UMBURANAS/BA

POR UMA NOVA !

ADMINISTAÇÃO: 2021-2024

PARTIDO: REPUBLICANOS 10 CANDIDATO A PREFEITO: AMILTON MOURA CANDIDATO A VICE-PREFEITO: NATALINO PEREIRA

AMILTON MOURA – Pré-Candidato a Prefeito. BIOGRAFIA NATALINO PEREIRA Pré-Candidato a Vice

AMILTON MOURA FERREIRA, nasceu no Município de Uauá-BA em 05 de Fevereiro de 1969, 51 anos, veio morar no município de Umburanas no ano de 2008. Casou-se com Fabrícia Moura com quem tem 02 filhos, Ariell e Ana Beatriz. Consultor ambiental, acadêmico em Direito, técnico em Mineração e Perito judiciário. “Nesses 12 anos que mora em Umburanas venho planejando varias mudanças para a nossa cidade, mudanças estas que em 31 anos de emancipação politica não tiveram o compromisso de realiza-las”.

NATALINO PEREIRA DE SOUZA, nasceu no município de Santo Estevão-Ba em 25 de Dezembro de 1946, 73 anos, veio morar no Município de Umburanas no ano de 1993, Casado com Lurdes Araruna, com quem tem 02 filhos, Nádio Xillon e José Ulisses. Aposentado do Banco do Brasil, Agricultor, maior produtor de abacaxi da na Fazenda Santa Marta, propriedade situada no Povoado de Verdadeira. “Nesses 27 anos que resido em Umburanas, meu maior sonho e poder ajudar esse povo sofrido”.

2

INTRODUÇÃO

Este Plano apresenta as principais propostas do candidato Amilton Moura e Natalino Pereira da “Coligação um jeito novo de fazer politica”, compostas pelo partido Republicanos, para a administração municipal no período 2021-2024. O conteúdo programático das propostas foi desenvolvido a partir da experiência adquirida ao longo de sua trajetória de vida, Esposo, Pai e Profissional dedicado, Empresário, Defensor do Meio Ambiente.

O Plano ora apresentado traduz o anseio de uma gestão realmente comprometida com a população Umburanense. Vem daí o slogan “POR UMA NOVA UMBURANAS”. Trata-se de uma proposta de política pública na qual se vislumbra um amplo desenvolvimento social. Neste sentido, contempla em todos os setores, ideias inovadoras que tem como eixo central a articulação interinstitucional, a busca de parcerias com instituições públicas e privadas que atuam no âmbito municipal tanto na esfera pública como na privada, de forma que estas instituições passem a exercitar a máxima da responsabilidade social.

Neste período, o candidato, implementará um novo Modelo de Gestão na administração publica municipal, propondo e executando projetos estruturantes em serviços críticos para a população, com resultados altamente positivos nas diversas áreas de atuação do Governo.

No momento atual se observa que um dos maiores anseios da comunidade está voltado para o setor da Agricultura, Educação, Saúde, Esporte e Entretenimento, Meio Ambiente, Geração de Emprego e Renda, no que diz respeito ao âmbito estrutural hospitalar, como também a preocupação o surgimento de diversas epidemias que tem atingido boa parte da população nos últimos tempos. Dessa forma, pretende-se ampliar os serviços já existentes no município e implantar outros, que juntos garantam à comunidade uma assistência digna e contínua, através das estratégias constantes do corpo deste Plano.

Entretanto, há que se considerar que hoje Umburanas é considerada um cartão postal dos parques eólicos realidade que demanda a capacitação de parte da população para acesso a postos de trabalho. Nessa perspectiva, as estratégias voltadas à geração de emprego para os jovens, a exemplo do estímulo à implantação de empreendimentos industriais no município, também passa a ser uma prioridade, bem como implantação de programas de capacitação e formação empreendedora como intuito de criar um ambiente de empregabilidade e oportunidades.

3

Cabe ressaltar que este Programa não se configura uma ideia acabada ou imposta, mas apenas um esboço das principais ações a serem empreendidas, estando aberto a outras contribuições que possam vir a surgir ao longo da campanha eleitoral e no decorrer da gestão quando a administração se abrirá à participação da comunidade.

O Modelo de Gestão a ser implantado, com foco em instrumentos de planejamento e rigoroso acompanhamento de metas, e igualmente sustentado sobre uma forte disciplina de execução e meritocracia, também possibilitará a coleta e análise de informações preciosas para a concepção de novas soluções para a cidade no médio e longo prazos, soluções que levarão a cidade a atingir um posicionamento compatível com a sua importância para a região.

