RELATÓRIO SEMANA DIREITOS HUMANOS DO MERIDIONAL

I – APRESENTAÇÃO

Versa o presente relatório sobre as atividades desenvolvidas na SEMANA DE DIREITOS HUMANOS DO AGRESTE MERIDIONAL, realizada naquela região no período compreendido entre os dias 23 a 27 de abril de 2012.

II – CONTEXTUALIZAÇÃO

A Região de Desenvolvimento Agreste Meridional está localizada no sudeste de , limitando-se com o estado de e com as RD Mata Sul, Agreste Central e Sertão do Moxotó.

Sua população de 645.129 habitantes, conforme estimativa do IBGE para o ano de 2009,corresponde a 7,32% da população de Pernambuco, e sua área de 10.756,46Km², equivale a 10,94% da área do Estado, o que representa uma densidade demográfica de 59,98 hab/Km².

Esta RD é composta por 26 municípios: Águas Belas, , , Brejão, Buíque, Caetés, Calçado, , , Correntes, , Iati, Itaíba, , , Jurema, , Lajedo, , , Pedra, Saloá, São João, , e . Dentre eles, destaca-se Garanhuns, cidade de maior hierarquia funcional, distando 229 km da capital .

As atividades agrícolas e pecuárias, o comércio, o turismo, o artesanato e a floricultura, são expressões econômicas na região. Com a implantação da indústria Perdigão/Batavo no município de Bom Conselho, esta região potencializará cada vez mais a característica de polo leiteiro do Estado.

As semanas de direitos humanos se inserem no planejamento da SEJUDH no eixo “articulação da política de direitos humanos 1”, dentro do escopo maior que é o de interiorizar a referida política pública; é anterior e complementar ao eixo da “estruturação da política”, executado por meio dos Centros de Referência.

Equipamentos da SEJUDH SEDAS SERES SEDSDH na 02 CEAPAS 31 CRAS/02 CREAS Centro Prisional de Buíque/Centro 02 Procons 131 instituições no SIGAS de Ressocialização do Agreste

1 Neste item estão situadas as ações no Governo Presente, os Seminários Estaduais, a Mostra de Cinema e Direitos Humanos e a II Jornada Estadual dos Direitos Humanos. Estas ações almejam articular outros elementos à temática dos direitos humanos, distanciando-a do corriqueiro debate em torno das violações e de um reiterado 'sentimento' pessimista e/ou de ausências do Estado, para agregar outras perspectivas para promover os direitos junto à população, como o elemento da cultura, por exemplo. região III - INTRODUÇÃO

Neste sentido, as semanas tem como público os vários membros da rede de promoção e defesa dos direitos humanos, composta de por diversos agentes do Estado (juízes, promotores, defensores públicos, conselheiros – de direitos e tutelares, servidores municipais e estaduais, das mais diversas áreas – saúde, educação, assistência, segurança pública, etc.), assim como militantes e defensores de direitos humanos, oriundos do campo da sociedade civil organizada.

Estas ações constaram no planejamento individual de cada Gerência/Programa da secretaria para 2012, inobstante, a reunião das mesmas num único período almejou favorecer a otimização do tempo, dos recursos e ainda fornecer, para os membros da aludida rede, uma visão mais coesa e integral das áreas de intervenção da SEJUDH, no esteio da indivisibilidade e interdependência dos direitos humanos.

Ao término de cada semana, a proposta de culminância estabeleceu a retomada dos seminários regionais sobre o SEPP - Sistema Estadual de Proteção à Pessoas(em 2011 foram realizados 9 seminários que reuniram 1.112 pessoas). Outrossim, agora com foco no PNDH III, com vistas à aprofundar o conhecimento do plano e lançar, em perspectiva, a atualização do congênere estadual, datado de 1999.

Após a definição da agenda geral das semanas de direitos humanos, as equipes passaram a se ocupar da formatação das ações, as quais teriam como escopo fortalecer a rede de promoção e defesa dos direitos humanos de Pernambuco através de duas linhas de intervenção, quais sejam:

1. A formação/capacitação de seus agentes, através de Oficinas, rodas de diálogo, debates e reuniões, bem como através do próprio Seminário Regional; 2. Articulação dos parceiros em torno dos serviços disponibilizados pelo Governo do Estado, os quais fortalecem o atendimento à população e disseminam práticas de respeito aos direitos humanos mais integrais, haja vista a complexidade das situações atualmente enfrentadas no estado e, ainda, em consonância com a repartição das competências, previstas na Constituição Federal de 1988.

IV – DAS ATIVIDADES

23 de abril de 2012

Deslocamento das equipes da SEJUDH para a região e início das articulações in loco, na sede da Prefeitura de Garanhuns (casa dos conselhos e secretaria de direitos humanos da cidade).

