EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO PRESIDENTE DO COLENDO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

Pedido de liminar

O DIRETÓRIO REGIONAL DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO DO AMAPÁ – PSB/AP, pessoa jurídica de direito privado interno, CNPJ Nº 23.067.374/0001-20, com endereço à rua Eliezer Levi, nº 903, Laguinho, Macapá/AP, CEP 68908-183 e

PARTIDO REDE SUSTENTABILIDADE–REDE–Diretório Estadual, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 23.884.768/00001-70 e situado à Av. Procópio Rola, nº 2326 - Santa Rita, CEP: 68.900-000, por meio do Presidente do Diretório Regional, MARY CÉLIA VAZ CRUZ, brasileira, professora, portador da Cédula de Identidade RG nº 065.162/AP e inscrita no CPF/MF sob o nº 415.298.122-91, residente e domiciliado à Avenida Ivaldo Veras, nº 331, BairroJardim Marco Zero,Macapá/AP.

Por intermédio de seu advogado com procuração anexa, vem, com acato, à presença de V. Exa., apresentar PEDIDO DE ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS EM TODO O ESTADO DO AMAPÁ, COM EXCEÇÃO DE , LARANJA DO JARI E VITÓRIA

DO JARI, COM PEDIDO DE LIMINAR, pelos fatos e motivos a seguir expostos:

DOS FUNDAMENTOS DE FATO E DE DIREITO

O e. Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amapá, solicitou por meio do oficio nº 2068/2020 – TRE-AP/PRES/ASPRE, junto ao Tribunal Superior Eleitoral – TSE, o adiamento da eleição, tendo na oportunidade, sustentado como fundamento, a situação de calamidade pública vivenciada pela população de Macapá-AP, especificamente, em razão do apagão e do perigo de convulsão social em decorrência do racionamento imposto pela interrupção do fornecimento regular de energia, confira o teor do referido oficio:

Por seu turno, o pedido de adiamento da eleição municipal de Macapá-AP foi autuado como processo administrativo nº 0601767-20.2020.6.00.0000 e teve liminar deferida ad referendo do plenário do C. Tribunal Superior Eleitoral, oportunidade que foram acolhidas as razões e justificativas apresentadas pelo TRE-AP, confira:

Na sessão extraordinária ocorrida hoje (12.10.2020) no TSE a citada decisão liminar foi referendada a unanimidade pelo plenário, o qual julgou por bem adiar as eleições somente na capital do Amapá, em Macapá (vide Id 53019838 - Certidão de julgamento).

Não obstante, além da capital Macapá, em outros 12 municípios do Amapá, a exceção de Oiapoque, e Vitória do Jari, a situação de calamidade com desabastecimento de água e energia é o mesmo.

Em Santana, distante 10 Km da Capital Macapá, e Mazagão, distante 15 Km, a situação vivenciada é idêntica à de Macapá, com convulsão social, protestos, manifestações, depredações, desabastecimento de água e energia.

Nos demais municípios, a situação não é diferente.

Porto Grande, , Amapá, Calçoene, , , Pracuuba, , , do Araguari, experimentam racionamento de energia, de água e convulsão social.

As forças policiais são insuficientes para contenção e manutenção da regularidade dos trabalhos eleitorais em todo os municípios, sem distinção.

As matérias abaixo colacionadas demonstram que a situação dos 13 municípios afetados pelo apagão é a mesma:

Sem energia elétrica há sete dias, Amapá vira zona de guerra

https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2020/11/4887622-sem- energia-eletrica-ha-sete-dias-amapa-vira-zona-de-guerra.html

Apagão afeta 13 dos 16 municípios do Amapá e compromete serviços de saúde e comunicação https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2020/11/04/apagao-atinge- varios-municipios-do-amapa-e-compromete-servicos-de- comunicacao.ghtml

No 7º dia de apagão, Amapá tem falhas no rodízio de energia https://exame.com/brasil/no-7o-dia-de-apagao-amapa-tem-falhas-no- rodizio-de-energia/

Apagão: Amapá registra 65 protestos em uma semana

https://selesnafes.com/2020/11/apagao-amapa-registra-65-protestos- em-uma-semana/

Com fundamento no art. 186 e 187, do Código Eleitoral, a r. decisão liminar e o v. acórdão julgaram ser conveniente o adiamento da eleição na capital Macapá-AP, confira:

Valendo-se do mesmo fundamento invocado no v. acórdão, deve o TSE por questão de direito, assegurar aos demais municípios o tratamento isonômico, conferindo solução idêntica a adotada na capital Macapá-AP, nos termos do art. 5º, caput, da CF, uma vez que os referidos municípios foram igualmente atingidos pelo estado de calamidade pública vigente, in verbis:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

Portanto, verificando-se que a situação que todos os municípios experimentam são a mesma da Capital, a exceção de Oiapoque, Vitória Jari e Laranjal do Jari, deve ser deferido o pedido de adiamento da eleição aos demais municípios, notadamente , Ferreira Gomes, Amapá, Calçoene, Tartarugalzinho, Itaubal, Pracuuba, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Cutias do Araguari, Mazagão e Santana.

DOS PEDIDOS FINAIS

Em exposto, requer V. Exa., se digne a estender liminarmente, ad referendo do plenário, os efeitos da decisão de adiamento da eleição da capital Macapá, aos seguintes municípios que se encontram na mesma situação: Porto Grande, Ferreira Gomes, Amapá, Calçoene, Tartarugalzinho, Itaubal, Pracuuba, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Cutias do Araguari, Mazagão e Santana.

Respeitosamente,

Pede deferimento.

Macapá-AP, 13 de novembro de 2020.

LUCIANO DEL CASTILO SILVA

OAB/AP 1586

SANDRO FERREIRA VALENTE

OAB-AP n. 3169

FLAVIA CALADO

OAB/AP Nº 3864