O Plano de Governo aqui delineado representa um modelo de gestão de alto desempenho com participação cidadã e reflete simultaneamente o pragmatismo e o idealismo do candidato. As propostas contemplam objetivos e projetos ambiciosos, com envergadura e complexidade que demandarão uma administração extremamente dedicada e competente, muito próxima e conhecedora das necessidades dos Umburanenses.

O detalhamento dessa proposta e outras contribuições que vierem a se integrar ao presente.

Propostas de Governo

As propostas serão apresentadas para cada uma das principais áreas de foco deste Plano de Governo e consistem em um breve diagnóstico da área, as diretrizes, as metas e os projetos que a compõem.

Diagnóstico: analisa os avanços observados na cidade e os principais desafios a serem enfrentados nos próximos anos para a área em tela. Diretrizes: apresentam o desdobramento dos Objetivos Centrais do Governo para a área em questão. Metas: detalham os objetivos táticos a serem perseguidos em cada área alinhados com as diretrizes. Projetos: são as ações práticas que, em conjunto, permitirão atingir as metas.

4

EDUCAÇÃO

1. VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES.

 Revisão participativa do novo plano de cargos e salários dos professores e funcionários da rede de ensino municipal;

2. INVESTIMENTO EM CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO COM CONTRA PARTIDA DE 30%. SEC. DE EDUCAÇÃO E PREFEITURA;

 Contratação por concurso para profissionais específicos/qualificados para setores da educação especial.

3. IMPLANTAÇÃO DE POLO DE ENSINO EAD PARA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES E PUBLICO EM GERAL,

 Educação de Jovens e Adultos (EJA): melhorar, cada vez mais, os programas que atendem a esta população, dando suporte à profissionalização através da conclusão escolar.  Implantação de cursos técnicos, em parceria com o Gov. do Est/ Sec. de Educação Trazer cursos técnicos para alunos da rede municipal. em parceria com instituição de ensino, trazer cursos técnicos para todo publico.

 Cursos rápidos, cursos profissionalizantes, EJA ’supletivo’ e de capacitação; parceria com governo do Estado e instituições particulares com auxilio de bolsa.

3.1 – IMPLANTAÇÃO DE FACULDADE COM POLO EAD NO DISTRITO DE DELFINO.

 - cursos técnicos e capacitação em parceria com instituição de ensino;  - cursos profissionalizantes e rápidos na área de eólica;  - curso de Artesanatos, Corte e Costura com fortalecimento de associação de costureiras. OBS. EM PARCERIA COM GOV. ESTADUAL/FEDERAL E INICIATIVA PRIVADA.

4. ESTRUTURAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE TODAS AS 10 (DEZ) UNIDADES DE ENSINO DA REDE MUNICIPAL.  Investimento e fortalecimento do PAR- Plano de Ação Articulada, está voltado para construção e aquisição de veículos.  VAMOS TRABALHAR O Ensino Fundamental: manter uma trajetória de melhoria das aprendizagens, tais como alfabetização das crianças até os 8 oito anos e melhoria do Índice da Educação Básica (IDEB) e ampliar a cobertura do Ensino Fundamental em jornada integral de forma gradativa. NOTA 04 GERAL. TEM POR ESCOLA ANEXO DE UMBURANAS.  construção de nova escola modelo em parceria com gov. Federal plataforma + Brasil.  implantação no calendário escolar das feiras literárias,

 implantação de 01 (uma) escola em tempo integral integrada no distrito de Delfino;

 ampliar a oferta de vagas na educação infantil com construção de creches no Distrito de Delfino e Barriguda do Aníbal. Busca pelo programa Brasil Carinho.

5

 implantação de sistema fotovoltaico nas unidades escolares;

 climatização de todas as escolas municipais;

 laboratório de ciência, informática e biblioteca; nas Escolas de 1 e 2 Grau.

 acessibilidade nas unidades escolares para alunos especiais;

 Sistema de monitoramento nas escolas da rede municipal.

5. DISTRIBUIÇÃO DE FARDAMENTO ESCOLA PARA TODOS OS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

 distribuição de material escolar para alunos até o 05 (quinto) ano;

 programa primeiro emprego. Interferência para o programa jovem aprendiz, com capacitação e acompanhamento na inserção na área de trabalho, para jovens à partir dos 14 anos.

6. TRANSPORTE ESCOLAR COM FROTA RENOVADA;

 Recuperação total das estradas vicinais;

 Capacitação, curso e treinamento para condutores de transporte escolar com ênfase em primeiros socorros; (carga horaria de 50hr);

 Transporte escolar com capacidade permitida por veículos.

7. GARANTIA DE TRANSPORTE PARA ACADÊMICO CURSANDO EM ;

 Casa de apoio para estudante em Jacobina;

 Casa de apoio para acadêmicos e estudantes em Salvador;

8. PROGRAMA COMER SAUDÁVEL.

 Aquisição e distribuição de 100% da merenda escolar vindo da agricultura do nosso município. Ex. mel, bolachas, pães, sequilhos, doces, frutas, Sucos naturais, leite e seus derivados, Carnes e seus derivados ETC. Fortalecimento do associativismo e cooperativismo com renda no bolso do produtor e merenda saldável.