24 de abril de 2012

ATIVIDADE: Reunião com Prefeito de Garanhuns/PE. OBJETIVO: Reiterar convite para o X Seminário Regional, discutir a implantação do Centro de Referência em Direitos Humanos do Agreste Meridional e do Conselho Municipal de Direitos Humanos. LOCAL: Prefeitura Municipal. PÚBLICO: Dr. Luís Carlos de Oliveira, Prefeito de Garanhuns; Dr. Alfredo de Goés Neto, Secretário Municipal de Direitos Humanos; Secretário Executivo de Justiça e Direitos Humanos da SEDSDH, Paulo Moraes; Pedro Pinheiro e Graça Melo, Equipe de Articulação; equipe da CEAPA local. BREVE DESCRIÇAO : A reunião teve o objetivo de reiterar o convite já formulado por Ofício no sentido do Prefeito tomar parte da abertura do X Seminário Regional, bem como informá-lo da agenda da semana naquele município. Foi tratado ainda da implantação do CRDH na cidade, para atendimento a toda a região, acerca do qual foi sugerido como local para funcionamento o novo prédio do Expresso Cidadão/SAD/Governo do Estado. O prefeito aceitou o convite para o seminário e se comprometeu a prestar todo apoio ao centro. Sobre o Conselho Municipal, informou que irá estudar o assunto. O caso dos 'canibais' também foi abordado, o Prefeito Luís Carlos informou do atendimento à criança encontrada na residência dos mesmos, e foi informado que a equipe do CEAV irá atender os mesmos. ENCAMINHAMENTOS: Encaminhar relatório da semana. Retomar o tema do conselho municipal de direitos humanos por ocasião da inauguração do CRDH (pré-agenda: julho/2012).

ATIVIDADE: Reunião com Vereadores de Garanhuns/PE. OBJETIVO: Informar das atividades da Semana e da implantação do CRDH do Agreste Meridional em Garanhuns. LOCAL: Câmara Municipal de Garanhuns. PÚBLICO: 10 Vereadores de Garanhuns e público presente na sessão (cerca de 30 pessoas). BREVE DESCRIÇAO: Conforme articulação prévia, a sessão ordinária foi suspensa, para que o Secretário Executivo de Justiça e Direitos Humanos da SEDSDH, Paulo Moraes, informasse as atividades da semana na região, bem como da implantação do CRDH. Na ocasião, 02 vereadores solicitaram a palavra para parabenizar a iniciativa, assim como para consignar o apoio da casa aos eventos e ao CRDH. ENCAMINHAMENTOS: Encaminhar relatório da semana para os vereadores e convite para a inauguração do CRDH.

ATIVIDADE: Reunião com Gestores da AIS 18. OBJETIVO: Reforçar a articulação dos programas da SEJUDH junto aos órgãos operativos da SDS, bem como identificar novas parcerias entre as secretarias. LOCAL: AESGA. PÚBLICO: Delegado Regional, representante do CBMPE e equipe CEAPA. BREVE DESCRIÇAO: Esta reunião teve o objetivo de aproximar as ações da SEJUDH/SEDSDH com as desenvolvidas pelos órgãos operativos da SDS na região, com vistas à prevenção da violência. Na ocasião, os vários serviços foram apresentados, assim como as possibilidades de atuação conjunta. Os representantes da SDS trouxeram ainda um retrato do contexto em que atuam, onde tem sido comum situações de desacato (o que contou com a concordância da equipe técnica da CEAPA local) e onde o índice de CVLI iniciou o mês de forma muito tranquila, mas com o episódio dos “canibais” foi elevado de forma significativa. A equipe da CEAPA local apresentou novas possibilidades de atuação conjunta, razão pela qual participará da próxima reunião dos gestores agendada para maio. ENCAMINHAMENTOS: Oficiar o Gestor da Polícia Civil para convidar a equipe da CEAPA local para reunião de planejamento.

ATIVIDADE: Reunião com a Sociedade Civil OBJETIVO: Prestação de contas de 2011 e diálogo com as representações da sociedade civil da região. LOCAL: Auditório da ITF de Garanhuns/PE. PÚBLICO: 10 representantes de instituições da sociedade civil local. BREVE DESCRIÇAO: Após apresentação de todos, a reunião teve início com a apresentação da proposta das semanas, bem como do CRDH. Em seguida, foi o momento para algumas intervenções dos presentes, muitas relacionadas ao funcionamento do centro de referência. Na sequencia, todos foram convidados para o seminário, cuja importância foi ratificada pelos presentes. ENCAMINHAMENTOS: Convidar o grupo para o seminário de inauguração do CRDH.

