Mensagem do Dia

"Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer!"

(Mahatma Gandhi)

C O M U N I C A D O 0 1

1) Site e boletins diários: Acompanhe os dados técnicos da competição no site www.votorantim.sp.gov.br, nele você poderá acompanhar todos os resultados, além das classificações, artilharias, escalações. Os boletins diários não serão mais impressos, sendo disponibilizados para consulta no site.

2) Desfile de Apresentação das equipes: Dia 11/01/17 às 19 horas no Estádio Municipal “Domenico Paolo Mitidieri”. Obs.: É obrigatório a presença de todas as equipes participantes.

3) Documentação de Atletas e Dirigentes: Para os atletas: Certidão de Nascimento original (que deverá ser entregue a organização assim que a equipe chegar, a qual será devolvida após o término da participação da equipe) e o R.G. original que deverá ser levado em todos os jogos e entregue ao representante da partida para conferência. A Comissão Técnica também deverá apresentar seus documentos de identificação conforme o disposto no art. 15 do Regulamento Geral da competição em todos os jogos. Lembramos aos dirigentes que os mesmos deverão entregar antes de cada partida a listagem da equipe com os jogadores que serão titulares e reservas. O máximo de integrantes da Comissão Técnica que ficará no banco de reservas, não poderá ultrapassar o número de 5 (cinco) pessoas.

4) Aquecimento: As equipes terão um tempo máximo de 10’ minutos para o aquecimento de seus atletas dentro do campo.

5) Alojamentos: Em todos os alojamentos haverá vigias escalados pela organização, porém, para maior segurança solicitamos aos clubes que mantenham pelo menos uma pessoa em seus alojamentos, mesmo nos horários de jogos de sua equipe.

6) Responsabilidades da organização: Alojamentos, alimentação, lavagem dos uniformes, campos para treinamento, desde que agendados com antecedência.

7) Horário das refeições: Café da manhã das 07h às 09h, Almoço das 12h às 14h, Jantar das 18h às 20h e Ceia das 21h às 22h. Obs.: Os horários não poderão ser alterados.

História da Copa

A competição teve início em 1991, quando foi apresentada a idéia do evento à Diretoria Municipal de Esportes, na época o cargo era ocupado por Pedro "Esquerdinha" Banietti, que prontamente apoiou a iniciativa. No ano seguinte, a competição já fazia parte do Calendário Oficial do Estado, já tendo sido realizadas 19 edições do evento com muito sucesso, se tornando uma das mais importantes competições da categoria sub 15.

São Paulo é o maior vencedor da Copa Brasil No dia 11/01/2018 será dado o ponta-pé inicial para a 23ª edição da Copa Brasil de Futebol Infantil, que ao longo dos anos contou com a participação de jogadores que jogaram na Seleção Brasileira como Denílson (hoje comentarista), Adriano, (Atlético MG), Alexandre Pato (Tianjin-China), (PSG), Fred (Atlético MG), Rafael (Lyon), Lucas (PSG), Casemiro (Real Madrid), Rento Augusto (Beijing-China), entre outros. Pertence ao São Paulo o maior número de títulos, cinco; seguido do Juventus e Cruzeiro, três; Internacional, Grêmio, Corinthians e Flamengo com dois, Vitória, Atlético Paranaense e Coritiba com uma cada. A melhor participação da Seleção de Votorantim foi em 2003, quando a equipe sagrou-se vice-campeã, sendo derrotada na final pelo Corinthians, que na ocasião conquistava seu primeiro título.

1991 – São Paulo conquista a primeira edição A primeira edição da Copa Brasil contou com a participação de 12 equipes representando seis estados. Na decisão o São Paulo venceu o Bahia pela contagem mínima ficando com o título. Os destaques foram o atacante André, do São Paulo, artilheiro da competição e Cristian, do Bahia, como goleiro menos vazado. A Seleção de Votorantim não fez boa campanha, sendo eliminada na primeira fase.

1992 – Mais uma vez deu Tricolor No ano seguinte a Copinha contou com a participação de 15 equipes. A Seleção de Votorantim ficou bem próxima de passar à segunda fase da competição, mas um gol sofrido no último minuto diante do CSA de Alagoas acabou com as pretensões dos anfitriões. Na decisão do título, o São Paulo, que neste ano tinha em seu elenco Denílson, sagrou-se bicampeão, ao derrotar na prorrogação o Corinthians por 1 a 0. O Internacional de Porto Alegre derrotou o time da Secretaria de Esportes e Turismo de São Paulo e ficou com o terceiro lugar. Outro craque da seleção que participou neste ano foi Alex, que atuou pelo Coritiba.

1998 – Torneio volta com um novo campeão Após alguns anos de paralisação, a Copa Brasil voltou ao calendário municipal em 1998 e teve a participação de 17 agremiações. Pela terceira vez o São Paulo chegou à final, mas desta vez o Juventus – que fazia sua primeira participação – na decisão por pênaltis impediu que a equipe do Morumbi chegasse ao tri. A Seleção de Votorantim iniciou sua campanha com uma vitória sobre o Gazetinha, mas duas derrotas contra Matsubara, do Paraná e Bragantino eliminaram a equipe precocemente.

1999 - Estrelas da Seleção Brasileira passaram por Votorantim Na quarta edição, a Copa Brasil contou com a participação de jogadores que estiveram na Copa do Mundo na Alemanha. Robinho pelo Santos e Adriano pelo Flamengo. Novamente o Juventus sagrou-se campeão, após vencer o Flamengo na decisão por 2 a 0. Neste ano a Seleção de Votorantim fez sua melhor campanha até então, quando se classificou para a segunda fase, mas foi eliminada pelo Juventus na decisão por pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo normal. Neste ano o Corinthians contava com o goleiro Marcelo e os meias Marcos Vinicius e Wendel, que foram campeões brasileiros em 2005 pelo próprio Corinthians.

2000 – Vitória quebra hegemonia dos paulistas. Em 2000, os times paulistas, que dominaram as edições anteriores, não tiveram nenhum representante entre os quatros primeiros colocados. O destaque foi a Seleção de Votorantim que neste ano contava com o goleiro Saulo (ex Santos), ficando em primeiro lugar em seu grupo na fase classificatória, mas novamente foi eliminada nas quartas-de-final, sendo derrotada pelo Grêmio, que chegou à final. Na decisão do título o Vitória não tomou conhecimento dos gaúchos e aplicou uma impiedosa goleada por 4 a 0. O placar mais elástico em decisões até hoje. A medalha de bronze ficou com o Cruzeiro. Outro jogador conhecido que participou neste ano foi Abuda pelo Juventus (ex Corinthians).

2001 – Juventus torna-se o maior campeão Após uma campanha ruim no ano anterior, quando não passou da primeira fase, o Juventus voltou a mostrar sua força e após empates sem gols no tempo regulamentar e na prorrogação, venceu o Cruzeiro por 3 a 2 nas cobranças de penalidades e tornou-se o maior vencedor da Copa Brasil com três títulos. Outra equipe que se destacou foi o Guarani, que bateu o Grêmio por 2 a 1 e ficou com a terceira posição. A Seleção de Votorantim não conseguiu repetir o feito das duas últimas edições e após sofrer duas goleadas, foi eliminada na primeira fase. Neste ano esteve presente o atacante Jô, pelo Corinthians.

2002 – Recorde de inscritos Com número recorde de participantes, 20 no total, a sétima edição da Copa Brasil teve um novo campeão. Após derrotar seu algoz no ano anterior nas semifinais, o Cruzeiro derrotou o Corinthians (que até então vencera todos seus jogos) e pela primeira vez sagrou-se campeão. Os mineiros ainda tiveram o artilheiro da competição, Diego, com sete gols marcados e o goleiro menos vazado, Bruno, com apenas três gols sofridos em sete partidas. Um fator positivo deste ano foi o aumento do público presente ao Estádio Municipal, que após a instalação de novas arquibancadas metálicas estavam sempre tomadas por torcedores, mesmo nos jogos durante a semana. O goleiro Marcelo Grohe (Grêmio) e o meio campista Carlos Eduardo (Vitória) jogaram pelo Grêmio nesta edição.

2003- Votorantim faz sua melhor campanha O oitavo ano da Copinha foi marcado pela melhor participação da Seleção de Votorantim na história do torneio, quando se sagrou vice-campeã, sendo derrotada pelo Corinthians na final por 2 a 0. A histórica participação de Votorantim na Copa começou no dia 11 de janeiro com uma vitória por 1 a 0 diante da Portuguesa. No jogo seguinte o time seria derrotado pelo Cruzeiro – campeão do ano anterior – também pela contagem mínima. Um empate contra o Grêmio, que neste ano contava com o zagueiro Léo (Cruzeiro) em 2 a 2 e somada a derrota da Portuguesa para o Cruzeiro garantiu ao time a segunda vaga no grupo. Nas quartas- de-final Votorantim passou pelo Guarani, de Campinas, 1 a 0. O próximo obstáculo no caminho era o Internacional, quando após empatarem em 1 a 1 no tempo normal, a Seleção carimbou seu passaporte à final após uma dramática disputa por pênaltis que terminou em 6 a 5. Neste ano o Flamengo contava em seu elenco com Renato Augusto (Beijing da China e Seleção Brasileira). Neste ano o torneio voltou a contar com 16 equipes.

2004 – Timão é bi Contando com representantes de nove estados das cinco regiões do País, em 2004 o Corinthians conquistou seu segundo título, desta vez diante do Internacional que contava com o atacante Alexandre Pato (Tianjin da China) e que havia eliminado a Seleção de Votorantim. O destaque do time bicampeão foi Lulinha (Sarjah dos Emirados Árabes) que retornaria no ano seguinte. Também jogaram pelo Corinthians o lateral Fagner e o craque do brasileirão em 2013 e 2014, Everton Ribeiro (Flamengo).

2005 – Cruzeiro repete a dose Em 2005, após três anos, Corinthians, que contava com o volante Boquita (Portuguesa) e Cruzeiro voltaram a decidir o título. Os paulistas disputavam sua quarta final consecutiva e lutavam pelo tricampeonato, mas o Cruzeiro, comandado pelo meia Bernardo (Ipatinga), venceu na prorrogação, após emocionante empate no tempo normal em 2 a 2, com direito a belos gols e pênaltis desperdiçados. Com a conquista, o Cruzeiro se igualou ao São Paulo e ao próprio Corinthians, com dois títulos. Depois da derrota para o Internacional na primeira rodada, a Seleção de Votorantim se recuperou e após empate contra o Figueirense e uma goleada diante do América-MG, o time se classificou para a segunda fase.

