Documento de apoio

Campanha de Natal Dê Troco a Quem Precisa

O que é a Campanha “Dê Troco a Quem Precisa”? A Campanha “Dê Troco a Quem Precisa” é uma campanha nacional de angariação de fundos para o Programa abem: a decorrer nas farmácias. Durante a Campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, os portugueses serão convidados a doar o troco resultante das suas compras, o que permitirá ajudar mais beneficiários, uma vez que contribuirá para garantir a sustentabilidade financeira do Fundo Solidário abem:.

Qual o período em que a Campanha vai decorrer? A Campanha decorrerá entre 16 a 25 de dezembro de 2019.

Onde decorre a Campanha? Nas farmácias aderentes de todo o país. Nesta Campanha temos cerca de 700 farmácias inscritas de todo o país. Podem conhecer as farmácias inscritas em www.abem.pt

Onde é utilizado o dinheiro doado nas farmácias? Todos os donativos vão para o Fundo Solidário abem:, exclusivamente utilizado para pagar os medicamentos dos beneficiários abem:. Este Fundo possui um regulamento interno e auditorias anuais que garantem a transparência e segurança deste processo.

Qual o valor angariado na última campanha de natal? A passada campanha de Natal decorreu entre 17 e 25 de dezembro do ano passado e foram realizados 65.894 donativos aos balcões das farmácias, o que totalizou 47.479,99€. Com este valor conseguimos ajudar mais 474 pessoas durante 1 ano.

Quantas Farmácias do distrito estão inscritas na Campanha e quem são? Em Leiria estão 39 Farmácias inscritas na Campanha Dê Troco a Quem Precisa.

Farmácia Baeta Rebelo; Pedrógão Grande Farmácia Boavista; União das de Santa Eufémia e Boa Vista Farmácia Branco Lisboa; -N.Sra. do Pópulo, Coto e S.Gregório Farmácia Caldense; Caldas da Rainha-N.Sra. do Pópulo, Coto e S.Gregório Farmácia Central; Caldas da Rainha-N.Sra. do Pópulo, Coto e S.Gregório

Farmácia Central; Mira de Aire Farmácia Domingues; Santiago e S. Simão de Litém e Albergaria dos Doze Farmácia Duarte; Marinha Grande Farmácia Ferraz; Batalha Farmácia Ferreira; Farmácia Freitas; Caldas da Rainha-N.Sra. do Pópulo, Coto e S.Gregório Farmácia Laborinho; União das freguesias de Pataias e Martingança Farmácia Laranjeira Pais; Amor Farmácia Lis; União das freguesias de Marrazes e Barosa Farmácia Lopes; Porto de Mós - São João Baptista e São Pedro Farmácia Maldonado; Caldas da Rainha-N.Sra. do Pópulo, Coto e S.Gregório Farmácia Mendes; Vermoil Farmácia Miguel; União das freguesias do Bombarral e Vale Covo Farmácia Monte Real; União das freguesias de Monte Real e Carvide Farmácia Nogueira; Calvaria de Cima Farmácia Nova da Ortigosa; Souto da Carpalhosa e Ortigosa Farmácia Paiva; Pombal Farmácia Progresso; Louriçal Farmácia Redinha; Redinha Farmácia Rosa; Caldas da Rainha-N.Sra. do Pópulo, Coto e S.Gregório Farmácia Rostos; Farmácia S. Cosme; Porto de Mós - São João Baptista e São Pedro Farmácia S. Sebastião; Vimeiro Farmácia S. Tiago; Évora de Alcobaça Farmácia Sanches; Leiria, Pousos, Barreira e Cortes Farmácia Santa Catarina; Santa Catarina Farmácia Santa Maria; Santiago e S. Simão de Litém e Albergaria dos Doze Farmácia Serra; Serra D' El-Rei Farmácia Sol; União das freguesias de Monte Redondo e Carreira Farmácia Sousa; Nazaré Farmácia Tornada; União das freguesias de Tornada e Salir do Porto Farmácia Torres & Correia Lda.; Pombal Farmácia Vida; Leiria, Pousos, Barreira e Cortes Farmácia Vital; Amoreira

Programa abem:

30 de novembro de 2019

O que é o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento? É um projeto pioneiro, lançado pela Associação Dignitude, com o objetivo de permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem dinheiro para os adquirir. O abem: cobre o valor não comparticipado pelo Estado.

