe (526), Palhano (648) e Pereiro (67).

• Promoção do acesso à terra para 128 famílias, nos municípios de Jaguaribara (120) e Morada Nova (8) por meio de financiamento pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), sendo adquiridos dois imóveis com áreas de 494,46 hectares e 170,9 hectares, nos respectivos municípios.

• Apoio ao financiamento e liberação de Subprojetos de Investimentos Comunitários (SIC), beneficiando 55 famílias nos municípios de Jaguaretama e Morada Nova.

• Realização de vistoria e avaliação de cinco imóveis rurais, objetivando a desapropriação por utilidade pública da área atingida pela Barragem do Figueiredo, nos municípios de Iracema e Potiretama.

• Repactuação de dívidas rurais de assentamentos, atendendo a 31 famílias nos municípios de Jaguaribe e Quixeré.

• Implantação de subprojetos de infraestrutura produtiva e social em imóveis financiados pelo PNCF por investimento comunitário, beneficiando 24 famílias em Morada Nova.

• Regularização fundiária nos municípios de Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano Quixeré e Russas, beneficiando 487 famílias.

• Emissão de 669 Títulos de Domínio de Imóveis pelo Programa de Regularização Fundiária nos municípios de Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Quixeré e Russas.

• Prestação de assistência técnica e extensão rural a agricultores familiares (4.733 em 2016 e 4.420 em 2017) nos 15 municípios da região.

• Construção, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), de uma moradia em Jaguaretama, beneficiando 17 famílias em unidades produtivas financiadas pelo PNCF.

31 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

• Apoio a ações de desenvolvimento fundiário e agrário por meio de acompanhamento social a 588 famílias assentadas e reassentadas indígenas, quilombolas e pescadores artesanais.

• Georreferenciamento e cadastramento rural de 3.780 novos imóveis, distribuídos nos municípios de Jaguaretama e Jaguaribe.

• Aquisição de um imóvel rural para manutenção produtiva das 120 famílias impactadas pela construção da Barragem do Figueiredo, em Iracema.

Segurança Alimentar e Nutricional

• Adesão ao Garantia-Safra efetivada de 21.256 agricultores em 2016 e de 19.959 em 2017, nos municípios da região.

• Prestação de assistência técnica e extensão rural a 4.733 agricultores familiares, nos municípios de Alto Santo (303), Ererê (192), Iracema (294), Jaguaretama (288), Jaguaribara (247), Jaguaribe (267), Limoeiro do Norte (403), Morada Nova (599), Palhano (166), Pereiro (206), Potiretama (199), Quixeré (404), Russas (400), São João do Jaguaribe (282) e Tabuleiro do Norte (483).

• Capacitação de 4.420 produtores rurais assistidos pela Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), no uso das iniciativas de acesso ao mercado - Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – e implementação na comercialização, nos municípios de Alto Santo (150), Ererê (50), Iracema (200), Jaguaretama (151), Jaguaribara (112), Jaguaribe (301), Limoeiro do Norte (845), Morada Nova (737), Palhano (203), Pereiro (208), Potiretama (49), Quixeré (304), Russas (400), São João do Jaguaribe (206) e Tabuleiro do Norte (504).

• Aquisição da produção leiteira de agricultores familiares (37 produtores em 2016 e 57 em 2017), por meio do PAA Leite.

• Distribuição de 121.606,69 toneladas de alimentos adquiridos de agricultores familiares (231 produtores em 2016 e 227 em 2017) a pessoas em vulnerabilidade social e nutricional, por meio do PAA.

• Capacitação de 56 mulheres do Programa Bolsa Família nos municípios de Iracema e Potiretama, na perspectiva da educação e consumo saudável na prática da segurança alimentar.

• Assessoramento aos municípios de Palhano e Russas para adesão ao Sisan, destacando- se a capacitação para elaboração de Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

32 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

• Assessoramento aos municípios de Ererê, Iracema, Jaguaribara, Jaguaribe, Palhano, Pereiro e Potiretama, na difusão da Política de SAN.

CEARÁ DE OPORTUNIDADES As ações governamentais realizadas no âmbito deste eixo, no primeiro ano do PPA (2016), representaram um volume de recursos orçamentários da ordem de R$ 123,37 milhões, sendo as principais:

Agricultura Familiar e Agronegócio

• Distribuição de sementes de alto potencial genético para a produção de grãos, sendo 165,32 toneladas em 2016 e 136,26 toneladas em 2017.

• Elaboração de 59 projetos produtivos de irrigação de frutíferas e palma forrageira nos municípios de Ererê, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Quixeré.

• Apoio à implantação de projetos produtivos de irrigação, com a elaboração de 180 projetos, atendendo 180 famílias, nos municípios de Morada Nova, Limoeiro do Norte, Quixeré e Russas.

• Fomento à manutenção de 325 hectares de pastejo rotacionado nos 130 lotes (130 famílias) do Projeto Mandacaru, em Jaguaribara.

• Acompanhamento de 23 famílias em 69 lotes na produção de fruticultura irrigada no perímetro irrigado do Curupati, em Jaguaribara.

• Acompanhamento de 45 famílias na produção de goiaba orgânica no perímetro irrigado do Alagamar, em Jaguaribara.

• Acompanhamento e fiscalização de 54 quintais produtivos, beneficiando 54 famílias de agricultores assentados da reforma agrária, nos municípios de Potiretama e Russas.

• Acompanhamento e monitoramento de unidades de resfriamento de leite bovino e caprino (oito em 2016 e 2017), fomentando a cadeia produtiva do leite, beneficiando diretamente 120 produtores familiares em 2016 e 2017.

• Apoio à realização de três feiras da agricultura familiar, abordando inovações tecnológicas, como reuso de água e práticas de conservação de forragens, em Jaguaretama.

• Prestação de assistência técnica e extensão rural, de forma intensiva e continuada, a 4.733 produtores em 2016 e 4.420 em 2017, concentrada em orientar técnicas de produção para um ano com previsão de uma seca severa.

33 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

• Instalação de kits de irrigação, beneficiando 30 famílias nos municípios de Limoeiro do Norte, Morada Nova e Quixeré.

• Distribuição de 330 matrizes de espécie caprina e reprodutores, beneficiando 30 produtores em Jaguaretama.

• Elaboração do Estudo das Águas do Médio e Baixo Jaguaribe realizado em parceria com o Centec e o Inovagri (o estudo de gestão de água na agricultura irrigada esteve entre os finalistas do concurso Desafios de Impacto Social 2016: 10 Ideias para mudar o Brasil).

• Elaboração do Estudo das Águas (fase dois), ampliando a área a ser estudada, mais especificamente as Regiões do Alto Jaguaribe, Banabuiú e Salgado, que vão receber as águas provenientes do projeto de transposição do Rio São Francisco.

• Capacitação de agricultores sobre o uso racional da água no setor agropecuário.

• Avaliação do desempenho agronômico de novas culturas irrigadas para o Ceará, objetivando introduzir e avaliar o desenvolvimento e a qualidade dos produtos obtidos a partir de espécies de outras regiões (clima temperado e tropical), em diversas regiões do estado.

• Implantação de unidades de observação para a produção de cacau, caquis, maçãs, peras e romãs no Ceará, realizada em parceria com a Embrapa Semiárido e a Univale, com solicitação por meio da Câmara Setorial de Frutas.

• Realização de 324 fiscalizações no âmbito da iniciativa de fiscalização do uso e comércio de agrotóxico;

• Realização de 212 fiscalizações no âmbito da iniciativa de realização de controle da qualidade sanitária dos animais.

• Realização de 214 fiscalizações e monitoramento da sanidade de animais e vegetais.

• Realização de 49 fiscalizações e monitoramento da sanidade de animais e vegetais em eventos agropecuários.

• Emissão de 91 certificações sanitárias dos estabelecimentos e produtos de origem animal.

• Realização de 990 fiscalizações da prevenção e controle de pragas quarentenárias e de importância econômica.

34 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

Infraestrutura e Mobilidade

• Implantação de sinalização de trânsito nas rodovias estaduais, que inclui a sinalização horizontal, com execução de 176.286 m2 de pintura asfáltica; sinalização vertical com a confecção de 3.313 m2 de placas; fixação de 47.136 unidades de tachinhas e tachões; instalação de 712 m de defensas metálicas.

• Cadastro de 8.439 novos condutores de veículos automotores, totalizando 76.518 condutores habilitados na região.

• Registro de 11.765 novos veículos, totalizando 168.252 veículos registrados na frota da região.

• Pavimentação da Rodovia CE-458, no trecho Entr. BR 116 – Entr. CE 377 (Quixeré) (15 km).

• Pavimentação das Rodovias CE-123/265, no trecho Entr. CE-377 (Santa Cruz) – Poço Novo – Cabeça Preta (30,75 km), em Tabuleiro do Norte.

• Construção de estrada vicinal ligando a comunidade de Santo Antônio a São Gerardo, em Tabuleiro do Norte.

• Readequação da Rodovia CE-356, trecho Entr. BR-116 (B) Russas – Divisa CE/RN (42 km), em Russas e Quixeré.

• Pavimentação em paralelepípedo na rua vereador Otacílio Batista no município de Tabuleiro do Norte (0,17 km).

• Pavimentação em paralelepípedo em ruas da Vila São Bento e em pedra tosca nas ruas São João, São Pedro, São Miguel, José Braga Falcão, Paulo Freire, Machado de Assis e no Sítio São João no município de Pereiro (1,10 km).

• Pavimentações em paralelepípedo no Centro, bairro Nova Morada e localidades de Lagoinha, Leão e Cercado do Meio (8,62 km) no município de Quixeré.

• Obra de implantação da Avenida do Contorno, em Limoeiro do Norte, totalizando 7,50 km.

• Pavimentação em pedra tosca em diversas ruas do Distrito de São José e pavimentação em paralelepípedo nas ruas 15 de Novembro, Rua Francisco Pedro da Silva e Travessa João Alves de Holanda do município de Palhano (3,26 km).

• Pavimentações em pedra tosca de diversas ruas dos Bairros Holandino, São José e Vila dos Bastiões no município de Iracema (0,85 km).

35 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

• Pavimentações em paralelepípedo em diversas ruas no Centro, Flores e Tabuleiro do Catavento município de Russas (2,24 km).

• Pavimentação em paralelepípedo no canteiro central da Avenida Maria Quitéria, melhoria de pavimentação no Distrito de Nova Floresta e pavimentação em piso intertravado no Canteiro Central da Avenida João Felix no distrito de Feiticeiro no município de Jaguaribe (0,85 km).

Trabalho e Renda

• Colocação e recolocação de 8.384 trabalhadores no mercado formal de trabalho por intermédio das Unidades de Atendimento do Sine/CE-IDT que compõem o Sistema Púbico de Emprego no Estado do Ceará.

• Qualificação de 792 pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, entre jovens, adultos, mulheres chefes de família, pessoas com deficiência, dependentes de substâncias psicoativas, apenados, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e abrigados.

• Cadastramento de 90 artesãos no Programa de Desenvolvimento do Artesanato.

• Comercialização de 4.604 peças artesanais da região, beneficiando 1.123 artesãos.

• Capacitação de 875 artesãos nas diferentes tipologias artesanais.

• Implantação do Sistema de Certificação de Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses, com a emissão de certificados com o Selo CeArt para 150 produtos artesanais, beneficiando 706 artesãos.

• Assessoramento técnico a uma entidade artesanal, na área de gestão de negócios, planejamento estratégico, organização e precificação.

• Realização de 10 eventos com as temáticas ambientais, sociais, gestão empresarial, entre outros, contemplando beneficiários e técnicos do Projeto São José III.

• Prestação de assistência técnica e extensão rural a 675 agricultores familiares, selecionados pelo Programa Brasil sem Miséria, apoiando a disponibilização de recursos para a reestruturação produtiva de seus pequenos negócios.

36 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

• Prestação de assistência técnica e extensão rural a 459 agricultores familiares, com enfoque no acesso à estrutura básica produtiva para o desenvolvimento de negócios rurais e acesso aos mercados, nos municípios de Alto Santo (24), Ererê (1), Iracema (17), Jaguaretama (15), Jaguaribara (1), Jaguaribe (7), Limoeiro do Norte (20), Morada Nova (83), Palhano (22), Pereiro (42), Potiretama (27), Quixeré (1), Russas (82), São João do Jaguaribe (45) e Tabuleiro do Norte (72).

• Elaboração de oito Planos de Investimentos, fortalecendo as cadeias produtivas relacionadas a práticas agroecológicas e convivência com o semiárido, nos municípios de Jaguaretama (1), Palhano (2) e Russas (5).

Empreendedorismo

• Capacitação de 861 pessoas em ações de empreendedorismo na Unidade Central Fácil e na Unidade Móvel de Empreendedorismo, no município de Russas.

• Apoio a 881 empreendedores na orientação à aquisição de microcrédito junto aos bancos oficiais na Unidade Móvel de Empreendedorismo no município de Russas.

• Formalização de uma empresa (limitada, individual e empreendedor individual) na Unidade Móvel de Empreendedorismo, com serviço de formalização do Empreendedor Individual, no município de Russas.

Pesca e Aquicultura

• Prestação de assistência técnica a 512 aquicultores continentais de Alto Santo (93), Jag- uaretama (7), Jaguaribara (380), Jaguaribe (18), Limoeiro do Norte (3), Morada Nova (3), Russas (3) e São João do Jaguaribe (5).

• Distribuição de 40.000 alevinos em açudes de Russas.

Requalificação Urbana

• Construção do Galpão das Artes no município de Jaguaribe.

• Reforma do centro administrativo na sede do município de Iracema.

• Revitalização da Avenida Beira Rio - 1ª Etapa no município de Jaguaribe.

• Reforma da Praça Marechal Rondon na sede do município de Pereiro.

37 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

CEARÁ SUSTENTÁVEL As ações governamentais realizadas no âmbito deste eixo, no primeiro ano do PPA (2016), representaram um volume de recursos orçamentários da ordem de R$ 13,30 milhões, sendo as principais:

Recursos Hídricos

• Construção de pequena barragem na localidade de Luiz Carlos em Russas.

• Construção de 31,79 km de adutoras, para implantar o sistema de abastecimento de água nas comunidades ribeirinhas situadas ao longo dos canais dos Trechos I, II e III do Eixão das Águas, nos municípios de Cascavel, Morada Nova e .

• Implantação de 11 sistemas de dessalinização com tanque de rejeito pelo Programa Água Doce nos municípios de Alto Santo, Jaguaretama, Jaguaribara, Morada Nova e Palhano.

• Perfuração de 438 poços nos municípios de Alto Santo, Ererê, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Morada Nova, Palhano, Pereio, Potiretama e Russas.

• Intervenção na estação de bombeamento do açude Castanhão com a aquisição e instalação de quatro transformadores do conjunto de moto-bombas para garantir o atendimento à demanda de água bruta da Região Metropolitana de (RMF) e do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), além de outras sedes municipais.

• Desobstrução do Rio Jaguaribe nos trechos compreendidos entre o açude Castanhão até Itaiçaba.

