CÂMARA DOS DEPUTADOS

REQUERIMENTO Nº (Da Sra. Deputada REJANE DIAS)

Requer o envio de Indicação ao Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social sugerindo a construção de 41 (quarenta e uma) Cisternas nos municípios do Estado do Piauí.

Senhor Presidente,

Nos termos do art. 113, inciso I e § 1o, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, requeiro a Vossa Excelência que seja encaminhada ao Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social a Indicação em anexo, sugerindo a construção de 41 (quarenta e uma) Cisternas nos municípios do Estado do Piauí, em condições críticas de abastecimento de água e que se encontram em situação de emergência devido à seca, conforme Ofício. Nº 145/2019, da Secretaria Estadual de Defesa Civil.

Sala das Sessões, em de de 2019.

Deputada REJANE DIAS

2

CÂMARA DOS DEPUTADOS

INDICAÇÃO No , DE 2019 (Da Sra. Deputada REJANE DIAS)

Sugere ao Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social a construção de 41 (quarenta e uma) Cisternas nos municípios do Estado do Piauí.

Excelentíssimo Senhor Ministro,

Historicamente, o Estado do Piauí enfrenta problemas com a seca, principalmente por ser um estado localizado na região do semiárido brasileiro, onde os índices pluviométricos são baixos.

O Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de chuva e outras Tecnologias – Programa Cisternas, financiado pelo MDS desde 2003, instituído pela Lei nº 12.873/2013 e regulamentado pelo Decreto n. º 8.038/2013, tem como objetivo a promoção do acesso à água para o consumo humano e para a produção de alimentos por meio de implementação de tecnologias sociais simples e de baixo custo.

Infelizmente mais de 41 municípios decretaram estado de emergência, onde a seca atinge milhares de pessoas e a população precisa percorrer distâncias para buscar água e esperar o abastecimento através da Operação Carro-Pipa.

Conforme Ofício encaminhado pela Secretaria Estadual de Defesa Civil – SEDEC/PI, há 41 (quarenta e um) municípios em condições 3

críticas de abastecimento de água, a saber: Acauã, Alegrete do Piauí, Anísio de Abreu, , Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Bomfim do Piauí, , Campo Grande do Piauí, Caldeirão Grande, Capitão Gervásio Oliveira, Caracol, Caridade do Piauí, Conceição do Canindé, Curral Novo do Piauí, Curimatá, , Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Francisco Macêdo, , , Jacobina do Piauí, Jaícos, Júlio Borges, Jurema, Lagoa do Barro do Piauí, Massapê do Piauí, Marcolândia, Morro Cabeça no Tempo, , , PIO IX, , São Braz do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, São Julião, São Lourenço do Piauí, São Raimundo Nonato, Simões, Várzea Branca, Vila Nova do Piaui.

Na zona rural o abastecimento das cisternas é feito por caminhões-pipa, que demoram até dois meses para retornar a uma localidade. O povo sofre com a fome, seca, racionamento de água e com as doenças causadas pela desnutrição.

Assim, faz-se necessário que o País promova grande investimento ao público do programa de famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água, com prioridade para os povos e comunidades dos municípios do Estado do Piauí.

Nesse sentido, tendo em vista a importância da construção de poços artesianos para a minimização da seca e o sofrimento do povo, venho sugerir a Vossa Excelência que promova a destinação de recursos para a construção, implantação e manutenção de 41 (quarenta e uma) Cisternas nos Municípios do Estado do Piauí que estão em estado de emergência.

Sala das Sessões, e m de de 2019.

Deputada REJANE DIAS