Quem pode ser beneficiário do abem:? Todos os elementos dos agregados familiares em situação de carência económica, referenciados pelas entidades a nível local - Autarquias, IPSS e outras instituições da área social com quem o programa tem parceria.

Como é operacionalizado o Programa? Depois de referenciado ao Programa pelas entidades locais, o beneficiário tem acesso ao Cartão abem:. Basta que o apresente numa farmácia abem: para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem receitados pelo médico. Sem mais burocracias, o Programa abem: permite o acesso aos medicamentos prescritos com dignidade.

Quem pode contribuir para o Fundo Solidário? Todos podemos contribuir. Seja através de uma das campanhas em vigor, como a Campanha “Dê Troco a Quem Precisa” ou através do site www.abem.pt e do Facebook do Programa abem:. 100% dos donativos de entidades públicas ou privadas e da sociedade civil vão para o Fundo Solidário abem:, utilizado exclusivamente para co-comparticipar os medicamentos consumidos pelos beneficiários abem:. Todas as contas bancárias estão sujeitas a rigorosa auditoria, cujos resultados são publicados nos termos legais. Os custos de estrutura e exploração da Associação Dignitude são financiados na totalidade através das quotas dos Associados e pelos Associados Promotores, o que permite que todos os apoios angariados sejam integralmente alocados à missão do Programa abem:.

Dados Nacionais

Em que distritos já está implementado o programa abem:? Atualmente, possuímos pelo menos uma entidade referenciadora em cada distrito do país e nas regiões autónomas.

Como é composta atualmente a rede abem:? No final de novembro de 2019, a rede de parcerias era composta por 151 entidades referenciadoras e 746 farmácias abem: no país. A estes juntam-se os doadores que têm contribuído para o Fundo Solidário, 100% dedicado à compra de medicamentos dentro do Programa.

Quantos Beneficiários existem? Os últimos dados contabilizados (novembro de 2019) revelam que o Programa apoia 6.450 famílias, o que traduz 11.809 beneficiários, dos quais cerca de 13% são crianças.

Quantas embalagens de Medicamentos foram dispensadas até ao momento? Desde o início do Programa abem:, a 25 de maio de 2016, já foram dispensadas 393.403 embalagens de medicamentos no âmbito do Programa abem:.

Qual o impacto que o Programa Abem tem junto dos seus beneficiários? O estudo de Avaliação de Impacto do Programa, realizado por uma entidade externa, concluiu que por cada 1 euro investido no abem:, são gerados 7,8 euros de valor social. As crianças beneficiárias valorizam o aumento da qualidade de vida, da estabilidade emocional e o reforço da coesão familiar. Os adultos, a redução do absentismo, o aumento da autoestima, da estabilidade financeira e da qualidade de vida. Os idosos, a redução das dívidas, o aumento da qualidade de vida e o bem-estar psicológico.

Dados Distrito Leiria

Como é composta atualmente a rede abem: no Distrito? Atualmente existem 9 entidades referenciadoras no distrito: • Município de Alvaiázere • União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório • Junta da União de Freguesias das Caldas da Rainha, Santo Onofre e Serra do Bouro • Município de Ansião • Município de Porto de Mós • Município de Óbidos • Município de Peniche • Município de Bombarral • Município de Figueiró dos Vinhos Existe ainda uma rede de 34 Farmácias abem:.

Quantos Beneficiários existem no distrito? Os últimos dados contabilizados (novembro de 2019) revelam que o Programa apoia já 384 beneficiários no distrito.

Quantas embalagens de Medicamentos foram dispensadas até ao momento no distrito? Desde o início do Programa abem:, a 25 de maio de 2016, já foram dispensadas 11.007 embalagens de medicamentos no âmbito do Programa abem:.

Iniciativa apoiada pela Inovação Social Projeto cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu