T I T O

A M O R I M

ESPÍRITO BIOGRAFIA

Nascido e criado em São Bernardo do Campo-SP, Everton de Magalhães Amorim, pseudônimo TITO AMORIM, filho de violonista e com família totalmente envolvida na música, aos quatro anos de idade por intermédio e incentivo de seus primos conheceu o universo do samba aprendendo percussão.

Sua primeira composição foi aos oito anos, que mais tarde lhe rendeu a ser o ganhador do 1 Festival de música da Escola Estadual, aos dezesseis anos no mesmo evento foi campeão como interprete.

Fundou seu primeiro grupo denominado Poder da Criação em 1999, onde começou sua viabilização no cenário Paulista de Samba se apresentando em casas tradicionais do segmento como Estação Primeira da Mama “Pagode da Tia Doca” e Villaggio Café (2002 e 2003).

Com o grupo fez parte do Movimento Cultural Terreiros do Brasil, além de representar a região do ABC no 1 Fórum Cultural Mundial no Brasil em São Paulo.

Foi integrante do Projeto Cultural Samba Autêntico, além de várias parcerias com grandes nomes do cenário musical brasileiro e temporadas nas Velhas Guardas de Escolas de Samba em busca de aperfeiçoamento e construção de sua personalidade musical.

Sua identidade musical foi construída ouvindo e apreciando os trabalhos de , João Nogueira, Roberto Ribeiro, , , Clara Nunes, Ivone Lara dentre outras personalidades do Samba.

Desde 2004 atua em parceria com a banda Sandália de Prata como cantor e percursionista oficial onde gravou 4 CD’s e 4 LP’s, que mistura samba-rock, soul music e gafieira com muita qualidade e amor pela música.

Foto: http://vilamundo.org.br/2011/04/ingressos-para-o-show-da-sandalia-de-prata/

Em 2012 juntamente com a banda participou do 21 Prêmio Vale da Música Brasileira em homenagem aos 90 anos da Dona Ivone que, dentre os 27 mil inscritos, ficaram em terceiro lugar na categoria samba, viabilizando e fortalecendo esta parceria musical. Entre 2005 a 2007 foi responsável pela banda do Mestre Jamelão onde pôde realizar temporada no Bar Brahma, shows na Capital e interior de SP. Aprendizado e responsabilidade perante um dos maiores representantes do Samba nacional.

Fonte de imagens: Jornal da Tarde 26/10/2005 caderno C/ Revista Raça Brasil ano 9 n 93 pg. Foto Paulo Ferreira

HISTÓRICO PROFISSIONAL

Com a banda Sandália de Prata fez parceria com os seguintes artistas:  Jair Rodrigues;  Simoninha;  ;  ;  Marku Ribas;  Ellen Oleria;  Luis Wagner;  Emicida;  Bebeto;  Rappin Hood;  Elisabeth Viana;  Thaíde;  Nereu;  Lino Krizz (shows internacionais:Totó La Composina - Colombia).  Max de Castro;

Como cantor solo e percursionista fez apresentações em parceria com os seguintes artistas:

 Monarco da ; Duda Ribeiro;  Almir Guineto; Tobias da Vai Vai;  Oswaldinho da Cuíca; Velha Guarda do Camisa Verde e Branco;  Toniquinho Batuqueiro; Nenê;  Seu Nenê de Vila Matilde; Vai-Vai;  Carlão do Peruche; Cantora Marion K (Jamaica) e o Mestre Lonnie Liston Smith  Hélio Bagunça; (E.U.A) na Virada Cultural da Cidade de São Paulo em 2013.  Participação especial Samba de Quintal –Belo Horizonte- MG;

Locais de temporadas e apresentações nas seguintes casas e bares de referência do segmento:

02 anos no Bar “Você vai se Quiser”; Jongo Reverendo; Up Club; Vila do Samba; Bar Samba; Cachaçaria Dumont;  Pagode da 27. Blen-Blen;  Bar Mangueira; PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS E COMPOSIÇÕES GRAVADAS

Academia do Samba da Zona Leste - 2010 Música :NEGRO GUERREIRO (Tito Amorim - Leandro Matos) 2011 - Com a música CENÁRIO DE BELEZA (Tito Amorim – Emerson Urso)

Pagode da 27 – Filhos da Favela Tratore

T. Kaçula & Renato Dias – Samba Rural Urbano Tratore

Dudu Santana – Divisor de águas Atualizado pela Eu7 Brasil Samba - Produções Artísticas

Ilcéi Mirian - Samba de Batom Gravadora: Camerati

Coletânea: Memórias do Samba Paulista Tratore

Lino Krizz - Divisor Waters Dubs One Projeto Musical

Proponente Social: Everton de Magalhães Amorim RG: 28.152.809-3 CPF: 288.947.288-46 Empresa: Tito Amorim Espírito Samba Produções Artísticas CNPJ: 26.195.801/0001-43 Contato: (11) 9. 8418-7040 / 2731-7401 recado com Selma E-mail: [email protected] O samba é um gênero musical tipicamente brasileiro, mistura de ritmos (elementos do batuque com a polca e o maxixe) com essência e tradição dos escravos, sendo associado à religiosidade e abrilhantado com versos, poesia e sonoridade.