9. IMPLANTAÇÃO DE CRECHES.

 Sede;

 Distrito de Delfino;

 Barriguda do Aníbal;

10. PROGRAMA SAÚDE NAS ESCOLAS, COM ATENDIMENTOS OFTALMOLÓGICOS, DENTÁRIO E OTORRINO.

6

 Com distribuição de óculos, aparelhos auditivos e tratamento dentário para todos alunos da rede publica municipal.

CULTURA, ESPORTE E LAZER

1. CRIAÇÃO DA CASA DA CULTURA;

2. IMPLANTAÇÃO DA LEI, PLANO E FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA;

3. FORTALECIMENTO DAS TRADICIONAIS CULTURAS NO NOSSO MUNICÍPIO, COM APOIO FINANCEIRO E CAPACITAÇÃO;

4. VALORIZAÇÃO DOS MÚSICOS E BANDAS LOCAIS.

 Incentivo as bandas locais;

 Contratação para eventos municipais;

5. INVESTIMENTO E CAPACITAÇÃO DAS BANDAS DE FANFARA E DE DESFILE CÍVEIS;

 Compra de instrumentos;

 Apoio a participação em eventos fora do município;

6. IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE ENTRETENIMENTO NA PRAÇA.

 QUINTA NA PRAÇA shows de calouros com apresentação de artistas locais;

 Cinema na praça, com parceria com as igrejas.

7. VALORIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DOS FESTEJOS TRADICIONAIS NAS COMUNIDADES;

 Rodoleiro, , Distrito de Delfino, Umburanas de Cima, Upamirim ‘Alagoinhas’, Festa de Agosto na Sede,

 Criação do São João nos bairros, tropeiros, caneco e praça da padroeira;

 Incentivo, apoio e patrocínio as festas religiosas;

8. FORTALECIMENTO DAS FEIRAS DE ARTE E CULTURA NAS ESCOLAS

 Feira de ciências

 Feiras da Cultura

9. CRIAÇÃO DO MODERNO PROGRAMA “CIDADE CONECTADA”  instalação de WIFI (internet móvel) nos principais ponto e praça da cidade para facilitar comunicação e interação da população acompanhando as novas tecnologias.

7

AGRICULTURA

1. ESTRUTURARÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA.

 Contratação de um engenheiro agrônomo;

 Contratação de técnicos agrícolas;

 Investimento em novas tecnologias como o uso do Hidrogeo;

 Aquisição de veiculo do tipo moto para apoio aos agricultores;

 Aquisição de maquinas e implementos agrícolas;

 Programa de garantia de melhoria das estradas de acesso às propriedades rurais para escoamento da produção;

 Capacitação dos produtores com apoio e parceria com o SENAR e SEBRAE;

 Programa de capacitação para produtores da Avicultura e suíno cultura;

2. FORTALECIMENTO DO ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO.

 Aquisição dos produtos da agricultura familiar para comercialização na merenda escola;

 Fortalecimento das cooperativas para apoio técnico e de comercialização da produção para merenda escolar, o excedente para comercialização fora do município e apoio a implantação de agroindústria;

 Fortalecimento e apoio as associações com capacitação em gestão administrativa, gestão contabilidade e comercialização.

 Perfuração de poços tubulares. Distribuição para uso em coletividade para no mínimo de 05 famílias distintas, avaliando o potencial e capacidade do produtor e sua aptidão para permanência na atividade agrícola; em parceria com CERB, CODEVASF e DNOCS;

 Implantar o PAA Doação – Programa de Aquisição de Alimentos, destinado à doação das famílias em vulnerabilidade; criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003. Formar parceria com o Ministério da Cidadania.

 Implantar do PAA ESTOQUE – programa de aquisição de alimentos; fortalecimento da aquisição de alimentos para estocagem e distribuição; em parceria com Governo Federal através de CONAB;

 Fortalecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE);

3. CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO SELO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL.

8

 Fortalecimento do Cooperativismo e Associativismo para industrialização dos produtos de origem animais e vegetais, com investimento em capacitação; ‘em parceria com Governo Federal’;

 Fortalecimento do Cooperativismo e Associativismo para implantação de mini-indústrias de cortes nobres de carnes e embutidos, em parceria com SENAR e SEBRAE;

 Fortalecimento do Cooperativismo e Associativismo para implantação de mini-indústrias dos produtos derivados do leite; em parceria com SENAR e SEBRAE;

 Fortalecimento do Cooperativismo e Associativismo para implantação de mini-indústrias de empacotamento de macaxeira;

 Fortalecimento do Cooperativismo e Associativismo para mini-indústria de empacotamento do feijão verde fazendo uso de maquinas e empacotamento a vácuo;

4. ZONEAMENTO DE TODAS AS CULTURAS DO NOSSO MUNICÍPIO, em parceria com o Ministério da Agricultura;

 Cultura do sisal;

 Cultura do umbu;

 Cultura do licuri;

 Cultura da Mamona;

 Cultura da Mandioca;

 Cultura do Caju;

 Atualização do zoneamento do abacaxi;

 Fortalecimento do caprino ovino cultura;

5. IMPLANTAÇÃO DA CASA DO MEL.

 Fortalecimento e capacitação da apicultura com capacitação dos apicultores;

 Capitação com investimento em material e insumos;

 Industrialização dos produtos do mel a ex. do mel em cache, própolis e etc.

6. IMPLANTAÇÃO DE CASAS DE FARINHA;

 Implantação de casa de farinho na comunidade de Pé de Serra;

 Implantação da casa de farinha na comunidade de Angical;

 Implantação da casa de farinha da comunidade de Aníbal;

 Reforma e ampliação da casa de farinha de Caraíbas;

9

7. CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE AGRICULTURA- COMUAG;

 Fortalecer o fomento a agricultura, caprino ovino cultura, Apicultura e outros;

 Criação e implantação do fundo municipal de agricultura - FUMAG;

 Implantação da festa tradicional do Abacaxi com data entre Fevereiro e Marco;

8. IMPLANTAÇÃO DO MERCADO DO PRODUTOR;

 Infraestrutura de comercialização para produtos agrícolas;

 Feira de comercialização de animais;

 Construção e ampliação de box para comercialização de produtos no mercado municipal com funcionamento durante toda semana;

 Padronização de todas as barracas da feira livre;

 modernização com reforma e ampliação da atual feira livre;

 Funcionamento das câmaras frias e sala de desossa do mercado municipal;

9. Implantação e funcionamento da feira de produtos naturais e orgânicos.

 Buscar o selo de orgânico com valorização do produto;

 Apoio técnico a capitação de recursos para incentivos a produtores de origem orgânica;

 Garantia de distribuição de barracas em cor padronizadas para produtores de orgânicos e naturais;

10. IMPLANTAÇÃO DO BANCO DE SEMENTES COM;

 Distribuição de semente para os produtores da agricultura familiar;

 Garantia de analise de solo;

10

INFRAESTRUTURA

1. SEDE.

 Reforma e ampliação da Av. da Bíblia incluindo todo sistema de iluminação publica em LED;

 . Pavimentação de todas as ruas da sede;

 Reforma total de toda praça da Igreja, inclusive equipamentos para atividade esportiva;

 Construção de um PSF no bairro Stanislaw;

 Construção de uma creche na sede do município;

2. SEGURANÇA.

 Implantação e reforma de toda iluminação publica em todas as ruas e bairros desassistido desse serviço;

 Instalação de câmeras em torres de observação nas principais vias de acesso, que enviarão imagens de toda cidade em tempo real para uma central da Guarda Municipal;

 Fortalecimento da guarda municipal com aquisição de material de EPI, ex. colete balístico, tonfa, Pistola Taser, coturno, fardamentos, material de escritório, insumos e expediente;

 IV. Rondas ostensivas na sede e comunidade com serviço de disque denuncia;

 Aquisição de novas viaturas para apoio as rondas na sede e comunidades;

 Capacitação de toda tropa com bolsa para capacitação de pratica esportiva ao tiro,

 Capacitação no atendimento humanizado;

 Apoio ao financiamento de equipamento de EPI’S;

3. INFRAESTRUTURA NAS COMUNIDADES.

 Pavimentação de todo distrito de Delfino;

 Pavimentação asfáltica de Barriguda da Federal a Brasília;

 Pavimentação asfáltica da Sede a Barriguda do Aníbal;

 Perfuração e distribuição de agua em todas as comunidades;

 Recuperação de toda malha viária do município;

11

 Cobertura de internet 100% gratuita em todas as comunidades;

 Implantação da Sub-Prefeitura no Distrito de Delfino com todos os serviços públicos municipais e parcerias com o governo do Estado;

 Incentivo fiscal e apoio em infraestrutura para implantação de agente credenciado bancário no Distrito de Delfino;

 Construção de praças nas comunidades.