• Rebaixamento da Barragem de Santana, em Jaguaribe, para aumento da vazão do rio Jaguaribe.

• Escavação de “Poços de Jacó” nas localidades de Jaguaruana, Pedro Ribeiro e Russas.

• Recuperação de área degradada em processo de desertificação na sub-bacia hidrográfica do riacho do Brum no município de Jaguaribe para conservação e uso sustentável dos recursos naturais e educação ambiental das comunidades envolvidas.

• Realização de 243 campanhas de inspeção em diversas bacias, atendendo às demandas das gerências regionais da Companhia da Gestão de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh) e também respondendo a denúncias feitas pela Ouvidoria ou pelo Ministério Público.

38 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

Meio Ambiente

• Implementação dos Planos de Manejo Familiar em 11 assentamentos rurais nos municípios de Morada Nova e Russas, beneficiando um total de 298 famílias. A implementação é feita por meio de assistência técnica e de capacitação da população assentada.

• Realização de eventos relacionados à Festa Anual das Árvores no município de Russas.

• Realização de eventos relacionados à Semana do Meio Ambiente nos municípios de Quixeré e Russas.

Energias

• Atendimento de ligação da sub-estação da adutora da Barragem do Açude Riacho da Serra, no município de Alto Santo.

• Extensão de rede elétrica de média tensão 13.8 kv ao longo do eixão das águas na coordenada 573716/e e 9488181/n para atender um motor bomba com potência de 10 cv no abastecimento de água da comunidade amazonas em Morada Nova.

• Atendimento em Itatiba (Mineração e Construção Ltda) com obras de reforço de alta tensão para o fornecimento de energia elétrica para operação de sua unidade de produção de cal, em Quixeré.

• Fornecimento de acréscimo de carga de monofásica para trifásica para atender a vila de Santa Fé do Desterro em Jaguaretama.

• Atendimento com recondutoramento de linha de 69 kv para atender estação de bombeamento do Castanhão em Jaguaribara.

• Atendimento com ramal de energia trifásica para obra de abastecimento de água do projeto São José, na comunidade de Lagoa em Pereiro.

39 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

CEARÁ DO CONHECIMENTO As ações governamentais realizadas no âmbito deste eixo, no primeiro ano do PPA (2016), representaram um volume de recursos orçamentários da ordem de R$ 92,00 milhões, sendo as principais:

Educação Básica

• Realização do III Seminário Estadual de Educação do Campo com a participação de representantes de duas escolas estaduais de ensino médio localizadas no meio rural, das Associações Escolas Famílias Agrícolas (EFA) e dos movimentos sociais que atuam no campo.

• Atendimento de 183 alunos nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e nos Centros de Atendimento Educacional Especializado Conveniados com o Estado.

• Adaptação de quatro escolas com salas de recursos multifuncionais.

• Atendimento a três escolas localizadas em áreas rurais ou urbanas, que desenvolvem proposta pedagógica específica e diferenciada, atendendo às populações do campo, indígenas e quilombolas.

• Atendimento a 2.743 alunos, por meio da realização de oficinas e de apoio a projetos de permacultura, de Mostras Regionais e Estadual de Educação Ambiental, de aulas de campo e de cursos de formação continuada.

• Capacitação de 12 pessoas em Educação Especial e áreas afins.

• Realização da matrícula de 907 alunos na rede estadual de ensino, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

• Efetivação de atendimento nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e nos Centros de Atendimento Educacional Especializado conveniados com o Estado para 247 alunos.

• Readequação de três escolas, com melhoria na infraestrutura para atender às especificidades das propostas pedagógicas das escolas estaduais de campo em áreas de assentamento, indígenas e quilombolas.

• Atendimento a 9.888 alunos que participaram das ações do Projeto Educação Ambiental por meio da realização do Programa Parque Escola: Aprendendo com a Natureza, concluindo a Edição 2017.

40 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

• Formação sobre a prática pedagógica nas escolas do campo Realizada em junho de 2017, com 16 horas, para 41 professores e seis gestores de duas escolas do campo: EEM Pe. José Augusto Régis Alves.

• Formação de Tutores da Educação Especial mediada pela Educação a Distância, com carga horária total de 200 horas e estruturada em sete módulos, envolvendo técnicos das Credes/ Sefor.

• Realização de sete capacitações para profissionais que atuam na área da Educação Especial, na área da Educação de Jovens e Adultos + Qualificação Profissional que ministram as disciplinas de Preparação para o Trabalho e Práticas Sociais, Informática e Técnica Administrativas, e Venda na área de Direitos Humanos em Gênero e Sexualidade e qualificação profissional com a metodologia do e-Jovem.

• Superação da meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), previsto para 2021 em 5,4, que em 2015 alcançou o índice de 5,9, resultado alcançado por meio do regime de colaboração com os municípios, por meio do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), que tem colocado a Educação em destaque nacional.

• Atendimento a 95.734 alunos beneficiados com impressão de material didático- pedagógico da Educação Infantil ao 5° ano do Ensino Fundamental; formações e apoio logístico (alimentação, equipamentos e espaço físico) para professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental de Língua Portuguesa e Matemática (4° e 5° anos e do 6° ao 9° anos), dos 184 municípios cearenses e concessão de bolsas de pesquisa e extensão tecnológica para formadores do Pnaic.