ATIVIDADE: Oficina de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. OBJETIVO: Identificar situações de vulnerabilidade e causas de violência na população idosa. LOCAL: CRAS do Município de Buíque/PE. PÚBLICO: 26 pessoas: Conselheiros de Idosos, profissionais de CRAS, CREAS, coordenadoria da mulher, projovem, PETI, secretaria de agricultura, representante da polícia militar e civil. BREVE DESCRIÇAO: A oficina teve como metodologia a exposição de temas sobre direitos humanos e a pessoa idosa, violência e o funcionamento do Ciappi seguida de debates e troca de experiências. ENCAMINHAMENTOS: Estabelecer um canal aberto de diálogo com os municípios estimulando-os a realizar ações continuadas de prevenção e promoção para o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa bem como orientações para o atendimento a esse público específico.

ATIVIDADE: Oficina Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade OBJETIVO: Dialogar sobre gênero, orientação sexual e homofobia na perspectiva dos Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade para o melhor atendimento/acolhimento das demandas da população LGBT do Agreste meridional. LOCAL: Auditório do Centro Administrativo de Garanhuns /PE (Prefeitura). PÚBLICO: 22 participantes, entre profissionais dos CRAS de Heliópolis, Bela Vista, Magano e outros, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de Garanhuns-PE, do Projeto Floreando, da área de Liberdade Assistida, do gabinete da Prefeitura, do Conselho Tutelar, do PETI, do PROJOVEM, da Secretaria de Assistência Social de Garanhuns-PE, da Secretaria de Saúde de Garanhuns-PE e estudantes. BREVE DESCRIÇAO: Facilitou-se um momento rico de diálogo entre a rede de atendimento e encaminhamentos do Agreste meridional, em especial de Garanhuns- PE, com ênfase nas demandas da população LGBT. ENCAMINHAMENTOS: manutenção de espaços de diálogo temáticos com a rede, segmento LGBT e CECH, como e-grupos, formações locais entre outros.

ATIVIDADE: Reunião com Delegado responsável pelo caso dos esquartejadores. OBJETIVO: Apropriação do inquérito do caso para os devidos encaminhamentos junto aos familiares das vítimas e apresentação das ações do CEAV e da GPMC. LOCAL: Delegacia de Garanhuns/PE. PÚBLICO: Delegado e Agentes de Polícia que acompanham o caso. BREVE DESCRIÇÃO: Foram apresentados os programas da SEJUDH especificamente o MEDIAÇÂO/ CEAV. Informamos sobre a Semana de Direitos Humanos em Garanhuns. O objetivo de nossa visita foi nos colocar enquanto SEJUDH à disposição os serviços de atendimento as famílias das vitimas. Obtivemos informações pontuais sobre o inquérito e solicitamos contato das famílias para acompanhamento e encaminhamentos necessários dos serviços CEAV. ENCAMINHAMENTOS: Visitas as famílias das vitimas, para oferecimento do serviço, com vistas ao atendimento e acompanhamento dos mesmos.

ATIVIDADE: Visita a família das vitimas dos esquartejadores de Garanhuns disponibilizando os serviços de atendimento para família. PÚBLICO: Familiares das 02 Vítimas da cidade. OBJETIVO: Realização de atendimento, sendo disponibilizados os serviços que a SEJUDH através do CEAV. DESCRIÇAO: ENCAMINHAMENTOS: Elaborar documento para os serviços municipais de Assistência Social solicitando o acompanhamento imediato as famílias e possibilitar a garantia de outros direitos como: documentação, situação do Programa Bolsa Família demandas. Como também apoio psicossocial.