4. GERAÇÃO DE EMPREGO.

 Implantação do parque industrial com capacidade para 20 vinte empresas distintas, com terrenos de 70 x 150, total infraestrutura de agua energia pavimentação, licenciamento ambiental e isenção de impostos por 20 vinte anos;

 Contratação de 100% da mão de obra para execução das obras de estruturação do município dentro do município;

 Cursos de capacitação, técnico, rápido, superior dentro do município, para incentivo disponibilizaremos bolsas de estudos e bolsa auxilio para alunos de cursos técnico em vulnerabilidade econômica;

 Fortalecimento com implantação, capacitação e incentivos ao associativismo e cooperativismo, em especial associação de costureiras, quituteiras, doces e compotas, embutidos, boleiras;

 Implantação da Cantina Solidaria, com distribuição de café da manha e sopa todos os dias de segunda a sexta, garantindo a segurança alimentar das pessoas mais simples e das comunidades;

5. INFRAESTRUTURA EM CONSTRUÇÕES.

 Construção de um complexo esportivo, composto por, quadra esportiva coberta, pista de atletismo, área para esporte de competição, equipamentos de ginastica, cantina e quadra de areia;

 Construção de uma creche na sede;

 Construção de uma creche no distrito de Delfino;

 Construção de uma creche no povoado de Barriguda do Aníbal;

6. ACÕES EM PARCERIAS.

 Reforma e estruturação de toda feira livre, inclusive barracas de frutas e verduras, comercialização de árticos de moda, calcados, acessórios, variedades e etc.

12

 Distribuição de barracas em padronização;

 Criação da feira de naturais e orgânicos;

 Ampliação total do mercado municipal com construção de novos box;

 Construção de Box para comercialização de alimentos, com funcionamento durante toda semana,

 Box para comercialização de frutas e cereais em atacado durante toda semana;

 Implantação de agencia bancaria;

 Construção de banheiros públicos; Ampliação e melhoria do banheiro do terminal de ônibus, construção de banheiro na praça da lotérica, construção de banheiro na praça da Igreja e mercado municipal;

 Implantação da feira de animais, com infraestrutura de curais cobertos, balança, construção de quiosques para restaurantes,

7. TRANSFORMAÇÃO DO POVOADO DE UMBURANAS DE CIMA EM BAIRRO DE UMBURANAS;

8. IMPLANTAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA CASA DA CULTURA DE UMBURANAS.

9. PROGRAMA TRANSFORMADO SONHOS EM REALIDADE;

 Construção de moradias populares pelo programa de construção de moradias rurais.

10. IMPLANTAÇÃO DE COLETA SELETIVA POR BAIRRO, COM INCENTIVO FISCAL PARA QUEM ATINGIR PERCENTUAL DE MATERIAL RECICLADO, DANDO DESCONTOS NO IPTU.

 Implantação de um aterro controlado em parceria com o governo federal em cumprimento a legislação vigente;

SEGURANÇA  Implantação de coleta de lixo em todas as comunidade, dando a devida destinação com locais licenciados e aptos a receber;

1. Concurso para complementação da Guarda Municipal; 2. Implantação de vigilância comunitária nas localidades mais populosas; 3. Apoio de intensificação juntos as policias (civil e militar) para combate a furtos e roubo de motocicleta; 4. Solicitação de implantação de um Pelotão da Polícia Militar no município; 5. Instalação de câmeras em torres de observação na principais vias de acesso, que enviarão imagens de toda cidade em tempo real para uma central da Guarda Municipal;

13

SAÚDE

1. AMPLIAÇÃO, REFORMAR E FUNCIONAMENTO DO CENTRO DE ESPECIALIDADE MEDICA NA CASA DE PARTO DR. JEOVANDO LOPES.

 - atendimento nas especialidades, de pediatria, clinico geral, ginecologista, obstetra, psiquiatria, ortopedia e cardiologia.  - ampliação no número de leitos na casa de parto;  - reforma e estruturação do laboratório de analise clinica municipal;  - funcionamento da casa de parto para realização de partos;  - implantação da sala de raio-X;  - implantação da sala de ultrassonografias;  - implantação da sala de telediagnósticos;  - implantação da saúde itinerante, levando todos os serviços da Secretaria Municipal de Saúde aos povoados e localidades da zona rural, proporcionando conforto e comodidade para os que não podem se deslocar ate a sede do município.