• Realização anual da avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece).

• Premiação de 24 escolas públicas que apresentaram melhores resultados no IDE-Alfa (Índice de Desempenho Escolar no 2º Ano do EF), IDE-5 (Índice de Desempenho Escolar do 5º Ano do EF) e IDE-9 (Índice de Desempenho Escolar do 9º Ano do EF) do Ensino Fundamental nas avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece).

• Realização de atendimento a 12.996 crianças, beneficiadas por meio da formação de professores e gestores em Educação Infantil, voltadas para o desenvolvimento integral da primeira infância, com foco no cuidar e no educar de forma indissociável.

• Qualificação da oferta municipal para 12.996 crianças atendidas por meio da realização de formação voltada a professores formadores, a partir do Programa de Formação Continuada em Educação Infantil.

41 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

• Atendimento a 7.145 alunos da rede estadual de ensino com transporte escolar, prioritariamente aos residentes na zona rural.

• Realização de várias ações em regime de colaboração com os municípios por meio do Paic, que tem colocado a educação em destaque nacional pelos bons resultados obtidos no rendimento escolar dos alunos do Ensino Fundamental.

• Implantação de duas Escolas Públicas Estaduais de Tempo Integral, nos municípios de Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

• Capacitação de 23 professores para atendimento no Núcleo Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) com carga horária 80 horas.

• Atendimento pelo NTPPS em nove escolas.

• Realização de eventos (motivacionais e pedagógicos) para 4.634 alunos (2º e 3º anos do EM e da EJA) em 2016 e para 3.576 alunos da rede pública estadual em 2017 no projeto Enem: Chego Junto; Chego Bem, #chegueiEnsinoMédio, ENEM não tira férias e #FDSCurtindoEnem.

• Capacitação de 524 profissionais da educação, entre coordenadores e professores, em Formação de Gestão em Sala de Aula e em Gestão para Resultados de Aprendizagem – Projeto Jovem de Futuro.

• Realização do atendimento a 62 escolas, com o Projeto Professor Diretor de Turma, abrangendo 445 turmas, envolvendo 437 professores diretores de turma, atendendo 17.362 alunos.

• Implantação de uma escola em Quixeré.

• Readequação de 53 escolas com equipamentos, mobiliários, reformas e ampliações.

• Atendimento a 6.805 alunos da rede estadual de ensino com transporte escolar, prioritariamente os residentes na zona rural, durante os dias letivos do exercício de 2016, e 7.145 alunos em 2017.

• Apoio à oferta dos serviços educacionais atendendo a 23 escolas e 10.516 alunos (2016) e 11.227 alunos (2017).

• Nomeação de 553 professores aprovados no último concurso público realizado no estado do Ceará.

42 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

• Criação da Revista DOCEntes, que é um espaço para publicação de artigos acadêmicos dos professores e iniciação de prática de realização de cafés acadêmicos e literários, visando a valorização dos professores da rede estadual de ensino.

• Realização de parceira com três instituições: UFC, Uece e UFJF, para oferta de cursos de mestrado, visando à valorização dos professores da rede estadual de ensino.

• Concepção das Escolas de Tempo Integral em comunidades de aprendizagem, com formação dos gestores nos princípios da aprendizagem dialógica, visando a aprendizagem dos estudantes, a coesão social e efetiva participação da comunidade escolar em parceria com o Instituto Natura.

• Fomento da constituição de grêmios em todas escolas da rede estadual, apoiando a realização de diversos eventos para os estudantes, a fim de inseri-los nas discussões sobre os desafios das escolas.

• Efetivação da oferta dos serviços educacionais do Centro de Educação a Distância do Ceará (CED).

• Criação das salas de situação para acompanhar o desempenho acadêmico dos estudantes e a frequência dos alunos na Secretaria da Educação e nas coordenadorias regionais de educação.

• Capacitação de 432 cursistas junto ao Programa de Formação de Executivos Escolares nos municípios de Alto Santo, Jaguaretama, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

• Credenciamento de 336 escolas da rede pública.

Educação Profissional

• Readequação de quatro escolas profissionais em 2016 e cinco escolas profissionais em 2017 nos municípios de Jaguaribe, Morada Nova, Pereiro, Russas e Tabuleiro do Norte, beneficiadas com 467 bens móveis (equipamentos diversos e/ou mobiliários e/ou laboratórios e/ou acervo).

• Adequação da oferta e dos currículos de cinco escolas profissionais em funcionamento de acordo com as demandas locais.

• Capacitação de 38 profissionais de educação, dentre professores, coordenadores, diretores e superintendentes, que atuam na rede de educação profissional, em encontros formativos voltados para a qualificação do atendimento dos serviços de ensino médio articulado a educação profissional.

• Formação de 1.245 alunos em estágio curricular obrigatório correspondendo as cargas horárias de 400 horas ou 600 horas, conforme a exigência curricular.

43 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

• Criação de modelo de gerenciamento/acompanhamento da inserção dos alunos em campo de trabalho visando colaborar com a transição dos egressos da educação profissional para o mercado de trabalho.