O adversário era o São Paulo que se classificou com tranquilidade e vinha de uma goleada de 7 a 0 contra o Atlético Goianiense. A partida foi bastante movimentada e mesmo sendo em uma quarta-feira, contou com a presença de um bom público. Empate em 1 a 1 no tempo normal e sem gols na prorrogação, o que levou a decisão da vaga às semifinais para os pênaltis, sendo vencida pela equipe da Capital por 5 a 2. Curiosamente o Tricolor provaria do próprio veneno nas duas próximas partidas, quando também em cobranças de penalidades perderia a vaga na final para o Cruzeiro e depois a disputa do terceiro lugar para o Internacional.

2006 – Cruzeiro se iguala ao Juventus Esta edição foi marcada pela boa participação das equipes mineiras, quando o Cruzeiro levou seu terceiro título, igualando-se ao Juventus como maior vencedor da Copa Brasil, e do Atlético Mineiro, que neste ano contava com o volante Fillipe Soutto (Vitória), ficando com a terceira posição. O torneio também contou com a presença do técnico da Seleção Brasileira Sub-17, Nelson Rodrigues, e do tetracampeão Branco, que na época exercia a função de diretor das categorias de base da Seleção. Outro jogador de destaque que participou desta edição foi o meia Alan Patrick (Shaktar da Ucrânia) que atuou pela equipe do Santos. Cruzeiro, que tinha em seu elenco o volante Zé Eduardo e Internacional que contava com o zagueiro Juan fizeram uma final com bastante equilíbrio, mas sem gols tanto no tempo normal como na prorrogação, levando a decisão para as cobranças de pênalti, quando os mineiros levaram a melhor faturando o tricampeonato.

2007 – A Copa conhece um novo campeão Em 2007, o Cruzeiro que contava com Dudu (Palmeiras), chega a final pela quinta vez e tenta seu quarto título. Porém a equipe mineira foi surpreendida pelo bom futebol apresentado pelo Clube Atlético Paranaense que venceu a final por um a zero, num jogo bastante equilibrado. Portanto pela primeira vez o título vai para o estado do Paraná. Neste ano participaram cinco equipes paulistas, Votorantim, Desportivo Brasil, São Paulo (que tinha em seu elenco Casemiro (Real Madrid) e Lucas (PSG), Corinthians e Santos (com a presença de Neymar do PSG), sendo que apenas as duas últimas não passaram da primeira fase. Nas quartas de finais a equipe local jogou contra a equipe do São Paulo e num jogo emocionante foi derrotada nos pênaltis.

2008 – Grêmio, campeão pela 1ª vez O Grêmio, que tinha em seu elenco os zagueiros Maicon (Grêmio) e Rodrigo Ely (Alavés da Espanha), chega pela 2ª vez em uma final e diferente de 2000, quando ficou com o vice-campeonato, desta vez a equipe gaúcha venceu na final a forte equipe do São Paulo que tinha em seu elenco o jogador Rodrigo Caio que está até hoje no clube e o volante João Schimdt, sendo campeã pela 1ª vez. As novidades deste ano foram as presenças do Palmeiras, tendo a participação das quatro equipes grandes de São Paulo pela 1ª vez, além da participação também pela 1ª vez do Botafogo do .

2009 – De novo deu Sul, desta vez com o Colorado De forma incontestável, o Internacional conquistou seu primeiro título na Copa Brasil de Futebol Infantil, após dois vice-campeonatos. Jogando um futebol de "gente grande", com destaque para o volante Vacaria (que na temporada de 2012/2013 foi emprestado ao Milan) os garotos do time colorado não deram chances para os meninos do Fluminense

F.C., que contava com o lateral Wallace (Chelsea) e levantaram a taça de campeão de forma brilhante. Um time completo com bons valores e que certamente farão sucesso no futuro pela garra, determinação e, sobretudo qualidade técnica mostradas em campo. Pela 3ª vez seguida uma equipe da região sul sagra-se campeã. Este ano houve a participação de seis equipes do estado de São Paulo e a melhor colocação paulista foi da equipe do São Paulo F.C. que contava com o atacante Edemilson, a única a passar da 1ª fase, perdendo nas quartas de finais para a equipe campeã. Outro jogador conhecido que atuou neste ano foi o zagueiro Marquinhos do Paris Saint Germain, que jogou pelo Corinthians.

2010 – Revezamentos de títulos gaúchos, Grêmio é Bi Neste ano, a Copinha teve a participação de 18 equipes, dentre elas o Botafogo-RJ que não havia participado em 2009, sendo que novamente as equipes gaúchas montaram fortes elencos e tanto Grêmio como Internacional, que contava em seu elenco com o meia Otavio (Porto) terminaram a 1ª fase como primeiros colocados de seus grupos. O Internacional caiu na fase seguinte perdendo nos pênaltis para o Atlético-MG, já o Grêmio venceu o Coritiba nas quartas e o Atlético- MG na semi final, ambos pelo placar de 2 x 0. Na final o Grêmio enfrentou o Palmeiras num jogo duríssimo e debaixo de uma forte chuva, onde após um empate de 0 x 0 no tempo normal, os gremistas venceram na prorrogação por 1 x 0. Entre os paulistas tivemos a participação de 7 equipes, tendo como destaque a participação do Palmeiras que sagrou-se vice-campeão,