2. REALIZAÇÃO DE CONCURSO PUBLICO. Aumentando o efetivo nos números de profissionais de saúde e A.C.S Agentes Comunitários de Saúde elevando a cobertura há 100% desses profissionais, para levar informações sobre a saúde do cidadão, e fortalecer o elo entre a população e os serviços de saúde disponibilizado pelas políticas publicas de saúde do município;

3. CONTRIBUIR À ADEQUADA FORMAÇÃO, ALOCAÇÃO, QUALIFICAÇÃO, VALORIZAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DO TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, dando ênfase à consolidação do plano de carreira, cargo e vencimento, bem como a realização de concurso público na área da saúde;

4. IMPLANTAÇÕES:

 IMPLANTAR REDES DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE (saúde mental, psicossocial, do idoso, urgência/emergência e pacientes portadores de necessidades especiais e acamados) com adoção de linhas de cuidado e protocolos de atendimento;  IMPLANTACÃO DA CENTRAL DE REGULAÇÃO DO MUNICÍPIO. Para atendimento a casos de urgência e emergia com solicitação de Ambulâncias ou transporte de apoio até a unidade de saúde mais próxima;  IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE AGENDAMENTO. Consultas especiais, resultados de exames e outros serviços. Via watts App (mensagem de celular) com pacientes;  IMPLANTAR o programa de atendimento domiciliar a pacientes acamados, a doentes crônicos pela equipe multiprofissional;  IMPLANTAÇÃO DE ACADEMIAS DE SAÚDE, Garantindo a atenção integral à saúde da pessoa idosa e dos portadores de doenças crônicas e estímulo ao envelhecimento ativo, com a implantação de academias de saúde e áreas especiais de estimulo a atividade física em parceria com o Governo do Estado e Governo Federal; (CONTRATAÇÃO DE professor de dança, educador físico, nutricionista, dentre outros);

 Ampliar as especialidades de atendimento ao público da Academia da Saúde;  IMPLANTAR EQUIPES DE ATENDIMENTO DE SAÚDE DA FAMÍLIA-ESF (estratégia de saúde da família) com cobertura de 100%, expandindo os atendimentos em conjunto com todos os programas preconizados pelo ministério da saúde;

14

 Implantação de atendimento móvel Odontológico para levar saúde bucal as localidades e povoados mais distantes do nosso Município.  Garantir o acesso dos usuários ao atendimento odontológico na sede e comunidades, com agendamento, fornecimento de próteses dentárias mediante necessidade e critérios de avaliação preconizados pelo profissional odontólogo;  Implantação do LRPD-Laboratório de Prótese Dentaria municipal para ofertar prótese para as pessoas carentes do município;  Garantir o acesso dos usuários ao atendimento odontológico na sede e comunidades, com agendamento, fornecimento de próteses dentárias mediante necessidade e critérios de avaliação preconizados pelo profissional odontólogo;  IMPLANTAR e Instalar um Posto de Coleta para prestação de serviço de exames laboratoriais diariamente de segunda a sexta-feira;

5. Ampliar o número de Unidades de Saúde da Família na Sede e nos povoados do nosso Município, para melhor assistir e leva saúde de qualidade nas comunidades mais distante da Sede de Umburanas. O teto máximo para o número de habitantes seria de 10 (dez);

6. AMPLIAR AS AÇÕES DE SAÚDE nas áreas urbana e rural do município, ex. em programas de combate ao aedes aegypti, saúde preventiva, doenças crônicas;

 Garantir o desenvolvimento dos programas de atenção básica à saúde bem como, as coberturas vacinais;

7. AQUISIÇÃO DE TRANSPORTE COLETIVO NA SAÚDE, para assegurar o transporte no deslocamento dos usuários acometidos com doenças crônicas e de tratamentos contínuos em outros municípios;

 Aquisição de transporte de Urgência, (tipo ambulância) para transportar pacientes urgente para Salvador e municípios parceiros.  Carros de apoio à urgência e emergência a disposição em todas as comunidades para apoio em transporte até a unidade de saúde mais próxima;  Aquisição de veículo de passeio, para o transporte das equipes de saúde das famílias, na sede e nos povoados;  Ampliação da oferta e da procura (demanda reprimida) nos exames de Ultrassonografias, Raios-X, exames de laboratório e consultas especializadas;

8. Ampliar e Aprimorar O P.E – PROTUARIO ELETRONICO. Aprimorar e ampliar os sistemas de informação em todas as unidades de saúde; (fica instalado dentro de cada unidade de saúde da família);

 Ampliar a coleta de dados informatizada de todos os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, por meio de computadores portáteis;  Estruturar e Ampliar o modelo de assistência farmacêutica e de insumos; (CAF – CENTRAL DE DISTRIBUIÇÃO FARMACEUTICO);  Fortalecer a rede de saúde mental e ampliar o atendimento a dependentes químicos, com ênfase no enfrentamento da dependência e outras drogas em parceria com o governo Federal por meio de implantação do CAP – Centros de Atenção Psicossocial;  Garantir e melhorar o acesso da população a serviços de qualidade, com equidade e em tempo adequado ao atendimento das necessidades de saúde, mediante aprimoramento da política de atenção básica e da atenção especializada;