ATIVIDADE: Visita do Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos ao Fórum de Itaíba. OBJETIVO: A equipe técnica do PEPDDH realizou visita ao Fórum de Itaíba com o objetivo de sensibilizar a rede jurídica. DATA/LOCAL: 24/04/12, Fórum de Itaíba/PE. PÚBLICO: (2) participantes: Promotor de Justiça da comarca de Itaíba, o Sr. Marcelo Tebt, e o Delegado da Polícia Civil de Itaíba, o Sr. Rivelino. BREVE DESCRIÇÃO: A equipe técnica do PEPDDH realizou visita ao Fórum de Itaíba com o objetivo de sensibilizar a rede jurídica, momento que contou com a presença do Promotor de Justiça da comarca de Itaíba, o Sr. Marcelo Tebt, e do Delegado da Polícia Civil de Itaíba, o Sr. Rivelino. É válido salientar que o Juiz da Comarca, Dr. Evandro Cabral de Melo, não estava presente no referido encontro devido à realização de um curso que estava participando fora do país. A equipe técnica apresentou o objetivo da Semana de Direitos Humanos, ao mesmo tempo em que realizou um breve histórico da atuação do Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos – PEPDDH, mencionando que o referido programa possui cinco defensores residentes no município de Itaíba. O Dr. Marcelo Tebt sugeriu que dentre os procedimentos realizados pela equipe técnica durante o processo de triagem dos pleiteantes ao ingresso no programa fosse acrescentada a investigação dos antecedentes criminais dos pleiteantes, tendo em vista que, segundo a concepção do Dr. Marcelo Tebt, muitos dos defensores de direitos humanos são violadores de direitos. Nesta ocasião colocamos a importância da interlocução dos agentes do estado no que se refere às informações a respeito dos pleiteantes a ingresso no PEPDDH, e também daqueles defensores que já estão inclusos no referido programa. Ficou evidente que o promotor tem várias ressalvas a respeito da atuação dos defensores de direitos humanos, porém não verbalizou especificamente nenhum nome que possa exemplificar a sua desconfiança. O Dr. Marcelo Tebt solicitou maiores informações a respeito da atuação do Provita, tendo em vista que afirmou que há uma demanda no município para este programa, porém considera que os encaminhamentos para ingresso são muito burocráticos, o que muitas vezes impossibilita que o caso passe pelo processo de triagem. Na ocasião a equipe técnica colocou a SEJUDH à disposição do promotor de justiça e do delegado para a realização de posteriores esclarecimentos. Sem encaminhamentos.

25 de Abril de 2012

ATIVIDADE: Visita do CIAPPI aos municípios da região. OBJETIVO: Conhecer a rede local de atendimento à pessoa idosa, apresentação das atividades do Ciappi e mobilização para o seminário de Garanhuns. DATA/LOCAL: 25 e 26 de abril de 2012 nos município de Pedra, Venturosa, Capoeiras, Caetés e Garanhuns. PÚBLICO: Conselheiros de Idosos, secretária de Assistência Social, profissionais de CRAS, CREAS, representante da igreja presbiteriana. BREVE DESCRIÇAO: No município de Pedra a Coordenadora do CREAS promoveu uma reunião à noite do dia 25.04 com os seus técnicos, representantes do CRAS e Conselho do idoso para que pudéssemos expor a proposta do Ciappi e para conhecimento das atividades locais com o público idoso foi uma reunião com grandes perspectivas para realização de futuras parcerias. No dia 26.04 estivemos no município de Venturosa fomos recebidas pela coordenadora do CRAS, em Capoeiras a secretária estava em reunião e não pode nos receber mas foi estabelecido um contato por telefone com a mesma e aproveitamos para conhecer o funcionamento do CRAS; em Caetés fomos recebidas pela secretária de Assistência Social; em Garanhuns tivemos um contato pessoal com a presidente do Conselho Municipal do idoso. ENCAMINHAMENTOS: Estabelecer um canal aberto de diálogo com os municípios estimulando-os a realizar ações continuadas de prevenção e promoção para o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa bem como orientações para o atendimento a esse público específico.

ATIVIDADE: Reunião de trabalho para apresentação do CECH e diálogo sobre demandas LGBT. OBJETIVO: Apresentar o CECH e iniciar diálogo sobre gênero, orientação sexual e homofobia na perspectiva dos Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade para o melhor atendimento/acolhimento das demandas da população LGBT do Agreste meridional. DATA/LOCAL: CRAS de Calçado /PE . PÚBLICO: 26 participantes, entre profissionais profissionais do PETI, CRAS, Educação, Coordenadoria da Mulher, Conselho Tutelar, PROJOVEM, da Secretaria de Assistência Social de Calçado, assessoria de imprensa do município e estudantes. BREVE DESCRIÇAO: Facilitou-se um momento rico de diálogo entre profissionais da saúde, assistência e educação de Calçado com ênfase nas demandas da população LGBT. ENCAMINHAMENTOS: manutenção de espaços de diálogo temáticos com a rede, segmento LGBT e CECH - e-grupos, formações locais entre outros.

ATIVIDADE: Visita a Escola Carolina Guedes de Almeida em Buíque /PE. OBJETIVO : Participar da reunião do CIAPPI. LOCAL : Escola Carolina Guedes de Almeida. PÚBLICO: Membros e lideranças do Conselho do Idoso. BREVE DESCRIÇÃO : Divulgar a ação da CAEL que seria realizada no dia posterior junto ao público do CIAPPI. ENCAMINHAMENTOS: formulado convite para participação na ação.

ATIVIDADE: Visita ao Fórum Dr. Paulo Roma/Buíque. OBJETIVO: Estabelecer parceria junto ao Fórum e identificar a população carcerária em Livramento Condicional Cautelar. LOCAL: Fórum João Carlos Roma PÚBLICO : Assessora da juíza da comarca de Buíque, Valeska Maria. BREVE DESCRIÇÃO : A visita no Fórum teve como objetivo apresentar o trabalho da CAEL e identificar a população carcerária que cumprem pena no Regime Aberto e em Livramento Condicional, onde nos foi fornecido os processos existentes, 33 egressos e liberados (trinta e três no total) onde foram colhidas as informações necessárias. Aproveitamos que lá nos encontrávamos e lançamos a proposta de parceria para a pré- inscrição do CNH Popular, no que foi por eles aceito. ENCAMINHAMENTOS: Cada inscrição feita por eles será encaminhada por e-mail a CAEL. Entregamos o material para a pré-inscrição (camisas, bonés e blocos) e informamos dos requisitos para a referida. Deixamos os contatos para qualquer dúvida.

ATIVIDADE: Reunião com rede Parceira Secretaria de Assistência Social de Garanhuns. OBJETIVO: Fortalecer a Rede Parceira Informar sobre a Semana de Direitos Humanos e apresentar os Programas da SEJUDH /GPMC PÚBLICO: Equipe Técnica dos CRAS: Assistentes sociais, Psicólogos e Educadores. BREVE DESCRIÇÃO: Apresentação dos participantes e da proposta de trabalho da Semana de Direitos Humanos e os serviços que disponibilizamos na GPMC, no intuito de fortalecer nossas parcerias. Solicitamos no momento a parceria especialmente no caso específico que foi atendido pelos nossos serviços. ENCAMINHAMENTOS: Acompanhamento da Assistência social no caso descrito.

ATIVIDADE : A Equipe Técnica do Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos realizou visita ao Fórum do Município de Águas Belas/PE no dia 25 de abril de 2012. OBJETIVO : Sensibilização da Rede Jurídica do PEPDDH. DATA/LOCAL : 25/04/12, no Município de Águas Belas – PE. PÚBLICO : (3) participantes Ministério Público, Magistrado e Delegado de Polícia. BREVE DESCRIÇÃO : A visita ocorreu de maneira muito tranq6uila ao passo que a Equipe Técnica fora muito bem recepcionada pelas instâncias alhures mencionadas. Percebemos o comprometimento do magistrado e sua sensibilização com a temática dos direitos humanos. O magistrado, Dr.Milton Junior está na Comarca há mais de 08 anos e juntamente com o Delegado de Polícia e o Promotor de Justiça conseguem fazer um trabalho bastante proveitoso e com resultados satisfatórios para a população de Águas Belas. Mostrou-se bastante preocupado com o ser humano, independente de condições financeiras e apresentou também suas dificuldades em realizar o trabalho com imparcialidade, uma vez que, o Município sofre com as questões políticas do grupo “Martins”. Infelizmente, o Representante do Ministério Público pediu transferência e vai sair da cidade, deixando o magistrado bem preocupado, pois, segundo ele, é difícil encontrar profissionais sérios e que abraçam a causa. A reunião ocorreu na sala do magistrado com a presença inclusive do tenente que é responsável pela PM na cidade e a equipe Técnica percebeu a interação positiva entre as instâncias. O magistrado e o Delegado de Polícia verbalizaram as dificuldades que o Município enfrenta em relação à saúde, educação etc. e solicitaram, no que for possível, a intervenção do Estado para ajudar a população, que é bastante sofrida. Também verbalizaram a importância da nossa visita e da necessidade de trabalharmos a temática dos direitos humanos com a população, a qual, muitas vezes, não sabe sequer quais são os seus direitos. Ao final da reunião, o Delegado de Polícia convidou a Equipe Técnica para conhecer as instalações da delegacia e conversar um pouco mais sobre o funcionamento do PEPDDH. Também tivemos uma ótima recepção e percebemos o comprometimento do delegado de polícia com as questões da cidade e também preocupado com a redução da criminalidade em razão do Pacto pela Vida. A autoridade policial solicitou informações sobre o funcionamento do PROVITA e questionou o porquê de tanta burocracia para encaminhar os casos, chegando, inclusive, a desistir de encaminhar uma testemunha ao Programa. Repassamos o contato do NAP e nos colocamos à disposição para dirimir a burocracia numa próxima oportunidade. A equipe Técnica Interdisciplinar avalia como muito produtiva a sensibilização da rede jurídica no Município de Águas Belas. Sem encaminhamentos.

26 de Abril de 2012

ATIVIDADE: Visita ao Acampamento Frei Damião/Fazenda Serro Azul OBJETIVO: Conhecer a realidade do acampamento e ouvir os/as trabalhadores rurais. LOCAL: “Fazenda Serro Azul” município de Altinho/PE. PÚBLICO: Cerca de 100 famílias de trabalhadores/as rurais acampados e 03 Lideranças do MST. BREVE DESCRIÇAO: A Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH, através do seu Secretário, Dr. Paulo Moraes, se colocou à disposição para conhecer in loco a realidade vivenciada pelos trabalhadores rurais do Acampamento Frei Damião, localizado nas proximidades da Fazenda Serro Azul, no município de Altinho/PE. Há um agravamento dos conflitos agrários e da violência no campo no estado de Pernambuco nos últimos meses, incluindo-se a citada região. A Fazenda Serro Azul foi palco de dois episódios de despejo forçado, sendo o primeiro em outubro de 2011, e o outro no início do mês de março do corrente ano, tendo ambos resultado em graves violações aos direitos humanos das aproximadamente cem famílias de trabalhadores rurais acampadas. Tem sido rotineira a atuação de “seguranças” contratados pelo proprietário da Fazenda Serro Azul, o Sr. Luiz Reis, que circulam frequentemente armados na região com o objetivo de intimidar e ameaçar os trabalhadores rurais. No dia 23 de março do corrente ano, pistoleiros atiraram contra as famílias acampadas, atingindo duas mulheres e uma criança. Um dia antes da referida data, o trabalhador rural Sr. Eraldo Alves da Silva, foi violentamente espancado pelo Sr. Luiz Reis, que estava acompanhado por quatro seguranças. Ao término da reunião foi possível manter contato com integrantes da PM/PE chamados pelo fazendeiro para verificar a movimentação no acampamento naquele dia, ocasião em que os representantes do Governo apresentaram o contexto local. ENCAMINHAMENTOS: 1. Articulação para cumprimento dos acordos mantidos durante reuniões do MST com as várias secretarias de Governo; 2. Orientações quanto ao resgate dos objetos pessoais (duas motos e um rádio) dos trabalhadores rurais em posse da Polícia Militar de Pernambuco desde a primeira Ação de Despejo ocorrida em 13 de outubro de 2011; 3. Articulação da SEJUDH com a SDS sobre o rodizio do efetivo dos policiais militares do município de Altinho/PE; 4. Acompanhamento dos inquéritos policiais pelo PEPDDH; 5. Articulação entre a SEDSDH/SEJUDH e o Governador do Estado para formalizar a assinatura do convênio que estabelece a desapropriação por interesse social de quinze áreas em conflito iminente no Estado de Pernambuco, dentre elas a Fazenda Serro Azul; 6. Visita ao Delegado de Altinho, para verificar status do inquérito que apura da agressão sofrida por um dos trabalhadores rurais do acampamento.

ATIVIDADE: Visita ao Quilombo Timbó OBJETIVO: Conhecer a realidade da comunidade quilombola LOCAL: “Quilombo Timbó” município de Garanhuns/PE. PÚBLICO: Lideranças do Quilombo e trabalhadores/as rurais acampados. BREVE DESCRIÇAO: Os quilombolas se reuniram na Escola da própria Comunidade. Na oportunidade, o líder Quilombola, Sr. Espedito Ferreira da Silva, apresentou o Secretário Executivo de Justiça e Direitos Humanos e afirmou conjuntamente com a Comunidade a felicidade de recebê-lo no Quilombo, uma vez que, nunca nenhum outro Secretário esteve na Comunidade para visitá-los e nem ouví-los e que àquele momento era muito importante para a história do Quilombo. Os quilombolas falaram das dificuldades enfrentadas no Município, principalmente, o que tange à saúde e educação, políticas públicas bastante deficientes para a população. Relataram que os postos de saúde estão sempre sem medicações; não existe transporte seguro para as crianças se deslocarem para as escolas, utilizando-se ainda Pau-de-Arara; médicos escassos; falta de segurança dentro do próprio Quilombo; CRAS sem funcionar adequadamente etc. Verbalizaram a dificuldade de institucionalizar a condição de Quilombola nas escolas e no próprio Município. ENCAMINHAMENTOS : 1. Articulação com INCRA e demais Instituições diretamente envolvidas com a Regularização das Terras do Quilombo Timbó, objetivando dar celeridade ao Processo; 2. Articulação com a Polícia Militar no sentido de viabilizar as Rondas Policias ao Quilombo no período noturno e nos finais de semana com o objetivo de garantir a segurança da Comunidade Quilombola; 3. Articulação com a Secretaria de Saúde do Município no sentido de viabilizar o atendimento da Comunidade Quilombola de maneira satisfatória; 4. Articulação com as instâncias responsáveis pela distribuição de medicamentos aos Postos de Saúde do Município de Garanhuns/PE; 5. Articulação com a Secretaria de Assistência Municipal para viabilizar o pleno funcionamento do CRAS; 6. Articulações entre a SEJUDH, a CPT e demais órgãos responsáveis pela divulgação da Cultura Quilombola em nosso Estado, especificamente na semana do Festival de Inverno (Garanhuns/PE) oportunidade em que o Município recebe turistas de todos os locais.

