PARANACIDADE - Serviço Social Autônomo

Curso de “Arborização Urbana” é único no mercado e propicia melhor gestão pública e qualidade de vida no Paraná Notícias (Antigas) Postado em: 10/09/2015

Nos próximos dias 29 e 30, terça e quarta-feira, das 8h30 às 17h30, será realizado o sétimo Curso de “Arborização Urbana” no Paraná. Desta vez será em União da Vitória, onde se reunirão representantes de um total de 16 municípios, da Região Sul Paranaense. Até o momento, somados os seis cursos, já foram capacitados 243 profissionais de 157 municípios do Estado. Os participantes tiveram a oportunidade de obterem certificados de um curso técnico não disponível no mercado e com aplicação prática para a melhoria dos trabalhos por eles executados nas suas respectivas prefeituras. O resultado é uma melhor gestão de arborização e de qualidade de vida no meio urbano.

Nos próximos dias 29 e 30, terça e quarta-feira, das 8h30 às 17h30, será realizado o sétimo Curso de "Arborização Urbana" no Paraná. Desta vez será em União da Vitória, onde se reunirão representantes de um total de 16 municípios da Região Sul Paranaense. Até o momento, somados os seis cursos, já foram capacitados 243 profissionais de 157 municípios do Estado. Os participantes tiveram a oportunidade de obterem certificados de um curso técnico não disponível no mercado e com aplicação prática para a melhoria dos trabalhos por eles executados nas suas respectivas prefeituras. O resultado é uma melhor gestão de arborização e de qualidade de vida no meio urbano.

O Curso de "Arborização Urbana" é realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU), em parceria com a Companhia Paranaense de Eletricidade (COPEL), Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Ministério Público (MP). O objetivo é planejar as cidades com base em todos os aspectos e critérios que evitem riscos ao meio ambiente e à vida e, ainda, tragam maiores benefícios à população.

O curso é constituído de aulas teóricas, mas com visitas em parques e praças da cidade para um contato maior com a realidade da arborização urbana. As aulas são ministradas pelos engenheiros florestais José Volnei Bisognin, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), e Luciana Leal, da Companhia Paranaense de Energia (COPEL).

As aulas são destinadas a gestores públicos municipais, responsáveis pela gestão de arborização urbana. Do Programa constam diversos temas, como Planejamento, Implantação, Avaliação, Monitoramento e Aspectos Legais de Arborização Urbana além de Manejo de Árvores Urbanas.

Os municípios que participam deste sétimo curso, em União da Vitória, são: , Porto Vitória, , , Antônio Olinto, , São Mateus do Sul, , Clevelândia, Vitorino, , , Inácio Martins, Irati e São João do Triunfo.

Em União da Vitória, os profissionais vão se reunir no Auditório da 6ª Regional de Saúde, na rua

http://www.paranacidade.org.br 2/10/2021 8:31:30 - 1 Marechal Floriano Peixoto, 180, no centro da cidade, para participarem de um total de 16 horas deste sétimo curso. A inscrição dos interessados deve ser feita até o próximo dia 23, quarta-feira, pelo link:

http://www.desenvolvimentourbano.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php??conteudo=41.

Maiores informações também podem ser obtidas pelos telefones (41) 3250 7226 ou 3250 7249 com Ilinice Barichello.

TODOS OS CURSOS - Sob a Coordenadoria de Relações Institucionais e Qualificação (CRIQ) da SEDU, os seis Cursos de "Arborização Urbana" no Paraná já ocorreram, em 2014, nos seguintes municípios sedes: 01) Francisco Beltrão, onde estiveram, em abril, profissionais de diversas áreas de Barracão, , Boa Esperança do Iguaçu, , Capanema, , Coronel Domingo Soares, Cruzeiro do Iguaçu, , Enéas Marques, , Francisco Beltrão, Honório Serpa, Itapejara D’Oeste, , Mariópolis, Nova Prata do Iguaçu, Palmas, Pato Branco, Planalto, , , Renascença, , , São João, São Jorge do Oeste, Sulina, Toledo e Verê;

02) , estiveram também em abril, agentes públicos de áreas afins de Alto Paraíso, , Brasilândia do Sul, Cidade Gaúcha, , Esperança Nova, Francisco Alves, Icaraíma, Indianópolis, Iporã, Japurá, , Jussara, , , , Maringá, Nova Olímpia, , , Pérola, Rondon, São João do Ivaí, São Tomé, Tapejara, Tapira e Umuarama;

03) Maringá, se reuniram em junho profissionais de diversas áreas de Astorga, Atalaia, Colorado, , Floraí, Floresta, Iguaracu, , Mandaguari, , Maringá, , Nova Esperança, Ourizona, Paiçandu, , Santa Inês, São Jorge do Ivaí, Sarandi e ;

04) , em agosto, estiveram presentes profissionais de , Assis Chateaubriand, , Cafelândia, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Céu Azul, Corbélia, Guaíra, , Itaipulândia, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Matelândia, , Mercedes, Missal, Nova Aurora, , , Ramilândia, Santa Helena, , Santa Terezinha de Itaipu, São José das Palmeiras, Terra Roxa, Toledo, Tupãssi e .

05) Goioerê, em setembro, se reuniram profissionais de Altamira do Paraná, , Campo Mourão, Corumbataí do Sul, , Fênix, Goioerê, Janiópolis, Juranda, , , , Quarto Centenário, Rancho Alegre D’Oeste, Terra Roxa, Uniratã e .

06) , em outubro, participaram representantes de Arapoti, Carambei, Castro, Imbau, Ipiranga, Ivai, Jaguariaiva, Ortigueira, Palmeira, Pirai do Sul, , Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telemaco Borba, , , , , , Inácio Martins, Irati, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e .

http://www.paranacidade.org.br 2/10/2021 8:31:30 - 2