15

 Promover a atenção integral à saúde da mulher, dos idosos e da criança com ênfase nas áreas e populações de maior vulnerabilidade;  Garantir a atenção integral à saúde da pessoa idosa e dos portadores de doenças crônicas e estímulo ao envelhecimento ativo, implantação de academias de saúde e áreas especiais de estimulo a atividade física em parceria com o Governo do Estado e Governo Federal;  Reduzir os riscos e agravos à saúde da população, por meio das ações de promoção e vigilância em saúde; (EX. MULTIRÃO DE SAUDE, OFTOMOLOGIA ETC);  Intensificar as ações de combate ao aedes aegypti de acordo com o plano de contingencia municipal, com a disponibilidade de veículo exclusivo para setor de endemias;

9. FIRMAR PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO para regularizar e garantir o fornecimento de medicamentos e micronutrientes. ex. leite e suplemento alimentar de alto custo;

10. Garantir às crianças recém-nascidas do município teste da orelhinha e do pezinho através de parceria com instituições competentes; (firmar parceria com APAE);  Ampliar o atendimento dos pacientes diabéticos com a estruturação no fornecimento de aparelho e tiras reagentes para o controle da doença; (com recomendação no cadastro único municipal);  Garantir a efetividade e o pleno funcionamento das atividades do Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF);  Garantir o funcionamento do Programa de Planejamento Familiar para distribuição de anticoncepcional, realização de laqueaduras;

16

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Assistência Social como política de proteção social configura-se um conjunto de serviços para garantir que o cidadão não fique desamparado quando ocorram situações inesperadas, nas quais a sua capacidade de acessar direitos sociais fica comprometida e tenha uma nova possibilidade.

No entanto, a consolidação da assistência social como política pública e direito social, ainda exige o enfrentamento de importantes desafios, para fortalecer as famílias e desenvolver sua autonomia, apoiando-as para que superem eventuais dificuldades e acessem os direitos sociais, evitando o rompimento de laços. Também apoia o fortalecimento da comunidade, incentiva sua mobilização e ainda oferta benefícios, garantindo a sobrevivência em momentos críticos.

Assim, nossa proposta é fazer valer o que preconiza essa importante política e garantir atendimento de qualidade a todas as famílias que dela necessitam.

-Assistência à Terceira Idade

-Melhoria Habitacional

-Atenção à Pessoa Portadora de Necessidades Especiais

-Geração de Emprego e Renda

-Cadastro nas empresas e criação do parque industrial.

Garantir e aprimorar o Cartão Cidadão como forma de melhoria da qualidade de vida dos beneficiários, com vistas a emancipação das famílias;

1- ATENDIMENTO PRIORITÁRIO DAS AÇÕES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL AOS BENEFICIÁRIOS DOS PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA;

 Implantação do Programa Encontro dos Amigos para atendimento as pessoas da terceira idade;  Implantação do Programa Despertar Saudável para a terceira idade com caminhada, alongamento e acompanhamento médico;  Incentivar a produção cultural e de lazer para as pessoas idosas;  Promover a valorização da pessoa idosa e a conscientização familiar quanto às suas necessidades e direitos;

2. Implantar o CRAS itinerante para garantir não só à população urbana, mas também rural, os benefícios oferecidos pelo município;

 Reestruturar o Conselho Tutelar com sede própria e veículo;  Implantação do Programa de Educação Integral com atividades que elevem o nível de aprendizagem de crianças e adolescentes (Jiu Jitsu, balé, futebol, fanfarra, capoeira, violão, Jazz, pintura, dentre outros).

17

3- PROGRAMA DE GERAÇÃO DE EMPREGO;

 Centro de Atendimento ao Trabalhador;  programa primeiro emprego. Interferência para o programa jovem aprendiz, com capacitação e acompanhamento na inserção na área de trabalho, para jovens à partir dos 14 anos.  Criação do Programa – Rede de Oportunidades (Parcerias com a Rede Pública e Privada para Pequenos Financiamentos e/ou inserção no Mercado de Trabalho das Pessoas Qualificadas nos Cursos oferecidos pela Secretaria de Assistência Social);  Implantação Escola profissionalizante para capacitação de mão de obra e geração de trabalho e renda;  Implantação de hortas comunitárias;  Garantir a formação continuada dos trabalhadores da assistência social com capacitações e treinamento;  Promoção de Cursos profissionalizantes;  Incentivar a constituição de cooperativas para reciclagem;

4- IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE CONVIVRENCIA DO IDOSO.

 Alugar uma área de preferencia na zona Rural  Transporte para levar e trazer o idoso  Técnico de enfermagem no local  atividades esportivas, jogos e recreação  café da manhã, Lanches e almoço

5- IMPLANTAÇÃO DA CANTINA COMUNITARIA.