ATIVIDADE: Reunião de trabalho para apresentação do CECH e diálogo sobre demandas LGBT. OBJETIVO: Apresentar o CECH e iniciar diálogo sobre gênero, orientação sexual e homofobia na perspectiva dos Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade para o melhor atendimento/acolhimento das demandas da população LGBT do Agreste meridional. DATA/LOCAL: CRAS de Buíque/PE. PÚBLICO: 03 participantes – profissionais do CRAS. BREVE DESCRIÇAO: Facilitou-se um momento rico de diálogo junto ao CRAS de Buíque com ênfase nas demandas da população LGBT. ENCAMINHAMENTOS: manutenção de espaços de diálogo temáticos com a rede, segmento LGBT e CECH - e-grupos, formações locais entre outros.

ATIVIDADE: Palestra sobre direitos e deveres no Regime Aberto OBJETIVO: Orientar as reeducandas quantos aos seus direitos, como divulgar as ações da CAEL na sociedade. LOCAL : Colônia Pública Feminina de Buíque (CPFB) PÚBLICO: 44 reeducandas do semi-aberto e técnicos do setor psicossocial de CPFB - Buíque BREVE DESCRIÇAO : Foi um momento bastante enriquecedor para aquelas mulheres, onde elas puderam refletir sobre os Direitos Humanos, tirar algumas duvidas sobre o Regime Aberto/ Livramento Condicional e conhecer o trabalho da CAEL ENCAMINHAMENTOS : Informamos as reeducandas da parceria fechada entre a CAEL e o Fórum da cidade sobre a CNH Popular. O setor psicossocial se comprometeu em colher às inscrições e repassar ao Fórum para que o mesmo nos envie.

ATIVIDADE: Visita e reunião com instituições parceiras: Conselho Tutelar de Garanhuns, Hospital Perpétuo Socorro, Hospital Infantil de Garanhuns e Delegacia da Mulher OBJETIVO: Fortalecer a rede parceira, Informar sobre a Semana de Direitos Humanos e apresentar os Programas da SEJUDH. LOCAL: vários PÚBLICO: Equipe do Conselho Tutelar, conselheiros e conselheiras tutelares e coordenação, direção e técnicos/as dos hospitais, delegadas e agentes da polícia civil. BREVE DESCRIÇÃO : No decorrer do dia foram visitadas instituições comumente acionadas Apresentação dos participantes e da proposta de trabalho da Semana de Direitos Humanos e os serviços que disponibilizamos na SEJUDH para fortalecer nossas parcerias. Teve interesse das conselheiras tutelares no curso de mediação comunitária de conflitos. Foi sinalizado a proposta e a possibilidade de oficinas de sensibilização da temática.

27 de Abril de 2012

X Seminário Regional de Direitos Humanos: Pernambuco e o PNDH III.

A retomada dos Seminários Regionais de Direitos Humanos iniciados em 2011 com o objetivo de divulgar o Sistema Estadual de Proteção aconteceu ao término desta Semana de Direitos Humanos do Agreste Meridional. Desta vez e ao longo de 2012, sempre ao final das semanas, o tema será o PNDH III e a construção de um novo Plano de Direitos Humanos para Pernambuco, a ser concluído em 2013 .

O X seminário ocorreu nas dependências da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns – AESGA, a qual disponibilizou 5 salas e um auditório com capacidade para 200 pessoas.

Estiveram presente representantes de várias instituições estatais e membros da sociedade civil dos seguintes municípios: Garanhuns, Lajedo, Venturosa, Itaíba, Iati, Correntes, Calçado, Jurema, Paranatama, Angelim, Jupi, São João, Jucati, Pedra, Saloá, Caetés, Tupanatinga, Bom Conselho, Palmeirina, Brejão, , Águas Belas, Capoeiras, Canhotinho, , e Recife, totalizando 215 inscrições sendo 190 participantes.