2011- Repeteco da final de 2009 e deu Inter novamente, igualando o rival No ano de 2011, tivemos a edição com 16 equipes novamente e a competição foi extremamente equilibrada, tendo novamente como finalistas as equipes do Internacional e Fluminense, sendo que nas semifinais o Internacional venceu a Seleção de Votorantim nas cobranças da marca penal após empatar no tempo normal 2x2 e o Fluminense venceu o Atlético MG nos pênaltis após empatar no tempo normal pelo placar de 1x1 . Na final com um gol do craque da competição Yan Peter, o Colorado conseguiu o segundo titulo em três anos ampliando ainda mais a hegemonia sulista que perdura desde 2008.

2012- Um novo time coloca seu nome na galeria dos campeões No ano de 2012, com a participação de 16 equipes, tendo as participações de Figueirense, Fortaleza e São Paulo que não haviam participado em 2011, os finalistas foram as equipes do Coritiba e Grêmio que contava com o atacante Erick, hoje jogando na Dinamarca, mostrando novamente a força do futebol da região sul nesta categoria, tendo como campeã pela primeira vez a forte equipe do Coritiba, que juntamente com o Grêmio protagonizaram uma final inesquecível com o resultado de 2 x 2 no tempo normal, 2 x 2 na prorrogação e 5 x 4 nos pênaltis a favor da equipe do Paraná.

2013- São Paulo e Bahia repetem a final da 1ª edição. Com a participação de 16 equipes, tendo 6 equipes paulistas, pela 1ª vez as 4 equipes grandes de São Paulo fizeram as quartas de finais (Corinthians X Palmeiras e Santos X São Paulo) e uma das semifinais (Palmeiras X São Paulo), sendo que a equipe do São Paulo chegou na final contra a forte equipe do Bahia, repetindo a final da 1ª edição realizada em 1991 e novamente a equipe paulista levou a melhor depois de um jogo disputadíssimo tendo o empate de 1 x 1 no jogo e 4 x 2 nos pênaltis, fazendo do São Paulo trícampeão, igualando-se a Juventus e Cruzeiro.

2014- São Paulo e Corinthians repetem a final da 2ª edição. Neste ano a Copa contou com a volta do tricampeão Cruzeiro que não participava desde 2010. São Paulo e Corinthians repetiram a final de 1992 e o São Paulo tornou-se a equipe com mais títulos na competição (quatro no total). Novamente a decisão se deu por pênaltis tendo um placar de 5 x 4 para a equipe tetracampeã, após empate de 0 x 0 no tempo normal e na prorrogação. As duas equipes fizeram campanhas parecidas na competição, tendo quatro vitórias e dois empates sem gols. A defesa menos vazada foi Corinthians e o artilheiro foi Fabrício, também do Timão, com quatro gols anotados.

2015 - FLAMENGO CONQUISTA O TÍTULO PELA PRIMEIRA VEZ EM VOTORANTIM

Depois de um vice campeonato conquistado em 1999 a equipe do Flamengo é a campeã da 20ª Copa Brasil de Futebol Infantil de Votorantim. O título veio ao vencer o Grêmio pelo placar de 1 a 0, numa partida bastante disputada no Estádio

Municipal “Domenico Paolo Mettidieri”. Numa partida bastante movimentada as duas equipes trataram de ir ao ataque, com os dois lados criando chances claras de gols, mas a primeira etapa terminou em empate sem gols. Na segunda etapa os técnicos mexeram e deixaram os times ainda mais ofensivo, mas que encontrou o caminho do gol foi o Flamengo aos 20 minutos jogados da etapa complementar. O rápido atacante Joarley recebeu lançamento, viu o goleiro do Grêmio adiantado e deu um toque sútil que acabou nos fundos da rede.

Já o Flamengo era o grande favorito. Os cariocas que conquistaram o título da competição marcaram treze gols e sofreram cinco. O time tem ainda a o artilheiro do torneio, o camisa onze Vinícius (destaque da competição) com seis gols e ficou também com o troféu Fair Play e o goleiro Victor Hugo, com o troféu de menos vazado.

2016- São Paulo é Penta-campeão

Em busca do pentacampeonato e do bicampeonato, respectivamente, São Paulo e Coritiba se enfrentaram na final da 21ª Copa Brasil de Futebol Infantil de Votorantim. Maior campeão da competição de Votorantim, com quatro títulos, o São Paulo veio embalado após golear o Sport na semifinal, por 5 a 0. O Tricolorzinho tem 100% de aproveitamento e obteve cinco vitórias. O time tem a melhor defesa e o melhor ataque da competição, com 16 gols feitos e apenas três sofridos. Na primeira fase, o time passou pelo Grêmio por 3 a 1, Botafogo/RJ por 4 a 0 e Goiás por 3 a 2. Nas quartas, venceu o Flamengo por 1 a 0 e na semifinal o Sport. Já o Coritiba também não soube o que é perder na competição. O time fechou a primeira fase com o melhor ataque da competição, com 12 gols. O time goleou o Corinthians por 6 a 3, passou pelo Flamengo por 4 a 1 e empatou com o Vitória por 2 a 2. Na fase do mata a mata, o time do Paraná mostrou que tinha se preparado para chegar à final e conseguiu a classificação com duas vitórias na cobrança de pênaltis, brilhando a estrela do goleiro Emerson. Nas quartas, o Coritiba saiu perdendo para o Botafogo e chegou ao empate com Nicolas (1 a 1). Nos pênaltis, o Coritiba levou a melhor por 3 a 2. Na semifinal, contra o Internacional, o roteiro voltou a se repetir. O Inter saiu na frente e Nicolas empatou por Coxa (1 a 1). Nas penalidades, o Coritiba levou a melhor e garantiu-se na final. Na final, num jogo de muitos gols, o São Paulo tornou-se penta campeão vencendo por 4 x 3 o Coritiba.

