REQUERIMENTO No. DE 2010 (Do Senador MÃO SANTA)

Senhor Presidente,

Nos termos do art. 222, do Regimento Interno do Senado Federal, requeiro votos de aplauso ao Desembargador Edvaldo Pereira de Moura, pela sua posse na Presidência do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, nesta terça-feira, primeiro de junho de 2010.

Justificativa

O desembargador Edvaldo Moura, que assumirá a presidência do Tribunal de Justiça nesta terça-feira, dia primeiro de junho de 2010, é natural de Oeiras (PI), graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Piauí, exercendo vários cargos antes de ingressar na Magistratura, dentre estes: Delegado de Carreira de Classe Especial da Polícia Civil do Piauí, Delegado- Chefe da Polícia Interestadual do Piauí, Delegado-Chefe do 1º, 2º, 3º, 6º Distritos Policiais de , Professor fundador de Direito Penal e Processo penal da Escola de Polícia Civil do Piauí, Iniciou sua carreira na Magistratura como Juiz de Direito das cidades de Parnaguá, Corrente, , Guadalupe, Oeiras, Simplício Mendes, Itainópolis, Francisco Santos e Santa Cruz do Piauí.

Sócio-fundador da Academia de Letras da Região de da qual foi Presidente, Sócio-fundador e Secretário Executivo da Academia de Letras da Magistratura Piauiense, Professor concursado da UFPI, primeiro Coordenador e Concurso para o Cargo de Professor da UESPI de Picos. Participou de inúmeros cursos e especializações.

Homenageado em varias ocasiões, vale ressaltar a Homenagem de Gratidão concedida, por unanimidade, pela Câmara Municipal de Picos - PI, pela atuação em prol do desenvolvimento daquela cidade; homenagem prestada pelo Comando Militar do Nordeste, como colaborador Emérito do Exército; homenagem prestada pelo Estado Maior das Forças Armadas, com Medalha do Mérito Militar do Exército, recebida na 10ª Região Militar, na cidade de Fortaleza - CE; homenagem prestada pela Polícia Militar do Piauí, com a Medalha do Mérito Policial Militar; homenagem prestada pela Associação dos Magistrados Piauienses, com a Medalha Ministro Sousa Mendes Junior; Medalha do Mérito Renascença do Piauí, no Grau Comendador.

É Cidadão Honorário dos Municípios de Parnaguá, Curimatá, Jerumenha, Dom Expedito Lopes, Picos, Bocaina Santa Cruz do Piauí, Santana do Piauí, Paquetá do Piauí, Itainópolis, Monsenhor Hipólito, Francisco Santos, , São João da Canabrava, , Teresina, Barras, Amarante, , , Floriano, e São Raimundo Nonato.

Pertence ao Instituto Histórico da Magistratura Piauiense, Associação dos Magistrados Brasileiros, Instituto dos Magistrados Brasileiros, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, Associação Internacional de Direito Penal e Processual Penal, Instituto Latino-Americano de Direito Penal e Criminologia, Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral. Foi Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Coordenador Geral da Justiça Itinerante e Diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí - ESMEPI. Patrono do Fórum da Comarca de Santa Cruz do Piauí.

Destaco, nesta oportunidade, a figura do Desembargador Edvaldo Moura, como um símbolo da competência e da honradez da justiça do Piauí, pelo qual peço aprovação deste requerimento de votos de aplauso.

Sala das Sessões, 31 de maio de 2010

Senador FRANCISCO DE ASSIS DE MORAES SOUZA MÃO SANTA

ENDEREÇO: Desembargador Edvaldo Pereira de Moura Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí Pça. Des.. Edgard Nogueira s/n, Centro Cívico Bairro Cabral Teresina-PI CEP 64.000-830