A manifestação cultural através da música, influencia na agregação de valor do ser humano, podendo levá-lo a mais alta compreensão de si mesmo, seu contexto social e da garantia de viabilidade de sua identidade cultural e continuidade de sua tradição, seja ela qual for.

Espírito Samba é o mais recente trabalho solo do Cantor, Compositor e Percursionista TITO AMORIM (Everton de Magalhães Amorim) que traz em sua performance a essência do verdadeiro Samba de Raiz, buscando expressar neste CD toda sua experiência e amor pela vida, família e o nosso Brasil.

Sem espírito, o corpo está morto, assim é o Samba que só pode ser manifestado a partir do corpo humano em sua totalidade: corpo, alma e mente entregues ao ritmo, energia, sensações e emoções! SINOPSE

Tito Amorim (Everton de Magalhães Amorim) traz em seu primeiro trabalho solo toda sua trajetória artística com músicas inéditas abordando temas como família, contextos sociais, amor pelo Brasil e valorização do verdadeiro Samba de Raiz. Neste formato, com média de duas horas de apresentação leva a mensagem de alegria, esperança e defesa da continuidade da cultura brasileira através da Música.

1- Mensagem de paz síntese (Hermenegildo Santos Pereira); 2- A mais linda rosa (Tito Amorim); 3- Lembrança (Robson Batuta); 4- Amargo profundo (Fabio Jurc, Tito Amorim e Robson Capela); 5- Melhor desencanar (Pedro Hugo e Tito Amorim); 6- Herança (Fábio Jurc, Robson Capela); 7- Um elo com o mundo participação Edu Amorim e Wenceslau Amorim (Tito Amorim); 8 -Samba de roda (Anderson Vaz, Adeilton, Robson Capela e Tito Amorim); 9- No auge da solidão (Evandro Mello, Juninho Souza, Betinho Moreno e Cica); 10- Sementes da minha história (Marquinho Jaca); 11-Lamentos da mãe natureza - Participação pagode da 27 (Ricardo Rabelo e Tito Amorim); 12- Cores brasileiras (Rodrigo Stevanin, Tito Amorim e Robson Capela); 13- Muita calma nessa hora (Tito Amorim); 14- Ser compositor (Evandro Mello, Juninho Souza e Tito Amorim); 15- Fim do drama homenagem a Roberto Ribeiro (Fernando Rabelo e Ricardo Rabelo); 16- Show da vida (Tito Amorim e Diego Dantas); 17- Negro Guerreiro (Tito Amorim e Leandro Matos). OBJETIVO GERAL

Promover a Cultura Brasileira através da música para valorização, captação de novos adeptos, expansão e continuidade do Samba de Raiz em busca da agregação do intelecto humano, viabilização da identidade cultural e consolidação do gênero musical afro-brasileiro no mercado fonográfico e artístico.

OBJETIVOS EXPECÍFICOS

 Difundir a manifestação cultural através da música de forma criativa;  Captar novos adeptos junto à cultura do Samba de Raiz;  Promover a cultura popular utilizando da música como ferramenta principal para expressividade, formação de opinião e sensibilidade humana;  Cooperar para agregação de conteúdo histórico para continuidade do gênero musical afro-brasileiro para futuras gerações;  Resgatar o interesse popular pelo genuíno Samba de Raiz.

JUSTIFICATIVA

Desde os primórdios, a música é uma das mais belas formas de expressão do ser humano, está presente em todos os momentos da vida sejam elas a celebração, dor, aprendizagem, saudade ou revolta, identifica e dá continuidade à história e tradição de seu povo, alcança nossa alma quando a fala não tem mais efeito, impulsiona para movimentar o corpo de forma sincronizada ou absurdamente sem controle que possa ser explicado, alimenta a mente e possui o poder invisível de ajuntar pessoas, onde sempre dependerá de um elemento humano para ser manifesto. O Samba é uma mistura de ritmos e alinhado com elementos tradicionais oriundos dos escravos africanos dentre outros tantos componentes que agregam e se refletem no que somos hoje, deve ser estimulado e difundido nossa história contada através da música para obter sobrevivência no segmento fonográfico e artístico para garantia de continuidade. Há necessidade de criar ações que valorizem novos artistas dentre suas diversas linguagens e criações para a viabilização e democratização da cultura, onde sem estas iniciativas, limitam e impendem que os mesmos possam demonstrar sua arte de forma digna e com auto sustentabilidade profissional. O segmento cultural brasileiro necessita cada vez mais abrir espaço para manifestação e difusão artística de forma que alcance cada vez mais adeptos para avanços no desenvolvimento no intelecto humano, expressividade, formação da sensibilidade e cooperação do desenvolvimento profissional de ações de promoção à arte e cultura popular. Estamos prontos tecnicamente para assumir a magnitude desta grande responsabilidade, foram quatro anos de muita luta e entrega total para produzir este CD de forma independente até chegar no mais preciso e profundo sentimento, respeito e amor pela arte expressa nos acordes, letras melodias e harmonização para oferecer aos receptores músicas que honrem nossos antecessores do Samba de Raiz .

MAPA DE PALCO CLIPPING

Participação no Festival Globo Expo Samba, com a música “Ser Compositor”, ficando entre os 70 melhores samba dentre dos 1.200 inscritos.