• Elaboração de modelo de avaliação do desempenho acadêmico dos alunos na formação técnica nos 20 cursos técnicos para aplicação junto aos alunos de 3º ano das EEEPs em parceria com o Caed/UFJF.

• Implementação de gratificação por desempenho a profissionais ocupantes de cargos comissionados e professores efetivos e temporários lotados nas escolas que obtiveram desempenho satisfatório no Spaece.

• Oferta de serviços educacionais para manutenção e atendimento a 2.009 alunos em 2017.

Educação Superior

• Concessão de 1.624 bolsas, sendo 710 de Iniciação Científica e Tecnológica, 489 de Mestrado e 425 de Doutorado, dando continuidade às pesquisas existentes no Estado nos programas de pós-graduação nas universidades.

• Criação de 280 grupos de pesquisa desenvolvidos nas IES Estaduais.

• Publicação de 5.402 produções acadêmicas nas IES Estaduais.

Ciência, Tecnologia e Inovação

• Apoio a 39 projetos do Programa de Apoio aos Núcleos de Excelência (Pronex) valorizando grupos de pesquisa consolidados e de qualidade científica pela produção e titulação de seus componentes.

• Apoio a 48 Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, por meio dos Programas de Subvenção Econômica com recursos do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT).

• Apoio a 22 projetos voltados à inovação por meio do Edital Inovafit.

• Apoio a 39 projetos do Edital de Apoio Técnico que tem como objetivo viabilizar a atuação de profissionais com proficiência técnica/científica, em instituição de ensino superior e pesquisa, pública ou privada, localizada no Estado do Ceará.

44 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

• Apoio a 110 projetos, sendo: 71 decorrentes do Programa de Pesquisa para o SUS-Ppsus, em parceria com o CNPq; 19 no Pronex; três no Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR); 16 no Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem); e um projeto em parceria com o Institut National de Recherche en Informatique et Automatique (Inria) e o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), por meio do Institut des Sciences de l’Information et de leurs Interactions (INS2i), dois dos maiores institutos de pesquisa da França na área de tecnologia da informação e da comunicação.

• Apoio a 40 novos empreendedores para o desenvolvimento de startups de base tecnológica através do Programa Corredores Digitais.

• Certificação Selo Verde: Reciclagem e Responsabilidade Socioambiental no Estado do Ceará no 10º Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental.

• Instalação de torre de telefonia móvel no distrito de Crioulos, em Pereiro; de Olho d’Água da Bica, em Tabuleiro do Norte; de Bonhú, em Russas; e de Boa Água e Uiraponga, em Morada Nova.

Cultura

• Apoio à execução de três projetos por meio do VIII Edital Mecenas do Ceará, nos municípios de Jaguaribe e Limoeiro do Norte.

• Apoio à produção de um projeto “VII Festvale – Festival de Teatro do Vale do Jaguaribe” em Jaguaribe, por meio do I Edital de Apoio a Projetos Culturais de Demanda Espontânea.

• Apoio à execução de três projetos através do X Edital de Incentivo as Artes, os municípios de Limoeiro do Norte e Russas.

• Apoio à produção de dois projetos, por meio do Edital Carnaval do Ceará 2017, contemplado nos municípios Limoeiro do Norte e Russas.

• Apoio à execução de dois projetos, por meio do XIII Edital Ceará da Paixão 2017, com ações relacionadas às tradições regionais cearenses nos municípios de Jaguaretama e Russas.

• Apoio à produção de oito projetos por meio do XVIII Edital Ceará Junino – 2016, nos municípios de Alto Santo, Ererê, Limoeiro do Norte, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

• Apoio à produção de três projetos por meio do Edital Ceará Natal de Luz 2016 e 2017, nos municípios de Limoeiro do Norte e Russas.

45 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

• Realização do X Encontro Mestres do Mundo em 2016, na cidade de Limoeiro do Norte, com o tema “Mestres do Mundo, Saberes Para Todos os Tempos”, que ofertou uma programação diversificada, incluindo exposições, curso de formação sobre patrimônio imaterial eo colóquio sobre reconhecimento de saberes e ofícios.

• Concessão do Título de Notório Saber em Cultura Popular, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), a três Mestres da Cultura Cearense.

• Realização da XI edição do Encontro Mestres do Mundo do Ceará em 2017, reunindo um total de 56 mestres e mestras, bem como integrantes dos seus grupos de cultura popular; participaram das rodas de saberes e das apresentações mais de 8.000 pessoas.

• Realização de um encontro regional para rearticulação do Sistema Estadual de Bandas.

CEARÁ SAUDÁVEL As ações governamentais realizadas no âmbito deste eixo, no primeiro ano do PPA (2016), representaram um volume de recursos orçamentários da ordem de R$ 75,84 milhões, sendo as principais:

Saúde

• Realização de 32 eventos, pelas comissões de intergestores regionais de , para aprimoramento e resolução das ações e serviços no fortalecimento da gestão regional na descentralização do Sistema Único de Saúde (SUS).

• Promoção da melhoria do controle social nos municípios da região por meio do apoio à qualificação dos conselheiros de saúde no âmbito municipal e regional.