 Cadastro de segurança alimentar,  Café da manhã;  Jantar ‘sopa” de segunda a sexta-feira,

6- IMPLANTAR O CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS ANTIDROGAS, DROGAS LICITA E ILÍCITAS; (SAÚDE E ASSITENCIA SOCIAL).

7- IMPLANTAÇÃO DO PROJETO MÃEZINHA (GESTANTES) BALCÃO DE INFORMAÇÕES, ENCAMINHAMENTOS E INCLUSÃO NOS PROGRAMAS E PROJETOS SOCIAIS;

8- CUMPRIMENTO A LEI DE BENEFICIOS EVENTUAIS. (Lei nº 8.742, de 1993 e Lei nº 12.435, de 2011);

9- IMPLANTAÇÃO DOS PROJETOS DE HABITAÇÃO COM REFORMAS DE MORADIAS DAS PESSOAS MAIS SIMPLES;

 Melhoria Habitacional;

 Implantar o programa de regularização fundiária no espaço urbano;

 Ampliação dos Projetos de Habitação;

18

 Intensificar as Políticas da Assistência Social em Convênio com as esferas Federal e Estadual;

 Ampliar o programa CRAS nas Comunidades. (Cras Itinerante);

10- INSTITUIR O DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS;

 Com o fortalecimento das ações Municipais, como: Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária;

 Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual;

 Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho do adolescente;

 Enfrentamento e Atenção ao Uso Abusivo de Substâncias Psicoativas por Crianças e Adolescentes;

 Realizar atendimento integral, humanizado e de qualidade às mulheres em situação de violência, além de ações que visem reduzir os índices de violência contra as mulheres;

 Ampliar as atividades com as crianças, adolescentes e idosos no Serviço de Convivência tais como: capoeira, artesanatos, aulas de dança, informática, dentre outros;

 Desenvolver campanhas educativas sobre os direitos das pessoas com deficiência e idosos;

 Criação da central de óbitos;

 Criação e implantação da Ouvidoria em todos os órgãos municipais.

 Reforma de moradias com construção de banheiros

19

MEIO AMBIENTE

1. -Apoio e Fortalecimento do Conselho Municipal do Meio Ambiente;

 Reestruturação da Politica Municipal do Meio Ambiente;

2. - Realizar campanhas educativas sobre o acondicionamento e disposição correta do lixo que será utilizado para reciclagem, reutilização, reaproveitamento;

 Colocação de Lixeiras em toda a cidade e povoados;

3. - Implantar usina de compostagem de lixo orgânico para fornecimento de adubo aos agricultores familiares;

4. - Obrigatoriedade de que temas transversais nos currículos escolares como: meio ambiente. Civismo. Proteção à criança, adolescentes e idosos. Educação em saúde. Segurança no trânsito;

5. Criação de grandes eventos na cidade que marquem datas comemorativas relativas à defesa do meio ambiente e da vida como um todo.

 Semana do meio ambiente;  Gincanas escolares;

6. Criação do Programa Umburanas Verde.

 Implantação de um viveiro de mudas;  Doação de mudas para a população cuidar;  Reflorestamento em praças;  Criação do PARQUE DA CIDADE.

7. - Programas de proteção Ambiental da APA do Parque Nacional Boqueirão da Onça;

 Sinalização nas áreas de Turismo e Proteção Ambiental;

9.- Programas de proteção do Riacho do Murim;

 Colocar um guarda nos períodos de turismo no rio, com distribuição de panfletos de conscientização.  Entrega de saco plástico para os turistas colocarem o lixo gerado.  Campanha de limpeza do rio;  Sinalização.

10- Implantação de um aterro controlado ‘‘LIXÃO”.

 Manter o local do lixão cercado para evitar presença de pessoas e animais;  Evitar a queima do lixo.

20

Objetivos e Princípios de Atuação do Governo

 Evoluir na acessibilidade e na qualidade da prestação dos serviços públicos municipais;  Transformar a cidade, dotando-a de equipamentos urbanos mais adequados às demandas e ao crescimento da população;  Valorizar e garantir o uso sustentável do meio ambiente, da paisagem e do patrimônio natural, cultural e histórico no processo de desenvolvimento da cidade;  Garantir maior igualdade de oportunidades para os jovens e crianças Umburanenses;  Contribuir para a formação de um ambiente de negócios altamente competitivo e para o crescimento econômico sustentável;  Promover o desenvolvimento de setores estratégicos para a economia Umburanense;  Tornar Umburanas uma das cidades mais integrada do ponto de vista urbanístico e cultural;  Reduzir os indicadores de pobreza na cidade;

Declaramos cumprir esse Plano de Governo em 4 (QUATRO ANOS) do nosso mandato.

______AMILTON MOURA FERREIRA NATALINO DE SOUZA PEREIRA Candidato a Prefeito Candidato a Vice-Prefeito

21

22

23