2017- Flamengo é Bí

O primeiro título do ano para o Flamengo saiu no sub-15. Jogando na manhã do dia 22/01/17, o Fla bateu o Palmeiras por 1 a 0 e sagrou-se bicampeão da Copa Brasil de Futebol Infantil em Votorantim, em jogo no estádio Domenico Paolo Metidieri. O gol da conquista foi marcado pelo camisa 11, Lázaro aos 12 minutos do segundo e decretou a vitória do Mengão. O Rubro-Negro conquistou o bicampeonato da Copinha sub-15, com direito ao melhor ataque, com 12 gols marcados. Melhor defesa, sofrendo apenas dois e, também, com o artilheiro do torneio, Vitor Hugo, com 4 gols anotados.

Galeria dos Campeões

Ano Campeão Vice

1991 São Paulo F.C. E.C. Bahia

1992 São Paulo F.C. S.C. Corinthians Paulista

1998 C. A. Juventus São Paulo F. C.

1999 C. A. Juventus C. R. Flamengo

2000 E. C. Vitória Grêmio Foot Ball Porto Alegrense

2001 C. A. Juventus Cruzeiro E. C.

2002 Cruzeiro E. C. S. C. Corinthians Paulista

2003 S. C. Corinthians Paulista Seleção de Votorantim

2004 S. C. Corinthians Paulista S. C. Internacional

2005 Cruzeiro E. C. S. C. Corinthians Paulista

2006 Cruzeiro E. C. S. C. Internacional

2007 C. Atlético Paranaense Cruzeiro E. C.

2008 Grêmio Foot Ball Porto Alegrense São Paulo F.C.

2009 S. C. Internacional Fluminense F.C.

2010 Grêmio Foot Ball Porto Alegrense S.E. Palmeiras

2011 S.C. Internacional Fluminense F.C.

2012 Coritiba Football Club Grêmio Foot Ball Porto Alegrense

2013 São Paulo F.C. E.C. Bahia

2014 São Paulo F.C. S. C. Corinthians Paulista

2015 C. R. Flamengo Grêmio Foot Ball Porto Alegrense

2016 São Paulo F.C. Coritiba Football Club

2017 C. R. Flamengo S.E. Palmeiras

Equipes Participantes

Votorantim – SP

Sport Club Corinthians Paulista – SP

São Paulo Futebol Clube – SP

Sociedade Esportiva Palmeiras – SP

Goiás Esporte Clube _ GO

Coritiba Foot Ball Club - PR

Esporte Clube Bahia - BA

Esporte Clube Vitória – BA

Grêmio Foot Ball Porto Alegrense – RS

Sport Club Internacional – RS

Clube Atlético Mineiro – MG

Cruzeiro Esporte Clube- MG

Clube de Regatas Flamengo - RJ

Botafogo de Futebol e Regatas – RJ

Figueirense Futebol Clube – SC

Sport Club do Recife - PE

23ª COPA BRASIL DE FUTEBOL INFANTIL – VOTORANTIM 2018

GRUPO A GRUPO B GRUPO C GRUPO D 1- Votorantim - SP 1- Corinthians – SP 1- São Paulo - SP 1- Palmeiras – SP 2- Cruzeiro – MG 2- Botafogo – RJ 2- Atlético - MG 2- Flamengo – RJ 3- Coritiba - PR 3- Internacional – RS 3- Figueirense – SC 3- Grêmio – RS 4- Vitoria - BA 4- Goiás - GO 4- Bahia - BA 4- Sport - PE TABELA DA 1ª FASE 1ª R O D A D A - DIA 11 DE JANEIRO DE 2.018 – QUINTA-FEIRA Horário Local Jogo 20:00 h Estádio Sel. Votorantim – SP X Cruzeiro - MG

1ª R O D A D A - DIA 12 DE JANEIRO DE 2.018 – SEXTA-FEIRA Horário Local Jogo 08:30h Estádio Coritiba – PR X Vitoria – BA 10:00h Estádio Internacional – RS X Goiás - GO 11:30h Estádio Corinthians – SP X Botafogo – RJ 15:30h Estádio São Paulo - SP X Atlético – MG 17:00h Estádio Figueirense – SC X Bahia – BA 18:30h Estádio Grêmio - RS X Sport – PE 20:00h Estádio Palmeiras – SP X Flamengo – RJ