• Realização de seminários de comunicação das redes sociais, encontros de segurança e saúde do trabalhador, seminário de implantação e implementação das comissões intersetoriais de saúde do trabalhador e de saúde mental conduzido pelo controle social do SUS.

• Cooperação técnica junto às secretarias municipais de saúde para o acompanhamento do Sistema de Apoio ao Relatório de Gestão do SUS (Sargsus), resultando na produção de 25 relatórios de gestão.

• Realização de três fóruns regionais de Conselheiros de Saúde com o objetivo de escutar a sociedade para nortear a eleição de prioridades e propostas para a gestão.

• Realização de 20 auditorias de demandas externas e internas, através de denúncias anônimas ou solicitação jurídica.

• Realização de 32 eventos para promoção de ações voltadas à ampliação da resolutividade do Sistema Regional de Saúde.

46 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

• Realização de ações estratégicas para melhoria na comunicação de dados e internet através dos serviços da Rede Governamental, contemplando sete unidades de saúde.

• Apoio aos 15 municípios para o desenvolvimento de ações de vigilância e controle de endemias nas áreas vulneráveis e/ou receptivas à transmissão de doenças endêmicas.

• Monitoramento dos indicadores de vigilância entomológica por doenças e agravos pactuados com os 15 municípios da região.

• Monitoramento dos serviços de vacinação nos 15 municípios, através do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI) e apoio técnico no planejamento de estratégias eficientes ao alcance de coberturas vacinais adequadas.

• Monitoramento em 100% dos municípios, referentes às ações da vigilância em saúde ambiental.

• Monitoramento com análise dos indicadores de Vigilância Epidemiológica por doenças e agravos pactuados com os 15 municípios.

• Apoio aos 15 municípios no desenvolvimento de ações de vigilância sanitária para o controle de risco sanitário em produtos e serviços de saúde.

• Concessão de 3.260 benefícios às pessoas com necessidades especiais, como alergia à proteína do leite de vaca e colostomizadas/ostomizadas, que foram beneficiadas com cadeiras de rodas com características diversas, próteses e órteses com inúmeras especificidades, bengalas, andadores, muletas, carrinhos zeus, exames Pet Scan, tratamentos com Oxigenoterapia Hiperbárica, colchão d’água e caixa de ovo.

• Concessão e entrega de 77 dietas, suplementos e fórmulas especiais a pacientes beneficiados no programa de terapia nutricional e domiciliar do SUS, no Ceará.

• Distribuição de medicamentos na atenção básica a pacientes atendidos no SUS, no âmbito dos 15 municípios da região.

• Ampliação da distribuição de medicamentos das centrais de abastecimento farmacêutico por meio de duas farmácias implantadas.

• Oferta de serviços de saúde por meio da policlínica no município de Limoeiro do Norte.

• Oferta dos serviços de atenção à saúde bucal por meio dos Centros Especializados de Odontologia (CEO) de Limoeiro do Norte e Russas.

47 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

• Realizações de ações voltadas à saúde do trabalhador por meio de apoio nos municípios da região.

• Realização de quatro eventos de ações voltadas a alimentação e nutrição para gestantes e crianças.

• Oferta de serviços móveis de urgência e emergência por meio de 15 ambulâncias básicas e/ou avançadas.

• Realização de ações voltadas à linha de cuidado materno e infantil por meio de apoio aos 15 municípios da região.

• Realização de ações na prevenção e no atendimento às pessoas com câncer de mama e de colo do útero por meio de apoio aos 15 municípios da região.

• Oferta de serviços da rede de atenção psicossocial por meio de apoio a um município.

• Oferta de serviços hospitalares especializados por meio de três Hospitais Polo, quatro Hospitais Estratégicos e cinco Hospitais de Pequeno Porte.

• Realização de ações na atenção à saúde bucal por meio de apoio ofertado aos 15 municípios da região.

• Realização de ações de atenção à saúde do adulto por meio de apoio ofertado aos 15 municípios da região.

• Oferta dos serviços ambulatoriais de urgência e emergência em uma UPA do município de Russas.

• Promoção de educação em saúde para capacitação de 132 trabalhadores de saúde atuantes nas funções finalísticas, de gestão e atividade-meio no âmbito do SUS.

• Realização de 15 eventos de informação, educação e comunicação em saúde para o fortalecimento da força de trabalho do SUS.

• Apoio aos 15 municípios na realização de ações de gestão do trabalho, educação, ciência e tecnologia em saúde

• Capacitação para 102 membros de conselhos municipais de saúde e comunidades no âmbito da gestão, atenção e vigilância à saúde.

48 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

Esporte e Lazer

• Realização dos Jogos Escolares do Ceará, com a participação de alunos de escolas públicas e privadas, em parceria com as federações das modalidades disputadas, nos quinze municípios da região, tendo como sede regional dos jogos o município de Russas.

• Realização de eventos pactuados nos núcleos do Programa de Esporte e Lazer da Cidade, nos municípios de Morada Nova, Russas e Tabuleiro do Norte.