O Seminário teve início às 8h com o credenciamento, na área exterior do auditório, e com um café da manhã de boas vindas. Enquanto isso no auditório exibiu-se três documentários: a) Lembrar para não esquecer jamais, b) PNDH – 3 e c) Trajetórias dos Direitos Humanos. Na sequencia, a servidora Manina, caracterizada de Maria Mediação fez as boas vindas animando o público com o Cordel dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de autoria de Antônio Carlos Nóbrega.

Em seguida foi composta a mesa de abertura com a presidente do Conselho do Idoso de Garanhuns a Sra. Maria Veloso de Melo, o Prefeito de Garanhuns, o Sr. Luiz Carlos de Oliveira, o Secretário Executivo de Justiça e Direitos Humanos de PE o Sr. Paulo Moraes, o Secretário de Direitos Humanos de Garanhuns o Sr. Alfredo Góes, o comandante da Polícia Militar de Garanhuns o Sr. Major Marcos Aurélio da Silva, o Delegado-Gestor da Polícia Civil o Sr. Glaucos Menck e o Coordenador da Promotoria da Circuncisão do Agreste Marcos Pietro. Destacou-se a parceria entre os poderes estadual e municipal na perspectiva da efetivação dos Direitos Humanos e na criação do Centro de Referência em Direitos Humanos - CRDH em Garanhuns, no mês de maio.

Após as falas a Mesa foi desfeita e o secretário Paulo Moraes realizou a Conferência Magna acerca do Plano Nacional de Direitos Humanos III promovendo, em seguida, um debate com os participantes. Ao término da Conferência, os participantes foram orientados a se dividirem em quatro grupos. Nos mesmos, desenvolveu-se a apresentação, reflexão e o debate sobre o PNDH, que perduraram até as 16h quando cada grupo apresentou suas recomendações e responsabilidades na plenária.

ENCAMINHAMENTOS: a) Formação do E-grupo em Direitos Humanos; b) Sistematização das recomendações para ser enviada aos participantes e c) Divulgação das ações e programas da SEJUDH a população.

V – REPERCUSSÃO NA IMPRENSA REGIONAL

O trabalho da assessoria de comunicação teve início com a elaboração, supervisão e monitoramento das criações publicitárias referentes as Semanas, quais sejam: Cartazes, folders, banners e programações. Após aprovação do release/sugestão de pauta com o panorama geral das atividades das semanas, aprovado. Articulação com a mídia estadual com foco no Recife, nos grandes veículos, e nas regiões onde a semana desenvolve as ações.

Vários contatos foram realizados por telefone e presencialmente com as rádios, tvs, blogs, impressos e mídias sociais. Atualização do facebook da SEJUDH e alimentação diária das atividades que ocorrem durante a semana no site da SEDSDH, blog do Governo e Diário Oficial. Dessa articulação, o resultado final pode ser configurado nas seguintes inserções: entrevista do secretário na Rádio SEI, divulgando em mais de 100 rádios pelo interior de Pernambuco; inserções no Diário Oficial, Nota divulgada no Bom Dia PE da primeira semana no Agreste Meridional, inserções em blogs, divulgação em mais de 10 (dez) rádios da capital e do interior, com uma média de 02 inserções por dia ao ar, entrevista na rádio Marano de Garanhuns e divulgação em outras 03 rádios da região.

VI – CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao término da semana, a avaliação foi extremamente positiva, seja pelo alcance da mesmas, seja pela resposta trazida pelo público que participou das mesmas. Abaixo, um quadro síntese de toda a ação.

RESUMO DA SEMANA DE DIREITOS HUMANOS DO AGRESTE MERIDIONAL AÇÕES PLANEJADAS: 22 AÇÕES REALIZADAS: 28 MUNICÍPIOS DA REGIÃO: 26 TOTAL DE MUNICÍPIOS COM AÇÕES REALIZADAS: 11 PÚBLICO BENEFICIADO: 759 PÚBLICO DO SEMINÁRIO : 190 MUNICÍPIOS COM AÇÕES 04 (Garanhuns, Águas Belas, Buíque e PREVIAMENTE AGENDADAS Itaíba ) MUNICÍPIOS VISITADOS (inseridos na 07 (Pedra, Venturosa, Capoeiras, Caetés, durante a semana) Altinho, Calçado e ) MUNICÍPIOS DOS PARTICIPANTES Garanhuns, Lajedo, Venturosa, Itaíba, DO SEMINÁRIO Iati, Correntes, Calçado, Jurema, Paranatama, Angelim, Jupi, São João, Jucati, Pedra, Saloá, Caetés, Tupanatinga, Bom Conselho, Palmeirina, Brejão, Arcoverde, Água s Belas, Capoeiras, Canhotinho, Olinda, Camaragibe e Recife

Recife, 04 de maio de 2012.