Ciência e Natura ISSN: 0100-8307
[email protected] Universidade Federal de Santa Maria Brasil Alves, Flamarion Dutra; Pires Silveira, Vicente Celestino Os impactos da territorialização dos assentamentos rurais em Candiota, RS Ciência e Natura, vol. 30, núm. 1, 2008, pp. 149-172 Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, Brasil Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=467546318010 Como citar este artigo Número completo Sistema de Informação Científica Mais artigos Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Home da revista no Redalyc Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Os impactos da territorialização dos assentamentos rurais em Candiota, RS * Flamarion Dutra Alves 1, Vicente Celestino Pires Silveira 2 1UNESP Av. 30-A, 614, casa 08. Vila Alemã, Rio Claro SP 13506.680 e-mail:
[email protected] 2Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural Centro de Ciências Rurais/UFSM - Santa Maria, RS e-mail:
[email protected] Resumo Este artigo tem como objetivo analisar os impactos da territorialização dos assentamentos rurais no município de Candiota, loca- lizado na região sul do Rio Grande do Sul. A discussão inicial parte do processo de ocupação territorial do Rio Grande do Sul, na qual se inicia as diferenças regionais, de um lado a grande propriedade na região sul do es- tado e de outro a pequena propriedade na parte norte-nordeste do estado. O processo de modernização na agricultura, a partir de 1960, agravou as desigualdades socioeconômicas causando o aumento do êxodo rural, con- centração de terras e renda.