• Realização de eventos abertos do Programa Esporte na Minha Cidade (PELC), nos municípios de Morada Nova, Russas e Tabuleiro do Norte.

• Concessão de bolsas a crianças, jovens e adultos pelo Programa Ceará Atleta (Bolsa Esporte do Ceará), contemplando os municípios de Jaguaribe e Russas.

• Conclusão de um ginásio poliesportivo na sede do município de Tabuleiro do Norte.

Saneamento Básico

• Atendimento por meio da Operação Carro-Pipa, beneficiando 24.624 pessoas, nos municípios de Iracema (13.097) e Pereiro (11.527).

• Conclusão das obras de melhoria em sistemas de abastecimento de água no município de Russas.

• Implantação do sistema de abastecimento de água de Mineiro no município de Jaguaribara.

• Realização de 5.041 ações socioambientais, beneficiando 7.388 pessoas.

• Implantação de 62 cisternas, nos municípios de Iracema (30), Pereiro (5) e Potiretama (27), beneficiando 248 pessoas.

• Capacitação de 789 beneficiários de cisternas implantadas em Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH).

• Implantação de 25 sistemas de abastecimento de água, nos municípios de Ererê (3), Jaguaretama (2), Jaguaruana (2), Limoeiro do Norte (2), Morada Nova (6), Palhano (1), Quixeré (3), Russas (2) e Tabuleiro do Norte (4), atendendo cerca de 1.185 famílias.

• Implantação de um projeto de Sistema de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário Simplificado, em Morada Nova.

• Implantação de 88 sistemas de abastecimento de água simplificados nos municípios de Alto Santo, Ererê, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribe, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama e Russas.

49 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

• Prestação de assistência técnica e extensão rural a 4.733 agricultores familiares, orientados no fortalecimento da convivência com o semiárido, com a integração de práticas agroecológicas, nos municípios de Alto Santo (303), Ererê (192), Iracema (294), Jaguaretama (288), Jaguaribara (247), Jaguaribe (267), Limoeiro do Norte (403), Morada Nova (599), Palhano (166), Pereiro (206), Potiretama (199), Quixeré (404), Russas (400), São João do Jaguaribe (282) e Tabuleiro do Norte (483).

• Prestação de assistência técnica e extensão rural a 4.420 produtores rurais, na captação e armazenamento da água no período das chuvas, nos municípios de Alto Santo (150), Ererê (50), Iracema (200), Jaguaretama (151), Jaguaribara (112), Jaguaribe (301), Limoeiro do Norte (845), Morada Nova (737), Palhano (203), Pereiro (208), Potiretama (49), Quixeré (304), Russas (400), São João do Jaguaribe (206) e Tabuleiro do Norte (504).

CEARÁ PACÍFICO As ações governamentais realizadas no âmbito deste eixo, no primeiro ano do PPA (2016), representaram um volume de recursos orçamentários da ordem de R$ 12,37 milhões, sendo as principais:

Segurança Pública

• Estruturação da Delegacia de Jaguaribe com aquisição de uma viatura e instalação de Circuito fechado de TV.

• Estruturação da Delegacia de Limoeiro do Norte com aquisição de móveis e equipamentos diversos.

• Instalação de Circuito Fechado de TV na Delegacia de Morada Nova.

• Reforço da estrutura policial militar de Russas com aquisição de coletes balísticos e pistolas .40.

• Fortalecimento das ações de policiamento ostensivo com a aquisição de uma viatura e 16 motocicletas patrulheiros de 660cc para a implantação da Companhia do Batalhão Raio, em Morada Nova.

• Apreensão de 703 armas e 219,25 kg de drogas (cocaína, crack e maconha) em decorrência de ações policiais.

• Realização do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), coordenado pela Polícia Militar do Ceará, nas escolas dos municípios de Jaguaribe, Limoeiro do Norte e Russas.

50 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

• Realização de atividades ligadas à prevenção ao uso de drogas e a violência contra a criança e o adolescente, no município de Russas, por meio do Projeto Turminha do Ronda, que utiliza o teatro de fantoches para realizar palestras, atividades culturais, artísticas e ações educativas.

Justiça e Cidadania

• Matrícula de 202 pessoas presas em escolas nas unidades prisionais nos municípios de Limoeiro (81), Russas (73) e Tabuleiro (48).

• Inscrição de 124 pessoas presas nas Unidades Prisionais da Região no Enem PPL.

• Inscrição de 86 pessoas presas nas Unidades Prisionais da Região no Encceja PPL.

Política sobre Drogas

• Realização de ações socioeducativas para a prevenção ao uso de drogas lícitas e lícitas para crianças, jovens e adolescestes de três Escolas de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, beneficiando 5.366 pessoas nos municípios de Jaguaribe e Russas.

• Realização de dois encontros/eventos, com a participação de 40 pessoas, com o objetivo de disseminar a política sobre drogas, orientando prefeituras e sociedade civil na implementação de políticas locais e na implantação de Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compods) nos municípios de Morada Nova e Russas.

51 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

52 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

PERFIL DO PARTICIPANTE

53 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

54 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

AVALIAÇÃO DO EVENTO

55 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

56 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

57 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

58 Caderno Regional Vale do Jaguaribe

59