2ª R O D A D A - DIA 13 DE JANEIRO DE 2.018 – SÁBADO Horário Local Jogo 08:30h Estádio Cruzeiro - MG X Vitoria – BA 10:00h Estádio Sel. Votorantim – SP X Coritiba – PR 11:30h Estádio Corinthians – SP X Internacional – RS 14:00h Estádio Botafogo – RJ X Goiás - GO 15:30h Estádio São Paulo - SP X Figueirense – SC 17:00h Estádio Atlético – MG X Bahia – BA 18:30h Estádio Flamengo – RJ X Sport – PE 20:00h Estádio Palmeiras – SP X Grêmio - RS

3ª R O D A D A - DIA 14 DE JANEIRO DE 2.018 – DOMINGO Horário Local Jogo 08:30h Estádio Coritiba – PR X Cruzeiro - MG 10:00h Estádio Vitoria – BA X Sel. Votorantim – SP 11:30h Estádio Goiás - GO X Corinthians – SP 14:00h Estádio Internacional – RS X Botafogo – RJ 15:30h Estádio Bahia – BA X São Paulo - SP 17:00h Estádio Figueirense – SC X Atlético – MG 18:30h Estádio Grêmio - RS X Flamengo – RJ 20:00h Estádio Sport – PE X Palmeiras – SP

QUARTAS DE FINAIS - DIA 16 DE JANEIRO DE 2.018 –TERÇA-FEIRA Grupo Horário Local Jogo E 18:30 Estádio 1º A – X 2º C –

F 20:00 Estádio 1º C – X 2º A –

QUARTAS DE FINAIS - DIA 17 DE JANEIRO DE 2.018 –QUARTA-FEIRA Grupo Horário Local Jogo G 18:30 Estádio 1º B – X 2º D –

H 20:00 Estádio 1º D – X 2º B -

SEMIFINAIS - DIA 19 DE JANEIRO DE 2.018 – SEXTA-FEIRA Grupo Horário Local Jogo I 18:30 Estádio Venc. E - X Venc. H -

J 20:00 Estádio Venc. F - X Venc. G -

FINAL - DIA 21 DE JANEIRO DE 2.018 – DOMINGO Disputa Horário Local Jogo Final 09:30 Estádio Venc. I - X Venc. J -

A L O J A M E N T O S Equipes: Goiás, Grêmio, Palmeiras e Sport EMEF “Prof. Abimael Carlos de Campos” - Av. Luís do Patrocino Fernandes, 631 – Vila Dominguinho - Fone: (15) 3243.1990 Diretora: Alessandra Coordenadores: João Paulo / Gabriela Cruz- manhã Lucas / Netão - tarde-noite

Equipes: Atlético Mineiro, Votorantim, Corinthians e Internacional EMEIEF “Prof.ª. Helena Pereira de Moraes” - Av. Ver. Newton Vieira Soares, 291 – Centro - Fone: (15) 3243.0811 - 3243.1167 Diretora: Francine Coordenadores: Alemão / Anderson – manhã Willian / Luiz Gabriel – tarde-noite

Equipes: Coritiba, Flamengo, São Paulo e Vitória. EMEIEF “Prof.ª. Lucinda R. Pereira Ignácio” - Rua Hortência Maciel de Camargo, 154 – Morumbi - Fone: (15) 3243.3663 Diretor: Osvaldo Coordenadores: Suzana / Ozzy – manhã Gabriela de Paula / Guilherme – tarde-noite

Equipes: Bahia, Cruzeiro, Figueirense e Botafogo

EMEF “Prof.ª. Edith Maganini” - Rua Coronel João Carlos de Campos, 359 – Vossoroca – Fone: (15) 3243-1533 Diretor ou responsável: Clea Coordenadores: Beto / Thiago Passos – manhã Marisa / Thiago Macena – tarde-noite

 Telefones Úteis 

Emergência Água e Esgoto 3353-8600 Energia Elétrica 0800-102570 Policia Militar 190 SAMU 192 Ambulância branca 3353-8726 Corpo de Bombeiros 193

Serviços Águas de Votorantim (Água e Esgoto) 0800-774-0800 Coleta de Lixo 3353-8600

Segurança 1ª Companhia da Policia Militar 3343-3888 40º Batalhão da Policia Militar 3243-1857 Delegacia Central de Policia 3243-1361 Secret. de Mobilidade Urbana e Guarda Patrimonial 3353-8566

Transporte Ponto de Táxi – Rua Segundo Lopes Carmona 3243-1101 Ponto de Táxi – Rua Paula Ney 3243-1976

Saúde Pronto Atendimento (P.A.) 3243-1244 Hospital Municipal Dr. Lauro Fogaça 4009-8800 Hospital Santo Antonio 2101-0001

Hotéis Hotel Clarisma – R. Maria Augusta Bauch, 100 - Centro 3247-3423 Hotel Bela Vista – R. Noé Carlos de Campos, 80 – P.B. Vista 3018-9575 Hotel Salimas – Rod. Raposo Tavares – KM 99 3224-2303

Prefeitura de Votorantim 3353-8533 Secretaria de Desporto 3243-1519 Cermag 3243-2302

R E L A Ç Õ E S

D E

A T L E T A S

EQUIPE: VOTORANTIM ______RELAÇÃO NOMINAL / ATLETAS Nº T/R NOME COMPLETO DT. NASC. APELIDO RG 1 Caio Pires dos Santos Rosa 03/03/2003 Caio 56841248-5 2 Lorran Andrey Faense Puente 18/05/2003 Saci 57033558-9 3 Matheus Kauã Antunes 19/07/2003 Negão 58638516-2 4 Davi Simeão Norberto de Souza 03/01/2003 Davi 59220120-x 5 Pedro Henrique Xavier Barbosa 09/03/2003 Pedro 54191311-6 6 Vinicius Paulino de Lima 24/04/2003 Vinicius 54917378-x 7 Moisés Felipe Prado Sant´anna 18/12/2003 Moisés 39601680-7 8 Giovani Boccardo Ruiz 11/07/2003 Zizao 54505561-1 9 Murilo Vinicius de Oliveira 20/01/2003 Murilo 50087380-x 10 João Paulo de Oliveira Silva 04/02/2003 Paulinho 58191500-8 11 Lucas Macedo 21/10/2003 Macedo 39052281-8 12 Deivid Vidal de Oliveira 26/06/2003 Li 56758132-9 13 Gustavo Henrique Rodrigues dos Santos 03/08/2003 Gustavo 54669533-4 14 Vitor Hugo de Camargo Andrade 09/03/2003 Vitor 54846185-5 15 Renan Callegari Ramos 09/03/2003 Calega 56135563-0 16 Henry Ian Estevam Calbenty da Silva 29/05/2003 Henry 62141610-1 17 Leonardo Silveira de Camargo 24/02/2003 Leo 50037797-2 18 Ryan Moreira de Oliveira 30/04/2003 Ryan 57931455-8 19 Giovanni Fratoni Barros 07/03/2003 Gi 54431729-4 20 Nathan Lamberti 29/06/2003 Nathan 55188414-9 T - TITULAR / R - RESERVA NOME COMPLETO / DELEGAÇÃO FUNÇÃO APELIDO RG 1 Vinicius Ferreira Antonio Técnico e Preparador FísicoFerreira 33481426-1 2 Kaio Roberto Gomes Balthazar Auxiliar Técnico Kaio 27637932-9 3 Ivan Justino da Silva Preparador de GoleirosIvan 35202124-x 4 Anderson Rodrigo Moraes Massagista Ander 33417238-x 5 6 7 8 9 10 PERMITIDO ASSINALAR 5 FUNÇÕES PARA COMPOR O BANCO DE SUPLENTES.

OS NOMES CONTIDOS NA RELAÇÃO NOMINAL DÃO A SEDESP TODOS OS DIREITOS DO USO DE MÍDIA,

PODENDO SER USADOS POR TERCEIROS, COM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO.

ASSINATURA DO RESPONSÁVEL

(AS INFORMAÇÕES NESTA FICHA, SERÃO DE INTEIRA

RESPONSABILIDADE DO ATLETA OU RESPONSÁVEL E DO DIRETOR QUE ASSINOU. CARIMBO DA EQUIPE

SPORT CLUB EQUIPE: INTERNACIONAL

______

RELAÇÃO NOMINAL / ATLETAS Nº T/R NOME COMPLETO DT. NASC. APELIDO RG 1,00 T LORENZO SAVEGNANGO PIGATTO 28/02/2003 LORENZO 1100438041 SSP/RS 2,00 T RUAN CASAGRANDE CARVALHO 22/03/2003 RUAN 6119547773SSP/RS 3,00 T LUÍS RODRIGO NUNES NASCIMENTO 07/01/2003 LUIS 2120859935 SSP/RS 4,00 T KAUAN FARIA GOMES 07/04/2003 KAUAN 6.656.475 SSP/SC 5,00 T VINICIUS DA SILVA SANTOS 21/07/2003 VINICIUS 9119938471 SSP/RS 6,00 T EDÍLSON GONÇALVES 13/02/2003 EDÍLSON 6120718371 SSP/RS 7,00 T IGOR GABRIEL FURTADO GONDIM 11/02/2003 IGOR 7789642 SSP/PA 8,00 T ROBSON RIBEIRO FRAGA 29/09/2003 ROBSON 8127956434 SSP/RS 9,00 T DENZEL NOGUEIRA DAMASCENO 20/01/2003 DENZEL 54.370366-6 SSP/RS 10,00 T DIEGO NUNES GUTERER 22/06/2003 DIEGO 1112662083 SSP/RS 11,00 T MATIAS VANES DA SILVA 20/01/2003 MATIAS 3114646536 SSP/RS 12,00 R DAVI NATÃ CARNEIRO CORASSA 26/06/2003 DAVI 1127164513 SSP/SC 13,00 R JOÃO LUCAS CHAGAS MATOS 25/05/2003 PELOTAS 9118226936 SSP/RS 14,00 R JOÃO VITOR DA SILVA VILA VERDE 14/03/2003 VILA 8118661837 SSP/RS 15,00 R RICARDO HENRIQUE LIPPEL SPENGLER 19/04/2003 RICARDO 5.453.993 SSP/SC 16,00 R LUIZ ANTÔNIO BERNARDO NATÁRIO 02/02/2003 LUIZ 28.963.655-7 SSP/RJ 17,00 R EDUARDO TREVISAN 07/01/2003 EDUARDO 2119482509 SSP/RS 18,00 R GABRIEL EDUARDO STEVANATO DE OLIVEIRA 15/09/2003 RONDÔNIA 8134302275 SSP/RS 19,00 R ENZO BIZZOTTO COSTA 30/04/2003 ENZO 9110659878 SSP/RS 20,00 R MATEUS CHECCHINI MULLER 25/02/2003 MATEUS 2119629117 SSP/RS T - TITULAR / R - RESERVA NOME COMPLETO / DELEGAÇÃO FUNÇÃO APELIDO RG 1,00 ARIEL LANZINI DA SILVA TREINADOR ARIEL 3094699489 SSP/RS 2,00 MARCUS VINICIUS NOBRE PREP. FÍSICO KINHO 6053033798 SSP/RS 3,00 JEAN MAITO RAGNINI MÉDICO JEAN 1062917347 SSP/RS 4,00 REGINALDO MENEZES DE JESÚS MASSAGISTA RÉGIS 4095866168 SSP/RS 5,00 JOSÉ CARLOS DE MATTOS PEREIRA JÚNIOR PREP. GOLEIROS ZÉ 5074057761 SSP/RS 6,00 CLAITOM RODRIGUES DA SILVA SUPERVISOR CLAITOM 1064415035 SSP/RS 7,00 GUILHERME OSORIO DIRETOR GUILHERME 5019803963 SSP/RS 8,00 FELIPE ZILIO FUTCENTER ZILIO 8083266281 SSP/RS 9,00 PAULO LUCIANO RIBEIRO LEÃO ROUPEIRO LEÃO 5061659743 SSP/RS 10,00

PERMITIDO ASSINALAR 5 FUNÇÕES PARA COMPOR O BANCO DE SUPLENTES.

EQUIPE: CLUBE ATLÉTICO MINEIRO RELAÇÃO NOMINAL / ATLETAS Nº T/R NOME COMPLETO DT. NASC. APELIDO RG 1 Vinícius Oliveira da Purificação 10/09/2003 Vinícius 3.374.938-SSP-DF 2 João Henrique Souza da Silva 20/04/2003 João Henrique MG-21.873.977 3 Lucas Costa Duarte Fernandes 28/03/2003 Lucas Costa 6252929-SSP-GO 4 Marcos Vinicius Correa Silva 23/09/2003 Marcão MG-20.524.683 5 Alexandre Lopes Gomes 17/01/2003 Alexandre MG-19.644.476 6 Cauã Faria Rodrigues 05/05/2003 Cauã Faria MG-20.284.700 7 Diego Rodrigues Mendes 06/02/2003 Diego MG-20.775.745 8 Emanuel Pereira dos Santos 22/06/2003 Emanuel 3795700-7-SSP-AL 9 Bob Clifen Magalhães Franca 24/01/2003 Bob 6798926-PC-GO 10 Guilherme Almeida Cavalcante 24/02/2003 Guilherme 39.730.071-2-SSP-SP 11 Carlos Henrique Silva Gama 29/03/2003 Japa 3909238-0-SEDS-AL 13 Wender Messias Almeida da Silva 11/04/2003 Wender MG-19.999.177 14 Wendel Hudson da Silva Lima 18/03/2003 Wendel MG-21.394.722 15 Cauã Pereira Coelho 23/08/2003 Cauã Pereira MG-18.586.252 16 Pedro Araújo Monteira Martins Rocha 27/02/2003 Pedro MG-19.780.241 17 Kawan Farias Camilo 02/05/2003 Kawan MG-20.432.058 18 Gustavo Sudário Martins 08/02/2003 Gustavo 6529119-SSP-GO 19 Francisco de Assis Rapozo Neto 21/03/2003 Francisco MG-21.730.019 20 João Felipe Batista dos Santos 12/11/2003 João Felipe MG-21.323.841 21 Gabriel Henrique Arrais da Silva 24/03/2003 Gabriel 3.718.591-SSP-DF T - TITULAR / R - RESERVA NOME COMPLETO / DELEGAÇÃO FUNÇÃO APELIDO RG 1 Luiz Gonzaga Neto Supervisor Luiz MG-11.169.992 2 Helberte Barbosa Treinador Helberte MG-3.600.009 3 Renato Guimarães Pre. Físico Renato MG-10.146.838 4 Cristóvão Oliveira Aux. Técnico Cristóvão MG-6.771.529 5 Anderson Valiñas Aux. Técnico Anderson 012331-G/MG 6 João Serqueira Fernandes Medico João MG-10.363.776 7 Vitor Andrade Reis Fisioterapeuta Vitor MG-15.220.098 8 Marcilio Rodrigues Trei. De Goleiros Marcilio M-614.418 9 Adenilson dos Santos Massagista Dedé MG-4.345.056 10 Gilvan Filipe Roupeiro Gilvan MG-16.760443 PERMITIDO ASSINALAR 5 FUNÇÕES PARA COMPOR O BANCO DE SUPLENTES.

OS NOMES CONTIDOS NA RELAÇÃO NOMINAL DÃO A SEDESP TODOS OS DIREITOS DO USO DE MÍDIA,

PODENDO SER USADOS POR TERCEIROS, COM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO.

ASSINATURA DO RESPONSÁVEL

(AS INFORMAÇÕES NESTA FICHA, SERÃO DE INTEIRA

RESPONSABILIDADE DO ATLETA OU RESPONSÁVEL E DO DIRETOR QUE ASSINOU. CARIMBO DA EQUIPE